CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A"

Transcrição

1 CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A Escola Bíblica IBCU - EBA Março/Abril

2

3 A diversidade da vida Integrando ciência e fé Genesis 1 e sem pré conceitos

4 E se não existissem os conceitos já estabelecidos?

5

6 E se não existissem os conceitos já estabelecidos?

7 1 No princípio Deus criou os céus e a terra. 2 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

8

9 3 Disse Deus: Haja luz, e houve luz. 4 Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. 5 Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia.

10 BIG BANG

11 6 Depois disse Deus: Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas. 7 Então Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam embaixo do firmamento das que estavam por cima. E assim foi. 8 Ao firmamento Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia.

12

13

14 9 E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca. E assim foi. 10 À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom.

15

16 11 Então disse Deus: Cubra-se a terra de vegetação: plantas que dêem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies. E assim foi. 12 A terra pois produziu relva, ervas que davam sementes segundo sua espécie, e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme sua espécie. E viu Deus que isso era bom. (ARA).

17

18 14 Disse Deus: Haja [hayah] luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos, 15 e sirvam [hayah] de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra. E assim foi. 16 Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas. 17 Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra, 18 governar o dia e a noite, e separar a luz das trevas. E Deus viu que ficou bom. 19 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia.

19

20 20 Disse também Deus: Encham-se as águas de seres vivos,

21 e sobre a terra voem aves sob firmamento do céu.

22 21 Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies;

23 ...e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

24 22 Então Deus os abençoou, dizendo: Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na terra. 23 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quinto dia.

25 24 E disse Deus: Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie. E assim foi. 25 Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

26

27

28

29

30

31 26 Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão.

32 27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 Deus os abençoou, e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra

33 29 Disse Deus: Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. 30 E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão. E assim foi. 31 E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.

34 Gen 2:15, 19,20-15 O SENHOR Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. 19 Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o SENHOR Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. 20 Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens.

35

36

37 Bereshit - 13 bilhões de anos.

38

39

40

41

42

43 4,5 b.a Atmosfera Água

44 Terra Montanhas e vales

45 Densa camada de nuvens, fumaça e poeira cobria a Terra Não entrava muita luz do Sol

46 Atmosfera Surgiu a molécula da vida

47 Na água surge o DNA... RNA...

48 Vida na água

49 Passagem de luz UV

50 Mudanças nas moléculas de DNA

51 LEGO

52 Vida abundante Surpreendentemente rápida

53 Milagre do Cambriano

54 Da água vegetação tomou conta da terra

55 Briófitas

56 Pteridófitas

57 Gimnospermas

58 Angiospermas

59 À medida que a vida vegetal mudava o ambiente deixava o palco pronto para outro grande salto...

60 Vida animal também vir da água para a terra

61 Primeiros seres a se arrastar

62 Voar

63 Caminhar

64

65 Água terra - céus

66 600m.a. Vida microscópica - Ambiente/Atmosfera Macroscópica - Ambiente/Atmosfera Vegetais inferiores - Atmosfera/Ambiente Vegetais superiores - Atmosfera/Ambiente Animais Menores - Atmosfera/Ambiente Animais gigantes - Atmosfera/Ambiente Diversidade atual

67 Tudo perfeito / Preciso / Exato 13 bilhões de anos Homo sapiens

68 As Histórias se fundem...

69 As Histórias se fundem...

70 Tudo foi feito por Ele e para Ele, para sua Glória e louvor. 13b.a. Tudo apontando para um único propósito. Tudo apontando para a coroa da Criação. Uma missão. Relacionamento pessoal.

71 Mordomo escolheu se rebelar Maldição Deteriorar Definhar Mutações UV; Vírus e Bactérias Doenças degenerativas Envelhecimento Sistema de reparo perfeito se torna Falho Morte

72 Morte 800 anos anos

73 Ninguém sabe quantas espécies há na Terra 2 milhões de espécies espécies de mamíferos espécies de pássaros espécies de peixes espécies de árvores espécies de fungos espécies de plantas que florecem espécies de insetos A Massa microbiana na Terra é 25 vezes maior que a massa total de vida animal. Mais provável 20 milhões

74 Diante de uma natureza caótica e em decadência... Extinções sempre existiram. A Evolução dá o seu jeito???

75 Evolução

76 A Bíblia se garante

77 Gen 1 e 2 corresponde a mais uma das várias áreas cinza das escrituras Todos somos criacionistas por definição se Deus é O AUTOR da Bíblia e é o ÚNICO CRIADOR a criação e a revelação não podem entrar em contradição Se existe contradição alguém está errando em algo

78 Não precisamos atacar ninguém. Não precisamos escomungar NINGUÉM. Não precisamos convencer pessoas sobre nenhuma linha de pensamento sobre esse assunto para evangeliza-la. Nada disso é mais importante do que nosso papel nesse mundo.

79 Estamos aqui para viver, usufruir do que Deus criou para nós e louvá-lo com nossas vidas. Somos os mordomos dessa Terra, porta-vozes do evangelho para todas as criaturas como nós que usufruem ou ainda usufruirão desse planeta. Pontos DIVERGENTES não são mais importante do que o Evangelho.

80

81

82 Ciência e Fé Jovens

83 Ciência e Fé Jovens Visões sobre a Criação

84 Ciência e Fé Jovens Criacionismo Científico

85 Ciência e Fé Jovens Criacionismo Científico:

86 Ciência e Fé Jovens A Teoria do Intervalo

87 Ciência e Fé Jovens Criacionismo Progressivo

88 Ciência e Fé Jovens Evolução Teísta

89 Ciência e Fé Jovens Design Inteligente

90 Ciência e Fé Jovens EU

91 Ciência e Fé Jovens

92 Ciência e Fé Jovens

93 Ciência e Fé Jovens

94 Ciência e Fé Jovens AULA 1 Ciência e Fé Onde está a verdade? Nossos Influenciadores. Como Funciona a Ciência. Propósito, foco e alvo do curso. AULA 2 Programa: A Historia da Briga Ciência e Fé. AULA 3 Genesis 1 sem préconceitos. A Diversidade da Vida Integrando Ciência e Fé. As Historias se fundem. Principais Visões sobre a criação. AULA 4 Autor, público alvo e propósito de Gênesis. O DIA (Yom) em Genesis 1 e outras palavras hebraicas...

95 Ciência e Fé Jovens Programa: AULA 5 O conflito com os de fora: Darwin A vida de um cientista atormentado. O conflito com os de fora: AULA 6 O Ateísmo Moderno dos cavaleiros do Apocalipse. O conflito com os de fora: O Ateísmo Moderno de Richard Dawkins O Papa do Ateísmo? AULA 7 Evidências da existência de um Criador, do ponto de vista da física. OU Visão da Reasons AULA 8 Evidências da existência de um Criador, do ponto de vista da Biologia. CONCLUSÃO: E NÓS NO MEIO DISSO TUDO

CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A

CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A Escola Bíblica IBCU - EBA Março/Abril - 2016 A diversidade da vida Integrando ciência e fé Genesis 1 e 2......sem pré conceitos E se não existissem os conceitos já estabelecidos?

Leia mais

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali. Sl 8.3. firmaste,

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali. Sl 8.3. firmaste, Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali Sl 8.3 firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?

Leia mais

Mitos cosmogônicos. Objetivo 2

Mitos cosmogônicos. Objetivo 2 Mitos cosmogônicos Objetivo 2 Os mitos religiosos (...) o mito conta uma história sagrada; ele relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial, o tempo fabuloso do princípio. Em outros termos, o mito

Leia mais

O CRISTÃO E AS NOVAS FORMA DE TRABALHO NO SÉCULO XXI

O CRISTÃO E AS NOVAS FORMA DE TRABALHO NO SÉCULO XXI O CRISTÃO E AS NOVAS FORMA DE TRABALHO NO SÉCULO XXI Pedro Siena & Renato Carmona Encontro 2 de 8 Perspectiva Bíblica O Plano de Deus para o Trabalho Índice i. Perspectiva Bíblica ii. O Plano de Deus para

Leia mais

A Criação do Universo em Gênesis

A Criação do Universo em Gênesis Aula 2 A Criação do Universo em Gênesis Paulo Boaz de Oliveira Criação x Evolução A evolução se constitui na única versão das origens ensinada nas escolas de todo o mundo. Se não conduz ao ateísmo completo,

Leia mais

Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 1)

Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 1) Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 1) 28/02/2016 1 No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus se movia sobre

Leia mais

SEQUÊNCIA DE LIÇÕES PRIMEIRO TRIMESTRE. Gênesis LIÇÃO UM LIÇÃO DOIS. Gênesis Gênesis 4-5 LIÇÃO TRÊS LIÇÃO QUATRO.

SEQUÊNCIA DE LIÇÕES PRIMEIRO TRIMESTRE. Gênesis LIÇÃO UM LIÇÃO DOIS. Gênesis Gênesis 4-5 LIÇÃO TRÊS LIÇÃO QUATRO. SEQUÊNCIA DE LIÇÕES PRIMEIRO TRIMESTRE A Sequência de Lições dá ao professor uma visão geral do trimestre. O objetivo principal do currículo Investigando a Palavra de Deus é dar às crianças a oportunidade

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 24 A 30 DE MARÇO DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 24 A 30 DE MARÇO DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 24 A 30 DE MARÇO DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

A diversidade da vida: Integrando ciência e fé 2 recados 2 colocações Gen.1: NVI

A diversidade da vida: Integrando ciência e fé 2 recados 2 colocações Gen.1: NVI 2 recados 2 colocações Gen.1: NVI 1 No princípio Deus criou os céus e a terra. 2 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 3

Leia mais

Eu vo-las ofereço de modo particular pelas intenções do Apostolado da Oração neste mês e neste dia:

Eu vo-las ofereço de modo particular pelas intenções do Apostolado da Oração neste mês e neste dia: AGOSTO DE 2017 Oferecimento das obras do dia Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus, e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos

Leia mais

Dia 0. homens. E a luz resplandece-nos trevas e a trevas não compreenderam.

Dia 0. homens. E a luz resplandece-nos trevas e a trevas não compreenderam. Dia 0 Evangelium nach Johannes 1/5-5 0 inicio era a palavra (o logos), e o a palavra estava com Deus, e Deus era a palavra (o logos). Tudo se forma através da palavra (o logos) e sem a palavra (logos)

Leia mais

A ENCARNAÇÃO DA GRAÇA

A ENCARNAÇÃO DA GRAÇA A ENCARNAÇÃO DA GRAÇA Um mundo sem graça, marcado por: Guerras, Violências, Pressão econômica Competição. Igrejas sem graça, marcadas por: Padrões de conduta que te aprovam, Não saberem lidar com a culpa,

Leia mais

Uma Vida de Contentamento. André Fontana Ibaviva Setembro 2015

Uma Vida de Contentamento. André Fontana Ibaviva Setembro 2015 Uma Vida de Contentamento André Fontana Ibaviva Setembro 2015 1 O TRABALHO É UMA MALDIÇÃO 1 O TRABALHO É UMA MALDIÇÃO NÃO maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os

Leia mais

No princípio Deus criou o céu e a terra

No princípio Deus criou o céu e a terra No princípio Deus criou o céu e a terra No início Deus criou céu e terra. Ele sempre pensou em todos nós e impulsionado pelo seu grande amor, Deus quis criar o mundo. Como um pai e uma mãe que preparam

Leia mais

A vida tem sentido? O que eu fiz tem algum sentido? O que vale tudo o que eu fiz nesse ano? Qual o propósito de viver uma vida que não encontramos

A vida tem sentido? O que eu fiz tem algum sentido? O que vale tudo o que eu fiz nesse ano? Qual o propósito de viver uma vida que não encontramos A vida tem sentido? O que eu fiz tem algum sentido? O que vale tudo o que eu fiz nesse ano? Qual o propósito de viver uma vida que não encontramos significado? Se existe algum propósito Como minha vida

Leia mais

O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar:

O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar: Meditação Crianças de 7 a 9 anos NOME: DATA: 10/03/2013 PROFESSORA: O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar: 1 - Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os

Leia mais

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

Revista da Escola Bíblica de Crianças A Criação

Revista da Escola Bíblica de Crianças A Criação 1 Apresentação 2 A Deus toda a glória. É com muita satisfação que apresentamos a todas professoras e professores da Escola Bílica Infantil, esta maravilhosa revista. Com o intuíto de provermos nossas crianças

Leia mais

A criação do Homem e a sua relação com Deus segundo as narrativas de Génesis 1 e 2 - A importância da compreensão dos textos antigos, para se poder

A criação do Homem e a sua relação com Deus segundo as narrativas de Génesis 1 e 2 - A importância da compreensão dos textos antigos, para se poder A criação do Homem e a sua relação com Deus segundo as narrativas de Génesis 1 e 2 - A importância da compreensão dos textos antigos, para se poder entender o mundo atual - Génesis 1 e 2 (Citações da A

Leia mais

A bíblia enversada o primeiro livro de Moisés chamado Gêneses

A bíblia enversada o primeiro livro de Moisés chamado Gêneses A bíblia enversada o primeiro livro de Moisés chamado Gêneses Editor Thiago Domingues Projeto Gráfico e Editorial Rodrigo Rodrigues Revisão José Jesus Teixeira Jaques Copidesque Jade Coelho Capa Tiago

Leia mais

A criação: dom de amor, dom para amar, dom para cuidar

A criação: dom de amor, dom para amar, dom para cuidar Linhas de Empenho Europeias: "A criação: dom de amor, dom para amar, dom para curar" Fátima, 19 de Maio de 2011 A criação: dom de amor, dom para amar, dom para cuidar Mons. Domenico Sigalini Partir do

Leia mais

Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 4) 29/02/ Laércio Ribeiro

Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 4) 29/02/ Laércio Ribeiro Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 4) 29/02/2016 1 A Palavra de Revelação na criação Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre

Leia mais

Os desafios e as responsabilidades dos Discípulos de Jesus em um mundo Cada vez mais populoso

Os desafios e as responsabilidades dos Discípulos de Jesus em um mundo Cada vez mais populoso 7.000.000.000 Os desafios e as responsabilidades dos Discípulos de Jesus em um mundo Cada vez mais populoso Previsões demográficas 2050 9,3 bilhões 2100 10 bilhões "O mundo e seus sete bilhões de habitantes

Leia mais

Génesis Antigo Testamento_vale.indd 7 11/5/13 4:37 PM

Génesis Antigo Testamento_vale.indd 7 11/5/13 4:37 PM Génesis Antigo Testamento_vale.indd 7 Antigo Testamento_vale.indd 8 I. HISTÓRIA DAS ORIGENS 1 Criação do mundo 1 No princípio, quando Deus criou os céus e a terra, 2 a terra era informe e vazia, as trevas

Leia mais

COLORINDO O MUNDO CRIADO // VOL. 1 // MÉTODO LOGOS

COLORINDO O MUNDO CRIADO // VOL. 1 // MÉTODO LOGOS 1 1 DA EDIÇÃO Este arquivo foi produzido no Brasil em 2006 no formato ODT (OpenDocumentText), no OpenOffice e exportado no mesmo aplicativo para PDF. A edição mais atualizada está disponível gratuitamente

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo Células Intergeracionais TEMA: ESPADA DO ESPÍRITO 06/09/2015 Versículo Chave Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as

Leia mais

PLANETA ÁGUA Guilherme Arantes

PLANETA ÁGUA Guilherme Arantes PLANETA ÁGUA Guilherme Arantes Água que nasce da fonte serena do mundo e que abre um profundo grotão Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão Águas escuras dos rios que levam a fertilidade

Leia mais

Bíblia, fé e ciência a partir das narrativas da criação (Gen.)

Bíblia, fé e ciência a partir das narrativas da criação (Gen.) Bíblia, fé e ciência a partir das narrativas da criação (Gen.) 1. Gen.1-2 a) Gen.2,8-17: um parêntesis sobre o paraíso b) Há 3 narrativas criacionistas: - uma para o universo/mundo - uma primeira sobre

Leia mais

Meditação Vivendo com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: Versículos para decorar:

Meditação Vivendo com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: Versículos para decorar: Meditação Vivendo com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: 1- Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 A CRIAÇÃO DO MUNDO Versículos para decorar: 2 Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e

Leia mais

E nós conhecemos, e cremos no amor de Deus que nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. I João 4:16

E nós conhecemos, e cremos no amor de Deus que nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. I João 4:16 E nós conhecemos, e cremos no amor de Deus que nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. I João 4:16 INTRODUÇÃO A pregação do Amor de Deus, por ser a primeira em uma série de

Leia mais

CaçaDOR DE PALAVRAS. Que nos ENSINA a BÍBLIA sobre a criação?

CaçaDOR DE PALAVRAS. Que nos ENSINA a BÍBLIA sobre a criação? Que nos ENSINA a BÍBLIA sobre a criação? Deus é o CRIADOR. A Bíblia diz em GÊNESIS 1:1 No princípio criou Deus os CÉUS e a terra. DEUS revela-se a si mesmo através da criação. A Bíblia diz em SALMOS 19:1

Leia mais

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Recursos Hídricos Evolução dos Paradigmas e Desafios de Gestão Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Bragança Paulista Maio/2009 Wilson A. Bonança Advogado Consultor em Recursos Hídricos Federação

Leia mais

Maternal NOME ANO/TURMA:

Maternal NOME ANO/TURMA: Maternal NOME ANO/TURMA: EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolvimento integral da criança Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22.6 (ARA) M A

Leia mais

DEUS. Único Deus. Ser que não foi criado. Sem princípio ou fim O Eterno. Sua existência é um fato estabelecido

DEUS. Único Deus. Ser que não foi criado. Sem princípio ou fim O Eterno. Sua existência é um fato estabelecido Único Deus DEUS Ser que não foi criado Sem princípio ou fim O Eterno Sua existência é um fato estabelecido A Bíblia não tem a necessidade de provar a existência de Deus O fato dele ser o Criador, já define

Leia mais

LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O SENHOR DEUS CRIADOR No princípio criou Deus os céus e a terra e ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém,

Leia mais

ESTUDO 04-2:

ESTUDO 04-2: ESTUDO 04 2:117 : 13 20: separado para descanso 4:910;, espiritual e mental do homem [Marcos 2:2327, note vers 27] O homem necessita de um dia para descansar e se alimentar esp 16:2] Durante a primeira

Leia mais

A verdade sobre a teoria do Big Bang que ningue m te contou (ainda), segundo o manual do mundo

A verdade sobre a teoria do Big Bang que ningue m te contou (ainda), segundo o manual do mundo A verdade sobre a teoria do Big Bang que ningue m te contou (ainda), segundo o manual do mundo O que é o manual do mundo? Hoje em poucas palavras mostrarei a verdade (que ninguém te contou) sobre a teoria

Leia mais

Recursos Hídricos. Evolução dos Paradigmas e Desafios de Gestão. IV ENCONTRO DA FRENTE DOS SINDICATOS DO CENTRO PAULISTA JAU - SP Novembro/2009

Recursos Hídricos. Evolução dos Paradigmas e Desafios de Gestão. IV ENCONTRO DA FRENTE DOS SINDICATOS DO CENTRO PAULISTA JAU - SP Novembro/2009 Recursos Hídricos Evolução dos Paradigmas e Desafios de Gestão IV ENCONTRO DA FRENTE DOS SINDICATOS DO CENTRO PAULISTA JAU - SP Novembro/2009 Wilson A. Bonança Advogado Consultor em Recursos Hídricos Federação

Leia mais

Não fazer mais que 5 páginas por dia e nem quando tiver coisas para resolver do dia a dia.

Não fazer mais que 5 páginas por dia e nem quando tiver coisas para resolver do dia a dia. "Oração de início" "Deus de Abraão me dê inspiração para que eu não veja nem além e nem de forma limitada a verdadeira essência das escrituras. Deus me de humildade e sabedoria para que eu possa contribuir

Leia mais

Objetivo é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação da

Objetivo é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação da Começa com você Objetivo é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais

Leia mais

3ª Aula Gênese Mosaica e Espírita. Gênese Espiritual (Parte 1) Curso Aprendizes do Evangelho Aula 4 05/03/2014

3ª Aula Gênese Mosaica e Espírita. Gênese Espiritual (Parte 1) Curso Aprendizes do Evangelho Aula 4 05/03/2014 3ª Aula Gênese Mosaica e Espírita. Gênese Espiritual (Parte 1) Curso Aprendizes do Evangelho Aula 4 05/03/2014 Doutrinas Filosóficas Propõe-se a responder às questões transcendentais: Quem somos? De onde

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais

Seminário de Crianças e Intermediários - Março/2018 Tema: Certamente Cedo Venho Lista de louvores a serem cantados:

Seminário de Crianças e Intermediários - Março/2018 Tema: Certamente Cedo Venho Lista de louvores a serem cantados: Seminário de Crianças e Intermediários - Março/2018 Lista de louvores a serem cantados: 1a Aula: Período de Louvor de Crianças e Intermediários 1- Perdoa-me, Senhor (06) 2- Deus criou os céus (177) 3-

Leia mais

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER. Capítulo 4 DA CRIAÇÃO 14/03/2017

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER. Capítulo 4 DA CRIAÇÃO 14/03/2017 CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER Capítulo 4 DA CRIAÇÃO 14/03/2017 CFWIV I. No princípio aprouve a Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo, para a manifestação da glória do seu eterno poder, sabedoria e bondade,

Leia mais

CAPACITAÇÃO NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS PARA O SETOR AGROPECUÁRIO

CAPACITAÇÃO NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS PARA O SETOR AGROPECUÁRIO Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil CAPACITAÇÃO NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS PARA O SETOR AGROPECUÁRIO Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais Ponta Grossa - 23 de Abril de

Leia mais

Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe:

Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: JO Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer

Leia mais

TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO!

TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO! TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO! Venha Teu reino e faça- se a tua vontade aqui na terra como no céu. Mateus 6: 10 Tabernáculos 2013 O leão, o bezerro, o homem é a águia Os Quatro Seres Viventes As

Leia mais

Gestão Ambiental. A Criação do Universo. Professor MSc. Laércio Avileis Junior

Gestão Ambiental. A Criação do Universo. Professor MSc. Laércio Avileis Junior Gestão Ambiental A Criação do Universo Professor MSc. Laércio Avileis Junior Fatec/ITÚ - GTI 3 Semestre 02/2013 Introdução Abordaremos a origem da terra e universo, alguns aspectos físicos. 1ª Teoria:

Leia mais

Os 7 Princípios. Adriana Justino

Os 7 Princípios. Adriana Justino Os 7 Princípios Adriana Justino 1. INSPIRAÇÃO Dinâmica de grupo 2. PESQUISAR Conceito da Palavra Princípio Semente Fundamento Origem Verdades fundamentais/eternas que permeiam a Palavra de Deus e expressam

Leia mais

MEDITAÇÃO Kids 2 e 3

MEDITAÇÃO Kids 2 e 3 MEDITAÇÃO Kids 2 e 3 SEMANA 2 A CRIAÇÃO (Parte 2) Nome: Professor: / Turma: ( ) 2A ( ) 2B ( ) 2C ( ) 3A ( ) 3B ( ) 3C Sessão: ( ) 1ª ( ) 2ª ( ) 3ª Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova

Leia mais

Fatos passados e verdades atuais

Fatos passados e verdades atuais ã ã Fatos passados e verdades atuais 1 Jair Alves Fatos passados e verdades atuais na visão cristã. 2014 de Jair Alves Primeira edição 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa Nenhuma

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 17 A 23 DE MARÇO DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 17 A 23 DE MARÇO DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 17 A 23 DE MARÇO DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

OS TEMPOS ANTIGOS Desde a Criação até Abraão

OS TEMPOS ANTIGOS Desde a Criação até Abraão OS TEMPOS ANTIGOS Desde a Criação até Abraão 1 No início, Deus criou os céus e a terra. A terra era vazia e sem forma. Trevas pairavam na superfície do abismo, e o espírito de Deus movia-se sobre as águas.

Leia mais

Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva

Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva blico da Mocidade Lição 2 Estudo Bíb 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Adão e Eva Página 1 Deus sabia que Adão se sentiria

Leia mais

LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO NÃO EXISTE OUTRO DEUS YAHWEH é o único e verdadeiro Deus não existindo outro deus além dele. Nesta lição estudaremos

Leia mais

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida.

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. Gênesis 2:1 a 25 * Como Deus criou o homem? - Nos três primeiros dias, Deus foi preparando o ambiente terreno habitat, para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. - Em toda a obra criadora, a Bíblia

Leia mais

Jörg Garbers Ms. de Teologia

Jörg Garbers Ms. de Teologia Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução ao livro Gênesis Autoria O livro foi escrito por várias pessoas. Reconhecemos hoje os seguintes grupos Escritos sacerdotais Escritos pré-sacerdotais Escritos pós-sacerdotais

Leia mais

A Ira de um Deus Benevolente

A Ira de um Deus Benevolente A Ira de um Deus Benevolente Razão da Ira: O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Gênesis

Leia mais

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus.

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus. Você é eterno Oro a Deus para que você possa crer nesta verdade, pois este Deus feito homem, em tudo foi provado, mas também foi aprovado, pois obedeceu a Deus em tudo, até a morte, pelo que recebeu a

Leia mais

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar:

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar: Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: 1- Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 A CRIAÇÃO DO MUNDO Versículos para decorar: 2 Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 5: ANTROPOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS

Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Byron Unger; Lazarus Adaptado por: Bob Davies; Tammy S. O texto bíblico desta história é extraído

Leia mais

A CRIAÇÃO DE DEUS. 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional

A CRIAÇÃO DE DEUS. 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional A CRIAÇÃO DE DEUS 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional A história que nós ouvimos frequentemente como a história da criação é realmente uma história da re-criação. Há muitos anos entre

Leia mais

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Origem e Evolução da Vida https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó O conhecimento evolutivo busca explicar como a enorme diversidade da vida surgiu na Terra e como mudou ao longo do tempo.

Leia mais

Lendo um artigo sobre a Administração do Dinheiro, do Engenheiro civil Paulo de Tarso, idealizador e organizador do Seminário Finanças para a Vida, me

Lendo um artigo sobre a Administração do Dinheiro, do Engenheiro civil Paulo de Tarso, idealizador e organizador do Seminário Finanças para a Vida, me Mordomia: A responsabilidade da administração dos bens e recursos começou no Éden Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 07/06/2009 Mês da Mordomia Lendo um artigo sobre a Administração do Dinheiro,

Leia mais

A MENSAGEM DE DEUS PARA NÓS NA NARRATIVA DAS ORIGENS EM GÊNESIS

A MENSAGEM DE DEUS PARA NÓS NA NARRATIVA DAS ORIGENS EM GÊNESIS A MENSAGEM DE DEUS PARA NÓS NA NARRATIVA DAS ORIGENS EM GÊNESIS Richard M. Davidson Andrews University Theological Seminary UNASP - 8 o Encontro Nacional de Criacionistas SP, Brasil, 23 de Janeiro de 2016

Leia mais

A história de Adão e Eva infantil

A história de Adão e Eva infantil A história de Adão e Eva infantil 13 DE JANEIRO DE 2019 Nesta história de Adão e Eva infantil fizemos um resumo de uma das mais conhecidas histórias bíblicas. Podemos aprender muitas coisas sobre essa

Leia mais

Processo Avaliativo AVP - 4º Bimestre/2016 Disciplina: Física 2ª série EM A Data: Nome do aluno Nº Turma

Processo Avaliativo AVP - 4º Bimestre/2016 Disciplina: Física 2ª série EM A Data: Nome do aluno Nº Turma Processo Avaliativo AVP - 4º Bimestre/2016 Disciplina: Física 2ª série EM A Data: Nome do aluno Nº Turma Atividade Avaliativa: entregar a resolução de todas as questões. 1. (Fuvest 2013) A tabela traz

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 9.1-12 Apocalipse 9.1-12 A quinta trombeta 1 O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo. 2 Ela abriu

Leia mais

Neste mês abordaremos vários temas que se opõem a Bíblia e a Deus e, hoje, iremos abordar a questão que insiste em permanecer: Criação x Evolução.

Neste mês abordaremos vários temas que se opõem a Bíblia e a Deus e, hoje, iremos abordar a questão que insiste em permanecer: Criação x Evolução. Neste mês abordaremos vários temas que se opõem a Bíblia e a Deus e, hoje, iremos abordar a questão que insiste em permanecer: x. O sistema educacional brasileiro, assim como o de todo o mundo, desde os

Leia mais

Uma temática que desperta interesse. 44 profecias sobre o fim do mundo

Uma temática que desperta interesse. 44 profecias sobre o fim do mundo Uma temática que desperta interesse 44 profecias sobre o fim do mundo O Perfil dos Profetas do Apocalipse Líderes religiosos Místicos orientais Ufologistas Astrônomos Geólogos Climatologistas Produtores

Leia mais

PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS

PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS A determinação da idade da Terra O clérigo irlandês James Usher, arcebispo de Almagh, baseado nos textos bíblicos e somando as idades dos personagens neles

Leia mais

No próximo domingo: O desafio da. crise ambiental

No próximo domingo: O desafio da. crise ambiental No próximo domingo: O desafio da crise ambiental No princípio criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1.1 SENHOR, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Puseste a tua glória nos céus.

Leia mais

Em Defesa de um Criador

Em Defesa de um Criador Em Defesa de um Criador Zé e Ana Tavares 27 de Julho de 2008 A hipótese de Darwin Evolução das espécies Selecção natural Primata Homem Neo-darwinismo O nada produz tudo O inanimado produz vida A adaptação

Leia mais

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus.

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. 1ª Lei: "Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida" O amor de Deus

Leia mais

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1.27

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1.27 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se

Leia mais

UNIDADE 1 A CIÊNCIA E SUA ESTRUTURA

UNIDADE 1 A CIÊNCIA E SUA ESTRUTURA CONTEÚDOS CIÊNCIAS 6º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 A CIÊNCIA E SUA ESTRUTURA CAPÍTULOS 1. O que é ciência? Como os cientistas trabalham O objetivo da Ciência Ideias (Especulação ou Imaginação) e fatos.

Leia mais

QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS

QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: Bob Davies; Tammy S. O texto bíblico desta história é extraído

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL -1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JUVENIS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL -1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JUVENIS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL -1º TRIMESTRE / 2018- REVISTA CPAD - JUVENIS LIÇÕES BÍBLICAS - RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS SOBRE A FÉ CRISTÃ LIÇÃO 3 POR QUE DEUS NOS CRIOU? INTRODUÇÃO No princípio criou Deus os céus

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO 1 CORÍNTIOS 15:1-7 PR. LUIZ CARLOS MUNIZ 1 Coríntios 15:1-7 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também

Leia mais

Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Ciências PROFESSOR Daniel Lucena Brasil CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO

Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Ciências PROFESSOR Daniel Lucena Brasil CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Ciências PROFESSOR Daniel Lucena Brasil CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 45 semanas 4 horas 7º ano A 2017 EMENTA 1.1- Vida, matéria e

Leia mais

Final de ano com prosperidade

Final de ano com prosperidade Final de ano com prosperidade Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais

Leia mais

Uma das esperanças para a nossa sociedade fragmentada é a redescoberta do conceito de que todo e qualquer trabalho humano não é simplesmente uma

Uma das esperanças para a nossa sociedade fragmentada é a redescoberta do conceito de que todo e qualquer trabalho humano não é simplesmente uma Uma das esperanças para a nossa sociedade fragmentada é a redescoberta do conceito de que todo e qualquer trabalho humano não é simplesmente uma tarefa, mas um chamado... O trabalho só é uma vocação se

Leia mais

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A primeira forma de vida na Terra foi um ser unicelular, que surgiu há 3,6 bilhões de anos

Leia mais

O DIA SEGUINTE O DIA FINAL O INICIO DO FIM OS ÚLTIMOS DIAS P A L E S T R A S: 07/02 31/01 21/02 28/02

O DIA SEGUINTE O DIA FINAL O INICIO DO FIM OS ÚLTIMOS DIAS P A L E S T R A S: 07/02 31/01 21/02 28/02 P A L E S T R A S: 31/01 07/02 21/02 28/02 O INICIO DO FIM OS ÚLTIMOS DIAS O DIA FINAL O DIA SEGUINTE Horário: 19hs às 20h30hs. Local: Colégio Integral Rua Rêmulo Zoppi, 434 - Vl. Georgina Maiores informações:

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 31/03 A 06/04 DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 31/03 A 06/04 DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 31/03 A 06/04 DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História 1 ADÃo O primeiro homem E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. gênesis 2.15 Característica

Leia mais

Jesus Cristo CEO. i9 presentation to Joe Smith

Jesus Cristo CEO. i9 presentation to Joe Smith Jesus Cristo CEO 1 2 3 Os porquês do Trabalho Você foi criado para Trabalhar Você trabalha para Deus e Sua Glória. 4 No princípio criou Deus o céu e a terra. Gênesis 1:1 5 Criou Deus o homem à sua imagem

Leia mais

ÍNDICE GERAL ANTIGO TESTAMENTO. Prefácio...7 Apresentação da versão Almeida Século

ÍNDICE GERAL ANTIGO TESTAMENTO. Prefácio...7 Apresentação da versão Almeida Século ÍNDICE GERAL Prefácio...7 Apresentação da versão Almeida Século 21...8 ANTIGO TESTAMENTO Livro Abreviatura Página Gênesis... Gn...13 Êxodo... Êx...97 Levítico... Lv...168 Números... Nm...219 Deuteronômio...

Leia mais

Jesus Cristo CEO. i9 presentation to Joe Smith

Jesus Cristo CEO. i9 presentation to Joe Smith Jesus Cristo CEO 1 em 2030 USD 1.000,00 irão comprar capacidade de processamento equivalente a 1 cérebro humano 2 em 2050 USD 1.000,00 irão comprar capacidade de processamento equivalente a todos os cérebros

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL -3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL -3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL -3º TRIMESTRE / 2017- REVISTA CPAD - ADULTOS LIÇÕES BÍBLICAS - A RAZÃO DA NOSSA FÉ ASSIM CREMOS, ASSIM VIVEMOS LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO INTRODUÇÃO YAHWEH é o

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

Temas Anteriores, Mais Atrativos?

Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Práticas que estimulam áreas do cérebro vinculadas à sensação de bem estar e criatividade. Temas Anteriores, Mais Atrativos? Gera desconforto

Leia mais

Você já se perguntou o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus?

Você já se perguntou o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus? A ESSÊNCIA DE TUDO, O Que Significa Ser Feito à Imagem de Deus? Nº3 Você já se perguntou o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus? Em Gênesis 1:26 27 (ESV), a Bíblia diz: E disse Deus: Façamos

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 4 A GÊNESE

CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 4 A GÊNESE CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 4 A GÊNESE AULA DE HOJE A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA A GÊNESE Segundo o Gênesis Deus criou o mundo em 6

Leia mais

Ficha de trabalho de Biologia e Geologia Ano: 11º Turma: C Data: dez. 2015

Ficha de trabalho de Biologia e Geologia Ano: 11º Turma: C Data: dez. 2015 Estruturas Pedagógicas Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2014/2015 Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Ficha de trabalho de Biologia e Geologia

Leia mais

ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO. Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente

ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO. Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente Há uma Comunidade de Espíritos Puros, eleitos pelo senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as

Leia mais

A MISSÃO DE DEUS - refletindo os propósitos da futura igreja - Jorge Henrique Barro

A MISSÃO DE DEUS - refletindo os propósitos da futura igreja - Jorge Henrique Barro A MISSÃO DE DEUS - refletindo os propósitos da futura igreja - Jorge Henrique Barro Introdução É fundamental entendermos o que significa a missão de Deus. Por quê? Porque é a missão de Deus que determina

Leia mais

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação Origem da vida Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação A idade da terra e da vida Estudos de datação radioativa sugerem

Leia mais