LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Gn 1:26, 27, 3:16-19; 11:1-9; 1Jo 4:7, 8,16; Gl 3:29; Dt 7:6-11. design Neemias Lima

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Gn 1:26, 27, 3:16-19; 11:1-9; 1Jo 4:7, 8,16; Gl 3:29; Dt 7:6-11. design Neemias Lima"

Transcrição

1 "Criação e queda 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Então, [Deus] conduziu [Abraão] até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça" (GN 15:5, 6). design Neemias Lima

2 Sábado INTRODUÇÃO - Toda tentativa de compreender a natureza da unidade na igreja deve começar com o plano original de Deus na criação e, em seguida, com a necessidade de restauração após a queda. - Os primeiros capítulos da Bíblia revelam que o plano de Deus era que a humanidade continuasse a ser uma família. Infelizmente, essa unidade foi rompida após a tragédia do pecado. Com o pecado surgiram as raízes da desunião e da divisão e, em grande medida, as consequências terríveis da desobediência. Temos um indício dessa divisão na interação imediata entre Adão e Eva, quando Deus Se aproximou deles pela primeira vez depois de terem comido do fruto da árvore proibida (veja Gn 3:11).

3 Domingo O amor como fundamento da unidade PERGUNTAS: 1.0 que Gênesis 1:26, 27 ensina sobre a singularidade humana em contraste com o restante da criação terrestre, descrita em Gênesis 1 e 2? Assinale a alternativa correta: A. ( ) Todos os outros animais e criaturas foram feitos conforme sua própria espécie. Apenas o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. B. ( ) O homem foi feito como todos os outros animais. 2. Leia 1 João 4:7, 8,16. Como fomos originalmente criados e como isso poderia ter impactado a unidade original encontrada na criação?

4 Domingo O amor como fundamento da unidade COMENTÁRIOS: - O propósito original de Deus na criação incluía a coexistência harmoniosa e a relação interdependente de todas as formas de vida. Era um mundo belo criado para a família humana. Tudo era perfeito e digno de seu Criador. O ideal de Deus e o Seu propósito original para o mundo eram de harmonia, unidade e amor.. - Deus é amor e, visto que o ser humano também pode amar (e de maneiras que o restante da criação terrestre certamente não pode), o fato de ter sido criado à Sua imagem deve incluir a capacidade de amar. No entanto, o amor só pode existir quando nos relacionamos com os outros. Assim, sejam quais forem as implicações do fato de que fomos feitos à imagem de Deus, essa condição sugere a capacidade de amar, e amar profundamente.

5 Segunda As consequências da queda PERGUNTAS: 3. Leia Gênesis 3:16-19 e 4:1-15. Quais foram os resultados do pecado e seu impacto no mundo harmonioso criado por Deus? Como o pecado traz desarmonia? 0 que você pode fazer para restaurar a harmonia entre aqueles a quem suas escolhas podem impactar de maneira poderosa?

6 Segunda As consequências da queda COMENTÁRIOS: - A desobediência de Adão se tornou a fonte de muitos acontecimentos e consequências que, ao longo do tempo, impactaram toda a criação de Deus. O próprio mundo natural começou a sofrer as consequências do pecado. As relações humanas também foram influenciadas. - Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração (Gn 6:5). Por fim, esse mal levou ao Dilúvio e à incrível devastação da criação original de Deus, como consequência dessa grande inundação. Contudo, ainda assim Deus não desistiu da humanidade, mas deixou um remanescente, Noé e sua família, para começar de novo.

7 Terça Mais desunião e separação PERGUNTAS: 4. De acordo com Gênesis 11:1-9, o que tornou pior o problema da separação e da desunião? Assinale a alternativa correta: A. ( ) A decisão de Ló de deixar Sodoma e Gomorra. B. ( ) A confusão dos idiomas no episódio da Torre de Babel. Como remediar as divisões de etnia, cultura e idioma que nos prejudicam mesmo na igreja?

8 Terça Mais desunião e separação COMENTÁRIOS: - Os eventos seguintes relatados pela Bíblia após o Dilúvio são a construção da Torre de Babel, a confusão dos idiomas e, em seguida, a dispersão das pessoas, que até então tinham falado uma única língua. - "Segundo o propósito divino, os seres humanos deviam estar unidos através do elo da verdadeira religião. Quando a idolatria e o politeísmo quebraram esse elo espiritual interior, eles perderam não só a unidade de religião, mas também o espírito de fraternidade. Um projeto como essa torre, com o objetivo de preservar por meios exteriores a unidade interior perdida, jamais seria bem-sucedido (Comentário Bíblico Adventista, v. 1, p. 278). - A queda de Adão e Eva destruiu a unidade do homem e o plano original de Deus.

9 Quarta Abraão, pai do povo de Deus PERGUNTAS: 5. Leia Hebreus 11:8-19, Romanos 4:1-3 e Gálatas 3:29. Quais elementos da fé de Abraão são mencionados nesses textos e como eles se relacionam com a ideia de unidade cristã? Pense sobre suas ações e palavras nos próximos dias. Ore a Deus para que tudo o que você disser ou fizer reflita a realidade de sua fé.

10 Quarta Abraão, pai do povo de Deus COMENTÁRIOS: - Como pai de todos os cristãos, Abraão nos apresenta alguns elementos básicos e centrais da unidade cristã. Primeiramente, ele praticou a obediência. Em segundo lugar, ele tinha esperança nas promessas de Deus. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador (Hb 11:9, 10). Em terceiro lugar, ele acreditou que Deus lhe daria um filho e que um dia seus descendentes seriam tão numerosos quanto as estrelas. Com base nessa resposta, Deus o justificou pela fé (Rm 4:1-3). Em quarto lugar, ele confiou no plano de salvação de Deus. A maior prova para a fé de Abraão veio quando Deus pediu que ele sacrificasse Isaque no monte Moriá (Gn 22:1-19; Hb 11:17-19).

11 Quinta O povo escolhido de Deus PERGUNTAS: 6. De acordo com Deuteronômio 7:6-11, por que Deus chamou Israel para ser Seu povo? Por que Ele escolheu os descendentes de Abraão como Seu povo? Quais paralelos encontramos entre o que Deus fez pelo antigo Israel e o Seu chamado para eles e o que Ele fez por nós e o Seu chamado para nós? Comente com a classe.

12 Quinta O povo escolhido de Deus COMENTÁRIOS: - O chamado de Abraão para ser Seu servo, Deus escolheu para Si um povo para representá-lo. Esse chamado e eleição foi um ato de amor e graça de Deus. O chamado do Senhor a Israel foi fundamental para Seu plano de restauração da humanidade após a devastação e desunião causada pela queda. A história sagrada é o estudo da obra de Deus em relação a essa restauração, e um elemento importante desse plano foi a nação da aliança: Israel. Sua obediência à lei de Deus os tornaria uma maravilha de prosperidade ante as nações do mundo. Ele que lhes podia dar sabedoria e perícia em todo artifício, continuaria a ser seu Mestre, e os enobreceria e elevaria pela obediência às Suas leis. Se fossem obedientes seriam preservados das enfermidades que afligiam outras nações e abençoados com vigor intelectual.

13 Sexta Estudo adicional COMENTÁRIOS: - O propósito original de Deus na criação da humanidade também é refletido nas instituições da família (Gn 2:21-24) e do sábado. O sábado foi planejado para todo ser humano, como Jesus indicou em Marcos 2:27,28. Sua natureza universal é vista no próprio relato de Gênesis, quando Deus separou o sétimo dia, não apenas antes do chamado de Israel como povo da aliança, mas antes da introdução do pecado. Que poderosa força unificadora o sábado poderia ter sido se todas as pessoas o tivessem guardado! Deus pretendia que o dia de descanso lembrasse os descendentes de Adão e Eva de seu elo comum com Ele e uns com os outros.

14 Sexta Estudo adicional PERGUNTAS: 1. Como o relato de Gênesis sobre a criação da mulher a partir da costela de Adão revela o íntimo elo que deve existir entre marido e mulher? Por que a Bíblia usa a imagem de um marido e uma esposa como exemplo da proximidade que Deus busca com Seu povo? 2. Embora a história da Torre de Babel revele que a diversidade étnica e linguística não fazia parte do plano original de Deus para a humanidade, como podemos transcender essas divisões naturais hoje? Como a igreja ainda pode experimentar unidade e harmonia, mesmo que seja composta por pessoas de muitas nações e idiomas?

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. Lição 1 para 6 de outubro de 2018 A entrada do pecado no mundo interrompeu a unidade e a harmonia que Deus pretendia para a humanidade. No entanto, Deus expressou seu amor pela humanidade ao planejar uma

Leia mais

VERSO PARA MEMORIZAR: "O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado" (Pv 14:31).

VERSO PARA MEMORIZAR: O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado (Pv 14:31). Deus criou... 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado" (Pv 14:31). design Neemias Lima Sábado INTRODUÇÃO - A Bíblia

Leia mais

Toledoth dos Céus e da Terra

Toledoth dos Céus e da Terra Toledoth dos Céus e da Terra Toledoth de Adão TENTAÇÃO E QUEDA EXPULSÃO DO JARDIM Toledoth de Adão A corrupção do gênero humano Caim e Abel Expansão do Mal Primeiro homicídio Lameque mata duas pessoas

Leia mais

A ALIANÇA LIÇÃO 11 IV TRIMESTRE Preparado por: Pr. Wellington Almeida

A ALIANÇA LIÇÃO 11 IV TRIMESTRE Preparado por: Pr. Wellington Almeida A ALIANÇA IV TRIMESTRE 2015 Preparado por: Pr. Wellington Almeida A ALIANÇA INTRODUÇÃO A primeira referência à nova aliança está em Jeremias, no contexto da volta de Israel do exílio e das bênçãos que

Leia mais

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA GERAL DA BÍBLIA ETERNIDADE FINAL DO NT CRIAÇÃO GÊNESIS 1-2 REDENÇÃO GÊNESIS 3 ATÉ APOCALIPSE 22 VT = O SALVADOR VIRÁ NT = O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO

Leia mais

O PENTATEUCO. servo, além de instruções a respeito do próprio Deus e como Ele conduz o universo.

O PENTATEUCO. servo, além de instruções a respeito do próprio Deus e como Ele conduz o universo. Lição 3 O PENTATEUCO Introdução A compreensão do Pentateuco, nome dado aos 5 livros escritos por Moisés no período do êxodo de Israel (Gênesis a Deuteronômio), que traduzido significa, cinco rolos, é fundamental

Leia mais

A JUSTIFICAÇÃO DE ABRAÃO ROMANOS 4

A JUSTIFICAÇÃO DE ABRAÃO ROMANOS 4 A JUSTIFICAÇÃO DE ABRAÃO ROMANOS 4 De acordo com a Palavra de Deus, Abraão é o pai tanto dos judeus como dos gentios que creem (Rm 4.11, 12, 16, 17; Gl 3.7-9, 29). Todo aquele que é da fé, seja gentio

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ez 28:1, 2,11-17, Gn 3:1-7; Ap 12:1-17; Rm 8:31-39; Ap 14:12. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ez 28:1, 2,11-17, Gn 3:1-7; Ap 12:1-17; Rm 8:31-39; Ap 14:12. design Neemias Lima O conflito cósmico 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de jesus" (Ap

Leia mais

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Área de Apoio de Educação Cristã Escola Bíblica Esperança Examinai as Escrituras... porque são elas que testificam

Leia mais

Lição 10 para 2 de setembro de 2017

Lição 10 para 2 de setembro de 2017 Lição 10 para 2 de setembro de 2017 OS DOIS PACTOS Em Gálatas 4:21-31, Paulo apresenta a oposição entre a salvação pela fé e a salvação pelas obras usando uma alegoria: O filho da livre (Sara), em oposição

Leia mais

Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. No princípio Deus criou os céus e a terra. No princípio Deus criou os céus e a terra.

Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. No princípio Deus criou os céus e a terra. No princípio Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 Gênesis 1:1 Gênesis 1:1 Gênesis 1:1 No princípio Deus criou os céus e a No princípio Deus criou os céus e a No princípio Deus criou os céus e a No princípio Deus criou os céus e a Gênesis 1:1-2:7

Leia mais

AS PROMESSAS DE DEUS.

AS PROMESSAS DE DEUS. AS PROMESSAS DE DEUS. Texto 2 Co 1.20 Introdução: Num tempo em que muitos cristãos se encontram abatidos e preocupados com vários problemas da vida, as promessas de DEUS são fundamentais. Essas promessas

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

Acreditamos que as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6 a 12 são a verdade presente para os que vivem nos últimos dias antes da volta de

Acreditamos que as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6 a 12 são a verdade presente para os que vivem nos últimos dias antes da volta de Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo (Apocalipse 14:6). VERSO PARA MEMORIZAR CITAÇÕES

Leia mais

ênçãos Bdo Verão 2013/14 Editado pela Graça Artes Gráficas e Editora Ltda.

ênçãos Bdo Verão 2013/14 Editado pela Graça Artes Gráficas e Editora Ltda. ênçãos Bdo Verão 2013/14 Editado pela Graça Artes Gráficas e Editora Ltda. Rio de Janeiro, 2013 Somos benditos como descendência espiritual dos patriarcas dos hebreus. 21 de dezembro GERAÇÃO PERFEITA Vós

Leia mais

Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum

Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum -Abraão- Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum Quem foi Abraão? Idoso Pai de família Profeta Pai da Fé Guerreiro Negociador Rico Amigo de Deus Pai das Nações 1. O Chamado

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História 1 ADÃo O primeiro homem E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. gênesis 2.15 Característica

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo O problema do mal O problema do mal Precisamos, minimamente, pincelar sobre o Problema do Mal (ou pelo menos

Leia mais

A Criação e a Queda: O Problema da Morte

A Criação e a Queda: O Problema da Morte Sessão 4 A Criação e a Queda: O Problema da Morte Dr. William D. Barrick NO PRINCÍPIO: CRIAÇÃO E AUTORIDADE BÍBLICA CONFERÊNCIA BÍBLICA DE EXPOSITORES 2015 Introdução Quando a morte entrou na criação?

Leia mais

JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB

JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB 8.1-13 O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus e serve no

Leia mais

CAP. 1 PEQUENOS GRUPOS NO ANTIGO TESTAMENTO

CAP. 1 PEQUENOS GRUPOS NO ANTIGO TESTAMENTO CAP. 1 PEQUENOS GRUPOS NO ANTIGO TESTAMENTO PEQUENOS GRUPOS NO ANTIGO TESTAMENTO Deus estabeleceu um paradigma relacional para a ordem criada. Conforme a perspectiva do Antigo Testamento, advertimos que

Leia mais

Slide 2

Slide 2 O Um dos pontos mais polêmicos da doutrina cristã: a questão da liberdade do homem e da soberania do Senhor ante o plano divino para a salvação. O Este tema é um dos que mais dividem os estudiosos das

Leia mais

Adolescentes: Lição 04 Uma Longa Caminhada com Deus 19 a 26 de Janeiro 2019 TEXTO CHAVE

Adolescentes: Lição 04 Uma Longa Caminhada com Deus 19 a 26 de Janeiro 2019 TEXTO CHAVE Adolescentes: Lição 04 Uma Longa Caminhada com Deus 19 a 26 de Janeiro 2019 TEXTO CHAVE Aos 65 anos, Enoque gerou Matusalém. Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos

Leia mais

III TRIMESTRE 2015 LIÇÃO IONÁRIOS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida

III TRIMESTRE 2015 LIÇÃO IONÁRIOS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida III TRIMESTRE 2015 02 LIÇÃO MI S Preparado por: Pr. Wellington Almeida S IONÁRIOS ABRAÃO: O PRIMEIRO MISSIONÁRIO ESBOÇO ABRAÃO INTRODUÇÃO DOM - O Chamado SEG - O Testemunho TER - O Exemplo QUA - A Peregrinação

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

GÊNESIS. arb. Miela. Mimwe. hau. Yrae. brashith. aleim. eartz in-beginning. uath. ath. eshmim. bra. he-created. Elohim. the-heavens.

GÊNESIS. arb. Miela. Mimwe. hau. Yrae. brashith. aleim. eartz in-beginning. uath. ath. eshmim. bra. he-created. Elohim. the-heavens. 1 hiwarb arb Miela ha Mimwe hau Yrae brashith bra aleim ath eshmim uath eartz in-beginning he-created Elohim» the-heavens and» the-earth Yraeu ehie ueh uebu Kwxu lo inp Divisão de GÊNESIS Tema Capítulo

Leia mais

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles.

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles. Uma Aliança é um compromisso feito por contrato entre duas pessoas ou dois grupos de pessoas. O seu sentido religioso é o de um Testa mento. No Antigo Testamento a Aliança estabelece uma nova relação,

Leia mais

O CONFLITO CÓSMICO Lição 1 para 7 de abril de 2018

O CONFLITO CÓSMICO Lição 1 para 7 de abril de 2018 O CONFLITO CÓSMICO Lição 1 para 7 de abril de 2018 Estamos envolvidos em um conflito cósmico com consequências reais em nossa vida diária. Como surgiu o mal? De que forma fomos contaminados por ele? Como

Leia mais

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus.

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus. Você é eterno Oro a Deus para que você possa crer nesta verdade, pois este Deus feito homem, em tudo foi provado, mas também foi aprovado, pois obedeceu a Deus em tudo, até a morte, pelo que recebeu a

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Ao estudar Gálatas 3:15-20, temos que ter em conta o significado e o uso que Pablo dá a três termos: Promessa, pacto e lei.

Ao estudar Gálatas 3:15-20, temos que ter em conta o significado e o uso que Pablo dá a três termos: Promessa, pacto e lei. Lição 6 para 5 de agosto de 2017 Ao estudar Gálatas 3:15-20, temos que ter em conta o significado e o uso que Pablo dá a três termos: Promessa, pacto e lei. Irmãos, como homem falo; se a aliança de um

Leia mais

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW)

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS Gn 3:20 Eva Gn 5:1 e 2 Adão Gn 1:26 e 27 a imagem e semelhança

Leia mais

A expressa Imagem e a figura de Deus

A expressa Imagem e a figura de Deus A expressa Imagem e a figura de Deus Da mesma forma que convinha que em tudo Cristo se tornasse semelhante à descendência da sua figura (Adão), para poder expiar os pecados do povo, agora importa também

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA GERAL DA BÍBLIA ETERNIDADE FINAL DO NT CRIAÇÃO GÊNESIS 1-2 REDENÇÃO GÊNESIS 3 ATÉ APOCALIPSE 22 VT = O SALVADOR VIRÁ NT = O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO

Leia mais

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana O Homem é capaz de Deus Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 15-10-2011 DEUS VEM AO ENCONTRO DO HOMEM 22-10-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Quem somos? Revelamo-nos

Leia mais

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto Aula 03. Pactos, antítese, ELEIÇÃO REDENÇÃO linhagens e eleição A Bíblia é um instrumento cirúrgico (Hb 4.12) o modo

Leia mais

Lição 2 para 13 de outubro de 2018

Lição 2 para 13 de outubro de 2018 Lição 2 para 13 de outubro de 2018 Deus deseja que seu povo esteja unido. Esta união deve começar com a obediência à vontade divina. O resultado será felicidade e prosperidade, e redundará na extensão

Leia mais

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Conheça sua Bíblia - Uma visão panorâmica das Escrituras Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Colocamos em sua folha um gráfico que ajuda a compreender a evolução

Leia mais

Revelar Descortinar Desvendar. Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo. Indicativa Imperativa Normativa

Revelar Descortinar Desvendar. Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo. Indicativa Imperativa Normativa Revelar Descortinar Desvendar Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo Indicativa Imperativa Normativa Deus informa a respeito de si mesmo - Quem Ele é - O que Ele fez - O que Ele está fazendo - O que

Leia mais

VERSO PARA MEMORIZAR: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do Céu (Ec 3:1).

VERSO PARA MEMORIZAR: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do Céu (Ec 3:1). "Os ciclos da vida 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do Céu (Ec 3:1). design Neemias Lima Sábado INTRODUÇÃO - Algumas das mais belas poesias

Leia mais

Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por

Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por sua incredulidade foram quebrados... (Romanos 11:20)

Leia mais

A Aliança do povo hebreu com o Senhor

A Aliança do povo hebreu com o Senhor A Aliança do povo hebreu com o Senhor Não é fácil orientar-se numa floresta quando não se têm caminhos, nem trilhas. A Bíblia é como uma floresta e, se não conhecermos o caminho, facilmente poderemos nos

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO AGOSTO 2016 www.abracandoapalavra.org A Salvação em JESUS CRISTO Um Novo Nascimento De acordo com a Bíblia, O Santo, Eterno, Soberano e Todo

Leia mais

Você precisa dizer AMÉM

Você precisa dizer AMÉM Você precisa dizer AMÉM Quando ouvimos a pregação com o coração aberto, a fé de Deus é liberada ao nosso coração e então podemos desfrutar de todas as bênçãos do céu Gostaria de compartilhar o poder de

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

OA salvação do homem dá-se pela. graça. OAs obras jamais podem salvar o. ser humano. Slide 2

OA salvação do homem dá-se pela. graça. OAs obras jamais podem salvar o. ser humano.  Slide 2 OA salvação do homem dá-se pela graça. OAs obras jamais podem salvar o ser humano. www.portalebd.org.br Slide 2 O A palavra graça : a) no Antigo Testamento: a1) chen ou hen - favor imerecido a2) hesed

Leia mais

Paulo, como Moisés, estava disposto a perder sua própria salvação com tanto que o povo de Israel fosse salvo.

Paulo, como Moisés, estava disposto a perder sua própria salvação com tanto que o povo de Israel fosse salvo. Lição 10 para 09 de dezembro de 2017 Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência (Romanos, 9: 1) Paulo, como Moisés, estava disposto a perder

Leia mais

DEUS É BOM E IMUTÁVEL

DEUS É BOM E IMUTÁVEL Eu,, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, envio saudações a todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro. DEUS É BOM E IMUTÁVEL INTRODUÇÃO Não podemos perder de vista nunca que apesar de todas as

Leia mais

MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA

MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA Parâmetros para a interação entre os sexos Professores: Presb. Antônio Pacheco Cecília Finotti Nishikawa Almeida CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULAS CONTEÚDO 1 Macho e Fêmea:

Leia mais

LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SEPARAÇÃO DE DEUS O pecado original de Adão e Eva nos levou a separação de nossa comunhão com Deus. Nesta lição estudaremos sobre

Leia mais

A História da Redenção em Levítico

A História da Redenção em Levítico LEVITICO A História da Redenção em Levítico Levítico Hebreus Wayyiqra (Chamou o Senhor) Septuaginta Levítico (Devido a ênfase dada sobre o sacerdócio) Ênfase na Pessoa de Deus Santidade e provisão de Deus

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

A planta que o Pai não plantou

A planta que o Pai não plantou A planta que o Pai não plantou A planta que o Pai não plantou é proveniente da semente corruptível de Adão. Esta semente não é sujeita à vontade de Deus. É uma semente de inimizade e todos que dela são

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 6: Jesus, o Filho de Deus - 1ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 6: Jesus, o Filho de Deus - 1ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 6: Jesus, o Filho de Deus - 1ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

Igreja Povo de Deus. I. Chamados

Igreja Povo de Deus. I. Chamados Igreja Povo de Deus I. Chamados Podemos falar da igreja de duas maneiras: A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos

Leia mais

O selo de Deus ou a marca da besta?

O selo de Deus ou a marca da besta? Lição 11 09 a 15 de junho O selo de Deus ou a marca da besta? Sábado à tarde Ano Bíblico: Jó 22 24 VERSO PARA MEMORIZAR: Grandes e admiráveis são as Tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

Aprenda a diferença entre hebreu, israelita e judeu?

Aprenda a diferença entre hebreu, israelita e judeu? Aprenda a diferença entre hebreu, israelita e judeu? Aprenda a diferença entre hebreu, israelita e judeu? Tassos Lycurgo Sempre que falamos sobre judaísmo, surge uma pergunta que parece simples, mas pode

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas North A meric an Divisio n Portuguese Mi nistry Treinamento de Instrutores Bíblicos Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas Objetivo Uma compreensão clara

Leia mais

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OO primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. www.portalebd.org.br

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo.

E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo. Lição 05 para 3 de fevereiro de 2018 Um mordomo é um administrador dos bens de outra pessoa. Adão e Eva foram colocados no Éden como mordomos de Deus para cuidar e desfrutar de um mundo perfeito. Depois

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 07 A 13 DE ABRIL DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 07 A 13 DE ABRIL DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 07 A 13 DE ABRIL DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15 Matéria Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila sem a autorização do IFC-SEDE MUNDIAL Dez/15 1 PANORAMA BÍBLICO A. A Bíblia é o livro sagrado 1. Isaías. 45.5-6. 2. Isaías 45.18-22. B. O Deus

Leia mais

A FÉ QUE SUPERA LIMITES Hebreus 11: 8-19

A FÉ QUE SUPERA LIMITES Hebreus 11: 8-19 1 INTRODUÇÃO A FÉ QUE SUPERA LIMITES Hebreus 11: 8-19 Será que existe algum limite para Deus? Muitas vezes vivemos situações em que chegamos ao nosso limite. Frases como: 1. Eu não suporto mais esta situação...

Leia mais

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus!

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus! Oração ao acender as velas da coroa de Advento: No nosso caminho para a Luz, brilhas agora, ó Maria, como a Estrela de Esperança : Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada,

Leia mais

O LIVRO DE. A Ira de Eliú LIÇÃO IV TRI-2016

O LIVRO DE. A Ira de Eliú LIÇÃO IV TRI-2016 IV TRI-2016 A Ira de Eliú O LIVRO DE JÓ Introdução Finalmente, um pouco de sangue jovem, com novas perspectivas! Finalmente, alguém que vai endireitar as coisas e lutar contra o sistema teológico! Essa

Leia mais

TEMA: COMO SUPERAR A ESCASSEZ FINANCEIRA

TEMA: COMO SUPERAR A ESCASSEZ FINANCEIRA JULHO É O MÊS DE VIVERMOS REVIRAVOLTAS FINANCEIRAS! TEMA: COMO SUPERAR A ESCASSEZ FINANCEIRA HISTORICAMENTE, TODA VEZ QUE O POVO DE DEUS ENTRAVA EM CATIVEIRO A ÚNICA FORMA QUE CONSEGUIAM SE LIBERTAR ERA

Leia mais

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO Inicio. Ministério de do. O Evangelho. Mateus

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO Inicio. Ministério de do. O Evangelho. Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida Cristo02 LIÇÃO Inicio Ministério de do O Evangelho Mateus de LIÇÃO - II TRI 2016 02 INTRODUÇÃO esboço Uma das grandes lutas da humanidade tem sido conhecer o significado

Leia mais

DEUTERONÔMIO Devarim = םירבד

DEUTERONÔMIO Devarim = םירבד DEUTERONÔMIO דברים = Devarim Autor e Data Autor Deuteronômio identifica o conteúdo do livro com Moisés: Estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel (1.1). Moisés escreveu esta Lei, e a deu aos

Leia mais

, :31. 4:1-5. 4:6-8. 4: : A

, :31. 4:1-5. 4:6-8. 4: : A Lição 5 para 4 de novembro de 2017 Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero expos, nas portas da Igreja do Palácio de Wittenberg, suas 95 teses que questionavam a eficácia das indulgências para obter

Leia mais

DEUS FAZ ALIANÇAS COM ABRÃO

DEUS FAZ ALIANÇAS COM ABRÃO Momento com Deus Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 05/05/2013 DEUS FAZ ALIANÇAS COM ABRÃO Versículos para Decorar 1 Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém

Leia mais

A ELEIÇÃO DE DEUS Parte 2 Romanos

A ELEIÇÃO DE DEUS Parte 2 Romanos PALAVRA DA CÉLULA Deus fez Sua promessa, endereçada, todavia, não a todo o Israel, mas somente ao verdadeiro Israel, o Israel espiritual, a quem Ele chamou de acordo com o Seu propósito e eleição ou escolha.

Leia mais

Doutrina dos Anjos - Angelologia

Doutrina dos Anjos - Angelologia Doutrina dos Anjos - Angelologia Angelologia refere-se à doutrina dos anjos, tanto bons, quanto maus. De todas as doutrinas, esta é a menos estudada. Por isso, ela é a que mais possui misticismos no imaginário

Leia mais

Lição 9 para 26 de novembro

Lição 9 para 26 de novembro Lição 9 para 26 de novembro Embora não tivesse a Palavra de Deus escrita tal como a conhecemos hoje, Jó tinha suficientes indícios do plano de salvação divina para apegar-se à esperança de um Salvador.

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto mais intenso é o seu amor de Deus, ou derrete ou endurece.

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima "O evangelho de Patmos 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" (Ap 1:3). design

Leia mais

Guerra de ofertas. Guerra de ofertas Contextualização. Santa Convocação

Guerra de ofertas. Guerra de ofertas Contextualização. Santa Convocação Santa Convocação - 2016 Santa Convocação - 2016 1 Contextualização Conflito nos céus; Queda de lúcifer; Mandato de domínio; Queda do homem; Comprometimento do MD; Santa Convocação - 2016 2 1 Início Deus

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta A PROMESSA DE DEUS A

Bíblia para crianças apresenta A PROMESSA DE DEUS A Bíblia para crianças apresenta A PROMESSA DE DEUS A ABRAÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Tammy S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por:

Leia mais

XXVII Domingo do Tempo Comum

XXVII Domingo do Tempo Comum XXVII Domingo do Tempo Comum Perdão Senhor. XXVII Domingo do Tempo Comum «E os dois serão uma só carne» Leitura do Livro do Génesis Gen 2, 18-24 Disse o Senhor Deus: «Não é bom que o homem esteja só: vou

Leia mais

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC.

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC. SETE BÊNÇÃOS QUE ACOMPANHAM SUA SALVAÇÃO (Ef 1.3-14) Juntamente com Romanos, Efésios é uma das cartas mais ricas doutrinariamente do NT. Ela é dividida em duas partes: Caps 1-3 falam de doutrina; e, 3-4

Leia mais

ATENÇÃO: RISCO DE QUEDA

ATENÇÃO: RISCO DE QUEDA ATENÇÃO: RISCO DE QUEDA Assim, como diz o Espírito Santo: Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto, onde os seus antepassados

Leia mais

O BRASIL. e a crise ética

O BRASIL. e a crise ética O BRASIL e a crise ética O Brasil e a Crise Ética Setor Público Transparência Internacional 60º 80º 69º 72º 69º 76º 79º 96º 100º 2012 2013 2014 2015 2016 2017 O Brasil e a Crise Ética Mundo dos Negócios

Leia mais

UNIÃO ESTE BRASILEIRA. Associação Ministerial

UNIÃO ESTE BRASILEIRA. Associação Ministerial UNIÃO ESTE BRASILEIRA Associação Ministerial Comentários sobre a Música Comentários sobre a Música Pr. Graciliano Martins Percepção Humana da Música A música é percebida pelo tálamo, estação de transmissão

Leia mais

Revista da Escola Bíblica de Crianças A Criação

Revista da Escola Bíblica de Crianças A Criação 1 Apresentação 2 A Deus toda a glória. É com muita satisfação que apresentamos a todas professoras e professores da Escola Bílica Infantil, esta maravilhosa revista. Com o intuíto de provermos nossas crianças

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica.

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OSendo cristocêntrica, a Bíblia sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OA Páscoa Judaica é um tipo da salvação em Cristo Jesus. www.portalebd.org.br Slide 2 O O assunto da Bíblia Sagrada é

Leia mais

SEMANA 19 DILÚVIO MEDITAÇÃO SALA AMARELA

SEMANA 19 DILÚVIO MEDITAÇÃO SALA AMARELA MEDITAÇÃO SALA AMARELA SEMANA 19 DILÚVIO Nome: Professor: Rebanho 1. Pois a palavra do Senhor é verdadeira; Ele é fiel em tudo o que faz. (Salmos 33:4) 2. Ele é o Senhor, o nosso Deus; seus decretos são

Leia mais

Lição 1 para o dia 3 de Janeiro de 2009

Lição 1 para o dia 3 de Janeiro de 2009 Lição 1 para o dia 3 de Janeiro de 2009 Havendo Deus falado muitas vezes e de muitas maneiras em outro tempo aos pais pelos profetas, nestes dias nos falou por meio de seu Filho, a quem constituiu herdeiro

Leia mais

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A QUEDA Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/03/2018

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A QUEDA Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/03/2018 CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL A QUEDA Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/03/2018 TEXTOS -APRESENTAÇÃO DO EXPOSITOR -APRESENTAÇÃO DO TEXTO -OBSERVAÇÕES Aula 05 A queda QUESTÃO QUAL

Leia mais