PAINEL SENSORIAL COMO INCENTIVO NO APRENDIZADO LÚDICO INFANTIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PAINEL SENSORIAL COMO INCENTIVO NO APRENDIZADO LÚDICO INFANTIL"

Transcrição

1 PAINEL SENSORIAL COMO INCENTIVO NO APRENDIZADO LÚDICO INFANTIL Trabalho de Conclusão de Curso Unoesc Campus Xanxerê Design 2015 Acadêmica: Paola Ruas Orientadora: Jamile Fagundes Martins

2 Problema Como o design poderá ser um estimulador ao aprendizado infantil utilizando recursos lúdicos, favorecendo os sentidos e o aprendizado??

3 Objetivo Geral Desenvolver um painel sensorial para o público infantil, de forma que o mesmo atraia, incentive e estimule as crianças ao aprendizado por meio de cores, formas, desenhos e sons.

4 Objetivos Específicos - Realizar pesquisas bibliográficas e demais referente ao projeto de produto; - Definir e personificar o público alvo; - Buscar referencias teóricas, e pesquisas pertinentes para desenvolver o projeto sobre temas que abordem as necessidades encontradas. - Desenvolver gerações de alternativas analisando as pesquisas, e buscar a melhor alternativa de acordo com a necessidade inicial;

5 Justificativa Um ensino de qualidade, que motive e instigue as crianças a iniciarem a sua vida escolar a tomarem gosto ao conhecimento, esse é o desejo de pais, professores e de uma sociedade em comum. Então, é nesse período que a criança adquire características que levará para uma vida toda, e os estímulos que lhe são proporcionados através das mais diversas maneiras auxiliam para que o lado psico-motor seja desenvolvido, o que influencia fortemente a criança para o início de sua vida.

6 Bases do Conhecimento - O Termo e Origem do Design; - Conceituando a Prática do Design; - Design Industrial; - Design Gráfico; - Design Emocional; - A Concepção da Ergonomia; - Psicodinâmica das Cores; - Desenvolvimento Infantil; - Terapia Ocupacional e Integração Sensorial.

7 Desenvolvimento Infantil - Infância é a idade que compreende dos 0 á 9 anos de idade; - Crianças dessa faixa etária possuem um desenvolvimento psicológico, cognitivo e motor contínuo e diário; - Com atividades lúdicas, a criança assimila valoes, adquire comportamentos, desenvolve áreas do conhecimento e aprimora habilidades motoras.

8 Terapia Ocupacional e Integração Sensorial - A terapia ocupacional é uma área da saúde que auxilia no desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e de inserção social. Já a T.O. infantil consiste nas próprias atividades realizadas diariamente como o estudo e a brincadeira. - A integração sensorial é um processo neurológico que organiza as sensações do corpo perante ao ambiente, pessoas ou objeto, e esses estimulos recebidos são armazenados no cérebro e nos acompanham para o resto da vida.

9 Metodologia de Design A metodologia escolhida para o desenvolvimento do projeto foi a de Bruno Munari, que consiste em doze etapas: Problema Componentes do Problema Criatividade Experimentação Desenho Final Modelo M Definição do Problema Coleta e Análise de Dados Materiais e Tecnologias Verificação Solução

10 Problema O problema proposto para o projeto tem fundamentação na indagação de como o design poderá ser uma alavanca para o estímulo ao aprendizado infantil, utilizando-se de recursos lúdicos, favorecendo os sentidos e também o aprendizado.

11 Definição do Problema a) Promover o desenvolvimento infantil; b) Realizar a Integração sensorial; c) Estimular a aprendizagem; d) Desenvolver os sentidos; e) Pesquisar materiais e tecnologias.

12 Componentes do Problema a) Personificar o público alvo; b) Realizar pesquisas sobre similares e concorrentes; c) Pesquisar sobre possíveis ambientes para aplicação; d) Desenvolver pesquisas de campo; e) Definir conceitos.

13 Coleta de Dados Público Alvo 3 a 5 anos

14 Desenvolvimento dos sentidos Tato Visão Audição Motor

15 Similares

16 Similares

17 Concorrentes

18 Conceitos Interatividade Lúdico Desenvolvimento Aprendizado Diversão

19 Ambiente para Aplicação Brinquedoteca Salas de espera Salas de aula Centros recrativos

20 Pesquisa de Campo

21 Pesquisa de Campo

22 Pesquisa de Campo

23 Criatividade Nesta etapa serão realizadas as gerações de alternativas, tendo como ferramentas de criatividade a abstração dos paineis de concorrentes, similares, público, conceitos e pesquisas de campo apresentadas anteriormente e tambem do brainstorm, que nada mais é do que uma ferramenta de criatividade dinâmica conhecida como tempestade de ideias.

24 Criatividade

25 Criatividade

26 Análise da Criatividade ELEMENTOS Pontos Fortes Pontos Fracos - Formas Geométricas Colorido, auxiliam no Cantos vivos, risco de se aprendizado, pode-se machucar. aplicar textura. -Engrenagem Desenvolvimento motor peças podem quebrar e colorido, interativo e ou se soltar. atrativo. - Números e símbolos Auxiliam aprendizado, Cantos vivos, risco de se matemáticos pode-se aplicar textura, machucar. colorido. - Montanha Russa Colorido, raciocínio, Peças podem se soltar. atrativo, interativo e desenvolvimento motor. - Labirinto Desenvolvimento motor, Peças podem se soltar interativo e atrativo. crianças 3 anos podem - Caminho percorrer Interativo, atrativo, colorido, desenvolvimento motor - Teia elástica - Colorida, elasticidade, tátil, textura. - Correntes Colorida, tátil, textura. - Gira- gira - Ábaco Colorido, aprendizado, atrativo, interativo. Colorido, aprendizado, interativo. ter dificuldade de usar. Peças podem se soltar. Pode se romper. Pode quebrar. Peça pode se soltar. Peças podem se soltar. FORMA PAINEL Pontos Fortes Pontos Fracos - Retangular Aproveitamento espaço, Sem diferencial, formato tradicional. simples. - Colméia Formato diferenciado. Cantos vivos, riscos de se machucar, pouco aproveitamento de espaço. - Peixe Formato diferenciado, Disposição elementos, forma conhecida, bordas irregular. redondas, espaço. - Centopéia Formato diferenciado, bordas redondas, - Quebra-cabeça Formato diferenciado, fácil reconhecimento, espaço. - Carrinho Facil reconhecimento, espaço. Disposição elementos, irregular. Cantos vivos. Cantos vivos, tendencia masculina. SONS Pontos Fortes Pontos Fracos - Violão Reconhecimento, faixas etárias, utilização. - Pandeiro redondo Utilização, colorido e e meia lua reconhecimento - Teclado Musical Utilização, colorido e reconhecimento - Triângulo Formato diferenciado, bordas redondas, - Carrilhão Colorido, utilização, atrativo, varias faixas etárias. - Harpa Formato atrativo, facil utilizar, diferenciado, faixas etárias Estourar cordas, machucar dedos. Peças se soltar e cartos que podem cortar. Peças se soltar, produção. Disposição elementos, irregular. Peças se soltar. Estourar cordas, machucar dedos.

27 Análise da Criatividade

28 Análise da Criatividade

29 Análise da Criatividade

30 Porém... Após a pré-banca foram sugeridas algumas alterações para que o resultado final do projeto fosse mais adequado com a necessidade, sendo assim foram refeitas algumas gerações de alternativas.

31 Criatividade

32 Criatividade

33 Análise da Criatividade FORMA PAINEL Pontos Fortes Pontos Fracos Painel dobrável estilo biombo. Mesa sensorial. Painel sensorial de parede. - Fácil locomoção; - Aprovietamento de espaço; - Possibilidade de trabalhar um ou mais sentidos por vez; - Aproveitamento de espaço; - Componentes fixos; - Pouca ocupação de espaço físico (ambiente). - Aproveitamento de espaço; - Fácil locomoção; - Possibilidade de trabalhar um ou mais sentidos por vez. - Aproveitamento de espaço; - Possibilidade de trabalhar com um ou mais sentidos por vez. - Cantos vivos; - Limitação de altura. - Grande ocupação do espaço físico (ambiente); - Cantos vivos; - Necessidade desenvolvimento de cadeira; - Componentes que não seriam ocupados ficariam soltos. - Sem mobilidade (fixo parede) - Cantos vivos;; - Componentes não utilizados ficariam soltos;

34 Alternativa Escolhida

35 Materiais e Tecnologias Para que a realização do projeto seja possível, é necessário utilizar-se de alguns materiais e também tecnologias para a produção do mesmo. E como se trata de um painel sensorial a ser desenvolvido, vários elementos fazem parte da sua composição. Sendo assim, definiu-se : - Polímero Polipropileno (PP); - MDF (Placa de Fibra de Média Densidade); - Rodizios giratórios com trava; - Dobradiças cromadas 360.

36 Experimentação Para a experimentação, será realizado um mockup de papelão, com as dimensões para verificar se as mesmas estão de acordo com a necessidade de projeto. Porém antes é necessário definir uma dimensão para o painel sensorial, e como se trata de crianças com público de 3 a 5 anos de idade, é importante obter conhecimento sobre a estatura média para definir a altura máxima que o painel deve conter. Sendo assim, a seguir será apresentada uma tabela do IBGE com a estatura média de crianças de 3 anos de idade.

37 Experimentação

38 Experimentação Com base nos dados apresentados podemos verificar que a estatura média das crianças de 3 anos está em 98,9cm e de 5 anos em 112,00cm. Sendo assim, a altura máxima que o painel sensorial deve ter é 1,10 metros e mais a altura do rodízio que equivale a 6cm, totalizando assim 1,16 metros. Para a largura, definiu-se o tamanho de 85cm para que assim os elementos tenham espaço para serem distribuídos harmoniosamente sobre o painel, e a profundidade será de 8cm, para dar melhor estabilidade ao painel.

39 Experimentação

40 Experimentação

41 Experimentação

42 Experimentação

43 Verificação Com a ajuda de um voluntário de 3,5 anos com estatura de 1,03mt, foi possível visualizar com maior clareza e precisão o dimensionamento do painel. Ele conseguiu ter acesso a todas as partes do apainel sem dificuldade, e com o braço levantado conseguiu alcançar o topo sem dificuldades, não prejudicando ou forçando seu corpo e favorecendo a ergonomia. Sendo assim, verificou-se que as dimensões do painel ficaram adequadas para o uso de seu público-alvo.

44 Desenho Final

45 Desenho Final Vista Lateral Vista Superior

46 Solução Dobradiça 360 Componentes em Polipropileno MDF cru 18mm Rodizio giratório com trava

47 COMO FUNCIONA? O painel foi desenvolvido com o intuito estimular os sentidos sensorias das crianças, tais como visão, audição, tato e motor. Ele pode ser utilizado apenas com uma face, ou duas estando ele assim aberto ou fechado. É composto por brinquedos lúdicos que estimulam os sentidos, podendo assim ser trabalhado em escola por atividades dirigidas por uma professora ou também ser utilizado livremente para a brincadeira. Suas rodas possibilitam mobilidade, para que o mesmo possa circular pelo ambiente.

48 Solução

49 Solução

50 Solução

51 Solução

52 Solução

53 Solução

54 Obrigada!

Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC Acadêmico: Jacson M Vasen Orientadora: Jamile Fagundes. Banca Final Design

Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC Acadêmico: Jacson M Vasen Orientadora: Jamile Fagundes. Banca Final Design Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC Acadêmico: Jacson M Vasen Orientadora: Jamile Fagundes Banca Final Design Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC Acadêmico: Jacson M Vasen Orientadora:

Leia mais

Universidade do Oeste de Santa Catarina campus Xanxerê

Universidade do Oeste de Santa Catarina campus Xanxerê Universidade do Oeste de Santa Catarina campus Xanxerê O design de produto no desenvolvimento de alforje para bicicleta Acadêmica Ana kosloski Orientador Walter Strobel Neto Tema: Desenvolvimento de alforje

Leia mais

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC - CAMPUS DE XANXERÊ JEFERSON FERREIRA

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC - CAMPUS DE XANXERÊ JEFERSON FERREIRA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC - CAMPUS DE XANXERÊ JEFERSON FERREIRA RUMOB: PRODUTO QUE PROMOVA MOBILIDADE DE CADEIRANTES NA ÁREA RURAL Orientador (a): Jamile F. Martins TEMA Produto que

Leia mais

BRINCAR. Treze efeitos do. mini. pág 07. Raio X - Conjunto Sensorial e Prancha de Equilíbrio pág 04 e 05

BRINCAR. Treze efeitos do. mini. pág 07. Raio X - Conjunto Sensorial e Prancha de Equilíbrio pág 04 e 05 Ano 3 - Edição 30 - Julho/2018 mini Treze efeitos do BRINCAR pág 07 Brinquedos pedagógicos - Blocos de Encaixe pág 03 Raio X - Conjunto Sensorial e Prancha de Equilíbrio pág 04 e 05 DEPOIMENTO Conhecemos

Leia mais

STORMING: JOGO DE TABULEIRO COMO MATERIAL DE APOIO E ESTIMULO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO DESIGN

STORMING: JOGO DE TABULEIRO COMO MATERIAL DE APOIO E ESTIMULO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO DESIGN STORMING: JOGO DE TABULEIRO COMO MATERIAL DE APOIO E ESTIMULO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO DESIGN Acadêmico: Guilherme Menezes. Orientador: Prof. Esp. Aleteonir José Tomasoni Junior. UNOESC Campus Xanxerê

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA Regulamenta o funcionamento da Brinquedoteca no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento

Leia mais

ANEXO I RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO I RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO Folha: 1/11 1 5,000 UN ESTANTE BIBLIOTECA MODELO INFANTIL 787,5000 3.937,5000 SIMPLES FACE BASE FECHADA, 03 PRATELEIRAS - 1,42M. TOTALMENTE CONFECCIONADA EM CHAPA DE AÇO DE BAIXO TEOR DE CARBONO, COM ACABAMENTO

Leia mais

Ano IV - Edição 42 - Julho / mini. Raio X. Playground. Clube do B rincar PÁG 04 E 05

Ano IV - Edição 42 - Julho / mini. Raio X. Playground. Clube do B rincar PÁG 04 E 05 Ano IV - Edição 42 - Julho / 2019 mini Raio X Playground Clube do B rincar PÁG 04 E 05 Depoimento A educação é um ato de amor, por isso um ato de coragem, coragem para adquirirmos novos produtos Pimpão.

Leia mais

MESA PARA ESCRITORIO EM MDP COM REVESTIMENTO MELAMINICO 15 MM

MESA PARA ESCRITORIO EM MDP COM REVESTIMENTO MELAMINICO 15 MM 1 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA PROCESSO LICITATÓRIO Nº. PMC 119/2018 PREGÃO ELETRONICO Nº. PMC 90/2018 1. OBJETO: AQUISIÇÃO DE DIVERSOS MÓVEIS E EQUIPAMENTOS TAIS COMO: MESAS PARA ESCRITORIO, ARMARIOS,

Leia mais

Mesa de vidro redondo - pé torre quadrado Altura: 76,0cm Diâmetro: 1,00m Opções de tampo: cristal ou jateado R$ 84,00

Mesa de vidro redondo - pé torre quadrado Altura: 76,0cm Diâmetro: 1,00m Opções de tampo: cristal ou jateado R$ 84,00 Mesa de vidro redondo - pé torre quadrado Diâmetro: 1,00m Opções de tampo: cristal ou jateado R$ 84,00 Mesa de vidro redondo - pé cromado em "X" Diâmetro: 80,0cm a 1,00m Opções de tampo: cristal ou jateado

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE CADEIRAS ESCRITÓRIO

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE CADEIRAS ESCRITÓRIO ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE CADEIRAS ESCRITÓRIO Cadeiras 4 hastes com rodízios, ou similar à RICCÓ. Base composta por quatro hastes 22 423 confeccionadas em tubo de aço retangular seção 40 x 20mm com

Leia mais

02 LINHA PRIMEIRA INFÂNCIA BICCATECA

02 LINHA PRIMEIRA INFÂNCIA BICCATECA PRIMEIRA INFÂNCIA 02 LINHA PRIMEIRA INFÂNCIA BICCATECA linha Infantil primeira infância. Móveis feitos pra Gente que brinca. A linha Biccateca Primeira Infância surge com o objetivo de atender todas as

Leia mais

Catálogo Lançamentos 2015

Catálogo Lançamentos 2015 Catálogo Lançamentos 2015 Quem Somos A Mosaico Comércio de Brinquedos desde 2005 vem atuando com toda competência no campo educacional e pedagógico, um sinônimo de excelência em produtos e serviços. Como

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

ATAS DE REGISTRO DE PREÇOS DISPONÍVEIS

ATAS DE REGISTRO DE PREÇOS DISPONÍVEIS ATAS DE REGISTRO DE PREÇOS DISPONÍVEIS Nosso carderno de atas apresenta os itens ganhos pela Metalpox em editais, para os mobiliários em aço para biblioteca, tais como: estantes para livros, periódicos,

Leia mais

Design Conceitual: Calçado Feminino. Orientador: Msc. Luiz Claudio Mazolla Vieira Acadêmica: Gabriela Fávero

Design Conceitual: Calçado Feminino. Orientador: Msc. Luiz Claudio Mazolla Vieira Acadêmica: Gabriela Fávero Design Conceitual: Calçado Feminino Orientador: Msc. Luiz Claudio Mazolla Vieira UNOESC * Campus de Xanxerê * Curso * Design Industrial * 2010 Tema Design Conceitual: Calçado Feminino 2 Problema Como desenvolver

Leia mais

RECIPIENTE PORTÁTIL DE RESFRIAMENTO PARA BEBIDAS E ALIMENTOS

RECIPIENTE PORTÁTIL DE RESFRIAMENTO PARA BEBIDAS E ALIMENTOS Acadêmico: Rudá Gomes RECIPIENTE PORTÁTIL DE RESFRIAMENTO PARA BEBIDAS E ALIMENTOS Orientador: Luiz Claudio Mazolla Vieira Tema Desenvolvimento de um projeto conceito para um recipiente portátil de resfriamento

Leia mais

Literatura Jogos e Brinquedos Playground

Literatura Jogos e Brinquedos Playground www.caixaliteraria.com.br Literatura Jogos e Brinquedos Playground Literatura Garden Kids Esta biblioteca possui livros de Literatura infantil de fácil compreensão e bastante atrativos, podem ser manipulados

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO Tribunal Superior Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral no Estado do Mato Grosso do Sul

PODER JUDICIÁRIO Tribunal Superior Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral no Estado do Mato Grosso do Sul Pregão Eletrônico 70016.412014.140397.5063.387299822.343 PODER JUDICIÁRIO Tribunal Superior Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral no Estado do Mato Grosso do Sul Ata de Realização do Pregão Eletrônico

Leia mais

2 ) JOGO DA MEMÓRIA CORES

2 ) JOGO DA MEMÓRIA CORES REF. 171 1 ) RELÓGIO TAMANHO: 35 X 35 cm FORMATO DE SOL PONTEIROS GRANDES, FEITOS DE METAL SUPER-RESISTENTE, MADEIRA 1 PEÇA ENSINA AS CRIANÇAS A FAZEREM A LEITURA DO RELÓGIO PARA DESENVOLVER A NOÇÃO DE

Leia mais

Maria da Soledade Solange Vitorino Pereira

Maria da Soledade Solange Vitorino Pereira PROJETO SEMANA DO BEBÊ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO DESENVOLVIDA COM OS JOGOS E BRINCADEIRAS PSICOMOTORAS NA ESCOLA FRANCISCO COELHO DA SILVEIRA NO MUNICÍPIO DE FEIRA NOVA-PE Maria da Soledade Solange

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

FOTO DISCRIMINAÇÃO VALOR Mesa de vidro redondo - pé cromado quadrado. Altura: 76,0cm Diâmetro: 80cm a 1,00m. Opções de tampo: cristal ou jateado

FOTO DISCRIMINAÇÃO VALOR Mesa de vidro redondo - pé cromado quadrado. Altura: 76,0cm Diâmetro: 80cm a 1,00m. Opções de tampo: cristal ou jateado MESAS Mesa de vidro redondo - pé cromado quadrado Diâmetro: 80cm a 1,00m Opções de tampo: cristal ou jateado 71,00 Mesa de vidro redondo - pé cromado em "X" Diâmetro: 80,0cm a 1,00m 100,00 Opções de tampo:

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Serviço Social do Comércio Administração Regional no Estado do Espírito Santo ANEXO I ESPECIFICAÇÃO

Serviço Social do Comércio Administração Regional no Estado do Espírito Santo ANEXO I ESPECIFICAÇÃO 1 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO 1 OBJETO: 1.1 Este documento tem por objetivo definir e especificar a aquisição de jogos e brinquedos educativos para atender a demanda da escola do Centro de Atividades de Colatina

Leia mais

PARTICIPE! APRESENTAÇÃO

PARTICIPE! APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO A missão da Escola Caritas vai muito além da transmissão de conhecimentos. Cabe à nossa escola também desempenhar outros papéis tais como: Orientar a criança a tornar-se um ser criativo, capaz

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA I DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

MODELAGEM ERGONÔMICA AJUSTÁVEL PARA VESTIDO DE FESTA

MODELAGEM ERGONÔMICA AJUSTÁVEL PARA VESTIDO DE FESTA MODELAGEM ERGONÔMICA AJUSTÁVEL PARA VESTIDO DE FESTA TEMA Modelagem ergonômica ajustável para vestido de festa destinado para locação. PROBLEMA Como desenvolver uma nova linha que apresente uma modelagem

Leia mais

INTERVALO CULTURAL. Milena Pelin Bertuol1 ; Tatiana Zuffo de Castilha2 INTRODUÇÃO

INTERVALO CULTURAL. Milena Pelin Bertuol1 ; Tatiana Zuffo de Castilha2 INTRODUÇÃO INTERVALO CULTURAL Milena Pelin Bertuol1 ; Tatiana Zuffo de Castilha INTRODUÇÃO O projeto denominado Intervalo Cultural foi direcionado aos discentes do Instituto Federal Catarinense Campus Videira, tendo

Leia mais

Catálogo de itens aprovados PE n 40/2014 Brinquedos e Playgrounds Região Sul

Catálogo de itens aprovados PE n 40/2014 Brinquedos e Playgrounds Região Sul Catálogo de itens aprovados PE n 40/2014 Brinquedos e Playgrounds Item 22 - Balanço 2 lugares (frente a frente) Empresa fornecedora: Capricórnio S/A Produto Certificado pelo Inmetro: nº IP-PLG 5119/14

Leia mais

Desenvolvimento de identidade visual para um estúdio fotográfico no município de Passos Maia / SC. Acadêmica: MAUREN CRISTINE NAIBO

Desenvolvimento de identidade visual para um estúdio fotográfico no município de Passos Maia / SC. Acadêmica: MAUREN CRISTINE NAIBO Desenvolvimento de identidade visual para um estúdio fotográfico no município de Passos Maia / SC. Acadêmica: MAUREN CRISTINE NAIBO Orientador: ALETEONIR TOMASONI JÚNIOR Universidade do Oeste de Santa

Leia mais

Novos lançamentos de brinquedos pedagógicos da Pimpão

Novos lançamentos de brinquedos pedagógicos da Pimpão Ano 3 - Edição 34 - Novembro/2018 mini Novos lançamentos de brinquedos pedagógicos da Pimpão Pág 03 A importância dos mobiliários escolares Pág 06 Brincadeiras no playground são uma forma de educação Pág

Leia mais

BAÚ DA MATEMÁTICA UMA DAS METODOLOGIAS UTIIZADAS NOS GRUPOS DE ESTUDOS DO PIBID EM JÚLIO DE CASTILHOS

BAÚ DA MATEMÁTICA UMA DAS METODOLOGIAS UTIIZADAS NOS GRUPOS DE ESTUDOS DO PIBID EM JÚLIO DE CASTILHOS BAÚ DA MATEMÁTICA UMA DAS METODOLOGIAS UTIIZADAS NOS GRUPOS DE ESTUDOS DO PIBID EM JÚLIO DE CASTILHOS Denise Ritter deniseritter7@hotmail.com Pâmela Franco Fernandes pamfranco16@hotmail.com Suziane Bopp

Leia mais

Ano 3 - Edição 26 - Março/2018. mini. Brincar é essencial para o desenvolvimento pág 03. Criar Movimento pág 06

Ano 3 - Edição 26 - Março/2018. mini. Brincar é essencial para o desenvolvimento pág 03. Criar Movimento pág 06 Ano 3 - Edição 26 - Março/2018 mini Criar Movimento pág 06 Brincar é essencial para o desenvolvimento pág 03 DEPOIMENTO nada! Falar da Pimpão é simples. Essa empresa e seus colaboradores são para mim tudo

Leia mais

O DESIGN APLICADO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CAIXA DE COZINHA PARA CAMINHÃO

O DESIGN APLICADO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CAIXA DE COZINHA PARA CAMINHÃO O DESIGN APLICADO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CAIXA DE COZINHA PARA CAMINHÃO Liliane Cristina Bagatini Bauer Trabalho de Conclusão de Curso Design - Unoesc campus Xanxerê TEMA O design aplicado no desenvolvimento

Leia mais

André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2

André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2 BRINQUEDOS MATEMÁTICOS: UMA INVESTIGAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO TÉCNICOS E FÍSICOS PARA A ESTIMULAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO- MATEMÁTICO EM CRIANÇAS André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2

Leia mais

Ano IV - Edição 37 - Fevereiro / mini. A importância dos mobiliários escolares PÁG 06

Ano IV - Edição 37 - Fevereiro / mini. A importância dos mobiliários escolares PÁG 06 Ano IV - Edição 37 - Fevereiro / 2019 mini A importância dos mobiliários escolares PÁG 06 Depoimento O Colégio Nossa Senhora do Rosário de Curitiba desenvolve uma parceria com a Pimpão há mais de 15 anos.

Leia mais

LOTE 01 Foto para Referência

LOTE 01 Foto para Referência ADESÃO AO MENOR PREÇO REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO EMPRESA PARA FORNECIMENTO DE MATERIAIS PARA IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA NAS UNIDADES DO SESC RIO SESC/ARRJ Nº 05/24 PROCESSO Nº 42.358/24 O

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Nathaniel Anderson Menegola EMBALAGEM GRÁFICA PROMOCIONAL E LANÇAMENTO PARA CHOCOLATE. Orientador: Professor Esp. Aleteonir José Tomasoni Júnior.

Nathaniel Anderson Menegola EMBALAGEM GRÁFICA PROMOCIONAL E LANÇAMENTO PARA CHOCOLATE. Orientador: Professor Esp. Aleteonir José Tomasoni Júnior. Nathaniel Anderson Menegola EMBALAGEM GRÁFICA PROMOCIONAL E LANÇAMENTO PARA CHOCOLATE Orientador: Professor Esp. Aleteonir José Tomasoni Júnior. TEMA Desenvolver uma embalagem gráfica promocional e o lançamento

Leia mais

Para os pequeninos. Para os pequeninos. Bebês 4-9 Primeiras imagens e palavras 10-12

Para os pequeninos. Para os pequeninos. Bebês 4-9 Primeiras imagens e palavras 10-12 Para os pequeninos Bebês 4-9 Primeiras imagens e palavras 10-12 3 Bebês Coleção de livrinhos fantástica para os bebês, repleta de estímulos sensoriais para os pequeninos verem, tocarem e escutarem. Ótima

Leia mais

ZOOMÁTICA 1 INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS

ZOOMÁTICA 1 INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS ZOOMÁTICA 1 MARTINS, Amanda Taborda 2 ; HUBERT, Jean Josiel de Moura 3 ; KINALSKI, Thaís 4 RESUMO: O trabalho com o tema Zoomática foi realizado com a turma do terceiro ano do Ensino fundamental da Escola

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. iv. Siga a estratégia para

Leia mais

Manual de Padronização. dos Móveis

Manual de Padronização. dos Móveis Manual de Padronização dos Móveis Introdução Este manual de padronização de móveis das Cooperativas Cresol tem como objetivo facilitar as reformas, mudanças e adequações nas cooperativas singulares. Ele

Leia mais

COMO SURGIU A IDÉIA IA NA APAE DE BAURU

COMO SURGIU A IDÉIA IA NA APAE DE BAURU INTRODUÇÃO Os benefícios do Jardim Sensorial as pessoas com deficiência são relatados há muitos séculos atrás. Nas primeiras décadas do século vinte, os profissionais da área da saúde começaram a se preocupar

Leia mais

FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA INFRAESTRUTURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA INFRAESTRUTURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA INFRAESTRUTURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 5 Infraestrutura da instituição O curso de licenciatura em Pedagogia conta com gabinetes exclusivos para seus professores em tempo

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

FOLDER JJ BARROSO LTDA - ME

FOLDER JJ BARROSO LTDA - ME FOLDER Item 01: Mesa reunião redonda Mesa reunião para restaurante com diâmetro de 900 mm e altura de 750 mm com apoio. Tampo em MDF, com espessura de 25 mm, revestida com laminado melamínico de baixa

Leia mais

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo CURSOS LIVRES 2019 Ballet e Ballet Baby O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco por meio de exercícios

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

Linha de móveis para escritório

Linha de móveis para escritório Linha de móveis para escritório Como utilizar dos conceitos de Design para desenvolver uma linha de móveis para escritório? Objetivo geral Criar uma linha de móveis com formas e materiais de acordo com

Leia mais

Movendo-se na cidade: Bicicleta Elétrica Híbrida.

Movendo-se na cidade: Bicicleta Elétrica Híbrida. Movendo-se na cidade: Bicicleta Elétrica Híbrida. Acadêmico: Guilherme Boff Orientador: Walter Strobel Neto Justificativa: O trânsito nas grandes cidades torna-se mais caótico cada dia. Engarrafamentos,

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta. Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta. Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 2016 1 Sondar

Leia mais

POSTO DE SERVIÇO MÓVEL ABASTECIDO A ENERGIA SOLAR PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE SORVETES

POSTO DE SERVIÇO MÓVEL ABASTECIDO A ENERGIA SOLAR PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE SORVETES POSTO DE SERVIÇO MÓVEL ABASTECIDO A ENERGIA SOLAR PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE SORVETES ACADÊMICO: VINÍCIUS SILVEIRA INÁCIO ORIENTADOR: PROF. ESP. WALTER STROBEL NETO TEMA Posto de serviço móvel abastecido

Leia mais

A Geometria nos animais com Realidade Aumentada

A Geometria nos animais com Realidade Aumentada A Geometria nos animais com Realidade Aumentada Acadêmicos matemática: Geovana Zappelline Guilherme Tironi Vinicius Giovani Jacintho Acadêmicos computação: Gabriel Felipe Medeiros Lucas Gomes Raquel Paola

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇO 595 / Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia de Minas Gerais

ATA DE REGISTRO DE PREÇO 595 / Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia de Minas Gerais ATA DE REGISTRO DE PREÇO 595 / 2013 Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia de Minas Gerais PREGÃO ELETRONICO Nº. 175/2013 / UASG: 158122 DATA: 21/10/2013 VIGENCIA DA ATA: 20/10/2014 Item Especificação

Leia mais

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:...

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:... Desenvolver a percepção visual, auditiva e a coordenação viso-motora. Desenvolver a orientação temporal (começo, meio e fim). Desenvolver orientação espacial. Coordenação viso-motora: 1. Desenho livre.

Leia mais

Tapete Sensorial Diferentes Textura e Cores p/ Estimulação Sensorial. Meia com Guizo

Tapete Sensorial Diferentes Textura e Cores p/ Estimulação Sensorial. Meia com Guizo OTA-MES-0001 Meia com Guizo OTA-MES-0002 Tapete Sensorial Diferentes Textura e Cores p/ Estimulação Sensorial OTA-MES-0003 Kit Luva 05 potes p/ estimulação gustativa, 05 vidros p/ estimulação olfativa,

Leia mais

Peças de união. Peça de união

Peças de união. Peça de união FLEXOMATIC O O O painel e constituído de placas elementares de poliestireno com perfurações dispostas em toda a superfície. Essas placas, de 15 x 15cm, são fixadas umas as outras por meio de peças de União

Leia mais

1. Justificativa. 2. Introdução

1. Justificativa. 2. Introdução PROJETO DE PROCESSO COGNITIVO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA Adriiano Ghellller Bruschii 981638-0 Fabriiciio Apareciido Breve 981648-9 Adriano Gheller Bruschi 981638-0 Fabricio Aparecido Breve 981648-9 Projeto de

Leia mais

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PSICOMOTRICIDADE CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROF. MS. GUSTAVO ROBERTO DE GODOY Introdução Séc XIX Neurologia Dupré (1920) Psicomotricidade Desenvolvimento motor e intelectual Importanterecurso

Leia mais

DETALHAMENTO DE MATERIAIS PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO UNINCOR UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE TRES CORAÇÕES / MG

DETALHAMENTO DE MATERIAIS PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO UNINCOR UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE TRES CORAÇÕES / MG DETALHAMENTO DE MATERIAIS PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO UNINCOR UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE TRES CORAÇÕES / MG Angélica Ferreira Silva Barbosa Arquitetura e Urbanismo OBJETIVO

Leia mais

Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014.

Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014. Colégio Santo Antônio SGAS 911B - Asa Sul - 70.390-110 - Brasília-DF www.refeduc.com.br - (61) 3445-4700 Rede Educacional Franciscana Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014. 1. Grade

Leia mais

Mês correspondente: Março Mês/Dia Atividades Local Tipo de Animação/ Objetivo

Mês correspondente: Março Mês/Dia Atividades Local Tipo de Animação/ Objetivo Plano de mensal de atividades lúdicas do Lar Dr. Domingos Pulido Garcia Centro Social de, das respostas sociais: Estrutrura Residencial para pessoas idosas, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

Leia mais

P.p RONEIDE VALERIANO SILVA Sou Goiana/ moro em Quirinópolis-Go /Diretora de Mobilização Municipal Sindical. Formada em Pedagogia Pela Universidades

P.p RONEIDE VALERIANO SILVA Sou Goiana/ moro em Quirinópolis-Go /Diretora de Mobilização Municipal Sindical. Formada em Pedagogia Pela Universidades P.p RONEIDE VALERIANO SILVA Sou Goiana/ moro em Quirinópolis-Go /Diretora de Mobilização Municipal Sindical. Formada em Pedagogia Pela Universidades Estadual de Goiás. Especialista em Psicopedagogia pela

Leia mais

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2017 SUMÁRIO 1. SOBRE O ENSINO BÁSICO DE MÚSICA... 3 2. SOBRE A ETAPA DA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL... 3 3. SOBRE A ETAPA DA INICIAÇÃO MUSICAL... 3 4. SOBRE AS PRÁTICAS COMPLEMENTARES...

Leia mais

Ano IV - Edição 38 - Março / mini. Raio X. PlaygroundCabana. da Aventura. PÁG 04 e 05

Ano IV - Edição 38 - Março / mini. Raio X. PlaygroundCabana. da Aventura. PÁG 04 e 05 Ano IV - Edição 38 - Março / 2019 mini Raio X PlaygroundCabana da Aventura PÁG 04 e 05 Depoimento Falar da Pimpão é simples. Essa empresa e seus colaboradores são, para mim, tudo e nada ao mesmo tempo.

Leia mais

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO PARA O ESTUDO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO PARA O ESTUDO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO PARA O ESTUDO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS Modalidade: ( X ) Ensino ( ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: ( X ) Médio ( ) Superior ( ) Pós-graduação Área: (X ) Química (

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA: Uma iniciativa concreta ao

Leia mais

Catálogo Mobiliários 2015

Catálogo Mobiliários 2015 Catálogo Mobiliários 2015 Quem Somos A Mosaico Brinquedos desde 2005 vem atuando com toda competência no campo educacional e pedagógico, um sinônimo de excelência em produtos e serviços. Como Empresa moderna,

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/41 Conteúdo

Leia mais

Armários UNO MARZO VITORINO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. Alto fechado diretor. Alto aberto. Alto executivo. Charuto alto fechado diretor

Armários UNO MARZO VITORINO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. Alto fechado diretor. Alto aberto. Alto executivo. Charuto alto fechado diretor ITENS DE COMPOSIÇÃO Armários Acabamento Tampo confeccionado em BP 15mm com fita de borda de 1mm; Portas confeccionadas em BP 15mm com fita de borda de 1mm; Corpo confeccionado em BP 15mm com fita de borda

Leia mais

APRESENTAÇÃO 2 SAC: (41)

APRESENTAÇÃO 2 SAC: (41) APRESENTAÇÃO O projeto Monte sua escola foi idealizado para surpreender nossos clientes com informações de nossa linha de móveis Educar e suas aplicações, além de trazer dicas do universo educacional,

Leia mais

O LÚDICO NA AULA DE MATEMÁTICA

O LÚDICO NA AULA DE MATEMÁTICA 10 Eixo: Práticas para Ensino Médio - Formação de Professores MEDEIRO, Amanda Kierdel 1 BOZZA, Edgar Rogério Gusso 2 MARTINS, Everson da Silva 3 OLIVEIRA, Taiana Maiara 4 SILVA, Janice Mendes da 5 DAVID,

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

CEETEPS CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC DE PERUÍBE. PROJETO FETEPS 2017 Eixo 1 Artes, Cultura e Design

CEETEPS CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC DE PERUÍBE. PROJETO FETEPS 2017 Eixo 1 Artes, Cultura e Design CEETEPS CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC DE PERUÍBE PROJETO FETEPS 2017 Eixo 1 Artes, Cultura e Design Os índios na percepção do deficiente Visual Thainara Lima da Silva thainaralima2012@gmail.com

Leia mais

R E V E S T I M E N T O S C I M E N T Í C I O S D E A L T O P A D R Ã O. 2 0 1 8 A criatividade e a liberdade para a composição de projetos únicos e personalizados está na essência da Senhor das Pedras.

Leia mais

Armário com portas (L) x 450 (P) x 2000 (A) mm Variação admitida= X50X100mm. REFERÊNCIA 1.1. Imagem meramente ilustrativa

Armário com portas (L) x 450 (P) x 2000 (A) mm Variação admitida= X50X100mm. REFERÊNCIA 1.1. Imagem meramente ilustrativa Armário com portas REFERÊNCIA 1.1 Estrutura metálica com pintura epoxy. Cinco prateleiras amovíveis e reguláveis em altura, capazes de suportar um peso de 150 kg distribuídos uniformemente por prateleira,

Leia mais

ATIVIDADES SENSORIAIS E DE ÁLGEBRA DO MÉTODO MONTESSORI PARA O AUTOAPRENDIZADO DE POLINÔMIOS E PRODUTOS NOTÁVEIS

ATIVIDADES SENSORIAIS E DE ÁLGEBRA DO MÉTODO MONTESSORI PARA O AUTOAPRENDIZADO DE POLINÔMIOS E PRODUTOS NOTÁVEIS ATIVIDADES SENSORIAIS E DE ÁLGEBRA DO MÉTODO MONTESSORI PARA O AUTOAPRENDIZADO DE POLINÔMIOS E PRODUTOS NOTÁVEIS AMANDA CRISTINA MOTA IASSIA 1, EDUARDO SABION 2, FRANCISLY VILA NOVA PIOVANI 3, SORAYA COSTA

Leia mais

Ano IV - Edição 39 - Abril / mini. Infográfico. Túnel Butter fly PÁG 08

Ano IV - Edição 39 - Abril / mini. Infográfico. Túnel Butter fly PÁG 08 Ano IV - Edição 39 - Abril / 2019 mini Infográfico Túnel Butter fly PÁG 08 Depoimento Vejo a Pimpão não apenas como uma empresa, ela é um apoio real para gestores e escolas. Não é só o ato da compra, pois

Leia mais

ACERVO DAS TRADIÇÕES. Projeto de mobiliário

ACERVO DAS TRADIÇÕES. Projeto de mobiliário ACERVO DAS TRADIÇÕES Projeto de mobiliário CAVILHAS DE COMPENSADO d= 20 MM PARAFUSOS alinhar pelo eixo central da cavilha 10, 4 10, BANCO Nº 01 PRANCHA 01 / 18 3 cm VISTA DE TOPO VISTA DE FRENTE VISTA

Leia mais

Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas

Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas Lívia Danielle C. Fernandes Universidade Estadual de Montes

Leia mais

Aprendizado mais fácil

Aprendizado mais fácil Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7473/aprendizado-mais-facil Recursos inclusivos Reportagens Publicado em NOVA ESCOLA Edição 25, 12 de Novembro 2016 Aprendizado mais fácil Equipamentos,

Leia mais

Palavras-Chave: Educação Física, Educação Infantil, Desenvolvimento Motor. INTRODUÇÃO

Palavras-Chave: Educação Física, Educação Infantil, Desenvolvimento Motor. INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA E DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Janaina Cantes. Geovana Costa. Juliano Dias. Rogério Cesar Hopf. Universidade Luterana do Brasil ULBRA- Campus Santa Maria RS. Dra. Maria Cristina

Leia mais

02 LINHA PRIMEIRA INFÂNCIA BICCATECA

02 LINHA PRIMEIRA INFÂNCIA BICCATECA PRIMEIRA INFÂNCIA 02 LINHA PRIMEIRA INFÂNCIA BICCATECA linha Infantil primeira infância. Móveis feitos pra Gente que brinca. A linha Biccateca Primeira Infância surge com o objetivo de atender todas as

Leia mais

Autorização Eletrônica PREGÃO. Endereço : AV. ASSIS DE VASCONCELOS - 7º ANDAR,359 SEGUNDA-FEIRA À SEXTA-FEIRA GABRIELA BASTOS MACHADO CLP/DA

Autorização Eletrônica PREGÃO. Endereço : AV. ASSIS DE VASCONCELOS - 7º ANDAR,359 SEGUNDA-FEIRA À SEXTA-FEIRA GABRIELA BASTOS MACHADO CLP/DA 1 1 17/01659 MESA DE TRABALHO EM "L" COM TAMPO EM MADEIRA MDF OU MDP COM 25MM DE ESPESSURA, REVESTIDO COM LAMINADO MELAMÍNICO NA COR MARFIM, COM FITAS DE BORDA NA MESMA COR DO TAMPO, CONTENDO 1 FURO COM

Leia mais

Obs.: as imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento das características do material solicitado, sem referenciar marcas.

Obs.: as imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento das características do material solicitado, sem referenciar marcas. Lista de Materiais do(a) Aluno(a) Entrega dos materiais do Infantil 08 DATA LOCAL 4/ (matutino) e 5/ (vespertino) Maristinha Pio XII Salas de aula Obs.: as imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

Problema. Como melhorar a tarefa dos cabeleireiros no ato de secar o cabelo?

Problema. Como melhorar a tarefa dos cabeleireiros no ato de secar o cabelo? Tema Desenvolvimento de um produto ergonômico para diminuir os problemas de LER/DORT em cabeleireiros, causados pelo esforço repetitivo no uso do secador de cabelo. Problema Como melhorar a tarefa dos

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

MATEMÁTICA. O aluno achou interessante e continuou a escrever, até a décima linha. Somando os números dessa linha, ele encontrou:

MATEMÁTICA. O aluno achou interessante e continuou a escrever, até a décima linha. Somando os números dessa linha, ele encontrou: MATEMÁTICA Passando em uma sala de aula, um aluno verificou que, no quadro-negro, o professor havia escrito os números naturais ímpares da seguinte maneira: 1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 O aluno

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Ref.: Termo de Referência para Aquisição e Reforma de Mobiliário Escolar

TERMO DE REFERÊNCIA. Ref.: Termo de Referência para Aquisição e Reforma de Mobiliário Escolar TERMO DE REFERÊNCIA Ref.: Termo de Referência para Aquisição e Reforma de Mobiliário Objetivando atender a Secretaria Municipal de Educação, segue o termo de referência para aquisição e reforma de mobiliário

Leia mais

apresenta Bando de Diversões Porque brincar é muito importante

apresenta Bando de Diversões Porque brincar é muito importante apresenta Bando de Diversões Porque brincar é muito importante FILOSOFIA DE TRABALHO O Bando de Brincantes tem a convicção de que o mundo lúdico é fundamental ao ser humano em todas as fases da vida. Na

Leia mais

Percepção: os cinco sentidos

Percepção: os cinco sentidos Percepção: os cinco sentidos Marcela Aparecida Pedrosa Lópes Maria Aparecida Alves Strazza RESUMO O trabalho foi realizado com alunos do 6º ano das escolas E.E Padre Donizetti Tavares de Lima e E.E Carmem

Leia mais

Indiamara Macoski Orientadora: Karina Tissiani. Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC - Campus de Xanxerê

Indiamara Macoski Orientadora: Karina Tissiani. Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC - Campus de Xanxerê Indiamara Macoski Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC - Campus de Xanxerê O SABOR DO DESIGN: Comunicação visual aplicada a padaria Big Pão e Lanches TEMA A interferência do design como estratégia

Leia mais