Um olhar para o mundo Marista

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Um olhar para o mundo Marista"

Transcrição

1 Um olhar para o mundo Marista

2 Nasceu 20 de maio de 1789 Onde? Em Rosey-Marlhes, aldeia de uma região montanhosa no Centro-Leste da França. Momento Histórico A Revolução Francesa acabava de eclodir.

3 Chu c mư ng sinh nhâ t Marcelinô! Happy birthday Marcellin Champagnat! Feliz cumpleaños Marcelino Champagnat! Feliz Aniversário Marcelino Champagnat!

4

5 Era o nono filho de uma família cristã. Seu pai: João Batista Champagnat Sua mãe: Maria Chirat

6 Quatro fatos marcantes na vida de São Marcelino Champagnat Dois de natureza espiritual Lembrai-vos Jovem Montagne

7 Quatro fatos marcantes na vida de São Marcelino Champagnat Dois de natureza educacional Experiência agressiva de um educador Experiência de Bulliyng num grupo de catequizandos

8 O jovem Montagne Esse acontecimento tocou-o muito, movendo-o a executar seu projeto com urgência.

9 Marcelino: suas qualidades uma espiritualidade simples e realista de diversas fontes (n. 6) Uma experiência-chave em Marcelino: a experiência pessoal de sentir-se intensamente amado por Jesus e chamado por Maria. No Lembrai-vos: a escolha de Deus para partilhar a missão de Maria (n. 7).

10 O trauma da escola Ser o mais alto da turma, motivo de bulliyng. É convidado a ler, um colega seu toma a frente na leitura recebendo do professor um murro na cara. Era o suficiente para Marcelino decidir nunca mais querer ir à escola.

11 A Sociedade de Maria João Maria Vianney (cura d'ars) João Cláudio Colin (fundador dos Padres Maristas) e Marcelino Champagnat sonhavam em fundar uma sociedade, a "Sociedade de Maria" (Padres, Irmãs, Irmãos, Ordem 3 a ). Mas Champagnat insistia na ideia de formar Irmãos professores. Pela sua teimosia e insistência, ficou encarregado de arranjar os Irmãos.

12 Um olhar para o mundo Marista

13 Fundação do Instituto Marista 2/1/1817, em La Valla, na França. Num contexto de guerra e ignorância, Champagnat, inspirado pelo Espírito do Senhor, fundou uma comunidade uma CONGREGACÃO contando com dois jovens de boa vontade para auxiliá-lo na educação e evangelização das crianças e jovens despossuídos de tudo, excluídos da sociedade: escola, instrução religiosa, carência econômica, social... carência de SENTIDO DE VIDA. Tomou como modelo Maria, educadora de Jesus Cristo.

14 Um olhar para o mundo Marista

15 Um olhar para o mundo Marista

16 Carisma Marista

17 Carisma e Espiritualidade Espiritualidade Marista que se enriqueceu com as sucessivas gerações... (n. 12). Carisma: graça do Espírito Santo confiado a nós para construir e edificar a Igreja de Cristo.

18 O carisma de Marcelino Dom para a Igreja e o mundo, que estamos convidados a continuar desenvolvendo.

19 Carisma DOM ESPECIAL do ESPÍRITO SANTO, a uma PESSOA ou a um GRUPO para realizar uma MISSÃO em vista da Redenção do outro, e reconhecido pela IGREJA.

20 ESPÍRITO O jeito, o estilo, (a maneira) próprios, o jeito de atuar na Missão e vivenciar a espiritualidade ESPIRITUALIDADE Seguimento de Jesus, hoje, aqui, assumindo sua causa, adotando suas atitudes, vivendo segundo seu Espírito Espírito Espiritualidade CARISMA Missão MISSÃO ação apostólica, tarefa específica, é o apostolado próprio da pessoa ou instituição

21 ESPÍRITO: A humildade, a simplicidade, o amor ao trabalho, o amor a Jesus Cristo, o Espírito Mariano, a pedag. da presença, espírito de família. ESPIRITUALIDADE: Vivência da Presença de Deus; devoção a Maria e confiança em sua proteção; prática das virtudes humildade e simplicidade. MISSÃO: Educação cristã das crianças e jovens, especialmente os empobrecidos; Tornar Jesus Cristo e Maria conhecidos e amados; Evangelizar, pela educação; Anunciar a Boa Nova.

22 A Ao estilo de... Viver ao estilo da comunidade dos apóstolos. Seguir a cristo do jeito dos... E M Jeito peculiar dos maristas Amor a Jesus Cristo Devoção a Maria Amor ao trabalho Espírito de família Humildade, Simplicidade, Modéstia. É A EXPERIÊNCIA DO DIVINO, que o ser humano faz a partir do profundo de si mesmo. Vida guiada pelo Espírito de Deus.

23 Espírito Escolha das Virtudes Mariais

24 FAMÍLIA Espelha-se no lar de Nazaré. AMOR ao trabalho SOLIDARIEDADE

25 Espiritualidade Teocêntrica Marial Apostólica

26 Presépio Cruz Altar Elementos Seguimento de Jesus Cristo

27 Marial Maria tem sempre seu adorável Filho nos braços ou no coração.

28 Champagnat Profunda consciência do amor de Jesus e Maria pelos outros. Experiência Montagne: um chamado de Deus, a intuição fundacional: Necessitamos Irmãos! (n. 8 e 9).

29 Champagnat Uma experiência chave: a experiência pessoal de sentir-se intensamente amado por Jesus e chamado por Maria.

30 Tudo a Jesus por Maria Recebemos a graça de fazer a experiência de ser, com Maria, amados profundamente por por Jesus (n. 15). Daí emergem as características peculiares de nosso modo de seguir Champagnat.

31 Do jeito de Maria (n ) Presença e amor de Deus (n. 16) Características de nossa espiritualidade Amor a Jesus e ao seu Evangelho (3 lugares privilegiados) (n ) Confiança em Deus (n ) Espírito de Família (n ) Espiritualidade de simplicidade (n )

32 A história de nossa espiritualidade, é feita de paixão por Deus e compaixão pela humanidade.

33 Antes de educar crianças e jovens é preciso amá-los!

34 Princípio do ambiente de família O afeto vivido de uma forma adulta e equilibrada: É o fator fundamental para criar um ambiente familiar. Tenho provado a aceitação em ambiente rico de afetividade, aprende mais prontamente a aceitar a si mesma, a tolerar o modo de agir do mundo e a enfrentar de maneira madura os conflitos da vida futura (ALLPORT, Divenire: fondamenti de uma psicologia della Personalità..p. 48)

35 Princípio do ambiente de família A expressão marista do ambiente familiar é o modelo da família de Nazaré: - deixar-se guiar pelo amor; - pelo respeito; - compreensão mútua; - simplicidade, - entreajuda; - pelo espírito de família; - e pela dedicação ao trabalho.

36 Princípio do ambiente de família O ambiente de família facilita: - aceitação mútua de pessoas provindas de outra partes e culturas e raças; - torna possível criar uma cultura de solidariedade; - o outro passa a ser percebido como irmão e não como competidor; - os educadores e adultos se colocam a serviço do educando e gradualmente vão lhe mostrando o caminho do crescimento nas mais diversas áreas, inclusive dos valores básicos que dão sentido pleno para a vida.

37 Princípio da proposta de valores ou do finalismo Finalismo e Valores O processo educativo marista visa o desenvolvimento integral do educando; No desenvolvimento integral existe um finalismo, um ideal, um objetivo, uma meta baseado em valores.

38 Objetivo último do trabalho educativo marista Tornar Jesus Cristo e Maria conhecido e amado.

39 Nas palavras de Champagnat...queremos educar as crianças e os jovens, instruí-las sobre seus deveres, ensinar-lhes a praticá-los, infundir-lhes o espírito e os sentimentos do cristianismo, os hábitos religiosos, as virtudes do cristão e do bom cidadão... (Vida do Pe. Champagnat, p. 498)...educar uma criança e jovem não é apenas ensinar a ler, escrever e iniciá-los nos diversos conhecimentos,...mas criar a consciência de que eles existem para Deus (p..498).

40 Dimensão finalística Sem a dimensão finalística, a educação fica sem rumo, não possui um porquê, e nega um componente ontológico do ser humano que é a tendência a autotranscendência teocêntrica. Santo Agostinho: Criaste-nos para vós, ó Senhor e inquieto está nosso coração enquanto não repousar em vós.

41 Precisamos apresentar aos nossos educandos Os valores naturais: artísticos, estéticos, econômicos etc... Os valores morais e éticos: justiça, honestidade, solidariedade etc... Os valores religiosos: Deus é o fim último da vida do ser humano. Deixar de apresentar todos os valores significa impedir o desenvolvimento integral dos educandos.

42 Missão do educador Marcelino Champagnat insiste em quatro pontos que solicitam o empenho de todo educador: 1. Cristianizar todo o ambiente escolar ambientar a escola para que constantemente relembre os valores evangélicos. 2. Impregnar todo o ensino do espírito cristão - em toda e qualquer ação educativa devem estar presentes os valores cristãos.

43 Missão do educador 3. Desenvolver a estima pela fé cristã, pelos valores cristãos e sua prática. Estimular a vivência dos mesmos 4. Formar líderes cristãos convictos que sejam fermentos de transformação onde estiverem.

44 O educador deve visar o desenvolvimento do espírito, da consciência, do coração e do fortalecimento da vontade e a prática das virtudes cristãs. Obter a cooperação do aluno na própria formação, por seu esforço pessoal, é realizar de fato sua educação e ajudá-lo a formar sólido caráter (Guide des Écoles, p.86-87)

45 Características da Pedagogia Marista Visão holística e integral do ser humano: Dimensão da corporeidade; Dimensão do cognitivo Dimensão do volitivo e conativo Dimensão relacional Dimensão do transcendente Dimensão marial (específica marista)

46 Marista, um jeito de ser.

47 Maristas no mundo 12% 17% 7% 10% 42% 5% 6% 79 países Mais de 50 mil Irmãos e Leigos Mais de 500 mil crianças e jovens beneficiados

48 Maristas no Brasil Presente em 103 cidades Mais de 26 mil Irmãos e Leigos Mais de 350 mil pessoas beneficiadas 58 colégios 16 veículos de comunicação 3 editoras 6 Instituições de Ensino Superior 8 hospitais

49 Província Marista do RS Mais de 111 anos de atuação 170 Irmãos, mais de 9 mil Colaboradores Rio Grande do Sul, Brasília e Amazônia Áreas de atuação 26 Colégios 26 mil crianças e jovens 1 Universidade PUCRS 30 mil alunos 1 Hospital São Lucas 600 leitos 10 Unidades sociais 30 mil atendidos 4 Centros de eventos 1 Editora

50 Um olhar para o mundo Marista Sistema de organização e governo Os Irmãos Maristas vivem em pequenas comunidades que se agrupam em unidades administrativas, chamadas Províncias e Distritos. O Governo-Geral (Roma) facilita a comunhão entre todos. O Capítulo Geral se realiza de 8 em 8 anos. Constituições e Estatutos Documento que apresenta os aspectos conceitual e normativo da Vida Consagrada Marista. A primeira versão data de 1852 e Foi inspirada na regra escrita pelo Fundador. Foram atualizadas em 1985, na totalidade e parcialmente nos Capítulos Gerais sucessivos.

51 Espírito de Família

52 Um olhar para o mundo Marista Uso Evangélico dos Bens Documento com orientações para o uso e a destinação dos bens de que dispõe o Instituto Marista, em favor das atividades apostólicas, educativas, sociais e para a formação e manutenção dos Irmãos. Não trata apenas da questão financeira, mas de aspectos da vida, do carisma, dos recursos humanos e da justiça social. Vida comunitária Os Irmãos Maristas optam por viver permanente, pública e comunitariamente o carisma marista e o mistério de comunhão com Deus e com os Coirmãos. Atualmente, novas formas de vida comunitária, com presença de Irmãos e Leigos, são promovidas no Instituto, como é o caso da Comunidade de l Hermitage.

53 Um olhar para o mundo Marista Consagração O Irmão se consagra a Deus, por meio da vivência dos Votos de: Castidade (vive para amar de forma universal como forma de entrega total a Deus e às crianças jovens e adultos) Pobreza (coloca tudo em comum, pois tudo está a serviço da missão) Obediência (livremente assumida como forma de viver a Vondade de Deus e na missão a que é enviado a cumprir em nome da comunidade ). Ação educativa A educação é o meio preferido pelos Maristas para o exercício da missão. Cada Irmão e Leigo é agente transformador. Nossa ação educativa é sustentada pela visão cristã do desenvolvimento pessoal e social ; e é comprometida com a cultura da solidariedade e da paz.

54 Um olhar para o mundo Marista 21 Capítulo Geral Apelo fundamental: Com Maria, ide depressa para uma nova terra! Horizontes de futuro: Uma vida consagrada nova, arraigada firmemente no Evangelho, que promova um novo modo de ser Irmão. Uma nova relação entre irmãos e leigos, baseada na comunhão, buscando juntos uma maior vitalidade do carisma marista. Uma presença fortemente significativa entre as crianças e jovens pobres.

55 Um olhar para o mundo Marista Participação dos Leigos O 21 Capítulo Geral assim se dirige aos Leigos: A ti, leigo e leiga marista, que no coração desejas viver a plenitude do teu batismo no carisma de Marcelino Champagnat: caminhemos juntos!. O Documento Em torno da mesma mesa, publicado em 2009, reconhece a vocação, a missão e a espiritualidade do Leigo Marista e partilha muitos depoimentos, dos quais destaco: Sinto que toda a minha vida está embebida do carisma, tanto que o transmito em minha família, com meus amigos, no colégio público, à rapaziada, quando dou aulas. (Ana Karina Parente, Uruguai) Com muita emoção posso dizer que minhas experiências de leiga marista são um caminho sem retorno. (Carolina Vargas Godoy, Chile)

56 Um olhar para o mundo Marista Sou discípulo de Jesus do jeito de Champagnat, porque ele me tornou feliz. Porque a vida de seus outros seguidores me seduziu: sou marista por contágio. (Andrés Gil, Espanha) Temos hoje milhares de leigos por todo mundo, que são maristas por opção e desejam viver de forma mais radical essa opção, comunicando cotidianamente sua espiritualidade. (Laysa Gomes, Brasil) O sonho de Marcelino, inicialmente pensado para os Irmãos, hoje está sendo assumido por muitos leigos. Assumido não apenas sob o caráter profissional, mas, vocacional, como um itinerário místico a ser seguido.

57 Que não haja entre vós senão um mesmo coração e um mesmo espírito. Testamento Espiritual de Marcelino Champagnat

Santos Fundadores UBEC. Marcelino Champagnat

Santos Fundadores UBEC. Marcelino Champagnat Santos Fundadores UBEC Marcelino Champagnat Texto: União Marista do Brasil UMBRASIL Formatação: Gerência de Relacionamento e Comunicação Revisão: Sistema de Bibliotecas (SIBI) MARCELINO CHAMPAGNAT (1789-1840)

Leia mais

XXI. Geral. Roma, Setembro-Outubro A experiência

XXI. Geral. Roma, Setembro-Outubro A experiência XXI Capítulo Geral Roma, Setembro-Outubro 2009 1. A experiência 5 semanas de encontro, trabalho, reflexão, busca na Casa Geral em Roma O Capítulo Geral se reúne a cada 8 anos 83 Irmãos capitulares 2 Convidados

Leia mais

O NOSSO MODO DE EDUCAR

O NOSSO MODO DE EDUCAR O NOSSO MODO DE EDUCAR CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SANTA DOROTEIA ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 3 INTRODUÇÃO... 5 PREÂMBULO... 6 1 A NOSSA PEDAGOGIA... 7 1.1 PERFIL DE PAULA... 7 1.2 INTUIÇÕES DE FUNDO... 7 1.3

Leia mais

MISSIOLOGIA. Missão e juventude

MISSIOLOGIA. Missão e juventude MISSIOLOGIA Cesar Leandro Ribeiro O cristianismo é uma religião marcada por uma série de aspectos próprios e indispensáveis para sua existência, sendo um deles justamente a missão, condição que se fez

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

Novos Modelos para nosso futuro marista

Novos Modelos para nosso futuro marista Novos Modelos para nosso futuro marista Agumas reflexões... Três experiências na Igreja... Três imagens institucionais... Três chamadas de atenção... Papa Francisco 1 Encontro com os Jovens Rio de Janeiro,

Leia mais

Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o

Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança. Como o testemunho de vida da

Leia mais

ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE PARA OS EDUCADORES. Sonho de Dom Bosco e o nosso sonho: Os jovens de hoje e nosso compromisso com eles

ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE PARA OS EDUCADORES. Sonho de Dom Bosco e o nosso sonho: Os jovens de hoje e nosso compromisso com eles ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE PARA OS EDUCADORES Sonho de Dom Bosco e o nosso sonho: Os jovens de hoje e nosso compromisso com eles Em profunda sintonia de acolhimento ao Deus Trinitário. Em Nome do Pai

Leia mais

"Com pedras, os homens constróem catedrais; mas com gestos de amor constróem a Humanidade".

Com pedras, os homens constróem catedrais; mas com gestos de amor constróem a Humanidade. "Com pedras, os homens constróem catedrais; mas com gestos de amor constróem a Humanidade". Os Pais, Primeiros Educadores da Fé Existe um ambiente privilegiado em que os casais, sem excluir outros lugares,

Leia mais

Depoimentos das Irmãs Jubilares e Junioristas das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã

Depoimentos das Irmãs Jubilares e Junioristas das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã Depoimentos das Irmãs Jubilares e Junioristas das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã Celebrar o jubileu é fazer memória da caminhada de 50 anos de Vida Religiosa Consagrada Franciscana

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

Vogal de Missão Cadernos de Serviços

Vogal de Missão Cadernos de Serviços Vogal de Missão Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: A JMV é um Movimento Missionário. Alimenta o seu espírito nas fontes de ser Igreja e no seu próprio carisma

Leia mais

CNLB. Conselho Nacional do Laicato do Brasil

CNLB. Conselho Nacional do Laicato do Brasil CNLB Conselho Nacional do Laicato do Brasil Somos leigos e leigas... - Marcados pelo batismo, a maior parcela do Povo de Deus = Igreja - Corresponsáveis pela missão de Jesus = Igreja - De maneira singular,

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

LA VALLA - Dimensão mística de nossas vidas

LA VALLA - Dimensão mística de nossas vidas LA VALLA - Dimensão mística de nossas vidas Programa Anual de Retiros Rede Marista 2017 Coordenação de Vida Consagrada e Laicato Tema: Bicentenário do Instituto Marista Lema: La Valla - Dimensão mística

Leia mais

Pe. Benedito Andrade Bettini, CSS

Pe. Benedito Andrade Bettini, CSS ENSAIOS SOBRE O ESPÍRITO DE SÃO GASPAR BERTONI 1777 1853 Fundador da Congregação dos Sagrados Estigmas Tradução para a Língua Portuguesa: Pe. Benedito Andrade Bettini, CSS Edição Impressa: 1983 Edição

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (EMRC) (5ºANO) Unidade letiva 1 (Viver Juntos) Mudar faz parte da vida Os grupos a que pertenço Deus estabelece uma relação com a humanidade A aliança condição facilitadora da relação entre as partes A

Leia mais

Projeto Semana Vocacional 2012

Projeto Semana Vocacional 2012 Projeto Semana Vocacional 2012 1. Apresentação No mês de agosto, em todo o Brasil, a Igreja procura dar maior destaque à reflexão e celebração das vocações, tendo em vista sensibilizar e despertar entre

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA NATUREZA, ESPIRITUALIDADE E FINALIDADE 1. Amigos dos Missionários da Sagrada Família (AMSF) é uma Associação privada de fiéis cristãos

Leia mais

Uma diversidade de presenças e serviços, uma missão comum INSTITUTO DAS RELIGIOSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA EM PORTUGAL

Uma diversidade de presenças e serviços, uma missão comum INSTITUTO DAS RELIGIOSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA EM PORTUGAL Uma diversidade de presenças e serviços, uma missão comum INSTITUTO DAS RELIGIOSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA EM PORTUGAL A HISTÓRIA O Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM) foi

Leia mais

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé.

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé. Campanha Missionária 2016 Campanha Missionária 2019 27º Domingo do Tempo Comum (06/10) Caríssimos irmãos e irmãs, iniciamos o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco com o tema: Batizados

Leia mais

Vogal Mariano Cadernos de Serviços

Vogal Mariano Cadernos de Serviços Vogal Mariano Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: No dia 27 de Novembro de 1830, Nossa Senhora apareceu a Santa Catarina de Labouré, suscitando a devoção da Medalha

Leia mais

Vida e Obra de Champagnat

Vida e Obra de Champagnat Vida e Obra de Champagnat 1789 1789 20 MAIO: NASCIMENTO DE MARCELINO CHAMPAGNAT Rosey é uma aldeia do município de Marlhes, França. O calendário marcava o ano da Revolução Francesa: 1789. No dia 20 de

Leia mais

IDEÁRIO INSTITUTO DAS RELIGIOSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA EM PORTUGAL

IDEÁRIO INSTITUTO DAS RELIGIOSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA EM PORTUGAL IDEÁRIO INSTITUTO DAS RELIGIOSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA EM PORTUGAL Uma diversidade de presenças e serviços, uma missão comum INSTITUTO DAS RELIGIOSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA EM PORTUGAL A NOSSA

Leia mais

A REGRA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO

A REGRA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO A REGRA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO A Regra atual da Ordem Terceira do Carmo foi aprovada pela Santa Sé a 11 de Abril de 2003 e promulgada pelo Prior Geral de então, Joseph Chalmers, a 16 de Julho do mesmo

Leia mais

dirige e enriquece com todos os seus frutos: a IGREJA

dirige e enriquece com todos os seus frutos: a IGREJA O sínodo: Sua teologia e mística -Deus habita esta cidade (Dimensão teológica e teologal) Pe. Donizeti José Xavier - LG 4 A Igreja é o povo reunido na unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo (S.

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

DIA DO JOVEM MARISTA

DIA DO JOVEM MARISTA 2016 2017 La Valla DIA DO JOVEM MARISTA 28 de outubro RUMO AO BICENTENÁRIO 2017 maristas um novo começo Ambientação: preparar o ambiente com uma cama ou colchão com lençóis, velas para os participantes,

Leia mais

O Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição é um mosteiro de Carmelitas descalças, situado na Arquidiocese de Goiás, no coração do

O Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição é um mosteiro de Carmelitas descalças, situado na Arquidiocese de Goiás, no coração do O Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição é um mosteiro de Carmelitas descalças, situado na Arquidiocese de Goiás, no coração do Brasil, aqui na cidade de Trindade, capital da fé. Atualmente

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

F R A D E S SERVOS DE MARIA. U m a p r o p o s t a d e v i d a

F R A D E S SERVOS DE MARIA. U m a p r o p o s t a d e v i d a F R A D E S SERVOS DE MARIA U m a p r o p o s t a d e v i d a ç Constituem uma fraternidade de homes reunidos no nome do Senhor, e se comprometem a viver o Evangelho em comunhão fraterna e a se colocar

Leia mais

CONGREGAÇÃO DOS SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS XII CAPÍTULO GERAL

CONGREGAÇÃO DOS SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS XII CAPÍTULO GERAL CONGREGAÇÃO DOS SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS XII CAPÍTULO GERAL Roma, 22 novembro de 2007 Caros confrades, Cordial saudação da Comissão Preparatória do próximo Capítulo Geral. Encontramo-nos,

Leia mais

Os valores lassalistas e o político-pedagógico das comunidades educativas lassalistas

Os valores lassalistas e o político-pedagógico das comunidades educativas lassalistas 2º. CONGRESO EDUCATIVO LATINOAMERICANO LASALLISTA Os valores lassalistas e o projeto político-pedagógico das comunidades educativas lassalistas Jardelino Menegat - Centro Universitário La Salle do Rio

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas Agrupamento de Escolas de Mira Departamento de Ciências Sociais e Humanas Educação Moral e Religiosa Católica 2016/2017 5º Ano PLANO ANUAL Unidade temática Unidade Letiva 1 - Viver juntos Nº de aulas 7

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 Sumário O que é vocação Matrimónio, sinal e missão Matrimónio, aliança e compromisso Missão em casal Missão

Leia mais

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa,

Leia mais

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 1 Áudio da Mensagem de Manoel de Jesus, de 28.08.2017 convertido em texto, SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 21.08.2017 28.08.2017 Chamado de Amor e de Conversão do Coração Doloroso e Imaculado

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM º CICLO Ano Letivo 05/06 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 3ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC de 8 junho de 04; Metas

Leia mais

PROJETO FILME MADRE TEREZA

PROJETO FILME MADRE TEREZA Madre Teresa de Calcutá. Tesouro da humanidade: mística, sábia e santa. Turmas dos 9ºs anos - Capítulo 8 - Livro didático(2015). PROJETO FILME MADRE TEREZA TEMA : OS FENÔMENOS RELIGIOSOS: O SER HUMANO

Leia mais

LaValla. Dimensão mística de nossas vidas. Bicentenário do Instituto Marista PROGRAMA ANUAL DE RETIROS DA REDE MARISTA

LaValla. Dimensão mística de nossas vidas. Bicentenário do Instituto Marista PROGRAMA ANUAL DE RETIROS DA REDE MARISTA Programa Anual de Retiros da Rede Marista LaValla Dimensão mística de nossas vidas PROGRAMA ANUAL DE RETIROS DA REDE MARISTA 2017 Bicentenário do Instituto Marista 1 Programa Anual de Retiros da Rede Marista

Leia mais

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2016/2017 5 º ANO Unidade Letiva 1 -

Leia mais

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco!

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco! São Pedro, na primeira leitura de hoje, dirige-se aos presbíteros recomendando-lhes que cuidem do rebanho com liberdade e coração generoso, dando seu testemunho de presbítero entre eles. Porém, antes desta

Leia mais

Vogal de Formação Cadernos de Serviços

Vogal de Formação Cadernos de Serviços Vogal de Formação Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: Para uma vivência cristã plena, o jovem necessita de se formar como tal, num ritmo de formação contínuo adaptado

Leia mais

C OM U N I D A D E F I L H O S D O C É U. https://ministerioformacao.wordpress.com/

C OM U N I D A D E F I L H O S D O C É U. https://ministerioformacao.wordpress.com/ C OM U N I D A D E F I L H O S D O C É U comunidadefilhosdoceu@hotmail.com O tempo de formação constitui um tempo privilegiado para aprofundar nossa experiência de Deus, purificar nossa vida de tudo aquilo

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 20 e 21 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 20 e 21 de outubro Missionária 27º Domingo do Tempo Comum (7/10) Estimados irmãos e irmãs, iniciamos hoje a Missionária que tem como tema Enviados para testemunhar o Evangelho da paz. A Palavra de Deus nos pede para estarmos

Leia mais

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos CRISTIANISMO??... O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento.

Leia mais

Eu vo-las ofereço de modo particular pelas intenções do Apostolado da Oração neste mês e neste dia.

Eu vo-las ofereço de modo particular pelas intenções do Apostolado da Oração neste mês e neste dia. Oferecimento das obras do dia Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus, e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos deste

Leia mais

ADMA FAMÍLIA Família no carisma de Dom Bosco

ADMA FAMÍLIA Família no carisma de Dom Bosco ADMA FAMÍLIA Família no carisma de Dom Bosco UM CAMINHO NA MEDIDA DE FAMÍLIA Um caminho na medida de família com particular atenção às famílias jovens, é esta a experiência que se vê no seio da Família

Leia mais

HOMILIA NA EUCARISTIA DOS 50 ANOS DA ULTREIA DE MATOSINHOS

HOMILIA NA EUCARISTIA DOS 50 ANOS DA ULTREIA DE MATOSINHOS 1.Celebramos esta Eucaristia na Igreja de S. Miguel de Leça da Palmeira, em cuja paróquia, há precisamente 50 anos, se iniciaram as Ultreias do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, na Vigararia de Matosinhos.

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos MAIO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

NO BRASIL A NOSSA MISSÃO TEM OS SEGUINTES OBJETIVOS:

NO BRASIL A NOSSA MISSÃO TEM OS SEGUINTES OBJETIVOS: A Família Comboniana, composta por leigos, irmãos, irmãs e padres compõe-se de cerca de três mil membros no mundo inteiro, tendo como principal objetivo levar o evangelho da alegria e da vida ao mundo

Leia mais

* Apostila Nr. 01 O VERDADEIRO SENTIDO DO DIZIMO. DIOCESE DE JOINVILLE SC PASTORAL DO DIZIMO Pe. Ivanor Macieski

* Apostila Nr. 01 O VERDADEIRO SENTIDO DO DIZIMO. DIOCESE DE JOINVILLE SC PASTORAL DO DIZIMO Pe. Ivanor Macieski Apostila Nr. 01 O VERDADEIRO SENTIDO DO DIZIMO DIOCESE DE JOINVILLE SC PASTORAL DO DIZIMO Pe. Ivanor Macieski Introdução Neste primeiro volume da Apostila da Pastoral do dizimo, desejamos aprofundar o

Leia mais

A B R I L /

A B R I L / AB RIL/2016-1 6 PREPARAÇÃO PARA OS VOTOS PERPÉTUOS 2016/2017 1. INTRODUÇÃO: A preparação para os Votos Perpétuos é sempre motivo de alegria na nossa Província! Em atenção ao que nos orienta o Plano de

Leia mais

Conselho Arquidiocesano de Pastoral

Conselho Arquidiocesano de Pastoral Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre

Leia mais

Irmãs de São José de Chambéry Serviço de Animação Vocacional

Irmãs de São José de Chambéry Serviço de Animação Vocacional Irmãs de São José de Chambéry Serviço de Animação Vocacional Nossa vocação à luz do Pe. Médaille Sugestões para oração: Ambiente com a imagem do Pe. Médaille, vela, Bíblia, Documentos da Congregação) Cantos

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

6 º ANO Unidade Letiva 1 - A Pessoa Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

6 º ANO Unidade Letiva 1 - A Pessoa Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 6º ano Ano letivo 2016/2017 Unidade Letiva 1 - A Pessoa

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 3 º ANO Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças

Leia mais

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus

Leia mais

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 3º ANO -2017/2018 3.º ANO 1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças têm dignidade e valor. RESDP

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Dados de identificação: Curso: Ensino Fundamental II Série: 9 Ano Professora: Denise dos Santos Silva Rocha Disciplina: Ensino Religioso Ano: 2016. Plano de curso 1-Objetivo

Leia mais

Congregação da Missão DOCUMENTO FINAL. Paris, 30 de novembro de 2018

Congregação da Missão DOCUMENTO FINAL. Paris, 30 de novembro de 2018 Congregação da Missão. DOCUMENTO FINAL Paris, 30 de novembro de 2018 1 A caminho de uma cultura vocacional na Congregação da Missão INTRODUÇÃO I. Os participantes no I Encontro Internacional de Diretores

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO E LEI DO ENSINO MÉDIO:

GESTÃO DO CURRÍCULO E LEI DO ENSINO MÉDIO: GESTÃO DO CURRÍCULO E LEI DO ENSINO MÉDIO: Interface da Educação Básica e do Ensino Superior com foco na educação humanizadora e solidária RONY AHLFELDT OBJETIVO Ampliar o olhar da gestão sobre as mudanças

Leia mais

Mensagem à Igreja que caminha com esperança pascal na diocese de Viseu.

Mensagem à Igreja que caminha com esperança pascal na diocese de Viseu. Mensagem à Igreja que caminha com esperança pascal na diocese de Viseu. Amados irmãos e irmãs: Surpreendido pela chamada do Senhor Jesus, o Bom Pastor, para ser o vosso Bispo, consciente das minhas limitações,

Leia mais

PARA A PRIMEIRA PROFISSÃO DE UM RELIGIOSO

PARA A PRIMEIRA PROFISSÃO DE UM RELIGIOSO PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO 333 PARA A PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO rmãos e irmãs: A nossa família espiritual está hoje em festa por este(s) servo(s) de Deus, que se consagra(consagram) ao serviço de

Leia mais

PLANEJAMENTO Disciplina: Ensino Religioso Série: 7º ano Prof.:Cristiano Souza 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES

PLANEJAMENTO Disciplina: Ensino Religioso Série: 7º ano Prof.:Cristiano Souza 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Disciplina: Ensino Religioso Série: 7º ano Prof.:Cristiano Souza 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES O homem e sua relação com o Transcendente LIDERANÇA CHAMADOS PARA FORMAR UMA NAÇÃO Favorecer

Leia mais

Notícias boas para tempos novos

Notícias boas para tempos novos Em torno da mesma mesa Notícias boas para tempos novos Diálogos e encontros Ficha 1 O momento presente na vida da Igreja fala de novas relações entre os que dela fazem parte. Relações que proporcionam

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

Assembleia Regional Movimento de Cursilho de Cristandade RETROSPECTIVA

Assembleia Regional Movimento de Cursilho de Cristandade RETROSPECTIVA RETROSPECTIVA Nascemos na estrada 1949 - PALMA DE MAIORCA 1962 /63 - SÃO PAULO CARISMA 1. é um movimento eclesial que, 2. mediante um método próprio, possibilita 3. a vivência do fundamental cristão, 4.

Leia mais

Audiência às Equipes Nossa Senhora

Audiência às Equipes Nossa Senhora SECRETARIADO DO ESTADO Audiência às Equipes Nossa Senhora 10 Setembro 2015 DISCURSO DO SANTO-PADRE Discurso do Papa: (Roma, 10 de setembro de 2015) Estou muito feliz por vos acolher, caros responsáveis

Leia mais

Grupos da PJM Programas Pastorais 1 livreto_pjm.indd 1 19/12/13 17:18

Grupos da PJM Programas Pastorais 1 livreto_pjm.indd 1 19/12/13 17:18 Grupos da PJM Programas Pastorais 1 livreto_pjm.indd 1 19/12/13 17:18 2 livreto_pjm.indd 2 19/12/13 17:18 Apresentação Um dos valores institucionais da Rede Marista é a audácia, que pressupõe agirmos com

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

O papel do assessor diante do pluralismo eclesial juvenil atual

O papel do assessor diante do pluralismo eclesial juvenil atual Tema 05: Dimensão de Capacitação (Processo- metodológico. Como organizar a ação ). Tituto 02: O papel do assessor diante do pluralismo eclesial juvenil atual Antonio Ramos do Prado, sdb (Ms. Pastoral Juvenil

Leia mais

PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL

PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL 15/8/2011 CONSELHO DE PASTORAL DIOCESE DE CARAGUATATUBA 16/06/2010 PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL A pastoral consiste em atualizar para o nosso tempo as atitudes de Jesus como bom pastor. A boa

Leia mais

HOMILIA DO SENHOR D. ANTÓNIO NA SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

HOMILIA DO SENHOR D. ANTÓNIO NA SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 1.É de alegria vivida à volta do altar a razão que nos traz a esta Igreja do Bom Pastor, em Ermesinde. Reunimo-nos para celebrar Eucaristia na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Queremos celebrar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 5 º ANO 1 º Período: Unidade Letiva 1 - Viver juntos OBJETIVOS CONTEÚDOS Experiências de aprendizagem Recursos 1.Valorizar a mudança

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE

PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE Espiritualidade Apostólica Marista Ir. José Milson de Mélo Souza Ano de Deus Pai LADAINHA DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT (Ir. José Milson) V. Senhor, tende piedade de nós.

Leia mais

Programas de Pastoral

Programas de Pastoral Programas de Pastoral PROGRAMA INSERÇÃO ECLESIAL E SOCIAL Caderno 4 02 1. Apresentação Cada unidade que compõe a INSA carrega consigo a identidade primeira das Filhas de Maria Auxiliadora conforme desejou

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 03/04 PLANIFICAÇÃO ANUAL º CICLO EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 6ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC,aprovado pela Comissão

Leia mais

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4)

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Tema: Aparecida/SP 05-08/09/19 Pai Santo, todo dom precioso e toda dádiva perfeita de ti procedem. Teu Filho Jesus Cristo anunciou o teu

Leia mais

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA?

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? O documento Conclusivo da V Conferência contém inúmeras e oportunas indicações pastorais, motivadas por ricas reflexões à luz da fé e do atual contexto

Leia mais

REZAR COM O PAPA. Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução

REZAR COM O PAPA. Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução REZAR COM O PAPA Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução Continuamos empenhados, nesta rede mundial de oração com o Papa e pelas suas intenções, a rezar, a fazer subir ao Coração do Pai das Misericórdias

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano Governo dos Açores Escola Básica e Secundária de Velas º Ciclo ENSINO BÁSICO Planificação Anual de EMRC 5 º Ano º Periodo Unidade Letiva - Viver juntos Competências chave Metas Curriculares B. Construir

Leia mais

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen)

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen) MINISTÉRIO DO CATEQUISTA Dom Dimas Mesmo crescendo o número de serviços eclesiais, o do catequista ainda é necessário e fundamental e com características peculiares (RM 73). Isto vem sendo estudado e refletido

Leia mais

Obrigações e direitos de todos os fiéis (c.

Obrigações e direitos de todos os fiéis (c. LEIGOS Segundo o Código de 1917, é claro que se pode ser ao mesmo tempo religioso e leigo. Mas o Concílio Vaticano II não admite que alguém possa ao mesmo tempo ser religioso e leigo: "Pelo nome de leigos

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O XXVI DIA MUNDIAL DO DOENTE (11 de fevereiro de 2018)

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O XXVI DIA MUNDIAL DO DOENTE (11 de fevereiro de 2018) MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O XXVI DIA MUNDIAL DO DOENTE (11 de fevereiro de 2018) Mater Ecclesiae: «Eis o teu filho [ ] Eis a tua mãe E, a partir daquela hora, o discípulo recebeu-a em sua casa» (Jo

Leia mais

NOVENA EM LOUVOR A SÃO GASPAR BERTONI. VII Dia, 9 de junho Fundador dos Estigmatinos

NOVENA EM LOUVOR A SÃO GASPAR BERTONI. VII Dia, 9 de junho Fundador dos Estigmatinos NOVENA EM LOUVOR A SÃO GASPAR BERTONI VII Dia, 9 de junho Fundador dos Estigmatinos Oração Inicial Abri, Senhor, os meus lábios para bendizer o vosso santo nome. Purificai o meu coração de todos os pensamentos

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

POLÍTICA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS IRMÃOS

POLÍTICA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS IRMÃOS POLÍTICA DE FORMAÇÃO 1 Introdução Hoje se faz necessária uma adequada qualificação e formação acadêmica dos Irmãos, de forma que possam participar ativamente no processo de transformação cultural, social,

Leia mais

Encontro com as ENS Região Madeira

Encontro com as ENS Região Madeira Encontro com as ENS Região Madeira A experiência da Internacionalidade e a vivência da fé em Casal Vede como eles se amam Act 2, 42-47 Queridos amigos, casais e conselheiros espirituais, Em nome da Supra-Região

Leia mais

Juan Ambrosio. Coordenadas para a Ação

Juan Ambrosio. Coordenadas para a Ação Juan Ambrosio Coordenadas para a Ação O cristianismo tem como fundamento, meta e estrutura uma experiência de encontro. Com Jesus Cristo (no seu modo de ser e de viver). Com Deus (na proposta do Reino).

Leia mais

Entrevista: A herança pedagógica de São João Batista de La Salle Por Elisangela Cavalheiro Atualizada em

Entrevista: A herança pedagógica de São João Batista de La Salle Por Elisangela Cavalheiro Atualizada em Entrevista: A herança pedagógica de São João Batista de La Salle Por Elisangela Cavalheiro, 07 de Abril de 2016 às 11h00. Atualizada em 07 de Abril de 2016 às 11h26. São João Batista De La Salle celebrado

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro Missionária 26º Domingo do Tempo Comum - 01/10/ Motivação inicial é o tema da Missionária que hoje iniciamos. A Igreja em saída é a comunidade que faz a experiência de Jesus e sai de si para anunciar a

Leia mais

Comunica Liceu. FORMATURA A 3ª série do Ensino Médio realizará a formatura no dia 13 de dezembro, às 19h30.

Comunica Liceu. FORMATURA A 3ª série do Ensino Médio realizará a formatura no dia 13 de dezembro, às 19h30. 21ª Ed. 01 a 31/12 Comunica Liceu 04/12 (terça-feira) Último dia de aula para os alunos do Ensino Fundamental e Médio. 14/12 (sexta-feira) Último dia de aula da Educação Infantil e 1º ano 25/12 (terça-feira)

Leia mais