Assembleia Regional Movimento de Cursilho de Cristandade RETROSPECTIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Assembleia Regional Movimento de Cursilho de Cristandade RETROSPECTIVA"

Transcrição

1

2 RETROSPECTIVA

3 Nascemos na estrada PALMA DE MAIORCA 1962 /63 - SÃO PAULO

4 CARISMA 1. é um movimento eclesial que, 2. mediante um método próprio, possibilita 3. a vivência do fundamental cristão, 4. em ordem a criar núcleos de cristãos que se proponham 5. fermentar de Evangelho os ambientes, 6. ajudando a descobrir e a realizar a vocação pessoal e 7. comunitária de cada um.

5 Lema: VÓS SOIS SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO.(Mt 5,13) Tema: MCC EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO

6 MISSIONARIEDADE UMA NOVA CULTURA PENSAR... AGIR... POSTURA. NÃO ESTAR SER, VIVER

7 PROPOSTA DO MCC 1. ENCONTRO CONSIGO MESMO 2. ENCONTRO COM CRISTO 3. ENCONTRO COM A COMUNIDADE (inserção na comunidade)

8 QUESTIONAMENTOS A proposta do MCC tem sido: UM PROGRAMA DE VIDA? SÓ UM DIA? UM RETIRO?

9 O QUE MUDOU? PRÉ CUR PÓS

10 QUE MUDANÇAS OCORRERAM A PARTIR DO TEMA E DO LEMA? a. na Vida Individual b. no GED c. no GER d. nas Escolas Vivenciais

11 MISSIONARIEDADE : DIMENSÃO QUE NÃO FICA NO PASSADO!

12 Por isto da proposta para este ano de 2017? ESPIRITUALIDADE

13 VER

14 Espiritualidade - Ver O QUE É ESPIRITUALIDADE? Conceito Falsos conceitos de espiritualidade Falsas atitudes de espiritualidade Fontes onde nos alimentamos Modelos de espiritualidade Espiritualidades específicas

15 O que entendemos por Espiritualidade?

16 ESPIRITUALIDADE CRISTÃO MISSÃO MCC CARISMA

17 DEPENDE EM QUE ACREDITO FILOSOFIA VISÃO DE DEUS CONCEITO RELIGIÃO E VISÃO DO SER HUMANO EDUCAÇÃO/RELAÇÕES

18 DEIXAR-SE CONDUZIR PELO ESPÍRITO RM 87 PROFETA VIVER A GRAÇA BATISMAL SACERDOTE REI

19 Espiritualidade - Ver Espiritualidade Cristã não é outra coisa senão viver segundo o espírito de Cristo, recriar 2016 e concretizar - CULTURA: na própria SER vida e numa situação histórica as motivações, as atitudes 2017 fundamentais - COMO : FORMA e o comportamento DE VIVER de Jesus. (Espeja, 1994, pg 57)

20 Espiritualidade DECISÃO MUDA TUDO SEGUIR JESUS FÉ VIDA REALIDADE

21 Espiritualidade - Ver A espiritualidade de Jesus consistia num modo de ser voltado à vida e à libertação das pessoas inseridas nas realidades concretas da sociedade. (Castro, 2009, pg 13) Podemos dizer que a espiritualidade é nosso modo concreto de seguir Jesus.

22 ESPIRITUALIDADE: CRENÇA, VALORES E PRÁTICAS QUE UNIFICAM E ORIENTAM A NOSSA VIDA COM RELAÇÃO A DEUS, ENQUANTO A ORIGEM E A META DA EXISTÊNCIA HUMANA. Ion Alexander

23 VIDA ORIGEM META

24 MÉTODO PRÉ, CUR E PÓS COMIGO ENCONTROS CRISTO COMUNIDADE INTRA EXTRA CARISMA DOM

25 REALIDADE-77 CARISMA - 62 MENTALIDADE 64 CONVICÇÕES- 78 CRITÉRIOS- 79

26 VISÃO DA REALIDADE- NR 77: - DE DEUS; - DA PESSOA; - DO MUNDO; - DA IGREJA E EVANGELIZAÇÃO

27 CONVICÇÕES BÁSICAS- NR 78: - CRISTIANISMO; - TODA PESSOA É CHAMADA; - TESTEMUNHO DA PRÓPRIA VIDA

28 CRITÉRIOS DE ATUAÇÃO- NR 79: - AMIZADE; INTRA - SINCERIDADE; - NORMALIDADE; EXTRA - LIBERDADE; - ALEGRIA.

29 ESPIRITUALIDADE DO MCC CRISTOCÊNTRICA ENCARNADA DE CONVERSÃO

30 Espiritualidade = "momentos de espiritualidade" traduzidos como momento de oração, símbolos, sinais dinâmicas, cânticos.

31 Espiritualidade MOMENTOS QUE DEVEM FORTALECER LEVAM A CONFIGURARMOS NOSSA VIDA À VIDA DE CRISTO. PRESENÇA DE DEUS ATUANDO EM MIM.

32 Espiritualidade MINHA FORMA DE VIVER COM DEUS DO AMANHECER ATÉ O FIM DO DIA; NA ADMINISTRAÇÃO DAS ALEGRIAS E OBSTÁCULOS;

33 Espiritualidade No panorama atual de nossa sociedade, o cristão do futuro terá que ser um místico, uma pessoa que experimentou e vive intensamente o encontro com Deus revelado em Jesus de Nazaré. (Espeja ressalta a necessidade do encontro 2013, pg 176).

34 Falsos conceitos de Espiritualidade

35 Falsos conceitos de Espiritualidade Reduzir a espiritualidade a momentos de oração. Pensar que espiritualidade se resume a ritos, atos religiosos e orações, leitura bíblica. Ainda pensar que a espiritualidade são os atos de piedade, meditações, retiros e devoções.

36 Falsos conceitos de Espiritualidade MEROS RITOS INTIMISTA DEVOCIONAL ALIENAÇÃO QUEM É O MEU DEUS? DESENCARNADA FANATISMO SUPERFICIAL FORA DO TEMPO QUEM É O DEUS DOS CRISTÃOS? FUNDAMENTALISMO

37 Falsos conceitos geram falsas atitudes

38 A visão que fazemos de Cristo é decisiva para aquilo que nos propomos a viver, pois condiciona a maneira de entender e viver a fé. Uma imagem empobrecida, unilateral, parcial ou falsa de Jesus nos conduzirá a uma vivência empobrecida, unilateral, parcial ou falsa da fé. Por isso somos convidados a evitar deformações de nossa visão de Jesus e de purificar nossa adesão a Ele. (Pagola 2013, pg 204)

39 AVANÇOS e RETROCESSOS DOC APARECIDA Nrs EG DOC 105 CNBB CAP I, ITEM 2 Nrs 23-50

40 No caso de pensarmos que as coisas não vão mudar, recordemos que Jesus Cristo triunfou sobre o pecado e a morte e possui todo o poder. Jesus Cristo vive verdadeiramente. Caso contrário, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação. (1 Cor 15, 14)

41 ESPIRITUALIDADE DO MCC CARISMA VER FUNDAMENTOS MÉTODO MENTALIDADE - IFMCC

42 CONCEITO QUE POSSUÍA DE ESPIRITUA UALIDADE DO MCC É COMPREENDIDA

43 ESPIRITUALIDADE DISCERNIR

44 Espiritualidades Específicas Franciscana - pobreza simplicidade Beneditina - ora et labora Jesuítica - Santo Inácio de Loyola (Companhia de Jesus) Palotina - Apostólica Marista - Educar a juventude - Mariana Salesiana - Dom Bosco (Imagem do bom pastor)

45 ESPIRITUALIDADE DO MCC CARISMA VER FUNDAMENTOS MÉTODO MENTALIDADE - IFMCC

46 CARISMA MÉTODO PRÉ-CUR-PÓS ENCONTROS: COMIGO, CRISTO E COMUNIDADE DIA A DIA, CONSTANTE DENTRO E FORA MCC MENTALIDADE

47 São Paulo denuncia as três forças malignas que destroem a comunidade (1 Cor 15, 35-56), conforme nos descreve Espeja ( 1994, pg 280) a corrupção ou o egoísmo em cada um e nas estruturas, as leis manipuladas por essa corrupção ou egoísmo e postas a serviço não da comunidade, mas do individualismo; e a morte. Estas três foram vencidas por Cristo Ressuscitado. Os cristãos que vivem a esperança da ressurreição deverão lutar contra estas três frentes.

48 ENCARNADA FORMAÇÃO CRISTOCÊNTRICA ORAÇÃO AÇÃO CONVERSÃO

49 FONTES PARA ALIMENTAR A ESPIRITUALIDADE

50 Fontes para alimentar a Espiritualidade Palavra de Deus: VD NR 07 Sacramentos Vida comunitária Documentos da Igreja Teólogos Sinais dos tempos INDIVIDUAL Mt 25,1-13 COMUNIDADE

51 Espiritualidade - Discernir Esta vida exige o exercício constante da fé, da esperança e da caridade. Só com a luz da fé e a meditação da palavra de Deus pode alguém reconhecer sempre, e em toda a parte, a Deus no qual vivemos, nos inovemos e existimos. (At. 17, 28)

52 Espiritualidade - Discernir Este seguimento exige apaixonar-se, exige que o encontro com Ele seja renovado diariamente. Para viver o Cristo, precisamos sentir sua presença em nossa vida, precisamos nos sentir amado, a exemplo de S. Paulo, citado por Carlos Mesters (2009, pg 40): Um novo critério invadiu sua vida: a graça libertadora de Deus tomou forma concreta em Jesus, que me amou e se entregou por mim. (Gl 2,20)

53 Espiritualidade - Discernir TESTEMUNHO: ESPIRITUALIDADE DOS LEIGOS CAPACIDADE DE CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS COMPREENSÃO, MOMENTO DA VIDA, PROFISSÃO, ETC ACOLHIMENTO, NELES UTILIZAR OS DONS DO ESPÍRITO SANTO COMUNHÃO E SOLIDARIEDADE.

54 Espiritualidade - Discernir

55 Uma espiritualidade encarnada caracteriza-se pelo seguimento de Jesus, pela vida no Espírito, pela comunhão fraterna e pela inserção no mundo. Não podemos querer um Cristo sem carne e sem cruz. A espiritualidade cristã sempre terá por fundamento os mistérios da encarnação e da redenção de Jesus Cristo. Esse enfoque deve permear a formação laical desde o processo da iniciação cristã. Doc. 105, (132) Assembleia Regional Espiritualidade - Discernir

56 MODELOS DE ESPIRITUALIDADE

57 Modelos de Espiritualidade Jesus Cristo - sua vida Maria São Paulo Os Santos

58 SÃO PAULO IDENTIDADE DA COMUNIDADE LEALDADE COMUM A CRISTO -COOPERAÇÃO MÚTUA NECESSÁRIA PARA PRIMAZIA O BEM COMUM. NAS -UNIDADE RELAÇÕES NA DIVERSIDADE. MÚTUAS -NOS TORNA RESPONSÁVEIS UNS SOBRE PELOS AS OUTROS. POSSÍVEIS TESTEMUNHAMOS DIFERENÇAS DE A PENSAMENTO TODOS A GRAÇA DE CRISTO. (DUNN, 2003)

59 1. COMO DEVERIA SER A ESPIRITUALIDADE DO MCC?

60 ESPIRITUALIDADE AGIR

61 "O nosso serviço de evangelização já não pode consistir simplesmente em evangelizar o outro até um certo ponto, mas em evangelizá-lo até que ele sinta a necessidade de se constituir em evangelizador. Então sim, evangelizar será a nossa (de todos) maneira de ser. E estaremos sintonizados com o Apo stolo Paulo. (Couto, 2008)

62 MCC AÇÃO TRANSFORMADORA ESSÊNCIA

63

64 Espiritualidade - Agir "Em sua inserção no mundo, os cristão leigos são convidados a viver a espiritualidade da comunhão e missão" (Doc 105, nº 193). "Somos chamados a sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo" (DAp, 548)

65 Espiritualidade - Agir Somos muitos. Com a ajuda de Deus podemos chegar a toda parte: são 500 Cursilhos realizados por ano no Brasil. São, em média 22 mil pessoas que passam pela experiência do encontro com Cristo, no tempo do anúncio nas casas de Cursilhos!

66 Espiritualidade - Agir Quando, descobrem sua vocação de cristão como convocação de Deus para agir no mundo, sentem uma "pressa" de sair, ir ao encontro do outro, contar e partilhar sua alegria porque "o amor de Cristo o impele. (2Cor 5,14)

67 Espiritualidade - Agir

68 Espiritualidade - Agir Ninguém é discípulo de Cristo se não for seu missionário. Dizer sim a Deus é empenhar-se em amar a Deus e ao próximo, essa é a lei que Jesus ensinou. Isto é ser sal que dá gosto! É ser luz que clareia, que mostra caminhos!.

69 Espiritualidade - Agir Quanto mais vazio está o coração humano, tanto mais necessita de objetos para comprar, possuir e consumir. (Laudato Si, Nº 204)

70 Perguntas: 1. O que fazer para que a espiritualidade cristã e cursilhista seja mais profunda e correspondente ao nosso carisma? 2. Como tornar a espiritualidade cristã e cursilhista mais visível e atraente em nosso dia-a-dia? 3. Como ser, na prática, o fermento, o sal e a luz nos ambientes?

À LUZ DA PALAVRA DE DEUS E DA IGREJA: NO MUNDO NA IGREJA NO MCC

À LUZ DA PALAVRA DE DEUS E DA IGREJA: NO MUNDO NA IGREJA NO MCC À LUZ DA PALAVRA DE DEUS E DA IGREJA: NO MUNDO NA IGREJA NO MCC Vivemos uma mudança de época e seu nível mais profundo é o cultural. Dissolve-se a concepção integral do ser humano, sua relação com o mundo

Leia mais

Conselho Arquidiocesano de Pastoral

Conselho Arquidiocesano de Pastoral Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre

Leia mais

agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15).

agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15). agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15). Em sua Carta Diogneto afirma que: os cristãos são alma do mundo. Assim como a alma está no corpo, assim

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

VÓS SOIS O SAL DA TERRA. VÓS SOIS A LUZ O MUNDO.

VÓS SOIS O SAL DA TERRA. VÓS SOIS A LUZ O MUNDO. DOC. 105 DA CNBB CAPÍTULO 2: SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO Vós sois o sal da terra. VÓS SOIS O SAL DA TERRA. Vós sois a lu Vós sois o sal da terra. VÓS SOIS A LUZ O MUNDO.

Leia mais

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo Números: 241-275 5. Números: 241-274 A ação transformadora do cristão no mundo Capítulo 3 - Item 5 Números: 242-243 Reino de Deus A Igreja é chamada a ser sinal e promotora do Reino de Deus Como membros

Leia mais

MCC em seus 3 tempos PRÉ PÓS CUR

MCC em seus 3 tempos PRÉ PÓS CUR Pré-Cursilho MCC em seus 3 tempos PÓS PRÉ CUR A Espiritualidade do PRÉ: Com olhos de Deus, escolher os ambientes que mais necessitem do fermento dos valores do Evangelho. Neles selecionar pessoas que demonstrem

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

ASSEMBLEIA REGIONAL 2018 Sul 3 - RS 01 Lema: Vós sois o sal da terra e a luz do mundo (Mt. 5,13) Tema: O MCC em estado permanente de missão

ASSEMBLEIA REGIONAL 2018 Sul 3 - RS 01 Lema: Vós sois o sal da terra e a luz do mundo (Mt. 5,13) Tema: O MCC em estado permanente de missão ASSEMBLEIA REGIONAL 2018 Sul 3 - RS 01 Lema: Vós sois o sal da terra e a luz do mundo (Mt. 5,13) Tema: O MCC em estado permanente de missão RESGATE HISTÓRICO O MCC nasceu na estrada. Porque aqui não temos

Leia mais

19/05/2018 APRESENTAÇÃO. e na sociedade! Os cristãos leigos e. leigas receberam, pelo Batismo e pela. Crisma, a graça de serem Igreja e, por

19/05/2018 APRESENTAÇÃO. e na sociedade! Os cristãos leigos e. leigas receberam, pelo Batismo e pela. Crisma, a graça de serem Igreja e, por 2 IGREJA E SOCIEDADE DOC 105 - CNBB Sal da Terra e Luz do Mundo (cf. Mt, 5,13-14) E Pano Pastoral Diocese de São Carlos Ano 2018-2019 APRESENTAÇÃO E começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes

Leia mais

Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os di

Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os di Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os dias, em caridade na Vossa presença ao serviço dos nossos

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

III Congresso Vocacional. Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19).

III Congresso Vocacional. Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). III Congresso Vocacional Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). Marco Operacional - Agir Objetivos da III Parte: - Consolidar

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (EMRC) (5ºANO) Unidade letiva 1 (Viver Juntos) Mudar faz parte da vida Os grupos a que pertenço Deus estabelece uma relação com a humanidade A aliança condição facilitadora da relação entre as partes A

Leia mais

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA?

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? O documento Conclusivo da V Conferência contém inúmeras e oportunas indicações pastorais, motivadas por ricas reflexões à luz da fé e do atual contexto

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EVANGELIZAÇÃO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EVANGELIZAÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EVANGELIZAÇÃO 1. NOSSA VISÃO Tornar o Espírito Santo mais conhecido, amado e adorado 1, difundindo a espiritualidade e a Cultura de Pentecostes a partir do Grupo de Oração.

Leia mais

Vogal de Missão Cadernos de Serviços

Vogal de Missão Cadernos de Serviços Vogal de Missão Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: A JMV é um Movimento Missionário. Alimenta o seu espírito nas fontes de ser Igreja e no seu próprio carisma

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA

ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou (Mt 10, 40) PROPOSTA DE SERVIÇO DO MINISTÉRIO DA ACOLHIDA

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade,

Leia mais

COM OUSADIA E ARDOR PELA ESTRADA DE EMAÚS. Ano Pastoral A vocação batismal, caminho de santidade

COM OUSADIA E ARDOR PELA ESTRADA DE EMAÚS. Ano Pastoral A vocação batismal, caminho de santidade COM OUSADIA E ARDOR PELA ESTRADA DE EMAÚS Ano Pastoral 2018-2019 A vocação batismal, caminho de santidade O r a ç ã o Pai Santo, fonte perene de existência e de amor, Tu manifestas, no ser humano, o esplendor

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ

Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ Caminho(s), meio(s), recurso(s) empregados para iniciar alguém no cristianismo, nos

Leia mais

Antonio Ramos do Prado, sdb

Antonio Ramos do Prado, sdb Tema 05: Dimensão de Capacitação (Processo-metodológico. Como organizar a ação ). Titulo 04: Estruturas de Acompanhamento. Orientações e pistas de ação. Antonio Ramos do Prado, sdb (Ms. Pastoral Juvenil

Leia mais

Congregação da Missão DOCUMENTO FINAL. Paris, 30 de novembro de 2018

Congregação da Missão DOCUMENTO FINAL. Paris, 30 de novembro de 2018 Congregação da Missão. DOCUMENTO FINAL Paris, 30 de novembro de 2018 1 A caminho de uma cultura vocacional na Congregação da Missão INTRODUÇÃO I. Os participantes no I Encontro Internacional de Diretores

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

HOMILIA NA EUCARISTIA DOS 50 ANOS DA ULTREIA DE MATOSINHOS

HOMILIA NA EUCARISTIA DOS 50 ANOS DA ULTREIA DE MATOSINHOS 1.Celebramos esta Eucaristia na Igreja de S. Miguel de Leça da Palmeira, em cuja paróquia, há precisamente 50 anos, se iniciaram as Ultreias do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, na Vigararia de Matosinhos.

Leia mais

Vocação é missão do cristão leigo no Mundo

Vocação é missão do cristão leigo no Mundo Vocação é missão do cristão leigo no Mundo Paróquia Santa Rita de Cássia - Linhares - 11/06/2016 Assessora: Patrícia Teixeira Moschen Lievore O material utilizado é baseado no trabalho do Professor Dr.

Leia mais

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 Sumário O que é vocação Matrimónio, sinal e missão Matrimónio, aliança e compromisso Missão em casal Missão

Leia mais

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus Paróquia missionária comunidades de comunidades Animada pela Palavra de Deus Renovação paroquial Toda paróquia é chamada a ser o espaço onde se recebe e se acolhe a Palavra (172). Sua própria renovação

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO ITINERÁRIO CATEQUÉTICO PORQUÊ E PARA QUÊ!? P A R A Q U E A C R E D I T E M E T E N H A M V I D A CAUSAS/REALIDADE Contexto Sócio-cultural e religioso actual; Realidade diversificada - idade/percurso Identidade

Leia mais

8h Acolhida e Cafezinho 8h30 Oração Abertura e Apresentação 8h45 1ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 10h Intervalo 10h15 2ª Palestra Ir.

8h Acolhida e Cafezinho 8h30 Oração Abertura e Apresentação 8h45 1ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 10h Intervalo 10h15 2ª Palestra Ir. 8h Acolhida e Cafezinho 8h30 Oração Abertura e Apresentação 8h45 1ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 10h Intervalo 10h15 2ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 12h Almoço 13h trabalho em grupos - Ir. Helena

Leia mais

Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Doc. CNBB 105

Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Doc. CNBB 105 Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade Doc. CNBB 105 MARCO HISTÓRICO-ECLESIAL DOS LEIGOS E LEIGAS Vamos celebrar 50 anos de encerramento do Vaticano II. Também é oportuno celebrar os 25 anos

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Programas de Pastoral

Programas de Pastoral Programas de Pastoral PROGRAMA INSERÇÃO ECLESIAL E SOCIAL Caderno 4 02 1. Apresentação Cada unidade que compõe a INSA carrega consigo a identidade primeira das Filhas de Maria Auxiliadora conforme desejou

Leia mais

CNLB. Conselho Nacional do Laicato do Brasil

CNLB. Conselho Nacional do Laicato do Brasil CNLB Conselho Nacional do Laicato do Brasil Somos leigos e leigas... - Marcados pelo batismo, a maior parcela do Povo de Deus = Igreja - Corresponsáveis pela missão de Jesus = Igreja - De maneira singular,

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen)

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen) MINISTÉRIO DO CATEQUISTA Dom Dimas Mesmo crescendo o número de serviços eclesiais, o do catequista ainda é necessário e fundamental e com características peculiares (RM 73). Isto vem sendo estudado e refletido

Leia mais

VI. O caminho de formação dos discípulos missionários

VI. O caminho de formação dos discípulos missionários VI. O caminho de formação dos discípulos missionários 6.1. Uma espiritualidade trinitária do encontro com Jesus Cristo 6.2. O processo de formação dos discípulos missionários 6.3. Iniciação à vida cristã

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 3 º ANO Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças

Leia mais

COMO IGREJA POVO DE DEUS:

COMO IGREJA POVO DE DEUS: Objetivo Geral: COMO IGREJA POVO DE DEUS: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; Aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; Testemunhar Jesus Cristo

Leia mais

Anotações ÓQUIA PAR 8 1

Anotações ÓQUIA PAR 8 1 APRESENTAÇÃO Esta presente cartilha quer ajudar as Paróquias e Organismos Pastorais a se organizarem para a recepção do Estandarte da Sagrada Família. Também acompanha propostas de atividades para os dias

Leia mais

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco!

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco! São Pedro, na primeira leitura de hoje, dirige-se aos presbíteros recomendando-lhes que cuidem do rebanho com liberdade e coração generoso, dando seu testemunho de presbítero entre eles. Porém, antes desta

Leia mais

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs,

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs, Barretos, 07 de julho de 2018. Circular 06/2018 Prezados irmãos e irmãs, Desde novembro passado, a Igreja do Brasil celebra o Ano Nacional do Laicato, cujo tema é Cristãos leigos e leigas, sujeitos na

Leia mais

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos:

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos: ORAÇÃO INICIAL Refrão: Vem, Espírito Santo vem. Vem Iluminar...(2x) Todos: Ó Espírito Santo de Deus, de cujo Ser emana toda ciência, plenifica com tua sabedoria e inteligência nossos pastores, para que

Leia mais

F R A D E S SERVOS DE MARIA. U m a p r o p o s t a d e v i d a

F R A D E S SERVOS DE MARIA. U m a p r o p o s t a d e v i d a F R A D E S SERVOS DE MARIA U m a p r o p o s t a d e v i d a ç Constituem uma fraternidade de homes reunidos no nome do Senhor, e se comprometem a viver o Evangelho em comunhão fraterna e a se colocar

Leia mais

3ª parte do Texto Base

3ª parte do Texto Base Parte 3 Agir Indicações para ações transformadoras Converter-se aos jovens 3ª parte do Texto Base Composta por três pontos Abrir-se ao novo Eis-me aqui, envia-me Conversão Pastoral É uma atitude de coragem

Leia mais

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos CRISTIANISMO??... O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento.

Leia mais

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO Celebrar o Ano Litúrgico é fazer memória do Ressuscitado na vida de cada pessoa de cada comunidade. Esta celebração tem

Leia mais

Grupos da PJM Programas Pastorais 1 livreto_pjm.indd 1 19/12/13 17:18

Grupos da PJM Programas Pastorais 1 livreto_pjm.indd 1 19/12/13 17:18 Grupos da PJM Programas Pastorais 1 livreto_pjm.indd 1 19/12/13 17:18 2 livreto_pjm.indd 2 19/12/13 17:18 Apresentação Um dos valores institucionais da Rede Marista é a audácia, que pressupõe agirmos com

Leia mais

Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o

Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança. Como o testemunho de vida da

Leia mais

Propor a fé numa pluralidade de caminhos

Propor a fé numa pluralidade de caminhos L. M. FIGUEIREDO RODRIGUES Coordenador Propor a fé numa pluralidade de caminhos Índice Apresentação 9 Desafios contemporâneos ao Cristianismo 11 João Manuel Duque 1. Era do indivíduo 12 2. O mundo como

Leia mais

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE INTRODUÇÃOODUÇÃO Só uma Igreja missionária e evangelizadora experimenta a fecundidade e a alegria de quem realmente realiza sua vocação. Assumir

Leia mais

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 2016-17 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE EMR 10º Ano 1.º Período APRESENTAÇÃO O programa da disciplina, a Pastoral, a Companhia de Jesus e

Leia mais

FORMAÇÃO DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS PARA A PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL E POLÍTICA, COMO UM PROCESSO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ.

FORMAÇÃO DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS PARA A PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL E POLÍTICA, COMO UM PROCESSO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. FORMAÇÃO DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS PARA A PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL E POLÍTICA, COMO UM PROCESSO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. A formação de uma nova geração de Leigos cristãos envolvidos na vida pública

Leia mais

Onde Situar a Catequese hoje?

Onde Situar a Catequese hoje? Onde Situar a Catequese hoje? Qual é o nosso conceito de catequese? Conceito amplo Itinerário amplo Conceito estrito Limitado ao momento do encontro A CATEQUESE É UMA AÇÃO ESSENCIALMENTE EDUCATIVA AÇÃO

Leia mais

PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL

PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL 15/8/2011 CONSELHO DE PASTORAL DIOCESE DE CARAGUATATUBA 16/06/2010 PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL A pastoral consiste em atualizar para o nosso tempo as atitudes de Jesus como bom pastor. A boa

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA NATUREZA, ESPIRITUALIDADE E FINALIDADE 1. Amigos dos Missionários da Sagrada Família (AMSF) é uma Associação privada de fiéis cristãos

Leia mais

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé.

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 30 PERGUNTA 30: Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo? Resposta: O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo pelo chamado eficaz,

Leia mais

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial Roteiro de leitura e síntese para compreender o significado da Comunidade Eclesial Comunidade Eclesial Sinal do Reino no presente e no futuro O livro está dividido em 4 capítulos: Refletindo sobre Comunidade

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

CONGREGAÇÃO DOS SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS XII CAPÍTULO GERAL

CONGREGAÇÃO DOS SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS XII CAPÍTULO GERAL CONGREGAÇÃO DOS SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS XII CAPÍTULO GERAL Roma, 22 novembro de 2007 Caros confrades, Cordial saudação da Comissão Preparatória do próximo Capítulo Geral. Encontramo-nos,

Leia mais

OFICINA. Formadora: Helena Gaia

OFICINA. Formadora: Helena Gaia OFICINA Formadora: Helena Gaia Deus abre à Igreja os horizontes de uma humanidade mais preparada para a sementeira evangélica (João Paulo II, RM n. 3). DA, 548: Compartilhar o dom do Encontro c/ Cristo

Leia mais

ANO DO LAICATO. 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de SOLENIDADE DE CRISTO REI Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

ANO DO LAICATO. 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de SOLENIDADE DE CRISTO REI Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas ANO DO LAICATO 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018 SOLENIDADE DE CRISTO REI Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas 275, letra i: Realizar o Ano do Laicato, comemorando os 30 anos do Sínodo

Leia mais

O que é Pastoral Orgânica? 1965), A PARTIR DA COMPREENSÃO DE QUE A

O que é Pastoral Orgânica? 1965), A PARTIR DA COMPREENSÃO DE QUE A Pastoral Orgânica O que é Pastoral Orgânica? NÃO É UMA NOVA PASTORAL A SER IMPLANTADA NA IGREJA, NEM UMA PASTORAL ESPECÍFICA, ALINHADA ÀS OUTRAS PASTORAIS, COMO A DA SAÚDE, A DO MENOR, DENTRE TANTAS. NASCEU

Leia mais

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO ANO B 25/11/2018

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO ANO B 25/11/2018 SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO ANO B 25/11/2018 1. É preciso que Jesus reine! O Reino de Deus já está no meio de nós, mas ele crescerá na medida em que cada um se abrir ao seu

Leia mais

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4)

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Tema: Aparecida/SP 05-08/09/19 Pai Santo, todo dom precioso e toda dádiva perfeita de ti procedem. Teu Filho Jesus Cristo anunciou o teu

Leia mais

MEMORIA. MCC Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil

MEMORIA. MCC Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil MEMORIA MEMORIA Tema: O MCC em estado permanente de missão Lema: VÓS SOIS O SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO (Mt 5,13) MEMORIA VIMOS EM 2016 A DIMENSÃO DA VOCAÇÃO FUNDAMENTAL CRISTÃO. O QUE SIGNIFICA ESTADO

Leia mais

MINISTÉRIOS DO POVO DE DEUS

MINISTÉRIOS DO POVO DE DEUS MINISTÉRIOS DO POVO DE DEUS Novas condições eclesiais A Igreja é como uma família, a filha da mãe Maria. A Igreja, de fato, não é uma instituição fechada em si mesma ou uma associação privada, uma ONG,

Leia mais

Uma comunicação que alcance todas as periferias que precisam da luz do Evangelho (EG 20).

Uma comunicação que alcance todas as periferias que precisam da luz do Evangelho (EG 20). A comunicação de uma Igreja em Saída. Uma comunicação que alcance todas as periferias que precisam da luz do Evangelho (EG 20). Uma comunicação rápida, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem repugnâncias

Leia mais

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 MINHA EXPERIÊNCIA COMO CATEQUISTA Oração da Iniciação Cristã Leitura, encenação, história

Leia mais

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 3º ANO -2017/2018 3.º ANO 1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças têm dignidade e valor. RESDP

Leia mais

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente 3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB - 107 Créditos: Padre Leonardo Piacente A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ É A PARTICIPAÇÃO NO DIÁLOGO DA SALVAÇÃO. SOMOS CHAMADOS A TER UMA

Leia mais

Plano Diocesano de Ação Evangelizadora

Plano Diocesano de Ação Evangelizadora Plano Diocesano de Ação Evangelizadora OBJETIVO GERAL evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela

Leia mais

O documento da CNBB e o 7 o PPO apelos de conversão

O documento da CNBB e o 7 o PPO apelos de conversão O documento da CNBB e o 7 o PPO apelos de conversão Olhar a realidade com os olhos da fé: Olhar a realidade com um olhar positivo e esperançoso de quem busca, nesta realidade, ler os sinais de Deus, como

Leia mais

PROJETO DE VIDA. Um instrumento para planejar a vida. Ir. Rafael Ferreira Júnior, FMS

PROJETO DE VIDA. Um instrumento para planejar a vida. Ir. Rafael Ferreira Júnior, FMS PROJETO DE VIDA Um instrumento para planejar a vida Ir. Rafael Ferreira Júnior, FMS Basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo. Raul Seixas Tudo tem seu ponto de partida...

Leia mais

CARTA PASTORAL

CARTA PASTORAL CARTA PASTORAL 2013-2014 D. Manuel Pelino Domingues Assembleia Diocesana 5 de outubro 2013 CUIDAR DA FÉ CUIDAR DO HOMEM CUIDAR DA FÉ CUIDAR DO HOMEM CUIDAR DA FÉ CUIDAR DO HOMEM 1. A fé: uma boa nova

Leia mais

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

Igreja missionária testemunha de misericórdia. Queridos irmãos e irmãs!

Igreja missionária testemunha de misericórdia. Queridos irmãos e irmãs! Igreja missionária testemunha de misericórdia Queridos irmãos e irmãs! O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que a Igreja está a viver, proporciona uma luz particular também ao Dia Mundial das Missões

Leia mais

Arquidiocese de Ribeirão Preto

Arquidiocese de Ribeirão Preto ENCONTRO DA PASTORAL DO DÍZIMO Arquidiocese de Ribeirão Preto Casa Dom Luís Brodowski 19 e 20 de Agosto 2017 CNBB Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB 14 Outubro de 1952 1º Presidente: Dom Carlos

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 05/06 PLANIFICAÇÃO ANUAL ENSINO SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 0ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC de8 junho

Leia mais

LA VALLA - Dimensão mística de nossas vidas

LA VALLA - Dimensão mística de nossas vidas LA VALLA - Dimensão mística de nossas vidas Programa Anual de Retiros Rede Marista 2017 Coordenação de Vida Consagrada e Laicato Tema: Bicentenário do Instituto Marista Lema: La Valla - Dimensão mística

Leia mais

AS COLUNAS TEOLGÓGICAS QUE SUSTENTAM A ENCÍCLICA EGANGELII GAUDIUM DO PAPA FRANCISCO

AS COLUNAS TEOLGÓGICAS QUE SUSTENTAM A ENCÍCLICA EGANGELII GAUDIUM DO PAPA FRANCISCO AS COLUNAS TEOLGÓGICAS QUE SUSTENTAM A ENCÍCLICA EGANGELII GAUDIUM DO PAPA FRANCISCO Giovani Marinot Vedoato RESUMO O presente escrito objetiva, de maneira condensada, as principais colunas teológicas

Leia mais

dirige e enriquece com todos os seus frutos: a IGREJA

dirige e enriquece com todos os seus frutos: a IGREJA O sínodo: Sua teologia e mística -Deus habita esta cidade (Dimensão teológica e teologal) Pe. Donizeti José Xavier - LG 4 A Igreja é o povo reunido na unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo (S.

Leia mais