P á g i n a 1. adore! tecnologia. trabalhando para seu ministério. manual do usuário. Adore! Slides Manual do Usuário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "P á g i n a 1. adore! tecnologia. trabalhando para seu ministério. manual do usuário. Adore! Slides Manual do Usuário www.adoreslides.com."

Transcrição

1 P á g i n a 1 adore! tecnologia trabalhando para seu ministério manual do usuário

2 P á g i n a 2 O que é o Adore! Slides? O Adore! Slides é um sistema de projeção multimídia para igrejas, que automatiza e organiza funções essenciais na apresentação de slides em dispositivos externos como monitores e projetores (popularmente conhecidos como Datashow). O Adore! Slides foi desenvolvido no Brasil, olhando para a realidade de nossas igrejas, trazendo ferramentas e conteúdo inteiramente em português, o que facilita o uso, o treinamento e o suporte oferecido aos usuários. O Adore! Slides foi criado para abranger todos os recursos multimídia disponíveis, como imagens, vídeos, áudios, câmeras ao vivo, internet, tudo isso para proporcionar a igreja uma experiência mais rica e marcante dos cultos celebrados.

3 P á g i n a 3 Sumário Fazendo Um Tour pelo Adore! Slides... 8 Painel de Ferramentas... 8 Apresentações... 9 Importações Galerias Favoritos Programação Botão direito mouse sobre os itens da programação Pré-Visualização Miniaturas Painel Imagens Painel Vídeos Painel Câmeras Painel Áudios Painel DVD Gerador de Caracteres Aba Apresentação Programação Apresentação Adicionar Item Captura de Vídeo Área de Trabalho Aba Slides Fonte Cores Imagens Vídeos Aba Imagens Imagens Rotação Visualização Imagens de Segundo Plano Aba Vídeos Vídeos Visualização Aba Áudios Áudios... 30

4 P á g i n a 4 Visualização Aba Twitter Compartilhamento Aba Utilitários Backup Lixeira Aba Preferências Apresentação Integrações Galeria de Imagens Adicionando Imagens a Galeria Excluindo Imagens da Galeria Rotacionando Uma Imagem Visão Ampliada Renomear Uma Imagem Visualização da Galeria Miniaturas Detalhes Painel Galeria Galeria de Vídeos Adicionando Vídeos a Galeria Excluindo Vídeos da Galeria Visão Ampliada Renomear Um Vídeo Visualização da Galeria Miniaturas Detalhes Painel Galeria Galeria de Áudios Adicionando Áudios a Galeria Excluindo Áudios da Galeria Tocar Áudio Renomear Um Áudio Visualização da Galeria Miniaturas Detalhes... 49

5 P á g i n a 5 Painel Galeria Criando Uma Apresentação Aba Propriedades Aba Slides Inserindo um Texto Botão Direito do Mouse no Texto Barra de Ferramentas dos Slides Colocando Imagens de fundo nos slides Colocando Vídeo de Fundo nos Slides Estilo Fonte Aba Áudio Arquivo Salvando a Nova Apresentação Exportar Abrir uma Nova Apresentação Excluir apresentação Trabalhando com Slides do PowerPoint no Adore Importação de PowerPoint Adicionar PowerPoint como item da programação Criando um Alerta Gerenciamento de Layouts Salvando Layout Salvando Uma Programação Foto SlideShow Adicionando legenda nas fotos do SlideShow Estilo Texto Animação Flash YouTube Aba Compartilhamento Facebook Twitter Web Gallery Publicar uma programação no Web Gallery Publicar uma apresentação no Web Gallery Importar uma programação ou apresentação do Web Gallery... 99

6 P á g i n a 6 Integração LOUVADEUS SongSelect CCLI Bíblia Sagrada Pesquisa Rápida Pesquisa Detalhada Para selecionar vários versículos: Configurações Rápidas Leitura Responsiva Cantor Cristão e Hinário para o Culto Cristão Busca Rápida Catálogo Criar e Gerenciar Catálogos Criar Catálogo Editar catálogo Excluir Catálogo Pesquisar Busca Rápida Editar uma apresentação Excluir Uma Apresentação Gadgets Captura de Câmeras e TV DVD Backup Criar Backup Restaurar Backup Como configurar o Adore Slides Bíblia Sagrada Configurações Gerais Leitura Bíblica Titulo Rodapé Bíblias Instaladas Slides Informações Adicionais Logomarca Efeitos de Transição SongSelect LOUVADEUS

7 P á g i n a 7 Louvor Adoração JUERP Catálogo Monitores Monitor Primário Monitor Secundário Personalizado Como Instalar o Adore Monitor Estendido Observações

8 P á g i n a 8 Fazendo Um Tour pelo Adore! Slides O ambiente central do Adore! Slides foi projetado para permitir o acesso rápido aos principais conteúdos de mídia e acervos textuais. Painel de Ferramentas A barra de ferramentas traz acesso a funcionalidades importantes, como a criação de novas apresentações, pesquisa no banco de dados, lixeira, galerias de imagens, vídeos e áudios, importação de Power Point, SongSelect CCLI, Bíblias e Canções e suas apresentações favoritas.

9 P á g i n a 9 Apresentações Nova apresentação Cria novas apresentações. Abrir Apresentação Abre apresentações salvas. Pesquisar Faz pesquisas no catálogo, edita e exclui apresentações. Catálogos Gerencia catálogos para organizar as apresentações. Web Gallery Compartilha programações e apresentações individuais entre usuários do Adore. Lixeira Contém as apresentações que foram excluídas.

10 P á g i n a 10 Importações Power Point Importa arquivos do PowerPoint SongSelect CCLI Importa o conteúdo do SongSelect Bíblia Sagrada Faz importações de Bíblias em formato CSV Galerias Imagens Galeria das imagens Vídeos Galeria dos vídeos Áudios Galeria dos áudios Favoritos Contém as apresentações marcadas como favoritas. Observe que este painel poderá ser recolhido de modo a organizar e aperfeiçoar o espaço na tela no momento da apresentação. Programação O painel programação é o local destinado a listar e organizar todas as apresentações para projeção. Toda apresentação adicionada na programação é numerada sequencialmente e pode ter sua posição modificada usando as setas para cima ou para baixo. Para remover ou editar uma apresentação na programação, use as opções Remover e Editar respectivamente.

11 P á g i n a 11 Há duas formas de visualizar e navegar numa apresentação no painel programação que podem ser alternadas nas abas Programação ou Texto no final do painel Programação. Dessa forma o usuário tem a liberdade de escolher a maneira que prefere para mudar os slides. O modo Programação exibe todas as apresentações e a apresentação que está sendo utilizada fica selecionada em evidência e as miniaturas dos slides no final da tela. O modo Texto você tem acesso ao texto de todos os slides da apresentação selecionada. O slide que está sendo utilizado fica selecionado em evidência e as miniaturas dos slides no final da tela.

12 P á g i n a 12 Botão direito mouse sobre os itens da programação Clicando com o botão direito do mouse na área da programação você encontra diversas opções para serem usadas nos itens que estão na programação.

13 P á g i n a 13 Adicionar Adiciona na programação itens como: catálogo, Bíblia Sagrada, PowerPoint, Foto SlideShow, YouTube, Animação Flash e Web Site. Editar Apresentação Abre a apresentação para ser editada. Remover apresentação Remove a apresentação da programação. Ordem Muda a posição dos itens da programação para cima ou pra baixo. Remover Fundo Remover a imagem ou vídeo de fundo da apresentação selecionada. Restaurar ao original Restaura apresentações modificada durante uma exibição ao original Marcar como favorito Inclui a apresentação selecionada a lista de favorito Formatação Formatação rápida de uma apresentação. Altera a formatação de fonte e define a transição automática dos slides.

14 P á g i n a 14 Salvar Neste item você encontra opções como: Salvar Modificações Salva as modificações feita na apresentação. Salvar Programação Salva uma Programação completa. Abrir Programação Abre uma programação. Limpar Programação remove todos os itens da programação. Flash Navega entres as cenas da animação flash. Pré-Visualização Recurso fundamental durante a apresentação, pois permite a visualização da apresentação antes e durante a projeção.

15 P á g i n a 15 Em situações em que a apresentação conter um vídeo, você poderá acompanhar a duração através da barra multimídia, avançar, pausar e retomar o vídeo antes e durante uma apresentação. Repetir Volume Tempo Decorrido Retroagir Sem Som Tempo Total Avançar Parar Pausar/Reproduzi r

16 P á g i n a 16 Miniaturas Miniaturas são representações dos slides que compõem uma apresentação. Ao selecionar uma miniatura, sua representação visual plena é visualizada no painel de pré-visualização e, uma vez ao vivo, o mesmo slide será projetado. A navegação entre os slides poderá acontecer através da seleção do slide diretamente com o mouse, através das setas direcionais do teclado ou pressionando o número do slide correspondente mais a tecla ENTER do telado. O slide selecionado ficará em destaque, conforme a figura abaixo: Quando uma apresentação tiver muitos slides, você poderá rolar a lista de slides ou simplesmente, aumentar o painel de slides conforme a figura abaixo:

17 P á g i n a 17 Editar Slide Edita um slide individualmente, altera a formatação da fonte e o alinhamento do texto. Ideal par afazer pequenas correções e mudanças no texto do slides enquanto a apresentação está sendo projetada ou não. Para editar um slide, selecione o slide clique no ícone do lápis ou de duplo clique sobre o slide que deseja editar. Painel Imagens O painel Imagens permite o acesso rápido a imagens para aplicar em slides ou ser adicionado à programação. Clique e arraste a imagem sobre um slide ou a adicione na programação.

18 P á g i n a 18 Para melhor visualização da imagem, você pode aplicar um duplo clique na miniatura da imagem desejada ou clicar na lupa para ampliá-la.

19 P á g i n a 19 Para encontrar uma imagem no painel mais rápido, você pode usar a pesquisa, basta digitar o nome da imagem no espaço da pesquisa. No painel de imagens também e possível excluir uma imagem, basta selecionar a imagem que deseja excluir e clicar no botão da lixeira. A imagem também será excluída da galaria de imagem. Painel Vídeos O painel Vídeos permite o acesso rápido a vídeos para aplicar em slides como fundo em movimento ou ser adicionado à programação. Clique e arraste o vídeo sobre um slide ou a adicione na programação.

20 Para melhor visualização do vídeo, você pode aplicar um duplo clique na miniatura do vídeo desejado ou clicar na lupa para ampliá-lo. P á g i n a 20 Para encontrar um vídeo no painel mais rápido, você pode usar a pesquisa, basta digitar o nome do vídeo no espaço da pesquisa. No painel de vídeos também e possível excluir um vídeo, basta selecionar o vídeo que deseja excluir e clicar no botão da lixeira. O vídeo também será excluído da galaria de vídeos.

21 P á g i n a 21 Painel Câmeras No Adore você pode usar transmissão ao vivo de câmeras em suas apresentações. Basta selecionar a câmera desejada e arrastá-la para programação ou sobre uma apresentação presente na programação. Você pode excluir uma câmera no painel, basta selecionar a câmera desejada e clicar no botão da lixeira.

22 P á g i n a 22 Painel Áudios O painel Áudios permite o acesso rápido aos áudios para aplicar em slides ou ser adicionado à programação. Clique e arraste o áudio sobre um slide ou a adicione na programação. Para encontrar um áudio no painel mais rápido, você pode usar a pesquisa, basta digitar o nome do áudio no espaço da pesquisa. Para reproduzir um áudio, você pode aplicar um duplo clique no áudio desejado ou clicar na seta para reproduzi-lo.

23 P á g i n a 23 No painel de áudios também e possível excluir um áudio, basta selecionar o áudio que deseja excluir e clicar no botão da lixeira. O áudio também será excluído da galaria de áudio. Painel DVD No Adore você pode usar DVDs em suas apresentações, é possível projetar um DVD completo ou apenas o trecho que desejar Basta selecionar o vídeo desejado e arrastá-lo para programação ou sobre uma apresentação presente na programação. No painel DVD estão listados todos os vídeos capturados de DVDs.

24 P á g i n a 24 Você pode excluir um DVD no painel, basta sekecionar o DVD desejado e clicar no botão da lixeira Gerador de Caracteres O Gerador de Caracteres, ou simplesmente GC, permite que textos sejam adicionados a um vídeo ou stream de captura de uma câmera, muito usando em transmissões ao vivo. Para adicionar um texto a um vídeo ou captura de câmera, adicione o vídeo ou a câmera que perferir adicione o na programação.

25 P á g i n a 25 Com a apresentação ao vivo ou não clique no botão Gerador de Caracteres. Estilo Na aba estilo você define as configurações de fonte do texto como tamanho, cor, tipo de fonte e o alinhamento do texto.

26 P á g i n a 26 Texto Na aba texto você adiciona o texto para ser exibido no vídeo ou captura de câmera que escolheu. Após adicionar seu texto e configurá-lo clique no botão OK. Seu texto será adicionado ao vídeo ou captura de câmera rapidamente. Você pode adicionar a quantidade de textos que desejar em seus vídeos eles serão exibidos como as miniaturas de slides podendo ser alternados com o mouse ou as setas de direção do teclado.

27 P á g i n a 27 Aba Apresentação Na aba apresentação, o Adore concentra todas as ferramentas que são utilizadas durante uma apresentação. Programação Abrir abre uma programação salva. Salvar salva todas as apresentações na lista de programação. Fechar Fecha a programação atual, limpando todas as apresentações na lista da programação. Apresentação Ao Vivo Transmite para o projetor a apresentação selecionada na programação. Tela Negra Realiza a projeção de uma tela negra. Ocultar Texto Oculta o texto do slide em projeção. Congelar Impede que seleção de apresentações e slides seja transmitida para o projetor quando estiver Ao Vivo. Teste de Projeção Calibrar as configurações do data show Alertas Cria Alertas Adicionar Item Catálogo Cadastro de músicas, hinos com busca rápida dos itens e histórico. Bíblia Sagrada Cria apresentações com versículos bíblicos através de buscas rápidas PowerPoint Importa documentos do POWERPOINT para o banco de dados do Adore e para serem projetados Fotos Slide Show Cria apresentação com fotos Vídeos slides com fundo em movimento através de vídeos Animação Flash - Crie apresentações com animação flash. Weg Site Projeta no data show sites para apresentações. Captura de Vídeo DVD Reproduz filmes de DVD em apresentações Captura de Câmeras e TV Permite fazer Transmissões de imagens capturadas ao vivo por câmeras e reproduz transmissões de televisão ao vivo para uso nos

28 P á g i n a 28 slides. YouTube Captura vídeos hospedados no YouTube sem a necessidade de download Área de Trabalho Salvar Layout Permite salvar de forma personalizada o posicionamento dos painéis de acordo com a preferência ou necessidade do usuário Gadgets Adiciona novos painéis de função no ambiente de operação. Anotações Breves anotações de lembretes Aba Slides Na aba Slides você encontrará ferramentas para construir apresentações como tipo da fonte, cor e tamanho da fonte, tamanho da borda, alinhamento do texto no slide, cores sólidas, gradiente, imagens e vídeos. Fonte Fonte Seleciona o tipo de fonte Tamanho Seleciona o tamanho da fonte Cor Muda a cor da fonte Negrito, Itálico, Sublinhado Aplica Negrito, Itálico, Sublinhado ao texto. Alinhamento do texto Alinhar à esquerda, Centralizar, Alinhar á direita, Alinhamento superior, Alinhamento Centralizado, Alinhamento Inferior. Bordas e sombras Cor da Borda Muda a cor da borda do texto Cor da Sombra Altera a sombra do texto Cores Gradiente Mescla duas cores Cor Sólida - Diversas opções de cores sólidas para serem aplicadas nos slides Imagens Miniaturas das imagens que estão na galeria de imagens para serem aplicadas nos slides

29 P á g i n a 29 Vídeos Miniaturas dos vídeos que estão na galeria de vídeos para serem aplicados nos slides Aba Imagens Organize todas suas imagens na galeria de imagens Imagens Adicionar Imagem Adiciona imagens na galeria de imagem Excluir Exclui uma ou mais imagens selecionadas na galeria de imagem. Renomear Opção de renomear imagens Visualizar Amplia a imagem selecionada para melhor visualização Rotação Girar à Esquerda Rotaciona a imagem a 90 à esquerda Girar à Direita Rotaciona a imagem a 90 à direita Visualização Miniatura Modo de visualização das imagens em miniatura Detalhes Modo de visualização das imagens em detalhes Painel Modo de visualização das imagens como painel Galeria Modo de visualização das imagens como galeria Imagens de Segundo Plano Papel de Parede Altera o papel de parede projetado Bíblia Sagrada Altera a Imagem de fundo da bíblia. Twitter Altera a imagem de fundo do twitter

30 P á g i n a 30 Aba Vídeos Galeria com todos os vídeos. Vídeos Adicionar Vídeo Adiciona vídeos na galeria de vídeo Excluir Exclui um vídeo selecionado na galeria de vídeo Renomear Opção de renomear vídeos Visualizar Amplia o vídeo selecionado para melhor visualização Visualização Miniatura Modo de visualização dos vídeos em miniatura Detalhes Modo de visualização dos vídeos em detalhes Painel Modo de visualização dos vídeos como painel Galeria Modo de visualização dos vídeos como galeria Aba Áudios Galeria com todos os áudios. Áudios Adicionar Áudio Adiciona áudios na galeria de áudio Excluir Exclui um áudio selecionado da galeria de áudio Renomear Opção de renomear áudio Tocar Reproduz um áudio selecionado na galeria

31 P á g i n a 31 Visualização Miniatura Modo de visualização dos áudios em miniatura Detalhes Modo de visualização dos áudios em detalhes Painel Modo de visualização dos áudios como painel Galeria Modo de visualização dos áudios como galeria Aba Twitter Esta ferramenta permite que participantes do twitter transmitam mensagens pelo Twitter, que aparecerão no Datashow em tempo real. Compartilhamento Compartilha conteúdo colaborativo nas redes sociais Facebook, Twitter e no Web Gallery. Aba Utilitários Reúne Ferramentas para criação de backup e manipulação de dados na lixeira. Backup

32 P á g i n a 32 Criar Backup Cria cópia de segurança das imagens, vídeos, configurações e bando de dados das apresentações do Adore. Restaurar Backup Restaura a cópia de segurança. Lixeira Lixeira - Armazena apresentações excluídas Restaurar Lixeira Restaura os itens da lixeira para seu local de origem Excluir Definitivamente Exclui definitivamente os itens que estão na lixeira Aba Preferências Esta aba relaciona configurações gerais do Adore. Apresentação Bíblia Sagrada Configurações para as leituras bíblicas Slides Configuração dos slides Integrações SongSelect - Configurações para integração com o SongSelect CCLI LOUVADEUS Configurações para integração com LOUVADEUS Louvor Adoração JUERP Configurações para integração com Louvor Adoração JUERP Opções Gerais Catálogo Seleciona o catálogo principal do Adore Monitores configurações para estender monitor

33 P á g i n a 33 Galeria de Imagens Todas as imagens utilizadas em apresentações são organizadas na Galeria de Imagens. A galeria permite que as imagens sejam visualizadas, adicionadas e removidas da galeria. Adicionando Imagens a Galeria Imagens no formato Bitmap, Jpeg e PNG podem ser adicionadas a galeria. Para adicionar uma imagem, pressione o botão Adicionar Imagem na barra de ferramentas, selecione a imagem e pressione OK.

34 P á g i n a 34 Excluindo Imagens da Galeria Uma imagem poderá ser removida apenas selecionando o item desejado e pressionando o botão Excluir na barra de ferramentas, em seguida, pressione Sim no diálogo de confirmação. Cuidado ao excluir imagens pois, imagens excluídas que fizerem parte de uma apresentação, serão substituída por um fundo negro.

35 P á g i n a 35 Rotacionando Uma Imagem Imagens na galeria podem ter sua orientação modificada, ou seja, podem ser rotacionadas em noventa graus. Um diálogo de confirmação será exibido a cada operação, pois a rotação substituirá a imagem original e consequentemente, afetará todas as apresentações que utilizarem a imagem rotacionada. Visão Ampliada Para visualizar uma imagem de forma ampliada, bastar aplicar um duplo clique na imagem desejada, ou acionando o botão Visualizar na barra de ferramentas.

36 P á g i n a 36 Renomear Uma Imagem Para alterar o nome de um arquivo de imagem, basta selecioná-la na galeria e pressionar o botão Renomear na barra de ferramentas. Visualização da Galeria

37 P á g i n a 37 As imagens contidas na galeria podem ser visualizadas de quatro formas distintas: Miniaturas, Detalhes, Painel e Galeria. Miniaturas Miniaturas é a visualização padrão ao entrar na galeria. No modo miniatura, cada imagem informa seu nome, formato, resolução e tamanho. Detalhes O modo Detalhes exibe todas as imagens em uma lista, permitindo a ordenação alfabética das colunas.

38 P á g i n a 38 Painel No modo Painel, a imagem selecionada pode ser visualizada em uma área separada e ampliada ligeiramente. Galeria O modo Galeria permite a navegação nas imagens com uma ampliação do item selecionado.

39 P á g i n a 39 Galeria de Vídeos Todos os vídeos utilizados em apresentações são organizados na Galeria de Vídeos. A galeria permite que os vídeos sejam visualizados, adicionados e removidos da galeria.

40 P á g i n a 40 Adicionando Vídeos a Galeria Vídeos no formato Bitmap, Jpeg e PNG podem ser adicionados a galeria. Para adicionar um vídeo, pressione o botão Adicionar Vídeo na barra de ferramentas, selecione o vídeo e pressione OK. Excluindo Vídeos da Galeria Um vídeo poderá ser excluído apenas selecionando o item desejado e pressionando o botão Excluir na barra de ferramentas, em seguida, pressione Sim no diálogo de confirmação. Cuidado ao excluir vídeos, pois, imagens excluídas que fizerem parte de uma apresentação, serão substituídas por um fundo negro.

41 P á g i n a 41 Visão Ampliada Para visualizar uma imagem de forma ampliada, bastar aplicar um duplo clique no vídeo desejado, ou acionando o botão Visualizar na barra de ferramentas.

42 P á g i n a 42 Renomear Um Vídeo Para alterar o nome de um arquivo de vídeo, basta selecioná-lo na galeria e pressionar o botão Renomear na barra de ferramentas.

43 P á g i n a 43 Visualização da Galeria Os vídeos contidos na galeria podem ser visualizados de quatro formas distintas: Miniaturas, Detalhes, Painel e Galeria. Miniaturas Miniaturas é a visualização padrão ao entrar na galeria. No modo miniatura, cada vídeo informa seu nome, formato, resolução e tamanho. Detalhes O modo Detalhes exibe todos os vídeos em uma lista, permitindo a ordenação alfabética das colunas.

44 P á g i n a 44 Painel No modo Painel, o vídeo selecionado pode ser visualizado em uma área separada e ampliada ligeiramente.

45 P á g i n a 45 Galeria O modo Galeria permite a navegação nos vídeos com uma ampliação do item selecionado. Galeria de Áudios Todos os vídeos utilizados em apresentações são organizados na Galeria de Vídeos. A galeria permite que os vídeos sejam visualizados, adicionados e removidos da galeria.

46 P á g i n a 46 Adicionando Áudios a Galeria Áudios no formato mp3 podem ser adicionados a galeria. Para adicionar um áudio, pressione o botão Adicionar Áudio na barra de ferramentas, selecione o vídeo e pressione OK. Excluindo Áudios da Galeria Figura Um Áudio poderá ser excluído apenas selecionando o item desejado e pressionando o botão Excluir na barra de ferramentas, em seguida, pressione Sim no diálogo de confirmação. Cuidado ao excluir áudios, pois, áudios removidos que fizerem parte de uma apresentação, ficarão sem áudio

47 P á g i n a 47 Tocar Áudio Para reproduzir um áudio, basta selecionar o áudio e acionar o botão Tocar na barra de ferramentas ou clicar duas vezes sobre o áudio.

48 P á g i n a 48 Avançar 5 segundos Controle de volume Retroagir 5 segundos Renomear Um Áudio Para alterar o nome de um arquivo de áudio, basta selecioná-lo na galeria e pressionar o botão Renomear na barra de ferramentas.

49 P á g i n a 49 Visualização da Galeria Os áudios contidos na galeria podem ser visualizados de quatro formas distintas: Miniaturas, Detalhes, Painel e Galeria. Miniaturas Miniaturas é a visualização padrão ao entrar na galeria. No modo miniatura, cada áudio informa seu nome, formato, e tamanho. Detalhes O modo Detalhes exibe todos os áudios em uma lista, permitindo a ordenação alfabética das colunas.

50 P á g i n a 50 Painel No modo Painel, o áudio selecionado pode ser visualizado em uma área separada e ampliada ligeiramente.

51 P á g i n a 51 Galeria O modo Galeria permite a navegação nos vídeos com uma ampliação do item selecionado. Criando Uma Apresentação Uma apresentação pode ser uma música, anúncio, texto ou que mais preferir. Esta apresentação depois de pronta e salva ficará arquivada no catalogo para ser usada a qualquer momento. Para criar uma nova apresentação basta clicar no botão Nova Apresentação no menu ferramentas.

52 P á g i n a 52 Aba Propriedades Na aba propriedades estão as informações da apresentação como nome, autor, também fica registrada data em que a apresentação foi criada, quando foi modificada e a data da última apresentação e quantas apresentações ela foi utilizada. Após preencher todas as informações sobre a apresentação, selecionar o catálogo que a apresentação será gravada clique na aba slides. Aba Slides Na aba slides estão todas as ferramentas necessárias para edição dos slides.. Inserindo um Texto Para inserir texto no Adore você pode digitar, copiar e colar textos de arquivos do Word ou texto direto da internet. Você deverá dividir o texto em versos, a quantidade de versos do texto será igual à quantidade de slides gerados.

53 P á g i n a 53 Após digitar ou colar o texto clique no botão Aplicar ou F5 para os slides serem gerados Atualiza os slides de acordo com as alterações realizadas no texto Remove espaços em branco no texto Apaga todo o texto digitado Converte o texto em letras minúsculas Converte o texto para maiúscula Os slides podem ser editados individualmente cada um de uma maneira ou todos juntos com a mesma edição.

54 P á g i n a 54 A aba slides disponibiliza todas as ferramentas para edição dos slides. Botão Direito do Mouse no Texto Com um clique no botão direito do mouse sobre a área do texto você encontra opções: Desfazer O desfazer é usado para reverter, ou voltar para sua última ação no texto. Se fizer algo no texto que não for o que se pretendia, basta clicar na opção Desfazer logo em seguida. Cortar Corta o que estiver selecionado no texto. Para usá-lo basta selecionar o trecho do texto que deseja cortar e clicar na opção Cortar. As teclas de atalho do teclado Crtl+X também podem ser usadas. Copiar Copia um trecho do texto que estiver selecionado. Para usá-lo selecione a parte do texto que deseja e clique em Copiar. As teclas de atalho do teclado Crtl+C também podem ser usadas. Colar Cola textos copiados ou cortados de outros arquivos. Para usá-lo posicione o cursor onde deseja que o texto seja colado e clique em Colar. As teclas de atalho do teclado Crtl+V também podem ser usadas Selecionar Todos Seleciona todo o texto que está na área do texto Verificação Ortográfica Identifica erros de português no texto e oferece opções para substituição. Para usá-lo basta clicar na opção Verificação Ortográfica

55 P á g i n a 55 Barra de Ferramentas dos Slides Ferramentas para serem usadas nos slides. Selecionar todos os slides Seleciona todos os slides da apresentação. Para usá-lo basta clicar no botão selecionar todos. Excluir Slide Excluí o slide selecionado. Para usá-lo selecione um ou mais slides e clique no botão excluir.

56 P á g i n a 56 Remover Fundo Remove o fundo do slide selecionado. Para usá-lo selecione um ou mais slides e clique no botão remover fundo. Editar slide Edita o slide individualmente o selecionado. Para usá-lo selecione o slide e clique no botão editar. Colocando Imagens de fundo nos slides Para adicionar imagem ao slide selecione o slide e depois escolha uma das imagens das miniaturas. A imagem escolhida logo será associada ao slide selecionado.

57 P á g i n a 57 Para adicionar uma imagem para cada slide, selecione o slide e escolha a imagem nas miniaturas repita este procedimento até o ultimo slide Para adicionar uma imagem em todos os slides, clique no botão Selecionar Todos

58 P á g i n a 58 Você pode também selecionar o primeiro slide (nº1) e utilizar as teclas do teclado Shift+End ou pressione a tecla Ctrl do teclado e clique cada slide até o ultimo, com isso todos os slides serão selecionados, depois escolha a imagem nas miniaturas, a imagem será associada a todos os slides. Colocando Vídeo de Fundo nos Slides Para adicionar um vídeo nos slides basta selecionar o vídeo desejado, não é necessário selecionar um slide porque vídeos sempre são associados a todos os slides.

59 P á g i n a 59 O vídeo selecionado será exibido na pré-visualização Estilo Cores Sólidas como fundo dos slides Para aplicar cores sólidas nos slides, selecione o slide desejado e clique na cor escolhida. Para aplicar a mesma cor em todos os slides selecione todos os slides, clique a cor desejada.

60 P á g i n a 60 Gradiente Para aplicar cores mescladas nos slides selecione o slide desejado. Clique no botão Gradiente Para aplicar em todos os slides, selecione todos e clique no botão Aplicar Selecione a primeira e a segunda cor e o tipo de mescla que deseja e clique no botão Aplicar.

61 P á g i n a 61 Primeira Cor Segunda Cor Tipo Cor da borda do Texto Para mudar a cor da borda do texto, basta selecionar um slide ou todos e escolher a cor que deseja para a borda do texto.

62 P á g i n a 62 Tamanho da borda do texto. Para mudar o tamanho da borda do texto, basta selecionar um slide ou todos e escolher o tamanho que deseja para a borda do texto. Cor da sombra do texto Para alterar a cor da sombra do texto, basta selecionar um slide ou todos e escolher a cor que deseja para a sombra do texto. Tamanho da sombra do texto Para alterar o tamanho da sombra do texto, basta selecionar um slide ou todos e escolher o tamanho que deseja para a sombra do texto.

63 P á g i n a 63 Fonte Tipo de fonte A fonte do texto dos slides pode ser modificada, basta selecionar um slide ou todos e escolher a fonte desejada. Cor do Texto Para mudar a cor do texto, basta selecionar um slide ou todos e escolher a cor desejada.

64 P á g i n a 64 Tamanho do texto Para mudar o tamanho do texto, basta selecionar um slide ou todos e escolher o tamanho ou digitar no espaço o número do tamanho desejado. Alinhamento do texto O texto pode ser alinhado de várias maneiras: alinhar a esquerda, centralizado, alinhar a direita, em cima, no meio e embaixo. Par alterar o alinhamento basta selecionar o verso desejado com um clique ou todos e clicar em uma das opções. Alinhar à esquerda Alinhar à direita Centralizado Em cima Em baixo No meio Negrito, Itálico e Sublinhado Aplica negrito, itálico e sublinhado ao texto. Para aplicá-lo ao texto selecione o texto desejado e clique na opção que preferir para ou em mais de uma. Adore = negrito Adore = itálico Adore = sublinhado Adore = negrito +itálico Adore = negrito + sublinhado Adore = negrito + itálico + sublinhado

65 P á g i n a 65 Aba Áudio A música selecionada irá tocar automaticamente ao projetar a apresentação. Para associá-la a apresentação de um duplo clique no áudio desejado Arquivo Salvando a Nova Apresentação Quando terminar de editar os slides e preciso salvar a nova apresentação. Para salvar uma apresentação clique no botão Salvar e ela estará disponível no Catalogo.

66 P á g i n a 66 Exportar Exporta a apresentação para o formato.adoreapr. Nesta opção a apresentação é gravada num disco no computador ou no pen drive e pode ser usada em uma outra máquina que tenha o Adore. Para salvar a apresentação num disco ou pen drive: clique no botão Salvar Como selecione o local onde deseja salvar a apresentação e clique em Salvar.

67 P á g i n a 67 Abrir uma Nova Apresentação O botão Novo cria uma apresentação em branco. Excluir apresentação Exclui a apresentação atual. Para excluir uma apresentação clique no botão Excluir e depois confirme a exclusão na caixa de diálogo.

68 P á g i n a 68 Trabalhando com Slides do PowerPoint no Adore No adore existem duas possibilidades de usar slides do PowerPoint, que são Importação do PowerPoint e Adicionar Item do PowerPoint na programação. Importação de PowerPoint Em importação do PowerPoint é possível trazer para o Adore slides do PowerPoint para o catálogo. Para importar slides do Power Point, basta clicar no botão PowerPoint localizado em ferramentas / Importação. Na tela inicial do assistente de importação clique no botão Avançar

69 P á g i n a 69 Clique no botão Procurar para mostra onde estão localizados os arquivos Selecione o arquivo do PowerPoint que deseja importar e clique em Abrir.

70 P á g i n a 70 Os arquivos escolhidos serão listados nesta tela, clique em avançar para prosseguir com a importação. Na próxima tela selecione o tipo de configuração para a fote. Você pode manter as configurações originais de fonte e cor dos slides, marque a opção correspondente Manter configurações de fonte, tamanho e cor dos slides.

71 P á g i n a 71 Para definir configurações padrão de fonte para todos os slides a serem importados. Marque a opção correspondente Definir configuração de fonte padrão para todos os slides a serem importados. Defina as configurações e clique no botão Avançar. Na próxima tela selecione o catálogo de destino para o PowerPoint e clique no botão Executar.

72 P á g i n a 72 Aguarde a importação completa dos arquivos No final da importação clique no botão Concluir e assim a importação estará completa.

73 P á g i n a 73 Adicionar PowerPoint como item da programação Em adicionar item PowerPoint um arquivo do PowerPoint é adicionado direto na programação preservando suas animações e efeitos. Ele não é salvo em nenhum catálogo do Adore, o que significa que se ele for removido da programação ele não estará mais disponível no Adore. Para adicionar slides do PowerPoint na programação do Adore, basta clicar no botão PowerPoint localizado na aba apresentação / adicionar Item. Selecione o arquivo do PowerPoint que deseja adicionar na programação e clique em Abrir, o slide será adicionado na programação.

74 P á g i n a 74 Criando um Alerta Com a ferramenta Alertas localizada em Apresentação você pode criar alertas para serem exibidos enquanto uma apresentação está em andamento. Para Criar um alerta clique no botão Alertas.

75 P á g i n a 75 É nesta tela que os alertas são gerenciados. Para adicionar um alerta clique no botão Adicionar Alerta Adicionar Alerta adiciona um novo alerta para exibição Nesta tela adicione o texto do alerta e faça as formatações de fonte como tipo, cor e tamanho e as configurações do alerta como número de repetições, cor do fundo do alerta, tipo de alerta e alinhamento.

76 P á g i n a 76 Fonte Altera o tipo de fonte do texto do alerta. Altera o tamanho do texto do alerta. Altera a cor do texto do alerta. Muda o texto do alerta para negrito, itálico ou sublinhado. Determina o número de repetições que o alerta será exibido Configurações Define se o alerta será animado ou fixo.

77 P á g i n a 77 Define o alinhamento do texto alerta na tela. O alinhamento pode ser superior, central ou inferior. Define a cor de fundo do alerta. Texto Local para adicionar o texto do alerta. Após colocar o texto do alerta no local indicado, clique no botão OK. O alerta será listado nesta área, para adicioná-lo na lista de exibição clique no botão Projetar Alerta Obs. Se você não estiver com uma programação ao vivo este botão estará desabilitado, portanto você só poderá adicionar um alerta na lista de exibição enquanto uma apresentação estiver ao vivo, porque assim que o alerta for para esta área ele será projetado.

78 P á g i n a 78 Projetar Alerta Adicionar o alerta selecionado na fila para exibição ao vivo Assim que o alerta estiver na área Alertas em exibição ele estará sendo exibido para o público. Caso não queira mais exibir o alerta ao público, basta remove-lo da área de exibição selecionando o alerta desejado e clicando no botão Remover Alerta. Se desejar excluir o alerta definitivamente, selecione o alerta que deseja excluir e clique no botão Excluir Alerta.

79 P á g i n a 79 Excluir Alerta Exclui o alerta selecionado Remover Alerta Remove o alerta em exibição Gerenciamento de Layouts Cada usuário do Adore poderá personalizar sua área de trabalho deixando do jeito que preferir. Esta é a área de trabalho padrão do Adore:

80 P á g i n a 80 Para personalizar a área de trabalho clique na borda do painel e arraste as setas da maneira que preferir ou clique nas tachas para recolher ou mudar o posicionamento dos painéis ou no botão fechar para fechar os painéis. Tacha Fechar Para modificar a área de trabalho usando os Gadgets clique no botão Gadgets

81 P á g i n a 81 Selecione os Gadgets que deseja na área de trabalho e desmarque os que não quer usar. Nesta área de trabalho foram usados os Gadgets Relógio, Slides e Programação.

82 P á g i n a 82 Salvando Layout Após fazer as modificações na área de trabalho salve o layout. Para salvar um layout clique no botão Salvar Layout. Nomeie o layout e confirme clicando no botão OK Para alternar entre os layouts existentes clique na seta e depois clique no nome do layout que deseja usar. Salvando Uma Programação Para salvar uma programação clique no botão Salvar na aba apresentação em Programação, dê um nome a programação e escolha o lugar para salvar e clique em Salvar

83 P á g i n a 83 Foto SlideShow Para criar uma apresentação de fotos, clique no botão Fotos SlideShow localizado na aba Apresentação em Adicionar Item, selecione as fotos e clique em Abrir. O SlideShow de fotos será adicionado na lista da programação.

84 P á g i n a 84 Nomeie a apresentação de fotos, aqui você pode criar a legenda tomando como base o nome do arquivo, para isso basta marcar esta opção. Adicionando legenda nas fotos do SlideShow Após fazer a importação das fotos selecione a foto para acrescentar a legenda e clique no ícone do lápis ou de dois cliques em cima da foto que deseja colocar a legenda.

85 P á g i n a 85 Estilo Define a formatação da fonte e o alinhamento do texto da legenda. Texto Local destinado ao texto da legenda digite o texto e clique em OK.

86 P á g i n a 86 Vídeos Cria apresentações com vídeos adicionados diretamente na programação, Para adicionar vídeos clique no botão Vídeos localizado em Adicionar Item. Selecione o vídeo desejado e clique em Abrir Após a seleção do vídeo ele irá para programação, para projetá-lo selecione a apresentação e clique no botão Ao Vivo.

87 P á g i n a 87 Animação Flash Adiciona animações criadas no Adobe Flash. Para adicionar uma animação flash clique no botão Animação Flash em Adicionar Item Selecione a animação desejada e clique em Abrir. Após a seleção da animação ele irá para programação, para projeta-la selecione a apresentação e clique no botão Ao Vivo. Web Site Projeta sites para apresentações Para projetar um site clique no botão Web Site Coloque o endereço do site que deseja projetar e clique no botão OK

88 P á g i n a 88 Após clicar em OK a apresentação do site será adicionada na programação, para projetá-la clique no botão Ao Vivo. YouTube Para capturar vídeos do YouTube clique no botão YouTube localizado na aba Apresentação em Captura de Vídeo. Após abrir a página da web do YouTube, selecione o vídeo desejado

89 P á g i n a 89 Clique em Capturar Vídeo. O vídeo desejado será adicionado na lista da programação Para Projetá-lo selecione o vídeo na área de Programação e clique no botão Ao Vivo.

90 P á g i n a 90 Obs. Para capturar vídeos do YouTube é necessário que o computador tenha acesso a internet. Twitter Integração com o Twitter. Para Projetar os tweets em tempo real no Adore clique na aba Twitter no alto da tela. Em seguida clique no botão Obter Autorização Uma página da internet será aberta e nela deverá ser colocado o login e senha do twitter que deseja exibir os tweets. É necessário que o computador esteja conectado à internet.

91 P á g i n a 91 Após ter feito o login o Twitter irá gerar um PIN, copie este número e cole na área PIN. Depois clique no botão Visualizar Tweets

92 P á g i n a 92 Os Tweets serão exibidos na área denominada Tweets, nesta área será feita a seleção dos Tweets que serão projetados, com dois cliques do mouse no Tweet desejado ele é transferido para a área denominada Tweets Aprovados, estes que serão projetados ao público. Quando os Tweets desejados estiverem na área Tweets Aprovados clique no botão Ao Vivo e eles serão projetados ao público. Aba Compartilhamento Compartilha conteúdo colaborativo nas redes sociais e no Web Gallery.

93 P á g i n a 93 Facebook Para compartilhar sua programação no Facebook, clique no botão do Facebook na aba Redes Sociais. Faça o login de sua conta no Facebook Nomeia o conteúdo que será compartilhado e clique no botão Compartilhar

94 P á g i n a 94 Twitter Para compartilhar o conteúdo de sua programação no Twitter, clique no botão do Twitter na aba Redes Sociais. Faça o login de sua conta no Twitter.

95 P á g i n a 95 Web Gallery O Web Gallery permite que programações ou apresentações individuais sejam compartilhada entre os usuários do Adore. Publicar uma programação no Web Gallery Para publicar uma programação no Web Gallery monte sua programação. Clique no botão Compartilhar no Web Gallery localizado na aba compartilhamento. Será iniciado o Assistente de Compartilhamento. Clique em Avançar para prosseguir

96 P á g i n a 96 Informe seu nome para identificar a autoria do conteúdo que será compartilhado e clique em Avançar Informe um nome para sua programação e um texto descrevendo o conteúdo do compartilhamento. Clique em Executar

97 P á g i n a 97 Aguarde alguns segundos até concluir o processo de compartilhamento. Após a confirmação do compartilhamento clique em Concluir.

98 P á g i n a 98 Publicar uma apresentação no Web Gallery Crie sua apresentação.

99 P á g i n a 99 Clique no botão Compartilhar no Web Gallery localizado na aba compartilhamento. Siga os passos o item acima Publicar uma programação no Web Gallery. Importar uma programação ou apresentação do Web Gallery Para ter acesso ao conteúdo compartilhado pelos usuários do Adore no Web Gallery e fazer suas importações, clique no ícone Web Gallery localizado no menu Ferramentas. Com um clique selecione o item que deseja importar.

100 P á g i n a 100 Clique no botão Download para iniciar. Selecione os itens que deseja para sua importação, os itens assinalados de vermelho são arquivos que já existem no Adore. Você pode manter todos os itens marcados. Clique no botão Avançar Se não desejar salvar os itens importados em um dos catálogos do Adore marque a opção Não e clique em avançar.

101 P á g i n a 101 Se desejar salvar os itens importados em um dos catálogos do Adore marque a opção Sim e selecione o catálogo para salvar os itens e clique em avançar. Aguarde o Processo de importação até o fim.

102 P á g i n a 102 Após a confirmação da importação clique em Concluir. Integração LOUVADEUS Para acessar o conteúdo do LOUVADEUS, basta ir ao catálogo de Apresentações do Adore e selecionar o catálogo Músicas do LOUVADEUS ou Leituras do LOUVADEUS.

103 P á g i n a 103 Caso o LOUVADEUS esteja instalado num diretório diferente do ADORE SLIDES você deverá informar o diretório de instalação do LOUVADEUS. Essa configuração é feita em Preferências - LOUVADEUS SongSelect CCLI Para importar músicas do SongSelect é preciso primeiramente informar as credencias de autenticação.. Essa configuração é feita em Preferências SongSelect CCLI.

104 P á g i n a 104 Após ter feito o a autenticação, clique no botão SongSelect CCLI no menu Ferramentas.

105 P á g i n a 105 Após a página do SongSelect for carregada, basta escolher a música desejada, copiar e depois colar em Nova Apresentação na aba texto e editar os slides do modo que preferir. Bíblia Sagrada Para adicionar versículos bíblicos à programação, basta clicar no botão Bíblia Sagrada. A tecla F3 do teclado é um atalho para abrir a Bíblia Sagrada Selecione a leitura desejada e clique no botão Adicionar na Programação. Pesquisa Rápida A pesquisa rápida ajuda a encontrar de forma mais ágil o livro, capitulo e versículo desejado.

106 P á g i n a 106 O Texto selecionado pode ser visualizado antes de ser adicionado à programação Pesquisa Detalhada Realiza uma pesquisa por toda a bíblia através de palavras chave. Para pesquisar digite a palavra e clique em Pesquisar No resultado da pesquisa selecione os versículos desejados e clique em Adicionar na Programação

107 P á g i n a 107 Para selecionar vários versículos: Clique no primeiro versículo desejado e arraste com o mouse com até o último versículo desejado Clique no primeiro versículo e use a tecla Shift e as setas do teclado para ir até os outros versículos desejados. Para selecionar versículos que não estão em sequência pressione a tecla Ctrl e mantenha pressionada e com o mouse selecione os versículos desejados. Configurações Rápidas Em configurações rápidas é possível escolher a quantidade de versículos por slide e alternar entre versões da Bíblia.

108 P á g i n a 108 Leitura Responsiva Para projetar o texto como leitura responsiva, basta marcar a caixa Leitura Responsiva com um clique, com a leitura bíblica já selecionada clique em Adicionar na Programação. O versículo será projetado com o título Dirigente e Congregação ou outro título de sua preferência alternadamente. Projetado ao público

109 P á g i n a 109 Cantor Cristão e Hinário para o Culto Cristão Para selecionar versículos do Cantor Cristão ou Hinário para o Culto Cristão clique no botão Catálogo ou use a tecla F2 do teclado que é um atalho para abrir o Catálogo. No Catálogo de apresentação em Catálogo selecione o Cantor Cristão ou o Hinário Para o Culto Cristão.

110 P á g i n a 110 Selecione o hino desejado e clique em Adicionar na Programação. Busca Rápida Com está ferramenta, você digita parte da palavra ou uma palavra do título do hino é a busca mostra hinos com aquela palavra. a busca rápida também pode ser feita com os números dos hinos do Cantor Cristão e do Hinário para o Culto Cristão. Catálogo Para adicionar uma apresentação do catálogo na programação clique no botão Catálogo ou use a tecla F2 do teclado que é um atalho para abrir o Catálogo

111 P á g i n a 111 Selecione a apresentação desejada e clique no botão Adicionar na Programação ou com dois cliques no botão esquerdo do mouse. Manter Aberto Mantém o catálogo aberto para adicionar mais de uma apresentação na programação sem precisar abrir várias vezes o catálogo. Para manter o catálogo aberto clique marque a caixa Manter Aberto. Depois que adicionar as apresentações na programação clique no botão Fechar.

112 P á g i n a 112 Criar e Gerenciar Catálogos Cria, edita e exclui catálogos. Criar Catálogo Para criar um novo catálogo clique no botão Catálogos no menu ferramentas. Clique no botão Novo Catálogo

113 P á g i n a 113 Nomeie o catálogo que será criado e clique no botão OK. Seu catálogo estará disponível em todas as lista de catálogos no Adore.

114 P á g i n a 114 Editar catálogo Para editar um catálogo clique no botão Editar Renomeie seu catálogo e clique no botão OK Excluir Catálogo Para excluir um catálogo selecione o catálogo que será excluído e clique no botão Excluir

115 P á g i n a 115 Ao excluir um catálogo, automaticamente todas as apresentações serão transferidas para o catálogo padrão Adore!, conforme a mensagem abaixo: Pesquisar Em pesquisar no menu ferramentas é possível visualizar o conteúdo de uma apresentação de forma rápida, editar uma apresentação existente, e excluir apresentações.

116 P á g i n a 116 Se a caixa Apenas apresentações Formatadas estiver marcada você visualizará somente as apresentações do catálogo que foram editadas. Busca Rápida Busca a partir de uma palavra todas as referencias que tiver sobre ela no banco de dados do catalogo. Para utilizar a busca rápida digite a palavra para a pesquisa no campo

117 P á g i n a 117 Editar uma apresentação Selecione a apresentação e clique o botão Editar A área de edição dos slides será Aberta Excluir Uma Apresentação Selecione a apresentação que deseja excluir e clique no botão Excluir. Depois de excluída a apresentação estará na lixeira podendo ser restaurada ou excluída definitivamente. Gadgets Acrescenta ou remove Gadgets da área de trabalho do Adore. Para utilizar os Gadgets clique no botão Gadgets. Marque ou desmarque os Gadgets que deseja na área de trabalho do Adore

118 P á g i n a 118 Captura de Câmeras e TV Captura imagens de câmeras e TV. Clique no botão Captura de Câmeras e TV. Será iniciado o assistente de vídeo captura, clique em Avançar para prosseguir.

119 P á g i n a 119 Todas as câmeras conectadas ao computador serão reconhecidas e listadas na tela abaixo. Nessa tela selecione a câmera que deseja usar. Clique em Avançar. Informe um nome para o dispositivo e se desejar uma descrição.

120 P á g i n a 120 Você pode escolher gravar a imagem capturada ou não, se não marque a opção Não e clique em Avançar. Se preferir gravar a imagem capturada marque a opção Sim e configure o formato de compressão se desejar, se não escolha a opção Não Comprimir e selecione o local para gravação. Clique em Avançar.

121 P á g i n a 121 Clique em Finalizar para encerrar o assistente. Para adicionar o vídeo da câmera na programação vá na aba Câmeras na área de projeção, clique na câmera segure o botão do mouse e arraste até a Programação e solte.

122 P á g i n a 122 Para projetar o vídeo da câmera ao público clique no botão Ao Vivo DVD Para reproduzir um DVD insira o DVD no drive e clique em DVD na aba Apresentação

123 P á g i n a 123 Clique em Selecionar para informar o local do DVD no computador e clique em OK

124 P á g i n a 124 Após selecionar o local do DVD, nomeie o DVD para a exibição. Clique no botão Ponto Inicial no momento em que deseja que o vídeo inicie depois clique no botão Ponto Final no momento que deseja que o vídeo seja encerrado e clique no botão Executar para visualizar o trecho definido se estiver correto clique em OK. Para o vídeo ser exibido na integra não é preciso selecionar o ponto inicial e final, basta clicar em OK. O DVD capturado estará disponível no painel DVD no cockpit de projeção.

125 P á g i n a 125 Para adicionar o DVD na programação vá na aba DVD no cockpit de projeção, clique no vídeo segure o botão do mouse e arraste até a Programação e solte. Backup Cria cópia de segurança das imagens, vídeos, configurações e banco de dados das apresentações do Adore. O arquivo de backup do Adore terá a extensão.adorebak. O Backup fica localizado na aba utilitários. Criar Backup

126 P á g i n a 126 Para criar o backup clique no botão Criar Backup, Selecione os itens que deseja para o backup Clique no botão Avançar

127 P á g i n a 127 Selecione o local onde o backup será gravado. Clique no Executar para iniciar o backup.

128 P á g i n a 128 No final do processo a próxima tela será de confirmação do backup e clique em Concluir

129 P á g i n a 129 Restaurar Backup Para restaurar um backup do Adore, clique no botão Restaurar Backup. No assistente para restauração do backup clique em Avançar

130 P á g i n a 130 Clique em Procurar e localize onde está a o arquivo do backup salvo com a extensão *. adorebak. Clique em Avançar. Selecione o os itens para restaurar e clique em Executar para iniciar a reustaração.

131 P á g i n a 131 Aguarde os arquivos serem carregados. No final do processo a próxima tela será de confirmação da restauração do backup e clique em Concluir

132 P á g i n a 132 Como configurar o Adore Slides As configurações do Adore podem ser alteradas através da aba Preferencias. Bíblia Sagrada Para alterar as configurações da Bíblia Sagrada como bíblia padrão, configurações de fonte, titulo e rodapé dos slides das leituras bíblicas clique no botão Bíblia Sagrada. Configurações Gerais

133 P á g i n a 133 Em configurações gerais você pode determinar a quantidade de versículos por slide e qual a versão da bíblia será a padrão para as apresentações. Versículos por slides Para alterar a quantidade de versículos por slide, selecione a quantidade de versículos que deseja. Versão Padrão Você pode definir entre as suas versões de bíblia qual será a padrão para as apresentações. Selecione a bíblia que deseja.

134 P á g i n a 134 Leitura Bíblica Em Leitura Bíblica você pode mudar as configurações do texto da leitura bíblica como tamanho, cor e tipo de fonte e alinhamento do texto. Fonte Para alterar as configurações de fonte, selecione a fonte de sua preferencia o tamanho e a cor da fonte. Alinhamento Selecione o tipo de alinhamento que deseja superior, no meio ou inferior.

135 P á g i n a 135 Titulo Altera as configurações de fonte do titulo dos slides das leituras bíblicas. Fonte Para alterar as configurações de fonte do titulo, selecione a fonte de sua preferencia o tamanho e a cor da fonte.

136 P á g i n a 136 Alinhamento Selecione o tipo de alinhamento do titulo do slide de leitura bíblica que pode ser: alinhado a esquerda, alinhado no meio e alinhado a direita. Rodapé Em Rodapé pode ser alterado o texto do rodapé dos slides das leituras bíblicas, tipo de fonte, tamanho, cor e alinhamento. Texto do Rodapé Altera o texto do rodapé dos slides da leitura bíblica. Para alterar o texto adicione o texto de sua preferência. Fonte Para alterar as configurações de fonte do rodapé dos slides de leitura bíblica, selecione a fonte de sua preferencia o tamanho e a cor da fonte.

137 P á g i n a 137 Alinhamento Selecione o tipo de alinhamento do rodapé do slide de leitura bíblica que pode ser: alinhado a esquerda, alinhado no meio e alinhado a direita. Bíblias Instaladas Adiciona e exclui bíblias instaladas no Adore Slides. Excluir bíblia Para excluir uma ou mais bíblias selecione a bíblia que deseja excluir com dois cliques e clique no botão Excluir Selecionados. Sua bíblia será excluída assim que clicar em Excluir Selecionados.

138 P á g i n a 138 Adicionar Bíblia Para Adicionar uma bíblia clique no botão Adicionar Será iniciado o assistente de Importação Bíblia Sagrada clique em Avançar para dar iniciar a importação. Clique em Procurar para selecionar o arquivo da bíblia para ser importado.

139 P á g i n a 139 Após selecionar o arquivo clique em Avançar para prosseguir com a importação.

140 P á g i n a 140 Preencha os campos nome e Direitos autorais e clique em Executar. Aguarde o processo de importação até o fim.

141 P á g i n a 141 Esta tela confirma que a Bíblia foi importada com sucesso. Clique em concluir. Slides Em Slides você altera as configurações de fonte dos slides das apresentações, logomarca e efeitos de transição.

142 P á g i n a 142 Informações Adicionais Em informações adicionais é possível alterar as configurações de fonte como tipo, tamanho e cor. Determina os itens que serão exibidos em todos os slides. Para exibir as informações adicionais marque a caixa. Se não quiser exibir as informações adicionais mantenha a caixa desmarcada. Fonte Define o padrão de tipo de fonte, tamanho e cor de fonte usados nos slides. Para alterar as configurações selecione a fonte, tamanho e cor de sua preferencia.

143 P á g i n a 143 Exibir Definem os itens que serão exibidos nos slides, que podem ser nome, autor, Licença CCLI, número do slide e personalizado. Você pode escolher os itens que preferir ou nenhum, o personalizado você define o texto usando o campo ao lado. Campo para adicionar o texto do item personalizado. Os itens serão exibidos no canto esquerdo da tela. Logomarca Define uma logomarca para ser exibida em todos os slides. Para exibir a logomarca marque a caixa Exibir logomarca.

144 P á g i n a 144 Se não quiser exibir a logomarca não marque a caixa Exibir logomarca. Clique em Adicionar para selecionar a sua logomarca. Selecione o arquivo da logomarca e clique em Abrir Após selecionar a imagem ela será exibida como mostra a imagem a baixo.

145 P á g i n a 145 Com o mouse pressionado sobre a imagem arraste para o local da tela que deseja posicioná-la. Efeitos de Transição Define os efeitos de transição dos slides durante a troca deles. Para alterar os efeitos de transição, selecione o tipo de transição que preferir. Selecione o tempo de transição dos slides.

146 P á g i n a 146 SongSelect Adiciona as configurações para integração com SongSelect CCLI. Nesta tela adicione as credencias de acesso ao SongSelect ou seu licenciamento SongSelect LOUVADEUS Configura a integração do LOUVADEUS com o Adore Slides.

147 P á g i n a 147 Nesta tela informe o diretório de instalação do LOUVADEUS. Louvor Adoração JUERP Configura a integração com o Louvor & Adoração JUERP. Informe o diretório de instalação do LOUVOR E ADORAÇÃO

148 P á g i n a 148 Catálogo Define o catálogo padrão do Adore. Selecione o catálogo que deseja como padrão do Adore e clique em ok. Monitores Define o monitor de saída para projeção.

149 P á g i n a 149 Monitor Primário O monitor primário é destinado ao ambiente de edição do operador. Monitor Secundário Para definir o monitor secundário de saída para projeção: 1. Conecte o cabo VGA do monitor ou data show no computador 2. Selecione Monitor Secundário 2 (1024 x 768) e clique em OK. Personalizado O monitor personalizado você pode configurar a resolução do monitor. 1. Conecte o cabo VGA do monitor ou data show no computador 2. Selecione Personalizado. 3. Defina as configurações de resolução de sua preferencia e clique em OK.

150 P á g i n a 150 Como Instalar o Adore Pré-requisitos para instalação do Adore! Slides Framework 4.0 DirectX 9 Power Point Viewer Fazendo a instalação do Adore! Está é a primeira tela de instalação do Adore, Clique no botão Avançar para começar.

151 P á g i n a 151 Leia atentamente contrato de licença do Adore se aceitar marque a opção Concordo se não marque Não Concordo, clique no botão Avançar.

152 P á g i n a 152 Nesta tela é exibida a pasta que o Adore será instalado. Se preferir instalar o Adore em outra pasta digite o local ou clique em Procurar e selecione a pasta que preferir e clique em OK Para visualizar o espaço necessário em disco para a instalação do Adore clique um Espaço Necessário em Disco.

153 P á g i n a 153 Serão listadas as unidades em que o Adore pode ser instalado e o espaço em disco disponível e necessário em cada unidade. O Adore pode ser instalado somente para um usuário ou para todos os usuários do computador basta selecionar a opção que preferir. E recomendável utilizar a opção Somente eu. Nesta próxima tela clique em Avançar para iniciar a instalação do Adore.

154 P á g i n a 154 Esta tela mostra o andamento da instalação.

155 P á g i n a 155 Esta é a última tela do processo de instalação, clique em Fechar e o Adore está pronto para ser usado. O Adore pode ser aberto através do ícone na área de trabalho do computador ou no menu iniciar.. Monitor Estendido A área de trabalho do Windows pode ser facilmente estendida para ser exibida em mais de um monitor. Para que isso seja possível, conecte dois ou mais monitores a um computador desktop ou laptop. A maioria dos laptops permite que você conecte um monitor externo. Uma área de trabalho que se expande para dois ou mais monitores passa a ter um tamanho muito maior e permite que você arraste janelas, ícones de programas e outros itens para qualquer local da área de trabalho estendida. Por padrão, ao conectar um monitor externo a um laptop, a mesma imagem (imagem espelhada) da sua área de trabalho aparece no monitor externo. Para arrastar uma janela da tela do laptop para a tela externa, é necessário estender o monitor, alterando suas configurações. Por outro lado, quando outro monitor é conectado a um computador desktop, o monitor é definido como "estendido" por padrão e você pode arrastar uma janela de uma tela para outra, sem alterar as configurações.

156 P á g i n a 156 Para abrir Resolução da Tela, clique no botão Iniciar Personalização e em Ajustar a resolução da tela., em Painel de Controle, em Aparência e Clique na lista suspensa ao lado de Múltiplos vídeos, clique em Estender estes vídeos e clique em OK. Observações Se a opção Múltiplos vídeos não aparecer nas configurações de vídeo, o Windows não detectou um segundo monitor conectado ao computador desktop, ou um monitor externo conectado ao laptop. Quando o Windows detecta o monitor, ele aparece na lista suspensa ao lado de Vídeo. Caso ele não esteja listado, tente clicar em Detectar. Verifique se o monitor para o qual você estenderá a área de trabalho está ligado e conectado à porta de vídeo correta do computador. Pode ser necessário selecionar a origem correta, identificada nos controles do monitor, para confirmar se o monitor está usando a porta de vídeo correta. Para obter mais informações, consulte o manual do monitor ou visite o site do fabricante.

adore! tecnologia trabalhando para seu ministério

adore! tecnologia trabalhando para seu ministério adore! tecnologia trabalhando para seu ministério o que é o adore? Sistema de projeção multimídia para igrejas totalmente produzido no Brasil. Faça projeção da Bíblia Sagrada, cânticos, hinos, vídeos com

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 4 3 Vivo Sync Web... 5 3.1 Página Inicial... 5 3.1.1 Novo Contato... 6 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Nextel Cloud... 4 2 Nextel Cloud Web... 5 2.1 Página Inicial... 6 2.1.1 Meu Perfil... 7 2.1.2 Meu Dispositivo...

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/ Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013 http://timprotect.com.br/ 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 TIM PROTECT BACKUP...Erro! Indicador não definido. 3 TIM PROTECT BACKUP Web... 6 3.1

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS.

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS. Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar com o CMS. 5 Removendo o Cliente. Playlist 7 Criando um Playlist. 8 Adicionando

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Arquivos e Pastas Duas visões do Windows Explorer A Hierarquia do Explorer Aparência das pastas Personalizando o Explorer Manipulação de Arquivos e pastas Uso de atalhos Visões do Windows Explorer Para

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Guia didático para professores sobre o Windows Movie Maker Prof. Dr Sérgio Ferreira Amaral

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br Manual Backup Online Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Backup Online 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 Manual Backup Online 1 Índice 1 Índice... 2 2 Backup Online...Erro! Indicador não definido.

Leia mais

Manual de Uso. Intranet

Manual de Uso. Intranet Manual de Uso Intranet última atualização: setembro de 2013 1 2 Sumário 1- Acesso 04 2- Gerenciamento de páginas 04 3- Gerenciamento de layout e aparência das páginas 3.1- Layout 3.3- Aparência 07 07 08

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Conteúdo 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações... 19 8 SIM Tool

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Tutorial do Sistema de Gestão de Conteúdos para Web - SYSWEB

Tutorial do Sistema de Gestão de Conteúdos para Web - SYSWEB Tutorial do Sistema de Gestão de Conteúdos para Web - SYSWEB São João del-rei Outubro de 2008 1. Entrando na Intranet para acessar o SYSWEB 1.1 Digite no seu navegador (browser) o seguinte endereço: http://www.intranet.ufsj.edu.br

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

RESUMO DE CATALOGAÇÃO

RESUMO DE CATALOGAÇÃO RESUMO DE CATALOGAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DISTINTA Contatos: Cirineo Zenere (c.zenere@pucpr.br) Eulália M. Soares (eulalia.soares@pucpr.br) Josilaine O. Cezar (josilaine.cezar@pucpr.br) SUMÁRIO INICIANDO A CATALOGAÇÃO...2

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Nextel Cloud Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Manual do Usuário Nextel Cloud 1 Índice 1 Índice... 2 2 Nextel Cloud... 3 3 Instalação

Leia mais

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br William Oyama www.evisionbrasil.com.br Índice do tutorial 1 Portal entrelace.obr.br 2- Painel Administrativo 3- Informações Restritas 4- Acervo 5- Notícias

Leia mais

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br 1 Índice Utilizando o Gerenciador Multi Tarefa... 3 Organização de aplicativos... 8 Configurar Gmail... 15 Página favorita em ícone... 18 Excluindo Aplicativos e Ícones Favoritos...21 Gerenciar Aplicativos

Leia mais

1/48. Curso GNU/Linux. Aula 3. Dino Raffael Cristofoleti Magri

1/48. Curso GNU/Linux. Aula 3. Dino Raffael Cristofoleti Magri 1/48 Curso GNU/Linux Aula 3 Dino Raffael Cristofoleti Magri Julho/2008 2/48 Veja uma cópia dessa licença em http://creativecommons.org/licenses/by nc sa/2.5/br/ 3/48 Sumário 1 CONFIGURAR TECLADO...6 1.1

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK Windows em geral WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item. WIN + D = Mostrar área de trabalho. WIN + M = Minimizar tudo. SHIFT + WIN + M = Desminimizar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO

FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO 2 FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 Guido de Oliveira Carvalho UEG-Inhumas NÍVEL BÁSICO 1. Configurar página Aba

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com. Manual de uso 1. ACESSO AO SISTEMA LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.br Após acessar o link acima, favor digitar seu LOGIN

Leia mais

Manual do Plone (novo portal do IFCE)

Manual do Plone (novo portal do IFCE) Manual do Plone (novo portal do IFCE) Dezembro/2015 Índice Como criar submenus... 3 Como criar banner rotativo... 4 Como remover um banner... 5 Como criar uma notícia... 6 Como inserir imagem na notícia...

Leia mais