UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ENGC48 ELETRÔNICA DE POTÊNCIA CONVERSORES DE PULSOS RESSONANTES Equipe 2: Daniel Gonçalves Elizeu Matias Rodrigo Barros Salvador, 12 de junho de 2012

2 Conversores de Pulsos Ressonantes Problemática Sinal PWM utilizado no controle dos dispositivos dos conversores eletrônicos. As chaves são ligadas e desligadas na corrente de carga com um alto valor de. As chaves são submetidas a um esforço de tensão elevada. As perdas de potência por chaveamento aumentam linearmente com a frequência de chaveamento, podendo se tornar bastante significativa em relação à perda total de potência do dispositivo. Também é produzida elevada interferência eletromagnética (EMI) devido aos altos valores de nas formas de onda do conversor. Solução As desvantagens do controle PWM podem ser eliminadas ou minimizadas se os dispositivos de chaveamento forem ligados e desligados quando a tensão sobre um dispositivo e/ou sua corrente torna-se zero. (LEMBRAR-SE DOS CIRCUITOS AMACIADORES) A tensão e a corrente são forçadas a passar através do zero pela criação de um circuito ressonante LC, chamado conversor de pulso ressonante. Representação das Comutações dos Dispositivos Eletrônicos: Tecnologias Convencionais e Tecnologia Ressonante Classificação dos Conversores Ressonantes 1) Inversores Ressonantes em Série; 2) Inversores Ressonantes Paralelos; 3) Conversores Ressonantes Classe E; 4) Retificadores Ressonantes Classe E; 5) Conversores Ressonantes com Chaveamento em Tensão Zero (ZVS); 6) Conversores Ressonantes com Chaveamento em Corrente Zero (ZCS); 7) Conversores Ressonantes com Chaveamento em Tensão Zero de Dois Quadrantes (ZVS); 8) Inversores Ressonantes com Interligação CC. Inversores Ressonantes em Série Baseados na oscilação de uma corrente ressonante.

3 Os componentes de comutação e dispositivos de chaveamento são colocados em série com a carga para formar um circuito subamortecido. A corrente através dos dispositivos de chaveamento cai a zero devido à característica natural do circuito. Produz uma forma de onda aproximadamente senoidal em uma alta frequência de saída, numa faixa de 200Hz a 100kHz. Usado em aplicações de saída relativamente fixa (por exemplo, aquecimento indutivo, sonares, iluminação fluorescente ou geradores ultrassônicos). Configurações Existem várias configurações de inversores ressonantes em série, dependendo da conexão dos dispositivos de chaveamento e da carga. Mas, eles podem ser classificados em duas categorias: a) Inversores Ressonantes em Série com Chaves Unidirecionais; b) Inversores Ressonantes em Série com Chaves Bidirecionais. Inversores Ressonantes em Série com Chaves Unidirecionais Análise de um circuito RLC série

4 Inversor Ressonante Série Básico Modos de Operação Para que o circuito seja subamortecido. Modo 1: condições iniciais. através da análise de malha. resposta ao pulso de tensão. frequência de ressonância. (pode ser obtida avaliando-se o valor máximo do módulo da F.T. do circuito RLC série, que ocorre para ω=ω r )

5 constante A 1. resposta ao pulso de tensão, em que. Quando a corrente passa pelo zero o tiristor é autocomutado. A partir de pode-se obter:. A tensão no capacitor pode ser encontrada a partir de:. Esse modo é válido para e termina quando se torna zero em. Modo 2: Durante esse modo, os tiristores T 1 e T 2 são desligados.. Modo 3: Esse modo começa quando T 2 é disparado e uma corrente ressonante reversa flui através da carga.. de malha. redefinindo a origem de tempo e através da análise condições iniciais. tensão no capacitor. Esse modo é válido para e termina quando torna-se zero.. O tempo disponível para comutação o tempo de comutação dos tiristores, t q., conhecido como zona morta, tem que ser maior que onde ω 0 é a frequência da tensão de saída em rad/s.

6 frequência máxima possível da saída. O circuito inversor ressonante série básico é muito simples. O fluxo de potência da fonte CC é descontínuo. A fonte CC terá um alto pico de corrente, e conterá harmônicos. Um melhoramento do inversor básico pode ser feito se os indutores são mutuamente acoplados. Quando T 1 é disparado e a corrente i 1 (t) começa a crescer, a tensão sobre L 1 será positiva. A tensão induzida em L 2 somará a tensão de C polarizando reversamente T 2, que será desligado. O resultado é que disparando um tiristor desliga-se o outro, mesmo antes de a corrente de carga alcançar zero. Inversor Ressonante em Série com Indutores Acoplados Inversor Ressonante em Série em Meia-Ponte O inversor em série em meia-ponte é utilizado para reduzir o esforço da fonte CC devido à alta corrente pulsada. A potência é fornecida pela fonte CC durante ambos os semiciclos da tensão de saída. Metade da corrente é fornecida pelo capacitor C 1 ou C 2 e a outra metade pela fonte CC. Inversor Ressonante em Série em Ponte Completa

7 A frequência ressonante e a zona morta disponível dependem da carga e, por essa razão, inversores ressonantes são mais apropriados para aplicações com carga fixa. A carga (ou resistor R) do inversor poderia também ser conectada em paralelo com o capacitor. Os tiristores podem ser substituídos por BJTs, MOSFETs, IGBTs e GTOs. Projeto: Especificações mínimas: V s, R, e t q ; Calcula-se ω r ; Descobre-se uma relação entre L e C; Escolhe um valor pra L e determina-se o valor de C. Sugestão: Exemplo 11.1, Capítulo 11, Eletrônica de Potência, Muhammad H. Rashid Inversores Ressonantes em Série com Chaves Bidirecionais Para os inversores ressonantes com chaves unidirecionais: Os dispositivos de potência têm de ser ligados em todos os semiciclos da tensão de saída, o que limita a frequência do inversor e a quantia de energia transferida da fonte para a carga. Além disso, os tiristores são submetidos à alta tensão de pico reverso. Melhoramento: Operação: Inversor Ressonante Série Básico com Chaves Bidirecionais Quando T 1 é disparado, um pulso ressonante de corrente circula e T 1 é autocomutado em t=t 1. Entretanto a oscilação ressonante (circuito subamortecido) continua através de D 1 até que a corrente caia novamente a zero no fim do ciclo. Observações: A tensão reversa do tiristor é limitada para a queda direta de tensão de um diodo, tipicamente 1V. Se o tempo de condução do diodo é maior que o tempo de desligamento do tiristor, não existe a necessidade de zona morta, e a frequência de saída é a mesma que a frequência ressonante.

8 Se t q é o tempo de desligamento de um tiristor, a frequência máxima do inversor é dada por: e f 0 deve ser menor que f máx. O diodo D 1 deve ser conectado o mais próximo possível do tiristor e os terminais de conexão devem ser mínimos para reduzir qualquer indutância parasita na malha formada por T 1 e D 1. Qualquer indutância no caminho do diodo reduziria a tensão reversa da rede sobre os terminais de T 1, que pode não desligar. Para superar esse problema, faz-se uso de um (RCT Tisistor de Condução Reversa), feito pela integração de um tiristor assimétrico e um diodo de recuperação rápida em uma única pastilha de silício. Inversor em Série em Meia-Ponte com Chaves Bidirecionais No modo sem sobreposição, o disparo do tiristor é atrasado, até que a última oscilação de corrente através do diodo tenha sido completada. Inversor em Série em Ponte Completa com Chaves Bidirecionais No modo com sobreposição, um tiristor é disparado, enquanto a corrente no diodo da outra parte ainda está circulando. Ele proporciona um aumento da frequência de saída, acompanhado pelo aumento da potência de saída. Limitação:

9 A frequência máxima dos inversores ressonantes é limitada devido aos requerimentos de comutação ou desligamento dos tiristores, tipicamente de 12 a 20us. Alternativa: Uso de transistores que requerem 1us ou menos para comutar. Inversor Ressonante Transistorizado em Meia-Ponte Sugestão: Exemplo 11.3, Capítulo 11, Eletrônica de Potência, Muhammad H. Rashid. Uma análise da resposta em frequência para diferentes configurações da carga no circuito LCR pode ser encontrada nos tópicos , e Cada configuração está associada a uma determinada aplicação Inversores Ressonantes Paralelos É o dual de um Inversor Ressonante em Série. É alimentado a partir de uma fonte de corrente tal que o circuito oferece uma alta impedância para o chaveamento de corrente. Como a corrente é continuamente controlada, esse inversor dá uma melhor proteção de curto-circuito sob condições de falta. Circuito Ressonante Paralelo análise de nó. condição inicial.

10 tensão de saída, em que. frequência ressonante amortecida. instante em que a tensão torna-se máxima, que pode ser aproximado por. Observação: A impedância de entrada pode ser escrita em função do fator de qualidade Q p e de ω/ω 0, assim como no inversor ressonante série. Existem configurações de carga que levam às mesmas impedâncias de entrada do caso série, sendo possível traçar a resposta em frequência do inversor. Na configuração acima: Inversor Ressonante Paralelo Transistorizado L e atua como uma fonte de corrente e o capacitor C é o elemento ressonante. L m é a indutância mútua do transformador e atua como o indutor ressonante. Uma corrente constante é chaveada alternativamente no circuito ressonante pelos transistores Q 1 e Q 2. O circuito equivalente pode ser obtido referindo a resistência de carga R L no lado primário e desprezando as indutâncias de dispersão do transformador.

11 Sinais de Disparo Inversor Ressonante Prático Utilizado no Disparo de Lâmpadas Fluorescentes Sugestão: Exemplo 11.8, Capítulo 11, Eletrônica de Potência, Muhammad H. Rashid. Inversores Ressonantes Classe E Um inversor ressonante classe E usa apenas um transistor e tem baixas perdas por chaveamento, produzindo uma alta eficiência de mais de 95%. Esse tipo de inversor é normalmente usado em aplicações que necessitam de baixa potência, requerendo menos de 100 W, particularmente em reatores eletrônicos de alta frequência para lâmpadas. O dispositivo de chaveamento tem de suportar uma alta tensão. Esse inversor é mais usado para tensões de saída fixas. Entretanto a tensão de saída pode ser alterada variandose a frequência de chaveamento. A operação deste circuito pode ser dividida em três modos: modo 1, modo 2 e modo 3 como serão detalhados a seguir.

12 Inversor Ressonante Classe E Modo 1: Durante esse modo, o transistor Q 1 está conduzindo. O circuito equivalente é mostrado abaixo: A corrente i T consiste da corrente da fonte i S e da corrente de carga i O afim de obter uma corrente de saída quase senoidal, os valores de L e C são escolhidos para ter um alto fator de qualidade, Q maior ou igual a sete, e baixa razão de amortecimento, usualmente 0,072. A chave é desligada em tensão zero. Quando a chave é desligada, sua corrente é imediatamente desviada através do capacitor C e. Modo 2: Durante esse modo, o transistor Q 1 está em corte. O circuito equivalente é mostrado abaixo: A corrente do capacitor i C torna-se a soma de i S com i O. A tensão da chave aumenta de zero a um valor máximo e cai a zero novamente. Quando a tensão da chave cai a zero, i C =C e dvt/dt normalmente será negativa. Assim, a tensão da chave tenderia a ser negativa. Para limitar essa tensão negativa, um diodo é conectado em antiparalelo, como mostrado na figura anterior do inversor ressonante classe E pelas linhas pontilhadas. Se utilizar chave MOSFET, sua tensão negativa é limitada por seu diodo interno a uma queda de diodo. Modo 3: Esse modo existirá somente se a tensão da chave cair a zero com inclinação negativa finita. O circuito equivalente é similar àquele para o modo 1, exceto as condições iniciais. A corrente de carga cai a zero no fim do modo 3. Entretanto, se os parâmetros do circuito fossem tais que a tensão da chave caísse a zero com uma inclinação zero, não haveria necessidade do diodo e esse modo não existiria. Isto é, VT=0 e dvt/dt =0. Os parâmetros ótimos que satisfazem a essa condição e dão máxima eficiência são fornecidas por: L e =0,4001R/ω s C e =2,165/(Rω s )

13 ω s L=1/(ω s C)=0,3533R Onde ω s é a frequência de chaveamento. O ciclo de trabalho é D= t on /T s =30,4%. Retificadores Ressonantes Classe E Como um conversor CC-CC geralmente consistem de um inversor ressonante CC-CA e de um retificador, um retificador a diodos de alta frequência sofre desvantagens tais como perdas por condução e chaveamento, oscilações parasitas e alto conteúdo harmônico da corrente de entrada. Um retificador classe E supera essas limitações. Ele usa o princípio de chaveamento em tensão zero do diodo. Isto é, o diodo corta em tensão zero. A capacitância de junção do diodo é incluída da capacitância ressonante C e, portanto, não afeta desfavoravelmente a operação do circuito. A operação do circuito pode ser dividida em dois modos: modo 1 e modo 2. Consideraremos que C f será suficientemente grande tal que a tensão média de saída V O será constante. A tensão de entrada é V S = V m.sen(ωt). Retificador Ressonante Classe E Modo 1: Durante esse modo, o diodo está cortado. O circuito equivalente é mostrado abaixo: Os valores de L e C são tais que na frequência de operação f O, a tensão que aparece sobre L e C é V LC = V S.sen(ωt) V O. Modo 2: Durante esse modo, o diodo está conduzindo. O circuito equivalente é mostrado abaixo:

14 A tensão que aparece sobre L é V L = V S.sen(ωt) V O. Quando a corrente do diodo i D, que é a mesma que a do indutor i L, atinge o zero, o diodo corta. No corte i D =i L =0 e V D =V C =0. Isto é, i C =CdV C /dt=0, que dá dvc/dt=0. Portanto a tensão do diodo é zero no corte, reduzindo, dessa forma, as perdas por chaveamento. A corrente no indutor pode ser expressa aproximadamente por i L = I m.sen(ωt-ф) I O. Em que I m = V m /R e I O = V O /R. Quando o diodo está conduzindo, o deslocamento ф será de 90. Quando o diodo está cortado, ele será 0, contanto que ω L = 1/(ω C ). Portanto, ф terá um valor entre 0 e 90, e seu valor depende da resistência de carga R. A corrente de pico a pico será de 2V m /R. A corrente de entrada tem uma componente CC I O e um atraso de fase ф. A fim de melhorar o fator de potência de entrada, normalmente é conectado um capacitor de entrada, como mostrado na figura anterior do retificador representado pelas linhas pontilhadas. Conversores Ressonantes com Chaveamento em Corrente Zero As chaves dos conversores ressonantes com chaveamento em corrente zero (ZCS) são ligadas e desligadas em corrente zero; São classificados em 2 tipos: L e M; Quando a corrente na chave for zero, haverá uma corrente circulando através da capacitância interna devido a uma inclinação finita da tensão sobre a chave no desligamento; Esse fluxo de corrente causa dissipação na chave e limita o chaveamento em alta frequência. Conversores Ressonantes ZCS Tipo L Configuração de Chaves para Conversores Ressonantes ZCS

15 Conversor Ressonante ZCS tipo L Formas de Onda ZCS tipo L Modo 1: Válido para. A chave é ligada e o diodo conduz. A corrente I L cresce linearmente. Modo 2: Válido para. A chave continua ligada, mas o diodo está cortado. corrente de pico. tensão de pico. Ao fim: e.

16 Modo 3: Válido para. A corrente no indutor cai de I 0 a zero. Ao fim:. Modo 4: Válido para. O capacitor fornece a corrente I 0, e sua tensão dada por: Modo 5: Válido para e termina quando.. Quando a tensão no capacitor tende a ser negativa, o diodo conduz. A corrente I 0 circula através do diodo e. Observação: A tensão máxima da chave é igual à tensão CC de alimentação, V S. Como a corrente na chave é zero, durante o corte e condução, as perdas por chaveamento, que são o produto de v e i, tornam-se muito pequenas. Conversores Ressonantes ZCS Tipo M Conversor Ressonante ZCS tipo M

17 Formas de Onda ZCS tipo M Uma análise semelhante a do ZCS tipo L pode ser feita para o ZCS tipo M. Conversores Ressonantes com Chaveamento em Tensão Zero As chaves de um conversor ressonante com chaveamento em tensão zero (ZVS) ligam e desligam em tensão zero. O capacitor C é conectado em paralelo com a chave para realizar o chaveamento em tensão zero. A capacitância interna da chave é somada a do capacitor C e afeta somente a frequência ressonante, não contribuindo dessa forma para dissipação de potência na chave. O conversor ressonante ZVS é o dual do conversor ressonante ZCS. As equações utilizadas no ZCS tipo M podem ser aplicadas se i L for substituída por v C, e vice-versa, L por C, e vice-versa, e V S e I 0, e vice-versa. Configuração de Chaves para Conversores Ressonantes ZVS

18 Conversor Ressonante ZVS Formas de Onda ZVS Conversores Ressonantes com Chaveamento em Tensão Zero de Dois Quadrantes (ZVS) O conceito ZVS pode ser estendido para um chopper classe A de dois quadrantes, como mostrado nas figuras abaixo: Conversor Ressonante ZVS de Dois Quadrantes

19 Onde os capacitores C + =C - =C/2. O indutor L tem um valor tal que forme um circuito ressonante. A frequência ressonante é f O = 1/(2π LC), e é muito maior que a frequência de chaveamento f S. Supondo que a capacitância do filtro C e seja grande, a carga é substituída por uma tensão CC V médio, como mostrado na figura anterior. As operações do circuito podem ser divididas em seis modos. Os circuitos equivalentes para vários modos são mostrados a seguir. Modo 1: A chave CH + está ligada. Supondo uma corrente inicial de I LO a corrente do indutor I L é dada por: I L =(V S /L)t Esse modo termina quando a tensão no capacitor C + é zero e CH + é desligada. A tensão em C - é V S. Modo 2: As chaves CH + e CH - estão, ambas, desligadas. Esse modo começa com C + tendo tensão zero e C - tendo V S. O equivalente desse modo pode ser simplificado para um circuito ressonante de C e L com uma corrente inicial do indutor I L1 ; I L pode ser aproximadamente representada por: i L =(V S - V médio ) ( / )sen.(ω O t) + I L1 A tensão pode ser aproximada para cair lentamente de V S até 0. Isto é, V O = V S (V S C/I L1 )t Esse modo termina quando V O torna-se zero e o diodo D - conduz. Modo 3: O diodo D - conduz; I L cai linearmente de I L2 (= I L1 ) para zero. Modo 4: A chave CH - é ligada quando I L e V O torna-se zero; I L continua a cair no sentido negativo de I L4, até que a tensão na chave se torne zero, e CH - é desligada.

20 Modo 5: as chaves CH + e CH - estão ambas desligadas. Esse modo começa com C - tendo tensão zero e C + tendo V S, e é similar ao modo 2. A tensão V O pode ser aproximada para um crescimento linear de zero até V S. Esse modo termina quando V O tende a tornar-se maior que V S e o diodo D + conduz. Modo 6: O diodo D + entra em condução; I L cai linearmente de I L5 até zero. Esse modo termina quando I L =0. CH + é ligada, e o ciclo é repetido. Inversores Ressonantes com Interligação CC Nos inversores ressonantes com interligação CC, um circuito ressonante é conectado entre a tensão CC de entrada e o inversor PWM, tal que a tensão de entrada para o inversor oscile entre zero e um valor ligeiramente maior que duas vezes a tensão CC de entrada. A interligação ressonante, que é similar ao inversor classe E do item anterior, é mostrada na figura abaixo: Inversor Ressonante Trifásico ZVS

21 Onde I O é a corrente consumida pelo inversor. Supondo um circuito sem perdas e R=0, a tensão da interligação é: V C = V S (1-cos(ω O t)) E a corrente do indutor I L é: I L = V S ( / ) sen(ω O t) + I O Sob condições sem perda, a oscilação continuará e não haverá necessidade de ligar a chave CH 1. Mas na prática existirá perda de potência em R, I L será senoidal amortecida e a CH 1 será ligada para trazer a corrente para o nível inicial. O valor de R é pequeno e o circuito é subamortecido. Sob essas condições I L e V C podem ser mostrados como: E a tensão no capacitor V C é: As formas de onda para V C e I L são mostradas abaixo: A chave CH 1 é ligada quando a tensão no capacitor cai a zero e é desligada quando a corrente I L alcança o nível da corrente inicial I LO. Pode-se notar que a tensão no capacitor depende somente da diferença I m (= I LO - I O ) e não da corrente de carga I O. Assim, o circuito de controle deveria monitorar (I L -I O ) quando a chave estivesse conduzindo e desligar a chave quando o valor desejado de I m fosse alcançado. Um inversor ressonante trifásico com interligação CC é mostrado na figura abaixo:

22 Inversor Trifásico Ressonante com Interligação CC Transistorizado Os seis dispositivos do inversor são comandados de uma maneira tal para estabelecer oscilações periódicas no circuito LC de interligação CC. Os dispositivos são ligados e desligados em tensões zero na interligação, realizando dessa forma a condução e o corte sem perdas de todos os dispositivos. As formas de onda para a tensão de interligação e as tensões de linha do inversor são mostradas abaixo:

23 Quadro Resumo: Os inversores ressonantes são utilizados em aplicações que necessitem de tensão de saída fixa; A frequência ressonante máxima é limitada pelo tempo de comutação dos tiristores ou transistores; Os inversores ressonantes permitem regulação limitada da tensão de saída; Os inversores ressonantes paralelos são alimentados a partir de uma fonte CC constante e dão uma tensão de saída senoidal; Os inversores e retificadores classe E são simples e usados principalmente para aplicações de baixa potência e alta frequência; Os conversores com chaveamento em tensão zero (ZVS) e chaveamento em corrente zero (ZCS) estão se tornando altamente populares, pois eles são ligados e desligados em corrente/tensão zero, eliminando, dessa forma, as perdas por chaveamento; Nos inversores ressonantes com interligação CC um circuito ressonante é conectado entre o inversor e a alimentação CC. Os pulsos de tensão ressonante são produzidos na entrada do inversor e os dispositivos do inversor são ligados e desligados em tensão zero.

24 Exercícios Propostos: 1) 2) O inversor classe E da Figura 11.19a opera em ressonância e tem V S =12V e R=10Ω. A frequência de chaveamento é f S =25kHz. Determinar os valores ótimos de L, C, C e e L e, o fator de amortecimento e a frequência de ressonância f O. Supor Q=7.

25 Referências: [1] Rashid, Muhammad H. Eletrônica de Potência: Circuitos, Dispositivos e Aplicações, Capítulo 11. [2] Pomilio, José Antenor. Eletrônica de Potência, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, UNICAMP, 1998.

Aula 11 Conversores Ressonantes

Aula 11 Conversores Ressonantes Aula 11 Conversores Ressonantes Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48)

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Conversores CA-CC Trifásicos Controlados Prof.: Eduardo Simas eduardo.simas@ufba.br

Leia mais

Aula 04 Retificadores com diodos

Aula 04 Retificadores com diodos Aula 04 Retificadores com diodos Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 02 Teoria básica b

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 02 Teoria básica b UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 02 Teoria básica b dos conversores

Leia mais

Aula 05 Transitores de Potência

Aula 05 Transitores de Potência Aula 05 Transitores de Potência Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 22 Fonte chaveada Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

Aula 08 Retificadores controlados

Aula 08 Retificadores controlados Aula 08 Retificadores controlados Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

Eletrônica de Potência

Eletrônica de Potência Eletrônica de Potência A eletrônica de potência trata das aplicações de dispositivos semicondutores de potência, como tiristores e transistores, na conversão e no controle de energia elétrica em níveis

Leia mais

Aula 8. Disciplina Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Comutação e Perdas Térmicas. Eduardo Simas

Aula 8. Disciplina Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Comutação e Perdas Térmicas. Eduardo Simas Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Comutação e Perdas Térmicas Eduardo Simas (eduardo.simas@ufba.br) Aula

Leia mais

Acionamentos Elétricos ACIJ6

Acionamentos Elétricos ACIJ6 Acionamentos Elétricos ACIJ6 3.a Aula: Eletrônica de Potência 31/01/2018 Eletrônica de Potência 1 ELETRÔNICA DE POTÊNCIA A eletrônica de potência combina potência, eletrônica e controle. O controle trata

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Fonte chaveada. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Fonte chaveada. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II Fonte chaveada Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com DISPOSITIVOS

Leia mais

Cap. 6 Conversores DC-DC

Cap. 6 Conversores DC-DC Cap. 6 Conversores DC-DC CONVERSORES DC-DC Regulador Linear de Tensão Conversores Chaveados Conversor Buck (abaixador) Conversor Boost (elevador) Conversor Buck-Boost Conversores Cuk Outros REGULADOR LINEAR

Leia mais

Lista de Exercícios de Eletrônica de Potência (08/08/2014)

Lista de Exercícios de Eletrônica de Potência (08/08/2014) Lista de Exercícios de Eletrônica de Potência (08/08/2014) 1) Dado o circuito abaixo, determinar : a) O ângulo de condução de corrente no diodo; b) A corrente média na carga; c) A corrente eficaz na carga;

Leia mais

Unidade III. Conversores CC-CC (Choppers) Eletrônica de Potência 1

Unidade III. Conversores CC-CC (Choppers) Eletrônica de Potência 1 Unidade III Conversores CC-CC (Choppers) Eletrônica de Potência 1 Introdução Conversores CC-CC são circuitos eletrônicos de potência que convertem a tensão contínua a um nível de tensão CC diferente, idealmente

Leia mais

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Aula 2

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Aula 2 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PCE Projeto de Conversores Estáticos Aula 2 Tópicos Introdução Estágio de entrada Retificadores

Leia mais

Lista de Exercícios 2 (L2)

Lista de Exercícios 2 (L2) 1 ELETRÔNICA DE POTÊNICA II Professor: Marcio Luiz Magri Kimpara Lista de Exercícios 2 (L2) 1) Um inversor monofásico de meia-ponte alimenta uma carga resistiva R=10Ω e possui a tensão de entrada Vcc=220V.

Leia mais

Capítulo 4 Tiristores

Capítulo 4 Tiristores Capítulo 4 Introdução Chaves de estado sólido (semicondutor) Chaves biestáveis (condução e bloqueio de corrente) A primeira análise da topologia do circuito de conversão de energia deve ser feita considerando

Leia mais

Retificadores com tiristores

Retificadores com tiristores Retificadores com tiristores 5 O retificador controlado trifásico de meia onda Os retificadores trifásicos são alimentados pela rede de energia trifásica cujas tensões podem ser descritas pelas expressões

Leia mais

Capítulo 6. Controlador de tensão CA. Conversor CA-CA

Capítulo 6. Controlador de tensão CA. Conversor CA-CA Capítulo 6 Conversor CA-CA Introdução Rede: Tensão eficaz V s Controlador de tensão CA Carga: Tensão eficaz V O ajustável Carga Aplicações: aquecimento, excitação de motores, iluminação, etc Tipos: (a)

Leia mais

Universidade Federal de São João del-rei. Material Teórico de Suporte para as Práticas

Universidade Federal de São João del-rei. Material Teórico de Suporte para as Práticas Universidade Federal de São João del-rei Material Teórico de Suporte para as Práticas 1 Amplificador Operacional Um Amplificador Operacional, ou Amp Op, é um amplificador diferencial de ganho muito alto,

Leia mais

FALHAS NOS CONVERSORES (RETIFICADORES E INVERSORES)

FALHAS NOS CONVERSORES (RETIFICADORES E INVERSORES) Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Transmissão de Corrente Contínua Prof. Pós- DSc. José Eduardo Telles Villas Turma 01 Período: 2016.2 Alunos : Cristina Souza Gutemberg Carneiro

Leia mais

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Revisão sobre retificadores: Comutação em retificadores

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Revisão sobre retificadores: Comutação em retificadores UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PCE Projeto de Conversores Estáticos Revisão sobre retificadores: Comutação em retificadores

Leia mais

Fontes Chaveadas. José Antenor Pomilio

Fontes Chaveadas. José Antenor Pomilio UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Departamento de Sistemas e Controle de Energia Fontes Chaveadas José Antenor Pomilio Publicação FEE 13/95 Revisão Janeiro

Leia mais

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B Aula 19 Chaves Eletrônicas amauriassef@utfpr.edu.br

Leia mais

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B Aula 20 Chaves Eletrônicas amauriassef@utfpr.edu.br

Leia mais

Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B

Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B amauriassef@utfpr.edu.br paginapessoal.utfpr.edu.br/amauriassef

Leia mais

5. PARTE PRÁTICA OBS:

5. PARTE PRÁTICA OBS: EXPERIÊNCIA 6 PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA CONVERSOR CC / CC W. KAISER 02/2009 1. OBJETIVOS Familiarização com o funcionamento de um conversor CC/CC a tiristor e medições de desempenho.

Leia mais

CONVERSOR CC-CA NÃO ISOLADO COM ALTO GANHO DE TENSÃO PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS AUTÔNOMOS DE ENERGIA ELÉTRICA

CONVERSOR CC-CA NÃO ISOLADO COM ALTO GANHO DE TENSÃO PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS AUTÔNOMOS DE ENERGIA ELÉTRICA CONVERSOR CC-CA NÃO ISOLADO COM ALTO GANHO DE TENSÃO PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS AUTÔNOMOS DE ENERGIA ELÉTRICA GEORGE CAJAZEIRAS SILVEIRA¹ RENÉ P. TORRICO-BASCOPɲ MANUEL RANGEL BORGES NETO 3 ¹ Professor

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 12 Considerações adicionais sobre retificadores

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 12 Considerações adicionais sobre retificadores UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 12 Considerações adicionais sobre

Leia mais

Aula 01 Introdução. TEL: +55 (31)

Aula 01 Introdução.  TEL: +55 (31) Aula 01 Introdução Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa -UFV Departamento de Engenharia Elétrica -DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência Gesep heverton.pereira@ufv.br

Leia mais

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B Aula 3 amauriassef@utfpr.edu.br 1 Principais

Leia mais

Capítulo 4. Correção ativa do fator de potência. Principais métodos utilizados Conversor boost em modo de condução contínua. Prof.

Capítulo 4. Correção ativa do fator de potência. Principais métodos utilizados Conversor boost em modo de condução contínua. Prof. Capítulo 4 Correção ativa do fator de potência Principais métodos utilizados Conversor boost em modo de condução descontínua Conversor boost em modo de condução contínua 1 Introdução Em um conversor boost

Leia mais

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA TIRISTORES

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA TIRISTORES FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA TIRISTORES Tiristores Introdução Dispositivos semicondutores de potência com 4 camadas PNPN; Utilizado com chave eletrônica; Principal

Leia mais

CONVERSORES DE FREQUÊNCIA

CONVERSORES DE FREQUÊNCIA CONVERSORES DE FREQUÊNCIA Introdução a inversores Convertem tensão c.c. para c.a. simétrica de amplitude e frequência desejadas A forma de onda dos inversores não é senoidal 1 Algumas aplicações dos inversores

Leia mais

Cap.6. Conversores CC CA

Cap.6. Conversores CC CA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO NOTAS DE AULA TE05107 Eletrônica de Potência Prof. Petrônio Vieira Junior Cap.6. Conversores CC CA ÍNDICE

Leia mais

Unidade III. 2. Circuitos mistos: RL, RC, RLC. Ressonância. Circuitos série-paralelo. Circuitos CA

Unidade III. 2. Circuitos mistos: RL, RC, RLC. Ressonância. Circuitos série-paralelo. Circuitos CA Unidade III 2. Circuitos mistos: RL, RC, RLC. Ressonância. Circuitos série-paralelo. Circuito RL Circuitos RL são formados por resistências e indutâncias, em série ou paralelo. São usados para representar

Leia mais

Inversores. Alexandre A. Kida, Msc.

Inversores. Alexandre A. Kida, Msc. Inversores Alexandre A. Kida, Msc. professorkida@gmail.com 1 Plano de aula Inversor de ponte completa Inversor meia ponte Técnicas de controle Inversor trifásico 2 Introdução Os inversores são conversores

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ELETRÔNICA DE POTÊNCIA RETIFICADORES TRIFÁSICOS NÃO-CONTROLADOS Professor Eduardo Moreira Vicente Sumário 1. Introdução 2. Retificadores trifásicos de meia-onda

Leia mais

Retificadores Industriais

Retificadores Industriais etificadores Industriais Nikolas Libert Aula 7 Manutenção de Sistemas Eletrônicos Industriais ET54A Tecnologia em Automação Industrial etificadores Industriais etificadores Industriais Conversão de CA

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA EFA110F15-C/00

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA EFA110F15-C/00 Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 606124 A 03/10/13 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 8 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA 4 PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA RETIFICADOR TRIFÁSICO EM PONTE CONTROLADO W. KAISER 02/2009 1. OBJETIVOS Estudo do funcionamento de uma ponte trifásica a tiristores controlada

Leia mais

INVERSORES DE FREQÜÊNCIA

INVERSORES DE FREQÜÊNCIA INVERSORES DE FREQÜÊNCIA 1. INTRODUÇÃO A eletrônica de potência, com o passar do tempo, vem tornando mais fácil (e mais barato) o acionamento em velocidade variável de motores elétricos. Com isto, sistemas

Leia mais

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EXPERÊNCA 5 PEA2502 LABORATÓRO DE ELETRÔNCA DE POTÊNCA COMPENSADOR ESTÁTCO DE REATVOS W. KASER 02/2009 1. OBJETVOS Análise e comprovação experimental de um compensador estático monofásico para pequenas

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA110F05-B/01

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA110F05-B/01 Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 604501 A 13/02/14 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 6 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

Técnicas de Comutação ZVT CC-CC. CC. CT - UFSM. GEPOC Grupo de Eletrônica de Potência e Controle

Técnicas de Comutação ZVT CC-CC. CC. CT - UFSM. GEPOC Grupo de Eletrônica de Potência e Controle Técnicas de Comutação ZVT CC-CC. CC. GEPOC Grupo de Eletrônica de Potência e Controle CT - UFSM Tópicos Tópicos do Capítulo: Introdução; { Comutação Suave Técnica de Comutação ZVT Classificação; Classe

Leia mais

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA N O 3 PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA RETIFICADOR MONOFÁSICO EM PONTE CONTROLADO W. KAISER 03/2009 1. OBJETIVOS Estudo do funcionamento de uma ponte monofásica controlada utilizando

Leia mais

Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 01/01/13 Inicial Faria

Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 01/01/13 Inicial Faria Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 603250 A 01/01/13 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 7 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

Engenharia Elétrica - Eletrônica de Potência I Prof. José Roberto Marques docente da Universidade de Mogi das Cruzes

Engenharia Elétrica - Eletrônica de Potência I Prof. José Roberto Marques docente da Universidade de Mogi das Cruzes MOSFET de Potência O transistor de efeito de campo construído com óxido metálico semicondutor (Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor = MOSFET) é um dispositivo controlado por tensão, ao contrário

Leia mais

Figura 3 Diagrama do conversor buck a ser estudado

Figura 3 Diagrama do conversor buck a ser estudado Conversores cc-cc: Choppers 1. Conversor Buck Nesta primeira parte iremos estudar o funcionamento de um conversor buck. A carga é composta por um filtro LC e um resistor em paralelo com o capacitor. A

Leia mais

Eletrônica Analógica e de. Potência. Tiristores. Prof.: Welbert Rodrigues

Eletrônica Analógica e de. Potência. Tiristores. Prof.: Welbert Rodrigues Eletrônica Analógica e de Tiristores Potência Prof.: Welbert Rodrigues Introdução O nome tiristor engloba uma família de dispositivos semicondutores que operam em regime chaveado; Tendo em comum uma estrutura

Leia mais

CAPÍTULO - 8 CIRCUITOS DE COMANDO FUNÇÕES

CAPÍTULO - 8 CIRCUITOS DE COMANDO FUNÇÕES 131 CAPÍTULO - 8 CIRCUITOS DE COMANDO 8.1 - FUNÇÕES Ordens de comando (pulsos de gatilho) para tiristores: Corrente de disparo (gate) com formas e valores adequados, em instantes especificados. 8.2 - COMANDOS

Leia mais

Prova 2 27 de junho de 2018

Prova 2 27 de junho de 2018 SEL0401 Eletrônica de Potência Nome: Prova 7 de junho de 018.................................................................... Número USP: ATENÇÂO: O valor das questões está indicado entre parênteses.

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meiaponte Prof. Alessandro Batschauer Prof. Cassiano Rech 1 Introdução E 1 (v 1, f 1 ) Retificador Conversor CCCC Conversor indireto de tensão Conversor indireto

Leia mais

CAPÍTULO - 9 ESTRUTURAS NÃO-CONVENCIONAIS PARA RETIFICADORES E INVERSORES NÃO-AUTÔNOMOS

CAPÍTULO - 9 ESTRUTURAS NÃO-CONVENCIONAIS PARA RETIFICADORES E INVERSORES NÃO-AUTÔNOMOS CAPÍULO 9 ESRUURAS NÃOCONENCONAS PARA REFCADORES E NERSORES NÃOAUÔNOMOS 9.1 NRODUÇÃO As estruturas apresentadas e estudadas nos capítulos anteriores, destinadas a operar como retificadores e inversores

Leia mais

Índice. Introdução. Capítulo 1 - Estudo dos componentes empregados em eletrônica de potência (Diodos, Tiristores e Transistores)

Índice. Introdução. Capítulo 1 - Estudo dos componentes empregados em eletrônica de potência (Diodos, Tiristores e Transistores) i Índice Introdução Capítulo 1 - Estudo dos componentes empregados em eletrônica de potência (Diodos, Tiristores e Transistores) Capítulo 2 Retificadores a diodo Capítulo 3 Retificadores a Tiristor Capítulo

Leia mais

AS VANTAGENS DO IGBT SOBRE O GTO NA TRAÇÃO METROFERROVIARIA O GTO

AS VANTAGENS DO IGBT SOBRE O GTO NA TRAÇÃO METROFERROVIARIA O GTO TRABALHO PARA APRESENTAÇÃO NO VIII PRÊMIO ALSTOM DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA. AUTOR: ENG.º JOSÉ DONIZETE VENÂNCIO AS VANTAGENS DO IGBT SOBRE O GTO NA TRAÇÃO METROFERROVIARIA O GTO GTO (GATE TURN OFF),

Leia mais

Também com o inversor de tensão é possível estabelecer o controle pelo escorregamento, ajustando a tensão e frequência adequadamente.

Também com o inversor de tensão é possível estabelecer o controle pelo escorregamento, ajustando a tensão e frequência adequadamente. - Acionamento e Controle do MI com Inversor de Tensão Nesta proposta, o MI é alimentado com tensões provenientes de inversor de tensão, proporcionando amplitude e frequência variável. Também com o inversor

Leia mais

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar a variação de voltagem nas placas de um capacitor, em função do tempo, num circuito RLC alimentado com onda quadrada.

Leia mais

UNIERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE

UNIERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE UNIERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE ANGELO E. LANZONI ARTHUR G. BARTSCH GABRIEL H. NEGRI GILMAR NIECKARZ LEONARDO A.

Leia mais

Eletrônica de Potência I

Eletrônica de Potência I Universidade Federal do ABC Eng. De Instrumentação, Automação e Robótica Eletrônica de Potência I Prof. José Azcue, Dr. Eng. Retificador monofásico de meia onda 1 Retificador monofásico de meia onda Carga

Leia mais

SVC Static VAr Compensator. Juliano Menezes Luis Gustavo Dias de Souza

SVC Static VAr Compensator. Juliano Menezes Luis Gustavo Dias de Souza SVC Static VAr Compensator Juliano Menezes Luis Gustavo Dias de Souza Introdução Excesso de reativo: Baixo FP; Aumento das correntes que percorrem os condutores, levando a maiores perdas; Punições, multas;

Leia mais

EFA110F50-A-04. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 16/01/07 Inicial. Industria Eletro Eletrônica.

EFA110F50-A-04. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 16/01/07 Inicial. Industria Eletro Eletrônica. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 607719 A 16/01/07 Inicial Executado: João Faria N. da cópia: Página 1 de 7 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1 - Entrada

Leia mais

Cap. 2 Hart, Eletrônica de Potência. Cálculos de potência

Cap. 2 Hart, Eletrônica de Potência. Cálculos de potência Cap. 2 Hart, Eletrônica de Potência Cálculos de potência Material auxiliar Revisão de circuitos RL Me Salva! RLC10 - Indutores: Introdução https://www.youtube.com/watch?v=yaicexbwtgg Me Salva! RLC11 -

Leia mais

Cap. 5. Controladores de Tensão AC. Conversores ac-ac

Cap. 5. Controladores de Tensão AC. Conversores ac-ac Cap. 5 Livro do Hart: pag 181-192 Controladores de Tensão AC Conversores ac-ac Cap. 5 - Controladores de Tensão AC Conversores ac-ac 5.1 Introdução 5.2 Controlador de Tensão CA Monofásico - Funcionamento

Leia mais

Pré-reguladores de Fator de Potência

Pré-reguladores de Fator de Potência UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Departamento de Sistemas e Controle de Energia Pré-reguladores de Fator de Potência José Antenor Pomilio Publicação FEE

Leia mais

Aula 09 Controladores de tensão CA

Aula 09 Controladores de tensão CA Aula 09 Controladores de tensão CA Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

II Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica

II Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica MODELAÇÃO DE UM CONVERSOR CC-CC BOOST OPERANDO NO MODO DE CONDUÇÃO CRÍTICO CONSIDERANDO AS PERDAS DE CONDUÇÃO Rafael Rodrigues da Paz Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Unesp Bauru

Leia mais

Os retificadores monofásicos não controlados podem ser classificados:

Os retificadores monofásicos não controlados podem ser classificados: Capítulo 2 CONVERSORES CA-CC (RETIFICADORES) Os retificadores podem ser classificados em: Monofásicos e trifásicos Controlados e não controlados 2.1 Os retificadores monofásicos não controlados Os retificadores

Leia mais

EFA110F10-A-00. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 18/05/07 Inicial. Industria Eletro Eletrônica.

EFA110F10-A-00. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 18/05/07 Inicial. Industria Eletro Eletrônica. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 606273 A 18/05/07 Inicial Executado: João Faria N. da cópia: Página 1 de 7 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer Prof. Cassiano Rech 1 Introdução E 1 (v 1, f 1 ) Retificador Conversor CC-CC Conversor indireto de tensão Conversor

Leia mais

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Técnicas de Modulação

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Técnicas de Modulação Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Técnicas de Modulação Prof.: Eduardo Simas eduardo.simas@ufba.br Aula

Leia mais

TÉCNICO EM ELETRÔNICA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A 35

TÉCNICO EM ELETRÔNICA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A 35 TÉCNICO EM ELETRÔNICA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A 35 11. Observando a figura abaixo, e levando em consideração o cálculo da resistência equivalente do circuito e a corrente que passa pelo

Leia mais

Diodo de Junção - 7 Cap. 3 Sedra/Smith Cap. 2 Boylestad Cap. 4 Malvino

Diodo de Junção - 7 Cap. 3 Sedra/Smith Cap. 2 Boylestad Cap. 4 Malvino Diodo de Junção - 7 Cap. 3 Sedra/Smith Cap. 2 Boylestad Cap. 4 Malvino Limitadores, Grampeadores e Dobradores de Tensão Notas de Aula SEL 313 Circuitos Eletrônicos 1 1o. Sem/2016 Prof. Manoel Circuitos

Leia mais

Aula 10 Conversores CC/CA Part I

Aula 10 Conversores CC/CA Part I Aula 10 Conversores CC/CA Part I Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

CAPÍTULO X CONVERSOR FORWARD COM GRAMPEAMENTO ATIVO, MODULAÇÃO POR LARGURA DE PULSO E COMUTAÇÃO SOB TENSÃO NULA (ZVS) 10.

CAPÍTULO X CONVERSOR FORWARD COM GRAMPEAMENTO ATIVO, MODULAÇÃO POR LARGURA DE PULSO E COMUTAÇÃO SOB TENSÃO NULA (ZVS) 10. CAPÍTULO X CONERSOR FORWAR COM GRAMPEAMENTO ATIO, MOULAÇÃO POR LARGURA E PULSO E COMUTAÇÃO SOB TENSÃO NULA (ZS) 10.1 INTROUÇÃO Seja o conversor Forward convencional mostrado na Fig. 10.1. T r L o i N 3

Leia mais

NBESTA00713SA Eletrônica Analógica Aplicada AULA 18. Osciladores. Prof. Rodrigo Reina Muñoz T2 de 2018

NBESTA00713SA Eletrônica Analógica Aplicada AULA 18. Osciladores. Prof. Rodrigo Reina Muñoz T2 de 2018 AULA 8 Osciladores Prof. odrigo eina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br T2 de 208 Conteúdo Estabilidade Critério de Barkhausen Diferentes tipos de oscildores 2 Osciladores São circuitos que produzem um sinal

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte. Prof. Cassiano Rech

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte. Prof. Cassiano Rech Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte cassiano@ieee.org 1 Introdução E 1 (v 1, f 1 ) Retificador Conversor CC-CC Conversor indireto de tensão Conversor indireto de freqüência Conversor

Leia mais

CAPÍTULO - 8 CIRCUITOS DE COMANDO

CAPÍTULO - 8 CIRCUITOS DE COMANDO CAPÍTULO - 8 CIRCUITOS DE COMANDO 8.1 - FUNÇÃO O circuito de comando de um conversor é destinado a enviar aos gatilhos dos tiristores as correntes de disparo com formas e valores adequados, em instantes

Leia mais

Comentários sobre bobinas de Tesla

Comentários sobre bobinas de Tesla Comentários sobre bobinas de Tesla Por Antônio Carlos M. de Queiroz Este documento complementa um outro que escrevi sobre bobinas de Tesla, descrevendo alguns aspectos sobre o funcionamento de bobinas

Leia mais

PCE Projeto de Conversores Estáticos (Graduação em Engenharia Elétrica) Snubbers passivos dissipativos

PCE Projeto de Conversores Estáticos (Graduação em Engenharia Elétrica) Snubbers passivos dissipativos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PCE Projeto de Conversores Estáticos (Graduação em Engenharia Elétrica) Snubbers passivos dissipativos

Leia mais

EFA110F25-A-01. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 21/07/03 Inicial. Industria Eletro Eletrônica.

EFA110F25-A-01. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 21/07/03 Inicial. Industria Eletro Eletrônica. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 605621 A 21/07/03 Inicial Executado: João Faria N. da cópia: Página 1 de 6 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA N o PEA50 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA RETIFICADORES NÃO CONTROLADOS DE DOIS CAMINHOS W. KAISER 0/009 1. OBJETIVOS Estudo do funcionamento e processo de comutação em retificadores

Leia mais

Transformadores e circuitos magneticamente acoplados. Prof. Luis S. B. Marques

Transformadores e circuitos magneticamente acoplados. Prof. Luis S. B. Marques Transformadores e circuitos magneticamente acoplados Prof. Luis S. B. Marques Transformadores Um transformador consiste de duas ou mais bobinas acopladas através de um campo magnético mútuo. O Transformador

Leia mais

Aula. Retificadores trifásicos. Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica de Potência

Aula. Retificadores trifásicos. Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica de Potência Aula Retificadores trifásicos Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica de Potência 1 Plano de aula Retificadores trifásicos não controlados de meia onda Retificadores trifásicos controlados de

Leia mais

Os inversores podem ser classificados segundo os campos:

Os inversores podem ser classificados segundo os campos: Capítulo 5 Inversores Os inversores podem ser classificados segundo os campos: quanto à fonte de energia; quanto ao número de fontes de energia; quanto ao número de fases. Quanto ao tipo de fonte utilizada,

Leia mais

Diodos e Introdução a Circuitos com Diodos

Diodos e Introdução a Circuitos com Diodos AULA 04 Diodos e Introdução a Circuitos com Diodos Prof. Rodrigo Reina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br T1 018 Conteúdo Curva Característica do Diodo Reta de Carga e Ponto Quiescente (Q) Circuitos Retificadores

Leia mais

MII 2.1 MANUTENÇÃO DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS ANALÓGICOS RETIFICAÇÃO

MII 2.1 MANUTENÇÃO DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS ANALÓGICOS RETIFICAÇÃO MII 2.1 MANUTENÇÃO DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS ANALÓGICOS RETIFICAÇÃO Contextualização Retificação Muitos circuitos eletrônicos necessitam de corrente contínua para operar. Porém, as companhias de energia

Leia mais

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Universidade Federal do ABC Pós-graduação em Eng. Elétrica Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Prof. Dr. José Luis Azcue Puma Semicondutores de Potência (cont.) 1 Transistor Bipolar de Potência

Leia mais

Estágio Inversor Para Nobreaks

Estágio Inversor Para Nobreaks Estágio Inversor Para Nobreaks Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento - CP Eletrônica S.A. Rua da Várzea 379 CEP: 91040-600 Porto Alegre RS Brasil Fone: (51)2131-2407 Fax: (51)2131-2469 saccol@cp.com.br,

Leia mais

Aula 04 Conversores c.c./c.c. Conversores c.c./c.a.

Aula 04 Conversores c.c./c.c. Conversores c.c./c.a. Aula 04 Conversores c.c./c.c. Conversores c.c./c.a. Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa -UFV Departamento de Engenharia Elétrica -DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos

Leia mais

UM PROBLEMA DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA PROF. AZAURI ALBANO DE OLIVEIRA JÚNIOR

UM PROBLEMA DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA PROF. AZAURI ALBANO DE OLIVEIRA JÚNIOR UM PROBLEMA DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA PROF. AZAURI ALBANO DE OLIVEIRA JÚNIOR OBJETIVOS DA AULA DISCUTIR E ENTENDER OS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM PROBLEMA DE DIMENSIONAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do RS Faculdade de Engenharia

Pontifícia Universidade Católica do RS Faculdade de Engenharia Pontifícia Universidade Católica do S Faculdade de Engenharia LABOATÓIO DE ELETÔNICA DE POTÊNCIA Experiência 8: Ponte etificadora Monofásica a Tiristor (Totalmente Controlada). Objetivos: Verificar qualitativa

Leia mais

UTFPR DAELN CORRENTE ALTERNADA, REATÂNCIAS, IMPEDÂNCIA & FASE

UTFPR DAELN CORRENTE ALTERNADA, REATÂNCIAS, IMPEDÂNCIA & FASE UTFPR DAELN CORRENTE ALTERNADA, REATÂNCIAS, IMPEDÂNCIA & FASE 1) CORRENTE ALTERNADA: é gerada pelo movimento rotacional de um condutor ou um conjunto de condutores no interior de um campo magnético (B)

Leia mais

Figura do exercício 1

Figura do exercício 1 Exercícios Propostos de Eletrônica de Potência 1 Geração e Processamento dos Sinais Analógicos do Sistema de Acionamento de Motor CC 1) A figura abaixo mostra um integrador resetável que opera na geração

Leia mais

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Aula 2

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Aula 2 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PCE Projeto de Conversores Estáticos Aula 2 Tópicos Introdução Necessidade de conversores isolados

Leia mais

Chaveamento dos Dispositivos Semicondutores de Potência

Chaveamento dos Dispositivos Semicondutores de Potência Chaveamento dos Dispositivos Semicondutores de Potência Chaves Ideais Na análise de sistemas com semicondutores de potência ocorrem frequentemente casos nos quais considera-se os dispositivos de chaveamento

Leia mais

Tiristores. Prof. Jonathan Pereira

Tiristores. Prof. Jonathan Pereira Tiristores Prof. Jonathan Pereira Programa da aula Introdução SCR (Retificador Controlado de Silício) DIAC (Diodo de Corrente Alternada) TRIAC (Triodo de Corrente Alternada)

Leia mais

Aulas anteriores. Conceitos fundamentais de fator de potência e distorção harmônica. Cargas não lineares. Correção passiva do fator de potência

Aulas anteriores. Conceitos fundamentais de fator de potência e distorção harmônica. Cargas não lineares. Correção passiva do fator de potência Aulas anteriores Conceitos fundamentais de fator de potência e distorção harmônica Cargas não lineares Correção passiva do fator de potência 1 Capítulo 4 Correção ativa do fator de potência Principais

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 1. Prof. Janderson Duarte

Eletrônica de Potência II Capítulo 1. Prof. Janderson Duarte Eletrônica de Potência II Capítulo 1 Prof. Janderson Duarte 1 Introdução Interruptores i + v - ESTÁGIOS DE OPERAÇÃO Aberto, desligado ou bloqueado Fechado, ligado ou conduzindo Durante a comutação entre

Leia mais