FALHAS NOS CONVERSORES (RETIFICADORES E INVERSORES)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FALHAS NOS CONVERSORES (RETIFICADORES E INVERSORES)"

Transcrição

1 Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Transmissão de Corrente Contínua Prof. Pós- DSc. José Eduardo Telles Villas Turma 01 Período: Alunos : Cristina Souza Gutemberg Carneiro Hernan Pontigo João Pedro Tavares Mariana Moraes Nathália Valadão Paulo César dos Santos Rodrigo Antunes Rodrigo Zampillis 1

2 FALHAS NOS CONVERSORES (RETIFICADORES E INVERSORES)

3 OBJETIVO Este trabalho tem como objetivo, descrever e analisar as principais falhas, os quais estão sujeitos os conversores em, um sistema de transmissão em corrente contínua.

4 Introdução Os circuitos retificadores podem ser considerados como conversores de Corrente Alternada -Corrente Contínua (CA-CC). Podem ser divididos em dois tipos: Controlados: Quando se utilizam tiristores controlados através de um circuito externo (circuito de comando), onde é possível definir os instantes em que o tiristor entra em condução. Não controlados : Quando se utilizam exclusivamente díodos, e os instantes de comutação dependem, exclusivamente, da tensão de entrada e dos componentes do circuito.

5 Retificadores Não Controlados Trifásicos Nos retificadores não controlados utilizam-se diodos. O díodo entra em condução quando é polarizado diretamente. São divididos em dois tipos principais : Retificador trifásico de onda completa; Retificador trifásico meia ponte.

6 Ponte completa Para aplicações de maior potência, utilizam-se, preferencialmente, os retificadores de onda completa.

7 RETIFICADOR NÃO CONTROLADO DE ONDA COMPLETA TRIFÁSICO FORMA DE ONDA

8 Meia ponte Os retificadores de meia-onda são usados em aplicações de baixa potência e são normalmente, usados com transformadores redutores da tensão da rede.

9 RETIFICADOR NÃO CONTROLADO DE MEIA PONTE TRIFÁSICO FORMA DE ONDA

10 RETIFICADOR NÃO CONTROLADO DE MEIA PONTE TRIFÁSICO FORMA DE ONDA

11 Retificador Controlado de Onda Completa Trifásico Quando é necessário regular a componente contínua (o valor médio estacionário) da tensão de saída utilizam-se os retificadores controlados. Industrialmente, para aplicações que requerem potências muito elevadas, os retificadores são alimentados, diretamente, a partir da rede trifásica. São divididos em dois tipos principais : Retificador trifásico de onda completa constituído por uma meia-ponte controlada. Retificador trifásico de onda completa em ponte totalmente controlada.

12 Ponte Totalmente Controlada TIRISTORES ONDA COMPLETA TRIFÁSICO ÂNGULO DE DISPARO 30

13 FORMA DE ONDA _ÂNGULO DE DISPARO 30

14 FORMA DE ONDA DE VCC- ÂNGULO DE DISPARO DE 30

15 Meia Ponte Controlada

16 FORMA DE ONDA _ ÂNGULO DE DISPARO 30

17 FORMA DE ONDA DE VCC - ÂNGULO DE 30

18 CONVERSORES CA-CC RETIFICADORES METODOLOGIA GERAL DE FUNCIONAMENTO CONVERSOR TRIFÁSICO OPERACIONALIDADE CIRCUITO DE GATE E CORRENTE DE GATE

19 CONVERSORES CA-CC RETIFICADORES Metodologia Geral de Funcionamento Característica da corrente e tensão do tiristor

20 CONVERSORES CA-CC RETIFICADORES Metodologia Geral de Funcionamento (Modelo com dois Tiristores) transistores) Modelo dois transistores do tiristor. (a) Estrutura do tiristor; (b) Estrutura dos dois transistores pnp e npn; (c) Associação correspondente dos transistores pnp e npn.

21 CONVERSORES CA-CC RETIFICADORES Metodologia Geral de Funcionamento Característica da corrente e tensão do tiristor

22 CONVERSORES CA-CC RETIFICADORES Conversor trifásico Circuito idealizado com Ls=0 e id(t)=id

23 CONVERSORES CA-CC RETIFICADORES Operacionalidade Tiristor de Controle de Fase (SCR) ; Tiristor de Chaveamento Rápido ; Tiristor de Desligamento pelo Gatilho (GTO) ; Tiristor de Triodos Bidirecionais (TRIAC) ; Tiristor de Indução Estática ; SCRs ativados por Luz (LASCR) ; Tiristores controlados por FETs (FET-CTH) ; Tiristores controlados por MOS (MCT).

24 CONVERSORES CA-CC RETIFICADORES Tiristor de Controle de Fase (SCR)

25 CONVERSORES CA-CC RETIFICADORES Circuito de Gate e Corrente de Gate

26 CONVERSORES CA-CC RETIFICADORES Simbologia

27 PRINCÍPIO DE OPERAÇÃO CONDUÇÃO DOS TIRISTORES

28 PRINCÍPIO DE OPERAÇÃO CONDUÇÃO DOS TIRISTORES

29 PRINCÍPIO DE OPERAÇÃO CONDUÇÃO DOS TIRISTORES

30 PRINCÍPIO DE OPERAÇÃO CONDUÇÃO DOS TIRISTORES

31 PRINCÍPIO DE OPERAÇÃO CONDUÇÃO DOS TIRISTORES

32 PRINCÍPIO DE OPERAÇÃO CONDUÇÃO DOS TIRISTORES

33 RETIFICADOR TRIFÁSICO ONDA COMPLETA CONTROLADO DIAGRAMAS DE FUNCIONAMENTO (A) RETIFICADOR TRIFÁSICO DE ONDA COMPLETA EM PONTE TOTALMENTE CONTROLADO

34 RETIFICADOR TRIFÁSICO ONDA COMPLETA CONTROLADO DIAGRAMAS DE FUNCIONAMENTO Formas de onda da corrente no gate dos Tiristores 1, 2 e 3 ; Formas de Onda da Tensão nas fases a,b e c; Hipóteses : Ângulo de Disparo (α) pequeno e grande; Formas de onda da tensão Fase-Fase (Ou tensão de linha).

35 DIAGRAMAS TEMPORAIS- ÂNGULO DE DISPARO ΑLFA

36 RETIFICADOR TRIFÁSICO ONDA COMPLETA CONTROLADO EXEMPLO DE APLICAÇÃO

37 RETIFICADOR TRIFÁSICO ONDA COMPLETA CONTROLADO EXEMPLO DE APLICAÇÃO

38 RETIFICADOR TRIFÁSICO ONDA COMPLETA CONTROLADO EXEMPLO DE APLICAÇÃO CIRCUITO EQUIVALENTE DE ANÁLISE

39 RETIFICADOR TRIFÁSICO ONDA COMPLETA CONTROLADO EXEMPLO DE APLICAÇÃO

40 ASSOCIAÇÃO DE RETIFICADORES SÉRIE Tensão CC de saída elevada

41 ASSOCIAÇÃO DE RETIFICADORES PARALELO Quando a carga exige uma corrente que não poderia ser fornecida por um único retificador.

42 FALHAS NOS CONVERSORES SIMULAÇÃO

43 FALHAS NOS CONVERSORES SIMULAÇÃO Possíveis Falhas neste Tipo de Operação: Disparo (Simples, Dupla Sucessiva, Dupla Não Sucessiva); Disparo Antecipado; Uma Ponte Retificadora opera com Ângulos de Disparo (α) pequenos (5 a 30 ); Por esta razão um Disparo Antecipado se confundiria com uma Falha de Disparo (ou adiantaria um dos disparos).

44 OPERAÇÃO DA PONTE CONVERSORA RETIFICADOR Tipos de Falhas Simuladas: - Falhas de Disparo (Simples, Dupla Sucessiva e Não Sucessiva); - Disparo Antecipado.

45 OPERAÇÃO DA PONTE CONVERSORA: RETIFICADOR

46 OPERAÇÃO NORMAL: (Α) = 30 OPERAÇÃO NORMAL: (ΑLFA) = 30

47 FALHA DE DISPARO SIMPLES: TIRISTOR 3 Os Tiristores 1 e 2 conduzem quando a Tensão no Tiristor 3 se torna mais Positiva do que a Tensão no Tiristor 1; Este deveria começar a conduzir mas a ausência de Pulso para o Disparo faz com que esta falhe e o Tiristor 1 continue conduzindo; A partir do Disparo do Tiristor 4 (quando ocorre a Comutação de T2 com T4) é ocasionado um curto-circuito na Ponte Conversora (T1, T2 e T4 conduzindo) fazendo com que a Tensão CC se reduza a zero; Esse curto-circuito permanecerá até o Instante da Extinção do Tiristor 1; Imediatamente após a este a Ponte passa a operar normalmente (desde que nada de anormal aconteça); Uma Falha de Disparo Simples faz com que ocorra curto-circuito na Ponte durante aproximadamente 60 elétricos; Uma Falha de Disparo Simples faz com que ocorra curto-circuito na Ponte durante aproximadamente 60 elétricos; a Tensão CC se inverte no período correspondente ao cruzamento das Tensões (Vac = 0) até o instante da aplicação do Pulso de Disparo no Tiristor 4.

48 FALHA DE DISPARO SIMPLES:TIRISTOR 3

49 FALHA DE DISPARO SIMPLES:TIRISTOR 3

50 FALHA DE DISPARO SIMPLES:TIRISTOR 5

51 FALHA DE DISPARO SIMPLES:TIRISTOR 5

52 FALHAS DE DISPAROS DUPLA SUCESSIVA Para Falha de Disparo nos Tiristores 3 e 4 a Tensão CC se inverte por o caso de uma Falha de Disparo Simples (60 + α); um período maior que para Durante esse período a Ponte Retificadora irá operar como Inversor absorvendo CCAT; Energia da LT A partir do instante em que é dada a Ordem de Disparo do Tiristor 5 ocorre um curto na Ponte Conversora passando a ter os Tiristores 5 e 2 conduzindo; Este curto permanecerá até a Comutação do Tiristor 2 com o Tiristor 6 com duração aproximada de 60 (1/6 do ciclo).

53 FALHAS DE DISPAROS DUPLA SUCESSIVA:TIRISTORES 3 E 4

54 FALHA DE DISPAROS DUPLA SUCESSIVA:TIRISTORES 3 E 4

55 FALHA DE DISPAROS DUPLA SUCESSIVA:TIRISTORES 5 E 6 FALHA DE DISPAROS DUPLA SUCESSIVA:TIRISTORES 5 E 6

56 FALHA DE DISPAROS DUPLA SUCESSIVA:TIRISTORES 5 E 6

57 FALHAS DE DISPAROS DUPLA NÃO SUCESSIVA Para falha no Disparo dos Tiristores 3 e 5 o Período de Inversão da Tensão CC é igual ao de uma Falha de Disparo Simples ( = Ângulo de Disparo (α)); Com a ocorrência de um Curto-Circuito na Ponte (Tiristores 1 e 4 conduzindo) sua duração é prolongada pela Falha de Disparo do Tiristor 5; O curto só é eliminado após a Comutação dos Tiristores 4 e 6 em um Intervalo de Tempo de cerca de 120.

58 FALHA DE DISPAROS DUPLA NÃO SUCESSIVA:TIRISTORES 3 E 5 FALHA DE DISPAROS DUPLA NÃO SUCESSIVA:TIRISTORES 3 E 5

59 FALHA DE DISPAROS DUPLA NÃO SUCESSIVA:TIRISTORES 3 E 5

60 FALHA DE DISPAROS DUPLA NÃO SUCESSIVA:TIRISTORES 2 E 6 FALHA DE DISPAROS DUPLA NÃO SUCESSIVA:TIRISTORES 2 E 6

61 FALHA DE DISPAROS DUPLA NÃO SUCESSIVA:TIRISTORES 2 E 6

62 FALHA DE DISPARO ANTECIPADO Ocorre quando a ponte está operando com um ângulo de disparo (α) muito pequeno e por falha do sistema de controle um dos pulsos é enviado ao gate antecipadamente e a tensão aplicada no tiristor ainda não está positiva.

63 FALHA DE DISPARO ANTECIPADO:TIRISTOR 1

64 FALHA DE DISPARO ANTECIPADO:TIRISTOR 1

65 FALHA DE DISPARO ANTECIPADO:TIRISTOR 5

66 FALHA DE DISPARO ANTECIPADO:TIRISTOR 5

67 FALHAS NOS INVERSORES SIMULAÇÃO

68 OPERAÇÃO COMO INVERSOR Falhas Simuladas: - Falhas de Disparo (Simples, Dupla Sucessiva,Dupla Não Sucessiva); - Falhas de DisparoAntecipado.

69 OPERAÇÃO DA PONTE CONVERSORA: INVERSOR

70 OPERAÇÃO NORMAL: (ΑLFA) = 120

71 FALHAS DE DISPARO -Este Tipo de Falha ocorre no Inversor somente quando há ausência de Pulsos para o Disparo; -Na Falha de Disparo no Tiristor 5 quando da Comutação do Tiristor 4 com 6 e ocorrendo um Curto-Circuito na Ponte (Tiristores 6 e 3 conduzindo) a sua duração será prolongada de aproximadamente 120 elétricos; -Este Curto provoca o não Acionamento do Tiristor 1 face a Tensão ser Negativa (Vab<0).

72 FALHA DE DISPARO SIMPLES:TIRISTOR 5

73 FALHA DE DISPARO SIMPLES:TIRISTOR 5

74 FALHAS DE DISPAROS DUPLA NÃO SUCESSIVA:TIRISTORES 3 E 5

75 FALHAS DE DISPAROS DUPLA NÃO SUCESSIVA:TIRISTORES 3 E 5

76 FALHAS DE DISPAROS DUPLA NÃO SUCESSIVA:TIRISTORES 4 E 6

77 FALHAS DE DISPAROS DUPLA NÃO SUCESSIVA:TIRISTORES 4 E 6

78 FALHA DE DISPARO ANTECIPADO:TIRISTOR 5

79 FALHA DE DISPARO ANTECIPADO:TIRISTOR 5

80 FALHA DE DISPARO ANTECIPADO Disparo Antecipado:Tiristor 6 A causa foi a perda de Controle de Pulso de Disparo no Gate fazendo com que o Disparo tivesse sido aplicado antecipadamente; A forma de Onda da Tensão CC é mais distorcida e portanto Harmônicos Não Característicos estão presentes nas Formas de Ondas.

81 FALHA DE DISPARO ANTECIPADO:TIRISTOR 6

82 FALHA DE DISPARO ANTECIPADO:TIRISTOR 6

83 EXEMPLO DE APLICAÇÃO DE CONVERSORES Um caso típico de aplicação da associação em série de retificadores é na Transmissão de Energia em Corrente Contínua, em alta tensão (HVDC), como é o caso da linha CC que conecta Itaipu a São Roque (SP) trazendo a energia comprada do Paraguai (50Hz). Transmitindo uma potência de 6000MW, via dois cabos, que estão alimentados em +/- 600 kv. Neste caso, têm-se retificadores controlados, permitindo um controle do sistema, incluindo a absorção/fornecimento de reativos.

84 ESQUEMA DE SISTEMA DE TRANSMISSÃO HVDC Linha CC que conecta Itaipu a São Roque

85 CONCLUSÃO É necessário o estudo das falhas nos conversores para que possamos saber como identificar e atuar corretamente antes da ocorrência de uma falha que afete, de alguma forma, o sistema de transmissão.

86 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Power- Electronics- Ned Mohan; Apostila de Transmissão de Corrente Contínua-Guia de Aula; Eletrônica de Potência-J. A. Pomilio.

87

Falhas de Conversores CA/CC

Falhas de Conversores CA/CC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ FACULDADE DE ENGENHARIA ÊNFASE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA DISCIPLINA: TRANSMISSÃO DE CORRENTE CONTÍNUA Falhas de Conversores CA/CC Alunos: Daniel Dutra Fernandes

Leia mais

Aula 08 Retificadores controlados

Aula 08 Retificadores controlados Aula 08 Retificadores controlados Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48)

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Conversores CA-CC Trifásicos Controlados Prof.: Eduardo Simas eduardo.simas@ufba.br

Leia mais

Cap. 5. Controladores de Tensão AC. Conversores ac-ac

Cap. 5. Controladores de Tensão AC. Conversores ac-ac Cap. 5 Livro do Hart: pag 181-192 Controladores de Tensão AC Conversores ac-ac Cap. 5 - Controladores de Tensão AC Conversores ac-ac 5.1 Introdução 5.2 Controlador de Tensão CA Monofásico - Funcionamento

Leia mais

Eletrônica Analógica e de. Potência. Tiristores. Prof.: Welbert Rodrigues

Eletrônica Analógica e de. Potência. Tiristores. Prof.: Welbert Rodrigues Eletrônica Analógica e de Tiristores Potência Prof.: Welbert Rodrigues Introdução O nome tiristor engloba uma família de dispositivos semicondutores que operam em regime chaveado; Tendo em comum uma estrutura

Leia mais

Tiristores. Prof. Jonathan Pereira

Tiristores. Prof. Jonathan Pereira Tiristores Prof. Jonathan Pereira Programa da aula Introdução SCR (Retificador Controlado de Silício) DIAC (Diodo de Corrente Alternada) TRIAC (Triodo de Corrente Alternada)

Leia mais

Lista de Exercícios de Eletrônica de Potência (08/08/2014)

Lista de Exercícios de Eletrônica de Potência (08/08/2014) Lista de Exercícios de Eletrônica de Potência (08/08/2014) 1) Dado o circuito abaixo, determinar : a) O ângulo de condução de corrente no diodo; b) A corrente média na carga; c) A corrente eficaz na carga;

Leia mais

Também com o inversor de tensão é possível estabelecer o controle pelo escorregamento, ajustando a tensão e frequência adequadamente.

Também com o inversor de tensão é possível estabelecer o controle pelo escorregamento, ajustando a tensão e frequência adequadamente. - Acionamento e Controle do MI com Inversor de Tensão Nesta proposta, o MI é alimentado com tensões provenientes de inversor de tensão, proporcionando amplitude e frequência variável. Também com o inversor

Leia mais

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B Aula 11 Tiristor SCR (Silicon Controlled

Leia mais

Semicondutores de Potência em Corrente Alternada

Semicondutores de Potência em Corrente Alternada Semicondutores de Potência em Corrente Alternada Vamos no restringir a analisar o Retificador Controlado de Silicio, que é de longe o dispositivo mais utilizado em sistemas de controle de CA e em sistemas

Leia mais

Retificadores com tiristores

Retificadores com tiristores Retificadores com tiristores 5 O retificador controlado trifásico de meia onda Os retificadores trifásicos são alimentados pela rede de energia trifásica cujas tensões podem ser descritas pelas expressões

Leia mais

Conversores CC-CA e CA-CA

Conversores CC-CA e CA-CA Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Conversores CC-CA e CA-CA Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis, março

Leia mais

Eletrônica de Potência I

Eletrônica de Potência I Universidade Federal do ABC Eng. De Instrumentação, Automação e Robótica Eletrônica de Potência I Prof. José Azcue, Dr. Eng. Retificador trifásico de onda completa (Ponte de Graetz) Retificador monofásico

Leia mais

CAPÍTULO 2. Análise da Ponte Conversora

CAPÍTULO 2. Análise da Ponte Conversora CAPÍTULO 2 Análise da Ponte Conversora Prof. Pós- DSc. José Eduardo Telles Villas Gabriel Celestino Higor Devellard João Victor da Costa Priscila Cunha Rafael Paes Leme Ricardo Chaves Victor de Oliveira

Leia mais

Aula 20 Comando e proteção de tiristores

Aula 20 Comando e proteção de tiristores UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 20 Comando e proteção de tiristores,

Leia mais

Aula. Retificadores trifásicos. Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica de Potência

Aula. Retificadores trifásicos. Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica de Potência Aula Retificadores trifásicos Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica de Potência 1 Plano de aula Retificadores trifásicos não controlados de meia onda Retificadores trifásicos controlados de

Leia mais

Introdução aos Conversores CA-CC Semicondutores de Potência (diodos e tiristores)

Introdução aos Conversores CA-CC Semicondutores de Potência (diodos e tiristores) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Introdução aos Conversores CA-CC Semicondutores de Potência (diodos e tiristores)

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 01 - Introdução. à Eletrônica de Potência

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 01 - Introdução. à Eletrônica de Potência EPO I Aula 01 ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula

Leia mais

Introdução aos Conversores CA-CC Semicondutores de Potência (diodos e tiristores)

Introdução aos Conversores CA-CC Semicondutores de Potência (diodos e tiristores) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Introdução aos Conversores CA-CC Semicondutores de Potência (diodos e tiristores)

Leia mais

Aula 09 Controladores de tensão CA

Aula 09 Controladores de tensão CA Aula 09 Controladores de tensão CA Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte. Prof. Cassiano Rech

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte. Prof. Cassiano Rech Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte cassiano@ieee.org 1 Introdução E 1 (v 1, f 1 ) Retificador Conversor CC-CC Conversor indireto de tensão Conversor indireto de freqüência Conversor

Leia mais

Lista de Exercícios 2 (L2)

Lista de Exercícios 2 (L2) 1 ELETRÔNICA DE POTÊNICA II Professor: Marcio Luiz Magri Kimpara Lista de Exercícios 2 (L2) 1) Um inversor monofásico de meia-ponte alimenta uma carga resistiva R=10Ω e possui a tensão de entrada Vcc=220V.

Leia mais

Prova 2 27 de junho de 2018

Prova 2 27 de junho de 2018 SEL0401 Eletrônica de Potência Nome: Prova 7 de junho de 018.................................................................... Número USP: ATENÇÂO: O valor das questões está indicado entre parênteses.

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 12 Considerações adicionais sobre retificadores

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 12 Considerações adicionais sobre retificadores UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 12 Considerações adicionais sobre

Leia mais

Retificadores e Filtros Capacitivos

Retificadores e Filtros Capacitivos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Retificadores

Leia mais

CAPÍTULO - 9 ESTRUTURAS NÃO-CONVENCIONAIS PARA RETIFICADORES E INVERSORES NÃO-AUTÔNOMOS

CAPÍTULO - 9 ESTRUTURAS NÃO-CONVENCIONAIS PARA RETIFICADORES E INVERSORES NÃO-AUTÔNOMOS CAPÍULO 9 ESRUURAS NÃOCONENCONAS PARA REFCADORES E NERSORES NÃOAUÔNOMOS 9.1 NRODUÇÃO As estruturas apresentadas e estudadas nos capítulos anteriores, destinadas a operar como retificadores e inversores

Leia mais

Aula 11 Conversores Ressonantes

Aula 11 Conversores Ressonantes Aula 11 Conversores Ressonantes Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B Aula 19 Chaves Eletrônicas amauriassef@utfpr.edu.br

Leia mais

Eletrônica de Potência. Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson

Eletrônica de Potência. Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson Eletrônica de Potência Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson Conversores CA / CC Conversores CA /CC O fornecimento de energia elétrica é feito, essencialmente,

Leia mais

SISTEMAS ELÉTRICOS. Introdução. Jáder de Alencar Vasconcelos

SISTEMAS ELÉTRICOS. Introdução. Jáder de Alencar Vasconcelos SISTEMAS ELÉTRICOS Introdução Jáder de Alencar Vasconcelos Sistemas Elétricos de Potência Introdução Aula 2 Transmissão em corrente alternada Fig. 1 Para sistemas de transmissão, o fluxo de potência ativa

Leia mais

Elétricos. Prof. Josemar dos Santos prof.josemar@gmail.com

Elétricos. Prof. Josemar dos Santos prof.josemar@gmail.com Controle de Motores Elétricos Prof. Josemar dos Santos prof.josemar@gmail.com Introdução Eletrônica de Potência Produtos de alta potência Controle de motores; Iluminação; Fontes de potência; Sistemas de

Leia mais

Eletrônica de Potência

Eletrônica de Potência Eletrônica de Potência A eletrônica de potência trata das aplicações de dispositivos semicondutores de potência, como tiristores e transistores, na conversão e no controle de energia elétrica em níveis

Leia mais

Conversores CA-CC Retificadores

Conversores CA-CC Retificadores INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Conversores CA-CC Retificadores

Leia mais

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Universidade Federal do ABC Pós-graduação em Eng. Elétrica Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Prof. Dr. José Luis Azcue Puma Semicondutores de Potência (cont.) 1 Transistor Bipolar de Potência

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do RS Faculdade de Engenharia

Pontifícia Universidade Católica do RS Faculdade de Engenharia Pontifícia Universidade Católica do S Faculdade de Engenharia LABOATÓIO DE ELETÔNICA DE POTÊNCIA Experiência 8: Ponte etificadora Monofásica a Tiristor (Totalmente Controlada). Objetivos: Verificar qualitativa

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I EPO I Aula 19 Comando e proteção de tiristores UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

Leia mais

Retificadores monofásicos

Retificadores monofásicos Retificadores monofásicos Controlados e semicontrolados Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica de Potência 1 Plano de aula Retificadores controlados monofásicos de ½ onda Retificadores controlados

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 22 Fonte chaveada Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

Tópicos Especiais em Energia Elétrica (Projeto de Inversores e Conversores CC-CC)

Tópicos Especiais em Energia Elétrica (Projeto de Inversores e Conversores CC-CC) Departamento de Engenharia Elétrica Tópicos Especiais em Energia Elétrica () Aula 4.1 Princípio de Operação dos Inversor Prof. João Américo Vilela Introdução Conversor CC-CA (Inversor) A função de um inversor

Leia mais

Retificadores Industriais

Retificadores Industriais etificadores Industriais Nikolas Libert Aula 7 Manutenção de Sistemas Eletrônicos Industriais ET54A Tecnologia em Automação Industrial etificadores Industriais etificadores Industriais Conversão de CA

Leia mais

Conversores CA-CA Gradadores e Variadores CA-CA

Conversores CA-CA Gradadores e Variadores CA-CA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Eletrônica de Potência! Conversores CA-CA Gradadores e Variadores CA-CA Prof. Clovis Antonio

Leia mais

Cap. 4 Retificadores de onda completa

Cap. 4 Retificadores de onda completa Cap. 4 Retificadores de onda completa Retificadores de onda completa - Introdução Principal Vantagem Menos Ripple (em relação a retificadores de meia onda) Retificadores de onda completa de uma fase Retificadores

Leia mais

Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B

Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B amauriassef@utfpr.edu.br paginapessoal.utfpr.edu.br/amauriassef

Leia mais

Capítulo 6. Controlador de tensão CA. Conversor CA-CA

Capítulo 6. Controlador de tensão CA. Conversor CA-CA Capítulo 6 Conversor CA-CA Introdução Rede: Tensão eficaz V s Controlador de tensão CA Carga: Tensão eficaz V O ajustável Carga Aplicações: aquecimento, excitação de motores, iluminação, etc Tipos: (a)

Leia mais

Inversores. Alexandre A. Kida, Msc.

Inversores. Alexandre A. Kida, Msc. Inversores Alexandre A. Kida, Msc. professorkida@gmail.com 1 Plano de aula Inversor de ponte completa Inversor meia ponte Técnicas de controle Inversor trifásico 2 Introdução Os inversores são conversores

Leia mais

Aula 01 Introdução. TEL: +55 (31)

Aula 01 Introdução.  TEL: +55 (31) Aula 01 Introdução Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa -UFV Departamento de Engenharia Elétrica -DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência Gesep heverton.pereira@ufv.br

Leia mais

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA N o PEA50 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA RETIFICADORES NÃO CONTROLADOS DE DOIS CAMINHOS W. KAISER 0/009 1. OBJETIVOS Estudo do funcionamento e processo de comutação em retificadores

Leia mais

Cap. 4 Retificadores de onda completa

Cap. 4 Retificadores de onda completa Cap. 4 Retificadores de onda completa Retificadores de onda completa - Introdução Principal Vantagem Menos Ripple (em relação a retificadores de meia onda) Retificadores de onda completa de uma fase Retificadores

Leia mais

Cap.6. Conversores CC CA

Cap.6. Conversores CC CA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO NOTAS DE AULA TE05107 Eletrônica de Potência Prof. Petrônio Vieira Junior Cap.6. Conversores CC CA ÍNDICE

Leia mais

CAPÍTULO - 8 CIRCUITOS DE COMANDO

CAPÍTULO - 8 CIRCUITOS DE COMANDO CAPÍTULO - 8 CIRCUITOS DE COMANDO 8.1 - FUNÇÃO O circuito de comando de um conversor é destinado a enviar aos gatilhos dos tiristores as correntes de disparo com formas e valores adequados, em instantes

Leia mais

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA TIRISTORES

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA TIRISTORES FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA TIRISTORES Tiristores Introdução Dispositivos semicondutores de potência com 4 camadas PNPN; Utilizado com chave eletrônica; Principal

Leia mais

Conversores CC-CA Inversores

Conversores CC-CA Inversores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Conversores CC-CA Inversores Prof. Clovis Antonio Petry. Florianópolis,

Leia mais

CAPÍTULO - 8 CIRCUITOS DE COMANDO FUNÇÕES

CAPÍTULO - 8 CIRCUITOS DE COMANDO FUNÇÕES 131 CAPÍTULO - 8 CIRCUITOS DE COMANDO 8.1 - FUNÇÕES Ordens de comando (pulsos de gatilho) para tiristores: Corrente de disparo (gate) com formas e valores adequados, em instantes especificados. 8.2 - COMANDOS

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE

Leia mais

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B Aula 20 Chaves Eletrônicas amauriassef@utfpr.edu.br

Leia mais

Introdução à Eletrônica de Potência

Introdução à Eletrônica de Potência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Introdução à Eletrônica de Potência Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis,

Leia mais

Controle & Automação vol.14 no.1 Mar. 2003

Controle & Automação vol.14 no.1 Mar. 2003 CONVERSORES DE FREQUÊNCIA VSI-PWM SUBMETIDOS A AFUNDAMENTOS TEMPORÁRIOS DE TENSÃO ( VOLTAGE SAGS ) Autores do artigo: Paulo C. A. Leão (Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de São João

Leia mais

ELETRICIDADE E ELETRÔNICA EMBARCADA

ELETRICIDADE E ELETRÔNICA EMBARCADA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ECUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS FLORIANÓPOLIS ELETRICIDADE E ELETRÔNICA EMBARCADA E-mail: vinicius.borba@ifsc.edu.br

Leia mais

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA 4 PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA RETIFICADOR TRIFÁSICO EM PONTE CONTROLADO W. KAISER 02/2009 1. OBJETIVOS Estudo do funcionamento de uma ponte trifásica a tiristores controlada

Leia mais

Aula 05 Transitores de Potência

Aula 05 Transitores de Potência Aula 05 Transitores de Potência Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

CONVERSOR CC-CA NÃO ISOLADO COM ALTO GANHO DE TENSÃO PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS AUTÔNOMOS DE ENERGIA ELÉTRICA

CONVERSOR CC-CA NÃO ISOLADO COM ALTO GANHO DE TENSÃO PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS AUTÔNOMOS DE ENERGIA ELÉTRICA CONVERSOR CC-CA NÃO ISOLADO COM ALTO GANHO DE TENSÃO PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS AUTÔNOMOS DE ENERGIA ELÉTRICA GEORGE CAJAZEIRAS SILVEIRA¹ RENÉ P. TORRICO-BASCOPɲ MANUEL RANGEL BORGES NETO 3 ¹ Professor

Leia mais

Acionamentos Elétricos ACIJ6

Acionamentos Elétricos ACIJ6 Acionamentos Elétricos ACIJ6 3.a Aula: Eletrônica de Potência 31/01/2018 Eletrônica de Potência 1 ELETRÔNICA DE POTÊNCIA A eletrônica de potência combina potência, eletrônica e controle. O controle trata

Leia mais

Sistemas Ininterruptos de Energia

Sistemas Ininterruptos de Energia Sistemas Ininterruptos de Energia Nikolas Libert Aula 13 Manutenção de Sistemas Eletrônicos Industriais ET54A Tecnologia em Automação Industrial Sistemas Ininterruptos de Energia Sistemas Ininterruptos

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 1. Prof. Cassiano Rech

Eletrônica de Potência II Capítulo 1. Prof. Cassiano Rech Eletrônica de Potência II Capítulo 1 1 Componentes semicondutores em Eletrônica de Potência Diodo MOSFET IGBT GTO (Gate Turn-Off Thyristor) MCT (MOS Controlled Thyristor) IGCT (Integrated Gate-Commutated

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Fonte chaveada. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Fonte chaveada. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II Fonte chaveada Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com DISPOSITIVOS

Leia mais

Note os contatos auxiliares NF que fazem com que jamais as contactoras C1 e C2 possam ser energizadas simultaneamente.

Note os contatos auxiliares NF que fazem com que jamais as contactoras C1 e C2 possam ser energizadas simultaneamente. Note os contatos auxiliares NF que fazem com que jamais as contactoras C1 e C2 possam ser energizadas simultaneamente. 4.4. Chave de Partida Série-Paralelo As chaves de partida série-paralelo são utilizadas

Leia mais

Índice. Introdução. Capítulo 1 - Estudo dos componentes empregados em eletrônica de potência (Diodos, Tiristores e Transistores)

Índice. Introdução. Capítulo 1 - Estudo dos componentes empregados em eletrônica de potência (Diodos, Tiristores e Transistores) i Índice Introdução Capítulo 1 - Estudo dos componentes empregados em eletrônica de potência (Diodos, Tiristores e Transistores) Capítulo 2 Retificadores a diodo Capítulo 3 Retificadores a Tiristor Capítulo

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer Prof. Cassiano Rech 1 Introdução E 1 (v 1, f 1 ) Retificador Conversor CC-CC Conversor indireto de tensão Conversor

Leia mais

TIRISTORES ROGÉRIO WEYMAR

TIRISTORES ROGÉRIO WEYMAR TIRISTORES CONTEÚDO SEMICONDUTORES - REVISÃO TIRISTORES SCR SCR - CARACTERÍSTICAS APLICAÇÕES SEMICONDUTORES Os semicondutores têm tido um impacto incrível em nossa sociedade. Eles são encontrados nos chips

Leia mais

Aula 04 Retificadores com diodos

Aula 04 Retificadores com diodos Aula 04 Retificadores com diodos Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

Introdução à Eletrônica de Potência

Introdução à Eletrônica de Potência INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Introdução à Eletrônica de Potência

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico. Plano de Ensino. Ano: 2015

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico. Plano de Ensino. Ano: 2015 Plano de Ensino Disciplina: Carga horária total: Eletrônica Industrial 133,3h Ano: 2015 Curso: Eletrônica Regime: Anual Série: 3 a Observação: Carga Horária Semanal Total Teórica: (horas aula por semana)

Leia mais

2- CONVERSORES CA/CC - RETIFICADORES

2- CONVERSORES CA/CC - RETIFICADORES - CONERSORES CA/CC - RETIFICADORES.. Introdução : CONERSOR CA/CC ( RETIFICADOR ) : CONERTER UMA TENSÃO EM CORRENTE ALTERNADA, EM UMA TENSÃO COM ALOR ( CORRENTE CONTÍNUA ), PARA ALIMENTAR CARGAS CC. *CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

Aula 10 Conversores CC-CA

Aula 10 Conversores CC-CA Aula 10 Conversores CC-CA Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência Gesep

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 (L1)

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 (L1) Acionamentos Eletrônicos de Motores Professor: Marcio Luiz Magri Kimpara LISTA DE EXERCÍCIOS 1 (L1) 1) A velocidade de motor de corrente contínua com excitação separada de 125 hp, 600V, 1800rpm é controlada

Leia mais

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Técnicas de Modulação

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Técnicas de Modulação Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Técnicas de Modulação Prof.: Eduardo Simas eduardo.simas@ufba.br Aula

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE

Leia mais

Retificadores e Filtros Capacitivos

Retificadores e Filtros Capacitivos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Retificadores

Leia mais

Eletrônica de Potência. Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson

Eletrônica de Potência. Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson Eletrônica de Potência Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson Diodo de potência Um diodo semicondutor é uma estrutura P-N que, dentro de seus limites

Leia mais

Transmissão em Corrente Contínua

Transmissão em Corrente Contínua Transmissão em Corrente Contínua Panorama Atual e Perspectivas Futuras no Brasil Ultra-High Voltage Transmission Systems Brazilian SC B4 Transmissão em CCAT - Aspectos Conceituais E. H. Watanabe 1 B. Chuco

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA INTRODUÇÃO Introdução Classificação dos semicondutores Diodos Características estáticas reais Idealizações Características

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 239 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA N O 3 PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA RETIFICADOR MONOFÁSICO EM PONTE CONTROLADO W. KAISER 03/2009 1. OBJETIVOS Estudo do funcionamento de uma ponte monofásica controlada utilizando

Leia mais

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Universidade Federal do ABC Pós-graduação em Eng. Elétrica Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Prof. Dr. José Luis Azcue Puma Introdução Semicondutores de Potência 1 Ementa Resumida Introdução

Leia mais

Aula 8. Disciplina Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Comutação e Perdas Térmicas. Eduardo Simas

Aula 8. Disciplina Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Comutação e Perdas Térmicas. Eduardo Simas Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Comutação e Perdas Térmicas Eduardo Simas (eduardo.simas@ufba.br) Aula

Leia mais

Retificadores monofásicos controlados

Retificadores monofásicos controlados etificadores monofásicos controlados Nikolas ibert Aula 6 Eletrônica de Potência ET53B Tecnologia em Automação Industrial etificador de ½ onda etificador monofásico controlado de ½ onda Vantagens: Simplicidade.

Leia mais

Os retificadores monofásicos não controlados podem ser classificados:

Os retificadores monofásicos não controlados podem ser classificados: Capítulo 2 CONVERSORES CA-CC (RETIFICADORES) Os retificadores podem ser classificados em: Monofásicos e trifásicos Controlados e não controlados 2.1 Os retificadores monofásicos não controlados Os retificadores

Leia mais

Conversor pleno monofásico: Conversor pleno trifásico: onde V s é a tensão eficaz de fase e α o ângulo de disparo dos tiristores.

Conversor pleno monofásico: Conversor pleno trifásico: onde V s é a tensão eficaz de fase e α o ângulo de disparo dos tiristores. ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I CONTROLE DE MALHA FECHADA PARA MOTORES CC Parte 2 Modelagem do Conversor e Sincronização para Disparo Para qualquer sistema operando em malha fechada é fundamental conhecer o modelo

Leia mais

Eletrônica de Potência II. Prof. Cassiano Rech Modificado (Yales)

Eletrônica de Potência II. Prof. Cassiano Rech Modificado (Yales) letrônica de Potência II cassiano@ieee.org Modificado (Yales) 1 Inversores alimentados em tensão Inversores monofásicos Meia-ponte (half-bridge) Ponte-completa (full-bridge) Push-pull Inversores trifásicos

Leia mais

Eletrônica de Potência I

Eletrônica de Potência I Universidade Federal do ABC Eng. De Instrumentação, Automação e Robótica Eletrônica de Potência I Prof. José Azcue, Dr. Eng. Introdução Semicondutores de Potência 1 Introdução O que é eletrônica de potência?

Leia mais

Pré-reguladores de Fator de Potência

Pré-reguladores de Fator de Potência UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Departamento de Sistemas e Controle de Energia Pré-reguladores de Fator de Potência José Antenor Pomilio Publicação FEE

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência Introdução à disciplina

EPO Eletrônica de Potência Introdução à disciplina EPO Eletrônica de Potência Introdução à disciplina novaes@ieee.org RESUMO Ementa Objetivos Metodologia Avaliações Conteúdo programático e introdução aos tópicos Referências bibliográficas EMENTA Componentes

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meiaponte Prof. Alessandro Batschauer Prof. Cassiano Rech 1 Introdução E 1 (v 1, f 1 ) Retificador Conversor CCCC Conversor indireto de tensão Conversor indireto

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ONHIMNTOS SPÍFIOS SP RSP IFF plicação: 2018 QUSTÃO 21 QUSTÃO 24 Figura I Figura II O circuito mostrado na figura I é composto por uma fonte de tensão alternada Vac = 11 V, uma fonte de tensão contínua

Leia mais

CONTROLE TRADICIONAL

CONTROLE TRADICIONAL CONTROLE TRADICIONAL Variação da tensão do estator Os acionamentos de frequência e tensão variáveis são os mais eficientes Existem também acionamentos com tensão variável e frequência fixa Para um acionamento

Leia mais

Circuitos Elétricos. Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti

Circuitos Elétricos. Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti Circuitos Elétricos Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti Transmissão de Energia É o processo de transportar energia elétrica entre dois pontos. Geralmente essa transmissão é realizada em corrente

Leia mais