QUÍMICA ANALÍTICA EQUILÍBRIO. Profa. Dra. Renata P. Herrera Brandelero 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUÍMICA ANALÍTICA EQUILÍBRIO. Profa. Dra. Renata P. Herrera Brandelero 2012"

Transcrição

1 QUÍMICA ANALÍTICA EQUILÍBRIO QUÍMICO E CONSTANTES DE EQUILÍBRIO Profa. Dra. Renata P. Herrera Brandelero 2012

2 EQUILÍBRIO QUÍMICO As reações químicas ocorrem até que o estado de equilíbrio seja alcançado, neste estado a concentração dos reagentes diminui até que a quantidade máxima de produto é formada. No equilíbrio as concentrações dos reagentes e dos produtos permanecem constantes e as reações direta e inversa coexistem na mesma velocidade, os reagentes são formados e consumidos ao mesmo tempo. Professor, Palestrante: BRANDELERO, R. P. H. COAGRI, PROGRAD, Slide: 00/00

3 Reações inversas As reações inversas foram descobertas por Claude Louis Berthollet ( ) quando o mesmo acompanhando Napoleão Bonaparte em uma viagem ao Egito, observou precipitados de carbonato de sódio nas bordas do lago, a reação abaixo já era conhecida do Químico: Na 2 CO 3 + CaCl 2 CaCO NaCl Assim o mesmo concluiu que a formação do sal só seria possível pela reação inversa que provavelmente estava ocorrendo pela elevada concentração dos sais na água, favorecida pela evaporação lenta da água nas condições do deserto.

4

5 Um exemplo de reação reversível é a da produção da amônia (NH 3 ), a partir do gás hidrogênio (H 2 ) e do gás nitrogênio (N 2 ) que faz parte do Processo de Haber: N 2(g) + 3H 2(g) 2NH 3(g) O processo Haber foi adaptado inicialmente para as necessidades militares. Atualmente, metade do total do nitrogênio é usado para a produção de fertilizantes utilizados na agricultura. 2(g) 2(g) 3(g) adaptado

6 A reação entre azoto/nitrogênio e hidrogênio é reversível, portanto, o rendimento na produção do amoníaco depende de algumas condições: Temperatura: A formação do amoníaco é um processo exotérmico, ou seja, ocorre com libertação de calor. Sendo assim, baixas temperaturas favorecem a produção do NH 3 e o incremento da temperatura tende a deslocar o equilíbrio da reação no sentido inverso, de acordo com o Princípio de Le Chatelier. Por outro lado, a redução da temperatura diminui a velocidade da reação, portanto, uma temperatura intermédia é a ideal para favorecer o processo. Experiências demonstraram que a temperatura ideal é de 450ºC. Pressão: A elevação da pressão favorece a formação do amoníaco pois no processo ocorre uma diminuição de volume ( devido a diminuição do número de moléculas ). Logo, o incremento da pressão aumenta o rendimento de formação do produto, mas por outro lado este incremento deve ser economicamente viável, ou seja, não deve tornar os custos de produção demasiado elevados. A pressão considerada tecnicamente e economicamente viável é de 200 atmosferas. Catalisador: O catalisador não afeta o equilíbrio porém, acelera a velocidade da reação para atingir o equilíbrio. A adição de um catalisador permite que o processo se desenvolva favoravelmente em temperaturas mais baixas. No início, para a reação Haber-Bosch, usava-se o ósmio e urânio como catalisadores. Atualmente, utiliza-se de maneira extensiva o ferro. Fonte:

7 Equilíbrio e Fatores que afetam o equilíbrio Temperatura Pressão Concentração dos reagentes e produtos Presença de catalisadores O princípio de Le Châtelier é importante para entender como estes fatores interferem no equilíbrio das reações químicas.

8 A uréia é produzida, industrialmente, pela síntese de Wöhler

9 Equilíbrio químico: Cato Guldberg e Peter Waage durante o período de mostraram que o equilíbrio pode ser abordado a partir de qualquer direção (veja a ilustração abaixo do iodeto de hidrogênio), o que implica que qualquer reação: a A + b B c C + d D ocorre com competição entre a reação direta e a reação inversa. Quando a reação está em equilíbrio, as taxas destas reações são idênticas, então nenhuma alteração (macroscópico) pode ser observada, embora os componentes individuais estejam sendo transformados ao nível microscópico.

10 Equilíbrio e o Princípio de Le Châtelier As reações em equilíbrio estão sujeitas aos fatores como: temperatura, pressão e concentração das espécies envolvidas. Estes podem deslocar o equilíbrio, permitindo a produção de mais ou menos produto. O Princípio de Le Châtelier pode ser enunciado como: Quando um sistema em equilíbrio é sujeito a qualquer alteração ele reage no sentido contrário á perturbação ocorrida.

11 Le Châtelier - temperatura Estudo do sistema: 2 SO 2(g) + O 2(g) 2 SO 3(g) (reação exotérmica no sentido direto) Aumentando a temperatura do sistema, este reage no sentido de contrariar esse aumento, isto é, reage, no sentido de produzir um abaixamento de temperatura, consumindo calor, no sentido inverso há um aumento da concentração dos reagentes e uma diminuição da concentração dos produtos, a constante de equilíbrio diminui por aumento de temperatura. Diminuindo a temperatura do sistema, este reage, no sentido de aumentar a temperatura, libertando calor, no sentido direto. Neste caso a constante de equilíbrio aumenta, porque diminui a concentração dos reagentes e aumenta a concentração dos produtos de reação.

12 2 SO 2(g) + O 2(g) 2 SO 3(g) H= -792 Kj/mol Com o aumento da temperatura o equilíbrio da reação é deslocado para a esquerda. A reação direta é exotérmica e com o aumento da temperatura é desfavorecida pois o sistema requer consumo de calor O aumento da temperatura requer consumo do calor a reação da esquerda (ou inversa) é favorecida

13 Le Châtelier - concentração Diminuindo a concentração de SO 3 no sistema, o sistema evolui no sentido de contrariar essa perturbação, isto é, reage no sentido de produzir SO 3, ou seja, no sentido direto. Aumentando a concentração de O 2 no sistema, este reage no sentido de contrariar esta adição, isto é, reage no sentido de consumir O 2, ou seja, no sentido direto.

14 Princípio de Le Châtelier - Pressão Na reação: 2 SO 2(g) + O 2(g) 2 SO 3(g) Na direta forma-se 2 mol. Na esquerda da reação forma-se 3 mol. Neste caso o aumento da pressão deslocará o equilíbrio para diminuir a pressão total no sistema, assim a reação da direita é favorecida, forma-se mais SO 3. A diminuição da pressão o equilíbrio desloca-se para aumentar a pressão total, assim a reação da esquerda é favorecida, ou seja diminui a formação de SO 3.

15 Lei das Massas O equilíbrio das reações químicas portanto, desloca-se em resposta a uma perturbação externa, agora precisamos quantificar o efeito sobre as concentração das substâncias químicas? A expressão da lei das massas auxilia a conhecer o quanto o equilíbrio foi deslocado, chamamos esta expressão de quociente de reação (Q). Para uma reação hipotética aa + bb = cc + dd pode-se escrever:

16 Lei das Massas Para uma reação hipotética: a A + b B c C + d D pode-se escrever: Q = [ ] c C [ D] [ ] a [ ] b A B d

17 Lei das massas O valor de Q pode assumir qualquer valor positivo pois depende da extensão da reação. O valor de Q pode variar com o tempo da reação, assim o valor de Q aumenta com o produção dos produtos até que a reação esteja em equilíbrio. No equilíbrio o valor de Q é constante e neste momento da reação é chamado de constante de equilíbrio e representado por k, no equilíbrio a velocidade da reação inversa é igual a velocidade da reação direta (v i =v d )

18

19 A Lei de Ação de Massa é, portanto, essencialmente, a afirmação de que a composição de equilíbrio de uma mistura de reação pode variar de acordo com as quantidades de componentes que estão presentes.

20 Equilíbrio - Exercícios Em uma experiência, 1,00 mol de HI é colocado num recipiente de 5,00 litros a 458 C. Quais são as concentrações de HI, I 2 e H 2 depois de estabelecido o equilíbrio a esta temperatura? [Kc para 2HI(g) H2(g) + I2(g) é igual a 2,06 x 10-2 a 458 C.] Solução:

21

22

23

24 EXERCÍCIO PARALELO 0,100 mol PCl 5 é colocado em um recipiente de 2,00 L a 160 C. Após estabelecido o equilíbrio:pcl 5 (g) PCl 3 (g) + Cl 2 (g). Quais as concentrações de todas as espécies? (Kc = 2,11 x 10-2 nesta temperatura.) Resposta: [PCl 3 ] = [Cl 2 ] =0,0236 moll-1; [PCl 5 ]= 0,0264 mol L-1.

25 Lei do Equilíbrio A uma dada temperatura o valor da expressão da lei da ação das massas para uma certa reação em equilíbrio é uma constante. Assim k=q(somente se o sistema estiver em equilíbrio)

26 Qual a quantidade de produto produzida no equilíbrio? MOMENTO EM QUE A REAÇÃO ATINGE O EQUILÍBRIO

27

28

29

30 Considerações sobre kc kc só depende da temperatura kc não depende da concentração inicial das substâncias kc é uma característica do sistema de reação kc é definido em sistemas fechados.

31 Exercícios - Resolvidos O íon complexo [Cr(C2H8N2)2(OH)2]+ pode existir na forma de dois isômeros geométricos A e B que estão em equilíbrio: isômero A isômero B Numa experiência, realizada a temperatura constante, em que se partiu do isômero A puro, foram obtidos os seguintes dados da concentração desse isômero em função do tempo, em segundos. Veja na tabela a seguir: a) Obtenha os dados da concentração do isômero B e construa uma tabela desses dados para todos os tempos indicados. b) Qual o valor da constante desse equilíbrio? Justifique.

32 Exercícios Considerando a reação de Haber para a produção de amônia, sendo 5 litros o volume do recipiente da reação, a 500ºC quando atingido o equilíbrio a concentração de N 2 é 3,01 mol, H 2 0,565 mol e NH 3 0,565 mol. Calcule a constante de equilíbrio Kc a 500º C para a reação abaixo: N 2 (g) + 3H 2 (g) 2NH 3 (g)

33 Calculando as concentrações de equilíbrio: A constante de equilíbrio pode ser calculada através da expressão do Kc:

34

35 Constante do Produto Iônico da água H H 2 O H 3 O + + OH - K = 3 [ ][ ] HO + OH = [ H O][ H O] 2 Em soluções aquosas a concentração de água é muito maior que a dos seus eletrólitos e pode-se considerar o produto da concentração da água pela constante de equilíbrio a constante de equilíbrio do produto iônico (k w ) 2

36

37

38

39 ph e poh (p-valor) O valor de ph (potencial hidrogeniônico) e do valor de poh (potencial de hidroxilas em solução) é dependente da determinação do p-valor, que constitui em um ferramenta matemática para expressar concentrações muito diluídas. Os valores de ph podem ser obtidos através da expressão logarítmica da concentração de hidrogênios (ph=-log [H 3 0+]). Os valores de poh podem ser obtidos pelo expressão logarítmica da concentração de hidroxilas (ph=-log [OH - ]).

40

41 ph = - log (H 3 O + ) poh = - log (OH-) 14=pH + poh

42 1) Qual é o ph de uma solução de HCl 4,6 x 10-3 mol/l? 2) O ph de uma certa solução é 11,68. Qual a sua concentração hidrogeniônica? 3) Qual é o ph e o poh de uma solução de NaOH 0,016 mol/l (a 25 C)? 4)Quais são o ph e o poh de uma solução de HNO3, 3,36 x 10-3 mol/l (a 25 C)? Resposta: ph = 2,47; poh= 11,53 5) Determine a concentração hidrogeniônica em uma solução que tem um ph de: (a) 2,22 (b)4,44 (c) 6,66 (d) 12,12. 6) Calcule a concentração de íons hidróxido em uma solução que tem um ph de (a) 4,32 (b) 6,54 (c) 4,00 (d) 3,21. Calculate [H3O], ph, [OH], and poh for a M HNO3 solution.

43 Equilíbrio ácido - base Reações de equilíbrio da dissociação dos ácidos ou das bases, auxiliam a explicar o valores de ph diferentes quanto ácidos fracos e fortes são dissociados em um meio. Permitem explicar o comportamento do ph em sistema compostos do ácido fraco e da base conjugada, mantendo seu valor mesmo com adição de quantidades de ácido e base.

44 Força dos Ácidos Os ácidos são substâncias que formam um íon hidrônio em soluções aquosas, pela teoria de Arrenhius, ou doam prótons (H+) pela teoria de Brønsted-Lowry. São capazes de receber elétrons pela teoria de Lewis. Para preparar uma solução de ácido é necessário apenas saber a massa molar, o número de H+ (se concentração em normal) e o volume da solução. No entanto apenas os ácidos fortes fornecem a concentração de H+ igual à concentração do ácido. Os ácidos fracos apresentam concentração de H+ dependente do valor da constante de dissociação do ácido (k a ).

45 Força da Base As bases são substâncias que liberam hidroxilas quando estão em soluções, ou podem ser classificadas como aceptoras de próton (Bronsted- Lowry) ou doadoras de elétrons (Lewis). Para preparar uma solução de base é necessário apenas saber a massa molar, o número de OH- (se concentração em normal) e o volume da solução. No entanto, apenas as bases fortes fornecem a concentração de OH - igual à concentração da base. As bases fracas apresentam concentração de OH- dependente do valor da constante de dissociação da base (k b )

46 Teoria - ÁCIDOS E BASES DE BRONSTED-LOWRY De acordo com a teoria de Brønsted-Lowry um ácido é uma substância que pode doar (ou perder) um próton, e uma base é uma substância que pode aceitar (ou remover) um próton H+

47 ÁCIDO E BASE DE LEWIS A teoria de Lewis ampliou a de Brønsted- Lowry pois define que outros compostos, além do íon hidrônio, podem atuar como um ácido. Segundo a Teoria de Lewis ácido é toda substância que recebe pares de elétrons e base é toda substância que doa pares de elétrons.

48 Por definição... Substâncias que não comportam-se como ácidos são bases, mesmo elas não possuindo grupos H+ na sua estrutura. Os ácidos fortes quando dissociados resultam Os ácidos fortes quando dissociados resultam em bases fracas, ou, bases fortes dissociadas resultam em ácidos fracos à este comportamento chamamos de teoria do ácido ou da base conjugada.

49 FORÇA DOS ÁCIDOS E BASES Os ácidos e as bases podem ser classificados em fracos e forte conforme seu comportamento em solvente. Quando o ácido e a base dissocia-se completamente na presença de solvente em eletrólitos são ditos fortes. Quando a dissociação do ácido ou da base é parcial na presença de um solvente as bases ou ácidos são ditos fracos. Os ácidos e bases fracos são poucos reativos na presença de um solvente, ou seja a tendência de receber ou doar par de elétrons do solvente é reduzida.

50 Constante de Dissociação Ácido-Base

51 Ácidos e Bases Conjugados EX 1 EX 2

52

53 Força de ácidos e bases

54 Constante de dissociação do ácidos [H2O]=55,5M O valor de Ka é expresso em pka. Quanto menor o valor de pka mais forte é o ácido Quanto maior o valor de Ka mais forte é o ácido

55 A força da base esta associada ao ácido conjugado, quanto mais alto o pka do ácido conjugado, mais forte será a base UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

56 Constante de dissociação dos ácidos a 25º C. UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

57

58 EXERCÍCIOS DE REVISÃO 1. O ph de uma solução de M de ácido cloroacético, ClCH2COOH, foi determinado como 1,92.Calcule Ka para este ácido fraco monoprótico. 2. Em solução de M, o ácido acético é 4,2% ionizado. Calcule a sua constante de ionização. 3. Calcule a porcentagem ionização de uma solução de 0,10 M de ácido acético. 4.Os valores de Ka para o ácido acético e ácido fluorídrico são 1, e 7,2 10-4, respectivamente.quais são seus valores de pka? 5. Calcular a [OH], ph e ionização por cento para uma solução de NH3 aquosa 0,20M. 6. Escreva a equação para a reação da base CN com água. (b) o valor de constante de ionização para o ácido cianídrico, HCN, é 4, Qual é o valor de Kb para o íon cianeto, CN?

EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei

EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei Reações completas ou irreversíveis São reações nas quais os reagentes são totalmente convertidos em produtos, não havendo sobra de reagente, ao final da

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 10ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 10ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 10ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) EQUILÍBRIO QUÍMICO T 1 T 2 T 2 > T 1 N 2 O 4 (g) 2NO 2 (g) EQUILÍBRIO

Leia mais

Fundamentos de Química Profa. Janete Yariwake

Fundamentos de Química Profa. Janete Yariwake Soluções. Equilíbrio químico em solução aquosa Equilíbrio químico: ácidos e bases 1 ácidos e bases cf. Arrhenius Exemplo: Preparo de uma solução de HCl em água HCl (aq) + H 2 O H 3 O + (aq) + Cl (aq) íon

Leia mais

QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim

QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim (mcoutrim@iceb.ufop.br) SOLUÇÕES AQUOSAS Equilíbrios químicos A água e os eletrólitos (solutos que forma íons quando dissolvidos em água):

Leia mais

TEORIA DE ÁCIDOS E BASES

TEORIA DE ÁCIDOS E BASES TEORIA DE ÁCIDOS E BASES Proposição de S. Arrhenius (1887) Substâncias produtoras de íons hidrogênio em água fossem chamadas de ácidos Substâncias produtoras de íons hidroxila em água fossem chamadas de

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade (rapidez) das reações. Exemplo a síntese do HCl: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl(g)

CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade (rapidez) das reações. Exemplo a síntese do HCl: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl(g) CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade (rapidez) das reações. Exemplo a síntese do HCl: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl(g) TEORIA DAS COLISÕES Para que ocorra uma reação química, os reagentes devem ter uma certa

Leia mais

QUÍMICA 3 - APOSTILA 4. Prof. Msc João Neto

QUÍMICA 3 - APOSTILA 4. Prof. Msc João Neto QUÍMICA - APOSTILA Prof. Msc João Neto A (g) B (g) C (g) D (g) Em um sistema fechado, o equilíbrio é atingido quando: as propriedades macroscópicas ficam inalteradas; no estado final, coexistem reagentes

Leia mais

Equilíbrio químico. Prof. Leandro Zatta

Equilíbrio químico. Prof. Leandro Zatta Equilíbrio químico Prof. Leandro Zatta O que é equilíbrio? Do dic.: e.qui.lí.brio sm (lat aequilibriu) 1 Fís Estado de um corpo que é atraído ou solicitado por forças cuja resultante é nula. Histórico

Leia mais

Equilíbrio Químico. Controlo da Produção Industrial de Amoníaco

Equilíbrio Químico. Controlo da Produção Industrial de Amoníaco Equilíbrio Químico Controlo da Produção Industrial de Amoníaco Reações completas Combustão do carvão C (s) + O 2 (g) CO 2 (g) Reações completas Reação do Ácido clorídrico com o Magnésio 2 HCl (aq) + Mg

Leia mais

EQUILÍBRIO QUÍMICO MOLECULAR

EQUILÍBRIO QUÍMICO MOLECULAR EQUILÍBRIO QUÍMICO MOLECULAR Profº Enéas Torricelli 1 Equilíbrio químico é uma reação reversível na qual a velocidade da reação direta é igual à da reação inversa e, conseqüentemente, as concentrações

Leia mais

Os sais são neutros, ácidos ou básicos? Íons como Ácidos e Bases

Os sais são neutros, ácidos ou básicos? Íons como Ácidos e Bases Os sais são neutros, ácidos ou básicos? Sais são compostos iônicos formados pela reação entre um ácido e uma base. 1. NaCl Na + é derivado de NaOH, uma base forte Cl é derivado do HCl, um ácido forte NaCl

Leia mais

Experimento 11 - Equilíbrio químico e sistema tampão

Experimento 11 - Equilíbrio químico e sistema tampão 1 Experimento 11 - Equilíbrio químico e sistema tampão 1. INTRODUÇÃO 1.1. EQUILÍBRIO QUÍMICO As reações estudadas em química não resultam de uma conversão completa de reagentes em produtos, pois todas

Leia mais

FUNÇÕES INORGÂNICAS. As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO

FUNÇÕES INORGÂNICAS. As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO FUNÇÕES INORGÂNICAS As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO ÁCIDOS e BASES de ARRHENIUS Acidos são substâncias que em solução aquosa liberam H +. Ex. HCl +

Leia mais

Química Aplicada EQUILÍBRIO QUÍMICO

Química Aplicada EQUILÍBRIO QUÍMICO Química Aplicada EQUILÍBRIO QUÍMICO Equilíbrio Químico Todas as reações tendem alcançar o equilíbrio químico Quando as velocidades das reações direta e inversa forem iguais e as concentrações dos reagentes

Leia mais

PAG Química Equilíbrio Químico 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é

PAG Química Equilíbrio Químico 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é Kc = 6,45 x 10 5. a) em que concentração de O 2 as concentrações de NO 2 e de NO são

Leia mais

EQUILÍBRIO QUÍMICO. Profa. Loraine Jacobs DAQBI.

EQUILÍBRIO QUÍMICO. Profa. Loraine Jacobs DAQBI. EQUILÍBRIO QUÍMICO Profa. Loraine Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs EQUILÍBRIO IÔNICO DA ÁGUA Equilíbrio Iônico da Água Ácido e Base de Arrhenius H

Leia mais

Universidade Federal do ABC. Disciplina: Transformações Químicas. Equilíbrio Químico. Hueder Paulo M. de Oliveira. Santo André - SP 2018.

Universidade Federal do ABC. Disciplina: Transformações Químicas. Equilíbrio Químico. Hueder Paulo M. de Oliveira. Santo André - SP 2018. Universidade Federal do ABC Disciplina: Transformações Químicas Equilíbrio Químico Hueder Paulo M. de Oliveira Santo André - SP 2018.1 EQUILÍBRIO QUÍMICO Transformação Química: É o processo de mudança

Leia mais

Aula: Equilíbrio Químico 2

Aula: Equilíbrio Químico 2 ACH4064 LQRQ 2 Aula: Equilíbrio Químico 2 (Cap. 9, 10 e 11 - Atkins Cap. 16, 17 e 18 vol.2 - Kotz) Káthia M. Honório 2 º semestre/2017 Equílibrio Químico Parte 2 1. Princípio de Le Châtelier 2. Equilíbrio

Leia mais

Departamento de Física e Química Química Básica Rodrigo Vieira Rodrigues

Departamento de Física e Química Química Básica Rodrigo Vieira Rodrigues Departamento de Física e Química Química Básica Rodrigo Vieira Rodrigues Equilíbrio Químico Todas as reações tendem alcançar o equilíbrio químico Quando as velocidades das reações directa e inversa forem

Leia mais

Aula Teórica 3 Cálculo de ph de Ácidos Fracos e Bases Fracas

Aula Teórica 3 Cálculo de ph de Ácidos Fracos e Bases Fracas Aula Teórica 3 Cálculo de ph de Ácidos Fracos e Bases Fracas JRM Como calcular o ph de soluções de ácidos e bases fracas? Considere um ácido fraco (monoácido), HA H 2 O H OH - ------ Keq ~ 10-14 HA H A

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. DISCIPLINA: Química Geral. Assunto: Equilíbrio Químico Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. DISCIPLINA: Química Geral. Assunto: Equilíbrio Químico Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA: Química Geral Assunto: Equilíbrio Químico Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 1. Introdução Existem dois tipos de reações: a) aquelas em que, após determinado

Leia mais

Equilíbrio Profº Jaison

Equilíbrio Profº Jaison Equilíbrio Profº Jaison Equilíbrio Químico Todas as reacções tendem alcançar o equilíbrio químico Quando as velocidades das reacções directa e inversa forem iguais e as concentrações dos reagentes e dos

Leia mais

Equilíbrio Químico. Estágio da reação química em que não existe mais tendência a mudar a composição da mistura de uma reação

Equilíbrio Químico. Estágio da reação química em que não existe mais tendência a mudar a composição da mistura de uma reação Equilíbrio Químico 1 Equilíbrio Químico Estágio da reação química em que não existe mais tendência a mudar a composição da mistura de uma reação Equilíbrio dinâmico: as reações direta e inversa ocorrem

Leia mais

PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Equilíbrio Químico

PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Equilíbrio Químico PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Equilíbrio Químico 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é Kc = 6,45 x 10 5. a) em que concentração

Leia mais

Equilíbrio Químico. Aulas 6. Equilíbrio Químico: Reações reversíveis. Equação de equilíbrio. Princípio de Le Chatelier

Equilíbrio Químico. Aulas 6. Equilíbrio Químico: Reações reversíveis. Equação de equilíbrio. Princípio de Le Chatelier Aulas 6 Equilíbrio Químico: Reações reversíveis Equação de equilíbrio. Princípio de Le Chatelier Reações Químicas REACÇÕES QUÍMICAS podem ser Irreversíveis Reversíveis CH 4 (g) + O 2 (g) CO 2 (g) + H 2

Leia mais

QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ácidos e Bases. Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Capítulo 11 Atkins (5ed.

QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ácidos e Bases. Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Capítulo 11 Atkins (5ed. QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ácidos e Bases Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Capítulo 11 Atkins (5ed.) Pai, o que é chuva ácida? NaO idróxido de magnésio Mg(O)

Leia mais

Lista de Exercícios Revisão AA6 4º Bimestre Prof. Benfica. dizer qual é o efeito de cada um dos seguintes fatores sobre o equilíbrio inicial:

Lista de Exercícios Revisão AA6 4º Bimestre Prof. Benfica. dizer qual é o efeito de cada um dos seguintes fatores sobre o equilíbrio inicial: Lista de Exercícios Revisão AA6 4º Bimestre Prof. Benfica 1) Para a reação em equilíbrio: PCl 3(g) + Cl 2(g) PCl5(g) dizer qual é o efeito de cada um dos seguintes fatores sobre o equilíbrio inicial: a)

Leia mais

CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda

CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: Terça-feira, 11/09/2012 Tema da aula: Deslocamento de equilíbrios químicos (Princípios de Le Chatelier) Quando um sistema

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÃO TAMPÃO E PRODUTO DE SOLUBILIDADE. Prof.a. Dra. Renata P. Herrera Brandelero. Dois Vizinhos - PR 2012

QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÃO TAMPÃO E PRODUTO DE SOLUBILIDADE. Prof.a. Dra. Renata P. Herrera Brandelero. Dois Vizinhos - PR 2012 QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÃO TAMPÃO E PRODUTO DE SOLUBILIDADE Prof.a. Dra. Renata P. Herrera Brandelero Dois Vizinhos - PR 2012 Soluções Tampões Soluções tampões são formadas por uma mistura de um ácido e

Leia mais

Lista de exercícios de Química nº 10

Lista de exercícios de Química nº 10 Nome: nº: Bimestre: 3º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / Lista de exercícios de Química nº 10 Revisão dos principais tópicos sobre Equilíbrio

Leia mais

Reações ácido-base. Ácidos. Ácido = substâncias que se ionizam para formar H + em solução (por exemplo, HCl, HNO 3, CH 3 CO 2 H - vinagre).

Reações ácido-base. Ácidos. Ácido = substâncias que se ionizam para formar H + em solução (por exemplo, HCl, HNO 3, CH 3 CO 2 H - vinagre). Ácidos Ácido = substâncias que se ionizam para formar H + em solução (por exemplo, HCl, HNO 3, CH 3 CO 2 H - vinagre). H + é conhecido como próton Ácidos com um próton ácido são chamados monopróticos (por

Leia mais

EQUILÍBRIO QUÍMICO. Profa. Loraine Jacobs DAQBI.

EQUILÍBRIO QUÍMICO. Profa. Loraine Jacobs DAQBI. EQUILÍBRIO QUÍMICO Profa. Loraine Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs É a parte da físico-química que estuda as reações reversíveis e as condições para

Leia mais

V1= velocidade no sentido direto da reação. V2 = velocidade no sentido inverso da reação.

V1= velocidade no sentido direto da reação. V2 = velocidade no sentido inverso da reação. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 2 anos TURMA(S):

Leia mais

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 3º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 3º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº 1º BIMESTRE Visto do Professor Nota (Fuvest) A uma determinada temperatura, as substâncias HI, H2 e I2 estão no estado gasoso. A essa temperatura, o equilíbrio entre as três substâncias foi estudado, em

Leia mais

Equilíbrio Ácido Base. Definição de Brønsted-Lowry. O íon H + (aq) é simplesmente um próton sem elétrons. Em água, o H + (aq) forma aglomerados.

Equilíbrio Ácido Base. Definição de Brønsted-Lowry. O íon H + (aq) é simplesmente um próton sem elétrons. Em água, o H + (aq) forma aglomerados. Equilíbrio Ácido Base Definição de Brønsted-Lowry Ácidos têm gosto azedo e bases têm gosto amargo. Definição de Arrhenius: os ácidos aumentam a [H + ] e as bases aumentam a [OH ] em solução. Arrhenius:

Leia mais

Equilíbrio Químico Folha 2.1 Prof.: João Roberto Mazzei

Equilíbrio Químico Folha 2.1 Prof.: João Roberto Mazzei 01. A cisteína é um aminoácido que contém enxofre e é encontrada na feijoada, devido às proteínas da carne e derivados. A reação de conversão da cisteína em cistina ocorre de acordo com a seguinte equação

Leia mais

FCAV/ UNESP Jaboticabal

FCAV/ UNESP Jaboticabal FCAV/ UNESP Jaboticabal Disciplina: Química Geral Assunto: Equilíbrio Químico Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 1. Introdução Existem dois tipos de reações: a) aquelas em que, após determinado

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN Campus Mossoró. Equilíbrio Químico. Albino O.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN Campus Mossoró. Equilíbrio Químico. Albino O. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN Campus Mossoró Equilíbrio Químico Albino O. Nunes SUMÁRIO OBJETIVOS; INTRODUÇÃO; DEFINIÇÃO; CONCEITOS BÁSICOS DE EQUILÍBRIO;

Leia mais

O CONCEITO DE ARRHENIUS PARA ÁCIDOS E BASES

O CONCEITO DE ARRHENIUS PARA ÁCIDOS E BASES ÁCIDOS E BASES O CONCEITO DE ARRHENIUS PARA ÁCIDOS E BASES Apresentado pelo químico, físico e matemático sueco Svante August Arrhenius (18591927) em 1887. Ácidos são substâncias que, quando dissolvidas

Leia mais

Exercícios de Equilíbrio Iônico I

Exercícios de Equilíbrio Iônico I Exercícios de Equilíbrio Iônico I 1. Uma substância química é considerada ácida devido a sua tendência em doar íons H + em solução aquosa. A constante de ionização Ka é a grandeza utilizada para avaliar

Leia mais

Equilíbrio Químico. Considerando as duas reações (direta e inversa) como processos elementares, podemos escrever:

Equilíbrio Químico. Considerando as duas reações (direta e inversa) como processos elementares, podemos escrever: Em um sistema fechado, um estado de equilíbrio entre reagentes e produtos sempre tende a ser atingido. Trata-se de um equilíbrio dinâmico entre duas reações reversíveis: uma direta e outra inversa. No

Leia mais

Equilíbrio Ácido-base

Equilíbrio Ácido-base Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina Química das Soluções QUI084 I semestre 2017 AULA 01 Equilíbrio Ácido-base Profa. Maria Auxiliadora Costa

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 8 EQUILÍBRO QUÍMICO

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 8 EQUILÍBRO QUÍMICO E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 8 EQUILÍBRO QUÍMICO 2 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 8 APRESENTAÇÃO... 4 CAPÍTULO 8... 5 1. INTRODUÇÃO... 5 2. REAÇÃO REVERSÍVEL... 6 3. CLASSIFICAÇÃO DO EQUILÍBRIO...

Leia mais

N 2 O 4(g) 2NO 2(g) incolor castanho

N 2 O 4(g) 2NO 2(g) incolor castanho Equilíbrios Químicos Conceito de equilíbrio químico Primeira experiência N 2 O 4(g) 2NO 2(g) incolor castanho Análise microscópica N 2 O 4(g) 2NO 2(g) incolor castanho Pela reação: 1 mol de N 2 O 4 2 mols

Leia mais

1- Reação de auto-ionização da água

1- Reação de auto-ionização da água Equilíbrio Iônico 1- Reação de auto-ionização da água A auto- ionização da água pura produz concentração muito baixa de íons H 3 O + ou H + e OH -. H 2 O H + (aq) + OH - (aq) (I) ou H 2 O + H 2 O H 3 O

Leia mais

Equilíbrio Ácido-base

Equilíbrio Ácido-base Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina Química das Soluções QUI084 II semestre 2016 AULA 01 Equilíbrio Ácido-base Profa. Maria Auxiliadora

Leia mais

Volumetria de Neutralização

Volumetria de Neutralização Volumetria de Neutralização H 3 O + + OH - H + +OH - ou 2H 2 O H 2 O Profa. Lilian Lúcia Rocha e Silva Princípio Envolve titulações de espécies ácidas com soluções padrão alcalinas e titulações de espécies

Leia mais

LCE-108 Química Inorgânica e Analítica. Equilíbrio Químico. Wanessa Melchert Mattos

LCE-108 Química Inorgânica e Analítica. Equilíbrio Químico. Wanessa Melchert Mattos LCE-108 Química Inorgânica e Analítica Equilíbrio Químico Wanessa Melchert Mattos Equilíbrio Químico Estalactites: CaCO 3 (s) + CO 2 (aq) + H 2 O (l) Ca 2+ (aq) + 2 HCO 3- (aq) Estalagmites: Ca 2+ (aq)

Leia mais

BC Transformações Químicas

BC Transformações Químicas Transformações Químicas BC0307 Prof. Anderson O. Ribeiro http://www.andersonorzari.com BC 0307 Transformações Químicas ANDERSON ORZARI RIBEIRO Bloco B, 10º andar - Sala 1043 www.andersonorzari.com Transformações

Leia mais

André Silva Franco ASF Escola Olímpica de Química Julho de 2011

André Silva Franco ASF Escola Olímpica de Química Julho de 2011 André Silva Franco ASF Escola Olímpica de Química Julho de 011 Origem Termodinâmica do Equilíbrio Numa reação, o equilíbrio ocorre quando a energia livre é nula. A O que é Q? a B B Quociente reacional:

Leia mais

Equilíbrio Ácido-base

Equilíbrio Ácido-base Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina Química das Soluções QUI084 I semestre 2017 AULA 01 Equilíbrio Ácido-base Profa. Maria Auxiliadora Costa

Leia mais

2.a SÉRIE: Ensino: Médio Valor: 4,0 (quatro) pontos

2.a SÉRIE: Ensino: Médio Valor: 4,0 (quatro) pontos Nome: nº. 2.a SÉRIE: Ensino: Médio Valor: 4,0 (quatro) pontos Prof. PH Disciplina: Química Lista de Exercícios valor 4,0 (quatro) pontos DATA DE ENTREGA: 10 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA) Equilíbrio Químico

Leia mais

QUÍMICA. Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base Parte 1. Prof a. Giselle Blois

QUÍMICA. Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base Parte 1. Prof a. Giselle Blois QUÍMICA Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, Parte 1 Prof a. Giselle Blois Arrhenius, ao realizar diversos experimentos relacionados com a passagem ou não de corrente elétrica através

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 ÁCIDOS E BASES

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 ÁCIDOS E BASES E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 ÁCIDOS E BASES 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 SUMÁRIO Apresentação ------------------------------------------------- 2 Capítulo 6 ------------------------------------------------------

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO 1 SEMESTRE QUÍMICA PROF. RICARDO MENON

COLÉGIO MONJOLO 1 SEMESTRE QUÍMICA PROF. RICARDO MENON COLÉGIO MONJOLO 1 SEMESTRE - 2018 QUÍMICA PROF. RICARDO MENON Aluno(a): Série: SuperExatas LISTA DE EXERCÍCIOS EQUILÍBRIO QUÍMICO 1) Escreva a equação de equilíbrio para as seguintes reações: a) N2(g)

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 3ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 3ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 3ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) Massa / Mol Massa é uma medida invariável da quantidade de matéria

Leia mais

Cinética e Eq. Químico Folha 10 João Roberto Fortes Mazzei

Cinética e Eq. Químico Folha 10 João Roberto Fortes Mazzei 01. Em um recipiente de 500 ml, encontram-se, em condições de equilíbrio, 10 mol/l de H 2 (g) e 0,01 mol/l de I 2 (g). Qual é a concentração do HI(g), sabendo-se que, nas condições do experimento, a constante

Leia mais

Equilíbrios químicos homogêneos

Equilíbrios químicos homogêneos Equilíbrios químicos homogêneos O que é um equilíbrio químico? Algumas (muitas) reações químicas são ditas reversíveis, isto é: tanto os reagentes transformam-se em produtos como os produtos em reagentes.

Leia mais

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon Química das soluções Profa. Denise Lowinshon denise.lowinsohn@ufjf.edu.br http://www.ufjf.br/nupis 2º semestre 2017 Equilíbrio ácido base Bibliografia Brown, LeMay e Bursten, Química - A ciência central,

Leia mais

Revisão da aula anterior

Revisão da aula anterior Revisão da aula anterior Cinética química Velocidade de reação Estabelecimento do equilíbrio químico Equilíbrio químico Cálculos de equilíbrio Fatores que afetam o equilíbrio químico Constante de equilíbrio

Leia mais

FCAV/ UNESP. Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água. Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran

FCAV/ UNESP. Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água. Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran FCAV/ UNESP Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 1. Introdução Existem dois tipos de reações: a) aquelas em que, após determinado tempo, pelo menos

Leia mais

Quí. Quí. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Quí. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Allan Rodrigues Monitor: Gabriel Pereira Exercícios sobre Equilíbrio Químico EXERCÍCIOS 1. Para a produção de energia, os mamíferos oxidam compostos de carbono nos tecidos, produzindo dióxido

Leia mais

Prática 09 Princípios de Equilíbrio Químico

Prática 09 Princípios de Equilíbrio Químico UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Disciplina: Química Geral Experimental QEX0002 Prática 09 Princípios de Equilíbrio Químico 1. Introdução

Leia mais

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 Tópicos da Aula: Substâncias que interferem no equilíbrio químico da água; Equilíbrio ácido-base; Soluções ácidas, neutras e alcalinas;

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONSERRATE

ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONSERRATE ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONSERRATE F.Q. A 2º ANO EQUILÍBRIO QUÍMICO 1. Para ocorrer uma situação de equilíbrio num sistema são necessárias, pelo menos, duas das condições seguintes: A Todos os reagentes se

Leia mais

DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO QUÍMICO

DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO QUÍMICO DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO QUÍMICO Considere um sistema em equilíbrio químico, com as substâncias A, B, C e D. A + B C + D Se, por algum motivo, houver modificação em uma das velocidades, teremos mudanças

Leia mais

BCL 0307 Transformações Químicas

BCL 0307 Transformações Químicas BCL 0307 Transformações Químicas Prof. Dr. André Sarto Polo Bloco B S. 1014 ou L202 andre.polo@ufabc.edu.br Aula 10 http://pesquisa.ufabc.edu.br/pologroup/transformacoes_quimicas.html Para saber a concentração

Leia mais

EQUILÍBRIO ÁCIDO BASE. Profa. Marcia M. Meier QUÍMICA GERAL II

EQUILÍBRIO ÁCIDO BASE. Profa. Marcia M. Meier QUÍMICA GERAL II EQUILÍBRIO ÁCIDO BASE Profa. Marcia M. Meier QUÍMICA GERAL II 1 EQUILÍBRIO ÁCIDO BASE Ácidos e bases são dois tipos muito comuns de substâncias encontradas no laboratório e no mundo cotidiano. Inclusive

Leia mais

AULA 5 Equilíbrio Ácido Base Equilíbrio Ácido-Base envolvendo soluções de ácidos e bases fortes

AULA 5 Equilíbrio Ácido Base Equilíbrio Ácido-Base envolvendo soluções de ácidos e bases fortes AULA 5 Equilíbrio Ácido Base Equilíbrio Ácido-Base envolvendo soluções de ácidos e bases fortes Objetivo Definir e reconhecer um ácido forte e uma base forte. Calcular o ph de soluções aquosas de ácidos

Leia mais

Princípios de equilíbrio químico

Princípios de equilíbrio químico Princípios de equilíbrio químico https://pt.wikipedia.org/wiki/fenolftale%c3%adna Processos irreversíveis: ΔG = ΔH TΔS < 0 2a Lei da TD: ΔS universo = ΔS sistema ΔS vizinhança > 0 Macroscopicamente

Leia mais

LCE0182 Química Analítica Quantitativa. Equilíbrio Químico. Wanessa Melchert Mattos

LCE0182 Química Analítica Quantitativa. Equilíbrio Químico. Wanessa Melchert Mattos LCE0182 Química Analítica Quantitativa Equilíbrio Químico Wanessa Melchert Mattos Equilíbrio Químico Estalactites: CaCO 3 (s) + CO 2 (aq) + H 2 O (l) Ca 2+ (aq) + 2 HCO 3- (aq) Estalagmites: Ca 2+ (aq)

Leia mais

EXPERIÊNCIA 9 PRINCÍPIO DE LE CHATELIER E EQUILÍBRIO QUÍMICO

EXPERIÊNCIA 9 PRINCÍPIO DE LE CHATELIER E EQUILÍBRIO QUÍMICO EXPERIÊNCIA 9 PRINCÍPIO DE LE CHATELIER E EQUILÍBRIO QUÍMICO 1. OBJETIVOS No final desta experiência o aluno deverá ser capaz de: Dada a equação química de um equilíbrio, escrever a expressão para a constante

Leia mais

CURSO ABSOLUTO VESTIBULARES - ISOLADO DE QUÍMICA EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Mazzei

CURSO ABSOLUTO VESTIBULARES - ISOLADO DE QUÍMICA EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Mazzei 01. O ácido cianídrico tem ampla aplicação industrial, sendo matéria-prima para a fabricação de vários bens de consumo. Entretanto, ao trabalhar-se com essa substância deve-se tomar o devido cuidado. Esse

Leia mais

Química C Extensivo V. 6

Química C Extensivo V. 6 l HCl O N GABARITO Química C Extensivo V 6 Exercícios 01 18 01 Errada S 8 é substância pura simples (formada por um único elemento 0 Certa 0 Errada São exotérmicas, ΔH negativo, com liberação de calor

Leia mais

E Q U I L Í B R I O Q U Í M I C O E E X T E N S Ã O D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S

E Q U I L Í B R I O Q U Í M I C O E E X T E N S Ã O D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S E Q U I L Í B R I O Q U Í M I C O E E X T E N S Ã O D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S REAÇÃO COMPLETA - Reação em que pelo menos um dos reagentes se esgota na reação. Nestes casos, o símbolo usado para

Leia mais

AULA 16 Deslocamento de Equilíbrio

AULA 16 Deslocamento de Equilíbrio AULA 16 Deslocamento de Equilíbrio Quando um sistema atinge o estado de equilíbrio, ele tende a permanecer nesse estado desde que não ocorra nenhuma perturbação externa. Le Chatelier quando estudou os

Leia mais

A B EQUILÍBRIO QUÍMICO. H 2 + 2ICl I 2 + 2HCl. % Ach

A B EQUILÍBRIO QUÍMICO. H 2 + 2ICl I 2 + 2HCl. % Ach A B EQUILÍBRIO QUÍMICO H 2 + 2ICl I 2 + 2HCl!. % % Ach. Ac 1 Equilíbrio Químico - Reversibilidade de reações químicas A B Exemplo: N 2 (g) + 3H 2 (g) 2NH 3 (g) equilíbrio dinâmico aa + bb yy + zz Constante

Leia mais

3. Exemplo prático: escreva a equação de Kc para a formação da amônia.

3. Exemplo prático: escreva a equação de Kc para a formação da amônia. 1. Defina. 2. Qual o significado de Kc? E Kp? 3. Exemplo prático: escreva a equação de Kc para a formação da amônia. 4. Qual a relação entre Kp e Kc? O que significa uma variação de número de mols nula?

Leia mais

BC0307 Transformações Químicas. Equilíbrio Químico

BC0307 Transformações Químicas. Equilíbrio Químico Equilíbrio Químico - Avaliação do equilíbrio heterogêneo: K= [Ca2+ ]. [CO 3 2- ] [CaCO 3 ] H 2 O CaCO 3 (s) Ca 2+ 2- + CO 3 K. [CaCO 3 ] = [Ca 2+ ]. [CO 3 2- ] Kps = [Ca 2+ ]. [CO 3 2- ] Concentração necessária

Leia mais

Exercícios de Equilíbrio Químico

Exercícios de Equilíbrio Químico Exercícios de Equilíbrio Químico 1. Para a produção de energia, os mamíferos oxidam compostos de carbono nos tecidos, produzindo dióxido de carbono gasoso, CO (g), como principal subproduto. O principal

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente C

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente C 01) E Quanto maior a constante ácida, maior a força do ácido (acidez). Assim, HF < HCl < HBr < HI Ordem crescente de acidez (mais fraco para o mais forte) a) Errada é o HI (ácido mais forte); b) Errada

Leia mais

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon Química das soluções Profa. Denise Lowinshon denise.lowinsohn@ufjf.edu.br http://www.ufjf.br/nupis 1º semestre 2018 Equilíbrio ácido base Bibliografia Brown, LeMay e Bursten, Química - A ciência central,

Leia mais

b) O que acontecerá com a velocidade se duplicarmos a concentração molar de Br 2?

b) O que acontecerá com a velocidade se duplicarmos a concentração molar de Br 2? PROFESSOR: Roberto Mafra BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA INORGÂNICA - 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================= 01- A reação global

Leia mais

Capítulo by Pearson Education

Capítulo by Pearson Education QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Equilíbrio químico David P. White Conceito de equilíbrio Considere o N 2 O 4 congelado e incolor. À temperatura ambiente, ele se decompõe em NO 2 marrom: N 2 O 4 (g)

Leia mais

Aula 34 Equilíbrio 2 Ácido-base

Aula 34 Equilíbrio 2 Ácido-base Disciplina: Química Prof(a): Paulo Turma: TR 04/10/2017 Aula 34 Equilíbrio 2 Ácido-base Equilíbrio iônico Todo equilíbrio químico que envolve a participação de íons é denominado equilíbrio iônico. A ionização

Leia mais

EQUILÍBRIO QUÍMICO CURCEP UNIDADE 09 QUÍMICA B

EQUILÍBRIO QUÍMICO CURCEP UNIDADE 09 QUÍMICA B EQUILÍBRIO QUÍMICO CURCEP UNIDADE 09 QUÍMICA B 01 - (UFPR) O íon cromato (CrO 4 ) de cor amarela e o íon dicromato (CrO7 ) de cor laranja podem ser utilizados em processos de eletrodeposição para produzir

Leia mais

EQUILÍBRIOS IÔNICOS ÁCIDO-BASE SAIS POUCO SOLÚVEIS ÍONS COMPLEXOS

EQUILÍBRIOS IÔNICOS ÁCIDO-BASE SAIS POUCO SOLÚVEIS ÍONS COMPLEXOS EQUILÍBRIOS IÔNICOS ÁCIDO-BASE SAIS POUCO SOLÚVEIS ÍONS COMPLEXOS Eletrólitos Fortes Fracos Ionizam/Dissociam completamente Ionizam/Dissociam parcialmente Ex: HCl, NaNO 3 Ex: HF, BaSO 4 EQUILÍBRIOS ÁCIDO-BASE

Leia mais

QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim

QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim (mcoutrim@iceb.ufop.br) DISSOCIAÇÃO ÁCIDO/BASE Constante de dissociação de ácido: K a O ácido nitroso (HNO 2 ) é um ácido fraco, então Enquanto

Leia mais

A variação de energia térmica em um processo químico éamesmaseoprocesso se realiza em um ou em diversos estágios, pois a variação de energia de pende

A variação de energia térmica em um processo químico éamesmaseoprocesso se realiza em um ou em diversos estágios, pois a variação de energia de pende Prof. Msc João Neto Lei de Hess ou da aditividade dos calores de reação Prof. Msc João Neto Lei de Hess A variação de energia térmica em um processo químico éamesmaseoprocesso se realiza em um ou em diversos

Leia mais

Equilíbrio Químico. Prof. Alex Fabiano C. Campos. Processos Reversíveis e Irreversíveis

Equilíbrio Químico. Prof. Alex Fabiano C. Campos. Processos Reversíveis e Irreversíveis Equilíbrio Químico Prof. Alex Fabiano C. Campos Processos Reversíveis e Irreversíveis Algumas reações são irreversíveis, ou seja, uma vez obtidos os produtos não há previsão espontânea de regeneração dos

Leia mais

Ácidos fracos. Ácidos fracos são apenas parcialmente ionizados em solução. Reagem com o solvente (H 2 O) doando um próton.

Ácidos fracos. Ácidos fracos são apenas parcialmente ionizados em solução. Reagem com o solvente (H 2 O) doando um próton. Ácidos fracos Ácidos fracos são apenas parcialmente ionizados em solução. Reagem com o solvente (H 2 O) doando um próton. Existe uma mistura de íons e ácido não-ionizado em solução em quantidades significativas

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:QUÌMICA SÉRIE: 3º ALUNO(a): Entrega dia 16/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Equilíbrio Químico. É uma reação reversível na qual a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa.

Equilíbrio Químico. É uma reação reversível na qual a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Equilíbrio Químico É uma reação reversível na qual a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. CLASSIFICAÇÃO DAS REAÇÕES Uma reação química diz-se completa quando leva ao esgotamento

Leia mais

Equilíbrio Químico 01/02/2013

Equilíbrio Químico 01/02/2013 01/02/2013 EQUILÍBRIO QUÍMICO Plano de Aula Objetivos Compreender a natureza e as características dos equilíbrios químicos; Compreender o significado da constante de equilíbrio, K; Compreender a utilização

Leia mais

Ácidos e Bases. a) Produto iônico da água

Ácidos e Bases. a) Produto iônico da água 1 Ácidos e Bases a) Produto iônico da água A água é anfiprótica. Ou seja, ela tanto doa, com aceita prótons Reação direta: 2H 2O(l) H 3O + (aq) + OH (aq) autoprotólise: uma molécula transfere um próton

Leia mais

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase Professora Sonia 9. A melhor maneira de separar os três componentes de uma mistura de areia com solução aquosa de sal é: CONHECIMENTOS GERAIS 5. O peso atômico

Leia mais

EQUILÍBRIO QUÍMICO

EQUILÍBRIO QUÍMICO EQUILÍBRIO QUÍMICO CLAUDIO@SINGULAR.COM.BR PROCESSOS REVERSÍVEIS São processos que reagentes e produtos são consumidos e produzidos ao mesmo tempo ÁGUA H2O ( l ) H2O (v) reação DIRETA e reação INVERSA

Leia mais

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação:

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação: 3ª Série / Vestibular 01. I _ 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) II _ SO 3(g) + H 2O(l) H 2SO 4(ag) As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar

Leia mais

Fundamentos de Química

Fundamentos de Química FCiências Fundamentos de Química Apontamentos Equilíbrio químico, Ácido e Bases, Cinética Química Produzido por Filipa França Divulgado e Partilhado por FCiências Equilíbrio Químico FCiências Reações em

Leia mais