Equilíbrio Ácido-base

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Equilíbrio Ácido-base"

Transcrição

1 Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina Química das Soluções QUI084 I semestre 2017 AULA 01 Equilíbrio Ácido-base Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos Downloads aulas:

2 Bibliografia 1 Theodore L. Brown, H. Eugene Lemay e Bruce E. Bursten, Química: A ciência central, 9 a edição, Editora Pearson Prentice Hall, Arthur Israel Vogel, Química Analítica Qualitativa, Mestre Jou, 5 a edição, Daniel C. Harris, Análise Química Quantitativa, Editora LTC, 5 a edição, Skoog, D. A, West, D. M., Holler, F. J., Crouch, S. R. Fundamentos de Química Analítica, Editora Thomson, tradução da 8ª edição, 2006.

3 Equilíbrio Ácido - Base O comportamento dos ácidos e das bases é muito importante em todas as áreas da Química e em outras áreas das ciências. Processos industriais, Laboratoriais, Biológicos Efeito do ph - O ph do meio é um parâmetro extremamente importante para muitas reações em Química Analítica. Conceitos, Principais propriedades, Força relativa de ácidos e bases, Cálculo de ph em soluções

4 Revisão Ácido Base

5 Relacionou o caráter ácido a presença do íon H + Relacionou o caráter básico a presença do íon OH - Conceito Limitado e restrito a soluções aquosas S.ARRHENIUS (s.ix): Ácidos são substâncias que o produto de dissociação em água incluem íons H +. Bases são substâncias que o produto de dissociação em água incluem íons OH -.

6 Bronsted (Dinamarca) e Lowry (Inglaterra) propuseram de forma independente uma teoria ácido-base mais ampla. Transferência do íon H + entre duas Substâncias; Conceito mais utilizado em Química Analítica. J. N. BRONSTED (1923) e J.M. LOWRY (1923): Ácidos são substâncias capazes de doar um próton em uma reação química. Bases são substâncias capazes de receber um próton em uma reação química.

7 CONCEITO BRONSTED & LOWRY 1. O íon H + em Água O íon H + é um próton sem elétrons. Em água, o H + (aq) forma aglomerados. O íon H + interage com os pares de elétrons não ligantes das moléculas da H 2 O para formar os íons de hidrogênio hidratos: íon Hidrônio Hidrogênio tem: Um próton; Um elétron; Nenhum nêutron. 2. Possíveis estruturas para o íon hidrônio H 3 O + O aglomerado mais simples é formado pela interação de um próton com uma molécula de H 2 O. Geralmente usamos H + (aq) e H 3 O + (aq) de maneira intercambiável.

8 H 5 O 2 + H 9 O 4 + (H 2 O) 21 H + Possíveis estruturas para o íon hidrônio: (a) H 9 O 4 + Observada em sólidos e pode ser uma espécie importante em soluções aquosas (b) (H 2 O) 21 H +

9 3. REAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE PRÓTON ÁCIDO Deve ter um átomo de H Doa H + BASE Deve ter um par de elétrons não ligante Recebe H + Não precisa conter OH - Conceito de transferência de prótons pode ser aplicado a outros meios outros, outros solventes, inclusive aquoso. Para uma molécula se comportar como ácido (doar H + ) é necessário da presença da molécula que atue como base (receptora H + ) Ex1. HA (aq) + H 2 O (l) H 3 O + (aq) + A - (aq) (ácido) (base) Ex2. B (aq) + H 2 O (l) BH + (aq) + OH - (aq) (base) (ácido) As substâncias que podem se comportar tanto como ácidos quanto como bases são denominadas anfóteras ou anfipróticas. A água pode se comportar tanto como ácido quanto como base.

10 4.PAR ÁCIDO E BASE CONJUGADO Um ácido doa próton apenas na presença de um receptor de próton. Assim como, uma base só recebe próton somente diante de um doador de próton. O que quer que tenha sobrado do ácido após o próton ter sido doado é chamado de sua base conjugada. O que quer que tenha sobrado da base após ela ter recebido o próton é chamado de um ácido conjugado. Ácido hipotético representado por HA HA (aq) + H 2 O (l) A - (aq) + H 3 O + (aq) Um par de substâncias que diferem apenas pela presença de um próton na estrutura é chamado de par ácido-base conjugado

11 Após o HA (ácido) perder seu próton ele é convertido em A - (base). Forças relativas de alguns pares ácido-base conjugados. Após a H 2 O (base) receber um próton, ela é convertida em H 3 O + (ácido) HA (aq) + H 2 O (l) A - (aq) + H 3 O + (aq) H 2 O e o H 3 O + Par ácido-base Conjugado. HÁ e o A - Par ácido-base Conjugado. Exemplos???? A extensão com que a reação ocorre depende das tendências relativas dos dois ácidos de doar um próton ou das duas bases em receber o próton.

12 SUBSÂNCIAS ANFIPRÓTICAS Substâncias que possuem ambas propriedades ácidas e básicas. Podem se comportar como ácido ou com base dependendo do meio. Ex.: H 2 PO 4 -, HCO 3 -, H 2 O Solventes anfipróticas: Solventes que dependendo do meio apresentam comportamento ácido ou básico. Solvente prótico: Solventes que apresentam H + reativo Todo solvente prótico sofre auto protólise. Solvente aprótico: Solventes que não apresentam H + reativo. Auto protólise ou Auto ionização: Reação espontânea entre moléculas de uma mesma substância para formar par de íons.

13 AUTO PROTÓLISE DA ÁGUA A água é um eletrólito tipicamente fraco. Do ponto de vista da Teoria de BRÖNSTED, pode sofrer reação de auto dissociação ou auto protonação, representada por: 2 H 2 O (l) H 3 O + (aq) + OH - (aq) K EQ H O OH 3 H O H O H O OH K EQ 2 3 kw = 1,008 X (25C) kw 1,00 X (25C) Kw 3 H O OH

14 Ácidos e Bases de Lewis Ácido de Lewis Receptor de par de elétrons Base de Lewis Doador de par de elétrons Os ácidos e as bases de Lewis não precisam conter prótons. Consequentemente, a definição de Lewis é a definição mais geral de ácidos e bases. Os ácidos de Lewis geralmente têm um octeto incompleto. Um orbital vazio para o qual os pares de elétrons possam ser doados. Ex. NH 3 + H 2 O NH OH -

15 Concentração de H 3 O + & Escala de ph Na maioria das soluções aquosas diluídas, a concentração da água é grande ([H 2 O]) e a concentração do íon hidrônio ([H 3 O + ]) é bem pequena. Na água pura a 25 C: [H 3 O + ] = 1, mol/l [OH - ] = 1, mol/l Na maioria das soluções os valores de [H 3 O + ] e de [OH - ] são muito pequenos. Expressar estes valores em números decimais positivos, que variam de 0 a 14, facilita a manipulação dos mesmos.

16 Escala de ph ph é o logaritmo negativo da concentração de [H 3 O + ] Concentração entre [ ] é expressa em mol/l ph = - log [H 3 O + ] Kw = [H 3 O + ] [OH - ] pkw = ph + poh 14 = ph + poh (25 C) SÖRENSEN estabeleceu, em 1926, a atual escala de ph, baseada no valor da constante de dissociação ou auto-protonação da água. Em água neutra a 25 C, ph = poh = 7,00. Em soluções ácidas, [H 3 O + ] > 1, mol/l (ph < 7,00) Em soluções básicas, [H 3 O + ] < 1, mol/l (ph > 7,00) Quanto maior o valor do ph, menor é o valor poh e mais básica é a solução ou mais básico será o meio. Quanto menor o valor do ph, maior é o valor poh e mais ácida é a solução ou mais ácido será o meio. Na prática os valores de ph situam-se na faixa de 0 a 14, porém não há limites para valores teóricos. Ex: Qual o ph da solução [H 3 O + ] = 10 mol/l?

17 Força dos ácidos e Bases Tanto os ácidos quanto as bases são classificados em fortes e fracos dependendo se eles se dissociam completamente ou parcialmente para produzir H 3 O + e OH - quando considerada a sua reação com o solvente. Há um faixa continua de possibilidades para uma reação ser considerada parcial. Não há uma distinção nítida, ou seja, um limite entre fraco e forte. Algumas Substâncias reagem de forma tão completamente, que são facilmente classificadas como ácidos ou bases fortes e por, convenção todos os outros são considerados fracos.

18 ÁCIDOS FORTES Ácidos Fortes: Encontram-se completamente dissociados em solução aquosa. Não restam moléculas do ácido não dissociadas. O equilíbrio da reação está totalmente deslocado no sentido dos produtos. Ex: HCl, HBr, HI, HNO 3, HClO 4, HClO 3 e H 2 SO 4. Concentração é a relação entre quantidade do ácido e o volume da solução A Força do ácido está relacionada a capacidade de doar prótons Ex. Considere a solução aquosa de HNO 3 : HNO 3(aq) H + (aq) + - NO 3 (aq) Inicial 0,1 mol/l 0 0 Equilíbrio 0 0,1 mol/l 0,1 mol/l A constante de equilíbrio para a reação é grande e praticamente não existe HNO 3 não dissociado em solução.

19 BASES FORTES Bases Fortes: Encontram-se completamente dissociadas em solução aquosa. Não restam moléculas da base não dissociadas. O equilíbrio da reação está totalmente deslocado no sentido dos produtos formando OH -. As bases fortes mais comuns incluem hidróxidos de metais alcalinos, alcalinos terrosos e amônio quaternário. Ex: NaOH, KOH, LiOH, Ba(OH) 2, Ca(OH) 2, R 4 NOH, etc. Concentração é a relação entre quantidade da base e o volume da solução A Força da base está relacionada a capacidade de receber prótons Considere a solução aquosa de NaOH: NaOH aq) Na + (aq) + OH - (aq) Inicial 0,1 mol/l 0 0 Equilíbrio 0 0,1 mol/l 0,1 mol/l A constante de equilíbrio para a reação é grande e praticamente não existe NaOH não dissociado em solução.

20 Equilíbrio de Ácidos e Bases Fortes em Soluções Aquosas 1. Cálculo ph em solução de ácido forte; Exemplo 1: Calcule a concentração dos íons H + e OH -, ph e poh em uma solução aquosa de HNO 3 0,10 mol/l: HNO 3(aq) H + (aq) + NO 3 - (aq) Inicial 0,10 mol/l - - Equilíbrio - 0,10 mol/l 0,10 mol/l ph = -log a H 3 O + = -log [H 3 O + ] ph = -log [H 3 O + ]

21 Atividade e Coeficiente de Atividade ph = -log a H 3 O + = -log [H 3 O + ] H 3 O + Atividade (a ) é utilizada para contabilizar os efeitos de eletrólitos sobre os equilíbrios químicos. A atividade ou concentração efetiva, de uma espécie X depende da força iônica do meio. A atividade (a ) de uma espécie está relacionada a sua concentração (mol/l) e por parâmetro chamado coeficiente de atividade (): a x = [x ] x Coeficiente de atividade () representa a medida da efetividade com que uma espécie influência em um equilíbrio no qual é participante. Soluções diluídas a força iônica é mínima e o coeficiente de atividade tende a 1, portanto a atividade é aproximadamente igual a concentração mol/l. = 1 a x = [x ] ph = -log a H 3 O + -log [H 3 O + ]

22 Equilíbrio solução aquosa:ácidos e Bases Fortes [ ], A concentração expressa entre colchetes representa a concentração (mol/l) no equilíbrio da solução. Ca é chamada de Concentração analítica, representa a quantidade real de uma substância adicionada em um determinado solvente para formar uma solução de concentração conhecida Ca. 1. Cálculo ph em solução de ácido forte; Exemplo 1: Calcule a concentração dos íons H + e OH -, ph e poh em uma solução aquosa de HNO 3 0,10 mol/l: HNO 3(aq) H + (aq) + NO 3 - (aq) Inicial 0,10 mol/l - - Equilíbrio - 0,10 mol/l 0,10 mol/l C a HNO 3 = 0,10 mol/l (Quantidade total de HNO 3 presente na solução) Concentrações no equilíbrio (desprezando auto ionização da H 2 O): [H 3 O + ] [NO 3 - ] = 0,10 mol/l ph = - log [H 3 O + ] [H 3 O + ] = [NO 3 - ] = C a HNO 3 ph = -log C a = -log 0,10 ph = 1,00

23 Equilíbrio solução aquosa:ácidos e Bases Fortes [ ], A concentração expressa entre colchetes representa a concentração (mol/l) no equilíbrio da solução. Ca é chamada de Concentração analítica, representa a quantidade real de uma substância adicionada em um determinado solvente para formar uma solução de concentração conhecida Ca. 1. Cálculo ph em solução de base forte; Exemplo 1: Calcule a concentração dos íons H + e OH -, ph e poh em uma solução aquosa de NaOH 0,20 mol/l: NaOH (aq) Na + (aq) + OH - (aq) Inicial 0,20 mol/l - - Equilíbrio - 0,20 mol/l 0,20 mol/l C a HNO 3 = 0,20 mol/l (Quantidade total de NaOH presente na solução) Concentrações no equilíbrio (desprezando auto ionização da H 2 O): [Na + ] [OH - ] = 0,20 mol/l poh = - log [OH - ] [Na + ] = [OH - ] = C a NaOH poh = -log C a = -log 0,20 poh = 0,698

24 Considerações sobre cálculo de ph em soluções de ácidos e bases fortes: Se a concentração do ácido forte (Ca) ou da base forte (Ca) for: 1) Ca 10-6 mol/l - Cálculo simplificado: ph = -log Ca ácido forte ou poh = -log Ca Base forte 2) Ca 10-8 mol/l - Equilíbrio da auto ionização da água. 3) 10-6 mol/l Ca 10-8 mol/l Efeito da auto-ionização do solvente e do ácido ou da base são comparáveis cálculo sistemático

25 HA (aq) + H 2 O (l) HA (aq) ÁCIDOS FRACOS Ácidos fracos são apenas parcialmente ionizados em solução. Reagem com o solvente (H 2 O) doando um próton. Existe uma mistura de íons e ácido não-ionizado em solução em quantidades significativas (par ácido e base conjugado). Consequentemente, os ácidos fracos estão em equilíbrio. Considere a solução aquosa de um ácido fraco representado por HA: Ou simplesmente, H 3 O + (aq) + A - (aq) H + (aq) + A - (aq) K a K a H O A 3 HA H A A constante de equilíbrio, denominada Constante de dissociação do ácido e representada por Ka, é pequena para a reação. Exemplos de ácidos fracos? HA

26 BASES FRACAS Bases Fracas são apenas parcialmente ionizadas em solução. Reagem com o solvente (H 2 O) retirando um próton. Existe um equilíbrio entre a base e os íons resultantes, com quantidades significativas de ambos. Considere a solução aquosa de uma base fraca representada por B: B (aq) + H 2 O (l) BH + (aq) + OH - (aq) K b BH OH B A constante de equilíbrio, denominada Constante de dissociação da base e representada por Kb é pequena para a reação. Exemplos de bases fracas?

27 Relação entre Ka e Kb de ácidos e bases fracas Para um par ácido e base conjugado: Kw = Ka Kb Ex. Demostre que a relação Kw = Ka Kb é válida para um par ácido e base conjugado em solução aquosa. Tanto o ácido como a base do par ácido e base conjugado são fracos. Quanto maior o Ka, menor será o Kb e a recíproca é verdadeira. Tomando o negativo dos logaritmos ( p = -log ): pkw = pka + pkb Exemplos?

28 Grau de Dissociação de Ácidos e bases fracas Grau de dissociação do ácido é a fração do ácido fraco (HA) que se encontra forma dissociada (A - ) Fração dissociada do ácido fraco () A HA A Grau de dissociação () da base é a fração da base fraca (B) que se encontra forma dissociada (BH + ) Fração dissociada da base fraca () BH B BH x Ca

29 Equilíbrio solução aquosa:ácidos e Bases Fracas Lei da Conservação da Massa A concentração analítica representa a quantidade real adicionada em um determinado solvente par formar uma solução de concentração conhecida (balanço de massas). Lei da Conservação da Carga - Em uma reação de dissociação ou de neutralização as cargas se conservam. A somatória das cargas positivas deve ser igualar a somatória das cargas negativas das espécies em equilíbrio (balanço de cargas). Exemplo: ácido fraco hipotético HA HA (aq) + H 2 O (l) H 3 O + (aq) + A - (aq) Ka HA Início Ca Equlibrio Ca - x - x x

30 Equilíbrio solução aquosa:ácidos e Bases Fracas Lei da Conservação da Massa A concentração analítica representa a quantidade real adicionada em um determinado solvente par formar uma solução de concentração conhecida (balanço de massas). Lei da Conservação da Carga - Em uma reação de dissociação ou de neutralização as cargas se conservam. A somatória das cargas positivas deve ser igualar a somatória das cargas negativas das espécies em equilíbrio (balanço de cargas). Exemplo: ácido fraco hipotético HA HA (aq) + H 2 O (l) H 3 O + (aq) + A - (aq) Ka HA Início Ca Equlibrio Ca - x - x x No equilíbrio: BC: [H 3 O + ] = [A - ] + [OH - ] BM: Ca = [HA] + [A - ] BC: [H 3 O + ] [A - ] BM: Ca = [HA] + [A - ] BC: [H 3 O + ] [A - ] = x BM: [HA] = Ca + [A - ]

31 Equilíbrio solução aquosa: Ácidos Fracos HA (aq) + H 2 O (l) H 3 O + (aq) + A - (aq) Ka HA Início Ca Equlibrio Ca - x - x x No equilíbrio: BC: [H 3 O + ] = [A - ] + [OH - ] BM: Ca = [HA] + [A - ] BC: [H 3 O + ] [A - ] BM: Ca = [HA] + [A - ] BC: [H 3 O + ] [A - ] = x BM: [HA] = Ca + [A - ] K a H O A 3 HA K a X X Ca A [HA] = Ca - [A - ] ou [HA] = Ca - x a)se Ca/Ka 10 2 Efetuar o cálculo simplificado. (Ao simplificar o cálculo o erro será menor que 5%) b) Se Ca/Ka 10 2 Efetuar o cálculo sistemático - equação quadrática (Ao simplificar o cálculo o erro será maior que 5%)?

32 Grau de Dissociação de Ácidos e bases fracas O erro introduzido pela consideração de que [H 3 O + ] Ca do ácido fraco (HA) aumenta à medida que a concentração molar do ácido torna-se menor e sua constante de dissociação se torna maior. Concentração do eletrólito O grau de dissociação de um eletrólito fraco aumenta com a diluição da solução. Constante de Dissociação Quanto maior K, mais forte é o eletrólito, e mais dissociado, em toadas as concentrações.

33 Erro Introduzido pela aproximação que considera que a concentração de H 3 O + é pequena quando comparada com a concentração do ácido fraco ([H 3 O + ] Ca) Grau de Dissociação X = [H 3 O + ] K a X 2 Ca X Skoog, D. A, West, D. M., Holler, F. J., Crouch, S. R. Fundamentos de Química Analítica, Editora Thomson, tradução da 8ª edição, 2006 A previsão quanto a validade da simplificação pode ser realizada pelo calculo da razão ente Ca e Ka do ácido fraco ou Ca e Kb da base fraca. Caácido K a Cabase Kb

34 Exercícios Ex1. Calcule o ph de uma solução 0,10 mol/l de CH 3 COOH. Dado Ka = 1, Ex2. Qual o ph de uma solução 0,0010 mol/l de CH 3 COOH. Dado Ka = 1, Qual a fração do ácido ionizado? Ex3. Uma solução 0,10 mol/l de um ácido fraco monoprótico apresenta ph = 2,38 a 25 C. Qual o valor da constante de dissociação (Ka) deste ácido? Ex4. Calcular o ph de uma solução de NH 3 0,0750 mol/l. Dado Ka NH 4 + = 5, Ex5. Calcular o ph de uma solução de NH 3 0,0010 mol/l. Dado Ka NH 4 + = 5,

Equilíbrio Ácido-base

Equilíbrio Ácido-base Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina Química das Soluções QUI084 I semestre 2017 AULA 01 Equilíbrio Ácido-base Profa. Maria Auxiliadora Costa

Leia mais

Equilíbrio Ácido-base

Equilíbrio Ácido-base Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina Química das Soluções QUI084 II semestre 2016 AULA 01 Equilíbrio Ácido-base Profa. Maria Auxiliadora

Leia mais

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon Química das soluções Profa. Denise Lowinshon denise.lowinsohn@ufjf.edu.br http://www.ufjf.br/nupis 2º semestre 2017 Equilíbrio ácido base Bibliografia Brown, LeMay e Bursten, Química - A ciência central,

Leia mais

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon Química das soluções Profa. Denise Lowinshon denise.lowinsohn@ufjf.edu.br http://www.ufjf.br/nupis 1º semestre 2018 Equilíbrio ácido base Bibliografia Brown, LeMay e Bursten, Química - A ciência central,

Leia mais

Equilíbrio Ácido-base

Equilíbrio Ácido-base Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina Química das Soluções QUI084 I semestre 2017 AULA 03 Equilíbrio Ácido-base Hidrólise de Sais Profa. Maria

Leia mais

Equilíbrio Ácido-base

Equilíbrio Ácido-base Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina Química das Soluções QUI084 I semestre 2017 AULA 03 Equilíbrio Ácido-base Solução Tampão Profa. Maria

Leia mais

Equilíbrio Ácido-base

Equilíbrio Ácido-base Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina Química das Soluções QUI084 I semestre 2017 AULA 03 Equilíbrio Ácido-base Solução Tampão Profa. Maria

Leia mais

Equilíbrio Ácido Base. Definição de Brønsted-Lowry. O íon H + (aq) é simplesmente um próton sem elétrons. Em água, o H + (aq) forma aglomerados.

Equilíbrio Ácido Base. Definição de Brønsted-Lowry. O íon H + (aq) é simplesmente um próton sem elétrons. Em água, o H + (aq) forma aglomerados. Equilíbrio Ácido Base Definição de Brønsted-Lowry Ácidos têm gosto azedo e bases têm gosto amargo. Definição de Arrhenius: os ácidos aumentam a [H + ] e as bases aumentam a [OH ] em solução. Arrhenius:

Leia mais

Reações ácido-base. Ácidos. Ácido = substâncias que se ionizam para formar H + em solução (por exemplo, HCl, HNO 3, CH 3 CO 2 H - vinagre).

Reações ácido-base. Ácidos. Ácido = substâncias que se ionizam para formar H + em solução (por exemplo, HCl, HNO 3, CH 3 CO 2 H - vinagre). Ácidos Ácido = substâncias que se ionizam para formar H + em solução (por exemplo, HCl, HNO 3, CH 3 CO 2 H - vinagre). H + é conhecido como próton Ácidos com um próton ácido são chamados monopróticos (por

Leia mais

Ácidos fracos. Ácidos fracos são apenas parcialmente ionizados em solução. Reagem com o solvente (H 2 O) doando um próton.

Ácidos fracos. Ácidos fracos são apenas parcialmente ionizados em solução. Reagem com o solvente (H 2 O) doando um próton. Ácidos fracos Ácidos fracos são apenas parcialmente ionizados em solução. Reagem com o solvente (H 2 O) doando um próton. Existe uma mistura de íons e ácido não-ionizado em solução em quantidades significativas

Leia mais

Fundamentos de Química Profa. Janete Yariwake

Fundamentos de Química Profa. Janete Yariwake Soluções. Equilíbrio químico em solução aquosa Equilíbrio químico: ácidos e bases 1 ácidos e bases cf. Arrhenius Exemplo: Preparo de uma solução de HCl em água HCl (aq) + H 2 O H 3 O + (aq) + Cl (aq) íon

Leia mais

FUNÇÕES INORGÂNICAS. As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO

FUNÇÕES INORGÂNICAS. As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO FUNÇÕES INORGÂNICAS As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO ÁCIDOS e BASES de ARRHENIUS Acidos são substâncias que em solução aquosa liberam H +. Ex. HCl +

Leia mais

Capítulo by Pearson Education

Capítulo by Pearson Education QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Equilíbrio ácido-base David P. White Ácidos e bases: uma breve revisão Ácidos: têm gosto azedo e fazem com que os corantes mudem de cor. Bases: têm gosto amargo e são

Leia mais

QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim

QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim (mcoutrim@iceb.ufop.br) SOLUÇÕES AQUOSAS Equilíbrios químicos A água e os eletrólitos (solutos que forma íons quando dissolvidos em água):

Leia mais

Ácidos e Bases. a) Produto iônico da água

Ácidos e Bases. a) Produto iônico da água 1 Ácidos e Bases a) Produto iônico da água A água é anfiprótica. Ou seja, ela tanto doa, com aceita prótons Reação direta: 2H 2O(l) H 3O + (aq) + OH (aq) autoprotólise: uma molécula transfere um próton

Leia mais

O CONCEITO DE ARRHENIUS PARA ÁCIDOS E BASES

O CONCEITO DE ARRHENIUS PARA ÁCIDOS E BASES ÁCIDOS E BASES O CONCEITO DE ARRHENIUS PARA ÁCIDOS E BASES Apresentado pelo químico, físico e matemático sueco Svante August Arrhenius (18591927) em 1887. Ácidos são substâncias que, quando dissolvidas

Leia mais

Aula Teórica 3 Cálculo de ph de Ácidos Fracos e Bases Fracas

Aula Teórica 3 Cálculo de ph de Ácidos Fracos e Bases Fracas Aula Teórica 3 Cálculo de ph de Ácidos Fracos e Bases Fracas JRM Como calcular o ph de soluções de ácidos e bases fracas? Considere um ácido fraco (monoácido), HA H 2 O H OH - ------ Keq ~ 10-14 HA H A

Leia mais

Química Analítica IV TITULOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO

Química Analítica IV TITULOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO Introdução a Analise Química - II sem/2012 Profa Ma Auxiliadora - 1 Química Analítica IV 1 semestre 2012 Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos TITULOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO 1 TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO

Leia mais

Equilíbrio Ácido-base

Equilíbrio Ácido-base Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina Química das Soluções QUI084 II semestre 2016 AULA 03 Equilíbrio Ácido-base Hidrólise de Sais Profa.

Leia mais

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Introdução a Analise Química - II sem/2012 Profa Ma Auxiliadora - 1 Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina QUIO94 - Introdução à Análise Química

Leia mais

TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE

TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE 1 ETAPA Antes de iniciar a titulação A solução contém apenas base fraca e água - solução aquosa de uma base fraca. O ph da solução

Leia mais

Introdução à Análise Química QUI 094 VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO

Introdução à Análise Química QUI 094 VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO Introdução a Analise Química - II sem/2012 Profa Ma Auxiliadora - 1 Introdução à Análise Química QUI 094 1 semestre 2012 Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO 1 TITULAÇÃO BASE

Leia mais

Volumetria de Neutralização

Volumetria de Neutralização Volumetria de Neutralização H 3 O + + OH - H + +OH - ou 2H 2 O H 2 O Profa. Lilian Lúcia Rocha e Silva Princípio Envolve titulações de espécies ácidas com soluções padrão alcalinas e titulações de espécies

Leia mais

Modelos Gerais de Ácidos, Bases e Reações Ácido-Base

Modelos Gerais de Ácidos, Bases e Reações Ácido-Base Modelos Gerais de Ácidos, Bases e Reações Ácido-Base Prof.: Willame Bezerra A Química dos Ácidos e Bases Os ácidos e as bases estão presentes em toda parte. Os vulcões e as fontes térmicas podem ser muito

Leia mais

TEORIA DE ÁCIDOS E BASES

TEORIA DE ÁCIDOS E BASES TEORIA DE ÁCIDOS E BASES Proposição de S. Arrhenius (1887) Substâncias produtoras de íons hidrogênio em água fossem chamadas de ácidos Substâncias produtoras de íons hidroxila em água fossem chamadas de

Leia mais

Média Provas (MP) - Média Atividade Prática Supervisionada (MAPS) - Média Atividades (MA)

Média Provas (MP) - Média Atividade Prática Supervisionada (MAPS) - Média Atividades (MA) QUIMICA FUNDAMENTAL Avaliações: 23/05; 10/06; 29/07; 09/09 Média Semestral = (MP 0,7 + MAPS 0,1 + MA 0,2) Média Provas (MP) - Média Atividade Prática Supervisionada (MAPS) - Média Atividades (MA) Referências

Leia mais

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Introdução a Analise Química II sem/2015 Profa Ma Auxiliadora Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina QUIO94 - Introdução à Análise Química

Leia mais

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 Tópicos da Aula: Substâncias que interferem no equilíbrio químico da água; Equilíbrio ácido-base; Soluções ácidas, neutras e alcalinas;

Leia mais

QUÍMICA GERAL Ácidos e Bases

QUÍMICA GERAL Ácidos e Bases QUÍMICA GERAL Ácidos e Bases Prof. Dr. Anselmo E. de Oliveira Instituto de Química, UFG anselmo.quimica.ufg.br anselmo.disciplinas@gmail.com 8 de Novembro de 2018 Agronomia 1 Produto iônico da água A água

Leia mais

EQUILÍBRIO ÁCIDO BASE. Profa. Marcia M. Meier QUÍMICA GERAL II

EQUILÍBRIO ÁCIDO BASE. Profa. Marcia M. Meier QUÍMICA GERAL II EQUILÍBRIO ÁCIDO BASE Profa. Marcia M. Meier QUÍMICA GERAL II 1 EQUILÍBRIO ÁCIDO BASE Ácidos e bases são dois tipos muito comuns de substâncias encontradas no laboratório e no mundo cotidiano. Inclusive

Leia mais

Revisão da aula anterior

Revisão da aula anterior Revisão da aula anterior Cinética química Velocidade de reação Estabelecimento do equilíbrio químico Equilíbrio químico Cálculos de equilíbrio Fatores que afetam o equilíbrio químico Constante de equilíbrio

Leia mais

Os sais são neutros, ácidos ou básicos? Íons como Ácidos e Bases

Os sais são neutros, ácidos ou básicos? Íons como Ácidos e Bases Os sais são neutros, ácidos ou básicos? Sais são compostos iônicos formados pela reação entre um ácido e uma base. 1. NaCl Na + é derivado de NaOH, uma base forte Cl é derivado do HCl, um ácido forte NaCl

Leia mais

Universidade Federal Paraná Departamento de Química Disciplina CQ167 Química Geral Conceitos de ácidos e bases

Universidade Federal Paraná Departamento de Química Disciplina CQ167 Química Geral Conceitos de ácidos e bases Universidade Federal Paraná Departamento de Química Disciplina CQ167 Química Geral Conceitos de ácidos e bases Ácidos e bases estão entre as substâncias mais comuns na natureza; Dependendo da definição,

Leia mais

Ácidos e Bases. Funções Inorgânicas

Ácidos e Bases. Funções Inorgânicas Ácidos e Bases Funções Inorgânicas Funções Inorgânicas As substâncias podem ser classificadas em duas classes: Substâncias orgânicas: aquelas que contém carbono. Substâncias inorgânicas: aquelas formadas

Leia mais

EQUILÍBRIOS IÔNICOS ÁCIDO-BASE SAIS POUCO SOLÚVEIS ÍONS COMPLEXOS

EQUILÍBRIOS IÔNICOS ÁCIDO-BASE SAIS POUCO SOLÚVEIS ÍONS COMPLEXOS EQUILÍBRIOS IÔNICOS ÁCIDO-BASE SAIS POUCO SOLÚVEIS ÍONS COMPLEXOS Eletrólitos Fortes Fracos Ionizam/Dissociam completamente Ionizam/Dissociam parcialmente Ex: HCl, NaNO 3 Ex: HF, BaSO 4 EQUILÍBRIOS ÁCIDO-BASE

Leia mais

CONCEITO DE ÁCIDOS E BASES 1

CONCEITO DE ÁCIDOS E BASES 1 CONCEITO DE ÁCIDOS E BASES 1 1. Conceito de Arrhenius A primeira definição de ácidos e bases foi dada pelo químico sueco Svante Arrhenius ao redor de 1884: Substâncias ácidas são aquelas que em solução

Leia mais

Soluções e Unidades de concentrações

Soluções e Unidades de concentrações Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina Química das Soluções QUI084 I semestre 2017 AULA REVISÃO Soluções e Unidades de concentrações Profa.

Leia mais

EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei

EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei Reações completas ou irreversíveis São reações nas quais os reagentes são totalmente convertidos em produtos, não havendo sobra de reagente, ao final da

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA FMJ

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA FMJ RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA FMJ 01. Item A III Incorreto. A torrefação não consiste em um processo de separação de misturas. IV Incorreto. A trituração não consiste em processo químico

Leia mais

QUÍMICA. Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base Parte 1. Prof a. Giselle Blois

QUÍMICA. Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base Parte 1. Prof a. Giselle Blois QUÍMICA Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, Parte 1 Prof a. Giselle Blois Arrhenius, ao realizar diversos experimentos relacionados com a passagem ou não de corrente elétrica através

Leia mais

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina QUIO94 - Introdução à Análise Química I semestre 2018 TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Ácidos Polipróticos Profa.

Leia mais

Pi Principais i i Tópicos Abordados dd

Pi Principais i i Tópicos Abordados dd BC0307 Transfo ormaçõe es Químicas Pi Principais i i Tópicos Abordados dd.indústrias químicas: Processo Haber Equilíbrio químico: Lei de Ação das Massas e constante de equilíbrio. Fatores que afetam o

Leia mais

BC0307 Transformações Químicas. Equilíbrio Químico

BC0307 Transformações Químicas. Equilíbrio Químico Equilíbrio Químico - Avaliação do equilíbrio heterogêneo: K= [Ca2+ ]. [CO 3 2- ] [CaCO 3 ] H 2 O CaCO 3 (s) Ca 2+ 2- + CO 3 K. [CaCO 3 ] = [Ca 2+ ]. [CO 3 2- ] Kps = [Ca 2+ ]. [CO 3 2- ] Concentração necessária

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 3ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 3ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 3ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) Massa / Mol Massa é uma medida invariável da quantidade de matéria

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 ÁCIDOS E BASES

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 ÁCIDOS E BASES E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 ÁCIDOS E BASES 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 SUMÁRIO Apresentação ------------------------------------------------- 2 Capítulo 6 ------------------------------------------------------

Leia mais

HF (g) + H 2 O (l) H 3 O + (aq) + F - (aq) NH 3 (g) + H 2 O (l) NH 4+ (aq) + OH - (aq) Ácidos e bases (Atkins, Princípios de Química, cap.

HF (g) + H 2 O (l) H 3 O + (aq) + F - (aq) NH 3 (g) + H 2 O (l) NH 4+ (aq) + OH - (aq) Ácidos e bases (Atkins, Princípios de Química, cap. Ácidos e bases (Atkins, Princípios de Química, cap. 11) Ácidos e bases, segundo a teoria de Bronsted Ácidos de Bronsted >> doadores de prótons Bases de Bronsted >> receptores de prótons Exemplos HF (g)

Leia mais

Exercícios de Equilíbrio Iônico I

Exercícios de Equilíbrio Iônico I Exercícios de Equilíbrio Iônico I 1. Uma substância química é considerada ácida devido a sua tendência em doar íons H + em solução aquosa. A constante de ionização Ka é a grandeza utilizada para avaliar

Leia mais

TEORIAS ÁCIDO BASE. Prof. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Inorgânica I Turma Q33

TEORIAS ÁCIDO BASE. Prof. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Inorgânica I Turma Q33 TEORIAS ÁCIDO BASE Prof. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Inorgânica I Turma Q33 1 Antoine Lavoisier (1776) Humphry Davy (1810) SUMÁRIO Definição de Arrhenius Definição pelo Sistema Solvente

Leia mais

Fundamentos de Química Profa. Janete Yariwake

Fundamentos de Química Profa. Janete Yariwake Bloco 2. Soluções. Equilíbrio químico em solução aquosa 2.1 Ácidos e bases 1 Bibliografia - Exercícios selecionados Exercícios retirados dos seguintes livros-texto: J.E. Brady, G.E. Humiston. Química Geral,

Leia mais

10/22/2013. Segunda Avaliação (20/11): Precipitações Fracionadas. - Precipitações Fracionadas. - Auto-Ionização da Água

10/22/2013. Segunda Avaliação (20/11): Precipitações Fracionadas. - Precipitações Fracionadas. - Auto-Ionização da Água Segunda Avaliação (20/11): - Precipitações Fracionadas - Auto-Ionização da Água - Equílíbrio Químico Tratamento Sistemático - Equilíbrio Ácido-Base e cálculos de ph - Sistemas Tamponantes - Hidrólise 1

Leia mais

1- Reação de auto-ionização da água

1- Reação de auto-ionização da água Equilíbrio Iônico 1- Reação de auto-ionização da água A auto- ionização da água pura produz concentração muito baixa de íons H 3 O + ou H + e OH -. H 2 O H + (aq) + OH - (aq) (I) ou H 2 O + H 2 O H 3 O

Leia mais

Prof. Luiz F. Silva Jr - IQ-USP

Prof. Luiz F. Silva Jr - IQ-USP ü Leitura Recomendada: Organic Chemistry, J. Clayden, N. Greeves, S. Warren, P. Wothers, Oxford, Oxford, 2001, cap. 8. ü Compreender aspectos de acidez e basicidade é essencial em Química Orgânica: i)

Leia mais

QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ácidos e Bases. Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Capítulo 11 Atkins (5ed.

QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ácidos e Bases. Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Capítulo 11 Atkins (5ed. QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ácidos e Bases Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Capítulo 11 Atkins (5ed.) Pai, o que é chuva ácida? NaO idróxido de magnésio Mg(O)

Leia mais

. (Um agente oxidante comumente formado nas células aeróbias)

. (Um agente oxidante comumente formado nas células aeróbias) Pense: Qual seria a distribuição de elétrons no íon superóxi-ânion? O 2. (Um agente oxidante comumente formado nas células aeróbias) Onde estudar?? Atkins e Jones, Princípios de Química, Cap. 3>> p. 93-131

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 10ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 10ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 10ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) EQUILÍBRIO QUÍMICO T 1 T 2 T 2 > T 1 N 2 O 4 (g) 2NO 2 (g) EQUILÍBRIO

Leia mais

HF (g) + H 2 O (l) H 3 O + (aq) + F - (aq) NH 3 (g) + H 2 O (l) NH 4+ (aq) + OH - (aq) Ácidos e bases (Shriver & Atkins, p.

HF (g) + H 2 O (l) H 3 O + (aq) + F - (aq) NH 3 (g) + H 2 O (l) NH 4+ (aq) + OH - (aq) Ácidos e bases (Shriver & Atkins, p. Ácidos e bases (Shriver & Atkins, p.133-162) Ácidos e bases, segundo a teoria de Bronsted Ácidos de Bronsted >> doadores de prótons Bases de Bronsted >> receptores de prótons Exemplos HF (g) + H 2 O (l)

Leia mais

CURVAS DE TITULAÇÃO PARA SISTEMAS ÁCIDO/BASE COMPLEXOS (complicados)

CURVAS DE TITULAÇÃO PARA SISTEMAS ÁCIDO/BASE COMPLEXOS (complicados) CURVAS DE TITULAÇÃO PARA SISTEMAS ÁCIDO/BASE COMPLEXOS (complicados)! MISTURA DE 2 ÁCIDOS (ou bases) DE DIFERENTES FORÇAS (pk a )! ÁCIDOS (ou bases) POLIFUNCIONAIS! SUBSTÂNCIAS ANFIPRÓTICAS (podem atuar

Leia mais

Acidez e Basicidade de Compostos Orgânicos

Acidez e Basicidade de Compostos Orgânicos Acidez e Basicidade de Compostos Orgânicos 1. Teorias sobre ácidos e bases Teoria de Arrhenius (1884) Substâncias neutras dissolvidas em água formam espécies carregadas ou íons através de dissociação iônica

Leia mais

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 Tópicos da Aula: Substâncias que interferem no equilíbrio químico da água; Equilíbrio ácido-base; Soluções ácidas, neutras e alcalinas;

Leia mais

BCL 0307 Transformações Químicas

BCL 0307 Transformações Químicas BCL 0307 Transformações Químicas Prof. Dr. André Sarto Polo Bloco B S. 1014 ou L202 andre.polo@ufabc.edu.br Aula 11 Por favor, deixem as calculadoras a postos! http://pesquisa.ufabc.edu.br/pologroup/transformacoes_quimicas.html

Leia mais

Atividade ATIVIDADE = CONCENTRAÇÃO X COEFICIENTE DE ATIVIDADE. - a AB = [AB]. AB - = [B - ]. B. dissociaçã o

Atividade ATIVIDADE = CONCENTRAÇÃO X COEFICIENTE DE ATIVIDADE. - a AB = [AB]. AB - = [B - ]. B. dissociaçã o Recapitulando... 1) O ph de várias soluções foi medido em um laboratório de um hospital. Converta cada um dos seguintes valores de ph para molaridade de íons H 3 O + : (a) 5,0 (o ph de uma amostra de urina);

Leia mais

2005 by Pearson Education. Capítulo 04

2005 by Pearson Education. Capítulo 04 QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 4 Reações em soluções aquosas e estequiometria de soluções David P. White Propriedades gerais das soluções aquosas Propriedades eletrolíticas As soluções aquosas

Leia mais

Aula 4 EQUILÍBRIO ÁCIDO - BASE

Aula 4 EQUILÍBRIO ÁCIDO - BASE EQUILÍBRIO ÁCIDO - BASE Aula 4 METAS Apresentar as teorias ácido-base; apresentar o processo de auto-ionização da água; apresentar o cálculo para determinação do ph; apresentar o equilíbrio ácido-base

Leia mais

PAGQuímica Equilíbrio Ácido-Base

PAGQuímica Equilíbrio Ácido-Base 1. a) defina ácidos e bases de Arrhenius, de Brønsted-Lowry e de Lewis. b) como se tem noção da força de um ácido ou de uma base? c) o quê significa na concentração de ácido em uma solução o aumento de

Leia mais

Funções Inorgânicas. Funções Inorgânicas. Ácidos. Teoria da dissociação iônica de Arrhenius 10/11/17. Prof. Mayanderson

Funções Inorgânicas. Funções Inorgânicas. Ácidos. Teoria da dissociação iônica de Arrhenius 10/11/17. Prof. Mayanderson Funções Inorgânicas n Função química é um conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes, denominadas propriedades funcionais. Funções Inorgânicas Prof. Mayanderson n Ácidos; n Bases; n

Leia mais

AULA 3. Tratamento Sistemático do Equilíbrio Químico

AULA 3. Tratamento Sistemático do Equilíbrio Químico AULA Tratamento Sistemático do Equilíbrio Químico Objetivos Escrever as equações químicas que descrevem as reações químicas. Escrever as expressões de constante de equilíbrio para as reações químicas.

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Semana 9 Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

4. Ácidos e Bases em Química Orgânica

4. Ácidos e Bases em Química Orgânica 4. Ácidos e Bases em Química Orgânica Leitura Recomendada: Organic Chemistry, J. Clayden, N. Greeves, S. Warren, P. Wothers, Oxford, Oxford, 2001, cap. 8. Compreender aspectos de acidez e basicidade é

Leia mais

AULA 5 Equilíbrio Ácido Base Equilíbrio Ácido-Base envolvendo soluções de ácidos e bases fortes

AULA 5 Equilíbrio Ácido Base Equilíbrio Ácido-Base envolvendo soluções de ácidos e bases fortes AULA 5 Equilíbrio Ácido Base Equilíbrio Ácido-Base envolvendo soluções de ácidos e bases fortes Objetivo Definir e reconhecer um ácido forte e uma base forte. Calcular o ph de soluções aquosas de ácidos

Leia mais

Experimento 11 - Equilíbrio químico e sistema tampão

Experimento 11 - Equilíbrio químico e sistema tampão 1 Experimento 11 - Equilíbrio químico e sistema tampão 1. INTRODUÇÃO 1.1. EQUILÍBRIO QUÍMICO As reações estudadas em química não resultam de uma conversão completa de reagentes em produtos, pois todas

Leia mais

Equilíbrio Ácido-Base. Ácidos e Bases Fracos

Equilíbrio Ácido-Base. Ácidos e Bases Fracos Equilíbrio Ácido-Base Ácidos e Bases Fracos ph de soluções CH 3 COOH (aq) 0,10 mol/dm 3 HCl (aq) 0,10 mol/dm 3 ph? ph= 2,9 ph= 1 [H 3 O + ] < [H 3 O + ] PORQUÊ? 2 ph de soluções Segundo Arrhenius o ácido

Leia mais

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 Tópicos da Aula: Substâncias que interferem no equilíbrio químico da água; Equilíbrio ácido-base; Soluções ácidas, neutras e alcalinas;

Leia mais

10/06/2019. Reações em soluções aquosas. Reações em soluções aquosas e estequiometria de soluções. Prof. Márcio P. de Araujo

10/06/2019. Reações em soluções aquosas. Reações em soluções aquosas e estequiometria de soluções. Prof. Márcio P. de Araujo Universidade Federal Paraná Departamento de Química Disciplina CQ167 Química Geral Conteúdos e estequiometria de soluções Prof. Márcio P. de Araujo Soluções Compostos iônicos e moleculares em água Propriedades

Leia mais

QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim

QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim (mcoutrim@iceb.ufop.br) DISSOCIAÇÃO ÁCIDO/BASE Constante de dissociação de ácido: K a O ácido nitroso (HNO 2 ) é um ácido fraco, então Enquanto

Leia mais

Disciplina de Química Geral Profa. Marcia Margarete Meier

Disciplina de Química Geral Profa. Marcia Margarete Meier Soluções 1 Propriedades gerais das soluções Os materiais são feitos geralmente de misturas de substâncias mais simples. Ex.: ar, sangue, água do mar, ligas metálicas, perfumes, etc As composições precisam

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA - QUI 111 SOLUÇÃO TAMPÃO Natal/RN SOLUÇÃO TAMPÃO

QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA - QUI 111 SOLUÇÃO TAMPÃO Natal/RN SOLUÇÃO TAMPÃO QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA - QUI 111 SOLUÇÃO TAMPÃO Prof a. Nedja Suely Fernandes 2014.1 Natal/RN SOLUÇÃO TAMPÃO É uma solução que resiste a uma modificação da concentração de íon hidrogênio ou de ph,

Leia mais

EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE 1

EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE 1 EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE 1 1- Definição de ph Os possíveis valores da concentração de H + e OH -, em uma solução aquosa, podem ser de várias ordens de magnitude, variando de cerca de 10 1,3 a 10-15,3. Assim

Leia mais

Ácidos e Bases, intermediários de reações orgânicas. Profa. Alceni Augusta Werle Profa. Tania Marcia do Sacramento Melo

Ácidos e Bases, intermediários de reações orgânicas. Profa. Alceni Augusta Werle Profa. Tania Marcia do Sacramento Melo Ácidos e Bases, intermediários de reações orgânicas Parte I Profa. Alceni Augusta Werle Profa. Tania Marcia do Sacramento Melo 1-Introdução Revisão da teoria de ácidos de Arrhenius, Brönsted-Lowry e de

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Renan Micha)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Renan Micha) Qui. Semana 6 Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Renan Micha) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Produto Iônico da Água. - Equilíbrio Químico -Auto ionização da água -Balanços de carga e massa -Tratamento Sistemático 5/7/2012.

Produto Iônico da Água. - Equilíbrio Químico -Auto ionização da água -Balanços de carga e massa -Tratamento Sistemático 5/7/2012. Próximas Aulas -Ácidos e Bases -Forçados Ácidos -Soluções Tamponantes e Hidrólise - Volumetria Ácido-Base 1 Ácidos e Bases - Equilíbrio Químico -Auto ionização da água -Balanços de carga e massa -Tratamento

Leia mais

Ácidos e bases. Por Victor Costa. Índice

Ácidos e bases. Por Victor Costa. Índice Ácidos e bases Por Victor Costa Índice 1. Teorias ácido-base Teoria de Arrhenius Definição Força de ácidos e bases Limitações Teoria de Bronsted-Lowry Definição Ácidos e bases conjugados Força de ácidos

Leia mais

Ácidos e Bases. Bronsted-Lowry e Lewis

Ácidos e Bases. Bronsted-Lowry e Lewis Ácidos e Bases Bronsted-Lowry e Lewis 1 Ácidos e Bases de Brønsted-Lowry Um ácido de Brønsted-Lowry é um doador de prótons. Uma base de Brønsted-Lowry é um aceptor de prótons. H + = proton 2 Algumas moléculas

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) REAÇÃO EM SOLUÇÃO AQUOSA São reações envolvendo compostos iônicos

Leia mais

Reações ácido base 1

Reações ácido base 1 1 Reações ácido base Evolução Histórica A palavra ácido (acidus, em latim) significa azedo (sabor azedo) A palavra alcalino (do termo árabe al Kali) significa cinza de plantas (sabor amargo e escorregadias

Leia mais

Ácidos e Bases. Capítulo 15

Ácidos e Bases. Capítulo 15 Capítulo 15 Ácidos e Bases Ácidos e Bases de Brønsted Propriedades Ácido-Base da Água ph Uma Medida de Acidez Força de Ácidos e de Bases Ácidos Fracos e Constantes de Ionização Ácida Bases Fracas e Constantes

Leia mais

Guia de Estudo n o 2: Ácidos e Bases

Guia de Estudo n o 2: Ácidos e Bases Guia de Estudo n o 2: Ácidos e Bases Conteúdo: Ácidos e bases: definições de Arrhenius, Brønsted-Lowry e Lewis, Ácidos e bases fortes e fracos, Principais ácidos e bases, Óxidos ácidos e básicos, Reações

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente C

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente C 01) E Quanto maior a constante ácida, maior a força do ácido (acidez). Assim, HF < HCl < HBr < HI Ordem crescente de acidez (mais fraco para o mais forte) a) Errada é o HI (ácido mais forte); b) Errada

Leia mais

QUÍMICA. Equilíbrio Químico. Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação - Parte 2. Prof ª.

QUÍMICA. Equilíbrio Químico. Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação - Parte 2. Prof ª. QUÍMICA Equilíbrio Químico - Parte 2 Prof ª. Giselle Blois HIDRÓLISE SALINA É a reação entre o sal e a água produzindo o ácido e a base correspondentes. * O processo é reversível, logo deve ser estudado

Leia mais

ÁCIDOS E BASES - TEORIAS. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat

ÁCIDOS E BASES - TEORIAS. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat ÁCIDOS E BASES - TEORIAS Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br Teoria de Arrhenius - ácidos Figura 1. Conceito proposto por Arrhenius para

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA EQUILÍBRIO. Profa. Dra. Renata P. Herrera Brandelero 2012

QUÍMICA ANALÍTICA EQUILÍBRIO. Profa. Dra. Renata P. Herrera Brandelero 2012 QUÍMICA ANALÍTICA EQUILÍBRIO QUÍMICO E CONSTANTES DE EQUILÍBRIO Profa. Dra. Renata P. Herrera Brandelero 2012 EQUILÍBRIO QUÍMICO As reações químicas ocorrem até que o estado de equilíbrio seja alcançado,

Leia mais

Funções Inorgânicas Ácidos e Bases

Funções Inorgânicas Ácidos e Bases Funções Inorgânicas Ácidos e Bases Ácidos e bases de Lewis Ácido de Lewis: receptor de par de elétrons. Base de Lewis: doador de par de elétrons. Observe: os ácidos e as bases de Lewis não precisam conter

Leia mais

CAPÍTULO 3 SISTEMA TAMPÃO

CAPÍTULO 3 SISTEMA TAMPÃO 17 CAPÍTULO 3 SISTEMA TAMPÃO Introdução: As reações químicas no organismo estão sujeitas a certas limitações como faixas estreitas de ph e temperatura, devido à necessidade de se preservar o ambiente fisiológico.

Leia mais

Aula 5 Nomenclatura de Compostos Inorgânicos

Aula 5 Nomenclatura de Compostos Inorgânicos Aula 5 Nomenclatura de Compostos Inorgânicos Nomeclatura de composto inorgânicos A nomenclatura de compostos é dividida em compostos orgânicos (aqueles que contêm C) e compostos inorgânicos (o resto da

Leia mais

1.5. Ácidos e Bases (Bibliografia Principal: Brown, 2nd) Primeira Definição: Arrhenius (1884)

1.5. Ácidos e Bases (Bibliografia Principal: Brown, 2nd) Primeira Definição: Arrhenius (1884) 1.5. Ácidos e Bases (Bibliografia Principal: Brown, 2nd) i) Reações orgânicas são catalisadas por: a) ácidos doadores de prótons (Ex: H 3 O + ) b) ácidos de Lewis (Ex: AlCl 3 ) ii) Muitas reações em química

Leia mais

REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral QM81A Turmas Q13 e Q14

REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral QM81A Turmas Q13 e Q14 REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral QM81A Turmas Q13 e Q14 CLASSIFICAÇÃO DAS REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS Reações em soluções aquosas

Leia mais

AULA 4 Equilíbrio Ácido Base Introdução ao Equilíbrio Ácido-Base

AULA 4 Equilíbrio Ácido Base Introdução ao Equilíbrio Ácido-Base AULA 4 Equilíbrio Ácido Base Introdução ao Equilíbrio Ácido-Base Objetivos Conhecer as teorias de ácidos e bases de Arrhenius, de Brönsted e Lory e de Leis. Identificar os pares ácidos e bases conjugados

Leia mais

Química C Semiextensivo V. 4

Química C Semiextensivo V. 4 Química C Semiextensivo V. Exercícios 01) E 02) B 0) D 0) C 05) B Quanto maior a constante ácida, maior a força do ácido (acidez). Assim, HF

Leia mais

Prof.ª Loraine Jacobs

Prof.ª Loraine Jacobs Funções Inorgânicas Prof.ª Loraine Jacobs lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Ácidos e Bases Fracos Soluções de ácidos diferentes com a mesma concentração podem não

Leia mais

Constantes de acidez e basicidade

Constantes de acidez e basicidade Constantes de acidez e basicidade Quando se dissolve ácido nítrico, HNO 3, em água, o ácido ioniza-se de acordo com a equação: HNO 3 (aq) + H 2 O (l) NO 3 (aq) + H 3 O + (aq) A extensão desta reação relaciona-se

Leia mais

REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14

REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 CLASSIFICAÇÃO DAS REAÇÕES EM SOLUÇÕES Sem transferência de elétrons AQUOSAS

Leia mais