Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 2)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 2)"

Transcrição

1 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 2) Helio Marcos Fernandes Viana Tema: Prospecção e amostragem de solos (1. o parte) Conteúdo da parte 2 1 Introdução 2 Informações básicas que se buscam num programa de prospecção geotécnica 3 Processos (ou métodos) de prospecção do subsolo

2 2 1 Introdução 1.1 Conceito de prospecção geotécnica Prospecção geotécnica é o conjunto de operações destinadas a determinar: a natureza, a disposição, e outras características de um terreno no qual se vai realizar uma obra. 1.2 Importância da prospecção (ou exploração) do solo casos: A prospecção (ou exploração) do solo tem grande importância nos seguintes a) Na construção das fundações das edificações tais como: prédios e casas; b) Na construção de muros de contenção ou de arrimo; c) Na determinação das características geotécnicas dos solos de jazidas, os quais são usados para construção de barragens, estradas e aterros; d) Na determinação das inclinações de taludes; e) Na determinação de correções ou alterações de solos de fundações de barragens; e f) Etc. OBS(s). i) Jazidas são depósitos naturais de solo, de minerais, de petróleo, etc.; e ii) Talude é a superfície inclinada de um aterro, de uma escavação, ou do terreno natural em relação ao plano horizontal que passa pela sua base. A história da Engenharia Civil registra vários casos em que a inobservância de certos princípios de investigação do subsolo tem causado ruínas totais ou parciais de obras. Por exemplo: a) A torre Pisa na Itália, construída sob terreno argiloso, recalcou (ou afundou), e ficou inclinada e inútil; b) As rachaduras nos prédios de tijolos alvenaria no campus do MIT (EUA), que foram causadas por recalques (ou afundamentos) de cerca de 12,5 cm; c) As inclinações e rachaduras em prédios de Santos-SP, que foram causadas por recalques de até 30 cm; e d) Etc. 1.3 Custos do programa de prospecção (ou exploração) geotécnica No Brasil o custo envolvido na execução de um programa de sondagens ou prospecção do subsolo varia entre 0,2 a 1% do custo total da obra.

3 2 Informações básicas que se buscam num programa de prospecção geotécnica 3 As informações básicas que se buscam num programa de prospecção geotécnica (ou exploração do subsolo) são: i) As profundidades e as espessuras das camadas do subsolo; ii) A área em planta de cada camada de solo, que foi identificada no subsolo (Por exemplo: Área em planta da camada de solo de uma jazida); iii) A compacidade dos solos granulares (ou arenosos), e a consistência dos solos coesivos (ou argilosos) encontrados no subsolo; OBS(s). a) Para fins de prospecção geotécnica a compacidade é o estado em que os solos arenosos se encontram no subsolo; A compacidade varia em 5 (cinco) graus, que são: muito fofo, fofo, médio, compacto, e muito compacto; e b) Para fins de prospecção geotécnica a consistência é o estado em que os solos argilosos se encontram no subsolo; A consistência varia em 6 (seis) graus, que são: muito mole, mole, médio, rígida, muito rígida, e dura. iv) Na prospecção geotécnica deve-se localizar o nível de água; v) Na prospecção geotécnica se existir artesianismo (ou capacidade da água do subsolo se elevar por si só acima do terreno), então, a vazão do artesianismo deverá ser quantificada; e vi) Na prospecção geotécnica deve-se coletar amostras indeformadas, que possibilitam quantificar as propriedades mecânicas de interesse para engenharia, tais como: Permeabilidade do solo; Compressibilidade do solo; e Resistência ao cisalhamento do solo. OBS(s). a) Amostras são ditas como indeformadas, quando conservam a estrutura, a textura e a umidade do solo do local onde são colhidas; Ou seja, são amostras que sofrem alterações mínimas devido à ação do homem; b) A textura é o aspecto da união dos cristais do solo; e c) A estrutura do solo pode ser: floculenta, alveolar, esqueleto e etc.; tais estruturas serão apresentadas futuramente. 3 Processos (ou métodos) de prospecção do subsolo 3.1 Classificação dos processos (ou métodos) de prospecção geotécnica Os vários processos (ou métodos) de prospecção do subsolo utilizados correntemente na Engenharia Civil são classificados como: a) Processos de prospecção indiretos ou geofísicos; b) Processos de prospecção semidiretos; e c) Processos de prospecção diretos.

4 4 3.2 Processos (ou métodos) de prospecção indiretos ou geofísicos i) Tipos de processos de prospecção indiretos ou geofísicos Os principais tipos de processos de prospecção indiretos são: a) O processo da resistividade elétrica; e b) O processo da sísmica de refração. ii) Características dos processos (ou métodos) de prospecção indiretos ou geofísicos Os processos de prospecção indiretos ou geofísicos apresentam as seguintes características: a) São processos de prospecção (ou exploração) do subsolo baseados na geofísica; OBS. Geofísica é a parte da física que estuda os fenômenos físicos que afetam a terra ou o solo. b) Os processos de prospecção indiretos são rápidos e econômicos; c) Os processos de prospecção indiretos não fornecem o tipo de solos prospectados; d) Os processos de prospecção indiretos fornecem informações de áreas amplas e extensas, e não apenas, em torno de um furo de sondagem como nos processos de prospecção diretos; e) Para interpretar as informações das prospecções indiretas, quase sempre, exigese que sejam realizados alguns furos de prospecção direta; Por exemplo: Furos de sondagem tipo SPT; e f) Geralmente, os processos indiretos de prospecção fornecem resultados satisfatórios nos seguintes casos: Quando se pretende determinar a profundidade da camada rochosa; Quando se pretende determinar a espessura das camadas de solo; e Para se descobrir as descontinuidades das camadas de solo; Por exemplo: presença de cavernas Processo de prospecção por resistividade elétrica i) Princípio básico de funcionamento do método de prospecção por resistividade elétrica O princípio básico de funcionamento do método de prospecção da resistividade elétrica é que os materiais das camadas do subsolo (argilas, siltes, rochas, etc.) possuem valores diferentes de resistividade elétrica.

5 ii) Equipamentos empregados no método de prospecção por resistividade elétrica Para realização da prospecção pelo método da resistividade elétrica são usados basicamente os seguintes equipamentos: a) 4 (quatro) eletrodos, sendo que: -> 2 (dois) eletrodos são eletrodos de corrente, os quais são designados de eletrodos externos; e -> 2 (dois) eletrodos são eletrodos de potencial, os quais são designados de eletrodos centrais. OBS. Eletrodo é um condutor metálico de corrente elétrica. b) Uma bateria e um amperímetro, que são conectados aos dois eletrodos externos ou de corrente; e c) Um voltímetro, que é conectado aos dois eletrodos centrais ou de potencial. iii) Principais procedimentos do método de prospecção por resistividade elétrica Os principais procedimentos do método de prospecção por resistividade elétrica são: a) Os 4 (quatro) eletrodos do equipamento de prospecção são instalados na superfície do terreno; b) Os 2 (dois) eletrodos externos do equipamento são conectados a uma bateria e a um amperímetro; c) Os 2 (dois) eletrodos centrais do equipamento são conectados a um voltímetro; d) A distância entre os eletrodos depende da técnica adotada na prospecção; Por exemplo, se for adotada a técnica de Wenner os eletrodos são equiespaçados; e) Através dos eletrodos externos é injetada corrente elétrica no subsolo, a qual gera um campo elétrico artificial no subsolo; e f) Através dos eletrodos internos é medida a diferença de potencial no terreno pelo voltímetro; Então, a resistividade elétrica do terreno é calculada pela fórmula de Wenner que corresponde a seguinte equação: 5 2. π.d.v ρ = i em que: ρ = resistividade elétrica do terreno supostamente homogêneo; d = distância comum entre os 4 (quatro) eletrodos; V = diferença de potencial; e i = corrente elétrica. (3.1) OBS. A fórmula de Wenner, eq.(3.1), é válida para terrenos supostamente homogêneos. A Figura 3.1 ilustra um esquema da instalação da aparelhagem para prospecção pelo método da resistividade elétrica.

6 6 Figura Esquema da instalação da aparelhagem de prospecção pelo método da resistividade elétrica iv) Considerações finais acerca do método de prospecção por resistividade elétrica a) No caso de solos não homogêneos (com mais de uma camada), o valor da resistividade representará a resistividade média das diferentes camadas, até uma profundidade D (em metros) alcançada na sondagem; b) A profundidade (D) de sondagem aumenta com o aumento do espaçamento dos eletrodos; c) Quanto à resistividade dos solos, pode-se se dizer que: -> Valores altos de resistividade correspondem à rochas; -> Valores intermediários de resistividade correspondem a pedregulhos; e -> Valores baixos de resistividade correspondem a argilas saturadas e a siltes saturados. d) O método da resistividade elétrica é aplicado para prospecção de petróleo (pouco usado), para prospecção de minerais (muito usado), para prospecção de água (muito usado), e na Engenharia Civil (muito usado); e e) Atualmente, foram desenvolvidos métodos de prospecção por resistividade elétrica para sistemas de duas e três camadas de solo.

7 Processo de prospecção de sísmica de refração i) Princípio básico de funcionamento do método de prospecção de sísmica de refração O princípio básico de funcionamento do método de prospecção sísmica de refração, apoia-se no princípio de que a velocidade de propagação de ondas sonoras nos corpos elásticos é função: a) Do módulo de elasticidade do material; b) Do coeficiente de Poisson do material; c) Do peso específico do material; e d) Etc. ii) Equipamentos empregados no método de prospecção de sísmica de refração No método de prospecção de sísmica de refração são empregados basicamente os seguintes equipamentos: a) Dispositivo gerador de ondas sísmicas no terreno, o qual pode ser um grande martelo ou explosivos; b) Geofones sensíveis as vibrações, os quais captam as vibrações no solo; e c) Sismógrafo, o qual é o instrumento que registra as vibrações do solo. iii) Principais procedimentos do método de prospecção de sísmica de refração Os principais procedimentos do método de prospecção de sísmica de refração são os que se seguem: a) Através de explosivos ou pancadas é produzida uma emissão de onda sísmica no terreno; b) Através de geofones instalados na superfície do terreno ligados ao sismógrafo, registra-se o tempo gasto entre o instante da emissão da onda, até o instante da chegada das ondas aos geofones; c) A espessura da camada de solo pode ser obtida com base na seguinte fórmula: d v 2 v1 D =. 2 v 2 + v1 em que: D = profundidade do limite entre as camadas de solo; v 1 = velocidade sísmica da onda na camada de solo superior; v 2 = velocidade sísmica da onda na camada de solo inferior; e d = distância do geofone ao ponto de emissão da onda. (3.2) d) O método de sísmica de refração, também pode ser utilizado em terrenos, onde há mais de uma camada de solo; e

8 8 e) Através do método de sísmica de refração também é possível obter valores aproximados do módulo de elasticidade das camadas de solo, através da seguinte equação: 2 2 v. γ.(1 µ 2. µ ) E = g.(1 µ ) (3.3) em que: E = módulo de elasticidade da camada de solo; v = velocidade de propagação da onda sísmica no interior do solo; γ = peso específico do solo; µ = coeficiente de Poisson do solo; e g = aceleração da gravidade. A Figura 3.2 ilustra um esquema do método de prospecção de sísmica de refração. Onde a fonte gera as ondas sísmicas, as quais são: captadas pelos geofones, registradas no sismógrafo, e úteis para a engenharia. Figura Esquema do processo de prospecção de sísmica de refração

9 iv) O método de prospecção de sísmica de refração considera as seguintes hipóteses a) Cada camada de solo é homogênea, ou seja, é formada do mesmo material. O que geralmente não ocorre na prática; b) Cada camada de solo é isotrópica, ou seja, apresenta as mesmas propriedades físicas em todas as direções ou planos. O que geralmente não ocorre na prática; c) Os limites entre as camadas de solos são planos. O que geralmente não ocorre na prática; d) A velocidade sísmica da onda aumenta da superfície para baixo em cada camada que se sucede. Assim sendo, uma camada de argila abaixo de uma camada de pedregulho compacto, não seria detectada, pois no pedregulho compacto a velocidade da onda é maior que na argila; e e) Etc. v) Velocidade de propagação das ondas e os diferentes tipos de materiais Para a maioria dos solos a velocidade das ondas sísmicas varia entre 150 e m/s. Em pedregulhos bem compactados, a velocidade de propagação das ondas sísmicas é elevada. Em areias soltas (ou fofas), a velocidade de propagação das ondas sísmicas são baixas. Em argilas, a velocidade de propagação das ondas sísmicas são intermediárias. OBS. Quanto mais dura a argila, maior será a velocidade de propagação da onda sísmica em seu interior. vi) Considerações finais acerca do processo de prospecção de sísmica de refração a) O método de sísmica de refração é aplicado para prospecção de petróleo (muito usado), para prospecção de minerais (pouco usado) e na Engenharia Civil (muito usado); e b) Tanto Craig (2007) como Caputo (2007) recomendam que devem ser usados outros métodos de sondagem juntamente com o método de sísmica de refração; Com os seguintes objetivos: i) PARA CONFIRMAÇÃO dos resultados da prospecção (ou exploração) sísmica; e ii) Para que sejam estabelecidas correlações entre os 2 (dois) métodos. 9

10 Métodos de prospecção semidiretos i) Tipos de processos de prospecção semidiretos Os principais tipos de processos de prospecção semidiretos são: a) O ensaio de palheta ou Vane Test; b) Os ensaios de penetração estática do cone tipo CPT (cone penetration test) e CPTU (piezocone penetration test); c) O ensaio dilatométrico ou DMT (DilatoMetrer Test); e d) O ensaio pressiométrico. ii) Característica dos métodos de prospecção semidiretos Os métodos de prospecção semidiretos apresentam as seguintes características: a) São métodos onde não ocorre retirada direta de amostras do solo; b) São métodos que fornecem algumas características mecânicas dos solos, as quais são obtidas por meio de correlações; c) Os métodos semidiretos são métodos que correspondem a ensaios realizados in situ (ou no campo); e d) Os métodos semidiretos foram desenvolvidos devido à dificuldade de se amostrar certos tipos de solos, tais como areias puras e argilas moles Ensaio de palheta ou Vane Test i) Princípio básico de funcionamento do Vane Test O ensaio consiste na cravação de uma palheta no solo, e então, mede-se o torque necessário para cisalhar ou cortar o solo segundo uma superfície cilíndrica de ruptura. ii) Equipamento empregado no ensaio de Vane Test O equipamento empregado no ensaio Vane Test consiste basicamente no aparelho de Vane, que é constituído das seguintes partes: a) Manivela; b) Unidade de leitura; c) Tubo de revestimento; d) Haste; e) Sapata de proteção; e f) Palheta. Figura 3.3 ilustra as principais partes do equipamento usado para o ensaio de palheta (ou Vane Test).

11 11 Figura Principais partes do equipamento usado para o ensaio de palheta (ou Vane Test) iii) Principais procedimentos do ensaio de palheta (ou Vane Test) Os principais procedimentos do ensaio de palheta (ou Vane Test) são os que se seguem: a) Parte do equipamento de ensaio é introduzida no solo por cravação estática, ou seja, sem uso de impacto; b) Durante a cravação do equipamento de ensaio, a palheta permanece incerida dentro de uma sapata de proteção para evitar danos à palheta durante a cravação; c) Após a cravação do equipamento de ensaio, ficam na superfície do solo a unidade de leitura e a manivela; d) Ao atingir a profundidade desejada na camada de argila, crava-se a palheta no solo 0,5 m à frente da sapata de proteção; e) Gira-se a manivela a uma velocidade de 6 (seis) graus por minuto, e mede-se o torque necessário para cisalhar (ou romper) o solo; e

12 12 f) A resistência não drenada da argila na profundidade desejada de ensaio é dada pela seguinte equação: em que: S U 0,86.T = 3 π.d S U = resistência não drenada da argila (KN/m 2 ); T = torque máximo aplicado à palheta (KN.m); D = diâmetro da palheta (m); e π = 3,1416. (3.4) A Figura 3.4 mostra que o diâmetro da palheta é igual à distância horizontal D entre duas extremidades de uma aleta da palheta, e que a altura da palheta é a distância vertical H entre duas extremidades de uma aleta. Figura Diâmetro e altura da palheta do Vane Test iv) Algumas hipóteses assumidas na realização do ensaio de palheta (ou Vane Test) O ensaio de palheta é realizado considerando-se as seguintes hipóteses: a) O solo é considerado um material isotrópico, ou seja, apresenta as mesmas propriedades físicas em todos os planos ou direções; b) Existência de coincidência da superfície de ruptura da argila com a geratriz do cilindro formado pela rotação da palheta; c) A drenagem do solo é considerada impedida durante o ensaio; d) Ausência de amolgamento do solo, durante a operação de cravação do equipamento de ensaio; e

13 13 e) Etc. OBS(s). a) Amolgamento é o amassamento da argila em todas as direções sem que ocorra alteração no teor de umidade da argila; e b) Sabe-se que as hipóteses assumidas para o ensaio de palheta geralmente não ocorrem na prática. v) Fator de correção do ensaio de palheta Os ensaios de palheta têm mostrado fornecer resultados bem próximos aos resultados reais, embora haja necessidade de usar fatores corretivos. Na prática, os valores do ensaio de palheta são sujeitos a uma correção de acordo com a seguinte correção: S UC = µ. S UP (3.5) em que: S UC = resistência não drenada da argila corrigida, a qual é útil para os projetos de engenharia; S UP = resistência não drenada da argila obtida do ensaio de palheta; e µ = fator de correção empírico. A Figura 3.5 mostra que o fator de correção (µ) do Vane Test é obtido a partir do índice de plasticidade (IP) da argila; Onde, o IP é obtido sem secagem prévia da argila que está sendo ensaiada (ou explorada). Figura Relação entre o fator de correção (µ) do ensaio Vane Test e o índice de plasticidade (IP) da argila ensaiada

14 14 vi) Consideração finais acerca do ensaio de palheta No Brasil, o ensaio de palheta é padronizado pela MB 3122, intitulada: Solo - ensaios de palheta in situ. A literatura mostra que o ensaio de palheta é realizado para cada 1 (um) m de profundidade no solo Ensaios de penetração estática do cone - Tipo CPT (Cone Penetration Test) e tipo CPTU (Piezocone Penetration Test) i) Princípio básico de funcionamento do ensaio de penetração estática do cone - Tipo CPT (Cone Penetration Test) Um cone, que pode ser mecânico ou elétrico, é cravado no solo a uma velocidade constante, e se obtém os seguintes dados: a) Resistência de ponta do cone (q C ); e b) Atrito lateral do cone (F S ). Os dados obtidos no ensaio do cone - tipo CPT (Cone Penetration Test), os quais são q C e F S, quando usados em correlações são úteis para os projetos de Engenharia Civil. OBS. A principal diferença entre o cone mecânico e o cone elétrico é que: a) No cone mecânico a resistência de ponta do cone (q C ) e o atrito lateral do cone (F S ) são medidos na superfície do solo; e b) No caso do cone elétrico, a medição da resistência de ponta do cone (q C ) e do atrito lateral do cone (F S ) é feita no próprio cone através de células de carga elétricas. ii) Princípio básico de funcionamento do ensaio de penetração estática do cone - Tipo CPTU (Piezocone Penetration Test) Um cone tipo piezocone, o qual é um cone que permite leitura de pressão neutra (ou poropressão) é cravado no solo a uma velocidade constante, e se obtém os seguintes dados: a) Resistência de ponta do cone (q C ); b) Atrito lateral do cone (F S ); e c) Pressão neutra ou poropressão no interior do solo (u). Os dados obtidos no ensaio do cone - tipo CPTU (Piezocone Penetration Test), os quais são: q C, F S e u, quando usados em correlações são úteis para projetos de Engenharia Civil. OBS. Poropressão ou pressão neutra é a pressão que atua na água no interior do solo.

15 iii) Equipamentos geralmente empregados no ensaio de penetração estática do cone - Tipo CPT, ou tipo CPTU O equipamento utilizado no ensaio de penetração estática do cone, do tipo CPT, ou do tipo CPTU, consiste basicamente das seguintes partes: a) Do equipamento de cravação do cone, o qual geralmente é um sistema hidráulico; b) Do equipamento de reação de carga para possibilitar a cravação do cone O equipamento de reação de carga geralmente empregado para cravação do cone é um caminhão, o qual transporta o sistema de cravação hidráulico; c) Do cone de penetração com as seguintes características: -> Ponteira do cone com ângulo de 60 graus; -> Rugosidade do cone de 0,001 mm; e -> Diâmetro do cone, que é geralmente de 36,6 mm. d) Do conjunto de hastes de cravação com comprimento de 1 m; e e) Finalmente, faz parte do equipamento de ensaio do cone, um sistema automático de aquisição de dados com um computador e programas para aquisição e armazenamento das medidas in situ (ou no campo). A Figura 3.6 ilustra o sistema de cravação do cone, onde se verifica: o cone de sondagem; o motor que alimenta o sistema hidráulico de cravação do cone; e o computador que realiza a aquisição dos dados do ensaio (ou sondagem). 15 Figura Sistema de cravação do cone; Composto de cone de sondagem, de computador, e de motor que alimenta o sistema hidráulico de cravação do cone

16 16 A Figura 3.7 ilustra um piezocone com suas principais partes, que são: ponteira, pedra porosa, transdutor (ou leitor) de pressão, célula de carga, e fio de transmissão de dados (ou informações) para superfície. Figura Piezocone com suas principais partes, que são: ponteira, pedra porosa, transdutor (ou leitor) de pressão, célula de carga, e fio de transmissão de dados (ou informações) para superfície A Figura 3.8 mostra a foto de um piezocone, pode-se observar na foto a ponteira do cone e o cabo do sistema de aquisição de dados. Figura Foto de um piezocone de sondagem geotécnica

17 iv) Classificação dos solos a partir do ensaio CPTU (Piezocone Penetration Test) Diversos autores apresentam propostas de classificação de solos a partir dos resultados do ensaio com piezocone; Uma das classificações é a de Senneset e Jambu (1984), a qual já é largamente aceita na prática da engenharia. Destaca-se que para classificação do solo pelo método de Senneset e Jambu (1984) é necessário determinar os seguintes elementos: a) A resistência de ponta do cone corrigida (q T ), a qual é dada pela seguinte equação: em que: q T = resistência de ponta do cone corrigida; q C = resistência de ponta do cone (obtida no ensaio); u 2 = poropressão medida na base do cone; e a = constante de calibração do cone. q T = q b) O parâmetro de poropressão (Bq), o qual é obtido pela seguinte equação: C + (1 a). u 2 17 (3.6) ( ) u2 uo Bq = ( qt σ VO ) em que: Bq = parâmetro de poropressão; u O = pressão hidrostática; u 2 = poropressão medida na base do cone; q T = resistência de ponta do cone corrigida; e σ VO = tensão vertical in situ (ou no campo). (3.7) OBS. O símbolo σ é a letra grega sigma. A Figura 3.9 ilustra a classificação do solo pelo método de Senneset e Jambu (1984), a partir dos resultados do ensaio CPTU (Piezocone Penetration Test).

18 18 Figura Classificação do solo pelo método de Senneset e Jambu (1984), a partir dos resultados do ensaio CPTU (Piezocone Penetration Test) v) Parâmetros dos solos que podem ser obtidos do ensaio CPTU (Piezocone Penetration Test) A Tabela 3.1 apresenta vários parâmetros do solo que são úteis para os projetos de Engenharia Civil, e que podem ser obtidos a partir de ensaios com o piezocone. vi) Considerações finais acerca dos ensaios de penetração estática do cone - Tipo CPT (Cone Penetration Test) e tipo CPTU (Piezocone Penetration Test) O ensaio do piezocone é hoje uma das mais importantes ferramentas de investigação geotécnica. O ensaio do piezocone possibilita estimativas realistas das propriedades do solo. Os dados obtidos na sondagem são contínuos ao longo do perfil de sondagem, ou seja, à medida que o cone penetra são obtidos imediatamente os dados do subsolo. Atualmente, tem sido desenvolvidos cones para medir a resistividade elétrica do solo, a temperatura do solo, o Ph do solo, e etc.

19 Maiores detalhes sobre o ensaio de penetração estática do cone recomenda-se consultar: a) Schnaid (2005); e b) A norma da ABNT MB-3406 (1991). 19 Tabela Parâmetros do solo que são úteis para os projetos de Engenharia Civil, e que podem ser obtidos a partir de ensaios com o piezocone Símbolo K O φ' D G máx OCR S t S U k C h γ c' D r E 25 Parâmetro do solo obtido no ensaio com piezocone Coeficiente de empuxo de repouso Ângulo de atrito efetivo Módulo oedométrico Módulo cisalhante Razão de sobreadensamento Sensibilidade Resistência ao cisalhamento não drenada Condutividade hidráulica Coeficiente de adensamento Peso específico aparente Intercepto de coesão efetiva Densidade relativa Módulo de elasticidade para 25% da tensão desviadora máxima Ensaio dilatométrico ou DMT (DilatoMeter Test) i) Princípio básico de funcionamento do ensaio dilatométrico ou DMT a) O ensaio dilatométrico consiste na cravação vertical de uma lâmina de aço no terreno, a qual possui uma membrana de aço (ou diafragma) em uma das faces da lâmina que é cravada no terreno; b) Em determinadas profundidades, após a cravação da lâmina de aço no solo, é injetado gás sob pressão para expandir a membrana de aço da lâmina cravada no interior do solo; c) Durante a injeção do gás para expandir a membrana de aço (ou diafragma), são lidas por um operador 3 (três) pressões padronizadas, em um equipamento instalado na superfície do solo; e d) Com base nas 3 (três) pressões padronizadas atuantes na membrana de aço são obtidos os parâmetros do solo, que são úteis para projetos de Engenharia Civil.

20 20 OBS(s). i) As 3 (três) pressões padronizadas no ensaio dilatométrico são: -> Pressão A, que é a pressão necessária para deslocar horizontalmente o centro da membrana de aço (ou diafragma) em 0,05 mm; -> Pressão B, que á a pressão necessária para deslocar radialmente a membrana de aço (ou diafragma) em 1,1 mm; e -> Pressão C, que é a pressão lida quando a membrana de aço (ou diafragma) retorna ao deslocamento horizontal central de 0,05 mm. ii) Durante o ensaio dilatométrico, o equipamento de sondagem emite um sinal sonoro, que auxilia a leitura das pressões padronizadas A, B e C. ii) Alguns detalhes do ensaio dilatométrico No ensaio DMT podem ser destacados os seguintes detalhes: a) A leitura das 3 (três) pressões padrões do ensaio se dá a cada 20 cm de profundidade no solo; b) As 3 (três) pressões padrões do ensaio necessitam de pequenas correções, antes de serem utilizadas em correlações úteis para Engenharia Civil; c) Neste tipo de ensaio, a prospecção (ou a sondagem) do terreno se dá de 20 em 20 cm; d) Durante o ensaio é medido o esforço necessário para cravação da lâmina de aço no solo; e e) A velocidade de cravação da lâmina de aço é de 2 a 4 cm/s. iii) O equipamento ou aparelhagem empregada no ensaio dilatométrico ou DMT O equipamento ou a aparelhagem utilizada no ensaio dilatométrico, basicamente, consiste das seguintes partes: a) Lâmina dilatométrica com uma membrana de aço em uma das faces; b) Unidade de controle de pressões, que é dotada de um sinal acústico para auxiliar a leitura das 3 (três) pressões padrões do ensaio; c) Equipamento de cravação da lâmina de aço, o qual geralmente é um sistema hidráulico; d) Equipamento de reação de carga, que possibilita a cravação da lâmina de aço; Por exemplo: um caminhão; e) Cabo eletro-pneumático, que estabelece o contato entre a lâmina de aço cravada no solo e a unidade de controle de pressões localizada na superfície do solo; f) Unidade fornecedora de gás pressurizado; e g) Aparelho de calibração do sistema de prospecção ou sondagem. A Figura 3.10 ilustra as dimensões geométricas da lâmina de aço, que é cravada no solo durante o ensaio dilatométrico; Percebe-se na lâmina a presença da membrana de aço (ou diafragma) que se expande durante o ensaio.

21 21 Figura Dimensões geométricas da lâmina de aço que é cravada no solo durante o ensaio dilatométrico (DMT) A Figura 3.11 mostra uma foto da unidade de controle de pressões, e da lâmina de aço, que são usadas no ensaio dilatométrico (DMT). Figura Foto da unidade de controle de pressões, e da lâmina de aço, que são usadas no ensaio dilatométrico (DMT)

22 22 iv) Parâmetros do solo que podem ser obtidos do ensaio dilatométrico ou DMT Através do ensaio dilatométrico é possível obter, através de correlações, vários parâmetros geotécnicos dos solos, os quais são úteis para projetos da Engenharia Civil. A Tabela 3.2 mostra os parâmetros geotécnicos dos solos, que podem ser obtidos a partir do ensaio dilatométrico ou DMT. Tabela Parâmetros geotécnicos dos solos, que podem ser obtidos a partir dos dados do ensaio dilatométrico ou DMT Símbolo φ' S U K O OCR M E CBR Parâmetro do solo obtido no ensaio DMT Ângulo de atrito interno do solo Resistência ao cisalhamento não drenada Coeficiente de empuxo no repouso Razão de sobreadensamento Módulo oedométrico Módulo de elasticidade (ou módulo de Young) Índice de Suporte Califórnia (California Bearing Ratio) v) A classificação dos solos através do ensaio dilatométrico Através dos dados obtidos do ensaio dilatométrico é possível classificar os solos prospectados (ou explorados). Os solos prospectados ou explorados pelo ensaio dilatométrico são classificados com base nos seguintes índices dilatométricos: a) E D ou módulo dilatométrico; e b) I D ou índice do material. OBS. Os índices dilatométricos E D e I D são calculados com base nas pressões padrões A, B e C, que são medidas no campo durante o ensaio DMT. A Figura 3.12 ilustra o sistema de classificação do solo baseado nos índices dilatométricos E D e I D do ensaio DMT ou dilatométrico.

23 23 Figura Sistema de classificação do solo baseado nos índices dilatométricos E D e I D do ensaio DMT ou dilatométrico vi) Considerações finais acerca do ensaio dilatométrico ou DMT Uma hipótese assumida, no ensaio dilatométrico, é que as medidas realizadas com a membrana de aço (ou diafragma) durante o ensaio correspondem à fase elástica do solo, ou seja, não ocorrem plastificação do solo durante as medidas. O ensaio dilatométrico tem sido considerado um ensaio simples de ser operado, e relativamente econômico. No Brasil, ainda não há normalização específica para o ensaio DMT.

24 24 Referências Bibliográficas ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. MB Solo - ensaios de palheta in situ. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. MB Ensaio de penetração do cone in situ (CPT) BUENO, B. S.; VILAR, O. M. Mecânica dos solos. Apostila 69. Viçosa - MG: Universidade Federal de Viçosa, p. CAPUTO, H. P. Mecânica dos solos e suas aplicações (fundamentos). Vol ed., Rio de Janeiro - RJ: Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., p. (Bibliografia Principal) CRAIG, R. F. Mecânica dos solos. 7. ed., Rio de Janeiro - RJ: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., p. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro - RJ: Nova Fronteira, p. LAMBE, W. L.; WHITMAN, R. V. Soil Mechanics, SI version. New York: Jonh Wiley e Sons, p. HACHICH, W.; FALCONI, F. F.; SAES, J. L.; FROTA, R. G. Q.; CARVALHO, C. S. NIYAMA, S. Fundações teoria e prática. São Paulo - SP: Pini, p. ORTIGÃO, J. A. R. Introdução à mecânica dos solos dos estados críticos. São Paulo - SP: Livros Técnicos e Científicos Editora, p. SCHNAID, F. Ensaios de campo e suas aplicações à Engenharia de Fundações. São Paulo - SP: Oficina de Textos, p.

Investigações Geotécnicas Parte 2

Investigações Geotécnicas Parte 2 Investigações Geotécnicas Parte 2 FUNDAÇÕES SLIDES 04 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Sondagens Rotativas e mistas Uso de conjunto motomecanizado Penetração e rotação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I Aula 12 Exploração do Subsolo Augusto Romanini Sinop - MT 2017/1 AULAS

Leia mais

ENSAIOS DE CAMPO Cone / Piezocone (Cone Penetration Test - CPT / Piezo Cone Penetration Test - CPTu)

ENSAIOS DE CAMPO Cone / Piezocone (Cone Penetration Test - CPT / Piezo Cone Penetration Test - CPTu) ENSAIOS DE CAMPO Cone / Piezocone (Cone Penetration Test - CPT / Piezo Cone Penetration Test - CPTu) NORMAS - NBR 12069: Ensaio de penetração de cone (CPT) in situ; - ASTM D-344: Standard test method for

Leia mais

OBRAS DE TERRA BARRAGENS DE REJEITO OTIMIZAÇÃO DA DEPOSIÇÃO DE REJEITOS DE MINERAÇÃO

OBRAS DE TERRA BARRAGENS DE REJEITO OTIMIZAÇÃO DA DEPOSIÇÃO DE REJEITOS DE MINERAÇÃO OBRAS DE TERRA BARRAGENS DE REJEITO OTIMIZAÇÃO DA DEPOSIÇÃO DE REJEITOS DE MINERAÇÃO Barragens de Rejeitos Método de Montante Barragens de Rejeito Método de Jusante Barragens de Rejeito Método da Linha

Leia mais

Investigações Geotécnicas!" " #$"""

Investigações Geotécnicas!  #$ Investigações Geotécnicas!" " #$""" Investigações Geotécnicas Investigação geotécnica de campo: levantamento de superfície, sondagens, ensaios; coleta de amostras. Investigação geotécnica de Laboratório

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL FUNDAÇÕES

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL FUNDAÇÕES UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL FUNDAÇÕES Aula 02 Investigação do Subsolo Augusto Romanini Sinop - MT 2018/1 AULAS

Leia mais

CÓDIGO: IT822. Estudo dos Solos CRÉDITOS: 4 (T2-P2) INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CÓDIGO: IT822. Estudo dos Solos CRÉDITOS: 4 (T2-P2) INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IT822

Leia mais

Caderno de questões. Processo seletivo de ingresso para o 1º. Semestre de 2018 CONHECIMENTOS ESPECIFICOS GEOTECNIA Mestrado e Doutorado

Caderno de questões. Processo seletivo de ingresso para o 1º. Semestre de 2018 CONHECIMENTOS ESPECIFICOS GEOTECNIA Mestrado e Doutorado Caderno de questões Processo seletivo de ingresso para o 1º. Semestre de 018 CONHECIMENTOS ESPECIFICOS GEOTECNIA Mestrado e Doutorado ORIENTAÇÃO PARA ESSA PROVA Esta prova possui 0 (vinte) questões, todas

Leia mais

Obra Obr s Geotécnicas Geotécnicas Ensaios de de Campo Campo. Correlações Jaime A. Santos

Obra Obr s Geotécnicas Geotécnicas Ensaios de de Campo Campo. Correlações Jaime A. Santos Obras Geotécnicas Ensaios de Campo. Correlações Jaime A. Santos Ensaio de penetração dinâmica SPT O ensaio SPT (Standard Penetration Test) é realizado no interior de um furo de sondagem e consiste em cravar

Leia mais

Investigações Geotécnicas Parte 2

Investigações Geotécnicas Parte 2 Investigações Geotécnicas Parte 2 FUNDAÇÕES AULA 04 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Sondagens Rotativas e mistas Uso de conjunto motomecanizado Penetração e rotação Obtenção

Leia mais

AULA 04 MÉTODOS DE EXPLORAÇÃO

AULA 04 MÉTODOS DE EXPLORAÇÃO AULA 04 MÉTODOS DE EXPLORAÇÃO 1 FUNDAMENTOS DE MECÂNICA DOS SOLOS MÉTODOS DE EXPLORAÇÃO MÉTODOS DE EXPLORAÇÃO - Reconhecimento do subsolo: projeto seguro, econômico e viável; - Solos ou rochas como materiais

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 4b)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 4b) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 4b) OBS. As notas de aulas de Mecânica dos Solos I parte 4 foram divididas em duas partes, em parte 4a e parte 4b. Helio Marcos Fernandes Viana Tema: Estrutura

Leia mais

Obras Geotécnicas TC 066

Obras Geotécnicas TC 066 Obras Geotécnicas TC 066 Curso de Engenharia Civil 7º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Março 2017 Areias Solos muito permeáveis Comportamento controlado pelas forças de gravidade, logo pelo tamanho

Leia mais

Profa. Dra. Lizandra Nogami

Profa. Dra. Lizandra Nogami Universidade de Cuiabá Campus Barão Curso de Engenharia Civil Profa. Dra. Lizandra Nogami Agradecimentos: Prof. Dr. Jefferson Lins Profa. Msc. Rafaela Faciola Teoria do Livro: PINTO, Carlos de Sousa. Curso

Leia mais

AULA 02: INVESTIGAÇÕES DO SUBSOLO

AULA 02: INVESTIGAÇÕES DO SUBSOLO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL ECV 114 FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA AULA 02: INVESTIGAÇÕES DO SUBSOLO ana.paula.moura@live.com

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 5)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 5) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 5) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Compressibilidade e adensamento (1. o Parte) Conteúdo da parte 5 1 Introdução 2 Principais passos que ocorrem no processo

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 8)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 8) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 8) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Resistência ao cisalhamento dos solos (1. o Parte) Conteúdo da parte 8 1 Introdução Estado plano de tensões e ciclo

Leia mais

A UTILIZAÇÃO PRÁTICA DE ENSAIOS ESPECIAIS DE CAMPO

A UTILIZAÇÃO PRÁTICA DE ENSAIOS ESPECIAIS DE CAMPO A UTILIZAÇÃO PRÁTICA DE ENSAIOS ESPECIAIS DE CAMPO Prof. Dr.Antônio Sérgio Damasco Penna DAMASCO PENNA ENGENHARIA GEOTÉCNICA ENSAIOS ESPECIAIS DE CAMPO Ensaio de penetração de cone estático com medidas

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Índices Físico. Disciplina: Geotecnia 1. Prof a. : Melina Freitas Rocha. Geotecnia I

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Índices Físico. Disciplina: Geotecnia 1. Prof a. : Melina Freitas Rocha. Geotecnia I Pontifícia Universidade Católica de Goiás Índices Físico Disciplina: Geotecnia 1 Prof a. : Melina Freitas Rocha O ESTADO DO SOLOS Índices físicos entre as três fases: os solos são constituídos de três

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO. Rômulo Castello H. Ribeiro

INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO. Rômulo Castello H. Ribeiro INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO Rômulo Castello H. Ribeiro SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT - CORREÇÕES Energia no Brasil: 70% da energia

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 12)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 12) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 12) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Empuxos de terras (1. o Parte) Conteúdo da parte 12 1 Introdução 2 Diretrizes do estudo dos empuxos de terra 3 Coeficientes

Leia mais

Mecânica dos Solos TC 035

Mecânica dos Solos TC 035 Mecânica dos Solos TC 035 Curso de Engenharia Civil 6º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Setembro 2015 Tensões totais, efetivas e neutras 1 Resistência ao cisalhamento Define-se como resistência

Leia mais

Mecânica dos Solos TC 035

Mecânica dos Solos TC 035 Mecânica dos Solos TC 035 Curso de Engenharia Civil 6º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Setembro 2015 Tensões no solo Em qualquer ponto da massa do solo existem três planos ortogonais onde as

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I Aula 08 Augusto Romanini Sinop - MT 2017/2 AULAS Aula 00 Apresentação

Leia mais

Investigações Geotécnicas

Investigações Geotécnicas Investigações Geotécnicas FUNDAÇÕES SLIDES 03 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS Reconhecimento do subsolo Investigação preliminar Verificação das

Leia mais

6. Análise de Estabilidade

6. Análise de Estabilidade . Análise de Estabilidade As análises de estabilidade de aterros sobre solos moles podem ser realizadas em termos de tensões totais (φ = ) ou em termos de tensões efetivas (c, φ e u ). A condição não drenada

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 6)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 6) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 6) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Compressibilidade e adensamento (2. o Parte) Conteúdo da parte 6 7 Determinação do coeficiente de adensamento (C V

Leia mais

4. Análise dos Ensaios de Campo

4. Análise dos Ensaios de Campo . Análise dos Ensaios de Campo Este capítulo apresenta a análise dos ensaios de palheta e de piezocone assim como os parâmetros geotécnicos determinados nestes ensaios. Por se tratar de um aterro com grandes

Leia mais

Sondagem. Introdução. Solos

Sondagem. Introdução. Solos Sondagem Introdução O reconhecimento do solo sobre o qual uma obra estará apoiada é de suma importância para a escolha e o correto dimensionamento das fundações. Sendo assim é necessária a investigação

Leia mais

Prospecção do Subsolo. Fernando A. M. Marinho

Prospecção do Subsolo. Fernando A. M. Marinho Prospecção do Subsolo Fernando A. M. Marinho O que vem antes da investigação? Definição do problema Envolve solo, rocha Tipos de ruptura Deformações Água Estabilidade Erosão Sucção Etc... Como analisar

Leia mais

VANE TEST ENSAIO DE PALHETA

VANE TEST ENSAIO DE PALHETA VANE TEST ENSAIO DE PALHETA Ensaios de Campo e Instrumentação de Obras Normas Vane Test ou Ensaio de Palheta O equipamento Ortigão e Collet (9) Mini vane ensaio em laboratório Tipos de Palheta Palheta

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 1)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 1) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 1) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Princípio das tensões efetivas; E tensões geostáticas Conteúdo da parte 1 1 Princípio das tensões efetivas 2 Evidências

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2018 FUNDAÇÕES ESPECIAIS 1 Fundações especiais Estapata; Estaca T; Radier Estaqueados; Estacas

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2017 Método UFRGS (2009) Utiliza os princípios básicos de conservação de energia para calcular

Leia mais

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS - Noções de Resistência à Compressão - Ensaio de Compressão Simples e Diametral

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS - Noções de Resistência à Compressão - Ensaio de Compressão Simples e Diametral UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS - Noções de Resistência à Compressão - Ensaio de Compressão

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2018 EXERCÍCIOS DE CAPACIDADE DE CARGA 1 RELEMBRANDO R Capacidade de Carga R L Resistência Lateral

Leia mais

ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS MOLES. Ação contínua de forças dinâmicas provocadas ou não pelo homem

ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS MOLES. Ação contínua de forças dinâmicas provocadas ou não pelo homem ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS MOLES Ação contínua de forças dinâmicas provocadas ou não pelo homem ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS MOLES Rigidez RESISTÊNCIA Compressibilidade Permeabilidade Sensibilidade à Água CAPACIDADE

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 4)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 4) 1 Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 4) Helio Marcos Fernandes Viana Conteúdo da aula prática Exercícios relacionados à determinação da profundidade de sondagem e aos procedimentos da

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 11)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 11) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 11) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Resistência ao cisalhamento dos solos (4. o Parte) Conteúdo da parte 11 6 Resistência ao cisalhamento das argilas

Leia mais

Geotécnica Ambiental. Aula 4: Propagação de tensões no solo

Geotécnica Ambiental. Aula 4: Propagação de tensões no solo Geotécnica Ambiental Aula 4: Propagação de tensões no solo Propagações de tensões no solo devido a carregamentos externos São as tensões decorrentes das cargas estruturais aplicadas (tensões induzidas),

Leia mais

ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO CADERNO DE QUESTÕES

ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO CADERNO DE QUESTÕES 2016 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 A figura acima mostra uma viga de comprimento L e rigidez à flexão EJ

Leia mais

ESTACAS HELICOIDAIS. (21)

ESTACAS HELICOIDAIS. (21) ESTACAS HELICOIDAIS A P R E S E N T A Ç Ã O T É C N I C A (21) 99798-2790 www.geotechnical.com.br contato@geotechnical.com.br GEOTECHNICAL A utilização de estacas helicoidais data de 1838, Alexander Mitchell

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR COMPONENTE CURRICULAR: MECÂNICA DOS SOLOS CURSO: Técnico

Leia mais

SIMBOLOGIA DE MECÂNICA DOS SOLOS

SIMBOLOGIA DE MECÂNICA DOS SOLOS SIMBOLOGIA DE MECÂNICA DOS SOLOS l. INTRODUÇÃO Este texto apresenta uma listagem das grandezas definidas no quadro geral de unidades de medida aprovadas pelo Decreto n 81.621 de 03 / 05 / 78 e que são

Leia mais

Lista de Exercícios de Adensamento

Lista de Exercícios de Adensamento UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil Setor de Geotecnia CIV 333 - Mecânica dos Solos II Prof. Paulo Sérgio de Almeida Barbosa Lista de

Leia mais

4. Atividades em campo

4. Atividades em campo 65 4. Atividades em campo 4.1 Considerações iniciais Almeida e Marques (2010) apontam que a finalidade da campanha de ensaios é a obtenção de parâmetros geotécnicos, mas que os ensaios de campo e laboratório

Leia mais

Laboratório de Mecânica dos Solos. Primeiro Semestre de 2017

Laboratório de Mecânica dos Solos. Primeiro Semestre de 2017 Laboratório de Mecânica dos Solos Primeiro Semestre de 2017 Aula 3 Compactação dos solos 1. Razões e histórico da compactação A compactação é a densificação do solo por meio de energia gerada por equipamentos

Leia mais

DFA em Engenharia de Estruturas. Fundações de Estruturas. Ensaios de campo. Jaime A. Santos (IST) Ensaio de penetração dinâmica SPT

DFA em Engenharia de Estruturas. Fundações de Estruturas. Ensaios de campo. Jaime A. Santos (IST) Ensaio de penetração dinâmica SPT DFA em Engenharia de Estruturas Fundações de Estruturas Ensaios de campo Jaime A. Santos (IST) Ensaio de penetração dinâmica SPT O ensaio SPT (Standard Penetration Test) é realizado na base de um furo

Leia mais

Faculdade de Engenharia Departamento de Estruturas e Fundações. Lista de Exercicios

Faculdade de Engenharia Departamento de Estruturas e Fundações. Lista de Exercicios Lista de Exercicios 1. QUESTÕES TEÓRICAS 1) No que consiste a tecnica de equilíbrio limite para analise de estabilidade de massas de solo? Quais as hipóteses mais importantes assumidas? 2) Descreva suscintamente

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA GERAL DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSOS QUE ATENDE DEPARTAMENTO ENGENHARIA CIVIL

Leia mais

Exploração do Subsolo. Fernando A. M. Marinho

Exploração do Subsolo. Fernando A. M. Marinho Exploração do Subsolo Fernando A. M. Marinho Deus perguntou a Adão: comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses Adão respondeu: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore e

Leia mais

ENSAIOS IN SITU. Ensaios in situ 5/2/2016. Sondagens de penetração/ensaios in situ em solos

ENSAIOS IN SITU. Ensaios in situ 5/2/2016. Sondagens de penetração/ensaios in situ em solos ENSAIOS IN SITU Ensaios in situ Sondagens de penetração/ensaios in situ em solos SPT CPT/CPTU DPL/DPSH Molinete Pressiómetro Os que são feitos de forma sistemática, contribuem para o zonamento do maciço

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 4a)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 4a) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 4a) OBS. As notas de aulas de Mecânica dos Solos I parte 4 foram divididas em duas partes, em parte 4a e parte 4b. Helio Marcos Fernandes Viana Tema: Prospecção

Leia mais

Princípios da Mecânica Força

Princípios da Mecânica Força Mecânica dos Solos e Fundações PEF 522 5 a Aula Conceitos de Tensões total, neutra e efetiva Capilaridade Transmissão de tensões no solo Prof. Fernando A. M. Marinho Princípios da Mecânica Força Equilíbrio

Leia mais

Investigações Geotécnicas Parte 1

Investigações Geotécnicas Parte 1 Investigações Geotécnicas Parte 1 FUNDAÇÕES SLIDES 03 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS Reconhecimento do subsolo Investigação preliminar Verificação

Leia mais

AULA 3: O ESTADO DO SOLO - ÍNDICES FÍSICOS E

AULA 3: O ESTADO DO SOLO - ÍNDICES FÍSICOS E AULA 3: O ESTADO DO SOLO - ÍNDICES FÍSICOS E IDENTIFICAÇÃO DOS SOLOS MECÂNICA DOS SOLOS Prof. Augusto Montor ÍNDICES FÍSICOS UMIDADE (w) - % w = M água M seca. 100 w = M natural M s.estufa M s.estufa.

Leia mais

4 CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA E MINERALÓGICA

4 CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA E MINERALÓGICA Capítulo 4 Caracterização Geotécnica e neralógica 4 CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA E MINERALÓGICA 4.1 Considerações Iniciais Para o desenvolvimento do trabalho proposto foram realizados ensaios de caracterização

Leia mais

PEF-2403 Obras de Terra Coleção 2Q 2013/2 Prospecção do subsolo. Ensaios de campo.

PEF-2403 Obras de Terra Coleção 2Q 2013/2 Prospecção do subsolo. Ensaios de campo. PEF-243 Obras de Terra Coleção 2Q 213/2 Exercício 1 Para executar um aterro sobre solo mole foram realizados os seguintes ensaios de campo: Sondagem (Figura 1) CPTU (Figura 2) Vane Test (Figura 3) Além

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CIV 332 MECÂNICA DOS SOLOS I APOSTILA DE EXERCÍCIOS Parte 03 Prof. Benedito de Souza Bueno Prof.

Leia mais

Capítulo 5 RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DOS SOLOS

Capítulo 5 RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DOS SOLOS Capítulo 5 Como visto neste curso, carregamentos externos aplicados na superfície, ou mesmo a própria geometria da superfície da massa de solo, contribui para o desenvolvimento de tensões tangenciais ou

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 13)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 13) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 13) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Empuxos de terras (. o arte) Conteúdo da parte 13 6 Método de Rankine 6 Método de Rankine 6.1 Introdução Os métodos

Leia mais

3 APRESENTAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO E DO PROBLEMA

3 APRESENTAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO E DO PROBLEMA 3 APRESENTAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO E DO PROBLEMA Este capítulo tem o objetivo de apresentar a região estudada, desde a sua localização em relação ao Estado do Rio de Janeiro, como a indicação do perfil que

Leia mais

Mecânica dos Solos TC 035

Mecânica dos Solos TC 035 Mecânica dos Solos TC 035 Curso de Engenharia Civil 6º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2017 Resistência ao cisalhamento das areias e argilas Solicitações drenadas - Areias 1 Solicitações

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 09 Barragens - Instrumentação Eng. Civil Augusto Romanini (FACET

Leia mais

7 Análise Método dos Elementos Finitos

7 Análise Método dos Elementos Finitos 168 7 Análise Método dos Elementos Finitos No presente capítulo estão apresentados os resultados da análise do problema geotécnico ilustrado no capítulo 5 realizada a partir do método dos elementos finitos.

Leia mais

Capacidade de Carga - Sapatas

Capacidade de Carga - Sapatas Capacidade de Carga - Sapatas O cálculo da capacidade de carga, que no caso de fundações superficiais é a tensão de ruptura, depende das características do maciço de solo, da geometria do elemento de fundação

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Interação solo X estrutura Recalques Recalques

Leia mais

A MECÂNICA DOS SOLOS NOS CONCURSOS DE ENGENHARIA CIVIL Olá pessoal, meu nome é Alan Barbosa Costa, sou Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Alagoas e Técnico em Edificações pelo Instituto Federal

Leia mais

6 Análise Método Clássico

6 Análise Método Clássico 159 6 Análise Método Clássico No presente capítulo estão apresentados os resultados da análise (por equilíbrio limite) do problema geotécnico ilustrado no capítulo 5. Nos itens a seguir estão descritos

Leia mais

Ensaios de campo. Correlações.

Ensaios de campo. Correlações. Obras Geotécnicas Ensaios de campo. Correlações. 1 Ensaio de penetração dinâmica - SPT Ensaio SPT (Standard Penetration Test): - realizado no interior de um furo de sondagem; - consiste em cravar no terreno

Leia mais

Controle de Obras Mecânica dos solos

Controle de Obras Mecânica dos solos Controle de Obras Mecânica dos solos Resistência ao cisalhamento dos solos 1 Como foi já foi visto... A ruptura dos solos ocorre por cisalhamento, raramente os solos rompem por tração. A resistência ao

Leia mais

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho. de determinar as características geométricas e submetê-las a uma força de impacto.

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho. de determinar as características geométricas e submetê-las a uma força de impacto. ENSAIOS DE CARREGAMENTO DINÂMICO RESUMO Neste breve artigo apresentaremos um dos métodos que avalia fundações profundas, em especial estacas, tanto do ponto de vista da integridade do elemento estrutural

Leia mais

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS Permeabilidade do Solo SUMÁRIO

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS Permeabilidade do Solo SUMÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS Permeabilidade do Solo SUMÁRIO 1. Introdução 2. Conceito

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 2)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 2) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 2) Helio Marcos Fernandes Viana Tema: Propagação de tensões induzidas no solo Conteúdo da parte 2 1 Introdução 2 Solução de Boussinesq para carga concentrada

Leia mais

4 Estabilidade estática do aterro reforçado

4 Estabilidade estática do aterro reforçado 4 Estabilidade estática do aterro reforçado 4.1. Introdução Neste capítulo apresenta-se a avaliação da estabilidade estática de um aterro de rejeitos de mineração reforçado com geossintéticos. A obra está

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE FUNDAÇÕES DIRECTAS (2003/04)

EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE FUNDAÇÕES DIRECTAS (2003/04) TEORIA DAS FUNDAÇÕES EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE FUNDAÇÕES DIRECTAS (2003/04) DEC FCTUC 1 - Considere uma fundação contínua com de largura, pertencente a um edifício de habitação, assente sobre um solo arenoso

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 10)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 10) 1 Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 10) Helio Marcos Fernandes Viana Conteúdo da aula prática Exercício relacionado à análise, com base na envoltória de resistência de Mohr- Coulomb

Leia mais

Compacidade das areias e Limites de Atterberg

Compacidade das areias e Limites de Atterberg Conceitos Básicos P.P. (2011) GEOTÉCNIA Compacidade das areias e Limites de Atterberg Introdução (revisão) Mineralogia: argila se caracterizam por seu tamanho muito pequeno e sua atividade elétrica superficial

Leia mais

Compactação dos Solos

Compactação dos Solos Capítulo 4 Compactação dos Solos Geotecnia I SLIDES 05 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Introdução Solo como material de construção ou de fundação 2 Introdução O que é

Leia mais

Emprego de Lamelas com Função de Contrafortes em uma Escavação Urbana

Emprego de Lamelas com Função de Contrafortes em uma Escavação Urbana Emprego de Lamelas com Função de Contrafortes em uma Escavação Urbana Jonatan Garrido Jung MLF Consultoria Geotécnica, Porto Alegre, Brasil, jonatan@mlfgeotecnia.com.br Marciano Lang Fraga MLF Consultoria

Leia mais

BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 3. Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil / UFOP

BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 3. Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil / UFOP BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 3 Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil / UFOP Análises da Estabilidade de Taludes de Barragens Escolha das Seções Críticas seção de altura

Leia mais

3 Histórico do local. 3.1 Descrição da Obra

3 Histórico do local. 3.1 Descrição da Obra 3 Histórico do local 3.1 Descrição da Obra A obra consiste na execução de um extenso aterro para implantação da Indústria Rio Polímeros. A área escolhida localiza-se ao lado da Refinaria Duque de Caxias

Leia mais

Princípios da Mecânica Força

Princípios da Mecânica Força Mecânica dos Solos e Fundações PEF 522 Conceitos de Tensões total, neutra e efetiva Capilaridade Propagação de tensões no solo Princípios da Mecânica Força Equilíbrio Tensão Tensão normal Tensão tangencial

Leia mais

Como uma solução engenhosa pode mudar o destino de obras de estradas?

Como uma solução engenhosa pode mudar o destino de obras de estradas? Como uma solução engenhosa pode mudar o destino de obras de estradas? Toda a camada de solo mole. Tensões radiais. Eliminação da compressibilidade, impondo rigidez no solo. Enrijecimento apenas sob o corpo

Leia mais

INTERAÇÃO COM A ESTRUTURA COMO CONDICIONANTE DA. CARGA x RECALQUE DE FUNDAÇÕES COMPORTAMENTO DE UM EDIFÍCIO ABECE. Encontro de

INTERAÇÃO COM A ESTRUTURA COMO CONDICIONANTE DA. CARGA x RECALQUE DE FUNDAÇÕES COMPORTAMENTO DE UM EDIFÍCIO ABECE. Encontro de COMPORTAMENTO CARGA x RECALQUE DE FUNDAÇÕES COMO CONDICIONANTE DA INTERAÇÃO COM A ESTRUTURA DE UM EDIFÍCIO 1.TÉCNICAS ATUAIS DA ANÁLISE ESTRUTURAL EM CONTRASTE COM A PRÁTICA DO RECONHECIMENTO GEOTÉCNICO

Leia mais

P L A N O D E C U R S O. Objetivos Gerais: Estudar o solo como material de construção e como material para estruturas.

P L A N O D E C U R S O. Objetivos Gerais: Estudar o solo como material de construção e como material para estruturas. D E PA RTA M E N T O D E E N G E N H A R I A E N G 1 0 8 1 - G E O T E C N I A I T U R M A C 0 1 3 Ementa: P L A N O D E C U R S O Fundamentos de geologia de engenharia. Estudo das propriedades físicas

Leia mais

Estruturas de Contenção Parte 1. Marcio Varela

Estruturas de Contenção Parte 1. Marcio Varela Estruturas de Contenção Parte 1 Marcio Varela Estruturas de Contenção Obras com estruturas de contenção Para a escolha da obra de contenção mais adequada de ser executada em uma determinada situação é

Leia mais

FUNDAÇÕES RASAS INTRODUÇÃO

FUNDAÇÕES RASAS INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL ECV 114 FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA FUNDAÇÕES RASAS INTRODUÇÃO ana.paula.moura@live.com

Leia mais

Julgue o próximo item, relativo a noções de sistema cartográfico.

Julgue o próximo item, relativo a noções de sistema cartográfico. Julgue o próximo item, relativo a noções de sistema cartográfico. 95.(FUB/CEPE/2016) As curvas de nível, método utilizado para representar o relevo terrestre, nunca se cruzam, apenas se tocam quando representam

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PLANO DE ENSINO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina MECÂNICA DOS SOLOS I Código Docente Helio Marcos Fernandes Viana Semestre 2013.1 Carga horária 60h 1 EMENTA Origem, formação, e composição química mineralogia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Fundações Visão Geral, Fundações Mistas e Grupos de Estacas Aula de 12/08/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Fundações Visão Geral, Fundações Mistas e Grupos de Estacas Aula de 12/08/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Aula de 12/08/2016 Autor: Rodrigo Pasqual E-mail: rodrigo@protecengenharia.com.br - Passo a passo de um projeto de fundações: Conhecer as condições locais, acesso, estruturas

Leia mais

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I SERVIÇOS PRELIMINARES TERRAPLANAGEM

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I SERVIÇOS PRELIMINARES TERRAPLANAGEM TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I SERVIÇOS PRELIMINARES TERRAPLANAGEM UNIDADE 01 [2019/1] PROFESSORA: MOEMA CASTRO DISCIPLINA: TECON I IFBA FEIRA DE SANTANA MATERIAL DE APOIO AZEREDO, HÉLIO ALVES DE. O EDIFÍCIO

Leia mais

AULA 12: DEFORMAÇÕES DEVIDAS A CARREGAMENTOS VERTICAIS E A TEORIA DO ADENSAMENTO. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos

AULA 12: DEFORMAÇÕES DEVIDAS A CARREGAMENTOS VERTICAIS E A TEORIA DO ADENSAMENTO. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos AULA 12: DEFORMAÇÕES DEVIDAS A CARREGAMENTOS VERTICAIS E A TEORIA DO ADENSAMENTO Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos 8.1 RECALQUES DEVIDOS A CARREGAMENTOS NA SUPERFÍCIE As deformações ocorridas na

Leia mais

UNIDADE II FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA- PROFESSOR: DIEGO ARAÚJO 1

UNIDADE II FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA- PROFESSOR: DIEGO ARAÚJO 1 UNIDADE II FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA- PROFESSOR: DIEGO ARAÚJO 1 RECALQUE EM FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA- PROFESSOR: DIEGO ARAÚJO 2 RECALQUE EM FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS FUNDAÇÕES E

Leia mais

COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS

COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS 1. O que significa comportamento não drenado? 2. Porque, no caso de solos argilosos, deve-se estudar a resposta não drenada do solo?

Leia mais

RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS

RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS 1) O que é envoltória de ruptura? 2) Quais os mecanismos que interferem na resistência ao cisalhamento dos solos? 3) Qual critério de

Leia mais

Laboratório de Mecânica dos Solos. Primeiro Semestre de 2017

Laboratório de Mecânica dos Solos. Primeiro Semestre de 2017 Laboratório de Mecânica dos Solos Primeiro Semestre de 2017 Aula 8 Permeabilidade 1. A água no solo Problemas práticos envolvendo percolação: Barragens: Vazões infiltradas, piping, dimensionamento de filtros

Leia mais