Habitualmente, em fases iniciais o câncer de próstata não causa sintomas. Já quando a doença está avançada, o paciente pode apresentar:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Habitualmente, em fases iniciais o câncer de próstata não causa sintomas. Já quando a doença está avançada, o paciente pode apresentar:"

Transcrição

1 Câncer de próstata

2 Câncer de próstata O câncer de próstata é o tumor que ocorre na próstata, uma glândula masculina localizada abaixo da bexiga, por onde passa a uretra (canal que conduz a urina desde a bexiga até a ponta do pênis), e que produz parte do sêmen (eliminado na ejaculação). O câncer de próstata é, depois dos tumores de pele, o câncer mais comum nos homens, e o segundo mais letal, somente atrás do câncer de pulmão. Em geral, é um tumor de crescimento lento e, quando surge, permanece restrito à próstata por bastante tempo, onde não causa qualquer sintoma ou problema, por vezes até mesmo não necessitando tratamento. Entretanto, alguns tipos de câncer de próstata podem ser mais agressivos e crescer rapidamente, inclusive com risco de se espalhar por outros órgãos, necessitando portanto tratamento imediato.

3 Habitualmente, em fases iniciais o câncer de próstata não causa sintomas. Já quando a doença está avançada, o paciente pode apresentar: Dificuldade para urinar Redução na força do jato urinário Sangue na urina (hematúria) Sangue no esperma (hematospermia) Dor nas costas, bacia ou em outros ossos Dor na pelve Piora da ereção (disfunção erétil)

4 Embora muito frequente, ainda não se sabe as causas do câncer de próstata. Todo tumor surge de uma proliferação descontrolada das células (crescendo, invadindo os órgãos vizinhos e se espalhando pelo corpo), entretanto o que causa esse descontrole na próstata não está bem claro. Apesar disto, conhecemos alguns fatores de risco para o câncer de próstata: Idade avançada: existe uma relação direta entre o câncer de próstata e a idade, uma vez que é mais comum em homens com mais de 65 anos. História familiar de câncer de próstata ou câncer de mama: história desses tipos de tumor em familiares de primeiro grau (pais ou irmãos) aumenta o risco de câncer de próstata. Afrodescendência: pacientes negros tem um risco maior de ter câncer de próstata, bem como, desenvolvimento da doença mais cedo. Obesidade: o sobrepeso parece tornar o câncer de próstata mais agressivo.

5 De forma preventiva, pode-se reduzir o risco de câncer de próstata através de mudanças de hábitos favoráveis à saúde global do indivíduo: Dieta saudável: rica em frutas e legumes, e pobre em gordura de origem animal. Exercícios físicos regulares: ajudam a combater a obesidade e, assim, reduzir o risco de câncer de próstata. Realizar exame médicos periódicos: doenças identificadas de forma precoce habitualmente são mais fáceis de serem tratadas. Assim, quando diagnosticado precocemente, ainda restrito à glândula, as chances de cura obtidas pelo tratamento são maiores. Tal fato justifica a realização de exames de rotina, com PSA (exame de sangue) e toque retal anuais em homens com mais de 50 anos (ou acima de 45 anos naqueles que tenham algum caso de câncer de próstata na família). Embora não esteja confirmada uma clara vantagem dos benefícios sobre os riscos do rastreamento, ele deve ser discutido com seu Urologista. Em conjunto com ele e, por ventura seus familiares, pode-se decidir o que é melhor para cada paciente.

6 Toque retal: durante o exame de toque retal, o médico examina a próstata introduzindo o dedo no reto. É um exame fundamental, pois fornece uma ótima ideia de anatomia e possíveis anormalidades da glândula. PSA (antígeno prostático específico): é uma proteína produzida pela próstata que, na maioria dos casos de câncer de próstata, está anormalmente elevada no sangue. Entretanto, outras doenças prostáticas também podem fazer com que o PSA se altere. Sabemos que a associação de ambos exames é a que mais fornece informações sobre a saúde prostática. Se algum dos exames estiver alterado, exames adicionais podem ser solicitados pelo Urologista, como: Ultrassonografia transretal da próstata (USTR): exame de ultrassonografia realizado através do reto, com intuito de avaliar a anatomia prostática. Ressonância magnética endoretal da próstata: exame de ressonância magnética realizada através do reto, que avalia não só a anatomia mas também o funcionamento da próstata. Biópsia prostática guiada por USTR: por meio de uma agulha fina, são recolhidas pequenas amostras da próstata, guiadas por uma ultrassonografia, sendo fundamental para o diagnóstico definitivo do câncer de próstata.

7 Se a biópsia confirma a presença do câncer de próstata, o próximo passo é determinar o grau de agressividade do tumor, bem como sua extensão (processo chamado estadiamento, ou estudo da extensão da doença). Os fragmentos de próstata retirados na biópsia são então analisados por um médico Patologista (com o auxílio de um microscópio), para que seja definido o grau de agressividade da doença; quanto mais as células cancerosas são diferentes das células saudáveis, mais agressivo é o câncer, ou seja, maior o risco de disseminação das células tumorais. Para isso, o tumor ganha uma nota e, quanto maior ela for, mais agressiva é a doença. A medida mais usado para avaliar as células do câncer de próstata é chamada escala de Gleason, que varia de 2 a 10 (2-6: tumor pouco agressivo; 7: tumor moderadamente agressivo; 8-10: tumor muito agressivo).

8 Já com o objetivo de determinar a extensão do câncer (estádio ou estágio), alguns exames são úteis para tal avaliação: Cintilografia óssea: avalia o risco do tumor ter atingido os ossos. Tomografia computadorizada (TC) de pelve: avalia o risco do tumor ter atingido os gânglios (linfonodos ou ínguas) na pelve Ressonância nuclear magnética (RNM): avalia o risco do tumor ter se espalhado para tecidos e órgãos vizinhos à próstata. Tomografia por emissão de pósitrons (PET scan): avalia o risco de disseminação difusa da doença para órgãos distantes.

9 Entretanto, nem todos pacientes com o diagnóstico de câncer de próstata devem ser submetidos a tais exames. Seu Urologista irá definir quais exames serão úteis em seu caso em específico. Após a realização dos exames, será definida a extensão da doença e, baseado nela, define-se as opções de tratamento. Risco Baixo Doença localizada Risco Intermediário Risco Alto Doença locamente avançada Doença avançada PSA < >20 qualquer qualquer Toque Retal Gleason normal 2-6 Nódulo pequeno 7 Nódulo grande 8-10 Nódulo fora da próstata qualquer qualquer qualquer TC de pelve - Normal Normal glânglios aumentados qualquer Cintilografia óssea - Normal Normal Normal Metástases As opções de tratamento devem ser oferecidas conforme a agressividade da doença, a sua extensão, a expectativa de vida do paciente (baseada na idade e presença de doenças associadas), a disponibilidade dos tratamentos, a preferência do paciente, família e Urologista, e é uma decisão consensual (compartilhada). Sua definição deve levar em conta riscos, benefícios e potenciais complicações de todas as modalidades terapêuticas possíveis em cada caso específico.

10 Vale ressaltar que, no caso de tumores pequenos, muito pouco agressivos e detectados numa fase bastante inicial (conhecidos como tumores indolentes), o tratamento imediato pode até mesmo nem ser necessário. Inclusive, alguns destes homens podem nunca precisar de tratamento. Em vez disso, seu Urologista pode eventualmente recomendar a vigilância ativa. Dentre as opções de tratamento, baseadas na extensão da doença, destacam-se:

11 Doença localizada (câncer de próstata clinicamente localizado) Vigilância ativa (ou observação vigilante): exames regulares de biópsia prostática são realizados para monitorar uma eventual progressão do câncer. Se algum exame mostra que o câncer está progredindo, pode-se optar por um tratamento ativo, como a cirurgia ou a radioterapia. É uma opção válida em casos de doença localizada de baixo risco, com critérios de indolência, ou até mesmo para pacientes com expectativa de vida limitada (quer seja por idade muito avançada, ou mesmo por doenças graves associadas). A principal desvantagem da vigilância ativa é o risco de o câncer pode crescer e se espalhar, tornando menos provável de ser curado.

12 Doença localizada (câncer de próstata clinicamente localizado) Terapia focais: estão baseados na destruição somente da parte da próstata afetada pelo tumor. Provocam o combate do tumor por congelamento (crioterapia, crioablação ou criocirurgia) ou por aquecimento (HIFU, ou ultrassom de alta frequência). Durante a crioterapia, pequenas agulhas são inseridas na próstata guiadas por imagens de ultrassom. Um gás congelante é colocado nas agulhas, que faz com que a próstata seja congelada, e assim causando a destruição do tumor. Já o ultrassom de alta frequência (HIFU) usa ondas sonoras para aquecer a próstata e causar destruição das células cancerosas. É realizado pela introdução de uma pequena sonda pelo reto, que emite a energia necessária para o aquecimento da próstata.

13 Doença localizada (câncer de próstata clinicamente localizado) Radioterapia: é o uso de uma energia nuclear, que impede a multiplicação das células cancerosas por destruição do seu DNA. Pode ser realizada através de fora do corpo (feixe externo) ou por meio de sementes radioativas implantadas na próstata (braquiterapia). Nos casos de doença mais agressiva (tumores de risco intermediário ou alto), há a necessidade de associar-se o uso de terapia hormonal temporária (descrita abaixo), com o objetivo de fragilizar o tumor e, com isso, obter maiores chances de cura. Radioterapia de feixe externo: com o paciente deitado em uma maca, são realizadas aplicações diárias de uma radiação através de uma máquina que se move em torno do corpo, direcionando a energia para a próstata. Cada aplicação demora poucos minutos, e não há necessidade do paciente estar internado. É um tratamento realizado 5 dias da semana por aproximadamente 6 a 8 semanas. Braquiterapia (radioterapia intersticial): com o paciente anestesiado, são introduzidas dentro da próstata pequenas sementes metálicas radioativas, através de agulhas inseridas entre o escroto e o ânus, guiadas por ultrassom. A radiação das sementes é liberada e assim causa a destruição das células cancerosas.

14 Doença localizada (câncer de próstata clinicamente localizado) Cirurgia (prostatovesiculectomia radical ou prostatectomia radical): é a remoção cirúrgica da próstata com o tumor, vesículas seminais, gordura que reveste a próstata e dos gânglios linfáticos pélvicos. Pode ser realizada por três principais vias de acesso: aberta (pequena incisão abaixo do umbigo), por videolaparoscopia (através de pequenos orifícios e com o uso de uma câmera e pinças) ou assistida por robô (como a videolaparoscopia, porém através do comando de braços robóticos por um Urologista). A melhor via de acesso para cada caso deve ser discutida com o seu Urologista. Após a cirurgia, que é realizada sob anestesia geral, o paciente recebe alta em 24 a 48h usando uma sonda na bexiga e um dreno, que são removidos dentro de uma semana. É o tratamento que oferece as maiores chances de cura, por isso, quando há indicação de alguma terapia ativa, é considerada a primeira escolha nos casos de doença localizada.

15 Doença localmente avançada (câncer de próstata clinicamente localmente avançado) Radioterapia de feixe externo: assim como na doença localizada, é uma opção de tratamento nos casos de doença localmente avançada. Entretanto, deve estar sempre associada a terapia hormonal por tempo prolongado (entre 2 e 3 anos). Mesmo assim, as chances de resposta não são animadoras. Cirurgia (prostatovesiculectomia radical ou prostatectomia radical): apesar dos resultados não serem tão bons como nos casos de doença localizada, atualmente é uma boa opção inicial de tratamento nesses casos. Tem como grande vantagem a de manter a possibilidade do uso da radioterapia em um segundo momento. Terapia multimodal: é a associação entre a cirurgia, realizada inicialmente, e em seguida a radioterapia (algumas vezes com uso da terapia hormonal). Tem se mostrado como a forma de tratamento com melhores chances de controle a longo prazo do câncer de próstata localmente avançado. Terapia hormonal: usada somente em casos de tratamento paliativo da doença, quando a expectativa de vida do paciente é limitada (quer seja pela sua idade ou doenças associadas).

16 Doença avançada (câncer de próstata avançado ou metastático) Terapia hormonal (hormonioterapia ou ablação/bloqueio hormonal): é o tratamento que tem como objetivo interromper a ação ou a produção da testosterona (hormônio masculino) pelos testículos, uma vez que as células tumorais do câncer de próstata dependem dela para seu crescimento. Assim, em um ambiente sem testosterona, as células cancerosas tendem a morrer ou crescer mais lentamente. Dentre as formas de terapia hormonal destacamos: Orquiectomia: é a remoção da parte dos testículos que produz a testosterona. Análogos ou antagonistas LHRH: é uma injeção que impede a liberação pela glândula hipófise (que se localiza perto do cérebro) de substâncias que estimulam os testículos a produzir a testosterona. Anti-andrógenos: são medicamentos usados via oral que impedem a ação da testosterona nas células cancerosas.

17 Doença avançada (câncer de próstata avançado ou metastático) Terapias hormonais de segunda linha: são medicamentos, em geral usados via oral, indicados após a falha dos tratamentos anteriores. Podem ser hormônios femininos, como o estrógeno, e mais modernamente, medicamentos que bloqueiam mais intensamente a produção ou ação da testosterona. Quimioterapia: são medicamentos via oral ou endovenosos que, pela sua toxicidade para as células cancerosas, leva-as à morte. Está indicada após a falha dos tratamentos hormonais. Imunoterapia: é a forma de tratamento que tem por objetivo estimular a imunidade do indivíduo contra o câncer de próstata. Terapias ósseas: são tratamentos úteis para manter uma boa saúde dos ossos de pacientes portadores de câncer de próstata, eles são vítimas de metástases ou fragilidades ósseas devido aos tratamentos hormonais.

18 Quando o paciente recebe o diagnóstico de um câncer de próstata, muitas vezes surgem sentimentos de incredulidade, medo, raiva, ansiedade e tristeza. Apesar disso, com o auxílio da família e dos médicos, cada paciente deve procurar informação para, juntos, poderem enfrentar a doença, buscando os melhores resultados. Para isso, é importante informar-se bastante sobre seu diagnóstico, não só durante sua consulta mas também através de publicações ou até mesmo fontes na internet recomendadas pelo seu médico. Desta forma, o paciente, a família e os amigos presentes estarão ajudando o Urologista a definir o melhor tratamento, mantendo o controle sobre sua própria doença. Redes de apoio a pacientes portadores de câncer ou até mesmo pacientes que já foram tratados podem muitas vezes também ser fontes úteis de suporte e informação. Para a consulta com o Urologista, recomenda-se levar todos os exames e anotar os sintomas que você está sentindo, incluindo os que podem parecer sem relação com o motivo pelo qual você está consultando, bem como suas informações pessoais importantes, incluindo quaisquer preocupações ou mudanças de hábito recentes. Tenha uma lista de todos medicamentos em uso. Prefira levar junto à consulta algum membro da família ou acompanhante. Às vezes pode ser difícil lembrar de todas as informações fornecidas. Alguém que o acompanhe pode ajudar a lembrar de algo que você esqueceu ou não tenha compreendido.

19 Uma vez que o tempo de consulta com o seu médico é limitado, convém preparar uma lista de perguntas que possam ajudá-lo a obter o máximo de informações durante seu tempo juntos. Para o câncer de próstata, algumas perguntas básicas a serem feitas ao seu Urologista incluem: Eu tenho câncer de próstata? Qual o tamanho e a extensão do meu câncer de próstata? Meu câncer de próstata está restrito à ela ou já se espalhou para outros órgãos? Este tumor pode ser curado? O que significa escala de Gleason e qual o grau de agressividade do meu tumor? Qual o valor do meu PSA? Ele é importante? Vou precisar fazer algum exame adicional? O meu tratamento deve ser imediato ou é possível monitorar e ver se o câncer se desenvolve? Quais são as minhas opções de tratamento? Quais são os riscos, benefícios e potenciais complicações de cada uma das opções de tratamento no meu caso? Quais as chances de cura que cada tratamento oferece no meu caso? Existe uma opção de tratamento que seja mais adequada para o meu caso? Como o tratamento do câncer pode afetar a minha vida diária? Devo consultar algum outro especialista? Recomenda alguma página na internet para que eu possa ler mais sobre minha doença?

20 Além destas perguntas, não se intimide em fazer novos questionamentos que por ventura possam surgir durante a consulta.

21 Sobre O NeoUro começou, dentro da Uromed, em fevereiro de 2002, e compõe-se dos médicos Dr. Aguinel José Bastian Jr., Dr. Luís Felipe Piovesan e Dr. Ricardo Kupka da Silva, atuando com o objetivo de formar um grupo para tratar de maneira especializada os tumores e neoplasias urológicas. Dr. Aguinel José Bastian Júnior CRM/SC 5179 RQE 9107 Dr. Luís Felipe Piovesan CRM/SC 8402 RQE 4270 Dr. Ricardo Kupka da Silva CRM/SC RQE 10675

22 Siga nossas redes sociais:

O que é e para que serve a Próstata

O que é e para que serve a Próstata O que é e para que serve a Próstata A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho genital masculino. Está localizada abaixo da bexiga, atravessada pela uretra. Seu tamanho e forma correspondem a

Leia mais

AO SEU LADO. Homem que e homem se previne.

AO SEU LADO. Homem que e homem se previne. AO SEU LADO Homem que e homem se previne. Novembro foi escolhido como o mês para conscientizar sobre o câncer de próstata. De tabu a solução, o Novembro Azul tem ajudado milhares de homens a se prevenir

Leia mais

A fase inicial do câncer de próstata apresenta uma evolução silenciosa e não causa sintomas, mas alguns sinais merecem atenção:

A fase inicial do câncer de próstata apresenta uma evolução silenciosa e não causa sintomas, mas alguns sinais merecem atenção: Novembro Azul O movimento mundialmente conhecido como Novembro Azul ou Movember visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e tem o bigode como símbolo adotado para

Leia mais

Blumenau, 4º trimestre de Informativo nº 17

Blumenau, 4º trimestre de Informativo nº 17 Blumenau, 4º trimestre de 2016. Informativo nº 17 Prezados Colaboradores, Neste informativo, abordaremos sobre a Campanha contra o Suicídio e também o Combate ao Câncer de Próstata. Acontece em todo o

Leia mais

Aparelho médico que utiliza HIFU (high intensity focused ultrasound) para tratar o câncer da próstata (Vide HIFU).

Aparelho médico que utiliza HIFU (high intensity focused ultrasound) para tratar o câncer da próstata (Vide HIFU). a Ablatherm HIFU: Aparelho médico que utiliza HIFU (high intensity focused ultrasound) para tratar o câncer da próstata (Vide HIFU). Adenoma da próstata: Tumor benigno da próstata que causa um aumento

Leia mais

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, o quarto tipo mais comum entre ambos os sexos e o segundo mais incidente

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, o quarto tipo mais comum entre ambos os sexos e o segundo mais incidente Câncer de Próstata A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA O PÚBLICO

INFORMAÇÃO PARA O PÚBLICO INFORMAÇÃO PARA O PÚBLICO O TESTE PSA e o carcinoma da próstata Esta INFORMAÇÃO é sobre o teste de antígeno específico da próstata, ou "PSA". O teste de PSA é um exame de sangue para ajudar a detectar

Leia mais

GUIA DO CÂNCER DE PRÓSTATA

GUIA DO CÂNCER DE PRÓSTATA GUIA DO CÂNCER DE PRÓSTATA CÂNCER DE PRÓSTATA O QUE É? É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo

Leia mais

Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) Câncer de próstata: Vamos falar sobre isso?

Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) Câncer de próstata: Vamos falar sobre isso? Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) Câncer de próstata: Vamos falar sobre isso? Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Leia mais

PSA MATERIAL DE APOIO.

PSA MATERIAL DE APOIO. PSA MATERIAL DE APOIO www.hilab.com.br INTRODUÇÃO Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em valores absolutos e considerando

Leia mais

SAÚDE DA PRÓSTATA. Câncer de próstata localizado: O guia do paciente

SAÚDE DA PRÓSTATA. Câncer de próstata localizado: O guia do paciente SAÚDE DA PRÓSTATA Câncer de próstata localizado: O guia do paciente ÍNDICE Comitê de saúde da próstata Comitê de saúde da próstata... 2 A jornada de Tony de volta à saúde: história de um paciente... 3

Leia mais

Módulo: Câncer de Próstata Localizado Alto Risco

Módulo: Câncer de Próstata Localizado Alto Risco Módulo: Câncer de Próstata Localizado Alto Risco Caso 1 PFA, 55 anos, masculino Sem comorbidades, pratica tênis 2x/semana PSA = 11 ng/ml (primeiro PSA) TR com nódulo pétreo a E de 2 cm Biópsia Gleason

Leia mais

CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO

CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO Drª Cléria Santiago de Ávila O QUE É O CÂNCER? Câncer é o nome dado a doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que se dividem rapidamente são agressivas

Leia mais

Câncer de Próstata. Dr.Adolfo Oliveira

Câncer de Próstata. Dr.Adolfo Oliveira Câncer de Próstata Dr.Adolfo Oliveira Câncer de Próstata Aproximadamente 46 mil casos/ano Cerca 24% de chance de desenvolver Câncer de Próstata durante a vida Aproximadamente 30% não são avaliadas para

Leia mais

Módulo: Câncer de Próstata Localizado de Risco Baixo e Intermediário

Módulo: Câncer de Próstata Localizado de Risco Baixo e Intermediário Módulo: Câncer de Próstata Localizado de Risco Baixo e Intermediário Caso 1 AAC, 68 anos, masculino Hipertenso, corrida 3x/semana, TR: nódulo não pétreo em base E (volume próstatico 30 cc) 22/10/09: PSA

Leia mais

Tumores renais. 17/08/ Dra. Marcela Noronha.

Tumores renais. 17/08/ Dra. Marcela Noronha. Tumores renais 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha As neoplasias do trato urinário em crianças quase sempre são malignas e localizam-se, em sua maioria, no rim. Os tumores de bexiga e uretra são bastante

Leia mais

Sabe quem pode vir a ter cancro da prostata? É melhor pensar um pouco mais qualquer homem pode vir a ter cancro da próstata

Sabe quem pode vir a ter cancro da prostata? É melhor pensar um pouco mais qualquer homem pode vir a ter cancro da próstata Abra os olhos Sabe quem pode vir a ter cancro da prostata? É melhor pensar um pouco mais qualquer homem pode vir a ter cancro da próstata Cancro da Próstata Factos que todos os homens com mais de 40 anos

Leia mais

Tratamento Radioterápico do Câncer de Próstata

Tratamento Radioterápico do Câncer de Próstata MONTEIRO, Daniella Santos [1] SANTOS, Domingas Silva dos [2] CARDOSO, Ivanilson dos Santos [3] MARQUES, Kélya Mendes [4] SANTOS, Raone Domingues dos [5] SOARES, Wanessa Danielle Barbosa [6] MONTEIRO, Daniella

Leia mais

Tratamentos do Câncer. Prof. Enf.º Diógenes Trevizan

Tratamentos do Câncer. Prof. Enf.º Diógenes Trevizan Tratamentos do Câncer Prof. Enf.º Diógenes Trevizan As opções de tratamento oferecidas para os pacientes com câncer devem basear-se em metas realistas e alcançáveis para cada tipo de câncer específico.

Leia mais

CÂNCER EM HOMENS MANUTENÇÃO DA SAÚDE MASCULINA

CÂNCER EM HOMENS MANUTENÇÃO DA SAÚDE MASCULINA CÂNCER EM HOMENS MANUTENÇÃO DA SAÚDE MASCULINA NOVEMBRO 2018 O câncer de próstata é o segundo mais prevalente entre os homens e as campanhas de conscientização são fundamentais para discutir o problema

Leia mais

O QUE É? O RABDOMIOSARCOMA

O QUE É? O RABDOMIOSARCOMA O QUE É? O RABDOMIOSARCOMA Músculo O RABDOMIOSARCOMA O QUE SIGNIFICA ESTADIO? O QUE É O RABDOMIOSARCOMA? O rabdomiosarcoma é um tumor dos tecidos moles (tecidos que suportam e ligam as várias partes do

Leia mais

É uma situação muito ruim. É uma mutilação que ninguém vê. Mas a opção à cirurgia é

É uma situação muito ruim. É uma mutilação que ninguém vê. Mas a opção à cirurgia é Câncer de próstata: \"É uma mutilação, mas a opção à cirurgia é morrer\" Nesta segunda-feira (17), Dia Mundial do Combate ao Câncer da Próstata, médicos e pacientes falam sobre a importância do diagnóstico

Leia mais

Homens! Vamos falar sobre saúde?

Homens! Vamos falar sobre saúde? Homens! Vamos falar sobre saúde? CENTRO DE REFERÊNCIA DA SAÚDE DO HOMEM Criado em 2009 com o objetivo de promover ações que contribuam para o acolhimento e ressaltar a importância da saúde masculina. 70%

Leia mais

Informação para Doentes. Cancro do rim. Português

Informação para Doentes. Cancro do rim. Português Informação para Doentes Cancro do rim Português Este folheto faz parte das Informações da EAU para os Doentes, sobre Cancro Renal. Contém informações gerais sobre esta doença. Se tiver perguntas específicas

Leia mais

Saúde NOVEMBRO AZUL. Especial.

Saúde NOVEMBRO AZUL. Especial. www.municipais.org.br Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis Saúde Especial NOVEMBRO AZUL O Sindicato dos Servidores Municipais preparou para você trabalhador uma

Leia mais

O Câncer de Próstata. O que é a Próstata

O Câncer de Próstata. O que é a Próstata O Câncer de Próstata O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum no sexo masculino, acometendo um em cada seis homens. Se descoberto no início, as chances de cura são de 95%. O que é a Próstata A

Leia mais

O que é Novembro Azul?

O que é Novembro Azul? O que é Novembro Azul? Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha, mundialmente conhecida como Movember,

Leia mais

Oi, pai! Nós, da RHVIDA, queremos congratular você pelo seu dia. Copyright RHVIDA S/C Ltda.

Oi, pai! Nós, da RHVIDA, queremos congratular você pelo seu dia.  Copyright RHVIDA S/C Ltda. Oi, pai! Nós, da RHVIDA, queremos congratular você pelo seu dia. Se você não é pai com certeza é filho, e então vamos parabenizar você e seu pai. Você sabe que existem muitas coisas a fazer pelo seu filho.

Leia mais

DOSSIER INFORMATIVO Doenças da Próstata

DOSSIER INFORMATIVO Doenças da Próstata DOSSIER INFORMATIVO Doenças da Próstata 2013 O que é a próstata? A próstata é uma glândula do aparelho genital masculino localizada à frente do recto e logo abaixo da bexiga, órgão onde a urina está temporariamente

Leia mais

22 - Como se diagnostica um câncer? nódulos Nódulos: Endoscopia digestiva alta e colonoscopia

22 - Como se diagnostica um câncer? nódulos Nódulos: Endoscopia digestiva alta e colonoscopia 22 - Como se diagnostica um câncer? Antes de responder tecnicamente sobre métodos usados para o diagnóstico do câncer, é importante destacar como se suspeita de sua presença. As situações mais comuns que

Leia mais

Aula 07: Câncer de mama

Aula 07: Câncer de mama Instituto Politécnico de Educação Profissional do Ceará Disciplina Enfermagem em Saúde da Criança, do Adolescente e da Mulher Aula 07: Câncer de mama Profa. Karine Moreira de Melo Objetivos da aula Apresentar

Leia mais

Cancro da Próstata GUIA DE SAÚDE

Cancro da Próstata GUIA DE SAÚDE Cancro da Próstata GUIA DE SAÚDE ÍNDICE 01. O QUE É? pág. 3 02. EM NÚMEROS pág. 5 03. FATORES DE RISCO pág. 9 04. SINTOMAS pág. 13 05. EVOLUÇÃO E DIAGNÓSTICO pág. 17 06. TRATAMENTO pág. 21 07. PREVENÇÃO

Leia mais

Prevenção do Câncer. Enf.º Prof.ºKarin Scheffel

Prevenção do Câncer. Enf.º Prof.ºKarin Scheffel Prevenção do Câncer Enf.º Prof.ºKarin Scheffel A prevenção primária preocupa-se com a redução do risco ou a prevenção do aparecimento de câncer em pessoas saudáveis. A prevenção secundária envolve os esforços

Leia mais

Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling

Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling O que é Câncer Como isso acontece Por que é tão perigoso A proliferação do Câncer O Câncer pode

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre o Cancro da Próstata

Perguntas Frequentes sobre o Cancro da Próstata Informação para Doentes Português Perguntas Frequentes sobre o Cancro da Próstata Os termos sublinhados estão listados no glossário. Perguntas gerais O que é o cancro da próstata? O cancro da próstata

Leia mais

A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a. prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem

A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a. prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem medo sobre o assunto com amigas, colegas de trabalho e familiares para que todas possam ter a oportunidade

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ACOMETIDO POR CÂNCER DE PRÓSTATA: ADOECIMENTO, PREVENÇÃO, MÉTODOS DE DIAGNÓSTICOS, COMPLICAÇÕES E TRATAMENTO.

SISTEMATIZAÇÃO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ACOMETIDO POR CÂNCER DE PRÓSTATA: ADOECIMENTO, PREVENÇÃO, MÉTODOS DE DIAGNÓSTICOS, COMPLICAÇÕES E TRATAMENTO. SISTEMATIZAÇÃO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ACOMETIDO POR CÂNCER DE PRÓSTATA: ADOECIMENTO, PREVENÇÃO, MÉTODOS DE DIAGNÓSTICOS, COMPLICAÇÕES E TRATAMENTO. Fagner Dantas de Oliveira¹; Laís Paiva de Medeiros

Leia mais

Cintilografia Óssea com 99mTc-MDP na suspeição do câncer de próstata.

Cintilografia Óssea com 99mTc-MDP na suspeição do câncer de próstata. Cintilografia Óssea com 99mTc-MDP na suspeição do câncer de próstata. Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular Hospital Universitário Antônio Pedro Universidade Federal Fluminense Autor Elisa Carla

Leia mais

III EGEPUB/COPPE/UFRJ

III EGEPUB/COPPE/UFRJ Luiz Otávio Zahar III EGEPUB/COPPE/UFRJ 27/11/2014 O que é a próstata? A próstata é uma glândula pequena que fica abaixo da bexiga e envolve o tubo (chamado uretra) pelo qual passam a urina e o sêmen.

Leia mais

GUIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE DO HOMEM

GUIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE DO HOMEM GUIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE DO HOMEM 1 2 UMA NOVA VISÃO SOBRE A SAÚDE O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta barreiras. Quase

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

ASPECTOS PSICOLÓGICOS NO TRATAMENTO RADIOTERÁPICO PARA CÂNCER DE PRÓSTATA: ATUAÇÃO DO TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

ASPECTOS PSICOLÓGICOS NO TRATAMENTO RADIOTERÁPICO PARA CÂNCER DE PRÓSTATA: ATUAÇÃO DO TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA ASPECTOS PSICOLÓGICOS NO TRATAMENTO RADIOTERÁPICO PARA CÂNCER DE PRÓSTATA: ATUAÇÃO DO TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA Susana Rossetto 1, Raquel Colenci 2 1 Aluna do Curso Superior de Tecnologia de Radiologia,

Leia mais

CPMG- SGT NADER ALVES DOS SANTOS CÂNCER DE PRÓSTATA PROF.WEBER

CPMG- SGT NADER ALVES DOS SANTOS CÂNCER DE PRÓSTATA PROF.WEBER CPMG- SGT NADER ALVES DOS SANTOS CÂNCER DE PRÓSTATA PROF.WEBER Próstata Sobre o Câncer Sintomas Diagnóstico e exame Tratamento Recomendações O QUE É A PRÓSTATA? A próstata é uma glândula que tem o tamanho

Leia mais

Diagnóstico e classificação de cancro do rim

Diagnóstico e classificação de cancro do rim Informação para Doentes Português 32 Diagnóstico e classificação de cancro do rim Os termos sublinhados estão listados no glossário. Na maioria dos casos o cancro renal é assintomático, o que significa

Leia mais

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença. CÂNCER DE MAMA O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Também acomete homens,

Leia mais

Saúde da Próstata. XXX Ciclo de Debate Município Saudável Envelhecimento Ativo. Claudio B. Murta

Saúde da Próstata. XXX Ciclo de Debate Município Saudável Envelhecimento Ativo. Claudio B. Murta Divisão de Clínica Urológica Saúde da Próstata XXX Ciclo de Debate Município Saudável Envelhecimento Ativo Claudio B. Murta Médico Urologista Coordenador do Centro de Referência do Homem Hospital de Transplantes

Leia mais

PRÓSTATA PÊNIS TESTÍCULO

PRÓSTATA PÊNIS TESTÍCULO TUDO SOBRE OS CÂNCERES MASCULINOS PRÓSTATA PÊNIS TESTÍCULO EXPEDIENTE Presidente Cristina Gomes Diretora Institucional Liana Pires Presidente do Comitê Científico Prof. Dr. Riad N. Younes Editor Médico

Leia mais

Trabalho de biologia

Trabalho de biologia câncer Trabalho de biologia neste livro darei exemplos de dois tipos de câncer, que são eles: Câncer de esôfago E Pulmão. A quais falei e seguida. Câncer de esôfago O câncer de esôfago pode ter duas linhagens,

Leia mais

Apresentação. Essa é a nossa contribuição! Renato Fortuna Campos Presidente do Conselho de Administração. Filiado à Febrac

Apresentação. Essa é a nossa contribuição! Renato Fortuna Campos Presidente do Conselho de Administração. Filiado à Febrac Apresentação A informação é o primeiro passo para a prevenção de qualquer tipo de doença, mas procure sempre fontes seguras, de preferência de instituições médicas, inclusive se for pesquisar o tema pela

Leia mais

SUMÁRIO SOBRE A FEBRASGO 4 O QUE É 5 SINTOMAS 6 DIAGNÓSTICO 7 TRATAMENTO 8 ENTENDA A ENDOMETRIOSE 9 ENDOMETRIOSE E INFERTILIDADE

SUMÁRIO SOBRE A FEBRASGO 4 O QUE É 5 SINTOMAS 6 DIAGNÓSTICO 7 TRATAMENTO 8 ENTENDA A ENDOMETRIOSE 9 ENDOMETRIOSE E INFERTILIDADE ENDOMETRIOSE 1 SUMÁRIO SOBRE A FEBRASGO 4 O QUE É 5 SINTOMAS 6 DIAGNÓSTICO 7 TRATAMENTO 8 ENTENDA A ENDOMETRIOSE 9 ENDOMETRIOSE E INFERTILIDADE 10 ENDOMETRIOSE NA ADOLESCÊNCIA 11 3 SOBRE A FEBRASGO A

Leia mais

ENDOMETRIOSE: CONHEÇA OS SINTOMAS E TRATAMENTOS

ENDOMETRIOSE: CONHEÇA OS SINTOMAS E TRATAMENTOS ENDOMETRIOSE: CONHEÇA OS SINTOMAS E TRATAMENTOS INTRODUÇÃO 3 ENDOMETRIOSE 5 ENDOMETRIOSE E GRAVIDEZ 11 A IMPORTÂNCIA DE CONTAR COM AJUDA ESPECIALIZADA EM FERTILIDADE 14 CONCLUSÃO 16 SOBRE A CLÍNICA ORIGEN

Leia mais

número 25- julho/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

número 25- julho/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS número 25- julho/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RADIOTERAPIA INTRAOPERATÓRIA PARA O TRATAMENTO DE ESTÁDIOS INICIAIS

Leia mais

UROLOGIA. Especialidade médica que estuda o aparelho gênito-urinário masculino e urinário feminino e se preocupa com suas doenças.

UROLOGIA. Especialidade médica que estuda o aparelho gênito-urinário masculino e urinário feminino e se preocupa com suas doenças. UROLOGIA Especialidade médica que estuda o aparelho gênito-urinário masculino e urinário feminino e se preocupa com suas doenças. A uroginecologia portanto, aborda e trata de doenças que se referem aos

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº., DE 2011 (Do Sr. ELISEU PADILHA)

PROJETO DE LEI Nº., DE 2011 (Do Sr. ELISEU PADILHA) PROJETO DE LEI Nº., DE 2011 (Do Sr. ELISEU PADILHA) Altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento

Leia mais

UMA NOVA VISÃO SOBRE A SAÚDE

UMA NOVA VISÃO SOBRE A SAÚDE UMA NOVA VISÃO SOBRE A SAÚDE O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista,

Leia mais

Sobre o câncer de pulmão

Sobre o câncer de pulmão Sobre o câncer de pulmão Sobre o câncer de pulmão Câncer de pulmão É um dos mais comuns de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% ao ano na incidência mundial. Em 90% dos casos diagnosticados,

Leia mais

Indicações de tratamento paliativo em pacientes oncológicos

Indicações de tratamento paliativo em pacientes oncológicos Indicações de tratamento paliativo em pacientes oncológicos Dra Ana Paula de O Ramos Setor de Cuidados Paliativos Disciplina de Clínica Médica UNIFESP/EPM 2009 O que é câncer??? Definição - câncer É uma

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

PRINCIPAIS AGRAVOS UROLÓGICOS FORUM POLÍTICAS PUBLICAS E SAÚDE DO HOMEM/2014

PRINCIPAIS AGRAVOS UROLÓGICOS FORUM POLÍTICAS PUBLICAS E SAÚDE DO HOMEM/2014 PRINCIPAIS AGRAVOS UROLÓGICOS FORUM POLÍTICAS PUBLICAS E SAÚDE DO HOMEM/2014 CARLOS CORRADI CHEFE SERV. UROLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL MINAS GERAIS PRESIDENTE SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA 2014-2015

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO

GUIA DE ORIENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO GUIA DE ORIENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO 1 UMA NOVA VISÃO SOBRE A SAÚDE O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta barreiras. Quase

Leia mais

Fatores de risco: O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau

Fatores de risco: O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau Câncer O que é câncer? Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase)

Leia mais

Inteligência artificial é usada em exames mais precisos contra o câncer no interior de São Paulo

Inteligência artificial é usada em exames mais precisos contra o câncer no interior de São Paulo Inteligência artificial é usada em exames mais precisos contra o câncer no interior de São Paulo g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/inteligencia-artificial-e-usada-em-exames-mais-precisos-contra-o-cancerno-interior-de-sao-paulo.ghtml

Leia mais

1º ANO TURNO TARDE 2

1º ANO TURNO TARDE 2 1º ANO TURNO TARDE 2 a) É a ação de brincar, de entreter, de distrair. b) São os esportes adaptados em diferentes modalidades a pessoas com deficiência física. c) São apenas as atividades que o participante

Leia mais

Evidências em Saúde: PSA e Câncer de Próstata. Bárbara Castro Juliana Kaori Paulo Matsuo Rita Besson

Evidências em Saúde: PSA e Câncer de Próstata. Bárbara Castro Juliana Kaori Paulo Matsuo Rita Besson Evidências em Saúde: PSA e Câncer de Próstata Bárbara Castro Juliana Kaori Paulo Matsuo Rita Besson Introdução A Próstata: Glândula localizada abaixo da bexiga e à frente do reto Envolve a porção inicial

Leia mais

Câncer de próstata. O que você deve saber. Marco A. Fortes HNMD

Câncer de próstata. O que você deve saber. Marco A. Fortes HNMD Câncer de próstata O que você deve saber Marco A. Fortes HNMD Incidência do câncer em homens no Brasil em 1999 Localização Homens % Pele 19500 15,0 Pulmão 14800 11,6 Próstata 14500 11,4 Estômago 13600

Leia mais

DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DO PET CT ONCOLÓGICO NO PLANSERV.

DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DO PET CT ONCOLÓGICO NO PLANSERV. DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DO PET CT ONCOLÓGICO NO MARÇO 2014 GOVERNADOR DO ESTADO JAQUES WAGNER SECRETÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO EDELVINO DA SILVA GÓES FILHO REALIZAÇÃO COORDENADOR GERAL SONIA MAGNÓLIA LEMOS

Leia mais

Vigilância ativa em câncer de próstata. Marcos Tobias Machado Setor de Uro-oncologia

Vigilância ativa em câncer de próstata. Marcos Tobias Machado Setor de Uro-oncologia Vigilância ativa em câncer de próstata Marcos Tobias Machado Setor de Uro-oncologia Argumentos que justificam a vigilância ativa como opção terapêutica Câncer de próstata na era do PSA Apresentação clínica

Leia mais

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito.

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. No Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, o site Coração & Vida faz

Leia mais

MESA-REDONDA: MÓDULO DE CÂNCER DE PRÓSTATA. Radioterapia na doença oligometastática de próstata. SBRT e outras estratégias

MESA-REDONDA: MÓDULO DE CÂNCER DE PRÓSTATA. Radioterapia na doença oligometastática de próstata. SBRT e outras estratégias MESA-REDONDA: MÓDULO DE CÂNCER DE PRÓSTATA Radioterapia na doença oligometastática de próstata. SBRT e outras estratégias Rio de Janeiro, 26 de Outubro de 1017 Nenhum conflito de interesse a declarar joao.salvajoli@hc.fm.usp.br

Leia mais

NOVEMBRO AZUL: COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

NOVEMBRO AZUL: COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA COMBATE E PREVENÇÃO AO ÍNDICE 03 04 07 12 19 24 Introdução Novembro Azul O câncer Você precisa se importar! Prevenção: Vencendo o preconceito Bons hábitos e Diagnóstico precoce são a melhor prevenção 27

Leia mais

DOU de 22/08/2007 seção 1. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 467, DE 20 DE AGOSTO DE 2007

DOU de 22/08/2007 seção 1. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 467, DE 20 DE AGOSTO DE 2007 DOU de 22/08/2007 seção 1 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 467, DE 20 DE AGOSTO DE 2007 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, considerando a constante

Leia mais

Saiba Mais Sobre a Doença Leptomeníngea

Saiba Mais Sobre a Doença Leptomeníngea Form: D-8669A Portuguese Saiba Mais Sobre a Doença Leptomeníngea Informação destinada a pacientes e cuidadores Leia este folheto e fique a saber: O que é a doença leptomeníngea Quais os sintomas da doença

Leia mais

finasterida Bula para paciente Comprimido revestido 5mg finasterida_comp rev_v2_vp_finalv2_vp VERSÃO 2 - Estsa versão altera a VERSÃO 1 Página 1

finasterida Bula para paciente Comprimido revestido 5mg finasterida_comp rev_v2_vp_finalv2_vp VERSÃO 2 - Estsa versão altera a VERSÃO 1 Página 1 finasterida Bula para paciente Comprimido revestido 5mg Página 1 finasterida Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. Comprimido revestido FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: Embalagem com 30 comprimidos

Leia mais

SAÚDE DOS RINS. Massas e tumores renais localizados: guia do paciente

SAÚDE DOS RINS. Massas e tumores renais localizados: guia do paciente SAÚDE DOS RINS Massas e tumores renais localizados: guia do paciente Índice Comitê de saúde renal e adrenal Comitê de Massa Renal... 2 História do paciente.... 3 Introdução: Eu tenho uma massa renal -

Leia mais

finasterida Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos 5 mg

finasterida Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos 5 mg finasterida Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos 5 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO finasterida Medicamento genérico Lei nº 9.787,

Leia mais

ANGELA SANSSON DOSIMETRISTA - HOSPITAL SÃO LUCAS - PUC - RS GRADUANDA DE FÍSICA MÉDICA - PUC-RS

ANGELA SANSSON DOSIMETRISTA - HOSPITAL SÃO LUCAS - PUC - RS GRADUANDA DE FÍSICA MÉDICA - PUC-RS ANGELA SANSSON DOSIMETRISTA - HOSPITAL SÃO LUCAS - PUC - RS GRADUANDA DE FÍSICA MÉDICA - PUC-RS ESTIMATIVA 596 MIL CASOS 2016; DISTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL DOS DEZ TIPOS DE CÂNCER MAIS INCIDENTES; Ministério

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO (PSA) NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE PRÓSTATA

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO (PSA) NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE PRÓSTATA 16 TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO (PSA) NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE PRÓSTATA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

PRINCÍPIOS DA RADIOTERAPIA & BRAQUITERAPIA

PRINCÍPIOS DA RADIOTERAPIA & BRAQUITERAPIA PRINCÍPIOS DA RADIOTERAPIA & BRAQUITERAPIA Radioterapia é um tipo de tratamento no qual se utiliza de radiações ionizantes para atingir determinadas células, impedindo seu aumento ou causando sua destruição.

Leia mais

FLAXIN (finasterida) comprimidos revestidos 5 mg. Merck S/A

FLAXIN (finasterida) comprimidos revestidos 5 mg. Merck S/A FLAXIN (finasterida) comprimidos revestidos 5 mg Merck S/A Flaxin finasterida APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos de 5 mg em embalagem com 30 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido

Leia mais

PROIBIDA A REPRODUÇÃO

PROIBIDA A REPRODUÇÃO Página 1 Protocolo do Complexo de Regulação do Estado do Rio de Janeiro POP-2000--002 01 1 / Protocolo do SOLICITANTE do SER Página 2 Protocolo do Complexo de Regulação do Estado do Rio de Janeiro POP-2000--002

Leia mais

Avou, na sessão realizada

Avou, na sessão realizada Câmara Municipal apro- Avou, na sessão realizada no dia 3 de outubro, projeto de Lei do Poder Executivo que trata do orçamento para 2017. Por maioria de votos, os vereadores aprovaram sem ressalvas a Lei

Leia mais

ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA

ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA 2 Fisiopatologia do Processo Maligno As células são conhecidas desde o século XVII, quando foram observadas com microscópios muito simples. A reunião de observações em plantas e

Leia mais

CENÁRIO DO CÂNCER DE MAMA

CENÁRIO DO CÂNCER DE MAMA OUTUBRO ROSA Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Leia mais

Curso Técnico em Enfermagem

Curso Técnico em Enfermagem AULA 07 CÂNCER DE COLO DO ÚTERO Sinônimos: Câncer de Cérvice Uterina, Câncer do colo uterino O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente,

Leia mais

Dia Mundial de Combate ao Câncer: desmistifique os mitos e verdades da doença

Dia Mundial de Combate ao Câncer: desmistifique os mitos e verdades da doença Dia Mundial de Combate ao Câncer: desmistifique os mitos e verdades da doença Enviado por Link Comunicação 03-Abr-2014 PQN - O Portal da Comunicação Link Comunicação É mito ou verdade? Câncer tem cura?

Leia mais

Tumores Ginecológicos. Enfª Sabrina Rosa de Lima Departamento de Radioterapia Hospital Israelita Albert Einstein

Tumores Ginecológicos. Enfª Sabrina Rosa de Lima Departamento de Radioterapia Hospital Israelita Albert Einstein Tumores Ginecológicos Enfª Sabrina Rosa de Lima Departamento de Radioterapia Hospital Israelita Albert Einstein Tumores Ginecológicos Colo de útero Endométrio Ovário Sarcomas do corpo uterino Câncer de

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA

TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA Augusto Schneider Carlos Castilho de Barros Faculdade de Nutrição Universidade Federal de Pelotas TÉCNICAS Citologia Histologia Imunohistoquímica/imunofluorescência Biologia

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença O cancro do cólon e reto é um dos cancros mais comuns a nível mundial. A maioria está associada à idade avançada e a fatores dietéticos/ambientais e só uma pequena percentagem está associada a fatores

Leia mais

Imagem da Semana: Ressonância nuclear magnética

Imagem da Semana: Ressonância nuclear magnética Imagem da Semana: Ressonância nuclear magnética Imagem 01. Ressonância Margnética do Abdomen Imagem 02. Angiorressonância Abdominal Paciente masculino, 54 anos, obeso, assintomático, em acompanhamento

Leia mais

CÂNCER DE PRÓSTATA: uma revisão de literatura com abordagem abrangente de aspectos anatômicos, clínicos e terapêuticos INTRODUÇÃO

CÂNCER DE PRÓSTATA: uma revisão de literatura com abordagem abrangente de aspectos anatômicos, clínicos e terapêuticos INTRODUÇÃO 1 CÂNCER DE PRÓSTATA: uma revisão de literatura com abordagem abrangente de aspectos anatômicos, clínicos e terapêuticos Raissa Silva Frota 1 Eduardo Di Oliveira Pires 2 Andrey Tavares de Oliveira Penido

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS Andreia Herculano da Silva Casa de Saúde e Maternidade Afra Barbosa Andreiah.silva@hotmail.com

Leia mais

Diretrizes Assistenciais. Protocolo de Conduta da Assistência Médico- Hospitalar - Reto

Diretrizes Assistenciais. Protocolo de Conduta da Assistência Médico- Hospitalar - Reto Diretrizes Assistenciais Protocolo de Conduta da Assistência Médico- Hospitalar - Reto Versão eletrônica atualizada em Novembro 2008 Protocolo de Conduta da Assistência Médico-Hospitalar Objetivos: - manuseio

Leia mais

Cálculo Renal. O que é? Causas Tratamento. E-book

Cálculo Renal. O que é? Causas Tratamento. E-book O que é? Causas Tratamento E-book Índice 3 4 68 9 10 12 O que é? Histórico e causas Como prevenir Tratamentos Fique atento! Procedimentos Considerações O que é? O cálculo renal, popularmente conhecido

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

Qual o melhor tratamento para o Câncer de Próstata de risco baixo ou intermediário?

Qual o melhor tratamento para o Câncer de Próstata de risco baixo ou intermediário? Qual o melhor tratamento para o Câncer de Próstata de risco baixo ou intermediário? Radioterapia (externa/braquiterapia) Erlon Gil Radioterapia Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo Randomized

Leia mais

SAÚDE DA BEXIGA. Bexiga não-músculo invasivo Câncer: guia do paciente

SAÚDE DA BEXIGA. Bexiga não-músculo invasivo Câncer: guia do paciente SAÚDE DA BEXIGA Bexiga não-músculo invasivo Câncer: guia do paciente Índice Painel de Especialistas em Câncer de Bexiga Invasivo Não-Muscular História do paciente.... Introdução... ENTENDENDO OS FATOS

Leia mais

INTRODUÇÃO BOA LEITURA!

INTRODUÇÃO BOA LEITURA! INTRODUÇÃO A mulher é, sabidamente, a que mais procura manter a saúde em dia. Esse cuidado tem início logo na adolescência, com a primeira menstruação. É quando o ginecologista passa a fazer parte da rotina

Leia mais

Tratamento de Resgate após. Eu prefiro HIFU ou Crioterapia GUSTAVO CARDOSO CHEFE DO SERVIÇO DE UROLOGIA

Tratamento de Resgate após. Eu prefiro HIFU ou Crioterapia GUSTAVO CARDOSO CHEFE DO SERVIÇO DE UROLOGIA Tratamento de Resgate após Falha da Radioterapia Eu prefiro HIFU ou Crioterapia i GUSTAVO CARDOSO GUIMARÃES CHEFE DO SERVIÇO DE UROLOGIA Câncer da Próstata Estados Unidos Siegel R, CA CANCER J CLIN 2014

Leia mais

FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg

FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg Flaxin finasterida MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÃO revestidos de 5 mg em embalagem com 30 comprimidos.

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença Cancro da Mama Mama Saudável O cancro da mama é o cancro mais frequente na mulher e, em muitos países, é ainda a sua principal causa de morte. Na população em geral, uma em cada dez mulheres virá a ter

Leia mais