ESCOLA NO CINEMA DIA 11 DE MAIO (QUARTA-FEIRA), ÀS 14H30 TEATRO MUNICIPAL SÁ DE MIRANDA. Trailer

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA NO CINEMA DIA 11 DE MAIO (QUARTA-FEIRA), ÀS 14H30 TEATRO MUNICIPAL SÁ DE MIRANDA. Trailer https://www.youtube.com/watch?"

Transcrição

1 ESCOLA NO CINEMA FILMES PROPOSTOS ÀS ESCOLAS, VISIONAMENTO EM SALA DE CINEMA E ANÁLISE EM SALA DE AULA. ENTRADA GRATUITA. INSCRIÇÃO PRÉVIA OBRIGATÓRIAATRAVÉS DO AO-NORTE@NORTENET.PT OU TELEFONE DIA 11 DE MAIO (QUARTA-FEIRA), ÀS 14H30 TEATRO MUNICIPAL SÁ DE MIRANDA AS SUFRAGISTAS Realização: Sarah Gavron Interpretação: Helena Bonham Carter, Carey Mulligan, Meryl Streep, Ben Whishaw (FRA/GB, 2015, Ficção, Cores, 106 min., M/12) Trailer

2 Sinopse: Início do século XX. Apoiadas pelos conceitos iluministas de igualdade e liberdade, as mulheres passaram a reivindicar o direito de participação na política e a exigir leis mais justas que as incluíssem nas decisões parlamentares. Apesar do importante papel social, principalmente no que se refere à educação, até então elas nunca eram vistas como capazes de escolher os governantes. No Reino Unido, o movimento começou com a fundação da União Nacional pelo Sufrágio Feminino. De modo a expor as leis sexistas e mudar a forma como eram olhadas, um grupo de mulheres da classe operária juntam as suas vozes à de Emmeline Pankhurst, uma mulher à frente do seu tempo que há muito lutava pelos direitos das mulheres. Assim, desistindo do protesto pacífico de simples manifestações de rua ou greves de fome que nunca as levou a lado algum, estas mulheres desafiam o Estado e partem para formas de luta cada vez mais radicais, enfrentando tudo em prol da igualdade de direitos e oportunidades Com realização de Sarah Gavron ( Brick Lane ) segundo um argumento de Abi Morgan, um filme dramático sobre um importante momento da História que conta com a participação de Carey Mulligan, Helena Bonham Carter, Meryl Streep, Ben Whishaw, Brendan Gleeson e Anne-Marie Duff.

3 PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA DO FILME 1. Reflexão individual 1.1. Preenchimento do guião de observação que segue em anexo 2. Reflexão em pequeno grupo 2.1. Divisão da turma em grupos, cabendo a cada grupo: Localizar no tempo e no espaço o decorrer da ação. Caraterizar o contexto social, económico, político e cultural que envolve os acontecimentos narrados. Verificar, justificando, a existência no filme de estereótipos e identificar os grupos que lhes correspondem. Reconhecer no filme situações que se constituem como violações graves do Espírito das Luzes e dos Direitos Humanos consagrados na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Tomar uma posição crítica relativamente às formas de luta adotadas. Selecionar dois momentos que considerem particularmente importantes para o desenvolvimento da narrativa. 3. Reflexão em grande grupo 3.1. Apresentação das conclusões à turma para debate Registar uma ou mais mensagens positivas que integrem valores a promover. Para todas as opções tomadas terão que ser apresentados argumentos que as justifiquem. Algumas questões que poderão ser focadas durante o debate Valores: Liberdade/Direito/Justiça/Família/Lealdade ( ). O Estatuto social da mulher nos finais do séc. XIX/início do século XX O conceito de género e as suas representações sociais Igualdade de direitos / Emancipação feminina Preconceito/estereótipos Sufrágio Feminismo O caso português (por exemplo o caso de Beatriz Ângelo)

4 DIA 12 DE MAIO (QUARTA-FEIRA), ÀS 14H30 TEATRO MUNICIPAL SÁ DE MIRANDA TERRA FIRME Realização: Emanuele Crialese Interpretação: Filippo Pucillo, Donatella Finocchiaro, Beppe Fiorello, Timnit T. (ITA/FRA, 2011, Cores, 88 min., M/12) Trailer Sinopse: Filippo (Filippo Pucillo) tem 20 anos e nunca saiu de Lampedusa, a pequena ilha onde nasceu. O pai desapareceu dois anos antes, deixando viúva sua mãe Giulietta (Donatella Finocchiaro). O avô ensinouo a respeitar o mar de forma a sobreviver através da pesca e a viver apenas daquilo que a Natureza lhe podia dar. Giulietta, porém, quer que o filho tenha uma vida diferente e seja poupado ao destino daquela gente. Por isso, com o subsídio estatal para abater barcos velhos, almeja reconstruir a sua vida no continente, em terra firme. Mas Filippo não quer destruir o barco do pai e tenta convencê-la a usá-lo para passear turistas durante a época balnear. Certo dia, durante uma expedição de pesca, Filippo e o avô deparam-se com um barco de um grupo de imigrantes africanos. Entre estes encontra-se Sara (Timnit T.), uma mulher em fim de gravidez com um filho pequeno, que levam para casa, aos cuidados

5 de Giulietta. E é assim que, sem o saberem, os três se tornam cúmplices de um novo crime: "ajudar e instigar a imigração ilegal". Realizado por Emanuele Crialese ("Respiro", "A Porta da Fortuna") e rodado na ilha siciliana onde tinha sido filmado "Respiro" em 2002, um filme sobre a difícil vida dos pescadores pobres e dos imigrantes ilegais que todos os dias se esforçam por chegar à Europa. O argumento tem por base a verdadeira história de Timnit T., que protagoniza Sara. PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA DO FILME 1. Reflexão individual 1.1. Preenchimento do guião de observação que segue em anexo. 2. Reflexão em pequeno grupo 2.1. Divisão da turma em grupos Cada grupo deverá posicionar-se sobre as respostas que foram dadas pelos membros da família Pucillo aos sucessivos dilemas morais com que se viram confrontados: Socorrer ou não os africanos naufragados? Ou violam a lei do mar que obriga os pescadores a salvar todos os que se encontram em perigo no mar ou as leis do país que proíbem o socorro de clandestinos. Prestar ou não auxílio aos clandestinos acabados de chegar, violando a lei do país, pondo em risco a sua própria segurança? 2.3. Identificar, no filme, a personagem com que mais se identificam do ponto de vista das ideias que defende e das ações praticadas. 3. Reflexão em grande grupo 3.1. Apresentação das conclusões à turma para debate Registar uma ou mais mensagens positivas que integrem valores a promover, tendo como referência os DIREITOS HUMANOS.

6 Para todas as opções terão que apresentar argumentos que as justifiquem. Nestes debates não se procuram conclusões nem se fazem escolhas. Servem, sim, de pretexto para se obter informação, ver os dois lados da questão e refletir sobre as temáticas em análise. ALGUMAS QUESTÕES QUE PODERÃO SER FOCADAS DURANTE O DEBATE Podem os valores morais e humanitários sobrepor-se à lei? Pode a lei obrigar os cidadãos a violar a sua própria consciência quando estruturada sobre valores humanos universais? Em alguma circunstância podemos dizer não ao cumprimento da lei, mesmo que injusta? Esclarecimento de conceitos como: refugiado, emigrante, asilo político... Dramas humanos gerados pelas guerras/respostas limite na luta pela sobrevivência. DIA 13 DE MAIO (SEXTA-FEIRA), ÀS 09H30 TEATRO MUNICIPAL SÁ DE MIRANDA UMA ORQUESTRA ESPECIAL Realização: Emanuele Crialese Interpretação: Filippo Pucillo, Donatella Finocchiaro, Beppe Fiorello, Timnit T. (ITA/FRA, 2011, Cores, 88 min., M/12) Trailer Sinopse: A história da Orquestra Reciclada de Cateura, um grupo musical de jovens do Paraguai, que vivem ao lado de um dos maiores aterros da América do Sul. Esta orquestra improvável toca música em instrumentos feitos inteiramente de lixo. O filme é um testemunho do poder transformador da música e da fabulosa resistência do espírito humano.

7 PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA DO FILME 1. Reflexão individual 1.1. Preenchimento do guião de observação que segue em anexo. 2. Reflexão em pequeno grupo 2.1. Divisão da turma em grupos, cabendo a cada grupo: Identificar dois grandes valores que o documentário pôs em evidência; Comentar as afirmações produzidas por Fávio Chavez, professor de Música, na abertura do último concerto apresentado no documentário; A cultura é uma necessidade básica ; Quem tem condições muito desfavoráveis não pode deixar de sonhar. Não ter nada não pode ser desculpa para não fazer nada. Escolher um momento que os tenha os tenha impressionado particularmente.

8 3. Reflexão em grande grupo 3.1. Apresentação das conclusões à turma para debate Registar uma ou mais mensagens positivas que integrem valores a promover, tendo como referência os DIREITOS HUMANOS e os Direitos das Criança. Para todas as opções terão que apresentar argumentos que as justifiquem. ALGUMAS QUESTÕES QUE PODERÃO SER FOCADAS DURANTE O DEBATE As desigualdades sociais / luta pela sobrevivência O direito à educação e à cultura Os problemas ambientais/problemas sociais Sonho/Trabalho/ Esforço/Resiliência Dificuldade/oportunidade DIA 13 DE MAIO (SEXTA-FEIRA), ÀS 14H30 TEATRO MUNICIPAL SÁ DE MIRANDA AS TARTARUGAS TAMBÉM VOAM Realização: Bahman Ghobadi Com: Soran Ebrahim, Avaz Latif, Saddam Hossein Feysal (Irão/FRA/Iraque, 2006, Cores, 98 min., M/16)

9 Sinopse: Numa aldeia do Curdistão iraquiano, na fronteira entre o Irão e a Turquia, os habitantes procuram desesperadamente uma antena parabólica para se manterem actualizados em relação à iminente invasão americana do Iraque... Um rapaz mutilado chega à aldeia com a irmã mais nova e o seu filho e pressente a guerra cada vez mais perto. "As Tartarugas Também Voam", escrito e realizado por Bahman Ghobadi ("Um Tempo para Cavalos Bêbedos"), ganhou o Prémio da Paz no Festival de Berlim, o Prémio do Público no Festival de Roterdão e o Golfinho de Ouro no Festróia. PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA DO FILME 1. Reflexão individual a. Preenchimento do guião de observação que segue em anexo. 2. Reflexão em pequeno grupo a. Divisão da turma em grupos, cabendo a cada grupo: Integrar o filme no contexto espaço temporal, político e humanitário em que se inscreve a ação. Traçar o perfil psicológico de Soran (Satélite), de Agrin e do seu irmão Henkov; Avaliar o papel de cada uma destas personagens no desenvolvimento da ação. Identificar, no filme, situações limite tendo em conta a idade dos protagonistas e o dramatismo das ações vividas. Escolher outro final para o filme justificando a opção tomada. 3. Reflexão em grande grupo a. Apresentação das conclusões à turma para debate. b. Registar uma ou mais mensagens positivas que integrem valores a promover, tendo como referência os DIREITOS HUMANOS e os Direitos das Criança. Para todas as opções terão que apresentar argumentos que as justifiquem.

10 ALGUMAS QUESTÕES QUE PODERÃO SER FOCADAS DURANTE O DEBATE Situações que configuram modelos e valores diferentes dos nossos jovens no que se refere à amizade, à família, à vida/morte, ao valor dos bens materiais, aos Direitos das Criança (...). A luta do povo Curdo pela definição de uma nação que todos os outros Estados se recusam reconhecer: Turquia, Iraque, Irão e Síria. A 2ª Guerra do Golfo. Dramas humanos gerados pelas guerras/respostas limite na luta pela sobrevivência. Violação dos Direitos da Criança. Visionamento de filme Guião de Observação Ficha Técnica Nome do filme: Realizador: Género: Data de realização: / / Duração: A PREENCHER APÓS O VISIONAMENTO DO FILME Situa a ação no tempo e no espaço.

11 Indica as personagens mais importantes. Refere a temática abordada. Elabora um pequeno resumo do filme (sinopse). Faz um breve comentário ao filme. Refere um, ou mais assuntos que gostarias de ver debatido na aula. Nome: Nº Turma

DIA 12 DE MAIO (QUARTA-FEIRA), ÀS 14H30 TEATRO MUNICIPAL SÁ DE MIRANDA TERRA FIRME

DIA 12 DE MAIO (QUARTA-FEIRA), ÀS 14H30 TEATRO MUNICIPAL SÁ DE MIRANDA TERRA FIRME ESCOLA NO CINEMA FILMES PROPOSTOS ÀS ESCOLAS, VISIONAMENTO EM SALA DE CINEMA E ANÁLISE EM SALA DE AULA. ENTRADA GRATUITA. INSCRIÇÃO PRÉVIA OBRIGATÓRIAATRAVÉS DO E-MAIL AO-NORTE@NORTENET.PT OU TELEFONE

Leia mais

DIA 11 DE MAIO (QUARTA-FEIRA), ÀS 14H30 TEATRO MUNICIPAL SÁ DE MIRANDA AS SUFRAGISTAS

DIA 11 DE MAIO (QUARTA-FEIRA), ÀS 14H30 TEATRO MUNICIPAL SÁ DE MIRANDA AS SUFRAGISTAS ESCOLA NO CINEMA FILMES PROPOSTOS ÀS ESCOLAS, VISIONAMENTO EM SALA DE CINEMA E ANÁLISE EM SALA DE AULA. ENTRADA GRATUITA. INSCRIÇÃO PRÉVIA OBRIGATÓRIAATRAVÉS DO E-MAIL AO-NORTE@NORTENET.PT OU TELEFONE

Leia mais

ESCOLA NO CINEMA. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=k-zflug3y0o

ESCOLA NO CINEMA. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=k-zflug3y0o ESCOLA NO CINEMA FILMES PROPOSTOS ÀS ESCOLAS, VISIONAMENTO EM SALA DE CINEMA E ANÁLISE EM SALA DE AULA. ENTRADA GRATUITA. INSCRIÇÃO PRÉVIA OBRIGATÓRIA ATRAVÉS DO E-MAIL AO-NORTE@NORTENET.PT OU TELEFONE

Leia mais

ESCOLA NO CINEMA. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=rrat_cquvty

ESCOLA NO CINEMA. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=rrat_cquvty ESCOLA NO CINEMA FILMES PROPOSTOS ÀS ESCOLAS, VISIONAMENTO EM SALA DE CINEMA E ANÁLISE EM SALA DE AULA. ENTRADA GRATUITA. INSCRIÇÃO PRÉVIA OBRIGATÓRIA ATRAVÉS DO E-MAIL AO-NORTE@NORTENET.PT OU TELEFONE

Leia mais

CINE TEXTOS A CASA DE ALICE

CINE TEXTOS A CASA DE ALICE 1 CINE TEXTOS ```````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````` Informação reunida e trabalhada para apoio à exibição

Leia mais

Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz

Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz PLANO ANUAL DE TRABALHO 20/205 9ºAno Código 070 Educação para a Cidadania 9º Ano Ano Letivo: 20/ 205 Plano Anual Competências a desenvolver Conteúdos Temas/Domínios Objetivos Atividades / Materiais 3 Períodos

Leia mais

Realizador: Peter Berg Argumento: Erich Hoeber, Jon Hoeber Intérpretes: Taylor Kitsch, Liam Neeson, Alexander Skarsgård, Brooklyn Decker, Rihanna,

Realizador: Peter Berg Argumento: Erich Hoeber, Jon Hoeber Intérpretes: Taylor Kitsch, Liam Neeson, Alexander Skarsgård, Brooklyn Decker, Rihanna, Tardes de Cinema Date : 19 de Abril de 2012 Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme "Battleship Batalha Naval", um épico filme de ação e aventura que se desenrola entre o mar,

Leia mais

Nome PROVA DE REDAÇÃO. Somos UFN. Somos você.

Nome PROVA DE REDAÇÃO. Somos UFN. Somos você. Nome PROVA DE REDAÇÃO Somos UFN. Somos você. REDAÇÃO UFN Caros Vestibulandos, Bem-vindos à! Para contextualizar Apresentamos a você os textos motivadores para a elaboração de sua redação, nesta edição

Leia mais

Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz

Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz PLANO ANUAL DE TRABALHO 06/07 9ºAno Código 40470 Educação para a Cidadania 9º Ano Ano Letivo: 06/ 07 Plano Anual Competências a desenvolver Conteúdos Temas/Domínios Objetivos Atividades / Materiais Períodos

Leia mais

CINE TEXTOS OS GATOS PERSAS

CINE TEXTOS OS GATOS PERSAS 1 CINE TEXTOS ```````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````` Informação reunida e trabalhada para apoio à exibição

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS DO ROTA 2018

REGULAMENTO DA MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS DO ROTA 2018 REGULAMENTO DA MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS DO ROTA 2018 1) OBJETIVO 1.1 A Mostra Competitiva de Curtas-metragens do ROTA 2018 tem o objetivo de promover, valorizar, qualificar e premiar roteiristas

Leia mais

DOURO FILM HARVEST REGULAMENTO DOURO FILM HARVEST 2014 MEO Curtas da Casa

DOURO FILM HARVEST REGULAMENTO DOURO FILM HARVEST 2014 MEO Curtas da Casa REGULAMENTO DOURO FILM HARVEST 2014 MEO Curtas da Casa Preâmbulo O MEO Curtas da Casa pretende estimular a produção e a exibição de curtas-metragens entre toda a região do Alto Douro Vinhateiro e o rio

Leia mais

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade FEMINISMO Luta das mulheres pela igualdade Bases do feminismo moderno (TEORIA FEMINISTA) Concentração na luta com o patriarcado A teoria feminista defende que a dominação masculina e subordinação feminina

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 COLÔNIA PLANO DE CURSO VIVER NO BRASIL *Identificar os agentes de ocupação das bandeiras *Conhecer e valorizar a história da capoeira *Analisar a exploração da Mata Atlântica *Compreender a administração

Leia mais

EFEITOS SECUNDÁRIOS um filme de Paulo Rebelo

EFEITOS SECUNDÁRIOS um filme de Paulo Rebelo O FILME Efeitos Secundários é uma longa-metragem de ficção filmada em vídeo de alta definição (DVCproHD) e finalizado em DCI, com duração de 97 minutos, produzida pela C.R.I.M em 2009. Trata-se da primeira

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Migração no Mundo Obs 1 : conflitos armados, étnicos, intolerância, religiosos ou políticos, e a fome formam os principais fatores repulsivos;

Leia mais

AÇÃO COLÉGIO E CURSO ATIVIDADE EXTRA DE GEOGRAFIA PROFESSOR: JULIANO MOREIRA TURMA: 6 ANO PONTOS EXTRAS:

AÇÃO COLÉGIO E CURSO ATIVIDADE EXTRA DE GEOGRAFIA PROFESSOR: JULIANO MOREIRA TURMA: 6 ANO PONTOS EXTRAS: AÇÃO COLÉGIO E CURSO ATIVIDADE EXTRA DE GEOGRAFIA PROFESSOR: JULIANO MOREIRA TURMA: 6 ANO PONTOS EXTRAS: até 3,0 na nota QUALITATIVA DATA DA ENTREGA DO TRABALHO COMPLETO: 15 DE MARÇO DE 2016 EQUIPE: ETAPAS:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 5 º ANO 1 º Período: Unidade Letiva 1 - Viver juntos OBJETIVOS CONTEÚDOS Experiências de aprendizagem Recursos 1.Valorizar a mudança

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 D2 D3 D4 D5 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes Reconhecer a influência das diversidades étnico-raciais na formação da sociedade brasileira em diferentes tempos e espaços.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes contextos Identificar as diferentes representações sociais e culturais no espaço paranaense no contexto brasileiro. Identificar a produção

Leia mais

Prova de direitos humanos

Prova de direitos humanos Prova de direitos humanos No Brasil, é responsável por proteger os direitos fundamentais, prevenindo ou corrigindo as violações praticadas pelo administrador: a. O Poder Judiciário. b. O Ministério Público.

Leia mais

Guião de exploração pedagógica painel 8. Autoria: Maria José Marques

Guião de exploração pedagógica painel 8. Autoria: Maria José Marques Autoria: Maria José Marques A Exposição Itinerante Santillana é da autoria de Maria José Marques e foi exibida pela primeira vez na Universidade de Verão Santillana, nos dias 9, 10 e 11 de julho de 2012,

Leia mais

Local e horário das exibições: Cinema Verde Viana, às 10H30 e às 14H30.

Local e horário das exibições: Cinema Verde Viana, às 10H30 e às 14H30. FILMES FALADOS Espaço de diálogo sobre temas da atualidade. Depois da projeção dos filmes, os debates, moderados por Fabrice Schurmans. Os espetadores poderão levantar questões e manifestar a sua opinião

Leia mais

PORTO7 Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto Edição 2012

PORTO7 Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto Edição 2012 PORTO7 Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto Edição 2012 - REGULAMENTO Artigo 1º Organização é um evento organizado pela FICP Associação para a promoção da cultura, cinema, artes e meios

Leia mais

Ricardina Bridges Solicitors Advogados

Ricardina Bridges Solicitors Advogados Ricardina Bridges Solicitors Advogados 47 South Lambeth Road SW8 1RH London Reino Unido Tel: (+44) 0207 5825108 Fax: (+44) 0207 5825250 www.rbsolicitors.com Emigração Angolana e o Associativismo na Diáspora

Leia mais

Tema: Fronteiras e pontes - As migrações

Tema: Fronteiras e pontes - As migrações Tema: Fronteiras e pontes - As migrações Secção 1: Por que motivo é a migração um «tema candente» para o século XXI? A migração é um tema candente para a Europa e o mundo do século XXI. Quais são as razões

Leia mais

Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz

Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz PLANO ANUAL DE TRABALHO 206/207 8ºAno Código 40470 Educação para a Cidadania Ano Letivo: 206 / 207 Plano Anual Competências a desenvolver Conteúdos Temas/Domínios Objetivos Atividades / Materiais 3 Períodos

Leia mais

O Presidente. Senhora Secretária-Geral Adjunta do Conselho da. República à Assembleia Parlamentar do Conselho da

O Presidente. Senhora Secretária-Geral Adjunta do Conselho da. República à Assembleia Parlamentar do Conselho da Senhor Presidente da República, Senhora Secretária-Geral Adjunta do Conselho da Europa, Senhora Presidente da Delegação da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em representação

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas Agrupamento de Escolas de Mira Departamento de Ciências Sociais e Humanas Educação Moral e Religiosa Católica 2016/2017 5º Ano PLANO ANUAL Unidade temática Unidade Letiva 1 - Viver juntos Nº de aulas 7

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Inglês do Ensino Secundário; QECRL; Projeto Educativo; Critérios de Avaliação

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Inglês do Ensino Secundário; QECRL; Projeto Educativo; Critérios de Avaliação INGLÊS_LE I 12º Ano Nível 8 (B2.1 / B2.2) Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Inglês do ; QECRL; Projeto Educativo; Critérios de Avaliação 0. Módulo Inicial Get Linked

Leia mais

PORTO7 Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto Edição 2013

PORTO7 Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto Edição 2013 PORTO7 Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto Edição 2013 - REGULAMENTO Artigo 1º Organização é um evento organizado pela FICP Associação para a promoção da cultura, cinema, artes e meios

Leia mais

2º 3 º ciclos 2017/18

2º 3 º ciclos 2017/18 CI 2º 3 º ciclos 2017/18 Segunda-feira, 04 de junho de 2018 O BEM E O MAL- exame de consciência Cada um de nós, apercebe-se que dentro de si existe o bem e o mal. O mal pode ter vários nomes: mentira,

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE ARAGUAÍNA COLÉGIO ESTADUAL LEOPOLDO DE BULHÕES EQUIPE DE APOIO

ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE ARAGUAÍNA COLÉGIO ESTADUAL LEOPOLDO DE BULHÕES EQUIPE DE APOIO FESTIVAL DE ARTES A CULTURA E NÓS DO COLÉGIO ESTADUAL LEOPOLDO DE BULHÕES. APRESENTAÇÃO O festival de artes A Cultura e Nós é uma iniciativa do Colégio Estadual Leopoldo de Bulhões, em parceria com as

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTIAGO Teste de Aferição de Competências APRESENTAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SANTIAGO Teste de Aferição de Competências APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO Pensados com o objectivo de aferir os reais conhecimentos dos alunos que se preparam para iniciar um curso superior, os Testes de Aferição de Competências da Universidade de Santiago são também

Leia mais

Elisabete Figueiredo (Universidade de Aveiro) João Luís Fernandes (Universidade de Coimbra) Ana Sofia Duque

Elisabete Figueiredo (Universidade de Aveiro) João Luís Fernandes (Universidade de Coimbra) Ana Sofia Duque Elisabete Figueiredo elisa@ua.pt (Universidade de Aveiro) João Luís Fernandes jfernandes@fl.uc.pt (Universidade de Coimbra) Ana Sofia Duque ascduque@gmail.com (Universidade de Coimbra) Diogo Soares da

Leia mais

DOURO FILM HARVEST 2014 REGULAMENTO DOURO FILM HARVEST 2014 WINE AND FOOD FILMS

DOURO FILM HARVEST 2014 REGULAMENTO DOURO FILM HARVEST 2014 WINE AND FOOD FILMS REGULAMENTO DOURO FILM HARVEST 2014 WINE AND FOOD FILMS Preâmbulo A proximidade entre o cinema, o vinho e a gastronomia tem sido, ao longo da história da sétima arte, inquestionável. A gastronomia é actualmente

Leia mais

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. Disciplina: TC Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. Disciplina: TC Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Disciplina: TC0600 - Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo Sumário Porque fazer um Levantamento Bibliográfico? Como Ler melhor? Como Organizar o material lido?

Leia mais

BIOLOGIA E GEOLOGIA. Aula Prática

BIOLOGIA E GEOLOGIA. Aula Prática BIOLOGIA E GEOLOGIA Aula Prática 11 TRABALHO DE GRUPO Grupos de 5 elementos. Durante o primeiro período vão selecionar notícias da net, jornais, livros, filmes com a Genética como tema. Esta seleção pode

Leia mais

MUDANÇAS! CLIMATICAS!

MUDANÇAS! CLIMATICAS! MUDANÇAS! CLIMATICAS! NA SALA DE AULA!! Curso da UNESCO para professores secundários (fundamental II e ensino médio) sobre educação em mudança climática e desenvolvimento sustentável (EMCDS)! Dia 5 Aprendizagem

Leia mais

MOSTRA INTERNAZIONALE D ARTE CINEMATOGRAFICA

MOSTRA INTERNAZIONALE D ARTE CINEMATOGRAFICA MOSTRA INTERNAZIONALE D ARTE CINEMATOGRAFICA la Biennale di Venezia 2011 Venezia 68 Concorso UM FILME DE Uma história que está suspensa entre mito e realidade contada com a linguagem suave mas poderosa

Leia mais

Retratos de Família: o cinema de João Canijo. Daniel Ribas

Retratos de Família: o cinema de João Canijo. Daniel Ribas Retratos de Família: o cinema de João Canijo Daniel Ribas História - João Canijo A sua formação fez-se através de assistência de realização de alguns realizadores europeus, que filmaram em Portugal nos

Leia mais

Mais informações e marcações Rui Pereira

Mais informações e marcações Rui Pereira Apresentamos de seguida várias sessões temáticas compostas por curtas-metragens de animação, às quais chamamos de Filminhos Infantis. Estas propostas são complementadas com uma oficina com uma duração

Leia mais

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 3º ANO -2017/2018 3.º ANO 1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças têm dignidade e valor. RESDP

Leia mais

Refugiados: o limite entre o abrigo e a xenofobia

Refugiados: o limite entre o abrigo e a xenofobia Refugiados: o limite entre o abrigo e a xenofobia Textos motivadores A proteção de refugiados foi estabelecida como missão principal da agência de refugiados da ONU, que foi constituída para assistir,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CULTURA PORTUGUESA DO DESIGNER Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CULTURA PORTUGUESA DO DESIGNER Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular CULTURA PORTUGUESA DO DESIGNER Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Arquitectura e Artes (1º Ciclo) 2. Curso Design 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular CULTURA

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR: Emiliano Glaydson de Oliveira TURMA: 9º ano DISCIPLINA: História Cap. 1 A Era Vargas Cap. 1 A Segunda Guerra Mundial Cap. 1 A República Liberal Analisar o processo de esgotamento da Primeira

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O DISCIPLINA: História e Geografia de Portugal ANO: 5 TURMAS: A,B e C ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O Tema A - A Península Ibérica: dos primeiros povos à formação de

Leia mais

musical infantil UM PASSEIO MAR ADENTRO Conscientização Ambiental

musical infantil UM PASSEIO MAR ADENTRO Conscientização Ambiental Autor João Miranda musical infantil UM PASSEIO MAR ADENTRO Direção Fabiana Valor Direção Musical Leonardo Valor www.umpasseiomaradentro.com.br APRESENTAÇÃO NOME: UM PASSEIO MAR ADENTRO Musical Infantil

Leia mais

13º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult

13º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult 13º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult De 26 a 30 de setembro de 2018 REGULAMENTO I DA DATA

Leia mais

6 obras indispensáveis para refletir sobre a Consciência Negra

6 obras indispensáveis para refletir sobre a Consciência Negra 6 obras indispensáveis para refletir sobre a Consciência Negra No mês da Consciência Negra, conheça seis obras importantes que analisam e estimulam o pensamento crítico acerca dos papeis social do negro

Leia mais

TRANSATLANTIC TRENDS PORTUGAL

TRANSATLANTIC TRENDS PORTUGAL TRANSATLANTIC TRENDS PORTUGAL Q1. Pensa que será melhor para Portugal participarmos activamente nas questões mundiais ou afastarmo-nos das questões mundiais? - Participarmos activamente nas questões mundiais

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Acolhimento aos alunos. . Observação de mapas. Observação de imagens

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Acolhimento aos alunos. . Observação de mapas. Observação de imagens ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: Educação Moral e Religiosa Católica ANO: 5.º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5.º Ano

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5.º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar

Leia mais

1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo

1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA - 2º ano 2017/2018 1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo 1.Reconhecer o valor da amizade. N. Promover o bem comum e o cuidado do outro. G. Identificar

Leia mais

Revisão: Bases para este novo homem... O duro século XIX. Direito Educacional e Ética. Locke e /Rousseau: a ideia de um contrato;

Revisão: Bases para este novo homem... O duro século XIX. Direito Educacional e Ética. Locke e /Rousseau: a ideia de um contrato; Revisão: A importância dos movimentos ocorridos no século XVII: Independência Americana, Revolução francesa; Obs: A constituição do Estado da Virgínia. A grande preocupação:. Os direitos do homem e do

Leia mais

UNIDADE DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

UNIDADE DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 05 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

série relações brasileuropa Fluxos Migratórios e Refugiados na Atualidade

série relações brasileuropa Fluxos Migratórios e Refugiados na Atualidade série relações brasileuropa 7 Fluxos Migratórios e Refugiados na Atualidade Editor responsável Jan Woischnik Coordenação Editorial Reinaldo J. Themoteo Revisão Reinaldo J. Themoteo Design gráfico e diagramação

Leia mais

A CIÊNCIA DOS ANIMAIS

A CIÊNCIA DOS ANIMAIS A CIÊNCIA DOS ANIMAIS Resumo A série apresenta, em 10 episódios, animais dos mais diversos reinos, famílias, ordens e classes em imagens surpreendentes. Dentre os assuntos abordados, estão as principais

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS... 4 Histórico...4 Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948... 5

Leia mais

Trabalhar pedagogicamente as desigualdades de género. XII Encontro de Educação para a Cidadania Global 8 de julho Escola Superior de Lisboa

Trabalhar pedagogicamente as desigualdades de género. XII Encontro de Educação para a Cidadania Global 8 de julho Escola Superior de Lisboa Trabalhar pedagogicamente as desigualdades de género XII Encontro de Educação para a Cidadania Global 8 de julho Escola Superior de Lisboa O Graal é um movimento internacional de mulheres empenhadas em

Leia mais

NA SANTIDADE. 2ª FEIRA 29 de abril

NA SANTIDADE. 2ª FEIRA 29 de abril 2ª FEIRA 29 de abril NA SANTIDADE INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Esta semana somos convidados a refletir sobre a santidade. Todos conhecemos alguns santos, talvez até um pouco da sua vida e como podem ser

Leia mais

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa,

Leia mais

CATEQUESE 6 - A PAZ NA VIDA DO HOMEM

CATEQUESE 6 - A PAZ NA VIDA DO HOMEM CATEQUESE 6 - A PAZ NA VIDA DO HOMEM Em cada frase indicar em que sentido se fala da paz como: dom, conquista ou compromisso. Se a frase tiver vários sentidos, assinalá-lo. CATEQUESE 7 - A VERDADE COMO

Leia mais

PANORAMA DO REFÚGIO NO SÉCULO XXI: OS REFUGIADOS SÍRIOS NO BRASIL E NO MUNDO

PANORAMA DO REFÚGIO NO SÉCULO XXI: OS REFUGIADOS SÍRIOS NO BRASIL E NO MUNDO PANORAMA DO REFÚGIO NO SÉCULO XXI: OS REFUGIADOS SÍRIOS NO BRASIL E NO MUNDO INTRODUÇÃO A migração aparece, no século XXI, com novos contornos, novas questões jurídicas e políticas (BAENINGER, 2014). Os

Leia mais

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2016/2017 5 º ANO Unidade Letiva 1 -

Leia mais

Notas de Intenção do Realizador

Notas de Intenção do Realizador Sinopse Os utentes da Loja do Cidadão das Antas na cidade do Porto entregam-se à liturgia do cansaço e da espera. No acesso do cidadão ao cumprimento das suas obrigações, percebemos a rotina processual

Leia mais

AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social

AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Camila Marques dos Santos - CamilaMarques2114@Outlook.com Daniela Aparecida de Melo Francisco - dmelofrancisco@hotmail.com Jaqueline Campois Santos

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental Capítulo 1: A construção da historia. Cultura e tradição Cultura: costumes que permanecem O registro como fonte histórica. Capitulo

Leia mais

DO IT YOURSELF FILMMAKING

DO IT YOURSELF FILMMAKING DO IT YOURSELF FILMMAKING Com a revolução tecnológica, todos nos tornamos produtores de imagens, postando vídeos, criando filmes com nossos amigos ou desenvolvendo conteúdo para o vimeo ou youtube. Mas

Leia mais

2) Cite três conseqüências da desigualdade socioeconômica presente entre os povos nos países em desenvolvimento. (0,8)

2) Cite três conseqüências da desigualdade socioeconômica presente entre os povos nos países em desenvolvimento. (0,8) TEXTO PARA AS QUESTÕES 1 A 4 De acordo com a ONU (2007), a população mundial é de aproximadamente 6,6 bilhões de pessoas. Desse total mais de 5,0 bilhões vivem em nações subdesenvolvidas. Apesar da existência

Leia mais

Formação Geral. Caminhos para condução das respostas a respeito do Direito das meninas/jovens/mulheres:

Formação Geral. Caminhos para condução das respostas a respeito do Direito das meninas/jovens/mulheres: Formação Geral PADRÃO DE RESPOSTA O estudante deve elaborar um texto dissertativo que contemple alguns dos seguintes argumentos e exemplos possíveis: Item a: Caminhos para condução das respostas a respeito

Leia mais

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P.

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P. Anexo DISCIPLINAS OPTATIVAS DO CURSO A) Disciplinas Optativas do Eixo da Formação Científico-Cultural FCH358 - Antropologia do Imaginário: Analisar a constituição do imaginário social, a partir de uma

Leia mais

DATA: 04 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 9.º ANO/EF

DATA: 04 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 9.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 04 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Formação Geral. Caminhos para condução das respostas a respeito do Direito das meninas/jovens/mulheres:

Formação Geral. Caminhos para condução das respostas a respeito do Direito das meninas/jovens/mulheres: Formação Geral O estudante deve elaborar um texto dissertativo que contemple alguns dos seguintes argumentos e exemplos possíveis: Item a: Caminhos para condução das respostas a respeito do Direito das

Leia mais

Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas. Grupo de Recrutamento: 400. Planificação Trimestral de História A. 2º Período.

Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas. Grupo de Recrutamento: 400. Planificação Trimestral de História A. 2º Período. Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas Grupo de Recrutamento: 400 Coordenadora: Rosa Santos Subcoordenador: Armando Castro Planificação Trimestral de História A 2º Período 11º Ano Professor:

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO BASEADAS NA RELIGIÃO OU CONVICÇÃO

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO BASEADAS NA RELIGIÃO OU CONVICÇÃO DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO BASEADAS NA RELIGIÃO OU CONVICÇÃO Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 36/55, de 25 de novembro

Leia mais

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Projeto Brasil misturado Duração: 01/11/12 a 30/11/12 Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Culminância: Dia 30 de novembro Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo

Leia mais

Concurso de Curtas-Metragens da Biodiversidade. Regulamento do Concurso Edição de 2018

Concurso de Curtas-Metragens da Biodiversidade. Regulamento do Concurso Edição de 2018 Concurso de Curtas-Metragens da Biodiversidade Regulamento do Concurso Edição de 2018 O presente regulamento refere-se ao Concurso de Curtas-Metragens da Biodiversidade, integrado no Festival Internacional

Leia mais

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL. Disciplina de Imagem e Som A 11º RCA. Planificação ano lectivo 2009/2010

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL. Disciplina de Imagem e Som A 11º RCA. Planificação ano lectivo 2009/2010 ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL Disciplina de Imagem e Som A 11º RCA Planificação ano lectivo 2009/2010 Prof. Adriana Rocha 1º Período CONTEÚDOS OBJECTIVOS ESTRATÉGIAS

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 6 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. Critérios de evidência:

Leia mais

PRÁTICAS NA INTERVENÇÃO EM PROJETO EU E OS OUTROS

PRÁTICAS NA INTERVENÇÃO EM PROJETO EU E OS OUTROS PRÁTICAS NA INTERVENÇÃO EM C A D PROJETO EU E OS OUTROS ISABEL NUNES CONCEITO É um programa de prevenção universal dos problemas ligados aos comportamentos aditivos e dependências, dirigido a jovens entre

Leia mais

Ser Pescador no Séc. XXI Profissão de Risco?

Ser Pescador no Séc. XXI Profissão de Risco? PROJETO EAThink2015 Unidade de Aprendizagem de Educação para a Cidadania Global 2º CICLO Ser Pescador no Séc. XXI Profissão de Risco? www.eathink2015.org AUTOR: Fundação Calouste Gulbenkian PAÍS: Portugal

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2016 / 2017

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2016 / 2017 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2016 / 2017 CURSO/CICLO DE FORMAÇÃO DISCIPLINA: Docente Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural e de Técnico de Turismo Área de Integração Ludgero Filipe

Leia mais

assista ao trailer acompanhe as entrevistas

assista ao trailer acompanhe as entrevistas 9 de novembro nos cinemas assista ao trailer acompanhe as entrevistas NO INTENSO A G O R A roteiro, texto e direção joão moreira salles é possível mudarmos a imagem da toda vez que é acessada? pensei em

Leia mais

Obrigado! Obrigado por abrir um espaço para compartilhar o filme Mercy's Blessing" para inspirar

Obrigado! Obrigado por abrir um espaço para compartilhar o filme Mercy's Blessing para inspirar Guia do Facilitador Obrigado! Obrigado! Obrigado por abrir um espaço para compartilhar o filme Mercy's Blessing" para inspirar coragem para a mudança. Mais de 100 iniciativas em mais de 25 países em todo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS. Ano letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. DISCIPLINA: português (5º ano) QUADRO I

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS. Ano letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. DISCIPLINA: português (5º ano) QUADRO I AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA: português (5º ano) QUADRO I CRITÉRIOS ESPECIFICOS Domínios/ Tema Aprendizagens Essenciais: Conhecimentos,

Leia mais

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância Faculdade de Saúde Pública (USP), Auditório Paula Souza.

Leia mais

Cinema em Transe e Mostra Linhas Imaginárias em setembro no Sesc Palladium Centro cultural realiza programação gratuita de cinema durantes todo o mês

Cinema em Transe e Mostra Linhas Imaginárias em setembro no Sesc Palladium Centro cultural realiza programação gratuita de cinema durantes todo o mês Cinema em Transe e Mostra Linhas Imaginárias em setembro no Sesc Palladium Centro cultural realiza programação gratuita de cinema durantes todo o mês A programação de cinema deste mês do Sesc Palladium

Leia mais

Projecto RISE Roma Inclusive School Experiences

Projecto RISE Roma Inclusive School Experiences Projecto RISE Roma Inclusive School Experiences jan.2018-dez.2019 21 de março de 2019 Equipa: Maria José Casa-Nova (coord.), Maria Alfredo Moreira, Daniela Silva, Júlia Rodrigues e Ana Laura Ribeiro Formação

Leia mais

Departamento Pedagógico do Núcleo de Ciência Política e Relações Internacionais Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Departamento Pedagógico do Núcleo de Ciência Política e Relações Internacionais Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas Ciência Política e Relações Internacionais Universidade da Beira Interior Covilhã, Fevereiro de 2014 REGULAMENTO 1. Objetivos gerais Promover, pela

Leia mais

PORTUGUÊS MENSAL - TARDE. A supremacia da TV. Nome: Nº: Data: / /2007 Série: 8ª/Ano: 9º Bimestre: 1º NOTA: Disciplina: Prova:

PORTUGUÊS MENSAL - TARDE. A supremacia da TV. Nome: Nº: Data: / /2007 Série: 8ª/Ano: 9º Bimestre: 1º NOTA: Disciplina: Prova: Nome: Nº: Disciplina: PORTUGUÊS Prova: MENSAL - TARDE Data: / /2007 Série: 8ª/Ano: 9º Bimestre: 1º NOTA: Parte A Leitura e Interpretação de textos Leia, com atenção, o texto abaixo. Em seguida, responda

Leia mais

Roteiro para análise do filme Escritores da. Liberdade

Roteiro para análise do filme Escritores da. Liberdade Roteiro para análise do filme Escritores da Liberdade É importante reforçar que toda a comunidade escolar é responsável e participante no processo educativo e que a ação dos funcionários na escola é, sobretudo,

Leia mais

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO 1º ANO 1. Reconhecer a si e ao outro nas relações que se estabelecem nos diferentes grupos sociais com os quais convive, percebendo as diferenças individuais. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA

Leia mais

NACIONALIDADE COMO DIREITO FUNDAMENTAL: A QUESTÃO DOS, APÁTRIDAS E OS REFUGIADOS

NACIONALIDADE COMO DIREITO FUNDAMENTAL: A QUESTÃO DOS, APÁTRIDAS E OS REFUGIADOS NACIONALIDADE COMO DIREITO FUNDAMENTAL: A QUESTÃO DOS, APÁTRIDAS E OS REFUGIADOS Aula 07 NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Identificamos a evolução histórica dos direitos humanos Direitos Humanos Direitos fundamentais

Leia mais

Imigração. Fechamento do abrigo de Brasiléia (AC)

Imigração. Fechamento do abrigo de Brasiléia (AC) Imigração Haitianos e Senegaleses (mais de 300) partiram de Rio Branco no Acre e vão desembarcar de ônibus em SP em busca de trabalho a mando do governo acreano (Abril/2014) Fechamento do abrigo de Brasiléia

Leia mais

MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen

MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental Surge em 1999, Goiás. Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO T AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL (2º ciclo) Ano letivo: 2018/19 DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM CONHECIMENTOS/COMPETÊNCIAS/CAPACIDADES

Leia mais

Esse Guia está estruturado e organizado para você utilizá-lo durante a

Esse Guia está estruturado e organizado para você utilizá-lo durante a GUIA da MINISSÉRIE: Como Enfrentar o Câncer Esse Guia está estruturado e organizado para você utilizá-lo durante a MINISSÉRIE: Como Enfrentar o Câncer Se você tiver dúvidas sobre a Minissérie: COMO Enfrentar

Leia mais

2ª FEIRA 11 DE JUNHO

2ª FEIRA 11 DE JUNHO 2ª FEIRA 11 DE JUNHO Bom dia! Entramos na última semana de aulas. Vamos aproveitar os momentos do nosso Bom dia para refletir sobre como devemos olhar para este ano letivo que passou. TEXTO As três maçãs

Leia mais

O QUE A GENTE QUER MURAL P(R)O(F)ÉTICO. Estudantes do 3º EJA MÉDIO

O QUE A GENTE QUER MURAL P(R)O(F)ÉTICO. Estudantes do 3º EJA MÉDIO O QUE A GENTE QUER MURAL P(R)O(F)ÉTICO Estudantes do 3º EJA MÉDIO 2 3 APRESENTAÇÃO Os poemas que se seguem foram escritos pelos estudantes do 3º EJA A do Ensino Médio da Escola Estadual Dionysio Costa

Leia mais