MANUAL PARA PRODUÇÃO DE VÍDEOS ecict UFRN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL PARA PRODUÇÃO DE VÍDEOS ecict UFRN"

Transcrição

1

2 MANUAL PARA PRODUÇÃO DE VÍDEOS ecict UFRN Uma produção audiovisual é mais que uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, implica em seguir algumas etapas até chegar ao produto final. O processo para transformar uma história ou ideia em uma sequência de imagens em movimento que se defina como filme ou vídeo é composto de algumas etapas recomendáveis para que essa transformação aconteça com sucesso

3 POR ONDE COMEÇAMOS? IDEIA ROTEIRO PRÉ - PRODUÇÃO GRAVAÇÃO EDIÇÃO

4 ARGUMENTO E ROTEIRO Nessa etapa, você precisa fazer suas ideias e sua inspiração chegarem ao papel de forma concreta. Para isso, você precisará organizá-las para poder criar um roteiro coerente e com início, meio e fim. Antes de começar, você terá de responder 04 questões. O QUE GRAVAR? QUAL É A FINALIDADE? QUAL É O PÚBLICO? COMO GRAVAR?

5 IDENTIFIQUE SEU TEMA: Qual o tema do seu trabalho? FAÇA UM RECORTE: Selecione os aspectos essenciais do seu trabalho. Lembre-se de que o tempo de duração do vídeo não deve ultrapassar 5 minutos. PREPARE UMA SINOPSE: Apresente sua ideia para o seu orientador. rtância da escola. Currículo escolar. A importância dos conhecimentos adquiridos na escola na vida cotidiana.

6 APRESENTAÇÃO Apresente o autor, os coautores e o orientador. Além disso, informe a universidade, o curs e a edição do congresso. TÍTULO Apresente o tema do trabalho INTRODUÇÃO Exponha o tema do trabalho de pesquisa, relacionando-o com a bibliografia consultada. METODOLOGIA Descreva os métodos, materiais, técnicas e equipamentos utilizados. RESULTADOS Apresente os dados coletados na parte experimental ou prática. DISCUSSÃO Confronte os resultados do trabalho com os dados da literatura consultada. CONCLUSÃO Destaque os resultados obtidos na trabalho de pesquisa. Deve ser breve, podendo incluir recomendações ou sugestões para outras pesquisas na área.

7 PRÉ-PRODUÇÃO Definido o roteiro, a pré-produção é a fase de planejamento do vídeo. Antes de começar a gravar, é preciso escolher os equipamentos e observar as recomendações gerais da PROPESQ: O arquivo deverá ter no máximo 50 Mb e duração de no máximo 05 minutos; Poderá ser gerado em qualquer formato (MKV, AVI, MPEG, MP4, RMVB, por exemplo); Deverão ser observados os preceitos éticos referentes ao uso da imagem de terceiros; Não será permitido o uso de conteúdo violento, discriminatório, pornográfico ou que viole direitos e/ou propriedade intelectual de terceiros ou a lei; O vídeo DEVE conter a apresentação do trabalho pelo discente-autor e/ou coautores, seguindo o roteiro sugerido na página anterior, conforme as orientações fornecidas no Manual para Produção de Vídeos para o ecict disponível no site da Propesq. Atenção: A apresentação não deve se resumir a uma mera leitura do trabalho escrito. Procure ter uma boa desenvoltura na apresentação; O vídeo PODE, complementarmente, conter: ilustrações consideradas relevantes para o trabalho (exemplos: descrição de equipamentos, funcionamento de máquinas, mostras de dança e teatro, experimentos em laboratório etc); trechos editados ou na íntegra de obras videográficas de terceiros, com autoria devidamente registrada; reproduções de fotos, documentos históricos, obras de arte, partituras musicais, etc. O uso de ilustrações enriquece o trabalho, tornando-o mais atrativo ao público. EQUIPA MENTOS

8 PRODUÇÃO E CAPTAÇÃO (PLANOS) Em termos de planos para TV ou vídeo, o plano é classificado de acordo com o tamanho da figura humana ou de um objeto dentro de um quadro. Dentre os diversos planos possíveis, recomendamos o uso de um ou mais dos planos listados a seguir. PLANO CONJUNTO É o plano onde o principal é o coletivo. Nele, a ênfase está na interação entre os personagens. A figura humana é mostrada por completo, e buscamos o registro de uma comunicação corporal entre eles. Mas, ainda vemos muitas referências do cenário. PLANO MÉDIO É o plano mais utilizado quando buscamos dar destaque ao discurso do personagem. Mostra a expressão facial, mas sem exagero. É o plano mais utilizado no jornalismo e nas cenas de diálogo.

9 PLANO DETALHE Como próprio nome indica, ele registra detalhe dos objetos ou partes do corpo. Tem caráter ilustrativo e amplifica o tamanho dos objetos em uma escala que os valoriza. REGRA DOS TRÊS TERÇOS Dividimos a tela em 3 partes e centralizamos os olhos na 1ª linha. Esta regra vale também para paisagens. Para equilibrarmos o quadro, colocamos a linha do horizonte na primeira linha. Estas regras não são rígidas, mas são as mais utilizadas quando se procura um resultado estético convencional.

10 ESPAÇO DE AÇÃO DO PERSONAGEM Se a ação ou a atenção do personagem está voltada para uma determinada direção (esquerda ou direita do quadro), o plano deve dar mais espaço nessa mesma direção. Esse princípio vale para todos os planos e formatos.

11 CAPTAÇÃO DA IMAGEM SOBRE O TRIPÉ Estabilidade na imagem, planos de longa duração. Limitações no registro do espaço e de ações, personagens parados (fixos). CÂMERA NA MÃO Sensação de registro da realidade; Sem limites para o movimento; Imagem muito instável e trepidações.

12 CAPTAÇÃO DO SOM O registro do áudio é uma das ações mais complexas dentro do audiovisual. Gravar ruídos é até fácil, mas o som limpo, com as vozes bem distintas, sem interferências e o som de outros objetos, requer planejamento. EQUIPAMENTO DE SOM Sua câmera tem entrada auxiliar de microfone? Caso exista, essa é uma boa opção para deixar o som do seu vídeo mais limpo. Mas, se o jeito for contar apenas com o microfone do seu celular ou tablet, procure sempre lugares silenciosos e fique bem perto do aparelho.

13 LUGARES A EVITAR DENTRO DO CARRO Ou de qualquer veículo em movimento. O barulho do motor é muito alto e dificilmente você vai escutar o que as pessoas estão dizendo. TÚNEL Ou corredores em que o som acaba refletido geram ecos e reverberações. Depois, é bem difícil resolver o problema. LUGARES MOVIMENTADOS Escolas, hospitais, shoppings são lugares muito movimentados e ambientes fechados. Todo esse som não tem por onde se dispersar e vai direto para o microfone, junto com a fala do seu personagem. PERTO DO TRÂNSITO Nenhum ambiente de gravação perto de uma rua ou avenida movimentada será adequado para o som. Passou uma moto, um ônibus ou um carro mais barulhento, então, é melhor pedir para repetir a fala.

14 AUTORIZAÇÕES Você entrevistou pessoas? Gravou algum evento importante ou fez alguma dramatização com seus colegas? Bem, independente da sua escolha, terminada a gravação é hora de pegar as autorizações de uso de imagem de todos que aparecerem no seu vídeo. Esse documento deve ter validade jurídica e conter o nome, telefone, CPF. Se seus colaboradores forem menores de idade, quem deve assinar são os responsáveis.

15 EDIÇÃO E MONTAGEM EDIÇÃO Edição é o momento em que seu vídeo ganha forma. É hora de juntar todo o material gravado, colocar na ordem, descartar o que não deu certo e montar o filme. CAPTURAR/BAIXAR VISIONAGEM EDIÇÃO EXPORTAR

16 CAPTURAR OU BAIXAR Capturar ou baixar é o processo pelo qual você insere dentro de seu computador os vídeos, fotos e sons registrados. Cada câmera, celular ou tablet possui um dispositivo diferente para se conectar com computadores. Dessa forma, é preciso verificar antes se sua câmera conversa com seu computador. Na maioria das vezes, conseguir o cabo certo resolve o problema.

17 VISIONAGEM A visionagem é a fase de rever todo o material. Depois desse passo, devese realizar uma descrição detalhada (decupagem) do material bruto e a transcrição de todas as falas. Com essas etapas concluídas, é possível selecionar o que entra e o que não entra no vídeo. E a edição propriamente dita pode começar. VISIONAGEM DECUPAGEM TRANSCRIÇÃO

18 IMPORTAR VÍDEOS OU FOTOS Primeiro, você deve importar as imagens do seu futuro vídeo para sua timeline. Cada programa de edição tem sua forma, mas são todos bem parecidos. No Windows Movie Maker, basta clicar na janela do lado direito da tela, onde está escrito clique aqui para procurar vídeos e fotos. Depois, é só escolher a ordem que você quer que as imagens apareçam no seu filme, arrastando-as para a posição desejada.

19 TRANSIÇÕES E EFEITOS Já ordenou as cenas do seu vídeo? Agora você pode escolher as transições entre uma imagem e outra. Clique em Início, no canto superior esquerdo da janela. Irá aparecer uma galeria de efeitos para escolher. É só clicar sobre a transição desejada. Dê preferência às transições mais neutras e padronize o uso delas em seu vídeo.

20 FAZER LEGENDAS Para colocar legendas e identificar um lugar, situação ou personagem, você deve arrastar algumas caixas de texto sobre o ponto desejado e editar o texto usando as ferramentas que aparecerão na barra superior. Além das funções mais comuns, como fonte e tamanho da letra, é possível escolher opções de animação para o texto, como mostra a imagem abaixo.

21 SONORIZAÇÃO É possível, ainda, trabalhar o áudio do vídeo colocando alguma gravação de som ou mesmo uma música. É só clicar na aba Início e selecionar a opção Adicionar uma música. Ao acessar a opção Ferramentas de música, é possível ajustar o fade in e o fade out para que o som comece e termine suavemente. Existem várias outras opções de edição nesse item.

22 EXPORTAR Agora, é só assistir todo o vídeo para ver se está tudo certo. Salve o projeto caso você queira modificá-lo depois e exporte como vídeo. Você pode escolher entre várias opções, como gravar um DVD, enviar por ou criar uma versão para ser exibida no computador.

23 FONTE OFICINA TV ESCOLA DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Disponível em: zikazero.mec.gov.br/arquivos/anexo2.pdf. Acesso em 20/06/2016.

Pré-requisitos. Para começar

Pré-requisitos. Para começar Pré-requisitos Windows Live Movie Maker; Arquivos de vídeo, fotos e músicas (o que você preferir). Para começar Abrir o Windows Live Movie Maker, clique no Botão INICIAR do seu computador Preparando o

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim:

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER Por Elaine Flores Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: PARA INSERIR IMAGENS: - Arquivo - Selecionar as imagens (Assim, as imagens vão aparecer na pasta coleções.)

Leia mais

MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen

MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental Surge em 1999, Goiás. Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira

Leia mais

Como criar uma história

Como criar uma história O da Microsoft permite, a partir de um conjunto de imagens, fazer um vídeo, adicionando som (músicas ou narração por voz recorrendo ao microfone) e movimento (transições e efeitos). São estes movimentos

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Edição básica. Também é quando se escolhe a trilha sonora.

Edição básica. Também é quando se escolhe a trilha sonora. AULA 4 EDIÇÃO E MONTAGEM Edição básica Feitas as gravações de áudio e captadas as imagens para o seu vídeo, é preciso entrar na etapa de edição e montagem. É nesta hora que, de fato, o trabalho vai tomar

Leia mais

Edição - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio

Edição - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio Edição - orientações para edição de filme - O Windows Movie Maker O Windows Movie Maker possui uma interface intuitiva, contendo funções básicas para edição de vídeos capturados por câmeras comuns e de

Leia mais

Edição no Android / Viva Video

Edição no Android / Viva Video Edição no Android / Viva Video Abra Editar no Viva Video Selecione a Câmera Selecione os clipes de vídeo que você quer editar CONCLUÍDO Cortar Vídeo Use os marcadores nos lados esquerdo e direito do clipe

Leia mais

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença.

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. AULA 3 IMAGEM Limpeza das lentes Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. Primeiro passo: Limpe as lentes do seu

Leia mais

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências GPETEC Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências Linha de pesquisa: Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais Guia Instrucional para utilização do ApowerEdit software

Leia mais

Importando e editando vídeos

Importando e editando vídeos O Adobe Premiere é um dos mais aclamados editores de vídeos da atualidade, sendo utilizado por muitos profissionais da área. Neste tutorial você vai conhecer as funções básicas do Adobe Premiere CS3 e

Leia mais

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER Criar o vídeo - início Para iniciar a criação de um filme, devemos em primeiro lugar criar uma pasta, onde colocaremos todos os objetos que pretendemos inserir

Leia mais

Apresentação de uma coleção

Apresentação de uma coleção Apresentação de uma coleção O que compartilhar no vídeo? O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração e para o nosso estudo é fundamental: - apresentar a coleção. - contar como e quando foi iniciada.

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

Windows Movie Maker TUTORIAL. Especialização em Letramento Digital

Windows Movie Maker TUTORIAL. Especialização em Letramento Digital Windows Movie Maker TUTORIAL Especialização em Letramento Digital Universidade do Estado do Amazonas UEA Elaborado por Prof. Msc. Almir de Oliveira Costa Junior Manaus, 2019. Sumário Instalando o Windows

Leia mais

TUTORIAL POWTOON: Criando vídeos animados. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL POWTOON: Criando vídeos animados. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL POWTOON: Criando vídeos animados Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Criando um vídeo

Leia mais

Sumário. Manual de configuração. Open Broadcaster Software (OBS)

Sumário. Manual de configuração. Open Broadcaster Software (OBS) Manual de configuração Open Broadcaster Software (OBS) Sumário Introdução...2 1 Configurando a câmera...3 2 Configurando o áudio...7 3 Configurações do Stream...8 4 Iniciando a transmissão...12 5 Ajustes

Leia mais

Programas. Existem vários programas gratuitos pela internet afora.

Programas. Existem vários programas gratuitos pela internet afora. Programas Existem vários programas gratuitos pela internet afora. Contudo, o foco aqui será no programa VIDEOPAD, um programa simples e de tamanho modesto capaz de fazer edições em nível profissional.

Leia mais

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Na tela principal clique com o botão direito. Aparecera uma janela de opções Clique em Reprodução como a imagem abaixo Em seguida o

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Criar um filme com o Movie Maker literacia digital L i t e r a c i a s n a e s c o l a : f o r m a r o s p a r c e i r o s d a b i b l i o t e c a O que é? O é um software de

Leia mais

Bem-vindo ao Picture Package Producer2

Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Manual do Picture Package Producer2 Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Iniciar e sair do Picture Package Producer2 Passo 1: Selecionando imagens Passo 2: Verificando

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

DigiLogger. Guia do Usuário

DigiLogger. Guia do Usuário DigiLogger Guia do Usuário DigiLogger - Guia do Usuário Gravação ( Recorder ) Gravação ( Recorder ) Execução ( Player ) Execução ( Player ) DigiLogger II - habilita até dois canais mono ou um estéreo O

Leia mais

Edição. - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio

Edição. - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio Edição - orientações para edição de filme - O imovie O imovie é um programa de edição de vídeos da Apple, que permite criar, editar e compartilhar filmes e trailers a partir de seu Mac ou ios. Sua interface,

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural AULA 2 EQUIPAMENTOS BÁSICOS Celular, câmera fotográfica, tablet ou outro equipamento portátil para captação de imagens [e áudio, se não tiver gravador separado] Iluminação natural Equipamento portátil

Leia mais

Passo 3: Preparando-se para a criação de seu vídeo de curta duração/apresentação de slides

Passo 3: Preparando-se para a criação de seu vídeo de curta duração/apresentação de slides Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Iniciar e sair do Picture Package Producer2 Passo 1: Selecionando imagens Passo 2: Verificando as imagens selecionadas Passo 3: Preparando-se para a criação de seu

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Tutoriais MULTIMÉDIA C.E.I.

Tutoriais MULTIMÉDIA C.E.I. Tutoriais MULTIMÉDIA C.E.I. 2016 Como converter vídeos do YouTube para mp3 Passo 1. Tenha instalado no seu computador um desses programas para baixar músicas do YouTube ou então algum outro que realize

Leia mais

Manual de Utilização do Convert Video. Passo Fundo, abril de Av. Presidente Vargas, 1305 / Sala 201 Passo Fundo RS

Manual de Utilização do Convert Video. Passo Fundo, abril de Av. Presidente Vargas, 1305 / Sala 201 Passo Fundo RS Manual de Utilização do Convert Video Passo Fundo, abril de 2015 ÍNDICE 1) Acesso... 3 2) Permissões do Flash... 4 3) Configurações de Som... 5 4) Tela inicial do programa... 6 5) Funcionalidades da barra

Leia mais

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Manual do Picture Package DVD Viewer Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer Visualizando imagens Copiando imagens para

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão da Aula Anterior Animação entre slides Transição entre slides SmartArt Exercício de Fixação 2 Revisão MICROSOFT POWER POINT

Leia mais

Scopia Desktop Client do CFN

Scopia Desktop Client do CFN Scopia Desktop Client do CFN Este manual explica como preparar seu cliente Scopia Desktop para usá-lo pela primeira vez. O Scopia Desktop Client não precisa de configurações para ser usado, mas existem

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

TUTORIAL SCREENCAST O MATIC: Criando vídeos de captura de tela

TUTORIAL SCREENCAST O MATIC: Criando vídeos de captura de tela TUTORIAL SCREENCAST O MATIC: Criando vídeos de captura de tela Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta

Leia mais

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer. Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer. Visualizando imagens. Copiando imagens para o computador

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer. Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer. Visualizando imagens. Copiando imagens para o computador Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer Visualizando imagens Copiando imagens para o computador Editando imagens copiadas Editando partes desnecessárias dos

Leia mais

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 Fevereiro - 2017 0 1. INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EaD) vem crescendo no Brasil através da popularização da internet faz alguns anos. A Unicaldas Faculdade

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook 2013, clicar no menu de Arquivo. 2. Selecionar a opção Configurações de Conta

Leia mais

Tutorial básico para Kdenlive

Tutorial básico para Kdenlive Tutorial básico para Kdenlive Veja a lista completa de tutoriais para o Kdenlive 1. Download 2. Instalação Linux/Ubuntu 3. Instalação Windows 4. Conhecendo o programa - Interface 5. Edição com o Kdenlive

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO 2016 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo ser um guia prático para uso básico de um site no WordPress Institucional UNIFAP. Acompanhar as orientações apresentadas

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook, clicar no menu de Ferramentas e seguir os passos para a configuração da

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções WATCH ME Manual de Instruções REPRODUTOR DE MÍDIA DIGITAL Visão Geral das Funções Watch me é um relógio Bluetooth com reprodutor MP3 e tela sensível ao toque, onde o usuário pode usar seu dedo para tocar

Leia mais

TUTORIAL DE CONFIGURAÇÃO DE WEBCAM E HEADSET P/ USO EM COMPUTADORES WINDOWS SOLUÇÃO DE VIDEOCONFERÊNCIA

TUTORIAL DE CONFIGURAÇÃO DE WEBCAM E HEADSET P/ USO EM COMPUTADORES WINDOWS SOLUÇÃO DE VIDEOCONFERÊNCIA TUTORIAL DE CONFIGURAÇÃO DE WEBCAM E HEADSET P/ USO EM COMPUTADORES WINDOWS SOLUÇÃO DE VIDEOCONFERÊNCIA (classificação da informação contida neste tutorial: #pública) Pré-requisitos necessários Hardware:

Leia mais

Dash Jr. Manual do Usuário

Dash Jr. Manual do Usuário Dash Jr. Manual do Usuário 1 Conteúdo Informações de Segurança...4 Aparência e Principais Funções...6 Introdução...8 Funções Relativas às Ligações...9 Contatos... 11 Mensagens... 12 Navegador de Internet...

Leia mais

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador)

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Download JAVA 7 32 bits Para a utilização do sistema, antes é necessário que você tenha instalado a versão 7.8 do Java Runtime Environment em seu

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 2 WINDOWS MOVIE MAKER WINDOWS MOVIE MAKER O que é? Interface do Windows Movie Maker Editando vídeos O QUE É? O Windows Movie Maker é um software

Leia mais

Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em:

Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em: Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli Disponibilizado em: www.scratchbrasil.net.br Material original criado por: Cesar Ferreira, Cláudio Gilberto César e Susana Seidel Disponibilizado

Leia mais

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Página 1 / 24 1. Login... 3 1. Fazendo login:... 3 2. Alterando dados pessoais:... 3 3. Alterando imagem de perfil:... 4 4. Alterando senha:... 5 5. Recuperando

Leia mais

v2.0 Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Núcleo de Educação a Distância

v2.0 Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Núcleo de Educação a Distância NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados Núcleo de Educação a Distância nead@unesp.br v2.0 Sumário Revisões... 3 I - Sala Virtual-Preparação

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

Acessando ao espaço do aluno: SISTEMA IDEG

Acessando ao espaço do aluno: SISTEMA IDEG Aviso: O IDEG utiliza sistema de segurança de informação e conteúdo em suas aulas. Os vídeos e todo o conteúdo apenas podem ser acessados utilizando o navegador específico. Ou seja, é fundamental que você

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

Manual do usuário. Microfone estéreo STM10

Manual do usuário. Microfone estéreo STM10 Manual do usuário Microfone estéreo STM10 Índice Noções básicas...3 Visão geral da função...3 Visão geral do hardware...3 Montagem...4 Usando o microfone...5 Gravar som...5 Gravando som para vídeos...8

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física ROTEIRO DAS AULAS SOBRE QUALIDADE ACÚSTICA Marcio Ferreira

Leia mais

Milestone Systems. Aba Consulta rápida: Ativar licenças para os produtos XProtect VMS 2018 R3. XProtect Professional e XProtect Express

Milestone Systems. Aba Consulta rápida: Ativar licenças para os produtos XProtect VMS 2018 R3. XProtect Professional e XProtect Express Milestone Systems Aba Consulta rápida: Ativar licenças para os produtos XProtect VMS 2018 R3 XProtect Professional e XProtect Express Antes de iniciar Este guia descreve as etapas básicas para parceiros

Leia mais

O que é o Noticiadorweb?

O que é o Noticiadorweb? O que é o Noticiadorweb? Software para Envio e Cadastro de Notícias na Internet Desenvolvido para Ambiente WEB Uma maneira simples e prática de se fazer uma Newsletter, Boletim Eletrônico, Informativo

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual

Leia mais

COMO GRAVAR CD E DVD

COMO GRAVAR CD E DVD COMO GRAVAR CD E DVD Como copiar um CD utilizando o Nero Express Aprenda a copiar CDs de, forma prática, utilizando o Nero Express. 1. Coloque o CD que deseja copiar na gaveta da gravadora de CD, em seguida

Leia mais

MANUAL DE USO DO PERGAMUM. Organização: Fernanda Resende Sobreira Colaboração: Thamyris Rodrigues Muniz

MANUAL DE USO DO PERGAMUM. Organização: Fernanda Resende Sobreira Colaboração: Thamyris Rodrigues Muniz MANUAL DE USO DO PERGAMUM Organização: Fernanda Resende Sobreira Colaboração: Thamyris Rodrigues Muniz Biblioteca da APCEF/MG 2019 SUMÁRIO PESQUISA NO CATÁLOGO... 1 NOVAS AQUISIÇÕES... 3 MEU PERGAMUM...

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções BTC299 Manual de Instruções REPRODUTO DE MÍDIA DIGITAL Visão Geral das Funções O BTC299 é um reprodutor de MP4 com tela sensível ao toque, no qual o usuário pode tocar na tela e selecionar menus internos

Leia mais

Google Drive Formulários

Google Drive Formulários Google Drive Formulários Sumário Formulário de pesquisa com o Google Drive... 3 Criando o formulário... 3 Criando as perguntas... 4 Configurando a página de confirmação... 9 Adicionando conteúdo multimídia

Leia mais

Como usar o Skype para alavancar seus negócios

Como usar o Skype para alavancar seus negócios Como usar o Skype para alavancar seus negócios Márcio Miranda 1 Índice 1. O relacionamento na Era Digital 3 2. Passos para a utilização do Skype 4 2.1 Como baixar o Programa 4 2.2 Como instalar o Programa

Leia mais

Aula 09 Áudio (Softwares)

Aula 09 Áudio (Softwares) Aula 09 Áudio (Softwares) Audacity Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Edite suas músicas usando cortes, copie e cole recursos

Leia mais

Inventário de Estoque

Inventário de Estoque Inventário de Estoque Como elaborar o seu inventário de estoque Quando a empresa não controla o estoque rigorosamente no sistema, e deseja gerar um inventário cru, para ser editado e alterado Elaboração

Leia mais

Tutorial Second Life. Configurações. e Primeiros Passos

Tutorial Second Life. Configurações. e Primeiros Passos Tutorial Second Life Configurações e Primeiros Passos Em seu computador, conecte o microfone na entrada de cor rosa (1) e o fone de ouvido na entrada de cor verde (2). Para acessar o Second Life, preencha

Leia mais

Ambiente de programação

Ambiente de programação EXPLORANDO O O que é o SCRATCH? O software Scratch é um ambiente para a criação de jogos, histórias e animações, usando raciocínio lógico. A partir desta ferramenta é possível exercitar conceitos de lógica

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual de ensino

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE Depart. De Tecnologia da Informação Manual do sistema de suporte do setor de T.I. da Transpedrosa. Atualização 0.90.3. 1 Sumário Login...2 Abrir sistema...2 Autenticação...2

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

TUTORIAL DESIGN WIZARD: Criando designs. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL DESIGN WIZARD: Criando designs. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL DESIGN WIZARD: Criando designs Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Criando um design

Leia mais

DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS

DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS Tirar boas fotografias exige mais do que um simples apertar de botão, especialmente quando o assunto é carros. Por isso, veja a seguir

Leia mais

Soluções Integradas em Sistemas e Monitoramento. Manual do Administrativo do Cliente

Soluções Integradas em Sistemas e Monitoramento. Manual do Administrativo do Cliente Soluções Integradas em Sistemas e Monitoramento Manual do Administrativo do Cliente Índice 1. INTRODUÇÃO AO ADMINISTRATIVO DO CLIENTE...03 2. MEUS DADOS...03 2.1. Alterar os Dados...04 2.2. Alterar Login

Leia mais

Este Guia fornece uma visão geral sobre o álbum de fotografias. O envio e ordenação de imagens. Versão

Este Guia fornece uma visão geral sobre o álbum de fotografias. O envio e ordenação de imagens. Versão O site desenvolvido pela SH3 é intuitivo, totalmente gerenciado através de um painel de administração. Nele o usuário responsável será mantenedor de todas as informações e configurações existentes, podendo

Leia mais

Aula 11 Windows Movie Maker

Aula 11 Windows Movie Maker Novo Abrir Salvar Desfazer Refazer Mostrar ou Ocultar o Painel Tarefas de Vídeos Mostrar ou Ocultar o Painel Coleções Local Um nível acima Pasta Nova Coleção Modos de exibição COLÉGIO NOTRE DAME DE CAMPINAS

Leia mais

Manual Genconnect REQUISITOS MÍNIMOS PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL. Procedimentos TI Centro de Genomas

Manual Genconnect REQUISITOS MÍNIMOS PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL. Procedimentos TI Centro de Genomas 1 Manual Genconnect O Genconnect vem com a finalidade de facilitar o acesso dos parceiros do Centro de Genomas na solicitação e realização de exames laboratoriais e reduzir a incidência de enganos no controle

Leia mais

Programas recomendados para produção de Arquivos PDF

Programas recomendados para produção de Arquivos PDF Programas recomendados para produção de Arquivos PDF 1- PDFill PDF Tools O programa PDFill PDF Tools é uma ferramenta gratuita e completa para produção de arquivos PDFs. Destacamos abaixo as principais

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário

ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário Requisitos do sistema o Processador Intel ou AMD com 600 MHz (1 GHz ou mais recomendado) o 256 MB RAM (256 MB ou mais de RAM disponível recomendado) o Disco

Leia mais

MANUAL EXPLICATIVO DE MANUSEIO DAS EMPRESAS NA PLATAFORMA DO CONSUMIDOR.GOV

MANUAL EXPLICATIVO DE MANUSEIO DAS EMPRESAS NA PLATAFORMA DO CONSUMIDOR.GOV MANUAL EXPLICATIVO DE MANUSEIO DAS EMPRESAS NA PLATAFORMA DO CONSUMIDOR.GOV Após finalizar seu cadastro 1, caso o usuário queria acessar o sistema como representante da empresa, deve clicar no link Acesso

Leia mais

Tutorial básico para Kdenlive

Tutorial básico para Kdenlive Tutorial básico para Kdenlive Veja a lista completa de tutoriais para o Kdenlive 1. Download 2. Instalação Linux/Ubuntu 3. Instalação Windows 4. Conhecendo o programa - Interface 5. Edição com o Kdenlive

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Nesta menu que abriu, clique na opção de baixo, Título Animado.

Nesta menu que abriu, clique na opção de baixo, Título Animado. Primeiro, abra o editor neste caso estou usando a versão 2.4.1; Agora, vá na parte de cima, perto do topo da janela onde ficam os menus e um pouco à esquerda, clique no menu Título. Nesta menu que abriu,

Leia mais

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 TUTORIAL DO AVA 4 Sumário 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 1.1 Acesso à plataforma... 7 1.2 Perfil... 7 1.3 Iniciar o programa... 12 1.4 Acesso às disciplinas... 13 1.5 Desafios... 15 1.6 Atividades...

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

Vídeo como ferramenta no processo formativo de licenciandos em educação do campo

Vídeo como ferramenta no processo formativo de licenciandos em educação do campo Vídeo como ferramenta no processo formativo de licenciandos em educação do campo Eloisa Assunção de Melo Lopes e Marcelo Ximenes Bizerril anexos disponíveis clique aqui para baixar volume 9, 2014 1 UNIVERSIDADE

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Panoramic Cam X-Pheral - DC187

MANUAL DO USUÁRIO Panoramic Cam X-Pheral - DC187 MANUAL DO USUÁRIO Panoramic Cam X-Pheral - DC187 Parabéns! Você acaba de adquirir a Panoramic Cam X-Pheral DC187 da Átrio. Leia este manual de instruções antes de utilizar o dispositivo e guarde para referência

Leia mais

Proposta Online Passo a Passo

Proposta Online Passo a Passo Proposta Online Passo a Passo Índice 1. Introdução 03 2. Como acessar 06 3. Visão Geral 09 4. Nova Cotação 12 5. Preenchimento de Proposta 26 6. Proposta em Análise 44 7. Corrigindo uma Proposta 47 8.

Leia mais