Pensamento Sociológico Brasileiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pensamento Sociológico Brasileiro"

Transcrição

1 Pensamento Sociológico Brasileiro

2 Nina Rodrigues O intuito central de As Raças Humanas earesponsabilidade Penal no Brasil é determinar se pode-se ou não considerar negros e índios - as raças inferiores, na visão do autor responsáveis criminalmente. Questiona-se se os selvagens africanos e americanos e mesmo os mestiços têm discernimento e livre arbítrio, pressupostos para a responsabilidade d penal nos moldes do direito italiano (em que se baseava o brasileiro); se o convívio com a civilização europeia seria capaz de imputar-lhes a consciência necessária para que se tornassem cidadãos d verdadeiramente iguais.

3 Nina Rodrigues Difere entre a visão sobre negro eoíndio pornina Rodrigues o reconhecimento da capacidade do primeiro de emulação louvável. Da observação do processo de ascensão econômica e social na sociedade branca, ele desenvolveria a capacidade de imitar os brancos em empresas audaciosas. No entanto, o negro brasileiro, assim como o mestiço, tendo emsi os instintos t brutais doafricano, fi nunca seria capaz chegar aos altos postos da sociedade e continuaria a formar o grosso contingente do delito edocrime.

4 Nina Rodrigues O tratamento de Nina Rodrigues sobre negros e índios os exclui de participação consciente e significativa ifi na sociedade d branca civilizada. ili Ainda assim, o autor reconhece a existência de indivíduos expoentes entre as raças inferiores, principalmente p entre os mestiços. Há negros e pode haver índios que valham mais do que brancos para os quais a responsabilidade penal deveria ser completa. Fora esses casos raros, negros e índios deveriam ter atenuada a sua responsabilidade penal, por sua incapacidade de igualarem-se moral e intelectualmente aos brancos.

5 Oliveira Vianna Oliveira Vianna faz um estudo detalhado da composição de cada uma das três raças formadoras da amálgama brasileira. Tudo sob o prisma do racismo e da eugenia. Assim, Vianna produz uma obra que estuda ampla e cuidadosamente o caldeamento formador do povo brasileiro

6 Oliveira Vianna Muito importa na construção do pensamento de Oliveira Vianna a ideia da eugenia. Através dela, os indivíduos de características mais louváveis poderiam sobrepujar o sangue inferior. Esse processo estaria ligado necessariamente a uma preponderância do componente branco na mestiçagem. Isso se deveria ao fato de que mesmo os indivíduos mais eugênicos das raças indígena e negra não seriam equiparáveis ao exemplar da eugenia branca - o dólico louro.

7 Oliveira i Vianna Como estivesse a organização do Estado intrinsecamente ligada ao caráter de seus componentes, era necessário um embranquecimento da população p para que a administração pública pudesse ser eficiente. Esse embranquecimento deveria ser conduzido por um Estado forte, para que, até que se alcançasse uma composição étnica satisfatória, os componentes raciais inferiores fossem mantidos sob controle.

8 Oliveira i Vianna NãosóapotencialidadeeugenísticadoH. afer é reduzida em si mesma, como, posta em função da civilização ili organizada pelo homem da raça branca, ainda mais reduzida se torna. O negro puro nunca poderá, com efeito, assimilar completamente a cultura ariana, mesmo os seus exemplares mais elevados: a sua capacidade de civilização, a sua civilizabilidade, não vai além da imitação, mais ou menos perfeita, dos hábitos e costumes do homem branco. (O. Vianna, Evolução do Povo Brasileiro, pp )

9 Oliveira Vianna e Nina Rodrigues O principal ponto de diferenciação entre Oliveira Vianna e Nina Rodrigues, nos textos em questão, é seu posicionamento em relação à miscigenação. Enquanto Nina Rodrigues tem um olhar absolutamente negativo sobre a mistura do branco com as raças inferiores, Vianna toma uma posição esperançosa. Para ele, ainda que as raças negra e índia sejam inferiores, i a seleção dos tipos eugênicos de cada raça e a preponderância do componente branco no sangue do mestiço pode solucionar o problema da intrusão dos caracteres incivilizados no povo brasileiro.

10 Sergio Buarque de Holanda Sérgio Buarque sugere em Raízes do Brasil que, do ponto de vista metodológico, o conhecimento do passado deve estar ligado aos problemas do presente. Dentre os intelectuais alemães mais falados na época, Sérgio Buarque encontra identificação na obra de Max Weber, cujo exemplo mais claro de sua influência em Raízes é a metodologia dos contrários.

11 Sergio Buarque de Holanda O Homem Cordial aborda características próprias do brasileiro como consequências dos traços do passado. Sérgio Buarque começa o livro falando sobre nossas origens remotas, os países ibéricos Portugal e Espanha -, que, menos europeizados que os demais países europeus, não tiveram uma hierarquia feudal tão enraizada, tendo como consequência disso uma frouxidão organizacional trazida ao Brasil, além de uma burguesia mercantil precoce em relação aos demais, que não gostava de trabalho físico, do trabalho regular e das atividades utilitárias, mas sim de serem senhores.

12 Sergio Buarque de Holanda A frouxidão das instituições abriu portas para o tradicional personalismo, para a cultura da personalidade que, segundo Sérgio Buarque, é o traço mais decisivo na evolução dos hispânicos: Pela importância i particular que atribuem ao valor próprio da pessoa humana, à autonomia de cada um dos homens em relação aos semelhantes no tempo e no espaço, devem os espanhóis e portugueses muito de sua originalidade nacional (p. 4).

13 Sergio Buarque de Holanda O homem cordial é aquele que vem da família, é o homem hospitaleiro e generoso. No entanto, sua polidez é apenas aparente, um disfarce que serve de defesa ante a sociedade, preservando a sensibilidade e emoções do indivíduo e mantendo sua supremacia ante o social. A manifestação de respeito, por exemplo, aqui no Brasil, concretiza-se no desejo de estabelecer intimidade: os tratamentos pelo diminutivoi i ou pelo primeiro i nome são exemplos disso. Dessa forma, é possível aproximar pessoas e objetos dos sentidos e do coração, demonstrando um certo horror à distância.

14 Sergio Buarque de Holanda A urbanização no Brasil, irregular que foi, criou um desequilíbrio social. O peso da família tradicional dificultou a formação da sociedade d urbana moderna. No Brasil, círculo familiar e família patriarcal, muitas vezes são confundidos com Estado. Sérgio Buarque afirma e reafirma que são completamente diferentes, explicando que um comportamento pessoal e familiar não funciona numa burocracia democrática, pois um é individual e o outro é coletivo, um é privado e o outro é público.

15 Sergio Buarque de Holanda O Estado não é uma ampliação do círculo familiar e, ainda menos, uma integração de certos agrupamentos, de certas vontades particularistas, de que a família é o melhor exemplo. ( ) Há nesse fato um triunfo do geral sobre o particular, do intelectual sobre o material, do abstrato sobre o corpóreo e não uma depuração sucessiva (p. 101).

16 Gilberto Freyre Gilberto Freyre em Casa Grande & Senzala buscou nos diários dá dos senhores es de engenho e na vida pessoal de seus próprios p antepassados a história do homem brasileiro. As plantações de cana em Pernambuco eram o cenário das relações intimas e do cruzamento das tê três raças: índios, africanos e portugueses.

17 Gilberto Freyre Ao escrever sobre as características gerais da colonização portuguesa e a formação da família e da sociedade brasileira, Gilberto Freyre foi o primeiro sociólogo a substituir a ideia de raça pela de cultura. Democraticamente, valorizou as contribuições indígenas, africanas e europeias, concedendo relevância justa às influências dessas culturas na formação da identidade brasileira.

18 Gilberto Freyre Do mito da escravidão cordial ao mito da democracia racial A ideia de que a escravidão no Brasil era mais branda ou mais suave do que nos EUA ou no Caribe tem suas raízes no próprio período escravista. uma visão idílica da escravidão e da civilização do engenho. Um sistema patriarcal, paternalista, cordial, afetivo. intenso relacionamento sexual e miscigenação. intensa troca cultural entre escravos e senhores.

19 Fontes Interpretações do Brasil- Walter B. Gaspar 2010

Segundo Encontro Educação e Desigualdades Raciais no Brasil

Segundo Encontro Educação e Desigualdades Raciais no Brasil Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena Aula 4 Prof. Me. Sergio Luis do Nascimento Segundo Encontro Educação e Desigualdades Raciais

Leia mais

Sociologia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil

Sociologia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil 1. A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e

Leia mais

NINA RODRIGUES E OLIVEIRA VIANNA

NINA RODRIGUES E OLIVEIRA VIANNA NINA RODRIGUES E OLIVEIRA VIANNA Interpretações do Brasil Walter B. Gaspar 2010-2! NINA RODRIGUES E OLIVEIRA VIANNA Interpretações do Brasil Walter B. Gaspar 2010-2 Nina Rodrigues O intuito central de

Leia mais

U NESP. O caráter nacional brasileiro. Dante Moreira Leite. História de uma ideologia. 6 a edição revista. huua-%

U NESP. O caráter nacional brasileiro. Dante Moreira Leite. História de uma ideologia. 6 a edição revista. huua-% huua-% Dante Moreira Leite O caráter nacional brasileiro História de uma ideologia 6 a edição revista Série Dante Moreira Leite Organizador Rui Moreira Leite U NESP Sumário Prefácio à segunda edição 15

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO. Do 3º trimestre - Disciplina: HISTÓRIA

LISTA DE RECUPERAÇÃO. Do 3º trimestre - Disciplina: HISTÓRIA Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental II Goiânia, / /2017. 7º ano Turma: Nome do (a) Aluno (a): Professor(a): GUILHERME PORTO LISTA DE RECUPERAÇÃO Do 3º trimestre - Disciplina: HISTÓRIA

Leia mais

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA - 01 REVISÃO SOCIOLOGIA 2ª SÉRIE 4ª BIMESTRAL 2 1. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto

Leia mais

Conceito de raça e relações étnico-raciais

Conceito de raça e relações étnico-raciais Conceito de raça e relações étnico-raciais Mestre em Economia UNESP Graduado em História UNESP email: prof.dpastorelli@usjt.br blog: danilopastorelli.wordpress.com Você já sofreu ou conhece alguém que

Leia mais

Filosofia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil

Filosofia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil 1. A formação do Brasil e a identidade do brasileiro foram bastante discutidas no início do século XX pelos sociólogos brasileiros Gilberto Freyre, Sérgio Buarque

Leia mais

UNIDADE 6 DEMOCRACIA RACIAL

UNIDADE 6 DEMOCRACIA RACIAL UNIDADE 6 DEMOCRACIA RACIAL Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais Unidade 6 Democracia racial Objetivos: Historicizar e problematizar a ideia de democracia racial; Promover,

Leia mais

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL MISCIGENAÇÃO DA POPULAÇÃO Povos no Brasil As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis de mestiçagem e

Leia mais

Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas

Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas Miscigenação da população Povos no Brasil As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis

Leia mais

Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena. Ementa. Aula 1

Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena. Ementa. Aula 1 Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena Aula 1 Prof. Me. Sergio Luis do Nascimento Ementa Conceitos básicos, como: escravo, escravizado,

Leia mais

Estrutura e Dinâmica Social (EDS)

Estrutura e Dinâmica Social (EDS) Estrutura e Dinâmica Social (EDS) Prof. Diego Araujo Azzi 2019.1 Introdução à Sociologia brasileira Raízes da Desigualdade Social na Cultura Política brasileira Teresa Sales, 1993. Tese: Existência de

Leia mais

Estrutura e Dinâmica Social (EDS)

Estrutura e Dinâmica Social (EDS) Estrutura e Dinâmica Social (EDS) Prof. Diego Araujo Azzi 2018.3 Introdução à Sociologia brasileira Raízes da Desigualdade Social na Cultura Política brasileira Teresa Sales, 1993. Tese: Existência de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS Disciplina: Historiografia Brasileira 1. EMENTA Estudo e reflexão sobre as matrizes da historiografia brasileira relacionando-as com as principais correntes históricas; percepção dos momentos de rupturas

Leia mais

1.1 CONTEÚDOS ESPECÍFICOS A SEREM TRABALHADOS DURANTE A AULA:

1.1 CONTEÚDOS ESPECÍFICOS A SEREM TRABALHADOS DURANTE A AULA: 1 TÍTULO: PERSONALISMO, PATRIMONIALISMO E CORONELISMO: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO BRASILEIRO SOB AS ÓTICAS DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA E VICTOR NUNES LEAL AUTORA: ALINE MARIA DA SILVA ALMEIDA CONTATO:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Ementa EMENTA. Objetivos

PLANO DE ENSINO. Ementa EMENTA. Objetivos Graduação em Licenciatura em História Disciplina: História das Relações Étnico-Raciais no Brasil Carga horária: 60h Professora-autora: Ynaê Lopes Tutora: Olívia Von der Weid Semestre: 2 Ano: 2017 PLANO

Leia mais

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01 FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01 OBS.: ANALISAR E COMPARAR COM MAPAS DA PÁGINA 94 DIVERSIDADE ÉTNICA E MISCIGENAÇÃO Nota De maneira geral, pode-se dizer que predomina no

Leia mais

CLIQUEAQUIPARA VIRARAPÁGINA. A Organização Social. no Brasil. Autoria: Francisco Carlos Orlandini. Tema 01 O pensamento Social Brasileiro

CLIQUEAQUIPARA VIRARAPÁGINA. A Organização Social. no Brasil. Autoria: Francisco Carlos Orlandini. Tema 01 O pensamento Social Brasileiro A Organização Social CLIQUEAQUIPARA VIRARAPÁGINA no Brasil Autoria: Francisco Carlos Orlandini Tema 01 O pensamento Social Brasileiro Tema 01 O pensamento Social Brasileiro seções Como citar este material:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina HIS330 História do Brasil I

Programa Analítico de Disciplina HIS330 História do Brasil I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de História - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE SOCIOLOGIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE SOCIOLOGIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE SOCIOLOGIA Nome: Nº 2ª Série Data: / 06 / 2016 Professor: Alexandre 2º Bimestre Nota: (Valor 1,0) A Introdução: Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VII: Sociologia da Formação da Sociedade Brasileira CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e

Leia mais

Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro UNIDADE 3

Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro UNIDADE 3 Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro O racismo no Brasil:

Leia mais

A POLÍTICA CULTURAL DO GOVERNO BRASILEIRO. Introdução

A POLÍTICA CULTURAL DO GOVERNO BRASILEIRO. Introdução A POLÍTICA CULTURAL DO GOVERNO BRASILEIRO Introdução Desejo apresentar e debater com os eminentes professores da Academia de Ciências Sociais da China (CASS) dois desafios atuais da política cultural do

Leia mais

Estrutura e Dinâmica Social (EDS) Prof. Diego Araujo Azzi

Estrutura e Dinâmica Social (EDS) Prof. Diego Araujo Azzi Estrutura e Dinâmica Social (EDS) Prof. Diego Araujo Azzi 2018.1 Introdução à Sociologia brasileira Raízes da Desigualdade Social na Cultura Política brasileira Teresa Sales, 1993. Tese: Existência de

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE SOCIOLOGIA FINAL

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE SOCIOLOGIA FINAL ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE SOCIOLOGIA FINAL Nome: Nº 2ª Série Data: / / 2016 Professor: Alexandre Final Nota: (Valor 2,0) A - Introdução Neste ano, sua média foi inferior a 6,0 pontos e você não assimilou

Leia mais

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 08 A FORMAÇÃO CULTURAL DO BRASIL

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 08 A FORMAÇÃO CULTURAL DO BRASIL SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 08 A FORMAÇÃO CULTURAL DO BRASIL Como pode cair no enem? F O trecho já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado remete a qual conceito 1 polêmico atribuído ao Gilberto

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA Disciplina: SOCIOLOGIA BRASILEIRA Código: 134082 (Ementa provisória) Docente: Prof. Sergio B. F. Tavolaro sergiotavolaro@unb.br

Leia mais

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS)

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS) Personalidade Personalidade Perfil 322 Personalidade Personalidade Carreira 244 Estética Cabelos Femininos 157 Sociedade Eventos NULL 121 Estética Moda Feminina & Masculina 118 Estética Moda Feminina 107

Leia mais

População do Brasil. Professora Thamires Geografia

População do Brasil. Professora Thamires Geografia População do Brasil Professora Thamires Geografia A população brasileira resulta de um intenso processo de miscigenação. Inicialmente três grandes grupos formaram o povo brasileiro:os indígenas, os portugueses

Leia mais

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ARGUMENTO 2017 2º ANO E.M. MÓDULO 1 FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DIVERSIDADE ÉTNICA E MISCIGENAÇÃO Três grupos deram origem à população brasileira: O ÍNDIO: provável origem PALEOASIÁTICA, que é classificado

Leia mais

Raimundo Nina Rodrigues ( ) e a Antropologia no Brasil dos século XIX. Professor: Elson Junior

Raimundo Nina Rodrigues ( ) e a Antropologia no Brasil dos século XIX. Professor: Elson Junior Raimundo Nina Rodrigues (1862-1906) e a Antropologia no Brasil dos século XIX. Professor: Elson Junior Santo Antônio de Pádua, julho de 2017 Raimundo Nina Rodrigues (1862-1906) Nasceu em Vargem Grande,

Leia mais

Cultura Brasileira Século X X

Cultura Brasileira Século X X Cultura Brasileira Século X X Entre as críticas e inovações, prevaleceu a introdução do pensamento nacionalista, sobretudo, de contestação aos velhos padrões estéticos, às estruturas mentais tradicionais

Leia mais

Gilberto Freyre ( ) Sérgio Buarque de Holanda ( ) Caio Prado Júnior ( )

Gilberto Freyre ( ) Sérgio Buarque de Holanda ( ) Caio Prado Júnior ( ) Gilberto Freyre (1900-1987) Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) Caio Prado Júnior (1907-1990) 1 Objetivo da aula: conhecer o pensamento dos clássicos da sociologia brasileira, a chamada geração de 1930.

Leia mais

Questões Sugeridas Bloco 3 (gabarito ao final do arquivo):

Questões Sugeridas Bloco 3 (gabarito ao final do arquivo): Questões Sugeridas Bloco 3 (gabarito ao final do arquivo): AULA 3 24/SET/2015: Sociologia da herança patriarcal-patrimonial. Crítica recente ao mito da brasilidade. Ano: 2010 Banca: ESAF Órgão: MPOG Prova:

Leia mais

A demografia ou Geografia da População

A demografia ou Geografia da População Material de Estudos Estudos de população Nome: Nº 7º ano Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist A demografia ou Geografia da População É a área da ciência

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VII: Sociologia da Formação da Sociedade Brasileira CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e

Leia mais

SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 12 ETNIA X RAÇA

SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 12 ETNIA X RAÇA SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 12 ETNIA X RAÇA Como pode cair no enem O Apartheid foi um regime social estabelecido na África do Sul a partir de 1948, após a ascensão do Partido dos Nacionalistas ao poder

Leia mais

CURSO e COLÉGIO ESPECÍFICO Ltda

CURSO e COLÉGIO ESPECÍFICO Ltda CURSO e COLÉGIO ESPECÍFICO Ltda DISCIPLINA: Sociologia PROF: Waldenir do Prado DATA: 06/02/2012 Qual o conceito de Paradigma? www.especifico.com.br Crise de Paradigmas e-mail: especifico@especifico.com.br

Leia mais

Unidade 2: Cultura e história das populações indígenas no Brasil

Unidade 2: Cultura e história das populações indígenas no Brasil Unidade 2: Cultura e história das populações indígenas no Brasil Darcy Ribeiro e sua teoria sobre os índios no Brasil e o processo civilizatório. O projeto pombalino no século XVIII, a imposição da língua

Leia mais

Revista África e Africanidades Ano XI n. 28, out ISSN

Revista África e Africanidades Ano XI n. 28, out ISSN OLHARES DOCENTES História da ciência como aliada na reeducação das relações étnico-raciais 1 Lua Lobo Baptista Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina A sociedade

Leia mais

Texto: O perigo de classificar o brasileiro por raça. Estudo dirigido

Texto: O perigo de classificar o brasileiro por raça. Estudo dirigido Texto: O perigo de classificar o brasileiro por raça Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros O texto apresenta uma opinião dos autores acerca da difícil tarefa em classificar o brasileiro por raça ; Existe uma

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA ]UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA Ano Letivo: 2015 Semestre: Segundo DISCIPLINA: Cultura Organizacional e Brasileira

Leia mais

Além de promovera igualdade entre desiguais, a política da equidade deve propiciar uma forma ética de lidar com a esfera pública e a esfera privada.

Além de promovera igualdade entre desiguais, a política da equidade deve propiciar uma forma ética de lidar com a esfera pública e a esfera privada. Além de promovera igualdade entre desiguais, a política da equidade deve propiciar uma forma ética de lidar com a esfera pública e a esfera privada. A distinção entre público e privado é um dos valores

Leia mais

O BRASIL COLONIAL ( ) PROF. OTTO TERRA

O BRASIL COLONIAL ( ) PROF. OTTO TERRA O BRASIL COLONIAL (1530 1822) BRASIL PRÉ COLONIAL 1500-1532 - Não houve uma colonização de forma efetiva, sistemática até a década de 1530 predominância portuguesa no Oriente (Calicute e Goa); - Importância

Leia mais

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA A POPULAÇÃO BRASILEIRA Brasil: país populoso População Absoluta: é quantidade total de habitantes de uma cidade, estado ou país. País populoso país não populoso 5ª maior população do mundo IBGE Quantos

Leia mais

3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira. O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças

3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira. O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 1 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Brasil: um país heterogêneo O

Leia mais

Entre Negras e Mulatas: As similitudes e diferenças das personagens da obra O cortiço, de Aluísio Azevedo

Entre Negras e Mulatas: As similitudes e diferenças das personagens da obra O cortiço, de Aluísio Azevedo Entre Negras e Mulatas: As similitudes e diferenças das personagens da obra O cortiço, de Aluísio Azevedo Ana Carolina Magalhães Moitinho Espaço Liliane Reis-lilianereispsi@gmail.com Resumo: Este trabalho

Leia mais

Sociologia 23/11/2015 PRODUÇÃO & MODELOS ECONÔMICOS TIPOS DE MODOS DE PRODUÇÃO

Sociologia 23/11/2015 PRODUÇÃO & MODELOS ECONÔMICOS TIPOS DE MODOS DE PRODUÇÃO Sociologia Professor Scherr PRODUÇÃO & MODELOS ECONÔMICOS TIPOS DE MODOS DE PRODUÇÃO Comunismo primitivo os homens se unem para enfrentar os desafios da natureza. Patriarcal domesticação de animais, uso

Leia mais

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS Negritude Discriminação Racial 40 Negritude Entidades, instituições em favor do negro 35 Negritude Discriminação Racial Denúncias 9 Negritude Discriminação Racial Denúncias condenações realizadas 7 Cultura

Leia mais

Exercícios extras. Explique a caracterização que o texto faz do Renascimento e dê exemplo de uma obra artística em que tal intenção se manifeste.

Exercícios extras. Explique a caracterização que o texto faz do Renascimento e dê exemplo de uma obra artística em que tal intenção se manifeste. Exercícios extras Lista de História João Ivo 1. (Fuvest 1988) Na Europa do século XVI a religião foi usada como instrumento de fortalecimento do poder político, tanto nos Estados católicos quanto nos protestantes.

Leia mais

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Parcial II

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Parcial II HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Parcial II Aluno: 1- Muitas sociedades africanas que vieram para o Brasil se organizavam com base na obediência e lealdade a um chefe. Escreva o que você sabe sobre esse líder

Leia mais

1 O que é Sociologia, 1

1 O que é Sociologia, 1 Sumário Prefácio, xvii 1 O que é Sociologia, 1 1.1 Objeto da Sociologia, 1 1.2 Caráter científico da Sociologia, 3 1.2.1 Características do conhecimento científico, 3 1.2.2 Dificuldades da Sociologia,

Leia mais

CORDIALIDADE E VIOLÊNCIA: DINÂMICAS DA IDENTIDADE BRASILEIRA

CORDIALIDADE E VIOLÊNCIA: DINÂMICAS DA IDENTIDADE BRASILEIRA 12 CORDIALIDADE E VIOLÊNCIA: DINÂMICAS DA IDENTIDADE BRASILEIRA Regina Helena Alves da Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG regina.helena@gmail.com Paula Ziviani Universidade Federal de Minas

Leia mais

RAÇA e CULTURA: O Protagonismo do Negro na Formação Histórica-Social-Geográfica no Brasil.

RAÇA e CULTURA: O Protagonismo do Negro na Formação Histórica-Social-Geográfica no Brasil. RAÇA e CULTURA: O Protagonismo do Negro na Formação Histórica-Social-Geográfica no Brasil. Yago de Souza Verling 1 Igor Soares Cruz 2 Edimilson Motta 3 Resumo: O negro durante toda sua história se encontrou

Leia mais

FLORESTAN FERNANDES ( )

FLORESTAN FERNANDES ( ) FLORESTAN FERNANDES (1920-1995) Professor: Elson Junior Santo Antônio de Pádua, outubro de 2017 Desigualdades raciais no Brasil Roberto Borges Martins (*) (*) Presidente do IPEA. Os dados referentes à

Leia mais

Demografia III (Estrutura da População)

Demografia III (Estrutura da População) Gênero Demografia III (Estrutura da População) A identificação dos grupos masculino e feminino de uma população corresponde a estrutura de gênero. grandes diferenças de oportunidades e condições de vida

Leia mais

1- Leia com atenção e, sobre o escravismo colonial, responda ao que se pede: I- Os escravos eram as mãos e pés dos senhores de engenho.

1- Leia com atenção e, sobre o escravismo colonial, responda ao que se pede: I- Os escravos eram as mãos e pés dos senhores de engenho. 1- Leia com atenção e, sobre o escravismo colonial, responda ao que se pede: I- Os escravos eram as mãos e pés dos senhores de engenho. II- Estive numa casa, onde um jovem escravo negro era, todos os dias

Leia mais

NINA RODRIGUES, GILBERTO FREYRE E FLORESTAN FERNANDES: TRÊS PERSPECTIVAS DISTINTAS SOBRE A MISCIGENAÇÃO

NINA RODRIGUES, GILBERTO FREYRE E FLORESTAN FERNANDES: TRÊS PERSPECTIVAS DISTINTAS SOBRE A MISCIGENAÇÃO NINA RODRIGUES, GILBERTO FREYRE E FLORESTAN FERNANDES: TRÊS PERSPECTIVAS DISTINTAS SOBRE A MISCIGENAÇÃO NINA RODRIGUES, GILBERTO FREYRE AND FLORESTAN FERNANDES: THREE DIFFERENT PERSPECTIVES ON MISCIGENATION

Leia mais

INFLUÊNCIAS TEÓRICAS PRIMEIRAMENTE, É PRECISO DESTACAR A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ALEMÃO NA SUA

INFLUÊNCIAS TEÓRICAS PRIMEIRAMENTE, É PRECISO DESTACAR A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ALEMÃO NA SUA MAX WEBER 1864-1920 A SOCIOLOGIA WEBERIANA TEM NO INDIVÍDUO O SEU PONTO PRINCIPAL DE ANÁLISE. ASSIM, O AUTOR SEMPRE PROCURA COMPREENDER O SENTIDO DA AÇÃO INDIVIDUAL NO CONTEXTO EM QUE ELA SE INSERE. O

Leia mais

POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA:

POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA: Revista Eventos Pedagógicos Desigualdade e Diversidade étnico-racial na educação infantil v. 6, n. 4 (17. ed.), número regular, p. 482-488, nov./dez. 2015 SEÇÃO ENTREVISTA POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA:

Leia mais

Prof. Clésio Farrapo

Prof. Clésio Farrapo Prof. Clésio Farrapo A nação surge quando existe um sentimento de identidade e de pertencimento entre seus integrantes. O conceito de povo pode ser evidenciado através do reconhecimento de quando uma

Leia mais

PROF. ME. ANDERSON APARECIDO GONÇALVES DE OLIVEIRA HISTÓRIA TÓPICOS ESPECIAIS. "Aooooooooos mininoooooo!!!" INÍCIO DA COLONIZAÇÃO / EFETIVA OCUPAÇÃO

PROF. ME. ANDERSON APARECIDO GONÇALVES DE OLIVEIRA HISTÓRIA TÓPICOS ESPECIAIS. Aooooooooos mininoooooo!!! INÍCIO DA COLONIZAÇÃO / EFETIVA OCUPAÇÃO PROF. ME. ANDERSON APARECIDO GONÇALVES DE OLIVEIRA HISTÓRIA TÓPICOS ESPECIAIS "Aooooooooos mininoooooo!!!" INÍCIO DA COLONIZAÇÃO / EFETIVA OCUPAÇÃO CAPITANIAS HEREDITÁRIAS CICLO DO AÇUCAR CULTURA E CIVILIZAÇÃO

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Sociologia INTRODUÇÃO Este estudo de revisão tem como objetivo uma NOVA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM. Neste momento, é muito importante a sua disposição para revisar, o que pressupõe esforço, método de

Leia mais

1º AULÃO ENEM Sociologia 1) SAS. 2 ENEM

1º AULÃO ENEM Sociologia 1) SAS.  2 ENEM 1º AULÃO 2016 1) SAS 2 1º AULÃO 2016 Na tirinha, Mafalda, após ler o conceito de democracia, não consegue mais parar de rir. Dentre várias interpretações sociológicas sobre as razões do riso contínuo da

Leia mais

I. Raça, Imigração e Identidade Nacional

I. Raça, Imigração e Identidade Nacional PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO. CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL Tel.: 55 (21) 2568-9642 - fax

Leia mais

SERGIO BUARQUE DE HOLANDA Vida e obra O homem

SERGIO BUARQUE DE HOLANDA Vida e obra O homem SERGIO BUARQUE DE HOLANDA Vida e obra O homem TEXTO E CONTEXTO A criação da identidade nacional. In : Outros Caminhos, p.68-78 HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA Paulo Prado - Retrato do Brasil 1928: obra marcada

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE GEOPET Programa de Educação Tutorial Apresentação: Andressa Consalter

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE GEOPET Programa de Educação Tutorial Apresentação: Andressa Consalter GEOPET CASA GRANDE E SENZALA: FORMAÇÃO DA FAMÍLIA BRASILEIRA SOB O REGIME DA ECONOMIA PATRIARCAL Este livro do Gilberto Freyre é composto por cinco capítulos, sendo eles Características gerais da colonização

Leia mais

PODER, COSTUMES E MENTALIDADES

PODER, COSTUMES E MENTALIDADES PODER, COSTUMES E MENTALIDADES ESCOLA DE GOVERNO FORMAÇÃO CIDADÃ 2016 Prof. Xixo/Maurício Piragino PODER Três questões fundamentais sobre o Poder: 1) Quem deve exercê-lo? 2) Qual a finalidade dele? 3)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Seleção para o Semestre I das Casas de Cultura Estrangeira 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Seleção para o Semestre I das Casas de Cultura Estrangeira 2013. Questão 42 A catequese tinha por objetivo incutir nas populações indígenas alguns dos elementos da cultura europeia, tais como a religião, hábitos morais e valores ocidentais. Entre estes, inclui-se a

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental Capítulo 1: A construção da historia. Cultura e tradição Cultura: costumes que permanecem O registro como fonte histórica. Capitulo

Leia mais

PALESTRAS QUE EDUCAM. Sérgio Buarque de Holanda e o Homem Cordial Rafael Freitas

PALESTRAS QUE EDUCAM. Sérgio Buarque de Holanda e o Homem Cordial Rafael Freitas PALESTRAS QUE EDUCAM Sérgio Buarque de Holanda e o Homem Cordial Rafael Freitas SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA RODAPÉ BIOGRÁFICO 1902- SP, 1982- SP 1936- Publicação do primeiro livro, Maria Amélia Buarque Alvin,

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2019 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Allan Razzera A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação, estigmas

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA NÍVEL ENSINO MÉDIO

MATRIZ DE REFERÊNCIA NÍVEL ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA NÍVEL ENSINO MÉDIO Conteúdo Programático de História Conteúdo Competências e Habilidades I. Antiguidade clássica: Grécia e Roma. 1. Conhecer as instituições políticas gregas e romanas,

Leia mais

As origens coloniais do atraso sob a visão de Bresser Pereira

As origens coloniais do atraso sob a visão de Bresser Pereira INGRID DESIHIÊ ANTONIORI (21004712) JOÃO LUCAS PIRES (21071112) NATÁLIA BORRASCA PEREIRA (21003412) As origens coloniais do atraso sob a visão de Bresser Pereira Trabalho apresentado à Universidade Federal

Leia mais

PENSAMENTO SOCIOLÓGICO BRASILEIRO

PENSAMENTO SOCIOLÓGICO BRASILEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS 2018.1 SOC 1109 PENSAMENTO SOCIOLÓGICO BRASILEIRO Turma 2 NA Ter-Qui 11:00-13:00 Sala F308 CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 HORAS CRÉDITOS: 4 PROF. ROBERT

Leia mais

RESENHA 1. HOLANDA, Sérgio B. Raízes do Brasil. 26ª Edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

RESENHA 1. HOLANDA, Sérgio B. Raízes do Brasil. 26ª Edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. RESENHA 1 HOLANDA, Sérgio B. Raízes do Brasil. 26ª Edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Josefa Mônica dos Santos Graduada em Geografia Licenciatura (UFS). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Dinâmica

Leia mais

2ª. Sessão: BANTON, M The Idea of Race. Londres, Travistock. Caps. 5, 8 e 9.

2ª. Sessão: BANTON, M The Idea of Race. Londres, Travistock. Caps. 5, 8 e 9. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO. CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL Tel.: 55 (21) 2568-9642 - fax

Leia mais

Livro de atividades - páginas 10 e 11

Livro de atividades - páginas 10 e 11 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 2ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Colonização portuguesa na América (capítulo 21) e Brasil Colonial:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA Disciplina: SOCIOLOGIA BRASILEIRA Código: 134082 Docente: Prof. Sergio B. F. Tavolaro sergiotavolaro@unb.br 1. Objetivos

Leia mais

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA - Grade Curricular Sugerida (C/H) Primeiro Período Seminário, Educação e Sociedade 40 Introdução aos Estudos Históricos

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS SOCIOLOGIA

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS SOCIOLOGIA Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS SOCIOLOGIA 11) A Proposta Curricular de Santa Catarina - Formação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS. Giselle Maria Silva

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS. Giselle Maria Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS Giselle Maria Silva AS ORIGENS DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA A PARTIR DAS OBRAS

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA 85 PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA Curso:Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio Série/Período: 2º Ano Carga Horária: 40 h/a (33 h/r) Docente

Leia mais

TÍTULO: O CONCEITO DE HOMEM CORDIAL POR SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA ( ) E SEUS DESDOBRAMENTOS

TÍTULO: O CONCEITO DE HOMEM CORDIAL POR SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA ( ) E SEUS DESDOBRAMENTOS 1 TÍTULO: O CONCEITO DE HOMEM CORDIAL POR SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA (1902-1982) E SEUS DESDOBRAMENTOS AUTOR: IGOR TEODORO GUIMARÃES CONTATO: igortg.sociais@gmail.com OBJETIVO GERAL:Trabalhar com os educandos

Leia mais

Interseccionalidade nas Ciências Sociais

Interseccionalidade nas Ciências Sociais Interseccionalidade nas Ciências Sociais Autora: Ilane Cavalcante Lobato Alves da Silva 2º semestre/ 2017 Texto Teórico A sociedade é composta por diferentes tipos de agrupamentos e organizações. A partir

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO. CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 5º / Noturno

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO. CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 5º / Noturno Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Pensamento político e social brasileiro (PPSB) CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

EFEITO E EXPRESSIVIDADE DAS CORES

EFEITO E EXPRESSIVIDADE DAS CORES Questão Vitor Pasmore. Desenvolvimento azul em três movimentos,, óleo sobre compensado,, m 0, m, Galeria Marlborough, Londres. Possuindo uma grande força do ponto de vista sensorial, a cor

Leia mais

Resolução de Questões do ENEM (Noite)

Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) 1. As relações do Estado brasileiro com o movimento operário e sindical, bem como as políticas públicas voltadas para as questões

Leia mais

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I Aluno: 1- Na época do descobrimento, os europeus encontraram povos indígenas, nas terras que depois seriam chamadas de Brasil. Quais as características comuns a muitos

Leia mais

Sociologia - Aula 1 - O que é ideologia?

Sociologia - Aula 1 - O que é ideologia? Sociologia - Aula 1 - O que é ideologia? Sociologia marxista: (práxis) o que é ideologia? No senso comum a ideologia é conjunto de idéias Para marx é o falso discurso, ver de maneira distorcida ( o lixeiro

Leia mais

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Projeto Brasil misturado Duração: 01/11/12 a 30/11/12 Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Culminância: Dia 30 de novembro Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo

Leia mais

UNIDADE 17 - PARTE 01 INTERMEDIÁRIO - AVANÇADO

UNIDADE 17 - PARTE 01 INTERMEDIÁRIO - AVANÇADO UNIDADE 17 - PARTE 01 INTERMEDIÁRIO - AVANÇADO A partir desta unidade começamos uma nova etapa em nosso Curso de Português. Já estamos no nível Intermediário-Avançado, portanto, você aluno, deverá estar

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2018 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Ana Claudia Andreotti A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação,

Leia mais

Prfª. Drª. Eugenia Portela de Siqueira Marques

Prfª. Drª. Eugenia Portela de Siqueira Marques O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO- BRASILEIRA E INDÍGENA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE MATO GROSSO DO SUL: POSSIBILIDADES DE DECOLONIALIDADE CURRICULAR Prfª. Drª. Eugenia Portela de Siqueira Marques

Leia mais

Os elementos apresentados por Darcy Ribeiro, em seu texto, evidenciam: Escolha uma: a. O território nacional.

Os elementos apresentados por Darcy Ribeiro, em seu texto, evidenciam: Escolha uma: a. O território nacional. Questão 1 "Uma entidade nacional distinta de quantas haja, que fala uma mesma língua, só diferenciada por sotaques regionais, menos remarcados que os dialetos de Portugal. Participando de um corpo de tradições

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2017 Responsável Prof. Arilson Favareto Objetivos do curso O objetivo geral da disciplina é introduzir os alunos no campo de

Leia mais