e à Linguagem de Programação Python
|
|
|
- Jonathan Bentes Veiga
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Introdução a Algoritmos, Computação Algébrica e à Linguagem de Programação Python Curso de Números Inteiros e Criptografia Prof. Luis Menasché Schechter Departamento de Ciência da Computação UFRJ Agosto de 2013
2 Noção Básica: Algoritmos Definição Informal: Um algoritmo é uma sequência finita de instruções que, ao serem executadas, permitem transformar um conjunto de objetos inicial (entrada) em um novo objeto (saída). Algoritmos não existem apenas em computação. Uma receita de bolo é um algoritmo. Uma receita de bolo descreve os passos necessários para transformar os ingredientes como ovos e farinha (os objetos iniciais) em um bolo (um novo objeto). Algumas tarefas simples que podem ser resolvidas por algoritmos executados em um computador: Dado um conjunto de 10 números naturais, informe qual é o menor. Dado um conjunto de 10 números naturais, ordene-os em ordem crescente.
3 Noção Básica: Linguagem de Programação Para que um computador possa executar um algoritmo, ele precisa ser codificado de uma forma que o computador entenda. Computadores e seres humanos entendem linguagens diferentes. Linguagens humanas (português, inglês) podem produzir ambiguidades. Linguagens computacionais precisam ser rígidas, formais e precisas. Algoritmos são escritos nas chamadas linguagens de programação. As instruções nestas linguagens são então processadas e executadas pelo computador. Pascal, C, C++, Java, Python... As linguagens oferecem os chamados tipos de dados. São utilizados para codificar os objetos manipulados pelo algoritmo (os objetos iniciais, o objeto final e outros que possam ser necessários em etapas intermediárias).
4 Noção Básica: Sistema de Computação Algébrica Nosso curso lida com a Teoria dos Números Inteiros. Desta forma, estes números serão objetos centrais nos algoritmos que estudaremos e implementaremos. Linguagens de Programação de uso geral, como C, por exemplo, possuem um limite superior para o tamanho dos números com os quais elas conseguem lidar. Em geral, estes números são armazenados em uma palavra de memória de 32 bits, o que limita sua magnitude a no máximo Nos nossos algoritmos, precisamos lidar com números arbitrariamente grandes. O algoritmo de criptografia RSA, que estudaremos no curso, é utilizado na prática com números inteiros de 200 algarismos.
5 Noção Básica: Sistema de Computação Algébrica (2) Outro problema com as Linguagens de Programação de uso geral está na maneira como elas realizam cálculos com frações. Estas linguagens normalmente realizam implicitamente a divisão do numerador de uma fração pelo seu denominador e armazenam o resultado até um número limite de casas decimais. Desta forma, o resultado da divisão em alguns casos fica trucado ou aproximado. Muitos algoritmos matemáticos precisam responder com exatidão determinados problemas com frações. Ao utilizar uma linguagem de programação de uso geral, os resultados retornados seriam aproximados, o que é aceitável em alguns casos, mas não em outros.
6 Noção Básica: Sistema de Computação Algébrica (3) Sistemas de Computação Algébrica (ou Computação Simbólica), também chamados de CAS, implementam cálculos com números inteiros arbitrariamente grandes, com frações na forma numerador/denominador (sem calcular aproximações) e com polinômios em forma simbólica (cálculo simbólico de integrais, por exemplo). O consumo de memória de um CAS é mais elevado do que o de uma Linguagem de Programação de uso geral. Os cálculos simbólicos são, geralmente, mais lentos. Escolha de Eficiência X Exatidão. Exemplos de CAS: Maple, Mathematica, Matlab, Singular, Axiom, Scilab...
7 Python Python é o nome de uma linguagem de programação. Podemos descrever os algoritmos nesta linguagem de programação para que possam ser executados no computador. O interpretador Python é um programa de computador que lê e processa algoritmos descritos na linguagem de programação Python e os executa no computador. A linguagem Python não oferece todas as possibilidades discutidas anteriormente que são oferecidas por CAS. Entretanto, ela oferece uma delas, a mais importante para as nossas necessidades: a possibilidade de cálculos com números inteiros arbitrariamente grandes. A linguagem Python conta com uma grande quantidade de funções prontas em uma Biblioteca de Funções. Estas funções podem ser utilizadas nos algoritmos escritos em Python.
8 O Ambiente de Desenvolvimento IDLE IDLE é o nome de um ambiente de desenvolvimento para escrever algoritmos em Python e executá-los. O IDLE é instalado junto com o interpretador Python na instalação em Windows. O IDLE fornece uma interface para facilitar o trabalho do programador e pode chamar por baixo dos panos o interpretador Python para executar os algoritmos escritos, quando solicitado. Desta forma, todo o trabalho de programação e testes pode ser realizado no mesmo ambiente.
9 Componentes Básicos da Linguagem Python Dados Variáveis Uma variável é um nome para uma posição de memória que será usada para armazenar dados. Uma variável pode armazenar um dado atribuído a ela através de um Comando de Atribuição. Cada dado e cada variável possui um Tipo de Dados. Dados são tipados implicitamente. Uma variável é tipada em acordo com o tipo do dado que está armazenado nela no momento (dynamic typing).
10 Componentes Básicos da Linguagem Python (2) Comando de Atribuição. Comentários. Operadores Aritméticos e Lógicos. Comandos Condicionais. Comandos de Repetição. Subrotinas ou Funções. Biblioteca de Funções. Comandos para definição de funções adicionais.
11 Alguns Tipos de Dados da Linguagem Python Tipo Descrição Exemplos int Número Inteiro de 32 bits 5, 12, -4 long Número Inteiro de Tamanho Arbitrário float Número Real 5.0, 7.2, bool Valor Booleano True ou False list Lista [1,4,10] str String (Texto) ola, "casa"
12 Comandos Básicos e Comentários Comando de Atribuição: Var = Valor. Ex: a = 3. Conversão Expĺıcita de Tipo: NovoTipo(Valor). Ex: int(5.2) produz o valor 5. O tipo original de Valor e o tipo NovoTipo precisam ser compatíveis. Comentários: texto explicativo escrito pelo programador e descartado durante o processamento do programa. Qualquer linha iniciada por # em um algoritmo na linguagem Python é um comentário.
13 Operadores Aritméticos Operação Símbolo Usado em Python Adição + Subtração - Multiplicação * Divisão (Racional) / Quociente de Divisão Inteira // Resto de Divisão Inteira % Exponenciação ** O operador + também é utilizado para concatenar listas e concatenar strings. Não é possível usar o operador + com operandos de tipos incompatíveis entre si.
14 Operadores Lógicos Operação Símbolo Usado em Python Maior > Maior ou Igual >= Menor < Menor ou Igual <= Igual == Diferente!= Pertinência in Conjunção Lógica (E) and Disjunção Lógica (OU) or Negação Lógica (NÃO) not Expressões da forma e1 op e2, onde op é >, >=, <, <=, == ou!=, possuem sempre um valor do tipo bool (True ou False). Expressões da forma e1 and e2, e1 or e2 e not e1 exigem que e1 e e2 possuam um valor do tipo bool. Além disso, estas próprias expressões também possuem sempre um valor do tipo bool.
15 Comando Condicional: if/else Um comando condicional dentro de um algoritmo tem a função de selecionar trechos do algoritmo que serão ou não executados dependendo do resultado de um teste realizado. Em Python, existem duas maneiras de escrever um comando condicional. if (Condiç~ao): Bloco_de_Comandos if (Condiç~ao): Bloco_de_Comandos_1 else: Bloco_de_Comandos_2
16 Comando Condicional: if/else (2) Condiç~ao deve ser uma expressão que possua um valor do tipo bool. No primeiro caso do comando condicional, se o valor de Condiç~ao for True, o algoritmo prossegue com as instruções dentro de Bloco_de_Comandos. Caso Condiç~ao tenha valor False, estas instruções são puladas. No segundo caso do comando condicional, se o valor de Condiç~ao for True, o algoritmo prossegue com as instruções dentro de Bloco_de_Comandos_1 e se o valor for False, prossegue com Bloco_de_Comandos_2. Os comandos em Bloco_de_Comandos_1 e Bloco_de_ Comandos_2 devem estar endentados em relação aos comandos if e else, isto é, com recuo de espaçamento em relação a estes comandos. O ambiente IDLE realiza a endentação automaticamente ao detectar o caractere :.
17 Comando de Repetição: while Um comando de repetição dentro de um algoritmo tem a função de repetir as instruções em um certo trecho do algoritmo. Esta repetição é controlada da seguinte forma: O trecho é repetido enquanto uma condição se mantiver verdadeira; Em Python, o comando de repetição é escrito da seguinte forma: while (Condiç~ao): Bloco_de_Comandos Enquanto o valor de Condiç~ao for True, o algoritmo repete as instruções dentro de Bloco_de_Comandos. A expressão Condiç~ao é reavaliada após cada repetição.
18 Comando de Repetição: while (2) Python também possui um segundo comando de repetição: o comando for. Entretanto, sua construção é de entendimento mais complexo. Desta forma, não estudaremos este comando. Nos algoritmos que desenvolveremos no curso, utilizaremos sempre o comando while para repetições. As regras de endentação para o comando while são as mesmas dos comandos if e if/else. O IDLE realiza a endentação automaticamente da mesma forma descrita anteriormente.
19 Algumas Construções Úteis Se x é uma variável do tipo float, podemos obter a parte inteira do valor armazenado em x através da construção int(x). Se precisarmos calcular a raiz quadrada de um número, podemos utilizar a função sqrt da Biblioteca de Funções do Python. Para utilizar esta função, precisamos importá-la do setor de funções matemáticas da Biblioteca do Python (math) para dentro do nosso código, através do seguinte comando, colocado no topo do código: from math import sqrt Como exemplo, sqrt(25) retornará o valor 5.0. Para imprimir uma mensagem na tela, utilizamos o comando print seguido de um valor ou variável do tipo str. Ex: print "casa".
20 Definição de Funções Adicionais A linguagem Python também nos permite definir as nossas próprias funções. Definimos funções da seguinte forma: def Nome(Arg_1, Arg_2,...): Bloco_de_Comandos Bloco_de_Comandos deve estar endentado em relação ao cabeçalho da função da mesma maneira que vimos nos casos dos comandos condicionais e de repetição. O IDLE realiza esta endentação automaticamente a partir do caractere :. Para que a função retorne um valor, utilizamos o comando return Valor. Quando um comando return é executado, a execução da função é encerrada e o valor informado no comando é retornado para quem chamou a função (uma outra função ou o ambiente do IDLE).
21 Comandos e Funções para Manipulação de Listas Para representar uma lista em Python, utilizamos a forma [a 1, a 2,..., a n ]. Uma lista vazia é representada por []. Se L é uma lista, len(l) retorna o número de elementos em L. Os elementos de uma lista com n elementos são numerados de 0 a n 1. Logo, o k-ésimo elemento de uma lista L pode ser obtido com a notação L[k-1]. O primeiro elemento pode ser obtido com L[0] e o último com L[len(L)-1].
22 Comandos e Funções para Manipulação de Listas (2) Para concatenar duas listas L e M, podemos utilizar o operador +, escrevendo L + M. Para ordenar uma lista L, podemos escrever L.sort(). Para inverter os elementos de uma lista L, podemos escrever L.reverse(). Para testarmos se uma lista L está vazia, podemos testar se len(l) é igual a zero. Para testar se um valor armazenado em a ocorre dentro de uma lista L, podemos testar se o valor da expressão a in L é True.
23 Introdução a Algoritmos, Computação Algébrica e à Linguagem de Programação Python Curso de Números Inteiros e Criptografia Prof. Luis Menasché Schechter Departamento de Ciência da Computação UFRJ Agosto de 2013
Fundamentos de Programação. Turma CI-240-EST. Josiney de Souza. [email protected]
Fundamentos de Programação Turma CI-240-EST Josiney de Souza [email protected] Agenda do Dia Aula 2 (07/08/15) Introdução ao Python História Características Estrutura dos código-fonte Primeiros elementos
Aluísio Eustáquio da Silva
1 Aluísio Eustáquio da Silva SciLab Programável Material didático usado em aulas de Programação de Computadores, Algoritmos e Lógica de Programação Betim Maio de 2012 2 PROGRAMAÇÃO O SciLab permite que
A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá.
INTRODUÇÃO A lógica de programação é extremamente necessária para as pessoas que queiram trabalhar na área de programação, seja em qualquer linguagem de programação, como por exemplo: Pascal, Visual Basic,
Algoritmos e Programação de Computadores
Algoritmos e Programação de Computadores Algoritmos Estrutura Sequencial Parte 1 Professor: Victor Hugo L. Lopes Agenda Etapas de ação do computador; TDP Tipos de Dados Primitivos; Variáveis; Constantes;
Aula 4 Pseudocódigo Tipos de Dados, Expressões e Variáveis
1. TIPOS DE DADOS Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem ser classificadas em dois tipos: As instruções, que
Introdução à Linguagem
Introdução à Linguagem Curso de Nivelamento do PPGMNE Janeiro / 2011 Juliano J. Scremin [email protected] Um pouco de história Um pouco de história: Nascimento do Python Um pouco de história:
Algoritmos e Programação Conceitos e Estruturas básicas (Variáveis, constantes, tipos de dados)
Algoritmos e Programação Conceitos e Estruturas básicas (Variáveis, constantes, tipos de dados) Os algoritmos são descritos em uma linguagem chamada pseudocódigo. Este nome é uma alusão à posterior implementação
Linguagem e Técnicas de Programação I Operadores, expressões e funções. Prof. MSc. Hugo Souza Material desenvolvido por: Profa.
Linguagem e Técnicas de Programação I Operadores, expressões e funções Prof. MSc. Hugo Souza Material desenvolvido por: Profa. Ameliara Freire Operadores básicos Toda linguagem de programação, existem
CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES
CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES 3.1 - IDENTIFICADORES Os objetos que usamos no nosso algoritmo são uma representação simbólica de um valor de dado. Assim, quando executamos a seguinte instrução:
Capítulo 2: Introdução à Linguagem C
Capítulo 2: Introdução à Linguagem C INF1005 Programação 1 Pontifícia Universidade Católica Departamento de Informática Programa Programa é um algoritmo escrito em uma linguagem de programação. No nosso
Programação Elementar de Computadores Jurandy Soares
Programação Elementar de Computadores Jurandy Soares Básico de Computadores Computador: dispositivos físicos + programas Dispositivos físicos: hardware Programas: as instruções que dizem aos dispositivos
INF 1005 Programação I
INF 1005 Programação I Aula 03 Introdução a Linguagem C Edirlei Soares de Lima Estrutura de um Programa C Inclusão de bibliotecas auxiliares: #include Definição de constantes:
Algoritmo. Linguagem natural: o Ambígua o Imprecisa o Incompleta. Pseudocódigo: o Portugol (livro texto) o Visualg (linguagem) Fluxograma
Roteiro: Conceitos básicos de algoritmo, linguagem, processador de linguagem e ambiente de programação; Aspectos fundamentais da organização e do funcionamento de um computador; Construções básicas de
JSP - ORIENTADO A OBJETOS
JSP Orientação a Objetos... 2 CLASSE:... 2 MÉTODOS:... 2 Método de Retorno... 2 Método de Execução... 2 Tipos de Dados... 3 Boolean... 3 Float... 3 Integer... 4 String... 4 Array... 4 Primeira:... 4 Segunda:...
Apostila de Fundamentos de Programação I. Prof.: André Luiz Montevecchi
Apostila de Fundamentos de Programação I Prof: André Luiz Montevecchi Introdução O mundo atual é dependente da tecnologia O uso intenso de diversos aparatos tecnológicos é parte integrante do nosso dia-a-dia
Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.
Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação [email protected] Conceitos Preliminares
Algoritmos e Estrutura de Dados. Introdução a Linguagem Python (Parte I) Prof. Tiago A. E. Ferreira
Algoritmos e Estrutura de Dados Aula 1 Introdução a Linguagem Python (Parte I) Prof. Tiago A. E. Ferreira Linguagem a ser Utilizada? Nossa disciplina é de Algoritmos e Estrutura de Dados, e não de linguagem
Introdução à Lógica de Programação
Introdução à Lógica de Programação Sistemas Numéricos As informações inseridas em um computador são traduzidos em dados, ou seja, em sinais que podem ser manipulados pelo computador. O computador trabalha
2. OPERADORES... 6 3. ALGORITMOS, FLUXOGRAMAS E PROGRAMAS... 8 4. FUNÇÕES... 10
1. TIPOS DE DADOS... 3 1.1 DEFINIÇÃO DE DADOS... 3 1.2 - DEFINIÇÃO DE VARIÁVEIS... 3 1.3 - VARIÁVEIS EM C... 3 1.3.1. NOME DAS VARIÁVEIS... 3 1.3.2 - TIPOS BÁSICOS... 3 1.3.3 DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS...
ALGORITMOS PARTE 01. Fabricio de Sousa Pinto
ALGORITMOS PARTE 01 Fabricio de Sousa Pinto Algoritmos: Definição 2 É uma sequência de instruções finita e ordenada de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema. Algoritmos 3
AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO PYTHON
Computadores e Programação Engª Biomédica Departamento de Física Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2003/2004 FICHA 1 AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO PYTHON 1.1. Objectivos
Algoritmos I Aula 13 Java: Tipos básicos, variáveis, atribuições e expressões
Algoritmos I Aula 13 Java: Tipos básicos, variáveis, atribuições e expressões Professor: Max Pereira http://paginas.unisul.br/max.pereira Ciência da Computação Primeiro Programa em Java public class OlaPessoal
Algoritmos e Programação _ Departamento de Informática
5 TIPOS DE DADOS Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. De um modo geral estas informações podem ser classificadas em dois tipos:
Linguagens de programação
Prof. André Backes Linguagens de programação Linguagem de Máquina Computador entende apenas pulsos elétricos Presença ou não de pulso 1 ou 0 Tudo no computador deve ser descrito em termos de 1 s ou 0 s
Module Introduction. Programação. Cap. 4 Algoritmos e Programação Estruturada
5374 : Engenharia Informática 6638 : Tecnologias e Sistemas de Informação 9099 : Bioengenharia 10135 : Ciências Biomédicas Cap. 4 Algoritmos e Estruturada Module Introduction Algoritmos e Estruturada Objectivos:
Processamento da Informação Teoria. Algoritmos e Tipos de dados
Processamento da Informação Teoria Algoritmos e Tipos de dados Semana 01 Prof. Jesús P. Mena-Chalco 24/04/2013 (*) Slides adaptados das aulas do Prof. Harlen Costa Batagelo Algumas definições de algoritmo
Algoritmos Computacionais ( Programas )
Algoritmos Computacionais ( Programas ) A partir deste tópico, consideramos a utilização do universo Computacional na solução de problemas. Para tanto devemos lembrar que a transposição de problemas do
Introdução à Programação
Introdução à Programação Introdução a Linguagem C Construções Básicas Programa em C #include int main ( ) { Palavras Reservadas } float celsius ; float farenheit ; celsius = 30; farenheit = 9.0/5
Programação de Computadores I Fluxogramas PROFESSORA CINTIA CAETANO
Programação de Computadores I Fluxogramas PROFESSORA CINTIA CAETANO Problemas & Algoritmos Para resolver um problema através dum computador é necessário encontrar em primeiro lugar uma maneira de descrevê-lo
Arquitetura de Computadores. Tipos de Instruções
Arquitetura de Computadores Tipos de Instruções Tipos de instruções Instruções de movimento de dados Operações diádicas Operações monádicas Instruções de comparação e desvio condicional Instruções de chamada
ULA Sinais de Controle enviados pela UC
Solução - Exercícios Processadores 1- Qual as funções da Unidade Aritmética e Lógica (ULA)? A ULA é o dispositivo da CPU que executa operações tais como: Adição Subtração Multiplicação Divisão Incremento
Aula 01. - Bibliografia - Definições - Operadores - Criação de um algoritmo - Exercícios. Algoritmo e Programação. Prof. Fábio Nelson.
- Bibliografia - Definições - Operadores - Criação de um algoritmo - Exercícios Aula 01 Slide 1 BIBLIOGRAFIA SCHILDT H. C Completo e Total, Makron Books. SP, 1997. Curso de linguagem C da UFMG. ZIVIANI,
Programação Básica em Arduino Aula 2
Programação Básica em Arduino Aula 2 Execução: Laboratório de Automação e Robótica Móvel Variáveis são lugares (posições) na memória principal que servem para armazenar dados. As variáveis são acessadas
Algoritmos com VisuAlg
Algoritmos com VisuAlg Prof Gerson Volney Lagemann Depto Eng de Produção e Sistemas UDESC - CCT Algoritmos com VisuAlg Introdução A linguagem VisuAlg é simples, seu objetivo é disponibilizar um ambiente
AMBIENTE PARA AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS MONOLÍTICOS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO AMBIENTE PARA AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS MONOLÍTICOS Orientando: Oliver Mário
Sumário. INF01040 Introdução à Programação. Elaboração de um Programa. Regras para construção de um algoritmo
INF01040 Introdução à Programação Introdução à Lógica de Programação s Seqüenciais Sumário Elaboração de um programa/algoritmo Formas de representação de um algoritmo Elementos manipulados em um programa/algoritmo
Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite [email protected]
(Prática) Profa. Andreza Leite [email protected] Introdução O computador como ferramenta indispensável: Faz parte das nossas vidas; Por si só não faz nada de útil; Grande capacidade de resolução
Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos
SSC0101 - ICC1 Teórica Introdução à Ciência da Computação I Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos Prof. Vanderlei Bonato Prof. Cláudio Fabiano Motta Toledo Sumário Análise e solução de
Programação de Computadores
Programação de Computadores INTRODUÇÃO AOS ALGORITMOS E À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES PARTE 2 Renato Dourado Maia Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais Exemplo Inicial Uma
2 echo "PHP e outros.";
PHP (Hypertext Preprocessor) Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é o PHP: O PHP(Hypertext Preprocessor) é uma linguagem interpretada gratuita, usada originalmente apenas para o desenvolvimento
LP II Estrutura de Dados. Introdução e Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes [email protected]
LP II Estrutura de Dados Introdução e Linguagem C Prof. José Honorato F. Nunes [email protected] Resumo da aula Considerações Gerais Introdução a Linguagem C Variáveis e C Tipos de
Algoritmo e Programação
Algoritmo e Programação Professor: José Valentim dos Santos Filho Colegiado: Engenharia da Computação Prof.: José Valentim dos Santos Filho 1 Ementa Noções básicas de algoritmo; Construções básicas: operadores,
ESTRUTURA CONDICIONAL
AULA 6 ESTRUTURA CONDICIONAL 130 Tem como objetivo executar um conjunto de comandos caso uma condição lógica seja atendida. Quando a resposta lógica for falsa, nada será executado. Sintaxe Se CONDIÇÃO
MC102 Algoritmos e Programação de Computadores 2ª Aula Programa, entrada e saída de dados
MC102 Algoritmos e Programação de Computadores 2ª Aula Programa, entrada e saída de dados 1. Objetivos Falar sobre programa de computador, diferenciando programa em linguagem de máquina, de programa em
Universidade da Beira Interior Cursos: Matemática /Informática e Ensino da Informática
Folha 1-1 Introdução à Linguagem de Programação JAVA 1 Usando o editor do ambiente de desenvolvimento JBUILDER pretende-se construir e executar o programa abaixo. class Primeiro { public static void main(string[]
Criar a classe Aula.java com o seguinte código: Compilar e Executar
Introdução à Java Prof. Bruno Gomes [email protected] Programação Orientada a Objetos Código Exemplo da Aula Criar a classe Aula.java com o seguinte código: public class Aula { public static void
Algoritmos e programação
Algoritmos e programação Introdução à Programação Prof. Bonadia dos Santos Conceitos básicos Desde o início de sua existência, o homem procurou criar máquinas que o auxiliassem em seu trabalho. Dentre
Prof. Esp. Adriano Carvalho
Prof. Esp. Adriano Carvalho O que é um Programa? Um arquivo contendo uma sequência de comandos em uma linguagem de programação especifica Esses comandosrespeitam regras de como serem escritos e quais
Estruturas de Repetição
Estruturas de Repetição Lista de Exercícios - 04 Linguagem e Técnicas de Programação Professor: Edwar Saliba Júnior Estruturas de Repetição O que são e para que servem? São comandos que são utilizados
Orientação a Objetos
1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou
Curso: Ciência da Computação Disciplina: Construção de Compiladores Período: 2010-1 Prof. Dr. Raimundo Moura
UFPI CCN DIE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Construção de Compiladores Período: 2010-1 Prof. Dr. Raimundo Moura O projeto Desenvolver um compilador de um subconjunto básico da linguagem PORTUGOL.
Introdução aos cálculos de datas
Page 1 of 7 Windows SharePoint Services Introdução aos cálculos de datas Aplica-se a: Microsoft Office SharePoint Server 2007 Ocultar tudo Você pode usar fórmulas e funções em listas ou bibliotecas para
Introdução à Lógica de Programação
Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Introdução à Lógica de Programação 1 Estruturas de dados Representação computacional das informações do problema ser resolvido Informações podem ser de
ENG1000 Introdução à Engenharia
ENG1000 Introdução à Engenharia Aula 04 Introdução a Linguagem Lua Edirlei Soares de Lima Linguagem Lua Lua é uma linguagem de programação projetada para dar suporte à programação
Aula 10 Introdução à Algoritmos. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www3.ifrn.edu.
Aula 10 Introdução à Algoritmos Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www3.ifrn.edu.br/~brunogomes Agenda da Aula Introdução aos Algoritmos: Conceitos Iniciais; Programa
Os objetivos indicados aplicam-se a duas linguagens de programação: C e PHP
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA COMBA DÃO CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS 2012-2015 PROGRAMAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MÓDULO 2 Mecanismos de Controlo de
Algoritmos e Estruturas de Dados I 01/2013. Estruturas Condicionais e de Repetição (parte 2) Pedro O.S. Vaz de Melo
Algoritmos e Estruturas de Dados I 01/2013 Estruturas Condicionais e de Repetição (parte 2) Pedro O.S. Vaz de Melo Problema 1 Suponha que soma (+) e subtração (-) são as únicas operações disponíveis em
Python: Comandos Básicos. Claudio Esperança
Python: Comandos Básicos Claudio Esperança Primeiros passos em programação Até agora só vimos como computar algumas expressões simples Expressões são escritas e computadas imediatamente Variáveis podem
Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias
Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Professor: Renato Dourado Maia Disciplina: Programação de Computadores Curso: Engenharia de Alimentos Turma: Terceiro Período 1 Introdução
Cap.2.5: Design de Algoritmos e Programação Estruturada. Algoritmos, fluxogramas e pseudo-código
Cap.2.5: Design de Algoritmos e Programação Estruturada Algoritmos, fluxogramas e pseudo-código 1 Sumário Problemas e algoritmos Desenho de algoritmos/programas Passos na construção de algoritmos Método
Componentes da linguagem C++
Componentes da linguagem C++ C++ é uma linguagem de programação orientada a objetos (OO) que oferece suporte às características OO, além de permitir você realizar outras tarefas, similarmente a outras
OPERADORES E ESTRUTURAS DE CONTROLE
OPERADORES E ESTRUTURAS DE CONTROLE 3.1 Operadores Os operadores indicam o tipo de operação matemática que será executada gerando novos valores a partir de um ou mais operadores. São muito utilizados em
Introdução a Computação
Introdução a Computação Aula 02 Introdução a Linguagem C Edirlei Soares de Lima Lógica de Programação Lógica de Programação é a técnica de criar sequências lógicas de ações para
Sintaxe Básica de Java Parte 1
Sintaxe Básica de Java Parte 1 Universidade Católica de Pernambuco Ciência da Computação Prof. Márcio Bueno [email protected] Fonte: Material da Profª Karina Oliveira Estrutura de Programa Um programa
ALGORITMOS. Supervisão: Prof. Dr.º Denivaldo Lopes
Laboratory of Software Engineering and Computer Network Engineering for a better life Universidade Federal do Maranhão Curso de Engenharia Elétrica ALGORITMOS Supervisão: Prof. Dr.º Denivaldo Lopes Adelman
Resumo da Matéria de Linguagem de Programação. Linguagem C
Resumo da Matéria de Linguagem de Programação Linguagem C Vitor H. Migoto de Gouvêa 2011 Sumário Como instalar um programa para executar o C...3 Sintaxe inicial da Linguagem de Programação C...4 Variáveis
3 Sistemas de Numeração:
3 Sistemas de Numeração: Os computadores eletrônicos têm como base para seu funcionamento a utilização de eletricidade. Diferente de outras máquinas que a presença ou ausência de eletricidade apenas significam
UFRPE Prof. Gustavo Callou [email protected]
UFRPE Prof. Gustavo Callou [email protected] 1 Algoritmos Representação Exercícios Linguagens de Programação Compilador Interpretador Ambiente de Desenvolvimento Python Característica Para que serve Onde
Organização de programas em Python. Vanessa Braganholo [email protected]
Organização de programas em Python Vanessa Braganholo [email protected] Vamos programar em Python! Mas... } Como um programa é organizado? } Quais são os tipos de dados disponíveis? } Como variáveis podem
Prof. Dr. Abel Gomes ([email protected]) Cap.4: Design de Algoritmos e Programação Estruturada. Algoritmos, fluxogramas e pseudo-código
Prof. Dr. Abel Gomes ([email protected]) Cap.4: Design de Algoritmos e Programação Estruturada Algoritmos, fluxogramas e pseudo-código 1 Sumário Problemas e algoritmos Desenho de algoritmos/programas Passos
Geração de código intermediário. Novembro 2006
Geração de código intermediário Novembro 2006 Introdução Vamos agora explorar as questões envolvidas na transformação do código fonte em uma possível representação intermediária Como vimos, nas ações semânticas
Computação e Programação Aula prática nº 5. Enunciados dos problemas
Enunciados dos problemas 1 1. Processador de números 1.1 Objectivos do exercício análise sequencial de um problema baseada em objectos e desenvolvimento do respectivo algoritmo; codificação do algoritmo
Fundamentos de Programação II. Introdução à linguagem de programação C++
Fundamentos de Programação II Introdução à linguagem de programação C++ Prof. Rafael Henrique D. Zottesso Material cedido por Prof. Msc. Everton Fernando Baro Agenda IDE HelloWorld Variáveis Operadores
PHP() é uma linguagem de integração de servidor que permite a criação de paginas dinâmicas. Como todas
O que é PHP? Acrônimo de PHP: Hipertext Language PostProcessor Inicialmente escrita para o desenvolvimento de aplicações Web Facilidade para iniciantes e recursos poderosos para programadores profissionais
INTRODUÇÃO AO JAVA PARA PROGRAMADORES C
PROGRAMAÇÃO SERVIDOR EM SISTEMAS WEB INTRODUÇÃO AO JAVA PARA PROGRAMADORES C Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar a grande semelhança entre Java e C Apresentar a organização diferenciada
Lista de operadores de comparação - > Maior que - < Menor que - <= Menor ou igual a - >= Maior ou igual a - === Igual a -!
Página1 Javascript JavaScript (JS) é uma linguagem de programação client side Funciona no navegador do usuário. É uma linguagem baseada em objetos. "Walmir".length; 6 Para que serve - fazer websites responder
Algoritmos em Javascript
Algoritmos em Javascript Sumário Algoritmos 1 O que é um programa? 1 Entrada e Saída de Dados 3 Programando 4 O que é necessário para programar 4 em JavaScript? Variáveis 5 Tipos de Variáveis 6 Arrays
9 Comandos condicionais
9 Comandos condicionais Um comando condicional é uma instrução empregada quando se deseja criar um desvio, isto é, a opção de executar-se ou não um determinado trecho de código, segundo uma condição. Em
CURSO DE PROGRAMAÇÃO EM JAVA
CURSO DE PROGRAMAÇÃO EM JAVA Introdução para Iniciantes Prof. M.Sc. Daniel Calife Índice 1 - A programação e a Linguagem Java. 1.1 1.2 1.3 1.4 Linguagens de Programação Java JDK IDE 2 - Criando o primeiro
Expressões. Prof. Alberto Costa Neto [email protected]. Linguagens de Programação. Departamento de Computação Universidade Federal de Sergipe
Linguagens de Programação Departamento de Computação Universidade Federal de Sergipe Expressão é uma frase de um programa que ao ser avaliada retorna um valor Tipos Literais Agregados Chamadas de Função
MC-102 Aula 01. Instituto de Computação Unicamp
MC-102 Aula 01 Introdução à Programação de Computadores Instituto de Computação Unicamp 2015 Roteiro 1 Por que aprender a programar? 2 Hardware e Software 3 Organização de um ambiente computacional 4 Algoritmos
2 Orientação a objetos na prática
2 Orientação a objetos na prática Aula 04 Sumário Capítulo 1 Introdução e conceitos básicos 1.4 Orientação a Objetos 1.4.1 Classe 1.4.2 Objetos 1.4.3 Métodos e atributos 1.4.4 Encapsulamento 1.4.5 Métodos
Para testar seu primeiro código utilizando PHP, abra um editor de texto (bloco de notas no Windows) e digite o código abaixo:
Disciplina: Tópicos Especiais em TI PHP Este material foi produzido com base nos livros e documentos citados abaixo, que possuem direitos autorais sobre o conteúdo. Favor adquiri-los para dar continuidade
13 Números Reais - Tipo float
13 Números Reais - Tipo float Ronaldo F. Hashimoto e Carlos H. Morimoto Até omomentonoslimitamosaouso do tipo inteiro para variáveis e expressões aritméticas. Vamos introduzir agora o tipo real. Ao final
Cálculo Numérico Aula 1: Computação numérica. Tipos de Erros. Aritmética de ponto flutuante
Cálculo Numérico Aula : Computação numérica. Tipos de Erros. Aritmética de ponto flutuante Computação Numérica - O que é Cálculo Numérico? Cálculo numérico é uma metodologia para resolver problemas matemáticos
Aula 3 - Sistemas de Numeração
UEM Universidade Estadual de Maringá DIN - Departamento de Informática Disciplina: Fundamentos da Computação Profª Thelma Elita Colanzi Lopes [email protected] Aula 3 - Sistemas de Numeração O ser humano,
ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C++ Estrutura de um Programa em C++
ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C++ Estrutura de um Programa em C++ #include { Este trecho é reservado para o corpo da função, com a declaração de suas variáveis locais, seus comandos e funções
Exemplo de Subtração Binária
Exemplo de Subtração Binária Exercícios Converta para binário e efetue as seguintes operações: a) 37 10 30 10 b) 83 10 82 10 c) 63 8 34 8 d) 77 8 11 8 e) BB 16 AA 16 f) C43 16 195 16 3.5.3 Divisão binária:
Programação II. Aula 2
Programação II Aula 2 Introdução Para que serve programação? Resolver algum problema computacionalmente. Desenvolver um programa de computador (solução) cuja execução leve a um resultado (aceitável) de
Programação de Computadores I Pseudocódigo PROFESSORA CINTIA CAETANO
Programação de Computadores I Pseudocódigo PROFESSORA CINTIA CAETANO Pseudocódigo Pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve,
Programando em C# Orientado a Objetos. By: Maromo
Programando em C# Orientado a Objetos By: Maromo Agenda Módulo 1 Plataforma.Net. Linguagem de Programação C#. Tipos primitivos, comandos de controle. Exercícios de Fixação. Introdução O modelo de programação
Tutorial de Matlab Francesco Franco
Tutorial de Matlab Francesco Franco Matlab é um pacote de software que facilita a inserção de matrizes e vetores, além de facilitar a manipulação deles. A interface segue uma linguagem que é projetada
Metodos de Programação
Metodos de Programação Métodos de Programação Introdução Informática, Computador, Algoritmo Informática: Ciência do processamento da informação Computador: Máquina que serve para processar informação Algoritmo:
Linguagem algorítmica: Portugol
Programação de Computadores I Aula 03 Linguagem algorítmica: Portugol José Romildo Malaquias Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2011-1 1/34 Introdução I Lógica A lógica é usada
Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF Colegiado de Engenharia de Computação CECOMP
Algoritmos e Programação Ricardo Argenton Ramos Baseado nos slides do professor Jadsonlee da Silva Sá Ementa Conceito de algoritmo. Lógica de programação e programação estruturada. Linguagem de definição
Estruturas de entrada e saída
capa Estruturas de entrada e saída - A linguagem C utiliza de algumas funções para tratamento de entrada e saída de dados. - A maioria dessas funções estão presentes na biblioteca . - As funções
3. Tipos de Dados, Constantes e Variáveis.
3. Tipos de Dados, Constantes e Variáveis. O computador realiza a sua tarefa trabalhando as informações contidas em sua memória, essas podem ser classificadas em dois tipos básicos: as instruções e os
Tabela de Símbolos. Análise Semântica A Tabela de Símbolos. Principais Operações. Estrutura da Tabela de Símbolos. Declarações 11/6/2008
Tabela de Símbolos Análise Semântica A Tabela de Símbolos Fabiano Baldo Após a árvore de derivação, a tabela de símbolos é o principal atributo herdado em um compilador. É possível, mas não necessário,
