Introdução. à Bíblia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução. à Bíblia"

Transcrição

1 Introdução à Bíblia Pr. Kenneth Eagleton Escola Teológica Batista Livre (ETBL) Campinas, SP 2012

2 1 Oitava Lição Traduções da Bíblia As línguas originais O Antigo Testamento foi originalmente escrito na língua hebraica, com exceção de alguns trechos em aramaico. O hebraico era a língua do povo hebreu até o final da monarquia. Com o exílio dos judeus na Babilônia, o aramaico foi assimilado. De volta à Palestina, os judeus passaram a usar mais esta língua. A segunda metade do livro de Daniel foi escrita em aramaico, língua falada onde ele se encontrava. A ascensão do grego como língua universal na região mediterânea também teve influência sobre os idiomas falados na Palestina. Muitos judeus já não entendiam o hebraico na época de Jesus. O Novo Testamento foi escrito no idioma grego koinê, um grego popular, diferente daquele usado nas obras clássicas. Algumas palavras e frases em aramaico aparecem no texto do Novo Testamento. Os materiais da escrita Os materiais mais antigos na gravação de inscrições eram as tábuas talhadas de pedra ou argila. As tábuas dos Dez Mandamentos são um exemplo deste tipo de escrita (Ex 32:15-16). O material mais utilizado para a escrita na época do Antigo Testamento era o papiro, fabricado de cascas prensadas de uma planta aquática longa e fina que crescia às margens do Rio Nilo, no Egito. Várias destas folhas eram emendadas para formar um rolo comprido que podia chegar a 40 metros. A escrita era aplicada a apenas uma das superfícies com um estilete molhado em tinta fabricada com pó de fuligem, água e goma arábica. O papiro era guardado em rolos com uma vara em cada ponta e o material era frágil, de difícil manuseio. Fora do Egito o papiro era muito caro. Em Pérgamo, na Ásia Menor (atual Turquia), desenvolveu-se um material conhecido como pergaminho, feito de couro, usando-se peles de ovelhas e cabras. O velino era fabricado de pele de animais maiores (bezerros, bois e antílopes) e era mais caro. O couro (pergaminho e velino) foi o material mais utilizado para a escrita do Novo Testamento, podendo-se fazer a inscrição nas duas faces. Os pergaminhos também eram guardados em rolos. Em 2 Tm 4:13 Paulo pede que seus pergaminhos lhe sejam trazidos. Um pergaminho reutilizado é conhecido como palimpsesto. Nos séculos II e III d.c. começou-se a usar páginas de papiro e, posteriormente, cascas de árvore prensadas e misturadas à goma. Em vez de enroladas, eram empilhadas e costuradas em uma das laterais, como nos livros atuais. Este conjunto era conhecido como códice (codex).

3 2 Muitos dos manuscritos antigos da Bíblia ainda existentes estão neste formato (nem sempre completos). Alguns dos mais importantes são: Códice Sinaítico (a) descoberto em no Monte Sinai, datando do início do século IV, 75% do Antigo Testamento e o Novo Testamento completo (e todos os livros apócrifos do AT). Códice Vaticano (B) datando do século IV ( d.c.), 90% do Antigo Testamento e Novo Testamento incompleto (mais alguns livros apócrifos). Códice Alexandrino (A) datando do século V d.c., 90% do Antigo Testamento e Novo Testamento (AT em grego). Códice de efraimita (C), datando do século V, possui 64 folhas com o Antigo Testamento e 145 com o Novo Testamento. Nenhum dos escritos originais existe hoje, mas temos um grande número de cópias antigas (mais de 5.000), com algumas de idade bem próximas aos originais. Existem também mais de manuscritos que datam do IX ao XVI séculos d. C., mais de lecionários (livretos de uso litúrgico que contêm porções das Escrituras) e mais de citações do Novo Testamento nos escritos dos Pais da Igreja. 1 Podemos afirmar com confiança que o texto sagrado é exato. A Bíblia sobreviveu: a três séculos de perseguições do império romano, quando se jogava às feras os que possuíam os livros santos; o século X, quando poucos homens sabiam ler, mesmo entre os príncipes; os séculos XII a XIV, quando o uso das Escrituras em língua vulgar (do povo) era punido de morte. (Em 1.229, um concílio reunido em Toulouse proibiu na França aos leigos de possuírem os livros do Antigo e do Novo Testamento. No concílio de Béziers, de 1.246, essa medida foi confirmada e a interdição passada ao clero. Em 1.526, o Parlamento de Paris proclamou um decreto proibindo a possessão ou a venda do Novo Testamento em francês.) a Idade Média, onde a Igreja Romana (Católica) proibiu a leitura dos santos livros e substituiu a Palavra de Deus por suas tradições. O uso das Escrituras em língua vulgar também era punido de morte. muitas tentativas de destruir a Bíblia em suas diferentes versões e traduções, especialmente nos séculos XV e XVI. 1 Extraído de A Survey of Bible Doctrine, por Charles C. Ryrie, Transcrito de A Bíblia Anotada e afixada na Internet no site:

4 3 Traduções da Bíblia de importância histórica A história da tradução da Bíblia para as diversas línguas é um estudo fascinante. Muitos servos de Deus investiram a vida na tradução das Escrituras para que todos os povos tivessem acesso à Palavra de Deus. Algumas destas traduções são de alto valor histórico. Citamos três: Septuaginta (a versão dos Setenta ou LXX) É uma tradução em grego de todo o Antigo Testamento, feita por judeus de Alexandria entre 250 e 150 a.c. A tradição diz que 70 sábios fizeram a tradução, daí o nome de Septuaginta. Esta tradução fez com que as Escrituras Sagradas se tornassem acessíveis aos outros povos, pois a língua grega na época era a mais usada em toda a região do Mediterâneo. Além disto, a Septuaginta foi importante para a preservação do conhecimento do Antigo Testamento, mesmo entre o povo de Israel. Na época de Jesus a população judaica em geral não mais compreendia o hebraico. Somente os eruditos judeus ainda podiam ler o Antigo Testamento hebraico. Quando Jesus citou o Antigo Testamento durante seu ministério terreno, era o texto da Septuaginta que citava. Vulgata A tradução para o latim feita por Jerônimo a pedido do Papa Dâmaso I no final do século IV e começo do século V d. C. ficou conhecida como Vulgata. Jerônimo traduziu o Antigo Testamento diretamente do hebraico e o Novo Testamento do grego. O latim utilizado por Jerônimo não foi o clássico, mas aquele utilizado pelo povo, para que a Bíblia fosse mais facilmente compreendida por um maior número de pessoas. A Vulgata passou a ser a Bíblia official da Igreja Católica Romana e, com o tempo, a única permitida em todo o mundo. Apesar de a igreja romana atualmente permitir traduções para outros idiomas, a Nova Vulgata de 1979 continua sendo sua versão oficial. Todas as primeiras edições católicas da tradução da Bíblia em português foram feitas a partir da Vulgata e não a partir das línguas originais (ou seja, as Bíblias em português eram tradução da tradução). King James Version (KJV) O Rei Tiago I (King James I) da Inglaterra encomendou uma tradução da Bíblia, para o inglês, para ser usada como tradução oficial da Igreja da Inglaterra, embora já existissem várias outras traduções em inglês. O Texto Recebido (Textus Receptus) em grego serviu de base para a tradução do Novo Testamento. O trabalho de tradução encomendado pelo rei foi concluído em Esta versão da Bíblia em inglês foi a mais usada no mundo de fala inglesa até a segunda metade do século passado. Existem atualmente alguns grupos radicais que defendem esta tradução como a única inspirada, considerando como hereges todas as outras. Existe uma tradução em português, a Bíblia King James Atualizada (KJA), que é uma tradução direta das línguas originais e nada tem a ver com a versão inglesa encomendada pelo rei Tiago.

5 4 A Bíblia em português Os mais antigos registros de tradução de trechos da Bíblia para o português datam do final do século XV. Porém, centenas de anos se passaram até que a primeira versão completa estivesse disponível em três volumes, em Trata-se da tradução de João Ferreira de Almeida. Almeida nasceu em Portugal, mas ainda jovem foi morar na Malásia, posteriormente no Ceilão e finalmente na Batávia (atual ilha de Java, Indonésia). Foi aí que traduziu a maior parte da Bíblia para a língua portuguesa, concluindo o Novo Testamento em 1.676, que só foi publicado em 1.681, com muitos erros. Almeida morreu em enquanto traduzia o Antigo Testamento (havia chegado até Ezequiel). A obra foi concluída em por Jacobus op den Akker, pastor holandês. A primeira impressão da Bíblia completa em português, em um único volume, foi feita em Londres, em 1.819, também na versão de Almeida 2. Principais traduções (protestantes) da Bíblia em português do Brasil usadas na atualidade A Bíblia Sagrada João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida (COR) - Não é a mesma traduzida por JFA e impressa em É, na realidade, uma edição brasileira onde os lusitanismos foram eliminados, adaptando-se para o português do Brasil. Foi publicada em pela Sociedade Bíblica Britânica. A 2ª edição foi publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) em 1.969, a 3ª edição em e a 4ª edição data de (ARC). A Bíblia Sagrada João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Atualizada no Brasil (ATU) - É uma revisão de Almeida, independente da Revista e Corrigida, que foi encomendada a uma equipe de tradutores brasileiros e publicada pela SBB em Conserva as características principais da tradução à equivalência formal de Almeida. Sua revisão foi feita à luz dos manuscritos mais antigos que não estavam à disposição de Almeida. Em passou por uma 2ª revisão pela SBB (ARA). Publicada também pelas Edições Vida Nova (edição de com muitas referências e notas explicativas) e pela Imprensa Batista Regular do Brasil ( Bíblia de Scofield com referências e anotações, lançada em 1.983). A Bíblia Sagrada Versão Revisada (VRe) - Publicada pela Imprensa Bíblica Brasileira primeiramente em e, na sua 2ª edição, em É baseada na tradução de Almeida e segue mais a forma da COR, porém mais natural. 2 Adaptação de Almeida: A Obra de Uma Vida no site fonte: A Bíblia no Brasil, n. 160, 1992, p. 14 e BOL- Bíblia on-line /SBB

6 5 Em foi lançada a Bíblia Almeida Século 21, baseada na Versão Revisada. É publicada por um consórcio formado por Imprensa Bíblica Brasileira/JUERP, Edições Vida Nova, Editora Hagnos e Editora Atos. Edição Contemporânea Almeida (ECA ou AEC) - Publicada pela Editora Vida em 1.990, é uma atualização da Almeida Revista e Corrigida, buscando eliminar arcaísmos e ambiguidades do texto original de Almeida. Almeida Corrigida, Fiel (ACF) - O nome original é Almeida Corrigida e Revisada, Fiel ao Texto Original. Publicada pela Sociedade Bíblica Trinitariana e baseada 100% no Textus Receptus (TR). Pequena revisão em Nova Versão Internacional (NVI) - Publicada em pela Sociedade Bíblica Internacional. Segue um princípio intermediário entre o da equivalência dinâmica e o da tradução literal. A Bíblia na Linguagem de Hoje (BLH) - Publicada pela Sociedade Bíblica Brasileira no fim de com uma linguagem contemporânea e simples. Segue o princípio de tradução da equivalência dinâmica. A tradução do Novo Testamento foi aprovada pela Igreja Católica. A Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) - Uma revisão profunda da BLH publicada em pela Sociedade Bíblica Brasileira. A Bíblia Viva (VIV) - Publicada em pela Editora Mundo Cristão. A versão em inglês foi concebida para ser entendida pelas crianças. Devido à grande receptividade, foi traduzida para muitas outras línguas. Não é, na realidade, uma tradução mas uma paráfrase; ou seja, toma muita liberdade na tradução e insere comentários. Em certos trechos foge um pouco às regras de tradução geralmente aceitas. Os diferentes conceitos de uma boa tradução Existem duas concepções sobre o que seja uma boa tradução: 1- Tradução literal ou a equivalência formal uma tradução que segue o mais perto possível as palavras e estruturas da língua do texto original. As diferentes edições de João Ferreira de Almeida se encaixam nesta categoria (COR, ATU e VRe). A COR segue mais de perto a forma do original que as outras. As Bíblias Católicas Vozes e de Jerusalém também se

7 6 encaixam nesta categoria. Estas versões são mais úteis para quem já conhece bem a Bíblia e quer um estudo detalhado. 2- Tradução a equivalência funcional ou dinâmica uma tradução dirigida para o sentido, que tenta transmitir, na segunda língua, o sentido exato da mensagem original de uma maneira clara e natural. As versões NVI, BLH e NTLH se encaixam nesta categoria. Estas versões são mais úteis para: os que ainda estão se familiarizando com a Bíblia, os que têm nível escolar limitado, os que desejam ler um livro inteiro da Bíblia de uma só vez, para leitura pública em voz alta e para esclarecimento de dúvidas de trechos difíceis. Alguns princípios a serem seguidos para uma boa tradução 1- Os textos de base utilizados para a tradução devem ser os melhores textos. 2- A tradução deve ser exata. Uma tradução é exata ou fiel quando diz exatamente aquilo que o original dizia aos primeiros destinatários, sem adição nem subtração. 3- A tradução deve ser clara. Clara é o oposto de obscura e ambígua. Deus falou aos homens para ser compreendido. Para isso é preciso evitar, na tradução, palavras ou frases que não façam sentido ou que possam ter mais de um sentido. 4- A tradução deve ser natural. Devemos evitar as traduções complicadas, pesadas ou obscuras. Certas frases traduzidas literalmente soam de maneira artificial ou estranha, afetando imediatamente a tradução.

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 A Bíblia é considerado o livro mais importante dentre todos os que já foram escritos em todos os tempos e lugares, o mais editado

Leia mais

Deus usou diversos meios em várias ocasiões para comunicar sua vontade ao povo. Por exemplo, usou anjos (Gn 18,19; Ap 22:8-21), o Urim e Tumim (Ex

Deus usou diversos meios em várias ocasiões para comunicar sua vontade ao povo. Por exemplo, usou anjos (Gn 18,19; Ap 22:8-21), o Urim e Tumim (Ex Deus usou diversos meios em várias ocasiões para comunicar sua vontade ao povo. Por exemplo, usou anjos (Gn 18,19; Ap 22:8-21), o Urim e Tumim (Ex 28:30), voz da consciência (Rm 2:15), etc. Além disso

Leia mais

latim se baseava na possibilidade de manter a comunicação entre povos que falavam línguas distintas. Por outro lado, os analfabetos, que constituíam

latim se baseava na possibilidade de manter a comunicação entre povos que falavam línguas distintas. Por outro lado, os analfabetos, que constituíam Sumário Introdução... 7 A Bíblia traduzida... 11 A distância que separa os primeiros leitores dos modernos... 15 Confirmação arqueológica... 19 A exegese e a interpretação da Bíblia... 25 Onde está a vontade

Leia mais

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico Principal material utilizado para receber uma escrita. MATERIAIS USADOS PARA ESCREVER Atualmente o papel é a principal forma para receber

Leia mais

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto A BÍBLIA Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO 2016, O ANO DA COMUNHÃO 2017, O ANO DA DOUTRINA 2018,

Leia mais

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Hugo Goes A Bíblia é formada por duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Em relação ao Novo Testamento, não há nenhuma diferença entre a

Leia mais

Lição 02 O Livro que veio do Céu Parte 2

Lição 02 O Livro que veio do Céu Parte 2 Lição 02 O Livro que veio do Céu Parte 2 Utilidade e propósito da Bíblia A Bíblia mostra nossos pecados, que nos afastam de Deus, e indica o caminho que nos leva de volta a Ele. Pois toda a Escritura Sagrada

Leia mais

Lição 01 O Livro que veio do Céu

Lição 01 O Livro que veio do Céu Lição 01 O Livro que veio do Céu O que é a Bíblia? A palavra Bíblia deriva do grego biblíon, livrinhos, termo relacionado com biblos, que se refere ao caule da planta papiro. O texto bíblico foi copiado

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Ter, 23 de Outubro de :50 - Última atualização Ter, 23 de Outubro de :12

Escrito por Hélio Clemente Ter, 23 de Outubro de :50 - Última atualização Ter, 23 de Outubro de :12 HISTÓRIA DA BÍBLIA Copyright: Sociedade Bíblica do Brasil - SBB Grego, hebraico e aramaico foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas. O Antigo Testamento foi escrito

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã Objetivos da Disciplina Facilitar o estudo, compreensão e o uso adequado da Bíblia. Familiarizar o aluno com

Leia mais

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI QUE S Ã O E COMO SURGIRAM LIVROS AP Ó CRIFOS A BÍBLIA E SUA COMPOSIÇÃO 1. A PRIMEIRA FORMA DIVINA DE COMUNICAÇÃO : PESSOAL - GÊN.1:28 DEUS OS ABENÇOOU DE MUITOS E LHES DISSE: DESSES LIVROS A BÍBLIA É O

Leia mais

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO Índice Siglas e abreviaturas 6 Introdução 7 PARTE 1 - A PALAVRA INSPIRADA CAPÍTULO I - NATUREZA DA INSPIRAÇÃO BÍBLICA 12 1. A inspiração bíblica no limiar do Vaticano II 13 1.1. Deus, autor principal,

Leia mais

A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa. os rolos, os livros.

A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa. os rolos, os livros. A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa os rolos, os livros. UM LIVRO INSPIRADO POR DEUS Inspiração Bíblica é a iluminação da mente do autor humano para que possa, com os dados da

Leia mais

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3... SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador

Leia mais

Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014.

Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. Textus Receptus e Novum Testamentum Graece Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. 1. Textus Receptus e Novum Testamentum Graece Atualmente, existem várias edições do Novo Testamento

Leia mais

Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA

Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA ANTIGO TESTAMENTO ESTRUTURA DO ANTIGO TESTAMENTO CONFORME O JUDAÍSMO ESTRUTURA DO ANTIGO TESTAMENTO CONFORME O PROTESTANTISMO

Leia mais

Disciplina: Bibliologia / Professores: Clelber V Prestes março /2019

Disciplina: Bibliologia / Professores: Clelber V Prestes março /2019 Disciplina: Bibliologia / Professores: Clelber V Prestes março /2019 CAPÍTULO 5 - COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS Temos o privilégio e a alegria em estudar e meditar a Palavra de Deus: A Bíblia. No entanto,

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XXVII O TEXTO E A TRANSMISSÃO DO NOVO TESTAMENTO

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XXVII O TEXTO E A TRANSMISSÃO DO NOVO TESTAMENTO IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XXVII O TEXTO E A TRANSMISSÃO DO NOVO TESTAMENTO Coletar os livros do Novo Testamento foi um processo vagaroso,

Leia mais

AULA 2 1. O MANUSEIO DA BÍBLIA.

AULA 2 1. O MANUSEIO DA BÍBLIA. 1. O MANUSEIO DA BÍBLIA. AULA 2 a) NOMES E SIGNIFICADO: 1. Bíblia (ta biblia = livros) = plural de livro (bibloj). 2. Escrituras. 3. Palavra de Deus. 4. A Lei de Deus. A Bíblia é a Palavra de Deus. Ele

Leia mais

5. O Cânon da Bíblia. BIBLIOLOGIA AULA III (Teológica)

5. O Cânon da Bíblia. BIBLIOLOGIA AULA III (Teológica) BIBLIOLOGIA AULA III (Teológica) 5. O Cânon da Bíblia 5.1 Escrituras Cânonicas Cânon ou Escrituras Canônicas é a coleção completa dos livros divinamente inspirados, constituindo a Bíblia. Cânon é uma palavra

Leia mais

SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA IGREJA DE CRISTO NA REGIÃO OESTE/SERIDÓ. Marcelo Richele

SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA IGREJA DE CRISTO NA REGIÃO OESTE/SERIDÓ. Marcelo Richele SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA IGREJA DE CRISTO NA REGIÃO OESTE/SERIDÓ Marcelo Richele Em busca por uma reconstrução do passado. Rolf Rendtorff Nasceu em Preetz, Holstein, Alemanha. Estudou teologia 1945-1950

Leia mais

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento.

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. Aluno: Jeorge Sávio CAPÍTULO 1 A Bíblia 1 Atualmente a Bíblia está traduzida em quantas línguas? Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. 2 De onde deriva o termo Bíblia? A palavra

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

VERSÕES DA BÍBLIA VERSÕES DO ANTIGO TESTAMENTO. 7. VERSÕES MENORES - Foram traduzidas para o gótico, etíope e o armênio, no século IV d. C.

VERSÕES DA BÍBLIA VERSÕES DO ANTIGO TESTAMENTO. 7. VERSÕES MENORES - Foram traduzidas para o gótico, etíope e o armênio, no século IV d. C. VERSÕES DA BÍBLIA VERSÕES DO ANTIGO TESTAMENTO 1. SEPTUAGINTA (LXX) - Esta é uma tradução do original hebraico do Antigo Testamento para o grego. Foi feita em Alexandria, entre os séculos III e I a.c.,

Leia mais

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

Strídon, na fronteira entre a Panónia e a Dalmácia

Strídon, na fronteira entre a Panónia e a Dalmácia 1 2 São Jerônimo de Strídon e a Construção do Cristianismo Roberto Aguilar M. S. Silva Membro Vitalício da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, Brasil (Strídon, c. 347 - Belém, 30 de Setembro

Leia mais

Pastor Juan Carlos Ortiz em seu livro diz:

Pastor Juan Carlos Ortiz em seu livro diz: Vemos que hoje até mesmo os pastores protestantes já começam a enxergar que o protestantismo não é uma doutrina que realmente está indo nos ensinamentos de Jesus e já existem alguns que defendam o Papa

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Segundo Artigo de Fé: Cremos, Na inspiração divina verbal e plenária da Bíblia Sagrada, única regra infalível

Leia mais

Você sabe quem foi João Ferreira de Almeida?

Você sabe quem foi João Ferreira de Almeida? A grande maioria dos evangélicos do Brasil associa o nome de João Ferreira de Almeida às Escrituras Sagradas. Afinal, é ele o autor (ainda que não o único) da tradução da Bíblia mais usada e apreciada

Leia mais

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento A palavra Bíblia deriva do grego: ta biblía; plural de: ton biblíon. E significa "livros" Logo descobrimos que a Bíblia é uma coleção de livros! Nós, cristãos,

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 O Novo Testamento (NT) é o conjunto dos textos escritos após a vida publica e a morte de Jesus. Expõe a história

Leia mais

Resumo do trimestre.

Resumo do trimestre. Resumo do trimestre. As lições do 1 ao 6, Serão mais AULAS mais técnicas, onde o professor deve estar preparado pra responder as mais diversas perguntas que possivelmente virão, sem deixar que a aula por

Leia mais

Utilização do Nestle-Aland Novum Testamentum Graece (NA 27 )

Utilização do Nestle-Aland Novum Testamentum Graece (NA 27 ) Utilização do Nestle-Aland Novum Testamentum Graece (NA 27 ) Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. A Nestle-Aland Novum Testamentum Graece, 27ª edição (NA 27 ) (Stuttgart, 1993),

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES Em 45 perguntas, apresentamos uma recolha sobre os temas fundamentais que todo o católico deve saber, acerca das Sagradas Escrituras. A REVELAÇÃO 1. O que é a Revelação? A Revelação

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos!

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Versículo-chave: 2Pe 1.21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito

Leia mais

1/11. Introdução às Sagradas Escrituras

1/11. Introdução às Sagradas Escrituras 1/11 Introdução às Sagradas Escrituras A Bíblia: Antigo e Novo Testamento 2/14 2/11 A colecção dos 73 livros que formam a SAGRADA ESCRITURA tem duas partes bem diferenciadas, chamadas «Antigo Testamento»

Leia mais

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A www.nib.org.br/senib/biblia A BÍBLIA... QUANTOS LIVROS TEM A BÍBLIA? COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS... ANOS, DEMOROU QUASE...ANOS PARA SER CONCLUÍDO, SEMINÁRIO BATISTA DA

Leia mais

Bart D. Ehrman é catedrático do departamento de estudos religiosos da Universidade

Bart D. Ehrman é catedrático do departamento de estudos religiosos da Universidade EHRMAN, Bart D. O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Rio de Janeiro, Prestígio, 2008. Pedro Paulo A. Funari IFCH/Unicamp http://lattes.cnpq.br/4675987454835364 Bart D. Ehrman é catedrático do departamento

Leia mais

Paróquia de N. Sra. da Assunção Cabo Frio Curso de Teologia

Paróquia de N. Sra. da Assunção Cabo Frio Curso de Teologia Paróquia de N. Sra. da Assunção Cabo Frio Curso de Teologia SAGRADA ESCRITURA I AULA: 08 04-15 HISTÓRIA DO CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO As passagens bíblicas começaram a ser escritas esporadicamente já em

Leia mais

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação Te m a G e r a l A h i s t ó r i a d e J e s u s V i d a e M i n i s t é r i o Aula 7 : 22/Mar/2015 Te m a d a A u l a Escola Bíblica Dominical COXIPÓ lorikrama@hotmail.com Visão Geral Título Autoria Datação

Leia mais

O Diário de Minha Mãe

O Diário de Minha Mãe O Diário de Minha Mãe Lúcifer não é satanás: a verdadeira origem do mal O Que a Bíblia Diz? Quem é "Lúcifer"? O nome Lúcifer é frequentemente aplicado a Satanás, mas não há base bíblica para esta ideia.

Leia mais

(10ª AULA) - COMO AS ESCRITURAS CHEGARAM ATÉ NÓS

(10ª AULA) - COMO AS ESCRITURAS CHEGARAM ATÉ NÓS (10ª AULA) - COMO AS ESCRITURAS CHEGARAM ATÉ NÓS TEMA: OBJETIVO: MEMORIZAR: REFLEXÃO: ABORDAGEM DO ALUNO DEUS PRESERVOU A SUA PALAVRA ATRAVÉS DOS SÉCULOS Que o aluno aprenda, sobre como foram preservados

Leia mais

Introdução: as incertezas e os fatos

Introdução: as incertezas e os fatos capítulo 1 Introdução: as incertezas e os fatos Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do

Leia mais

Aldery Rocha Júnior - Instituto Bíblico Roccastel Não reconhecido pelo MEC

Aldery Rocha Júnior - Instituto Bíblico Roccastel Não reconhecido pelo MEC BIBLIOLOGIA Aldery Rocha Júnior - Instituto Bíblico Roccastel Não reconhecido pelo MEC AULA 1 2 A importância de estudar Bibliologia. Tudo Deus faz em formato de livros, até nós. Sal 139:16 Os teus olhos

Leia mais

Orientações para o uso do Novo Testamento Grego

Orientações para o uso do Novo Testamento Grego ISSN 1676-3742 Orientações para o uso do Novo Testamento Grego Antônio Renato Gusso ALAND, Kurt; ALAND, Barbara. O texto do Novo Testamento: Introdução às edições científicas do Novo Testamento Grego bem

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE 5 REFERÊNCIAS ENTRE A ACF E AS ALMEIDAS REVISTAS E CORRIGIDAS

ANÁLISE COMPARATIVA DE 5 REFERÊNCIAS ENTRE A ACF E AS ALMEIDAS REVISTAS E CORRIGIDAS ANÁLISE COMPARATIVA DE 5 REFERÊNCIAS ENTRE A ACF E AS ALMEIDAS REVISTAS E CORRIGIDAS Analise as seguintes referências na ACF-ALMEIDA CORRIGIDA FIEL DE 1995-2007-2011(NOVA ORTOGRAFIA), da SBTB-SOCIEDADE

Leia mais

Surgimento da Escrita

Surgimento da Escrita A escrita surgiu em 4000 a.c. Foi a tecnologia fundamental para o desenvolvimento humano na Terra. Na suméria surgiu a partir da necessidade de se registrar os bens materiais e as transações comerciais

Leia mais

Introdução / Curiosidades. A Bíblia como revelação. Origen e Inspiração. Agenda. A autoridade da Bíblia. Canon. Iluminação. Inerrância 5/4/2012 2

Introdução / Curiosidades. A Bíblia como revelação. Origen e Inspiração. Agenda. A autoridade da Bíblia. Canon. Iluminação. Inerrância 5/4/2012 2 Bibliologia Doutrina das Escrituras antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança

Leia mais

PASTOR SARGENTO ISIDORIO

PASTOR SARGENTO ISIDORIO PROJETO DE LEI Nº Declara a BÍBLIA SAGRADA como Patrimônio Nacional, Cultural e Imaterial do Brasil e da Humanidade. Artigo 1º Declara a BÍBLIA SAGRADA como Patrimônio Nacional, Cultural e Imaterial do

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

COMO A BÍBLIA FOI ESCRITA. Escrito por Prof. Felipe de Aquino

COMO A BÍBLIA FOI ESCRITA. Escrito por Prof. Felipe de Aquino Os textos da Bíblia começaram a ser escritos desde os tempos anteriores a Moisés (1200 ac). Escrever era uma arte rara e cara, pois se escrevia em tábuas de madeira, papiro, pergaminho (couro de carneiro).

Leia mais

"Am levad ishkon, ve bagoyim ló yitchashav" (o povo judeu é solitário e não conta entre os povos)".

Am levad ishkon, ve bagoyim ló yitchashav (o povo judeu é solitário e não conta entre os povos). Breve história do Conflito Árabe (Palestino)/ Israelense A Torah nos ensina: "Am levad ishkon, ve bagoyim ló yitchashav" (o povo judeu é solitário e não conta entre os povos)". "Na verdade, os palestinos

Leia mais

Anteriormente, uma família missionária Wycliffe ou a equipe passaria décadas aprendendo e transcrevendo um idioma em um canto remoto da Terra.

Anteriormente, uma família missionária Wycliffe ou a equipe passaria décadas aprendendo e transcrevendo um idioma em um canto remoto da Terra. Um esforço cristão de quase dois mil anos poderia ser concluído em 2025. Tradutores protestantes esperam ter a Bíblia, ou pelo menos parte dela, escrita em cada uma das 6.909 línguas faladas no mundo todo.

Leia mais

Análise. analisa linguisticamente o texto tal e qual como está, no seu presente.

Análise. analisa linguisticamente o texto tal e qual como está, no seu presente. Análise Sincrónica analisa linguisticamente o texto tal e qual como está, no seu presente. Diacrónica analisa o texto na sua evolução, procurando reconstruir o seu processo redaccional. Autógrafos Transmissão

Leia mais

Dispensacionalismo. Essência.

Dispensacionalismo. Essência. Essência. Entre as muitas teorias e características do dispensacionalismo, podemos afirmar que o aspecto principal é a explícita distinção que seus proclamadores fazem entre a nação de Israel e a Igreja,

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : ola criptura : Definição: Revelação é, em termos teológicos, o processo pelo qual Deus desvenda ao o Seu caráter e Sua vontade. : a. Revelação Geral b. Revelação Especial : a.

Leia mais

CURIOSIDADES BÍBLICAS

CURIOSIDADES BÍBLICAS CURIOSIDADES BÍBLICAS 01 Você Sabia? O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.c.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram

Leia mais

Ferramentas da Web 2.0 para a promoção da leitura e da escrita. III Encontro Formar Crianças Leitoras

Ferramentas da Web 2.0 para a promoção da leitura e da escrita. III Encontro Formar Crianças Leitoras Ferramentas da Web 2.0 para a promoção da leitura e da escrita III Encontro Formar Crianças Leitoras Este lugar é um mistério, Daniel, um santuário. Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de

Leia mais

As Revelações do Apocalipse

As Revelações do Apocalipse Page 1 of 5 As Revelações do Apocalipse Este estudo contém ao todo 24 lições. Para imprimir esta lição e respondê-la com auxílio de sua Bíblia CLIQUE AQUI. ESTUDO 01 O Apocalipse, um Livro Aberto A maioria

Leia mais

Utilização do BibleWorks NA 27

Utilização do BibleWorks NA 27 Utilização do BibleWorks NA 27 Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. 1. Introdução O software BibleWorks é um programa para todos aqueles que trabalham com textos bíblicos. O

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

PARTE III - A extensão do cânon do Antigo Testamento. 5. Natureza e número dos apócrifos do Antigo Testamento

PARTE III - A extensão do cânon do Antigo Testamento. 5. Natureza e número dos apócrifos do Antigo Testamento PARTE III - A extensão do cânon do Antigo Testamento 5. Natureza e número dos apócrifos do Antigo Testamento Há quinze livros chamados apócrifos (catorze se a Epístola de Jeremias se unir a Baruque, como

Leia mais

A Arte de Interpretar as Escrituras

A Arte de Interpretar as Escrituras A Arte de Interpretar as Escrituras A Arte de Interpretar as Escrituras Hermenêutica Bíblica Jorge A. Ferreira Copyright 2017-Todos os Direitos Reservados Revisado e Atualizado. Capa Agência Efesios Diagramação

Leia mais

Quando a Bíblia foi escrita?

Quando a Bíblia foi escrita? Discorremos em precedente artigo sobre a formação do cânone da Bíblia, isto é, da relação dos Livros Sagrados que contêm a Palavra de Deus, comunicada originariamente por via de tradições orais. Conservadas,

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

A Bíblia e as suas línguas

A Bíblia e as suas línguas O Domingo da Palavra de Deus 1.º encontro Paróquias do Candal e de Santa Marinha Vila Nova de Gaia Ano Pastoral 2017-2018 ØAs línguas originais da Bíblia são três: 1. Hebreu 2. Arameu 3. Grego ØO Antigo

Leia mais

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1 4.1. Definição de Cânon 4.2. Necessidade de um Cânon das Escrituras 4.3. O Cânon do Antigo Testamento 4.4. O Cânon do Novo Testamento 4.5. Cronologia do Cânon Verificação de Aprendizagem Glossário Página

Leia mais

Bibliologia A Doutrina das Escrituras Sessão 2/3 - A Credibilidade da BíbliaB. Jacinto Mendes. www.jacinto-mendes.eti.br

Bibliologia A Doutrina das Escrituras Sessão 2/3 - A Credibilidade da BíbliaB. Jacinto Mendes. www.jacinto-mendes.eti.br Bibliologia A Doutrina das Escrituras Sessão 2/3 - A Credibilidade da BíbliaB Jacinto Mendes www.jacinto-mendes.eti.br O Teste Bibliográfico Exame da transmissão textual pela qual os documentos chegam

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 1 Introdução Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém estes livros? Por que a Bíblia Católica contém alguns livros a mais? Por que alguns outros livros despertam o interesse

Leia mais

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO SETE - SISTEMA DE ENSINO TEOLÓGICO POR EXTENSÃO DISCIPLINA: SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO I INSTRUTOR: PR. URIAN RIOS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO

Leia mais

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO Lição 1 INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO Por que Novo Testamento? O termo Novo Testamento vem da ideia da nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Jesus Cristo. As alianças, testamentos, contratos

Leia mais

Contrarreforma. Autores: Maria Eduarda Cordeiro Maria Luísa Relosi Lara Bianchi Marina De Carli Pedro Pérez Pedro Henrique Thomé

Contrarreforma. Autores: Maria Eduarda Cordeiro Maria Luísa Relosi Lara Bianchi Marina De Carli Pedro Pérez Pedro Henrique Thomé Contrarreforma Autores: Maria Eduarda Cordeiro Maria Luísa Relosi Lara Bianchi Marina De Carli Pedro Pérez Pedro Henrique Thomé Período da Contrarreforma A Contrarreforma, de modo geral, consistiu em um

Leia mais

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR SECRETARIA GERAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA. ITQ/SP/046 Piracicaba RE: 530 Distrito IV

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR SECRETARIA GERAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA. ITQ/SP/046 Piracicaba RE: 530 Distrito IV IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR SECRETARIA GERAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA ITQ/SP/046 Piracicaba RE: 530 Distrito IV Disciplina Bibliologia /Prof. Clelber Prestes março/2019 Capítulo 4 Introdução a Bíblia

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 11 de Novembro de 2013 Texto Bíblico

Propedêutica Bíblica. 11 de Novembro de 2013 Texto Bíblico Propedêutica Bíblica 11 de Novembro de 2013 Texto Bíblico 24* Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e que as escreveu. E nós sabemos bem que o seu testemunho é verdadeiro. 25 Há ainda muitas

Leia mais

No século XVIII Isaac Newton, grande físico e estudioso das profecias bíblicas escreveu:

No século XVIII Isaac Newton, grande físico e estudioso das profecias bíblicas escreveu: Há algo novo pairando na história do pensamento cristão há pelo menos dois séculos. Está relacionado ao debate teológico em torno da escatologia. Sem dúvida alguma os aspectos proféticos e escatológicos

Leia mais

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média a Igreja era fundamental na produção cultural e expansão da religião

Leia mais

Fatores religiosos: Corrupção do clero religioso : Venda de relíquias sagradas; venda de indulgencias; lotes celestiais; Ignorância do clero a maior

Fatores religiosos: Corrupção do clero religioso : Venda de relíquias sagradas; venda de indulgencias; lotes celestiais; Ignorância do clero a maior Fatores religiosos: Corrupção do clero religioso : Venda de relíquias sagradas; venda de indulgencias; lotes celestiais; Ignorância do clero a maior parte dos sacerdotes desconhecia a própria doutrina

Leia mais

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II As tradições religiosas e os textos sagrados. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais

Era assim que os puritanos viam o povo da Inglaterra e da Escócia; 2 Crônicas 7:13-18

Era assim que os puritanos viam o povo da Inglaterra e da Escócia; 2 Crônicas 7:13-18 1 2 Era assim que os puritanos viam o povo da Inglaterra e da Escócia; 2 Crônicas 7:13-18 3 4 - Willian Tyndale 1494-1536; - Participou da primeira fase da Reforma Protestante; - Alguns o consideram o

Leia mais

CAPÍTULO 4 INTRODUÇÃO À BÍBLIA TÓPICO 1- INDTRODUÇÃO À BÍBLIA.

CAPÍTULO 4 INTRODUÇÃO À BÍBLIA TÓPICO 1- INDTRODUÇÃO À BÍBLIA. CAPÍTULO 4 INTRODUÇÃO À BÍBLIA TÓPICO 1- INDTRODUÇÃO À BÍBLIA. 1-INTRODUÇÃO. É necessário conhecermos os aspectos relativos à bíblia em si como um livro. 2- A ESTRUTURA DA BÍBLIA E SUA ORIGEM A palavra

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 3

HISTÓRIA GERAL AULA 3 HISTÓRIA GERAL AULA 3 Nesta aula... Hebreus; Fenícios; Persas. Os Hebreus Povo de origem semita; Considerados antepassados dos judeus; Principais informações encontradas no Antigo Testamento; Fundadores

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja Lição 5 ATOS 1. Atos O livro de Atos foi o segundo escrito por Lucas, também destinado a Teófilo. Acredita-se que originalmente não tivesse título, sendo inserido Atos ou Atos dos Apóstolos nos manuscritos

Leia mais

A leitura da Bíblia. questões centrais

A leitura da Bíblia. questões centrais questões centrais O que é a Bíblia? Quem é o autor e como escreveu? O que é o tema central? Por quê devo lê-la? Quando devo lê-la? Como? Requisitos? Como? Ajuda? Um novo propósito! o que é a Bíblia (1)

Leia mais

Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram)

Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram) Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER Professor: José Martins Júnior (11) 9.8383-5316 (Whatsapp Telegram) Email: pastorjunioropbb2815@gmail.com Blog: www.reflexoes-e-flexoes.blogspot.com.br

Leia mais

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média FILOSOFIA FÍSICA Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA O período histórico comumente chamado de Idade Média inicia- se no século V e termina no século XV. Portanto, ele representa mil anos de

Leia mais

Às filhas da Terra. Ela conhece as lágrimas penosas E recebe a oração da alma insegura, Inundando de amor e de ternura As feridas cruéis e dolorosas.

Às filhas da Terra. Ela conhece as lágrimas penosas E recebe a oração da alma insegura, Inundando de amor e de ternura As feridas cruéis e dolorosas. Maria: mãe! Às filhas da Terra Do seu trono de luzes e de rosas, A Rainha dos Anjos, meiga e pura Estende os braços para a desventura, Que campeia nas sendas espinhosas. Ela conhece as lágrimas penosas

Leia mais

Evangelho Boa Nova. Introdução

Evangelho Boa Nova. Introdução Evangelho Boa Nova Introdução História O Antigo Testamento contém a história do povo hebreu e foi escrito durante um período de mais de mil anos, até aproximadamente o final do século III a.c. O processo

Leia mais

Quando: No dia do Senhor (1:10). Como: Como Sumo sacerdote (1:12-18).

Quando: No dia do Senhor (1:10). Como: Como Sumo sacerdote (1:12-18). Lição 2 para 12 de janeiro de 2019 Apocalipse começa com uma carta aberta às sete igrejas da Ásia Menor (atual Turquia). A ordem em que aparecem as igrejas corresponde à ordem ser seguida por um carteiro

Leia mais

EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi Autor: Mateus significa "dom de Deus" (Matatias, no hebraico) é um dos Doze

EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi Autor: Mateus significa dom de Deus (Matatias, no hebraico) é um dos Doze EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi ildo@sercomtel.com.br Autor: Mateus significa "dom de Deus" (Matatias, no hebraico) é um dos Doze Apóstolos. Foi chamado enquanto estava sentado na sua banca,

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA Como a arte desse período gira em torno da religião cristã, basicamente teremos como Contexto histórico O período da Idade Média é marcado pela difusão do cristianismo

Leia mais

Tricentenário da morte do primeiro tradutor da bíblia para português. URI:http://hdl.handle.net/ /24276

Tricentenário da morte do primeiro tradutor da bíblia para português. URI:http://hdl.handle.net/ /24276 Tricentenário da morte do primeiro tradutor da bíblia para português Autor(es): Publicado por: URL persistente: Ramos, José Augusto Instituto Oriental da Universidade de Lisboa URI:http://hdl.handle.net/10316.2/24276

Leia mais

O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith

O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith O Termo "Cânon" O termo "cânon" é proveniente do grego, no qual kanon significa regra, lista um padrão de medida. Com relação à Bíblia, diz respeito aos livros

Leia mais

A Historicidade da Bíblia

A Historicidade da Bíblia A Historicidade da Bíblia O livro mais lido, traduzido e distribuído do mundo desde as suas origens, foi considerada sagrada e de grande importância. 1. Introdução 2. Cânon Bíblico 3. O antigo Testamento

Leia mais

Apresentação. Estudos bíblicos doutrinários - formato 16x23.pmd 3

Apresentação. Estudos bíblicos doutrinários - formato 16x23.pmd 3 Apresentação A Editora Cultura Cristã continua a contribuir para o amadurecimento dos crentes e para o fortalecimento da Igreja. Numa época de crise em que mesmo a mídia secular noticia o abandono da fé

Leia mais

Tendas, Templos e Palácios. Glossário Lição. abusos tratamento ou usos impróprios 10. elo ou vínculo entre nações, famílias ou indivíduos 6

Tendas, Templos e Palácios. Glossário Lição. abusos tratamento ou usos impróprios 10. elo ou vínculo entre nações, famílias ou indivíduos 6 Glossário Lição abusos tratamento ou usos impróprios 10 a.c. antes de Cristo 8 aliança altar elo ou vínculo entre nações, famílias ou indivíduos 6 bloco de pedras ou estrutura onde e punha uma oferta 2

Leia mais

OS LIVROS HISTÓRICOS 1 e 2 SAMUEL

OS LIVROS HISTÓRICOS 1 e 2 SAMUEL Lição 7 OS LIVROS HISTÓRICOS 1 e 2 SAMUEL Introdução Nos manuscritos hebraicos mais antigos, 1 e 2 Samuel eram considerados um só livro, sendo divididos apenas pelos tradutores da versão grega (Septuaginta,

Leia mais