SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA IGREJA DE CRISTO NA REGIÃO OESTE/SERIDÓ. Marcelo Richele

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA IGREJA DE CRISTO NA REGIÃO OESTE/SERIDÓ. Marcelo Richele"

Transcrição

1 SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA IGREJA DE CRISTO NA REGIÃO OESTE/SERIDÓ Marcelo Richele

2

3

4 Em busca por uma reconstrução do passado.

5 Rolf Rendtorff Nasceu em Preetz, Holstein, Alemanha. Estudou teologia nas universidades de Kiel, Göttingen e Heidelberg. Realizou seus estudos de doutorado sob Gerhard von Rad, Foi Professor Emérito de Antigo Testamento na Universidade de Heidelberg. Tem escrito muitas vezes sobre as escrituras judaicas e era principalmente notável por sua contribuição para o debate sobre as origens do Pentateuco (os cinco primeiros livros do Antigo Testamento).

6 Oscar Cullmann Nasceu em Strasbourg, cidade que faz fronteira com a Alemanha, em 25 de fevereiro de Sua cidade já estava sob domínio alemão por quase trinta anos e mesmo assim ainda mantinha um caráter francês. Seus pais era luteranos e educaram seu filho nessa confissão. Colou o grau de bacharel em teologia em 1924 e sendo alguém de cultura bilíngüe, logo se destacou por isso. Em Paris tornou-se instrutor de grego e latim na École de Batignolles neste mesmo ano. Em 1938 por causa da sua fama como erudito do Novo Testamento e história da Igreja primitiva, foi convidado para lecionar em Basiléia. Nesse período até 1972 desenvolveu muitos estudos e também fundou em Basle um centro de teologia ecumênica, onde promoveu encontros com teólogos católicos romanos e ortodoxos. Essa tendência ecumênica o fez um observador oficial do concílio Vaticano II ( ). Sua morte se deu em 1999, aos 96 anos nacidade dechamonix, França.

7 Norman Geisler É um apologista cristão e co-fundador do Southern Evangelical Seminary localizado em Charlotte, Carolina do Norte. Foi professor universitário por cinqüenta anos e tem falado ou discutido em todos os estados americanos e em vinte e cinco países. É Ph.D. emfilosofia pela Loyola University Chicago. Geisler é mais conhecido pela suas contribuições para os assuntos acadêmicos de apologética cristã, filosofia e calvinismo e é autor, co-autor, ou editor de mais de sessenta livros e centenas de artigos. É considerado por alguns como um dos principais apologistas protestante da atualidade..

8 James Packer É um teólogo anglicano inglês e professor de teologia no Regent College, em Vancouver, Canadá. Seus livros já venderam mais de três milhões de exemplares. Entre os seus livros publicados em português estão O Conhecimento de Deus, Esperança, Na Dinâmica do Espírito, Entre os Gigantes de Deus e Os Vocábulos de Deus. Foi editor da revista Christianity Today (Cristianismo Hoje) e membro do comitê de novas traduções da Bíblia. Recentemente se retirou da Igreja Anglicana do Canadá por não concordar com as políticas a respeito dos homossexuais, aderindo à Rede Anglicana no Canadá, parte actualmente da Igreja Anglicana na América do Norte.

9 A Maior Biblioteca do Mundo Cremos na inspiração divina e plena da Bíblia, bem como na sua infabilidade e inerrância, como única regra de fé normativa para a vida e o caráter cristão. Leia (2 Tm ).

10 As revelações de Deus 1. Através da Criação; 2. Através de Jesus Cristo; 3. Através da Bíblia; 4. Através da História.

11 A Maior Biblioteca do Mundo Primeiras civilizações e necessidade de normas; biblos : folha de papiro; A questão dos autógrafos ; A questão da invenção da escrita e a crítica externa.

12 João Crisóstomo A expressão Bíblia foi aplicada às Sagradas Escrituras pela primeira vez pelo patriarca de Alexandria. O Boca de Ouro.

13 A Estrutura da Bíblia Antigo Testamento: Lei : Pentateuco; Históricos: De Josué a Ester; Poéticos: De Jó a Cantares de Salomão; Proféticos: De Isaías até Malaquias. O Período Inter-bíblico.

14 A Estrutura da Bíblia Novo Testamento: Biografia : Evangelhos; História: Atos dos Apóstolos; Doutrina: Epístolas de Romanos a Judas; Profecia: Apocalipse.

15 Religiões e Culturas Pagãs Aspectos comuns das Religiões pagãs: Politeísmo; Adoração de imagens; Auto-Salvação; Sacrifício.

16 Religiões e Culturas Pagãs Religiões pagãs na literatura: Cosmogonias; Mitos do Dilúvio; Literatura Ritual;

17 O Cânon da Bíblia O termo cânon é proveniente do grego, no qual Kanon significa cana, regra lista um padrão de medida, que por sua vez, se origina do hebraico Kaneh, palavra do A.T. que siginifica vara ou cana de medir (Ez 40.3). A Canonicidade é determinada pela Inspiração.

18 O surgimento do Cânon Antigo Testamento: O Decálogo; O Cânon do A.T. ficou completo desde Esdras (445 a.c.). 24 livros em vez dos nossos 39, em aproximadamente 1046 anos. Lei; Profetas; Escritos. (ver pg. 46).

19 O surgimento do Cânon Novo Testamento: Cerca de 100 anos, contendo ao fim 27 livros, 1 Tessalonicenses, escrito em 52 d. C. possivelmente foi o primeiro a ser escrito. III Concílio de Cartago, em 397 d. C. foi reconhecido e fixado o cânon do N.T.; Os Livros Apócrifos.

20 Preservação e Tradução Bíblica As línguas originais da Bíblia: Hebraico (Antigo Testamento); Aramaico (Antigo Testamento); Grego (Novo Testamento). O Manuscritos da Bíblia, MSS: Linho, ostrasco, pedra, argila, madeira, couro, papiro e velino ou pergaminho.

21 Preservação e Tradução Bíblica Papiro Argila

22 Preservação e Tradução Bíblica Traduções da Bíblia: A Septuaginta (Hebraico para o grego, apenas o A.T.); A Vulgata (Hebraico para o latim); A versão autorizada ou versão do Rei Tiago. A Bíblia em Português: A versão Almeida; ARC; ARA.

23 Teorias a respeito da Inspiração Ortodoxia: a Bíblia é a Palavra de Deus; Modernismo: a Bíblia contêm a Palavra de Deus; Neo-Ortodoxia: a Bíblia torna-se a Palavra de Deus.

24 ORTODOXIA (A Bíblia é a palavra de Deus) "Ditado verbal : afirma que os autores humanos da bíblia registram apenas o que Deus lhes havia ditado, palavra por palavra. "Conceito inspirado : segundo o qual Deus só concedeu aos autores de pensamentos inspirados, e os autores tiveram liberdade de revesti-los com palavras próprias.

25 MODERNISMO (ABíblia contêm a Palavra de Deus) Racionalismo moderno, visão evoluída da inspiração bíblica, a par do modernismo ou liberalismo teológico.

26 NEO-ORTODOXIA (ABíblia torna-sea Palavra de Deus) Influência do Existencialismo (Sorem Kierkegaard); Demitizadores : negam todo e qualquer conteúdo religioso importante, factual ou histórico, nas páginas da bíblia, e crêem apenas na preocupação religiosa existencial sobre a qual medram os mitos. Tendência mais Evangélica: tentam preservar a maior parte dos dados factuais e históricos da Escrituras, mas sustentam que a bíblia de modo algum é revelação de Deus. Antes, Deus se revela na bíblia nos encontros pessoais; não, porém, de maneira proporcional.

27 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS CULLMANN, Oscar. Formação do Novo Testamento, São Leopoldo, Sinodal, GEISLER, Norman e William Nix; Introdução bíblica. 1ª ED. Rio de Janeiro: Editora Vida Nova, IBADEP, Bibliologia, Guaíra, AEADEPAR, PACKER, J. I e Merril Tenney e William White; O mundo do antigo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Vida, RENDTORFF, Rolf. A Formação do Antigo Testamento, São Leopoldo, Sinodal, ROMEU, Pr; Apostilha: A maior biblioteca do mundo.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico Principal material utilizado para receber uma escrita. MATERIAIS USADOS PARA ESCREVER Atualmente o papel é a principal forma para receber

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : ola criptura : Definição: Revelação é, em termos teológicos, o processo pelo qual Deus desvenda ao o Seu caráter e Sua vontade. : a. Revelação Geral b. Revelação Especial : a.

Leia mais

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã Objetivos da Disciplina Facilitar o estudo, compreensão e o uso adequado da Bíblia. Familiarizar o aluno com

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 1 Introdução Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém estes livros? Por que a Bíblia Católica contém alguns livros a mais? Por que alguns outros livros despertam o interesse

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 A Bíblia é considerado o livro mais importante dentre todos os que já foram escritos em todos os tempos e lugares, o mais editado

Leia mais

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES Em 45 perguntas, apresentamos uma recolha sobre os temas fundamentais que todo o católico deve saber, acerca das Sagradas Escrituras. A REVELAÇÃO 1. O que é a Revelação? A Revelação

Leia mais

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto A BÍBLIA Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO 2016, O ANO DA COMUNHÃO 2017, O ANO DA DOUTRINA 2018,

Leia mais

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO Índice Siglas e abreviaturas 6 Introdução 7 PARTE 1 - A PALAVRA INSPIRADA CAPÍTULO I - NATUREZA DA INSPIRAÇÃO BÍBLICA 12 1. A inspiração bíblica no limiar do Vaticano II 13 1.1. Deus, autor principal,

Leia mais

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto A BÍBLIA Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO 2016, O ANO DA COMUNHÃO 2017, O ANO DA DOUTRINA 2018,

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados

Leia mais

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos!

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Versículo-chave: 2Pe 1.21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito

Leia mais

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1 4.1. Definição de Cânon 4.2. Necessidade de um Cânon das Escrituras 4.3. O Cânon do Antigo Testamento 4.4. O Cânon do Novo Testamento 4.5. Cronologia do Cânon Verificação de Aprendizagem Glossário Página

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

Evangelho Boa Nova. Introdução

Evangelho Boa Nova. Introdução Evangelho Boa Nova Introdução História O Antigo Testamento contém a história do povo hebreu e foi escrito durante um período de mais de mil anos, até aproximadamente o final do século III a.c. O processo

Leia mais

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto A BÍBLIA Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO 2016, O ANO DA COMUNHÃO 2017, O ANO DA DOUTRINA 2018,

Leia mais

PASTOR SARGENTO ISIDORIO

PASTOR SARGENTO ISIDORIO PROJETO DE LEI Nº Declara a BÍBLIA SAGRADA como Patrimônio Nacional, Cultural e Imaterial do Brasil e da Humanidade. Artigo 1º Declara a BÍBLIA SAGRADA como Patrimônio Nacional, Cultural e Imaterial do

Leia mais

A leitura da Bíblia. questões centrais

A leitura da Bíblia. questões centrais questões centrais O que é a Bíblia? Quem é o autor e como escreveu? O que é o tema central? Por quê devo lê-la? Quando devo lê-la? Como? Requisitos? Como? Ajuda? Um novo propósito! o que é a Bíblia (1)

Leia mais

A Arte de Interpretar as Escrituras

A Arte de Interpretar as Escrituras A Arte de Interpretar as Escrituras A Arte de Interpretar as Escrituras Hermenêutica Bíblica Jorge A. Ferreira Copyright 2017-Todos os Direitos Reservados Revisado e Atualizado. Capa Agência Efesios Diagramação

Leia mais

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU:

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU: Duas tarefas realizadas na aula anterior: 1ª) memorizar o versículo-chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Parabéns à classe! Blog IEBU: www.iebu.wordpress.com

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 18 de Novembro de 2013 Cânone Bíblico

Propedêutica Bíblica. 18 de Novembro de 2013 Cânone Bíblico Propedêutica Bíblica 18 de Novembro de 2013 Cânone Bíblico ORAÇÃO 2.ª Coríntios 10 13 Quanto a nós, não nos gloriaremos desmedidamente, mas de acordo com a norma que Deus nos atribuiu para poder chegar

Leia mais

Introdução ao Novo Testamento I

Introdução ao Novo Testamento I Introdução ao Novo Testamento I I.EMENTA Aspectos introdutórios do Novo Testamento: canonicidade, formação e estudo científico. A nomenclatura Novo Testamento e outras. Introdução Geral e Específica. O

Leia mais

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A www.nib.org.br/senib/biblia A BÍBLIA... QUANTOS LIVROS TEM A BÍBLIA? COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS... ANOS, DEMOROU QUASE...ANOS PARA SER CONCLUÍDO, SEMINÁRIO BATISTA DA

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

A suficiência da Bíblia

A suficiência da Bíblia A suficiência da Bíblia Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA

Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA ANTIGO TESTAMENTO ESTRUTURA DO ANTIGO TESTAMENTO CONFORME O JUDAÍSMO ESTRUTURA DO ANTIGO TESTAMENTO CONFORME O PROTESTANTISMO

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 10 de Abril de 2013 Cânone Bíblico

Propedêutica Bíblica. 10 de Abril de 2013 Cânone Bíblico Propedêutica Bíblica 10 de Abril de 2013 Cânone Bíblico ORAÇÃO 2.ª Coríntios 10 13 Quanto a nós, não nos gloriaremos desmedidamente, mas de acordo com a norma que Deus nos atribuiu para poder chegar até

Leia mais

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos Matérias e Conteúdos 1 - BIBLIOLOGIA I A matéria trata de forma introdutória sobre o Estudo da Bíblia propriamente dita, sobre sua formação, veracidade e divisões. - Bibliologia - O Canon das Escrituras

Leia mais

SUMÁRIO. Esboço analítico Prefácio Introdução Abreviaturas... 26

SUMÁRIO. Esboço analítico Prefácio Introdução Abreviaturas... 26 SUMÁRIO Esboço analítico... 13 Prefácio... 21 Introdução... 23 Abreviaturas... 26 PARTE UM: ORIENTAÇÃO 1. O modelo da palavra pessoal... 28 2. Senhorio e Palavra... 32 PARTE DOIS: A PALAVRA DE DEUS NA

Leia mais

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 A palavra BÍBLIA vem do grego biblos (livros), plural de biblion (livro). A Bíblia realmente é uma coleção de livros, estando divididos em duas seções, que são o Antigo

Leia mais

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1 5.1. Definições 5.2. Por Que os Livros Apócrifos Foram Rejeitados 5.3. Por Que os Apócrifos Não São Inspirados 5.4. A Inclusão dos Deuterocanônicos na Versão Católica Romana 5.5. Lista de Livros Apócrifos

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

Guia de Jornada Cristã

Guia de Jornada Cristã 1 Ao receber este Guia de Jornada Cristã, está a receber a seu pedido material de carácter espiritual, o qual esperamos que lhe sirva para crescimento espiritual. Este guia divide-se em 3 partes: A primeira

Leia mais

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI QUE S Ã O E COMO SURGIRAM LIVROS AP Ó CRIFOS A BÍBLIA E SUA COMPOSIÇÃO 1. A PRIMEIRA FORMA DIVINA DE COMUNICAÇÃO : PESSOAL - GÊN.1:28 DEUS OS ABENÇOOU DE MUITOS E LHES DISSE: DESSES LIVROS A BÍBLIA É O

Leia mais

PRIMEIRA PARTE COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS

PRIMEIRA PARTE COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS PRIMEIRA PARTE COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS B A Bíblia Por mais de mil anos, Deus inspirou diversos homens para que escrevessem o texto sagrado, a Bíblia que se conhece hoje. Os dados da revelação bíblica

Leia mais

Apesar de toda diversidade a Bíblia toda contém uma só idéia central: Jesus Cristo, o Senhor, que ama e salva o homem pecador. Gn 3.15; Ap 19.

Apesar de toda diversidade a Bíblia toda contém uma só idéia central: Jesus Cristo, o Senhor, que ama e salva o homem pecador. Gn 3.15; Ap 19. Apresentação do Curso Existem duas formas de se estudar teologia, uma é através da Teologia Bíblica que extrai as verdades que formularão as doutrinas diretamente do texto. A outra maneira é através da

Leia mais

MÓDULO 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS

MÓDULO 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS Conceitos sobre Ciência INTRODUÇÃO PETER ATKINS... CIÊNCIA E RELIGIÃO SÃO COISAS QUASE QUE COMPLETAMENTE INCOMPATÍVEIS 3 O QUE É CIÊNCIA? SCIENTIA CONHECIMENTO CIÊNCIA É A DESCRIÇÃO

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS Cultura Religiosa EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE TEOLOGIA Visão global do fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano e da sociedade, através

Leia mais

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO I I Semestre de Professor: José Martins Júnior. Quartas-feiras. (11) (Whatsapp)

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO I I Semestre de Professor: José Martins Júnior. Quartas-feiras. (11) (Whatsapp) Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 Professor: José Martins Júnior Quartas-feiras (11) 9.8383-5316 (Whatsapp) pastorjunioropbb2815@gmail.com www.reflexoes-e-flexoes.blogspot.com.br

Leia mais

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento.

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. Aluno: Jeorge Sávio CAPÍTULO 1 A Bíblia 1 Atualmente a Bíblia está traduzida em quantas línguas? Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. 2 De onde deriva o termo Bíblia? A palavra

Leia mais

latim se baseava na possibilidade de manter a comunicação entre povos que falavam línguas distintas. Por outro lado, os analfabetos, que constituíam

latim se baseava na possibilidade de manter a comunicação entre povos que falavam línguas distintas. Por outro lado, os analfabetos, que constituíam Sumário Introdução... 7 A Bíblia traduzida... 11 A distância que separa os primeiros leitores dos modernos... 15 Confirmação arqueológica... 19 A exegese e a interpretação da Bíblia... 25 Onde está a vontade

Leia mais

As Escrituras (2): formação do cânon e outras considerações

As Escrituras (2): formação do cânon e outras considerações Por Alcides Barbosa de Amorim No capítulo (post) anterior, vimos informações mais internas sobre a Bíblia, isto é, aquilo que ela fala de si mesmo, destacando sua revelação, inspiração, inerrância e infalibilidade.

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram)

Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram) Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER Professor: José Martins Júnior (11) 9.8383-5316 (Whatsapp Telegram) Email: pastorjunioropbb2815@gmail.com Blog: www.reflexoes-e-flexoes.blogspot.com.br

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém 27 livros no NT? Por que alguns outros livros despertam o interesse de sites na internet

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

A BÍBLIA INFORMAÇÕES GERAIS ESTRUTURA - ORIGEM 1 O QUE É A BÍBLIA? 2 A MARAVILHA DA BÍBLIA - ALGUNS FATOS E DADOS 3 DIVISÃO DA BÍBLIA

A BÍBLIA INFORMAÇÕES GERAIS ESTRUTURA - ORIGEM 1 O QUE É A BÍBLIA? 2 A MARAVILHA DA BÍBLIA - ALGUNS FATOS E DADOS 3 DIVISÃO DA BÍBLIA Jörg Garbers A BÍBLIA INFORMAÇÕES GERAIS ESTRUTURA - ORIGEM 1 O QUE É A BÍBLIA? Uma coleção de livros e cartas Encontramos na Bíblia 66 escritos. O fundamento das igrejas cristãs Ela define o que é vida

Leia mais

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16 1.8 Divisão da Bíblia e livros Velho Testamento 39 livros Novo Testamento 27 livros 40 escritores diferentes Período de 1600 anos para ser escrita a Bíblia, (aprox. entre 1500 a.c. e 100 d.c.) a) Como

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith

O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith O Termo "Cânon" O termo "cânon" é proveniente do grego, no qual kanon significa regra, lista um padrão de medida. Com relação à Bíblia, diz respeito aos livros

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO PR. EVANDERSON ALMEIDA

ENSINO RELIGIOSO PR. EVANDERSON ALMEIDA 1 ENSINO RELIGIOSO PR. EVANDERSON ALMEIDA 2 EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 1 O QUE É CIÊNCIA? 3 SCIENTIA CONHECIMENTO MÉTODO CIENTÍFICO 4 OBSERVAÇÃO QUESTIONAMENTOS TEORIAS REVISAR DESCARTAR... HIPÓTESE - palpite

Leia mais

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15 Sumário Prefácio, 13 Primeira parte - Fundamentação, 15 I. A teologia fundamental como ciência teológica básica, 17 1 Teologia como "fala de Deus", 17 1.1 Tipos básicos de teologia, 17 a) A teologia como

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Segundo Artigo de Fé: Cremos, Na inspiração divina verbal e plenária da Bíblia Sagrada, única regra infalível

Leia mais

Fundamentos Teológicos

Fundamentos Teológicos Fundamentos Teológicos Introdução à teologia sistemática Teologia Sistemática(Recap) O que é Teologia Sistemática? 1 Teologia Sistemática(Recap) O que é Teologia Sistemática? Wayne Grudem define teologia

Leia mais

A CONFIABILIDADE E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS. Augustus Nicodemus Lopes

A CONFIABILIDADE E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS. Augustus Nicodemus Lopes A CONFIABILIDADE E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS Augustus Nicodemus Lopes O ATAQUE LIBERAL Ataques feitos à Bíblia em nossos dias. O ataque do liberalismo teológico. Johan Solomo Semler (séc. XVIII) distinção

Leia mais

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições Por isso, é que para os cristãos a primeira parte da Bíblia é chamada de antiga Aliança (Testamento), e este último é chamado a

Leia mais

1/11. Introdução às Sagradas Escrituras

1/11. Introdução às Sagradas Escrituras 1/11 Introdução às Sagradas Escrituras A Bíblia: Antigo e Novo Testamento 2/14 2/11 A colecção dos 73 livros que formam a SAGRADA ESCRITURA tem duas partes bem diferenciadas, chamadas «Antigo Testamento»

Leia mais

Paróquia de N. Sra. da Assunção Cabo Frio Curso de Teologia

Paróquia de N. Sra. da Assunção Cabo Frio Curso de Teologia Paróquia de N. Sra. da Assunção Cabo Frio Curso de Teologia SAGRADA ESCRITURA I AULA: 08 04-15 HISTÓRIA DO CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO As passagens bíblicas começaram a ser escritas esporadicamente já em

Leia mais

Bart D. Ehrman é catedrático do departamento de estudos religiosos da Universidade

Bart D. Ehrman é catedrático do departamento de estudos religiosos da Universidade EHRMAN, Bart D. O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Rio de Janeiro, Prestígio, 2008. Pedro Paulo A. Funari IFCH/Unicamp http://lattes.cnpq.br/4675987454835364 Bart D. Ehrman é catedrático do departamento

Leia mais

5. O Cânon da Bíblia. BIBLIOLOGIA AULA III (Teológica)

5. O Cânon da Bíblia. BIBLIOLOGIA AULA III (Teológica) BIBLIOLOGIA AULA III (Teológica) 5. O Cânon da Bíblia 5.1 Escrituras Cânonicas Cânon ou Escrituras Canônicas é a coleção completa dos livros divinamente inspirados, constituindo a Bíblia. Cânon é uma palavra

Leia mais

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS 01 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para

Leia mais

Iniciação. Seminário Teológico e de Treinamento Unida. Curso de Iniciação Teológica. Investimento*

Iniciação. Seminário Teológico e de Treinamento Unida. Curso de Iniciação Teológica. Investimento* Curso de Iniciação Teológica Composto por 12 matérias básicas para a vida cristã e ministerial 1. Doutrina de Deus 2. Doutrina da Bíblia 3. Doutrina de Cristo 4. Doutrina do Espírito Santo 5. Doutrina

Leia mais

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Hugo Goes A Bíblia é formada por duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Em relação ao Novo Testamento, não há nenhuma diferença entre a

Leia mais

PARTE III - A extensão do cânon do Antigo Testamento. 5. Natureza e número dos apócrifos do Antigo Testamento

PARTE III - A extensão do cânon do Antigo Testamento. 5. Natureza e número dos apócrifos do Antigo Testamento PARTE III - A extensão do cânon do Antigo Testamento 5. Natureza e número dos apócrifos do Antigo Testamento Há quinze livros chamados apócrifos (catorze se a Epístola de Jeremias se unir a Baruque, como

Leia mais

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave;

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Versículo-chave: Rm 15.4 Classificação dos livros

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA MATRIZ CURRICULAR Macapá 2011 FATECH FACULDE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS 1 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PERFIL DE FORMAÇÃO A representação gráfica do perfil

Leia mais

A Historicidade da Bíblia

A Historicidade da Bíblia A Historicidade da Bíblia O livro mais lido, traduzido e distribuído do mundo desde as suas origens, foi considerada sagrada e de grande importância. 1. Introdução 2. Cânon Bíblico 3. O antigo Testamento

Leia mais

Estudos na Palavra de Deus

Estudos na Palavra de Deus Estudos na Palavra de Deus Não faça nada que você não queira que Deus veja. Não diga nada que não deseja que Deus ouça. Não escreva nada que não deseja que Deus leia. Não vá a qualquer lugar onde não queira

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A A BÍBLIA... 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO, SEMINÁRIO DA NOVA IGREJA BATISTA DEUS É A PALAVRA DE DEUS, FOI

Leia mais

Introdução. à Bíblia

Introdução. à Bíblia Introdução à Bíblia Pr. Kenneth Eagleton Escola Teológica Batista Livre (ETBL) Campinas, SP 2012 1 Oitava Lição Traduções da Bíblia As línguas originais O Antigo Testamento foi originalmente escrito na

Leia mais

Introdução / Curiosidades. A Bíblia como revelação. Origen e Inspiração. Agenda. A autoridade da Bíblia. Canon. Iluminação. Inerrância 5/4/2012 2

Introdução / Curiosidades. A Bíblia como revelação. Origen e Inspiração. Agenda. A autoridade da Bíblia. Canon. Iluminação. Inerrância 5/4/2012 2 Bibliologia Doutrina das Escrituras antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 O Novo Testamento (NT) é o conjunto dos textos escritos após a vida publica e a morte de Jesus. Expõe a história

Leia mais

O Novo Testamento reivindica inspiração divina

O Novo Testamento reivindica inspiração divina O Novo Testamento reivindica inspiração divina Temos 2 fatores que comprovam a inspiração divina do Novo Testamento: A promessa de Jesus de que o Espírito Santo guiaria os discípulos a toda verdade; Cumprimento

Leia mais

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO Lição 1 INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO Por que Novo Testamento? O termo Novo Testamento vem da ideia da nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Jesus Cristo. As alianças, testamentos, contratos

Leia mais

Propedêutica Bíblica 22 Out 2012 Inspiração Bíblica

Propedêutica Bíblica 22 Out 2012 Inspiração Bíblica Propedêutica Bíblica 22 Out 2012 Inspiração Bíblica Paróquia do Algueirão P. Hugo Gonçalves ORAÇÃO Deus dos nossos pais e Senhor de misericórdia, Que tudo criaste pela Tua Palavra, Que formaste o homem

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

AULA 2 1. O MANUSEIO DA BÍBLIA.

AULA 2 1. O MANUSEIO DA BÍBLIA. 1. O MANUSEIO DA BÍBLIA. AULA 2 a) NOMES E SIGNIFICADO: 1. Bíblia (ta biblia = livros) = plural de livro (bibloj). 2. Escrituras. 3. Palavra de Deus. 4. A Lei de Deus. A Bíblia é a Palavra de Deus. Ele

Leia mais

Objetivos. Curso: Teologia. Prof: Rui de Souza Josgrilberg. Teologia do século XX como resposta a desafios sociais

Objetivos. Curso: Teologia. Prof: Rui de Souza Josgrilberg. Teologia do século XX como resposta a desafios sociais Curso: Teologia. Prof: Rui de Souza Josgrilberg. Teologia do século XX como resposta a desafios sociais Objetivos Objetivo geral: Estudar aspectos históricos de algumas expressões teológicas do séc. XIX

Leia mais

A FORMAÇÃO DO CANON DO NOVO TESTAMENTO

A FORMAÇÃO DO CANON DO NOVO TESTAMENTO 1 A FORMAÇÃO DO CANON DO NOVO TESTAMENTO Os vinte e sete livros do Novo Testamento provavelmente só foram preservados por se acharem em conexão com as coleções eclesiásticas, e não por terem sido copiados

Leia mais

Os escritores foram movidos pelo Espírito Santo, e por isso a inspiração se dá quando registram mensagens sopradas por Deus.

Os escritores foram movidos pelo Espírito Santo, e por isso a inspiração se dá quando registram mensagens sopradas por Deus. Os escritores foram movidos pelo Espírito Santo, e por isso a inspiração se dá quando registram mensagens sopradas por Deus. 1. A Inspiração é Conceitual Deus fala ao profeta, dando-lhe ideias e pensamentos,

Leia mais

Nova Estrutura do Curso: Avisos

Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso Disciplinas de Teologia Sistemática: Introdução a Teologia Sistemática Doutrina de Deus Teontologia Doutrina do Ser Humano Antropologia Doutrina

Leia mais

Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016

Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016 1 Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016 A Sagrada Escritura O Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Dei Verbum, no nº 21, afirma que a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras,

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Ter, 23 de Outubro de :50 - Última atualização Ter, 23 de Outubro de :12

Escrito por Hélio Clemente Ter, 23 de Outubro de :50 - Última atualização Ter, 23 de Outubro de :12 HISTÓRIA DA BÍBLIA Copyright: Sociedade Bíblica do Brasil - SBB Grego, hebraico e aramaico foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas. O Antigo Testamento foi escrito

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO SETE - SISTEMA DE ENSINO TEOLÓGICO POR EXTENSÃO DISCIPLINA: SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO I INSTRUTOR: PR. URIAN RIOS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. Filosofia e Religião Eixo Teológico - ET

MATRIZ CURRICULAR. Filosofia e Religião Eixo Teológico - ET MATRIZ CURRICULAR Eixo Teológico - ET Este Eixo contempla as disciplinas que caracterizam a identidade teológica e preparam o aluno para a reflexão e o diálogo com as diferentes teologias nas diferentes

Leia mais

Introdução à Bíblia. wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui opasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfg. Curso Bíblico - Teológico

Introdução à Bíblia. wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui opasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfg. Curso Bíblico - Teológico qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui opasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfg

Leia mais

GRADE OBRIGATÓRIA. A Grade Obrigatória corresponde a 87% dos créditos (186 créditos / horas/aulas)

GRADE OBRIGATÓRIA. A Grade Obrigatória corresponde a 87% dos créditos (186 créditos / horas/aulas) GRADE OBRIGATÓRIA A Grade Obrigatória corresponde a 87% dos créditos (186 créditos / 2.790 horas/aulas) DISCIPLINAS CRÉD. C.H. PRÉ-REQUISITOS RESUMO DAS EMENTAS Departamento de 34 510 Cultura Geral (CG)

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

FATEG Faculdade Teológica Guarapari CRONOLOGIA BÍBLICA Uma viagem pelos tempos bíblicos!

FATEG Faculdade Teológica Guarapari CRONOLOGIA BÍBLICA Uma viagem pelos tempos bíblicos! FATEG Faculdade Teológica Guarapari CRONOOGIA BÍBICA Uma viagem pelos tempos bíblicos! Aprenderemos com a matéria: 1. O que é cronologia e cronologia bíblica? 2. Os diferentes modos de contagem e fixação

Leia mais

Pastor Juan Carlos Ortiz em seu livro diz:

Pastor Juan Carlos Ortiz em seu livro diz: Vemos que hoje até mesmo os pastores protestantes já começam a enxergar que o protestantismo não é uma doutrina que realmente está indo nos ensinamentos de Jesus e já existem alguns que defendam o Papa

Leia mais

LIÇÃO 1 - INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 - INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 - INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A BÍBLIA SAGRADA É A VOZ DE DEUS A Bíblia Sagrada é a voz de Deus para os homens registrada em escritos

Leia mais

MESTRADO EM TEOLOGIA

MESTRADO EM TEOLOGIA MESTRADO EM TEOLOGIA Edital 2015 Este edital se destina especificamente à seleção de candidatos estrangeiros de países lusófonos para o Mestrado em Teologia, com início em março de 2015. 1. Objetivo O

Leia mais