CAPÍTULO 4 INTRODUÇÃO À BÍBLIA TÓPICO 1- INDTRODUÇÃO À BÍBLIA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO 4 INTRODUÇÃO À BÍBLIA TÓPICO 1- INDTRODUÇÃO À BÍBLIA."

Transcrição

1 CAPÍTULO 4 INTRODUÇÃO À BÍBLIA TÓPICO 1- INDTRODUÇÃO À BÍBLIA.

2 1-INTRODUÇÃO. É necessário conhecermos os aspectos relativos à bíblia em si como um livro. 2- A ESTRUTURA DA BÍBLIA E SUA ORIGEM A palavra "Bíblia" em português vem do grego biblos, que significa "um livro", também de biblion, uma forma diminutiva de biblos, significando "pequeno livro". Exemplos: "Livro (biblos) da genealogia de Jesus Cristo..." (Mt 1:1); "Então lhe deram o livro (biblion)... e, abrindo o livro (biblion)..." (Lc. 4:17). O termo biblos vem do nome dado à polpa interna da planta do papiro em que se escreviam os livros antigos.

3 3 O ESPÍRITO SANTO O autor segunda a bíblia é o Espírito Santo, 2 Pedro 1: A FINALIDADE DA BÍBLIA A finalidade está descrita em 2 Tm 3: A IDENTIDADE DA BÍBLIA A identidade e seu efeito produzido no homem está descrito Hb 4:12. Não têm como negarmos que a palavra e o Espírito Santo trabalham juntos. Exercemos a fé por intermédio da palavra: exemplo Malaquias 3:10ª fazei prova de min. O fato de seu autores terem errado um dia, não quer dizer que as Escrituras são errôneas ( contra a tese de Boice).

4 6 AS DUAS GRANDES DIVISÕES DA BÍBLIA E SUAS SEÇÕES AT: 1-Pentateuco: consiste em 5 livros. 2- Históricos: consiste em 12 livros. 3- Poéticos: consiste em 6 livros. 4- Profetas: consiste em 17 livros (4 profetas maiores, 12 profetas menores). N.T: 1- Evangelhos: consiste 4 livros. 2- Históricos: consiste em 1 livro. 3- Epístolas: consiste em 21 livros. Epístolas Paulíneas (13 livros), e as Epístolas Gerais (08 livros). Obs O livro de Hebreus alguns relacionam este livro como de autoria de Paulo. 4- Proféticos: consiste em 1 livro.

5 Para melhor entender: O Antigo Testamento consiste em 39 livros escritos antes do nascimento de Jesus Cristo. O Novo Testamento consiste em 27 livros escritos pelos primeiros seguidores de Jesus Cristo. Os livros que compõem o Antigo Testamento dividem-se em: Pentateuco (5 livros): Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Históricos (12 livros): Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Poéticos (5 livros): Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão. Proféticos (17 livros): Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

6 O Antigo Testamento hebraico era geralmente dividido em três seções: A Lei (Tora), (5 livros): Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Os Profetas (Nebhiim), (8 livros): Primeiros Profetas - Josué, Juízes, Samuel, Reis; Últimos Profetas: Isaías, Jeremias, Ezequiel, os Doze (profetas menores). Os Escritos (Kethbhim), (11 livros): Livros Poéticos - Salmos, Provérbios, Jó; Cinco Pergaminhos (Megilloth) - Cantares de Salomão, Rute, Lamentações, Ester e Eclesiastes; Livros Históricos - Daniel, Esdras - Neemias, Crônicas.

7 Os livros que compõem o NT dividem-se em: Biográficos (Evangelhos), (4 livros): Mateus, Marcos, Lucas e João. Histórico (um livro): Atos. Pedagógicos (Epístolas), (21 livros): Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemom, Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João e Judas. Profético (um livro): Apocalipse. Hoje vemos a Bíblia organizada pela Septuaginta, isto é, quando os livros da Sagrada Escritura foram traduzidos para o Grego, século III a.c.

8 6 CAPÍTULOS E VERSÍCULOS A DIVISÃO DA BÍBLIA EM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS A Bíblia não era originalmente dividida em capítulos e versículos como a conhecemos hoje. Para conveniência de referência, eles foram acrescentados em datas comparativamente recentes. Supunha-se que as divisões em capítulos tivessem sido introduzidas pela primeira vez pelo Cardeal Hugo, que morreu em 1263 A.D. Investigações posteriores atribuíram-nas a Stephen Langton, arcebispo de Canterbury, falecido em O Novo Testamento apareceu publicado pela primeira vez com divisões em versículos por Robert Stephans, em A primeira Bíblia a ser publicada inteiramente dividida em versículos foi a Bíblia de Genebra, em 1560.

9 Segundo os números dados por William Evans, a Bíblia contém capítulos e versículos... Destes, 929 capítulos, versículos... ocorrem no Antigo Testamento; 260 capítulos, versículos..., no Novo. É de suma importância que o estudante compreenda que estas divisões não faziam parte dos textos originais, não foram inspiradas. A maioria das divisões é muito útil, mas algumas trazem bastante confusão por terem sido inseridas no meio do assunto tratado, havendo então uma tendência de se pensar que há um novo tema quando termina um capítulo e outro começa. Algumas vezes há necessidade de ignorar completamente a divisão em capítulos. Dois exemplos simples deste problema são os seguintes: em Atos 22, a mensagem de Paulo está separada dos acontecimentos que a motivaram, registrados no capítulo anterior. João 7:53 e 8:1, lidos juntos, sem o corte do capítulo, apresentam um contraste significativo: "E cada um foi para sua casa. Jesus, entretanto, foi para o Monte das Oliveiras."

10 6.3.1 O PERÍODO DA IMPRENSA A Bíblia foi o primeiro livro a ser impresso da história. João Gutenberg, de Mainz, Alemanha, inventou a imprensa em O primeiro livro saiu com o nome a Bíblia de Mazarin, com base na Vulgata Latina, em Sendo publicado em 1516, apenas com o NT.

11 Obs: Vulgata é a forma latina abreviada de vulgata editio ou vulgata versio ou vulgata lectio, respectivamente "edição, tradução ou leitura de divulgação popular" - a versão mais difundida (ou mais aceita como autêntica) de um texto. No sentido corrente, Vulgata é a tradução para o latim da Bíblia, escrita entre fins do século IV início do século V, por São Jerónimo, a pedido do Papa Dâmaso I, que foi usada pela Igreja Católica e ainda é muito respeitada. Nos seus primeiros séculos, a Igreja serviu-se sobretudo da língua grega. Foi nesta língua que foi escrito todo o Novo Testamento, incluindo a Carta aos Romanos, de São Paulo, bem como muitos escritos cristãos de séculos seguintes. No século IV, a situação já havia mudado, e é então que o importante biblista São Jerónimo traduz pelo menos o Antigo Testamento para o latim e revê a Vetus Latina. A Vulgata foi produzida para ser mais exata e mais fácil de compreender do que suas predecessoras. Foi a primeira, e por séculos a única, versão da Bíblia que verteu o Velho Testamento diretamente do hebraico e não da tradução grega conhecida como Septuaginta.No Novo Testamento, São Jerônimo selecionou e revisou textos

12 . Ele inicialmente não considerou canônicos os sete livros, chamados por católicos e ortodoxos de deuterocanônicos. Porém, seus trabalhos posteriores mostram sua mudança de conceito, pelo menos a respeito dos livros de Judite, Sabedoria de Salomão e o Eclesiástico (ou Sabedoria de Sirac), conforme atestamos em suas últimas cartas a Rufino. Chama-se, pois, Vulgata a esta versão latina da Bíblia que foi usada pela Igreja Católica Romana durante muitos séculos, e ainda hoje é fonte para diversas traduções. O nome vem da expressão vulgata versio, isto é "versão de divulgação para o povo", e foi escrita em um latim cotidiano, usado na distinção consciente ao latim elegante de Cícero, do qual Jerônimo era um mestre. A denominação Vulgata consolidou-se na primeira metade do século XVI, sobretudo a partir da edição da Bíblia de 1532, tendo sido definitivamente consagrada pelo Concílio de Trento, em O Concílio estabeleceu um texto único para a Vulgata a partir de vários manuscritos existentes, o qual foi oficializado como a Bíblia oficial da Igreja e ficou conhecido como Vulgata Clementina.

13 Após o Concílio Vaticano II, por determinação de Paulo VI, foi realizada uma revisão da Vulgata, sobretudo para uso litúrgico. Esta revisão, terminada em 1975, e promulgada pelo Papa João Paulo II, em 25 de abril de 1979, é denominada Nova Vulgata e ficou estabelecida como a nova Bíblia oficial da Igreja Católica.

14 7 A BÍBLIA HEBRAICA Ela é o nosso At. Sendo organizada em três grandes divisões. Jesus menciona sobre a bíblia hebraica (Mt 5:17; 22:40). Três seções: 1) a Lei, 2) os profetas, 3) os escritos. Esta divisão está de acordo com a descrição de Cristo (Lc 24:44).

15 8 PERÍODO INTERBÍBLICO A Expressão 400 Anos de Silêncio, frequentemente empregada para descrever o período entre os últimos eventos do A.T. e o começo dos acontecimentos do N.T. não é correta nem apropriada. Autoria / Fonte: Charles F. Pfeiffer De Malaquias a Mateus (Traduzido)

16 Trecho do livro: A Expressão 400 Anos de Silêncio, freqüentemente empregada para descrever o período entre os últimos eventos do A.T. e o começo dos acontecimentos do N.T. não é correta nem apropriada. Embora nenhum profeta inspirado se tivesse erguido em Israel durante aquele período, e o A.T. já estivesse completo aos olhos dos judeus, certos acontecimentos ocorreram que deram ao judaísmo posterior sua ideologia própria e, providencialmente, prepararam o caminho para a vinda de Cristo e a proclamação do Seu evangelho. *Desenvolvimento Político *Grupos religiosos A Supremacia Persa *Fariseus, Saduceus, Essênios *Alexandre, o Grande *Os escribas *A Judéia sob os Ptolomeus *Os herodianos. *A Judéia sob os Selêucidas *Os Macabeus *Roma. (Tópicos descritos no resumo).

17 TÓPICO 2 AS LÍNGUAS, MATERIAIS E INSTRUMENTOS DE ESCRITA DA BÍBLIA

18 I INTRODUÇÃO Transmissão das Escrituras a partir da invenção da escrita, 3000 a.c. 2 A TRANSMISSÃO ORAL Foi 1600 que ela foi escrita, longo período. No início a transmissão da criação e o início do judaísmo foram de forma oral.

19 3 AS LÍNGUAS ESCRITAS 3.1 ELOS - possibilidade do conhecimento. - o reconhecimento do aspecto canônico. - os próprios registros dos textos inspirados por Deus. HB 1:1; João 1:1 e 14

20 3.2 AS ESCRITAS PRIMITIVAS O CUNEIFORME Mesopotâmia em 3200 a.c., sistema de escrita cunha por isso, cuneiforme (latim cunes). No fim do século 8 a escrita já era feita em linhas, usado cerca de 800 sinais. Breve resumo, fonte wikpedia: foi desenvolvida pelos sumérios e é a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha

21 . É, juntamente com os hieróglifos egípcios, o mais antigo tipo conhecido de escrita, tendo sido criado pelos sumérios por volta de 3500 a.c. Inicialmente a escrita representava formas do mundo (pictogramas), mas por praticidade as formas foram se tornando mais simples e abstratas. Os primeiros pictogramas eram gravados em tabuletas de argila, em sequências verticais de escrita, e com um estilete feito de cana que gravava traços verticais, horizontais e oblíquos. Então duas novidades tornaram o processo mais rápido e mais fácil: as pessoas começaram a escrever em sequências horizontais (rotacionando os pictogramas no processo), e um novo estilete em cunha inclinada passou a ser usado para empurrar o barro, enquanto produzia sinais em forma de cunha.

22 Ajustando a posição relativa da tabuleta ao estilete, o escritor poderia usar uma única ferramenta para fazer uma grande variedade de signos. Tabuletas cuneiformes podiam ser tostadas em fornos para prover um registro permanente; ou as tabuletas poderiam ser reaproveitadas se não fosse preciso manter os registros por longo tempo. Muitas das tabuletas achadas por arqueólogos foram preservadas porque foram tostadas durante os ataques incendiários de exércitos inimigos, contra os edifícios no qual as tabuletas eram mantidas. Inventada pelo sumérios para registrar a língua suméria, a escrita cuneiforme foi adotada subsequentemente pelos acadianos, babilônicos, elamitas, hititas e assírios e adaptada para escrever em seus próprios idiomas; foi extensamente usada na Mesopotâmia durante aproximadamente 3 mil anos, apesar da natureza silábica do manuscrito (como foi estabelecido pelos sumérios) não ser intuitiva aos falantes de idiomas semíticos.

23 . Antes da descoberta da civilização Suméria, o uso da escrita cuneiforme apesar das dificuldades levou muitos filólogos a suspeitar da existência de uma civilização precursora à babilônica. A sua invenção ficou a dever-se às necessidades de administração dos palácios e dos templos (cobrança de impostos, registro de cabeças de gado, medidas de cereal, etc.). Fez nascer a escola, o livro, a literatura e os códigos de leis.

24 3.2.2 OS HIERÓGRAFOS Foi o sistema criado pelos Egípicios, sinais representados por desenhos que tinham significados. Era totalmente diferente da cuneiforme. Usavam 700 sinais, escritos com pena sob um papiro, nos muros, palácios, túmulos, etc.

25 3.2.3 O ALFABETO HEBRAICO Os fenícios desenvolveram este sistema na antiga Canaã (1050 a 850 a.c.). A escrita hebraica é de origem fenícia, possui 22 consosantes, e se escreve da direita para a esquerda.

26 4 OS MATERIAIS, INSTRUMENTOS E ESCRITA E IDIOMAS USADOS. Resumo sobre os idiomas da Bíblia

27 A maior parte do Antigo Testamento foi escrita em hebraico. Alguns capítulos foram escritos numa língua afim, o aramaico. O Novo Testamento foi escrito em grego. 1. Hebraico: Quase todos os 39 livros do Antigo Testamento foram escritos em hebraico. As letras tipo bloco eram escritas em maiúsculas, sem vogais, sem espaços entre palavras, frases ou parágrafos, e sem pontuação. Os pontos das vogais foram acrescentados mais tarde (entre 500 e 600 A.D.) pelos eruditos massoretas. O hebraico é conhecido como um dos idiomas semíticos.

28 2. Aramaico: Um idioma aparentado com o hebraico, o aramaico tornou-se a língua comum na Palestina depois do cativeiro babilônico (500 A.C.). Algumas partes do Antigo Testamento foram escritas nesse idioma: uma palavra designando nome de lugar em Gênesis 31:47; um versículo em Jeremias 10:11; cerca de seis capítulos no livro de Daniel (2:4b-7:28); e vários capítulos em Esdras (4:8-6:18; 7:12-26). O aramaico continuou sendo o vernáculo da Palestina durante vários séculos. Jesus e seus primeiros seguidores aparentemente falavam aramaico. Temos assim algumas palavras aramaicas preservadas no Novo Testamento, tais como: talitá cumi (Mc 5.41), Maranata (I Co 16.22), Gólgota (Mt 27.33), Eli, Eli lama sabachthani ("Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"), (Mt 27:46). Jesus se dirigia habitualmente a Deus como Abba (aramaico "Pai"), (Mc 14:26). Note a influência disto em Romanos 8:15 e Gálatas 4:6.

29 3. Grego: Apesar de Jesus falar aramaico, o grego (grego koinê) era mais difundido que o aramaico e foi a língua empregada pelos autores dos livros do Novo Testamento. A mão de Deus pode ser vista nisto, porque o grego era o idioma internacional do século I, tornando assim possível a divulgação do evangelho através de todo o mundo então conhecido. Essas línguas continuam sendo faladas em algumas partes do mundo contemporâneo. O hebraico é a língua oficial do Estado de Israel. O aramaico é falado por alguns cristãos nas vizinhanças da Síria. O grego, embora muito diferente daquele do Novo Testamento, é falado por milhares de pessoas hoje. A história de como a Bíblia chegou até nós, na forma em que a conhecemos, é longa e fascinante. Ela começa com os manuscritos originais, ou "autógrafos", como são às vezes chamados. Esses textos originais foram escritos por homens da antigüidade movidos pelo Espírito Santo (2 Tm 3:16; 2 Pe 1:20,21). Durante anos, os céticos declararam que Moisés não poderia ter escrito a primeira parte da Bíblia porque a escrita era desconhecida na época (1500 A.C.). A ciência da arqueologia provou desde então que a escrita já era conhecida milhares de anos antes dos dias de Moisés. Os sumérios já escreviam cerca de 4000 A.C., e os egípcios e babilônios quase nessa mesma época.

30 MATERIAIS UTILIZADOS NOS ESCRITOS ANTIGOS

31 PEDRA Muitas inscrições famosas encontradas no Egito e Babilônia foram escritas em pedra. Deus deu a Moisés os Dez Mandamentos escritos em tábuas de pedra (Êx 31:18, 34:1-28). Dois outros exemplos são a Pedra Moabita (850 A.C.) e a Inscrição de Siloé, encontrada no túnel de Ezequias, junto ao tanque de Siloé (700 A.C.).

32 ARGILA O material de escrita predominante na Assíria e Babilônia era a argila, preparada em pequenos tabletes e impressa com símbolos em forma de cunha chamados de escrita cuneiforme, e depois assada em um fomo ou seca ao sol. Milhares desses tabletes foram encontrados pelas pás dos arqueólogos.

33 MADEIRA Tábuas de madeira foram bastante usadas pelos antigos para escrever. Durante muitos séculos a madeira foi a superfície comum para escrever entre os gregos. Alguns acreditam que este tipo de material de escrita é mencionado em Isaías 30:8 e Habacuque 2:2.

34 COURO O Talmude judeu exigia especificamente que as Escrituras fossem copiadas sobre peles de animais, sobre couro. É praticamente certo, então, que o Antigo Testamento foi escrito em couro. Eram feitos rolos, costurando juntas as peles que mediam de alguns metros a 30 metros ou mais de comprimento. O texto era escrito em colunas perpendiculares ao rolo. Os rolos, entre 26 e 70 cm de altura, eram enrolados em um ou dois pedaços de pau.

35 PAPIRO É quase certo que o Novo Testamento foi escrito sobre papiro, por ser este o material de escrita mais importante na época. O papiro é feito cortando-se em tiras seções delgadas de cana de papiro, empapando-as em vários banhos de água, e depois sobrepondo-as umas às outras para formar folhas. Uma camada de tiras era colocada por sobre a primeira, e depois as punham numa prensa, a fim de aderirem umas às outras. As folhas tinham de 15 a 38 cm de altura e 8 a 23 cm de largura. Rolos de qualquer comprimento eram preparados colocando juntas as folhas. Geralmente mediam cerca de 10 m de comprimento, embora tenha sido encontrado um rolo com 47 m de comprimento.

36 Velino ou pergaminho: O velino começou a predominar mediante os esforços do rei Eumenes II, de Pérgamo ( A.C.). Ele procurou formar sua biblioteca, mas o rei do Egito cortou o seu suprimento de papiro, sendo-lhe então necessário obter um novo tipo de material de escrita. Fez isto aperfeiçoando um novo processo para o tratamento de peles. O resultado é conhecido como velino ou pergaminho. Embora os termos sejam usados como sinônimos, o velino era preparado originalmente com a pele de bezerros e antílopes, enquanto o pergaminho era de pele de ovelhas e cabras. Obtinha-se assim um couro de excelente qualidade, preparado especial e cuidadosamente para receber escrita de ambos os lados. Este tipo de material foi utilizado centenas de anos antes de Cristo e, por volta do século IV A.D., ele suplantou o papiro. Quase todos os manuscritos conhecidos são em velino.

37 OS INSTRUMENTOS ANTIGOS DA ESCRITA

38 A tinta negra para escrever era preparada com fuligem ou negro de fumo e cola diluídos em água. Os essênios, que escreveram os Rolos do Mar Morto, usavam ossos queimados de cordeiro e azeite. É notável como a escrita permanece tão bem conservada até hoje. Os instrumentos de escrita eram um cinzel para usar sobre pedra e um estilete feito de metal ou de madeira dura para uso nas tábuas de argila. OBS: Códice ou códex caule de uma planta que era. utilizada para escrever em papiro, pergaminho... Também é um exemplo de instrumento da escrita.

39 Penas foram inventadas para escrever sobre o papiro ou velino. Estas eram feitas de talos ocos de grama de pasto (capim) ou bambu. O bambu seco era cortado diagonalmente com uma faca, sendo bem afiado na extremidade, a qual era então fendida. A fim de manter os materiais em boas condições, os escribas portavam uma faca. Daí a palavra inglesa penknife (faca para cortar pena). É preciso ressaltar que, tanto quanto sabemos, nenhum dos manuscritos originais existe. Alguns podem vir a ser ainda descobertos, mas isso é duvidoso. Não se encontrou até agora nenhum material dos tempos bíblicos.

40 MANUSCRITOS

41 CLASSIFICAÇÃO DOS MANUSCRITOS Os manuscritos estão divididos em duas classes: Unciais (do latim uncia, polegada): São assim chamados por serem escritos em grandes letras maiúsculas sobre o velino delgado. Trata-se dos manuscritos mais antigos. Cursivos: Vieram mais tarde os manuscritos cursivos, que receberam este nome por serem escritos com letras "cursivas" ou à mão. Datam do século X ao século XV A.D. Dos manuscritos existentes, cerca de 300 são unciais e o restante são cursivos. Não fosse a ordem de Diocleciano para destruí-los em 302 A.D., haveria provavelmente um número muito maior deles. Dos 300 unciais existentes hoje, cerca de 200 são manuscritos copiados em velino que datam do século IV ao século IX. Além desses, há cerca de setenta documentos em papiro datados do século II ao século IV. Peças de cerâmica fragmentadas, conhecidas como "óstracos", eram muito usadas na antiguidade como material de escrita, e cerca de trinta delas foram encontradas, contendo porções das Escrituras. Esses papiros e óstracos só recentemente vieram à luz e serviram para aumentar consideravelmente nosso conhecimento do texto do Novo Testamento.

42 Manuscrito Sinaítico - Códice Alef Um dos primeiros manuscritos unciais (340 A.D.), o Sinaítico foi descoberto em 1844 pelo Dr. Constantine Tischendorf, um professor da Bíblia e erudito alemão, no Monastério de St. Catherine, no monte Sinai. Escrito em grego, ele contém uma parte da tradução Septuaginta do Antigo Testamento em grego e o Novo Testamento inteiro, além de metade dos livros apócrifos, assim como a Epístola de Barnabé e uma boa parte do Pastor de Hermas. Ele contém 364,5 folhas de excelente velino, com 34,56 cm de largura e 38,15 cm de altura.

43 Cada página possui quatro colunas de cerca de 6,35 cm de largura, exceto os Livros Poéticos, onde existem duas colunas mais largas. Cada coluna tem quarenta e oito linhas. O Dr. Tischendorf descobriu as páginas do manuscrito no monastério, onde os monges as utilizavam para acender fogo. Ele resgatou quarenta e três folhas do velino; mas somente 15 anos mais tarde conseguiu obter as folhas restantes, com a ajuda do Czar da Rússia, em troca de alguns presentes para o monastério no Sinai. Em 1869, a obra foi entregue à Biblioteca Imperial em São Petersburgo (agora Leningrado). Em 1933 a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a vendeu ao Museu Britânico por libras inglesas (cerca de US$ ), onde se encontra até hoje. Um recinto antes desconhecido foi descoberto no Monastério de St. Catherine em 1975, e nele foram encontradas mais treze páginas do Sinaítico. Junto com o Vaticano, o Sinaítico é considerado um dos dois manuscritos mais importantes existentes. Ele é o único que contém o Novo Testamento completo.

44 Manuscrito Alexandrino - Códice A Este manuscrito, o último dos três maiores unciais considerados aqui, data do século V (cerca de 450 A.D.). Embora contenha tanto o Antigo como o Novo Testamento, algumas partes estão faltando.

45 Do Antigo Testamento faltam: Gênesis 14:14-17; 15:1-5; 16-19; 16:6-9; 1 12:18-14:9 e Salmos 49:19-79:10. Do Novo Testamento faltam: Gênesis 1:1-25:6; João 6:50-8:52; 2 Coríntios 4:13-12:6. É composto de 773 folhas, 639 do Antigo Testamento e 134 do Novo. Seu tamanho é 26,24 cm de largura e 32,64 cm de altura. Cada página tem duas colunas de 50 ou 51 linhas. Foi provavelmente escrito em Alexandria, no Egito. Conta-se ter sido apresentado ao patriarca de Alexandria, tendo obtido o nome de Códice Alexandrino. Encontra-se agora na Biblioteca Nacional do Museu Britânico em Londres, na Inglaterra. Apesar disso, não chega a alcançar o elevado padrão dos manuscritos Vaticano e Sinaítico. Só mais dois desses unciais antigos serão mencionados aqui. Existem inúmeros outros - na maioria pequenas porções do Antigo ou Novo Testamentos. Todavia, por menores que sejam esses fragmentos, cada um acrescenta seu testemunho à exatidão das presentes Escrituras.

46 Manuscrito Vaticano - Códice B Este uncial famoso datado século IV (350, possivelmente 325 A.D.). Está escrito em grego e contém a tradução Septuaginta do Antigo Testamento, os Apócrifos (com exceção dos livros dos Macabeus e da Oração de Manassés) e o Novo Testamento. No Antigo Testamento estão faltando Gênesis 1:1-46:28,2 Reis 2:5-7, 10:13 e Salmos 106:27-136:6. No Novo Testamento, faltam Marcos 16:9-20/ João 7:53-8:11 e Hebreus 9:14 até o fim do Novo Testamento, incluindo as Epístolas Pastorais (1 e 2 Timóteo, Tito e Filemom) e Apocalipse (mas não as Epístolas Gerais: Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas).

47 Como o nome sugere, este manuscrito encontra-se agora na Biblioteca do Vaticano em Roma, onde foi catalogado pela primeira vez em 1481, e contém 759 folhas, 617 do Antigo Testamento e 142 do Novo. As páginas possuem 25,6 cm de largura e 26,88 cm de altura. Cada página contém três colunas de 42 linhas, exceto os Livros Poéticos, têm duas colunas. O Vaticano é considerado como a melhor cópia conhecida do Novo Testamento. É interessante notar que não inclui Marcos 16:9-20, porém o escriba deixou mais de uma coluna vazia nesse lugar, como se conhecesse esses versículos, mas estivesse indeciso quanto a incluí-los ou não.

48 Manuscrito Efraim - Códice C Este manuscrito contém partes do Antigo e Novo Testamentos. Existem agora apenas 64 folhas do Antigo Testamento e 145 do Novo Testamento. As páginas são de 24,32 cm por 31,36 cm. Cada página contém uma coluna larga de (geralmente 41) linhas. Julga-se que foi escrito no Egito, provavelmente em Alexandria, e data do século V (cerca de 450 A.D.). Este manuscrito é o que se chama de palimpsesto, significando "raspado".

49 O pergaminho de velino era escasso e de alto preço; portanto, a escrita era algumas vezes raspada e outro material era escrito por cima ou, como neste caso, entre as linhas originais. No século XII, as palavras originais deste manuscrito foram parcialmente apagadas e os sermões do Padre Sírio Efraim ( ) inseridos entre as linhas. Esta é a razão de ser chamado Manuscrito Efraim. Quase no final do século XVII, um aluno da biblioteca pensou ter visto traços de uma escrita mais antiga por baixo dos sermões de Efraim. Em 1834, mediante uma solução química forte, as Escrituras originais da Bíblia grega foram parcialmente restauradas. Em 1840, Tischendorf revelou mais completamente o texto anterior e foi o primeiro a lê-lo com êxito. Em ele o editou e publicou.

50 Manuscrito Beza - Códice D Data do século VI (cerca 550 A.D.). Com algumas omissões, contém os Evangelhos, 3 João e Atos. Acha-se depositado na biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. O manuscrito compõe-se de 406 folhas, cada uma de 20,48 cm por 25,6 cm, com uma coluna de 33 linhas por página. Este é o mais antigo manuscrito conhecido escrito em dois idiomas. A página da esquerda é em grego, enquanto o texto correspondente em latim fica do lado oposto, à direita. Em 1562, ele foi encontrado no Monastério de Santo Irineu, em Lyons, França, por Theodore Beza, renomado literato bíblico francês que viajou para a Suíça e se converteu em assistente e sucessor de João Calvino, o famoso reformador de Genebra. Em 1581, Beza entregou o manuscrito à Universidade de Cambridge.

51 LECIONÁRIOS Mais uma palavra deve ser acrescentada para completar a história dos manuscritos do Novo Testamento. Os manuscritos incluem um grupo de materiais chamados "lecionários". O termo "leitura" refere-se a uma passagem escolhida na Escritura, destinada a ser lida nos serviços públicos. Assim sendo, um lecionário é um manuscrito especialmente arranjado e copiado com este propósito. Alguns eram unciais e outros, cursivos. A maioria deles foi extraída dos Evangelhos, mas alguns de Atos e das Epístolas. Os estudos mostraram que eles foram copiados com mais cuidado do que um manuscrito comum; portanto, fornecem cópias excelentes para comparações. Mais de lecionários foram enumerados.

52 APÓS OS MANUSCRITOS SURGEM AS VERSÕES Depois dos manuscritos, a próxima forma mais importante das Escrituras, que dá testemunho da sua antigüidade, são as versões. A versão é uma tradução do idioma original de um manuscrito em outro idioma. Existe um número muito grande de versões, mas apenas algumas serão consideradas como exemplos dispersos através dos anos até hoje.

53 A Septuaginta Esta é, talvez, a mais importante das versões, por sua data antiga e influência sobre outras traduções. A Versão Septuaginta é uma tradução do Antigo Testamento hebraico para o grego. Foi iniciada cerca de 200 A.C. e terminada cerca de 180 A.C., sendo provavelmente a mais antiga tentativa de reproduzir um livro de um idioma para outro. Este é o documento bíblico mais antigo que possuímos. "Septuaginta" significa "setenta". A abreviação desta versão é LXX. Ela é às vezes chamada de "Versão Alexandrina", por ter sido traduzida na cidade de Alexandria, no Egito. Esta obra notável é denominada "septuaginta" por causa de uma velha lenda que fala de setenta e dois eruditos procedentes da Palestina (seis de cada uma das doze tribos de Israel) que viajaram para Alexandria, onde se diz que completaram a obra em setenta e dois dias.

54 Acredita-se agora que a tradução foi feita por judeus e alexandrinos, ao invés de palestinos. O trabalho realizou-se em Alexandria. O Pentateuco constitui a melhor parte desta tradução. Outras porções do Antigo Testamento são excelentes, mas algumas não passam de uma interpretação ou comentário. Além dos 39 livros do Antigo Testamento, ela contém todos, ou parte, dos 14 livros conhecidos como Apócrifos. A Septuaginta foi comumente utilizada nos dias do Novo Testamento e mostrou-se muito útil em traduções subsequentes.

55 O Pentateuco Samaritano A raça samaritana surgiu depois dos assírios terem conquistado o reino do Norte de Israel, em 721 A.C., e levado a maior parte das dez tribos para o cativeiro. Sargão, rei dos assírios, mandou muitos povos idólatras das suas províncias orientais para Israel (2 Reis 17:5,6,24). Esses povos fizeram casamentos mistos com os israelitas que tinham ficado na terra, formando assim a raça samaritana, uma mistura de israelitas e pagãos. Eles estabeleceram um culto rival ao dos judeus, construindo um templo no monte Gerizim (Jo 4). Os samaritanos aceitavam apenas o Pentateuco. O Pentateuco samaritano é um Pentateuco hebraico escrito em letras samaritanas. Não se trata de uma tradução, mas de uma outra estruturação do próprio texto hebraico. A data em que foi escrito é aproximadamente 430 A.C.

56 Em 2 Reis 17:26-28, lemos a respeito de um sacerdote, dentre os judeus cativos na Assíria, sendo mandado de volta a Samaria para ensinar o povo. Acreditase que ele levou consigo uma cópia do Pentateuco hebraico e que o Pentateuco samaritano foi calcado nele. É dito que existem cerca de variações do texto hebraico na obra. A maioria delas é de menor importância, exceto onde os samaritanos deliberadamente fizeram alterações para adequá-lo às suas crenças específicas. Existem provavelmente cerca de 100 cópias desta versão em lugares diferentes da Europa e América. O manuscrito mais antigo conhecido, datado de 1232, acha-se na Biblioteca Pública de Nova Iorque. Em Nablus (antiga Siquém), em Israel, encontra-se um rolo samaritano que parece muito antigo. À medida que a mensagem do cristianismo foi-se difundindo para além da Palestina, a necessidade de traduções das Escrituras para os idiomas daqueles que estavam sendo evangelizados tornou-se evidente. Temos assim diversas versões, apesar de que somente algumas serão examinadas. Comparadas aos manuscritos, seu valor é secundário, mas elas são de alguma ajuda para a compreensão do texto original.

57 As Versões Siríacas O idioma sírio era a principal língua falada nas regiões da Síria e Mesopotâmia. É quase idêntico ao aramaico.

58 O Siríaco Antigo: Só se soube da sua existência há pouco mais de cem anos. Existem dois manuscritos principais desta obra: - O Siríaco Curetônio é uma cópia do século V dos evangelhos, consistindo em oitenta folhas. Recebeu esse nome em honra do Dr. Curetan, do Museu Britânico, que o editou. - O Siríaco Sinaítico foi descoberto no Monastério de St. Catherine, no Monte Sinai. É um palimpsesto, e só aproximadamente três quartos dele puderam ser decifrados. A data designada é o século IV ou início do século V A.D. A Pesita: A palavra "pesita" significa "simples" ou "comum", sendo então conhecida como Vulgata Siríaca ou Versão Autorizada da Igreja Oriental. Ela vem sendo utilizada desde o século V A.D. Contém o Novo Testamento inteiro, com exceção de 2 Pedro, 2 e 3 João, Judas e Apocalipse. Existem cerca de 250 manuscritos dessa versão. Tem sido de grande utilidade para a crítica textual e sua circulação é vasta, até mesmo na China. Há uma tradução em inglês feita por George Lamsa.

59 As Versões Latinas É interessante notar que a primeira Bíblia em inglês foi baseada no latim. O Latim Antigo: Reporta-se a uma data bem antiga, possivelmente 150 A.D. Existem cerca de vinte cópias dessa versão. Tem grande importância como testemunha da autenticidade do texto bíblico, por causa de sua antiguidade e sua fidelidade ao texto que traduz. A Vulgata Latina: "Vulgata" significa "comum" ou "corrente". Esta é a grande versão da Bíblia em latim. Devido aos inúmeros erros dos copistas da versão do latim antigo, Damaso, bispo de Roma, obteve os serviços de Jerônimo para produzir uma revisão como norma autoritária para as igrejas de fala latina. O trabalho foi feito em Belém: o Novo Testamento ( A.D.) e o Antigo Testamento ( A.D.).

60 É praticamente impossível superestimar a influência da Vulgata de Jerônimo sobre a nossa Bíblia. Por mais de mil anos toda tradução das Escrituras na Europa Ocidental foi baseada nessa obra. A Vulgata veio a ser eventualmente a Bíblia oficial da Igreja Católica Romana, continuando a sê-lo até hoje. A Bíblia Católica Romana em inglês é na verdade uma tradução de uma tradução, não sendo, como a Bíblia protestante, uma tradução da língua grega original. Depois da invenção da imprensa em 1450, a Vulgata foi o primeiro livro impresso de tipo móvel (1455).

61 OS ROLOS DO MAR MORTO Descobertos pela primeira vez em março de 1947 por um jovem pastor de cabras numa caverna perto do lado norte do Mar Morto, os Rolos do Mar Morto, cerca de 350 ao todo, foram considerados como uma das maiores descobertas arqueológicas do século XX. Escritos pelos essênios, entre o primeiro século antes e o primeiro século depois de Cristo, as partes bíblicas deste rolo nos fornecem manuscritos centenas de anos mais antigos que quaisquer outros. Partes de cada livro do Antigo Testamento foram encontradas, com exceção de Ester. De especial interesse são os rolos do livro de Isaías, porque um dentre os dois encontrados é o livro completo desse grande profeta. Trata-se de um manuscrito hebraico de Isaías mil anos mais antigo do que qualquer outro já descoberto. De maneira notável os rolos confirmam a exatidão do texto massorético do Antigo Testamento.

62 OS PAPIROS Certa quantidade de papiros descobertos recentemente (1931) nas tumbas do Egito, atraem a atenção dos estudiosos e pesquisadores. Estes têm sido freqüentemente considerados os de benefício mais importante para a crítica textual do Novo Testamento, desde que Tischendorf anunciou a descoberta dos Códices Sinaíticos. Esses papiros foram adquiridos por um renomado colecionador de manuscritos, A. Chester Beatty. Outros se encontram na Universidade de Michigan e nas mãos de particulares. Eles contêm partes do Antigo Testamento em grego: trechos consideráveis de Gênesis, Números e Deuteronômio, e trechos de Ester, Ezequiel e Daniel. Três manuscritos do grupo são livros do Novo Testamento: porções de trinta folhas dos Evangelhos e Atos, oitenta e seis folhas das Epístolas Paulinas e dez folhas da parte do meio do livro de Apocalipse. Esse material é da maior importância, pois data do século III ou antes. O texto é de tão alta qualidade que se compara aos Códices Vaticano e Sinaítico. O Fragmento de John Rylands é um pequeno pedaço de papiro com apenas 38,96 cm por 6,4 cm. Embora tão pequeno, é reconhecido como o manuscrito mais antigo de qualquer parte do Novo Testamento. Está escrito de ambos os lados e contém uma parte do Evangelho de João: 18:31-33,37,38. Foi obtido em Em 1956, Victor Martin, professor de filologia clássica na Universidade de Genebra, publicou um códice de papiro do Evangelho de João: o Papiro Bodmer 11. Este incluía os capítulos 1:1 até 14:26, sendo datado de 200 A. D. Trata-se provavelmente do livro mais antigo do Novo Testamento.

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 A Bíblia é considerado o livro mais importante dentre todos os que já foram escritos em todos os tempos e lugares, o mais editado

Leia mais

Ano Bíblico Sequencial

Ano Bíblico Sequencial Ano Bíblico Sequencial Janeiro 01/01 - Gênesis Cap: 1-3 02/01 - Gênesis Cap. 4-7 03/01 - Gênesis Cap. 8-11 04/01 - Gênesis Cap. 12-15 05/01 - Gênesis Cap. 16-19 06/01 - Gênesis Cap. 20-22 07/01 - Gênesis

Leia mais

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA EM 365 DIAS PÁGINA 1 / 9 JANEIRO / 2009 01 x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos 1 02 x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos 2 03 x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 04

Leia mais

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico Principal material utilizado para receber uma escrita. MATERIAIS USADOS PARA ESCREVER Atualmente o papel é a principal forma para receber

Leia mais

FEVEREIRO DIA LIVROS CAPÍTULOS-VERSÍCULO 1 LEVÍTICO LEVÍTICO LEVÍTICO NÚMEROS NÚMEROS NÚMEROS 6 7 7

FEVEREIRO DIA LIVROS CAPÍTULOS-VERSÍCULO 1 LEVÍTICO LEVÍTICO LEVÍTICO NÚMEROS NÚMEROS NÚMEROS 6 7 7 JANEIRO 1 GÊNESIS 1 2 3 4 5 6 2 GÊNESIS 7 8 9 10 11 12 3 GÊNESIS 13 14 15 16 17 4 GÊNESIS 18 19 20 21 5 GÊNESIS 22 23 24 6 GÊNESIS 25 26 27 7 GÊNESIS 28 29 30 8 GÊNESIS 31 32 33 9 GÊNESIS 34 35 36 10 GÊNESIS

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

PLANO DE LEITURA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA EM 1 ANO

PLANO DE LEITURA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA EM 1 ANO PLANO DE LEITURA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA EM 1 ANO Janeiro DIA LIVRO/CAPÍTULOS 01 ( ) Gênesis 1,2 02 ( ) Gênesis 3-5 03 ( ) Gênesis 6-9 04 ( ) Gênesis 10,11 05 ( ) Gênesis 12-15 06 ( ) Gênesis 16-19 07 (

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : ola criptura : Definição: Revelação é, em termos teológicos, o processo pelo qual Deus desvenda ao o Seu caráter e Sua vontade. : a. Revelação Geral b. Revelação Especial : a.

Leia mais

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome)

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome) PLANO DE LEITURA BÍBLICA Para crescimento espiritual de IGREJA BATISTA DO MORUMBI MINISTÉRIO DE JOVENS: EPA: Estudantes Pré-Adolescentes (11 a 13 anos) ESTUDANTES: Adolescentes (14 a 17 anos) PIX: Jovens

Leia mais

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições Por isso, é que para os cristãos a primeira parte da Bíblia é chamada de antiga Aliança (Testamento), e este último é chamado a

Leia mais

Por este programa, você lerá 3 capítulos por dia de segunda a sábado e 5 capítulos no domingo, em média. Gênesis Gênesis

Por este programa, você lerá 3 capítulos por dia de segunda a sábado e 5 capítulos no domingo, em média. Gênesis Gênesis A fim de facilitar o controle de leitura da Bíblia Sagrada ao longo de um ano, sugerimos que cada pessoa imprima e utilize a seguinte tabela, onde poderá fazer o acompanhamento e conferir se está em dia

Leia mais

Evangelho Boa Nova. Introdução

Evangelho Boa Nova. Introdução Evangelho Boa Nova Introdução História O Antigo Testamento contém a história do povo hebreu e foi escrito durante um período de mais de mil anos, até aproximadamente o final do século III a.c. O processo

Leia mais

Introdução / Curiosidades. A Bíblia como revelação. Origen e Inspiração. Agenda. A autoridade da Bíblia. Canon. Iluminação. Inerrância 5/4/2012 2

Introdução / Curiosidades. A Bíblia como revelação. Origen e Inspiração. Agenda. A autoridade da Bíblia. Canon. Iluminação. Inerrância 5/4/2012 2 Bibliologia Doutrina das Escrituras antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 1 Introdução Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém estes livros? Por que a Bíblia Católica contém alguns livros a mais? Por que alguns outros livros despertam o interesse

Leia mais

Circuito 4 4 de Leitura Bíblica

Circuito 4 4 de Leitura Bíblica Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor. Oséias 6.3a O ano novo traz consigo uma série de projetos, metas e sonhos que tem por objetivo nos tornar pessoas mais felizes e bem-sucedidas. A mídia nos

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES Em 45 perguntas, apresentamos uma recolha sobre os temas fundamentais que todo o católico deve saber, acerca das Sagradas Escrituras. A REVELAÇÃO 1. O que é a Revelação? A Revelação

Leia mais

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO SETE - SISTEMA DE ENSINO TEOLÓGICO POR EXTENSÃO DISCIPLINA: SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO I INSTRUTOR: PR. URIAN RIOS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO

Leia mais

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 A palavra BÍBLIA vem do grego biblos (livros), plural de biblion (livro). A Bíblia realmente é uma coleção de livros, estando divididos em duas seções, que são o Antigo

Leia mais

Surgimento da Escrita

Surgimento da Escrita A escrita surgiu em 4000 a.c. Foi a tecnologia fundamental para o desenvolvimento humano na Terra. Na suméria surgiu a partir da necessidade de se registrar os bens materiais e as transações comerciais

Leia mais

A Arte de Interpretar as Escrituras

A Arte de Interpretar as Escrituras A Arte de Interpretar as Escrituras A Arte de Interpretar as Escrituras Hermenêutica Bíblica Jorge A. Ferreira Copyright 2017-Todos os Direitos Reservados Revisado e Atualizado. Capa Agência Efesios Diagramação

Leia mais

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA Visão Panorâmica do Antigo Testamento Pr. Erivelton Rodrigues Nunes ( Lc.24:27,44 ) Divisão Judaica do AT A Lei 1. Gênesis 2. Exodo 3. Levítico 4. Números 5. Deuteronomio

Leia mais

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 Introdução à Bíblia INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudo Primeira Edição em Português Por David

Leia mais

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento.

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. Aluno: Jeorge Sávio CAPÍTULO 1 A Bíblia 1 Atualmente a Bíblia está traduzida em quantas línguas? Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. 2 De onde deriva o termo Bíblia? A palavra

Leia mais

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos Matérias e Conteúdos 1 - BIBLIOLOGIA I A matéria trata de forma introdutória sobre o Estudo da Bíblia propriamente dita, sobre sua formação, veracidade e divisões. - Bibliologia - O Canon das Escrituras

Leia mais

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS 01 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para

Leia mais

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR SECRETARIA GERAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA. ITQ/SP/046 Piracicaba RE: 530 Distrito IV

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR SECRETARIA GERAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA. ITQ/SP/046 Piracicaba RE: 530 Distrito IV IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR SECRETARIA GERAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA ITQ/SP/046 Piracicaba RE: 530 Distrito IV Disciplina Bibliologia /Prof. Clelber Prestes março/2019 Capítulo 4 Introdução a Bíblia

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais

AULA 2 1. O MANUSEIO DA BÍBLIA.

AULA 2 1. O MANUSEIO DA BÍBLIA. 1. O MANUSEIO DA BÍBLIA. AULA 2 a) NOMES E SIGNIFICADO: 1. Bíblia (ta biblia = livros) = plural de livro (bibloj). 2. Escrituras. 3. Palavra de Deus. 4. A Lei de Deus. A Bíblia é a Palavra de Deus. Ele

Leia mais

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares LEI HISTORICOS POÉTICOS PROFETAS MAIORES PROFETAS MENORES 1. Gênesis 2. Êxodo 3. Levítico 4. Números 5. Deut. 1. Josué 2. Juízes 3. Rute 4. I Sam 5. II Sam 6. I Reis 7. II Reis 8. I Cron. 9. II Cron. 10.

Leia mais

CURIOSIDADES BÍBLICAS

CURIOSIDADES BÍBLICAS CURIOSIDADES BÍBLICAS 01 Você Sabia? O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.c.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram

Leia mais

Guia de Jornada Cristã

Guia de Jornada Cristã 1 Ao receber este Guia de Jornada Cristã, está a receber a seu pedido material de carácter espiritual, o qual esperamos que lhe sirva para crescimento espiritual. Este guia divide-se em 3 partes: A primeira

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém 27 livros no NT? Por que alguns outros livros despertam o interesse de sites na internet

Leia mais

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA APRENDENDO SOBRE A BIBLIA Qual o significado da palavra Bíblia: Bíblia significa coletânea de livros, do grego biblos, que significa livro. A Bíblia como tema central. A revelação de Jesus Cristo em busca

Leia mais

Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento

Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento A discussão a este ponto tem-se centrado em alguns textos principais que reivindicam inspiração para a Bíblia. Agora se deve dar atenção às

Leia mais

Reavivados por Sua Palavra Crede em Seus Profetas

Reavivados por Sua Palavra Crede em Seus Profetas Reavivados por Sua Palavra 2017 Crede em Seus Profetas 2016 2017 Janeiro Fevereiro Março 01 - Deuteronômio 21 02 - Deuteronômio 22 03 - Deuteronômio 23 04 - Deuteronômio 24 05 - Deuteronômio 25 06 - Deuteronômio

Leia mais

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã Objetivos da Disciplina Facilitar o estudo, compreensão e o uso adequado da Bíblia. Familiarizar o aluno com

Leia mais

Igreja Presbiteriana Unida do Brasil

Igreja Presbiteriana Unida do Brasil CALENDÁRIO LITÚRGICO: ANOS A B CC Igreja Presbiteriana Unida do Brasil Litúrgico Advento 1 Domingo Ano A Ano B Ano C Início do Ano Litúrgico Isaías 2.1-5; Salmo 122; Romanos 13.11-14; Mateus 24.36-44 Isaías

Leia mais

Item Pentateuco Palavras - Chave Resposta Título em Hebraico Versículo Chave 1 Gênesis

Item Pentateuco Palavras - Chave Resposta Título em Hebraico Versículo Chave 1 Gênesis Caminhada Bíblica 04/09/2016 Revisão - Pentateuco Pessoa ou Acontecimento 1 Morte de Moisés 2 Dilúvio 3 Doze Espias 4 Dez Pragas 5 Cinco Sacrifícios 6 Dois Recenseamentos 7 Três Sermões 8 Abraão 9 Tabernáculo

Leia mais

Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016

Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016 1 Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016 A Sagrada Escritura O Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Dei Verbum, no nº 21, afirma que a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras,

Leia mais

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noaico por Sha ul Bensiyon Aula 19 As Escrituras As Escrituras A visão judaica/noaica acerca das Escrituras é muito diferente da visão cristã: Cristianismo: Livros cuja autoria é praticamente

Leia mais

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A A BÍBLIA... 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO, SEMINÁRIO DA NOVA IGREJA BATISTA DEUS É A PALAVRA DE DEUS, FOI

Leia mais

Regra SOBRE Regra. Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams

Regra SOBRE Regra. Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams Regra SOBRE Regra Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams Índice Os Livros da Bíblia do índice às lições Um programa de quatro anos para estudar

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Ter, 23 de Outubro de :50 - Última atualização Ter, 23 de Outubro de :12

Escrito por Hélio Clemente Ter, 23 de Outubro de :50 - Última atualização Ter, 23 de Outubro de :12 HISTÓRIA DA BÍBLIA Copyright: Sociedade Bíblica do Brasil - SBB Grego, hebraico e aramaico foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas. O Antigo Testamento foi escrito

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

Strídon, na fronteira entre a Panónia e a Dalmácia

Strídon, na fronteira entre a Panónia e a Dalmácia 1 2 São Jerônimo de Strídon e a Construção do Cristianismo Roberto Aguilar M. S. Silva Membro Vitalício da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, Brasil (Strídon, c. 347 - Belém, 30 de Setembro

Leia mais

COMO USAR O CHECKLIST

COMO USAR O CHECKLIST COMO USAR O CHECKLIST Este Checklist é uma maneira fácil de ler partes chaves da Bíblia em apenas alguns minutos de cada vez. Se você ler duas por semana, terá lido as histórias básicas das Escrituras

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO. Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»...

Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO. Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»... Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»... 1. Génesis: O livro das origens, da criação e dos nossos pais na fé 2. Êxodo: o livro das grandes maravilhas

Leia mais

Como ser um bom amigo

Como ser um bom amigo Nesta seção você encontrará ajuda para problemas que muitas vezes atormentam-nos. Esperamos que estas orientações Bíblicas sirvam para acalmar seu coração, mas é importante lembrar que o nome de Jesus

Leia mais

A História dos Começos

A História dos Começos A História dos Começos 1. Os Caminhos e as Palavras de Deus 2. A História da Raça Humana 3. A História do Povo Escolhido 4. A História da Fé e Adoração Os Caminhos e as Palavras de Deus LIÇÃO 1 Os Caminhos

Leia mais

O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith

O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith O Termo "Cânon" O termo "cânon" é proveniente do grego, no qual kanon significa regra, lista um padrão de medida. Com relação à Bíblia, diz respeito aos livros

Leia mais

Deus usou diversos meios em várias ocasiões para comunicar sua vontade ao povo. Por exemplo, usou anjos (Gn 18,19; Ap 22:8-21), o Urim e Tumim (Ex

Deus usou diversos meios em várias ocasiões para comunicar sua vontade ao povo. Por exemplo, usou anjos (Gn 18,19; Ap 22:8-21), o Urim e Tumim (Ex Deus usou diversos meios em várias ocasiões para comunicar sua vontade ao povo. Por exemplo, usou anjos (Gn 18,19; Ap 22:8-21), o Urim e Tumim (Ex 28:30), voz da consciência (Rm 2:15), etc. Além disso

Leia mais

(10ª AULA) - COMO AS ESCRITURAS CHEGARAM ATÉ NÓS

(10ª AULA) - COMO AS ESCRITURAS CHEGARAM ATÉ NÓS (10ª AULA) - COMO AS ESCRITURAS CHEGARAM ATÉ NÓS TEMA: OBJETIVO: MEMORIZAR: REFLEXÃO: ABORDAGEM DO ALUNO DEUS PRESERVOU A SUA PALAVRA ATRAVÉS DOS SÉCULOS Que o aluno aprenda, sobre como foram preservados

Leia mais

A BÍBLIA INFORMAÇÕES GERAIS ESTRUTURA - ORIGEM 1 O QUE É A BÍBLIA? 2 A MARAVILHA DA BÍBLIA - ALGUNS FATOS E DADOS 3 DIVISÃO DA BÍBLIA

A BÍBLIA INFORMAÇÕES GERAIS ESTRUTURA - ORIGEM 1 O QUE É A BÍBLIA? 2 A MARAVILHA DA BÍBLIA - ALGUNS FATOS E DADOS 3 DIVISÃO DA BÍBLIA Jörg Garbers A BÍBLIA INFORMAÇÕES GERAIS ESTRUTURA - ORIGEM 1 O QUE É A BÍBLIA? Uma coleção de livros e cartas Encontramos na Bíblia 66 escritos. O fundamento das igrejas cristãs Ela define o que é vida

Leia mais

latim se baseava na possibilidade de manter a comunicação entre povos que falavam línguas distintas. Por outro lado, os analfabetos, que constituíam

latim se baseava na possibilidade de manter a comunicação entre povos que falavam línguas distintas. Por outro lado, os analfabetos, que constituíam Sumário Introdução... 7 A Bíblia traduzida... 11 A distância que separa os primeiros leitores dos modernos... 15 Confirmação arqueológica... 19 A exegese e a interpretação da Bíblia... 25 Onde está a vontade

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA

Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA ANTIGO TESTAMENTO ESTRUTURA DO ANTIGO TESTAMENTO CONFORME O JUDAÍSMO ESTRUTURA DO ANTIGO TESTAMENTO CONFORME O PROTESTANTISMO

Leia mais

Utilização do Nestle-Aland Novum Testamentum Graece (NA 27 )

Utilização do Nestle-Aland Novum Testamentum Graece (NA 27 ) Utilização do Nestle-Aland Novum Testamentum Graece (NA 27 ) Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. A Nestle-Aland Novum Testamentum Graece, 27ª edição (NA 27 ) (Stuttgart, 1993),

Leia mais

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS 2A aula 05 Os Hebreus HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS Os hebreus eram pastores nômades da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,

Leia mais

As Escrituras (2): formação do cânon e outras considerações

As Escrituras (2): formação do cânon e outras considerações Por Alcides Barbosa de Amorim No capítulo (post) anterior, vimos informações mais internas sobre a Bíblia, isto é, aquilo que ela fala de si mesmo, destacando sua revelação, inspiração, inerrância e infalibilidade.

Leia mais

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1 4.1. Definição de Cânon 4.2. Necessidade de um Cânon das Escrituras 4.3. O Cânon do Antigo Testamento 4.4. O Cânon do Novo Testamento 4.5. Cronologia do Cânon Verificação de Aprendizagem Glossário Página

Leia mais

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16 1.8 Divisão da Bíblia e livros Velho Testamento 39 livros Novo Testamento 27 livros 40 escritores diferentes Período de 1600 anos para ser escrita a Bíblia, (aprox. entre 1500 a.c. e 100 d.c.) a) Como

Leia mais

A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa. os rolos, os livros.

A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa. os rolos, os livros. A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa os rolos, os livros. UM LIVRO INSPIRADO POR DEUS Inspiração Bíblica é a iluminação da mente do autor humano para que possa, com os dados da

Leia mais

Como estudar a Bíblia

Como estudar a Bíblia Como estudar a Bíblia com quadro de leitura da Bíblia Ebook gratuito - www.escoladabiblia.com Av. Conde da Boa Vista 437 - Fone: 323-686 Como Estudar a Bíblia por Dennis Allan Através do estudo da Bíblia

Leia mais

A BÍBLIA SAGRADA. Marcos Adriano Lovera REFLEXÕES BÍBLICAS III 173

A BÍBLIA SAGRADA. Marcos Adriano Lovera REFLEXÕES BÍBLICAS III 173 A BÍBLIA SAGRADA Esta série de Reflexões Bíblicas apresentarão a Bíblia Sagrada desde seus primórdios, de como ela chegou até nós, de onde surgiram os textos bíblicos, as diferentes traduções, os diferentes

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 O Novo Testamento (NT) é o conjunto dos textos escritos após a vida publica e a morte de Jesus. Expõe a história

Leia mais

COMO A BÍBLIA FOI ESCRITA. Escrito por Prof. Felipe de Aquino

COMO A BÍBLIA FOI ESCRITA. Escrito por Prof. Felipe de Aquino Os textos da Bíblia começaram a ser escritos desde os tempos anteriores a Moisés (1200 ac). Escrever era uma arte rara e cara, pois se escrevia em tábuas de madeira, papiro, pergaminho (couro de carneiro).

Leia mais

Conheça a Bíblia. Um estudo auto-didáto para aprender a usar a Bíblia

Conheça a Bíblia. Um estudo auto-didáto para aprender a usar a Bíblia Conheça a Bíblia Um estudo auto-didáto para aprender a usar a Bíblia Produzida pela Igreja Luterana Brasileira Rua Major Capilé 3965 CEP 79804-970 Dourados, MS 1 Capítulo 1 O que é a Bíblia? Como você

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU:

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU: Duas tarefas realizadas na aula anterior: 1ª) memorizar o versículo-chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Parabéns à classe! Blog IEBU: www.iebu.wordpress.com

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Manual do aluno Por David Batty e Sally Girdis. Estudos em Grupo Para Novos Cristãos

INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Manual do aluno Por David Batty e Sally Girdis. Estudos em Grupo Para Novos Cristãos INTRODUÇÃO À BÍBLIA Manual do aluno Por David Batty e Sally Girdis Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Manual do aluno Primeira Edição em Português Por David Batty Copyright 1979,1985,1982,1996,2000,

Leia mais

Introdução. à Bíblia

Introdução. à Bíblia Introdução à Bíblia Pr. Kenneth Eagleton Escola Teológica Batista Livre (ETBL) Campinas, SP 2012 1 Oitava Lição Traduções da Bíblia As línguas originais O Antigo Testamento foi originalmente escrito na

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XXVII O TEXTO E A TRANSMISSÃO DO NOVO TESTAMENTO

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XXVII O TEXTO E A TRANSMISSÃO DO NOVO TESTAMENTO IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XXVII O TEXTO E A TRANSMISSÃO DO NOVO TESTAMENTO Coletar os livros do Novo Testamento foi um processo vagaroso,

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

Lição n.º 3 (Continuação) Objeto de estudo: Início do Estudo da Lição Como Deus Se Faz Conhecer!

Lição n.º 3 (Continuação) Objeto de estudo: Início do Estudo da Lição Como Deus Se Faz Conhecer! Como Deus Se Faz Conhecer Lição n.º 3 (Continuação) Objeto de estudo: Início do Estudo da Lição Como Deus Se Faz Conhecer! 1 Versículo-chave: Rm 1.20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu

Leia mais

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI QUE S Ã O E COMO SURGIRAM LIVROS AP Ó CRIFOS A BÍBLIA E SUA COMPOSIÇÃO 1. A PRIMEIRA FORMA DIVINA DE COMUNICAÇÃO : PESSOAL - GÊN.1:28 DEUS OS ABENÇOOU DE MUITOS E LHES DISSE: DESSES LIVROS A BÍBLIA É O

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A Revisão aula 1 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 A BÍBLIA... UM CONJUNTO DE 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO,

Leia mais

SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO REVERENDO ASHBEL GREEN SIMONTON ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA REFORMADA

SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO REVERENDO ASHBEL GREEN SIMONTON ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA REFORMADA SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO REVERENDO ASHBEL GREEN SIMONTON ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA REFORMADA RIO DE JANEIRO 2017 ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA

Leia mais

Meus primeiros passos

Meus primeiros passos Lição 01 Dino Arí Fernandes Meus primeiros passos Igreja Metodista 01 Meus Primeiros Passos A Bíblia Palavra de Deus Escrita: Agora que você decidiu entregar-se a JESUS CRISTO, nós o(a) convidamos a caminhar

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados

Leia mais

A Historicidade da Bíblia

A Historicidade da Bíblia A Historicidade da Bíblia O livro mais lido, traduzido e distribuído do mundo desde as suas origens, foi considerada sagrada e de grande importância. 1. Introdução 2. Cânon Bíblico 3. O antigo Testamento

Leia mais

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães Judaísmo A mais antiga religião monoteísta Ana Paula N. Guimarães O que é o judaísmo? A mais antiga religião das três principais e maiores religiões monoteístas Judaísmo Cristianismo (maior em quantidade

Leia mais

VERSÕES DA BÍBLIA VERSÕES DO ANTIGO TESTAMENTO. 7. VERSÕES MENORES - Foram traduzidas para o gótico, etíope e o armênio, no século IV d. C.

VERSÕES DA BÍBLIA VERSÕES DO ANTIGO TESTAMENTO. 7. VERSÕES MENORES - Foram traduzidas para o gótico, etíope e o armênio, no século IV d. C. VERSÕES DA BÍBLIA VERSÕES DO ANTIGO TESTAMENTO 1. SEPTUAGINTA (LXX) - Esta é uma tradução do original hebraico do Antigo Testamento para o grego. Foi feita em Alexandria, entre os séculos III e I a.c.,

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

Apresentação da Bíblia:

Apresentação da Bíblia: 2.º encontro Apresentação da Bíblia: Vamos hoje iniciar a nossa viagem através da Bíblia. E nada parece mais lógico que começar pela sua apresentação. Só assim, tal como acontece entre as pessoas, é possível

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE FORMAÇÃO À DISTÂNCIA Unidade 1 A Bíblia Judaica e a Bíblia Cristã Arquidiocese de São Paulo Região Episcopal Ipiranga CURSO DE FORMAÇÃO À DISTÂNCIA Bíblia: Caminho de Encontro com Deus Unidade 1 A Bíblia Judaica e a Bíblia

Leia mais

Escola Dominical. Começando sua Nova Vida

Escola Dominical. Começando sua Nova Vida Escola Dominical Começando sua Nova Vida Aulas: 07/01 - Começando sua nova vida com Cristo e de Comunhão com Cristo 14/01 - Começando sua nova vida no Espírito Santo 21/01 - Começando sua nova vida de

Leia mais

O Cânon: Antigo e Novo Testamento

O Cânon: Antigo e Novo Testamento O Cânon: Antigo e Novo Testamento O sentido desta palavra tem diversas aplicações, dentre elas, Escrituras Sagradas, consideradas como regra de fé e prática. A palavra cânon é de origem grega. Empregou-se,

Leia mais

O Que a Bíblia Diz LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA

O Que a Bíblia Diz LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA A lição anterior nos mostrou que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus. Esta lição apresenta ao leitor os assuntos gerais tratados na Bíblia: (1) suas divisões literárias

Leia mais

O CAMINHO DO CORDEIRO

O CAMINHO DO CORDEIRO O CAMINHO DO CORDEIRO Coleção Palimpsesto Coordenação editorial: Prof. Dr. Paulo Nogueira O caminho do Cordeiro: representação e construção de identidade no Apocalipse de João, Valtair Afonso Miranda Bíblia,

Leia mais

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO Índice Siglas e abreviaturas 6 Introdução 7 PARTE 1 - A PALAVRA INSPIRADA CAPÍTULO I - NATUREZA DA INSPIRAÇÃO BÍBLICA 12 1. A inspiração bíblica no limiar do Vaticano II 13 1.1. Deus, autor principal,

Leia mais