Paolo Uccello. (Paolo di Dono) 1397?-1475

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Paolo Uccello. (Paolo di Dono) 1397?-1475"

Transcrição

1 Paolo Uccello (Paolo di Dono) 1397?-1475 Paolo Uccello, que nasceu em Florença em 1397 e faleceu na mesma cidade em 10 de dezembro de 1475, foi um pintor italiano, incluído no chamado período Quattrocento, ou pré-renascimento, destacando-se por sua maestria nas pinturas em perspectiva e pela impressão de relevo que deu à pintura, recorrendo para isso ao claro-escuro (chiaroescuro). Era obcecado pela perspectiva e passava noites tentando entender o ponto de fuga. Usava a perspectiva para criar uma sensação de profundidade em suas obras e não para narrar histórias.

2 Paolo trabalhou na tradição do Gótico Internacional e enfatizou a cor ao invés do clássico realismo A combinação de elementos decorativos e simbólicos, característicos do gótico tardio, com ousadas experiências de perspectiva, deu originalidade singular à sua obra. Paolo di Dono, dito Uccello, nasceu, na realidade, em Pratovecchio, perto de Florença, por volta de Com dez anos era aprendiz do escultor Lorenzo Ghiberti. Iniciou, ainda jovem, a atividade artística como ourives e ingressou no grêmio florentino de pintores em Da primeira fase de seu trabalho preservou-se, em mau estado, a série de afrescos feitos para o Claustro Verde de Santa Maria Novella, em que representa episódios da Criação. El Diluvio y la Retirada de las aguas, (Historias de Noé), hacia 1447, Paolo Uccello, (Florencia, Santa Maria Novella, Claustro Verde). Fonte: Após residir em Veneza entre 1425 e 1431, Uccello regressou a Florença. Pouco depois realizou no claustro de San Miniato al Monte um ciclo mural sobre cenas monásticas que revela seu interesse pela perspectiva geométrica e a influência do modelo escultórico de figuras desenvolvido por Massaccio. Características similares apresentou o afresco sobre o mercenário inglês John Hawkwood na catedral de Florença, assim como as quatro cabeças de profetas que circundam o relógio do mesmo edifício. Nas decorações da catedral, Uccello procurou criar pictoricamente a ilusão de detalhes arquitetônicos, numa utilização da perspectiva que proporcionasse aos espaços uma aparência tridimensional, e organizou a composição de modo a preenchê-los com grupos em aparente movimento.

3 Mais tarde o artista voltou a trabalhar no Claustro Verde, cujo "Dilúvio" (c ) é considerado seu mais ambicioso estudo de perspectiva. El Diluvio (detalle), (Historias de Noé), hacia 1447, Paolo Uccello, (Florencia, Santa Maria Novella, Claustro Verde). Pintou, para a família Medici, os três célebres painéis da "Batalha de São Romano" (c ), obra descritiva cujo desenho ornamental e os contrastes de cor dão-lhe um tom profundamente poético. Essa tendência predominou nos últimos trabalhos, como "A casa" (detalhe abaixo) e "São Jorge e o dragão" (c.1460) caracterizados pela atmosfera de irrealidade mágica. Uccello morreu em Florença em 10 de dezembro de A crítica moderna destaca a pureza lírica de sua arte e o reconhece como mestre da perspectiva, que influiu nas concepções teóricas de Piero della Francesca e Leonardo da Vinci. (Enciclopédia Britânica e outras fontes.

4 - 154 São Jorge e o Dragão (1460-circa) Óleo sobre tela 56,5 x 74 cm Paolo Uccello, Hostienwunder, (1467/69), Urbino, Galleria Nazionale delle Marche. Fonte:

5 Piero della Francesca 1416?-1492 Piero Della Francesca ( ) foi um pintor italiano do pré- Renascimento, dentro do período conhecido como Quattrocento. Tal qual os grandes mestres de seu tempo, Piero primou sempre pela criatividade em relação ao passado medieval, apresentando técnicas e temáticas inovadoras como, por exemplo, o uso da tela e da pintura a óleo, comuns na Holanda, mas que eram ainda uma novidade na Itália. Inovou, também, no retrato, na representação da natureza, na explanação do nu, e, principalmente, na perspectiva e na criação do volume. Vista de uma cidade Ideal 2,00 x 0,60 m - Painel - c.1470 Galleria Nazionale delle Marche, Urbino Itália Fonte: Piero Della Francesca, desenvolve uma pintura pessoal e solene, inusitada para sua época, misturando formas geométricas e cores intensas. Sua pintura se diferencia pela utilização da geometria espacial e abstração. A obra do pintor Piero della Francesca, representante do Quattrocento italiano, permaneceu no esquecimento até que, em princípios do século XX, depois de melhor estudada, foi considerada uma importante expressão da arte pré-renascentista italiana.

6 Piero Franceschi, que depois adotou o nome de Piero della Francesca, nasceu em Borgo San Sepolcro, Itália, entre 1410 e Em 1439 viveu em Florença, onde foi aluno de Domenico Veneziano. Em 1442 tornou-se conselheiro municipal de Borgo San Sepulcro, onde executou seu primeiro trabalho, para a confraria da Misericórdia. Após entrar em contato com a corte do duque de Urbino, iniciou, em 1452, os afrescos da igreja de San Francisco, em Arezzo, nos quais trabalhou durante sete anos. Nessa obra monumental, conhecida como "A lenda da cruz verdadeira", a arte do autor já se revela em sua plenitude e maturidade. A lenda da cruz verdadeira, 1460 (circa), afresco, 3,56x7,47m, Igreja de São Francisco, Arezzo. Fonte: Em 1459, Piero esteve em Roma a serviço do papa Pio II. Viveu, depois, entre Arezzo e Urbino, até que retornou, já velho e cego, à cidade natal. Embora represente o Quattrocento italiano, Piero della Francesca contradiz alguns de seus aspectos, por não adotar os elementos medievais encontrados em Paolo Ucello, nem o realismo dramático de Masaccio. O pintor destacou-se também como teórico da arte. Além de revolucionar quanto aos princípios estéticos, realizou investigações técnicas sobre questões pictóricas, geométricas e arquitetônicas. Dos tratados que escreveu, conservamse apenas dois, sobre perspectiva e geometria. Suas obras pictóricas incluem "Anunciação", "Ressurreição", "São Jerônimo", "Madona do Parto" e "Natividade". Piero della Francesca morreu em Borgo San Sepolcro em 12 de outubro de Enciclopédia Britânica e outras fontes.

7 A lenda da cruz verdadeira (detalhe) Igreja de São Francisco, Arezzo

8 - 158 Dettaglio dal ciclo di affreschi della "Leggenda della santa Croce" nel coro della Basilica di San Francesco ad Arezzo. Dalla scena: la Regina di Saba davanti a re Salomone. Fonte: Commons

9 Pietro di Cristoforo Vannucci Perugino 1450?-1523 Perugino, cujo nome verdadeiro era Pietro di Cristoforo Vannucci nasceu em 1450 (circa) na cidade de Pieve, próxima a Perugia, na Emiglia Romana e faleceu de peste, em 1523, em Fontifnano, na mesma região. Foi um pintor do pré-renascimento, período conhecido como Quatrocento e pertenceu à escola de Úmbria, tendo sido mestre de Rafael Sanzio. Em especial, seu afresco Dando as chaves a São Pedro (abaixo) ( ), na Capela Sistina, é uma antevisão dos ideais renascentistas, revelando uma composição clara, com profundo domínio do espaço e destacando-se pela economia dos elementos formais do conjunto.

10 - 160 Ele foi aprendiz de Benedetto Bonfigli, Fiorenzo di Lorenzo ou mesmo Niccolò da Foligno. Pietro pintou em Arezzo e depois foi para Florença. Trabalhou no ateliê de Andrea del Verrocchio, junto com Leonardo da Vinci. Aprendeu a perspectiva com Piero della Francesca. Como inovador, foi um dos primeiros artistas a trabalhar com o óleo, ao invés do afresco e da têmpera. Em 1480, vai para Roma trabalhar nos afrescos da Capela Sistina. Muitos de seus afrescos foram mais tarde destruídos para que Michelangelo pudesse pintar O Julgamento Final. Mais tarde, embrenhou-se em uma discussão com o próprio Michelangelo, que o acusou de elaborar trabalhos mal feitos. Suas obras entraram em descrédito, visto que muitas eram simplesmente executadas por seus aprendizes e não por ele próprio. Michelangelo era mais rigoroso nesse particular. Lembre-se que o grande gênio, ao aceitar a pintura de parte da Capela Sistina, consentiu em contratar dois jovens assistentes mas, pouco depois, teve uma desavença com eles, demitindo-os e prosseguindo sozinho até o final. (Enciclopédia Britânica, Wikipedia e outras fontes) Perugino - Moisés deixando o Egito Fonte: Commons 1482 (circa) Afresco na Capela Sistina

11 Perugino, Busto de São Sebastião, 1495 circa Fonte: Commons Fonte:

12 - 162 PERUGINO, PIETRO - Detalhe da Madona entronizada entre João Batista e São Sebastião 1493 (circa), Florence, Italy - Galleria Uffizzi Fonte:

13 - 163 Bernardino di Betto di Biago Pinturicchio 1454?-1513 Pinturicchio, cujo nome verdadeiro é Bernardino di Betto di Biago nasceu em1454 (circa), em Perugia, Emiglia Romagna e faleceu em 11 de dezembro de 1513, em Siena. Foi um pintor da pré-renascença, período mais conhecido como Quatrocento, e tornou-se conhecido pelos seus belos afrescos decorativos. Por volta de 1481, Pinturicchio se associou Perugino, cuja influência sobre ele foi contínua e permanente, tendo atuado com ele, como assistente, em alguns dos afrescos do mestre, como A jornada de Moisés e o Batismo de Cristo, na Capela Sistina (1481/1482). Na década de 1480, também, ele trabalhou na Capela Bufalini, em Santa Maria de Aracoeli e em Santa Maria del Popolo (detalhe de abóboda abaixo).

14 - 164 PINTURICCHIO Annunciation Fresco Cappella Baglioni, Collegiata di Santa Maria Maggiore, Spello Fonte: Commons

15 Sandro Botticelli Sandro Botticelli, cujo nome real é Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi foi um pintor da pré-renascença, período que ficou conhecido como Quatrocento. Nasceu em Florença no dia 1º de março de 1445 e faleceu na mesma cidade em 17 de maio de Por ser obeso, assim como seus irmãos, recebeu o apelido de Botticelli, que significa botija, ou pequeno tonel, epíteto que acabou sendo incorporado ao seu nome artístico. No quadro de Botticelli A Adoração dos Magos (abaixo), Botticelli é o personagem da extrema direita em túnica marrom-avermelhada, num singular auto-retrato.

16 A pintura renascentista florentina, que se iniciara com artistas como Fra Angélico e Masaccio, adquiriu na segunda metade do século XV, com Botticelli, um caráter refinado, melancólico e elegante, afastado das buscas científicas do princípio do século. Pouco se sabe dos primeiros anos de sua vida. Por volta de 1465, entrou para o ateliê de Filippo Lippi, cujo estilo elegante marcou claramente suas primeiras obras. Mais tarde trabalhou como ajudante de Andrea Verrocchio e conheceu Piero Pollaiuolo, dos quais recebeu grande influência. Aos 25 anos, Botticelli já possuía ateliê próprio. Entre as primeiras peças ali produzidas destacam-se a alegoria de "A fortaleza" e o "São Sebastião". Por volta de 1477 pintou uma de suas obras mais conhecidas, "A Primavera", em que apresentou Vênus, diante de uma paisagem arborizada, em companhia das Três Graças, Mercúrio e Flora, entre outras personagens mitológicas. O quadro era uma alegoria do reino de Vênus e a deusa representava a humanitas, isto é, a cultura florentina da época. Sandro Botticelli, A Primavera, 1482, têmpera sobre madeira, 2,03 3,14m. Galeria Uffizi, Florença Fonte: Commons A paisagem pastoral é elaborada. Segundo consta, existem cerca de 500 espécies de plantas identificadas retratadas na pintura, com cerca de 190 flores diferentes. Das 190 espécies diferentes de flores retratadas, pelo menos 130 foram designadas especificamente para a pintura. Tudo isso só é visível na amplitude do quadro, com mais de 3 metros de largura.

17 - 167 As Três Graças, detalhe da obra A Primavera de Botticelli Em 1481 Botticelli foi chamado a Roma pelo papa Sisto IV para trabalhar, junto com Ghirlandaio, Luca Signorelli, Cosimo Rosselli e Perugino, na decoração da Capela Sistina, onde realizou "A tentação de Cristo" e dois episódios da vida de Moisés, obras que lhe deram fama.

18 - 168 Botticelli, Capela Sistina, Moisés conduzindo o povo no deserto De regresso a Florença, trabalhou principalmente para a família Medici e participou ativamente do círculo neoplatônico impulsionado por Lourenço, o Magnífico, cuja vila de Volterra decorou, em colaboração com Filippino Lippi, Perugino e Ghirlandaio. Nesses anos realizou suas obras mais célebres, de caráter profano e mitológico, como "Marte e Vênus", "Palas e o centauro", "O nascimento de Vênus", relacionadas com o neoplatonismo do filósofo Marsilio Ficino. Na última delas, executada por volta de 1485, pintou Vênus sobre uma concha, emergindo da espuma do mar, para simbolizar o nascimento da beleza através do nu feminino. O desenho, delicado e rítmico, e o refinado emprego da cor, característicos de Botticelli, alcançaram aí perfeita expressão. Entre os quadros religiosos que realizou nessa época destacou-se a "Virgem do Magnificat", circular, em que os ideais de beleza apareciam plasmados no rosto da Virgem. No princípio da década de 1490, a obra de Botticelli viu-se afetada pelo dominicano Girolamo Savonarola, influente em Florença entre 1491 e 1498, após a morte de Lourenço o Magnífico.

19 Desaparece a temática mitológica, substituída por outra, devota e atormentada, cujos melhores exemplos foram a "Pietà" de Munique e "A calúnia de Apeles", baseada nas descrições de um quadro do grego Apeles. Acima: Pietà de Botticelli,1495, 1,40 x 2,07m Fonte: Commons Abaixo: A calúnia de Apeles (detalhe)

20 Botticelli morreu em Florença em 17 de maio de 1510, quando triunfava na Itália a estética do alto Renascimento, a que suas últimas obras não foram alheias, pois várias delas mostram um alargamento de escala e uma imponência típicos da nova fase. (Enciclopédia Britânica e outras fontes). Acima: Botticelli Alegoria de Marte e Vênus Abaixo: O julgamento de Páris Fonte: Commons Abaixo: "Virgem do Magnificat", detalhe

21 Taddeo di Bartolo Taddeo di Bartolo (Siena, 1362-Siena, 1422), também chamado de Taddeo Bartoli, foi um pintor italiano da Escola Sienesa, durante período do pré- Renascimento, também chamado de Quatrocento. Ele pode ter sido o tio de Domenico di Bartolo e, por certo, foi o mestre do pintor sienês Giovanni di Paolo. Taddeo di Bartolo nasceu em Siena. Não obstante, muitos dos seus primeiros trabalhos foram executados em Pisa, onde ele foi responsável pelos afrescos do Paraíso e Inferno na Catedral da cidade; pelas pinturas no Palazzo Pubblico e outros na pintura da igreja de São Francisco. (Wikipedia e outras fontes). Abaixo, detalhe de O julgamento final.

22 - 172 Taddeo di Bartolo: Cesar and Pompey, 1414, fresco, Palazzo Publico, Antechapel, Siena - 173

23 Vecchietta Francesco di Giorgio e di Lorenzo 1410?-1480 Francesco di Giorgio e di Lorenzo nascido por volta de 1410 e falecido em 6 de Junho de 1480, mais conhecido como Vecchietta, foi um pintor de Siena, escultor, ourives e arquiteto. Embora tenha sido citado na obra do historiador de arte italiano Giorgio Vasari, a verdade é que mais se sabe de seu relacionamento com outros artistas do que sobre sua própria vida e obra. Acredita-se que tenha sido aluno de Sassetta, Taddeo di Bartolo e Jacopo della Quercia. Foi também mestre de Francesco di Giorgio e Neroccio. Vecchietta nasceu e viveu em Siena e muitas de suas obras podem ser lá encontradas, especialmente no Hospital de Santa Maria della Scala, o que fez com que tivesse um apelido: pittor dello spedale (ou "pintor do hospital"). Também criou afrescos para a Catedral de Siena. (Wikipedia e outras fontes)

24 Acima: Outro detalhe de O juízo universal Abaixo: A subida ao Paraíso

25 Vittore Carpaccio 1460?-1526 Vittore Carpaccio, que nasceu em Veneza por volta de 1460 e faleceu na mesma cidade em 1526, foi um dos grandes pintores da pré-renascença italiana, período também conhecido como Quatrocento, fazendo parte da chamada escola veneziana. Carpaccio teria sido um discípulo de Lazzaro Bastiani mas, em seus primeiros trabalhos, o que se nota é a influência dominante de Gentile Bellini e de Antonello da Messina. O estilo de sua obra também sugere que ele, quando jovem, teria visitado Roma. Várias obras desse período são atribuídas a ele, ainda que, por falta de assinatura e de outros elementos identificadores, não há segurança de que sejam, mesmo de sua lavra. Carpaccio realizou quatro ciclos de pinturas narrativas, dos quais só os dois primeiras são dignos de destaque. Um deles, realizada entre 1490 e 1495, é composto de uma série de nove obras de grande tamanho, compondo A vida de Santa Úrsula, considerada como sendo o melhor ciclo pictórico seu. A segunda série, pintada entre 1502 e 1507, é composta de nove cenas sobre as vidas de São Jorge e São Jerônimo. Neste ciclo, entre as peças mais famosas temos São Jorge matando o dragão e São Jerônimo no estúdio. Cabe destaque, também, às pinturas: Um santo lendo e A Virgem e o menino. Há quem o considere um dos melhores pintores venezianos do período Quatrocento. Não se destacou muito no desenho, mas sempre utilizou a cor de modo seguro e harmonioso, dominando a utilização da luz e destacando seu trabalho pela sábia captura da atmosfera circundante. (Enciclopedia Britânica e outras fontes)

26 - 176

27 Acima: O embaixador retorna à Corte inglesa Abaixo: Santo Estêvão é consagrado diácono - 177

28 - 178 O casamento da virgem 1504 óleo sobre tela Pinacoteca de Brera São Trifone expulsando demônios da filha do imperador Giordano

29 Vittore Crivelli 1440?-1502 Vittore Crivelli, nascido em Veneza em torno de 1440 e falecido em Fermo, entre 1501 e 1502) foi um pintor italiano do pré-renacimento, período mais conhecido como Quatrocento. Alguns anos mais novo que seu irmão, Carlo Crivelli, era o mestre em um estúdio em Zadar (Croácia), onde consta que permaneceu por mais tempo que seu irmão, pelo menos até o ano de Em Zadar, ponto estratégico nas relações de comércio com a Europa, Vittore produziu um grande número de obras, muitas das quais estão preservadas, até hoje e vários museus do mundo, como em Nova York, Zagreb (Croácia), Viena, Moscou e em outros pontos culturais. Mais tarde, sua pintura vai sofrendo uma transformação, voltando-se para o estilo suntuoso e decorativo revelando, muitas vezes, um sentimento de nostalgia que conduz a seu contemporâneo Antonio Vivarini. Entre suas obras, carregadas de expressividade e fascínio, estão os retábulos de Sant'Elpidio a Mare e Torre di Palme. Enquanto Vittore trabalha em Fermo, seu irmão mais velho, Carlo Crivelli se estabelece em Ascoli, como se o ego dos dois grandes artistas não conseguisse espaço para viver no mesmo lugar, criando áreas de influência em regiões distintas. Vittore tenta imitar a linguagem incomparável de Carlo e ambos trabalham no Retábulo de Monte San Martino, mas não ao mesmo tempo. Na verdade, Vittore encontrou a obra inacabada por Charles e achou ser essa uma boa ocasião para completar o que foi começado pelo irmão. O trabalho está localizado em Monte San Martino, uma pequena cidade na província de Macerata.

30 Vittore, muitas vezes, busca, em suas obras, a magnificência ornamental que destacou a pintura de seu irmão, mas jamais alcançou a proeminência de Carlo, nem a energia na definição do volume e expressividade plástica de seu familiar e rival. Foram grandes pintores, mas a distância entre o primogênito e o caçula era grande demais para que o mais jovem alcançasse, algum dia, o veterano. (Wikipedia em italiano e outras fontes) Abaixo: Madonna col bambino e due angeli, ca

31 São Boaventura segurando a árvore da redenção Musée Jacquemart-André, Paris Fonte: Commons - 181

32 - 182 Madona e criança (detalhe) 1481

A época dos Grandes Mestres

A época dos Grandes Mestres A época dos Grandes Mestres Entre 1.300 e 1.650 depois de Cristo. Artes, literatura e ciências. Ressurreição consciente: antiguidade clássica. Humanismo. VALORIZAÇÃO DO HOMEM E NATUREZA. * Racionalidade;

Leia mais

Trabalho de História da Arte Professora Liliana. 1º B Vespertino Lívia Maria Lotufo de Souza Número 22

Trabalho de História da Arte Professora Liliana. 1º B Vespertino Lívia Maria Lotufo de Souza Número 22 Trabalho de História da Arte Professora Liliana 1º B Vespertino Lívia Maria Lotufo de Souza Número 22 O renascimento foi um movimento cultural e artístico que ocorreu entre os séculos XIV e XVI na Europa.

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi RENASCIMENTO CULTURAL CENSA 2017 Edenice Rinaldi O Renascimento foi um movimento de renovação cultural e artístico que surgiu no século XIV, na Itália, e se estendeu para toda a Europa até o século XVI,

Leia mais

O Renascimento na Itália. Lilian Rodrigues

O Renascimento na Itália. Lilian Rodrigues O Renascimento na Itália Lilian Rodrigues O Renascimento na Itália LILIAN RODRIGUES ITÁLIA 1300-1650 Com os estudos sobre a natureza iniciados nesse período, a cultura clássica e os ideais greco-romanos

Leia mais

Sandro Botticelli: Vida e Obra.

Sandro Botticelli: Vida e Obra. Sandro Botticelli: Vida e Obra. Árlan Dias Sá Sando Botticelli nasceu em Florença, Itália, no ano de 1445. Mesmo com muitas pesquisas tendo sido realizada, é difícil afirmar com certeza a data exata de

Leia mais

Jacopo Bellini 1400?-1470?

Jacopo Bellini 1400?-1470? - 123 - Jacopo Bellini 1400?-1470? Jacopo Bellini nasceu em Veneza por volta de 1400 e faleceu na mesma cidade em 1470 (circa) Foi um pintor do pré-renascimento, período mais conhecido como Quatrocento.

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3 ANO ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA DA ARTE PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3 ANO ENSINO MÉDIO HISTÓRIA DA ARTE PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3 ANO ENSINO MÉDIO De tempos em tempos, o Céu nos envia alguém que não é apenas humano, mas também divino, de modo que através de seu espírito e da superioridade

Leia mais

História das artes visuais Professora Vaz

História das artes visuais Professora Vaz História das artes visuais - 2015 Professora Vaz Antes da Renascença: - Naturalismo por si mesmo, - Pintura e escultura deixaram de ser totalmente símbolo, - Conexão com o mundo e não caráter transcendental

Leia mais

se desenvolveu entre 1300 e 1650

se desenvolveu entre 1300 e 1650 RENASCIMENTO se desenvolveu entre 1300 e 1650 ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências. a valorização do Humanismo e da natureza,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) ARTE. Renascimento

O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) ARTE. Renascimento O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) ARTE Renascimento O movimento da Renascença ou Renascimento Cultural ou Renascentismo teve início em 1400, em Florença, antiga cidade/estado da atual Itália,

Leia mais

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Retrato dos Reis Magos na Basílica de Santo Apolinário (Ravena, Itália, séc. VI) A principal característica

Leia mais

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito Segunda Avaliação Estudo dirigido Capitulo 2 A arte no Egito 01 É do nosso conhecimento que a Civilização Egípcia era socialmente complexa e culturalmente muito rica, mas podemos destacar desse contexto

Leia mais

Renascimento, Principais Representantes e Análise de Obras

Renascimento, Principais Representantes e Análise de Obras Renascimento, Principais Representantes e Análise de Obras Pedro Tadeu Schimidt Mantovani, 32 Maio, 2013 Introdução Ao Renascimento Surgido durante os séculos XV e XVI, o Renascimento Cultural tem, como

Leia mais

Renascimento Leonardo Da Vinci

Renascimento Leonardo Da Vinci Renascimento O renascimento começou por meados do século XVII e por fim do século XVIII, Idade Média ~ Idade Moderna. A palavra renascimento veio em virtude da redescoberta e revalorização das referências

Leia mais

O Humanismo e o Renascimento artístico tiveram inicio na Itália, por volta de Isso se explica porque, por essa época, as cidades italianas eram

O Humanismo e o Renascimento artístico tiveram inicio na Itália, por volta de Isso se explica porque, por essa época, as cidades italianas eram O Humanismo e o Renascimento artístico tiveram inicio na Itália, por volta de 1300. Isso se explica porque, por essa época, as cidades italianas eram os maiores centros do comércio europeu. Em cidades

Leia mais

ENASCIMENTO. Prof. Igor Pelegrini

ENASCIMENTO. Prof. Igor Pelegrini ENASCIMENTO Prof. Igor Pelegrini RENASCIMENTO ITALIANO TRECENTO (SÉC. XIV) TRECENTO ESSE PERÍODO SE DESTACA COMO O INÍCIO DO MOVIMENTO RENASCENTISTA. ONDE ENCONTRAMOS ESSENCIALMENTE NA ITÁLIA, EM ESPECIAL

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ 7º ANO

RENASCIMENTO CULTURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ 7º ANO RENASCIMENTO CULTURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ 7º ANO RENASCIMENTO CULTURAL O TERMO RENASCIMENTO: O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além

Leia mais

RENASCIMENTO. Botticelli - os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de

RENASCIMENTO. Botticelli - os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de RENASCIMENTO O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos

Leia mais

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com efabiopablo.wordpress.com Conteúdo O humanismo e o Renascimento Cultural Marco Polo. Multimídia A arte renascentista e o mecenato A Revolução Científica #Conceito O Renascimento foi um movimento artístico,

Leia mais

O Renascimento da Arte. Profª Sthephane Godoi

O Renascimento da Arte. Profª Sthephane Godoi O Renascimento da Arte Profª Sthephane Godoi Todos os caminhos partem de Florença A Renascença: o começo da pintura moderna No ínicio dos anos de 1400, o mundo acordou. Tendo início em Florença, a Renascença,

Leia mais

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS. 7º ano 2º trimestre. Unidade III. Renascimento. Nome: Nº.

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS. 7º ano 2º trimestre. Unidade III. Renascimento. Nome: Nº. Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º ano 2º trimestre Unidade III Renascimento Nome: Nº.: Turma: Ano: Professor(a): Renascimento Vamos lembrar um pouquinho o que você aprendeu

Leia mais

IDADE MODERNA RENASCIMENTO SÉC. XIV - XVII. História da Arte História do Mobiliário Aplicado. Profª Natalia Pieroni

IDADE MODERNA RENASCIMENTO SÉC. XIV - XVII. História da Arte História do Mobiliário Aplicado. Profª Natalia Pieroni IDADE MODERNA RENASCIMENTO SÉC. XIV - XVII História da Arte História do Mobiliário Aplicado Profª Natalia Pieroni IDADE MODERNA RENASCIMENTO LINHA DO TEMPO - HISTORIOGRAFIA Período PRÉ-HISTÓRIA Origens

Leia mais

HISTÓRIA. aula Renascimento

HISTÓRIA. aula Renascimento HISTÓRIA aula Renascimento 4 fatores-chave do Renascimento Ampliação do comércio e da riqueza condições materiais Reformulação dos métodos de ensino Estudo de grego e latim e desenvolvimento de um criticismo

Leia mais

Rafael e Michelangelo. Prof. Dr. Percival Tirapeli

Rafael e Michelangelo. Prof. Dr. Percival Tirapeli Rafael e Michelangelo Prof. Dr. Percival Tirapeli TEORIAS DE HEINRICH WÖLFFLIN Princípios Fundamentais da História da Arte: cinco símbolos da visualidade Análise estritamente formal Formas clássicas: linearidade,

Leia mais

Quando: entre os séculos XIV e XVI;

Quando: entre os séculos XIV e XVI; História Definição: movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa); Quando: entre os séculos XIV e XVI; Onde:

Leia mais

Para começo de conversa...

Para começo de conversa... Para começo de conversa... A Arte durante a Idade Média, entre os séculos V e XV. A Anunciação. 1150. De um evangelho manuscrito suábio. WürBembergische, Landesbibliothek, StuBgart. Alemanha. Para começo

Leia mais

RENASCIMENTO Q U E S T Õ E S

RENASCIMENTO Q U E S T Õ E S RENASCIMENTO Q U E S T Õ E S O renascimento cultural e artístico do século XVI teve grandes nomes da pintura entre os seus protagonistas. Assinale a alternativa que indica o artista renascentista italiano

Leia mais

Renascimento. Prof. Adriano Portela

Renascimento. Prof. Adriano Portela Renascimento Prof. Adriano Portela O que é o Renascimento? Dados Início: século 14 Local: Península Itálica Se estendeu até o século 17 por toda Europa. Artistas, escritores e pensadores exprimiam em suas

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

Renascimento. Garcia Junior HISTÓRIA DA ARTE ARTE-EDUCADOR / DESIGNER GRÁFICO. O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485)

Renascimento. Garcia Junior HISTÓRIA DA ARTE ARTE-EDUCADOR / DESIGNER GRÁFICO. O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) Renascimento Garcia Junior Professor de Arte graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Educação Profissional de Jovens e Adultos

Leia mais

ANEXO II DOCUMENTAÇÃO ICONOGRÁFICA. Figura 1 Edição fac-símile da Biblia Pauperum, fólio C Epifania. Incunábulo anônimo de cerca de 1450.

ANEXO II DOCUMENTAÇÃO ICONOGRÁFICA. Figura 1 Edição fac-símile da Biblia Pauperum, fólio C Epifania. Incunábulo anônimo de cerca de 1450. 1 ANEXO II DOCUMENTAÇÃO ICONOGRÁFICA Figura 1 Edição fac-símile da Biblia Pauperum, fólio C Epifania. Incunábulo anônimo de cerca de 1450. Figura 2 Cena da Adoração dos Magos. Detalhe central da página

Leia mais

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz TEORIA DO DESIGN Aula 03 Composição e a História da arte Prof.: Léo Diaz O QUE É ARTE? Definição: Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa,

Leia mais

CAESP - Artes Aula 11-25/05/2017 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS

CAESP - Artes Aula 11-25/05/2017 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS CAESP - Artes Aula 11-25/05/2017 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS Contexto histórico do Pré-Renascimento Italiano: No início do século XV, o Duque de Milão pretendia subjugar toda a Itália.

Leia mais

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade.

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade. Proposta de Leitura: GOMBRICH, 1999, pp. 133-141; 185-195; 201-205. A arte na Idade Média transmite uma verdadeira integração da pintura, escultura e arquitetura marcados pela arte românica no final do

Leia mais

CAESP - Artes Aula 07-21/03/2019 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS

CAESP - Artes Aula 07-21/03/2019 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS CAESP - Artes Aula 07-21/03/2019 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS Contexto histórico do Pré-Renascimento Italiano: No início do século XV, o Duque de Milão pretendia subjugar toda a Itália.

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior ARTE GÓTICA Professora Alba Baroni Arquiteta ARTE GÓTICA (1100 1300) No século XII a economia é fundamentada no comércio. O centro da vida social volta a ser a cidade. No inicio

Leia mais

SURGIMENTO - RENASCENÇA

SURGIMENTO - RENASCENÇA RENASCIMENTO ARTES SURGIMENTO - RENASCENÇA Na Europa entre 1300 e 1650 Itália, berço do renascimento. Marca o fim da idade media e o inicio da idade moderna. Um período marcado novamente pelo antropocentrismo

Leia mais

ARTE 2º. TRIMESTRE/14

ARTE 2º. TRIMESTRE/14 ARTE 2º. TRIMESTRE/14 IDADE MÉDIA ARTE ROMÂNICA Estilo de arte e arquitetura que prevaleceu na maior parte da Europa nos séculos XI e XII, sendo o primeiro estilo a atingir maior expressão internacional;

Leia mais

CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER

CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER Masaccio: Santíssima Trindade (1427) Sandro Botticelli: Adoração dos Magos (1482) Características gerais do Renascimento:

Leia mais

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE 1 Em meados do séc. XIX o Brasil passou por um período de crescimento econômico, estabilidade social e incentivo às letras, ciência e arte por parte do imperador

Leia mais

Arte Visual/A SÉRIE: 2º ano E.M. A ARTE RENASCENTISTA A ARTE MANEIRISTA ANDREIA LEITE

Arte Visual/A SÉRIE: 2º ano E.M. A ARTE RENASCENTISTA A ARTE MANEIRISTA ANDREIA LEITE Arte Visual/A SÉRIE: 2º ano E.M. A ARTE RENASCENTISTA A ARTE MANEIRISTA ANDREIA LEITE 2019 2º ano Professora: Andreia Leite Arte Visual E.M. Instruções para Aula de Arte 1) Material didático: Livro didático

Leia mais

ARTE BARROCA. BARROCO ITALIANO Século XVI - XVII

ARTE BARROCA. BARROCO ITALIANO Século XVI - XVII ARTE BARROCA BARROCO ITALIANO Século XVI - XVII Contexto O Barroco surgiu na Itália, deve-se a uma série de mudanças econômicas, religiosas e sociais ocorridas na época. O grande império cristão começou

Leia mais

Benozzo Gozzoli ( )

Benozzo Gozzoli ( ) - 045 - Benozzo Gozzoli (1421-1497) Benozzo Gozzoli (1421-1497) foi um pintor italiano, da cidade de Florença, que fez parte do período definido como pré-renascimento, também conhecido como Quatrocento.

Leia mais

Uma nova visão de mundo

Uma nova visão de mundo Uma nova visão de mundo O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV; Os protagonistas deste movimento pretendiam partir da filosofia, da

Leia mais

Renascimento Cultural europeu

Renascimento Cultural europeu Renascimento Cultural europeu Séculos XIV, XV e XVI PROF. TÁCIUS FERNANDES RENASCIMENTO Movimento cultural de inspiração grecoromana, decorrente das transformações ocorridas na Baixa Idade média, tendo

Leia mais

Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo O conhecimento científico da Natureza

Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo O conhecimento científico da Natureza Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo. 2.2. O conhecimento científico da Natureza - A matematização do real - Álgebra (equações, operações, polinómios ) - Geometria (forma, tamanho, posição

Leia mais

O RENASCIMENTO AULA 16 - PROF. THIAGO

O RENASCIMENTO AULA 16 - PROF. THIAGO O RENASCIMENTO AULA 16 - PROF. THIAGO Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento

Leia mais

BARROCO PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3º ANO E. M.

BARROCO PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3º ANO E. M. BARROCO PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3º ANO E. M. BARROCO Surgiu na Itália no século XVII e deve-se a uma série de mudanças econômicas, religiosas e sociais ocorridas na Europa; Contrarreforma reafirmar

Leia mais

RENASCIMENTO E HUMANISMO. Professor: Magela Silva 7º ano Colégio Antares

RENASCIMENTO E HUMANISMO. Professor: Magela Silva 7º ano Colégio Antares RENASCIMENTO E HUMANISMO Professor: Magela Silva 7º ano Colégio Antares 4) TODAS ESSAS MUDANÇAS CRIARAM CONDIÇÕES MATERIAIS PARA O SURGIMENTO DO RENASCIMENTO. 3) OCORREU O FORTALECIMENTO DA BURGUESIA CONTEXTO

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JORNALISTA ROBERTO MARINHO HISTÓRIA DA ARTE RENASCIMENTO CULTURAL SABRINA DA SILVA DE CALDA Nº34 PROFª LILIANE 1ºB PAV

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JORNALISTA ROBERTO MARINHO HISTÓRIA DA ARTE RENASCIMENTO CULTURAL SABRINA DA SILVA DE CALDA Nº34 PROFª LILIANE 1ºB PAV ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JORNALISTA ROBERTO MARINHO HISTÓRIA DA ARTE RENASCIMENTO CULTURAL SABRINA DA SILVA DE CALDA Nº34 PROFª LILIANE 1ºB PAV SÃO PAULO MAIO DE 2013 ÍNDICE 1. RENASCIMENTO CULTURAL...

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO

RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO CONTEXTO Fim do Feudalismo Formação das Monarquias Europeias. Renascimento Urbano e Comercial Surgimento das Universidades (Reis + Igreja Católica). Afetaram o modo de

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 3197 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Treviso Magnífica casa nobre à venda em Treviso DESCRIÇÃO

Leia mais

A Arte na Roma Antiga

A Arte na Roma Antiga A Arte na Roma Antiga 01 Quais as civilizações que influenciaram Roma no campo artístico? R. na pag. 51 02 Como a arte grego-helenística contribuiu com a expressão artística romana? R. na pag. 52 (na caixa

Leia mais

Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo

Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo Leonardo da Vinci:. Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo A Renascença foi um período de grande

Leia mais

As Palavras Pintadas nos Livros dos Séculos XIV e XV

As Palavras Pintadas nos Livros dos Séculos XIV e XV As Palavras Pintadas nos Livros dos Séculos XIV e XV 7 A estética Tardo Gótica como suporte do poder constituido e a arte renascentista como veículo de novos valores sociais. Relevo em marmore com grupo

Leia mais

Prof. Tácius Fernandes

Prof. Tácius Fernandes Prof. Tácius Fernandes Definição: movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa); Quando: entre os séculos

Leia mais

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino ARTE MEDIEVAL Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais

Leia mais

- Transição da Idade Média para Idade Moderna

- Transição da Idade Média para Idade Moderna Renascimento - Transição da Idade Média para Idade Moderna - Movimento que começou na Itália por volta do século XV devido ao grande desenvolvimento econômico das cidades italianas (Genova, Veneza, Milão,

Leia mais

FLORENÇA. História da Arte e da Cultura Ocidental. Com Renato Brolezzi. Janeiro, 2017

FLORENÇA. História da Arte e da Cultura Ocidental. Com Renato Brolezzi. Janeiro, 2017 FLORENÇA História da Arte e da Cultura Ocidental Com Renato Brolezzi Janeiro, 2017 Ao longo do processo da civilização ocidental, desde os primórdios na Grécia e em Roma, a cidade sempre foi o núcleo principal

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 3807 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Poggio a Caiano Apartamento para venda com vista para

Leia mais

RENASCIMENTO e MANEIRISMO

RENASCIMENTO e MANEIRISMO História da Arquitetura e Urbanismo 2 Prof.a Raquel Portes RENASCIMENTO e MANEIRISMO E URBANISMO Centro de Ensino Superior CES - Juiz de Fora Trabalho Final: ARTE E NO RENASCIMENTO Cada grupo deverá escolher

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 3784 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Florença Propriedade exclusiva para venda em Florença

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 7ª Ensino Fundamental Professora: Ione Botelho Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 9 / 2016 Valor: xxx pontos Aluno(a): Nº: Turma: Vamos rever nosso

Leia mais

Renascimento comercial e urbano + surgimento da burguesia

Renascimento comercial e urbano + surgimento da burguesia Renascimento comercial e urbano + surgimento da burguesia Explicações religiosas sobre o mundo - INSUFICIENTES 1- Rupturas e continuidades Inspiração greco-romana cultura Influências da Igreja Católica

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓD. CURSO CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO CÓD. DISC. 17031461 DISCIPLINA EVOLUÇÃO DAS ARTES VISUAIS I ETAPA 1 CH ANO 2009 CRÉDITOS

Leia mais

Rapaz com um cesto de frutas, Caravaggio. Nasceu em Itália e teve como expoente Caravaggio.

Rapaz com um cesto de frutas, Caravaggio. Nasceu em Itália e teve como expoente Caravaggio. Barroco Pintura Pintura barroca Rapaz com um cesto de frutas, Caravaggio Nasceu em Itália e teve como expoente Caravaggio. O enterro de Cristo, Caravaggio Uma arte que teve como objectivo o deslumbramento,

Leia mais

Geometria Projetiva. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti

Geometria Projetiva. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Geometria Projetiva Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Euclides Considerado o pai da geometria. Grego, viveu em 300 AC, e acredita-se que esteve ativo em Alexandria (Egito) durante o reinado de Ptolomeu

Leia mais

IDADE MODERNA O RENASCIMENTO CULTURAL PROF. MARCOS ROBERTO

IDADE MODERNA O RENASCIMENTO CULTURAL PROF. MARCOS ROBERTO PROF. MARCOS ROBERTO Definição: movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa); Quando: entre os séculos XIV

Leia mais

Etec Jornalista Roberto Marinho. São Paulo, Maio, Juliana Martins de Oliveira Santos, nº20 1º Módulo de Produção de Audio e Video, tarde.

Etec Jornalista Roberto Marinho. São Paulo, Maio, Juliana Martins de Oliveira Santos, nº20 1º Módulo de Produção de Audio e Video, tarde. Etec Jornalista Roberto Marinho. São Paulo, Maio, 2013. Juliana Martins de Oliveira Santos, nº20 1º Módulo de Produção de Audio e Video, tarde. Renascimento Cultural, Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio e

Leia mais

O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais.

O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais. ARTE GÓTICA O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais. A partir do século XII,XIII e XIV a França conheceu

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E CULTURA DAS ARTES - 10º Ano

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E CULTURA DAS ARTES - 10º Ano CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E CULTURA DAS ARTES - º Ano Temas Aprendizagens essenciais Áreas de competências do perfil do aluno Domínios Ponderações por Domínio (referenciais) (%) Módulo

Leia mais

FUNDO REINALDO DOS SANTOS - Inventário Fotografias Pintura. F CX- 09 Adoração dos Magos E 013 Vasco Fernandes

FUNDO REINALDO DOS SANTOS - Inventário Fotografias Pintura. F CX- 09 Adoração dos Magos E 013 Vasco Fernandes FUNDO REINALDO DOS SANTOS - Inventário Fotografias Pintura Nº Inv. Caixa Foto Título Secção Série Caixa antiga Observações F-001630 CX- 09 Adoração dos Magos E 013 Vasco Fernandes F-001631 CX- 09 Anunciação

Leia mais

MODERNIDADE Renascimento

MODERNIDADE Renascimento MODERNIDADE Renascimento O fim do feudalismo e o início da modernidade: rompimentos e resgates A modernidade Nova Economia Comércio Manufatura Nova política Absolutismo Novas relações sociais Burguesia

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 9º Ano Ensino Fundamental Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PROVA DE AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS - 2015

PROVA DE AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS - 2015 PROVAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS - 2015 Nome Cotações:

Leia mais

ANTES DE RESPONDERES, LÊ COM ATENÇÃO TODA A PERGUNTA E RESPONDE CUIDADOSAMENTE. Grupo I

ANTES DE RESPONDERES, LÊ COM ATENÇÃO TODA A PERGUNTA E RESPONDE CUIDADOSAMENTE. Grupo I História Ficha Formativa Nome: Data: / / ANTES DE RESPONDERES, LÊ COM ATENÇÃO TODA A PERGUNTA E RESPONDE CUIDADOSAMENTE Grupo I 1. - Menciona as características presentes na arquitetura renascentista.

Leia mais

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Leia mais

Aula 3 Arte na Grécia

Aula 3 Arte na Grécia ARTE VISUAL SÉRIE: 1º ano Aula 3 Arte na Grécia Profª Andréia Leite A Arte na Grécia -Por volta do século X a.c., os habitantes da Grécia eram formados por pequenas comunidades (cidades-estado). - Com

Leia mais

A Idade Média e O Renascimento

A Idade Média e O Renascimento Estes textos são produzidos sob patrocínio do Departamento Cultural da Clínica Naturale.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.

Leia mais

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes desse estilo são os arcos visíveis da estrutura da abóbada;

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 11) Sobre papeis é correto afirmar, exceto: PARECER RECURSOS PROVA 2 ARTES

Leia mais

RENASCIMENTO em Florença. Prof. Dr. Percival Tirapeli

RENASCIMENTO em Florença. Prof. Dr. Percival Tirapeli RENASCIMENTO RENASCIMENTO EM em Florença FLORENÇA E MILÃO Prof. Dr. Percival Tirapeli As cidades medievais eram construídas sobre cumes com muralhas. As cidades renascentistas eram cortadas por rios e

Leia mais

UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE BELAS-ARTES. Ficção e Encenação: O Desenho como Narrativa Visual. Vasco de Brito Costa Mendes Lopes VOLUME II

UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE BELAS-ARTES. Ficção e Encenação: O Desenho como Narrativa Visual. Vasco de Brito Costa Mendes Lopes VOLUME II UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE BELAS-ARTES Ficção e Encenação: O Desenho como Narrativa Visual Vasco de Brito Costa Mendes Lopes VOLUME II DOUTORAMENTO EM BELAS-ARTES Especialidade em Ciências da

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino secundário Departamento de Expressões Grupo de Artes Visuais Disciplina: HCA 10º ano Ensino Regular

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino secundário Departamento de Expressões Grupo de Artes Visuais Disciplina: HCA 10º ano Ensino Regular CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino secundário Departamento de Expressões Grupo de Artes Visuais Disciplina: HCA 10º ano Ensino Regular Domínios Domínios específicos Aprendizagens Essenciais (AE): O aluno deve

Leia mais

Continente: Europa Capital: Roma Território: 301.268 Km² População: 58.876.835 habitantes Moeda: Euro Idioma: Italiano Religião: 83,2% católicos, 16,8% sem filiação e outras. Forma de governo: República

Leia mais

Características gerais

Características gerais Introdução Início no século XVII, na Itália A Europa passava pela Contrarreforma Rompeu com o equilíbrio entre arte e ciência ideal do Renascimento Buscou conciliar, em um mesmo plano, forças antagônicas

Leia mais

As Palavras Pintadas nos Livros dos Séculos XIV e XV 2)- A função da imagem no mundo clássico e no ambiente cristão.

As Palavras Pintadas nos Livros dos Séculos XIV e XV 2)- A função da imagem no mundo clássico e no ambiente cristão. As Palavras Pintadas nos Livros dos Séculos XIV e XV 2)- A função da imagem no mundo clássico e no ambiente cristão. Relevo em marmore com grupo de estudantes de Bolonha Artistas: Jacobello Masegne & Paolo

Leia mais

Arte Grega e Arte Romana

Arte Grega e Arte Romana Arte Visual/A SÉRIE: 3º ano E.M. Arte Grega e Arte Romana ANDREIA LEITE N1C2 3º ano Obras Figura 1 Vênus de Lespugue, 21000 a.c. Figura 2 - Kouros, 600 a.c. Figura 3 - Busto de Bruto Capitolino, 300-275

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 3784 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Florence Propriedade exclusiva para venda em Florença

Leia mais

História da arte. Um breve relato - vida e obra 10 artistas que mudaram o mundo

História da arte. Um breve relato - vida e obra 10 artistas que mudaram o mundo História da arte Um breve relato - vida e obra 10 artistas que mudaram o mundo 1.Praxíteles (390?-330 a.c) 2.Giotto (1266/677-1337) 3.Jan Eyck (1390?-1441) 4.Hugo Van Der Goes (1440?-1482) 5.Botticelli

Leia mais

MAMNUEL PEDRO MANECO Vida e obra de Frei Luca Pacioli

MAMNUEL PEDRO MANECO Vida e obra de Frei Luca Pacioli MAMNUEL PEDRO MANECO Vida e obra de Frei Luca Pacioli Trabalho para complementar a nota do terceiro bimestre do NIEI curso de Ciências Contábeis. Docente: Célio de Sousa Ramos Junior ANÁPOLIS 2014 Sumário

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 1126 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Arezzo Moradia de luxo em Arezzo na região da Toscana

Leia mais

BARROCO = PEROLA IRREGULAR

BARROCO = PEROLA IRREGULAR CAPÍTULO 10 BARROCO = PEROLA IRREGULAR A ARTE BARROCA DESENVOLVEU-SE NO SÉCULO XVII, PERÍODO DE GRANDES MUDANÇAS NA EUROPA DA IDADE MODERNA. PARA MELHOR ENTENDER OS ACONTECIMENTOS DAQUELE SÉCULO, PRECISAMOS

Leia mais

O Renascimento Cultural

O Renascimento Cultural O Renascimento Cultural Antecedentes Renascimento comercial e urbano; Ascensão social da burguesia (lucro e sucesso individual) Mecenato; Expansão Marítima e Comercial; Novas descobertas científicas; Conquista

Leia mais

Arte Medieval. Arte Românica. Profª Mariana Kaadi

Arte Medieval. Arte Românica. Profª Mariana Kaadi Arte Medieval Arte Românica Profª Mariana Kaadi Arte românica É o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas

Leia mais

RENASCIMENTO. A CRIAÇÃO DE ADÃO - Michelangelo Buanarroti, 1511 Afresco 280 x 570 cm - Teto da Capela Sistina Roma

RENASCIMENTO. A CRIAÇÃO DE ADÃO - Michelangelo Buanarroti, 1511 Afresco 280 x 570 cm - Teto da Capela Sistina Roma RENASCIMENTO A CRIAÇÃO DE ADÃO - Michelangelo Buanarroti, 1511 Afresco 280 x 570 cm - Teto da Capela Sistina Roma INFLUÊNCIAS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA Temática Técnica Ideológica TEMÁTICA O NASCIMENTO DE

Leia mais

CARACTERISTICAS. - A busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;

CARACTERISTICAS. - A busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; O BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e

Leia mais