CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER"

Transcrição

1 CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER

2 Masaccio: Santíssima Trindade (1427)

3 Sandro Botticelli: Adoração dos Magos (1482)

4 Características gerais do Renascimento: O Renascimento é um período de apogeu das primeiras experiências e tentativas do Pré- Renascimento nas Artes e na Arquitetura. Também a solidificação da imagem do artista como um gênio criador muito maior do que apenas o hábil produtor de peças artesanais. O que foi revolucionário e persiste até hoje como uma das formas de avaliação da qualidade de um artista.

5 Características gerais do Renascimento: É a época dos grandes gênios da pintura e da escultura. Homens que realizavam a ideia de união de saberes múltiplos para o processo de construção da obra de arte. No Renascimento o próprio processo de produção da obra de arte passa por uma transformação completa. É necessário um planejamento prévio para a produção de uma obra específica. Esse planejamento exige o domínio de diversos saberes que vão muito além da produção artística.

6 Renascimento: Leonardo da Vinci Ao contrário dos pintores que o precederam, da Vinci não pintava procurando delinear contornos na composição, mas a representação de corpos. As formas vão sendo materializadas aos poucos como quando são vistas no espaço real. Mas nunca estão completamente visíveis e bem definidas como se fossem vistas artificialmente. Esse é o método do claro-escuro (chiaroscuro*), onde as formas não estão segregadas de forma abrupta umas das outras ou dos outros elementos da composição, mas unidas e separadas através de espaços de penumbra que trazem ao mesmo tempo a continuidade e a segregação. A pintura de da Vinci também busca revelar a subjetividade de cada um dos elementos da obra através da expressão facial e do gesto das personagens.

7 Renascimento: Leonardo da Vinci A pintura da Última Ceia é um excelente exemplo para observamos uma das transformações na pintura renascentista em relação à pré-renascentista. Nela, da Vinci vai iniciar a composição da obra pelas personagens, e a arquitetura será uma ornamentação fornecedora de suporte de equilíbrio de composição para o conjunto da obra. Lembre que no Pré-Renascimento, a arquitetura era uma parte importante da obra onde as figuras dos seres vivos eram encaixadas nelas.

8 Leonardo da Vinci: Adoração dos Reis Magos (1481)

9 Renascimento: Leonardo da Vinci Outro ponto importante na obra é a simbologia. A Última Ceia é repleta de elementos simbólicos, o mais fácil de ser percebido é que a figura do Cristo está no centro de toda a obra e as linhas de fuga convergem para o alto da sua cabeça. No fundo arquitetônico, o frontão acima da cabeça do Cristo se assemelha a uma auréola que ele mesmo não possui. Esse Cristo sem auréola será excelente para lembrar do Humanismo renascentista em contraposição ao Espiritualismo medieval.

10 Leonardo da Vinci Última Ceia

11 Leonardo da Vinci Última Ceia

12 Leonardo da Vinci Última Ceia

13 Renascimento: Leonardo da Vinci A busca da pintura como instrumento de revelação da subjetividade das personagens pode ser observado na Última Ceia através da análise da postura e da expressão de cada um dos apóstolos na mesa. Cada um deles está representado de forma tal que se possa buscar conhecer a sua psique e a relação que tinha com o Cristo. O próprio da Vinci escrevera em seus cadernos de anotação que a intenção da pintura era revelar a intenção da alma humana. Porém, não é apenas aos sentimentos em sua característica momentânea, passageira, mas àquilo que está na essência da psique da pessoa representada, o cerne da personalidade. Certamente que vemos aqui mais uma vez que a pintura exige não apenas a habilidade técnica, mas o profundo conhecimento sobre a subjetividade humana.

14 Leonardo da Vinci A Virgem dos Rochedos ( )

15 Leonardo da Vinci: Anunciação ( )

16 Renascimento: Michelangelo Um dos exemplos mais elucidativos que temos da estrutura desse novo modo de projetar e realizar a obra de arte é a pintura da Capela Cistina por Michelangelo. A obra de arte é uma tarefa artística e intelectual ao mesmo tempo. Michelangelo era um homem que acreditava piamente na força criadora do gênio humano como uma REALIDADE VIVA com realização no plano do mundo sensorial. Ou seja, existe um gênio em algumas pessoas, e esse gênio se manifesta fisicamente no mundo material possibilitando a criação das obras de arte.

17 Michelangelo Capela Sistina

18 Michelangelo Capela Sistina

19 Michelangelo Capela Sistina

20 Michelangelo Capela Sistina

21 Michelangelo Capela Sistina

22 Michelangelo Capela Sistina

23 Renascimento: Michelangelo Ele era muito mais um escultor que um pintor. Basicamente ele trabalhava com a ideia de que a Arte não era uma arte e/ou ciência apenas, mas uma criação dos homens análoga à criação divina. A Arte era uma superação da técnica (criação mecânica e científica). E esse ato criador era melhor manifestado através da escultura que traz para o mundo sensível a forma completa daquilo que está dentro da mente do artista.

24 Sobre Michelangelo, assistam ao filme: Agonia e Êxtase de 1965

25 Renascimento: Michelangelo A pintura não teria esse poder tão completo, pois ela deverá ficar aferroada ao espaço bidimensional, obrigando o artista a representar menos dos corpos, sendo capaz apenas de imitar (através da perspectiva e da técnica do chiaroscuro) as formas reais e as esculpidas. É como se a pintura fosse um resumo (menor) da escultura. Na escultura, para ele, existia uma analogia entre a criação divina, pois, na lenda cristã, o deus cria o homem a partir de uma estátua de barro, que recebe o sopro vital.

26 Renascimento: Michelangelo A escultura seria a única capaz de libertar os corpos do reduzido e falso espaço bidimensional do desenho e da pintura. Apenas através da inteireza da obra escultural é que seria possível ter o ápice da expressão artística como realização do divino através do gênio humano. A escultura de Michelangelo buscava no gigantismo de suas estátuas (e.g. David = 4m), uma simbologia da grandeza da alma humana que supera a materialidade.

27 Michelangelo Pietá

28 Michelangelo Pietá

29 Michelangelo Pietá

30 Michelangelo Pietá

31 Michelangelo - David

32 Michelangelo - David

33 Donatello Davi (1430 a 1432) e Michelangelo - David

34 Muito obrigado. Bons estudos! Prof. Heleno Licurgo do Amaral

CAESP - Artes Aula 11-25/05/2017 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS

CAESP - Artes Aula 11-25/05/2017 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS CAESP - Artes Aula 11-25/05/2017 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS Contexto histórico do Pré-Renascimento Italiano: No início do século XV, o Duque de Milão pretendia subjugar toda a Itália.

Leia mais

se desenvolveu entre 1300 e 1650

se desenvolveu entre 1300 e 1650 RENASCIMENTO se desenvolveu entre 1300 e 1650 ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências. a valorização do Humanismo e da natureza,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

CAESP - Artes Aula 10-18/05/2017 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS

CAESP - Artes Aula 10-18/05/2017 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS CAESP - Artes Aula 10-18/05/2017 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS Origens do Pré-Renascimento Europeu e o Gótico Tardio: É comum pensarmos o Renascimento como um todo estruturado

Leia mais

R enascimento. Prof.: André Vinícius Magalhães

R enascimento. Prof.: André Vinícius Magalhães R enascimento Prof.: André Vinícius Magalhães O que é Renascimento????? O termo Renascimento é comumente aplicado à Europa entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com efabiopablo.wordpress.com Conteúdo O humanismo e o Renascimento Cultural Marco Polo. Multimídia A arte renascentista e o mecenato A Revolução Científica #Conceito O Renascimento foi um movimento artístico,

Leia mais

O Renascimento da Arte. Profª Sthephane Godoi

O Renascimento da Arte. Profª Sthephane Godoi O Renascimento da Arte Profª Sthephane Godoi Todos os caminhos partem de Florença A Renascença: o começo da pintura moderna No ínicio dos anos de 1400, o mundo acordou. Tendo início em Florença, a Renascença,

Leia mais

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz TEORIA DO DESIGN Aula 03 Composição e a História da arte Prof.: Léo Diaz O QUE É ARTE? Definição: Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa,

Leia mais

A fotografia como processo [Alterações no olhar] Curso de Comunicação Social 3º período Fotografia

A fotografia como processo [Alterações no olhar] Curso de Comunicação Social 3º período Fotografia A fotografia como processo [Alterações no olhar] Curso de Comunicação Social 3º período Fotografia Félix Nadar (1865) Retrato de Charles Baudelaire Professor Jorge Felz - 2007 2 A fotografia nasceu de

Leia mais

RENASCIMENTO Q U E S T Õ E S

RENASCIMENTO Q U E S T Õ E S RENASCIMENTO Q U E S T Õ E S O renascimento cultural e artístico do século XVI teve grandes nomes da pintura entre os seus protagonistas. Assinale a alternativa que indica o artista renascentista italiano

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 9º Ano Ensino Fundamental Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

ENASCIMENTO. Prof. Igor Pelegrini

ENASCIMENTO. Prof. Igor Pelegrini ENASCIMENTO Prof. Igor Pelegrini RENASCIMENTO ITALIANO TRECENTO (SÉC. XIV) TRECENTO ESSE PERÍODO SE DESTACA COMO O INÍCIO DO MOVIMENTO RENASCENTISTA. ONDE ENCONTRAMOS ESSENCIALMENTE NA ITÁLIA, EM ESPECIAL

Leia mais

Renascimento. Garcia Junior HISTÓRIA DA ARTE ARTE-EDUCADOR / DESIGNER GRÁFICO. O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485)

Renascimento. Garcia Junior HISTÓRIA DA ARTE ARTE-EDUCADOR / DESIGNER GRÁFICO. O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) Renascimento Garcia Junior Professor de Arte graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Educação Profissional de Jovens e Adultos

Leia mais

MODERNIDADE Renascimento

MODERNIDADE Renascimento MODERNIDADE Renascimento O fim do feudalismo e o início da modernidade: rompimentos e resgates A modernidade Nova Economia Comércio Manufatura Nova política Absolutismo Novas relações sociais Burguesia

Leia mais

O RENASCIMENTO AULA 16 - PROF. THIAGO

O RENASCIMENTO AULA 16 - PROF. THIAGO O RENASCIMENTO AULA 16 - PROF. THIAGO Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento

Leia mais

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Retrato dos Reis Magos na Basílica de Santo Apolinário (Ravena, Itália, séc. VI) A principal característica

Leia mais

- Transição da Idade Média para Idade Moderna

- Transição da Idade Média para Idade Moderna Renascimento - Transição da Idade Média para Idade Moderna - Movimento que começou na Itália por volta do século XV devido ao grande desenvolvimento econômico das cidades italianas (Genova, Veneza, Milão,

Leia mais

Prof. Tácius Fernandes

Prof. Tácius Fernandes Prof. Tácius Fernandes Definição: movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa); Quando: entre os séculos

Leia mais

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito Segunda Avaliação Estudo dirigido Capitulo 2 A arte no Egito 01 É do nosso conhecimento que a Civilização Egípcia era socialmente complexa e culturalmente muito rica, mas podemos destacar desse contexto

Leia mais

Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo O conhecimento científico da Natureza

Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo O conhecimento científico da Natureza Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo. 2.2. O conhecimento científico da Natureza - A matematização do real - Álgebra (equações, operações, polinómios ) - Geometria (forma, tamanho, posição

Leia mais

IDADE MODERNA O RENASCIMENTO CULTURAL PROF. MARCOS ROBERTO

IDADE MODERNA O RENASCIMENTO CULTURAL PROF. MARCOS ROBERTO PROF. MARCOS ROBERTO Definição: movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa); Quando: entre os séculos XIV

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓD. CURSO CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO CÓD. DISC. 17031461 DISCIPLINA EVOLUÇÃO DAS ARTES VISUAIS I ETAPA 1 CH ANO 2009 CRÉDITOS

Leia mais

História das artes visuais Professora Vaz

História das artes visuais Professora Vaz História das artes visuais - 2015 Professora Vaz Antes da Renascença: - Naturalismo por si mesmo, - Pintura e escultura deixaram de ser totalmente símbolo, - Conexão com o mundo e não caráter transcendental

Leia mais

A Idade Média e O Renascimento

A Idade Média e O Renascimento Estes textos são produzidos sob patrocínio do Departamento Cultural da Clínica Naturale.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.

Leia mais

CAESP - Artes Aula 06-23/03/2017 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL:

CAESP - Artes Aula 06-23/03/2017 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: CAESP - Artes Aula 06-23/03/2017 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: A Arte dos primórdios do Cristianismo: Para conhecermos melhor as artes produzidas no império bizantino, é necessário passarmos pela arte dos

Leia mais

O RENASCIMENTO. Profª Mariana Kaadi

O RENASCIMENTO. Profª Mariana Kaadi O RENASCIMENTO Profª Mariana Kaadi PRÉ-HISTÓRIA HISTÓRIA IDADE ANTIGA [ANTIGUIDADE] IDADE MÉDIA IDADE MODERNA PALEOLÍTICO NEOLÍTCO IDADE DOS METAIS ESCRITA MESOPOTÂMIA EGITO GRÉCIA ROMA BIZANTINO ROMÂNICO

Leia mais

CONTEXTO HISTÓRICO. Compreende o milênio que transcorreu desde a queda do Império Romano do Ocidente até o fim do Império Bizantino.

CONTEXTO HISTÓRICO. Compreende o milênio que transcorreu desde a queda do Império Romano do Ocidente até o fim do Império Bizantino. C O L É G I O D I O C E S A N O S E R I D O E N S E - C D S D I S C I P L I N A : A R T E S P R O F E S S O R A : A N A P R I S C I L A S É R I E : 3 ª E N S I N O M É D I O Arte Medieval CONTEXTO HISTÓRICO

Leia mais

Renascimento Cultural europeu

Renascimento Cultural europeu Renascimento Cultural europeu Séculos XIV, XV e XVI PROF. TÁCIUS FERNANDES RENASCIMENTO Movimento cultural de inspiração grecoromana, decorrente das transformações ocorridas na Baixa Idade média, tendo

Leia mais

Renascimento. Prof. Adriano Portela

Renascimento. Prof. Adriano Portela Renascimento Prof. Adriano Portela O que é o Renascimento? Dados Início: século 14 Local: Península Itálica Se estendeu até o século 17 por toda Europa. Artistas, escritores e pensadores exprimiam em suas

Leia mais

Prof. Hélder Pereira

Prof. Hélder Pereira Prof. Hélder Pereira Pergunta 1 Em que país da Europa surgiu o Renascimento? Itália Portugal França Pergunta 2 Em que séculos este movimento se afirmou? XIII e XIV XV e XVI XVII e XVIII Pergunta 3 Qual

Leia mais

CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA

CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA A revolução arquitetônica do Barroco: Com o trabalho de renovação da fé no Catolicismo, foi pensado um novo tipo de organização arquitetônica das igrejas.

Leia mais

O Humanismo e o Renascimento artístico tiveram inicio na Itália, por volta de Isso se explica porque, por essa época, as cidades italianas eram

O Humanismo e o Renascimento artístico tiveram inicio na Itália, por volta de Isso se explica porque, por essa época, as cidades italianas eram O Humanismo e o Renascimento artístico tiveram inicio na Itália, por volta de 1300. Isso se explica porque, por essa época, as cidades italianas eram os maiores centros do comércio europeu. Em cidades

Leia mais

O Renascimento Cultural

O Renascimento Cultural O Renascimento Cultural Antecedentes Renascimento comercial e urbano; Ascensão social da burguesia (lucro e sucesso individual) Mecenato; Expansão Marítima e Comercial; Novas descobertas científicas; Conquista

Leia mais

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Leia mais

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade.

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade. Proposta de Leitura: GOMBRICH, 1999, pp. 133-141; 185-195; 201-205. A arte na Idade Média transmite uma verdadeira integração da pintura, escultura e arquitetura marcados pela arte românica no final do

Leia mais

CORPO E ARTE BARROCA: O SAGRADO E O PROFANO ATRAVÉS DAS OBRAS DE BERNINI

CORPO E ARTE BARROCA: O SAGRADO E O PROFANO ATRAVÉS DAS OBRAS DE BERNINI CORPO E ARTE BARROCA: O SAGRADO E O PROFANO ATRAVÉS DAS OBRAS DE BERNINI Lucas Martinucci (PROART, UEL), Jardel Dias Cavalcanti (Orientador) e-mail: jardeldias1@hotmail.com Universidade Estadual de Londrina/

Leia mais

A descoberta de novos continentes, a visão antropocêntrica do mundo, a invenção da bússola e da imprensa, a afirmação dos estados nacionais; a

A descoberta de novos continentes, a visão antropocêntrica do mundo, a invenção da bússola e da imprensa, a afirmação dos estados nacionais; a A descoberta de novos continentes, a visão antropocêntrica do mundo, a invenção da bússola e da imprensa, a afirmação dos estados nacionais; a difusão de variadas formas artísticas inspiradas no mundo

Leia mais

A Arte do Renascimento

A Arte do Renascimento A Arte do Renascimento Estas duas pinturas têm o mesmo tema mas são muito diferentes. Porquê? Nossa Senhora e Criança (Idade Média) Nossa Senhora e Criança (Renascimento) Surgiu em Itália: Séc. XV (Quattrocento)

Leia mais

Continente: Europa Capital: Roma Território: 301.268 Km² População: 58.876.835 habitantes Moeda: Euro Idioma: Italiano Religião: 83,2% católicos, 16,8% sem filiação e outras. Forma de governo: República

Leia mais

PERSPECTIVA ISOMÉTRICA:

PERSPECTIVA ISOMÉTRICA: PERSPECTIVA ISOMÉTRICA: Trata-se de uma projeção cilíndrica (paralela), em que o observador supostamente se encontra no infinito. Esta característica particular não permite que perspectiva apresente os

Leia mais

Renascimento comercial e urbano + surgimento da burguesia

Renascimento comercial e urbano + surgimento da burguesia Renascimento comercial e urbano + surgimento da burguesia Explicações religiosas sobre o mundo - INSUFICIENTES 1- Rupturas e continuidades Inspiração greco-romana cultura Influências da Igreja Católica

Leia mais

Renascimento Leonardo Da Vinci

Renascimento Leonardo Da Vinci Renascimento O renascimento começou por meados do século XVII e por fim do século XVIII, Idade Média ~ Idade Moderna. A palavra renascimento veio em virtude da redescoberta e revalorização das referências

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE RENASCIMENTO

EXERCÍCIOS SOBRE RENASCIMENTO EXERCÍCIOS SOBRE RENASCIMENTO TEXTO O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse

Leia mais

PIETÁ DE MICHELANGELO 1

PIETÁ DE MICHELANGELO 1 PIETÁ DE MICHELANGELO 1 Cleiton de LIMA 2 Márcio CONTI 3 Luís Fernando OLIVEIRA 4 Tamires Ribeiro da SILVA 5 Eleuses BRANDEKER Jr 6 Faculdade Anhanguera de Limeira, São Paulo, SP. RESUMO O presente trabalho

Leia mais

DESENHO BÁSICO AULA 01. Desenho Técnico. Desenho. História do Desenho Técnico. Desenho Artístico Desenho Técnico

DESENHO BÁSICO AULA 01. Desenho Técnico. Desenho. História do Desenho Técnico. Desenho Artístico Desenho Técnico desenho de planta-baixa DESENHO BÁSICO AULA 01 Introdução ao Desenho Técnico Desenho Desenho Artístico Desenho Técnico Desenho Técnico Ramos do Desenho Técnico Mecânico Desenho Não-Projetivo: peças máquinas

Leia mais

Movimento científico-cultural ocorrido na Europa durante a transição entre as idades Média e Moderna e que representou as aspirações da burguesia.

Movimento científico-cultural ocorrido na Europa durante a transição entre as idades Média e Moderna e que representou as aspirações da burguesia. RENASCIMENTO RENASCIMENTO CULTURAL CULTURAL E E CIENTÍFICO CIENTÍFICO Movimento científico-cultural ocorrido na Europa durante a transição entre as idades Média e Moderna e que representou as aspirações

Leia mais

O RENASCIMENTO. A pintura do Renascimento confirma as três conquistas que os artistas do último período gótico HISTORICISMO

O RENASCIMENTO. A pintura do Renascimento confirma as três conquistas que os artistas do último período gótico HISTORICISMO HISTORICISMO 1308 Dante Alighieri começa a escrever A Divina Comédia. 1333 Simoni de Martini pinta O Anjo e a Anunciação. 1415 Navegadores portugueses chegam a Ceuta. 1448 Gutenberg inventa a imprensa.

Leia mais

O formato determina a composição. O formato exerce um papel fundamental no resultado final da composição.

O formato determina a composição. O formato exerce um papel fundamental no resultado final da composição. Composição Introdução UMA DAS PEÇAS ELEMENTARES NO DESENHO É A COMPOSIÇÃO... Uma pintura ou desenho muito bem feito pode perder todo o seu poder, se não estiver enquadrado dentro de uma composição bem

Leia mais

ESTUDO DO MEIO 9º ANO

ESTUDO DO MEIO 9º ANO COLÉGIO MARIA IMACULADA ESTUDO DO MEIO 9º ANO ESPLENDORES DO VATICANO: UMA JORNADA ATRAVÉS DA FÉ E DA ARTE Nome: Série: Objetivos Gerais: Proporcionar ao aluno contato direto com as mais importantes obras

Leia mais

DESENHO ARQUITETÔNICO

DESENHO ARQUITETÔNICO DESENHO ARQUITETÔNICO ESCALAS REPRESENTAÇÃO DE DESENHO Aula 3 Profs. Arq. Eduardo Francisco Balceiro Arq. Elizabeth Correia Curso arquitetura e urbanismo CEUNSP - SALTO PROJETO ARQUITETÔNICO LINHAS A NBR

Leia mais

ARTE BARROCA SÉCULO XVII

ARTE BARROCA SÉCULO XVII ARTE BARROCA SÉCULO XVII O Barroco surgiu na Itália, deve-se a uma série de mudanças econômicas, religiosas e sociais ocorridas na época. O grande império cristão começou a fragmentarse. Contra-Reforma

Leia mais

Arte Renascentista. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com

Arte Renascentista. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com Arte Renascentista Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com ARTE É UM TODO ORGÂNICO E ORDENADO, DIRIGIDO POR LEIS PRÓPRIAS, QUE REGEM, QUER OS ELEMENTOS DO MACROCOSMO, DOS ASTROS, QUER DO

Leia mais

RENASCIMENTO em Florença. Prof. Dr. Percival Tirapeli

RENASCIMENTO em Florença. Prof. Dr. Percival Tirapeli RENASCIMENTO RENASCIMENTO EM em Florença FLORENÇA E MILÃO Prof. Dr. Percival Tirapeli As cidades medievais eram construídas sobre cumes com muralhas. As cidades renascentistas eram cortadas por rios e

Leia mais

IDADE MODERNA RENASCIMENTO SÉC. XIV - XVII. História da Arte História do Mobiliário Aplicado. Profª Natalia Pieroni

IDADE MODERNA RENASCIMENTO SÉC. XIV - XVII. História da Arte História do Mobiliário Aplicado. Profª Natalia Pieroni IDADE MODERNA RENASCIMENTO SÉC. XIV - XVII História da Arte História do Mobiliário Aplicado Profª Natalia Pieroni IDADE MODERNA RENASCIMENTO LINHA DO TEMPO - HISTORIOGRAFIA Período PRÉ-HISTÓRIA Origens

Leia mais

NEOCLASSICISMO De volta ao lirismo da Grécia antiga

NEOCLASSICISMO De volta ao lirismo da Grécia antiga NEOCLASSICISMO De volta ao lirismo da Grécia antiga O ideal romântico de ressuscitar os valores estéticos da antiguidade clássica inspirou o movimento artístico conhecido como neoclassicismo, que dominou

Leia mais

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes desse estilo são os arcos visíveis da estrutura da abóbada;

Leia mais

Prof.: Thiago Oliveira

Prof.: Thiago Oliveira Prof.: Thiago Oliveira O Renascimento foi um conjunto de transformações (Sociais, Econômicas, Políticas, Religiosas, Científicas e Artísticas) ocorridas na Europa a partir do Séc. XI, tendo seu auge durante

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE P2-1º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer elementos formais (ponto, linha, forma) e recursos (simetria

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL

RENASCIMENTO CULTURAL RENASCIMENTO CULTURAL O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico ocorrido na Europa, entre os séculos XV e XVI, durante a transição da Idade Média para a

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

CAESP - Artes Aula 16-19/08/2016 BARROCO E ROCOCÓ: AMÉRICAS E BRASIL

CAESP - Artes Aula 16-19/08/2016 BARROCO E ROCOCÓ: AMÉRICAS E BRASIL CAESP - Artes Aula 16-19/08/2016 BARROCO E ROCOCÓ: AMÉRICAS E BRASIL Barroco nas Américas: seu desenvolvimento nas Américas e no Brasil, essencialmente na América Latina, ocorre entre os séculos XVIII

Leia mais

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos Tema 1 - A importância das Artes na Infância Para início de Conversa Objetivos Conhecer a importância do ensino das artes na educação infantil. Compreender a diferença das abordagens inatista e pragmática

Leia mais

O QUE HÁ EM COMUM NESTES DESENHOS?

O QUE HÁ EM COMUM NESTES DESENHOS? O QUE HÁ EM COMUM NESTES DESENHOS? E O QUE OS DIFERE DESTES? A RESPOSTA É PERSPECTIVA. A PERSPECTIVA é um campo de estudo da geometria, em especial a geometria descritiva. Desenhar em PERSPECTIVA é representar

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 8ª - Ensino Fundamental Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 23 / 5 / 2016 Nome: _ Nº Turma: INTRODUÇÃO

Leia mais

DESENHO BÁSICO AULA 01

DESENHO BÁSICO AULA 01 DESENHO BÁSICO AULA 01 Introdução à Unidade Curricular Introdução ao Desenho Técnico 31/07/2008 Desenho Desenho Artístico Desenho Técnico Desenho Não-Projetivo: gráficos e diagramas fluxogramas organogramas

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã 2 Habilidades: Reconhecer as manifestações artísticas relacionadas ao período da arte: Roma Antiga e primitiva Cristã. 3 4 5 Todos os caminhos levam à Roma:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE P2-1º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer elementos formais e recursos da linguagem visual; Compreender

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio DISCIPLINA: ARTE SÉRIE/ TURMA: 6º ANO BIMESTRE: 1º 01 O mundo da arte É hora de produzir - pág. 5 Caso não der tempo de realizar a atividade em sala a mesma ira para casa. 02 O ponto gráfico Atividade

Leia mais

Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia

Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider E-mail: emschneider@utfpr.edu.br

Leia mais

PERÍODO GREGO e Psicologia

PERÍODO GREGO e Psicologia PERÍODO GREGO e Psicologia De 700 a. C. ao início Era Cristã: (») Apogeu Conhecimento Humano :: Riqueza na Pólis (++) Produtos e Recursos O homem livre para se dedicar à Arte e Filosofia : Especulação

Leia mais

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e COLÉGIO PEDRO II Campus São Cristóvão II Departamento de Desenho e Artes Visuais Equipe de Artes Visuais Coordenação: Prof. Shannon Botelho - 6º ano Aluno / a: Turma: Arte no Egito Os egípcios constituíram

Leia mais

iluminação focalizada, criando contrastes claro-escuro expressão revelando fortes emoções e dramaticidade mescla o pagão e o místico

iluminação focalizada, criando contrastes claro-escuro expressão revelando fortes emoções e dramaticidade mescla o pagão e o místico BARROCO Quadro comparativo RENASCIMENTO BARROCO organização espacial racional espaço dinâmico perfeito equilíbrio na distribuição dos elementos equilíbrio assimétrico composição simétrica assimetria perspectiva

Leia mais

1ª série LISTA: P.F. Conteúdo da Prova Final e Recuperação Especial: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Diego Gibran

1ª série LISTA: P.F. Conteúdo da Prova Final e Recuperação Especial: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Diego Gibran LISTA: P.F 1ª série Ensino Médio Professor(a): Diego Gibran Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Prova Final / Recuperação Especial DIA: MÊS: 2016 Conteúdo da Prova Final e Recuperação Especial: Renascimento

Leia mais

ESTÉTICA: Plotino, Sto. Agostinho e Sto. Tomás. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

ESTÉTICA: Plotino, Sto. Agostinho e Sto. Tomás. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. ESTÉTICA: Plotino, Sto. Agostinho e Sto. Tomás Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com PLOTINO A BELEZA FÍSICA É UMA IMAGEM QUE POSSIBILITA AO HOMEM PRESSENTIR A BELEZA DA ALMA, A QUAL, EM

Leia mais

Renascimento. Clique para adicionar texto

Renascimento. Clique para adicionar texto Clique para adicionar texto DEFINIÇÃO Renascimento: movimento artísticocultural, ocorrido na Europa Ocidental entre os séculos XV e XVI; conjunto de manifestações artísticointelectuais-científicas que

Leia mais

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média:

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: EXERCÍCIOS ON LINE 3º BIMESTRE DISCIPLINA: Filosofia PROFESSOR(A): Julio Guedes Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: NOME: Nº.: Exercício On Line (1) A filosofia atingiu

Leia mais

DICAS PARA FACILITAR SEU ESTUDO

DICAS PARA FACILITAR SEU ESTUDO Nome Nº Série Ensino Turma 1ª Medio Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Educação Artística Cátia Roteiro 2 o / 2016 05/08/2016 Tema VALOR: Roteiro de estudos 5,0 NOTA DICAS

Leia mais

BARROCO PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3º ANO E. M.

BARROCO PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3º ANO E. M. BARROCO PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3º ANO E. M. BARROCO Surgiu na Itália no século XVII e deve-se a uma série de mudanças econômicas, religiosas e sociais ocorridas na Europa; Contrarreforma reafirmar

Leia mais

Mais do que um retrato

Mais do que um retrato Faculdade Cásper Líbero Mais do que um retrato Os detalhes nas personagens de Van Dick Luciana Fernandes dos Reis 2º JO D História da Arte Jorge Paulino São Paulo/ 2009 A Marquesa Lomellini e os Filhos

Leia mais

A Arte na Roma Antiga

A Arte na Roma Antiga A Arte na Roma Antiga 01 Quais as civilizações que influenciaram Roma no campo artístico? R. na pag. 51 02 Como a arte grego-helenística contribuiu com a expressão artística romana? R. na pag. 52 (na caixa

Leia mais

Buridan. Teoria do impetus. Astronomia. Astronomia. Jean Buridan (1300-1358) 3 - A Ciência no Renascimento. História e Epistemologia da Física

Buridan. Teoria do impetus. Astronomia. Astronomia. Jean Buridan (1300-1358) 3 - A Ciência no Renascimento. História e Epistemologia da Física 3 - A Ciência no Renascimento Jean Buridan (1300-1358) História e Epistemologia da Física 12-fev-2014 www.fisica-interessante.com 1/84 12-fev-2014 www.fisica-interessante.com 2/84 Buridan sacerdote francês

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NO EGITO Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NO EGITO O Egito foi uma das principais civilizações da antiguidade. Com uma civilização bastante desenvolvida em sua organização

Leia mais

História da arte. Um breve relato - vida e obra 10 artistas que mudaram o mundo

História da arte. Um breve relato - vida e obra 10 artistas que mudaram o mundo História da arte Um breve relato - vida e obra 10 artistas que mudaram o mundo 1.Praxíteles (390?-330 a.c) 2.Giotto (1266/677-1337) 3.Jan Eyck (1390?-1441) 4.Hugo Van Der Goes (1440?-1482) 5.Botticelli

Leia mais

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 1ª SÉRIE

Leia mais

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p. Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio Capítulo 14 A arte no Barroco Europeu 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.141 02 No livro, encontramos duas explicações para o surgimento

Leia mais

CURSO BÁSICO DE TATUAGEM

CURSO BÁSICO DE TATUAGEM APRESENTAÇÃO O Lado B Estúdio foi criado na cidade de São Paulo em 2010, para estudar tatuagem, desenho, pintura e várias formas de arte, com profissionais que são referencias pelo excelente trabalho desenvolvido.

Leia mais

A perspectiva. Baseado em: André Ross. Professeur de mathématiques Cégep de Lévis-Lauzon

A perspectiva. Baseado em: André Ross. Professeur de mathématiques Cégep de Lévis-Lauzon A perspectiva Baseado em: André Ross Professeur de mathématiques Cégep de Lévis-Lauzon Antes da perspectiva Na época medieval, a pintura tinha por objeto a descrição dos principais temas do drama cristão.

Leia mais

Guia do Professor. Conteúdos Digitais. Audiovisual 14. Perspectiva. Série Mundo da Matemática

Guia do Professor. Conteúdos Digitais. Audiovisual 14. Perspectiva. Série Mundo da Matemática Guia do Professor Conteúdos Digitais Audiovisual 14 Perspectiva Série Mundo da Matemática 1 Coordenação Geral Elizabete dos Santos Autores Bárbara Nivalda Palharini Alvim Souza Karina Alessandra Pessôa

Leia mais

paul ramírez jonas domínio público

paul ramírez jonas domínio público paul ramírez jonas No desenho que organiza as diversas atividades do espaço urbano, sua circulação e formas de ocupação, os monumentos representam uma pontuação, a demarcação de um território coletivo

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos

Leia mais

Contexto Histórico Arte românica

Contexto Histórico Arte românica Contexto Histórico Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo

Leia mais

A arte medieval: o estilo românico e o gótico

A arte medieval: o estilo românico e o gótico COLÉGIO SALESIANO A arte medieval: o estilo românico e o gótico Prof. Maria José CULTURA MEDIEVAL. Século V ao XV: Idade das Trevas - Humanistas As construções que mais representam o período medieval são:

Leia mais

Diário. da Minha Jornada. Um guia para o meu processo de auto educação

Diário. da Minha Jornada. Um guia para o meu processo de auto educação Diário da Minha Jornada Um guia para o meu processo de auto educação Sobre este Diário Nome: E-mail: Telefone: CONTATO Olá! Muito prazer! Eu estou aqui para te apoiar na criação da SUA JORNADA. - Como

Leia mais

Sete pintos pintados. Artes Volume I - 1º ano CADERNO DO ALUNO

Sete pintos pintados. Artes Volume I - 1º ano CADERNO DO ALUNO Sete pintos pintados Artes Volume I - 1º ano CADERNO DO ALUNO Sete pintos pintados (Artes) Volume I 1º ano CADERNO DO ALUNO Sete pintos pintados Artes (Caderno do aluno) Volume I 1º ano Projeto editorial,

Leia mais

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA 3º ano - ENSINO MÉDIO Aula dia 13/03/15 ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA Professora Alba ARTE CRISTÂ PRIMITIVA Após a morte de Jesus Cristo, seus discípulos divulgaram seus ensinamentos, e a comunidade

Leia mais

História. Cultura Renascentista

História. Cultura Renascentista Cultura Renascentista Índice Clique sobre tema desejado: Origem e conceito Origem e conceito Origem Itália Crise feudal (séc. XIV-XVI) Florença Centro do renascimento Conceito Movimento de renovação cultural,

Leia mais

Nascido em Estagira - Macedônia ( a.c.). Principal representante do período sistemático.

Nascido em Estagira - Macedônia ( a.c.). Principal representante do período sistemático. Aristóteles Nascido em Estagira - Macedônia (384-322 a.c.). Principal representante do período sistemático. Filho de Nicômaco, médico, herdou o interesse pelas ciências naturais Ingressa na Academia de

Leia mais

P r o f. A l e x a n d r e G o i c o c h e a H i s t ó r i a RENASCIMENTO CULTURAL

P r o f. A l e x a n d r e G o i c o c h e a H i s t ó r i a RENASCIMENTO CULTURAL P r o f. A l e x a n d r e G o i c o c h e a H i s t ó r i a RENASCIMENTO CULTURAL CARACTERÍSTICAS Antropocentrismo; Otimismo; Racionalismo; Humanismo; Hedonismo; Individualismo; Inspiração Antiguidade

Leia mais