História das artes visuais Professora Vaz

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "História das artes visuais Professora Vaz"

Transcrição

1 História das artes visuais Professora Vaz

2 Antes da Renascença: - Naturalismo por si mesmo, - Pintura e escultura deixaram de ser totalmente símbolo, - Conexão com o mundo e não caráter transcendental como o Período Românico.

3 Na Renascença: - Caráter científico, metódico e totalitário, - A obra de arte = estudo da natureza, e não apenas observação, - O naturalismo do século XV é continuidade do naturalismo do período Gótico, - O artista representa o mundo em que vive, não mais o metafísico, - Sociedade + a vida econômica = emancipam do dogma eclesiástico = arte: realidade imediata.

4 - Antecipa os princípios estilísticos da Alta Renascença = elemento clássico e estilo ideal. - Elemento básico princípio de uniformidade e o poder do efeito total. Arte Gótica: Composição: expansão/ coordenação/ sequência aberta. Observador: Várias etapas e jornadas do quadro / vista panorâmica geral / pintura = método contínuo.

5 Arte da Renascença: Composição: concentração/ subordinação/ forma geométrica fechada. Observador: Não permite demorar em detalhe, apreende todas as partes de uma única vez o TODO. - História da Pintura Renascimento. - Centenas de pintores, enorme área geográfica, período de anos.

6 1. Visualização, 2. Mudança de Técnica, 3. Modificação no mundo das ideias,

7 Antes a visualização era sem perspectiva (aspectiva) Ex.O Egito transmitia para a superfície bidimensional não tanto o que via, mas o que sabia que estava ali. Ex. Idade das Trevas o ilusionismo sobreviveu no mundo bizantino e na Itália (séc. XII e XIII), artistas como CIMABUE ( ) e GIOTTO ( ).

8 Primeiros artistas a usar a perspectiva linear, instintivamente: A) MASACCIO B) GHIBERTI (escultor) C) DONATELLO (escultor)

9

10

11

12

13

14

15 D) BRUNELLESCHI (séc. XV), produziu 2 painéis mostrando como uma perspectiva correta poderia ser cientificamente determinada (esses escritos desapareceram) E) ALBERTI ( ), produziu uma descrição detalhada de perspectiva técnica em seu Tratado Della Pinttura (base Brunelleschi, Donatello, Masaccio)

16 A partir de 1430, todos os principais pintores italianos fazem uso da perspectiva. O espaço é organizado de maneira natural (como era visto), possibilitava maior variedade de temas.

17 Sobre a pintura afresco: -Decisões finais = definidas no começo da obra. -Sem espontaneidade. -Persistia rigidez e formalidade. -Habilidade do desenho, em Florença os afrescos eram preferidos.

18 Pintura afresco - Técnica TÊMPERA: - Tinta aplicada em camada fina, - Não pode aplicar a camada de maneira lisa (pontilhado ou sombreado), - Não pode misturar cores e tons, - Dificuldade de fazer sombras e efeitos mais escuros.

19 Pintura a óleo: - Metade do século XVI, aumenta a paleta de cores, - Antes as cores escuras eram excluídas, - Técnicas usadas por Leonardo Da Vinci: Chiaroscuro e Sfumato

20 Pintores dos Países Baixos: -Método é desenvolvido profissionalmente, -Aperfeiçoam o processo, -Suporte: Primeiro em painel, depois em parede. -Artista: JAN VAN EYCK (ativo em )

21

22

23 Pintura de Cavalete: - Pintar mais retratos = forma + remunerativa de arte, - Redução do tempo gasto (pintura mural), - Menos trabalho de Igreja, - RESULTADO: ímpeto comercial para o término do monopólio religioso da arte = pintura a óleo acelerou o processo no séc. XVI.

24 Preocupação com a noção de progresso: Século XVI, especialmente na Itália: - Interesse pela Antiguidade é mais ativo, - Cresceu a noção de que os homens modernos (como eles se viam), deviam aprender tudo o que os antigos tinham ensinado, - Superar os ensinamentos da Antiguidade.

25 SIGNIFICATIVO: - Espírito de competição = forte em Florença (derrotar rivais em Gênova e Veneza), noção que se expandiu do comércio para a arte do século XIII. - Pintores, Escultores e Arquitetos = Competição entre si por contratos e glórias, - Culto do artista individual = saiu do anonimato

26 Característica do Período: - Conhecimento - Virtuosismo - Pintores individuais Exemplo: Dante comenta que a fama de GIOTTO superou CIMABUE. CIMABUE: Conhecido com Cabeça de Boi, produz no início da Renascença, as inovações se tornam rotinas pelo olhar dos artistas posteriores.

27

28

29

30 TRÊS PERÍODOS: 1º) Período Giotto 2º) Período Masaccio ( ) 3º) Período Leonardo da Vinci ( )

31 1º mestre do Naturalismo na Itália. Contraste do seu estilo com a rigidez da arte bizantina Para o artista, sua arte era simples e sóbria, não era dissociada da realidade, típica da classe média Depois dele, a arte Florentina se tornou mais científica Todo Trecento é dominado pelo seu estilo Profundidade = cenário teatral

32 Restaurou o trabalho de Giotto, utilizando-o como ponto de partida Foi o 1º pintor do século XV a conceber a pintura como imitação fiel do real Fez uso do trabalho de perspectiva de Brunelleschi e da figura de Donatello Sua vida profissional durou menos que uma década Verrocchio: ateliê mais famoso, artesão completo, assistente mais famoso (Leonardo da Vinci)

33 Sua formação ajuda a explicar a amplitude de seus interesse: -

34 RAFAEL ( ) TICIANO MICHELANGELO ( )

Uma nova visão de mundo

Uma nova visão de mundo Uma nova visão de mundo O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV; Os protagonistas deste movimento pretendiam partir da filosofia, da

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ 7º ANO

RENASCIMENTO CULTURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ 7º ANO RENASCIMENTO CULTURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ 7º ANO RENASCIMENTO CULTURAL O TERMO RENASCIMENTO: O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além

Leia mais

A época dos Grandes Mestres

A época dos Grandes Mestres A época dos Grandes Mestres Entre 1.300 e 1.650 depois de Cristo. Artes, literatura e ciências. Ressurreição consciente: antiguidade clássica. Humanismo. VALORIZAÇÃO DO HOMEM E NATUREZA. * Racionalidade;

Leia mais

Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo

Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo Leonardo da Vinci:. Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo A Renascença foi um período de grande

Leia mais

CAESP - Artes Aula 11-25/05/2017 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS

CAESP - Artes Aula 11-25/05/2017 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS CAESP - Artes Aula 11-25/05/2017 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS Contexto histórico do Pré-Renascimento Italiano: No início do século XV, o Duque de Milão pretendia subjugar toda a Itália.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

O Renascimento da Arte. Profª Sthephane Godoi

O Renascimento da Arte. Profª Sthephane Godoi O Renascimento da Arte Profª Sthephane Godoi Todos os caminhos partem de Florença A Renascença: o começo da pintura moderna No ínicio dos anos de 1400, o mundo acordou. Tendo início em Florença, a Renascença,

Leia mais

A Arte na Roma Antiga

A Arte na Roma Antiga A Arte na Roma Antiga 01 Quais as civilizações que influenciaram Roma no campo artístico? R. na pag. 51 02 Como a arte grego-helenística contribuiu com a expressão artística romana? R. na pag. 52 (na caixa

Leia mais

CAESP - Artes Aula 07-21/03/2019 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS

CAESP - Artes Aula 07-21/03/2019 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS CAESP - Artes Aula 07-21/03/2019 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS Contexto histórico do Pré-Renascimento Italiano: No início do século XV, o Duque de Milão pretendia subjugar toda a Itália.

Leia mais

MODERNIDADE Renascimento

MODERNIDADE Renascimento MODERNIDADE Renascimento O fim do feudalismo e o início da modernidade: rompimentos e resgates A modernidade Nova Economia Comércio Manufatura Nova política Absolutismo Novas relações sociais Burguesia

Leia mais

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS. 7º ano 2º trimestre. Unidade III. Renascimento. Nome: Nº.

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS. 7º ano 2º trimestre. Unidade III. Renascimento. Nome: Nº. Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º ano 2º trimestre Unidade III Renascimento Nome: Nº.: Turma: Ano: Professor(a): Renascimento Vamos lembrar um pouquinho o que você aprendeu

Leia mais

O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) ARTE. Renascimento

O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) ARTE. Renascimento O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) ARTE Renascimento O movimento da Renascença ou Renascimento Cultural ou Renascentismo teve início em 1400, em Florença, antiga cidade/estado da atual Itália,

Leia mais

- Transição da Idade Média para Idade Moderna

- Transição da Idade Média para Idade Moderna Renascimento - Transição da Idade Média para Idade Moderna - Movimento que começou na Itália por volta do século XV devido ao grande desenvolvimento econômico das cidades italianas (Genova, Veneza, Milão,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓD. CURSO CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO CÓD. DISC. 17031461 DISCIPLINA EVOLUÇÃO DAS ARTES VISUAIS I ETAPA 1 CH ANO 2009 CRÉDITOS

Leia mais

RENASCIMENTO E HUMANISMO. Professor: Magela Silva 7º ano Colégio Antares

RENASCIMENTO E HUMANISMO. Professor: Magela Silva 7º ano Colégio Antares RENASCIMENTO E HUMANISMO Professor: Magela Silva 7º ano Colégio Antares 4) TODAS ESSAS MUDANÇAS CRIARAM CONDIÇÕES MATERIAIS PARA O SURGIMENTO DO RENASCIMENTO. 3) OCORREU O FORTALECIMENTO DA BURGUESIA CONTEXTO

Leia mais

Renascimento. Garcia Junior HISTÓRIA DA ARTE ARTE-EDUCADOR / DESIGNER GRÁFICO. O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485)

Renascimento. Garcia Junior HISTÓRIA DA ARTE ARTE-EDUCADOR / DESIGNER GRÁFICO. O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) Renascimento Garcia Junior Professor de Arte graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Educação Profissional de Jovens e Adultos

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior ARTE GÓTICA Professora Alba Baroni Arquiteta ARTE GÓTICA (1100 1300) No século XII a economia é fundamentada no comércio. O centro da vida social volta a ser a cidade. No inicio

Leia mais

A Idade Média e O Renascimento

A Idade Média e O Renascimento Estes textos são produzidos sob patrocínio do Departamento Cultural da Clínica Naturale.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.

Leia mais

RENASCIMENTO. A CRIAÇÃO DE ADÃO - Michelangelo Buanarroti, 1511 Afresco 280 x 570 cm - Teto da Capela Sistina Roma

RENASCIMENTO. A CRIAÇÃO DE ADÃO - Michelangelo Buanarroti, 1511 Afresco 280 x 570 cm - Teto da Capela Sistina Roma RENASCIMENTO A CRIAÇÃO DE ADÃO - Michelangelo Buanarroti, 1511 Afresco 280 x 570 cm - Teto da Capela Sistina Roma INFLUÊNCIAS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA Temática Técnica Ideológica TEMÁTICA O NASCIMENTO DE

Leia mais

ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA

ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA Artes Visuais INTENSIVO ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA Idade Média Em 395, o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: O Império Romano do Ocidente e o Império Romano do

Leia mais

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade.

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade. Proposta de Leitura: GOMBRICH, 1999, pp. 133-141; 185-195; 201-205. A arte na Idade Média transmite uma verdadeira integração da pintura, escultura e arquitetura marcados pela arte românica no final do

Leia mais

CAESP - Artes Aula 10-18/05/2017 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS

CAESP - Artes Aula 10-18/05/2017 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS CAESP - Artes Aula 10-18/05/2017 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS Origens do Pré-Renascimento Europeu e o Gótico Tardio: É comum pensarmos o Renascimento como um todo estruturado

Leia mais

O Renascimento na Itália. Lilian Rodrigues

O Renascimento na Itália. Lilian Rodrigues O Renascimento na Itália Lilian Rodrigues O Renascimento na Itália LILIAN RODRIGUES ITÁLIA 1300-1650 Com os estudos sobre a natureza iniciados nesse período, a cultura clássica e os ideais greco-romanos

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO

RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO CONTEXTO Fim do Feudalismo Formação das Monarquias Europeias. Renascimento Urbano e Comercial Surgimento das Universidades (Reis + Igreja Católica). Afetaram o modo de

Leia mais

Renascimento. Prof. Adriano Portela

Renascimento. Prof. Adriano Portela Renascimento Prof. Adriano Portela O que é o Renascimento? Dados Início: século 14 Local: Península Itálica Se estendeu até o século 17 por toda Europa. Artistas, escritores e pensadores exprimiam em suas

Leia mais

Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo O conhecimento científico da Natureza

Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo O conhecimento científico da Natureza Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo. 2.2. O conhecimento científico da Natureza - A matematização do real - Álgebra (equações, operações, polinómios ) - Geometria (forma, tamanho, posição

Leia mais

CAESP - Artes Aula 06-14/03/2019 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS

CAESP - Artes Aula 06-14/03/2019 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS CAESP - Artes Aula 06-14/03/2019 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS Origens do Pré-Renascimento e o Gótico Tardio: É comum pensarmos o Renascimento como um todo estruturado

Leia mais

ENASCIMENTO. Prof. Igor Pelegrini

ENASCIMENTO. Prof. Igor Pelegrini ENASCIMENTO Prof. Igor Pelegrini RENASCIMENTO ITALIANO TRECENTO (SÉC. XIV) TRECENTO ESSE PERÍODO SE DESTACA COMO O INÍCIO DO MOVIMENTO RENASCENTISTA. ONDE ENCONTRAMOS ESSENCIALMENTE NA ITÁLIA, EM ESPECIAL

Leia mais

O Humanismo e o Renascimento artístico tiveram inicio na Itália, por volta de Isso se explica porque, por essa época, as cidades italianas eram

O Humanismo e o Renascimento artístico tiveram inicio na Itália, por volta de Isso se explica porque, por essa época, as cidades italianas eram O Humanismo e o Renascimento artístico tiveram inicio na Itália, por volta de 1300. Isso se explica porque, por essa época, as cidades italianas eram os maiores centros do comércio europeu. Em cidades

Leia mais

RENASCIMENTO Q U E S T Õ E S

RENASCIMENTO Q U E S T Õ E S RENASCIMENTO Q U E S T Õ E S O renascimento cultural e artístico do século XVI teve grandes nomes da pintura entre os seus protagonistas. Assinale a alternativa que indica o artista renascentista italiano

Leia mais

Arte Renascentista. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com

Arte Renascentista. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com Arte Renascentista Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com ARTE É UM TODO ORGÂNICO E ORDENADO, DIRIGIDO POR LEIS PRÓPRIAS, QUE REGEM, QUER OS ELEMENTOS DO MACROCOSMO, DOS ASTROS, QUER DO

Leia mais

ARTE BARROCA. BARROCO ITALIANO Século XVI - XVII

ARTE BARROCA. BARROCO ITALIANO Século XVI - XVII ARTE BARROCA BARROCO ITALIANO Século XVI - XVII Contexto O Barroco surgiu na Itália, deve-se a uma série de mudanças econômicas, religiosas e sociais ocorridas na época. O grande império cristão começou

Leia mais

HISTÓRIA. aula Renascimento

HISTÓRIA. aula Renascimento HISTÓRIA aula Renascimento 4 fatores-chave do Renascimento Ampliação do comércio e da riqueza condições materiais Reformulação dos métodos de ensino Estudo de grego e latim e desenvolvimento de um criticismo

Leia mais

Para começo de conversa...

Para começo de conversa... Para começo de conversa... A Arte durante a Idade Média, entre os séculos V e XV. A Anunciação. 1150. De um evangelho manuscrito suábio. WürBembergische, Landesbibliothek, StuBgart. Alemanha. Para começo

Leia mais

RENASCIMENTO. Botticelli - os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de

RENASCIMENTO. Botticelli - os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de RENASCIMENTO O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos

Leia mais

Quando: entre os séculos XIV e XVI;

Quando: entre os séculos XIV e XVI; História Definição: movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa); Quando: entre os séculos XIV e XVI; Onde:

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Pré-História, Egito Antigo, Renascimento, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

Leia mais

se desenvolveu entre 1300 e 1650

se desenvolveu entre 1300 e 1650 RENASCIMENTO se desenvolveu entre 1300 e 1650 ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências. a valorização do Humanismo e da natureza,

Leia mais

Trabalho de História da Arte Professora Liliana. 1º B Vespertino Lívia Maria Lotufo de Souza Número 22

Trabalho de História da Arte Professora Liliana. 1º B Vespertino Lívia Maria Lotufo de Souza Número 22 Trabalho de História da Arte Professora Liliana 1º B Vespertino Lívia Maria Lotufo de Souza Número 22 O renascimento foi um movimento cultural e artístico que ocorreu entre os séculos XIV e XVI na Europa.

Leia mais

Arte Visual/A SÉRIE: 2º ano E.M. A ARTE RENASCENTISTA A ARTE MANEIRISTA ANDREIA LEITE

Arte Visual/A SÉRIE: 2º ano E.M. A ARTE RENASCENTISTA A ARTE MANEIRISTA ANDREIA LEITE Arte Visual/A SÉRIE: 2º ano E.M. A ARTE RENASCENTISTA A ARTE MANEIRISTA ANDREIA LEITE 2019 2º ano Professora: Andreia Leite Arte Visual E.M. Instruções para Aula de Arte 1) Material didático: Livro didático

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi RENASCIMENTO CULTURAL CENSA 2017 Edenice Rinaldi O Renascimento foi um movimento de renovação cultural e artístico que surgiu no século XIV, na Itália, e se estendeu para toda a Europa até o século XVI,

Leia mais

O Renascimento. Professora: Martha J. da Silva

O Renascimento. Professora: Martha J. da Silva O Renascimento Professora: Martha J. da Silva Renascimento As mudanças na rígida hierarquia da sociedade europeia veio se modificando, fazendo com que muitos intelectuais dessa época buscassem explicações

Leia mais

Arte e Religião Leitura dos discursos visuais

Arte e Religião Leitura dos discursos visuais Arte e Religião Leitura dos discursos visuais A Idade Média e o Renascimento Clássico A exploração dos mistérios da natureza e leis do universo como requisito fundamental para a atividade artística. O

Leia mais

A descoberta de novos continentes, a visão antropocêntrica do mundo, a invenção da bússola e da imprensa, a afirmação dos estados nacionais; a

A descoberta de novos continentes, a visão antropocêntrica do mundo, a invenção da bússola e da imprensa, a afirmação dos estados nacionais; a A descoberta de novos continentes, a visão antropocêntrica do mundo, a invenção da bússola e da imprensa, a afirmação dos estados nacionais; a difusão de variadas formas artísticas inspiradas no mundo

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

SURGIMENTO - RENASCENÇA

SURGIMENTO - RENASCENÇA RENASCIMENTO ARTES SURGIMENTO - RENASCENÇA Na Europa entre 1300 e 1650 Itália, berço do renascimento. Marca o fim da idade media e o inicio da idade moderna. Um período marcado novamente pelo antropocentrismo

Leia mais

4. Re nasc a i sc me i nto Cult l ural ra Páginas 40 à 55.

4. Re nasc a i sc me i nto Cult l ural ra Páginas 40 à 55. 4. Renascimento Cultural Páginas 40 à 55. A burguesia: ideias e modo de vida ALTA BURGUESIA (mais ricos): Comerciantes de longa distância; Mestres artesãos donos de oficinas de manufatura; e Cambistas.

Leia mais

- Transição da Idade Média para Idade Moderna

- Transição da Idade Média para Idade Moderna Renascimento - Transição da Idade Média para Idade Moderna - Movimento que começou na Itália por volta do século XV devido ao grande desenvolvimento econômico das cidades italianas (Genova, Veneza, Milão,

Leia mais

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz TEORIA DO DESIGN Aula 03 Composição e a História da arte Prof.: Léo Diaz O QUE É ARTE? Definição: Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa,

Leia mais

História da arte. Um breve relato - vida e obra 10 artistas que mudaram o mundo

História da arte. Um breve relato - vida e obra 10 artistas que mudaram o mundo História da arte Um breve relato - vida e obra 10 artistas que mudaram o mundo 1.Praxíteles (390?-330 a.c) 2.Giotto (1266/677-1337) 3.Jan Eyck (1390?-1441) 4.Hugo Van Der Goes (1440?-1482) 5.Botticelli

Leia mais

História. Cultura Renascentista

História. Cultura Renascentista Cultura Renascentista Índice Clique sobre tema desejado: Origem e conceito Origem e conceito Origem Itália Crise feudal (séc. XIV-XVI) Florença Centro do renascimento Conceito Movimento de renovação cultural,

Leia mais

Itália berço do Renascimento

Itália berço do Renascimento RENASCIMENTO CULTURAL XIV e XVI Itália berço do Renascimento How does Late Linha Gothic art create do the tempo bridge between Byzantine and Renaissance art? Bizantino Virgin and Child Gótico Virgin and

Leia mais

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes desse estilo são os arcos visíveis da estrutura da abóbada;

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 7 O Renascimento cultural

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 7 O Renascimento cultural Preparatório EsPCEx História Geral Aula 7 O Renascimento cultural 1 Conceito de Renascimento (I) Século XIV Crise espiritual e inquietação intelectual Busca de nova visão: Homem, Deus, Universo Profunda

Leia mais

Relatório das apresentações do dia 17 de agosto de 2010

Relatório das apresentações do dia 17 de agosto de 2010 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFBA CAMPUS SANTO AMARO) Graduandos: Raphael Alves Lailson dos Santos Lúcio Álvaro Jeanderval Santos Lisandro Gomes Relatório das apresentações do dia

Leia mais

A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes

A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes O ESTILO GÓTICO DESIGNA UMA FASE DA HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL, IDENTIFICÁVEL POR CARACTERÍSTICAS BEM ESPECÍFICAS DE CONTEXTO SOCIAL, POLÍTICO E RELIGIOSO EM CONJUGAÇÃO COM VALORES ESTÉTICOS E FILOSÓFICOS

Leia mais

Renascimento Cultural

Renascimento Cultural Renascimento Cultural Séculos XIV ao XVII Prof. Dieikson de Carvalho Renascimento Cultural Contexto histórico Transição da Idade Média para Idade Moderna. Século XIV ao XVII. Resultado do Renascimento

Leia mais

R enascimento. Prof.: André Vinícius Magalhães

R enascimento. Prof.: André Vinícius Magalhães R enascimento Prof.: André Vinícius Magalhães O que é Renascimento????? O termo Renascimento é comumente aplicado à Europa entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse

Leia mais

Antropocentrismo (do grego anthropos, "humano"; e kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do

Antropocentrismo (do grego anthropos, humano; e kentron, centro) é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do ARTE GÓTICA A Arte Gótica se desenvolveu na Europa entre os séculos XII e XV e foi uma das mais importantes da Idade Média, junto com a Arte Românica. Ela teve grande influencia do forte Teocentrismo (O

Leia mais

A Arte do Renascimento

A Arte do Renascimento A Arte do Renascimento Estas duas pinturas têm o mesmo tema mas são muito diferentes. Porquê? Nossa Senhora e Criança (Idade Média) Nossa Senhora e Criança (Renascimento) Surgiu em Itália: Séc. XV (Quattrocento)

Leia mais

O RENASCIMENTO. Profª Mariana Kaadi

O RENASCIMENTO. Profª Mariana Kaadi O RENASCIMENTO Profª Mariana Kaadi PRÉ-HISTÓRIA HISTÓRIA IDADE ANTIGA [ANTIGUIDADE] IDADE MÉDIA IDADE MODERNA PALEOLÍTICO NEOLÍTCO IDADE DOS METAIS ESCRITA MESOPOTÂMIA EGITO GRÉCIA ROMA BIZANTINO ROMÂNICO

Leia mais

TÁCIUS FERNANDES PROFESSOR. Itália berço do Renascimento

TÁCIUS FERNANDES PROFESSOR. Itália berço do Renascimento RENASCIMENTO CULTURAL XIV e XVI TÁCIUS FERNANDES PROFESSOR Itália berço do Renascimento Renascimento Antropocentrismo Racionalismo Humanismo e individualismo Em oposição à cultura feudal, o Renascimento

Leia mais

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Leia mais

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito Segunda Avaliação Estudo dirigido Capitulo 2 A arte no Egito 01 É do nosso conhecimento que a Civilização Egípcia era socialmente complexa e culturalmente muito rica, mas podemos destacar desse contexto

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÂO CIÊNCIA E TECNOLÇOGIA. Campus Santo Amaro-BA RENASCIMENTO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÂO CIÊNCIA E TECNOLÇOGIA. Campus Santo Amaro-BA RENASCIMENTO RENASCIMENTO 1 Graduandos: Lailson dos Santos Jeanderval Santos Raphael Alves Lúcio Álvaro Lisandro Gomes RENASCIMENTO 2 INTRODUÇÃO CONTEXTO HISTÓRICO: Grandes Conquistas Marítimas. Aumento do Comércio

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3 ANO ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA DA ARTE PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3 ANO ENSINO MÉDIO HISTÓRIA DA ARTE PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3 ANO ENSINO MÉDIO De tempos em tempos, o Céu nos envia alguém que não é apenas humano, mas também divino, de modo que através de seu espírito e da superioridade

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01:

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das

Leia mais

PERSPECTÓGRAFOS DE DÜRER: UM MODO DE OLHAR E ENTENDER DESENHOS EM PERSPECTIVA

PERSPECTÓGRAFOS DE DÜRER: UM MODO DE OLHAR E ENTENDER DESENHOS EM PERSPECTIVA PERSPECTÓGRAFOS DE DÜRER: UM MODO DE OLHAR E ENTENDER DESENHOS EM PERSPECTIVA Marijane Linhares mari.lgili@gmail.com William de Souza Momm williammomm@hotmail.com Vandreza Rodrigues Universidade Regional

Leia mais

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Retrato dos Reis Magos na Basílica de Santo Apolinário (Ravena, Itália, séc. VI) A principal característica

Leia mais

ESTUDO DO MEIO 9º ANO

ESTUDO DO MEIO 9º ANO COLÉGIO MARIA IMACULADA ESTUDO DO MEIO 9º ANO ESPLENDORES DO VATICANO: UMA JORNADA ATRAVÉS DA FÉ E DA ARTE Nome: Série: Objetivos Gerais: Proporcionar ao aluno contato direto com as mais importantes obras

Leia mais

Materiais necessários:

Materiais necessários: Materiais necessários: Tela 30x40; Óleo de Linhaça; Solvente para limpeza dos pincéis; Pincéis Condor: Pincel Referência 456 tamanho 24; Pincel Referência 484 tamanhos: 2 / 8 / 12 / 16/ 20; Pincel Referência

Leia mais

Filosofia dos Gregos

Filosofia dos Gregos ARQUITETURA GREGA Parte de nossa cultura e valores artísticos vem dos gregos. Vemos a arquitetura grega sob uma perspectiva especial e consequências que resultaram dos gregos. O projetista medita sobre

Leia mais

A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros.

A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros. ArtenaIdadeMédia A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros. Seu fim foi assinalado pela queda do Império Romano do Oriente em 1453,devido

Leia mais

ARTE 2º. TRIMESTRE/14

ARTE 2º. TRIMESTRE/14 ARTE 2º. TRIMESTRE/14 IDADE MÉDIA ARTE ROMÂNICA Estilo de arte e arquitetura que prevaleceu na maior parte da Europa nos séculos XI e XII, sendo o primeiro estilo a atingir maior expressão internacional;

Leia mais

TÓPICOS EM HISTÓRIA DA ARTE III ARTE NA IDADE MODERNA

TÓPICOS EM HISTÓRIA DA ARTE III ARTE NA IDADE MODERNA TÓPICOS EM HISTÓRIA DA ARTE III ARTE NA IDADE MODERNA 1. RENASCIMENTO Para alguns historiadores, a idade moderna se inicia com a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453 e termina com a Revolução

Leia mais

A fotografia como processo [Alterações no olhar] Curso de Comunicação Social 3º período Fotografia

A fotografia como processo [Alterações no olhar] Curso de Comunicação Social 3º período Fotografia A fotografia como processo [Alterações no olhar] Curso de Comunicação Social 3º período Fotografia Félix Nadar (1865) Retrato de Charles Baudelaire Professor Jorge Felz - 2007 2 A fotografia nasceu de

Leia mais

O RENASCIMENTO AULA 16 - PROF. THIAGO

O RENASCIMENTO AULA 16 - PROF. THIAGO O RENASCIMENTO AULA 16 - PROF. THIAGO Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E CULTURA DAS ARTES - 10º Ano

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E CULTURA DAS ARTES - 10º Ano CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E CULTURA DAS ARTES - º Ano Temas Aprendizagens essenciais Áreas de competências do perfil do aluno Domínios Ponderações por Domínio (referenciais) (%) Módulo

Leia mais

Prof. Hélder Pereira

Prof. Hélder Pereira Prof. Hélder Pereira Pergunta 1 Em que país da Europa surgiu o Renascimento? Itália Portugal França Pergunta 2 Em que séculos este movimento se afirmou? XIII e XIV XV e XVI XVII e XVIII Pergunta 3 Qual

Leia mais

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com efabiopablo.wordpress.com Conteúdo O humanismo e o Renascimento Cultural Marco Polo. Multimídia A arte renascentista e o mecenato A Revolução Científica #Conceito O Renascimento foi um movimento artístico,

Leia mais

O RENASCIMENTO Parte I

O RENASCIMENTO Parte I ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE II Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul O RENASCIMENTO Parte I

Leia mais

Renascimento Cultural europeu

Renascimento Cultural europeu Renascimento Cultural europeu Séculos XIV, XV e XVI PROF. TÁCIUS FERNANDES RENASCIMENTO Movimento cultural de inspiração grecoromana, decorrente das transformações ocorridas na Baixa Idade média, tendo

Leia mais

CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER

CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER Masaccio: Santíssima Trindade (1427) Sandro Botticelli: Adoração dos Magos (1482) Características gerais do Renascimento:

Leia mais

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 7 ANO PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ARLENE AZULAY CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.1

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de História - 1º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Romão N.: / /17 FEUDALISMO FORMAÇÃO DO SISTEMA FEUDO SOCIEDADE FEUDAL RENASCIMENTOCOMERCIAL

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA Como a arte desse período gira em torno da religião cristã, basicamente teremos como Contexto histórico O período da Idade Média é marcado pela difusão do cristianismo

Leia mais

O RENASCIMENTO ITALIANO CULTURA E SOCIEDADE NA ITÁLIA

O RENASCIMENTO ITALIANO CULTURA E SOCIEDADE NA ITÁLIA 1 O RENASCIMENTO ITALIANO CULTURA E SOCIEDADE NA ITÁLIA Bacharel em Psicologia, aluna do programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado. OBRA RESENHADA

Leia mais

IDADE MÉDIA ARTE GÓTICA

IDADE MÉDIA ARTE GÓTICA IDADE MÉDIA ARTE GÓTICA A partir do século XII, após as cruzadas, tem início na Europa uma economia fundamentada no comércio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para a cidade

Leia mais

Aula 23- Renascimento cultural

Aula 23- Renascimento cultural FB MED, M3, 3 ANO e ANUAL. Aula 23- Renascimento cultural DeOlhoNoEnem H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. H3 - Associar as manifestações

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 9º Ano Ensino Fundamental Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL

RENASCIMENTO CULTURAL RENASCIMENTO CULTURAL O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico ocorrido na Europa, entre os séculos XV e XVI, durante a transição da Idade Média para a

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE P2-1º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer elementos formais e recursos da linguagem visual; Compreender

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino secundário Departamento de Expressões Grupo de Artes Visuais Disciplina: HCA 10º ano Ensino Regular

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino secundário Departamento de Expressões Grupo de Artes Visuais Disciplina: HCA 10º ano Ensino Regular CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino secundário Departamento de Expressões Grupo de Artes Visuais Disciplina: HCA 10º ano Ensino Regular Domínios Domínios específicos Aprendizagens Essenciais (AE): O aluno deve

Leia mais

Renascimento, Principais Representantes e Análise de Obras

Renascimento, Principais Representantes e Análise de Obras Renascimento, Principais Representantes e Análise de Obras Pedro Tadeu Schimidt Mantovani, 32 Maio, 2013 Introdução Ao Renascimento Surgido durante os séculos XV e XVI, o Renascimento Cultural tem, como

Leia mais

Prof. Tácius Fernandes

Prof. Tácius Fernandes Prof. Tácius Fernandes Definição: movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa); Quando: entre os séculos

Leia mais

Arte Cristã Primitiva. Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1

Arte Cristã Primitiva. Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1 Arte Cristã Primitiva Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1 2 Arte Paleocristã (séc. II séc V) Desenvolveu-se dentro do Império Romano; Perseguidos pelos imperadores;

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Artes Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

Buridan. Teoria do impetus. Astronomia. Astronomia. Jean Buridan (1300-1358) 3 - A Ciência no Renascimento. História e Epistemologia da Física

Buridan. Teoria do impetus. Astronomia. Astronomia. Jean Buridan (1300-1358) 3 - A Ciência no Renascimento. História e Epistemologia da Física 3 - A Ciência no Renascimento Jean Buridan (1300-1358) História e Epistemologia da Física 12-fev-2014 www.fisica-interessante.com 1/84 12-fev-2014 www.fisica-interessante.com 2/84 Buridan sacerdote francês

Leia mais

Ano Lectivo 2012/ ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação.

Ano Lectivo 2012/ ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação. AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação HISTÓRIA Ano Lectivo 2012/2013 3 ºCiclo 8 ºAno 8.º Ano 1º Período Panorâmica geral dos séculos XII e XIII. Observação directa Diálogo

Leia mais