BORBULHAS, ESPINHAS E PONTOS NEGROS DESPARECIDOS EM COMBATE!

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BORBULHAS, ESPINHAS E PONTOS NEGROS DESPARECIDOS EM COMBATE!"

Transcrição

1 BORBULHAS, ESPINHAS E PONTOS NEGROS DESPARECIDOS EM COMBATE!

2 Borbulhas, espinhas e pontos negros desparecidos em combate! Seja adolescente ou adulto, durante o verão ou inverno, com ou sem cuidados alimentares, a acne persegue milhões de pessoas no mundo inteiro. Ainda que normalmente não seja uma patologia que condiciona gravemente a nossa saúde, a acne condiciona e muito a nossa auto-estima, e pode durar anos! E por isso devemos-lhe muito respeito e toda a nossa atenção. Neste ebook mostro-lhe tudo o que sempre quis e precisou saber sobre a acne. Dou-lhe todas as armas para lidar com a acne sem piedade. E se é pai ou mãe de um adolescente com acne, este ebook vai dar-lhe os melhores conselhos para cuidar do seu acniano. Boa sorte e mãos à obra.

3 A acne anda aí! Cuidado, a sua vez pode estar a chegar! Conheça as principais vítimas Ao longo de tantos anos de prática de medicina dermatológica, posso afirmar que de entre todos os meus pacientes, os que mais sofrem são talvez os adolescentes e jovens adultos que me consultam por um motivo apenas: A acne. A acne é um problema muito comum que está presente na vida de mais de 90% da população mundial, em diferentes fases da vida, mas que é mais comum quando se verificam alterações hormonais significativas, como acontece durante a adolescência, durante a gravidez e até durante algumas fases do ciclo menstrual. As grávidas assumem à partida que vão ver o seu corpo alterar-se de uma maneira global, durante cerca de 9 meses. O aumento hormonal característico

4 da gravidez estimula um conjunto de alterações, algumas visíveis, que podem influenciar quer o bem-estar quer a estética da mulher. Mas nem sempre estão preparadas para alterações que afectam a sua auto-estima, o que aliado à sensibilidade extra (decorrente da estimulação hormonal), pode provocar períodos depressivos, numa fase que deveria ser a mais bonita e alegre das suas vidas. Se por um lado há mulheres que gozam de uma pele mais saudável, um cabelo forte e brilhante, há outras que vêem o cabelo, as unhas, a pele do rosto e corpo sofrerem alterações negativas significativas. A acne, por exemplo, que tem uma base hormonal. Independente da zona do corpo afectada, a base é quase sempre hormonal, pelo que a estimulação hormonal própria da gravidez leva a modificações do metabolismo do folículo e da glândula sebácea anexa, alterações na composição do sebo e da flora microbiana. Esta acne é geralmente passageira, intensifica-se no 2º trimestre e atenua-se no 3º, extinguindo-se no pós-gravidez. Ainda assim, há mulheres que mantêm a acne durante muito tempo após o parto e ficam inclusivamente com marcas, cicatrizes e manchas decorrente desse surto acneico.

5 Não há adolescente, jovem adulto ou grávida que esteja a salvo. Se se enquadra em qualquer um destes três grupos de risco, prepare-se, porque a acne anda por aí. Resta saber, como melhor lidar com ela! Acne e as hormonas tudo sobre esta relação amorosa! Esperem lá E os chocolates? A acne é uma doença inflamatória das estruturas pilosebáceas do rosto e eventualmente do tronco, causada na sua maioria por alterações hormonais bruscas na sua fase de crescimento estimulando, nomeadamente, o aumento de produção de oleosidade na pele. Em condições biológicas normais, as glândulas sebáceas produzem a gordura necessária para manter a pele sadia fluindo naturalmente para o exterior, mas a desregulação hormonal característica dos adolescentes, origina uma

6 alteração da textura e um maior fluxo de sebo com a consequente dificuldade de eliminação pelos poros e a tendência para a retenção sebácea.. Nas grávidas, as alterações hormonais são também substanciais, e podem também desencadear processos inflamatórios e consequências severas da acne por acumulação de sebo nos poros. Existe, porém, no sexo feminino algum cuidado extra na procura das soluções, de forma mais precoce o que facilita o tratamento da mesma. A acumulação de sebo em conjunto com alterações da sua própria composição, formam um rolhão de queratina (proteínas da pele) obstrutor, que oxida pelo ambiente exterior, e assim aparecem os pontos negros, os pontos brancos (espinhas) e, em caso de desenvolvimento bacteriano mais acentuado, as pápulas, pústulas, nódulos e quistos.

7 Em condições normais, o sebo que se produz nas nossas glândulas sebáceas é excretado facilmente pelos poros e ajuda a pele a manter-se hidratada pelo efeito barreira que tem na mesma evitando a perda excessiva de água através desta. No entanto, por vezes os poros ficam entupidos com alteração da textura do sebo que fica mais viscoso e seco, células mortas da pele e um excesso de queratinização do próprio poro. Esta mistura é um o cocktail ideal para a proliferação bacteriana, em particular a de uma bactéria chamada propionibacterium acnes no seio do sebo. À medida que esta bactéria prolifera, causa irritação e inflamação na pele, factores que explicam porque são as lesões vermelhas e inflamadas.

8 Imediatamente o nosso corpo desencadeia uma resposta imunitária onde os glóbulos brancos chegam ao local para combater a infecção, atacando as bactérias e que, após um processo de degradação celular, constituem o pus e caracterizam as chamadas borbulhas. Basicamente há quatro vectores que modulam a acne: o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas; o aumento e algumas alterações da composição da flora microbiana; a formação de rolhões de queratina (proteína da pele) nos poros; a inflamação local das glândulas sebáceas.

9 E os chocolates? Desenganem-se os pais ou os maridos que aconselham respectivamente os filhos e as suas esposas grávidas a cortarem de vez com o chocolate ou a manteiga, porque a principal causa da acne não é a alimentação mas sim os factores hormonais que provocam a abstrução dos poros por formação de rolhões de queratina. A consequente retenção do sebo nas glândulas e proliferação bacteriana, origina o aparecimento das detestáveis borbulhas, pontos negros e espinhas. De facto, a acne não sofre grande influência externa, mas antes interna. Poderíamos pensar que uma limpeza cuidada e bi-diária consegue dar conta do recado. Assim fosse tão simples aniquilar a acne. Mas não é de todo. Claro que mesmo que não existam provas conclusivas que relacionem a acne à alimentação, a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e alimentos com baixo índice glicémico, com vitamina A e zinco, terá todos os benefícios possíveis para a saúde geral da sua pele e é altamente recomendável.

10 Acne, ou desapareces ou escondo-te por baixo da base! A acne pode ter diferentes graus de severidade, desde a de tipo retencional ligeiro até a um nível em que se verificam grandes alterações inflamatórias da área afetada. Podemos, de uma forma genérica, classificar a acne segundo 3 formas de intensidade com consequências mais ou menos lesivas para a pele: Acne ligeira Presença de alguns pontos brancos ou negros no rosto, essencialmente retencional; Acne moderada com as lesões anteriores mas ainda com reacção inflamatória com presença de algumas lesões purulentas; Acne severa Reacção inflamatória intensa com presença de pápulas, pústulas e nódulos císticos. Maquilhar as zonas inflamadas pode ser uma má decisão, que prolongará ainda mais o tempo de permanência desta patologia. É exactamente por isso que deve ler o que lhe apresento a seguir sobre a maquilhagem.

11 Prevenir o surgimento de manchas de acne é prevenir a proliferação das bactérias responsáveis, e isso significa evitar os cosméticos irritantes e comedogénicos, isto é, cuja acção pode entupir os poros da pele. Deve igualmente evitar utilizar água demasiado fria ou demasiado quente para lavar a face: água morna é o ideal. Em complemento, para a sua maquilhagem diária, siga os seguintes conselhos: Não coloque uma base demasiado densa que provoque a obstrução dos poros e a acumulação de gordura na sua pele e, se possível, recorra a bases sem óleo ou à base de água (oil-free); Evite utilizar os produtos que contenham lanolina ou miristato de isopropila, conhecidos comedogénicos; Não utilize produtos com fragrâncias, já que os químicos responsáveis por elas podem ser irritantes para peles sensíveis;

12 À noite, limpe por completo a maquilhagem para que esta não entupa os seus poros durante a noite; De manhã, antes de aplicar a maquilhagem para o novo dia, lave a cara suavemente com água morna; Lave igualmente os pincéis de maquilhagem. De outro modo podem acumular bactérias e agravar a acne; Vigie os seus produtos capilares, caso tenha surtos de acne na testa ou nas zonas em que o seu cabelo toca. Se tem pele sensível e propensa ao acne, as maquilhagens minerais e em pó compacto podem ser a melhor opção para si: não contêm parabenos, óleos, fragrâncias ou pigmentos. Deste modo são menos irritantes para a pele sensível e podem ser benéficos de igual modo para quem sofre de rosácea ou eczema. A acne vira-se e diz: Quanto mais me lavas mais eu gosto de ti. Esta doença de pele surge quando os nossos folículos ficam entupidos com matéria sebácea e células mortas, e por isso mesmo, uma correcta higiene facial é um factor crucial em qualquer tratamento eficaz da acne. Não irá livrar-se desta patologia da pele se lavar as áreas afectadas várias vezes ao dia bem pelo contrário.

13 1. Use 2 vezes por dia produtos de limpeza anti-alergénicos sem sabão, sem parabenos, e com zinco. Quanto menos irritar a sua pele com químicos mais depressa ela regenera da acne. Evite estar constantemente a lavar a pele. Lave a sua pele com o sabonete adequado ao seu tipo de pele, de modo a combater a oleosidade se tiver pele oleosa, ou mantê-la lubrificada se for seca. Preferencialmente, utilize água morna ou pouco quente, já que não só a temperatura dilui mais facilmente a gordura da pele, mas contribui para a abertura dos poros, levando a uma limpeza

14 mais profunda, eliminando os óleos que de outro modo entupiriam os poros, gerando borbulhas; 2. Use exfoliantes naturais uma a duas vezes por semana. Evitando no rosto as áreas junto aos olhos e aos lábios; Os exfoliantes actuam na remoção dos rolhões de queratina e libertam os poros promovendo a livre saída e drenagem do sebo produzido, evitando a sua infecção secundária. 3. Não esfregue o rosto ou qualquer outra parte do corpo com a toalha. A secagem da pele deve ser feita pressionando suavemente e repetidamente a toalha, sem a arrastar. Qualquer movimento de aplicação de cremes, sabonetes ou secagem da pele deve ser feita sempre em movimentos circulares; Tendo a acne uma faceta de infecção, é fácil perceber a consequência de esfregar a toalha nas zonas afectadas. Facilmente uma borbulha rebenta com a fricção e infecta as zonas circundantes;

15 4. Aplique após a lavagem das zonas afectadas, uma loção sem álcool, sem perfume, anti-alergénica que refresque a pele e a prepare para receber um creme hidratante adequado; 5. Escolha um creme hidratante para peles mistas. Raramente vejo nos meus pacientes uma pele totalmente seca ou gordurosa. Normalmente é gordurosa na chamada Zona T (testa, nariz e queixo) e seca ou normal nas maçãs do rosto e pescoço; 6. Mude a fronha da sua almofada 2x por semana. Por mais absurda que esta dica lhe possa parecer, repare no quão pouco controle tem durante o sono sobre os movimentos do seu rosto na almofada. Repare que o sebo deixado no tecido da mesma pode facilitar a permanência das bactérias implicadas neste processo em contacto com a pele; 7. Mantendo a mesma linha de pensamento, mude a sua toalha de rosto regularmente. O melhor truque que lhe posso dar é optar por comprar as chamadas toalhas de mão, que são de fácil lavagem e secagem após cada utilização. Não use consequentemente a toalha de rosto no corpo ou vice-versa. Não partilhe com ninguém a sua toalha de rosto; 8. Finalmente, o poder irritativo do sol deve ser evitado através da utilização de cosméticos com factor de protecção solar moderado (SPF 30).

16 Espremer ou não espremer eis a questão! Enquanto médico, há algo que gosto de frisar em cada consulta, por vezes mais do que uma vez durante a mesma consulta, e aproveito para fazê-lo aqui. A acne é uma patologia que gera inflamação/ infecção e como tal, ao estarmos a traumatizar as lesões podemos desencadear reacções inflamatórias mais violentas. É por isso que aconselho veementemente todos os meus pacientes, sem excepção, de se inibirem de coçar ou espremer de forma compulsiva os seus pontos negros bem como borbulhas com pus. Não só podem aumentar o

17 processo inflamatório como aumentam a probabilidade de deixar cicatrizes residuais na pele. A drenagem destas lesões pode, e deve, ser feita com recurso a técnicas que impeçam o contacto do conteúdo das mesmas com a derme sob pena de, como referi anteriormente, potenciarmos grandemente os aspectos inflamatórios. A saber, as consequências de coçar e espremer borbulhas e pontos negros são: desenvolvimento de cicatrizes permanentes, algumas mais profundas que outras aparecimento de manchas aparecimento de feridas degradação do colagénio da pele bem como da sua elasticidade OK tenho acne, mas não vou ficar marcado(a) para todo o sempre vou? Se a acne nos persegue principalmente durante a adolescência, as marcas de acne podem durar a vida toda. Tratar as marcas nem sempre é fácil, exigindo intervenções profundas, mas com a medicina a caminhar a passos largos em direcção a técnicas pouco invasivas, têm-se vindo a difundir as técnicas que criam microferimentos na pele para promoverem a produção de colagénio.

18 Eliminação das marcas de acne: o tradicional e o novo Para compreendermos melhor como funcionam os microferimentos no tratamento das marcas de acne, devemos começar por considerar como os tratamentos geralmente funcionam. Tradicionalmente, os tratamentos para marcas de acne e cicatrizes funcionam por ablação, ou seja, pela abrasão das camadas superiores da pele, nivelando-a e eliminando as cicatrizes pela eliminação das diferenças de volume. Dermabrasão, peelings ou laser são as três alternativas de ablação, sendo que as duas últimas são particularmente refinadas.

19 Ajustável em comprimento de onda, intensidade e tempo de pulso, o laser pode ser calibrado para destruir apenas células ou componentes celulares específicos, ou a determinada profundidade, intervencionando o estritamente necessário e poupando o nosso organismo a maiores agressões. No entanto, mais recentemente a comunidade médica compreendeu que é possível fazer intervenções mais limitadas em agressividade e em área de acção, permitindo ao nosso corpo tratar ele próprio da área não intervencionada. As duas técnicas de ponta neste princípio de acção são o laser fraccionado e o micro-agulhamento cutâneo (micro-needling). Os microferimentos no tratamento das cicatrizes de acne Laser fraccionado O laser fraccionado recebe esse nome pelo facto do feixe não incidir sobre a totalidade da área a tratar, mas sobre pontos numa grelha, criando microferimentos que o nosso corpo tentará reparar. Se tradicionalmente toda a grelha seria desbastada pelo laser, hoje em dia compreendemos que quando criamos esse pontilhado, o corpo tenta reparar cada microperfuração e a sua acção leva inevitavelmente à renovação dos tecidos adjacentes sem ser necessário gastar tempo e recursos a desbastá-los, assim como se conseguem tempos de recuperação consideravelmente menores.

20 Tipicamente, entre 100 e 200 micropontos por centímetro quadrado são feitos a cada sessão de laser fraccionado. Como a sua aplicação não se resume apenas ao tratamento de cicatrizes de acne e ajuda a eliminar efeitos da exposição solar excessiva, rugas e flacidez, os resultados podem demorar algumas semanas ou meses, mas são visíveis e notórios, com poucos efeitos secundários e um curto tempo de recuperação. O microagulhamento (micro-needling) O sistema de microagulhas consiste num objecto algo semelhante a um cilindro que se encontra revestido com agulhas de espessura extremamente reduzida, e que fazem microperfurações na pele tratada (Dermapen ). O objectivo não é desbastar a camada superior da pele ao contrário do que acontece com o laser, mas utilizar as microperfurações como microcanais através dos quais princípios activos e peptídeos podem penetrar mais facilmente na pele para induzirem a produção de colagénio. No entanto, a própria penetração das agulhas na pele irá romper as fibras de colagénio danificadas, promovendo a criação de novas fibras numa orientação mais adequada para uma pele de melhor textura, mais tonificada e saudável. O microagulhamento é uma técnica que já é conhecida dos médicos dermatologistas há alguns anos e tem vindo a comprovar a sua eficácia em inúmeros ensaios clínicos. Todavia, além de aumentar a capacidade do nosso corpo para absorver nutrientes e agentes revitalizantes dos tecidos cutâneos,

21 os sistemas mais recentes prometem também recorrer a radiofrequência para aquecer os tecidos, promovendo desse modo a formação de colagénio. As sessões de microagulhamento para tratar marcas de acne podem ser bastante curtas, e a fase de perfuração é ainda mais curta, pois é possível fazer várias centenas de perfurações minúsculas em apenas alguns minutos, graças ao sistema de rolamentos cuja densidade de agulhas permitiria fazer em menos de dez minutos mais perfurações do que o número de poros que possuímos em toda a face.

22 Através do laser fraccionado e do microagulhamento, mesmo as marcas de acne mais profundas podem ser eficazmente combatidas com agressividade mínima. As suas potencialidades estendem-se no entanto a muitos outros campos do rejuvenescimento facial e remoção de cicatrizes. Era uma vez uma borbulha vencida em combate! Ter espinhas e borbulhas purulentas na cara não é sinal de descuido ou preguiça na higiene pessoal. Também não está associada a chocolates ou banhos de sol, a acne é causada pela acção da testosterona e androgénios que promovem alterações na produção de sebo e da função da unidade pilosebácea, principalmente na pele do rosto. Apesar do turbilhão hormonal da juventude, não é missão impossível manter uma pele saudável e prevenir o pior. Se as borbulhas já se instalaram, o tratamento da acne passará pela utilização de produtos destinados ao seu combate. Os princípios de tratamento baseiam-se em várias premissas das quais salientaria o tipo de acne em questão, a sua gravidade, a afectação psicológica que gera, o tipo de pele, o sexo, a idade, os antecedentes e o tipo de recursos económicos do paciente.

23 A acne ligeira ou moderada pode ser tratada com recurso a medicamentos tópicos, como cremes, loções, exfoliantes ou diversos tipos de gel, tópicos tradicionalmente adaptados a peles oleosas e não-oclusivos (oil-free). O recurso a cosméticos de camuflagem também é frequente para combater a acne moderada, nomeadamente porque estes produtos foram concebidos para minimizar a aparência das lesões e controlar a oleosidade cutânea. Nos casos de acne grave, os cosméticos e os cremes não conseguem, por si só, controlar a acne. Neste tipo de acne, é necessário recorrer a outros métodos, como os antibióticos, que ajudam a controlar sobretudo a vertente inflamatória da acne e podem ser tópicos ou orais. Na acne moderada a grave, assim como em formas particulares, como seja a acne escoriada ou cicatricial, o recurso a retinoides (derivados da

24 vitamina A ácida retinol) é imperativo para o controlo do quadro clínico e, sobretudo, para evitar o efeito ricochete das outras terapêuticas que consiste no reagravamento das lesões após suspensão do tratamento. Em formas muito inflamatórias podem ser realizados ciclos curtos de corticoterapia oral no início do tratamento para desinflamar mais rapidamente as lesões. Os tratamentos hormonais são também muito utilizados para combater a acne agressiva, particularmente na mulher, através do recurso a contraceptivos orais, assim com algumas moléculas de actividade anti-androgénica. Muito frequentemente, deve ser feita uma abordagem inicial através do desbloqueio dos poros para drenagem livre do material sebáceo retido, o que é conseguido através da abertura das lesões com Laser de CO2 superpulsado seguida da aplicação de uma solução de ácido salicílico a 30% (Salipeel ). Assim se consegue, não só o desbloqueio dos ditos poros, como também a redução da espessura da camada córnea (a mais superficial e impermeável da epiderme) por forma a facilitar a penetração dos princípios activos a colocar localmente depois.

25 A fototerapia ou terapia da luz é outro dos tratamentos recorrentes. Controlada de forma electrónica, este método de exposição à luz promove a oxigenação das glândulas sebáceas, responsáveis pela produção excessiva de sebo. Com recurso a uma luz de elevada potência, a fototerapia elimina as bactérias que são a componente mais importante da acne inflamatória. O laser pulsado de contraste (PDL) actua de forma profunda na pele, ao nível das glândulas sebáceas, e vai provocar a diminuição da sua actividade, através do aquecimento, constituindo assim outro método eficaz para combater a acne agressiva. Vai ainda reduzir a produção de sebo e estimular a cicatrização e regeneração da pele.

26 Outros métodos estão disponíveis, como as manipulações locais (drenagens, infiltrações intra-lesionais, ), peelings variados conforme estamos a tratar lesões activas ou cicatriciais, ou uso de terapêutica por laser de CO2 fraccionado (essencialmente numa fase de correcção das cicatrizes). E assim termino dizendo bye bye Acne foi um (des)prazer!

- CURSO DE MAQUIAGEM -

- CURSO DE MAQUIAGEM - - CURSO DE MAQUIAGEM - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). A PELE CONHECENDO

Leia mais

Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay

Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay O que é Acne? Acne é uma condição da pele que ocorre quando os pelos ficam obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias

Leia mais

Acne. Como Podemos Tratar em Parceria

Acne. Como Podemos Tratar em Parceria Acne Como Podemos Tratar em Parceria Ademir Júnior - Médico Fabiana Padovez Esteticista Espaço de Medicina e Saúde Dr Ademir Júnior Universidade Anhembi Morumbi Acne Nome popular: Cravos e Espinhas Doença

Leia mais

Sistema de Cuidados da Pele com Tendência à Acne Mary Kay

Sistema de Cuidados da Pele com Tendência à Acne Mary Kay Sistema de Cuidados da Pele com Tendência à Acne Mary Kay Quais são as causas da acne? Pele Sadia Pele com Acne Os poros obstruídos retêm oleosidade Como a pele continua produzindo óleo, a obstrução cresce

Leia mais

Relatório Especial de Milagre Para A Acne

Relatório Especial de Milagre Para A Acne www.milagreparaaacne.com 1 A Acne: Chega de Mentiras Relatório Especial de Milagre Para A Acne www.milagreparaaacne.com 2 Existem pessoas que, durante toda sua vida, nunca sofrem de acne, enquanto outras

Leia mais

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado.

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. Histórico A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. A pele bronzeada tornou-se moda, sinal de status e saúde. Histórico

Leia mais

As Assaduras das fraldas

As Assaduras das fraldas HALIBUT As Assaduras das fraldas O que são as assaduras das fraldas? É uma erupção inflamatória da pele que está em contacto com a fralda. Portanto, aparece predominantemente nas virilhas, na parte interior

Leia mais

Prática Nutrição Externa

Prática Nutrição Externa Prática Nutrição Externa Demonstração prática de uso dos produtos de nutrição externa e seus efeitos imediatos. Como a pele é o maior órgão do corpo os produtos são recomendados tanto para homens quanto

Leia mais

Acesse: http://spacestarmodas.com.br/segredo/maquiagem

Acesse: http://spacestarmodas.com.br/segredo/maquiagem http://www.spacestarmodas.com.br 12 Super Dicas Para Hidratar Os Cabelos Aqui vai o Titulo do Capitulo #1 Enganam-se quem acha que só é possível ter cabelos sempre hidratados indo ao salão. Hoje em dia

Leia mais

Workshop de Conhecimentos sobre Pele

Workshop de Conhecimentos sobre Pele Workshop de Conhecimentos sobre Pele Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como funciona a pele. Características de cada tipo de pele. Como classificar

Leia mais

newsletter IFD fevereiro 2012 prazer conforto Informação Técnica para Profissionais de Saúde SANINTER GRUPO INSTITUTO DE FORMAÇÃO DERMOCOSMÉTICA

newsletter IFD fevereiro 2012 prazer conforto Informação Técnica para Profissionais de Saúde SANINTER GRUPO INSTITUTO DE FORMAÇÃO DERMOCOSMÉTICA newsletter fevereiro 2012 conforto prazer Informação Técnica para Profissionais de Saúde IFD SANINTER GRUPO INSTITUTO DE FORMAÇÃO DERMOCOSMÉTICA A PELE DO BEBÉ A pele do bebé e em especial do recém-nascido

Leia mais

A acne é uma complicação da pele oleosa que afeta os folículos pilo sebáceos e os fatores envolvidos no aparecimento e na evolução são:

A acne é uma complicação da pele oleosa que afeta os folículos pilo sebáceos e os fatores envolvidos no aparecimento e na evolução são: Acne Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em 2009, acne é o problema dermatológico mais comum na população brasileira, afetando 56,4% das pessoas, além de ser o motivo

Leia mais

DESCUBRA O PODER DO ALOÉ

DESCUBRA O PODER DO ALOÉ DESCUBRA O PODER DO ALOÉ O que é a Coleção de Aloé Vera? A Coleção de Aloé Vera consiste em produtos de alta qualidade com fórmulas delicadas, criada com base em aloé certificado, que dá um amplo cuidado

Leia mais

abscessos interconectados e cicatrizes.

abscessos interconectados e cicatrizes. Tabela 1. Tipologia da acne e suas características clinicas TIPO DE ACNE CARACTERÍSTICA Acne Vulgar ou Juvenil Forma mais comum da acne, de elevada prevalência na adolescência (85%) acomete ambos os sexos.

Leia mais

Email pt@500cosmeti cs.com. Telefone +351 211143921

Email pt@500cosmeti cs.com. Telefone +351 211143921 Email pt@500cosmeti cs.com Telefone +351 211143921 U- DER MA Dispositivo anti-espinhas pela luz LED azul U-Derma é um dispositivo eletrônico portátil para o tratamento específico de espinhas e impurezas.

Leia mais

GUIA DOS CUIDADOS DA PELE 2007

GUIA DOS CUIDADOS DA PELE 2007 GUIA DOS CUIDADOS DA PELE 2007 1. Rotina Diária É necessário determinar o tipo de pele antes de escolher os produtos para a rotina diária. Siga essa rotina, de manhã e à noite, para ter uma pele bonita

Leia mais

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções:

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: CUIDADOS COM A PELE A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: Regular a temperatura do nosso corpo; Perceber os estímulos dolorosos e agradáveis; Impedir a entrada

Leia mais

TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA. Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos

TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA. Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos A etnia confere características herdadas que devem ser valorizadas na indicação de procedimentos e tratamentos e na avaliação de

Leia mais

Tratamentos de Rosto 1. Limpeza de Pele 1 Benefícios: Duração: Preço: 2. Limpeza de Pele 2 Duração: Preço:

Tratamentos de Rosto 1. Limpeza de Pele 1 Benefícios: Duração: Preço: 2. Limpeza de Pele 2 Duração: Preço: Tratamentos de Rosto 1. Limpeza de Pele para rosto e pescoço com extracção manual de impurezas com vapor. 2. Limpeza de Pele para rosto e pescoço com aplicação de mousse. 3. Limpeza de Pele com peeling

Leia mais

Cravos e espinhas podem originar um sério quadro de acne se não forem tratados adequadamente. Neste ebook, você encontrará alguns segredos que vão te

Cravos e espinhas podem originar um sério quadro de acne se não forem tratados adequadamente. Neste ebook, você encontrará alguns segredos que vão te Cravos e espinhas podem originar um sério quadro de acne se não forem tratados adequadamente. Neste ebook, você encontrará alguns segredos que vão te ajudar a entender um pouco mais sobre o problema e

Leia mais

Campanha de prevenção do cancro da pele

Campanha de prevenção do cancro da pele Campanha de prevenção do cancro da pele Use o protetor solar adequado. Proteja-se com chapéu e óculos de sol. Evite a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00. www.cm-loures.pt facebook.com/municipiodeloures

Leia mais

higiene & cuidado Peles oleosas e de tendência acneica

higiene & cuidado Peles oleosas e de tendência acneica higiene & cuidado Peles oleosas e de tendência acneica L a b oratoires D ermatologi q ues A - D e r m a AF ADM Folder 3ºCiclo2014.indd 4 7/28/14 5:40:45 PM A ACne Uma patologia que atinge 80% dos adolescentes

Leia mais

Falando sobre o 10/6/2010

Falando sobre o 10/6/2010 Falando sobre o C 1 Cosméticos: Tudo que muda a aparência 2 Skin Care Conhecimentos básicosb 3 O que é Skin Care? É uma categoria formada por produtos, de alta tecnologia, destinados ao tratamento da pele;

Leia mais

TÓNICOS GEL DE LIMPEZA DESMAQUILHANTE

TÓNICOS GEL DE LIMPEZA DESMAQUILHANTE facial line DESMAQUILHANTE GEL DE LIMPEZA TÓNICOS SILKWATER solução líquida em duas fases, permite limpar em profundidade qualquer resto de maquilhagem nos olhos e lábios, mesmo quando resistente à água,

Leia mais

Gomagem e Esfoliação. Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Corporal I Profª. Mayara L. Vareschi

Gomagem e Esfoliação. Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Corporal I Profª. Mayara L. Vareschi Gomagem e Esfoliação Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Corporal I Profª. Mayara L. Vareschi Membrana que recobre toda a superfície corpórea Maior órgão do corpo humano (2m² e 4kg) Resistente e flexível

Leia mais

REVISAGE 3D Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera

REVISAGE 3D Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera REVISAGE 3D Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera Revisage3D Você verá nesta aula: Definição Envelhecimento; Sistema Tegumentar; Alterações Envelhecimento; Revisage 3D; Indicações e Contra-Indicações;

Leia mais

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS O NOSSO CORPO É CONSTITUÍDO NA MAIOR PARTE POR ÁGUA A ÁGUA É O PRINCIPAL CONSTITUINTE DO ORGANISMO, É ESSENCIAL PARA A VIDA E TEM

Leia mais

BARRAL. Uma marca com mais de 170 anos de história

BARRAL. Uma marca com mais de 170 anos de história BARRAL Uma marca com mais de 170 anos de história A história de Barral já conta com mais de 170 anos e remonta ao ano de 1835, data em que os irmãos Barral, prestigiados Professores da Escola Médica, fundaram

Leia mais

Quando a investigação se inspira nos tesouros do oceano

Quando a investigação se inspira nos tesouros do oceano GAMA SOLAR Quando a investigação se inspira nos tesouros do oceano Quando a investigação se inspira nos tesouros do oceano A nova geração de protectores solares Filtro 100% mineral: pó de pigmento muito

Leia mais

cuidado profissional para a pele adulta

cuidado profissional para a pele adulta NATURALMENTE CIÊNCIA cuidado profissional para a pele adulta extracto centelha asiática óleo de prímula extracto de ambiaty óleo de alecrim óleo de groselha preta aloé vera PREVENÇÃO E PROTECÇÃO O CUIDADO

Leia mais

Peeling Diamante. Auxiliando no rejuvenescimento e na limpeza de pele

Peeling Diamante. Auxiliando no rejuvenescimento e na limpeza de pele Auxiliando no rejuvenescimento e na limpeza de pele Promove o rejuvenescimento da pele Atenua rugas e linhas finas Eficaz no tratamento de estrias Altamente indicado no tratamento de cicatrizes de acne

Leia mais

Acnase Creme Enxofre 2% Peróxido de Benzoíla 5%

Acnase Creme Enxofre 2% Peróxido de Benzoíla 5% Acnase Creme Enxofre 2% Peróxido de Benzoíla 5% Creme: apresentado em bisnagas com 25 g. USO TÓPICO. USO ADULTO E EM PACIENTES ACIMA DE 12 ANOS. Cada g de creme contém: Peróxido de Benzoíla... 50 mg Enxofre...

Leia mais

2- Causas A Acne é causada por alteração em 4 fatores principais

2- Causas A Acne é causada por alteração em 4 fatores principais ACNE Autor: Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto Mestre e Doutor em Cirurgia Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas Professor do Curso de Pós-Graduação em Medicina Estética da Universidade

Leia mais

i-cleanser MANUAL DO USUÁRIO www.basall.com.br

i-cleanser MANUAL DO USUÁRIO www.basall.com.br i-cleanser MANUAL DO USUÁRIO www.basall.com.br Obrigado por adquirir um produto Basall Leia este manual com atenção antes do uso e guarde-o de forma adequada para futuras consultas. Índice Introdução Introdução

Leia mais

D E R M A T I T E S HISTÓRIA

D E R M A T I T E S HISTÓRIA D E R M A T I T E S As dermatoses ocupacionais, conhecidas como dermatites de contato, manifestam-se através de alterações da pele e decorrem direta ou indiretamente de certas atividades profissionais.

Leia mais

Cellagon Felice www.olabemestar.eu

Cellagon Felice www.olabemestar.eu A minha beleza é Felice. Cellagon Felice Unhas robustas e bonitas! Cabelo forte e brilhante! Pele saudável e flexível! Tecidos firmes......quem não deseja tal coisa para si próprio? A condição básica para

Leia mais

Clarifique Dermo Radiance

Clarifique Dermo Radiance Clareia e uniformiza o tom da pele Minimiza manchas Ilumina o rosto Protege Hidrata e nutre Treinamento Clareamento 100% seguro Resultados comprovados em 14 dias Clarifique Dermo Radiance é pura paixão

Leia mais

Cuidar da região do pescoço evita o envelhecimento precoce Seg, 24 de Junho de 2013 17:52 - Última atualização Ter, 25 de Junho de 2013 11:46

Cuidar da região do pescoço evita o envelhecimento precoce Seg, 24 de Junho de 2013 17:52 - Última atualização Ter, 25 de Junho de 2013 11:46 Se nós, mulheres, cuidássemos do pescoço com a mesma disciplina que dedicamos ao rosto, essa área seria menos vulnerável aos danos do tempo e à falta de cuidados diários. "De fato, é uma região quase sempre

Leia mais

REDE NACIONAL DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS

REDE NACIONAL DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS REDE NACIONAL DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS Orientações de Abordagem em Cuidados Continuados Integrados ÚLCERAS DE PRESSÃO PREVENÇÃO Outubro 2007 1 INDICE p. 0 Introdução 2 1 Definição de Úlceras

Leia mais

Guia Prático de Maquilhagem

Guia Prático de Maquilhagem Inês Franco Guia Prático de Maquilhagem Dicas e truques para aprender a maquilhar-se em todas as ocasiões Prefácio de Cristina Ferreira Índice Prefácio..............................11 Introdução...........................

Leia mais

TRATAMENTOS ESTÉTICOS Professora: Debora Siqueira

TRATAMENTOS ESTÉTICOS Professora: Debora Siqueira MASSAGEM MODELADORA Indicadas para modelar o corpo e reduzir medidas; além de ser importante no combate contra a celulite; TRATAMENTOS ESTÉTICOS Professora: Debora Siqueira MASSAGEM MODELADORA Esta técnica,

Leia mais

Recomendações a doentes para evitar Fotodermatite

Recomendações a doentes para evitar Fotodermatite Recomendações a doentes para evitar Fotodermatite 1. Contra-indicação Antes de prescrever produtos tópicos contendo cetoprofeno, reveja o diagrama no Anexo-1 com o doente. Os produtos contendo cetoprofeno

Leia mais

PRODUTOS CESAM HIDROLACT

PRODUTOS CESAM HIDROLACT CATÁLOGO CESAM PRODUTOS CESAM HIDROLACT TUDO O QUE A SUA PELE PRECISA EMOLIENTE 500ML HIDRATAÇÃO E PROTEÇÃO HIDROLACT EMOLIENTE 500 ML PELE SECA, SENSÍVEL, DESCAMATIVA E COM TENDÊNCIA À ATOPIA. EMULSÃO

Leia mais

VASENOL CREME GORDO. Guia de Campanha. sempre a cuidar de si

VASENOL CREME GORDO. Guia de Campanha. sempre a cuidar de si VASENOL CREME GORDO Guia de Campanha sempre a cuidar de si 1. 2. 3. 4. VASENOL 04. O que é Vasenol? O CREME GORDO 06. A proposta Vasenol A CAMPANHA 10. Fase 1 Oferta e Experimentação 11. Fase 2 Difusão

Leia mais

NANOMATERNITY QUAIS SÃO OS ATIVOS?

NANOMATERNITY QUAIS SÃO OS ATIVOS? NANOMATERNITY QUAIS SÃO OS ATIVOS? Ø Nanomaternity care Óleo de Amêndoas Doce Óleo de Semente de Uva Óleo de Linhaça Vitamina E Ø Colágeno Hidrolisado Ø Plantec Olive Active Ø Óleo de Rosa Mosqueta Ø Manteiga

Leia mais

Gel Hidratante para o Rosto

Gel Hidratante para o Rosto Gel Hidratante para o Rosto Qual é o efeito do Gel Hidratante para o Rosto? O Gel Hidratante lava e limpa de forma cuidada e com sucesso a pele do rosto, pescoço e decote enquanto que a sua a excecional

Leia mais

Use, demostre e venda

Use, demostre e venda Use, demostre e venda Esse material foi criado para você fazer demonstração e venda de produtos onde quer que você esteja! Esses momentos de demonstração são chamados de ENCONTROS DE BELEZA. Essa é a hora

Leia mais

COSMEDIS gama de produtos para pele envelhecida e sujeita a stress

COSMEDIS gama de produtos para pele envelhecida e sujeita a stress COSMEDIS gama de produtos para pele envelhecida e sujeita a stress Alterações e problemas cutâneos nos idosos reduzida hidratação da pele perda de elasticidade redução do tecido adiposo redução de actividade

Leia mais

Escolhendo a Base Para peles oleosas, o indicado é escolher uma base que seja oil free, ou seja livre de óleo. Para peles secas ou mistas, a base

Escolhendo a Base Para peles oleosas, o indicado é escolher uma base que seja oil free, ou seja livre de óleo. Para peles secas ou mistas, a base Preparação da Pele Mas afinal, a pele deve ser preparada antes ou depois de fazer a maquiagem nos olhos? Isto irá depender de pessoa para pessoa, de maquiador para maquiador. Muitos preferem começar a

Leia mais

Trabalho elaborado por: 5/29/2007 USF Valongo. Enf. Anabela Queirós

Trabalho elaborado por: 5/29/2007 USF Valongo. Enf. Anabela Queirós Trabalho elaborado por: Enf. Anabela Queirós O que é a diabetes? Uma doença que dura toda vida Provocada pela ausência ou perda de eficácia da insulina; Provoca a subida de açúcar no sangue A diabetes

Leia mais

-10/11/2009. Nosso cartão de visita A PELE. Epiderme. Derme. Hipoderme

-10/11/2009. Nosso cartão de visita A PELE. Epiderme. Derme. Hipoderme ROSTO Nosso cartão de visita A PELE Epiderme Derme Hipoderme -1 Sem vascularização EPIDERME Várias camadas (última: morta) Renova: 14-30 dias DERME Elasticidade, resistência, flexibilidade e hidratação

Leia mais

SINAIS DA PELE TUDO O QUE SEMPRE QUIS SABER

SINAIS DA PELE TUDO O QUE SEMPRE QUIS SABER SINAIS DA PELE TUDO O QUE SEMPRE QUIS SABER Estrutura deste E-book SINAIS DE ALARME? REMOVA ESSA PREOCUPAÇÃO 2 SINAIS PERIGOSOS ATENÇÃO! 3 QUE TIPO DE SINAIS É PRECISO VIGIAR COM MAIS ATENÇÃO? 3 QUAIS

Leia mais

PLANO TOTAL. Um Plano de Trabalho Diário significa que Trabalhamos Todos os Dias!

PLANO TOTAL. Um Plano de Trabalho Diário significa que Trabalhamos Todos os Dias! PLANO TOTAL PLANO TOTAL Um Plano de Trabalho Diário significa que Trabalhamos Todos os Dias! PLANO TOTAL OBJECTIVO DO PLANO TOTAL Planear o trabalho/agenda Obter Referências Vender Produtos e criar uma

Leia mais

LUZ INTENSA PULSADA FOTOREJUVENESCIMENTO. Princípios Básicos - P arte II. Dra Dolores Gonzalez Fabra

LUZ INTENSA PULSADA FOTOREJUVENESCIMENTO. Princípios Básicos - P arte II. Dra Dolores Gonzalez Fabra LUZ INTENSA PULSADA Princípios Básicos - P arte II FOTOREJUVENESCIMENTO Dra Dolores Gonzalez Fabra O Que é Fotorejuvescimento? Procedimento não ablativo e não invasivo. Trata simultaneamente hiperpigmentações,

Leia mais

Termos Técnicos Ácidos Classe de substâncias que têm ph igual ou maior que 1 e menor que 7. Exemplo: sumo do limão. Átomos Todos os materiais são formados por pequenas partículas. Estas partículas chamam-se

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA O DOENTE PORQUE É IMPORTANTE A HIGIENE PALPEBRAL EM CASO DE DISFUNÇÃO DAS GLÂNDULAS DE MEIBOMIUS?

INFORMAÇÃO PARA O DOENTE PORQUE É IMPORTANTE A HIGIENE PALPEBRAL EM CASO DE DISFUNÇÃO DAS GLÂNDULAS DE MEIBOMIUS? INFORMAÇÃO PARA O DOENTE PORQUE É IMPORTANTE A HIGIENE PALPEBRAL EM CASO DE DISFUNÇÃO DAS GLÂNDULAS DE MEIBOMIUS? ÍNDICE PERGUNTAS E RESPOSTAS O QUE É A DGM?...3 O QUE SÃO AS LÁGRIMAS?.....................................................................................4

Leia mais

Produtos de beleza e higiene para homens por até 30 reais

Produtos de beleza e higiene para homens por até 30 reais Data: 07/07/2015 Cliente: PAULA BELLOTTI Endereço: http://vejario.abril.com.br/ Site: VEJA RIO ONLINE Assunto: PRODUTOS PARA HOMENS Produtos de beleza e higiene para homens por até 30 reais Pós-barba,

Leia mais

Tratamento com Bandagens e Cosméticos

Tratamento com Bandagens e Cosméticos Tratamento com Bandagens e Cosméticos Argilaterapia A argila é uma terra especial que absorve os princípios vitais do sol, da água e do ar, constituindo-se em um poderoso agente de recuperação física.

Leia mais

Cosméticos com. Argila Branca. Manganês: ação específica na formação do colágeno. Anti-infeccioso, cicatrizante, antialérgico.

Cosméticos com. Argila Branca. Manganês: ação específica na formação do colágeno. Anti-infeccioso, cicatrizante, antialérgico. Cosméticos com Argila Branca Utilizando como base de seus produtos a argila branca, a Clay Beleza da Terra preocupa-se com o bem estar de sua pele e inova em sua nova linha de cosméticos, trazendo para

Leia mais

Adapel. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Gel 1 mg/g

Adapel. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Gel 1 mg/g Adapel Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Gel 1 mg/g ADAPEL adapaleno APRESENTAÇÃO Gel de 1 mg/g: embalagem com 20 g. USO DERMATOLÓGICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS COMPOSIÇÃO Cada grama de

Leia mais

Academia de Produtos. Módulo I

Academia de Produtos. Módulo I Academia de Produtos Módulo I Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como classificar diferentes tipo de pele. O que causa o envelhecimento da pele. Cinco

Leia mais

TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes. Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares

TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes. Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares Tensão superficial Força existente na superfície de líquidos em repouso. Fortes

Leia mais

APROVADO EM 05-12-2007 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO. ZOVIRAX 50 mg/g Creme Aciclovir

APROVADO EM 05-12-2007 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO. ZOVIRAX 50 mg/g Creme Aciclovir FOLHETO INFORMATIVO ZOVIRAX 50 mg/g Creme Aciclovir Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita médica. No entanto é necessário

Leia mais

Os cuidados com. A sua pele

Os cuidados com. A sua pele Os cuidados com A sua pele Supervisão editorial: Dr. Gilberto Ururahy UNIDADE BOTAFOGO Rua Lauro Müller, 116-34º Andar Torre Rio Sul CEP 22290-160 Botafogo Rio de Janeiro RJ Tel.: (21) 2546.3000 UNIDADE

Leia mais

DOSSIER INFORMATIVO ANTIOXIDANTES

DOSSIER INFORMATIVO ANTIOXIDANTES DOSSIER INFORMATIVO ANTIOXIDANTES JUNHO 2011 O PAPEL DOS ANTIOXIDANTES O estilo de vida actual, associado aos maus hábitos alimentares, leva à necessidade da suplementação com vitaminas e minerais antioxidantes

Leia mais

Introdução à cosmetologia. Prof. Msc. Mayara Peron Pereira

Introdução à cosmetologia. Prof. Msc. Mayara Peron Pereira Introdução à cosmetologia Prof. Msc. Mayara Peron Pereira Cosmetologia Conceitos e definições Ciência que serve de suporte à fabricação de produtos voltados à arte do cuidado e melhoria das condições estéticas

Leia mais

A Beleza que vem da floresta.

A Beleza que vem da floresta. A Beleza que vem da floresta. Bem estar, saúde e sustentabilidade. A Empresa ECO FRIENDLY Fabricante de cosméticos naturais e orgânicos. Utiliza o conceito Eco-Friendly - Amigos do meio ambiente. Possui

Leia mais

VASENOL NOVO CREME GORDO

VASENOL NOVO CREME GORDO VASENOL NOVO CREME GORDO Guia de Campanha para uma pele extraordinária 1. 2. 3. 4. VASENOL 04. O que é Vasenol? O NOVO CREME GORDO 06. A proposta Vasenol A CAMPANHA 10. Fase 1 Oferta e Experimentação 11.

Leia mais

Introdução. O objectivo desta apresentação:

Introdução. O objectivo desta apresentação: Prevenção da Gripe A Introdução O objectivo desta apresentação: Consiste num conjunto de medidas e acções que deverão ser aplicadas oportunamente, de modo, articulado, em cada fase da evolução da pandemia.

Leia mais

A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR

A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR INTRODUÇÃO Zeferina Alexandra Trizotti da Silva Talita de Oliveira da Silva A acne é uma das alterações cutâneas mais comuns, sua

Leia mais

APOSTILA TÈCNICA 18 K

APOSTILA TÈCNICA 18 K 1 APOSTILA TÈCNICA 18 K Colori preziosi A ESTRUTURA DO CABELO O cabelo é composto de três partes: Cutícula, Córtex e Medula. Os principais componentes da fibra capilar são proteínas (Queratina), lipídios,

Leia mais

Acompanha a sua pele na gravidez

Acompanha a sua pele na gravidez Acompanha a sua pele na gravidez Estou grávida e mudei! Durante a gravidez muitas são as alterações que decorrem no corpo da mulher, algumas visíveis aos olhos de todos mas outras apenas sentidas pela

Leia mais

CURSO PRATICO PARA DESINTOXICAR O SEU CORPO

CURSO PRATICO PARA DESINTOXICAR O SEU CORPO CURSO PRATICO PARA DESINTOXICAR O SEU CORPO Com Facilidade E Rapidez Em Casa em 10 Práticos Módulos Traduzido Por Luís Filipe Gregório Aviso Legal: - O autor e editor deste ecurso bem como os materiais

Leia mais

Acne da Adolescência Origem e Como Tratar

Acne da Adolescência Origem e Como Tratar Acne da Adolescência Origem e Como Tratar Os adolescentes passam por várias transformações, no corpo, na voz e no temperamento; e para complicar essa fase difícil, pode ser que apareçam as temíveis acnes.

Leia mais

Quais os danos que o verão pode provocar nos cabelos?

Quais os danos que o verão pode provocar nos cabelos? A maioria das brasileiras aproveita o verão para curtir o sol e o calor ao ar livre.. E na hora de aproveitar o verão, não se deve, nunca, dispensar o uso do chapéu e do filtro solar, pois eles protegem

Leia mais

Processamento do Iogurte Gordo Sólido

Processamento do Iogurte Gordo Sólido Escola Superior Agrária De Coimbra Processamento Geral dos Alimentos Processamento do Iogurte Gordo Sólido Trabalho realizado por: Pedro Sá nº20603025 Ana Oliveira nº 20603030 Lénia Belas nº 20603031 Elisabete

Leia mais

Limpeza e tratamento de capotas

Limpeza e tratamento de capotas Limpeza e tratamento de capotas A seguir apresento mais um tutorial passo a passo, desta vez é explicado como limpar e tratar (condicionamento) convenientemente a capotas dos descapotáveis. Este tutorial

Leia mais

Dica: O visitador pode acompanhar a manipulação dos produtos, bem como sua aditivação com os ativos para melhor entendimento desta forma cosmética.

Dica: O visitador pode acompanhar a manipulação dos produtos, bem como sua aditivação com os ativos para melhor entendimento desta forma cosmética. Acne e Hidratação. Objetivo da Escolha do Tema A hidratação da pele é de fundamental importância para a manutenção dos mecanismos fisiológicos e bioquímicos da pele como os mecanismos celulares de proteção

Leia mais

O quanto você se conhece? O quanto você se cuida? Encontre aqui informações úteis e descomplicadas.

O quanto você se conhece? O quanto você se cuida? Encontre aqui informações úteis e descomplicadas. O quanto você se conhece? O quanto você se cuida? Encontre aqui informações úteis e descomplicadas. O bem-estar da mulher começa com autoconhecimento, que se conduz em equilíbrio e se traduz em saúde.

Leia mais

Coleção Hello Honey DOCE SEGREDO DE BELEZA BOM SABER

Coleção Hello Honey DOCE SEGREDO DE BELEZA BOM SABER DOCE SEGREDO DE BELEZA O que é a Coleção Hello Honey? Hello Honey são ingredientes de alta qualidade destinados ao cuidado do corpo. Esta linha única foi inspirada pelo mel e as suas propriedades benéfias

Leia mais

VITACID ACNE. Theraskin Farmacêutica Ltda. Gel. fosfato de clindamicina 12mg e tretinoína 0,25mg

VITACID ACNE. Theraskin Farmacêutica Ltda. Gel. fosfato de clindamicina 12mg e tretinoína 0,25mg VITACID ACNE Theraskin Farmacêutica Ltda. Gel fosfato de clindamicina 12mg e tretinoína 0,25mg Vitacid Acne fosfato de clindamicina e tretinoína USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS FORMA

Leia mais

Radioterapia no Cancro do Pulmão

Radioterapia no Cancro do Pulmão Editado em: Novembro de 2006 Apoio: Radioterapia no Cancro do Pulmão Comissão de Pneumologia Oncológica Sociedade Portuguesa de Pneumologia ÍNDICE A Comissão de Pneumologia Oncológica agradece ao autor

Leia mais

REGENERA O CABELO COM KERADINE-COMPLEX

REGENERA O CABELO COM KERADINE-COMPLEX REGENERA O CABELO O CABELO RECONQUISTA CORPO E PLENITUDE BRILHO E SUAVIDADE, DESLIZANDO NA SUA MÃO COMO SEDA Keratelisir é reforçada por: KERADINE-COMPLEX Uma combinação preciosa de QUERATINA + KERADYN

Leia mais

NATURAL-PROTEINAS-PLANTAS-EXTRATOS

NATURAL-PROTEINAS-PLANTAS-EXTRATOS NATURAL-PROTEINAS-PLANTAS-EXTRATOS Nº1 Shampoo cabelos normais Shampoo especialmente formulado para limpeza diária dos cabelos e manter o seu nível de hidratação. Nº2 Shampoo cabelos oleosos / finos Shampoo

Leia mais

Naturessima Cosmética 100% Natural. 10 Tratamentos Caseiros NATURAIS, NÃO-TÓXICOS E ACESSÍVEIS PARA O ROSTO, CORPO E CABELO

Naturessima Cosmética 100% Natural. 10 Tratamentos Caseiros NATURAIS, NÃO-TÓXICOS E ACESSÍVEIS PARA O ROSTO, CORPO E CABELO Naturessima Cosmética 100% Natural 10 Tratamentos Caseiros NATURAIS, NÃO-TÓXICOS E ACESSÍVEIS PARA O ROSTO, CORPO E CABELO I N T R O D U Ç Ã O O N O S S O C O R P O É O N O S S O T E M P L O diz na Bíblia.

Leia mais

DEPRESSÃO CONHECENDO SEU INIMIGO

DEPRESSÃO CONHECENDO SEU INIMIGO DEPRESSÃO CONHECENDO SEU INIMIGO E- BOOK GRATUITO Olá amigo (a), A depressão é um tema bem complexo, mas que vêm sendo melhor esclarecido à cada dia sobre seu tratamento e alívio. Quase todos os dias novas

Leia mais

Nossos produtos são livres de: Utilizado para espessar shampoos e sabonetes. Danificam os fios dos cabelos. Sal

Nossos produtos são livres de: Utilizado para espessar shampoos e sabonetes. Danificam os fios dos cabelos. Sal www.arvensis.com.br Experiências naturalmente transformadoras A ARVENSIS inspirou-se em várias culturas ao redor do mundo e desenvolveu produtos naturais enriquecidos com ativos orgânicos exóticos com

Leia mais

Perigo: as brotoejas podem coçar, causando incômodo ao bebê e, por serem uma irritação, tornam-se foco de infecções.

Perigo: as brotoejas podem coçar, causando incômodo ao bebê e, por serem uma irritação, tornam-se foco de infecções. Trate os problemas de pele mais comuns em bebês Pais devem ficam atentos a descamações, manchas e brotoejas Se existe uma característica comum a todos os bebês saudáveis, só pode ser a pele macia e sedosa,

Leia mais

HIGIENE DO MANIPULADOR DE ALIMENTOS

HIGIENE DO MANIPULADOR DE ALIMENTOS DE ALIMENTOS 2. HIGIENE DO MANIPULADOR O principal responsável dos casos de intoxicação é quase sempre o Homem. As intoxicações alimentares são causadas, quase sempre, por não se seguir as boas práticas

Leia mais

Fibro Edema Gelóide. Tecido Tegumentar. Epiderme. Epiderme. Fisiopatologia do FibroEdema Gelóide

Fibro Edema Gelóide. Tecido Tegumentar. Epiderme. Epiderme. Fisiopatologia do FibroEdema Gelóide Lipodistrofia Ginóide Estria Discromia Distúrbios inestéticos O termo "celulite" foi primeiro usado na década de 1920, para descrever uma alteração estética da superfície cutânea (ROSSI & VERGNANINI, 2000)

Leia mais

APLICAÇÃO DE LASERS NA MEDICINA

APLICAÇÃO DE LASERS NA MEDICINA APLICAÇÃO DE LASERS NA MEDICINA Questões associadas à aplicação dos lasers na Medicina Princípios Físicos e aspectos técnicos do equipamento Interacção da luz laser com os tecidos: fotocoagulação, fotovaporização,

Leia mais

Betacariofileno: é um germicida natural obtido do óleo essencial da Copaifera officinalis, sendo excelente para prevenção de infecções e inflamações.

Betacariofileno: é um germicida natural obtido do óleo essencial da Copaifera officinalis, sendo excelente para prevenção de infecções e inflamações. TRIPLE A SYSTEM TRIPLO NO COMBATE CONTRA A ACNE Redução de 30% dos comedões e de 65% da oleosidade Aprovado por mais de 85% dos pacientes TRIPLE A SYSTEM é um sistema triplo no combate à acne, formado

Leia mais

KIT BÁSICO CUIDADO, LEVEZA E LUCRO É importante Limpar/Hidratar a pele 2X ao dia (manhã e noite), para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira. LIMPEZA

Leia mais

factos e mitos ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS

factos e mitos ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS factos e mitos ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS FACTO: Os estudos disponíveis não permitem concluir que o consumo de bebidas refrescantes não alcoólicas (independentemente

Leia mais

Iberostar Bahia. Sensação SPA

Iberostar Bahia. Sensação SPA Iberostar Bahia A vida deve ser vivida com alegria. Para consegui-lo, foram elaborados alguns tratamentos inspirados nas propriedades benéficas d água e das algas marinas no cultivo da beleza e da saúde.

Leia mais

tratamento estético quente da beleza! Por Cibele Carbone

tratamento estético quente da beleza! Por Cibele Carbone O quente Por Cibele Carbone da beleza! Atire o primeiro pote de creme quem nunca pensou em abandonar as sessões de massagem e de outros tratamentos no inverno. Mas para você não passar frio e colocar em

Leia mais

Informação para o paciente

Informação para o paciente Informação para o paciente Viramune - nevirapina 18355 BI Viramune brochure POR_V2.indd 1 14-12-11 14:19 Introdução Viramune é um medicamento para o tratamento do HIV. Este prospecto contém informação

Leia mais

RUGAS E FLACIDEZ APRENDA A REGENERAR A SUA PELE

RUGAS E FLACIDEZ APRENDA A REGENERAR A SUA PELE RUGAS E FLACIDEZ APRENDA A REGENERAR A SUA PELE Estrutura deste E-book RUGAS E IDADE: UMA RELAÇÃO LINEAR? 3 CUIDADO COM A EXPOSIÇÃO SOLAR 3 RUGAS: SINAIS ESTÉTICOS DO ENVELHECIMENTO 5 CONHEÇA OS FACTORES

Leia mais

MICROBIOTA OU FLORA NORMAL DO CORPO HUMANO

MICROBIOTA OU FLORA NORMAL DO CORPO HUMANO MICROBIOTA OU FLORA NORMAL DO CORPO HUMANO Disciplina: Microbiia e Parasitia Patrícia de Lima Martins INTRODUÇÃO O que é Microbiota? MICROBIOTA São os microrganismos (bactérias, fungos, vírus e protozoários)

Leia mais