PLANO DE ACTIVIDADES 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE ACTIVIDADES 2017"

Transcrição

1 PLANO DE ACTIVIDADES 2017 A Associação portuguesa Contra a Leucemia submete à apreciação dos seus Associados reunidos em Assembleia Geral, dia 9 de Dezembro de 2016, o Plano de Actividades para o exercício de Este plano visa prosseguir com a missão a que a Associação se propôs aquando da sua fundação em Janeiro de 2002, de uma forma mais activa e mais diversificada, e reforçar a credibilidade do trabalho realizado como Instituição de referência na luta contra a Leucemia e outras doenças do foro hemato oncológico em Portugal, tendo em conta a actual conjuntura económica e as necessidades dos doentes. Todos os investimentos deverão ser feitos com rigor e total transparência na aplicação de fundos angariados. 1. Objectivos para 2017 no âmbito da actividade central da APCL: 1.1. BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO e outro tipo de na área da INVESTIGAÇÃO A APCL tem como objectivo conseguir financiamento para atribuir mais uma Bolsa de investigação Científica na área da hemato oncologia. Adicionalmente, continuará a atuar como elemento facilitador de ensaios clínicos, vinda de palestrantes estrangeiros e outras atividades para as quais possa ser contactada por especialistas de hematologia dos diversos hospitais, mantendo sempre uma postura de colaboração, com o conhecimento e aprovação do Conselho de Administração APOIO SOCIAL A APCL tem como objectivo reforçar o investimento no apoio social para As Bolsas Sociais são atribuídas a doentes e/ou familiares carenciados sempre mediante solicitação dos Assistentes Sociais dos Serviços onde o doente é seguido. Pretendemos que o Programa de apoio Social da APCL seja conhecido pelos Serviços Sociais das Unidades Hospitalares com Hematologia fora da grande Lisboa e continuaremos a desenvolver esforços no sentido de reforçar a divulgação nacional do programa para que mais doentes possam vir a beneficiar deste apoio CASA DE ACOLHIMENTO A APCL, tem vindo a notar uma crescente necessidade de apoio a famílias com carências económicas com necessidade de se deslocar dos locais onde vivem para se submeter a um transplante de medula óssea (ou para acompanhar um familiar nessas circunstâncias). Assim, considerámos para nós projeto prioritário criar a primeira Casa de Acolhimento, batizada em 2014 como Casa Porto Seguro, destinada a doentes e familiares de doentes a transplantar. Durante o período de tratamentos e isolamento necessário à recuperação, o doente e/ou o familiar poderão permanecer na CASA da APCL, onde encontrarão o seu espaço próprio (ajudando a recriar um ambiente familiar mais propicio à recuperação e

2 descanso) e em simultâneo a possibilidade de convívio e partilha de experiencias pessoas e tarefas caseiras com outras famílias nas mesmas circunstâncias. Para pôr em pratica um projeto desta envergadura necessitamos acima de tudo de parceiros dispostos a assumir este compromisso connosco. Para começar necessitamos de um espaço para a residência, que idealmente deveria ser próximo dos Hospitais IPO e Santa Maria em Lisboa, que posteriormente deverá ser adaptado aos requisitos da Casa Porto Seguro. Embora encontrar este espaço continue a revelarse uma tarefa muito difícil, toda a Administração e a Direção Executiva da APCL se encontram altamente empenhadas na concretização do projeto INFORMAÇÃO AOS DOENTES A APCL tem como objectivo continuar a contribuir para o aumento da literacia do doente hemato oncológico em Portugal, melhorando a qualidade e a quantidade da informação disponibilizada aos doentes, familiares e cuidadores. Assim, para além do reforço e actualização da informação do website, pretendemos continuar a organizar sessões de esclarecimento orientadas por um hematologista, sobre temas relevantes para o doente hemato oncológico, dentro das várias áreas terapêuticas onde atuamos. Pretendemos também produzir materiais didáticos adequados ao perfil do doente, tendo em atenção as variações em função das faixas etárias e tipo de patologia. Todos este materiais deverão ser feitos com a incorporação de doentes nos grupos de trabalho para que a perspectiva do doente seja sempre valorizada. 2. Outros objectivos: 2.1. ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS Evento de Awareness para o Dia Internacional do Linfoma (15/09) Evento de Awareness para o Dia Internacional da Leucemia Mieloide Crónica (22/09) Ateliers e wokshops temáticos para doentes Continuação da organização de workshops de maquilhagem para doentes com sequelas cutâneas pós tratamentos de quimioterapia ou de radioterapia e/ou da doença do enxerto contra o hospedeiro, em parceria com uma marca de dermocosmética de referência Corrida Cascais Guincho Grupo Onyria A Corrida por uma Ca(U)sa será a terceira edição de um evento proposto pelo grupo hoteleiro Onyria e que conta com o apoio da APCL. A actividade surgiu em 2014 como demonstração colectiva de apoio e solidariedade por parte dos colaboradores deste hotel ao colega Rafael que sofria de Leucemia Mieloblástica Aguda e repetiuse durante os ano de 2015 e O Objectivo das verbas angariadas destinamse exclusivamente ao projeto Casa Porto Seguro.

3 Outros Eventos de solidariedade com o objectivo de fundraising Organização de outros eventos de solidariedade de carácter ainda não determinado, que poderão passar por um evento musical ou lúdico ou por um jantar de angariação de fundos. Nestes eventos prevemos contar com a presença das figuras publicas que apoiam a Associação e com a divulgação nos media Congressos médicos em Portugal Presença na reunião da Sociedade Portuguesa de Hematologia e mais algum evento que se entenda ser importante a presença da APCL Relações Internacionais As relações internacionais com congéneres dentro das várias áreas de actividade da APCL têm permitido visibilidade internacional para a Associação, aprendizagem e partilha de conhecimentos e experiências e possibilidade de participação em eventos e networking à escala mundial. Para 2017 estão previstas as seguintes participações nesta área: Participação em reuniões que envolvam outras Associações de doentes, redes e coligações internacionais na área da hemato oncologia e atividades de Patient Advocay e networking com congéneres e com potenciais patrocinadores. As principais reuniões identificadas à data como importantes para este propósito são: CML Horizons 2017; EHA 2017; Partners for Progress, uma inicitiva da Celgene internacional, Lymphoma Coalition Global Summit, reunião AGM Myeloma Patients Europe, eventualmente ASH e alguma outra reunião que possa surgir Participação em eventos à escala internacional, normalmente apresentados e propostos nas reuniões referidas no ponto anterior, dentro das várias doenças do foro hemato oncológico, nomeadamente World CML International Day, International Lymphoma day, international Child Leukemia awareness week, International Myeloma Day, International MDS Awareness day e outros que surjam entretanto Participação em Advisory Boards na área de Patient Advocacy, normalmente com outras congéneres e em regime de prestação de serviços à empresa detentora da iniciativa. 3. Meios para obter receitas: 3.1. IRS CONSIGNADO A divulgação contínua e o apelo à colocação do NIF da APCL para consignação do IRS tem sido uma fonte importante de receitas. Este anos prevemos uma forte campanha de apelo a consignação do IRS com divulgação na rede de muppies das Câmaras a nível nacional e nas televisões. O mote da campanha é Contra a Leucemia assino de cruz e foi desenvolvida com o apoio da Bio farmacêutica Celgene.

4 3.2. CAMPANHA PONTO t (MEO) Manter e continuar a dinamizar o protocolo Ponto T com a MEO (possibilidade de troca de pontos acumulados em chamadas efectuadas através da rede MEO por donativos a favor da APCL, entre outras instituições sem fins lucrativos). Face à nova dinâmica do mercado das telecomunicações, esta fonte de receitas está em franca diminuição INICIATIVAS DE PARTICULARES Tem vindo a aumentar a organização de eventos que surgem por iniciativa de indivíduos ou grupos privados, com organização autónoma, que requerem a nossa participação e divulgação e cujas receitas revertem para a APCL. Este tipos de eventos é identificado como uma área de angariação de fundos com bastante potencial e é fortemente incentivado pela equipa Executiva da APCL SÓCIOS Vão surgindo esporadicamente pessoas que pretendem associarse à nossa causa, por motivos normalmente pessoais. Excepto nestes casos, é complicado recrutar novos apoiantes entre a sociedade civil. Assim, nesta área o nosso objectivo é recuperar antigos sócios que deixaram de pagar quotas e fidelizar os atualmente existentes. Para 2017 iremos pois investir particularmente na utilização do site como ferramenta de angariação de novos sócios e recuperação de antigos, com o apoio da Bolsa de cidadania que ganhamos no concurso da Roche Farmacêutica durante o anos de 2016 e com um projeto informático desenvolvido pela Ergostek EVENTOS O ponto 2.3 destinouse à organização de eventos. Dos eventos já mencionados, alguns têm como principal objectivo exatamente a angariação de fundos, nomeadamente os eventos referenciados nos pontos , respectivamente Corrida por uma ca(u)sa e o Evento de solidariedade, ainda indefinido Corrida por uma ca(u)sa Evento de solidariedade Parceria RTP PT APCL Este evento, realizado pela primeira vez em 2014 e repetido em 2015 foi um enorme sucesso quer em termos de receitas angariadas num curto espaço de tempo (cerca de 3 horas), quer em termos de divulgação do trabalho da Associação e reforço dos prestigio e confiança na APCL, intercalando a partilha de casos de vida acompanhados por nós, com informação científica e com momentos de lazer proporcionados pelas figuras publicas que apadrinham a nossa causa.

5 3.7. PARCERIAS E PROTOCOLOS As parcerias e protocolos com empresas credíveis são fundamentais para a APCL. Para o ano de 2017 temos a decorrer ou projetadas a seguintes parceiras: Renovar o Protocolo de atribuição de uma Bolsa científica patrocinado por uma empresa, que poderá, como contrapartida, nomear a Bolsa; Manutenção do protocolo com a MEO, através da campanha ponto t que permite a troca de pontos MEO a favor de instituições de solidariedade; Manutenção do protocolo com a fundação PT que permite a existência permanente de uma linha de valor acrescentado, a divulgar via Facebook e site da APCL, em que cada chamada efectuada contribui com 0,48 euros a favor da APCL; Manutenção do protocolo com os CTT, Correios de Portugal, através da atribuição de um plafond de portes de correio; Outros protocolos que permitam reforçar o nosso investimento na área da formação cientifica e da informação ao doente; Outros protocolos, para benefício dos Sócios da APCL e/ou dos doentes.

PLANO DE ACTIVIDADES 2018

PLANO DE ACTIVIDADES 2018 PLANO DE ACTIVIDADES 2018 A Associação portuguesa Contra a Leucemia submete à apreciação dos seus Associados reunidos em Assembleia Geral, dia 30 de Outubro de 2017, o Plano de Actividades para o exercício

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2019

PLANO DE ACTIVIDADES 2019 PLANO DE ACTIVIDADES 2019 A Associação Portuguesa Contra a Leucemia submete à apreciação dos seus Associados reunidos em Assembleia Geral, dia 29 de Novembro às 17:30, o Plano de Actividades para o exercício

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2016. 1. Objectivos para 2016 no âmbito da actividade central da APCL:

PLANO DE ACTIVIDADES 2016. 1. Objectivos para 2016 no âmbito da actividade central da APCL: PLANO DE ACTIVIDADES 2016 A Associação portuguesa Contra a Leucemia submete à apreciação dos seus Associados reunidos em Assembleia Geral, dia 10 de Novembro de 2015, o Plano de Actividades para o exercício

Leia mais

Apoio Social. Formação Avançada

Apoio Social. Formação Avançada RELATÓRIO DE GESTÃO 2015 O ano de 2015 correu de acordo com o esperado, e a maioria dos objectivos estabelecidos no plano de actividades aprovado foram cumpridos. A actividade de 2015 visou a prossecução

Leia mais

VETERINÁRIOS SEM FRONTEIRAS PORTUGAL PLANO DE ACTIVIDADES 2018

VETERINÁRIOS SEM FRONTEIRAS PORTUGAL PLANO DE ACTIVIDADES 2018 1 VETERINÁRIOS SEM FRONTEIRAS PORTUGAL PLANO DE ACTIVIDADES 2018 O Plano de Atividades para 2018 que a Direcção propõe para os VSF Portugal tem por objetivo viabilizar a ação externa de apoio e para isso

Leia mais

3ª Edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo abre Candidaturas no dia 1 de fevereiro

3ª Edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo abre Candidaturas no dia 1 de fevereiro Um quarto dos doentes com mieloma múltiplo morre um ano após o diagnóstico 3ª Edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo abre Candidaturas no dia 1 de fevereiro A Associação Portuguesa Contra

Leia mais

PROPOSTA PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2019

PROPOSTA PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2019 PROPOSTA PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2019 Preparado para: Assembleia Geral de Associados 30 de novembro de 2018 1 MENSAGEM DA DIREÇÃO Estamos a meio do mandato enquanto responsáveis pela orientação

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES DE 2011 CAPÍTULO I MISSÃO, VISÃO E VALORES

PLANO DE ACTIVIDADES DE 2011 CAPÍTULO I MISSÃO, VISÃO E VALORES PLANO DE ACTIVIDADES DE 2011 NOTA INTRODUTÓRIA O presente Plano de Actividades pretende dar cumprimento ao disposto no art.º 31º dos Estatutos do Centro da Mãe Associação de Solidariedade Social. Este

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EM CANCRO PARA 2016

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EM CANCRO PARA 2016 PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EM CANCRO PARA 2016 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1.Missão A ASPIC, Associação Portuguesa de Investigação em Cancro, tem como objectivo

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2009

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2009 PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2009 2 ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 II. OBJECTIVOS DA ENCONTRAR+SE III. PLANO DE ACTIVIDADES 4 3.1. FORMAÇÃO 4 3.1.1. Mestrado em Reabilitação Psicossocial Especialidade em

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES

PLANO DE ACTIVIDADES 2017-2018 PLANO DE ACTIVIDADES Índice Índice... 2 OBJETIVOS... 3 I Crescimento da CCILJ... 3 II Fortalecimento da Marca CCLIJ... 3 III Comunicação e imagem... 3 ACTIVIDADES A DESENVOLVER... 4 I Crescimento

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DA ELO SOCIAL PARA O ANO DE 2018

PLANO DE ATIVIDADES DA ELO SOCIAL PARA O ANO DE 2018 PLANO DE ATIVIDADES DA ELO SOCIAL PARA O ANO DE 2018 Sempre como principal objetivo um melhor atendimento para que cada pessoa com deficiência na Elo Social possa desenvolver o seu projeto de Qualidade

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO 2019 PACIA PORTALEGRE ASSOCIADA CONTRA A INSUFICIÊNCIA ALIMENTAR / BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME DE PORTALEGRE

PLANO DE ACÇÃO 2019 PACIA PORTALEGRE ASSOCIADA CONTRA A INSUFICIÊNCIA ALIMENTAR / BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME DE PORTALEGRE DA PACIA PORTALEGRE ASSOCIADA CONTRA A INSUFICIÊNCIA ALIMENTAR / BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME DE PORTALEGRE Instituição Particular de Solidariedade Social, registo nº 57/2007 Rua 1º de Maio, nº 43 7300-205

Leia mais

Relatório de atividades

Relatório de atividades Relatório de atividades 2017 INTRODUÇÃO 1.1. Histórico A Ajudaris é uma associação particular de carácter social e humanitário de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome,

Leia mais

Plano de Atividades e Orçamento 2019

Plano de Atividades e Orçamento 2019 Plano de Atividades e Orçamento 2019 Aprovado pela Direção, em reunião de 22/02/2019 P la Direção Fevereiro - 2019 Os Objetivos que nos propomos concretizar em 2019, e as atividades que os suportam, são:

Leia mais

Plano de actividades e Orçamento para 2011

Plano de actividades e Orçamento para 2011 Plano de actividades e Orçamento para 2011 Sumário Actualização da quota Acções estratégicas Plano de actividades para 2011 Receitas previsionais Aplicação das receitas Donativos (não orçamentados) Actualização

Leia mais

DOSSIER DE INFORMAÇÃO INSTITUCIONAL APCL. A APCL Missão e Visão Organização Projetos da APCL Leucemia Dados e Factos

DOSSIER DE INFORMAÇÃO INSTITUCIONAL APCL. A APCL Missão e Visão Organização Projetos da APCL Leucemia Dados e Factos DOSSIER DE INFORMAÇÃO INSTITUCIONAL APCL A APCL Missão e Visão Organização Projetos da APCL Leucemia Dados e Factos SETEMBRO 2017 1 A APCL A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) foi fundada em

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2011 PONTA DELGADA MARÇO 2011

PLANO DE ACTIVIDADES 2011 PONTA DELGADA MARÇO 2011 PLANO DE ACTIVIDADES 2011 PONTA DELGADA MARÇO 2011 BAD. Delegação Regional dos Açores. Plano de Actividades - 2011 Página 1 SUMÁRIO 0. NOTA INTRODUTÓRIA 1. OBJECTIVOS 2. ACTIVIDADES PREVISTAS 2.1. PARTICIPAÇÃO

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Bibliotecas Escolares

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Bibliotecas Escolares grupamento de Escolas de Eugénio de Castro ibliotecas Escolares Professoras bibliotecárias: Paula Fidalgo e Maria João Olaio Plano de acção 2009- Página 0 grupamento de Escolas de Eugénio de Castro ibliotecas

Leia mais

Relatório e Contas 2010

Relatório  e Contas 2010 Relatório e Contas 2010 Durante o ano de 2010 e na sequência do Plano de Actividades apresentado pelo Secretariado Regional para este período, foram implementadas várias iniciativas que ao longo do ano

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2008

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2008 PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2008 2 ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 II. PLANO DE ACTIVIDADES 4 2.1. FORMAÇÃO 4 2.1.1. Mestrado em Reabilitação Psicossocial Especialidade em Perturbação Mental 4 2.1.2.Publicação

Leia mais

Introdução A principal missão estatutária da LAHSA é a humanização hospitalar - No ano de 2018 manteremos e ampliaremos a nossa actividade.

Introdução A principal missão estatutária da LAHSA é a humanização hospitalar - No ano de 2018 manteremos e ampliaremos a nossa actividade. Plano de Actividades 2018 Introdução A principal missão estatutária da LAHSA é a humanização hospitalar - No ano de 2018 manteremos e ampliaremos a nossa actividade. PLANO PROPOSTO 1.O Voluntariado O Voluntariado

Leia mais

CENTRO DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES SANTO TIRSO FUNDADO EM 1928 INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA

CENTRO DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES SANTO TIRSO FUNDADO EM 1928 INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA O presente Programa de Ação e o Orçamento para o ano de 2017 que a Direção vai submeter ao superior critério da Assembleia Geral desta instituição, tem como pressuposto a consolidação do trabalho desenvolvido

Leia mais

LISTA CANDIDATA À ASSOCIAÇÃO DE ANTIGOS ALUNOS DA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA

LISTA CANDIDATA À ASSOCIAÇÃO DE ANTIGOS ALUNOS DA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA LISTA CANDIDATA À ASSOCIAÇÃO DE ANTIGOS ALUNOS DA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA No âmbito das eleições marcadas para dia 28 de Junho de 2018 para eleição dos titulares dos órgãos da Associação de Antigos

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2012

Programa BIP/ZIP 2012 Programa BIP/ZIP 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 100 Fórum Empresarial de marvila - Fase 2 Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060

Leia mais

Relatório de Actividades e Contas previsionais para 2019

Relatório de Actividades e Contas previsionais para 2019 1 Aveiro, 14 de Novembro de 2018 Senhores Associados: Nos termos da alínea c), do nº 2 do artº27, dos estatutos do Banco Alimentar Contra a Fome/Aveiro, a Direcção vem apresentar aos seus associados o

Leia mais

Câmara de Comércio e Indústria Luso-Japonesa. Plano de Actividades

Câmara de Comércio e Indústria Luso-Japonesa. Plano de Actividades Câmara de Comércio e Indústria Luso-Japonesa Plano de Actividades 2019 Indíce OBJECTIVOS... 3 ACTIVIDADES A DESENVOLVER... 4 I Crescimento da CCILJ... 4 1. Angariação de Novos Associados... 4 2. Regularização

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES & ORÇAMENTO CERCI BRAGA COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO PARA CIDADÃOS MAIS INCLUÍDOS

PLANO DE ATIVIDADES & ORÇAMENTO CERCI BRAGA COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO PARA CIDADÃOS MAIS INCLUÍDOS PLANO DE ATIVIDADES & ORÇAMENTO 2018 CERCI BRAGA COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO PARA CIDADÃOS MAIS INCLUÍDOS ÍNDICE I. Introdução 3 II. A CERCI Braga [Missão, Visão e Valores]. 4 III. Enquadramento

Leia mais

Relatório e Contas 2015

Relatório  e Contas 2015 Relatório e Contas 2015 Durante o ano de 2015 e na sequência do Plano de Actividades apresentado pelo Secretariado Regional para este período, a Delegação desenvolveu várias iniciativas que ao longo do

Leia mais

RELATÓRIO de CONTAS 2014 MARÇO 2015 Relatório de gestão do exercício de 2014 O Relatório de Gestão e Contas de 2014 é da responsabilidade da Direção Nacional da LPN. Fazem parte deste Relatório e Contas

Leia mais

PLANO de ACTIVIDADES e ORÇAMENTO

PLANO de ACTIVIDADES e ORÇAMENTO PLANO de ACTIIDADES e ORÇAMENTO 2011 Introdução Órgão Sociais Orientações 2011 2013 Plano Actividades 2011 Orçamento Cronograma Introdução O presente Plano de Actividades tem por objectivo sistematizar

Leia mais

PROGRAMA ELEITORAL LISTA A

PROGRAMA ELEITORAL LISTA A PROGRAMA ELEITORAL 2011-2012 LISTA A ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. RELAÇÕES COM OUTROS ORGANISMOS 3. FORMAÇÃO 4. JANTARES-DEBATES E CONFERÊNCIAS 5. ANGARIAÇÃO E RETENÇÃO DE ASSOCIADOS 2 1. INTRODUÇÃO A Lista

Leia mais

LISTA CANDIDATA ÀS ELEIÇÕES PARA OS CORPOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GEÓGRAFOS BIÉNIO

LISTA CANDIDATA ÀS ELEIÇÕES PARA OS CORPOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GEÓGRAFOS BIÉNIO LISTA CANDIDATA ÀS ELEIÇÕES PARA OS CORPOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GEÓGRAFOS BIÉNIO 2010-2012 LISTA A - Geografia: reforçar a competência, o dinamismo e a inovação Assembleia Geral Presidente

Leia mais

Promoção e Valorização do Desenvolvimento Infantil e. da Saúde Mental

Promoção e Valorização do Desenvolvimento Infantil e. da Saúde Mental 0 Promoção e Valorização do Desenvolvimento Infantil e da Saúde Mental Índice: Novo Triénio Caminho Percorrido em 2018 Orçamento para 2019 Conclusões P.A.O. 2019 1 Novo Triénio - Enquadramento A Fundação

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EM CANCRO PARA 2017

PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EM CANCRO PARA 2017 PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EM CANCRO PARA 2017 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1.Missão A ASPIC, Associação Portuguesa de Investigação em Cancro, tem como objetivo

Leia mais

A Vida é a nossa maior inspiração

A Vida é a nossa maior inspiração PLANO ACTIVIDADES & ORÇAMENTO 2017 A Vida é a nossa maior inspiração O ano de 2017 será um ano de crescimento. A partir de Janeiro de 2017, a Vida Norte alargará a sua intervenção para o concelho de Braga.

Leia mais

Plano de ação/atividades

Plano de ação/atividades Plano de ação/atividades "Comecemos por fazer o que é necessário; depois o que é possível e de repente estamos a fazer o impossível" São Francisco de Assis Preâmbulo Este plano de ação/atividades pretende

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2014

Programa BIP/ZIP 2014 Programa BIP/ZIP 2014 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 115 Transformar abandono em sustentável Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060

Leia mais

Resumo do relatório de auto-avaliação da biblioteca escolar 2009/2010. A. Apoio ao desenvolvimento curricular

Resumo do relatório de auto-avaliação da biblioteca escolar 2009/2010. A. Apoio ao desenvolvimento curricular Resumo do relatório de auto-avaliação da biblioteca escolar 2009/2010 A. Apoio ao desenvolvimento curricular A.1 Articulação curricular da BE com as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica

Leia mais

Programa Marvila, Freguesia Solidária. Regulamento

Programa Marvila, Freguesia Solidária. Regulamento Programa Marvila, Freguesia Solidária Regulamento Artigo 1º Preâmbulo No âmbito das novas competências das Juntas de Freguesia de Lisboa atribuídas de acordo com a Lei 56/2012 de 08 de novembro, mais especificamente

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sensibilização e divulgação Intervenção precoce Integração profissional e social dos jovens e adultos com SA

INTRODUÇÃO. Sensibilização e divulgação Intervenção precoce Integração profissional e social dos jovens e adultos com SA Plano de Actividades 2011 INTRODUÇÃO O presente Plano de Actividades para 2011 surge no momento em que a APSA Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, comemora 7 anos de actividade. O trabalho que

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2012

Programa BIP/ZIP 2012 Programa BIP/ZIP 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 097 Start Up Me Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21

Leia mais

Relatório e Contas 2011

Relatório  e Contas 2011 Relatório e Contas 2011 Durante o ano de 2011 e na sequência do Plano de Actividades apresentado pelo Secretariado Regional para este período, foram implementadas várias iniciativas que ao longo do ano

Leia mais

M.110 v2. Plano de Atividades e Orçamento

M.110 v2. Plano de Atividades e Orçamento Plano de Atividades e Orçamento 01-01-2016 Conteúdo 1. Nota Introdutória... 3 2. Enquadramento Institucional... 5 3. Prioridades Estratégicas... 5 4. Novos Projetos... 7 5. Eventos... 7 6. Atividades Socioculturais...

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2017

PLANO DE ATIVIDADES 2017 PLANO DE ATIVIDADES 2017 PE1 Reforçar a participação ativa na discussão, implementação e avaliação de planos, políticas e legislação ambientais, promovendo a partilha de informação e conhecimento com os

Leia mais

NOVEMBRO DE 2016 PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO VEM VENCER ASSOCIAÇÃO DE APOIO A CRIANÇAS, IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Barreiro

NOVEMBRO DE 2016 PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO VEM VENCER ASSOCIAÇÃO DE APOIO A CRIANÇAS, IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Barreiro NOVEMBRO DE 2016 PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2017 VEM VENCER ASSOCIAÇÃO DE APOIO A CRIANÇAS, IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Barreiro Para o ano 2017, decidimos como principais e prioritárias, as

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES E

PLANO DE ATIVIDADES E PLANO DE ATIVIDADES E SÍNTESE Plano de Atividades e Orçamento de 2015 da associação Vem Vencer Associação de Apoio a Crianças, Idosos e Pessoas com Deficiência Novembro 2014 ORÇAMENTO 2015 Introdução A

Leia mais

Candidatura a Coordenadora do Grupo de Investigação do CICS.NOVA. Biénio

Candidatura a Coordenadora do Grupo de Investigação do CICS.NOVA. Biénio Candidatura a Coordenadora do Grupo de Investigação do CICS.NOVA Saúde, População e Bem-estar (actual RG5 - Dinâmicas Populacionais e Saúde) Biénio 2018-2020 1. Motivação e Contexto: A presente candidatura

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA 2017

PLANO DE AÇÃO PARA 2017 PLANO DE AÇÃO 2017 Em mais um ano que se afigura como difícil da vida da Instituição, apresentamos, mesmo assim, um Plano otimista e ambicioso mas realista. Otimista desde logo pelos sinais positivos de

Leia mais

REUNIÃO ANUAL SOCIEDADE PORTUGUESA DE HEMATOLOGIA

REUNIÃO ANUAL SOCIEDADE PORTUGUESA DE HEMATOLOGIA SPH09 09 29, 30 e 31 OUT TROIA REUNIÃO ANUAL SOCIEDADE PORTUGUESA DE HEMATOLOGIA CENTRO DE CONGRESSOS ORGANIZAÇÃO Serviço de Hematologia Clínica Hospital de S. João SECRETARIADO EXECUTIVO Veranatura -

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES e ORÇAMENTO 2013 DA DIRECÇÃO NACIONAL DA ACA

PLANO DE ACTIVIDADES e ORÇAMENTO 2013 DA DIRECÇÃO NACIONAL DA ACA PLANO DE ACTIVIDADES e ORÇAMENTO 2013 DA DIRECÇÃO NACIONAL DA ACA I. PA - Plano de actividades 1. Introdução 2. Objectivos gerais do Plano de actividades 3. Actividades previstas para 2013 3.1 Actividades

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 OUTUBRO/2018 Na procura de um lugar que vise contribuir para o crescimento e desenvolvimento da pessoa humana, potenciando todas as capacidades e tendo em consideração que

Leia mais

Plano de Actividades e Orçamento 2010

Plano de Actividades e Orçamento 2010 Plano de Actividades e Orçamento 2010 1 2 1. Missão A CooLabora é uma cooperativa de consultoria e intervenção social criada em 2008. Tem por missão contribuir para a inovação social no desenvolvimento

Leia mais

Continuar a reforçar a imagem do CCD enquanto instituição cultural e desportiva. Promover ações de carácter cultural, desportivo e recreativo

Continuar a reforçar a imagem do CCD enquanto instituição cultural e desportiva. Promover ações de carácter cultural, desportivo e recreativo MISSÃO 2017 Continuar a reforçar a imagem do CCD enquanto instituição cultural e desportiva Melhorar a qualidade dos serviços prestados Promover ações de carácter cultural, desportivo e recreativo Promover

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES DE 2012 CAPÍTULO I MISSÃO, VISÃO E VALORES

PLANO DE ACTIVIDADES DE 2012 CAPÍTULO I MISSÃO, VISÃO E VALORES PLANO DE ACTIVIDADES DE 2012 NOTA INTRODUTÓRIA O presente Plano de Actividades pretende dar cumprimento ao disposto no art.º 31º dos Estatutos do Centro da Mãe Associação de Solidariedade Social. Este

Leia mais

Plano de atividades Orçamento Novembro 2018 v1 ( )

Plano de atividades Orçamento Novembro 2018 v1 ( ) Plano de atividades Orçamento 2019 - Novembro 2018 v1 (21.11.2018) 1 Plano de Atividades e Orçamento 2019 ÍNDICE 1. Missão e principais atividades 2. Identificação da instituição 3. Plano de atividades

Leia mais

DE J A N E I R O D E A D E Z E M B R O D E

DE J A N E I R O D E A D E Z E M B R O D E RELATÓRIO E CONTAS 2014 DE J A N E I R O D E 2 0 1 4 A D E Z E M B R O D E 2 0 1 4 Sede: Rua Marquesa de Alorna nº 4, 2620-270 Ramada Instituição Particular de Solidariedade Social N.º de Pessoa Colectiva

Leia mais

da Universidade Sénior de Alfândega da Fé

da Universidade Sénior de Alfândega da Fé Regulamento Interno da Universidade Sénior de Alfândega da Fé Capítulo I Natureza e Âmbito Artigo 1º Âmbito 1- O presente regulamento disciplina a criação e funcionamento da Universidade Sénior de Alfândega

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009 PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009 Quinta das Rosas, Lote 6, R/Ch Esq. 6200-551 Covilhã PT Tel.+351 275335427 Fax+351 275335427 email: coolabora@gmail.com 1. Missão A CooLabora é uma cooperativa de

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES Casa Qui - Associação de Solidariedade Social Rua Dr. José Saraiva, Nº 42 3º Esq. 1800-183 Lisboa geral@casa-qui.pt 29/mar/2017 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 Este documento serve o propósito de apresentar

Leia mais

PROGRAMA ELEITORAL LISTA A

PROGRAMA ELEITORAL LISTA A PROGRAMA ELEITORAL 2015-2016 LISTA A Tel: +351 225 322 068- Tlm: +351 939 376 393 - info@apgei.pt - www.apgei.pt ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. RELAÇÕES COM OUTROS ORGANISMOS 3. FORMAÇÃO 4. JANTARES-DEBATE E

Leia mais

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SANTA MARINHA DO ZÊZERE

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SANTA MARINHA DO ZÊZERE ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SANTA MARINHA DO ZÊZERE PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2010 Apresentação A Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha

Leia mais

BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME - COIMBRA PROGRAMA DE AÇÃO PARA 2017

BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME - COIMBRA PROGRAMA DE AÇÃO PARA 2017 BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME - COIMBRA PROGRAMA DE AÇÃO PARA 2017 No ano de 2017, o Banco Alimentar Contra a Fome Coimbra irá continuar a cumprir a sua missão de lutar contra o desperdício, recuperando

Leia mais

Programa Prevenção de Quedas. Educação e reabilitação pelo Movimento

Programa Prevenção de Quedas. Educação e reabilitação pelo Movimento Programa Prevenção de Quedas. Educação e reabilitação pelo Movimento (*) Maria Teresa Ramilo. Grupo Desporto APP (**) Programa Piloto (1.ª Edição), Parcerias: Lisboa Ginásio Clube; UFS da Sétima Colina;

Leia mais

Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores do Município de Ponte de Lima PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO

Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores do Município de Ponte de Lima PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2016 MISSÃO 2016 Continuar a reforçar a imagem do CCD enquanto instituição cultural e desportiva Melhorar a qualidade dos serviços prestados Promover ações de carácter cultural,

Leia mais

PT 1 PT COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS BRUXELAS, 20/10/2009 ORÇAMENTO GERAL SECÇÃO III COMISSÃO, TÍTULOS 07, 17, 40

PT 1 PT COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS BRUXELAS, 20/10/2009 ORÇAMENTO GERAL SECÇÃO III COMISSÃO, TÍTULOS 07, 17, 40 COMISSÃO S COMUNIDES EUROPEIAS ORÇAMENTO GERAL - 2009 SECÇÃO III COMISSÃO, TÍTULOS 07, 17, 40 BRUXELAS, 20/10/2009 TRANSFERÊNCIA DE DOTAÇÕES N. DEC 41/2009 DESPESAS NÃO OBRIGATÓRIAS EUR ORIGEM S DOTAÇÕES

Leia mais

PROGRAMA COOPERAR, CRIAR, RENOVAR, EXPANDIR E DAR VISIBILIDADE

PROGRAMA COOPERAR, CRIAR, RENOVAR, EXPANDIR E DAR VISIBILIDADE PROGRAMA COOPERAR, CRIAR, RENOVAR, EXPANDIR E DAR VISIBILIDADE Biénio 2015.2017 PROGRAMA COOPERAR, CRIAR, RENOVAR, EXPANDIR E DAR VISIBILIDADE Biénio 2015/2017 COMPOSIÇÃO DA LISTA A ASSEMBLEIA GERAL: o

Leia mais

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim de Infância dos Olivais PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim de Infância dos Olivais PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016 Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim de Infância dos Olivais PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016 O ano letivo 2015/2016 será um ano de implementação da Associação de Pais e Encarregados de

Leia mais

Os Cuidados de Saúde na Rede Social Solidária. Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital do Porto

Os Cuidados de Saúde na Rede Social Solidária. Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital do Porto Os Cuidados de Saúde na Rede Social Solidária Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital do Porto 1 Caracterização da população >65 anos no Distrito do Porto: Concelho Censos 2001 Censos 2011

Leia mais

Plano de Atividades e Orçamento 2018

Plano de Atividades e Orçamento 2018 Plano de Atividades e Orçamento 2018 PORTO 1 Plano de Atividades para 2018 1. PROGRAMA DE AÇÃO PARA O ANO DE 2108 O MADI Movimento de Apoio ao diminuído Intelectual, desenvolverá a sua acção quotidiana,

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DA REDE PORTUGUESA DE CIDADES SAUDÁVEIS PARA 2009

PLANO DE ACÇÃO DA REDE PORTUGUESA DE CIDADES SAUDÁVEIS PARA 2009 PLANO DE ACÇÃO DA REDE PORTUGUESA DE CIDADES SAUDÁVEIS PARA 2009 O ano de 2009 é marcado, em termos internacionais, pelo início da V Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS, com a reunião de

Leia mais

Jornal escolar Soma&Segue

Jornal escolar Soma&Segue Projeto Jornal escolar Soma&Segue Clube de Jornalismo Coordenação do Jornal Escolar Soma&Segue Paula Correia Projeto jornal escolar Soma&Segue /Clube de Jornalismo A prática da cidadania constitui um processo

Leia mais

Situação Actual e Futuro do Mercado de Capitais Português 20 Propostas Estratégicas

Situação Actual e Futuro do Mercado de Capitais Português 20 Propostas Estratégicas Situação Actual e Futuro do Mercado de Capitais Português 20 Propostas Estratégicas Fórum de Bolsa Setembro de 2012 Abel Sequeira Ferreira, Director Executivo Setembro, 28, 2012 A presente apresentação

Leia mais

Programa 2012 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 073 GASP - Gabinete de Acção Social e Psicológica

Programa 2012 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 073 GASP - Gabinete de Acção Social e Psicológica Programa 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 073 GASP - Gabinete de Acção Social e Psicológica Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060

Leia mais

A Vida é a nossa maior inspiração

A Vida é a nossa maior inspiração PLANO ACTIVIDADES & ORÇAMENTO 2018 A Vida é a nossa maior inspiração No ano de 2018, queremos fazer Mais e Melhor! Será um ano marcado pelo arranque do Projecto Escola com Vida, vencedor do Prémio BPI

Leia mais

A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH cooperam no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde

A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH cooperam no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH cooperam no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde Lisboa, 1 de Julho 2008 A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH Serviço de

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2016

Programa BIP/ZIP 2016 Programa BIP/ZIP 2016 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 051 BOUTIQUE DO BAIRRO Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone:

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2015

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2015 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2015 I. Introdução O ano de 2015 foi um ano em que se procurou recuperar a estabilidade financeira essencial à manutenção das actividades desenvolvidas pela Associação. Nos meses

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS Pág. 1/7

RELATÓRIO E CONTAS Pág. 1/7 RELATÓRIO E CONTAS 2008 Pág. 1/7 Durante o ano de 2008 e na sequência do Plano de Actividades apresentado pelo Secretariado Regional para este período, foram implementadas várias iniciativas que ao longo

Leia mais

Plano de Atividades. A lista proponente à Direção da rede ex aequo, propõe o seguinte plano de atividades para o ano de 2016: Organização

Plano de Atividades. A lista proponente à Direção da rede ex aequo, propõe o seguinte plano de atividades para o ano de 2016: Organização A lista proponente à Direção 2016 Plano de Atividades A lista proponente à Direção da rede ex aequo, propõe o seguinte plano de atividades para o ano de 2016: Organização Tesouraria e financiamento Gestão

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2016

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2016 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2016 I. Introdução Em 2016 procurou-se manter a estabilidade financeira da Associação, essencial à manutenção das actividades desenvolvidas pelas principais valências. Houve ao

Leia mais

Financiamento de Candidaturas. Regulamento

Financiamento de Candidaturas. Regulamento Financiamento de Candidaturas A Junta de Freguesia de Benfica (JFB), no âmbito da sua responsabilidade social e no âmbito da Comissão Social de Freguesia (CSF), irá apoiar financeiramente candidaturas

Leia mais

PLANO de ACTIVIDADES e ORÇAMENTO

PLANO de ACTIVIDADES e ORÇAMENTO PLANO de ACTIVIDADES e ORÇAMENTO 2016 Introdução Órgão Sociais Orientações estratégicas Plano Actividades 2016 Orçamento Cronograma Introdução O presente Plano de Actividades tem por objectivo apresentar

Leia mais

disponibilidade para contribuir para a melhoria das condições de acolhimento, tratamento, internamento e integração sociofamiliar

disponibilidade para contribuir para a melhoria das condições de acolhimento, tratamento, internamento e integração sociofamiliar visão contribuição efetiva para que o hospital do espírito santo de évora seja uma referência nos cuidados de saúde e no respeito pela dignidade e direitos dos cidadãos missão promover e incentivar a colaboração

Leia mais

A Plataforma Digital do Registo Oncológico Regional Sul Uma Experiência Inovadora

A Plataforma Digital do Registo Oncológico Regional Sul Uma Experiência Inovadora A Plataforma Digital do Registo Oncológico Regional Sul Uma Experiência Inovadora Dr.ª Ana Miranda IPO Lisboa Patrocínio Principal Patrocinadores Globais Portal ROR SUL Ana Miranda DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2017

PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2017 PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2017 Inovação social na saúde pediátrica, Porque o lugar de uma criança não é no hospital 1 Índice A. Sumário Executivo Sumário Executivo B. Projectos Sociais Projectos

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2011

Programa BIP/ZIP 2011 Programa BIP/ZIP 2 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 8 Janelas do Castelo Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar -6 Lisboa Telefone: 2 322

Leia mais

Plano de Atividades e Orçamento 2018

Plano de Atividades e Orçamento 2018 Plano de e Orçamento 2018 Os Objetivos que nos propomos concretizar em 2018, e as atividades que os suportam, são: Objetivo 1 - Apoiar os enfermeiros gestores na implementação e desenvolvimento de processos

Leia mais

Emocional A ACREDITAR FAMÍLIAS APOIADAS TOTAL

Emocional A ACREDITAR FAMÍLIAS APOIADAS TOTAL 2017 EM PERSPECTIVA A ACREDITAR Juntos tocamos, a cada ano, a vida de mais de um milhar de famílias. Sócios, mecenas, voluntários e demais amigos envolvem-se connosco nesta missão de tornar mais humano

Leia mais

SOCIEDADE PORTUGUESA DE FISIOLOGIA VEGETAL RELATÓRIO DE ACTIVIDADES

SOCIEDADE PORTUGUESA DE FISIOLOGIA VEGETAL RELATÓRIO DE ACTIVIDADES SOCIEDADE PORTUGUESA DE FISIOLOGIA VEGETAL RELATÓRIO DE ACTIVIDADES - 2011 - (apresentado na Assembleia Geral da SPFV, dia 7 de Dezembro, 2011, Sala 2.13, ITQB, Oeiras) 1. Continuação do processo de re-organização

Leia mais

Relatório e Contas 2012

Relatório e Contas 2012 Relatório e Contas 2012 Durante o ano de 2012 e na sequência do Plano de Actividades apresentado pelo Secretariado Regional para este período, a Delegação desenvolveu várias iniciativas que ao longo do

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO PARA O EXERCÍCIO DE 2018

PROGRAMA DE AÇÃO PARA O EXERCÍCIO DE 2018 PROGRAMA DE AÇÃO PARA O EXERCÍCIO DE 2018 A da APPDA-Lisboa, ao abrigo da alínea b) do artigo 36.º dos estatutos, apresenta o programa para a atividade da associação em 2018, ano em que terminará o mandato.

Leia mais

AJUDA AMIGA RELATÓRIO FINANCEIRO

AJUDA AMIGA RELATÓRIO FINANCEIRO AJUDA AMIGA RELATÓRIO FINANCEIRO 2012 Versão: RelatorioFinanceiro2012_V01 RelatorioFinanceiro2012_V01 Ajuda Amiga Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento Pag. 1 de 7 Documento Relatório

Leia mais

Políticas APPACDM de Soure

Políticas APPACDM de Soure Políticas APPACDM de Soure Políticas APPACDM Soure Política da qualidade Política da ética Política de parcerias Política de responsabilidade social Política da participação Política dos recursos humanos

Leia mais

PROGRAMA CIDADÃOS

PROGRAMA CIDADÃOS PROGRAMA CIDADÃOS ATIV@S Workshop Técnico Lisboa 03.05.2019 Luís Madureira Pires Diretor do Programa /17 Os EEA Grants são os recursos financeiros com os quais a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam

Leia mais

Programa de Mentoring Profissional

Programa de Mentoring Profissional Programa de Mentoring Profissional Regulamento Programa de Mentoring Profissional APJF 1. Introdução ao Programa A Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) tem como uma das suas missões a de

Leia mais

Regulamento Programa AnimaSénior

Regulamento Programa AnimaSénior Nota Justificativa O Município de Vouzela, ao longo dos anos, tem vindo a implementar programas e atividades destinados à população sénior residente no concelho, no âmbito do programa AnimaSénior, tendo

Leia mais

AO SERVIÇO DOS ECONOMISTAS E DA REGIÃO DO ALGARVE

AO SERVIÇO DOS ECONOMISTAS E DA REGIÃO DO ALGARVE AO SERVIÇO DOS ECONOMISTAS E DA REGIÃO DO ALGARVE Considerações iniciais O ponto n.º 1 do Artigo 1.º dos Estatutos da Ordem dos Economistas (OE) estabelece que esta é a Associação Pública profissional

Leia mais

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO entre Junta de Freguesia de Marvila e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO entre Junta de Freguesia de Marvila e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO entre Junta de Freguesia de Marvila e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Considerando que: 1. A Junta de Freguesia de Marvila (adiante JFM, ou Autarquia) assume como um

Leia mais