A contribuição da Universidade à Sociedade na Formação de Profissionais de Alto Nivel, para a Cooperação e Competitividade Global

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A contribuição da Universidade à Sociedade na Formação de Profissionais de Alto Nivel, para a Cooperação e Competitividade Global"

Transcrição

1 A contribuição da Universidade à Sociedade na Formação de Profissionais de Alto Nivel, para a Cooperação e Competitividade Global Prof. Dr. Pedro Antônio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU Jalapa, Veracruz, octubre de 2014.

2 MÉXICO e demais países da AMÉRICA LATINA VIVEM UMA ERA DE MUDANÇAS e de grandes desafios: POLÍTICOS, ECONÔMICOS e SOCIAIS!

3 MÉXICO e demais países da AMÉRICA LATINA VIVEM UMA ERA DE MUDANÇAS e de grandes desafios: POLÍTICOS, ECONÔMICOS e SOCIAIS! A MUDANÇA GERA INCERTEZAS E RESITÊNCIAS

4 ERA DA DESCONTINUIDADE! Peter Drucker Mundo MUTÁVEL e TURBULENTO: IMPREVISÍVEL! A Mudança não se faz por etapas sucessivas e lógicas! MUNDIALIZAÇÃO MULHERIZAÇÃO ROBOTIZAÇÃO TECNOLOGIZAÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO TERCEIRIZAÇÃO TELEWORKIZAÇÃO NETWORKIZAÇÃO MOVIMENTOS DE AÇÃO!

5 Desafios - NA ALDEIA GLOBAL, O MUNDO É PLANO!!! - O Efeito Butterflay é uma ROTINA GLOBAL!!! - Economias Emergentes AMEAÇAM PAÍSES DESENVOLVIDOS! - O Crescimento da Miscigenação Cultural e Social abalam VALORES REGIONAIS. Dee Hock Sociedade Caórdica: COOPERAÇÃO e COMPETIÇÃO...

6 C O M P E T I Ç Ã O C O O P E R A Ç Ã O

7 C O M P E T I Ç Ã O C O O P E R A Ç Ã O

8 Temos que mergulhar no desconhecido: o conhecido nos têm falhado por completo. Marilyn Ferguson

9 QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS ALTERNATIVAS?!

10 AÇÃO EMERGENCIAL: Educação! Ciência!! Tecnologia!!! Fazendo ALTOS INVESTIMENTOS (com QUALIDADE) nessas áreas, os países emergentes podem criar um ambiente propício ao desenvolvimento que lhes permitirá a construção de um espaço comum à Inovação Transformação Social Desenvolvimento Sustentável!

11 NOSSA REALIDADE: Brasil, Chile e México, têm-se projetado no cenário internacional nos últimos anos, mas ainda precisam percorrer um longo caminho para alcançar o NÍVEL DESEJÁVEL de BEM ESTAR SOCIAL existente nos países mais desenvolvidos. DESAFIOS: 1. Melhorar o NIVEL TECNOLÓGICO 2. AGREGAR VALOR aos COMMODITIES 3. AUMENTAR a PRODUTIVIDADE para manter a SUSTENTABILIDADE 4. Preparar-se para a COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL 5. EXPANDIR o MERCADO 6. DIÁLOGAR entre BLOCOS (Fortalecer a Região) 7. CAPTAR RECURSOS EXTERNOS 8. MELHORAR A INFRAESTRUTURA: LOGÍSTICA PORTUÁRIA, FERROVIÁRIA, RODOVIÁRIA, MARÍTIMA, AEROPORTUÁRIA... 11

12 NA ERA DOS DESAFIOS, as TSUNAMIS TECNOLÓGICAS ameaçam até mesmo os mercados mais competitivos!

13 NESTE CONTEXTO... Quem poderá nos ajudar?

14 NESTE CONTEXTO... Quem poderá nos ajudar? Chapulin Colorado?!!!!!!

15

16 A Continua sendo o lugar do Saber Universal!

17 O mais estrondoso dos EMPREENDIMENTOS HUMANOS, também foi o MARCO DE UM NOVO TEMPO. A UNIVERSIDADE FOI IRRADIADA PELOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA MUNDIALIZAÇÃO. COLABORAÇÃO É A PALAVRA DE ORDEM!

18 18 A UNIVERSIDADE Está sendo INTIMADA, a participar efetivamente na construção de uma nova sociedade. DESAFIO: abrir-se para seu entorno: ESCUTAR o Barulho que vem das populações vizinhas. Ser agente do desenvolvimento sócio-econômico regional (Muhammad Yunus). Expandir-se e INTERAGIR com SEGMENTO EMPRESARIAL: Construir pontes; Derrubar fronteiras; Deixar-se conhecer.

19 Realidade Latino-americana... Os investimentos brutos em pesquisa e desenvolvimento na América Latina e no Caribe NÃO ALCANÇAM 1% do PIB da região; Cerca de 95% das atividades de pesquisa e desenvolvimento na AL são desenvolvidas por universidades, especialmente as públicas. No Brasil, a contribuição das empresas não passa de 0,6%, é quase NULA! O que fazer? AL: Cerca de 90% dos doutores formados, estão atuando dentro da Universidade. Brasil: APENAS 5% dos doutores com bolsa Capes estão no segmento empresarial. - Programa Start-Up Brasil - RHAE Pesquisador na Empresa EUA: +80% estão na Indústria.

20 Realidade Latino-americana... Os investimentos brutos em pesquisa e desenvolvimento na América Latina e no Caribe NÃO ALCANÇAM 1% do PIB da região; Cerca de 95% das atividades de pesquisa e desenvolvimento na AL são desenvolvidas por universidades, especialmente as públicas. No Brasil, a contribuição das empresas não passa de 0,6%, é quase NULA! AL: Cerca de 90% dos doutores formados, estão atuando dentro da Universidade. Brasil: APENAS 5% dos doutores com bolsa Capes estão no segmento empresarial. - Programa Start-Up Brasil - RHAE Pesquisador na Empresa EUA: +80% estão na Indústria. O que fazer? INVESTIR NA PÓS-GRADUAÇÃO!

21 A PÓS-GRADUAÇÃO é o CARRO CHEFE da UNIVERSIDADE Sem uma pós-graduação forte não há PESQUISA... SEM PESQUISA... NÂO HÁ: CRIAÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS! ESPAÇO À CRIATIVIDADE! INCENTIVO À INOVAÇÃO! CRIAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS! COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL! FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ALTO NIVEL!

22 UNIVERSIDADES PRECISAM SE UNIR ÀS EMPRESAS PARA COOPERAR, E AJUDAR A DESENVOLVER A NAÇÃO!

23 DESAFIO EMPRESARIAL: SAIR DA ZONA DO CONFORTO INVESTIR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA Universidade Empresa

24 DESAFIO EMPRESARIAL: SAIR DA ZONA DO CONFORTO INVESTIR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIR FORÇAS COM A UNIVERSIDADE AJUDAR A DIMINUIR O ABISMO EXISTENTE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Universidade Empresa

25 REPENSAR SEU ATUAL MODELO Não há como iniciar qualquer processo sem que haja uma efetiva preparação dos PENSADORES EMPRESARIAIS: ADMINISTRADORES. A administração científica exigiu nada menos do que uma REVOLUÇÃO MENTAL e HOJE?! EMPRESAS, necessitam rever suas PRÁTICAS, e MAIOR DESAFIO: GESTÃO ADMINISTRADORES, rever seus CONCEITOS e MODELOS MENTAIS. POC3 Planejar Organizar Controlar Coordenar Comandar?! 25

26 Paradigmas da gestão moderna: CONFLITO de GERAÇÕES Baby Boomer - X, Y, Z O método convencional de GESTÃO está sendo continuamente reavaliado. CAES não podem dançar SAMBA! Os donos dos modelos gerenciais antigos, não conseguem se adaptar à realidade contemporânea. Não está no DNA deles. Os NOVOS PROFISSIONAIS, assim como os CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS, são totalmente diferenciados! 26

27 DESAFIOS do ADMINISTRADOR: PARADIGMA EMPRESARIAL EMERGENTE: GESTÃO na ECONOMIA ABERTA

28 A EMPRESA TRADICIONAL, na qual TRABALHAMOS, e onde VIVEMOS maior parte de nossas vidas, apenas SOBREVIVE no mundo globalizado. ESTÁ SUPERADA!

29 A EMPRESA TRADICIONAL, na qual TRABALHAMOS, e onde VIVEMOS maior parte de nossas vidas, apenas SOBREVIVE no mundo globalizado. ESTÁ SUPERADA! O AMBIENTE EMPRESARIAL deveria assemelhar-se a um Cérebro, onde tudo está interligado, sem barreiras, divisões ou limites... CAMNHO: Implantar a GESTÃO da INTERDISCIPLINARIDADE ESTRUTURAL que se assemelha ao funcionamento do cérebro, e que consolidará NOVA EMPRESA.

30 Desafios EMPRESARIAIS! O sucesso das organizações dependerá de sua capacidade de LER e INTERPRETAR a REALIDADE EXTERNA. IMPLANTAR A GESTÃO DA INTELIGÊNCIA...

31 POR SUA VEZ, os ADMINISTRADORES devem se preparar, para enfrentar os desafios da internacionalização!

32 POR SUA VEZ, os ADMINISTRADORES devem se preparar, para enfrentar os desafios da internacionalização! Na Era da Descontinuidade o profissional tem que ter clareza das suas próprias Competências. A UNIVERSIDADE, muitas vezes preparam PROFISSIONAIS para ser EMPREGADOS (Mão-de-obra)

33 POR SUA VEZ, os ADMINISTRADORES devem se preparar, para enfrentar os desafios da internacionalização! Na Era da Descontinuidade o profissional tem que ter clareza das suas próprias Competências. A UNIVERSIDADE, muitas vezes preparam PROFISSIONAIS para ser EMPREGADOS (Mão-de-obra) Há que se preparar para ser LIDER: EMPREENDEDORES (Cérebro-de-obra)

34 Comprometer-se em buscar a INFORMAÇÃO, mas PRINCIPALMENTE... A nova forma de riqueza das nações e das pessoas. A construção do conhecimento constitui-se de condição sine qua non para o desenvolvimento organizacional, e base de sobrevivência dos profissionais no mercado de trabalho. PROFISSIONAIS COM VISÃO HOLÍSTICA, SÃO CAPAZES DE VER O INVISÍVEL e ANTEVER a MUDANÇA!

35 ADMINISTRADORES DEVEM ESTAR FAMILIARIZADOS com o NOVO PADRÃO MENTAL exigido para o TRABALHADOR : MULTIFUNCIONALIDADE!

36 ADMINISTRADORES DEVEM ESTAR FAMILIARIZADOS com o NOVO PADRÃO MENTAL exigido para o TRABALHADOR : MULTIFUNCIONALIDADE!

37 INVESTIR NA FORMAÇÃO INTERNACIONAL! Viajar, conhecer novas culturas, sair de casa... Fazer mestrado ou doutorado sanduiche! 37

38 ADMINISTRADORES DEVEM ESTIMULAR a COMPETÊNCIA do RELACIONAMENTO, sobretudo, ORGANIZACIONAIS!

39 EQUIPE Aprender a trabalhar em EQUIPE

40 DESENVOLVER a Capacidade de COMUNICAÇÃO! Saber FALAR EM PÚBLICO, dominar a Oratória, e saber ESCUTAR são Prerrogativas cada vez mais exigidas dos profissionais nesse Novo Mundo!

41 ADMINISTRADORES... TEM A OBRIGAÇÃO DE CRIAR UM MUNDO MELHOR PARA TODOS NÓS!

42 OBRIGADO!

43 BRASIL ESPERA VOCÊS!

Curso de Atualização em GESTÃO e LIDERANÇA

Curso de Atualização em GESTÃO e LIDERANÇA Curso de Atualização em GESTÃO e LIDERANÇA Florianópolis, março 2016. Prof. Dr. Pedro Antônio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária

Leia mais

Planejamento e Gestão Universitária

Planejamento e Gestão Universitária WORKSHOP PLANEJANDO O FUTURO: USP 2034 Planejamento e Gestão Universitária Prof. Dr. Pedro Antônio de Melo As Universidades são instituições complexas, com multiplicidades de funções, pluralidade ideológica,

Leia mais

Curso IGLU 2015 para Dirigentes Universitários

Curso IGLU 2015 para Dirigentes Universitários Curso IGLU 2015 para Dirigentes Universitários Florianópolis, agosto 2015 Prof. Dr. Pedro Antônio de Melo Centro IGLU Região Brasil Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária INPEAU

Leia mais

Scom CPC Ltda. Apresentação da Empresa. Quem somos e o que fazemos

Scom CPC Ltda. Apresentação da Empresa. Quem somos e o que fazemos Scom CPC Ltda Apresentação da Empresa Quem somos e o que fazemos 1 A EMPRESA A Scom CPC Ltda. é uma empresa da Indústria da Construção. A sua proposta de trabalho está fundamentada em Planejamento, Gestão

Leia mais

Universidade e Inovação. Prof. Mario Neto Borges Presidente do CNPq

Universidade e Inovação. Prof. Mario Neto Borges Presidente do CNPq Universidade e Inovação Prof. Mario Neto Borges Presidente do CNPq Fonte: Casanova e Monteiro (2017) Perda de posições em termos de inovação World Ranking World Ranking Perda de posições em termos de inovação

Leia mais

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO Prof. Dr. Bernardo Meyer Departamento de Ciências da Administração - CAD Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO - A educação vive um processo

Leia mais

INOVAR PARA CRESCER A MAIA NO CENTRO DA CRIAÇÃO DE EMPREGO

INOVAR PARA CRESCER A MAIA NO CENTRO DA CRIAÇÃO DE EMPREGO INOVAR PARA CRESCER A MAIA NO CENTRO DA CRIAÇÃO DE EMPREGO 1- O Mundo Global e os fenómenos de inserção colectiva O processo de globalização competitiva, o terrorismo religioso, a escassez do petróleo

Leia mais

A era da informação - Naldo -

A era da informação - Naldo - A era da informação - Naldo - A Era tecnológica " Á medida que os seres humanos se confundem cada vez mais com a tecnologia e uns com os outros através da tecnologia, as velhas distinções entre o que é

Leia mais

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar?

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar? Tiago Terra Apex-Brasil Por que exportar? Apex-Brasil A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, atua há anos para promover os estudos e serviços brasileiros no exterior e atrair

Leia mais

INOVAÇÃO COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO

INOVAÇÃO COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO EMPREENDER PARA TRANSFORMAR INOVAR PARA COMPETIR Apresentação Nome: JOSÉ CARLOS CAVALCANTE Formação: Administrador de Empresas e Contador Pós-Graduação: Administração Financeira e Controladoria Cursos

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 A empresa é uma organização. O mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações. Organizações são constituídas de: Pessoas Recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, recursos financeiros,

Leia mais

Por que exportar? Tiago Terra Supervisor de Competitividade Apex-Brasil

Por que exportar? Tiago Terra Supervisor de Competitividade Apex-Brasil Por que exportar? Tiago Terra Supervisor de Competitividade Apex-Brasil Apex-Brasil A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, atua há anos para promover os estudos e serviços brasileiros

Leia mais

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA Foto de família do ato inaugural do IV Encontro Internacional de Reitores da Universia 2018 O IV Encontro Internacional de Reitores da Universia, realizado em 21 e 22 de maio de

Leia mais

As transformações e tendências no mercado de trabalho

As transformações e tendências no mercado de trabalho Olá Prezado(a) Alumo(a)! Na aula on-line de hoje, antes de entrarmos especificamente nas dimensões de sua profissão escolhida, vamos analisar através do presente artigo as transformações que estamos enfrentando

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Software, Lei de informática e desenvolvimento econômico

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Software, Lei de informática e desenvolvimento econômico TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Software, Lei de informática e desenvolvimento econômico O mercado de trabalho Taxa mundial de desemprego deverá subir de 5,7% para 5,8% em 2017; Aumento de 3,4

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

EMPREENDEDORISMO NA AMÉRICA LATINA

EMPREENDEDORISMO NA AMÉRICA LATINA Missão Contribuir para o desenvolvimento sustentável do País através da melhoria constante da produtividade, da qualidade e da inovação nas organizações dos setores privado e público Nossos Valores Aumento

Leia mais

Planejamento Estratégico em Arquivos Correntes: Desafios e Perspectivas. Prof a Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares

Planejamento Estratégico em Arquivos Correntes: Desafios e Perspectivas. Prof a Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Planejamento Estratégico em Arquivos Correntes: Desafios e Perspectivas Prof a Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Brasília, 30 de abril de 2014 SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Peter Drucker, 1993 As atividades

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Médio Código: 262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento Empresarial e Empreendedorismo Série: 1º Eixo Tecnológico:

Leia mais

PALESTRA: OFICINA: CURSO:

PALESTRA: OFICINA: CURSO: PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA Foto de família do ato inaugural do IV Encontro Internacional de Reitores da Universia 2018 O IV Encontro Internacional de Reitores da Universia, realizado em 21 e 22 de maio de

Leia mais

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Gestão Empresarial RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.1. Objetivos da aula Definir os conceitos de administração e organização;

Leia mais

Desconto de 10% de desconto para pagamento à vista

Desconto de 10% de desconto para pagamento à vista 1 PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela Portaria Cetec 735, de 10-9-2015,

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

Plano Estratégico para a Fileira da Construção

Plano Estratégico para a Fileira da Construção Plano Estratégico para a Fileira da Construção 2014-2020 1. A EVOLUÇÃO DOS MERCADOS 1.1 - A situação dos mercados registou mudanças profundas a nível interno e externo. 1.2 - As variáveis dos negócios

Leia mais

PROJETO CRIAR SABERES 2018

PROJETO CRIAR SABERES 2018 1 PROJETO CRIAR SABERES 2018 O ISG Instituto Superior de Gestão (Business & Economics School), integrado no Grupo ENSINUS, com o objetivo de reforçar o conhecimento dos alunos e professores das escolas

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA Coordenadoria de Economia Mineral Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Premissas do Desenvolvimento Sustentável Economicamente

Leia mais

Políticas logísticas para uma agenda mínima de Estado. Paulo Roberto Guedes

Políticas logísticas para uma agenda mínima de Estado. Paulo Roberto Guedes Políticas logísticas para uma agenda mínima de Estado Agenda Abol Brasil Logística o Situação Atual o Algumas sugestões Agenda Abol Brasil Logística o Situação Atual o Algumas sugestões Agenda Abol

Leia mais

UD: Vantagem Estratégica

UD: Vantagem Estratégica UD: Vantagem Estratégica Objetivos do Capítulo 1. Identificar diversas estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem ser usadas para enfrentar as forças competitivas encontradas por uma empresa.

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

Empreendedorismo Inovador / Novas Gerações. Prof. Silvestre Labiak Jr. Dr

Empreendedorismo Inovador / Novas Gerações. Prof. Silvestre Labiak Jr. Dr Empreendedorismo Inovador / Novas Gerações Prof. Silvestre Labiak Jr. Dr O que define cada um Características Comuns entre Empreendedores e as novas gerações Como catalizar nossos desejos Empreender Cria

Leia mais

Sucessão em Empresa Familiar

Sucessão em Empresa Familiar Sucessão em Empresa Familiar Daqui a um Ano você vai desejar ter começado Hoje!!!! Daniel Corrêa julho/2016 Daqui a um Ano você vai desejar ter começado Hoje!!!! Daniel Corrêa Coach E-mail: daniel.correa@camposcampos.com.br

Leia mais

Professora: Daniela Moscon UFBA

Professora: Daniela Moscon UFBA Professora: Daniela Moscon UFBA danielamoscon@yahoo.com.br Agenda Visão panorâmica da gestão de pessoas; Evolução das relações entre indivíduo e organização; O papel estratégico da gestão de pessoas; Modelos

Leia mais

DESIGN THINKING EXPERIENCE: Um programa de vanguarda que vai colocar você na fronteira da inovação!

DESIGN THINKING EXPERIENCE: Um programa de vanguarda que vai colocar você na fronteira da inovação! DESIGN THINKING EXPERIENCE: Um programa de vanguarda que vai colocar você na fronteira da inovação! O DESIGN THINKING é um MODELO MENTAL, uma abordagem prática que acelera a inovação e soluciona problemas

Leia mais

As 10 habilidades do profissional do futuro

As 10 habilidades do profissional do futuro As 10 habilidades do profissional do futuro Quanto mais olhamos para o futuro, mais percebemos que o ritmo acelerado do mercado de trabalho exigirá de todos nós, profissionais, um conjunto de habilidades

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 1 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Mini Currículo Administradora Marketing EAD Metodologia

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS É essencial que os administradores compreendam os Sistemas de Informações visto que as Organizações necessitam destes para sobreviver e prosperar. Três

Leia mais

Metalmecânico. Ter 75% das empresas

Metalmecânico. Ter 75% das empresas data 2017-02-01 Aumento da Competitividade na Indústria Metal Mecânica na Região Metropolitana de Goiânia. Promover o aumento de produtividade com intervenções de baixo custo e foco na redução dos oito

Leia mais

CONSULTORIA: PALESTRA:

CONSULTORIA: PALESTRA: PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

Informação + trabalho integrado

Informação + trabalho integrado Marco Antonio P. Gonçalves Informação + trabalho integrado Diferenciais na geração de novos negócios 23 de Fevereiro, 2013 Marco Antonio P. Gonçalves Administrador especializado em estratégias de marketing

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais

Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais Educação Executiva IEL Fontainebleau França 27 a 31 de agosto de 2012 12ª Edição I n s t i t u t o E u v a l d o L o d i I N S E A D O IEL é uma entidade

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE PLANEJAMENTO PARA AS PEQUENAS EMPRESAS.

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE PLANEJAMENTO PARA AS PEQUENAS EMPRESAS. DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE PLANEJAMENTO PARA AS PEQUENAS EMPRESAS. Luana Thaina Dionizio NOVAIS 1 Carlos Eduardo TURINO 2 RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de analisar a importância do planejamento

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EPA. Prof. Me. Wesley Vieira Borges

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EPA. Prof. Me. Wesley Vieira Borges EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EPA 2016 Prof. Me. Wesley Vieira Borges MINI CURRÍCULO Mestre em Ciências Sociais e Humanidades - UEG - (2013). Especialista em Docência Universitária PUC GO, (2005).

Leia mais

Levando em conta que:

Levando em conta que: ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2015 Cultivar melhor, produzir mais, alimentar a todos DECLARAÇÃO DOS MINISTROS DA AGRICULTURA, MÉXICO 2015 Nós, os Ministros e os Secretários de Agricultura

Leia mais

Série Executiva. Pessoas e Liderança

Série Executiva. Pessoas e Liderança Série Executiva Pessoas e Liderança SÉRIE EXECUTIVA PESSOAS E LIDERANÇA Avenida Conselheiro Nébias, 159, Paquetá, Santos. - Fone:13-2127 0000 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Profa. ANA LIGIA NUNES FINAMOR Doutora

Leia mais

Painel 3 Perspectivas para a indústria

Painel 3 Perspectivas para a indústria Seminário FIESP DECOMTEC Perspectivas para a economia brasileira nos próximos anos Painel 3 Perspectivas para a indústria David Kupfer GIC-IE/UFRJ São Paulo - 19 de setembro de 2016 Financiamento e Reestruturação

Leia mais

Reunião 11. Plano de Gestão

Reunião 11. Plano de Gestão Reunião 11 Plano de Gestão Pauta Revisão da estrutura da empresa no plano de negócio. O plano de gestão: Forma legal Estrutura Processos A Empresa Identidade Identidade Missão Valores Visão Objetivos de

Leia mais

Programas Operacionais

Programas Operacionais Factores de Competitividade id d Valorização do Território Programas Operacionais QREN Prioridades Estratégicas Promover a Qualificação dos Portugueses, estimulando o conhecimento, a ciência, a tecnologia

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017

FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017 FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017 A Coordenação de Pesquisa da Faculdade Sumaré torna público o presente Edital para abertura

Leia mais

Competitividade global: métodos e experiências

Competitividade global: métodos e experiências Competitividade global: métodos e experiências Nicola Minervini Caxias do Sul, RS 02/10/2013 Competitividade Método Inovação Internacionalização Os desafios da empresa na globalização Custo Brasil X

Leia mais

O Novo Servidor Público. Cristiano De Angelis

O Novo Servidor Público. Cristiano De Angelis O Novo Servidor Público Cristiano De Angelis Uma nova Administração Pública (pessoas + estratégia + ação) Os governos não têm recursos, habilidades internas e inteligência suficientes (Bourgon, 2009).

Leia mais

Os desafios do desenvolvimento brasileiro e a inovação

Os desafios do desenvolvimento brasileiro e a inovação Federação das Indústrias do Estado do Ceará Sistema FIEC Fortaleza, 18 de novembro de 2011 Os desafios do desenvolvimento brasileiro e a inovação João Carlos Ferraz Vice-Presidente 1 Mundo 2 Crise de longa

Leia mais

Vantagem Estratégica

Vantagem Estratégica Vantagem Estratégica Objetivos do Módulo 2: 1. Identificar diversas estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem ser usadas para enfrentar as forças competitivas encontradas por uma empresa.

Leia mais

ENCADEAMENTO PRODUTIVO Oportunidade para as pequenas empresas Bom negócio para as grandes

ENCADEAMENTO PRODUTIVO Oportunidade para as pequenas empresas Bom negócio para as grandes ENCADEAMENTO PRODUTIVO Oportunidade para as pequenas empresas Bom negócio para as grandes ENCADEAMENTOS PRODUTIVOS COMPETITIVIDADE SUSTENTABILIDADE INOVAÇÃO PRODUTIVIDADE CADEIA DE VALOR APRESENTAÇÃO O

Leia mais

Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Eixo Pesquisa Roteiro: elaboramos, para cada pergunta, uma lista de sugestões para motivar o grupo na elaboração de suas respostas,

Leia mais

COLABORAÇÃO. Cláudio Terra. 27 de junho de Slide 1

COLABORAÇÃO. Cláudio Terra. 27 de junho de Slide 1 COLABORAÇÃO Cláudio Terra 27 de junho de 2017 Slide 1 Livros de 2000 a 2012 ALGUMAS PUBLICAÇÕES Artigos HBR de 2008 a 2016 Agenda Habilidades do Trabalhador do Conhecimento Objetivos da Colaboração Facilitadores

Leia mais

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer.

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer. Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir. Competir para crescer. Foco e Prioridades Contexto Dimensões do Plano Brasil Maior Estrutura de Governança Principais Medidas Objetivos Estratégicos e

Leia mais

Desconto de 10% para pagamento à vista

Desconto de 10% para pagamento à vista PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

Ciência, Engenharia e Inovação. Prof. Mario Neto Borges Presidente do CNPq

Ciência, Engenharia e Inovação. Prof. Mario Neto Borges Presidente do CNPq Ciência, Engenharia e Inovação Prof. Mario Neto Borges Presidente do CNPq Indústria 4.0 Créditos: 1-https://manufatura-inteligente.blogspot.com.br/2016/06/ 2-HTTP://WWW.BRASILALEMANHANEWS.COM.BR/SEM-CATEGORIA/SCHUNK-POTENCIALIZA-RELACAO-HOMEM-E-ROBO/

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Contextualização No início dos anos 1960, o Gerenciamento de Projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício

Leia mais

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1 Competência SABER FAZER ACONTECER Alcançar metas Conhecimento Habilidade SABER SABER FAZER Aprender a aprender Aplicar o Aprender Agregar valor continuadamente Aumentar o

Leia mais

Tecnologia e Inovação Katia Aguiar

Tecnologia e Inovação Katia Aguiar Tecnologia e Inovação Katia Aguiar Ago 2010 Ciência, Tecnologia e Inovação constituem parte integrante da agenda econômica Necessidade de agregar valor aos bens e serviços produzidos no País Inovação como

Leia mais

A moderna Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas A moderna Gestão de Pessoas RH Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas 1. As pessoas como seres humanos. Dotados de personalidade própria e profundamente

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Principios de Produção Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Princípios de Produção O propósito de um negócio é criar um cliente. (Peter

Leia mais

Abordagens para Inovação. Caps4

Abordagens para Inovação. Caps4 Abordagens para Inovação Caps4 Modelo do Processo de Inovação Recohecimento da Necessidade Estado corrente de necessidades e aspirações da Sociedade Adoção Utilidade Idéias Pesquisa Engenharia Produção

Leia mais

os 4 sensos Liderança Novos tempos. Nova liderança.

os 4 sensos Liderança Novos tempos. Nova liderança. os 4 sensos da Liderança Novos tempos. Nova liderança. os 4 sensos da Liderança Novos tempos. Nova liderança. Ruptura para um salto O modelo de liderança que conhecemos é responsável pelo modelo de sociedade

Leia mais

GESTÃO DE EXCELÊNCIA CONTEXTO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO CONTEXTO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO

GESTÃO DE EXCELÊNCIA CONTEXTO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO CONTEXTO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL PROF. ME. CARLOS WILLIAM DE CARVALHO UEG / UNUCSEH / ADMINISTRAÇÃO / CONSULTORIA ORGANIZACIONAL CONTEXTO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO Turbulência: o ambiente que as

Leia mais

2015 se foi, mas a ressaca... 12,00%

2015 se foi, mas a ressaca... 12,00% 2015 se foi, mas a ressaca... 12,00% 10,00% 8,00% 6,00% 4,00% 2,00% PIB INFLAÇÃO DESEMPREGO 0,00% -2,00% 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016-4,00% -6,00% Se olharmos as notícias... O que fica parecendo:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 115 DE 29 DE MARÇO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

OUI CAMPUS UFSC) UFF) ACAFE INPEAU Colóquio Social CAMPUS UNISUL Encontro Social CAMPUS Colóquio

OUI CAMPUS UFSC) UFF) ACAFE INPEAU Colóquio Social CAMPUS UNISUL Encontro Social CAMPUS Colóquio A Organização Universitária Interamericana (OUI), por meio de seu programa CAMPUS, em colaboração com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Associação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Aula 1 - Administração Estratégica e Competitividade Estratégica O ambiente competitivo contemporâneo As mudanças ocorridas no ambiente de negócios brasileiros

Leia mais

C&T pública: caminho para uma sociedade igualitária. Renato Dagnino

C&T pública: caminho para uma sociedade igualitária. Renato Dagnino C&T pública: caminho para uma sociedade igualitária Renato Dagnino o novo conhecimento para servir à sociedade deve passar pela produção (empresa) e pelo mercado, aumentar o lucro do inovador, eliminar

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL Eduardo Winter Pesquisador em PI/Docente MP e DO em Propriedade Intelectual e Inovação INPI

Leia mais

GESTEC. Sustentabilidade: uma nova dimensão do Planejamento Estratégico Empresarial. A Hipocrisia da Sustentabilidade

GESTEC. Sustentabilidade: uma nova dimensão do Planejamento Estratégico Empresarial. A Hipocrisia da Sustentabilidade GESTEC Sustentabilidade: uma nova dimensão do Planejamento Estratégico Empresarial ou A Hipocrisia da Sustentabilidade Jairo Martins da Silva 06.10.2010 1 O Cinzento Cenário Mundial Balanços Forjados Aquecimento

Leia mais

Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações

Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações Soumitra Dutta Professor de Gestão Universidade de Cornell, EUA Índice Global de Inovação 10 de julho de 2018 Lançamento do Índice Global de Inovação

Leia mais

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE Neuza Abouláfia EXERCÍCIO Quais são os principais motivos pelos quais as organizações mudam? MOTIVOS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES alta complexidade, velocidade e quantidade

Leia mais

PROGRAMA INTERNACIONAL DE COOPERAÇÃO URBANA

PROGRAMA INTERNACIONAL DE COOPERAÇÃO URBANA PROGRAMA INTERNACIONAL DE COOPERAÇÃO URBANA Fomentando o desenvolvimento urbano sustentável em escala global www.iuc-la.eu O QUE É O IUC? Sendo as áreas em que a maioria das pessoas vive e trabalha, as

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL UFV/PPO/DAD 1

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL UFV/PPO/DAD 1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL UFV/PPO/DAD 1 - Pode dizer-me que caminho devo tomar? - Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Não tenho destino certo.

Leia mais

C O N S T R U I N D O A E S C O L A D O S É C U L O X X I MÁRCIA TARDELLI JUNHO DE 2015

C O N S T R U I N D O A E S C O L A D O S É C U L O X X I MÁRCIA TARDELLI JUNHO DE 2015 C O N S T R U I N D O A E S C O L A D O S É C U L O X X I MÁRCIA TARDELLI JUNHO DE 2015 PLURALIDADES QUE SE SOMAM C O N S T R U I N D O A E S C O L A D O S É C U L O X X I Instituições sem fins lucrativos

Leia mais

FIB Uma nova medida para o progresso 22-NOV-2008

FIB Uma nova medida para o progresso 22-NOV-2008 FIB Uma nova medida para o progresso 22-NOV-2008 Por Cristina Tavelin, para a revista Idéia Socioambiental Com o abalo causado pela crise econômica mundial, decorrente de um modelo de crescimento explorado

Leia mais

DESIGN THINKING EXPERIENCE: Um programa de vanguarda que vai colocar você na fronteira da inovação!

DESIGN THINKING EXPERIENCE: Um programa de vanguarda que vai colocar você na fronteira da inovação! DESIGN THINKING EXPERIENCE: Um programa de vanguarda que vai colocar você na fronteira da inovação! O DESIGN THINKING é um MODELO MENTAL, uma abordagem prática que acelera a inovação e soluciona problemas

Leia mais

PAINEL 10 FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA FAUSTO MOREY SECRETARIA TRANSPORTES METROPOLITANOS - STM

PAINEL 10 FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA FAUSTO MOREY SECRETARIA TRANSPORTES METROPOLITANOS - STM PAINEL 10 FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA FAUSTO MOREY SECRETARIA TRANSPORTES METROPOLITANOS - STM Brasil: Financiamento e investimento em infraestrutura Competitividade e prosperidade Fausto

Leia mais

OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO OS PRIMÓRDIOS DA ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA O esforço cooperativo do homem é a base da sociedade; Terminologia: Administração (latin) Ad (direção) e minister (subordinação ou obediência) Aquele que presta

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL Painel: Experiências bem-sucedidas em CT&I: das estratégias de financiamento à vanguarda na gestão empresarial

SEMINÁRIO INTERNACIONAL Painel: Experiências bem-sucedidas em CT&I: das estratégias de financiamento à vanguarda na gestão empresarial SEMINÁRIO INTERNACIONAL Painel: Experiências bem-sucedidas em CT&I: das estratégias de financiamento à vanguarda na gestão empresarial SÉRGIO PAUPÉRIO SÉRIO FILHO DEZEMBRO/2015 24 QUEM SOMOS De origem

Leia mais

PROGRAMA DE SUCESSÃO E A IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA

PROGRAMA DE SUCESSÃO E A IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA PROGRAMA DE SUCESSÃO E A IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA Vânia Hernandes Pós-graduada em Psicologia Positiva, em Gestão da Aprendizagem e graduada em Administração de empresas. Atuou por mais

Leia mais

Palmer: risco calculado Tomar decisões sob diversos graus de incerteza vem a ser uma característica fundamental do empreendedorismo.

Palmer: risco calculado Tomar decisões sob diversos graus de incerteza vem a ser uma característica fundamental do empreendedorismo. EMPREENDEDORISMO CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO SEGUNDO ALGUNS AUTORES Palmer: risco calculado Tomar decisões sob diversos graus de incerteza vem a ser uma característica fundamental do empreendedorismo.

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

NOVO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

NOVO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NOVO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PENSOU EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, PENSOU GV. A Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de ajudar a desenvolver o Brasil. Para isso, foi pioneira na

Leia mais

Transdisciplinaridade na Economia Circular. Professora Doutora Cândida Rocha, ULHT

Transdisciplinaridade na Economia Circular. Professora Doutora Cândida Rocha, ULHT Transdisciplinaridade na Economia Circular Professora Doutora Cândida Rocha, ULHT Antoine Laurent Lavoisier Lei da Conservação da Massa Em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina

Leia mais

Financiamento da pesquisa: qual estratégia?

Financiamento da pesquisa: qual estratégia? Financiamento da pesquisa: qual estratégia? Wrana Panizzi Seminário Nacional de C&T do ANDES SN 17 e 18 de novembro de 2011 Universidade de Brasília Sumário Bases conceituais da política de CT&I Novas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico Plano de Curso no. 288 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

Caminhando para o futuro

Caminhando para o futuro Caminhando para o futuro Empresas e conhecimentos www.celso-foelkel.com.br Super-potências; Super-redes; Super-corporações; Super-consumidores; Sociedade em rede Máquinas muito complexas para serem entendidas

Leia mais

REUNIÓN DEL COMITÉ TÉCNICO DE ALIDE PARA EL FINANCIAMIENTO DE LA MIPYME RURAL Y URBANA

REUNIÓN DEL COMITÉ TÉCNICO DE ALIDE PARA EL FINANCIAMIENTO DE LA MIPYME RURAL Y URBANA REUNIÓN DEL COMITÉ TÉCNICO DE ALIDE PARA EL FINANCIAMIENTO DE LA MIPYME RURAL Y URBANA ENCADENAMIENTO PRODUCTIVO Estrategia de Actuación para el sistema SEBRAE Paulo Alvim Gerente, Unidad de Acceso a Mercados

Leia mais