Reino Protoctista PROTOZOÁRIOS. prof. Eder

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reino Protoctista PROTOZOÁRIOS. prof. Eder"

Transcrição

1 Reino Protoctista PROTOZOÁRIOS prof. Eder

2 Em sistemas de classificação mais antigos, os protozoários foram considerados um filo do reino Animalia - Protozoa -, e as algas unicelulares foram colocadas entre várias divisões de plantas. Muitas formas foram colocadas em ambos os reinos e pesquisadas por zoólogos e botânicos. Atualmente o reino PROTOCTISTA foi criado para colocar estas formas, com as classes de Protozoários referidas sendo promovidas a filos.

3 Características Gerais Unicelulares; Eucariontes; Heterotróficos; Isolados ou coloniais.

4 Classificação Quatro filos: Sarcodina ou Rizópoda, Flagellata ou Mastigóphora Ciliata Apicomplexa ou Sporozoa. Critério: estrutura de locomoção.

5 Filo Sarcodina ou Rhizopoda Locomovem-se por meio de pseudópodes. Podem ser de vida livre ou parasitas. Os pseudópodes também são utilizados para realizar a fagocitose. Ex. Entamoeba coli, Amoeba proteus, radiolários, foraminíferos e heliozoários.

6 Filo Flagellata ou Mastigophora Movimentam-se com um ou mais flagelos e, às vezes, com uma membrana ondulante. Podem ser de vida livre, comensais, mutualísticos ou parasitas. Ex.: Trypanosoma cruzi, Leishmania brasiliensis, Leishmania donovani,...

7 Filo Ciliata Podem apresentar cílios durante toda vida ou apenas quando jovens. Esses cílios servem para a locomoção e auxiliam na captura de alimento, podendo ser substituídos por tentáculos. A maioria é de vida livre. Ex.: Paramecium,Vorticella, Balantidium, etc..

8 Filo Sporozoa ou Apicomplexa São desprovidos de organelas de locomoção. São todos parasitas e formam esporos incomuns. Ex.: Plasmodium sp, Toxoplasma gondii

9

10 Habitat VIDA LIVRE: aquático (doce ou salgado), lodo ou terra úmida. Ex. Paramecium sp.

11 PARASITAS: vivem às custas do hospedeiro, causando-lhe doença. Ex.: Plasmodium falciparum, Trypanosoma cruzi,... MUTUALÍSTICOS: vivem numa relação de troca de favores com seu hospedeiro. Ex.: Triconynpha

12 Reprodução REPRODUÇÃO ASSEXUADA: Cissiparidade (divisão binária ou bipartição)

13 Esquisogonia (divisão múltipla)

14 REPRODUÇÃO SEXUADA Conjugação: 2 indivíduos estabelecem uma ponte citoplasmática, através da qual trocam materiais genéticos. No final do processo, os conjugantes se separam e sofrem reprodução assexuada.

15 União de 2 Paramécios Meiose dos micronúcleos Mitoses e degeneração de 4 micronúcleos Degeneração de 3 micronúcleos Reprodução assexuada Fusão dos micronúcleos e recombinação Conjugação

16 Protozooses Principais protozooses que ocorrem no Brasil.

17 Disenteria amebiana ou Amebíase Agente etiológico: Entamoeba histolytica (Filo Sarcodina), a popular ameba. Contágio: ingestão de água ou alimentos contaminados por cistos de E. histolytica. Os cistos são dotados de uma parede espessa e pode sobreviver por muito tempo fora do intestino do hospedeiro. Eles duram em média 30 dias na água, 12 dias em fezes frescas, 24 horas em pães e bolos e 20 horas em laticínios!

18 Os cistos atravessam a parede gástrica e na cavidade intestinal sofrem desencistamento e liberam os trofozoítos. Os trofozoítos se alimentam de sangue e continuar parasitando o intestino Grosso. Alguns trofozoítos sofrem encistamento originando cistos que serão eliminados com as fezes. Eventualmente, os trofozoítos podem, através da corrente sanguínea, atingir e causar lesões em outros órgãos, como pulmões, fígado e cérebro.

19 História natural da amebíase

20 Ciclo da E. histolytica

21 Profilaxia Saneamento básico (construção de fossas, tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e tratamento de lixo). Lavar bem as mãos antes e após as refeições; Lavar bem frutas e hortaliças e deixá-las de molho em uma solução de água com água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária de boa qualidade para cada litro de água); Ferver (por pelo menos 20 min) e filtrar águas de poço ou rios antes de bebê-las; Evitar o contato direto e indireto com fezes humanas (use luvas!).

22 Giardíase Agente etiológico: Giardia lamblya (Filo Flagelado) # Os aspectos parasitológicos são semelhantes à amebíase, entretanto, parasitam preferencialmente o intestino DELGADO

23 DOENÇA DE CHAGAS ou TRIPANOSSOMÍASE AMERICANA AGENTE ETIOLÓGICO: Trypanosoma cruzi Chagas, HOSPEDEIROS VERTEBRADOS: Homem, gambás, morcegos, roedores, tatus, tamanduás, macacos, aves etc. HOSPEDEIROS INVERTEBRADOS: Triatoma infestans, Panstrogylus megistus, Rhodnius prolixus,...(popularmente chamados de barbeiros ou chupanças)

24 Triatoma infestans Panstrogilus megistus Rhodinus prolixus

25

26 Morfologia do T. cruzi AMASTIGOTA Forma arredondada ou oval, com flagelo que não se exterioriza. Realiza cissiparidade nas células dos hospedeiros vertebrados. Antes do rompimento da célula hospedeira, transforma-se em tripomastigota metacíclico.

27 EPIMASTIGOTA Forma alongada com cinetoplasto justanuclear e anterior ao núcleo; possui pequena membrana ondulante lateralmente. Encontrada no intestino do barbeiro, onde sofre cissiparidade e transforma-se em tripomastigota.

28 TRIPOMASTIGOTA forma alongada com cinetoplasto posterior ao núcleo; o flagelo forma uma extensa membrana ondulante e torna-se livre na porção anterior da célula. Infectante tanto para os hospedeiros vertebrados quanto invertebrados.

29 Ciclo de vida do T. cruzi

30 Mecanismos de transmissão Transmissão pelo vetor (triatomíneo): a infecção ocorre pela penetração de T.cruzi eliminados nas fezes ou urina, durante o repasto sanguíneo. Transfusão sangüínea/transplante. Transmissão congênita: de mãe para filho através da placenta. Transmissão oral: amamentação (fase aguda), alimentos contaminados com fezes ou urina de barbeiros

31 Sintomas da fase aguda primária Pode ser sintomática ou assintomática. Manifestações locais: sinal de Romanã ou chagoma de inoculação, que regridem em 1 ou 2 meses. Febre, edema localizado, hepatomegalia, esplenomegalia e, ás vezes insuficiência cardíaca e perturbações neurológicas. Miocardite aguda, que pode levar a morte.

32 sinal de romanã chagoma

33 Sintomas da fase crônica Fase indeterminada ou latente: 10 a 30 anos assintomático. Cardiopatia chagásica crônica: insuficiência cardíaca, arritmias, tromboembolia. Megaesôfago e megacólon. Perda ou diminuição de neurônios que pode levar à isquemia.

34 Sintomas da fase aguda secundária Fase determinada secundária: depois de 10 a 30 anos assintomático. Cardiopatia chagásica aguda com lesões severas aos tecidos: cardíaco, esofagiano e intestinal. Morte

35 Profilaxia Melhoria das habitações rurais; Combate ao barbeiro no interior dos domicílios e no peridomicílio; Controle do doador de sangue e de órgãos; Controle de transmissão congênita. NÃO HÁ VACINA.

36

37

38 Tratamento Continua parcialmente ineficaz. Alguns medicamentos são utilizados para amenizar os sintomas.

39 Malária,impaludismo, maleita ou febre intermitente Doença causada por protozoários esporozoários. A malária é uma doença que acomete o homem desde a pré-história. Chegou as Américas em viagens transpacíficas em tempos remotos, bem como viagens de colonizadores espanhóis e portugueses a partir do século XVI.

40 Agentes etiológicos no Brasil: Plasmodium vivax: acessos febris de 48 em 48 horas (febre terçã benigna ocorre de 3 em 3 dias). Plasmodium malariae: acessos febris de 72 em 72 horas (febre quartã benigna ocorre de 4 em 4 dias). Plasmodium falciparum: acessos febris irregulares, de 36 a 48 horas (febre terçã maligna, pois as hemácias paraitadas aglutinam-se e provocam a obstrução de vasos, podendo levar o indivíduo à morte).

41 Espécies transmissoras no Brasil Anopheles albitarsis Anopheles aquasalis Anopheles darlingi

42 Ciclo do Plasmodium sp.

43 Modos de transmissão Natural: através da fêmea do Anopheles contaminada. Induzida:transfusão de sangue; uso compartilhado de agulhas e/ou seringas contaminados; malária adquirida no momento do parto(congênita) e acidentes de trabalho em pessoal de laboratório ou hospital.

44 Cerca de 40% da população mundial vive em áreas com risco de transmissão de malária, resultando em não menos que 300 milhões de pessoas infectadas no mundo a cada ano. Mais de três mil crianças morrem de malária por dia na África, segundo um relatório da OMS e da Unicef divulgado no Dia Mundial da Malária.

45

46 PROFILAXIA Tratamento dos doentes. Medidas de controle populacional dos mosquitos. Não há vacina eficiente. TRATAMENTO Medicamentos à base de quinino e artemesina, que destrói os protozoários presentes no sangue, mas não afeta aos alojados no fígado. Uso contínuo de quinino tem selecionado cepas resistentes ao medicamento.

47 LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA (úlcera-de-bauru) Agente etiológico:o protozoário flagelado Leishmania braziliensis Transmissor: fêmea do mosquito do gênero Lutzomyia (Phlebotomus), conhecido popularmente como mosquito-palha, cangalhinha ou birigüi.

48 O mosquito é silvestre, podendo ser encontrados em tocas de animais. Gostam de lugares com pouca luz, úmidos, sem vento e que tenham alimento por perto. Para seu desenvolvimento requerem temperaturas entre 20 e 30ºC, umidade superiores a 80% e matéria orgânica. Picam a partir do por do Sol até de madrugada.

49 A doença originariamente estava restritra ao ambiente silvestre ou em pequenas localidades rurais. Todavia, as transformações ocorridas no meio ambiente, como desmatamento, expansão das áreas urbanas e condições precárias de habitação e saneamento, estão causando uma incidência crescente desta enfermidade em centros urbanos de médio porte, em área domiciliar ou peri-domiciliar. É um crescente problema de saúde pública no país e em outras áreas do continente americano, sendo uma endemia em franca expansão geográfica. Reservatórios naturais: São mamíferos silvestres como roedores, gambás, raposas, tamanduá, bicho-preguiça e mamíferos domésticos como cães e gatos.

50 Ciclo evolutivo da úlcera-de-bauru

51 Sintomas Há o aparecimento de pequena lesão no local da picada do vetor, onde há multiplicação do protozoário. Posteriormente há formação de um nódulo que dá origem a uma úlcera. A lesão inicial pode ser única ou múltipla, dependendo do número de picadas infectantes. Podem ocorrer lesões mucosas, na maioria das vezes secundária às lesões cutâneas, surgindo geralmente meses ou anos após a resolução das lesões de pele. São mais freqüentemente acometidas as cavidades nasais, seguidas da faringe, laringe e cavidade oral.

52

53 LEISHMANIOSE VISCERAL ou MAL DE CALASAR Agente etiológico: Leishmania chagasi Vetor: idem à leishmaniose tegumentar O protozoário agride macrófagos do baço e fígado, provocando forte depressão Imunológica e até hemorragia, podendo levar o paciente a óbito. Pode ocorrer transmissão congênita, por transfusões de sangue e, comumente, Pela picada da fêmea do mosquito do gênero Lutzomya.

54 Profilaxia Proteção individual, quando freqüentar a mata (usar roupas adequadas e repelentes); Tratamento dos doentes; Eliminação dos cães com feridas suspeitas; Controle dos mosquitos nas habitações, através de inseticida e tela nas casas. Construção de casas a 100 m da orla da mata. Controle da população canina errante. Há vacina.

55 Toxoplasmose Agente etiológico: o protozoário esporozoário Toxoplasma gondii. Hospedeiro definitivo: gato. Hospedeiros intermediários: mamíferos e aves. Os gatos se tornam infectados após a ingestão de animais caçados, ou de carne crua contendo os trofozoítos. Após a infecção, os gatos eliminam oocistos em suas fezes, durante uma ou duas semanas. Os oocistos se tornam infectantes em dois ou três dias, e podem sobreviver no ambiente por diversos meses.

56 Mecanismos de transmissão: Ingestão direta dos oocistos infectantes existentes no solo (crianças com as mãos sujas de terra) ou através de alimentos (saladas mal lavadas, moscas); Ingestão de carne crua ou mal passada de animais infectados (bois, carneiros e porcos); De mãe para filho, por via transplacentária; Transplante de órgãos.

57

58 Ciclo da toxoplasmose

59 Sintomas Em pessoas com defesas imunes normais, até 90% de casos de toxoplasmose não causam qualquer sintoma, assim a infecção freqüentemente não é reconhecida. Nos relativamente poucos casos nos quais os sintomas se desenvolvem, os mais comuns são: inchaço indolor dos linfonodos, dores de cabeça, mal-estar, cansaço, febre baixa.

60 No entanto alguns pacientes podem apresentar febre, dores nos músculos e articulações, cansaço, dores de cabeça e alterações visuais, quando ocorre comprometimento da retina,dor de garganta, surgimento de pontos avermelhados difusos por todo o corpo ( como uma alergia, urticária) e aumento do fígado e do baço; menos comumente ocorre inflamação do músculo do coração. A corioretinite pode provocar visão borrada e pontos cegos no campo visual que podem permanecer ou até levar à cegueira do olho comprometido se não adequadamente tratado. Após uma fase aguda de infecção, a doença fica latente, como se estivesse adormecida assim permanecendo para sempre ou podendo reapresentar-se mais adiante espontaneamente ou como decorrência de uma queda do nível de imunidade.

61 Toxoplasmose congênita A importância da doença durante a gestação é o risco elevado de comprometimento fetal. Pode ocorrer: abortamento, crescimento intrauterino retardado (o feto cresce menos que o normal), morte fetal (morte após 20 semanas de gestação), prematuridade (nascimento antes de 37 semanas); malformações diversas: microftalmia (olhos pequenos), micro-encefalia (cabeça pequena), hidrocefalia, retardo mental, pneumonite, hepato-esplenomegalia (aumento com alteração da função do fígado e do baço), lesões de pele e calcificações dentro do cérebro.

62 Profilaxia Atenção médico- veterinária a animais domésticos e de criação; Remoção cuidadosa de fezes de gatos, com o uso de luvas e desinfecção de locais em que foram depositadas; Não consumir carnes cruas ou malcozidas, (deve ser submetida a um tratamento térmico de no mínimo 60 C por 20 min, garantindo que o calor penetre igualmente por todo o alimento).

63 Tricomoníase Agente etiológico: Trychomonas vaginalis Transmissão: contato sexual, uso de sanitários e roupas em comum Sintomas: uretrite, prurido e leucorréia acinzentada, secreção bolhosa Profilaxia: preservativos, cuidados higiênicos

64

65 Balantidiose Agente etiológico: Balantidium coli (parasita intestinal) Transmissão: ingestão de cistos em água e alimentos Sintomas: febre, náusea, vômito, lesões no intestino grosso, diarréia que pode evoluir para disenteria Profilaxia: saneamento básico, higiene pessoal, cuidados com água e alimentos

66 Ciclo da balantidiose B. coli

67

68

Estrutura celular PROTOZOÁRIOS PROTOZOÁRIOS - CARACTERÍSTICAS

Estrutura celular PROTOZOÁRIOS PROTOZOÁRIOS - CARACTERÍSTICAS PROTOZOÁRIOS REINO PROTOCTISTA UNICELULARES e HETERÓTROFOS. PROTOZOÁRIOS - CARACTERÍSTICAS Estrutura celular REINO PROTOCTISTA (PROTISTA). EUCARIOTOS (célula animal) e UNICELULARES. HETERÓTROFOS. Nutrição:

Leia mais

1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO C5, 8 H19, 29, 30 PROTOZOOSES. Biologia Professor João

1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO C5, 8 H19, 29, 30 PROTOZOOSES. Biologia Professor João 1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO PROTOZOOSES Biologia Professor João DOENÇA DE CHAGAS Sinônimo: Tripanossomíase americana Agente Etiológico: Trypanosoma cruzi (protozoário flagelado) Vetor (transmissor):

Leia mais

Reino Protista. Protozoários Algas

Reino Protista. Protozoários Algas Reino Protista Protozoários Algas Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Características dos protozoários Unicelulares, alguns coloniais, alguns com etapas de vida multicelulares. Eucariontes. Heterótrofos,

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I Prof. Daniele Duó Formado por algas e protozoários Algas uni ou pluricelulares, eucariontes, autotróficas Protozoários unicelulares, eucariontes

Leia mais

protozoonoses AMEBÍASE MALÁRIA DOENÇA DE CHAGAS Saúde, higiene & saneamento básico 003 Doenças adquiridas transmissíveis Transmissão & profilaxia

protozoonoses AMEBÍASE MALÁRIA DOENÇA DE CHAGAS Saúde, higiene & saneamento básico 003 Doenças adquiridas transmissíveis Transmissão & profilaxia protozoonoses Saúde, higiene & saneamento básico 003 Doenças adquiridas transmissíveis Transmissão & profilaxia AMEBÍASE MALÁRIA DOENÇA DE CHAGAS Infecção caracterizada por manifestações clínicas intestinais

Leia mais

Classificação ALGAS PROTOZOÁRIOS

Classificação ALGAS PROTOZOÁRIOS Reino Protista Classificação PROTOZOÁRIOS ALGAS Antigamente, estes organismos eram agrupados nos reinos Animal e Vegetal, respectivamente. Hoje em dia, sabemos que fazem parte dos protistas devido a características

Leia mais

Protozoários. Paramecium. Plasmódio. Trichomonas vaginalis. Tripanossomo

Protozoários. Paramecium. Plasmódio. Trichomonas vaginalis. Tripanossomo Protozoários Paramecium Plasmódio Trichomonas vaginalis Tripanossomo Características gerais Eucariontes Unicelulares Heterótrofos Locomoção: cílios, flagelos, pseudópodes ou não possuem nenhuma estrutura

Leia mais

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS ALGAS

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS ALGAS REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS 7º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL ALGAS PROTOZOÁRIOS Vivem em ambientes variados água e solo, com vida livre ou associados com outros seres vivos. Parasitismo = retiram

Leia mais

Cerca de 6000 espécies conhecidas - ~10000 são parasitas. Eucariotos unicelulares

Cerca de 6000 espécies conhecidas - ~10000 são parasitas. Eucariotos unicelulares Cerca de 6000 espécies conhecidas - ~10000 são parasitas. Eucariotos unicelulares Apresentam variadas formas, processo de alimentação, reprodução e locomoção De acordo com a estrutura de locomoção Sarcodina

Leia mais

REINO PROTOCTISTA. - Organismos unicelulares autótrofos: algas unicelulares. - Organismos pluricelulares autótrofos: algas pluricelulares

REINO PROTOCTISTA. - Organismos unicelulares autótrofos: algas unicelulares. - Organismos pluricelulares autótrofos: algas pluricelulares REINO PROTOCTISTA - Organismos unicelulares autótrofos: algas unicelulares - Organismos pluricelulares autótrofos: algas pluricelulares - Organismos unicelulares heterotótrofos: protozoários Prof. Ana

Leia mais

14/03/2017. Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; PROTOZOÁRIOS E ALGAS

14/03/2017. Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; PROTOZOÁRIOS E ALGAS PROTOZOÁRIOS E ALGAS Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; 1 2 Locomoção por meio de pseudópodes; Vida livre ou parasitas; Vacúolo pulsátil

Leia mais

PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO. Agrupamento. Divisão do grupo. Primeiro de todos. Primeiros eucariontes

PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO. Agrupamento. Divisão do grupo. Primeiro de todos. Primeiros eucariontes PROTISTAS PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO Primeiro de todos Primeiros eucariontes Agrupamento Eucariotos que não são: plantas terrestres fungos animais Algas Divisão do grupo Algas Protozoários Protozoários

Leia mais

Protistas. Thiago Lins do Nascimento

Protistas. Thiago Lins do Nascimento Protistas 1 Thiago Lins do Nascimento tiagolinsnasc@gmail.com Protistas: Características Gerais São seres eucariontes. Os protistas são compostos pelas algas e protozoários. Apresentam muita diversidade

Leia mais

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS Caracterização geral Constituídos por células verdadeiras, com citoplasma e núcleo diferenciado (eucariontes). Formados por uma ou várias células mas sem formar tecidos

Leia mais

PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES

PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES PROTOZOÁRIOS Designação coletiva para unicelulares eucariontes heterótrofos (Reino Protista) que obtêm seus alimentos por ingestão ou absorção. Sem valor taxonômico. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

Trypanosoma cruzi Doença de Chagas

Trypanosoma cruzi Doença de Chagas Disciplina de Parasitologia Trypanosoma cruzi Doença de Chagas Profa. Joyce Fonteles Histórico Histórico 1908- Carlos Chagas MG encontrou o parasito no intestino de triatomíneos. 1909- descrição do primeiro

Leia mais

Algas. Algas e protozoários 27/03/2018. Diatomáceas

Algas. Algas e protozoários 27/03/2018. Diatomáceas 1 Algas e protozoários 2 Algas Uni ou pluricelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos clorofila; Plastídeos - pigmentos Mar, água doce, terra úmida; Associadas aos fungos, animais e plantas.

Leia mais

Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5

Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5 Uni ou pluricelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5 Algas Cloroplastos clorofila a, b ou c; Plastídeos pigmentos; Mar, água doce, terra úmida; Grupo polifilético;

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3 1ª PARTE. Pág. 37

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3 1ª PARTE. Pág. 37 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3 1ª PARTE Pág. 37 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/

Leia mais

Protozoários: Protozoários Características: Protozoários IMPORTÂNCIA. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários. Termo Protozoa: primeiro animal

Protozoários: Protozoários Características: Protozoários IMPORTÂNCIA. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários. Termo Protozoa: primeiro animal UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG Disciplina: Microbiologia Geral Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Protozoários: Termo Protozoa: primeiro animal Protozoários Características: Eucarióticos

Leia mais

Classificados conforme estrutura locomotora em:

Classificados conforme estrutura locomotora em: Os Protozoários Reino Protoctista Classificados conforme estrutura locomotora em: Sarcodíneos ou Rizópodes: locomovem-se por pseudópodos; Zoomastigóforos ou Flagelados: locomovem-se por flagelos; Ciliados:

Leia mais

O REINO PROTISTA II. Biodiversidade Prof. Thafarel

O REINO PROTISTA II. Biodiversidade Prof. Thafarel O REINO PROTISTA II Biodiversidade Prof. Thafarel Introdução: Na aula anterior, vimos um pouco da estrutura e fisiologia dos chamados protozoa, ou, em outras palavras, dos protozoários que apresentam mobilidade.

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ORGANISMOS UNICELULARES EUCARIÓTICOS QUIMIO-HETEROTRÓFICOS HABITAM A ÁGUA E O SOLO

CARACTERÍSTICAS ORGANISMOS UNICELULARES EUCARIÓTICOS QUIMIO-HETEROTRÓFICOS HABITAM A ÁGUA E O SOLO PROTOZOÁRIOS CARACTERÍSTICAS ORGANISMOS UNICELULARES EUCARIÓTICOS QUIMIO-HETEROTRÓFICOS HABITAM A ÁGUA E O SOLO CARACTERÍSTICAS PROTOZOA primeiro animal Descreve sua forma animal de nutrição (digestão

Leia mais

Protozoários: IMPORTÂNCIA. Características dos protozoários. Características dos protozoários. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários

Protozoários: IMPORTÂNCIA. Características dos protozoários. Características dos protozoários. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA AMBIENTAL PROFESSORA: Adriana Silva Lima Protozoários: Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Reino

Leia mais

Protozoários. Características Gerais Unicelular Eucarionte Heterótrofos Apresentam organelas Microscópicos Habitat: locais úmidos

Protozoários. Características Gerais Unicelular Eucarionte Heterótrofos Apresentam organelas Microscópicos Habitat: locais úmidos Protozoários Reino Protista Protozoários Características Gerais Unicelular Eucarionte Heterótrofos Apresentam organelas Microscópicos Habitat: locais úmidos Protozoários Diversidade Móveis ou sésseis Solitários

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino protista

Leia mais

Características do Reino Protista

Características do Reino Protista Reino Protista Características do Reino Protista São todos eucariontes Tanto formas unicelulares quanto pluricelulares Autótrofos e heterótrofos Não formam tecidos verdadeiros; Vivem em diversos ambientes;

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino Protoctista

Leia mais

Foraminíferos, Radiolários e Heliozoários

Foraminíferos, Radiolários e Heliozoários Protozoários Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Organismos pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, heterotróficos, unicelulares ou pluricelulares (formação de colônias rudimentares) Vida livre ou parasitas

Leia mais

Aula Prática II: Protozoários - Família Trypanosomatidae.

Aula Prática II: Protozoários - Família Trypanosomatidae. UFF Universidade Federal Fluminense. PUNF - Polo Universitário de Nova Friburgo. Curso de Biomedicina. Disciplina: Parasitologia Professora: Aline Caseca Volotão. Monitora: Lorraine Herdy Heggendornn.

Leia mais

PROTOZOÁRIOS Capítulo 12

PROTOZOÁRIOS Capítulo 12 Reino Protoctista: PROTOZOÁRIOS Capítulo 12 Profa. Jéssica Macedo 2019 Características gerais dos protozoários - Durante cerca de 2 bilhões de anos predominaram na Terra os seres procariontes (semelhantes

Leia mais

Profa. Carolina G. P. Beyrodt

Profa. Carolina G. P. Beyrodt Profa. Carolina G. P. Beyrodt Agente etiológico: Toxoplasma gondii (Protozoário coccídeo do Filo Apicomplexa) Histórico Isolado em 1908 de um roedor do deserto: Ctenodactylus gondii 1923 descrição do primeiro

Leia mais

Toxoplasma gondii. Ciclo de vida e patogênese com foco para imunodeprimidos

Toxoplasma gondii. Ciclo de vida e patogênese com foco para imunodeprimidos Toxoplasma gondii Ciclo de vida e patogênese com foco para imunodeprimidos INTRODUÇÃO O Toxoplasma gondii é um protozoário intracelular obrigatório, para que seu ciclo de vida esteja completo, precisa

Leia mais

Agente etiológico. Leishmania brasiliensis

Agente etiológico. Leishmania brasiliensis Leishmaniose Agente etiológico A leishmaniose é causada por protozoários flagelados chamados Leishmania brasiliensis e Leishmania chagasi, que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte

Leia mais

Toxoplasmose. Zoonose causada por protozoário Toxoplasma gondii. Único agente causal da toxoplasmose. Distribuição geográfica: Mundial

Toxoplasmose. Zoonose causada por protozoário Toxoplasma gondii. Único agente causal da toxoplasmose. Distribuição geográfica: Mundial Toxoplasmose Zoonose causada por protozoário Toxoplasma gondii Único agente causal da toxoplasmose Distribuição geográfica: Mundial Hospedeiros: a) Hospedeiros finais ou definitivos: - felideos (gato doméstico

Leia mais

Professor Antônio Ruas :

Professor Antônio Ruas : 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 2 4. Assunto: (i) (ii) (iii) (iv) (v) (vi) (vii) Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Componente curricular:

Leia mais

Microbiologia Morfologia dos Protozoários Prof. Márcia G. Perdoncini. Morfologia dos Protozoários. rios

Microbiologia Morfologia dos Protozoários Prof. Márcia G. Perdoncini. Morfologia dos Protozoários. rios Morfologia dos Protozoários rios PROTOZOÁRIOS: RIOS: Os protozoários rios são microrganismos eucariontes e compreendem mais de 50.000 espécies. A característica única que permite agrupar todas as formas

Leia mais

Thais Guedes Guida. Supervisão Jaqueline Quincas. Orientação Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck

Thais Guedes Guida. Supervisão Jaqueline Quincas. Orientação Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck Thais Guedes Guida Supervisão Jaqueline Quincas Orientação Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck Aula teórica sobre protozoários abordando as características principais desses organismos, principais

Leia mais

Parasitologia VET05596 REINO PROTOZOA

Parasitologia VET05596 REINO PROTOZOA Parasitologia REINO VET05596 PROTOZOA Reino Protozoa Características Morfologia Locomoção Reprodução Locomoção - flagelo Reino Protozoa Reprodução I. Assexuada II. Sexuada * Alto índice de reprodução Reino

Leia mais

PROTOZOÁRIOS EXCAVADOS. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano

PROTOZOÁRIOS EXCAVADOS. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano PROTOZOÁRIOS É o nome comumente usado para se referir aos eucariotos que, são unicelulares e heterótrofos.

Leia mais

Toxoplasmose. Filo: Apicomplexa (porque possui complexo apical)

Toxoplasmose. Filo: Apicomplexa (porque possui complexo apical) Toxoplasmose Parasito Reino: Protozoa Filo: Apicomplexa (porque possui complexo apical) Ordem: Eucoccidiida Família: Sarcocystidae Gênero: Toxoplasma Espécie: Toxoplasma gondii - É uma doença cosmopolita.

Leia mais

Importância. Econômica Ágar e carragenina Diatomito Sushi Temaki Hossomaki Uramaki. Ecológica Base das cadeias alimentares aquá$cas

Importância. Econômica Ágar e carragenina Diatomito Sushi Temaki Hossomaki Uramaki. Ecológica Base das cadeias alimentares aquá$cas Pro$stas - filogenia Algas- classificação Importância Ecológica Base das cadeias alimentares aquá$cas Responsáveis por 90% da fotossíntese do planeta Renovação do O2 Econômica Ágar e carragenina Diatomito

Leia mais

4. Assunto: (i) Protozoários: microorganismos eucariontes unicelulares.

4. Assunto: (i) Protozoários: microorganismos eucariontes unicelulares. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: Microbiologia Aula 9 Professor Antônio Ruas : 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal:

Leia mais

Reino Protista. Os seres protistas são unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca, ou seja, são seres eucariontes.

Reino Protista. Os seres protistas são unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca, ou seja, são seres eucariontes. 2ª série do Ensino Médio Tarde e Noite Profª Luciana Mollo Reino Protista Os seres protistas são unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca, ou seja, são seres eucariontes. Estão

Leia mais

Leishmaniose. Família: Trypanosomatidae (da mesma família que o Trypanosoma cruzi, causador de Chagas).

Leishmaniose. Família: Trypanosomatidae (da mesma família que o Trypanosoma cruzi, causador de Chagas). Leishmaniose Parasito Reino: Protozoa Filo: Sarcomastigophora (porque possui flagelo) Ordem: Kinetoplastida (porque tem cinetoplasto) Família: Trypanosomatidae (da mesma família que o Trypanosoma cruzi,

Leia mais

Bio-Soletrando - Doenças. Prof. Valdiran Wanderley

Bio-Soletrando - Doenças. Prof. Valdiran Wanderley Bio-Soletrando - Doenças Prof. Valdiran Wanderley R E I N O M O N E R A Seres representantes Bactérias e cianobactérias Número de células Unicelular Tipo de nutrição Muitos são heterótrofos e alguns autótrofos.

Leia mais

Biologia. Setor 1423 Móds. 03 a 06. Prof. Rafa

Biologia. Setor 1423 Móds. 03 a 06. Prof. Rafa Biologia Setor 1423 Móds. 03 a 06 Prof. Rafa PROTISTAS PROTISTAS ALGAS FOTOSSINTETIZANTES PROTOZOÁRIOS PARASITAS Protozoários (Reino Protista) Características: Estrutura Formas de vida Eucariontes Unicelulares

Leia mais

Protistas. Protozoários e Algas. Biologia Prof. Letícia Velasco

Protistas. Protozoários e Algas. Biologia Prof. Letícia Velasco Protistas Protozoários e Algas Biologia Prof. Letícia Velasco Protistas Primeiro de todos (dentre eucariotos); Engloba protozoários ( primeiro animal ) e algas; Eventos de endossimbiose: Primários (com

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Muitos pensam que apenas provocamos doenças, o que não é verdade! Somos organismos unicelulares e procariontes! Podemos ser encontrados em uma

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4. Pág. 41

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4. Pág. 41 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4 Pág. 41 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO

Leia mais

FAMÍLIA TRYPANOSOMATIDAE

FAMÍLIA TRYPANOSOMATIDAE FAMÍLIA TRYPANOSOMATIDAE CLASSIFICAÇÃO: FILO SARCOMASTIGOPHORA(flagelos, pseudópodes ou ambos) SUBFILO MASTIGOPHORA (protozoários com 1 ou + flagelos) FAMÍLIA TRYPANOSOMATIDAE: São nove gêneros que parasitam

Leia mais

Parasitologia Docente: Prof. Subst. Luciano Alves dos Anjos

Parasitologia Docente: Prof. Subst. Luciano Alves dos Anjos Campus de Ilha Solteira Departamento de Biologia e Zootecnia DBZ FEIS Protozoários Subfilo SARCODINA Parasitologia Docente: Prof. Subst. Luciano Alves dos Anjos Características Gerais Sarcodíneos ou Rizópodos

Leia mais

BIOLOGIA. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Principais doenças endêmicas no Brasil. Prof. ª Daniele Duó.

BIOLOGIA. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Principais doenças endêmicas no Brasil. Prof. ª Daniele Duó. BIOLOGIA Qualidade de Vida das Populações Humanas Principais doenças endêmicas no Brasil Prof. ª Daniele Duó - História da Epidemiologia Hipócrates (mais de 2000 anos) fatores ambientais influenciam a

Leia mais

REINO PROTISTA. Capítulo 9 e 10 - Sistema Poliedro de Ensino Giselle Cherutti

REINO PROTISTA. Capítulo 9 e 10 - Sistema Poliedro de Ensino Giselle Cherutti REINO PROTISTA Capítulo 9 e 10 - Sistema Poliedro de Ensino Giselle Cherutti Características Gerais Grupo formando por protozoários e algas: Protozoários: seres unicelulares, eucariontes e heterótrofos.

Leia mais

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários Professora Denise Biologia www.e-conhecimento.com.br Características Gerais Eucariontes Não se encaixam em nenhum dos outros reinos Grupo Artificial, Polifilético mais de um ancestral Como são muito distintos,

Leia mais

PROTOZOÁRIOS. Isolados ou colônias Vida livre ou associados a outros organismos Locomoção

PROTOZOÁRIOS. Isolados ou colônias Vida livre ou associados a outros organismos Locomoção Protozoários PROTOZOÁRIOS Isolados ou colônias Vida livre ou associados a outros organismos Locomoção Pseudópodes(AMEBÓIDES) Cílios (CILIADOS) Flagelos (FLAGELADOS) Sem estrutura especializada (ESPOROZOÁRIOS)

Leia mais

eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos algas protistas autótrofos protozoários, que protistas heterótrofos

eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos algas protistas autótrofos protozoários, que protistas heterótrofos Reino Protoctista Reino Protoctista Segundo a classificação dos seres vivos em cinco reinos (Whittaker 1969), um deles, o dos Protistas, agrupa organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos

Leia mais

O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS. Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura

O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS. Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura VÍRUS Vírusvem do latim = veneno São pequenos - ultramicroscópicos Um pouco de história Louis Pasteur (1822-1895)

Leia mais

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO UMA CÉLULA COM NÚCLEO OS PROTISTAS SÃO EUCARIONTES; MITOCÔNDRIAS E CLOROPLASTO; PROTISTAS UNICELULARES SÃO, GERALMENTE MICROSCÓPICOS.

Leia mais

Giardíase. - É a principal parasitose intestinal (com maior incidência do que a ascaridíase e a amebíase).

Giardíase. - É a principal parasitose intestinal (com maior incidência do que a ascaridíase e a amebíase). Giardíase Parasito Reino: Protozoa Filo: Sarcomastigophora (porque possui flagelo) Ordem: Diplomonadida Família: Hexamitidae Gênero: Giardia Espécie: Giardia lamblia - É a principal parasitose intestinal

Leia mais

VERMINOSES. Professor BELLINATI BIOLOGIA

VERMINOSES. Professor BELLINATI BIOLOGIA VERMINOSES BIOLOGIA PLATELMINTOS Verminoses a serem estudadas: - TENÍASE / CISTICERCOSE - ESQUISTOSSOMOSE - FASCIOLOSE CISTICERCOSE OU TENÍASE? INTERMEDIÁRIO OVO LARVA ( CISTICERCO ) ADULTO ( TÊNIA ) DEFINITIVO

Leia mais

Aula IV Protozoários Zoopatogênicos

Aula IV Protozoários Zoopatogênicos ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA Aula IV Protozoários Zoopatogênicos Professora: Luciana Alves de Sousa Doenças causadas por Protozoários Doença de Chagas Leishmaniose Malária Giardíase Amebíase Toxoplasmose Doença

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 7º ANO Ciências Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os

Leia mais

Aula 21 Protozoários parasitas

Aula 21 Protozoários parasitas Aula 21 Protozoários parasitas Os protozoários são seres unicelulares, eucariontes e podem ser parasitas ou de vida livre. As células dos protozoários executam todas as funções vitais que nos grupos animais

Leia mais

Doença de Chagas Agente etiológico: Vetores: Morfologia e biologia do T. cruzi: Ciclo biológico

Doença de Chagas Agente etiológico: Vetores: Morfologia e biologia do T. cruzi: Ciclo biológico Doença de Chagas Agente etiológico: Trypanossoma cruzi Vetores: Todas as espécies de triatomíneos são vetores em potencial porém elas precisam de algumas condições para tal mister como: adaptação à habitação

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Ciências - 1º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Paula Jacinto N.: / /17 Volume 1: Conhecendo a Biosfera Vírus e bactérias Protistas 1) Explique

Leia mais

PROTOCTISTAS HETERÓTROFOS PROTISTAS

PROTOCTISTAS HETERÓTROFOS PROTISTAS PROTOCTISTAS HETERÓTROFOS PROTISTAS PROTOZOÁRIOS Protozoários: organismos unicelulares, eucariontes, heterotróficos, aeróbios ou anaeróbios com tamanho entre 2 μm e 1 mm. Hábitat: água doce, salgada e

Leia mais

Protozoários. Professor Gustavo Propst Biologia

Protozoários. Professor Gustavo Propst Biologia Protozoários Professor Gustavo Propst Biologia Protozoários Organismos pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, heterotróficos, unicelulares ou pluricelulares (formação de colônias rudimentares)

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Parasitoses intestinais: Giardíase: infecção do Intestino delgado causada por protozoário = Giárdia lamblia = formas

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PROTOZOÁRIOS

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PROTOZOÁRIOS Faculdade de Medicina de Jundiaí Disciplina de Parasitologia INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PROTOZOÁRIOS Profa. Dra. Alcione Vendramin Gatti Protozoários Etimologia do grego proto primeiro e zoon animal. Protozoa

Leia mais

Gênero Leishmania. século XIX a febre negra ou Kala-azar era temida na Índia. doença semelhante matava crianças no Mediterrâneo

Gênero Leishmania. século XIX a febre negra ou Kala-azar era temida na Índia. doença semelhante matava crianças no Mediterrâneo Leishmaniose Leishmaniose é um espectro de doenças produzidas por Leishmania sp. cuja manifestação clínica varia de infecção assintomática tica à morte Gênero Leishmania Histórico século XIX a febre negra

Leia mais

Protozooses. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

Protozooses. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Protozooses Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Conceitos Agente etiológico: é o causador da doença. (Trypanossoma cruzi, Ancylostoma duodenale); Vetor: é o agente transmissor de uma parasita. (Triatoma

Leia mais

Doenças veiculadas por água contaminada

Doenças veiculadas por água contaminada Doenças veiculadas por água contaminada FORMAS DE CONTAMINAÇÃO Contato da pele com água contaminada; Ingestão de água contaminada; Ausência de rede de esgoto, falta de água ou práticas precárias de higiene;

Leia mais

Complexo Leishmania donovani Forte tendência a visceralização (baço, fígado, medula óssea e órgãos linfóides).

Complexo Leishmania donovani Forte tendência a visceralização (baço, fígado, medula óssea e órgãos linfóides). ORDEM: KINETOPLASTIDA FAMÍLIA: TRYPANOSOMATIDAE GÊNERO: Leishmania Classificações: A) SUBGÊNEROS: Leishmania Viannia B) COMPLEXOS: Parasitologia (Nutrição) Aula 4 (26/03) Leishmania Profa. Adriana Pittella

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Poliomielite Doença viral aguda; paralisia flácida de início súbito; déficit motor instala-se subitamente e a evolução

Leia mais

Lista de Exercícios. Aluno(a): Nº. Pré Universitário Uni-Anhanguera. Disciplina: Biologia

Lista de Exercícios. Aluno(a): Nº. Pré Universitário Uni-Anhanguera. Disciplina: Biologia Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto Série: 1 Ano Disciplina: Biologia 01 - (UDESC SC/2012) Assinale a alternativa correta quanto aos protozoários. a)

Leia mais

AMEBÍASE. e Entamoeba histolytica. Satie Katagiri. São Paulo, março de 2010.

AMEBÍASE. e Entamoeba histolytica. Satie Katagiri. São Paulo, março de 2010. AMEBÍASE e Entamoeba histolytica Satie Katagiri São Paulo, março de 2010. Amebas parasitas do homem Gênero Entamoeba Classificadas conforme número de núcleos da forma cística. Com 8 núcleos: Entamoeba

Leia mais

PROTOZOOLOGIA. Filo CILIOPHORA

PROTOZOOLOGIA. Filo CILIOPHORA Filo CILIOPHORA Filo CILIOPHORA Família BALANTIDIIDAE Balantidium coli Habitat: Intestino grosso PROTOZOOLOGIA Morfologia: organismo revestido por cílios, bastante móvel, mede 300µm, na parte anterior

Leia mais

TENÍASE Homem: Boi ou porco: Contaminação: Sintomas: Tratamento: Profilaxia:

TENÍASE Homem: Boi ou porco: Contaminação: Sintomas: Tratamento: Profilaxia: TENÍASE Homem: hospedeiro definitivo. Boi ou porco: hospedeiro intermediário. Contaminação: ingestão de carne mal passada contaminada com cisticercos; autoinfecção. Sintomas: distúrbios intestinais, dores

Leia mais

Aula III Protozoários

Aula III Protozoários ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA Aula III Protozoários Professora: Luciana Alves de Sousa REINO PROTISTA Protozoa: grego Proto = primeiro Zoon = animal Características gerais Organismos unicelulares, eucariontes,

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília

Aulas Multimídias Santa Cecília Aulas Multimídias Santa Cecília Prof. Marcôncio Reino Fungi (Fungos) Características: São heterótrofos. Podem ser unicelulares e pluricelulares. São eucariontes. Condições para um fungo germinar: Pouca

Leia mais

Reino Animal Filo Nematelmintos. Turma: 7 C Professora: Mariana Mello

Reino Animal Filo Nematelmintos. Turma: 7 C Professora: Mariana Mello Reino Animal Filo Nematelmintos Turma: 7 C Professora: Mariana Mello OBJETIVOS DA AULA Compreender as principais características do filo dos nematelmintos Relacionar a vida desses animais com a saúde humana

Leia mais

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS. Prof. Airton

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS. Prof. Airton REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS Prof. Airton Características Gerais: Unicelulares Eucariontes Heterótrofos Geralmente microscópicos Podem viver isolados ou em grupos formando colônias CLASSIFICAÇÃO De acordo

Leia mais

Vírus! O vírus é ou não um ser vivo?

Vírus! O vírus é ou não um ser vivo? Vírus O vírus é ou não um ser vivo? Não Vivo Vivo 8 1 2 Estrutura Uma partícula viral consiste de ácido nucleico, DNA ou RNA, circundado por uma capa proteica A partícula é chamada de vírion, a capa de

Leia mais

Doenças causadas por vírus. Professora: Elyka Fernanda

Doenças causadas por vírus. Professora: Elyka Fernanda Doenças causadas por vírus Professora: Elyka Fernanda Herpes labial Transmissão Causador: HSV 1 (vírus do herpes simples tipo 1) Sintomas A infecção inicial pode não causar sintomas ou surgimento de bolhas

Leia mais

LEISHMANIOSE HUMANA E CANINA

LEISHMANIOSE HUMANA E CANINA LEISHMANIOSE HUMANA E CANINA O QUE É LEISHMANIOSE? É uma doença CAUSADA por protozoários do gênero Leishmania No Brasil existem atualmente seis espécies de protozoários responsáveis por causar doença humana.

Leia mais

ÁGUA E SAÚDE. Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano

ÁGUA E SAÚDE. Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano ÁGUA E SAÚDE Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano SANEAMENTO BÁSICO É o conjunto de medidas que visa melhorar e garantir a saúde da população por meio de abastecimento de água, da construção de rede de esgoto

Leia mais

PROTOZOÁRIOS (protos, primitivo e zoon, animal)

PROTOZOÁRIOS (protos, primitivo e zoon, animal) PROTOZOÁRIOS (protos, primitivo e zoon, animal) PROTOZOÁRIOS: CARACTERÍSTICAS GERAIS Seres microscópicos unicelulares, já foram considerados animais; Ausência de simetria bilateral, radial esférica; Núcleo

Leia mais

Filo Nematelmintos. O tamanho corporal varia de poucos milímetros ate 8m!

Filo Nematelmintos. O tamanho corporal varia de poucos milímetros ate 8m! Características: Do grego, nemato = fio ou filamento + helmins = verme; Antes eram classificados dentro de um grupo maior, o filo Asquelmintos; Existem cerca de 90 mil espécies descritas de vermes nematódeos;

Leia mais

Entamoeba histolytica Sahudinn, 1903

Entamoeba histolytica Sahudinn, 1903 Entamoeba histolytica Sahudinn, 1903 Filo Sarcomastigophora Apresenta núcleo simples, flagelos, pseudópodos ou ambos. Ordem Amoebida: tipicamente uninucleado, sem flagelos. Subordem Tubulina: corpo cilíndrico,

Leia mais

Doenças Vetoriais. Malária Dengue Febre amarela

Doenças Vetoriais. Malária Dengue Febre amarela Malária Dengue Febre amarela Conceitos Vetor Artrópode que transmite um patógeno de um vertebrado hospedeiro para o outro Doenças vetoriais são aquelas em que seus agentes são transmitidos por vetores

Leia mais

PARASITOSES EMERGENTES e OPORTUNISTAS

PARASITOSES EMERGENTES e OPORTUNISTAS PARASITOSES EMERGENTES e OPORTUNISTAS Parasitoses emergentes: Doenças parasitárias comuns em animais e que têm sido assinaladas com maior frequência no homem ultimamente. Parasitoses emergentes Motivos:

Leia mais

O Reino Protoctista. Introdução. Engloba algas e protozoários. Grupo polifilético ancestralidade distinta. Mais complexos que os Monera.

O Reino Protoctista. Introdução. Engloba algas e protozoários. Grupo polifilético ancestralidade distinta. Mais complexos que os Monera. Reino Protoctista Introdução Introdução O Reino Protoctista Engloba algas e protozoários Antes: vegetal e animal. Grupo polifilético ancestralidade distinta Limites não estabelecidos definitivamente. Mais

Leia mais