COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4. Pág. 41

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4. Pág. 41"

Transcrição

1 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4 Pág. 41 Professora Leonilda Brandão da Silva leonildabrandaosilva@gmail.com

2 PROBLEMATIZAÇÃO Você sabe o que são protozoários? Onde eles são encontrados? Por que é importante estudar estes organismos? Que doenças os protozoários podem causar no homem? Você conhece algum tipo de alga? Como esses seres vivos são diferentes das plantas? Em que são semelhantes? Quais são alguns dos usos que o ser humano faz das algas? Que protozoários causam doenças no ser humano?

3 CAPÍTULO 4 p. 41 REINO PROTISTA Protozoários e Algas Leitura do texto pág. 41

4 1 Características gerais p. 42 REINO PROTISTA Reunia, inicialmente, os seres unicelulares eucariontes como os protozoários (heterótrofos) e as algas unicelulares (autotróficas). Depois, passou a abrigar todas as algas (uni e pluricelulares).

5 Protozoários unicelulares Algas uni e pluricelulares

6 O que há de comum entre os protistas? Suas células possuem núcleo individualizado, ou seja, são EUCARIONTES. Possuem parede celular diferente dos fungos As algas pluricelulares apesar de serem parecidas com as plantas em alguns aspectos, as algas não possuem raiz, caule, folhas. Além disso, as algas não apresentam os tecidos que protegem o embrião em seu desenvolvimento como as plantas. PROTISTAS são todos aqueles que não são procariotas, fungos, plantas e animais.

7 2 PROTOZOÁRIOS Habitam os mais variados ambientes (água e solo) com vida livre ou em associações com outros seres como o parasitismo, o comensalismo e o mutualismo. Em condições desfavoráveis alguns podem adotar a forma de cistos. Quando as condições tornam favoráveis voltam a forma ativa.

8 Principais grupos dos protozoários de acordo com o tipo de locomoção Protozoários Sarcodina ou Rhizopodes: deslocam-se e obtém alimento por meio de pseudópodes. Protozoários Mastigophora ou Flagellata: deslocam-se e obtém alimento por meio de flagelos. Protozoários Ciliophora (Ciliados): deslocam-se e obtém alimento por meio de cílios. Protozoários Sporozoa (Esporozoários): não possuem estruturas para o deslocamento; obtém alimento por absorção ou pinocitose.

9 Protozoário Rhizopodes Protozoário flagelado Protozoário ciliado

10 1. PROTOZOÁRIOS C/ PSEUDÓPODES Um exemplo é a ameba ela é capaz de reagir a estímulos por meio de pseudópodes, expansões citoplasmáticas com as quais se aproxima do alimento, engloba por fagocitose e digere em vacúolos c/ enzimas digestivas.

11 Fagocitose

12 Além das amebas, são protistas com pseudópodes os: a) Heliozoários b)radiolérios c)foraminíferos São encontradas em águas salgadas e doces possuem carapaça de sílica ou carbonato de cálcio (esqueleto ou concha).

13 Em alguns desses protozoários a eliminação do produtos tóxicos ocorre por difusão, mas outros possuem vacúolo contrátil ou pulsátil, principalmente os de água doce, pois, sendo hipertônico em relação ao meio, absorvem muita água por osmose e por meio desse vacúolo ele elimina o excesso de água e excretas.

14 Reprodução A forma mais comum de reprodução dos ameboides é a assexuada, que ocorre em geral por divisão binária e em certos casos por divisão múltipla.

15 Nutrição As amebas podem viver alimentando-se apenas de detritos e bactérias. Mas algumas podem parasitar o ser humano. Um exemplo de protozoário com pseudópodes parasita do homem é a Entamoeba histolytica que provoca a AMEBÍASE.

16 2. PROTOZOÁRIOS COM CÍLIOS São dotados de cílios (protozoários ciliados) filamentos de estrutura idêntica aos flagelos, mas menores e mais numerosos. Cílios Paramécio, comum em água doce.

17 Alimentação dos ciliados O paramécio, possui um ponto fixo p/ ingerir alimento, o suco oral, coberto de cílios que movimentam a água e arrastam o alimento p/ uma abertura o cistótoma. Forma-se então, vacúolos digestivos, nos quais o alimento é digerido e absorvido. Os restos são eliminados pelo citoprocto ou citopígio.

18

19 Como muitos ciliados, o paramécio, possui 2 núcleos: macronúcleo, de tamanho maior, responsável pelo controle do metabolismo; micronúcleo, envolvido na reprodução por conjugação. Além disso, os ciliados realizam reprodução assexuada por divisão binária.

20 Reprodução assexuada: divisão binária transversal Reprodução sexuada: conjugação

21 Modo de vida: Parasita Ex.Balantidium coli (Balantidiose) Vida livre (maioria) vivem na água doce, no mar e em terrenos úmidos Ex. Paramecium sp.

22 Ciliados: diversidade de espécies. Stentor polymorphus Vorticela Paramécio

23 3. PROTOZOÁRIOS COM FLAGELOS São portadores de um ou + flagelos que funcionam na locomoção e na captura de alimentos (protozoários flagelados). Flagelos

24 Modo de vida: Vida livre (vivem na água) Parasitas Ex. Trypanosoma Cruzi Associação mutualística. Ex. Triconympha x cupim e barata. A tricoynpha vive no intestino desses insetos digerindo a celulose ingerida por eles. Triconinfa Cupim

25 Reprodução Os protozoários flagelados reproduzem se por divisão binária longitudinal.

26 4. PROTOZOÁRIOS SEM ORGANELAS DE LOCOMOÇÃO (Esporozoários) Desprovidos de estruturas de locomoção. São todos parasitas intracelulares. A entrada na célula é feita com o auxílio de um conj. de organelas (complexo apical) daí chamarem Apicomplexa ou Esporozoários.

27 Reprodução A reprodução dos esporozoários é assexuada, por divisão múltipla ou esquizogonia. Em muitas espécies (plasmódio) ocorre a alternância entre reprodução assexuada e reprodução sexuada.

28 VÍDEOS: Vida dos ciliados (2:30) Paramecium dividindo (3:21) Trypanosoma (0:46) Paramecium (0:52) Amoeba endocitose (1:02)

29 3 DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS Nem todos os protozoários são parasitas, entretanto muitos causam problemas de saúde para o ser humano. Vejamos algumas dessas doenças: Doença de Chagas, Leishmaniose Tegumentar e Visceral, Tricomoníase, Giardíase, Malária e Toxoplasmose.

30 DOENÇA DE CHAGAS AGENTE: Trypanosoma cruzi TRANSMISSÃO: picada dos percevejos triatomídeos, Triatoma infestans e outras espécies, conhecidos como barbeiro, chupança e outros. O barbeiro contrai o protozoário de animais silvestres como tatu, gambá, macaco, ou pessoas doentes (reservatórios naturais). O protozoário sai pelas fezes do barbeiro e penetra pelo orifício da picada, ao coçar o local a vítima facilita sua penetração.

31 SINTOMAS: O doente pode morrer por insuficiência respiratória. Estima-se que existam 3 milhões de brasileiros portadores do protozoário. Nem todos os infectados desenvolvem a doença. Ela pode se manifestar muitos anos após o contato. PROFILAXIA: construir casas de alvenaria; tratar os doentes; usar inseticidas; usar telas em portas e janelas.

32 Casa de pau-a-pique Barbeiro (Triatoma infestans)

33 VÍDEOS: Matéria Inseto Barbeiro (Duração 3:48) Doença de Chagas (Duração - 2:49)

34 LEISHMANIOSE TEGUMENTAR Úlcera de Bauru AGENTE: Leishmania braziliensis TRANSMISSÃO: picada da fêmea dos mosquitos da família flebotomíneos e do gênero Lutzomya (mosquito-palha ou birigui) que se infectam ao picar pessoas contaminadas. O protozoário penetra no indivíduo pela saliva que o mosquito injeta na hora da picada (evitar a coagulação do sangue).

35 SINTOMAS: No fim de alguns dias, aparece uma lesão na pele; mais tarde o parasita espalha-se e causa lesões na boca, nariz e faringe. PROFILAXIA: combater o mosquito (vetor); uso de telas ou cortinados; construção de casas a mais de 100m das matas, pois o mosquito tem voo curto. Se tratada a tempo há regressão das lesões.

36 LEISHMANIOSE VISCERAL CALAZAR AGENTE: Leishmania chagasi TRANSMISSÃO: picada da fêmea dos mosquitos do gênero Lutzomya (mosquito-palha ou birigui) que se infectam ao picar vertebrados. SINTOMAS: febre, anemia e aumento do baço. Se não for tratada pode levar à morte.

37 VÍDEOS: Leishimaniose (Duração 1:40) Leishimaniosis (espanhol) (Duração - 7:03)

38 TRICOMANÍASE AGENTE: Trichomonas vaginalis TRANSMISSÃO: contato sexual com portador, uso de sanitários e roupas. SINTOMAS: na mulher provoca inflamações na uretra e vagina, que elimina um líquido branco ou amarelado. Pode tb provocar inflamações no homem, que em geral não apresenta sintomas, mas pode transmitir. PROFILAXIA: usar camisinha, tomar cuidado ao usar sanitários (eles sobrevivem em ambientes úmidos por até 6 horas).

39 GIARDÍASE AGENTE: Giardia lamblia TRANSMISSÃO: ingestão de água e alimentos contaminados. SINTOMAS: infecções no intestino delgado e diarréias que podem provocar desidratação (graves). PROFILAXIA: implementar saneamento básico e medidas de higiene.

40 MALÁRIA, EMPALUDISMO, MALEITA OU SEZÃO AGENTE: Plasmodium sp TRANSMISSÃO: picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles (mosquitoprego). SINTOMAS: A ruptura das hemácias provoca no doente febre alta, com tremores e grande sudorese. Além dos danos no fígado, há anemia (cansaço, desânimo, fala de ar).

41 A gravidade depende da espécie do esporozoário: Plasmodium vivax: a febre retorna a cada 48h (febre terçã benigna). Plasmodium malarie: a febre retorna a cada 72h (febre quartã benigna). Plasmodium faciparum: o intervalo varia de 36 a 48h (pode haver comprometimento do cérebro e anemia grave).

42 Ciclo de vida do Plasmodium: Na picada com a saliva do inseto penetra tb formas de pasmódio esporozoítos, que pelo sangue chegam ao fígado ou baço e reproduzem-se (esquizogonia). Nesses órgãos produzem os merozoítos, que invadem as hemácias, onde crescem e sofrem divisões e acabam por arrebentá-las. Os merozoítos liberados no sangue, invadem outras hemácias que tb são destruídas. Depois de algum tempo, aparecem nas hemácias os gametócitos, que se forem ingeridos pelo mosquito originam gametas e ocorrerá a fecundação produzindo o oocinete, que se fixa e forma o oocisto, este por divisão múltipla (esporogonia) formará os esporozoítos que poderão infectar outras pessoas ao ser em picadas

43 CICLO Reprodução DE VIDA DO PLASMÓDIO Malária Reprodução sexuada sexuada 1 Reprodução assexuada

44 Hospedeiro Definitivo: indivíduo onde ocorre a reprodução sexuada do protozoário (mosquito). Hospedeiro Intermediário: indivíduo onde ocorre a reprodução assexuada do parasita (homem).

45 PROFILAXIA: Eliminar criadouros do mosquito (não deixando água acumulada); Usar inseticida (insetos adultos). Usar larvicidas e drenagem (larvas). Colocar telas em portas e janelas e cortinados na cama. Cuidado nas transfusões de sangue.

46 VÍDEO: Malária (Duração - 2:47)

47 TOXOPLASMOSE AGENTE: Toxoplasma gondii TRANSMISSÃO: ingestão de cistos do parasita presentes nas fezes de gatos, nos pelos, areia, além de carne crua ou malcozida. SINTOMAS: geralmente é assintomática, mas às vezes há febre e aumento dos linfonodos. Em geral desaparece sem consequências, mas pode haver lesão nos olhos e outros órgãos. Pode ser grave em gestantes, afetando o sistema nervoso do feto. Profilaxia: evitar consumir carne mal cozida; não beijar animais, nem deixar lamber o rosto; alimentar os animais com alimentos cozidos ou ração. lavar as mãos depois de contato com animais; antes de engravidar realizar o exame.

48 AMEBÍASE Agente: Entamoeba histolytica Transmissão: ingestão de água ou alimentos contaminados. Sintomas: diarreias intensas, com muco e sangue. Profilaxia: implementar saneamento básico e higiene pessoal (beber água fervida ou filtrada, lavar bem frutas e verduras.

49 PROBLEMATIZAÇÃO Você sabe o que são protozoários? Onde eles são encontrados? Por que é importante estudar estes organismos? Que doenças os protozoários podem causar no homem? Você conhece algum tipo de alga? Como esses seres vivos são diferentes das plantas? Em que são semelhantes? Quais são alguns dos usos que o ser humano faz das algas? Que protozoários causam doenças no ser humano?

50 ATIVIDADES Protozoários 1. Quais as principais características dos Protozoários?(2) 2. Indique o modo de locomoção de cada um dos grupos abaixo: a) Rhizopodes (1): b) Ciliophora (1): c) Mastigophora ou Flagellata (1): d) Sporozoa (1):

51 3. Apresente o agente infectante e o modo de transmissão das seguintes doenças: a) Amebíase (2): b) Doença de Chagas (2): c) Leishmaniose tegumentar (2): d) Tricomaníase (2): e) Giardíase (2): f) Malária (2):

52 Atividades Aplique seus conhecimentos 1 a 16 (exceto 2, 6) p. 52 a 55

53 1) A tabela abaixo mostra o número de casos de malária ao longo dos anos na região amazônica. a) Qual o protozoário causador da malária? Anos Nº s de casos b) Como ele penetra no organismo humano? c) Que consequência essa doença traz para o organismo? d) De acordo com a tabela acima, o nº de casos da malária na região amazônica aumentou ou diminuiu essa doença? e) Que medidas devem ter sido usadas para combater?

54 3) (ENEM) A malária é uma doença típica de regiões tropicais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no final do século XX, foram registrados mais de 600 mil casos de malária no Brasil, 99% dos quais na região amazônica. Os altos índices de malária nessa região podem ser explicados por várias razões, entre as quais: a) as características genéticas das populações locais facilitam a transmissão e dificultam o tratamento da doença. b) a falta de saneamento básico propicia o desenvolvimento do mosquito transmissor da malária nos esgotos não tratados. c) a inexistência de predadores capazes de eliminar o causador e o transmissor em seus focos impede o controle da doença. d) a temperatura elevada e os altos índices de chuva na floresta equatorial favorecem a proliferação do mosquito transmissor e) o Brasil é o único país do mundo que não implementou medidas concretas para interromper sua transmissão em núcleos urbanos.

55 4) (ENEM) Os mapas apresentam informações acerca dos índices de infecção por leishmaniose tegumentar americana (LTA) em 1985 e A partir da leitura dos mapas acima, conclui-se que a) índice de infecção por LTA em Minas Gerais elevou-se muito nesse período b) o estado de Mato Grosso apresentou diminuição do índice de infecção por LTA devido às intensas campanhas de saúde. c) a expansão geográfica da LTA ocorreu no sentido norte-sul como resultado do processo predatório de colonização. d) o índice de infecção por LTA no Maranhão diminuiu em virtude das fortes secas que assolaram o estado nesse período. e) o aumento da infecção por LTA no Rio Grande do Sul resultou da proliferação do roedor que transmite essa enfermidade.

56

57 5 (ENEM) Houve uma grande elevação do número de casos de malária na Amazônia que, de 30 mil casos na década de 1970, chegou a cerca de 600 mil na década de Esse aumento pode ser relacionado a mudanças na região, como: a) as transformações no clima da região decorrentes do efeito estufa e da diminuição da camada de ozônio. b) o empobrecimento da classe média e a consequente falta de recursos para custear o caro tratamento da doença. c) o aumento na migração humana para fazendas, grandes obras, assentamentos e garimpos, instalados nas áreas de floresta d) as modificações radicais nos costumes dos povos indígenas, que perderam a imunidade natural ao mosquito transmissor. e) a destruição completa do ambiente natural de reprodução do agente causador, que o levou a migrar para os grandes centros urbanos.

58 7) O mapa mostra a área de ocorrência da malária no mundo. Considerando-se sua distribuição na América do Sul, a malária pode ser classificada como: a) endemia, pois se concentra em uma área geográfica restrita desse continente b) peste, já que ocorre nas regiões mais quentes do continente. c) epidemia, já que ocorre na maior parte do continente. d) surto, pois apresenta ocorrência em áreas pequenas. e) pandemia, pois ocorre em todo o continente.

59 8. (UDESC) Analise as proposições a respeito dos organismos do Reino Protista. I. Os protozoários são eucariontes unicelulares heterótrofos II. A organela de locomoção dos protozoários é apenas do tipo flagelo. III. O Trypanosoma cruzi é o protozoário flagelado causador da doença de Chagas IV. As diatomáceas são algas do grupo das crisófitas; têm parede celular rígida por causa da presença de celulose. V. Nos protistas predomina a reprodução assexuada por cissiparidade, que se inicia com a divisão do núcleo e depois em divisão do citoplasma Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras b) Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras. c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. d) Somente a afirmativa III é verdadeira. e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

60 9) (MACKENZIE-SP) A contaminação do reservatório de água de Santa Isabel do Ivai (PR) provocou 375 casos de toxoplasmose. A doença fugiu ao controle das autoridades sanitárias do município de 9154 habitantes, que teve 375 casos confirmados e 743 notificações. Essa doença pode causar aborto, deficiências neurológicas e visuais. Alguns gatos tinham um ninho na estação de tratamento de água da cidade. Adaptado de Folha de São Paulo, 24/02/2002. A I, na referida cidade, pode ter sido provocada por contaminação do sistema de abastecimento de água. Os gatos, encontrados na estação, agem como hospedeiros II do causador da doença, que é III. Os espaços I, II e III devem ser preenchidos, correta e respectivamente por a) epidemia, definitivos e um protozoário b) epidemia, definitivos e uma bactéria. c) endemia, intermediários e um protozoário. d) endemia, definitivos e um protozoário. e) epidemia, intermediários e uma bactéria.

61 10. "A leishmaniose é uma parasitose que se tem alastrado nos últimos anos em alguns estados brasileiros". Analise as seguintes afirmativas referentes à doença: I. O agente etiológico, o protozoário Plasmodium, multiplicase nas células vermelhas do sangue do animal doente. II. Seu vetor é o macho de mosquitos do gênero Anopheles. III. Essa parasitose é transmitida pelas fêmeas de mosquitos flebotomíneo IV. Para o combate dessa parasitose, uma das eficientes medidas profiláticas é a eliminação dos depósitos de águas paradas nas áreas próximas das moradias humanas Podemos afirmar que: a) II e III são corretas; b) II e IV são corretas; c) I e IV são corretas; d) III e IV são correta

62 11) Entre os mosquitos transmissores da malária, o Anopheles darlingi prevalece sobre outras espécies do gênero porque se multiplica em lugares abertos, ensolarados e em águas paradas. Foram recomendadas as seguintes medidas para seu combate: I. Colocação de telas em portas e janelas II. Aplicação de inseticidas organoclorados nos locais de reprodução do inseto. III. Introdução de peixes que se alimentam de larvas nos criadouros do inseto IV. Uso de mosquiteiros em torno das camas dos habitantes da região Aquelas que não produzem grandes danos ao ambiente são SOMENTE a) I e II b) I e III c) II e III d) I, II e IV e) I, III e IV

63 12) A respeito do aumento do número de casos de malária que têm ocorrido no país, nos últimos anos, foram feitas as afirmações a seguir. I. A malária ocorre somente na região amazônica, devido à pobreza de sua população, não tendo sido verificados casos fora dessa área. II. O aumento de incidência da malária está relacionado com a falta de vacinação, procedimento muito eficiente no controle da doença. III. A expansão dos centros urbanos, em direção à mata, deixa a população mais exposta ao mosquito transmissor IV. As grandes concentrações nos aglomerados urbanos favorecem a transmissão da doença de pessoa para pessoa. É correto o contido apenas em (A) I. (B) III. (C) I e IV. (D) II e IV. (E) II, III e IV.

64 13) (UFMT) A doença de Chagas, transmitida pelo barbeiro, é causada pelo protozoáriotrypanosoma cruzi. Sobre esse protozoário, analise as características. I - Eucarionte dotado de flagelo II - Eucarionte dotado de cílios. III - Eucarionte unicelular heterótrofo IV - Eucarionte pluricelular autótrofo. São características do Trypanosoma cruzi: A) II e IV, apenas. B) II, III e IV, apenas. C) I e III, apenas. D) I, II e IV, apenas. E) I, II, III e IV.

65 14) (UFCG-PB) A doença de Chagas é uma parasitose que mata cerca de brasileiros por ano, causando prejuízos de aproximadamente dois bilhões de dólares anuais ao país. Sobre esta doença é INCORRETO afirmar que a) é causada por protozoário, assim como a leishmaniose, giardíase, malária e toxoplasmose. b) existem várias espécies de triatomídeos que podem transmitir o Tripanossoma cruzi, sendo a principal espécie o Triatoma infestans. c) o principal órgão parasitado pelo Tripanossoma cruzi é o coração. d) a principal forma de prevenção da doença é através da vacinação e) melhoria de habitações constitui uma medida profilática.

66 15) (Mack-2007) Cientistas concluíram que houve um aquecimento global nos últimos 100 anos. Atualmente, eles reconhecem que o homem é o responsável pela alteração do clima global (efeito estufa). O relatório emitido por eles adverte que o efeito estufa vai provocar secas e enchentes maiores e um aumento de casos de doenças tropicais transmitidas por insetos. Dentre essas doenças estão a) Chagas, malária e leptospirose. b) esquistossomose, dengue e varíola. c) leptospirose, Chagas e dengue. d) malária, esquistossomose e leptospirose. e) malária, dengue e febre amarela

67 16) Malária (I), febre amarela (II), mal de Chagas (III) e síndrome da imunodeficiência adquirida (IV) são algumas das doenças que ocorrem em humanos. I e III são causa das por (A), enquanto II e IV são causadas por (B). As letras A e B nas lacunas devem ser preenchidas correta e, respectivamente, por a) bactérias e vírus. b) protozoários e vírus c) protozoários e bactérias. d) bactérias e protozoários. e) vírus e protozoários.

68

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS ALGAS

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS ALGAS REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS 7º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL ALGAS PROTOZOÁRIOS Vivem em ambientes variados água e solo, com vida livre ou associados com outros seres vivos. Parasitismo = retiram

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3 1ª PARTE. Pág. 37

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3 1ª PARTE. Pág. 37 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3 1ª PARTE Pág. 37 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/

Leia mais

Protozoários. Paramecium. Plasmódio. Trichomonas vaginalis. Tripanossomo

Protozoários. Paramecium. Plasmódio. Trichomonas vaginalis. Tripanossomo Protozoários Paramecium Plasmódio Trichomonas vaginalis Tripanossomo Características gerais Eucariontes Unicelulares Heterótrofos Locomoção: cílios, flagelos, pseudópodes ou não possuem nenhuma estrutura

Leia mais

Estrutura celular PROTOZOÁRIOS PROTOZOÁRIOS - CARACTERÍSTICAS

Estrutura celular PROTOZOÁRIOS PROTOZOÁRIOS - CARACTERÍSTICAS PROTOZOÁRIOS REINO PROTOCTISTA UNICELULARES e HETERÓTROFOS. PROTOZOÁRIOS - CARACTERÍSTICAS Estrutura celular REINO PROTOCTISTA (PROTISTA). EUCARIOTOS (célula animal) e UNICELULARES. HETERÓTROFOS. Nutrição:

Leia mais

Reino Protista. Protozoários Algas

Reino Protista. Protozoários Algas Reino Protista Protozoários Algas Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Características dos protozoários Unicelulares, alguns coloniais, alguns com etapas de vida multicelulares. Eucariontes. Heterótrofos,

Leia mais

14/03/2017. Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; PROTOZOÁRIOS E ALGAS

14/03/2017. Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; PROTOZOÁRIOS E ALGAS PROTOZOÁRIOS E ALGAS Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; 1 2 Locomoção por meio de pseudópodes; Vida livre ou parasitas; Vacúolo pulsátil

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I Prof. Daniele Duó Formado por algas e protozoários Algas uni ou pluricelulares, eucariontes, autotróficas Protozoários unicelulares, eucariontes

Leia mais

Foraminíferos, Radiolários e Heliozoários

Foraminíferos, Radiolários e Heliozoários Protozoários Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Organismos pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, heterotróficos, unicelulares ou pluricelulares (formação de colônias rudimentares) Vida livre ou parasitas

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ORGANISMOS UNICELULARES EUCARIÓTICOS QUIMIO-HETEROTRÓFICOS HABITAM A ÁGUA E O SOLO

CARACTERÍSTICAS ORGANISMOS UNICELULARES EUCARIÓTICOS QUIMIO-HETEROTRÓFICOS HABITAM A ÁGUA E O SOLO PROTOZOÁRIOS CARACTERÍSTICAS ORGANISMOS UNICELULARES EUCARIÓTICOS QUIMIO-HETEROTRÓFICOS HABITAM A ÁGUA E O SOLO CARACTERÍSTICAS PROTOZOA primeiro animal Descreve sua forma animal de nutrição (digestão

Leia mais

PROTOZOÁRIOS Capítulo 12

PROTOZOÁRIOS Capítulo 12 Reino Protoctista: PROTOZOÁRIOS Capítulo 12 Profa. Jéssica Macedo 2019 Características gerais dos protozoários - Durante cerca de 2 bilhões de anos predominaram na Terra os seres procariontes (semelhantes

Leia mais

Protistas. Thiago Lins do Nascimento

Protistas. Thiago Lins do Nascimento Protistas 1 Thiago Lins do Nascimento tiagolinsnasc@gmail.com Protistas: Características Gerais São seres eucariontes. Os protistas são compostos pelas algas e protozoários. Apresentam muita diversidade

Leia mais

PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO. Agrupamento. Divisão do grupo. Primeiro de todos. Primeiros eucariontes

PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO. Agrupamento. Divisão do grupo. Primeiro de todos. Primeiros eucariontes PROTISTAS PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO Primeiro de todos Primeiros eucariontes Agrupamento Eucariotos que não são: plantas terrestres fungos animais Algas Divisão do grupo Algas Protozoários Protozoários

Leia mais

PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES

PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES PROTOZOÁRIOS Designação coletiva para unicelulares eucariontes heterótrofos (Reino Protista) que obtêm seus alimentos por ingestão ou absorção. Sem valor taxonômico. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

Algas. Algas e protozoários 27/03/2018. Diatomáceas

Algas. Algas e protozoários 27/03/2018. Diatomáceas 1 Algas e protozoários 2 Algas Uni ou pluricelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos clorofila; Plastídeos - pigmentos Mar, água doce, terra úmida; Associadas aos fungos, animais e plantas.

Leia mais

Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5

Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5 Uni ou pluricelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5 Algas Cloroplastos clorofila a, b ou c; Plastídeos pigmentos; Mar, água doce, terra úmida; Grupo polifilético;

Leia mais

REINO PROTOCTISTA. - Organismos unicelulares autótrofos: algas unicelulares. - Organismos pluricelulares autótrofos: algas pluricelulares

REINO PROTOCTISTA. - Organismos unicelulares autótrofos: algas unicelulares. - Organismos pluricelulares autótrofos: algas pluricelulares REINO PROTOCTISTA - Organismos unicelulares autótrofos: algas unicelulares - Organismos pluricelulares autótrofos: algas pluricelulares - Organismos unicelulares heterotótrofos: protozoários Prof. Ana

Leia mais

Protozoários: Protozoários Características: Protozoários IMPORTÂNCIA. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários. Termo Protozoa: primeiro animal

Protozoários: Protozoários Características: Protozoários IMPORTÂNCIA. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários. Termo Protozoa: primeiro animal UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG Disciplina: Microbiologia Geral Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Protozoários: Termo Protozoa: primeiro animal Protozoários Características: Eucarióticos

Leia mais

Protozoários: IMPORTÂNCIA. Características dos protozoários. Características dos protozoários. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários

Protozoários: IMPORTÂNCIA. Características dos protozoários. Características dos protozoários. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA AMBIENTAL PROFESSORA: Adriana Silva Lima Protozoários: Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Reino

Leia mais

Classificação ALGAS PROTOZOÁRIOS

Classificação ALGAS PROTOZOÁRIOS Reino Protista Classificação PROTOZOÁRIOS ALGAS Antigamente, estes organismos eram agrupados nos reinos Animal e Vegetal, respectivamente. Hoje em dia, sabemos que fazem parte dos protistas devido a características

Leia mais

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS Caracterização geral Constituídos por células verdadeiras, com citoplasma e núcleo diferenciado (eucariontes). Formados por uma ou várias células mas sem formar tecidos

Leia mais

Reino Protista. Os seres protistas são unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca, ou seja, são seres eucariontes.

Reino Protista. Os seres protistas são unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca, ou seja, são seres eucariontes. 2ª série do Ensino Médio Tarde e Noite Profª Luciana Mollo Reino Protista Os seres protistas são unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca, ou seja, são seres eucariontes. Estão

Leia mais

Cerca de 6000 espécies conhecidas - ~10000 são parasitas. Eucariotos unicelulares

Cerca de 6000 espécies conhecidas - ~10000 são parasitas. Eucariotos unicelulares Cerca de 6000 espécies conhecidas - ~10000 são parasitas. Eucariotos unicelulares Apresentam variadas formas, processo de alimentação, reprodução e locomoção De acordo com a estrutura de locomoção Sarcodina

Leia mais

O REINO PROTISTA II. Biodiversidade Prof. Thafarel

O REINO PROTISTA II. Biodiversidade Prof. Thafarel O REINO PROTISTA II Biodiversidade Prof. Thafarel Introdução: Na aula anterior, vimos um pouco da estrutura e fisiologia dos chamados protozoa, ou, em outras palavras, dos protozoários que apresentam mobilidade.

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino protista

Leia mais

Protistas. Protozoários e Algas. Biologia Prof. Letícia Velasco

Protistas. Protozoários e Algas. Biologia Prof. Letícia Velasco Protistas Protozoários e Algas Biologia Prof. Letícia Velasco Protistas Primeiro de todos (dentre eucariotos); Engloba protozoários ( primeiro animal ) e algas; Eventos de endossimbiose: Primários (com

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino Protoctista

Leia mais

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários Professora Denise Biologia www.e-conhecimento.com.br Características Gerais Eucariontes Não se encaixam em nenhum dos outros reinos Grupo Artificial, Polifilético mais de um ancestral Como são muito distintos,

Leia mais

eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos algas protistas autótrofos protozoários, que protistas heterótrofos

eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos algas protistas autótrofos protozoários, que protistas heterótrofos Reino Protoctista Reino Protoctista Segundo a classificação dos seres vivos em cinco reinos (Whittaker 1969), um deles, o dos Protistas, agrupa organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos

Leia mais

Thais Guedes Guida. Supervisão Jaqueline Quincas. Orientação Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck

Thais Guedes Guida. Supervisão Jaqueline Quincas. Orientação Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck Thais Guedes Guida Supervisão Jaqueline Quincas Orientação Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck Aula teórica sobre protozoários abordando as características principais desses organismos, principais

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Ciências - 1º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Paula Jacinto N.: / /17 Volume 1: Conhecendo a Biosfera Vírus e bactérias Protistas 1) Explique

Leia mais

Classificados conforme estrutura locomotora em:

Classificados conforme estrutura locomotora em: Os Protozoários Reino Protoctista Classificados conforme estrutura locomotora em: Sarcodíneos ou Rizópodes: locomovem-se por pseudópodos; Zoomastigóforos ou Flagelados: locomovem-se por flagelos; Ciliados:

Leia mais

1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO C5, 8 H19, 29, 30 PROTOZOOSES. Biologia Professor João

1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO C5, 8 H19, 29, 30 PROTOZOOSES. Biologia Professor João 1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO PROTOZOOSES Biologia Professor João DOENÇA DE CHAGAS Sinônimo: Tripanossomíase americana Agente Etiológico: Trypanosoma cruzi (protozoário flagelado) Vetor (transmissor):

Leia mais

Professor Antônio Ruas :

Professor Antônio Ruas : 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 2 4. Assunto: (i) (ii) (iii) (iv) (v) (vi) (vii) Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Componente curricular:

Leia mais

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO UMA CÉLULA COM NÚCLEO OS PROTISTAS SÃO EUCARIONTES; MITOCÔNDRIAS E CLOROPLASTO; PROTISTAS UNICELULARES SÃO, GERALMENTE MICROSCÓPICOS.

Leia mais

protozoonoses AMEBÍASE MALÁRIA DOENÇA DE CHAGAS Saúde, higiene & saneamento básico 003 Doenças adquiridas transmissíveis Transmissão & profilaxia

protozoonoses AMEBÍASE MALÁRIA DOENÇA DE CHAGAS Saúde, higiene & saneamento básico 003 Doenças adquiridas transmissíveis Transmissão & profilaxia protozoonoses Saúde, higiene & saneamento básico 003 Doenças adquiridas transmissíveis Transmissão & profilaxia AMEBÍASE MALÁRIA DOENÇA DE CHAGAS Infecção caracterizada por manifestações clínicas intestinais

Leia mais

Protozoários. Características Gerais Unicelular Eucarionte Heterótrofos Apresentam organelas Microscópicos Habitat: locais úmidos

Protozoários. Características Gerais Unicelular Eucarionte Heterótrofos Apresentam organelas Microscópicos Habitat: locais úmidos Protozoários Reino Protista Protozoários Características Gerais Unicelular Eucarionte Heterótrofos Apresentam organelas Microscópicos Habitat: locais úmidos Protozoários Diversidade Móveis ou sésseis Solitários

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Muitos pensam que apenas provocamos doenças, o que não é verdade! Somos organismos unicelulares e procariontes! Podemos ser encontrados em uma

Leia mais

Protozoários. Professor Gustavo Propst Biologia

Protozoários. Professor Gustavo Propst Biologia Protozoários Professor Gustavo Propst Biologia Protozoários Organismos pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, heterotróficos, unicelulares ou pluricelulares (formação de colônias rudimentares)

Leia mais

4. Assunto: (i) Protozoários: microorganismos eucariontes unicelulares.

4. Assunto: (i) Protozoários: microorganismos eucariontes unicelulares. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: Microbiologia Aula 9 Professor Antônio Ruas : 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal:

Leia mais

PROTOZOÁRIOS EXCAVADOS. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano

PROTOZOÁRIOS EXCAVADOS. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano PROTOZOÁRIOS É o nome comumente usado para se referir aos eucariotos que, são unicelulares e heterótrofos.

Leia mais

Importância. Econômica Ágar e carragenina Diatomito Sushi Temaki Hossomaki Uramaki. Ecológica Base das cadeias alimentares aquá$cas

Importância. Econômica Ágar e carragenina Diatomito Sushi Temaki Hossomaki Uramaki. Ecológica Base das cadeias alimentares aquá$cas Pro$stas - filogenia Algas- classificação Importância Ecológica Base das cadeias alimentares aquá$cas Responsáveis por 90% da fotossíntese do planeta Renovação do O2 Econômica Ágar e carragenina Diatomito

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília

Aulas Multimídias Santa Cecília Aulas Multimídias Santa Cecília Prof. Marcôncio Reino Fungi (Fungos) Características: São heterótrofos. Podem ser unicelulares e pluricelulares. São eucariontes. Condições para um fungo germinar: Pouca

Leia mais

Características do Reino Protista

Características do Reino Protista Reino Protista Características do Reino Protista São todos eucariontes Tanto formas unicelulares quanto pluricelulares Autótrofos e heterótrofos Não formam tecidos verdadeiros; Vivem em diversos ambientes;

Leia mais

Biologia. Setor 1423 Móds. 03 a 06. Prof. Rafa

Biologia. Setor 1423 Móds. 03 a 06. Prof. Rafa Biologia Setor 1423 Móds. 03 a 06 Prof. Rafa PROTISTAS PROTISTAS ALGAS FOTOSSINTETIZANTES PROTOZOÁRIOS PARASITAS Protozoários (Reino Protista) Características: Estrutura Formas de vida Eucariontes Unicelulares

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 29 REINO PROTISTA

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 29 REINO PROTISTA BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 29 REINO PROTISTA Fixação 1) (PUC) O filo Protozoa é subdividido em quatro classes: Sarcodina, Mastigophora, Sporozoa e Cilliphora. A característica considerada para

Leia mais

BIOLOGIA. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Principais doenças endêmicas no Brasil. Prof. ª Daniele Duó.

BIOLOGIA. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Principais doenças endêmicas no Brasil. Prof. ª Daniele Duó. BIOLOGIA Qualidade de Vida das Populações Humanas Principais doenças endêmicas no Brasil Prof. ª Daniele Duó - História da Epidemiologia Hipócrates (mais de 2000 anos) fatores ambientais influenciam a

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 7º ANO Ciências Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os

Leia mais

Bio-Soletrando - Doenças. Prof. Valdiran Wanderley

Bio-Soletrando - Doenças. Prof. Valdiran Wanderley Bio-Soletrando - Doenças Prof. Valdiran Wanderley R E I N O M O N E R A Seres representantes Bactérias e cianobactérias Número de células Unicelular Tipo de nutrição Muitos são heterótrofos e alguns autótrofos.

Leia mais

Aula III Protozoários

Aula III Protozoários ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA Aula III Protozoários Professora: Luciana Alves de Sousa REINO PROTISTA Protozoa: grego Proto = primeiro Zoon = animal Características gerais Organismos unicelulares, eucariontes,

Leia mais

PROTOZOÁRIOS. Isolados ou colônias Vida livre ou associados a outros organismos Locomoção

PROTOZOÁRIOS. Isolados ou colônias Vida livre ou associados a outros organismos Locomoção Protozoários PROTOZOÁRIOS Isolados ou colônias Vida livre ou associados a outros organismos Locomoção Pseudópodes(AMEBÓIDES) Cílios (CILIADOS) Flagelos (FLAGELADOS) Sem estrutura especializada (ESPOROZOÁRIOS)

Leia mais

O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS. Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura

O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS. Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura VÍRUS Vírusvem do latim = veneno São pequenos - ultramicroscópicos Um pouco de história Louis Pasteur (1822-1895)

Leia mais

Características gerais:

Características gerais: Os Vírus Características gerais: São organismos acelulares; São parasitas intracelulares obrigatórios; Não possuem metabolismo próprio, portanto não fazem síntese protéica nem respiração celular; Seu material

Leia mais

REINO PROTISTA. Capítulo 9 e 10 - Sistema Poliedro de Ensino Giselle Cherutti

REINO PROTISTA. Capítulo 9 e 10 - Sistema Poliedro de Ensino Giselle Cherutti REINO PROTISTA Capítulo 9 e 10 - Sistema Poliedro de Ensino Giselle Cherutti Características Gerais Grupo formando por protozoários e algas: Protozoários: seres unicelulares, eucariontes e heterótrofos.

Leia mais

Aula 21 Protozoários parasitas

Aula 21 Protozoários parasitas Aula 21 Protozoários parasitas Os protozoários são seres unicelulares, eucariontes e podem ser parasitas ou de vida livre. As células dos protozoários executam todas as funções vitais que nos grupos animais

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PROTOZOÁRIOS

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PROTOZOÁRIOS Faculdade de Medicina de Jundiaí Disciplina de Parasitologia INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PROTOZOÁRIOS Profa. Dra. Alcione Vendramin Gatti Protozoários Etimologia do grego proto primeiro e zoon animal. Protozoa

Leia mais

REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS

REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS 1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS Reino Protoctista Protozoários Características gerais Eucariontes unicelulares; Heterótrofos (digestão intracelular); Pinocitose Fagocitose

Leia mais

ÁGUA E SAÚDE. Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano

ÁGUA E SAÚDE. Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano ÁGUA E SAÚDE Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano SANEAMENTO BÁSICO É o conjunto de medidas que visa melhorar e garantir a saúde da população por meio de abastecimento de água, da construção de rede de esgoto

Leia mais

Agente etiológico. Leishmania brasiliensis

Agente etiológico. Leishmania brasiliensis Leishmaniose Agente etiológico A leishmaniose é causada por protozoários flagelados chamados Leishmania brasiliensis e Leishmania chagasi, que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte

Leia mais

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): BRUNO RAMELLO DIA: MÊS: 03. Segmento temático: PROTOZOÁRIOS. Turma: A ( ) / B ( )

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): BRUNO RAMELLO DIA: MÊS: 03. Segmento temático: PROTOZOÁRIOS. Turma: A ( ) / B ( ) LISTA: 03 3ª série Ensino Médio Professor(a): BRUNO RAMELLO Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: PROTOZOÁRIOS DIA: MÊS: 03 2017 01 - (UDESC SC) Analise as proposições a respeito dos organismos

Leia mais

Doenças veiculadas por água contaminada

Doenças veiculadas por água contaminada Doenças veiculadas por água contaminada FORMAS DE CONTAMINAÇÃO Contato da pele com água contaminada; Ingestão de água contaminada; Ausência de rede de esgoto, falta de água ou práticas precárias de higiene;

Leia mais

Vírus! O vírus é ou não um ser vivo?

Vírus! O vírus é ou não um ser vivo? Vírus O vírus é ou não um ser vivo? Não Vivo Vivo 8 1 2 Estrutura Uma partícula viral consiste de ácido nucleico, DNA ou RNA, circundado por uma capa proteica A partícula é chamada de vírion, a capa de

Leia mais

Reino Protoctista PROTOZOÁRIOS. prof. Eder

Reino Protoctista PROTOZOÁRIOS. prof. Eder Reino Protoctista PROTOZOÁRIOS prof. Eder Em sistemas de classificação mais antigos, os protozoários foram considerados um filo do reino Animalia - Protozoa -, e as algas unicelulares foram colocadas entre

Leia mais

Lista de Exercícios. Aluno(a): Nº. Pré Universitário Uni-Anhanguera. Disciplina: Biologia

Lista de Exercícios. Aluno(a): Nº. Pré Universitário Uni-Anhanguera. Disciplina: Biologia Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto Série: 1 Ano Disciplina: Biologia 01 - (UDESC SC/2012) Assinale a alternativa correta quanto aos protozoários. a)

Leia mais

Microbiologia Morfologia dos Protozoários Prof. Márcia G. Perdoncini. Morfologia dos Protozoários. rios

Microbiologia Morfologia dos Protozoários Prof. Márcia G. Perdoncini. Morfologia dos Protozoários. rios Morfologia dos Protozoários rios PROTOZOÁRIOS: RIOS: Os protozoários rios são microrganismos eucariontes e compreendem mais de 50.000 espécies. A característica única que permite agrupar todas as formas

Leia mais

1) Por que a nomenclatura criada por Lineu é chamada binominal? Dê um exemplo.

1) Por que a nomenclatura criada por Lineu é chamada binominal? Dê um exemplo. 1) Por que a nomenclatura criada por Lineu é chamada binominal? Dê um exemplo. 2) Quais são as vantagens para a comunidade científica, em adotar a nomenclatura desenvolvida por Lineu? 3) Qual foi a categoria

Leia mais

Protozoários. Biologia

Protozoários. Biologia Protozoários Biologia Protozoários Organismos pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, heterotróficos, unicelulares (formação de colônias rudimentares) Vida livre ou parasitas Divididos de acordo

Leia mais

Organismos simples. Vírus Século XX (ME) Bactérias Final do Século XVI Associação às enfermidades: século XIX

Organismos simples. Vírus Século XX (ME) Bactérias Final do Século XVI Associação às enfermidades: século XIX Micro-organismos Vírus Século XX (ME) Organismos simples Bactérias Final do Século XVI Associação às enfermidades: século XIX Protozoários Vida livre (água salgada, água doce e ambientes úmidos) Podem

Leia mais

Relações Parasitas e Hospedeiros. Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna

Relações Parasitas e Hospedeiros. Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna Relações Parasitas e Hospedeiros Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna Quintas Disciplina 1ª aula Relações Parasitas e Hospedeiros 2ª aula Relações Parasitas e Hospedeiros Intervalo \0/ 3ª aula Relações Parasitas

Leia mais

INFECÇÕES. Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto

INFECÇÕES. Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto INFECÇÕES Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto Definição É a colonização de um organismo hospedeiro por uma espécie estranha. Numa infecção, o organismo infectante procura utilizar os recursos do hospedeiro para

Leia mais

Ciências. Estudo dirigido para o teste Aluna: RAYANA TEIXEIRA PEIXOTO, 7 B. Professor: José Roberto.

Ciências. Estudo dirigido para o teste Aluna: RAYANA TEIXEIRA PEIXOTO, 7 B. Professor: José Roberto. Ciências Estudo dirigido para o teste Aluna: RAYANA TEIXEIRA PEIXOTO, 7 B. Professor: José Roberto. Conhecendo os Protoctistas Capítulo 4 Protoctista Primeiros animais Unicelulares Multicelulares Eucariontes

Leia mais

Reino Protista. São Eucariontes. Formado por Protozoários e algas unicelulares. São Unicelulares. Protozoário Ameba. Protozoário Paramécio

Reino Protista. São Eucariontes. Formado por Protozoários e algas unicelulares. São Unicelulares. Protozoário Ameba. Protozoário Paramécio Reino Protista Formado por Protozoários e algas unicelulares. São Eucariontes. São Unicelulares. Protozoário Ameba Alga Noctitulica sp. Protozoário Paramécio Reino Protista Alimentação reprodução Algas

Leia mais

PARASITOLOGIA CLÍNICA

PARASITOLOGIA CLÍNICA CONCEITO A PARASITOLOGIA é a ciência que estuda o parasitismo. O parasitismo ocorre quando um organismo (parasita) vive em associação com outro organismo (hospedeiro), do qual retira os meios para sua

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D Ensino Médio Ciências da Natureza II Habilidade da Questão Conteúdo Matriz da EJA/FB 1 Técnica de separação de mistura H1; H5 homogênea (destilação simples) 2 Composição do ar

Leia mais

Biologia. Eucariotos Protistas. Professor Enrico Blota.

Biologia. Eucariotos Protistas. Professor Enrico Blota. Biologia Eucariotos Protistas Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia EUCARIOTOS PROTISTAS O termo protista significa primeiro de todos. São unicelulares ou multicelulares, eucariontes,

Leia mais

Cap. 4 Protoctistas e fungos. 7 Ano - Profa. Lucinha

Cap. 4 Protoctistas e fungos. 7 Ano - Profa. Lucinha Cap. 4 Protoctistas e fungos 7 Ano - Profa. Lucinha Protoctista Características gerais São seres: - eucariontes (têm membrana nuclear) - Uni ou multicelulares (têm várias células) - Heterótrofos ou autótrofos

Leia mais

Estudante: Ano/Turma: 7º

Estudante: Ano/Turma: 7º Estudante: Ano/Turma: 7º Educador: Marcela Salgado Ensino Fundamental II ATIVIDADE COMPLEMENTAR C.Curricular: Ciências Data: Questão 1 Sobre o assunto de células responda: a) Indique a função e/ou as características

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 a ETAPA BIOLOGIA II 3 a SÉRIE

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 a ETAPA BIOLOGIA II 3 a SÉRIE ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 a ETAPA BIOLOGIA II 3 a SÉRIE Orientações: Realize a sua atividade de recuperação individualmente; Recorra à ajuda somente se, realmente, não conseguir fazer o que foi proposto;

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Reino Monera: As bactérias e suas

Leia mais

MONITORIA DISC. DE BIOLOGIA 2-2º PERÍODO EXERCÍCIOS

MONITORIA DISC. DE BIOLOGIA 2-2º PERÍODO EXERCÍCIOS 2ª SÉRIE ENS. MÉDIO MONITORIA DISC. DE BIOLOGIA 2-2º PERÍODO EXERCÍCIOS 1. (Uepb 2011) As bactérias reproduzem-se basicamente por bipartição, um mecanismo assexuado em que um indivíduo dá origem a dois

Leia mais

Aula Prática II: Protozoários - Família Trypanosomatidae.

Aula Prática II: Protozoários - Família Trypanosomatidae. UFF Universidade Federal Fluminense. PUNF - Polo Universitário de Nova Friburgo. Curso de Biomedicina. Disciplina: Parasitologia Professora: Aline Caseca Volotão. Monitora: Lorraine Herdy Heggendornn.

Leia mais

Algas e Protozoários

Algas e Protozoários Algas e Protozoários Diversidade dos microrganismos eucarióticos Fungos Algas Protozoários As algas A maioria das algas são microscópicas. Algumas são macroscópicas. Algas marinhas podem atingir mais de

Leia mais

PROTOCTISTAS HETERÓTROFOS PROTISTAS

PROTOCTISTAS HETERÓTROFOS PROTISTAS PROTOCTISTAS HETERÓTROFOS PROTISTAS PROTOZOÁRIOS Protozoários: organismos unicelulares, eucariontes, heterotróficos, aeróbios ou anaeróbios com tamanho entre 2 μm e 1 mm. Hábitat: água doce, salgada e

Leia mais

PROTOZOÁRIOS. Prof. Kauê Costa kaue.costa@ymail.com 2014

PROTOZOÁRIOS. Prof. Kauê Costa kaue.costa@ymail.com 2014 PROTOZOÁRIOS Prof. Kauê Costa kaue.costa@ymail.com 2014 Protozoários Reino Protoctista. Eucariontes unicelulares. Esta única célula executa todas as funções necessárias: locomoção, respiração, excreção

Leia mais

Reino Protista. Protozoários. rios Microalgas Macroalgas

Reino Protista. Protozoários. rios Microalgas Macroalgas Reino Protista Protozoários rios Microalgas Macroalgas I. Protozoários: rios:. Designação coletiva para unicelulares eucariontes heterótrofos (sem valor taxonômico).. Classificação conforme estrutura locomotora.

Leia mais

#01 DIVERSIDADE DOS PROTOCTISTAS. Biologia II Prof. Tafarel Melo

#01 DIVERSIDADE DOS PROTOCTISTAS. Biologia II Prof. Tafarel Melo #01 DIVERSIDADE DOS PROTOCTISTAS Biologia II Prof. Tafarel Melo ÁRVORE FILOGENÉTICA DA VIDA QUEM SÃO OS PROTOCTISTAS? QUEM SÃO OS PROTOCTISTAS? Um grupo complicado de se definir! Dinoflagelado (alga unicelular),

Leia mais

Questão 01) Leia a notícia abaixo:

Questão 01) Leia a notícia abaixo: Questão 01) Leia a notícia abaixo: Leishmaniose na mira: famosos se unem em campanha contra a eutanásia canina Uma campanha realizada em conjunto com as ONGs paulistanas Arca Brasil e Ampara Animal tem

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 11 Protozoários, algas e fungos

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 11 Protozoários, algas e fungos Plano de Aulas Biologia Módulo 11 Protozoários, algas e fungos Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos CAPÍTULO 1 1 a 2 b 3 b Todos os protozoários unicelulares e a maioria dos ciliados

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 1 a PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 02/04/2016 Nota: Professor(a): Karina Berti Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Protozooses. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

Protozooses. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Protozooses Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Conceitos Agente etiológico: é o causador da doença. (Trypanossoma cruzi, Ancylostoma duodenale); Vetor: é o agente transmissor de uma parasita. (Triatoma

Leia mais

REINO N O P ROTIST S A

REINO N O P ROTIST S A REINO PROTISTA INTRODUÇÃO O termo protistaderiva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino protista Os

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Reino Monera: As bactérias e suas

Leia mais

O Reino Protoctista. Introdução. Engloba algas e protozoários. Grupo polifilético ancestralidade distinta. Mais complexos que os Monera.

O Reino Protoctista. Introdução. Engloba algas e protozoários. Grupo polifilético ancestralidade distinta. Mais complexos que os Monera. Reino Protoctista Introdução Introdução O Reino Protoctista Engloba algas e protozoários Antes: vegetal e animal. Grupo polifilético ancestralidade distinta Limites não estabelecidos definitivamente. Mais

Leia mais

Febre Amarela: O que você precisa saber sobre a doença

Febre Amarela: O que você precisa saber sobre a doença Febre Amarela: O que você precisa saber sobre a doença A febre amarela vem preocupando a sociedade brasileira. O número de casos no Brasil é o maior desde 1980. A OMS (Organização Mundial de Saúde) incluiu

Leia mais

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO Bactérias Vírus Fungos Protozoários RESUMO DOS PRINCIPAIS MICRORGANISMOS, O QUE SÃO MEIOS DE PROLIFERAÇÃO... Diferença entre as células Bactérias São seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica

Leia mais