COMISSIONAMENTO DE SISTEMAS PREDIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMISSIONAMENTO DE SISTEMAS PREDIAIS"

Transcrição

1

2 AGENDA OBJETIVO DO COMISSIONAMENTO; PAPEL DO AGENTE/ EMPRESA DE COMISSIONAMENTO; PRINCIPAIS ATIVIDADES NA CADEIA DA CONSTRUÇÃO; CASES; BENEFÍCIOS DO COMISSIONAMENTO; AÇÕES DO COMISSIONAMENTO NO BRASIL; RESUMO.

3 COMISSIONAMENTO: Processo de Implementação e Aplicação de TESTES FUNCIONAIS e de DESEMPENHO

4 OBJETIVO DO COMISSIONAMENTO ASHRAE Guideline The Commissioning Process: Processo de CONTROLE DE QUALIDADE, conduzido por profissionais habilitados e experientes, com o objetivo de assegurar e garantir que os Sistemas Prediais sejam Concebidos, Projetados, Instalados, Testados, Operados e Mantidos conforme as premissas e necessidades do cliente, normas e legislações técnicas vigentes, e boas práticas de mercado.

5 PAPEL DO AGENTE/ EMPRESA DE COMISSIONAMENTO Auditor Técnico DO CLIENTE dos Sistemas Prediais FOCO DA AUDITORIA: Verificar a conformidade do projetos e instalações dos Sistemas Prediais em atendimento aos Requisitos do Proprietário, Conceitos Básicos dos Projetos, Estratégias de Sustentabilidade e Desempenho dos Sistemas.

6 ATUAÇÃO DO COMISSIONAMENTO NA CADEIA DA CONSTRUÇÃO EMPREENDEDORES/ PROPRIETÁRIOS (Pre-Design) PROJETISTAS FORNECEDORES/ FABRICANTES CONSTRUTORAS/ INSTALADORAS ADMINISTRAÇÃO E OPERAÇÃO PREDIAL [COMISSIONAMENTO] = Processo de CONTROLE DE QUALIDADE TÉCNICA dos SISTEMAS PREDIAIS ao longo do desenvolvimento de um nova construção.

7 SISTEMAS PREDIAIS A SEREM COMISSIONADOS AR CONDICIONADO, VENTILAÇÃO MECÂNICA E CONTROLES; ILUMINAÇÃO NATURAL, ARTIFICIAL E CONTROLES; AUTOMAÇÃO PREDIAL; SISTEMA DE ÁGUA QUENTE; [Escopo LEED ] SISTEMAS ELÉTRICOS (Controles de Iluminação, Bombas Hidráulicas e Medidores de energia); ENERGIAS RENOVÁVEIS (Energia Solar, Eólica, Geotérmica, etc.);

8 SISTEMAS PREDIAIS A SEREM COMISSIONADOS SISTEMAS ELÉTRICOS (Dispositivos de Proteção e Seccionamento, Subestações, Redes e Dispositivos em MT, Sistema de Aterramento, Usina de Geração de Emergência); SISTEMAS HIDRÁULICOS (Redes de AF, AP, ESG, ANP, Gás, etc.); SISTEMAS DE DETECÇÃO, ALARME E COMBATE A INCÊNDIO; SISTEMA DE SEGURANÇA (CFTV E Controle de Acesso e Segurança Patrimonial); SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E TI (Áudio, Video, Telefonia, Rede de Dados, Data Halls, etc.).

9 SISTEMAS A SEREM COMISSIONADOS ARQUITETURA (Projetos Arquitetônicos, Interiores, Materiais, Fachadas, etc.); SISTEMAS ESTRUTURAIS (Concreto, Metálicas, Madeira, etc.); MATERIAIS DE ACABAMENTO; ETC

10 PRINCIPAIS ATIVIDADES AO LONGO DA CADEIA DA CONSTRUÇÃO EMPREENDEDORES/ PROPRIETÁRIOS (Pre-Design) PROJETISTAS FORNECEDORES/ FABRICANTES CONSTRUÇÃO/ INSTALAÇÃO ADMINISTRAÇÃO E OPERAÇÃO PREDIAL BAIXO ALTO MÉDIA ALTO MÉDIA NÍVEL DE INTERVENÇÃO DO COMISSIONAMENTO

11 PRINCIPAIS ATIVIDADES AO LONGO DA CADEIA DA CONSTRUÇÃO EMPREENDEDORES/ PROPRIETÁRIOS (Pre-Design) Auxiliar o Empreendedor a definir os Requisitos do Proprietário (OPR Owner Project Requirements) antes da Contratação da Equipe de Projetos, segundo suas necessidades e expectativas, englobando: - Premissas técnicas de projetos (Condições ambientais, Padrão de Materiais, etc.); - Premissas de desempenho (Energético Benchmarks, Conforto térmico, lumínico, acústico, NBR , etc.); - Premissas técnicas visando as atividades de Operação e Manutenção das instalações; - Premissas de Sustentabilidade (LEED, AQUA, etc.) e Eficiência Energética (PROCEL); - Etc. Auxílio na preparação das Cartas Convites/Editais e verificação das Propostas Técnicas das Instaladoras (Empreendedor ou Construtora): - Análise dos editais e cartas convite; - Análise crítica das propostas técnicas.

12 PRINCIPAIS ATIVIDADES AO LONGO DA CADEIA DA CONSTRUÇÃO PROJETISTAS Auxílio e Orientação Técnica no desenvolvimento dos Memorial de Concepção Básica dos projetos, descrevendo o conceito e especificação inicial dos projetos em atendimento aos Requisitos do Proprietário (OPR); - Conceituação dos projetos em atendimento dos Requisitos do Proprietário (OPR). Análise crítica dos projetos para atendimento dos requisitos das Requisitos do Proprietário (OPR), normas técnicas e boas práticas; - Análise dos projetos em conformidade com os Requisitos do Proprietário, normas técnicas, premissas de eficiência energética, sustentabilidade e boas práticas; - Compatibilização funcional e dimensional dos sistemas prediais.

13 PRINCIPAIS ATIVIDADES AO LONGO DA CADEIA DA CONSTRUÇÃO PROJETISTAS PROJETOS COM BAIXA SINERGIA ORIENTAÇÃO SOLAR Orientação do edifício ENVOLTÓRIA Materiais da Fachada, Vidro, proteção solar PROJETOS HIDRÁULICOS Reservatórios, Bombas, 111 etc. PROJETOS ARQUITETÔNICOS Conceito do edifício PROJETOS ELÉTRICOS Centro de Medição, Subestação, etc PROJETOS LUMINOTÉCNICOS Iluminação Interna e Externa PROJETOS AR CONDICIONADO Equipamentos de Resfriamento e Ventilação Mecânica Razoável Sinergia de Compatibilização Física; Baixa ou Inexistente Sinergia Funcional e Dimensional.

14 PRINCIPAIS ATIVIDADES AO LONGO DA CADEIA DA CONSTRUÇÃO PROJETISTAS PROJETOS HIDRÁULICOS Reservatórios, Bombas, etc. PROJETOS ELÉTRICOS Centro de Medição, Subestações, etc PROJETOS LUMINOTÉCNICOS Iluminação Interna e Externa PROJETOS COM ALTA SINERGIA Elevado Nível de Compatibilização Física; Alta Sinergia Funcional e Dimensional. PROJETOS AR CONDICIONADO Equipamentos de Resfriamento e Ventilação Mecânica ENVOLTÓRIA Materiais da Fachada, Vidro, proteção solar ORIENTAÇÃO SOLAR Orientação do edifício PROJETOS ARQUITETÔNICOS

15 PRINCIPAIS ATIVIDADES AO LONGO DA CADEIA DA CONSTRUÇÃO FORNECEDORES/ FABRICANTES Acompanhamento das aquisições e compras dos equipamentos e sistemas em conformidade com as especificações de projetos; Acompanhamento e Verificação de testes e ensaios de equipamentos de fábrica (Diligenciamento).

16 PRINCIPAIS ATIVIDADES AO LONGO DA CADEIA DA CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO/ INSTALAÇÃO Planejar as atividades de comissionamento com as equipes de obra; Elaboração do Plano de Comissionamento: Descrição das atividades de comissionamento ao longo da cadeia; Acompanhamento EM OBRA das seguintes atividades: Verificação das Instalações dos sistemas prediais em conformidade com os projetos; Verificação e validação dos testes FUNCIONAIS dos equipamentos e sistemas; Verificação e validação dos testes INTEGRADOS dos sistemas prediais visando a operação SISTÊMICA dos equipamentos; Avaliação do desempenho dos Sistemas Prediais conforme especificado nos projetos e estudos de eficiência energética. - Relatórios periódicos de acompanhamento das instalações; - Check lists, Punch Lists, etc.

17 PRINCIPAIS ATIVIDADES AO LONGO DA CADEIA DA CONSTRUÇÃO ADMINISTRAÇÃO E OPERAÇÃO PREDIAL Orientar, avaliar e validar os Manuais dos Equipamentos e Manuais de Operação e Manutenção dos Sistemas Prediais (OPERAÇÃO SISTÊMICA); - Verificação de conteúdo; - Validação do Data Book final. Validar o planejamento e acompanhar a aplicação dos treinamentos às equipes de Operação Predial; - Verificação do plano de treinamento; - Acompanhamento do treinamento; - Avaliação da eficácia do treinamento. Visita da Avaliação da Operação Predial após 10 meses da entrega final das instalações.

18 Anti - CASES

19 CASE 1 ED. RESIDENCIAL SISTEMAS ELÉTRICOS COMISSIONAMENTO DOS PROJETOS ELÉTRICOS NÃO CONFORMIDADE DA NBR-5410/2004 WC Empregada Pav. Tipo Não atende distância mínima de 1,20m (Volumes 0, 1 e 2) - ERRO NA FONTE (Projeto) - EXECUÇÃO CONFORME O PROJETO

20 CASE 2 ED. RESIDENCIAL SISTEMAS ELÉTRICOS COMISSIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES NÃO CONFORMIDADE DE INSTALAÇÃO DO CENTRO DE MEDIÇÃO O projeto especifica disjuntor tripolar (trifásico) 3P-50A: Executado circuito bipolar (2 fases) 50A - EXECUÇÃO ERRADA - PROJETO CONFORME NORMAS

21 CASE 3 TORRE CORPORATIVA LEED ANÁLISE DE ENERGÉTICA (SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL) Condição Aprovada do Projeto Condição Inicial do Projeto 3500 Economia de Demanda Térmica De Resfriamento (TR) Vidro Fator Solar 45% Vidro Fator Solar 30% 899 TR!! 2750 Vidro Fator Solar 25% 2500 Economia Estimada 2250 de CAPEX em instalações de Ar Condicionado: 2000 Economia Estimada de CAPEX em instalações elétricas: 32% 36% 40% 44% 48% 55% Porcentagem Média de Área Transparente das Fachadas ~R$ ,00 (R$ /TR) ~ Instalações equivalentes a 3 Torres residenciais de 24 pav.

22 CASE 3 TORRE CORPORATIVA LEED COMISSIONAMENTO LEED CONTRATADO POR TERCEIROS NA FASE DE INSTALAÇÃO (OBRA) Foi instalado o peitoril de 60cm? R: Sim, a obra acompanhou os projetos de arquitetura. Foi instalado o isolamento térmico no Dry-Wall do peitoril? R: Segundo informações da obra, não. Foi checada especificação do vidro com FS=30%? R: Segundo informações da obra, foi verificado, só que não se exigiu o teste de uma amostra de vidro da obra. Foi verificado se o Projeto de Ar Condicionado revisou a Carga Térmica considerando 899TR a menos?? R: Não. A CAG comprada foi de acordo com a revisão de projetos com 3800 TR.

23 COMISSIONAMENTO PRINCIPAIS BENEFÍCIOS ORIENTAÇÃO E AUXÍLIO, JUNTO AO EMPREENDEDOR, NA DEFINIÇÃO DAS NECESSIDADES (PREMISSAS) E EXPECTATIVAS ANTES DO INÍCIO DOS PROJETOS EXPLORAR A ENGENHARIA DE VALOR ANTES DOS PROJETOS E OBRAS; MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE AS ETAPAS: O QUE O CLIENTE QUER JUNTO ÀS EQUIPES DE PROJETOS, OBRAS E OPERAÇÃO PREDIAL; REDUZIR ERROS DE PROJETOS, RETRABALHOS E ADITIVOS CONTRATUAIS; REDUZIR ATRASOS NA ENTREGA DE PROJETOS E OBRAS; GARANTIR A FUNCIONALIDADE E DESEMPENHO ESPERADO DOS SISTEMAS PREDIAIS; AVALIAR A QUALIDADE DOS DOCUMENTOS (MANUAIS) E EFICÁCIA DOS TREINAMENTOS PARA A EQUIPE DE OPERAÇÃO PREDIAL.

24 O SUCESSO SÓ DEPENDE DO TRABALHO EM EQUIPE! COMISSIONAMENTO RELACIONAMENTO

25 AÇÕES DO COMISSIONAMENTO NO BRASIL - Foi criado um Capítulo (Chapter) do BCA (Building Commissioning Association) com a participação de empresas, profissionais, associações (ABRAVA, ASHRAE Chapter BR). (Brasil Chapter) (EUA)

26 RESUMO O PROCESSO DE COMISSIONAMENTO AUXILIA O CLIENTE E TODOS OS STAKEHOLDERS DA CADEIA DA CONSTRUÇÃO A EVITAR ESSAS SITUAÇÕES...

27 O CLIENTE DESEJA ISSO...

28 REALIZAM-SE ESTUDOS ENERGÉTICOS IDENTIFICANDO ISSO...

29 PORÉM, O BUGDET DO CLIENTE ATENDE ISSO...

30 APÓS A COMPATIBILIZAÇÃO FÍSICA...

31 APLICA-SE A ENGENHARIA DE VALOR NA OBRA...

32 IMPLEMENTAM O COMISSIONAMENTO NO FINAL DAS INSTALAÇÕES...

33 ENTREGAM AS INSTALAÇÕES PARA EQUIPES QUE SABEM OPERAR ISSO...

34 E NO FINAL, O CLIENTE QUE QUEIRA ISSO... VÊ SEU EMPREENDIMENTO SE TORNAR NISSO...

35 CONTATOS Eng. MSc. Eduardo S. Yamada Gerente Técnico de Sistemas Prediais do CTE LEED AP BD+C Comitê Diretor BCxA Chapter Brasil Website: Tel: (11) Cel: (11) OBRIGADO!

Palestra: Comissionamento de Projetos. Palestrante: Eduardo S. Yamada. Empresa: CTE Centro de Tecnologia de Edificações Data: 28/09/2017

Palestra: Comissionamento de Projetos. Palestrante: Eduardo S. Yamada. Empresa: CTE Centro de Tecnologia de Edificações Data: 28/09/2017 Palestra: Comissionamento de Projetos Palestrante: Eduardo S. Yamada Empresa: CTE Centro de Tecnologia de Edificações Data: 28/09/2017 RESULTADOS E NÚMEROS O CTE atua desde 1990 como parceiro de seus

Leia mais

CERTIFICAÇÃO LEED. Prof. Fernando Simon Westphal Sala

CERTIFICAÇÃO LEED. Prof. Fernando Simon Westphal  Sala CERTIFICAÇÃO LEED Prof. Fernando Simon Westphal fernandosw@arq.ufsc.br fswfernando@gmail.com Sala 115 3721-4856 1 EA ENERGY AND ATMOSPHERE 2 EAp1 Comissionamento básico (comissioning) (pré-requisito) Verificar

Leia mais

APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DA WRS CONSULTORIA LTDA

APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DA WRS CONSULTORIA LTDA APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DA WRS CONSULTORIA LTDA IMPORTÂNCIA DO COMISSIONAMENTO COMISSIONAMENTO COMISSIONAMENTO COMISSIONAMENTO COMISSIONAMENTO OBJETIVO DO COMISSIONAMENTO Verificar o cumprimento dos

Leia mais

Palestra: Comissionamento & Eficiência Energética. Palestrantes: Jorge Luis Gennari Mantest Fábio Neves Anthares

Palestra: Comissionamento & Eficiência Energética. Palestrantes: Jorge Luis Gennari Mantest Fábio Neves Anthares Palestra: Comissionamento & Eficiência Energética Palestrantes: Jorge Luis Gennari Mantest Fábio Neves Anthares Custos x Intervenção Fonte: Luis Ceotto Evolução do Consumo de Energia Ano População Milhões

Leia mais

Palestra: Comissionamento O processo, a aplicação e os seus benefícios Palestrante: Eng. Fábio Luis Leite Neves Empresa: Anthares Soluções em HVAC

Palestra: Comissionamento O processo, a aplicação e os seus benefícios Palestrante: Eng. Fábio Luis Leite Neves Empresa: Anthares Soluções em HVAC Palestra: Comissionamento O processo, a aplicação e os seus benefícios Palestrante: Eng. Fábio Luis Leite Neves Empresa: Anthares Soluções em HVAC Data: 27/10/2017 Qual o significado da palavra comissionamento?

Leia mais

Comissionamento e Eficiência Energética. Engº Jorge Luis Gennari

Comissionamento e Eficiência Energética. Engº Jorge Luis Gennari Comissionamento e Eficiência Energética Engº Jorge Luis Gennari O que é a BCA? O que é a BCA? A BCA, sigla em inglês para Associação Para Comissionamento de Edificações, é uma organização norte americana,

Leia mais

DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP

DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP Arquiteta e Urbanista formada pela PUC PR, com especialização em Gerenciamento de Obras pela UFTPR e cursando Gestão Estratégica na UFPR. Possui certificação PMP Atua no mercado

Leia mais

Teatro Santander Hospital e Maternidade Santa Maria

Teatro Santander Hospital e Maternidade Santa Maria Teatro Santander Hospital e Maternidade Santa Maria Engº Jorge Luis Gennari Se Energia Elétrica é fundamental para o funcionamento de sua empresa, conte com a Mantest Nossos Clientes Empresas que têm a

Leia mais

A normalização e a Eficiência Energética no Projeto. Eng Mário Sérgio Almeida

A normalização e a Eficiência Energética no Projeto. Eng Mário Sérgio Almeida A normalização e a Eficiência Energética no Projeto Eng Mário Sérgio Almeida DNPC Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores 3 Norma em consulta pública ABNT NBR 7256 Tratamento de ar

Leia mais

IMPACTOS DA OPERAÇÃO EM SISTEMAS PREDIAIS SOBRE O DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES. Jorge Luis Gennari BCA Tomaz Cleto ASHRAE

IMPACTOS DA OPERAÇÃO EM SISTEMAS PREDIAIS SOBRE O DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES. Jorge Luis Gennari BCA Tomaz Cleto ASHRAE IMPACTOS DA OPERAÇÃO EM SISTEMAS PREDIAIS SOBRE O DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES Jorge Luis Gennari BCA Tomaz Cleto ASHRAE Jorge Luis Gennari BCA / Mantest Evolução do Consumo de Energia Ano População Milhões

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS

NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS marciame@cte.com.br Estruturada em 6 partes Parte 1 Requisitos gerais Parte 2 Requisitos para sistemas estruturais Parte

Leia mais

Quem somos e no que acreditamos

Quem somos e no que acreditamos Quem somos Quem somos e no que acreditamos NOSSA ATUAÇÃO Somos uma empresa que propõe soluções em projetos e construções de edificações a partir de diretrizes de eficiência energética e sustentabilidade.

Leia mais

Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado no Setor de Chillers

Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado no Setor de Chillers Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado no Setor de Chillers COMISSIONAMENTO EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE AR E DE ÁGUA GELADA Leonilton Tomaz Cleto Yawatz Engenharia Mauricio Salomão Rodrigues

Leia mais

Realização: Parceiro:

Realização: Parceiro: Realização: Parceiro: Tecnologia de sistemas prediais disponível no Brasil atendendo requisitos de sustentabilidade. Eduardo Yamada Eng. Civil, Mestre em Engenharia, Gerente de Sistemas Prediais e Energia

Leia mais

Quem somos e no que acreditamos

Quem somos e no que acreditamos Quem somos Quem somos e no que acreditamos NOSSA ATUAÇÃO Somos uma empresa que propõe soluções em projetos e construções de edificações a partir de diretrizes de eficiência energética e sustentabilidade.

Leia mais

Palestra: O comissionamento e seus benefícios. Palestrante: Eng. Fábio Luis Leite Neves / Eng. Wili Colozza Hoffmann

Palestra: O comissionamento e seus benefícios. Palestrante: Eng. Fábio Luis Leite Neves / Eng. Wili Colozza Hoffmann Palestra: O comissionamento e seus benefícios Palestrante: Eng. Fábio Luis Leite Neves / Eng. Wili Colozza Hoffmann Anthares Soluções em HVAC 28/09/2017 Qual o significado da palavra comissionamento? 1-

Leia mais

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE SERVIÇO PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO SERVIÇO DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO PARA CONSTRUÇÕES, AMPLIAÇÕES E/OU REFORMAS

Leia mais

> Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações:

> Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações: > Entidade fundada em 2006, sem fins lucrativos O QUE É A ABRINSTAL > Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações: Elétricas Hidráulicas Sanitárias Gases combustíveis Prevenção

Leia mais

ETIQUETAGEM PROCEL/INMETRO PARA EDIFÍCIOS COMERCIAIS

ETIQUETAGEM PROCEL/INMETRO PARA EDIFÍCIOS COMERCIAIS ETIQUETAGEM PROCEL/INMETRO PARA EDIFÍCIOS COMERCIAIS Fernando Simon Westphal Engenheiro Civil, Dr. Eng. (11) 5092-5586 8486-3377 INTRODUÇÃO Consumo de energia elétrica no Brasil Fonte: Balanço Energético

Leia mais

> Entidade fundada em 2006, sem fins lucrativos. > Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações: O QUE É A ABRINSTAL

> Entidade fundada em 2006, sem fins lucrativos. > Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações: O QUE É A ABRINSTAL > Entidade fundada em 2006, sem fins lucrativos O QUE É A ABRINSTAL > Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações: Elétricas Hidráulicas Sanitárias Gases combustíveis Prevenção

Leia mais

VI Seminário Internacional de Construções Sustentáveis e III Fórum de Desempenho de Edificações

VI Seminário Internacional de Construções Sustentáveis e III Fórum de Desempenho de Edificações VI Seminário Internacional de Construções Sustentáveis e III Fórum de Desempenho de Edificações Smart Home Uma Abordagem Sustentável para Edificações Eng. Guilherme. D Annes Guilherme D Agostini Annes

Leia mais

Tema. Comércio de emissões Objetivo: Compreender estrutura e requisitos do mercado de emissões.

Tema. Comércio de emissões Objetivo: Compreender estrutura e requisitos do mercado de emissões. Bloco Tema 1 Compra e Venda de Energia, Legislação, Comércio de Emissões e Contratos Legislação Objetivo: Compreender a legislação sobre energia no Brasil e Europa. Compra e venda de energia Objetivo:

Leia mais

Tecnologias inovadoras em projetos e construção sustentável: panorama brasileiro. Palestrante:

Tecnologias inovadoras em projetos e construção sustentável: panorama brasileiro. Palestrante: Tecnologias inovadoras em projetos e construção sustentável: panorama brasileiro Palestrante: Olivia Bazzetti Marques Coordenadora de Obras Sustentáveis CTE MSc, Eng. Civil e Ambiental, LEED AP, PMP CONSULTORIA

Leia mais

FICHA 2 FICHA DO EMPREENDIMENTO

FICHA 2 FICHA DO EMPREENDIMENTO FICHA 2 FICHA DO EMPREENDIMENTO EMPREENDIMENTO : Endereço : Cidade : Agentes I. Proprietários São considerados proprietários as organizações possuidoras do empreendimento Proprietário principal Endereço

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL EMENTA GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DISCIPLINA: Boas práticas para execução de fundações EMENTA: Materiais e equipamentos necessários. Análise da capacidade

Leia mais

EDIFÍCIOS COM NECESSIDADES QUASE NULAS DE ENERGIA (nnzeb) Exigências para os sistemas de climatização, GTC e energias renováveis

EDIFÍCIOS COM NECESSIDADES QUASE NULAS DE ENERGIA (nnzeb) Exigências para os sistemas de climatização, GTC e energias renováveis EDIFÍCIOS COM NECESSIDADES QUASE NULAS DE ENERGIA (nnzeb) Exigências para os sistemas de climatização, GTC e energias renováveis ESTRATÉGIAS PARA UM EDIFÍCIO SUSTENTÁVEL ESTRATÉGIAS PARA UM EDIFÍCIO SUSTENTÁVEL

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias)

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) AGENDA 1 2 3 Apresentação Palestrante Informações necessárias no projeto Sistemas Prediais: Especialidades 4

Leia mais

Lançamento. Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais

Lançamento. Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Lançamento Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Processo de Projeto para

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA. Marco Antônio Vecci

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA. Marco Antônio Vecci GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA Marco Antônio Vecci Local: EXPOMINAS BH Data: 08/08/2016 FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO ESTUDO PRELIMINAR Consultoria e Ensaios Consultoria: Análise preliminar entre

Leia mais

PORTFÓLIO VWA ENGENHARIA

PORTFÓLIO VWA ENGENHARIA PORTFÓLIO VWA INFORMAÇÕES DENOMINAÇÃO SOCIAL VWA Engenharia LTDA - ME TIPO DE EMPRESA Sociedade Empresaria Limitada voltada para serviços de engenharia ENDEREÇO Rua Babaçu Lote 25, Sala 101, Águas Claras-DF

Leia mais

Projeto de Eficiência Energética através de Retrofit em Centrais de Água Gelada. COBEE, 31 de agosto de 2017

Projeto de Eficiência Energética através de Retrofit em Centrais de Água Gelada. COBEE, 31 de agosto de 2017 Projeto de Eficiência Energética através de Retrofit em Centrais de Água Gelada COBEE, 31 de agosto de 2017 AGENDA Capítulo 1 A ENGIE Capítulo 2 Case 1: Shopping Center CAG - Compromisso de Eficiência

Leia mais

Curso Vistoriadores do Corpo de Bombeiros

Curso Vistoriadores do Corpo de Bombeiros Curso Vistoriadores do Corpo de Bombeiros Eng. Fabricio Gagliardi Pinto CREA:031419/D Fone 55+41 3019.1985 Cel.: 55+41 9996.3316 1 Suletron Engenharia de incêndio e Automação Predial Eng. Fabricio Gagliardi

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PALESTRANTE

APRESENTAÇÃO DO PALESTRANTE APRESENTAÇÃO DO PALESTRANTE MINICURRÍCULO Engenheira Civil, UEFS (2006) Especialista em Engenharia da Qualidade, UFBA (2007) Mestranda em Gestão e Tecnologia Industrial GETEC, SENAI CIMATEC Tem experiência

Leia mais

O primeiro Edifício certificado na Construção, Ocupação e Operação LEED C&S LEED CI LEED EB O&M

O primeiro Edifício certificado na Construção, Ocupação e Operação LEED C&S LEED CI LEED EB O&M O primeiro Edifício certificado na Construção, Ocupação e Operação LEED C&S LEED CI LEED EB O&M Eng. Wagner Oliveira Junho 2017 OBJETIVOS DEMONSTRAR QUE A CERTIFICAÇÃO LEED QUANDO IMPLEMENTADA DE FORMA

Leia mais

Comissionamento de Instalações Thiago Portes - Comis Engenharia

Comissionamento de Instalações Thiago Portes - Comis Engenharia Comissionamento de Instalações Thiago Portes - Comis Engenharia QUEM SOMOS? QUEM SOMOS? NEGÓCIO Comissionamento de instalações Qualificação e validação de sistemas TAB - Testes, ajustes e balanceamento

Leia mais

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I Aula 6 Projeto - Etapas Cristóvão C. C. Cordeiro Inserção no contexto de produção Objetivos de produção a serem alcançados; O projeto do produto e do processo O projeto

Leia mais

59 Casos Reais Uma Comparação. Jorge Luis Gennari Mantest Engenharia Elétrica

59 Casos Reais Uma Comparação. Jorge Luis Gennari Mantest Engenharia Elétrica 59 Casos Reais Uma Comparação Jorge Luis Gennari Mantest Engenharia Elétrica Se Energia Elétrica é fundamental para o funcionamento de sua empresa, conte com a Mantest Nossos Clientes Empresas que têm

Leia mais

Saiba como adequar sua edificação à NBR 15575/2013.

Saiba como adequar sua edificação à NBR 15575/2013. Ensaios de Desempenho. Saiba como adequar sua edificação à NBR 15575/2013. CONCREMAT INSPEÇÓES E LABORATÓRIOS. UMA MARCA DAS EMPRESAS CONCREMAT. Com mais de 60 anos de experiência no mercado nacional e

Leia mais

Palestra: 34 Casos Reais Uma Comparação. Palestrante: Jorge Luis Gennari. Empresa: Mantest Engenharia Elétrica Data: 09/03/2017

Palestra: 34 Casos Reais Uma Comparação. Palestrante: Jorge Luis Gennari. Empresa: Mantest Engenharia Elétrica Data: 09/03/2017 Palestra: 34 Casos Reais Uma Comparação Palestrante: Jorge Luis Gennari Empresa: Mantest Engenharia Elétrica Data: 09/03/2017 Se Energia Elétrica é fundamental para o funcionamento de sua empresa, conte

Leia mais

59 Casos Reais Uma Comparação. Jorge Luis Gennari Mantest Engenharia Elétrica

59 Casos Reais Uma Comparação. Jorge Luis Gennari Mantest Engenharia Elétrica 59 Casos Reais Uma Comparação Jorge Luis Gennari Mantest Engenharia Elétrica Se Energia Elétrica é fundamental para o funcionamento de sua empresa, conte com a Mantest Nossos Clientes Empresas que têm

Leia mais

O ENTENDIMENTO SOBRE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NO EXEMPLO DO CASO BRASILEIRO A importância das questões de conforto

O ENTENDIMENTO SOBRE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NO EXEMPLO DO CASO BRASILEIRO A importância das questões de conforto ESTUDO DE CASO: CENPES II DA PETROBRAS NO RIO DE JANEIRO Uma atitude ambiental inovadora na arquitetura brasileira Joana Gonçalves jocarch@usp.br Arquiteta Dra. Profa. FAU USP Pesquisadora do LABAUT/ FAU

Leia mais

Edifícios e Comunidades Sustentáveis. Portfolio de serviços no Brasil

Edifícios e Comunidades Sustentáveis. Portfolio de serviços no Brasil Edifícios e Comunidades Sustentáveis Portfolio de serviços no Brasil Agosto, 2013 Serviços oferecidos Certificação de edifícios e desenvolvimentos urbanos Consultoria para construções sustentáveis Assessoria

Leia mais

DESEMPENHO TÉRMICO EDIFICAÇÕES: FACHADAS ENVIDRAÇADAS, PROJETO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

DESEMPENHO TÉRMICO EDIFICAÇÕES: FACHADAS ENVIDRAÇADAS, PROJETO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DESEMPENHO TÉRMICO EDIFICAÇÕES: FACHADAS ENVIDRAÇADAS, PROJETO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL ARQ5658 Eficiência Energética e Sustentabilidade em Edificações Prof. Fernando Simon Westphal Departamento de Arquitetura

Leia mais

Comissionamento da Instalação

Comissionamento da Instalação Comissionamento da Instalação Fase Construção Engº: Marcos Antonio Vargas Pereira Experiências Internacionais: Suécia, Dinamarca e Alemanha ( Junho / Julho 1997 ) EUA congresso da ASHRAE- (Janeiro/Fevereiro

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL SOBRE NÓS A OPOS Otimização de Projetos Obras e Serviços LTDA é uma empresa que trabalha com solução para todos os tipos de projetos de engenharia. Acreditamos que, para atender

Leia mais

NBR (Partes 1 a 6)

NBR (Partes 1 a 6) NORMA DE DESEMPENHO NBR-15.575 (Partes 1 a 6) AGRADECIMENTOS IBDiC Instituto Brasileiro de Direito da Construção IBAPE/SP -Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo CDiC

Leia mais

Saiba como adequar sua edificação à NBR 15575/2013.

Saiba como adequar sua edificação à NBR 15575/2013. Ensaios de Desempenho. Saiba como adequar sua edificação à NBR 15575/2013. CONCREMAT INSPEÇÓES E LABORATÓRIOS. A Concremat Inspeções e laboratórios possui corpo de engenheiros e técnicos experientes em

Leia mais

Edifícios e Comunidades Sustentáveis

Edifícios e Comunidades Sustentáveis Edifícios e Comunidades Sustentáveis Portfolio de Serviços no Brasil Serviços Oferecidos Assessoria em Sustentabilidade para Edifícios e de Desenvolvimentos Urbanos Consultoria para construções sustentáveis

Leia mais

Portfólio.

Portfólio. Portfólio 2012 www.vortice.com.br A EMPRESA Fundada em 1996, a VÓRTICE Engenharia de Projetos SS Ltda. tem como objetivo elaborar projetos de engenharia no segmento industrial. A VÓRTICE busca constantemente

Leia mais

Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado no Setor de Chillers

Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado no Setor de Chillers Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado no Setor de Chillers PROCESSO DE COMISSIONAMENTO EXPERIÊNCIAS NO BRASIL Leonilton Tomaz Cleto Yawatz Engenharia Mauricio Salomão Rodrigues Somar Engenharia

Leia mais

Alguns questionamentos

Alguns questionamentos Alguns questionamentos Quais são as principais preocupações das administradoras e operadores prediais em relação ao desempenho do sistema de Ar Condicionado? - Atender a carga térmica (subdimensionamento

Leia mais

PROJETO DE EFICIENTIZAÇÃO E REDUÇÃO DE CUSTOS. Soluções em Empreendimentos e Edificações Sustentáveis

PROJETO DE EFICIENTIZAÇÃO E REDUÇÃO DE CUSTOS. Soluções em Empreendimentos e Edificações Sustentáveis PROJETO DE EFICIENTIZAÇÃO E REDUÇÃO DE CUSTOS O Problema: Atual Crise Hídrica e Elétrica 2003 A Crise Hídrica no Brasil O setor elétrico teve custos adicionais devido a problemas nos mananciais Em 2002

Leia mais

PROJETO BÁSICO PARA CONTRATAÇÃO DOS PROJETOS ARQUITETÔNICO, ELÉTRICO E AR CONDICIONADO E COMPLEMENTARES AG MARAU

PROJETO BÁSICO PARA CONTRATAÇÃO DOS PROJETOS ARQUITETÔNICO, ELÉTRICO E AR CONDICIONADO E COMPLEMENTARES AG MARAU PROJETO BÁSICO PARA CONTRATAÇÃO DOS PROJETOS ARQUITETÔNICO, ELÉTRICO E AR CONDICIONADO E COMPLEMENTARES AG MARAU 1. INTRODUÇÃO. Tem o objetivo de fornecer aos interessados a caracterização dos serviços,

Leia mais

Estruturada em 6 partes

Estruturada em 6 partes Estruturada em 6 partes Parte 1 Requisitos gerais Parte 2 Requisitos para sistemas estruturais Parte 3 Requisitos para sistemas de pisos Parte 4 Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas

Leia mais

25 anos de experiência LAP Engenharia cumprimento dos prazos constante atualização tecnológica equipamentos avançados equipe técnica

25 anos de experiência LAP Engenharia cumprimento dos prazos constante atualização tecnológica equipamentos avançados equipe técnica LAP ENGENHARIA Com mais de 25 anos de experiência, a LAP Engenharia é reconhecida pela qualidade que imprime aos serviços prestados nas áreas de projetos de engenharia, consultoria especializada e serviços

Leia mais

O nosso objetivo é atender o mercado com qualidade e eficiência. Para tal, contamos com uma equipe de profissionais capacitados e experientes.

O nosso objetivo é atender o mercado com qualidade e eficiência. Para tal, contamos com uma equipe de profissionais capacitados e experientes. OBJETIVO DA EMPRESA A SPARK CONTROLES foi criada no ano de 2001, com o objetivo de atender a crescente demanda do mercado em Sistemas de Controle, Segurança, Energia, Detecção e Alarme Contra Incêndios

Leia mais

CERTIFICAÇÃO LEED. Prof. Fernando Simon Westphal Sala

CERTIFICAÇÃO LEED. Prof. Fernando Simon Westphal  Sala CERTIFICAÇÃO LEED Prof. Fernando Simon Westphal fernandosw@arq.ufsc.br fswfernando@gmail.com Sala 115 3721-4856 1 IEQp1 Performance mínima de qualidade do ar interno (pré-requisito) Estabelecer o desempenho

Leia mais

A Experiência da MRV na Implantação da NBR 15575

A Experiência da MRV na Implantação da NBR 15575 RESULTADOS ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS NORMA DE DESEMPENHO GRUPO MINAS GERAIS MRV ENGENHARIA E PARTICIPAÇÕES S/A A Experiência da MRV na Implantação da NBR 15575 REALIZAÇÃO Flávio Paulino de Andrade e Silva

Leia mais

Marcio Damasceno Inmetro/Dqual: Diretoria da Qualidade

Marcio Damasceno Inmetro/Dqual: Diretoria da Qualidade Marcio Damasceno Inmetro/Dqual: Diretoria da Qualidade São Paulo, 25 de outubro de 2013 O Inmetro e a Avaliação da Conformidade Principais Atividades Metrologia Científica e Industrial Metrologia Legal

Leia mais

NORMA PARA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE OBRAS. Aspectos Práticos e Aplicação da Norma do IBAPE/SP

NORMA PARA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE OBRAS. Aspectos Práticos e Aplicação da Norma do IBAPE/SP NORMA PARA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE OBRAS Aspectos Práticos e Aplicação da Norma do IBAPE/SP 1 DOWNLOAD: www.ibape-sp.org.br 2 ABNT NBR 13752: Perícias de Engenharia na Construção Civil

Leia mais

Building s Installations Performance - BIP. O novo programa BIP

Building s Installations Performance - BIP. O novo programa BIP O novo programa BIP Visão Estratégica Porque um sistema de avaliação de desempenho de instalações? O que é o Building s Installation Performance - BIP? Porque é importante para o setor da construção? O

Leia mais

DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO Inscrição Inscrição Inscrição Inscrição Inscrição

DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO Inscrição Inscrição Inscrição Inscrição Inscrição junho 2017 28 29 30 31 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Divulgação do Edital 18 19 20 21 22 23 24 Inscrição Inscrição Inscrição Inscrição Inscrição 25 26 27 28 29 30 1 Inscrição Inscrição Inscrição

Leia mais

PROCESSO DE RETROCOMISSIONAMENTO EM INSTALAÇÕES EXPERIÊNCIAS NO BRASIL. Leonilton Tomaz Cleto Yawatz Engenharia 28/09/2016 São Paulo

PROCESSO DE RETROCOMISSIONAMENTO EM INSTALAÇÕES EXPERIÊNCIAS NO BRASIL. Leonilton Tomaz Cleto Yawatz Engenharia 28/09/2016 São Paulo PROCESSO DE RETROCOMISSIONAMENTO EM INSTALAÇÕES EXPERIÊNCIAS NO BRASIL Leonilton Tomaz Cleto Yawatz Engenharia 28/09/2016 São Paulo Fatores que afetam a eficiência operacional, mesmo em edifícios com um

Leia mais

Processo Integrativo Implementando esse Conceito - BRASIL

Processo Integrativo Implementando esse Conceito - BRASIL Processo Integrativo Implementando esse Conceito - BRASIL O que é? O processo integrativo é um método abrangente de se projetar. O método utiliza a visão do projeto como um sistema complexo, que exige

Leia mais

CONTEÚDO ABORDADO. O Programa. Vertentes. Rede de Eficiência Energética. Regulamentos

CONTEÚDO ABORDADO. O Programa. Vertentes. Rede de Eficiência Energética. Regulamentos 2012 CONTEÚDO ABORDADO O Programa Vertentes Rede de Eficiência Energética Regulamentos Avaliação dos Sistemas Individuais Envoltória, Iluminação e Ar condicionado Processo de Etiquetagem Treinamento e

Leia mais

GT DESEMPENHO/BA Eng. Priscila Freitas

GT DESEMPENHO/BA Eng. Priscila Freitas GT DESEMPENHO/BA Eng. Priscila Freitas ENG. PRISCILA FREITAS Engenheira Civil, UEFS (2006) Especialista em Engenharia da Qualidade, UFBA (2007) Mestranda em Gestão e Tecnologia Industrial GETEC, SENAI

Leia mais

ENVELOPE ESTRUTURAS SISTEMAS PREDIAIS

ENVELOPE ESTRUTURAS SISTEMAS PREDIAIS Disposição final Planejamento Uso e Operação ENVELOPE ESTRUTURAS Projeto SISTEMAS PREDIAIS Construção Implantação PPI Conceituação Planejamento Definição Módulo escopoi Documentação Estudos de Projeto

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE SEGURANÇA DE PROCESSO GANHOS EMPRESARIAIS E OPERACIONAIS PAPÉIS E RESPONSABILIDADES

IMPLEMENTAÇÃO DE SEGURANÇA DE PROCESSO GANHOS EMPRESARIAIS E OPERACIONAIS PAPÉIS E RESPONSABILIDADES IMPLEMENTAÇÃO DE SEGURANÇA DE PROCESSO GANHOS EMPRESARIAIS E OPERACIONAIS PAPÉIS E RESPONSABILIDADES Américo Diniz Carvalho Neto americodcn@rsem.com.br API 754 CV RESUMIDO AMÉRICO DINIZ CARVALHO NETO Engenharia

Leia mais

Projetos de Engenharia e Arquitetura

Projetos de Engenharia e Arquitetura Projetos de Engenharia e Arquitetura Mudança de Paradigma No passado Projetos Centralizados Foco nas Tarefas Individuais Foco na Lucratividade Profissional Mono Tarefa Concorrência Local Foco no Documento

Leia mais

Soluções de Energia em Eficiência Energética para Centros Comerciais e Industria. COBEE, 01 de setembro de 2017

Soluções de Energia em Eficiência Energética para Centros Comerciais e Industria. COBEE, 01 de setembro de 2017 Soluções de Energia em Eficiência Energética para Centros Comerciais e Industria COBEE, 01 de setembro de 2017 AGENDA Capítulo 1 A ENGIE Capítulo 2 Case 1:Shopping Center CAG - Compromisso de Eficiência

Leia mais

RETROFIT DE INSTALAÇÕES ELETRICAS, UMA OPORTUNIDADE PARA EFICIENCIA ENERGÉTICA, SEGURANÇA E PRODUTIVIDADE

RETROFIT DE INSTALAÇÕES ELETRICAS, UMA OPORTUNIDADE PARA EFICIENCIA ENERGÉTICA, SEGURANÇA E PRODUTIVIDADE RETROFIT DE INSTALAÇÕES ELETRICAS, UMA OPORTUNIDADE PARA EFICIENCIA ENERGÉTICA, SEGURANÇA E PRODUTIVIDADE Por: Eng. José Starosta, MSc Diretor de Engenharia da Ação Engenharia e Instalações Ltda jstarosta@acaoenge.com.br

Leia mais

Seminário Hospitais Saudáveis SHS 2016

Seminário Hospitais Saudáveis SHS 2016 Seminário Hospitais Saudáveis SHS 2016 Setembro 2016 Linha do Tempo 1943 O governo requisita o prédio do Hospital para instalar a Escola de Cadetes 1992 Inauguração do Bloco C 2007 Certificação pela Joint

Leia mais

FICHA 5 - GERENCIAMENTO DE FACILIDADES PRATICADO. I. OPERAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS DO EDIFÍCIO - technical FM

FICHA 5 - GERENCIAMENTO DE FACILIDADES PRATICADO. I. OPERAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS DO EDIFÍCIO - technical FM FICHA 5 - ERENCIAMENTO DE FACILIDADES RATICADO I. OERAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS DO EDIFÍCIO - technical FM RESONSÁVEIS (proprietários) (gestores) (usuários) lanejamento da operação dos sistemas prediais

Leia mais

Encontro de Integradores Tendências e Inovação

Encontro de Integradores Tendências e Inovação Encontro de Integradores 2013 Tendências e Inovação Cases de Sucesso de Certificações Elétricas Eng. Eduardo Daniel Certiel do Brasil Associação membro da Associação civil de fins não econômicos, constituída

Leia mais

Laudo de Comissionamento das Instalações Elétricas de Baixa Tensão

Laudo de Comissionamento das Instalações Elétricas de Baixa Tensão LEGGA SOLUÇÕES EM ENERGIA Eng. Adriel de Oliveira Engenheiro Eletricista - CREA PR: 119.257/D Av. Santos Dumont, 633 Londrina PR Fones: (43) 3039-2142 / (43) 9150-1414 E-mail: adriel@legga.com.br Laudo

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ARQUITETURA

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ARQUITETURA GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ARQUITETURA Apresentação FERNANDA BASQUES - Arquiteta 18 Anos de experiência Sócia Diretora da Viabile Planejamento e Projetos 03 Grupos de Estudos da Norma 01 Diretora do

Leia mais

UL do Brasil Certificações

UL do Brasil Certificações UL do Brasil Certificações UL and the UL logo are trademarks of UL LLC 2015 Quem somos? 2 Quem somos? 22,000,000,000 marcas UL em produtos 570,088 inspeções de follow up 84,994 avaliações de produtos 66,149

Leia mais

Estudos Ambientais Geração, Transmissão, Distribuição Energia Elétrica, Transporte Hidroviário Saneamento Segurança de Barragens

Estudos Ambientais Geração, Transmissão, Distribuição Energia Elétrica, Transporte Hidroviário Saneamento Segurança de Barragens PRODUTOS E SERVIÇOS Estudos Ambientais Geração, Transmissão, Distribuição Energia Elétrica, Transporte Hidroviário Saneamento Segurança de Barragens CONCESSIONÁRIAS E CONSUMIDORES www.cooesa.com.br ESTUDOS

Leia mais

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP 18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP CADERNO TÉCNICO AsBEA-RS NORMA DE DESEMPENHO ESTUDO DE CASO SOBRE OS PROJETOS DE ARQUITETURA Geraldo Collares de Faria APRESENTAÇÃO GT Normas Iniciou

Leia mais

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP. Necessidades identificadas para atender a NBR Marcelo Nogueira

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP. Necessidades identificadas para atender a NBR Marcelo Nogueira 18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP Necessidades identificadas para atender a NBR 15.575 Marcelo Nogueira Produtos Fornecedores Projetistas FOCO = Cliente Laboratórios Construtores 1ª

Leia mais

PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE PORTAS DE MADEIRA PARA EDIFICAÇÕES

PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE PORTAS DE MADEIRA PARA EDIFICAÇÕES PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE PORTAS DE MADEIRA PARA EDIFICAÇÕES O Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), desenvolvido e coordenado pela Associação Brasileira

Leia mais

Aula 1 Filosofia de Projeto

Aula 1 Filosofia de Projeto Aula 1 Filosofia de Projeto PESQUISA Quantidade de disjuntores Ponto de aterramento Instalação monofásica, bifásica ou trifásica (potência) Metodologia de divisão dos circuitos 1 Um projeto é a apresentação

Leia mais

Genersys. Gestão de Ativos. Gestão de Projetos. Fortaleza, 19/05/2016. Slide 1. Full power ahead

Genersys. Gestão de Ativos. Gestão de Projetos. Fortaleza, 19/05/2016. Slide 1. Full power ahead Genersys Gestão de Ativos Gestão de Projetos Fortaleza, 19/05/2016 Full power ahead Slide 1 Experiência para lidar com projetos de Geração de Energia e projetos industriais do setor Químico e Petroquímico,

Leia mais

eco-eficiência: conforto ambiental e energia na arquitetura de menor impacto ambiental CENPES II

eco-eficiência: conforto ambiental e energia na arquitetura de menor impacto ambiental CENPES II eco-eficiência: conforto ambiental e energia na arquitetura de menor impacto ambiental CENPES II o novo centro de pesquisas da Petrobras Rio de Janeiro LABAUT Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência

Leia mais

Certificação de empresas instaladoras

Certificação de empresas instaladoras Certificação de empresas instaladoras Projetos e Desafios Engº J. Jorge Chaguri Jr O QUE É A ABRINSTAL > Entidade fundada em 2006, sem fins lucrativos > Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência

Leia mais

Energia solar na habitação. Morenno de Macedo Gerente Executivo GN Sustentabilidade e RSA

Energia solar na habitação. Morenno de Macedo Gerente Executivo GN Sustentabilidade e RSA Energia solar na habitação Morenno de Macedo Gerente Executivo GN Sustentabilidade e RSA MCMV 1 + MCMV 2: 224.405 MCMV Fase 1 41.449 unidades habitacionais com SAS 136 empreendimentos 69 municípios - 10

Leia mais

SAÚDE E SUSTENTABILIDADE IMPACTO NA GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS

SAÚDE E SUSTENTABILIDADE IMPACTO NA GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS SAÚDE E SUSTENTABILIDADE IMPACTO NA GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS Agosto 2016 Linha do Tempo 1943 O governo requisita o prédio do Hospital para instalar a Escola de Cadetes 1992 Inauguração do Bloco C 2007

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÉRMICO DE PERFIS UTILIZADOS EM FACHADAS POR MEIO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÉRMICO DE PERFIS UTILIZADOS EM FACHADAS POR MEIO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL ENGENHARIAS AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÉRMICO DE PERFIS UTILIZADOS EM FACHADAS POR MEIO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL C. DELGADO, Jair Stivenz. Estudante do Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura ILATT

Leia mais

REDUÇÃO DA FACTURA ENERGÉTICA A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA ENERGÉTICA EM IPSS

REDUÇÃO DA FACTURA ENERGÉTICA A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA ENERGÉTICA EM IPSS REDUÇÃO DA FACTURA ENERGÉTICA A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA ENERGÉTICA EM IPSS INTRODUÇÃO EDIFÍCIO DOENTE SINTOMAS CAUSAS Factura energética elevada Desconforto térmico Excesso de humidade Ar saturado e/ou

Leia mais

INSPEÇÃO DO SISTEMA DE INCÊNDIO E PÂNICO - SCIP

INSPEÇÃO DO SISTEMA DE INCÊNDIO E PÂNICO - SCIP INSPEÇÃO DO SISTEMA DE COMBATE E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO - SCIP A IMPORTANCIA DASNORMAS TÉCNICAS COMISSIONAMENTO E MANUTENÇÃO DO SCIP NORMAS TÉCNICAS 1. NBR 10897:2007 - Sistemas de proteção

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO Obra: Construção de um Prédio Residencial Multifamiliar Local: Avenida Maria José Pinheiro Machado x Jorge Calixto nº 570 Planta aprovada nº 174/16 expedida

Leia mais

COMITÊ LEED E REFERENCIAL CASA: ENERGIA E ATMOSFERA

COMITÊ LEED E REFERENCIAL CASA: ENERGIA E ATMOSFERA 1 Data da Reunião: 28 de Outubro de 2016. Horário: 9h 12h Local: Cushman & Wakefield INÍCIO: A reunião foi iniciada pela Coordenadora Técnica do GBC Brasil, Maria Carolina Fujihara, explicando sobre as

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS

ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS 2.1 Diretrizes gerais de projeto para atender aos requisitos de desempenho 2.1.1 Segurança no uso e operação 2.1.2 Segurança contra

Leia mais

Alinhamento entre PROCEL EDIFICA e ABNT NBR 15575

Alinhamento entre PROCEL EDIFICA e ABNT NBR 15575 Alinhamento entre PROCEL EDIFICA e ABNT NBR 15575 ABNT NBR 15575 hoje (desempenho térmico) Procedimento I: simplificado (normativo); Atendimento aos requisitos e critérios para os sistemas de vedação coberturas,

Leia mais

TENDÊNCIAS DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL E NOVAS DEMANDAS PARA PRODUTOS. Setembro/2015

TENDÊNCIAS DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL E NOVAS DEMANDAS PARA PRODUTOS. Setembro/2015 TENDÊNCIAS DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL E NOVAS DEMANDAS PARA PRODUTOS Setembro/2015 CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS NO BRASIL A demanda iniciou-se em 2007, especialmente com o sistema americano LEED.

Leia mais

Mauricio Cruz Lopes. Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas

Mauricio Cruz Lopes. Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas Mauricio Cruz Lopes Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas Impacto da Construção Civil 20 a 30% de produção de gases de Efeito Estufa 12 a 16% de consumo de água 30% a 40%

Leia mais

ANEXO IIII MEMORIAL ESTRUTURAL

ANEXO IIII MEMORIAL ESTRUTURAL ANEXO IIII MEMORIAL ESTRUTURAL Hospital Luxemburgo Instalação dos Elevadores e reforma dos halls de acesso BELO HORIZONTE SETEMBRO 2018 1 SUMÁRIO 1. LOCAL DA OBRA... 2 8. CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO...

Leia mais

RESIDENCIAL RECANTO DO SOL MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO

RESIDENCIAL RECANTO DO SOL MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO RESIDENCIAL RECANTO DO SOL RUA SEBASTIÃO NUNES DOS PASSOS, Nº 50, (ANTIGA RUA GUARUJA E/OU RUA 4), JARDIM CASA BRANCA - SUZANO - SP MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO Maio/2018- REV 00 1. DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Leia mais

1 Desempenho Lumínico

1 Desempenho Lumínico Desempenho Lumínico 1 2 Desempenho Lumínico 11.1 - Níveis requeridos de iluminância natural - processo de simulação CRIT 13.2.1 - PT 1 Contando unicamente com iluminação natural, os níveis gerais de iluminância

Leia mais

ISOLAMENTO TÉRMICO EM SISTEMAS PREDIAIS SUSTENTÁVEIS Carlos G. Caruy

ISOLAMENTO TÉRMICO EM SISTEMAS PREDIAIS SUSTENTÁVEIS Carlos G. Caruy ISOLAMENTO TÉRMICO EM SISTEMAS PREDIAIS SUSTENTÁVEIS Carlos G. Caruy ABRALISO ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE LÃS ISOLANTES MINERAIS ABRALISO É uma organização que representa os fabricantes nacionais

Leia mais