COMITÊ LEED E REFERENCIAL CASA: ENERGIA E ATMOSFERA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMITÊ LEED E REFERENCIAL CASA: ENERGIA E ATMOSFERA"

Transcrição

1 1 Data da Reunião: 28 de Outubro de Horário: 9h 12h Local: Cushman & Wakefield INÍCIO: A reunião foi iniciada pela Coordenadora Técnica do GBC Brasil, Maria Carolina Fujihara, explicando sobre as novas Políticas e Procedimentos do Comitê LEED e Referencial Casa, que incluem as regras abaixo. O Comitê Técnico LEED e Referencial Casa terá 5 Subcomitês (Implantação e Inovação; Uso Racional da Água; Energia e Atmosfera; Materiais e Recursos & Requisitos Sociais; Qualidade do Ambiente Interno), com até 15 participantes cada. Nesta primeira etapa de adaptação e desenvolvimento do Referencial para condomínios, além destes 15 participantes nós contaremos com a presença e auxilio dos responsáveis pelos 10 projetos pilotos dos condomínios, que são os pioneiros desta certificação no Brasil, podendo contribuir com suas experiências ao longo do processo. O tempo individual de trabalho estimado por membro é de dez a quinze horas por bimestre, estando este tempo dividido entre reuniões e trabalho remoto. Os membros dos Comitês devem participar de ao menos 50% das reuniões, incluindo presenciais e conference calls, conforme quantidade de reuniões realizadas dentro de cada ciclo (medidos de forma individual para cada membro). Os membros poderão ser desligados do Comitê, conforme item 4.5 das Políticas e Procedimentos dos Comitês de Trabalho do GBC Brasil, caso não atenda às demandas. Cada membro deverá estar ciente da sua importância para o desenvolvimento e evolução do trabalho, não serão permitidas faltas e o integrante não poderá enviar um representante para as reuniões, mesmo que seja da mesma empresa ou instituição. Haverá exceções, caso haja ausência comprovada por motivos de saúde. Cada Subcomitê terá um Presidente (chair) e um futuro Presidente (incoming chair), que serão escolhidos pelo Subcomitê. O futuro presidente assumirá automaticamente a presidência após o término do mandato do atual presidente, momento do qual também será escolhido o cargo do próximo Incoming Chair. Após todos os participantes se apresentarem, a reunião foi iniciada. Ao final da reunião foi realizada a votação do presidente do comitê (chair) e futuro presidente (incoming chair) e o resultado foi: Presidente Pablo Hidalgo (Cushman & Wakefield) Futuro Presidente Walter Lenzi (W&RLenzi Ltda)

2 2 Itens discutidos e analisados na reunião 1. EA PR1: Desempenho da envoltória a. Comitê concorda em manter este pré-requisito da forma que havia sido definido para os condomínios, possibilitando o atendimento através de 3 opções diferentes, sendo a simulação energética uma dessas opções. b. Os condomínios deverão comprovar o atendimento ao pré-requisito através da norma de amostragem, considerando sempre os piores casos. Se todas as unidades forem iguais e possuírem a mesma orientação, o atendimento ao crédito poderá ser realizado por unidade tipo. Marina Risse (Ecobuilding) sugere que seja definido um limite de variação da orientação das unidades para a comprovação do pré-requisito por unidade tipo, para os casos em que as unidades possuem pequenas variações de orientação entre si. Ex: até 5º de variação na orientação é considerado como 1 unidade tipo. 2. EA PR2: Fontes de Aquecimento de Água Eficientes a. A principio este pré-requisito será mantido conforme definido anteriormente, porém, conforme pedidos da Francielle Dall Agnol (Gestão Eficiente), Amanda Swift (WM Engenharia) enviará dados e experiências que teve com o projeto que possui aquecimento solar central e gás central como backup (vantagens de aquecimento central ou individual para as unidades). b. Francielle levanta dúvida sobre o calculo do reservatório para atendimento do prérequisito do sistema de aquecimento de água, pois o calculo de eficiência não bate com o calculo do projeto. Francielle enviará os cálculos do projeto e do pré-requisito de eficiência. 3. PR3: Qualidade das Instalações Elétricas de Baixa Tensão a. Este pré-requisito continuará exigindo o atendimento das normas ABNT NBR 5410 e ABNT NBR em sua integra, considerando inspeção e medição das instalações elétricas, porém, conforme sugestão de Walter Lenzi (W&RLenzi Ltda), incluiremos a exigência da realização do comissionamento básico como prérequisito de qualidade das instalações elétricas. Será exigida a apresentação de um plano de auditoria de qualidade de todas as instalações (elétrica, hidráulica, automação, etc) comprovando que os sistemas foram instalados conforme projeto. Comissionamento básico. b. Também iremos verificar os valores estipulados para a queda de tensão máxima admitida. Walter Lenzi (W&RLenzi Ltda) irá pesquisar a queda tensão exigida na Ashrae 90.1 e Ashrae EA PR4: Iluminação Artificial Básica a. Este pré-requisito será mantido para os condomínios, exigindo que 100% dos pontos de luz de todas as áreas comuns (internas e externas) possuam o selo

3 3 PROCEL, ou eficiência superior a 75 lm/w (com exceção da iluminação de emergência, que deve corresponder às aprovações do corpo de bombeiros e legislação vigente). b. E para residências unifamiliares, comitê definiu que porcentagem de atendimento deverá ser aumentada para 50%. 5. EA CR1: Desempenho Energético Aprimorado a. Este crédito será mantido e iremos aguardar o feedback dos projetos pilotos sobre o atendimento ao baseline definido para que possamos ajustá-lo conforme necessidade. 6. EA CR2: Obter a Etiqueta PBE Edifica (ou EA3 e EA4) a. Conforme sugestão de Leticia Duque (Ca2 Consultores Ambientais Associados), comitê definiu que será exigido um limite mínimo de atendimento da Etiqueta PBE Edifica (nível C). b. Portanto para atendimento deste crédito todos os condomínios horizontais ou edifícios verticais deverão obter a etiqueta PBE Edifica no mínimo nível C. 7. EA CR3: Desempenho Aprimorado da Envoltória a. Este crédito será mantido, portanto os condomínios deverão atender ao nível A (2 pontos) ou nível B (1 ponto) da ENCE geral da Etiqueta PBE Edifica, através do método prescritivo ou método da simulação. 8. EA CR4: Fontes Eficientes de Aquecimento Solar a. Este crédito será mantido até que tenhamos algum feedback de atendimento por parte dos projetos pilotos. b. Amanda Swift (WM Engenharia) sugere a criação de parâmetros de atendimento diferenciados para os condomínios verticais e horizontais diferentes, pois edifícios verticais normalmente possuem menos área disponível para as placas de aquecimento, o que prejudica no atendimento da taxa estabelecida. c. Arnaldo irá enviar estudo de custo-benefício da inclinação das placas fotovoltaicas para verificarmos com o comitê de aquecimento se esta analise também é valida para as placas de aquecimento solar. 9. EA CR5: Iluminação Artificial Otimizada a. O crédito será mantido e os condomínios deverão possuir 100% da iluminação nas áreas comuns ativadas por sensores de presença ou possuírem fotocélulas instaladas. b. Incluiremos nota neste crédito informando sobre os dispositivos economizadores e eficiência deles em função da automação, para que os dispositivos sejam escolhidos da forma mais adequada.

4 4 10. EA CR6: Gerenciamento do Gás Refrigerante Residencial a. Comitê definiu que este crédito será aplicado apenas para condomínios que entregarem o equipamento de ar condicionado instalado nas áreas comuns. Aqueles que não entregarem não poderão atender este crédito. b. Para atender ao crédito os condomínios deverão entregar o equipamento instalado (equipamentos que não utilizem CFC), além de entregarem um plano de manutenção, vazamento e descarte do gás, incluindo informação da origem do gás e outros detalhes. Rafael Dutra (Trane) enviará diretrizes para a definição deste plano de gerenciamento dos gases. 11. EA CR7: Equipamentos Eletrônicos Eficientes a. Este crédito será mantido para os condomínios e eles deverão entregar 100% dos equipamentos eletrônicos listados pelo crédito com o Selo Procel Nível A, ou equivalência. b. Incluiremos uma nota de recomendação para que os chuveiros elétricos, quando instalados, possuam eficiência mínima do selo Procel Nível B e torneiras elétricas quando instaladas e justificadas, possuam eficiência mínima do Selo Procel Nível C. 12. EA CR8: Energia Renovável a. Este crédito será mantido conforme definido anteriormente. 13. EA CR9: Comissionamento dos Sistemas Instalados a. Comitê definiu que este crédito será alterado para o Comissionamento Avançado, uma vez que o comissionamento básico será exigido no Pré-requisito 3. Este comissionamento poderá ser realizado por qualquer profissional que possua experiência prévia com projetos similares, e apresentem a RT do projeto ou documento de profissional independente, como CAU e CREA. 14. EA CR10: Medição e Verificação a. Comitê discutiu sobre a importância deste crédito ser aplicado às unidades e não apenas as áreas comuns por verificar a operação do condomínio pós construção e confirmar se os sistemas que foram projetados estão operando conforme previsto. b. Foi definido que para os condomínios será necessário medir e compartilhar o consumo a área comum separada por sistemas e medir o consumo geral das unidades (água e energia). c. Será atribuído 1 ponto por desempenho exemplar para aqueles que medirem os sistemas das unidades individualmente.

5 5 Próximos passos Amanda Swift (WM Engenharia): Enviará dados e experiências que teve com o projeto que possui aquecimento solar central e gás central como backup (vantagens de aquecimento central ou individual para as unidades), para auxiliar o atendimento do pré-requisito 2 (EA PR2: Fontes de Aquecimento de Água Eficientes) por Francielle (projeto Piloto). Francielle Dall Agnol (Gestão Eficiente): Enviará os cálculos do projeto e do pré-requisito de eficiência para verificarmos viabilidade do pré-requisito 2 (EA PR2: Fontes de Aquecimento de Água Eficientes). Walter Lenzi (W&RLenzi Ltda): Irá pesquisar e enviar níveis de queda tensão exigida na Ashrae 90.1 e Ashrae 90.2, para verificarmos nível exigido pelo pré-requisito 3 (EA PR3: Qualidade das Instalações Elétricas de Baixa Tensão). Arnaldo Lima (Edo Rocha Arquiteturas): Irá enviar estudo de custo-benefício da inclinação das placas fotovoltaicas para verificarmos com o comitê de aquecimento se esta analise também é valida para as placas de aquecimento solar (EA CR4: Fontes Eficientes de Aquecimento Solar). Rafael Dutra (Trane): Enviará diretrizes para a definição do plano de gerenciamento dos gases que será exigido pelo crédito 6 (EA CR6: Gerenciamento do Gás Refrigerante Residencial). Após prazo estipulado para comentários referentes a esta ata, o GBC Brasil irá reescrever os créditos com novas considerações e agendar a próxima reunião do comitê. Data: Será anunciada em breve. Próxima reunião Participantes Agatha Carvalho Amanda Szwif Arnaldo Lima David Ito Francielle Dall Agnol Iguaçu) Larissa Murakami Jaguaré) Leticia Duque Maira Macedo GBC Brasil WM Engenharia (Projeto Piloto WMe Vila Vitória Indaiatuba) Edo Rocha Arquiteturas David Ito Arquitetura (Projeto Piloto Somos Todos Imigrantes) Gestão Eficiente (Projeto Piloto Condomínio Residencial Ecobuilding (Projeto Piloto Klub de Campo Boituva e KlubHaus Ca2 Consultores Ambientais Associados GBC Brasil

6 6 Marcus Bianchi Maria Carolina Fujihara Marina Risse de Andrade Jaguaré) Pablo Hidalgo Rafael Dutra Tássia Marques Walter Lenzi Owens Corning GBC Brasil Ecobuilding (Projeto Piloto Klub de Campo Boituva e KlubHaus Cushman & Wakefield Trane CTE W&RLenzi Ltda

COMITÊ LEED E REFERENCIAL CASA: USO RACIONAL DE ÁGUA

COMITÊ LEED E REFERENCIAL CASA: USO RACIONAL DE ÁGUA 1 Data da Reunião: 30 de Setembro de 2016. Horário: 9h 12h Local: Infinitytech INÍCIO: A reunião foi iniciada pela Coordenadora Técnica do GBC Brasil, Maria Carolina Fujihara, explicando sobre as novas

Leia mais

Alinhamento entre PROCEL EDIFICA e ABNT NBR 15575

Alinhamento entre PROCEL EDIFICA e ABNT NBR 15575 Alinhamento entre PROCEL EDIFICA e ABNT NBR 15575 ABNT NBR 15575 hoje (desempenho térmico) Procedimento I: simplificado (normativo); Atendimento aos requisitos e critérios para os sistemas de vedação coberturas,

Leia mais

Quem somos e no que acreditamos

Quem somos e no que acreditamos Quem somos Quem somos e no que acreditamos NOSSA ATUAÇÃO Somos uma empresa que propõe soluções em projetos e construções de edificações a partir de diretrizes de eficiência energética e sustentabilidade.

Leia mais

Victoria Burrows Maíra Macedo Guido Petinelli

Victoria Burrows Maíra Macedo Guido Petinelli PALESTRANTES Victoria Burrows World Green Building Council Gerente de Projetos do Advancing Net Zero Global Program Arquiteta Maíra Macedo Green Building Council Brasil Líder no Brasil do Programa Net

Leia mais

Departamento de Tecnologia da Arquitetura Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo

Departamento de Tecnologia da Arquitetura Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo Departamento de Tecnologia da Arquitetura - FAUUSP Departamento de Tecnologia da Arquitetura Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo FAUUSP Docentes Responsáveis: Prof. José Borelli

Leia mais

CONTEÚDO ABORDADO. O Programa. Vertentes. Rede de Eficiência Energética. Regulamentos

CONTEÚDO ABORDADO. O Programa. Vertentes. Rede de Eficiência Energética. Regulamentos 2012 CONTEÚDO ABORDADO O Programa Vertentes Rede de Eficiência Energética Regulamentos Avaliação dos Sistemas Individuais Envoltória, Iluminação e Ar condicionado Processo de Etiquetagem Treinamento e

Leia mais

ETIQUETAGEM PROCEL/INMETRO PARA EDIFÍCIOS COMERCIAIS

ETIQUETAGEM PROCEL/INMETRO PARA EDIFÍCIOS COMERCIAIS ETIQUETAGEM PROCEL/INMETRO PARA EDIFÍCIOS COMERCIAIS Fernando Simon Westphal Engenheiro Civil, Dr. Eng. (11) 5092-5586 8486-3377 INTRODUÇÃO Consumo de energia elétrica no Brasil Fonte: Balanço Energético

Leia mais

CERTIFICAÇÃO LEED. Prof. Fernando Simon Westphal Sala

CERTIFICAÇÃO LEED. Prof. Fernando Simon Westphal  Sala CERTIFICAÇÃO LEED Prof. Fernando Simon Westphal fernandosw@arq.ufsc.br fswfernando@gmail.com Sala 115 3721-4856 1 EA ENERGY AND ATMOSPHERE 2 EAp1 Comissionamento básico (comissioning) (pré-requisito) Verificar

Leia mais

WORKSHOP Título do trabalho CHAMADA PÚBLICA PROPEE - 001/2016. WORKSHOP Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL

WORKSHOP Título do trabalho CHAMADA PÚBLICA PROPEE - 001/2016. WORKSHOP Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL CEPEL WORKSHOP Título do trabalho CHAMADA PÚBLICA PROPEE - 001/2016 Autor/apresentador José Carlos de Souza Guedes Área Cepel - DTE Materiais e equipamentos Vida útil e perdas O anexo I da chamada Pública

Leia mais

APLICAÇÃO DO CONCEITO DO SELO PROCEL EDIFICA EM EDIFICAÇÃO DO CAMPUS DE PALMAS/UFT

APLICAÇÃO DO CONCEITO DO SELO PROCEL EDIFICA EM EDIFICAÇÃO DO CAMPUS DE PALMAS/UFT APLICAÇÃO DO CONCEITO DO SELO PROCEL EDIFICA EM EDIFICAÇÃO DO CAMPUS DE PALMAS/UFT Nathália Canêdo de Lima Silva 1 ; Mariela Cristina Ayres de Oliveira 2 ; 1 Aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo;

Leia mais

Edifícios e Comunidades Sustentáveis. Portfolio de serviços no Brasil

Edifícios e Comunidades Sustentáveis. Portfolio de serviços no Brasil Edifícios e Comunidades Sustentáveis Portfolio de serviços no Brasil Agosto, 2013 Serviços oferecidos Certificação de edifícios e desenvolvimentos urbanos Consultoria para construções sustentáveis Assessoria

Leia mais

Calendário indicativo de aulas AUT Semestre 2013

Calendário indicativo de aulas AUT Semestre 2013 Aula Data Calendário indicativo de aulas AUT0190-1 Semestre 2013 Conteúdo 1º horário Turmas 1, 2 e 3 2º horário Turmas 4, 5 e 6 1 26-02 Apresentação do curso 2 05-03 Introdução ao tema 3 12-03 Interação

Leia mais

Adriana Lorenzo dos Santos Aluna de graduação FAU bolsista FAPERJ. Orientadores: Claudia Mariz de Lyra Barroso Krause Ingrid Chagas Leite da Fonseca

Adriana Lorenzo dos Santos Aluna de graduação FAU bolsista FAPERJ. Orientadores: Claudia Mariz de Lyra Barroso Krause Ingrid Chagas Leite da Fonseca POTENCIAL DE REDUÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICO DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS, FRENTE À REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA BRASILEIRA PARA NÍVEIS MÍNIMOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO SETOR (RTQ-R) Adriana Lorenzo dos Santos

Leia mais

COMISSIONAMENTO DE SISTEMAS PREDIAIS

COMISSIONAMENTO DE SISTEMAS PREDIAIS AGENDA OBJETIVO DO COMISSIONAMENTO; PAPEL DO AGENTE/ EMPRESA DE COMISSIONAMENTO; PRINCIPAIS ATIVIDADES NA CADEIA DA CONSTRUÇÃO; CASES; BENEFÍCIOS DO COMISSIONAMENTO; AÇÕES DO COMISSIONAMENTO NO BRASIL;

Leia mais

Workshop Técnico Eficiência Energética em Edificações: Contribuições do Gás LP

Workshop Técnico Eficiência Energética em Edificações: Contribuições do Gás LP Workshop Técnico Eficiência Energética em Edificações: Contribuições do Gás LP Arthur Cursino IEE/USP Setembro / 2014 Estrutura da Apresentação Regulamento PBE Edifica Introdução: Conceitos Sistema de

Leia mais

Quem somos e no que acreditamos

Quem somos e no que acreditamos Quem somos Quem somos e no que acreditamos NOSSA ATUAÇÃO Somos uma empresa que propõe soluções em projetos e construções de edificações a partir de diretrizes de eficiência energética e sustentabilidade.

Leia mais

A normalização e a Eficiência Energética no Projeto. Eng Mário Sérgio Almeida

A normalização e a Eficiência Energética no Projeto. Eng Mário Sérgio Almeida A normalização e a Eficiência Energética no Projeto Eng Mário Sérgio Almeida DNPC Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores 3 Norma em consulta pública ABNT NBR 7256 Tratamento de ar

Leia mais

Edifícios e Comunidades Sustentáveis

Edifícios e Comunidades Sustentáveis Edifícios e Comunidades Sustentáveis Portfolio de Serviços no Brasil Serviços Oferecidos Assessoria em Sustentabilidade para Edifícios e de Desenvolvimentos Urbanos Consultoria para construções sustentáveis

Leia mais

O programa computacional de simulação termo-energética deve possuir, no mínimo, as seguintes características:

O programa computacional de simulação termo-energética deve possuir, no mínimo, as seguintes características: 6. SIMULAÇÃO 6.1. Pré-requisitos específicos 6.1.1. Programa de simulação O programa computacional de simulação termo-energética deve possuir, no mínimo, as seguintes características: ser um programa para

Leia mais

Os gases combustíveis e a eficiência nas edificações

Os gases combustíveis e a eficiência nas edificações Os gases combustíveis e a eficiência nas edificações Apresentação Eficiência energética em edificações Panorama internacional O caso Brasileiro PBE Edificação Custos nas instalações Eficiência energética

Leia mais

O PROCESO DE ETIQUETAGEM DE EDIFÍCIOS. Roberto Lamberts

O PROCESO DE ETIQUETAGEM DE EDIFÍCIOS. Roberto Lamberts O PROCESO DE ETIQUETAGEM DE EDIFÍCIOS Roberto Lamberts INTRODUÇÃO CONSUMO DE ELETRICIDADE POR SETOR Fonte: BEN- 2007 INTRODUÇÃO USOS FINAIS SETOR COMERCIAL INTRODUÇÃO DIVERSIDADE DE USOS FINAIS Fonte:

Leia mais

Painel 2 Certificação ambiental de edificações: lições aprendidas e visão de futuro experiências brasileiras. Palestrante Fernando Perrone

Painel 2 Certificação ambiental de edificações: lições aprendidas e visão de futuro experiências brasileiras. Palestrante Fernando Perrone Painel 2 Certificação ambiental de edificações: lições aprendidas e visão de futuro experiências brasileiras Etiquetagem Eficiência Energética de Edificações Procel Edifica Palestrante Fernando Perrone

Leia mais

ETIQUETAGEM DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS

ETIQUETAGEM DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS ETIQUETAGEM DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM RESIDENCIAIS Roberto Lamberts, PhD. Universidade Federal de Santa Catarina Laboratório de Eficiência Energética em Edificações Conselho Brasileiro de Construção

Leia mais

Palestra: Comissionamento de Projetos. Palestrante: Eduardo S. Yamada. Empresa: CTE Centro de Tecnologia de Edificações Data: 28/09/2017

Palestra: Comissionamento de Projetos. Palestrante: Eduardo S. Yamada. Empresa: CTE Centro de Tecnologia de Edificações Data: 28/09/2017 Palestra: Comissionamento de Projetos Palestrante: Eduardo S. Yamada Empresa: CTE Centro de Tecnologia de Edificações Data: 28/09/2017 RESULTADOS E NÚMEROS O CTE atua desde 1990 como parceiro de seus

Leia mais

Edifício da FATENP, em Santa Catarina Um dos primeiros 5 etiquetados no país. Rodrigo da Costa Casella

Edifício da FATENP, em Santa Catarina Um dos primeiros 5 etiquetados no país. Rodrigo da Costa Casella Edifício da FATENP, em Santa Catarina Um dos primeiros 5 etiquetados no país. Rodrigo da Costa Casella Arquiteto PROCEL EDIFICA / ELETROBRÁS Agosto/2009 Belo Horizonte Realidade brasileira Matriz energética

Leia mais

Método de Simulação. Edifícios comerciais, de serviços e públicos. Roberto Lamberts, PhD Veridiana A. Scalco, Dra Gabriel Iwamoto Rogério Versage, MSc

Método de Simulação. Edifícios comerciais, de serviços e públicos. Roberto Lamberts, PhD Veridiana A. Scalco, Dra Gabriel Iwamoto Rogério Versage, MSc Método de Simulação Edifícios comerciais, de serviços e públicos Roberto Lamberts, PhD Veridiana A. Scalco, Dra Gabriel Iwamoto Rogério Versage, MSc Apoio: Márcio Sorgato, Carolina Carvalho e Mariana G.

Leia mais

Critérios para concessão do Selo Procel de Economia de Energia para Edificações comerciais, de serviços e públicas

Critérios para concessão do Selo Procel de Economia de Energia para Edificações comerciais, de serviços e públicas Critérios para concessão do Selo Procel de Economia de Energia para Edificações comerciais, de serviços e públicas (Documento complementar ao Regulamento para concessão do Selo Procel de Economia de Energia

Leia mais

Construindo um futuro sustentável. Edifícios Net Zero Impulso para metas da COP Paris

Construindo um futuro sustentável. Edifícios Net Zero Impulso para metas da COP Paris Construindo um futuro sustentável Edifícios Net Zero Impulso para metas da COP Paris Arq. Maíra Macedo Gerente de Rel. Institucionais & Governamentais Máster Arq. Sustentável, Univ. Politécnica da Catalunha,

Leia mais

PORTFÓLIO VWA ENGENHARIA

PORTFÓLIO VWA ENGENHARIA PORTFÓLIO VWA INFORMAÇÕES DENOMINAÇÃO SOCIAL VWA Engenharia LTDA - ME TIPO DE EMPRESA Sociedade Empresaria Limitada voltada para serviços de engenharia ENDEREÇO Rua Babaçu Lote 25, Sala 101, Águas Claras-DF

Leia mais

Marcio Damasceno Inmetro/Dqual: Diretoria da Qualidade

Marcio Damasceno Inmetro/Dqual: Diretoria da Qualidade Marcio Damasceno Inmetro/Dqual: Diretoria da Qualidade São Paulo, 25 de outubro de 2013 O Inmetro e a Avaliação da Conformidade Principais Atividades Metrologia Científica e Industrial Metrologia Legal

Leia mais

VI Seminário Internacional de Construções Sustentáveis e III Fórum de Desempenho de Edificações

VI Seminário Internacional de Construções Sustentáveis e III Fórum de Desempenho de Edificações VI Seminário Internacional de Construções Sustentáveis e III Fórum de Desempenho de Edificações Smart Home Uma Abordagem Sustentável para Edificações Eng. Guilherme. D Annes Guilherme D Agostini Annes

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES PÚBLICAS NA UDESC E EM JOINVILLE

AVALIAÇÃO DA ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES PÚBLICAS NA UDESC E EM JOINVILLE AVALIAÇÃO DA ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES PÚBLICAS NA UDESC E EM JOINVILLE Área temática: Meio Ambiente Ana Mirthes Hackenberg Ana Mirthes Hackenberg 1, Bruno Dilmo Palavras chave: etiquetagem, eficiência

Leia mais

Certificação de edificações

Certificação de edificações Certificação de edificações O consumo de energia elétrica nas edificações corresponde a cerca de 45% do consumo faturado no país. Potencial estimado de redução em 50% para novas edificações e de 30% para

Leia mais

Benchmarking de consumo energético em edificações

Benchmarking de consumo energético em edificações Benchmarking de consumo energético em edificações Edward Borgstein CT Energia, CBCS BENCHMARKING E DESEMPENHO ENERGÉTICO OPERACIONAL (DEO) Etapas de etiquetagem energética #1 Etiqueta de projeto PBE Edifíca

Leia mais

Encontro de Integradores Tendências e Inovação

Encontro de Integradores Tendências e Inovação Encontro de Integradores 2013 Tendências e Inovação Cases de Sucesso de Certificações Elétricas Eng. Eduardo Daniel Certiel do Brasil Associação membro da Associação civil de fins não econômicos, constituída

Leia mais

Os benefícios econômicos do uso de inovações em eficiência energética

Os benefícios econômicos do uso de inovações em eficiência energética Seminário: Eficiência Energética São Paulo, 15 de Abril de 2010 Os benefícios econômicos do uso de inovações em eficiência energética Marcelo Sigoli sigoli@penseeco.com.br Quem somos ABESCO Associação

Leia mais

NETZERO - Da concepção a operação de edifícios autossuficientes

NETZERO - Da concepção a operação de edifícios autossuficientes NETZERO - Da concepção a operação de edifícios autossuficientes Tendências da Construção Sustentável para 2018-2020 Florianópolis 17 maio 2018 Net Zero Autossuficiente ISSO VAI DEMORAR 10 ANOS! $ ENERGIA

Leia mais

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS Instrução Normativa de Eficiência Energética IN SLTI-MP Nº 02-2014 Eng. Anderson F. Gomes Brasília-DF, Março de 2015 HISTÓRICO: 2001 2010 2012 2012 2014 Lei nº 10.295, de Eficiência

Leia mais

A nova era das edificações

A nova era das edificações A nova era das edificações Nos dias atuais, chamou atenção a etiqueta do INMETRO fixada em veículos novos comercializados no país, apontando eficiência energética no que se refere ao consumo de combustível.

Leia mais

CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A SISTEMAS E EQUIPAMENTOS PARA AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA

CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A SISTEMAS E EQUIPAMENTOS PARA AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A SISTEMAS E EQUIPAMENTOS PARA AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA (DOCUMENTO COMPLEMENTAR AO REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA

Leia mais

Perspectivas para o Uso de Gás Combustível nas novas Edificações 22 de junho de 2017

Perspectivas para o Uso de Gás Combustível nas novas Edificações 22 de junho de 2017 Perspectivas para o Uso de Gás Combustível nas novas Edificações 22 de junho de 2017 Engº J. Jorge Chaguri Jr Chaguri Engenharia de Projetos Estrutura da Apresentação Motivação Ações no Brasil e Mundo

Leia mais

O GÁS LP E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

O GÁS LP E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA O GÁS LP E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ABORDAGENS E TEMAS Histórico do trabalho junto ao Sindigás Contextualização da eficiência e o papel do gás LP O modelo de etiquetagem de edifícios

Leia mais

ETIQUETAGEM PARA SISTEMAS DE RUMOS DOS PROGRAMAS DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL. Etiquetagem: Aluizio Ribeiro Gonçalves. Alexandre Novgorodcev *

ETIQUETAGEM PARA SISTEMAS DE RUMOS DOS PROGRAMAS DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL. Etiquetagem: Aluizio Ribeiro Gonçalves. Alexandre Novgorodcev * RUMOS DOS PROGRAMAS DE ETIQUETAGEM PARA SISTEMAS DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL Etiquetagem: Instrumento de Políticas Públicas Alexandre Novgorodcev * Aluizio Ribeiro Gonçalves Belo Horizonte, Jun 2010 Sumário

Leia mais

ENTENDA O PROJETO REQUISITOS PARA SUBSTITUIÇÃO DOS MOTORES ELÉTRICOS

ENTENDA O PROJETO REQUISITOS PARA SUBSTITUIÇÃO DOS MOTORES ELÉTRICOS PROJETO BÔNUS PARA MOTORES EFICIENTES ENTENDA O PROJETO O projeto tem por finalidade incentivar a substituição de motores elétricos antigos e pouco eficientes por motores mais modernos, mais eficientes

Leia mais

Energia solar na habitação. Morenno de Macedo Gerente Executivo GN Sustentabilidade e RSA

Energia solar na habitação. Morenno de Macedo Gerente Executivo GN Sustentabilidade e RSA Energia solar na habitação Morenno de Macedo Gerente Executivo GN Sustentabilidade e RSA MCMV 1 + MCMV 2: 224.405 MCMV Fase 1 41.449 unidades habitacionais com SAS 136 empreendimentos 69 municípios - 10

Leia mais

CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A LÂMPADAS FLUORESCENTES COMPACTAS COM REATOR INTEGRADO

CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A LÂMPADAS FLUORESCENTES COMPACTAS COM REATOR INTEGRADO CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A LÂMPADAS FLUORESCENTES COMPACTAS COM REATOR INTEGRADO (DOCUMENTO COMPLEMENTAR AO REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA

Leia mais

Proposta de métodos para avaliação da eficiência energética. Edificações residenciais

Proposta de métodos para avaliação da eficiência energética. Edificações residenciais Proposta de métodos para avaliação da eficiência energética Edificações residenciais MÉTODO PRESCRITIVO Checklist MÉTODO PRESCRITIVO VANTAGENS - Simplificação, agilidade e redução de custos do processo

Leia mais

Estes adendos e notas explicativas tem a finalidade de facilitar o entendimento e aperfeiçoar os critérios a seguir.

Estes adendos e notas explicativas tem a finalidade de facilitar o entendimento e aperfeiçoar os critérios a seguir. Estes adendos e notas explicativas tem a finalidade de facilitar o entendimento e aperfeiçoar os critérios a seguir. Adendos e notas 1/9 Adendo I de 24/0713 ao Referencial técnico de certificação Edifícios

Leia mais

EDIFICAÇÃO NÍVEL A: REQUISITOS PARA ADEQUAÇÃO CONFORME RTQ-C E RTQ-R 1 LEVEL A EDIFICATIONS: REQUIREMENTS FOR ADEQUACY ACCORDING TO RTQ-C AND RTQ-R

EDIFICAÇÃO NÍVEL A: REQUISITOS PARA ADEQUAÇÃO CONFORME RTQ-C E RTQ-R 1 LEVEL A EDIFICATIONS: REQUIREMENTS FOR ADEQUACY ACCORDING TO RTQ-C AND RTQ-R EDIFICAÇÃO NÍVEL A: REQUISITOS PARA ADEQUAÇÃO CONFORME RTQ-C E RTQ-R 1 LEVEL A EDIFICATIONS: REQUIREMENTS FOR ADEQUACY ACCORDING TO RTQ-C AND RTQ-R Mirian Aline Gräff 2, Camila Bohrer Leal 3, Cláudia Letícia

Leia mais

PROJETO BÔNUS PARA MOTORES EFICIENTES ENTENDA O PROJETO

PROJETO BÔNUS PARA MOTORES EFICIENTES ENTENDA O PROJETO PROJETO BÔNUS PARA MOTORES EFICIENTES ENTENDA O PROJETO O projeto tem por finalidade incentivar a substituição de motores elétricos antigos e pouco eficientes por motores mais modernos, mais eficientes

Leia mais

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA JOSE ARTHURO TEODORO

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA JOSE ARTHURO TEODORO PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA JOSE ARTHURO TEODORO Eficiência Energética Conceito Otimização no consumo da energia elétrica; Motivação Desenvolvimento econômico, sustentabilidade; Métodos Avanços tecnológicos,

Leia mais

RETROFIT DE INSTALAÇÕES ELETRICAS, UMA OPORTUNIDADE PARA EFICIENCIA ENERGÉTICA, SEGURANÇA E PRODUTIVIDADE

RETROFIT DE INSTALAÇÕES ELETRICAS, UMA OPORTUNIDADE PARA EFICIENCIA ENERGÉTICA, SEGURANÇA E PRODUTIVIDADE RETROFIT DE INSTALAÇÕES ELETRICAS, UMA OPORTUNIDADE PARA EFICIENCIA ENERGÉTICA, SEGURANÇA E PRODUTIVIDADE Por: Eng. José Starosta, MSc Diretor de Engenharia da Ação Engenharia e Instalações Ltda jstarosta@acaoenge.com.br

Leia mais

ETIQUETAGEM: Perspectivas e desafios

ETIQUETAGEM: Perspectivas e desafios ETIQUETAGEM: Perspectivas e desafios Roberto Lamberts LabEEE Universidade Federal de Santa Catarina estrutura breve histórico GERAL breve histórico TÉCNICO perspectivas desafios 2 Convênio Eletrobras UFSC

Leia mais

TENDÊNCIAS DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL E NOVAS DEMANDAS PARA PRODUTOS. Setembro/2015

TENDÊNCIAS DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL E NOVAS DEMANDAS PARA PRODUTOS. Setembro/2015 TENDÊNCIAS DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL E NOVAS DEMANDAS PARA PRODUTOS Setembro/2015 CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS NO BRASIL A demanda iniciou-se em 2007, especialmente com o sistema americano LEED.

Leia mais

Departamento de Tecnologia da Arquitetura Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo

Departamento de Tecnologia da Arquitetura Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo Departamento de Tecnologia da Arquitetura - FAUUSP Departamento de Tecnologia da Arquitetura Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo AUT0190 CONSTRUÇÃO DO EDIFÍCIO V 1º. Semestre

Leia mais

Departamento de Tecnologia da Arquitetura Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo

Departamento de Tecnologia da Arquitetura Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo Departamento de Tecnologia da Arquitetura - FAUUSP Departamento de Tecnologia da Arquitetura Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo AUT0190 CONSTRUÇÃO DO EDIFÍCIO V 1º. Semestre

Leia mais

INTRODUÇÃO AO NOVO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO PBE EDIFICA

INTRODUÇÃO AO NOVO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO PBE EDIFICA INTRODUÇÃO AO NOVO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO PBE EDIFICA ENERGIA PRIMÁRIA CONCEITO Forma de energia disponível na natureza que não foi submetida a qualquer processo de conversão ou transformação. É a energia

Leia mais

TALK SHOW SEGURANÇA EM EDIFICAÇÕES

TALK SHOW SEGURANÇA EM EDIFICAÇÕES TALK SHOW SEGURANÇA EM EDIFICAÇÕES Eduardo Daniel CERTIEL BRASIL ABINEE TEC 2013 4 abril 2013, Anhembi, São Paulo Associação Brasileira de Certificação de Instalações Elétricas Certiel Brasil Associação

Leia mais

APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DA WRS CONSULTORIA LTDA

APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DA WRS CONSULTORIA LTDA APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DA WRS CONSULTORIA LTDA IMPORTÂNCIA DO COMISSIONAMENTO COMISSIONAMENTO COMISSIONAMENTO COMISSIONAMENTO COMISSIONAMENTO OBJETIVO DO COMISSIONAMENTO Verificar o cumprimento dos

Leia mais

Chamada Pública de Projetos

Chamada Pública de Projetos Chamada Pública de Projetos Eficiência Energética Coordenação de Usos Finais de Energia Diretoria de Clientes Públicos 02/2016 Uma das maiores empresas globaisde energia Presente em 18 países(quatro continentes)

Leia mais

Portaria n.º 299, de 19 de junho de 2013.

Portaria n.º 299, de 19 de junho de 2013. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA -INMETRO Portaria n.º 299, de 19 de junho de 2013. O PRESIDENTE

Leia mais

Certificação de instalações elétricas de baixa tensão

Certificação de instalações elétricas de baixa tensão BEM-VINDO AO CONFERENCENEWS Certificação de instalações elétricas de baixa tensão Por: Eduardo Daniel Teste de som: Reunião Gerenciar minhas configurações Assistente de configuração de áudio Área para

Leia mais

DESEMPENHO DE COLETORES SOLARESS

DESEMPENHO DE COLETORES SOLARESS DESEMPENHO DE COLETORES SOLARESS Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira Grupo Anima de Educação São Paulo, 5 de novembro de 29 Sumário da Apresentação 1.Coletores solares e as características dos produtos

Leia mais

Proposta de métodos para avaliação da eficiência energética. Edificações residenciais

Proposta de métodos para avaliação da eficiência energética. Edificações residenciais Proposta de métodos para avaliação da eficiência energética Edificações residenciais MÉTODO PRESCRITIVO Checklist MÉTODO PRESCRITIVO VANTAGENS - Simplificação, agilidade e redução de custos do processo

Leia mais

Chamada Pública de Projetos Eficiência Energética. Coordenação de Usos Finais Eficiência Energética Diretoria Comercial

Chamada Pública de Projetos Eficiência Energética. Coordenação de Usos Finais Eficiência Energética Diretoria Comercial Chamada Pública de Projetos Eficiência Energética Coordenação de Usos Finais Eficiência Energética Diretoria Comercial 02/2017 Uma das maiores empresas globais de energia Presente em 17 países (quatro

Leia mais

Associação Brasileira de Energia Solar Térmica. Marcelo Mesquita Secretário Executivo

Associação Brasileira de Energia Solar Térmica. Marcelo Mesquita Secretário Executivo Associação Brasileira de Energia Solar Térmica Marcelo Mesquita Secretário Executivo Uma história de pioneirismo e de compromisso com o desenvolvimento - 33 empresas associadas - 100% nacionais, algumas

Leia mais

CURSO DE ETIQUETAGEM EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS

CURSO DE ETIQUETAGEM EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS CURSO DE ETIQUETAGEM EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS 1- PANORAMA GERAL DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ROBERTA VIEIRA GONÇALVES DE SOUZA Arquiteta e Profa. EA/UFMG 1 FICHA TÉCNICA TÍTULO

Leia mais

BEM-VINDO AO CONFERENCENEWS DIMENSIONAMENTO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CONFORMIDADE COM A CERTIFICAÇÃO LEED (GREEN BUILDING COUNCIL) DE RESIDÊNCIAS

BEM-VINDO AO CONFERENCENEWS DIMENSIONAMENTO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CONFORMIDADE COM A CERTIFICAÇÃO LEED (GREEN BUILDING COUNCIL) DE RESIDÊNCIAS BEM-VINDO AO CONFERENCENEWS DIMENSIONAMENTO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CONFORMIDADE COM A CERTIFICAÇÃO LEED (GREEN BUILDING COUNCIL) DE RESIDÊNCIAS Por: Hilton Moreno Teste de som: Reunião Gerenciar minhas

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES CONSUMO DE ENERGIA PER CAPITA/PAÍS USA 1460 kwh - 6% da produção mundial DESAFIOS GLOBAIS PARA MUDANÇA NO SETOR DE ENERGIA Aumento da população mundial para 2 bilhões

Leia mais

CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A TELEVISORES CINESCÓPIO, LCD, LED, PLASMA E PROJEÇÃO

CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A TELEVISORES CINESCÓPIO, LCD, LED, PLASMA E PROJEÇÃO CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A TELEVISORES CINESCÓPIO, LCD, LED, PLASMA E PROJEÇÃO (DOCUMENTO COMPLEMENTAR AO REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE

Leia mais

Eficiência Energética Etiqueta PBE Edifica - Edifícios Públicos

Eficiência Energética Etiqueta PBE Edifica - Edifícios Públicos Eficiência Energética Etiqueta PBE Edifica - Edifícios Públicos Ma. Juliana Al-Alam Pouey LINSE Laboratório de Eficiência Energética em Edificações UFPel Universidade Federal de Pelotas Florianópolis,

Leia mais

Como Economizar Energia e Dinheiro Utilizando o RETScreen

Como Economizar Energia e Dinheiro Utilizando o RETScreen Como Economizar Energia e Dinheiro Utilizando o RETScreen Turma em Brasília Aulas sobre os seguintes temas: Eficiência energética Energias renováveis Análise econômica e de ciclo de vida Redução de emissões

Leia mais

AGOSTO 2017 TENDÊNCIAS DAS CERTIFICAÇÕES ENERGÉTICAS NAS AVALIAÇÕES

AGOSTO 2017 TENDÊNCIAS DAS CERTIFICAÇÕES ENERGÉTICAS NAS AVALIAÇÕES Luciano Ventura Leandro Fischer AGOSTO 2017 TENDÊNCIAS DAS CERTIFICAÇÕES ENERGÉTICAS NAS AVALIAÇÕES E no Brasil? Emissões por que green building? EM TODO O MUNDO, OS EDIFÍCIOS SÃO RESPONSÁVEIS POR:

Leia mais

CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES ANEXO II FATOR DE SUSTENTABILIDADE

CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES ANEXO II FATOR DE SUSTENTABILIDADE CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES ANEXO II FATOR DE SUSTENTABILIDADE ITEM PONTOS I IMPLANTAÇÃO DO EDIFÍCIO MAX. 10 A) MOVIMENTAÇÃO DO SOLO Implantação do projeto adequada ao perfil natural do terreno, com

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Janeiro/18 Apresentação Institucional A EMPRESA A Andromeda Green Energy foi criada com foco na prestação de serviços por uma equipe de profissionais de diversas formações voltados à eficiência energética,

Leia mais

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS XV SIGA - ESALQ 25/08/2018

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS XV SIGA - ESALQ 25/08/2018 CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS XV SIGA - ESALQ 25/08/2018 SUMÁRIO 1. O QUE É CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL 2. MERCADO DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS 3. ESTUDO DE CASO 4. COMO SE TORNAR UM CONSULTOR ACREDITADO 1. O QUE

Leia mais

Casa Eficiente f. Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia

Casa Eficiente f. Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia 6.f Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia 1 2 FICHA TÉCNICA Título 6.f Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia Coleção Casa Catálogo de soluções técnicas Edição Programa

Leia mais

Sistemas de Certificação Ambiental de Edificações

Sistemas de Certificação Ambiental de Edificações Introdução Sistemas de Certificação Ambiental de Edificações Conheça os 5 principais sistemas de certificação ambiental de edificações em uso atualmente no Brasil: LEED, EDGE, AQUA, Etiqueta Procel e Selo

Leia mais

ENVELOPE ESTRUTURAS SISTEMAS PREDIAIS

ENVELOPE ESTRUTURAS SISTEMAS PREDIAIS Disposição final Planejamento Uso e Operação ENVELOPE ESTRUTURAS Projeto SISTEMAS PREDIAIS Construção Implantação PPI Conceituação Planejamento Definição Módulo escopoi Documentação Estudos de Projeto

Leia mais

Petinelli Inc. CURITIBA BALNEÁRIO CAMBORIÚ PORTO ALEGRE. Rua Rockefeller, 500,

Petinelli Inc. CURITIBA BALNEÁRIO CAMBORIÚ PORTO ALEGRE. Rua Rockefeller, 500, CURITIBA Rua Rockefeller, 500, 80230-130 +55 41 3029-2289 BALNEÁRIO CAMBORIÚ Rua 3150, 409 s. 1, 88330-281 +55 47 2033-2227 PORTO ALEGRE Rua Luzitana, 273 s. 502, 90520-080 +55 51 3094-3396 Membro Fundador

Leia mais

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LEED EM UMA OBRA NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA PROF. DR. JORGE CRESO CUTRIM DEMÉTRIO

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LEED EM UMA OBRA NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA PROF. DR. JORGE CRESO CUTRIM DEMÉTRIO ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LEED EM UMA OBRA NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA PROF. DR. JORGE CRESO CUTRIM DEMÉTRIO . INTRODUÇÃO Impactos da Construção Civil Construção Sustentável (Selos e Certificações)

Leia mais

Sistemas de Certificação Ambiental de Edificações

Sistemas de Certificação Ambiental de Edificações Introdução Sistemas de Certificação Ambiental de Edificações Conheça os 5 principais sistemas de certificação ambiental de edificações em uso atualmente no Brasil: LEED, EDGE, AQUA, Etiqueta Procel e Selo

Leia mais

ANEXO 1 GLOSSÁRIO CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS REE 001/2019

ANEXO 1 GLOSSÁRIO CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS REE 001/2019 ANEXO 1 GLOSSÁRIO A Ação de eficiência energética - AEE: Atividade ou conjunto de atividades concebidas para aumentar a eficiência energética de uma instalação, sistema ou equipamento (EVO, 2012). Avaliação

Leia mais

Chamada Pública de Projetos Eficiência Energética

Chamada Pública de Projetos Eficiência Energética Chamada Pública de Projetos Eficiência Energética Coordenação de Usos Finais Eficiência Energética Gerência de Gestão do Capex, P&D e EE Diretoria de Engenharia 02/2018 6,9 Milhões de unidades consumidoras

Leia mais

CNPJ: / INSC. EST.:

CNPJ: / INSC. EST.: - SP - CEP 14.960-000- Cx. Postal 60 CONDIÇÕES GERAIS O cliente cujo padrão de entrada não esteja em conformidade com esta Norma, não será ligado. Recomenda-se que as instalações elétricas internas após

Leia mais

DECISÃO TÉCNICA DT-C 200/2017 R-00

DECISÃO TÉCNICA DT-C 200/2017 R-00 ENEL DISTRIBUIÇÃO CEARÁ INFRAESTRUTURA E REDES BRASIL OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO BRASIL DECISÃO TÉCNICA DT-C 200/2017 R-00 ANÁLISE DE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA REDUÇÃO DE DEMANDA ENEL DISTRIBUIÇÃO CEARÁ

Leia mais

PROPOSTA DE MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS, DE SERVIÇOS E PÚBLICAS

PROPOSTA DE MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS, DE SERVIÇOS E PÚBLICAS PROPOSTA DE MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS, DE SERVIÇOS E PÚBLICAS ESTRUTURA APRESENTAÇÃO 1. Proposta de etiqueta 2. Estrutura da proposta 3. Procedimentos

Leia mais

A Construção Sustentável no contexto da Política Municipal de Combate às Mudanças Climáticas

A Construção Sustentável no contexto da Política Municipal de Combate às Mudanças Climáticas CREA MG Seminário de Mudanças Climáticas e Regimes Ambientais Internacionais A Construção Sustentável no contexto da Política Municipal de Combate às Mudanças Climáticas Weber Coutinho Gerente de Planejamento

Leia mais

Benchmarking e etiquetagem energética em uso. Visão Brasileira

Benchmarking e etiquetagem energética em uso. Visão Brasileira Benchmarking e etiquetagem energética em uso Visão Brasileira SUMARIO EXECUTIVO Benchmarks e etiquetas prediais são as ferramentas mais eficazes para redução de consumo de energia no ambiente construído.

Leia mais

ETIQUETAGEM DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES

ETIQUETAGEM DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES ETIQUETAGEM DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES Roberto Lamberts NÚCLEO RESIDENCIAL INTRODUÇÃO V ARQ Estudos UNIASSELVI + introdução Consumo de eletricidade no Brasil 47% da eletricidade consumida

Leia mais

Eficiência Energética em Edificações. Roberto Lamberts

Eficiência Energética em Edificações. Roberto Lamberts Eficiência Energética em Edificações Roberto Lamberts www.labeee.ufsc.br ENERGY EFFICIENCY FIRST FUEL Em 2013 a IEA definiu eficiência energética como o primeiro combustível a ser usado: Nunca acaba!

Leia mais

DETALHAMENTO - DAEP - SP

DETALHAMENTO - DAEP - SP DETALHAMENTO - DAEP - SP Medidas de Eficiência Energética ADOTAR UMA POLÍTICA DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS Medida nº 1 Custo estimado do investimento (R$) Economia anual estimada (kwh/ano) Economia anual estimada

Leia mais

Petinelli Inc. CURITIBA BALNEÁRIO CAMBORIÚ PORTO ALEGRE. Rua Rockefeller, 500,

Petinelli Inc. CURITIBA BALNEÁRIO CAMBORIÚ PORTO ALEGRE. Rua Rockefeller, 500, CURITIBA Rua Rockefeller, 500, 80230-130 +55 41 3029-2289 BALNEÁRIO CAMBORIÚ Rua 3150, 409 s. 1, 88330-281 +55 47 2033-2227 PORTO ALEGRE Rua Luzitana, 273 s. 502, 90520-080 +55 51 3094-3396 MembroFundador

Leia mais

Sistemas Prediais 360 º : A importância na Indústria da Construção. Gustavo Kuster. Rio de Janeiro, 18 de abril de 2018

Sistemas Prediais 360 º : A importância na Indústria da Construção. Gustavo Kuster. Rio de Janeiro, 18 de abril de 2018 Sistemas Prediais 360 º : A importância na Indústria da Construção Gustavo Kuster Rio de Janeiro, 18 de abril de 2018 Diretoria Diretoria de Avaliação de Avaliação da Conformidade (Dconf) Coordenação Assessoria

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO IFRN CAMPUS SGA COM BASE NA ANÁLISE DOS PRÉ-REQUISITOS DO MÉTODO RTQ-C DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

DIAGNÓSTICO DO IFRN CAMPUS SGA COM BASE NA ANÁLISE DOS PRÉ-REQUISITOS DO MÉTODO RTQ-C DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DIAGNÓSTICO DO IFRN CAMPUS SGA COM BASE NA ANÁLISE DOS PRÉ-REQUISITOS DO MÉTODO RTQ-C DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Deisyanne Câmara Alves de Medeiros (*), Evaldo Henrique Pessoa da Costa, Larissa de Souza

Leia mais

DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO Inscrição Inscrição Inscrição Inscrição Inscrição

DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO Inscrição Inscrição Inscrição Inscrição Inscrição junho 2017 28 29 30 31 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Divulgação do Edital 18 19 20 21 22 23 24 Inscrição Inscrição Inscrição Inscrição Inscrição 25 26 27 28 29 30 1 Inscrição Inscrição Inscrição

Leia mais

Nota Técnica referente à etiquetagem de edificações comerciais, de serviços e públicas em blocos.

Nota Técnica referente à etiquetagem de edificações comerciais, de serviços e públicas em blocos. Nota Técnica referente à etiquetagem de edificações comerciais, de serviços e públicas em blocos. Veridiana Atanásio Scalco; Raphaela Walger da Fonseca; Elisa de Oliveira Beck; Gustavo Palladini Florianópolis,

Leia mais

SEL-0437 Eficiência Energética PROCEL

SEL-0437 Eficiência Energética PROCEL SEL-0437 Eficiência Energética PROCEL 1 PROCEL Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica Criado em 1985 pelo Ministério das Minas e Energia e da Indústria e Comércio Sua função é promover a

Leia mais

Engº J. Jorge Chaguri Jr. Sistema de aquecimento solar de água em circuito direto ABNT NBR 15569: 2008

Engº J. Jorge Chaguri Jr. Sistema de aquecimento solar de água em circuito direto ABNT NBR 15569: 2008 Engº J. Jorge Chaguri Jr Sistema de aquecimento solar de água em circuito direto ABNT NBR 15569: 2008 Introdução Apresentação 1 Conceito das Norma instalações 2A 3Questões A Norma aplicada 1 Conceito das

Leia mais

ENERGIA SOLAR GRUPOS GERADORES SUBESTAÇÃO DE ENERGIA REDE DE DISTRIBUIÇÃO ENGENHARIA MANUTENÇÃO PREDIAL

ENERGIA SOLAR GRUPOS GERADORES SUBESTAÇÃO DE ENERGIA REDE DE DISTRIBUIÇÃO ENGENHARIA MANUTENÇÃO PREDIAL ENERGIA SOLAR Fornecimento e instalação de placas solares para geração de energia elétrica. GRUPOS GERADORES Venda, locação e manutenção preventiva e corretiva em grupos geradores a diesel e a gás. SUBESTAÇÃO

Leia mais