Palestra: Comissionamento de Projetos. Palestrante: Eduardo S. Yamada. Empresa: CTE Centro de Tecnologia de Edificações Data: 28/09/2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palestra: Comissionamento de Projetos. Palestrante: Eduardo S. Yamada. Empresa: CTE Centro de Tecnologia de Edificações Data: 28/09/2017"

Transcrição

1 Palestra: Comissionamento de Projetos Palestrante: Eduardo S. Yamada Empresa: CTE Centro de Tecnologia de Edificações Data: 28/09/2017

2

3

4

5 RESULTADOS E NÚMEROS O CTE atua desde 1990 como parceiro de seus clientes, totalmente comprometido com os resultados gerados pelos seus trabalhos MAIS DE CLIENTES ATENDIDOS EM 18 ESTADOS DO BRASIL MAIS DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS EM CURSOS E EVENTOS USUÁRIOS DOS SOFTWARES AUTODOC

6 MAIS DE USUÁRIOS UTILIZAM O SOFTWARE AUTODOC CONSULTORIA EM CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL PARA MAIS DE 420 EMPREENDIMENTOS (200 CERTIFICADOS LEED) GERENCIAMENTO E MONITORAMENTO DE PRAZOS, CUSTOS, QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE PARA 500 OBRAS MAIS DE 200 EMPRESAS CAPACITADAS PARA A NORMA DE DESEMPENHO (NBR )

7 AGENDA OBJETIVO DO COMISSIONAMENTO; PAPEL DO AGENTE/ EMPRESA DE COMISSIONAMENTO; PRINCIPAIS ATIVIDADES NA CADEIA DA CONSTRUÇÃO; COMISSIONAMENTO DE PROJETOS CASES; BENEFÍCIOS DO COMISSIONAMENTO DE PROJETOS.

8 COMISSIONAMENTO: Processo de Implementação e Aplicação de TESTES FUNCIONAIS e de DESEMPENHO no final das instalações

9 O QUE NÃO É COMISSIONAMENTO... Gerenciamento ou Coordenação de Projetos; Gerenciamento e Fiscalização de Obras; Atividades de Pré ou Start-up de sistemas ou equipamentos; Testes, Ajustes e Balanceamento (TAB) dos sistemas; Processo criado pela Certificação LEED.

10 PROCESSO DE COMISSIONAMENTO DE SISTEMAS PREDIAIS OBJETIVO ASHRAE Guideline The Commissioning Process: Assegurar a QUALIDADE DOS PROCESSOS de um empreendimento, conduzido por profissionais habilitados e experientes, com o objetivo de garantir que os Sistemas Prediais sejam Concebidos, Projetados, Instalados, Testados, Operados e Mantidos conforme as premissas e necessidades do cliente, normas e legislações técnicas vigentes, e boas práticas de mercado.

11 PROCESSO DE COMISSIONAMENTO DE SISTEMAS PREDIAIS PAPEL DO AGENTE/ EMPRESA DE COMISSIONAMENTO Auditor Técnico DO CLIENTE dos Sistemas Prediais FOCO DA AUDITORIA: Verificar a conformidade do projetos e instalações dos Sistemas Prediais em atendimento aos Requisitos do Proprietário, Conceitos Básicos dos Projetos, Estratégias de Sustentabilidade e Desempenho dos Sistemas.

12 PROCESSO DE COMISSIONAMENTO DE SISTEMAS PREDIAIS ATUAÇÃO DO COMISSIONAMENTO NA CADEIA DA CONSTRUÇÃO EMPREENDEDORES/ PROPRIETÁRIOS (Pre-Design) PROJETISTAS (Design) FORNECEDORES/ FABRICANTES CONSTRUTORAS/ INSTALADORAS ADMINISTRAÇÃO E OPERAÇÃO PREDIAL [COMISSIONAMENTO] = Processo de CONTROLE DE QUALIDADE TÉCNICA dos SISTEMAS PREDIAIS ao longo do desenvolvimento de um nova construção.

13 PROCESSO DE COMISSIONAMENTO DE SISTEMAS PREDIAIS RESUMO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES EMPREENDEDORES/ PROPRIETÁRIOS (Pre-Design) PROJETISTAS (Design) FORNECEDORES/ FABRICANTES CONSTRUÇÃO/ INSTALAÇÃO ADMINISTRAÇÃO E OPERAÇÃO PREDIAL Garantir que os equipamentos e sistemas sejam adequadamente comprados e instalados; Garantir que a documentação de operação dos sistemas (Manuais) contenham o conteúdo a Funcionalidade e Desempenho esperado equipamentos ee sistemas Avaliar Requisitos Básicos do Proprietário (OPR Ownerdos Project Requirements) sejam Estratégias atendidos Conceitos dos Projetos atendam os Requisitos do Proprietário, Garantir que os Fornecedores Fabricantes) de Equipamentos Sistemas sejam e necessário e adequado para a (Instaladoras operação dos esistemas prediais; Validar os Testes e Ajustes; atéeficiência a etapa deenergética entrega àeequipe de O&M de Sustentabilidade adequadamente contratados Garantir as equipes de O&M recebam o treinamento eficaz e adequado. Garantir a Integração entre os sistemas.

14 PROCESSO DE COMISSIONAMENTO DE SISTEMAS PREDIAIS SISTEMAS PREDIAIS A SEREM COMISSIONADOS AR CONDICIONADO, VENTILAÇÃO MECÂNICA E CONTROLES; ILUMINAÇÃO NATURAL, ARTIFICIAL E CONTROLES; AUTOMAÇÃO PREDIAL; SISTEMA DE ÁGUA QUENTE; [Escopo LEED ] SISTEMAS ELÉTRICOS (Controles de Iluminação, Bombas Hidráulicas e Medidores de energia); ENERGIAS RENOVÁVEIS (Energia Solar, Eólica, Geotérmica, etc.);

15 PROCESSO DE COMISSIONAMENTO DE SISTEMAS PREDIAIS SISTEMAS PREDIAIS A SEREM COMISSIONADOS SISTEMAS ELÉTRICOS (Dispositivos de Proteção e Seccionamento, Subestações, Redes e Dispositivos em MT, Sistema de Aterramento, Usina de Geração de Emergência); SISTEMAS HIDRÁULICOS (Redes de AF, AP, ESG, ANP, Gás, etc.); SISTEMAS DE DETECÇÃO, ALARME E COMBATE A INCÊNDIO; SISTEMA DE SEGURANÇA (CFTV E Controle de Acesso e Segurança Patrimonial); SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E TI (Áudio, Video, Telefonia, Rede de Dados, Data Halls, etc.).

16 PROCESSO DE COMISSIONAMENTO DE SISTEMAS PREDIAIS SISTEMAS A SEREM COMISSIONADOS ARQUITETURA (Projetos Arquitetônicos, Interiores, Materiais, Fachadas, etc.); SISTEMAS ESTRUTURAIS (Concreto, Metálicas, Madeira, etc.); MATERIAIS DE ACABAMENTO; ETC

17 COMISSIONAMENTO DE PROJETOS FASE PRELIMINAR DOS PROJETOS EMPREENDEDORES/ PROPRIETÁRIOS (PRÉ-DESIGN) FASE DE DENVOLVIMENTO DOS PROJETOS PROJETISTAS (DESIGN)

18 PROCESSO DE COMISSIONAMENTO DE SISTEMAS PREDIAIS FASE PRELIMINAR DOS PROJETOS (PRE-DESIGN) EMPREENDEDORES/ PROPRIETÁRIOS Auxiliar o Empreendedor a definir os Requisitos do Proprietário (OPR Owner Project Requirements) antes da Contratação da Equipe de Projetos e Obras, segundo as necessidades e expectativas, englobando: - Premissas técnicas de projetos (Condições ambientais, Padrão de Materiais, etc.); - Premissas de desempenho (Energético Benchmarks, Conforto térmico, lumínico, acústico, NBR , etc.) e orçamento (Budget); - Premissas técnicas visando as atividades de Operação e Manutenção das instalações; - Premissas de Sustentabilidade (LEED, AQUA...) e Eficiência Energética (PROCEL), etc. Auxílio e Orientação na contratação da Equipe de Projetos: - Orientação e verificação dos editais e cartas convite; - Análise crítica das propostas técnicas. Início do desenvolvimento do Plano de Comissionamento (Gestão do Processo).

19 PROCESSO DE COMISSIONAMENTO DE SISTEMAS PREDIAIS FASE DE DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS (DESIGN) PROJETISTAS Verificação, Orientação e Revisão do desenvolvimento dos Memorial de Premissas Básicas dos Projetos (BOD Basis of Design), conceituando e justificando a solução de concepção dos projetos em atendimento aos Requisitos do Proprietário (OPR); Revisão do OPR, BOD e Plano de Comissionamento em função das alterações de concepção. Análise crítica dos projetos para atendimento dos requisitos das Requisitos do Proprietário (OPR), normas técnicas e boas práticas; - Análise dos projetos em conformidade com os Requisitos do Proprietário, normas técnicas, premissas de eficiência energética, sustentabilidade e boas práticas; - Compatibilização FUNCIONAL e DIMENSIONAL dos sistemas prediais.

20 FASE DE DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS (DESIGN) PROJETISTAS PROJETOS COM BAIXA SINERGIA ORIENTAÇÃO SOLAR Orientação do edifício ENVOLTÓRIA Materiais da Fachada, Vidro, proteção solar Compatibilização Física PROJETOS HIDRÁULICOS Reservatórios, Bombas, etc. PROJETOS ARQUITETÔNICOS Conceito do edifício PROJETOS ELÉTRICOS Centro de Medição, Subestação, etc PROJETOS LUMINOTÉCNICOS Iluminação Interna e Externa Sinergia somente na Compatibilização Física; Baixa ou Inexistente Sinergia Funcional e Dimensional. PROJETOS AR CONDICIONADO Equipamentos de Resfriamento e Ventilação Mecânica

21 FASE DE DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS (DESIGN) PROJETOS HIDRÁULICOS Reservatórios, Bombas, etc. PROJETOS ELÉTRICOS Centro de Medição, Subestações, etc PROJETOS LUMINOTÉCNICOS Iluminação Interna e Externa PROJETOS AR CONDICIONADO Equipamentos de Resfriamento e Ventilação Mecânica ENVOLTÓRIA Materiais da Fachada, Vidro, proteção solar ORIENTAÇÃO SOLAR Orientação do edifício PROJETISTAS PROJETOS ARQUITETÔNICOS PROJETOS COM ALTA SINERGIA Elevada Compatibilização Física; Alta Sinergia Funcional e Dimensional; Envolvimento da Arquitetura de Envoltória com os diversos sistemas.

22 ANTI - CASES

23 ANTI- CASE 1 ED. RESIDENCIAL SISTEMAS ELÉTRICOS COMISSIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES - PROJETO CONFORME NORMAS NÃO CONFORMIDADE DE INSTALAÇÃO DO CENTRO DE MEDIÇÃO O projeto especifica disjuntor tripolar (trifásico) 3P-50A: Executado circuitos bipolares (2 fases) 50A - EXECUÇÃO ERRADA

24 ANTI- CASE 2 ED. RESIDENCIAL SISTEMAS ELÉTRICOS COMISSIONAMENTO DOS PROJETOS ELÉTRICOS NÃO CONFORMIDADE DA NBR-5410/2004 WC Empregada Pav. Tipo Não atende distância mínima de 1,20m (Volumes 0, 1 e 2) - ERRO NA FONTE (Projeto) - EXECUÇÃO CONFORME O PROJETO

25 ANTI- CASE 3 TORRE CORPORATIVA LEED MODELAGEM ENERGÉTICA 1 (SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL) Condição Inicial do Projeto Condição Aprovada do Projeto Demanda Térmica De Resfriamento (TR) 3250 Vidro Fator Solar 45% 3000 Vidro Fator Solar 30% 2750 Vidro Fator Solar 25% Potencial de Economia de CAPEX em instalações 2000 de Ar Condicionado: 32% 36% 40% ~R$ ,00 (R$ /TR) 44% 48% 55% Potencial de Economia de Média CAPEX ~ Instalações Porcentagem de Área Transparente das Fachadasequivalentes a 3 Torres em instalações elétricas: residenciais de 24 pav. Potencial de Economia de 899 TR!!

26 ANTI- CASE 3 TORRE CORPORATIVA LEED COMISSIONAMENTO LEED CONTRATADO POR TERCEIROS NA FASE DE INSTALAÇÃO (OBRA) Foi instalado o peitoril de 60cm? R: Sim, a obra acompanhou os projetos de arquitetura. Foi instalado o isolamento térmico no Dry-Wall do peitoril? R: Segundo informações da obra, não. Foi checada especificação do vidro com FS=30%? R: Segundo informações da obra, foi verificado, só que não se exigiu o teste de uma amostra de vidro da obra. Foi verificado se o Projeto de Ar Condicionado revisou a Carga Térmica considerando 899TR a menos?? R: Não. A CAG comprada foi de acordo com a revisão de projetos com 3800 TR.

27 CASE 4 TORRE CORPORATIVA 2 - LEED MODELAGEM ENERGÉTICA 2 (SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL) LEED v4.0 - PRÉ-REQUISITO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA MÍNIMA Modelo Proposto - Edifício REAL Edificação modelada de acordo com as características REAIS do projeto (arquitetura, HVAC, iluminação, fachada, vidros) Modelo Baseline ASHRAE 90.1 Edificação modelada de acordo com o Apêndice G da ASHRAE (arquitetura, iluminação, condiciona-mento de ar e aquecimento de água atendendo a requisitos mínimos de eficiência da Norma) CUSTO ANUAL DE ENERGIA (MOD. PROPOSTO) 0,98(-2%) x CUSTO ANUAL DE ENERGIA (MOD. BASELINE)

28 Cenários Cenário 0 (Inicial Proposto) Cenário 1 (FS=22 + DPI=7,15) Cenário 2 (FS=35 + DPI=7,15) Cenário 3 (FS=26 + DPI=9,5) Cenário 4 (FS=42 + DPI=7,15) Envoltória/ Fator Solar (FS) do Vidro Vidro 0 Prata / Laminado FS = 26% Vidro 1 Azul / Insulado FS = 22% Vidro 2 Extra Clear / Laminado FS = 35% Vidro 0 Prata / Laminado FS = 26% Vidro 3 Laminado FS = 42% CENÁRIOS DE SIMULAÇÃO DPI - Densidade de Potência de Iluminação (W/m2) Escritórios DPI = 7,15 W/m² Escritórios DPI = 7,15 W/m² Escritórios DPI = 7,15 W/m² Escritórios DPI = 9,5 W/m² Escritórios DPI = 7,15 W/m² Sistema de Ar Condicionado VRF à Ar (COP= 4,09) VRF à Ar (COP= 4,09) VRF à Ar (COP= 4,09) VRF à Ar (COP= 4,09) VRF à Ar (COP= 4,09)

29 RESULTADOS DOS CENÁRIOS DE SIMULAÇÃO MODELOS Custo (R$) Consumo (MWh) Economia (%) Pontos LEED Modelo Baseline , ,26 - Cenário 0 (FS=26 + DPI=7,15) (Inicial Proposto) , ,81 11,6 5 ptos Cenário 1 (FS=22 + DPI=7,15) , ,17 12,1 5 ptos Cenário 2 (FS=35 + DPI=7,15) , ,62 10,7 4 ptos Cenário 3 (FS=26 + DPI=9,5) , ,86 7,0 3 ptos Cenário 4 (FS=42 + DPI=7,15) , ,95 10,2 4 ptos

30 ESTUDO DE CAPEX INVESTIMENTO DAS INSTALAÇÕES VALORES CONSIDERADOS: CUSTO DO VIDRO (R$/m²) Vidro 0 (FS=26%) 200,00 CUSTO DE INSTALAÇÕES DE AR CONDICIONADO (R$/TR) CUSTO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (R$/Kw) Vidro 1 (FS=22%) 365,00 Vidro 2 (FS=35%) 200, , ,00 Vidro 3 (FS=42%) 186,00

31 ESTUDO DE CAPEX INVESTIMENTO DAS INSTALAÇÕES INVESTIMENTO DAS INSTALAÇÕES EM RELAÇÃO AO CENÁRIO 0 (FS=26 e DPI=7,15) Investimento HVAC (R$) Investimento - Elétrica (R$) Investimento Vidros (R$) Investimento Total (R$) Cenário 1 (FS=22 + DPI=7,15) Cenário 2 (FS=35 + DPI=7,15) Cenário 3 (FS=26 + DPI=9,5) Cenário 4 (FS=42 + DPI=7,15) , , , , , , , , , ,00 0, , , , , ,55

32 Custo Anual de Energia (R$) Cenário 0 (FS=26 + DPI=7,15) FS22 QUAL O CENÁRIO ESCOLHIDO? Cenário 1 Cenário 2 (FS=22 + (FS=35 + DPI=7,15) DPI=7,15) Cenário 3 (FS=26 + DPI=9,5) Cenário 4 (FS=42 + DPI=7,15) , , , , ,95 Pontos no LEED 5 ptos 5 ptos 4 ptos 3 ptos 4 ptos Investimento Total (R$) , , , ,55 PRINCIPAIS MOTIVOS DA ESCOLHA DO CENÁRIO 3: ü O AUMENTO DA CARGA DE ILUMINAÇÃO SERÁ COMPENSADO COM A REDUÇÃO DE 50% DEMANDA DE ILUMINAÇÃO DAS GARAGENS E ÁREAS EXTERNAS (PAISAGISMO) - REDUZ O CUSTO ANUAL DE ENERGIA (-3%) E MELHORA A PONTUAÇÃO LEED (4 PTOS); ü REQUISITO DE ILUMINAÇÃO MAIS FACTÍVEL E PRÓXIMO DA REALIDADE MAIOR ATRATIVIDADE DE VENDA E LOCAÇÃO PARA O EMPREENDEDOR. 24

33 COMISSIONAMENTO DOS PROJETOS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS ü EMPRESA OU SERVIÇO CONTRATADO DIRETAMENTE PELO CLIENTE EVITA CONFLITOS DE INTERESSE E PROPORCIONA EMPODERAMENTO AO LONGO DA CADEIA; ü ORIENTAÇÃO E AUXÍLIO, JUNTO AO CLIENTE NA DEFINIÇÃO DAS NECESSIDADES (PREMISSAS) E EXPECTATIVAS ANTES DO INÍCIO DOS PROJETOS; ü ORIENTAÇÃO E AUXÍLIO, JUNTO A EQUIPE DE PROJETOS NAS TOMADAS DE DECISÕES ANTES DO INÍCIO DAS OBRAS; ü MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE AS ETAPAS: O QUE O CLIENTE QUER JUNTO ÀS EQUIPES DE PROJETOS, OBRAS E OPERAÇÃO PREDIAL; ü REDUZIR ERROS DE PROJETOS, RETRABALHOS, ADITIVOS CONTRATUAIS E ATRASOS; ü GARANTIR A SINERGIA FUNCIONAL E INTEGRADA DOS SISTEMAS PREDIAIS.

34 CONTATOS Eng. MSc. Eduardo S. Yamada Consultor Sênior - Comitê Diretor do CTE LEED AP BD+C Comitê Diretor BCxA Chapter Brasil Website: eduardoyamada@cte.com.br Tel: (11) Cel: (11) OBRIGADO!

Realização: Parceiro:

Realização: Parceiro: Realização: Parceiro: Tecnologia de sistemas prediais disponível no Brasil atendendo requisitos de sustentabilidade. Eduardo Yamada Eng. Civil, Mestre em Engenharia, Gerente de Sistemas Prediais e Energia

Leia mais

Ferramentas de TI para o Comissionamento de Empreendimentos Industriais

Ferramentas de TI para o Comissionamento de Empreendimentos Industriais Ferramentas de TI para o Comissionamento de Empreendimentos Industriais Luciano Gaete / Antonio João Prates 26 de Outubro 2007 1 Introdução O comissionamento Conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia

Leia mais

METODOLOGIAS DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA LOGO EMPRESA

METODOLOGIAS DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA LOGO EMPRESA METODOLOGIAS DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PREMISSAS BÁSICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROJETOS DE SISTEMAS PREDIAIS REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS PREMISSAS BÁSICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROJETOS

Leia mais

CTE EQUIPE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE PONTA. empreendimentos já certificados LEED NC e CS

CTE EQUIPE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE PONTA. empreendimentos já certificados LEED NC e CS CTE EQUIPE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE PONTA ü Mais de empreendimentos já certificados LEED NC e CS ü Todos com simulação termo-energética realizada por equipe especializada interna ü Atualmente temos

Leia mais

DESCRITORES (TÍTULOS E TERMOS)

DESCRITORES (TÍTULOS E TERMOS) SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE FAMÍLIA NBR ISO 9000 INDEXAÇÃO TEMÁTICA Abordagem de processo [VT: Princípios de Gestão da Qualidade] 0.2 / 2.4 0.2 / 4.3 0.2 Abordagem de sistemas de gestão da qualidade

Leia mais

Desenvolvimento de Software

Desenvolvimento de Software PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações Total de Páginas:16 Versão: 1.0 Última Atualização: 26/07/2013 Índice

Leia mais

soluções inteligentes

soluções inteligentes soluções inteligentes Catálogo de soluções NEGÓCIOS INOVADORES Soluções inteligentes, negócios inovadores Empresa Data Center CSC - Centro de Serviços Compartilhados Gestão de Ativos, Licenças e Recursos

Leia mais

Lages Garden Shopping Sistema de Climatização

Lages Garden Shopping Sistema de Climatização NOVEMBRO/2014 Lages Garden Shopping Sistema de Climatização Expediente Ao Leitor Desenvolvida pela Rede Nacional de Mídia, a Revista HVAC MERCOSUL é a primeira revista 100% digital dirigida ao setor da

Leia mais

Título: Projeto Economia 10, Desperdiço 0 Redução de gastos dos sistemas utilitários do ICESP com garantia de qualidade e eficiência dos produtos.

Título: Projeto Economia 10, Desperdiço 0 Redução de gastos dos sistemas utilitários do ICESP com garantia de qualidade e eficiência dos produtos. Título: Projeto Economia 10, Desperdiço 0 Redução de gastos dos sistemas utilitários do ICESP com garantia de qualidade e eficiência dos produtos. Nome da Instituição envolvida: Instituto do Câncer do

Leia mais

NOVOS DESAFIOS EM PROL DE CONSTRUÇÕES MAIS SUSTENTÁVEIS

NOVOS DESAFIOS EM PROL DE CONSTRUÇÕES MAIS SUSTENTÁVEIS NOVOS DESAFIOS EM PROL DE CONSTRUÇÕES MAIS SUSTENTÁVEIS AGENDA PARCERIA SENCO E CTE EM RECIFE CERTIFICAÇÃO LEED DEFINIÇÃO A CERTIFICAÇÃO LEED NA LINHA DO TEMPO ESTRUTURA DO SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO LEED

Leia mais

Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações

Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações Eficiência Energética: Visão Celesc Marco Aurélio Gianesini 4 Geração Transmissão 750kV 500kV 230kV Subestação de Transmissão Linha de Distribuição

Leia mais

OS DESAFIOS DA PERFORMANCE DE EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS: PREVISTO X REALIZADO

OS DESAFIOS DA PERFORMANCE DE EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS: PREVISTO X REALIZADO OS DESAFIOS DA PERFORMANCE DE EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS: PREVISTO X REALIZADO Leticia Neves Gerente de Eficiência Energética Wagner Oliveira Coordenador de P&D SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL: CERTIFICAÇÕES

Leia mais

Equipamentos Água Gelada Água Torre

Equipamentos Água Gelada Água Torre Água Gelada Água Torre Equipamentos Equipamentos Bombeamento Água Torre Bombeamento Água Gelada Torres de Resfriamento Fancoil de Alvenaria Equipamentos Vista Externa Fancoil de Alvenaria Equipamentos

Leia mais

Redes Subterrâneas de Energia Elétrica: Regulação e Projetos de P&D/ANEEL

Redes Subterrâneas de Energia Elétrica: Regulação e Projetos de P&D/ANEEL Redes Subterrâneas de Energia Elétrica: Regulação e Projetos de P&D/ANEEL Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição SRD Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética

Leia mais

ISO 9000 e ISO 14.000

ISO 9000 e ISO 14.000 DISCIPLINA: QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFESSORA: ALEXSANDRA GOMES PERÍODO: 3º PERÍODO CARGA HORÁRIA: 60 HORAS ISO 9000 e ISO 14.000 ISO 9000 A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL ATRAVÉS DA CERTIFICAÇÃO Leticia Neves

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL ATRAVÉS DA CERTIFICAÇÃO Leticia Neves EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL ATRAVÉS DA CERTIFICAÇÃO Leticia Neves CTE CONSULTORIA EM GREEN BUILDING DOS 203 EMPREENDIMENTOS CERTIFICADOS LEED, O CTE PRESTOU CONSULTORIA PARA 95

Leia mais

Sustentabilidade no Setor Público, A3P e Planos de Logística Sustentável

Sustentabilidade no Setor Público, A3P e Planos de Logística Sustentável Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental SAIC Departamento de Produção e Consumo Sustentável DPCS Sustentabilidade no Setor Público, A3P e Planos de Logística

Leia mais

ESTRUTURA DO CURSO 08:00-10:00 RTQ-R

ESTRUTURA DO CURSO 08:00-10:00 RTQ-R Método de Simulação Edifícios residenciais Roberto Lamberts, PhD Veridiana A. Scalco, Dra Gabriel Iwamoto Rogério Versage, MSc Apoio: Márcio Sorgato, Carolina Carvalho e Mariana G. Bottamedi Rio de Janeiro,

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS HIDRÁULICOS

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS HIDRÁULICOS EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS HIDRÁULICOS ENG. LUCIANO BELO COBEE/14 2 3 PRODUÇÃO DISTRIBUIÇÃO CONSUMO Produção Distribuição Consumo Produção Distribuição Consumo 4 3 2 1 Energia utilizada: Chiller

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTO PEIXE PILOTO PARA CLUBES DE INVESTIMENTOS 2009-2011. Vitória, 26 de agosto de 2009.

POLÍTICA DE INVESTIMENTO PEIXE PILOTO PARA CLUBES DE INVESTIMENTOS 2009-2011. Vitória, 26 de agosto de 2009. POLÍTICA DE INVESTIMENTO PEIXE PILOTO PARA CLUBES DE INVESTIMENTOS 2009-2011 Vitória, 26 de agosto de 2009. ÍNDICE 1. OBJETIVO.... 3 2. ORIENTAÇÃO DA GESTÃO DOS INVESTIMENTOS E PRÁTICAS DE GOVERNANÇA....

Leia mais

Relatório de vagas disponíveis - Bolsa Emprego

Relatório de vagas disponíveis - Bolsa Emprego AGRONOMIA Klasse! Executive Search Consultor Técnico de Mercado Grupo internacional que atua no segmento do agronegócio há mais de 20 anos, busca Consultor Técnico de Mercado para atuar no Paraguai. Graduação

Leia mais

CREA SP GT ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA AUTO CONSTRUÇÃO

CREA SP GT ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA AUTO CONSTRUÇÃO RIO 92 CREA SP GT ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA AUTO CONSTRUÇÃO O QUE É SUSTENTABILIDADE? TRATA-SE DE UM NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO, QUE BUSCA COMPATIBILIZAR O ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 1- Visão Geral de Testes de Software Aula 2 Estrutura para o Teste de Software SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Vertentes

Leia mais

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA 1 / 8 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Meio Ambiente por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Diretoria de Sustentabilidade DS, sobre as obras executadas no

Leia mais

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 1. A Norma NBR ISO 9001:2000 A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 A ISO International Organization for Standardization, entidade internacional responsável

Leia mais

Insight for a better planet SOLUÇÕES EM PLANEJAMENTO, AGENDAMENTO E OTIMIZAÇÃO FLORESTAL

Insight for a better planet SOLUÇÕES EM PLANEJAMENTO, AGENDAMENTO E OTIMIZAÇÃO FLORESTAL Insight for a better planet SOLUÇÕES EM PLANEJAMENTO, AGENDAMENTO E OTIMIZAÇÃO FLORESTAL www.remsoft.com 1 Excelência em planejamento e otimização de processos decisórios Líder em tecnologias de otimização

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA Responsabilidade Socioambiental

POLÍTICA CORPORATIVA Responsabilidade Socioambiental POLÍTICA - Versão: 1.0 POLÍTICA CORPORATIVA Área Reponsável: DIRETORIA DE CONTROLADORIA E COMPLIANCE 1. OBJETIVO A Política Corporativa de ( Política ) define um conjunto de princípios, diretrizes e responsabilidades

Leia mais

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade...

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade... ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS Folha 1/8 ÍNDICE 1. Objetivo...2 2. Abrangência...2 3. Definições...2 4. Diretrizes...3 5. Materialidade...7 Folha 2/8 1. Objetivos 1. Estabelecer as diretrizes que devem orientar

Leia mais

Etiquetagem Energética de Produtos Apresentação sumária

Etiquetagem Energética de Produtos Apresentação sumária Etiquetagem Energética de Produtos Apresentação sumária Junho 2014 Índice 1. A etiquetagem energética no contexto Europeu 2. Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP) 3. Produtos Etiquetados

Leia mais

ENERGIA EM SUA CASA CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA.

ENERGIA EM SUA CASA CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA. ENERGIA EM SUA CASA Recon BT/2013 Regulamentação para o Fornecimento de Energia Elétrica a Consumidores em Baixa Tensão CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA. Regulamentação para

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Handhelds, Manutenção de Subestação, Tecnologia da Informação.

PALAVRAS-CHAVE Handhelds, Manutenção de Subestação, Tecnologia da Informação. 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Utilização de Computadores de Mão (Handheld) pelos Eletricistas da Manutenção de Subestação e Linhas da AES Eletropaulo no Controle de Inspeções e Ordens de

Leia mais

Desenvolvimento de um Conjunto de Processos de Governança de Tecnologia de Informação para uma Instituição de Ensino Superior

Desenvolvimento de um Conjunto de Processos de Governança de Tecnologia de Informação para uma Instituição de Ensino Superior Desenvolvimento de um Conjunto de Processos de Governança de Tecnologia de Informação para uma Instituição de Ensino Superior Ângela F. Brodbeck (Escola de Administração) Jussara I. Musse (Centro de Processamento

Leia mais

Carlos Nascimento Lisboa 16 de Fevereiro de 2012

Carlos Nascimento Lisboa 16 de Fevereiro de 2012 Carlos Nascimento Lisboa 16 de Fevereiro de 2012 Situação Energética nacional Entre 1990 e 2005, o Consumo Energia Primária aumentou 54%, situando-se hoje nos 30% face a 1990 (igual a 1998). Em 2010 o

Leia mais

Relatório Investimento Social - 2013

Relatório Investimento Social - 2013 Relatório Investimento Social - 2013 Divisão de Promoção da Cidadania Empresarial e Projetos com a Sociedade - PCSC Departamento de Responsabilidade Social e Projetos com a Sociedade PCS Sumário Projetos

Leia mais

Gestão de PCB: Visão do Setor de Distribuição

Gestão de PCB: Visão do Setor de Distribuição Gestão de PCB: Visão do Setor de Distribuição Daniel Mendonça - Abradee Brasília, 28 de novembro de 2014. Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica QUEM SOMOS A Associação Brasileira

Leia mais

A aposta em investimento em energias renovaveis em STP

A aposta em investimento em energias renovaveis em STP A aposta em investimento em energias renovaveis em STP I. Apresentação da HET - Service Lda. II. Situação das energias renováveis III.Possibilidade de Investimentos em E.R. Privado Estatal IV.Barreiras

Leia mais

CONHEÇA EM DETALHES AS SOLUÇÕES DA TBG

CONHEÇA EM DETALHES AS SOLUÇÕES DA TBG CONHEÇA EM DETALHES AS SOLUÇÕES DA TBG Acervo BIT/TBG - Ana Skrabe Projetos Projetos de sistemas de transporte de gás Atuamos em projetos de dutos e unidades de compressão, medição e entrega de gás natural,

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA A Socioambiental (PRSA) substitui a Política Corporativa pela Sustentabilidade (2011), e incorpora a contribuição das partes interessadas

Leia mais

Lei nº 9.991 de 24 de julho de 2000.

Lei nº 9.991 de 24 de julho de 2000. Lei nº 9.991 de 24 de julho de 2000. Estabelece que as concessionárias de Serviços públicos de Distribuição, Transmissão ou Geração de energia elétrica, devem aplicar, anualmente, um percentual mínimo

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento SUMÁRIO 1. Propósito 2. Abrangência 3. Política 3.1 Princípios Fundamentais 3.2 Diretrizes Socioambientais

Leia mais

Awite. Biogás desde o início... Christian Etzkorn 19.05.2015. www.awite.de. Christian Etzkorn. Página 1

Awite. Biogás desde o início... Christian Etzkorn 19.05.2015. www.awite.de. Christian Etzkorn. Página 1 Awite Biogás desde o início... 19.05.2015 Página 1 Agenda A Empresa Produtos Automação Está na hora de você assumir o controle. Página 2 Agenda A Empresa Produtos Automação Está na hora de você assumir

Leia mais

Portaria n.º 106, de 25 de fevereiro de 2015. CONSULTA PÚBLICA

Portaria n.º 106, de 25 de fevereiro de 2015. CONSULTA PÚBLICA Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 106, de 25 de fevereiro de 2015. CONSULTA

Leia mais

AULA 3 ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

AULA 3 ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS AULA 3 ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Projeto de longo prazo Tem variados objetivos, focos e etapas; Depende de muitas pessoas, organizações, decisões em outras instâncias, grande captação de recursos

Leia mais

Memorial descritivo J80-R02-1 -

Memorial descritivo J80-R02-1 - Av. Jandira, 79 Memorial descritivo J80-R02-1 - Condomínio Le Quartier Moema Av. Jandira, 79 MEMORIAL DESCRITIVO O Condomínio Le Quartier Moema, projetado pelo arquiteto Itamar Berezin, apresenta uma concepção

Leia mais

Experiência: Gestão Estratégica de compras: otimização do Pregão Presencial

Experiência: Gestão Estratégica de compras: otimização do Pregão Presencial Experiência: Gestão Estratégica de compras: otimização do Pregão Presencial Hospital de Clínicas de Porto Alegre Responsável: Sérgio Carlos Eduardo Pinto Machado, Presidente Endereço: Ramiro Barcelos,

Leia mais

Industrialização da Construção em Concreto

Industrialização da Construção em Concreto Industrialização da Construção em Concreto Solução para os novos desafios do Brasil Excelência em gestão da qualidade, meio ambiente e tecnologia, premissa básica para garantir a correta execução de obras

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL - PRSA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL - PRSA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL - PRSA A presente política foi elaborada pela PLANNER e é documento complementar ao procedimento interno, sendo proibida sua reprodução total ou parcial, de

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ4012 EDITAL Nº 005/2010 1. Perfil: TR 007/2010-CGS - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICÁVEIS 3. Qualificação educacional: Graduação na área de CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

Cogeração SISTEMA DE COGERAÇÃO DE ENERGIA

Cogeração SISTEMA DE COGERAÇÃO DE ENERGIA SISTEMA DE COGERAÇÃO DE ENERGIA O Que é Cogeração? SISTEMA DE COGERAÇÃO DE ENERGIA A cogeração a partir do gás natural é o processo que permite a produção de energia elétrica e térmica, de forma simultânea,

Leia mais

A empresa quantifica aspectos socioambientais nas projeções financeiras de:

A empresa quantifica aspectos socioambientais nas projeções financeiras de: Os trechos em destaque encontram-se no Glossário. Dimensão Econômica Critério I - Estratégia Indicador 1 - Planejamento Estratégico 1. Assinale os objetivos que estão formalmente contemplados no planejamento

Leia mais

Eficiência Energética e Certificação de Edifícios

Eficiência Energética e Certificação de Edifícios Eficiência Energética e Certificação de Edifícios DIA DA ENERGIA Energias Renováveis e Eficiência Energética nos Edifícios Instituto Universitário da Maia 29 de Maio de 2015 FRANCISCO PASSOS DIREÇÃO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS ANIL / RENASCENÇA. Professor Leonardo Gonsioroski

UNIVERSIDADE CEUMA COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS ANIL / RENASCENÇA. Professor Leonardo Gonsioroski UNIVERSIDADE CEUMA COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS ANIL / RENASCENÇA Professor Leonardo Gonsioroski O que é uma Instalação Elétrica? Uma instalação elétrica é definida pelo conjunto de materiais

Leia mais

Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado no Setor de Chillers

Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado no Setor de Chillers Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado no Setor de Chillers COMISSIONAMENTO EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE AR E DE ÁGUA GELADA Leonilton Tomaz Cleto Yawatz Engenharia Mauricio Salomão Rodrigues

Leia mais

CASE ROCHAVERÁ CORPORATE TOWER

CASE ROCHAVERÁ CORPORATE TOWER CASE ROCHAVERÁ CORPORATE TOWER ROCHAVERÁ CORPORATE TOWERS SP CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDIMENTO Solução desenvolvida na Fase de Projeto; Implantação em 2 fases, iniciando a 1ª fase em 2008 e a 2º fase em

Leia mais

9/13/2011. Smart Grid. Oportunidade aproveitamento da capilaridade do sistema elétrico possibilitando novos serviços

9/13/2011. Smart Grid. Oportunidade aproveitamento da capilaridade do sistema elétrico possibilitando novos serviços Smart Grid Oportunidade aproveitamento da capilaridade do sistema elétrico possibilitando novos serviços Objetivo aumento da confiabilidade e qualidade do fornecimento de energia elétrica, a uma melhor

Leia mais

PROJETO NBR 19000 - Adoção de Critérios da Qualidade Baseados nas Normas da Família NBR ISO 9000 para Fornecimento de Produtos

PROJETO NBR 19000 - Adoção de Critérios da Qualidade Baseados nas Normas da Família NBR ISO 9000 para Fornecimento de Produtos XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil PROJETO NBR 19000 - Adoção de Critérios da Qualidade Baseados nas Normas da Família

Leia mais

Esta política abrange a todos os departamentos da Instituição.

Esta política abrange a todos os departamentos da Instituição. I. OBJETIVO Esta Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA), tem como objetivo estabelecer os princípios e as diretrizes compatíveis com a natureza e complexidade das atividades e produtos da Instituição,

Leia mais

Título do Slide Máximo de 2 linhas

Título do Slide Máximo de 2 linhas Título do Slide 13ª Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos Visibilidade ponta a ponta dos Projetos de Software da DATAPREV Denise Cascardo Luz Silva 17/09/13 AGENDA Título do Slide A DATAPREV

Leia mais

P24 Criar Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2011/2012 Líder: Maria Cecília Badauy

P24 Criar Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2011/2012 Líder: Maria Cecília Badauy P24 Criar Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2011/2012 Líder: Maria Cecília Badauy Brasília, 13 de Julho de 2011 Perspectiva: Aprendizado e Crescimento Planejamento Estratégico Objetivo

Leia mais

Eletrificação de Reservas Extrativistas com Sistemas Fotovoltaicos em Xapuri - Acre

Eletrificação de Reservas Extrativistas com Sistemas Fotovoltaicos em Xapuri - Acre ENCONTRO DE TRABALHO LUZ PARA TODOS NA REGIÃO NORTE 27/28 de maio 2007 Eletrificação de Reservas Extrativistas com Sistemas Fotovoltaicos em Xapuri - Acre Ações para Disseminação de Fontes Renováveis de

Leia mais

soluções +eficientes de reabilitação de edifícios sistemas de renovação +sustentáveis sistemas energéticos +verdes Um edifício +sustentável.

soluções +eficientes de reabilitação de edifícios sistemas de renovação +sustentáveis sistemas energéticos +verdes Um edifício +sustentável. APRESENTAÇÃO A Reabilitação Sustentável é um serviço que agrega o know-how, os recursos, e a experiência das diversas áreas de atividade da Sotecnisol. A Sotecisol apresenta ao mercado uma oferta inovadora

Leia mais

Eficiência Energética e Hídrica das Edificações

Eficiência Energética e Hídrica das Edificações Eficiência Energética e Hídrica das Edificações Introdução Edifícios representam um dos maiores consumos de energia nas grandes cidades. Em 2010, edifícios foram responsáveis por 32% do consumo de energia

Leia mais

Relação de Disciplinas

Relação de Disciplinas Relação de Disciplinas Disciplinas Obrigatórias Nome: Metodologia da Pesquisa Científica Carga Horária: 30 h/a Ementa: Ciência, pesquisa e conhecimento científicos. Ciências básicas, ciência aplicada e

Leia mais

Manual. Alambique. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo VIII

Manual. Alambique. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo VIII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Alambique Anexo VIII ALAMBIQUE 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como Alambique o empreendimento industrial que produz aguardente/cachaça e compreende desde

Leia mais

Gestão da Qualidade. Aula 13. Prof. Pablo

Gestão da Qualidade. Aula 13. Prof. Pablo Gestão da Qualidade Aula 13 Prof. Pablo Proposito da Aula 1. Conhecer as normas da família ISO 9000. Família da norma ISO 9000 Família ISO 9000 As normas ISO da família 9000 formam um conjunto genérico

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 26 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 26-21/07/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais

As Tecnologias no Controle de Perdas. Julho 2015 Water Brazil

As Tecnologias no Controle de Perdas. Julho 2015 Water Brazil As Tecnologias no Controle de Perdas Julho 2015 Water Brazil A nossa identidade 35,7% 7,2% 4,1% 53,0% 2 I A nossa presença UK América central América do norte Espanha França Índia Chile Brasil África Austrália

Leia mais

Regulação da indústria de energia elétrica: Impactos na apropriação de energia térmica solar pela população de baixa renda no Brasil

Regulação da indústria de energia elétrica: Impactos na apropriação de energia térmica solar pela população de baixa renda no Brasil Regulação da indústria de energia elétrica: Impactos na apropriação de energia térmica solar pela população de baixa renda no Brasil Osiris A. Vital Brazil - asthon@vital.srv.br Paulo M. Araújo - paulo_mario@unit.br

Leia mais

Termo de Situação Física de Área

Termo de Situação Física de Área Termo de Situação Física de Área O presente termo de situação apresenta as características da área e tem a finalidade de informar ao Licitante as adequações necessárias na área a ser concedida, destinada

Leia mais

EQUIPE DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL (DQGA)

EQUIPE DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL (DQGA) EQUIPE DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL (DQGA) - DIRETORIA DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL (DQGA) - FEAM - QUADRO DE INDICADORES E METAS DA DIRETORIA DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL (DQGA) FEAM CÓD OBJETIVO

Leia mais

E N S E A DA D O S UÁ V I T Ó R I A E S P Í R I T O S A N T O

E N S E A DA D O S UÁ V I T Ó R I A E S P Í R I T O S A N T O ENSEADA DO SUÁ V I T Ó R I A E S P Í R I T O S A N T O VAI COMEÇAR A REUNIÃO DE BONS NEGÓCIOS A Morar Construtora lança mais um empreendimento com a qualidade e o compromisso de 32 anos de experiência

Leia mais

NORMA DE ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS NORMATIVOS - NOR 101

NORMA DE ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS NORMATIVOS - NOR 101 ASSUNTO: Elaboração de Instrumentos Normativos MANUAL DE ORGANIZAÇÃO APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 25, de 12/05/2016 COD. VIGÊNCIA: 100 12/05/2016 NORMA DE ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS 1/10 SUMÁRIO 1 FINALIDADE...

Leia mais

Comitê Científico do Enangrad

Comitê Científico do Enangrad Comitê Científico do Enangrad Administração Pública Empreendedorismo e Governança Corporativa Ensino, Pesquisa e Formação Docente em Administração Finanças Gestão da Sustentabilidade Gestão de Informações

Leia mais

Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 3º Trimestre

Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 3º Trimestre EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 3º Trimestre 2015 Introdução O Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA BRASILIA, 46, 3º ESQ Localidade APELAÇÃO

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA BRASILIA, 46, 3º ESQ Localidade APELAÇÃO Válido até 05/02/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada AVENIDA BRASILIA, 46, 3º ESQ Localidade APELAÇÃO Freguesia CAMARATE, UNHOS E APELAÇÃO Concelho LOURES GPS 38.816247, -9.130431 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Embalagens para Transporte Terrestre de Produtos Perigosos ABRE Associação Brasileira de Embalagem

Embalagens para Transporte Terrestre de Produtos Perigosos ABRE Associação Brasileira de Embalagem Embalagens para Transporte Terrestre de Produtos Perigosos ABRE Associação Brasileira de Embalagem Luciana Pellegrino Diretora Executiva 9 de outubro de 2007 Presidente Paulo Sérgio Peres 40 anos de atividade

Leia mais

Mini currículo. Sérgio Augusto de Carvalho Júnior

Mini currículo. Sérgio Augusto de Carvalho Júnior Gestão da Informação na Cooperativa Mini currículo Sérgio Augusto de Carvalho Júnior Gestor da TI Sicoob Cofal, formado em Redes de Computadores e especializando em Gestão Estratégica de Negócios, com

Leia mais

Data Envelopment Analysis in the Sustainability Context - a Study of Brazilian Electricity Sector by Using Global Reporting Initiative Indicators

Data Envelopment Analysis in the Sustainability Context - a Study of Brazilian Electricity Sector by Using Global Reporting Initiative Indicators Data Envelopment Analysis in the Sustainability Context - a Study of Brazilian Electricity Sector by Using Global Reporting Initiative Indicators Análise Envoltória de Dados no contexto da sustentabilidade

Leia mais

Dados Técnicos. DADOS DE ENTRADA Fronius Galvo 2.0-5. Potência CC máxima para cos φ=1. Máx. corrente de entrada. Min.

Dados Técnicos. DADOS DE ENTRADA Fronius Galvo 2.0-5. Potência CC máxima para cos φ=1. Máx. corrente de entrada. Min. Dados Técnicos DADOS DE ENTRADA Fronius Galvo 2.0-5 Potência CC máxima para cos φ=1 2,650 W Máx. corrente de entrada 16.6 A Máx. tensão de entrada 24.8 A Faixa de tensão MPP 165 V Min. tensão de entrada

Leia mais

EUS CTIS END USER SUPPORT. case eus ctis

EUS CTIS END USER SUPPORT. case eus ctis 01 EUS CTIS END USER SUPPORT case eus ctis 01 TELESSERVIÇOS/TELEMARKETING Prestação de telesserviços (telemarketing) no atendimento e suporte operacional e tecnológico aos produtos, serviços e sistemas

Leia mais

DA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EDITAL Nº 01, DE 09 DE ABRIL DE 2012

DA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EDITAL Nº 01, DE 09 DE ABRIL DE 2012 DA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EDITAL Nº 01, DE 09 DE ABRIL DE 2012 A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO (CADAR), no uso de suas atribuições, torna público o Plano de Classificação

Leia mais

Estacionamentos Belo Horizonte

Estacionamentos Belo Horizonte SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO Estacionamentos Belo Horizonte Belo Horizonte, 24 de Janeiro de 2012 Objetivos do encontro de hoje Objetivos Esclarecimento e discussão do projeto junto aos munícipes

Leia mais

Tarifação e Administração de Ligações

Tarifação e Administração de Ligações Tarifação e Administração de Ligações O que é o serviço de Tarifação e Administração de Ligações Tarifação e Administração de Ligações O que é? Benefícios Solução que realiza coletas diárias de dados (CDRs)

Leia mais

ANEXO 2 - TERMO DE REFERÊNCIA PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO PCAS I. CONTEÚDO MÍNIMO DO PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO PCAS

ANEXO 2 - TERMO DE REFERÊNCIA PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO PCAS I. CONTEÚDO MÍNIMO DO PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO PCAS ANEXO 2 - TERMO DE REFERÊNCIA PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO PCAS I. CONTEÚDO MÍNIMO DO PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO PCAS O Plano de Controle Ambiental Simplificado deverá conter

Leia mais

Manutenção volante. A DDS SERVIÇOS possui muita experiência com este modelo de manutenção com resultados altamente satisfatórios.

Manutenção volante. A DDS SERVIÇOS possui muita experiência com este modelo de manutenção com resultados altamente satisfatórios. Manutenção volante O que é a Manutenção Volante? A Manutenção Volante é uma modalidade de manutenção móvel que visa atender clientes que possuam várias unidades prediais distribuídas por uma determinada

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA RIO DE JANEIRO, 38, 3º ESQ. Localidade LISBOA. Freguesia ALVALADE

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA RIO DE JANEIRO, 38, 3º ESQ. Localidade LISBOA. Freguesia ALVALADE Válido até 15/10/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada AVENIDA RIO DE JANEIRO, 38, 3º ESQ. Localidade LISBOA Freguesia ALVALADE Concelho LISBOA GPS 38.754048, -9.138450 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

Rabobank International Brazil

Rabobank International Brazil Rabobank International Brazil Política de Gerenciamento de Capital Resolução 3.988/2011 Conteúdo 1. Introdução... 3 Patrimônio de Referência Exigido (PRE)... 3 2. Princípios... 4 3. Papéis e Responsabilidades...

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MEMORIAL DESCRITIVO EXECUÇÃO DE ADEQUAÇÃO

Leia mais

6º Seminário Tecnologia de sistemas prediais

6º Seminário Tecnologia de sistemas prediais 6º Seminário Tecnologia de sistemas prediais Os projetos de sistemas prediais elétricos, de ar condicionado e iluminação com foco para atender requisitos de conservação de energia na etiquetagem do PROCEL/

Leia mais

Iniciativas para fomentar Cidades Sustentáveis. Jean Rodrigues Benevides Gerência Nacional de Meio Ambiente CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Iniciativas para fomentar Cidades Sustentáveis. Jean Rodrigues Benevides Gerência Nacional de Meio Ambiente CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Iniciativas para fomentar Cidades Sustentáveis Jean Rodrigues Benevides Gerência Nacional de Meio Ambiente CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Disco Egan para comunidade sustentáveis sustentabilidade nos espaços urbanos

Leia mais

Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO

Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1 Projeto Será um edifício residencial contendo subsolo, térreo, mezanino, 13 pavimentos tipo com 04 (quatro) apartamentos

Leia mais

Eficiência Energética - Desafios na Busca da Sustentabilidade. João Carlos Mello A&C

Eficiência Energética - Desafios na Busca da Sustentabilidade. João Carlos Mello A&C Eficiência Energética - Desafios na Busca da Sustentabilidade João Carlos Mello A&C A APINE 55 associados Geradores privados e concessionárias de geração PCHs e hidráulicas de médio e grande porte Térmicas

Leia mais

Unidades de Negócios. Formingplast S/A Buenos Aires Argentina Tempo de Mercado: 35 anos. Área: 2.000 m2

Unidades de Negócios. Formingplast S/A Buenos Aires Argentina Tempo de Mercado: 35 anos. Área: 2.000 m2 GRUPO FORMINGPLAST Histórico O grupo econômico Formingplast, atua em diversos segmentos economicos, contando atualmente com sete empresas nas mais diversas areas de atuação. A primeira empresa do grupo,

Leia mais

PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO Sumário 1 Objetivo da contratação... 1 2 Antecedentes e

Leia mais