NÃO EXISTE FÉ RACIOCINADA, MAS MESMO ASSIM, RIVAIL ESTAVA CORRETO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NÃO EXISTE FÉ RACIOCINADA, MAS MESMO ASSIM, RIVAIL ESTAVA CORRETO"

Transcrição

1 NÃO EXISTE FÉ RACIOCINADA, MAS MESMO ASSIM, RIVAIL ESTAVA CORRETO Antônio Margarido O título é provocativo. Sabemos que ao filósofo espiritualista Hippolyte Léon Denizard Rivail ( ), mais conhecido como Allan Kardec, combatia a fé cega devendo ser raciocinada. Com isso chamava a atenção para sermos sempre racionais em todos os assuntos. Radicalmente racionais. Isso diferenciaria, na concepção de Rivail, o conceito espírita daquele próprio da religião cristã, seja em sua vertente católica ou protestante, e também do espiritualismo em geral. Afirmamos, no entanto, não existir a fé raciocinada. E mesmo assim Rivail tinha razão. Como isso é possível? Fé raciocinada: contradição em termos Por que não existe fé raciocinada? Fé raciocinada é uma contradição em termos. Há contradição numa expressão quando seus termos exprimem ou referem-se a idéias incompatíveis. Fé e razão são termos incompatíveis, referindo-se a realidades, situações totalmente diferentes, onde uma nega a outra. O termos fé tem origem na palavra latina fides que significa fidelidade. Fidelidade, por sua vez, é tanto a adequação mais perfeita possível a um modelo como o compromisso com aqueles que defendem e adotam esse modelo. Diz-se fiel aquele que incorpora de corpo e alma o modelo. Vale dizer: todos os pensamentos, palavras e atos da pessoa estão em consonância absoluta com o modelo, expressam o modelo. A fé pressupõe portanto conjunto de crenças assumidas incondicionalmente em termos subjetivos e objetivos pelo adepto. Essas crenças independem de qualquer evidência na realidade, seja material, seja espiritual. Por esse motivos seus conteúdos expressam-se de forma dogmática, colocando-se como verdades absolutas e inquestionáveis.

2 Essa dogmática é estabelecida por um grupo de especialistas (sacerdotes, teólogos, etc), que se impõem junto à multidão de fiéis como autoridades, vinculados a alguma instituição. Assim a dogmática é posta e imposta de forma inquestionável, mantida através dos pensamentos, palavras e obras dos fiéis. Com isso se estabelece a ortodoxia em conjunto com a ortopraxia, vale dizer: um sistema de pensamento correto e inquestionável (ortodoxia) e um conjunto de práticas igualmente corretas e inquestionáveis (ortopraxia). Em síntese: a fé não admite questionamento. A razão, desde os pré-socráticos entre os gregos até os dias atuais tem como ponto essencial ser reflexiva, através de contínuo e infindável questionamento. Diante da razão a ortodoxia e a ortopraxia não resistem como também a fé e o dogma. Tudo é objeto de reflexão e questionamento. São duas visões de mundo contraditórias: aquela do homem de fé e aquela do homem racional. Para o primeiro a dúvida não existe: existem somente certezas; para o segundo somente a dúvida existe: não existe certeza. Não há como alguém ser ao mesmo tempo: homem de fé e questionador, reflexivo. Razão e crença A razão não nega, porém, a crença. Qualquer questionamento parte de conjunto de crenças adotadas provisoriamente, dentro de determinado contexto. A crença racional não é dogmática pois não se impõe como verdade absoluta mas tão somente como verdade relativa dadas certas circunstâncias, dado certo contexto. A análise racional chega sempre a resultados provisórios, enquanto a análise tendo como pressuposto a fé é sempre absoluta, definitiva. Enquanto a razão apóia-se em dados da realidade objetiva, em evidências e também em deduções lógicas, a fé nega a realidade objetiva se contraria seus pressupostos tidos como absolutamente verdadeiros.

3 Como é sempre reflexivo o comportamento racional é o mais compatível com o livre-arbítrio, possibilitando liberdade de pesquisa e de reflexão. Dado a impossibilidade dos dogmas serem questionados e a exigência de adequação absoluta ao modelo, o comportamento fiel nega o livre-arbítrio, impossibilitando ou limitando a pesquisa e a reflexão. A crença racional é aberta, sempre passível de questionamento, sempre passiva de ser verificada pelos fatos da realidade objetiva, sempre aferível pelos os outros e livremente compartilhada. A crença fiel é fechada, não sendo passível de ser questionada e nem de ser verificada, contrariando os fatos da realidade objetiva e sendo impossível de ser verificada pelos outros e livremente compartilhada. Impossibilidade da fé raciocinada: a crença racional Dadas essas conclusões compreende-se porque é impossível a fé raciocinada: por uma impossibilidade lógica, por serem expressões contraditórias em si mesmas e, por isso, colocando-se como contradição em termos. Pode-se falar, no entanto, em crença racional e isso tanto no campo científico como no propriamente filosófico e mesmo religioso. A religião racional seria aquela que não nega a razão e, por isso, está sempre em consonância com seus postulados. Assim coloca-se sempre como passível de verificação pelos fatos tanto no campo material, como no campo espiritual, mesmo admitindo conclusões dedutivas esta qualificadas de teorias como, ademais, faz a própria ciência. Colocar as verdades como não absolutas seja em relação aos fatos, seja em relação ao quadro teórico em sim mesmo também relativo, isso tornaria a religião racional não dogmática e contrária a toda ortodoxia e ortopraxia. Em síntese: a religião racional não admite a ortodoxia e a ortopraxia. Entendendo-se dessa forma podemos verificar existir um sistema de crenças tanto para os cientistas como também para os propriamente religiosos sem que os primeiros se oponham aos segundos e viceversa. Pois a ciência não pode impor sua visão de mundo como absoluta. Se isso ocorresse, deixaria de ser racional. Três possibilidades de compreensão:

4 racional, irracional e arracional Há três possibilidades de compreensão do mundo: racional, irracional e arracional. A razão apóia-se em dados objetivos e subjetivos, sendo sempre aberta a questionamentos e verificação. Isso ocorre dentro do quadro de referências que dizemos irracional: aquilo que ainda não conhecemos e é passível de ser conhecido em termos racionais, dizemos irracional. Assim há contínua correlação entre o racional e o irracional, onde podemos dizer que o racional faz parte de nossa consciência do mundo enquanto o irracional faz parte de nossa inconsciência do mundo, ou de nosso inconsciente. O quadro de referências racional está sempre se alimentando do quadro de referências irracional, aumentando o os limites de nossa consciência da realidade que, em si mesma, é: racional/irracional, conhecida/desconhecida, consciente/inconsciente. A investigação do racional/irracional não nega o livro arbítrio: ao contrário, o livre arbítrio é imprescindível para ocorrer a expansão da consciência, decorrente da pesquisa racional/irracional. E esse tipo de investigação é assentado em evidências e, por isso, expressa-se sempre como teoria provisória. Se determinada evidência demonstrar a teoria falsa, abandona-se a teoria. Não existe verdade absoluta e definitiva para a investigação racional/irracional. O arracional não pressupõe nenhum outro quadro de referências a não ser o seu próprio: a arracionalidade é, com isso, autorreferente. É assentada, como dissemos, na autoridade (sacerdotes, teólogos, etc.), na instituição, na ortodoxia e na ortopraxia. Não admite questionamentos e nega qualquer evidência que possa contrariar aquilo que a autoridade afirma como verdade. Com isso, nega o livre arbítrio e coloca suas doutrinas sempre como absolutas e definitivas. A fé é arracional: impossibilidade da fé racional

5 Expressamos acima o modo racional contrapondo aquele próprio da fé concluindo não ser esta última racional. Na medida em que a fé nega os dados objetivos ela nega também a razão e a irrazão. A fé não é, portanto, nem racional e nem irracional: a fé é arracional, nega a razão e a irrazão. A compreensão do mundo própria da fé tem como pressuposto corrigir aquilo que a razão nos diz ser verdadeiro e correto, adaptando-se à sua ortodoxia e ortopraxia, absolutamente certas e corretas. O sistema de crenças da fé é assim arracional. Dada essa constatação, verificamos ser impossível uma fé raciocinada, pois ou a razão destrói a fé ou a fé destrói a razão. Não há como misturar água e óleo. Por esse motivo não existe fé raciocinada como apregoava o filósofo espiritualista Hippolyte Léon Denizard Rivail. Rivail estava errado mas também estava certo Mas a crença é racional/irracional, sendo comum à ciência como também à religião. Dado a religião, nesses termos, ter sempre existido desde os primórdios do homem neste planeta. As crenças dos antigos xamãs eram essencialmente racionais/irracionais, frutos sempre da experiência tanto com os fenômenos objetivos como subjetivos. Da modo também ocorreu em outras religiões existentes, como no budismo, no hinduísmo e mesmo no judaísmo, no cristianismo e no islamismo. A religião torna-se arracional na tradição cristã quando passou a ter a hegemonia da teologia católica. Não se pode dizer ser isso próprio de todo cristianismo e nem de todos os teólogos. A ortodoxia católica, fundamentada teologicamente, catalogou de heresia todo o sistema de crenças racional e irracional surgido no cristianismo e com isso estabeleceu círculo de ferro entre ortodoxia e ortopraxia. A reflexão que ora fazemos muito embora demonstre a impossibilidade da fé raciocinada, aponta a existência da religião racional/irracional e, com isso, tornando-se possível a aliança do conhecimento religioso com o conhecimento científico.

6 Toda a crença, seja religiosa ou científica, é em si mesma racional/irracional e, assim, é essencialmente reflexiva tanto em relação aos fenômenos objetivos como subjetivos. Assim a necessidade da crença racional é fundamental e, nesse ponto, Rivail estava correto. Este texto reflete os conhecimentos acumulados posteriormente às formulações de Rivail, no final do século XIX até os dias atuais. Estamos em condições, dado o quadro teórico atual, de afirmar existirem crenças tanto na ciência como na religião, expressando-se de forma racional e irracional em ambos os campos do conhecimento. Assim concluímos ser toda crença racional enquanto está assimilada pela nossa consciência e irracional, quando nos é ainda desconhecida, pertencendo ao inconsciente não sendo o campo do inconsciente impossível de ser verificado também pela razão e, com isso, trazido ao nosso consciente. A crença expressa nestes termos é comum tanto à ciência como à religião. Existe, porém, e é dado da realidade, a religião arracional, como explicitamos acima. Para esta não se trata de compreender, assimilar e assimilar-se à realidade, mas de mudar a realidade segundo seus postulados indiscutíveis, seus dogmas, adequando-a à sua ortodoxia e sua ortopraxia. Esta religião abre caminho a todo tipo de fundamentalismo, um dos males principais dos tempos atuais. O fundamentalismo religioso é o mais evidente pois se vincula à autoridade temporal, impondo-se sobre a humanidade através de sucessivas matanças de seres humanos discordantes de sua ortodoxia e ortopraxia. Mas há também o fundamentalismo científico, cuja principal pregação é negar qualquer possibilidade à religião, afirmando apenas a ciência como verdadeira. Assim pregam o fim da religião de forma unilateral, estabelecem verdadeira guerra contra a religião. Os cientistas adeptos desse fundamentalismo são ateus e materialistas, negando qualquer possibilidade da existência de Deus e do plano espiritual. Com isso estabelecem também um tipo de ortodoxia e ortopraxia, tem seus sacerdotes e cientólogos (contrapostos aos teólogos).

7 As mentes mais abertas entre os cientistas, como Albert Einstein ou Stephen Hawking, não são fundamentalistas científicos. E estes são os responsáveis pelo avanço científico. Enquanto os fundamentalistas científicos dão aos mãos aos fundamentalistas religiosos e a guerra que entre si estabelecem, contribui somente para o aumento da miséria e das opressão entre os homens, fomentando os contínuos banhos de sangue que assolam os diferentes povos pelo mundo, decorrente da atuação de suas ortodoxias e ortopraxias. (Este breve ensaio é dedicado a Sérgio Maurício. Foi em discussões com ele na página da CEPA que tive oportunidade de desenvolver os temas articulados neste ensaio. E sem a contundência das críticas do Sérgio, não teria chegado às conclusões expostas.) * * * Com esta mensagem eletrônica seguem muitas vibrações de paz e amor para você

Filosofia e Religião.

Filosofia e Religião. Filosofia e Religião. Filosofia e Cristianismo. Santo Agostinho. (354 430) É considerado um dos introdutores do pensamento filosófico grego na doutrina cristã. Fortemente influenciado por Platão, concebia

Leia mais

Introdução à Espiritualidade Cristã

Introdução à Espiritualidade Cristã Fundamentos da Espiritualidade Cristã Introdução à Espiritualidade Cristã PROFESSOR: CARLOS CACAU MARQUES AULA 01 DEFINIÇÕES Transcendência: característica do que está além do mundo sensível. Metafísica:

Leia mais

Apometria e universalismo. Escrito por Victor Rebelo

Apometria e universalismo. Escrito por Victor Rebelo Muitos leitores têm se manifestado expressando suas opiniões, críticas e elogios. Muitos nos parabenizam por nossa linha editorial, sempre de cunho universalista. Portanto, gostaria de abordar este tema.

Leia mais

Estude e Viva. Carlos Alberto Iglesia Bernardo Editor. Grupo de Estudos Avançados Espíritas. 25 Anos

Estude e Viva. Carlos Alberto Iglesia Bernardo Editor. Grupo de Estudos Avançados Espíritas. 25 Anos Estude e Viva Grupo de Estudos Avançados Espíritas 25 Anos 1992-2017 Carlos Alberto Iglesia Bernardo Editor Prof. Hippolyte Léon Denizard Rivail ALLAN KARDEC 3 de outubro de 1804 Paris, 31 de março de

Leia mais

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO?

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? 1 ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? ESPIRITUALISMO Oposto do materialismo Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria é espiritualista. ESPIRITISMO ou DOUTRINA ESPÍRITA Termo criado

Leia mais

O QUE É ESPIRITUALISMO

O QUE É ESPIRITUALISMO www.espiritualistas.org O QUE É ESPIRITUALISMO 19 de Setembro de 2005 ESPIRITUALISMO - ARTIGO N O 1 Caros amigos, se procurarmos entender o que é Espiritualismo, através de definições clássicas e/ou pragmáticas

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

Pré Socráticos aos Medievais 1

Pré Socráticos aos Medievais 1 Pré Socráticos aos Medievais 1 Períodos da História dafilosofia Patrística Filosofia Medieval Escolástica Renascimento Período: queda do Império Romano (sec. V) ao sec. XV. Guerras, a fome e as grandes

Leia mais

Para quem ainda não sabe, o Islamismo é uma religião monoteísta (que acredita em um

Para quem ainda não sabe, o Islamismo é uma religião monoteísta (que acredita em um 8 mitos que você sempre acreditou sobre o Islamismo Todo mundo já ouviu falar sobre o Islamismo e os muçulmanos, porém poucas são as pessoas que realmente conhecem e entendem o que essa religião realmente

Leia mais

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE Curso Online MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE com Maísa Intelisano Aula 02 - O que é Mediunidade Bloco 01 Maísa Intelisano AULA 2 O QUE É MEDIUNIDADE BLOCO 1 Reflexões sobre trechos de O Livro dos Médiuns

Leia mais

O Conhecimento. O que é o conhecimento? Teoria do Conhecimento

O Conhecimento. O que é o conhecimento? Teoria do Conhecimento O Conhecimento Serviço Social 02 de junho Prof.ª liane idigal O que é o conhecimento? De que adiantam o Instrumentos, Conhecimentos, Capacidades, e Habilidades, se não pudermos fazer uso deles? O conhecimento

Leia mais

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. O QUE É A TEOLOGIA? 3. NA PROCURA DO CONCEITO 4. TEOLOGIA E FILOSOFIA 5. TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS 6. DO QUERIGMA À TEOLOGIA 7. TIRANDO ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS 8. A TEOLOGIA

Leia mais

A Doutrina Espírita e seu Tríplice Aspecto Movimento Espírita Centro Espírita

A Doutrina Espírita e seu Tríplice Aspecto Movimento Espírita Centro Espírita A Doutrina Espírita e seu Tríplice Aspecto Movimento Espírita Centro Espírita Facilitadora: Mônica Oliveira / Mônica Urbano Data: 22/09/2012 Doutrina = Do latim Doctrina 1 - Conjunto de princípios em que

Leia mais

ROTEIRO 23. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas

ROTEIRO 23. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas ROTEIRO 23 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Objetivos Esclarecer por que a aceitação da influência espiritual comprova a continuidade

Leia mais

O que é leitura fundamentalista?

O que é leitura fundamentalista? O que é leitura fundamentalista? O problema de base dessa leitura fundamentalista é que recusando levar em consideração o caráter histórico da revelação bíblica, ela se torna incapaz de aceitar plenamente

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura TEORIA DO CONHECIMENTO Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura - O que é conhecer? - Como o indivíduo da imagem se relaciona com o mundo ou com o conhecimento? Janusz Kapusta, Homem do conhecimento

Leia mais

resguardar o verdadeiro cristianismo; conhecer a verdade para reconhecer uma fraude; evitar cair no erro, ter respostas às aberrações heréticas; ser

resguardar o verdadeiro cristianismo; conhecer a verdade para reconhecer uma fraude; evitar cair no erro, ter respostas às aberrações heréticas; ser resguardar o verdadeiro cristianismo; conhecer a verdade para reconhecer uma fraude; evitar cair no erro, ter respostas às aberrações heréticas; ser instrumento de Deus para o resgate da verdade em amor.

Leia mais

O que é Ser um verdadeiro Cristão?

O que é Ser um verdadeiro Cristão? O que é Ser um verdadeiro Cristão? O que é Ser um verdadeiro Cristão? Uma pergunta muito simples, que tem gerado algumas duvidas entre aqueles que são Cristãos e também entre aqueles que não são, uma pergunta

Leia mais

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano RELIGIÕES ASIÁTICAS Professor João Paulo Bandeira Geografia 9º Ano JUDAÍSMO CRISTIANISMO ISLAMISMO BUDISMO HINDUÍSMO JUDAÍSMO O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história.

Leia mais

Análise das religiões relativa à localidade, escolaridade e poder aquisitivo dos fiéis.

Análise das religiões relativa à localidade, escolaridade e poder aquisitivo dos fiéis. Análise das religiões relativa à localidade, escolaridade e poder aquisitivo dos fiéis. Por James Mytho. Faltando pouco mais de 2 anos para o próximo Censo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e

Leia mais

PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01

PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 01. Sobre a Reforma Protestante, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I - A doutrina calvinista

Leia mais

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS 1. O CONHECIMENTO é uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. O sujeito que conhece se apropria, de certo modo, do objeto conhecido. Através

Leia mais

14 DE JUNHO DE 2009 FÉ E RAZÃO

14 DE JUNHO DE 2009 FÉ E RAZÃO 14 DE JUNHO DE 2009 FÉ E RAZÃO Para o dicionarista, a definição de fé é a convicção e crença firme e incondicional, alheia a argumentos da razão. Todavia, concebemos como uma espécie de força intrínseca,

Leia mais

Aula 09. Gente... Que saudade!!!! Filosofia Medieval Patrística Sto. Agostinho

Aula 09. Gente... Que saudade!!!! Filosofia Medieval Patrística Sto. Agostinho Aula 09 Gente... Que saudade!!!! Filosofia Medieval Patrística Sto. Agostinho Filosofia Patrística (séc. I ao VII) Inicia-se com as Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João. Foi obra não só desses

Leia mais

VALOR: 8 PONTOS PONTOS OBTIDOS: TRABALHO DE ENSINO RELIGIOSO

VALOR: 8 PONTOS PONTOS OBTIDOS: TRABALHO DE ENSINO RELIGIOSO COLÉGIO SÃO PAULO TRABALHO 3ª ETAPA / 1ª Série do Ensino Médio DISCIPLINA: Ensino Religioso PROFESSORA: Teonila Leonel Soares Data: / /2012 Aluno(a) Nº: Turma: VALOR: 8 PONTOS PONTOS OBTIDOS: TRABALHO

Leia mais

TEÍSMO ABERTO O QUE É TEÍSMO ABERTO:

TEÍSMO ABERTO O QUE É TEÍSMO ABERTO: 1 TEXTO BASE Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles

Leia mais

ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO

ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO 1 ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO A ESCOLÁSTICA E OS PRINCIPAIS REPRESENTANTES ALBERTO MAGNO TOMÁS DE AQUINO Buscaram provar a existência de Deus utilizando argumentos racionais. 2 A UNIDADE ENTRE A FÉ

Leia mais

Aula 08 Terceiro Colegial.

Aula 08 Terceiro Colegial. Aula 08 Terceiro Colegial Cristianismo: Entre a Fé e a Razão Busca por uma base racional para sustentar a fé Formulações filosóficas se estendendo por mais de mil anos Cristianismo Palavra de Jesus, que

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Fiéis em cristo. Direitos e deveres dos fiéis leigos. Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015

Fiéis em cristo. Direitos e deveres dos fiéis leigos. Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015 Fiéis em cristo Direitos e deveres dos fiéis leigos Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015 A igreja Necessidade de se fazer a distinção quando usamos o termo IGREJA. Quando falamos em

Leia mais

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor).

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). Exercícios sobre Hegel e a dialética EXERCÍCIOS 1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). b) é incapaz de explicar

Leia mais

Eugenio Lara BREVE ENSAIO SOBRE O HUMANISMO ESPÍRITA

Eugenio Lara BREVE ENSAIO SOBRE O HUMANISMO ESPÍRITA Eugenio Lara BREVE ENSAIO SOBRE O HUMANISMO ESPÍRITA Santos 2012 Índice Prefácio - Jon Aizpúrua 7 Prólogo 15 Palavras Iniciais 19 Humanismo x Hedonismo 23 As Raízes do Humanismo 25 O Humanismo de Pico

Leia mais

Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico

Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico A realidade é tão complexa que o homem, para apropriar-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento. Desde a Antiguidade, até os dias

Leia mais

FILOSOFIA MEDIEVAL E OUTROS TEMAS PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

FILOSOFIA MEDIEVAL E OUTROS TEMAS PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II FILOSOFIA MEDIEVAL E OUTROS TEMAS PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II FILOSOFIA NA IDADE MEDIEVAL A IDADE MÉDIA INICIOU-SE NA Europa com as invasões germânicas ou bárbaras no

Leia mais

Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória. Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014

Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória. Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014 Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014 Compromissos IPBVIT 1- Compromisso com as Escrituras e os Símbolos de Fé; 2- Compromisso com a

Leia mais

Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada

Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada O Dia Mundial da Religião, celebrado a 21 de janeiro, tem como principal objetivo sensibilizar a Humanidade para o respeito pelas diferentes crenças

Leia mais

FILOSOFIA. Dos Gregos à Idade Média

FILOSOFIA. Dos Gregos à Idade Média FILOSOFIA Dos Gregos à Idade Média Revisando... Os mitos: Uma narrativa primordial; Trata dos fundamentos de uma cultura... das origens. Os Pré-Socráticos: A impossibilidade da verdade; A importância da

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO 2017 PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - 1 ANO Livro de preparo : Agenda Cristã Chico Xavier Livro de Férias: E a vida Continua...

Leia mais

PROFESSOR NICHOLAS GABRIEL MINOTTI LOPES FERREIRA. Religião, Mitologia & Filosofia

PROFESSOR NICHOLAS GABRIEL MINOTTI LOPES FERREIRA. Religião, Mitologia & Filosofia PROFESSOR NICHOLAS GABRIEL MINOTTI LOPES FERREIRA Religião, Mitologia & Filosofia A proposta desta aula é: - Distinguir Religião, Mitologia e Seitas. - Trabalhar as diferenças entre Ciência e Religião.

Leia mais

Saiba mais: o filme Em nome de deus (1988) retrata o nascimento das universidades medievais no século XII.

Saiba mais: o filme Em nome de deus (1988) retrata o nascimento das universidades medievais no século XII. Antecedentes A Idade Média foi mesmo a Idade das Trevas? Por vezes, a Idade Média é descrita como um período de trevas, no qual não houve produção intelectual, até que chegasse o Iluminismo ou o Século

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR I Co 13.13 O QUE É UMA IGREJA? Três coisas, na verdade, permanecerão: fé esperança e amor e a maior delas é o amor O amor é a evidência maior de maturidade

Leia mais

QUAL O SIGNIFICADO DE RELIGIOSIDADE PARA VOCÊ?

QUAL O SIGNIFICADO DE RELIGIOSIDADE PARA VOCÊ? QUAL O SIGNIFICADO DE RELIGIOSIDADE PARA VOCÊ? COMO A FILOSOFIA ESPÍRITA DEFINE O PROCESSO DE ESPIRITUALIZAÇÃO DO SER HUMANO? QUANDO E COMO ELE COMEÇA? QUAL O REAL CONCEITO DE RELIGIÃO? A religião é caracterizada

Leia mais

Estratégia. Avaliação de métodos de investigação Seleção de métodos de investigação Avaliação de fontes de informação Seleção de fontes de informação

Estratégia. Avaliação de métodos de investigação Seleção de métodos de investigação Avaliação de fontes de informação Seleção de fontes de informação Criação e Evolução Criação e Evolução Origem e comportamento ao longo do tempo Fontes de Informação Métodos de pesquisa Objetos de estudo Aplicação de métodos para avaliação de evidências Estratégia Avaliação

Leia mais

Lealdade e Fidelidade no ambiente Religioso. ED da IPBut Abril de 2010 Marcos C. Ribeiro

Lealdade e Fidelidade no ambiente Religioso. ED da IPBut Abril de 2010 Marcos C. Ribeiro Lealdade e Fidelidade no ambiente Religioso ED da IPBut Abril de 2010 Marcos C. Ribeiro Conceitos Básicos: Lealdade: Respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade. Fidelidade aos

Leia mais

Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano. Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos

Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano. Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos Texto para reflexão Pão Nosso Item 41 No Futuro Quem aqui gosta de manga? Prefere comprida ou curta? Evolução da

Leia mais

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15 Sumário Prefácio, 13 Primeira parte - Fundamentação, 15 I. A teologia fundamental como ciência teológica básica, 17 1 Teologia como "fala de Deus", 17 1.1 Tipos básicos de teologia, 17 a) A teologia como

Leia mais

RELIGIÃO E CIÊNCIA: CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS ACERCA DE DOIS GRANDES MAGISTÉRIOS

RELIGIÃO E CIÊNCIA: CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS ACERCA DE DOIS GRANDES MAGISTÉRIOS RELIGIÃO E CIÊNCIA: CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS ACERCA DE DOIS GRANDES MAGISTÉRIOS Maria Antonia Ferreira Andrade RESUMO Sec. XXI. Novo tempo. Novos modos. Novas maneiras de ser, pensar, conceber. Até

Leia mais

Antes de começar, precisamos reconhecer que

Antes de começar, precisamos reconhecer que Antes de começar, precisamos reconhecer que toda pessoa de fé tem dúvidas toda pessoa cética tem fé A dúvida do crente: Uma fé sem algumas dúvidas é como um corpo sem anticorpos Tim Keller A fé do cético:

Leia mais

O QUE É O ESPIRITISMO 1

O QUE É O ESPIRITISMO 1 O QUE É O ESPIRITISMO 1 Facilitadores Alex Olegário e Roberto Camilo 17/18-Janeiro-2016 OBJETIVO Conhecer sobre: O Conceito do Espiritismo O Codificador Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei

Leia mais

A Gênese. Os milagres e as predições segundo o espiritismo. Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE

A Gênese. Os milagres e as predições segundo o espiritismo. Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE A Gênese Os milagres e as predições segundo o espiritismo Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE Revelação: sair de sob o véu Astronomia Geologia Química Fisiologia Para se designarem coisas

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados

Leia mais

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA INSTITUTO EDUCACIONAL DE TEOLOGIA EVANGÉLICA[1] PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA SISTEMA EAD DE NATUREZA JURÍDICA LIVRE ALUNO (A): MAT: 000/2014 MATÉRIA: INTRODUÇÃO À TEOLOGIA

Leia mais

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé cristã crer em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador

Leia mais

A EVOLUÇÃO E A REENCARNAÇÃO.

A EVOLUÇÃO E A REENCARNAÇÃO. A EVOLUÇÃO E A REENCARNAÇÃO. Queremos compartilhar com aqueles que vem aqui às quintas-feiras algumas informações que conseguimos reunir ao longo da vida através da busca de respostas sobre o TEMA: -O

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ 27 Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

O DEBATE POLÍTICO PELA SEPARAÇÃO DOS PODERES E A EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE GUILHERME DE OCKHAM

O DEBATE POLÍTICO PELA SEPARAÇÃO DOS PODERES E A EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE GUILHERME DE OCKHAM O DEBATE POLÍTICO PELA SEPARAÇÃO DOS PODERES E A EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE GUILHERME DE OCKHAM SILVA, Aline Romero da (PIC/UEM) OLIVEIRA, Terezinha (UEM) INTRODUÇÃO Este texto apresenta os resultados

Leia mais

A HISTÓRIA DA CIÊNCIA MODERNA

A HISTÓRIA DA CIÊNCIA MODERNA A HISTÓRIA DA CIÊNCIA MODERNA A ciência como conhecemos hoje, esta associada a uma revolução intelectual que ocorreu no século 17 e mudou os modos de compreensão do mundo ocidental; As raízes dessa revolução

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ERIKA CARMO PROF. LUÍS CLÁUDIO BATISTA

ENSINO RELIGIOSO 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ERIKA CARMO PROF. LUÍS CLÁUDIO BATISTA ENSINO RELIGIOSO 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ERIKA CARMO PROF. LUÍS CLÁUDIO BATISTA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Pluralismo e diversidade religiosa 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 5 Conteúdos

Leia mais

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;

Leia mais

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,

Leia mais

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Leia mais

O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL

O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL Debate em 12/05/2012 http://www.gede.net.br OBJETIVO Perceber as Instruções do Evangelho como um caminho para a evolução; Avaliar a necessidade da prática do Evangelho

Leia mais

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA INSTITUTO EDUCACIONAL DE TEOLOGIA EVANGÉLICA PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA CURSO: BÁSICO EM TEOLOGIA PASTORAL ALUNO (A): MAT: 002/2015 MATÉRIA: INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA

Leia mais

precisamos reconhecer que Antes de começar, a fé precisa da razão precisa da fé a razão toda pessoa de fé tem dúvidas cética tem fé toda pessoa

precisamos reconhecer que Antes de começar, a fé precisa da razão precisa da fé a razão toda pessoa de fé tem dúvidas cética tem fé toda pessoa Antes de começar, precisamos reconhecer que toda pessoa de fé tem dúvidas toda pessoa cética tem fé a fé precisa da razão a razão precisa da fé primeira questão: A fé cristã é a única religião verdadeira?

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA B1 1 DESTACAR A IMPORTÂNCIA DOS VALORES COMO BASE DA DOUTRINA DA ESG. IDENTIFICAR OS OBJETIVOS NACIONAIS. 2 INTRODUÇÃO FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS NECESSIDADES

Leia mais

Descobrindo a Verdade

Descobrindo a Verdade Descobrindo a Verdade Capítulo 1 Descobrindo a Verdade que é a verdade e o que sabemos sobre ela? Será O que ela é absoluta ou toda verdade é relativa? Como descobrimos a verdade sobre aquilo que não podemos

Leia mais

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios Conceitos de método e seus princípios Caminho pelo qual se chega a determinado resultado... É fator de segurança. Seleção de técnicas para uma ação científica... Forma de proceder ao longo de um caminho

Leia mais

A Lei Moral e a Existência de Deus

A Lei Moral e a Existência de Deus A Lei Moral e a Existência de Deus Vai na Bíblia Capítulo 3 A Lei Moral e a Existência de Deus Será que há sentido, valor ou propósito na vida, se Deus não existir? Se Deus existe, por que coisas ruins

Leia mais

A DOUTRINA ESPÍRITA - III PARTE - FILOSOFIA ESPÍRITA, RELIGIÃO E PROCESSO CONSCIENCIAL.

A DOUTRINA ESPÍRITA - III PARTE - FILOSOFIA ESPÍRITA, RELIGIÃO E PROCESSO CONSCIENCIAL. 06-02-2011 - A DOUTRINA ESPÍRITA - III PARTE - FILOSOFIA ESPÍRITA, RELIGIÃO E PROCESSO CONSCIENCIAL. Pedro (Espírito) Psicofonia compilada por Maria José Gontijo Revisão: Sem correção Resumo: Trata-se

Leia mais

Religiões Proféticas

Religiões Proféticas Religiões Proféticas O QUE É RELIGIÃO? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma

Leia mais

JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e metodologicamente fundam Específicos:

JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e metodologicamente fundam Específicos: JUSTIFICATIVA A Bíblia é a fonte primeira da teologia cristã, de onde os mais diversos grupos do cristianismo retiram OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e

Leia mais

3. Panorama das Crenças Religiosas e Cosmovisões

3. Panorama das Crenças Religiosas e Cosmovisões Em defesa da fé 3. Panorama das Crenças Religiosas e Cosmovisões Quadro de Religiões e Filosofias Mundiais Reclaiming the Mind Ministries 2009 Judaísmo 14.000.000 Siquismo 24.000.000 Novas Religiões 105.000.000

Leia mais

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro. Ética Ética e Moral Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA E MORAL Embora estejam relacionados entre si, os termos 'ética' e 'moral' são dois conceitos distintos. Os termos

Leia mais

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS APÓSTOLOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA Jörg Garbers Ms. de Teologia CONTEXTO POLÍTICO Império romano A organização era muito eficaz. Roma era a capital e o centro. Todo

Leia mais

Jovem, Igreja e Sociedade Paulo Alves

Jovem, Igreja e Sociedade Paulo Alves Em 40 anos o mundo mudou qualitativamente mais que os 400 anos que antecederam este período. Douglas Kuplan BASES DA MODERNIDADE BASES DA PÓS MODERNIDADE Universo ordenado Confiança na razão Verdadeiro

Leia mais

CONHECIMENTO, REALIDADE E VERDADE

CONHECIMENTO, REALIDADE E VERDADE CONHECIMENTO, REALIDADE E VERDADE SERÁ QUE TUDO QUE VEJO É REAL e VERDADEIRO? Realidade Realismo A primeira opção, chamada provisoriamente de realismo : supõe que a realidade é uma dimensão objetiva,

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Vivendo Teologicamente S O que a teologia tem a ver com a vida diária? S A teologia geralmente é considerada como algo abstrato.

Leia mais

MORAL E ÉTICA. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto.

MORAL E ÉTICA. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto. MORAL E ÉTICA O homem é um ser dotado de senso moral. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto. Senso moral se manifesta em sentimentos, atitudes, juízos de valor Moral vem

Leia mais

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS AS REGRAS DO NASCIMENTO À MORTE

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS AS REGRAS DO NASCIMENTO À MORTE O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS AS REGRAS DO NASCIMENTO À MORTE FAMÍLIA Ao nascer, o indivíduo é moldado, aprende as regras de convivência, o que pode e não pode fazer. Neste âmbito,

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

D O S S I Ê HISTÓRIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA EM HEGEL. Jadir Antunes

D O S S I Ê HISTÓRIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA EM HEGEL. Jadir Antunes D O S S I Ê ESTUDOS FILOSÓFICOS HISTÓRIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA EM HEGEL Jadir Antunes A filosofia da história não é outra coisa que a consideração pensante da história. Georg W. F. Hegel Georg W.F. Hegel

Leia mais

Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Jader Ewerton Disciplinas Feitosa de SouzaCursos H Unidade 1 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Usuário

Leia mais

FÉ E RAZÃO MUNDO MEDIEVAL

FÉ E RAZÃO MUNDO MEDIEVAL FÉ E RAZÃO MUNDO MEDIEVAL Santo Agostinho séc. IV São Tomás de Aquino séc. XIII PATRÍSTICA e ESCOLÁSTICA Platão séc. IV a.c. Aristóteles séc. III a.c A RELAÇÃO ENTRE FÉ E RAZÃO Questões fundamentais para

Leia mais

O ESPIRITISMO SEM O CRISTO PERDE O RUMO

O ESPIRITISMO SEM O CRISTO PERDE O RUMO 13 DE SETEMBRO DE 2010 O ESPIRITISMO SEM O CRISTO PERDE O RUMO Ainda encontramos irmãos "espíritas" que questionam o aspecto cristão da Terceira Revelação. Negam a excelsitude de Jesus Cristo com evidente

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II As tradições religiosas e os textos sagrados. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais

CURRÍCULO PAULISTA. Ensino Religioso

CURRÍCULO PAULISTA. Ensino Religioso CURRÍCULO PAULISTA Versão 1 Encontros Regionais 22 a 30 de outubro Ensino Religioso São Paulo Outubro de 2018 TEXTO INTRODUTÓRIO ENSINO RELIGIOSO O Ensino Religioso vem sendo fundamentado na Constituição

Leia mais

13 DE JUNHO DE 2009 "CASAMENTO RELIGIOSO ESPÍRITA?" O QUE É ISSO?

13 DE JUNHO DE 2009 CASAMENTO RELIGIOSO ESPÍRITA? O QUE É ISSO? 13 DE JUNHO DE 2009 "CASAMENTO RELIGIOSO ESPÍRITA?" O QUE É ISSO? Recentemente, confrades nos perguntaram se poderia e como seria realizado um casamento no centro espírita. Considerando que o assunto é

Leia mais

Lembrança da Confraternização. Centro Espírita Alvorecer Cristão (CEAC) Final de ano (2011) e aniversário de 30 anos 16/12/2011

Lembrança da Confraternização. Centro Espírita Alvorecer Cristão (CEAC) Final de ano (2011) e aniversário de 30 anos 16/12/2011 Lembrança da Confraternização Centro Espírita Alvorecer Cristão (CEAC) Final de ano (2011) e aniversário de 30 anos 16/12/2011 2 Nosso Convite Na seqüência veja como foi a festa... 3 Preparação Nossa querida

Leia mais

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE Curso Online MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE com Maísa Intelisano Aula 02 - O que é Mediunidade Bloco 02 Maísa Intelisano AULA 2 O QUE É MEDIUNIDADE BLOCO 2 Definição de mediunidade Conceitos de mediunidade

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1. A morte de Jesus. 1.1.

Leia mais

EIXOS ESTRUTURANTES DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA DA CRIANÇA E DO JOVEM. Organizado por Miriam Dusi

EIXOS ESTRUTURANTES DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA DA CRIANÇA E DO JOVEM. Organizado por Miriam Dusi EIXOS ESTRUTURANTES DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA DA CRIANÇA E DO JOVEM Organizado por Miriam Dusi A REENCARNAÇÃO OBJETIVOS EXISTENCIAIS Para que nasci? Para onde vou? O que será importante para minha vida?

Leia mais

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé.

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 30 PERGUNTA 30: Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo? Resposta: O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo pelo chamado eficaz,

Leia mais

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média FILOSOFIA FÍSICA Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA O período histórico comumente chamado de Idade Média inicia- se no século V e termina no século XV. Portanto, ele representa mil anos de

Leia mais

FILOSOFIA MODERNA (XIV)

FILOSOFIA MODERNA (XIV) FILOSOFIA MODERNA (XIV) CORRENTES EPSTEMOLÓGICAS (I) Racionalismo Inatismo: existem ideias inatas, ou fundadoras, de onde se origina todo o conhecimento. Ideias que não dependem de um objeto. Idealismo:

Leia mais

ROMANTISMO E IDEALISMO (Século XIX)

ROMANTISMO E IDEALISMO (Século XIX) ROMANTISMO E IDEALISMO O Idealismo alemão sofreu forte influência, na sua fase inicial, do Romantismo, movimento cultural que se manifestou na Arte, na Literatura e na Filosofia. No seu ponto culminante,

Leia mais

FILOSOFIA DO DIREITO NA MODERNIDADE

FILOSOFIA DO DIREITO NA MODERNIDADE FILOSOFIA DO DIREITO NA MODERNIDADE ÍNDICE 1. O INÍCIO DA MODERNIDADE NO SÉCULO XIII...5 Antecedentes... 5 Início da modernidade...6 Tomás de Aquino...7 2. INFLUÊNCIA DO FRANCISCANISMO NO DIREITO MODERNO...10

Leia mais

Versão B. GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta

Versão B. GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta Versão B GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta 1.O discurso filosófico é sobretudo um discurso: a) Demonstrativo b) Argumentativo c) Científico d) Racional 2. Dizer que a filosofia

Leia mais

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio FILOSOFIA MODERNA

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio FILOSOFIA MODERNA Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio FILOSOFIA MODERNA 1 Filosofia moderna é toda a filosofia que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX; começando pelo Renascimento

Leia mais