Fiéis em cristo. Direitos e deveres dos fiéis leigos. Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fiéis em cristo. Direitos e deveres dos fiéis leigos. Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015"

Transcrição

1 Fiéis em cristo Direitos e deveres dos fiéis leigos Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015

2 A igreja Necessidade de se fazer a distinção quando usamos o termo IGREJA. Quando falamos em IGREJA, de que igreja estamos falando? Quando falamos em IGREJA, podemos estar nos referindo à Igreja de Deus (Ecclesia Dei). A Igreja de Deus é composta pelas três grandes religiões monoteístas que têm Abraão como pai: Judaísmo Cristianismo (que se constitui na IGREJA DE CRISTO) Islamismo

3 A igreja A IGREJA DE CRISTO (ECCLESIA CHRISTI) Formada por TODOS os batizados, independente da comunidade cristã a que pertença. Por isso, a Igreja de Cristo é formada pelas seguintes comunidades de fiéis: Igreja católica (Ecclesia Catholica) Igrejas ortodoxas (surgidas do Cisma do Patriarca de Constantinopla, Celulário 1054). Igrejas protestantes (surgidas da Reforma de Lutero, no século XVI: Luteranos, Batistas, Presbiterianos, Metodistas, Calvinistas, Anglicanos). Igrejas pentecostais (surgidas nos Estados Unidos nos séculos XIX e XX e que chegaram ao Brasil no século XX). Igrejas neopentecostais (surgidas nos Estados Unidos e no Brasil nos séculos XX e XXI e que batizam de modo válido, segundo a Igreja Católica).

4 A igreja Por sua vez, a Igreja Católica é composta por seis ritos diferentes: Latino, ao qual nós pertencemos Constantinopolitano ou bizantino Sírio-caldaico Antioqueno Alexandrino Armênio Rito: patrimônio litúrgico, teológico, espiritual e disciplinar, distinto da cultura e da circunstâncias históricas de cada povo, e que se expressa no modo próprio de viver a fé própria de cada Igreja (cân. 28, 1, do Código dos Cânones das Igrejas Orientais).

5 PERTENÇA À IGREJA Cânon 204 diz: São fiéis cristãos aqueles que: 1. Pelo Batismo são incorporados a Cristo, 2. Integrados ao povo de Deus, 3. Por isso, participantes do tríplice munera de Cristo: sacerdote, profeta e rei, 4. Cada um, segundo sua própria condição, a desempenhar sua missão que Deus encarregou a Igreja neste mundo. Por sua vez, o cânon 205 afirma: Esta Igreja subsiste na Igreja Católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele. Cânon 206: Encontram-se em plena comunhão com a Igreja católica, nesta terra, os batizados que se unem a Cristo dentro da estrutura visível daquela; quer dizer, pelos vínculos da profissão de fé, dos sacramentos e do regime eclesiástico.

6 PERTENÇA À IGREJA NÓS, cristãos católicos: Fomos batizados, Incorporados a Cristo, Tornados pessoas na Igreja (sujeitos de direitos e deveres), Que subsiste plenamente na Igreja católica, De Rito Latino, no nosso caso. Pertencemos a ela enquanto mantivermos os vínculos da comunhão visível com ela, pela profissão de fé, pelos sacramentos e pelo regime, sob a autoridade do Romano Pontífice e dos Bispos.

7 Os fiéis em Cristo Na Igreja TODOS os batizados são fiéis em Cristo, portadores de uma mesma dignidade fundamental: TODOS somos filhos de Deus. Esta igualdade fundamental é que faz com que TODOS sejamos membros de um único corpo. Na Igreja não há nem maior e nem melhor. O que nos distingue uns dos outros são as FUNÇÕES que exercemos, onde umas trazem responsabilidades diferentes das outras e, por isso, responsabilidades maiores que outras. No exercício dessas responsabilidades, a Igreja reconhece duas categorias de fiéis: os clérigos (diáconos, presbíteros e bispo, marcados com o Sacramento da Ordem)e os leigos. Os religiosos e religiosas compõem um universo à parte.

8 Direitos e deveres de todos os fiéis Cânones do Código de Direito Canônico, de 1983 (CIC/83). Para levar ao bom termo a missão de cada um, segundo a sua condição, é necessário jamais perder de vista a íntima relação entre os Pastores e o seu povo. Num primeiro aspecto é preciso reconhecer o status do Pastor e consequentemente fazer-se obediente a ele. Num segundo momento, porém, é necessário abrir um profundo diálogo, se preciso propor ideias, mas sobretudo, estar sempre disposto a ouvira voz do Magistério, pois uma vez que estes guardam a lei e os costumes da Igreja, tendem sempre a orientá-la rumo aos caminhos que levam a Cristo. É direito dos fiéis receber de seus pastores os bens espirituais da Igreja, sobretudo o anúncio da Palavra e os sacramentos. A participação dos fiéis nessa profunda relação exige por sua vez uma íntima comunhão à doutrina da Igreja. Afinal, a consonância entre os Pastores e seu povo deve ser vivida dentro dos mesmos ideais, de modo que a unidade doutrinal e espiritual favoreça uma participação mais autêntica na vida da Igreja.

9 Direitos e deveres de todos os fiéis A Igreja reconhece aos seus filhos e filhas: 1) o direito de reunião e o direito de fundar e dirigir livremente associações para conseguir em comum os fins de culto e apostolado próprios de sua missão (cân. 215); 2) o direito a uma educação cristã, que os capacite a atingir a maturidade da pessoa humana e para conhecer e viver o mistério da salvação cristã(cân.217); 3) o direito a pesquisar e a manifestar a sua opinião, nas matérias em que são peritos (cân. 218). Nas suas relações com as autoridades da Igreja, os fieis têm o direito: 1) de manifestar a própria opinião sobre o que se refere ao bem da Igreja, com o devido respeito aos seus pastores; 2) de manifestar essa opinião aos outros fiéis; 3) de expor as próprias necessidades, principalmente as espirituais, e os próprios anseios (cân ).

10 Direitos e deveres de todos os fiéis O Código faz também uma série de referências a questões mais restritas, como: O dever da obediência das ovelhas aos pastores da Igreja. Pelo que diz respeito aos seus bens pessoais, os fiéis têm: 1) o direito à imunidade de coação na escolha do estado de vida (cân. 219); 2) o direito a proteger a sua intimidade e a própria fama (cân. 220); 3) o direito a reivindicar os seus direitos pessoais no foro eclesiástico; 4) direito à formação e à livre pesquisa nas áreas da exegese, moral e teologia dogmática, sob a supervisão do Magistério; 5) o direito a serem julgados de acordo com as prescrições do direito, a ser aplicadas com equidade; 6) o direito a não ser punidos, a não ser de acordo com a lei (cân. 221). Código ressalta a importância da participação dos fiéis na manutenção material da Igreja, de modo que ela possa dispor do que é necessário para a realização do culto divino; assista à caridade; e sustente honestamente os seus ministros.

11 Os Direitos e Deveres dos Fiéis Leigos Cânones CIC/83 LEIGOS: seu estatuto fundamental, portanto, é o dos fiéis cristãos, com especial responsabilidade nos deveres e direitos que os clérigos, por diversas razões, não podem exercer diretamente. Consequentemente, o estatuto fundamental do Leigo em sentido estrito presta especial atenção ao direito dos apostolados que somente eles podem desenvolver: o da cristianização da ordem temporal, social, política, econômica e o do estado da vida matrimonial. Também é obviamente exclusivo dos Leigos o poder cooperar com os clérigos, com a hierarquia da Igreja, em seus ministérios específicos. Em virtude do batismo, podem tomar parte ativa no exercício do ministério hierárquico: por exemplo, na presidência do culto público (cf. cân ; ), na evangelização com missão canônica (cân. 766; decreto geral da CNBB), e na direção do povo de Deus (cân ). Possuem, portanto, capacidade para exercer ofícios eclesiásticos e encargos em que cooperam mais estavelmente no exercício do poder eclesial de regime; os Leigos, homens e mulheres, podem, em determinadas circunstâncias, ser nomeados juízes que formem parte de um tribunal colegial (cân ) e também se lhes pode confiar uma participação no exercício do cuidado pastoral de uma paróquia, sob a direção de um presbítero (cân ).

12 Os Direitos e Deveres dos Fiéis Leigos Especialmente, podem ser peritos e conselheiros dos Conselhos que assessoram a hierarquia eclesiástica; assim, por exemplo, formam parte de alguns dicastérios da Cúria romana, dos conselhos pastorais, diocesanos, paroquiais, etc. Obviamente, a participação dos Leigos é plena e paritária com os clérigos nas atividades da Igreja e da sua hierarquia enquanto sociedade terrena, para cuja capacitação o sacramento da ordem não aporta nada. Por isso, em toda a necessária atividade econômica da Igreja, os Leigos podem ter as mesmas competências que os clérigos: podem ser ecônomos diocesanos (cân. 494), membros dos conselhos econômicos diocesanos (cân. 492) e paroquiais (cân. 537), administradores de quaisquer bens eclesiásticos (cf. cân. 1282).

Obrigações e direitos de todos os fiéis (c.

Obrigações e direitos de todos os fiéis (c. LEIGOS Segundo o Código de 1917, é claro que se pode ser ao mesmo tempo religioso e leigo. Mas o Concílio Vaticano II não admite que alguém possa ao mesmo tempo ser religioso e leigo: "Pelo nome de leigos

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão Lumen Gentium 1. Aspetos

Leia mais

Conselho Arquidiocesano de Pastoral

Conselho Arquidiocesano de Pastoral Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

MINISTÉRIOS DO POVO DE DEUS

MINISTÉRIOS DO POVO DE DEUS MINISTÉRIOS DO POVO DE DEUS Novas condições eclesiais A Igreja é como uma família, a filha da mãe Maria. A Igreja, de fato, não é uma instituição fechada em si mesma ou uma associação privada, uma ONG,

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

REGULAMENTO DA ORDEM PRESBITERAL

REGULAMENTO DA ORDEM PRESBITERAL REGULAMENTO DA ORDEM PRESBITERAL O Colégio Episcopal, no uso das atribuições que lhe conferem os Cânones da Igreja Metodista (edição 2012), e considerando: o que dispõem os artigos 11 e 12, da Constituição

Leia mais

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 Análise do Unitatis Redintegratio Trata-se de um novo modo de compreender o Cristianismo como um todo;

Leia mais

PLANO DE ENSINO TEOLOGIA NÍVEL B

PLANO DE ENSINO TEOLOGIA NÍVEL B PLANO DE ENSINO TEOLOGIA NÍVEL B (ENSINO MÉDIO) 1. PRÉ-REQUISITOS - Primeiro Grau Completo ou Segundo Grau Incompleto. - É necessária indicação da pároco/ministro encarregado e autorização do bispo diocesano.

Leia mais

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP 2019-2021 CURSO GERAL DA MATURIDADE DA FÉ Local: Igreja dos Santos Mártires Dias de formação: segundas e quintas Horário: 20h.30 às 22h.30

Leia mais

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS APÓSTOLOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA Jörg Garbers Ms. de Teologia CONTEXTO POLÍTICO Império romano A organização era muito eficaz. Roma era a capital e o centro. Todo

Leia mais

Estatutos do Conselho Paroquial de Pastoral PREÂMBULO

Estatutos do Conselho Paroquial de Pastoral PREÂMBULO Estatutos do Conselho Paroquial de Pastoral I PREÂMBULO Os Conselhos Paroquiais surgem, na renovação conciliar, como um meio primacial de conseguir a coordenação e animação da vida própria da Paróquia

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

I - Conceito e dimensões:

I - Conceito e dimensões: I - Conceito e dimensões: 1. O sacramento da Confirmação que imprime caráter e pelo qual os batizados, continuando o caminho da iniciação cristã são enriquecidos com o dom do Espírito Santo e vinculados

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

Prof. Dr. José Francisco de Assis Dias. DIREITO ADMINISTRATIVO CANÔNICO Sacramento do Matrimônio

Prof. Dr. José Francisco de Assis Dias. DIREITO ADMINISTRATIVO CANÔNICO Sacramento do Matrimônio Prof. Dr. José Francisco de Assis Dias DIREITO ADMINISTRATIVO CANÔNICO Sacramento do Matrimônio ADMINISTRAÇÃO PAROQUIAL II Primeira Edição Editora Vivens O conhecimento a serviço da Vida! Maringá-PR 2012

Leia mais

MUDANÇAS NO PERFIL RELIGIOSO BRASILEIRO. Fatos e desafios.

MUDANÇAS NO PERFIL RELIGIOSO BRASILEIRO. Fatos e desafios. Vanildo Luiz Zugno MUDANÇAS NO PERFIL RELIGIOSO BRASILEIRO. Fatos e desafios. Vanildo Luiz Zugno - www.freivanildo.wordpress.com 1 Parte I ACLARANDO TERMOS Vanildo Luiz Zugno - www.freivanildo.wordpress.com

Leia mais

REFORMA E CONTRARREFORMA

REFORMA E CONTRARREFORMA REFORMA E CONTRARREFORMA CONHECER E COMPREENDER A REFORMA PROTESTANTE Porque houve uma Reforma religiosa na Europa? Venda de indulgências Luxo da Igreja Corrupção Falta de vocação de membros do Clero Afastamento

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

!" #$! %&% '( CAUSAS: ! "# $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0*

! #$! %&% '( CAUSAS: ! # $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0* º º !" #$! %&% '( CAUSAS:! "# $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0* -/ - !"#$%&'(#)*' $%+&,)* $-./0*1+2 23)4 15 $$ '6 & ) * + *, -$. / ++.) */ Séc. XIV e XV John Wyclif (Inglaterra) Jan Hus

Leia mais

Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã

Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. OUSAR FAZER TEOLOGIA 3. O MÉTODO TEOLÓGICO 3.1. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS 3.2. RITMO BINÁRIO 3.3. MAGISTÉRIO 3.4. A COMPREENSÃO DA PALAVRA 3.5. O TEÓLOGO 3.6. TEOLOGIA,MAGISTÉRIO,

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A Igreja 1. Identidade e

Leia mais

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto VIVER A CATEQUESE BATISMAL Arquidiocese de Ribeirão Preto O que é Catequese Batismal? A preparação para o Sacramento do Batismo, sem dúvida, é uma tarefa fascinante e necessária à vida pastoral de nossas

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

- MODELO DE ESTATUTOS - APRESENTAÇÃO

- MODELO DE ESTATUTOS - APRESENTAÇÃO CONSELHOS PASTORAIS PAROQUIAIS - MODELO DE ESTATUTOS - APRESENTAÇÃO Dom Augusto César Alves Ferreira da Silva, em 01 de julho de 1989, tornando presente a doutrina do Concílio Vaticano II, as recomendações

Leia mais

CIRCULAR 004/2018 EMENTA: ORIENTAÇÕES DAS VISITAS PASTORAIS E CANÔNICAS/2019

CIRCULAR 004/2018 EMENTA: ORIENTAÇÕES DAS VISITAS PASTORAIS E CANÔNICAS/2019 Diocese de Januária MG Rua Gualberto de Almeida, 216 centro Regional Leste 2 CNBB Januária MG, 07 de dezembro de 2018. CIRCULAR 004/2018 EMENTA: ORIENTAÇÕES DAS VISITAS PASTORAIS E CANÔNICAS/2019 Prezados

Leia mais

SACRAMENTO DO BATISMO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO

SACRAMENTO DO BATISMO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO SACRAMENTO DO BATISMO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO Cân. 849 - O batismo, porta dos sacramentos, necessário na realidade ou ao menos em desejo para a salvação, e pelo qual os homens se libertam do pecado,

Leia mais

A Santa Sé AD TUENDAM FIDEM, Igrejas Orientais, sejam acrescentadas normas, pelas quais expressamente se imponha o dever

A Santa Sé AD TUENDAM FIDEM, Igrejas Orientais, sejam acrescentadas normas, pelas quais expressamente se imponha o dever A Santa Sé CARTA APOSTÓLICA DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II SOB A FORMA DE MOTU PROPRIO AD TUENDAM FIDEM, COM A QUAL SÃO INSERIDAS ALGUMAS NORMAS NO CÓDIGO DE DIREITO CANÓNICO E NO CÓDIGO DOS CÂNONES DAS

Leia mais

III Congresso Vocacional. Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19).

III Congresso Vocacional. Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). III Congresso Vocacional Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). Marco Operacional - Agir Objetivos da III Parte: - Consolidar

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de

Leia mais

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo Números: 241-275 5. Números: 241-274 A ação transformadora do cristão no mundo Capítulo 3 - Item 5 Números: 242-243 Reino de Deus A Igreja é chamada a ser sinal e promotora do Reino de Deus Como membros

Leia mais

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz :

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz : O primeiro Preceito da Igreja é o da Missa dos Domingos e Festas de Guarda, com abstenção de trabalhos servis, conforme se pode ver no Catecismo da Igreja Católica : 2042. - O Primeiro preceito ("ouvir

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL

RENASCIMENTO CULTURAL RENASCIMENTO CULTURAL O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico ocorrido na Europa, entre os séculos XV e XVI, durante a transição da Idade Média para a

Leia mais

ESTATUTO DO FUNDO ECONÓMICO PAROQUIAL

ESTATUTO DO FUNDO ECONÓMICO PAROQUIAL ESTATUTO DO FUNDO ECONÓMICO PAROQUIAL ARTIGO 1. Natureza do Fundo Económico Paroquial 1. O Fundo Económico Paroquial, consagrado no cn. 531 do Código de Direito Canónico e agora instituído na Diocese de

Leia mais

Paróquia de Santa Marta de Portuzelo Diocese de Viana do Castelo

Paróquia de Santa Marta de Portuzelo Diocese de Viana do Castelo Paróquia de Santa Marta de Portuzelo Diocese de Viana do Castelo ESTATUTOS DO CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL (aprovados pelo Bispo Diocesano por decreto, assinado em 22 de janeiro de 2018) CAPÍTULO I INSTITUIÇÃO,

Leia mais

Semana de Oração propõe diálogo e unidade dos cristãos Qua, 11 de Maio de :27 -

Semana de Oração propõe diálogo e unidade dos cristãos Qua, 11 de Maio de :27 - 1 / 5 O lema bíblico "Chamados e chamadas para proclamar os altos feitos do Senhor" (1Pe2.9) inspira a Semana de Oração pela Unidade Cristã 2016. Este ano, a atividade ocorre, no Brasil, de 8 a 15 de maio

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs,

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs, Barretos, 07 de julho de 2018. Circular 06/2018 Prezados irmãos e irmãs, Desde novembro passado, a Igreja do Brasil celebra o Ano Nacional do Laicato, cujo tema é Cristãos leigos e leigas, sujeitos na

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

O Papa João Paulo II Magno afirma no número 34 da Ecclesia de

O Papa João Paulo II Magno afirma no número 34 da Ecclesia de Côn. Henrique Soares da Costa A Eucaristia faz a Igreja ser corpo de Cristo. Neste corpo, formado por muitos membros, nem todos fazem a mesma coisa, mas cada um tem sua função, seu dom, seu modo específico

Leia mais

O MAGISTÉRIO DA IGREJA NA FORMAÇÃO

O MAGISTÉRIO DA IGREJA NA FORMAÇÃO O MAGISTÉRIO DA IGREJA NA FORMAÇÃO ENCONTRO NACIONAL DO MINISTÉRIO DE FORMAÇÃO - 2013 3 PILARES DA REVELAÇÃO PÚBLICA (Catec. 65) Sagrada Escritura - Palavra de Deus dirigida ao Homem por inspiração e escrita

Leia mais

Cristão na Terra Santa: uma reflexão do P. Imad Twal

Cristão na Terra Santa: uma reflexão do P. Imad Twal Cristão na Terra Santa: uma reflexão do P. Imad Twal TERRA-SANTA Por ocasião da XIV Assembleia Geral do Forum Internacional do MIAMSI (Mouvement International des Lieux Sociaux Indépendants) organizado

Leia mais

FILOSOFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 A REAÇÃO DE ROMA: O CONCÍLIO DE TRENTO

FILOSOFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 A REAÇÃO DE ROMA: O CONCÍLIO DE TRENTO FILOSOFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 A REAÇÃO DE ROMA: O CONCÍLIO DE TRENTO Como pode cair no enem A Reforma protestante e a Contrarreforma envolveram aspectos ligados à doutrina da religião cristã e à forma

Leia mais

Diretrizes diaconato permanente

Diretrizes diaconato permanente Diretrizes diaconato permanente Enviado por Dom Zeno DIRETRIZES PARA PROMOVER O DIACONATO PERMANENTE NA DIOCESE DE NOVO HAMBURGO... DIRETRIZES PARA PROMOVER O DIACONATO PERMANENTE NA DIOCESE DE NOVO HAMBURGO

Leia mais

Prefácio dos organizadores... Introdução...

Prefácio dos organizadores... Introdução... SUMÁRIO Prefácio dos organizadores... XI SEÇÃO IX HISTÓRIA DA IGREJA NO SÉCULO XIX Kurt Nowak e Hubert W olf Parte A História da Igreja evangélica a partir da Revolução Francesa até o final da Primeira

Leia mais

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa Pe. Henrique Soares da Costa No artigo passado vimos em que sentido o sacramento da Ordem confere um modo especial de participar do único sacerdócio de Cristo. Veremos, agora como é celebrado este sacramento,

Leia mais

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen)

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen) MINISTÉRIO DO CATEQUISTA Dom Dimas Mesmo crescendo o número de serviços eclesiais, o do catequista ainda é necessário e fundamental e com características peculiares (RM 73). Isto vem sendo estudado e refletido

Leia mais

Teologicamente, o Matrimónio é considerado como Sacramento porque é a imagem da união de Cristo com a Sua Igreja.

Teologicamente, o Matrimónio é considerado como Sacramento porque é a imagem da união de Cristo com a Sua Igreja. A Instituição do Matrimónio foi oficialmente reconhecida como um dos Sacramentos da Igreja no Concílio de Latrão IV (1215). Antes desta data ele foi sempre considerado como uma realidade religiosa distintamente

Leia mais

Pontifícias Obras Missionárias

Pontifícias Obras Missionárias Pontifícias Obras Missionárias www.pom.org.br Três Campanhas Campanha da Fraternidade (1963) Na Quaresma - coleta Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) Campanha Missionária (DMM - 1926) No mês de Outubro

Leia mais

sobre o serviço da caridade

sobre o serviço da caridade BENTO XVI Carta Apostólica sob a forma de Motu Proprio sobre o serviço da caridade Proémio «A natureza íntima da Igreja exprime-se num tríplice dever: anúncio da Palavra de Deus (kerygma-martyria), celebração

Leia mais

a) O SÍNODO DIOCESANO 166. Ato de governo e evento de comunhão

a) O SÍNODO DIOCESANO 166. Ato de governo e evento de comunhão 1 a) O SÍNODO DIOCESANO 166. Ato de governo e evento de comunhão Segundo uma norma de atividade pastoral transmitida ao longo dos séculos e depois codificada pelo Concílio de Trento, retomada pelo Concílio

Leia mais

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO Objetivo geral do encontro: Ao final deste encontro, o grupo deverá ser capaz de compreender o Matrimônio como uma instituição elevada à categoria de Sacramento por Jesus Cristo,

Leia mais

OS PERIGOS DAS HERESIAS. Vlademir Hernandes

OS PERIGOS DAS HERESIAS. Vlademir Hernandes OS PERIGOS DAS HERESIAS Vlademir Hernandes 1 INTRODUÇÃO Conceito Negação de um fundamento Engano com consequências Nem todo erro é heresia Nem toda diferença de opinião é heresia 2 INTRODUÇÃO Tipos Facilmente

Leia mais

A comunicação na Igreja do Brasil na ótica do Diretório de Comunicação Moisés Sbardelotto

A comunicação na Igreja do Brasil na ótica do Diretório de Comunicação Moisés Sbardelotto A comunicação na Igreja do Brasil na ótica do Diretório de Comunicação Moisés Sbardelotto Uma longa história de vivência e exercício da ação evangelizadora como prática de comunicação no Brasil 1963 Inter

Leia mais

DOM ANTONIO AUGUSTO DIAS DUARTE

DOM ANTONIO AUGUSTO DIAS DUARTE DOM ANTONIO AUGUSTO DIAS DUARTE Bispo Titular de Tuscamia Lema: Omnia in bonum Nasceu em Santo André, São Paulo, em 7 de novembro de 1948 Ordenado Sacerdote em 15 de agosto de 1978 Nomeado Bispo Titular

Leia mais

Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos)

Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) Estatuto das Paróquias e Reitorias Confiadas aos Camilianos Estatuto das Paróquias Camilianas Brasileiras Estatuto das Paróquias e Reitorias Confiadas aos

Leia mais

Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos)

Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) Estatuto das Paróquias e Reitorias Confiadas aos Camilianos Estatuto das Paróquias Camilianas Brasileiras Estatuto das Paróquias e Reitorias Confiadas aos

Leia mais

Escola Diaconal. São Carlos, 12 de março de 2011.

Escola Diaconal. São Carlos, 12 de março de 2011. Teologia Pastoral Escola Diaconal São Carlos, 12 de março de 2011. A teologia é presente que se recebe e serviço que se presta. Dom de viver uma fé mais esclarecida. Serviço para iluminar os itinerários

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

4. MINISTÉRIOS NA IGREJA

4. MINISTÉRIOS NA IGREJA 4. MINISTÉRIOS NA IGREJA Os Ministérios na Igreja existem em função do serviço que a mesma Igreja oferece. O serviço que a Igreja oferece não se identifica com uma prestação de serviços como se compreende

Leia mais

LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA O modelo organizacional de uma instituição traduz a sua capacidade ou não de realizar a sua missão

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado

Leia mais

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Roberto Alves de Souza Bispo da 4ª Região Eclesiástica

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Roberto Alves de Souza Bispo da 4ª Região Eclesiástica Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral Palavra do Bispo Roberto Alves de Souza Bispo da 4ª Região Eclesiástica julho de 2016 Teresópolis RJ Bispo Roberto: Bom dia Bispo Adonias

Leia mais

Prof. Dr. José Francisco de Assis Dias MODELOS CANÔNICOS. Atos e Rescritos do Ordinário Local. Guia Canônico - II 1ª Edição

Prof. Dr. José Francisco de Assis Dias MODELOS CANÔNICOS. Atos e Rescritos do Ordinário Local. Guia Canônico - II 1ª Edição Prof. Dr. José Francisco de Assis Dias MODELOS CANÔNICOS Atos e Rescritos do Ordinário Local Guia Canônico - II 1ª Edição O Conhecimento a serviço da Vida! Maringá-PR Humanitas Vivens Ltda 2011 5 Copyright

Leia mais

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL (CPP) ESTATUTO. Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL (CPP) ESTATUTO. Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE DIOCESE DE TRÊS LAGOAS CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL (CPP) ESTATUTO Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1. O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) é um órgão consultivo, presidido pelo Pároco/Administrador

Leia mais

TÍTULO III DOS INSTITUTOS SECULARES

TÍTULO III DOS INSTITUTOS SECULARES TÍTULO III DOS INSTITUTOS SECULARES Cân. 710 Instituto secular é o instituto de vida consagrada, em que os fiéis, vivendo no século, se esforçam por atingir a perfeição da caridade e por contribuir, para

Leia mais

A REGRA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO

A REGRA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO A REGRA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO A Regra atual da Ordem Terceira do Carmo foi aprovada pela Santa Sé a 11 de Abril de 2003 e promulgada pelo Prior Geral de então, Joseph Chalmers, a 16 de Julho do mesmo

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO Por causa dos muitos erros religiosos que surgiram durante os séculos passados e a grande confusão que existe hoje entre as denominações e doutrinas, é

Leia mais

MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA PALAVRA. Paróquia Santa Rita de Cássia

MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA PALAVRA. Paróquia Santa Rita de Cássia MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA PALAVRA Paróquia Santa Rita de Cássia ORIENTAÇOES PASTORAIS SOBRE OS MINISTERIOS INSTITUÍDOS 01. A instituição de ministérios deve corresponder, de fato, a uma necessidade

Leia mais

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder Você não apenas ouve falar de Liturgia, mas vive e experimenta a Liturgia! Em geral, o conceito pode estar tão presente e latente

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade,

Leia mais

cf. ALMEIDA, J. Leigos em que? p. 80.

cf. ALMEIDA, J. Leigos em que? p. 80. 6 Conclusão Transcorridos os 50 anos do Concílio Vaticano II, ainda hoje, a Igreja amadurece uma consciência mais viva da sua identidade e ouve a voz do seu Senhor, que a envia ao mundo como sacramento

Leia mais

Carta a todos os Presbíteros que exercem o seu ministério no Patriarcado de Lisboa

Carta a todos os Presbíteros que exercem o seu ministério no Patriarcado de Lisboa Carta a todos os Presbíteros que exercem o seu ministério no Patriarcado de Lisboa Caros Padres, 1. Dirijo-me a vós num momento da vida da Igreja, em que se exige particular discernimento pastoral: a publicação

Leia mais

Conselho Pastoral Paroquial

Conselho Pastoral Paroquial Concílio Vaticano II: renovada visão da Igreja Eclesiologia de Comunhão Como promover esta mentalidade Como concretizar esta imagem Introdução I. Uma renovada compreensão eclesial II. Referências fundamentais

Leia mais

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 Sumário O que é vocação Matrimónio, sinal e missão Matrimónio, aliança e compromisso Missão em casal Missão

Leia mais

REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS

REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS 1 REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS CAPÍTULO I: DA NATUREZA ART. 1 - A Assembléia Arquidiocesana é uma porção da Igreja - Leigos, Religiosos, Padres, Bispos - representantes das seis Regiões Episcopais

Leia mais

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS 23. Muitas são as modalidades de formação dos catequistas tais como cursos, jornadas, encontros, semanas catequéticas,

Leia mais

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão Coordenador Diocesano das Pastorais Pe. Ernande Coord. Diocesano Pastoral Batismo Diác. Marco Carvalho Secretário(a) Diocesano Claudio Representante Pascom Diocesana

Leia mais

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Programa Pastoral Diocesano 2018-2019 Tomamos como lema para este ano Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Introdução 1. Depois da temática do ano transato, centrada no mistério da Igreja Povo

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO 8 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ERIKA PATRÍCIA FONSECA PROF. LUIS CLÁUDIO BATISTA

ENSINO RELIGIOSO 8 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ERIKA PATRÍCIA FONSECA PROF. LUIS CLÁUDIO BATISTA ENSINO RELIGIOSO 8 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ERIKA PATRÍCIA FONSECA PROF. LUIS CLÁUDIO BATISTA Avaliação da unidade III Pontuação: 7,5 pontos 2 Questão 01 (1,0) As religiões orientais desenvolveram-se

Leia mais

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25)

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) INTRODUÇÃO Aspectos históricos XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos 05 a 25 de

Leia mais

IDADE MODERNA A REFORMA PROTESTANTE

IDADE MODERNA A REFORMA PROTESTANTE REFORMA PROTESTANTE REFORMA PROTESTANTE OTESTANT IDADE MODERNA Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 20 de Janeiro de 2014 Bíblia e Magistério

Propedêutica Bíblica. 20 de Janeiro de 2014 Bíblia e Magistério Propedêutica Bíblica 20 de Janeiro de 2014 Bíblia e Magistério ORAÇÃO Hebreus 1 Muitas vezes e de muitos modos, falou Deus aos nossos pais, nos tempos antigos, por meio dos profetas. 2 Nestes dias, que

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos Batismo

Encontros com pais e padrinhos Batismo ARQUIDIOCESE DE TERESINA Batismo PASTORAL DO BATISMO 3º Momento Palavra de Deus (Leitura na Bíblia) Mt. 28,18-20 MISSÃO UNIVERSAL. Jesus aproximando-se deles, falou: Toda a autoridade sobre o céu e sobre

Leia mais

Semana preparatória de Pentecostes

Semana preparatória de Pentecostes CALENDÁRIO 2019 - JUNHO 16ª Versão: 17/12/2019 INTENÇÕES DO APOSTOLADO DE ORAÇÃO Pela Evangelização: Pelos sacerdotes, par que, com a simplicidade e a humildade de suas vidas, se empenhem numa solidariedade

Leia mais

PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01

PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 01. Sobre a Reforma Protestante, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I - A doutrina calvinista

Leia mais

Trabalho teológico: A Paróquia sobre a visão da Sociologia. Guido Campos

Trabalho teológico: A Paróquia sobre a visão da Sociologia. Guido Campos Trabalho teológico: A Paróquia sobre a visão da Sociologia. Guido Campos Taubaté SP 2011 O artigo começa demonstrando a importância de uma paróquia voltada para o mundo no sentido de missão, e atenta para

Leia mais

Ser e estar na igreja

Ser e estar na igreja Ser e estar na igreja Segundo a Revista Época de 25 de maio de 2009 estima-se que em 2020 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se a previsão se cumprir, o aumento no número de fiéis ajudará

Leia mais

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs,

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs, Barretos, 1º de agosto de 2017 Circular 07/2017 Caríssimos irmãos e irmãs, Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra o Mês Vocacional, dando destaque, a cada semana, a uma vocação específica:

Leia mais

O Ano Santo é um tempo de paz, reconciliação e perdão. Ele começa quando o Papa abre a

O Ano Santo é um tempo de paz, reconciliação e perdão. Ele começa quando o Papa abre a Neste mês ocorrerá a abertura do Ano Santo da Misericórdia: O jubileu dedicado à misericórdia de Deus. O rosto da misericórdia é o título da bula pela qual o Santo Padre convoca toda a Igreja para viver

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 Consulte sempre o site da Arquidiocese, pois irão sendo registradas as alterações e complementações que ocorrerem. DIA/SEM 20.01.2017

Leia mais

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé cristã crer em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador

Leia mais