O que impede, entretanto, que todas as moléculas num copo de água se difundam pelo meio, instantaneamente, deixando o copo vazio?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que impede, entretanto, que todas as moléculas num copo de água se difundam pelo meio, instantaneamente, deixando o copo vazio?"

Transcrição

1 O que mantém as moléculas unidas nos estados líquido e sólido? Que força faz a água, contrariando a gravidade, subir desde a raiz até o topo da árvore mais alta? Como é que alguns insectos podem andar sobre a água? Por que o DNA tem a configuração em forma de hélice? porque é que os óleos não se misturam com a água? porque é que uma gota de qualquer líquido tem a forma esférica? porque é que os adesivos aderem a uma variedade de superfícies? Todos os objectos ao nosso redor são constituídos por átomos. Estes átomos, algumas vezes, combinam-se e formam moléculas: são unidos através da formação de ligações covalentes. Mas as moléculas são discretas: a água, por exemplo, consiste em pequenos grupos de 3 átomos, sendo um do elemento oxigénio que se liga a dois átomos de hidrogénio. A ligação covalente, entretanto, é intramolecular: apenas une os átomos que formam a molécula. O que impede, entretanto, que todas as moléculas num copo de água se difundam pelo meio, instantaneamente, deixando o copo vazio? O que as mantém unidas? Como é que elas formam um objecto sólido, compacto, quando arrefecidas? As forças que existem entre as moléculas - forças intermoleculares - não são tão fortes como as ligações iónicas ou covalentes, mas são muito importantes; sobretudo quando se deseja explicar as propriedades macroscópicas da substância. E são estas forças as responsáveis pela existência de 3 estados físicos. Sem elas, só existiriam gases.

2 As forças intermoleculares têm origem electrónica: surgem de uma atracção electrostática entre nuvens de electrões e núcleos atómicos. São fracas, se comparadas às ligações covalentes ou iónicas. Mas forte o suficiente para sustentar uma lagartixa no tecto da sala (veja quadro). Lagartixa van der Waals Uma dúvida cruel tem atormentado muitos cientistas: como, de facto, a lagartixa consegue caminhar pelas paredes, mesmo no tecto? Alguns sugeriram que suas patas possuiam microventosas. Entretanto, todas as tentativas de se provar a existência de tais ventosas falharam: as lagartixas possuem tal comportamento mesmo sob vácuo ou sobre uma superfície muito lisa e molhada. Em 1960, o alemão Uwe Hiller sugeriu que um tipo de força atractiva, entre as moléculas da parede e as moléculas da pata da lagartixa, fosse a responsável. Hiller sugeriu que estas forças fossem as forças intermoleculares de van der Waals. Tudo bem que elas mantenham moléculas unidas, mas... Uma lagartixa? Poucos deram crédito à sugestão de Hiller. Até que, em um exemplar recente da revista Nature, Autumn escreveu o artigo "Full, Adhesive force of a single gecko foot-hair" (Autumn, K. et al., Nature 405, (2000)), trazendo evidências de que, de fato, são forças intermoleculares as responsáveis pela adesão da pata da lagartixa à parede. Mais precisamente entre a superfície e as moléculas dos "setae", pelos microscópicos que cobrem as patas das lagartixas.

3 Johannes Diderik Van Der Waals Amsterdam University Amsterdam, the Netherlands Físico Holandês, recebeu o prémio Nobel da Física em 1910 pelo seu trabalho sobre as propriedades de gases e líquidos Johannes Diderik van der Waals nasceu a 23 de Novembro de 1837 em Leyden. Era o filho mais velho de uma família de oito irmãos. Foi um dos mais influentes físicos holandeses de considerável valor para o progresso da ciência na Holanda e para o prestígio da Holanda neste campo. Após ter terminado a escolaridade básica van der Waals estudou para professor primário, profissão que veio a exercer entre 1856 e 1861 na sua terra natal. Efectuou estudos na Universidade de Leyden frequentando aulas de matemática, de física e de astronomia. De 1864 foi professor numa escola secundária em Deventer e em 1866 mudou-se para The Hague onde ensinou Física e Matemática numa das escolas secundárias que também dirigiu.

4 1. Interacções Moleculares Permitem-nos perceber como os átomos se juntam para formar moléculas e como é que as moléculas interactuam entre si. As diferentes propriedades dos materiais resultam das ligações entre as moléculas que os constituem. Suporte: Raymond Chang, Physical Chemistry for the Chemical and Biological Sciences, University Science Books, Cap. 15 The Chemical Bond; Cap. 16 Intermolecular Forces. Raymond Chang, Química, McGraw Hill. Cap. 9 (ligação iónica e covalente); Cap. 10 (orbitais ligantes e antiligantes, para perceber as propriedades dos sólidos; Cap. 11 (interacções intermoleculares). As forças de Van der Waals podem ser de 3 tipos: Atracções dipolo permanente dipolo permanente Atracções dipolo permanente dipolo induzido Interacções de London (de dispersão)

5 Dipolo permanente - Dipolo permanente (interacções de Keesom): Atracção entre moléculas polares. Os dipolos atraemse pelos pólos opostos (positivo-negativo). Exemplo: moléculas de água Num sólido, as moléculas polares dispõem-se de modo a que a extremidade positiva de uma molécula esteja próxima da extremidade negativa de outras moléculas (retirado de Maciel, N. Preparação para a Prova de Exame Química. Porto: Porto Editora, 2004).

6 Dipolo permanente - Dipolo induzido (interacções de Debye): Atracção entre uma molécula polar e uma molécula apolar. O dipolo causa atracção electrónica entre o seu pólo positivo e a nuvem electrónica da molécula apolar e uma repulsão entre esta nuvem e seu pólo negativo. Isso causa uma deformação da nuvem electrónica na molécula apolar, provocando a formação de dipolos (induzidos). Distribuição de cargas num átomo de um determinado elemento. Distorção causada pela aproximação de um dipolo (retirado de Maciel, N. Preparação para a Prova de Exame Química. Porto: Porto Editora, 2004).

7 Dipolo instantâneo - Dipolo induzido: Também chamada Força de dispersão de London, A ligação dipolo instantâneo dipolo induzido é um tipo de ligação intermolecular, característica de moléculas apolares. Nestas moléculas, a distribuição de cargas eléctricas é uniforme. No entanto, os electrões estão em constante movimento aleatório. Devido ao movimento aleatório e incessante dos electrões, estes podem, num determinado momento, acumular-se numa dada zona da molécula. Deste modo, gera-se uma distribuição assimétrica das cargas eléctricas na molécula, havendo uma zona que fica com excesso e outra zona com deficiência de carga negativa. Diz-se que se forma um dipolo instantâneo. O dipolo instantâneo interage com moléculas vizinhas, provocando nestas a formação de dipolos: dipolos induzidos. A zona de carga negativa do dipolo instantâneo repele os electrões de uma molécula vizinha; a zona de carga positiva do dipolo instantâneo atrai os electrões de outra molécula vizinha. Entre os pólos de carga contrária surge atracção: ligação intermolecular. Note-se, no entanto, que as moléculas continuam a ser neutras. Atracções dipolo instantâneo - dipolo induzido (retirado de Maciel, N. Preparação para a Prova de Exame Química. Porto: Porto Editora, 2004).

8 1.2. Tipos de interacções moleculares

9 Ligações de hidrogénio ou pontes de hidrogénio: As ligações ou pontes de hidrogénio são um tipo de interacção dipolo permanente - dipolo permanente particularmente forte. Estas ligações são características de moléculas fortemente polares que possuem um átomo de hidrogénio ligado por covalência a um átomo muito electronegativo, tal como o de azoto (N), o de oxigénio (O) ou o do flúor (F). A água é um exemplo de líquido em que as ligações intermoleculares são ligações de hidrogénio. Como o átomo de oxigénio é muito electronegativo, estabelece-se uma atracção forte entre o átomo de oxigénio de uma molécula de água e o de hidrogénio de uma molécula vizinha. Em cada molécula de água, um átomo de oxigénio liga-se por covalência a dois átomos de hidrogénio, podendo cada molécula participar em quatro ligações de hidrogénio. É o que se passa aquando da formação do gelo. Com a solidificação da água, formam-se anéis com seis moléculas ligadas entre si por ligações de hidrogénio. Também existem ligações deste tipo em compostos orgânicos, tais como álcoois, ácidos, aminas e amidas. Algumas macromoléculas, como as proteínas e os ácidos nucleicos, também apresentam pontes de hidrogénio. Ligações de hidrogénio na molécula de água (retirado de Maciel, N. Preparação para a Prova de Exame Química. Porto: Porto Editora, 2004).

10 Ião - Dipolo permanente: Atracção entre um Ião e uma molécula polar (dipolo). Dois tipos de interacção ião - dipolo (retirado de Maciel, N. Preparação para a Prova de Exame Química. Porto: Porto Editora, 2004). Ião - Dipolo induzido: Atracão entre um ião e uma molécula apolar. O ião causa uma atracção ou repulsão electrónica com a nuvem electrónica da molécula apolar, causando uma deformação da nuvem electrónica na molécula apolar e provocando a formação de dipolos (induzidos).

11 Como já foi referido, as interacções moleculares têm intensidades diferentes:

12 1.3. As acções intermoleculares e os estados físicos da matéria O estado de um composto à temperatura ambiente depende da pressão e temperatura. À pressão atmosférica, o seu estado é determinado pela razão entre a energia das suas ligações e a sua energia cinética a uma dada temperatura.

13 São QUATRO os estados da matéria. Para além dos indicados, há ainda o estado de PLASMA. Neste estado, os átomos encontram-se ionizados. Variando a temperatura e a pressão, qualquer substância pode existir no estado sólido, líquido ou gasoso. Tanto nos sólidos como nos líquidos ou nos gases existem forças atractivas entre as partículas, mais ou menos intensas, fazendo com que elas se encontrem mais ou menos ligadas entre si. Assim, a cada um dos estados físicos da matéria correspondem certas propriedades macroscópicas e microscópicas desse estado, independentemente das substâncias em causa.

14 O estado físico é determinado pelas forças de atracção. Estados condensados: LÍQUIDOS e SÓLIDOS Líquidos Sólidos As moléculas são mantidas juntas por forças de atracção O espaço livre entre as moléculas é reduzido -> difícil compressibilidade O volume é definido As moléculas podem deslocar-se, umas relativamente às outras. As moléculas são mantidas juntas rigidamente e vibram em torno de um ponto fixo. São menos compressíveis do que os líquidos. São geralmente mais densos que os líquidos. Excepção: água. Têm forma e volume definido. Um líquido adapta-se à forma do recipiente que o contém.

15 A densidade mais baixa do gelo comparada com a da água pode ser entendida em termos das interacções de ligação de hidrogénio entre as moléculas de água. No estado líquido, cada molécula de água sofre variações contínuas de interacções com seus vizinhos. A ligação de hidrogénio é uma componente principal dessas interacções. As moléculas estão tão próximas quanto possível, mesmo que os seus movimentos térmicos as mantenham em constante movimento. Entretanto, quando a água congela, as moléculas assumem o arranjo aberto e ordenado mostrado na Figura abaixo. Esse arranjo optimiza as interacções da ligação de hidrogénio entre as moléculas, mas ele cria uma estrutura menos densa para o gelo se comparada com a da água. Uma determinada massa de gelo ocupa maior volume que a mesma massa de água líquida.

16 A menor densidade do gelo comparada com a da água líquida afecta profundamente a vida na Terra. Como o gelo flutua ele cobre a superfície da água quando um lago congela no clima frio, isolando a água abaixo. Se o gelo fosse mais denso que a água, o gelo formado na superfície de um lago afundaria e o lago congelaria totalmente. A maior parte da vida aquática não sobreviveria sob essas condições. A expansão da água, ao congelar-se, é também o que faz com que as canalizações rebentem em climas com temperaturas inferiores a 0 o C. Iceberg de Newfoundland.

17 Tensão superficial Quando se coloca água em uma superfície encerada, ela espalha-se em bolhas, formando esferas distorcidas. Este comportamento deve-se a um desequilíbrio das forças intermoleculares na superfície do líquido, como mostra a Figura. Observe que as moléculas no interior são atraídas igualmente em todas as direcções, enquanto as da superfície sofrem uma força líquida para o interior. Essa força para o interior atrai as moléculas da superfície para dentro, reduzindo a área superficial. Essa força para o interior também ocasiona o empacotamento das moléculas de forma mais densa, fazendo com que o líquido se comporte quase como se tivesse uma pele. Esse efeito permite que uma agulha colocada com muito cuidado na superfície da água flutue e alguns insectos caminhem na água, mesmo se suas densidades forem maiores que a da água.

18 Gases Têm movimento livre. Não têm forma ou volume definido. Adaptam-se à forma do recipiente. Muito compressíveis. Baixa densidade.

19 2. Estado gasoso um gás é uma colecção de partículas em constante movimento o movimento das partículas é aleatório e desordenado o espaço entre as partículas é muito maior do que o tamanho de cada partícula as partículas chocam entre si e com as paredes do recipiente que contém o gás. Estes choques são completamente elásticos. a velocidade média de uma amostra de gás aumenta com o aumento da temperatura 2.1. Variáveis de estado Para podermos interpretar o comportamento dos gases, é necessário saber como se relacionam as quatro variáveis: Pressão (P) Volume (V) Temperatura (T) Quantidade de substância (n)

20 Unidades Pressão Unidades Símbolo Equivalência Pascal (Unidade SI) Pa = 1 N.m -2 = 1 kgf.m -1.s -2 atmosfera atm = Pa = N.m -2 bar bar = 10 5 Pa torriceli Torr = (101325/760) Pa ~ 133,322 Pa milímetro de mercúrio (convencional) mmhg = 1 torr Temperatura Unidade Símbolo Equivalência Kelvin (unidade SI) K = 1 K grau Celsius o C = T (K) - 273,15 grau Fahrenheit o F = 1,8 T ( o C) + 32 Volume Unidade Símbolo Equivalência metro cúbico (unidade SI) m 3 = 1 m 3 litro l, L = 1 dm 3 = 10-3 m 3 galão (US) US-gal = 3,78541 dm 3 galão (UK) B-gal = 4, dm 3

21 2.2. A equação de estado dos gases ideais Os gases estudados neste capítulo são idealizados (Gases Ideais), porque seria muito difícil ter em conta todos os detalhes referentes a cada gás que existe na natureza. Para facilitar vamos simplificar as coisas. Características de um gás ideal: é formado por muitas partículas em movimento constante e caótico (desordenado); as partículas que formam o gás são todas idênticas (pontuais, rígidas e com mesma massa); as forças de atracção e repulsão entre as partículas são desprezáveis, elas só interagem entre si quando uma choca contra a outra (lei da acção e reacção); os choques entre as partículas são considerados elásticos (ideais); Lei geral dos gases Esta lei é válida somente quando o número do moles do gás não muda, ou seja, quando sua quantidade dentro do recipiente não muda.p i V i /T i = P f V f /T f Pi ; Vi ; Ti = pressão, volume e temperatura antes de se mudar qualquer uma destas variáveis de estado. Pf ; Vf ; Tf = pressão, volume e temperatura depois de se mudar alguma destas variáveis de estado.

22 Equação de estado dos gases ideais ou equação de Clapeyron onde: P - representa a pressão do gás; V - é o volume ocupado pelo gás; n - a quantidade química (número de moles) de gás presente; R - a constante universal dos gases ideais; T - a temperatura absoluta. A constante dos gases ideais, R, pode ter dois valores: R = 8,31451 J.mol -1.K -1, Ou R = 0, atm.dm 3.mol -1.K -1, quando:p, estiver expressa em quando:p, estiver expressa em atm; pascal;v, em m 3 ;n, em mol; V, em dm 3 ;n, em mol; T, em kelvin. T, em kelvin.

23 Volume molar em condições padrão de temperatura e de pressão: Pressão = 1,01x10 5 Pa Temperatura = 25 ºC = 298,15 K o volume molar determinado pela equação dos gases ideais é de 24,5 dm 3 mol -1 Volume molar em condições normais de temperatura e de pressão: Pressão = 1,01x10 5 Pa Temperatura = 0 ºC = 273,15 K o volume molar determinado pela equação dos gases ideais é de 22,4 dm3 mol-1

24 Robert Boyle (Lismore Castle, 25 de Janeiro de de Dezembro de 1691) foi um filósofo natural anglo - irlandês do Século XVII que se destacou pelos seus trabalhos no âmbito da física e da química. Edme Mariotte (Dijon, c Paris, 12 de Maio de 1684) foi um cientista e padre francês, que se destacou principalmente no campo da física, mas também escreveu sobre fisiologia vegetal. A Lei de Boyle-Mariotte diz que: "Sob temperatura constante (condições isotermas), o produto da pressão e do volume de uma massa gasosa é constante, sendo, portanto, inversamente proporcionais. Qualquer aumento de pressão produz uma diminuição de volume e qualquer aumento de volume produz uma diminuição de pressão." P V = k = constante

25 Jacques Alexandre Cesar Charles (12 de Novembro de de Abril de 1823) foi um químico francês que desenvolveu a teoria da Lei de Charles por volta de Charles não publicou a sua teoria; ela foi publicada por Joseph-Louis Gay-Lussac em Louis Joseph Gay-Lussac (6 de Dezembro de 1778, Saint-Léonard-de-Noblat - 10 de Maio de 1850, Paris) foi um físico e químico francês. Lei de Charles e Gay-Lussac - A volume constante, a pressão de uma massa fixa de um gás varia linearmente com a temperatura do gás em graus Celsius. A pressão constante, o volume de uma massa fixa de um gás varia linearmente com a temperatura do gás em graus Celsius.

FORÇAS INTERMOLECULARES

FORÇAS INTERMOLECULARES FORÇAS INTERMOLECULARES O O Forças Intermoleculares Forças intermoleculares são as forças que ocorrem entre uma molécula e a molécula vizinha. A existência de substâncias nos estados gasoso, líquido e

Leia mais

Ligações Químicas Interações Intermoleculares

Ligações Químicas Interações Intermoleculares Ligações Químicas Interações Intermoleculares WWW.QUIMUSICANDO.ZZ.VC Prof. Jackson Alves Ligações intermoleculares O que mantém as moléculas unidas nos estados líquido e sólido? Que força faz a água, contrariando

Leia mais

Por que água e óleo não se misturam?

Por que água e óleo não se misturam? Por que água e óleo não se misturam? Por que água e óleo não se misturam? Água Molécula PLAR Óleo (hidrocarboneto) Molécula APLAR REGRA DE SLUBILIDADE Substância Polar dissolve Substância Polar. Substância

Leia mais

Ligações intermoleculares

Ligações intermoleculares As ligações intermoleculares devem-se a forças de natureza eletrostática e explicam a coesão entre moléculas. São ligações em que não há partilha significativa de eletrões. Moléculas de água nos três estados

Leia mais

DURAÇÃO DA PROVA Manual da disciplina, livros de Química, computador, Trabalho Escrito. Conteúdos Objetivos e/ou Competências Estrutura Cotações

DURAÇÃO DA PROVA Manual da disciplina, livros de Química, computador, Trabalho Escrito. Conteúdos Objetivos e/ou Competências Estrutura Cotações ÉPOCA ESPECIAL DE EXAMES ANO LETIVO 2011/2012 MATRIZ DO EXAME DO MÓDULO QM6 Estado Físico das Substâncias e Interações Moleculares. Estado Gasoso. Química MATERIAL A UTILIZAR TIPO DE PROVA DURAÇÃO DA PROVA

Leia mais

Química 2º Ano. Professora Cristina Lorenski Ferreira

Química 2º Ano. Professora Cristina Lorenski Ferreira Química 2º Ano Professora Cristina Lorenski Ferreira 2016 1 GEOMETRIA MOLECULAR POLARIDADE DAS MOLÉCULAS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES PROFESSORA CRISTINA LORENSKI FERREIRA 2 ALGUNS QUESTIONAMENTOS Como

Leia mais

FORÇAS INTERMOLECULARES

FORÇAS INTERMOLECULARES FORÇAS INTERMOLECULARES Lagartixas andam pelas paredes, mesmo de cabeça para baixo. Por quê? Seriam ventosas poderosas? ou haveria uma explicação química? A e x p l i c a ç ã o... Em 1960, o alemão Hiller

Leia mais

Forças Intermoleculares

Forças Intermoleculares Forças Intermoleculares Você já se perguntou por que a água forma gotas ou como os insetos conseguem caminhar sobre a água? Gota d'água caindo sobre a superfície da água. Inseto pousado sobre a superfície

Leia mais

Combustíveis Energia e Ambiente. Combustíveis gasosos, líquidos e sólidos: compreender as diferenças

Combustíveis Energia e Ambiente. Combustíveis gasosos, líquidos e sólidos: compreender as diferenças Combustíveis gasosos, líquidos e sólidos: compreender as diferenças 1 Estados físicos de hidrocarbonetos em função do número de carbonos da cadeia Os gases combustíveis podem ser agrupados em famílias,

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS As propriedades físicas dos compostos orgânicos podem ser interpretadas, e muitas vezes até previstas, a partir do conhecimento das ligações químicas que unem

Leia mais

Ligação Iónica. é também superior (993 ºC 800 ºC)

Ligação Iónica. é também superior (993 ºC 800 ºC) Ligação Iónica A ligação iónica resulta da atracção electroestática entre iões de carga oposta. A força atractiva é compensada pela repulsão quando os átomos estão muito próximos e as duas núvens electrónicas

Leia mais

Fundamentos de Química 2ª parte

Fundamentos de Química 2ª parte Fundamentos de Química 2ª parte Densidade electrónica na molécula de 2 Densidade electrónica na molécula de F Ligação covalente polar ou ligação polar ligação covalente com maior densidade electrónica

Leia mais

ATMOSFERA. Volume molar; constante de Avogadro

ATMOSFERA. Volume molar; constante de Avogadro ATMOSFERA Volume molar; constante de Avogadro 25-01-2011 Dulce Campos 2 O ar é uma solução gasosa Enquanto solução gasosa tem comportamentos semelhantes aos das substâncias gasosas 25-01-2011 Dulce Campos

Leia mais

Propriedades Físicas e Químicas dos Compostos Orgânicos

Propriedades Físicas e Químicas dos Compostos Orgânicos Aumenta Propriedades das Moléculas Orgânicas Propriedades Físicas e Químicas dos Compostos Orgânicos A partir das ligações químicas que unem os átomos de suas moléculas, e das forças que agem entre elas

Leia mais

Química Aplicada e Bioquímica,

Química Aplicada e Bioquímica, Química Analítica Cristina Costa Química Aplicada e Bioquímica, 2006-2007 2007 Introdução A Água 2 A maior parte das reacções químicas que vamos estudar ocorrem em solução aquosa. 3 4 Estrutura da água

Leia mais

O ESTADO GASOSO - CARACTERÍSTICAS GERAIS

O ESTADO GASOSO - CARACTERÍSTICAS GERAIS Estado Gasoso O ESTADO GASOSO - CARACTERÍSTICAS GERAIS Os gases sempre tendem a ocupar todo o volume do recipiente que os contém (capacidade de expansão) Os gases têm massa (Volumes iguais de gases diferentes

Leia mais

LIGAÇÕES INTERMOLECULARES

LIGAÇÕES INTERMOLECULARES Chama-se ligações intermoleculares, ou forças intermoleculares, a forças atrativas entre moléculas ou átomos sem que haja partilha significativa de eletrões. As ligações intermoleculares devem-se a forças

Leia mais

Aula 15 15/mai Rafael

Aula 15 15/mai Rafael Aula 15 15/mai Rafael Em condições ambientes, compostos iônicos são sólidos devido à forte atração entre seus cátions e ânions. Metais são quase todos sólidos devido à ligação metálica. Já os compostos

Leia mais

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White Uma comparação entre líquidos e sólidos As propriedades físicas das substâncias entendidas em

Leia mais

29/2/2008. Interações intermoleculares

29/2/2008. Interações intermoleculares Química 2 ano Forças Intermoleculares Décio Helena Fev/08 O tipo de interação existente entre as moléculas e/ou íons definem algumas propriedades importantes das substâncias, como o estado físico, temperaturas

Leia mais

As ligações intermoleculares devem-se a forças de natureza eletrostática e explicam a coesão (ligação) entre moléculas.

As ligações intermoleculares devem-se a forças de natureza eletrostática e explicam a coesão (ligação) entre moléculas. 2.1.3 Ligações intermoleculares (com alterações no original) As ligações intermoleculares devem-se a forças de natureza eletrostática e explicam a coesão (ligação) entre moléculas. As ligações intermoleculares

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA CIVIL FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II 2º Período Prof.a: Érica Muniz UNIDADE 2. Propriedades Moleculares dos Gases

CURSO: ENGENHARIA CIVIL FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II 2º Período Prof.a: Érica Muniz UNIDADE 2. Propriedades Moleculares dos Gases CURSO: ENGENHARIA CIVIL FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II 2º Período Prof.a: Érica Muniz UNIDADE 2 Propriedades Moleculares dos Gases Estado Gasoso Dentre os três estados de agregação, apenas o estado gasosos

Leia mais

Avenida Lourival Alfredo, 176, Poeira, Marechal Deodoro, Alagoas, Brasil,

Avenida Lourival Alfredo, 176, Poeira, Marechal Deodoro, Alagoas, Brasil, 1 ESTUDO DOS GASES 1 INTRODUÇÃO Vários processos que ocorrem na natureza e nos organismos vivos são fenômenos pertinentes aos gases, como, por exemplo: o metabolismo nos animais exige a presença de oxigênio,

Leia mais

FORÇAS INTERMOLECULARES

FORÇAS INTERMOLECULARES FORÇAS INTERMOLECULARES São as forças que mantêm os sólidos e líquidos unidos. A ligação covalente que mantém uma molécula unida é uma força intramolecular. A atração entre moléculas é uma força intermolecular.

Leia mais

Gases. Reis, Oswaldo Henrique Barolli. R375g Gases / Oswaldo Henrique Barolli. Varginha, slides : il.

Gases. Reis, Oswaldo Henrique Barolli. R375g Gases / Oswaldo Henrique Barolli. Varginha, slides : il. Gases Reis, Oswaldo Henrique Barolli. R375g Gases / Oswaldo Henrique Barolli. Varginha, 2015. 21 slides : il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web 1. Dinâmica dos gases.

Leia mais

Apostila de Química 01 Estudo dos Gases

Apostila de Química 01 Estudo dos Gases Apostila de Química 01 Estudo dos Gases 1.0 Conceitos Pressão: Número de choques de suas moléculas contra as paredes do recipiente. 1atm = 760mHg = 760torr 105Pa (pascal) = 1bar. Volume 1m³ = 1000L. Temperatura:

Leia mais

Físico-Química I. Profa. Dra. Carla Dalmolin. Gases. Gás perfeito (equações de estado e lei dos gases) Gases reais

Físico-Química I. Profa. Dra. Carla Dalmolin. Gases. Gás perfeito (equações de estado e lei dos gases) Gases reais Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Gases Gás perfeito (equações de estado e lei dos gases) Gases reais Gás Estado mais simples da matéria Uma forma da matéria que ocupa o volume total de qualquer

Leia mais

A Troposfera. A Troposfera é a camada da atmosfera que está em contacto com a superfície terrestre que contém o ar que respiramos.

A Troposfera. A Troposfera é a camada da atmosfera que está em contacto com a superfície terrestre que contém o ar que respiramos. 1 A Troposfera A Troposfera é a camada da atmosfera que está em contacto com a superfície terrestre que contém o ar que respiramos. A atmosfera é constituída, maioritariamente, por moléculas. Espécies

Leia mais

A Ciência Central. David P. White

A Ciência Central. David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White Uma comparação entre líquidos e sólidos As propriedades físicas das substâncias entendidas em

Leia mais

GASES. https://www.youtube.com/watch?v=wtmmvs3uiv0. David P. White. QUÍMICA: A Ciência Central 9ª Edição Capítulo by Pearson Education

GASES. https://www.youtube.com/watch?v=wtmmvs3uiv0. David P. White. QUÍMICA: A Ciência Central 9ª Edição Capítulo by Pearson Education GASES PV nrt https://www.youtube.com/watch?v=wtmmvs3uiv0 David P. White QUÍMICA: A Ciência Central 9ª Edição volume, pressão e temperatura Um gás consiste em átomos (individualmente ou ligados formando

Leia mais

Interações intermoleculares

Interações intermoleculares Comparações entre ligações e interações químicas Ligação covalente : Interação intramolecular Ligação de hidrogênio: Interação intermolecular Forças íon-dipolo Existem entre um íon e a carga parcial em

Leia mais

QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ligação Química

QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ligação Química QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ligação Química Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Formação das Ligações O modelo RPECV, baseado principalmente nas estruturas de Lewis,

Leia mais

Estrutura da Matéria Profª. Fanny Nascimento Costa

Estrutura da Matéria Profª. Fanny Nascimento Costa Estrutura da Matéria Profª. Fanny Nascimento Costa (fanny.costa@ufabc.edu.br) Aula 12 Forças intermoleculares Estrutura da Matéria A pergunta que começou nossa jornada: DO QUE TUDO É FEITO? RESPOSTA: depende

Leia mais

Química I Exame de 2ª Época, 7/2/2012 Resolução 1. a)

Química I Exame de 2ª Época, 7/2/2012 Resolução 1. a) Química I Exame de 2ª Época, 7/2/2012 Resolução 1. a) b) A intensidade de corrente que passa no circuito (dada pelo nº de electrões que passa por unidade de tempo) depende da intensidade da radiação incidente.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR Ano Lectivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO MODULAR Ano Lectivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA Escola Secundária c/3 Dr.ª Maria Cândida ENSINO PROFISSIONAL CURSOPROFISSIONAL: Técnico de Gestão de Equipamentos DISCIPLINA: Física e Química CICLO DE FORMAÇÃO:Ciclo de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR Ano Lectivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO MODULAR Ano Lectivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA Escola Secundária c/3 Dr.ª Maria Cândida ENSINO PROFISSIONAL CURSOPROFISSIONAL: Técnico de Gestão de Equipamentos DISCIPLINA: Física e Química CICLO DE FORMAÇÃO:Ciclo de

Leia mais

Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos Compostos Orgânicos

Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos Compostos Orgânicos Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Profa. Roberlucia A. Candeia Disciplina: Química Orgânica Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos

Leia mais

Química A Extensivo V. 5

Química A Extensivo V. 5 Química A Extensivo V. 5 Exercícios 01) Respostas: a) f) k) b) g) l) c) h) m) d) i) n) e) j) o) 02) E 03) A 04) 12 05) 60 * A representação dos ângulos de ligação é apenas aproximada. 01. Errada. A molécula

Leia mais

Estudo Físico-Químico dos Gases

Estudo Físico-Químico dos Gases Estudo Físico-Químico dos Gases Prof. Alex Fabiano C. Campos Fases de Agregação da Matéria Sublimação (sólido em gás ou gás em sólido) Gás Evaporação (líquido em gás) Condensação (gás em líquido) Sólido

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS INTERMOLECULARES

LIGAÇÕES QUÍMICAS INTERMOLECULARES LIGAÇÕES QUÍMICAS INTERMOLECULARES Ligações Químicas INTRAmoleculares INTERmoleculares Tipo de Ligação Química INTERMOLECULAR INTRAMOLECULAR Magnitude Comparativamente FRACA FORTE Polaridade em Ligações

Leia mais

Ligações intermoleculares

Ligações intermoleculares Comparações entre ligações e interações químicas Ligação covalente : Interação intramolecular Ligação de hidrogênio: Interação intermolecular Forças íon-dipolo Existem entre um íon e a carga parcial em

Leia mais

Aula 05 Forças intermoleculares

Aula 05 Forças intermoleculares Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia Aula 05 Dr. Tiago P. Camargo Forças entre moléculas Forças entre moléculas Como moléculas podem interagir entre elas

Leia mais

GASES. QUIMICA II a Unidade

GASES. QUIMICA II a Unidade GASES QUIMICA II a Unidade Estado Físico de uma Substância sólido > líquido > gasoso Aumento do volume O estado de agregação da matéria varia com a distância entre as partículas que compõem a substância

Leia mais

BCL 0307 Transformações Químicas

BCL 0307 Transformações Químicas BCL 0307 Transformações Químicas Prof. Dr. André Sarto Polo Bloco B S. 1014 ou L202 andre.polo@ufabc.edu.br Aula 02 Determinar a polaridade de cada ligação e da molécula como um todo CCl 4 HCCl 3 C 2 H

Leia mais

FÍSICO-QUÍMICA GASES IDEAIS E GASES REAIS. Prof. MSc. Danilo Cândido

FÍSICO-QUÍMICA GASES IDEAIS E GASES REAIS. Prof. MSc. Danilo Cândido FÍSICO-QUÍMICA GASES IDEAIS E GASES REAIS Prof. MSc. Danilo Cândido CONCEITOS DE GASES Um gás representa a forma mais simples da matéria, de baixa densidade e que ocupa o volume total de qualquer recipiente

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS. Karla Gomes Diamantina-MG

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS. Karla Gomes Diamantina-MG PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS Karla Gomes Diamantina-MG Introdução As substâncias orgânicas, em sua maioria, são formadas por moléculas. Estas interagem entre si por interações intermoleculares.

Leia mais

Professora : Elisângela Moraes

Professora : Elisângela Moraes UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA -EEL Professora : Elisângela Moraes 02/03/2012 PROGRAMA RESUMIDO 1. Gases Ideais; 2. Gases Reais; 3. Termodinâmica; 4. Termoquímica; 5. Entropia;

Leia mais

Propriedades dos compostos moleculares

Propriedades dos compostos moleculares Aula 10 Propriedades dos compostos moleculares Forças intermoleculares Van der Waals: Keesom, Debye, London Ligações de hidrogénio Propriedades Temperaturas de fusão e de ebulição Miscibilidade Viscosidade

Leia mais

Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos Compostos Orgânicos

Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos Compostos Orgânicos Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Profa. Roberlucia A. Candeia Disciplina: Química Orgânica Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos

Leia mais

Termodinâmica 7. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Termodinâmica 7. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Termodinâmica 7 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Robert Boyle (1627-1691) Experimentos com tubo manométrico mercúrio 2 Robert Boyle (1627-1691) Experimentos com tubo manométrico 3 Robert

Leia mais

GASES. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat

GASES. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat GASES Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br Características dos Gases São menos densos que os sólidos e os líquidos; Sempre se misturam entre

Leia mais

Interacções em moléculas biológicas

Interacções em moléculas biológicas Interacções em moléculas biológicas Interacções intramoleculares Ligações covalentes (manutenção da estrutura covalente das moléculas Interacções não-covalentes (conformções, folding, estrutura secundária)

Leia mais

INTERAÇÕES INTERMOLECULARES

INTERAÇÕES INTERMOLECULARES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE QUÍMICA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA INORGÂNICA QUÍMICA INORGÂNICA FUNDAMENTAL I INTERAÇÕES INTERMOLECULARES Prof. Fabio da Silva Miranda e-mail: miranda@vm.uff.br

Leia mais

QUÍMICA Profº JAISON

QUÍMICA Profº JAISON QUÍMICA Profº JAISON GASES O gás ideal As equações que utilizamos para estudar o comportamento dos gases nunca fornecem valores exatos. Na tentativa de nos aproximarmos mais do valor exato, estabelecemos

Leia mais

BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Crédito: Sprace GASES. Professor Hugo B. Suffredini Site:

BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Crédito: Sprace GASES. Professor Hugo B. Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace GASES Professor Hugo B. Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Pressão Atmosférica A pressão é a força atuando em um objeto por

Leia mais

BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Crédito: Sprace GASES. Professor Hugo B. Suffredini Site:

BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Crédito: Sprace GASES. Professor Hugo B. Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace GASES Professor Hugo B. Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Pressão Atmosférica A pressão é a força atuando em um objeto por

Leia mais

primárias secundárias

primárias secundárias A3 Ligação atómica Ligações químicas fortes (primárias) são formadas quando electrões das orbitais exteriores são transferidos ou partilhados entre átomos. Ligações secundárias mais fracas resultam da

Leia mais

Aula 6. Forças Intermoleculares

Aula 6. Forças Intermoleculares ACH5521 - Química Geral Aula 6. Forças Intermoleculares Profa Káthia M. Honório (kmhonorio@usp.br) Quais são as forças envolvidas em cada caso? Questões Por que a água é encontrada na forma líquida e não

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Teoria Cinética do Gases

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Teoria Cinética do Gases Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Teoria Cinética do Gases Introdução A descrição de um gás por inteiro (descrição macroscópica) pode ser feito estabelecendo as grandezas macroscópicas que caracterizam

Leia mais

Estudo Físico-Químico dos Gases

Estudo Físico-Químico dos Gases 19/08/009 Estudo Físico-Químico dos Gases Prof. Alex Fabiano C. Campos Gás e Vapor Diagrama de Fase Gás Vapor Gás: fluido elástico que não pode ser condensado apenas por aumento de pressão, pois requer

Leia mais

Forças intermoleculares. Formação de fases condensadas Forças íon-dipolo Forças dipolo-dipolo Forças de London Ligação de hidrogênio

Forças intermoleculares. Formação de fases condensadas Forças íon-dipolo Forças dipolo-dipolo Forças de London Ligação de hidrogênio Forças intermoleculares Formação de fases condensadas Forças íon-dipolo Forças dipolo-dipolo Forças de London Ligação de hidrogênio Estado gasoso O estado da matéria mais simples é o gás. Descrevemos esse

Leia mais

Forças de van der Waals e Estabilidade Coloidal

Forças de van der Waals e Estabilidade Coloidal Pós-Graduação em Ciência de Materiais Faculdade UnB - Planaltina Forças de van der Waals e Estabilidade Coloidal Prof. Alex Fabiano C. Campos, Dr Balanço de Interações em Colóides Convencionais Balanço

Leia mais

Classificação dos Materiais. Ligação Química

Classificação dos Materiais. Ligação Química Classificação dos Materiais Ligação Química Ligação Química Os diferentes elementos químicos combinam-se de várias maneiras formando uma grande variedade de substâncias. Os átomos ao se combinarem estabelecem

Leia mais

TEORIA DAS ORBITAIS MOLECULARES

TEORIA DAS ORBITAIS MOLECULARES TORIA DAS ORBITAIS MOLCULARS Na teoria das orbitais moleculares (TOM), os eletrões ocupam precisamente orbitais definidas, chamadas orbitais moleculares (OM), que se estendem por toda a molécula. Na TOM,

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO das LIGAÇÕES

CLASSIFICAÇÃO das LIGAÇÕES CLASSIFICAÇÃO das LIGAÇÕES Tem a ver, em grande parte com a profundidade do mínimo da energia (energia da ligação): As ligações primárias, entre átomos numa molécula (ligação covalente) entre catião e

Leia mais

Ligações químicas. Forças de ligações secundárias

Ligações químicas. Forças de ligações secundárias Ligações químicas Forças de ligações secundárias 1 Introdução Forças intermoleculares. Genericamente - são responsáveis pela possibilidade de liquefação e solidificação das moléculas. São de fraca intensidade

Leia mais

intermoleculares forças de atração que ocorrem entre as moléculas bem mais fracas intramoleculares

intermoleculares forças de atração que ocorrem entre as moléculas bem mais fracas intramoleculares As forças intermoleculares são forças de atração que ocorrem entre as moléculas, mantendo-as unidas, e são bem mais fracas, quando comparadas às forças intramoleculares (ligação iônica e covalente), encontradas

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS As propriedades físicas dos compostos orgânicos podem ser interpretadas, e muitas vezes até previstas, a partir do conhecimento das ligações químicas que unem

Leia mais

Propriedades Físicas de Compostos Orgânicos

Propriedades Físicas de Compostos Orgânicos Os principais fatores que influenciam nas propriedades físicas dos compostos orgânicos são: O tamanho das moléculas; Os tipos de interação intermolecular. Temperatura de Ebulição e Fusão Quanto mais fortes

Leia mais

Física II FEP 112 ( ) 1º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo. Professor: Valdir Guimarães

Física II FEP 112 ( ) 1º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo. Professor: Valdir Guimarães Física II FEP 11 (4300110) 1º Semestre de 01 Instituto de Física - Universidade de São Paulo Professor: Valdir Guimarães E-mail: valdir.guimaraes@usp.br Fone: 3091-7104(05) Aula 1 Temperatura e Teoria

Leia mais

Módulo V Equações de Estado, Fator de Compressibilidade e Modelo de Gás Ideal.

Módulo V Equações de Estado, Fator de Compressibilidade e Modelo de Gás Ideal. Módulo V Equações de Estado, Fator de Compressibilidade e Modelo de Gás Ideal. Equações de Estado Não é fácil trabalhar com as tabelas termodinâmicas. A dificuldade está associada ao volume delas e a possibilidade

Leia mais

PROVA DE INGRESSO ANO LETIVO 2018/2019 PROVA DE QUÍMICA OBJETIVOS

PROVA DE INGRESSO ANO LETIVO 2018/2019 PROVA DE QUÍMICA OBJETIVOS UNIVERSIDADE DE CABO VERDE PROVA DE INGRESSO ANO LETIVO 2018/2019 PROVA DE QUÍMICA OBJETIVOS OBJETIVOS Reconhecer o átomo de hidrogénio como átomo mais simples. Conhecer o espetro de emissão de hidrogénio.

Leia mais

Aula 10 26/mai Marcelo Ligação iônica versus ligação covalente Veja as ligações esquematizadas abaixo, cada qual acompanhada do respectivo valor de diferença (Δ, delta) entre as eletronegatividades de

Leia mais

ATMOSFERA Temperatura, pressão, densidade e grandezas associadas.

ATMOSFERA Temperatura, pressão, densidade e grandezas associadas. ATMOSFERA Temperatura, pressão, densidade e grandezas associadas. As camadas na atmosfera são: Troposfera. Estratosfera. Mesosfera Termosfera Exosfera As camadas na atmosfera são definidas a partir de

Leia mais

2.1.3 Ligações intermoleculares

2.1.3 Ligações intermoleculares 2.1.3 Ligações intermoleculares Adaptado pelo Prof. Luís Perna Ligações intermoleculares As ligações intermoleculares devem-se a forças de natureza eletrostática e explicam a coesão entre moléculas. As

Leia mais

Estequiometria. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da madeira I

Estequiometria. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da madeira I Estequiometria Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da madeira I Estequiometria Estequiometria é o cálculo da quantidade de reagentes e produtos da reação, baseado nas leis das reações químicas.

Leia mais

Soluções e Gases III. Gases

Soluções e Gases III. Gases Soluções e Gases III Gases Gases Gás é um material que preenche todo o espaço ou volume do recipiente em que se encontra, independentemente do tamanho do recipiente. Ar 78 % de N 2 21% de O 2 1% de outros

Leia mais

1. Algumas Propriedades dos Líquidos

1. Algumas Propriedades dos Líquidos 1. Algumas Propriedades dos Líquidos 1.1 Viscosidade Alguns líquidos, como o melaço e o óleo de motor, fluem lentamente; enquanto que outros, como a água e a gasolina, fluem rapidamente. A resistência

Leia mais

Princípios fisico-químicos laboratoriais. Aula 08 Profº Ricardo Dalla Zanna

Princípios fisico-químicos laboratoriais. Aula 08 Profº Ricardo Dalla Zanna Princípios fisico-químicos laboratoriais Aula 08 Profº Ricardo Dalla Zanna Conteúdo Programático Unidade 3 Química orgânica o Seção 3.1 Ligação e estrutura molecular o Seção 3.2 Funções orgânicas - Hidrocarbonetos

Leia mais

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo Formas de representação e interações intermoleculares Aula 3 1- Fórmula química Maneira que os químicos possuem

Leia mais

ESTADO SÓLIDO. paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs. Profª. Loraine Jacobs

ESTADO SÓLIDO. paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs. Profª. Loraine Jacobs ESTADO SÓLIDO lorainejacobs@utfpr.edu.br paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Profª. Loraine Jacobs Estado Sólido Tradicionalmente, um sólido é definido como uma substância que mantém um volume e uma

Leia mais

4. Propriedades dos gases experimentos e modelo microscópico simples para a temperatura

4. Propriedades dos gases experimentos e modelo microscópico simples para a temperatura PV T = nr, onde R é um número (a constante dos gases). Repare que esta é uma lei universal para qualquer gás em pressão e temperatura próxima da atmosférica: não aparece nenhuma dependência de características

Leia mais

FORÇAS INTERMOLECULARES QUÍMICA GERAL

FORÇAS INTERMOLECULARES QUÍMICA GERAL FORÇAS INTERMOLECULARES QUÍMICA GERAL FORÇAS INTERMOLECULARES As forças intermoleculares, forças que existem entre as moléculas, contribuem em grande parte com as propriedades físicas apresentadas pelos

Leia mais

Luis Eduardo C. Aleotti. Química. Aula 38 - Transformações Gasosas

Luis Eduardo C. Aleotti. Química. Aula 38 - Transformações Gasosas Luis Eduardo C. Aleotti Química Aula 38 - Transformações Gasosas TRANSFORMAÇÕES GASOSAS Gás e Vapor - Gás: Substância gasosa em temperatura ambiente. - Vapor: Estado gasoso de uma substância líquida ou

Leia mais

QUÍMICA. Forças Intermoleculares

QUÍMICA. Forças Intermoleculares Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 4R Ensino Médio Equipe de Química Data: QUÍMICA Forças Intermoleculares DEFINIÇÃO: As forças intermoleculares são forças de atração que ocorrem entre as moléculas,

Leia mais

Ciências dos materiais- 232

Ciências dos materiais- 232 1 Ciências dos materiais- 232 2 a aula - Ligações químicas - Estruturas Cristalinas Quinta Quinzenal Semana par 10/03/2015 1 Professor: Luis Gustavo Sigward Ericsson Curso: Engenharia Mecânica Série: 5º/

Leia mais

Prof.: Guilherme Turma: IU. Tema da aula: Interações Químicas INTERAÇÕES QUÍMICAS

Prof.: Guilherme Turma: IU. Tema da aula: Interações Químicas INTERAÇÕES QUÍMICAS Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 17/08/2017 Tema da aula: Interações Químicas INTERAÇÕES QUÍMICAS - Em condições ambientes, os compostos iônicos são sólidos, devido às forças elétricas de

Leia mais

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI.

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI. Ligações Químicas Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs DAQBI Propriedades das Ligações Químicas TEORIA DA REPULSÃO DOS

Leia mais

2.1 Breve história da termodinâmica

2.1 Breve história da termodinâmica 2.1 Breve história da termodinâmica TERMODINÂMICA calor força, movimento No início, estudava os processos que permitiam converter calor em trabalho (força e movimento). 2.1 Breve história da termodinâmica

Leia mais

Gases UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UFRJ INSTITUTO DE QUÍMICA IQG120. Prof. Antonio Guerra Departamento de Química Geral e Inorgânica - DQI

Gases UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UFRJ INSTITUTO DE QUÍMICA IQG120. Prof. Antonio Guerra Departamento de Química Geral e Inorgânica - DQI UNIERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UFRJ INSTITUTO DE QUÍMICA IQG10 http://www.met.reading.ac.uk/~swrmethn/balloon/ Gases Prof. Antonio Guerra Departamento de Química Geral e Inorgânica - DQI A Estrutura

Leia mais

GERAL. Unidade 1. Princípios. Elementares

GERAL. Unidade 1. Princípios. Elementares QUÍMICA GERAL Unidade 1 Princípios Elementares em Química O estudo da química A perspectiva molecular da química A matéria é constituída de relativamente poucos elementos. No nível microscópico, a matéria

Leia mais

Todo gás exerce uma PRESSÃO, ocupando um certo VOLUME à determinada TEMPERATURA

Todo gás exerce uma PRESSÃO, ocupando um certo VOLUME à determinada TEMPERATURA Todo gás exerce uma PRESSÃO, ocupando um certo VOLUME à determinada TEMPERATURA Aos valores da pressão, do volume e da temperatura chamamos de ESTADO DE UM GÁS Assim: V 5 L T 300 K P 1 atm Os valores da

Leia mais

Revisão de Química Básica Aplicada à Bioquímica II. Bioquímica Prof. Msc Brunno Macedo

Revisão de Química Básica Aplicada à Bioquímica II. Bioquímica Prof. Msc Brunno Macedo Revisão de Química Básica Aplicada à II Química Básica Aplicada à II Objetivo Relembrar os principais conceitos da química básica que são de grande importância para a. Conteúdo Regra do Octeto Ligações

Leia mais

Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 3 17/02/2004

Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 3 17/02/2004 Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 3 17/02/2004 I Escreva na sua folha de respostas a letra correspondente à alternativa correcta que seleccionar para cada item. A indicação de mais

Leia mais

Geometria molecular :

Geometria molecular : CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2017 Geometria molecular : Forma como os átomos estão espacialmente dispostos em uma molécula. A geometria de uma molécula depende do número

Leia mais

Proposta de resolução do Exame Nacional de Química do 12º ano Prova 142, 1ª chamada, 30 de Junho de 2003 Versão 1

Proposta de resolução do Exame Nacional de Química do 12º ano Prova 142, 1ª chamada, 30 de Junho de 2003 Versão 1 Proposta de resolução do Exame Nacional de Química do 12º ano Prova 142, 1ª chamada, 0 de Junho de 200 Versão 1 Grupo 1 1. A afirmação verdadeira é a (E). Estes dois elementos pertencem ao mesmo grupo

Leia mais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligações Químicas Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligação iônica Transferência de elétrons de um átomo para outro Íons de cargas opostas Forças

Leia mais

INTERAÇÕES INTERMOLECULARES

INTERAÇÕES INTERMOLECULARES INTERAÇÕES INTERMOLECULARES Serão abordados: as forças íon-dipolo, dipolo-dipolo, dispersão de London e ligação de hidrogênio e a relação entre propriedade física e interação intermolecular. As partículas

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 Geometria molecular : Forma como os átomos estão espacialmente dispostos em uma molécula. A geometria de uma molécula depende do número

Leia mais