Manual do Ambiente Virtual Moodle

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Ambiente Virtual Moodle"

Transcrição

1 Manual do Ambiente Virtual Moodle versão 0.3 Prof. Cristiano Costa Argemon Vieira Prof. Hercules da Costa Sandim Outubro de 2010

2 Capítulo 1 Primeiros Passos 1.1 Acessando o Ambiente Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle através do portal da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CED/RTR), cujo endereço eletrônico é A Figura 1.1 ilustra a interface do portal da CED/RTR. Figura 1.1 Portal da CED/RTR.

3 No portal, ilustrado na Figura 1.2, preencha os campos de usuário e senha. Se for seu primeiro acesso, seu usuário e senha serão o seu CPF (somente dígitos). Por fim, clique no botão Entrar. Figura 1.2 Portal da CED/RTR. Feito isso, abrirá a página do AVA moodle, como ilustrado na Figura 1.3. Esta primeira visualização, será a listagem de seus cursos ou disciplinas. Figura 1.3 Minha Lista de Cursos. Para acessar o ambiente de um curso (ou disciplina), clique no nome do curso (ou disciplina).

4 Figura 1.4 Acessando o curso Capacitação Moodle. Acessando o ambiente de seu curso (ou disciplina), você entrará na Área de Trabalho do ambiente. 1.2 Sua área de trabalho A tela inicial de sua disciplina será aqui chamada de área de trabalho. A área de trabalho de uma disciplina é composta por módulos (boxes). A seguir (Figura 1.5) são apresentados os módulos da área de trabalho. Figura 1.5 Sua área de trabalho.

5 1.2.1 O módulo Participantes Este módulo (ou box) compreende de duas funcionalidades (Figura 1.6), sendo a primeira delas mostrar quais são os usuários do curso que estão online (que acessaram o ambiente a no máximo 5 minutos) e a segunda funcionalidade redirecionando para a página que irá listar todos os participantes do curso. Figura 1.6 Módulo Participantes (Usuários Online). Clicando no link Participantes (Figura 1.7), você terá acesso a listagem com todos os usuários participantes de seu curso (ou disciplina). Figura 1.7 Listagem de Participantes. Na tela da Figura 1.7, você pode: Aplicar opções de filtro para buscar determinados participantes. Ordenar a listagem por Nome, por Sobrenome, por Cidade, por País ou por Último Acesso.

6 Visualizar o perfil de um participante, clicando sobre o nome dele. Enviar mensagem instantânea para todos os usuários selecionados. Figura 1.8 Funcionalidades da Tela de Participantes. Para enviar mensagens instantâneas para uma certa quantidade de alunos selecionados, selecione os participantes aos quais deseja enviar a mensagem (ou selecione todos). Procure a caixa suspensa abaixo (fica à direita, logo abaixo da listagem de participantes). Nesta caixa suspensa, clique no item Acrescentar/mandar mensagem. Abrirá uma tela (Figura 1.9) para você inserir o texto (conteúdo) da mensagem. Após escrever a mensagem você deverá clicar no botão Visualização (vide Figura 1.9) para prosseguir com o envio da mensagem. Assim, abrirá uma tela solicitando a confirmação da mensagem a ser enviada (Figura 1.10).

7 Figura 1.9 Escrevendo mensagem instantânea para grupo de usuários. Figura 1.10 Confirmação da mensagem a ser enviada. Esta mensagem será enviada como mensagem instantânea para todos os usuários selecionados. Assim que os destinatários acessarem o ambiente do curso, uma janela pop-up irá abrir com o alerta da mensagem recebida. É de extrema importância a habilitação da funcionalidade de pop-ups de seu navegador de internet. Existe uma maneira mais simples de se enviar uma mensagem instantânea,

8 porém o envio será destinado a apenas uma pessoa (Diálogo). Na tela inicial do ambiente (sua área de trabalho), verifique que no módulo (box) Participantes (Usuários Online), você pode iniciar o diálogo imediatamente com quaisquer usuários online listados (Figura 1.11). Figura 1.11 Iniciando um Diálogo O módulo Atividades No módulo (box) Atividades aparecem, por tipo, as diferentes atividades incluídas pelo professor. Quando da criação da disciplina o sistema insere, automaticamente, uma atividade que é um fórum chamado Fórum de notícias. Assim, a atividade Fóruns já está presente no módulo (box) Atividades (Figura 1.12). Figura 1.12 Módulo (box) Atividades.

9 1.2.3 O módulo Administração O módulo (box) Administração possui algumas funcionalidades de configuração do ambiente. A maioria das configurações no AVA moodle da CED/RTR já são pré-definidas por sua Equipe de Tecnologia da Informação. Neste módulo, cabe ao usuário acessar duas principais funcionalidades (Figura 1.13): Notas e Perfil. Figura 1.13 Módulo (box) Administração Alterando o seu Perfil de Usuário Ainda no módulo (box) Administração, quaisquer usuários têm a permissão de visualizar e alterar informações relativas a seu Perfil. Para isso, basta clicar no item da Figura A tela da Figura 1.14 abrirá, possibilitando ao usuário a visualização e alteração de seu perfil. Figura 1.14 Visualização do Perfil do Usuário

10 Visualizando Notas Assim como na subseção anterior ( ), o participante poderá clicar no item. Sendo aluno, o participante terá acesso a suas notas e possíveis feedbacks. Sendo professor/tutor, o participante terá acesso as notas de todos os alunos do curso (ou disciplina). Visão Aluno A Figura 1.15 ilustra a tela que se abre para alunos, quando estes acessam o item do módulo (box) Administração. Figura 1.15 Visualização das notas Visão do Aluno. Visão Professor/Tutor A Figura 1.16 ilustra a tela que se abre para professores/tutores, quando estes acessam o item do módulo (box) Administração. As notas que aparecem nesta tela, são notas que os professores/tutores atribuíram aos alunos nas tarefas cadastradas no ambiente. Nesta tela, o professor/tutor visualiza para cada aluno, as notas atribuídas a todas as tarefas. Passando o mouse por sobre a nota, é possível ainda o professor/tutor visualizar o feedback dado a tarefa.

11 Figura 1.16 Visualização das notas Visão do professor/tutor.

12 Capítulo 2 Materiais e Atividades 2.1 Materiais Os materiais disponíveis no ambiente Moodle são: Páginas de texto. Páginas web. Apontamento (link) para um arquivo ou página web. Apontamento (link) para um diretório (pasta de arquivos). Visão Professor/Tutor Para inserir qualquer um desses materiais clique em Ativar Edição (Figura 2.1), botão este que se encontra na página principal do ambiente do curso, no canto superior direito. Figura 2.1 Ilustra o botão: Ativar Edição. Assim que o professor/tutor clica no botão Ativar Edição, o ambiente do curso entra no modo de edição, sendo possível a inserção de novos materiais e/ou novas atividades.

13 O mais importante neste momento, é o professor escolher corretamente o local onde o material será inserido. Cada material poderá ser inserido no tópico geral de Programação do Curso ou em quaisquer outros tópicos específicos de seu curso (ou disciplina) Figura 2.2. Figura 2.2 Ambiente em Modo de Edição. A Figura 2.2 ilustra que para cada tópico do curso, estando o ambiente em modo de edição, é possível que o professor/tutor insira novos materiais. Expandindo a caixa de seleção apropriada, temos na Figura 2.3 os possíveis materiais a serem inseridos. Figura 2.3 Caixa de seleção: Inserção de materiais.

14 2.1.1 Criar Páginas de Texto Para inserir páginas de texto, clique no item Criar uma página de texto simples da caixa de seleção da Figura 2.3. A Figura 2.4 ilustra a tela que se abre. Figura 2.4 Tela para a criação de páginas de texto.

15 2.1.2 Criar Páginas Web Para inserir páginas de texto, clique no item Criar uma página web da caixa de seleção da Figura 2.3. A criação de uma página web consiste do mesmo formulário para a criação de páginas de textos, apresentado na subseção 2.2. A diferença entre uma página de texto e uma página Web, está nas possibilidades de formatação que uma página Web possui Criar Apontamentos (links) para arquivos ou páginas na Web Para inserir apontamentos (links) para arquivos ou páginas Web, clique no item Link a um arquivo ou site da caixa de seleção da Figura 2.3. A Figura 2.5 ilustra a tela que se abre. Figura 2.5 Inserção de apontamentos para arquivos ou páginas na Web.

16 Na tela da Figura 2.5, percebe-se que existem três possibilidades para tal inserção. Estas possibilidades, realçadas na Figura 2.6 são: Digitar a URL da página Web. Buscar uma página na Web. Escolher ou enviar arquivo. Figura 2.6 Possibilidades para a inserção do material. Digitar a URL da página Web Esta é a mais simples das opções. Basta você digitar o endereço eletrônico (URL) da página desejada, no formato Buscar uma página na Web Esta opção gera o mesmo resultado da opção anterior, porém existe para casos onde não se sabe ao certo, qual o endereço eletrônico (URL) da página desejada. Assim, clica-se no botão Buscar página Web. Desta forma, o ambiente abrirá uma nova tela com o seu buscador de preferência (www.google.com, por exemplo). Assim, você faz a busca pelo endereço eletrônico da página desejada, volta ao ambiente e insere este endereço da mesma forma da opção anterior. Escolher ou enviar arquivo Esta é a opção onde o professor/tutor deverá selecionar um arquivo do ambiente ou um arquivo de seu computador, disponibilizando-o ao aluno para download. Para esta opção, clica-se no botão Escolher ou enviar arquivo.... A Figura 2.7 ilustra a tela que se abre.

17 Figura 2.7 Gerenciador de arquivos. A Figura 2.7 mostra o funcionamento do Gerenciador de arquivos. Este gerenciador funciona como qualquer gerenciador de arquivos (Windows Explorer, por exemplo), ou seja, é possível acessar, renomear ou excluir um arquivo ou pasta selecionados. Se o arquivo desejado já está no ambiente, basta procurá-lo e clicar em Escolher, link que aparece a frente de cada arquivo. Se o arquivo desejado ainda se encontra em seu computador, clique no botão Enviar Arquivo. A Figura 2.8 ilustra a tela que se abre com esta opção. Figura 2.8 Tela para enviar arquivo de seu computador O envio de arquivo de seu computador para o ambiente, ilustrado na Figura 2.8, funciona como o anexar de um arquivo a um webmail. Feito o envio de arquivo, a tela volta ao Gerenciador de Arquivos da Figura 2.7, onde o professor/tutor deverá Escolher o arquivo desejado.

18 2.1.4 Criar Apontamentos (links) para diretórios (pasta de arquivos) Para inserir apontamentos (links) para diretórios do ambiente, clique no item Visualizar um diretório da caixa de seleção da Figura 2.3. Esta opção faz-se abrir uma tela para a configuração de qual pasta deverá ser disponibilizada (Figura 2.9). Figura 2.9 Tela de inserção de apontamentos (links) para diretórios. 2.2 Atividades As atividades disponíveis no ambiente Moodle são: Chat (Bate-Papo) Diário Escolha Fórum Glossário Pesquisa Questionário

19 Tarefa o Modalidade avançada de carregamento de arquivos. o Texto Online. o Envio de arquivo único. o Atividade Offline. Wiki Visão Professor/Tutor A Figura 2.2 ilustra que para cada tópico do curso, estando o ambiente em modo de edição, é possível que o professor/tutor insira novas atividades. Expandindo a caixa de seleção apropriada, temos na Figura 2.10 as possíveis atividades a serem inseridas. Figura 2.10 Caixa de seleção para a inserção de atividades.

20 2.2.1 Chat (Bate-Papo) O Bate-papo é uma atividade em que, alunos, tutores e professores estabelecem uma comunicação por escrito, online, com dia e hora previamente determinados. É semelhante, em tudo, às ferramentas disponíveis na internet com este mesmo nome. O módulo Bate-papo tem alguns instrumentos que favorecem a empatia dos participantes. Carinhas: Todas as carinhas (emoticons) que você usa nos editores de texto podem ser utilizadas na chat. Links: Endereços web são automaticamente transformados em links Bips: Você pode tocar um som para outras pessoas clicando o link "beep" ao lado do nome delas. Escrevendo "beep all", todas as pessoas vão ouvir o bip. HTML: Você pode usar código html para inserir imagens no texto da chat e mudar a cor e o tamanho das letras. A configuração de um Chat (Bate-Papo) é auto-explicativa. Siga os passos e veja o resultado. Para inserir uma atividade do tipo Chat (Bate-Papo), clique no item Chat como ilustrada na Figura Diário Esta atividade é um jornal online para o aluno. Cada aluno tem um e o conteúdo só pode ser visto por ele e pelo professor/tutor. O Diário pode ser editado pelo aluno e seu conteúdo pode ser aperfeiçoado. Podem-se criar tantos diários quanto desejados: um por semana, um por tópico, um por capítulo, etc. Assim, é possível observar a evolução do processo de aprendizagem e habilidade de redação de cada aluno. Para inserir um Diário escolha a opção conforme a Figura Escolha um nome para o Diário e formule uma questão (ou descreva o assunto do Diário). Pode-se escolher uma escala para notas (Verifique Figura 2.11). Uma vez que o Diário só pode ser visto pelo professor e pelo aluno, a nota atribuída pelo professor só será para o aluno, autor

21 de uma intervenção no Diário. É possível, também, estabelecer a data limite de validade do Diário. Cada atividade do diário é uma entrada no diário geral do curso. Para cada um, o professor/tutor pode especificar uma questão aberta que orienta o que os alunos escrevem, assim como uma janela de tempo em que o diário permanece aberto. Como regra geral, pode-se criar um diário por semana ou tópico. Os diários não foram projetados continuar escrevendo continuamente neles. Se isso for preciso, acrescente novos diários. Figura 2.11 Criando uma atividade do tipo Diário Percebe-se que na Figura 2.11, temos a opção de se criar a atividade Separado por Grupos, o que possibilita que os grupos criados no ambiente do curso, trabalham de forma isolada dentro da atividade. Daqui em diante, sempre que uma atividade for criada, esta opção estará presente.

22 2.2.3 Escolha A atividade Escolha consiste na criação de uma enquete para os participantes responderem. Para inserir uma atividade do tipo Escolha, escolha a opção Escolha presente na Figura A criação de atividades do tipo Escolha é auto-explicativa. O professor/tutor deverá escolher um título para a atividade, uma Descrição ou Sumário para a mesma, escrever quais as possíveis respostas para a enquete, definir um período de validade, além de configurar algumas opções específicas para este tipo de atividade (Figura 2.12). Figura 2.12 Inserção de uma atividade do tipo Escolha (enquete) Fórum Esta atividade é basicamente uma lista de discussão. O professor/tutor pode criar um fórum para discutir cada tópico ou capítulo do curso. Para criar um Fórum escolha esta atividade (no modo de edição) como na Figura Escolha um título para o Fórum, escreva uma Descrição ou Sumário para a atividade e escolha o tipo de Fórum a ser usado (Figura 2.13). As três alternativas

23 são: Uma única discussão simples: Os alunos podem responder ao tópico apresentado mas não podem criar novos tópicos. Cada usuário inicia apenas um novo tópico: Cada aluno pode colocar apenas um novo tópico no fórum. Fórum geral: Alunos, tutores e professores podem iniciar novos tópicos de discussão. Se os alunos não puderem colocar discussões e respostas, o fórum pode ser usado como um Fórum de notícias, para lembrar atividades, datas limites e outros assuntos de interesse geral. Esta situação é configurada no campo Um aluno pode enviar mensagens a este fórum?, onde se decide o tipo de participação que os estudantes terão no fórum que está sendo criado. Figura 2.13 Inserção de uma atividade do tipo Fórum Glossário A atividade Glossário é uma forma flexível de apresentar definições (e mais que isso) que podem ser relacionadas com todas as informações do conteúdo global do curso. Por exemplo, se o termo soneto é definido no Glossário e a

24 palavra soneto aparece em um fórum de discussão, ela aparecerá como um link que conduz o usuário à definição anteriormente dada. Para incluir um Glossário no curso escolha a atividade Glossário (no modo de edição) Figura 2.10, e você será apresentado à tela mostrada na Figura Figura 2.14 Inserção de um glossário. Nome: Este é o nome do glossário que será visto pelos alunos. Por exemplo, Dicionário de Mecânica dos Sólidos ou Dicionário de Informática. Descrição: O texto de apresentação do Glossário. Número de itens mostrados em cada página: Isto é útil para alunos que trabalhem com conexões à Internet de baixa velocidade. Se limitar o número em 10 ou 15 ítens por página o tempo de carga da página é menor. Se não fornecer um número limitante o sistema vai carregar todas as definições. Selecionar o box para definir o glossário como glossário global: É possível construir um Glossário Principal, para uso em todos os tópicos tratados na disciplina e Glossários Secundários, um para cada tópico principal, por exemplo. Verbetes dos glossários secundários podem ser

25 transferidos para o Glossário Principal. Os alunos não podem alterar o conteúdo do Glossário Principal. Estudantes podem acrescentar itens: Sendo um glossário secundário é possível permitir a participação dos alunos na sua construção. Permitir itens repetidos: É possível que dois estudantes tenham definições diferentes para um mesmo verbete. Permitir comentários: Permite ou não que os participantes acrescentem comentários aos verbetes existentes nos glossários secundários. Fazer o link automático dos itens deste glossário: Aqui se decide se um termo usado em qualquer momento nos materiais e atividades do curso aparecerão como links para sua definição nos Glossários. Aprovação imediata de novos itens: Esta configuração permite que o professor defina se novos itens acrescentados pelos estudantes estarão automaticamente disponíveis para todos. Formato de visualização: Esta configuração define o modo em que cada item será visualizado no glossário. Os formatos predefinidos são: o Dicionário simples: um dicionário convencional com os itens separados; não são indicados os autores e os anexos são mostrados como links. o Contínuo sem autor: mostra os itens um após o outro sem qualquer tipo de separação além dos pulsantes de edição. o Completo com Autor: visualiza os itens com o mesmo formato de um fórum, incluindo os dados do autor; os anexos são mostrados como links. o Completo sem Autor: visualiza os itens com o mesmo formato de um fórum, sem os dados do autor; os anexos são mostrados como links. o Enciclopédia: mesmas características do formato Completo com Autor mas as imagens anexadas são visualizadas no texto. o FAQ: edita items como listas de Perguntas e Respostas (FAQ) e anexa as palavras PERGUNTA e RESPOSTA respectivamente ao

26 conceito e à definição. Mostrar link ESPECIAL: A navegação e a pesquisa estão sempre disponíveis em um glossário. Habilita ou desabilita o menu de navegação por caracteres especiais tais como, #, etc. Mostrar o alfabeto: Habilita ou desabilita o menu de navegação por letras do alfabeto. Mostrar o link TODOS: Habilita ou desabilita a navegação de todos os itens de uma só vez. Editar sempre: Esta opção define se os estudantes são autorizados a modificar em qualquer momento os textos criados por eles Tarefa Uma tarefa consiste na descrição ou enunciado de uma atividade a ser desenvolvida pelo participante, que pode ser enviada em formato digital ao servidor do curso utilizando a plataforma. Alguns exemplos: redações, projetos, relatórios, imagens, entre outros Modalidade avançada de carregamento de arquivos Atividades deste tipo consistem em tarefas onde o aluno deverá fazer a atividade descrita no enunciado da tarefa e enviar para o professor/tutor, um ou mais arquivos com os resultados obtidos (redações, projetos, relatórios, imagens, entre outros). Para inserir uma atividade deste tipo, clique no item Tarefas >> Modalidade avançada de carregamento de arquivos, como aparece na Figura 2.10.

27 Texto Online Atividades deste tipo consistem em tarefas onde o aluno deverá fazer uma atividade descrita no enunciado da tarefa e desenvolvê-la diretamente no ambiente do curso (ou disciplina), através de um editor de texto web, não havendo a necessidade de desenvolver a tarefa em outros softwares editores de texto antes de enviar a tarefa para o professor/tutor. Para inserir uma atividade deste tipo, clique no item Tarefas >> Texto Online, como aparece na Figura Envio de arquivo único Atividades deste tipo consistem em tarefas onde o aluno deverá fazer a atividade descrita no enunciado da tarefa e enviar para o professor/tutor, UM ÚNICO ARQUIVO com os resultados obtidos (redações, projetos, relatórios, imagens, entre outros). Para inserir uma atividade deste tipo, clique no item Tarefas >> Envio de arquivo único, como aparece na Figura Atividade Offline. Essa modalidade de tarefa serve para registrar aquelas atividades que são desenvolvidas fora do ambiente. Pode ser uma atividade de pesquisa, uma avaliação presencial, entre outras formas. Ela é muito utilizada por possibilitar ao professor/tutor, fazer o registro da atividade no ambiente e conseqüentemente, o registro das notas dos alunos na descrita atividade. Para inserir uma atividade deste tipo, clique no item Tarefas >> Atividade Offline como aparece na Figura 2.10.

28 Capítulo 3 Condução do Curso Assim que as tarefas e os materiais são criados no ambiente do curso (ou disciplina), alunos, professores e tutores podem acessá-las com um clique. A Figura 3.1 ilustra a disponibilização dos módulos (box) e dos tópicos no ambiente. Figura 3.1 Ambiente do curso (ou disciplina) no moodle.

29 A Figura 3.2 ilustra um tópico exemplo, composto por atividades e materiais. Dessa forma, para acessar uma atividade ou material, basta acessar a aba correspondente e clicar no item desejado. Figura 3.2a Aba Tarefas. Figura 3.2b Aba Fórum. 3.1 Participando de um Fórum Acesse a aba Fórum (no tópico onde se encontra a atividade desejada) e clique na atividade Fórum Geral Clicando em uma atividade de fórum do tipo Fórum Geral, abrirá um fórum onde cada usuário pode iniciar vários tópicos. A cada tópico, inicia-se uma discussão diferente. A Figura 3.3 ilustra a tela inicial deste tipo de Fórum.

30 Figura 3.3 Tela inicial de um Fórum Geral. Clicando no botão Acrescentar um novo tópico de discussão, abre-se a tela (Figura 3.4) com o formulário para a inserção do novo tópico. Figura 3.4 Inserindo novo tópico de discussão em um Fórum Geral. Ainda na tela da Figura 3.3, se já houver tópicos criados, pode-se clicar no tópico para visualizar as discussões a respeito daquele assunto. A Figura 3.5 ilustra uma participação no fórum, assim para contribuir com a discussão é preciso clicar no link Responder.

31 Figura 3.5 Respondendo a um tópico de discussão Uma única discussão simples Este tipo de fórum diferencia-se do Fórum Geral, pela impossibilidade de professores, tutores e alunos, criarem tópicos de discussão. Assim, o fórum inteiro discutirá apenas sobre um assunto.

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

Ambiente de Aprendizagem Moodle FPD Manual do Aluno

Ambiente de Aprendizagem Moodle FPD Manual do Aluno Ambiente de Aprendizagem Moodle FPD Manual do Aluno Maio 2008 Conteúdo 1 Primeiros passos...4 1.1 Tornando-se um usuário...4 1.2 Acessando o ambiente Moodle...4 1.3 O ambiente Moodle...4 1.4 Cadastrando-se

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2014 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE

Leia mais

MANUAL DO MOODLE VISÃO DO ALUNO

MANUAL DO MOODLE VISÃO DO ALUNO MANUAL DO MOODLE VISÃO DO ALUNO Desenvolvido por: Patricia Mariotto Mozzaquatro SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO....03 2 O AMBIENTE MOODLE......03 2.1 Quais as caixas de utilidade que posso adicionar?...04 2.1.1 Caixa

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD 1

MANUAL DO ALUNO EAD 1 MANUAL DO ALUNO EAD 1 2 1. CADASTRAMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Após navegar até o PORTAL DA SOLDASOFT (www.soldasoft.com.br), vá até o AMBIENTE DE APRENDIZAGEM (www.soldasoft.com.br/cursos).

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL AMBIENTE VIRTUAL INSTITUCIONAL MOODLE/UFFS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL AMBIENTE VIRTUAL INSTITUCIONAL MOODLE/UFFS UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL AMBIENTE VIRTUAL INSTITUCIONAL MOODLE/UFFS Guia Inicial de Acesso e Utilização Para Docentes Versão 1.0b Outubro/2010 Acesso e utilização do Ambiente Virtual de Ensino

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno 1 MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno Acessando o sistema 1- Para acessar a Faculdade Interação Americana Virtual digite o seguinte endereço: http://ead.fia.edu.br/

Leia mais

Manual do Usuário 2013

Manual do Usuário 2013 Manual do Usuário 2013 MANUAL DO USUÁRIO 2013 Introdução Um ambiente virtual de aprendizagem é um programa para computador que permite que a sala de aula migre para a Internet. Simula muitos dos recursos

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

Glossários em Moodle (1.6.5+)

Glossários em Moodle (1.6.5+) Glossários em Moodle (1.6.5+) Athail Rangel Pulino 2 Ficha Técnica Título Glossários em Moodle Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons Edição Agosto 2007 Glossários em Moodle 3 Índice

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem

UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem 2.1 Introdução Caro Pós-Graduando, Nesta unidade, abordaremos o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que será utilizado no curso: o Moodle. Serão

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem C.S.G. M anual do Professor

Ambiente Virtual de Aprendizagem C.S.G. M anual do Professor Ambiente Virtual de Aprendizagem C.S.G. M anual do Professor Sumário Pré-requisitos para o Moodle... Entrar no Ambiente... Usuário ou senha esquecidos?... Meus cursos... Calendário... Atividades recentes...

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

Manual de Utilização Moodle

Manual de Utilização Moodle Manual de Utilização Moodle Perfil Professor Apresentação Esse manual, baseado na documentação oficial do Moodle foi elaborado pela Coordenação de Tecnologia de Informação CTI do câmpus e tem como objetivo

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA TUTORES PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1. PRIMEIRO ACESSO À PLATAFORMA... 03 2. PLATAFORMA DO CURSO... 07 2.1 Barra de Navegação...

Leia mais

MANUAL DO ALUNO MOODLE

MANUAL DO ALUNO MOODLE MANUAL DO ALUNO MOODLE 1. Primeiros passos 1.1. Tornando-se um usuário No ambiente Moodle alunos e tutores são usuários do sistema. Assim, o primeiro passo, para todos, é tornar-se usuário. Este manual

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Educação a Distância Definições

Educação a Distância Definições Educação a Distância Definições Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente; Visa a interação

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

Manual do Tutor Capacitação em EaD do IFNMG

Manual do Tutor Capacitação em EaD do IFNMG Manual do Tutor Capacitação em EaD do IFNMG 1 A plataforma Moodle/ AVA O Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidade on-line em ambientes virtuais

Leia mais

MANUAL. Perfil de Professor

MANUAL. Perfil de Professor MANUAL Perfil de Professor Índice 1. Acesso 1.1. Acessando o Canal do Norte... 03 2. Disciplinas 2.1. Acessando Disciplinas... 07 3. Recursos 3.1. Adicionando Recursos... 10 3.2. Página de texto simples...

Leia mais

Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual

Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual Escritório de Gestão de Projetos em EAD Unisinos http://www.unisinos.br/ead 2 A partir de agora,

Leia mais

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment 1 Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem gratuito para gestão e desenvolvimento de cursos na modalidade

Leia mais

E.E.E.B. Professor José Fernandes de Oliveira. Manual de Uso. Sistema Interno (Professores)

E.E.E.B. Professor José Fernandes de Oliveira. Manual de Uso. Sistema Interno (Professores) E.E.E.B. Professor José Fernandes de Oliveira Manual de Uso Sistema Interno (Professores) Desenvolvido por Six Interfaces www.6i.com.br Telefone: (54) 3232.8486 Suporte: contato@6i.com.br Sumário Acessar

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle No INSEP, o ambiente virtual de aprendizagem oferecido ao acadêmico é o MOODLE. A utilização dessa ferramenta é fundamental para o sucesso das atividades em EAD,

Leia mais

Potencialidades Tecnológicas e Educacionais - Parte II

Potencialidades Tecnológicas e Educacionais - Parte II UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA V SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE Patric da Silva Ribeiro patricribeiro@unipampa.edu.br Maicon Isoton maiconisoton@gmail.com Potencialidades Tecnológicas

Leia mais

Para uma melhor compreensão das ferramentas disponíveis no ambiente, é importante:

Para uma melhor compreensão das ferramentas disponíveis no ambiente, é importante: Módulo A Introdutório - Bases legais, ao Curso políticas, e ao conceituais Ambiente Virtual e históricas da educação Apresentação Este módulo tem por objetivo promover o conhecimento do Ambiente Virtual

Leia mais

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno Guia Rápido de Utilização Ambiente Virtual de Aprendizagem Perfil Aluno 2015 APRESENTAÇÃO O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) open source¹. Esta Plataforma tornouse popular e hoje é utilizada

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância CURSOS DE GRADUAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA 2º semestre letivo / 2012 Sumário 1. Objetivo... 04 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem... 04

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

Manual Operacional AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

Manual Operacional AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Manual Operacional AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) ead.clinicajulioperes.com.br Sumário navegável Como acesso o ambiente?... Como assisto aos vídeos?... Como preencher meu perfil?...

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) 2- FÓRUM O fórum serve para avaliar os alunos através da participação na discussão sobre um ou mais assuntos, inserção de textos ou arquivos. Os fóruns de discussão compõem uma

Leia mais

3 Acrescentar Recursos

3 Acrescentar Recursos 2010 1 publicar o nome, sua descrição, a data de publicação, a duração e sua repetição. Funcionará como a agenda do professor, a qual os estudantes não terão acesso. Para finalizar, selecione o Tipo de

Leia mais

Tema 3 Ferramentas e Funcionalidades do Moodle

Tema 3 Ferramentas e Funcionalidades do Moodle Tema 3 Ferramentas e Funcionalidades do Moodle O Moodle dispõe de uma variedade de ferramentas que podem aumentar a eficácia de um curso online. É possível facilmente compartilhar materiais de estudo,

Leia mais

Manual do Aluno. NetAula. Manual produzido pela Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada 1

Manual do Aluno. NetAula. Manual produzido pela Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada 1 Manual do Aluno NetAula Manual produzido pela Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada 1 Manual do Aluno NetAula Caro aluno da EAD da ULBRA Para você ter acesso às salas das disciplinas ofertadas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário Portal Ypadê Montes Claros, 16 de Julho de 2011 Revisão 3 Sumário 1. Apresentação do portal e escopo deste documento... 2 2. Acessando o Portal Ypadê...

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS ALUNO VERSÃO 1.0

MELHORES PRÁTICAS ALUNO VERSÃO 1.0 MELHORES PRÁTICAS ALUNO VERSÃO 1.0 APRESENTANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Um ambiente virtual de aprendizagem é um sistema para gerenciar cursos a distância que utilizam a Internet, ou para complementar

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE A EQUIPA DO PTE 2009/2010 Índice 1. Entrar na plataforma Moodle 3 2. Editar o Perfil 3 3. Configurar disciplina 4 3.1. Alterar definições 4 3.2. Inscrever alunos

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0 COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tutorial Básico. UEM - Núcleo de Educação a Distância 1

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tutorial Básico. UEM - Núcleo de Educação a Distância 1 Ambiente Virtual de Aprendizagem Tutorial Básico UEM - Núcleo de Educação a Distância 1 Ambiente Virtual de Aprendizagem Tutorial Básico - Tópicos ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL (AVA) MATERIAL DE APOIO FÓRUM

Leia mais

Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno

Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno Introdução O Ambiente de Aprendizagem, ou AVA, é um aplicativo web onde os educadores e alunos podem disponibilizar materiais didáticos,

Leia mais

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como:

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como: Manual do Aluno É com muita satisfação que apresentamos o Reunir Unopar. Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa que tem por objetivo principal ser um espaço colaborativo de construção do conhecimento

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

Guia do. Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Guia do. Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle 1 Sumário: 1. O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Visão Geral 4 1.1 Um pouco da História 5 1. 2 Como Funciona o Moodle 6 2. Conhecendo o Moodle 9 2.1

Leia mais

1. Introdução ao Campus Virtual 1.1. Introdução

1. Introdução ao Campus Virtual 1.1. Introdução 1. Introdução ao Campus Virtual 1.1. Introdução Este tutorial tem a finalidade de guiar o aluno, dando orientações necessárias para o acesso, navegação e utilização das ferramentas principais. Um ambiente

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD 1 Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD 2015 2 Sumário Acessando o UNICURITIBA Virtual... 4 Conhecendo o UNICURITIBA Virtual... 5 1. Foto do Perfil... 5 2. Campo de Busca...

Leia mais

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC Sumário Apresentação... 1 1. Orientações Iniciais... 2 2. Recursos... 4 2.1 Rótulos... 4 2.2 Página de Texto Simples... 8 2.3 Página de Texto Formatado... 12 2.4 Site... 16 2.5 Arquivo... 21 2.6 Pasta

Leia mais

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos 2015 Sumário Acessando o UNICURITIBA Virtual... 3 Conhecendo o UNICURITIBA Virtual... 4 1. Foto do Perfil... 4 2. Campo de Busca... 5 3. Bloco

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL PROFESSOR

NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL PROFESSOR NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL PROFESSOR 2014 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL

Leia mais

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: MATERIAIS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU MATERIAIS CONTEÚDO/PÁGINA WEB Esta operação possibilita que

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso Mediação. Comunitária

Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso Mediação. Comunitária Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso Mediação Escolar e Comunitária Para acessar o ambiente, utilize o endereço: http://efp.cursos.educacao.sp.gov.br Em Senha, você deve digitar seu RG. Em Usuário,

Leia mais

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Índice Como acessar o Moodle Editando seu PERFIL Editando o curso / disciplina no Moodle Incluindo Recursos

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

Manual básico para usuários da plataforma moodle

Manual básico para usuários da plataforma moodle 2012 Manual básico para usuários da plataforma moodle Manual editado tendo como base o Guia Básico para o uso do Moodle - Interface do aluno elaborado por Carlos Alberto dos Santos em 2009. Sumário 1.

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL Sumário efac Brasil... 3 Como acessar o AVA... 4 Acessando a Disciplina... 4 Recursos e Atividades... 5 Apresentação de Slides... 5 Chat... 6 Documento de Texto... 6 Documento

Leia mais

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC Sumário Apresentação... 1 1. Orientações Iniciais... 2 2. Materiais de Apoio... 4 3. Fóruns... 7 4. Entregas de Trabalho... 13 5. Escolhas... 16 6. Salas de Bate-papo... 18 7. Como criar/alterar a senha

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD. Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD. Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente Nereu Agnelo Cavalheiro contato@nereujr.com Tutorial UFMG Virtual Primeiros passos do docente Este

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Alunos

Manual do Ambiente Moodle para Alunos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Alunos Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0 Atribuição de

Leia mais

Guia de Ambientação Março/2011

Guia de Ambientação Março/2011 Guia de Ambientação Março/2011 APRESENTAÇÃO Caro cursista, Bem vindo ao Guia de Ambientação. Este documento é dirigido a você, participante. Com ele, você conhecerá como está estruturada a interface de

Leia mais

TUTORIAL AVA/MOODLE INSTITUCIONAL PARA PROFESSORES

TUTORIAL AVA/MOODLE INSTITUCIONAL PARA PROFESSORES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TUTORIAL AVA/MOODLE INSTITUCIONAL PARA PROFESSORES Centro de Educação a Distância - UFPEL RS - BRASIL Dados Técnicos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Aluno, que fica no canto superior direito. Dentro

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Moodle - Tutorial para Professores

Moodle - Tutorial para Professores Moodle - Tutorial para Professores por Prof. Maurício Lima 1 agosto de 2010 Objetivo Este documento apresenta aos professores da Faculdade Novos Horizontes os primeiros passos na utilização do pacote Moodle.

Leia mais

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores 1 2 2015 Sumário 1 Texto introdutório... 3 2 Como Acessar o UNICURITIBA VIRTUAL... 3 3 Tela inicial após login... 3 3.1) Foto do perfil... 4 3.2) Campo de busca...

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - NETAULA CURSOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PERFIL ALUNO

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - NETAULA CURSOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PERFIL ALUNO MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - NETAULA CURSOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PERFIL ALUNO MANUAL NETAULA PERFIL ALUNO Caro aluno da EAD da ULBRA Para você ter acesso às salas das disciplinas ofertadas

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO 0800 703 3180 SUMÁRIO Apresentação Ambiente Virtual de Aprendizagem 1. Primeiro Acesso 1.1 Navegar em cursos 1.2 Enquete 1.3 Dados Cadastrais 2. Cursos

Leia mais

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Primeiro Acesso a Plataforma MOODLE. Autor: NUTEIA Data de Criação: 03 / 02 / 2008. Atualizado em: 16 / 03 / 2012. 1ª Etapa 01

Leia mais

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão NOVOSIS 3ª Versão Conteúdo Introdução... 3 Principais recursos:... 4 Para o cidadão:... 4 Para os órgãos públicos:... 4 Como Utilizar o SIC...

Leia mais

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ACESSO ÀS FERRAMENTAS 9 FUNÇÕES 12 MENSAGENS 14 CAMPOS OBRIGATÓRIOS

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Manual Easy Chat Data de atualização: 20/12/2010 16:09 Versão atualizada do manual disponível na área de download do software.

Manual Easy Chat Data de atualização: 20/12/2010 16:09 Versão atualizada do manual disponível na área de download do software. 1 - Sumário 1 - Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 4 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

Tutorial Moodle ESDM - professores

Tutorial Moodle ESDM - professores Primeira entrada: Tutorial Moodle ESDM - professores USUÁRIO - MODIFICAR PERFIL No primeiro login/entrada no MOODLE aparecerá a tela do PERFIL para que o usuário complete seus dados. EDITANDO O PERFIL

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.8 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO ITLEARNING V2.0

MANUAL DO USUÁRIO ITLEARNING V2.0 MANUAL DO USUÁRIO ITLEARNING V2.0 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 OBJETIVO... 4 ACESSO DO ALUNO... 4 SAV (SALA DE AULA VIRTUAL)... 5 CURSOS DISPONÍVEIS... 6 MEUS CURSOS... 8 TUTORIA... 13 WEBMEETING... 15 MENSAGENS...

Leia mais

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS 1 SUMÁRIO Funcionamento dos Cursos... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 07 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 09 Edição do Perfil... 12 Acessando as Atividades... 14 Iniciando o Semestre...

Leia mais

INTRODUÇÃO. A Claireconference agradece pela escolha!

INTRODUÇÃO. A Claireconference agradece pela escolha! 1 ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.1.1 SENHA 4 1.1.2 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO LYNC 5 1.1.3 REDEFINIR SENHA 7 1.1.4 COMPRAR COMPLEMENTOS 9 1.1.5 UPGRADE E DOWNGRADE 10 1.1.5.1 UPGRADE

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Ambiente de Aprendizagem Moodle UnB Manual do Professor. Athail Rangel Pulino Filho Universidade de Brasília

Ambiente de Aprendizagem Moodle UnB Manual do Professor. Athail Rangel Pulino Filho Universidade de Brasília Ambiente de Aprendizagem Moodle UnB Manual do Professor Athail Rangel Pulino Filho Universidade de Brasília Fevereiro - 2005 Resumo Moodle é o nome de um programa que permite que a sala de aula se extenda

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

Sumário 1. O acesso ao ambiente virtual de aprendizagem da FSMA...4 2. A sala de aula virtual...5 3. A rotina do estudante...8 3.1.

Sumário 1. O acesso ao ambiente virtual de aprendizagem da FSMA...4 2. A sala de aula virtual...5 3. A rotina do estudante...8 3.1. Guia do estudante Sumário 1. O acesso ao ambiente virtual de aprendizagem da FSMA...4 2. A sala de aula virtual...5 3. A rotina do estudante...8 3.1. Participando dos fóruns...8 3.1.1. Passo a Passo: Postando

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos O objetivo do módulo de Gerenciamento de Projetos é ajudar a empresa a gerenciar com mais eficiência os seus projetos. Controle dos prazos, das tarefas, dos eventos, da quantidade

Leia mais

CONCEITO: Moodle Moodle Moodle Moodle

CONCEITO: Moodle Moodle Moodle Moodle NE@D - Moodle CONCEITO: O Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em software livre. É um acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (ambiente modular de aprendizagem

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. Ambiente Virtual TelEduc FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA. http://www.fgf.edu.br

MANUAL DO ALUNO. Ambiente Virtual TelEduc FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA. http://www.fgf.edu.br MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual TelEduc FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA http://www.fgf.edu.br Sala Virtual TelEduc O TelEduc é um ambiente virtual desenvolvido Unicamp para apoiar professores

Leia mais

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br PESQUISAS NA WEB 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br No Laboratório do Paraná Digital o Google está configurado no sistema como buscador padrão. Para acessá-lo,

Leia mais

SisLegis Sistema de Cadastro e Controle de Leis

SisLegis Sistema de Cadastro e Controle de Leis Sistema de Cadastro e Controle de Leis Desenvolvido por Fábrica de Software Coordenação de Tecnologia da Informação Pág 1/22 Módulo: 1 Responsável: Desenvolvimento Ti Data: 01/11/2012 Versão: 1.0 Empresa:

Leia mais

Guia Prático do Usuário Sistema e-commerce e Portal

Guia Prático do Usuário Sistema e-commerce e Portal Guia Prático do Usuário Sistema e-commerce e Portal 29/11/2012 Índice ÍNDICE... 2 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. O QUE É E-COMMERCE?... 4 3. LOJA FOCCO... 4 4. COMPRA... 13 5. E-MAILS DE CONFIRMAÇÃO... 14 6.

Leia mais

Tutorial para Professores

Tutorial para Professores Tutorial para Professores Revisão 2.2 Suporte de Informática 21/01/2014 suporte@faccentro.com.br Diego Weiland Sumário O que é Moodle?... 4 Para que serve o Moodle?... 4 Como acessar o Moodle?... 5 Tela

Leia mais

Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos de Minas.

Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos de Minas. PALAVRA DO COORDENADOR Estimado, aluno(a): Seja muito bem-vindo aos Cursos Livres do UNIPAM. Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos

Leia mais

Manual de Utilização Chat Intercâmbio

Manual de Utilização Chat Intercâmbio Manual de Utilização Chat Intercâmbio 1 INDICE 1 Chat Intercâmbio... 6 1.1 Glossário de Termos Utilizados.... 6 1.2 Definições de uma Sala de Chat... 7 1.3 Como Acessar o Chat Intercâmbio... 8 1.4 Pré-requisitos

Leia mais