Portal Contador Parceiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portal Contador Parceiro"

Transcrição

1 Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa

2 1. Portal Contador Parceiro Acesso ao Portal Profissionais Restrito Perfil Artigos Caso Notícia Link Comunicações Comunidade...37

3 O Portal do Contador Parceiro oferece à comunidade dos profissionais do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), uma ferramenta de comunicação virtual, em parceria com a Safeweb Segurança da Informação. Esta solução tem a pretensão de ser rápida e de fácil utilização, propondo um ambiente de colaboração e contribuição contínua para estes profissionais. O Portal propõe a interação entre os conselhos, buscando conhecer o perfil e o trabalho de outros profissionais. Faz-se importante mencionar que todo o conteúdo publicado no Portal é de inteira responsabilidade de cada profissional, pois este tem plena autonomia para a adesão e administração do seu conteúdo no Portal, assim como o gerenciamento das informações aqui disponibilizadas. A seguir, mostraremos todas as funções do Portal do Contador Parceiro, como o perfil dos profissionais, a inclusão de artigos, dicas, notícias, casos, a comunicação com colegas e mais.

4 O acesso ao Portal é feito através do site da Safeweb ( na opção Parceiros, no menu da tela principal. Ao clicar em Contabilista Parceiro, o site irá abrir informações sobre o Escritório Virtual, Contrato, Solicitação de Certificado, Sala de Vídeo Conferência, abas que trazem conteúdo sobre o espaço de comunicação virtual destinado aos Contadores, com Portal e Web conferências entre CRCs em locais distintos, solicitação de certificados.

5 identifica. Para acessar o Portal, esteja na aba Escritório Virtual e clique no link que Assim que entrar, você estará no Portal do Contador Parceiro. Na tela de abertura são mostradas as opções de navegação para o profissional: portal, profissionais, artigos, casos e notícias. Começando pela ordem em que aparecem na tela, estamos no Portal. Aqui podemos visualizar campos de buscas e notícias diárias. Você pode escolher nesta coluna, por qual categoria quer fazer a busca do colega ou material de leitura. Na pesquisa pelo colega, você tem a opção de pesquisar preenchendo todos os campos (UF, Atuação, Palavra Chave, Nome do Profissional) ou menos e clicar no botão Pesquisar. A pesquisa por profissionais pode ser realizada por mais de uma forma.

6 profissional: Pode ser filtrada pela Unidade Federativa, em que é preciso indicar de que estado está o A outra opção é através do campo Atuação, em que se deve identificar em que área, dentro da empresa, como autônomo, no ensino e em órgão público, o profissional a ser pesquisado atua. Também é possível fazer uma busca por uma palavra chave, sendo que pode ser escolhida a forma da pesquisa, como mostra na figura abaixo: E ainda, se pode pesquisar diretamente pelo nome do profissional, o qual se procura: Como mencionamos anteriormente, a escolha da pesquisa é livre, pode indicar todos os campos, ou apenas um, por exemplo, e pesquisar. Em seguida, temos as Últimas Notícias, que atualiza em tempo real, quando algum profissional incluiu alguma notícia no seu perfil. Como podemos visualizar na imagem abaixo, o título e a data da publicação identificam a notícia. Conforme vão sendo publicadas, a tela vai atualizando. Para ver todas, clique no ícone + notícias... e encontre todas. Seguindo a ordem da página inicial do Portal, temos a aba Profissionais, onde é possível pesquisar diretamente por um profissional da Contabilidade.

7 Assim, como descrevemos anteriormente, a pesquisa aqui, segue a mesma lógica. Identifique um ou mais campos e pesquise pelo colega. Continuando, estamos agora em Artigos. Nesta página, pesquise pelos artigos publicados de profissionais da Contabilidade, na sua página pessoal. Lembrando que a publicação de conteúdo é de responsabilidade de cada usuário.

8 Digite a palavra que contenha no artigo que você deseja buscar, e clique no botão Pesquisar para o sistema trazer um retorno do que encontrar. Continuando nesta primeira tela, temos Casos, que direciona para uma tela de busca de casos publicados pelos profissionais habilitados pelo CRC. Lembrando que o conteúdo incluído é de responsabilidade de cada um. Digite a palavra que contenha no caso que você deseja buscar, e clique no botão Pesquisar para o sistema trazer um retorno do que encontrar.

9 Para finalizar esta primeira tela, temos Notícias. Assim como na tela incial do Portal, esta carrega as publicações das notícias, de responsabilidade individual, de todos os profissionais com CRC. Para buscar, digite uma palavra que contenha na notícia, ou ainda, faça uma busca avançada, digitando o nome do profissional que desejas encontrar. Clique em Pesquisar, para começar a procura.

10 Cada profissional tem direito à uma página pessoal, onde gerencia e inclui todos os documentos, informações, casos, artigos, mensagens e outros procedimentos que desejar. O sistema é amplo e permite que você tenha total liberdade para criar seu perfil e compartilhar com os CRCs de outros estados. É importante salientar que qualquer material adicionado é de inteira responsabilidade do usuário, respeitando os colegas e dando veracidade aos fatos aqui expostos. Para visualizar a página pessoal de um colega de um mesmo ou outro CRC, a pesquisa é realizada na página inicial, como mostramos anteriormente. Ao aparecer o nome da pessoa que procura, clique em cima para abrir algumas informações, como ilustra a imagem a seguir.

11 Conforme o profissional configurou as informações do seu perfil, aparece na tela de busca. Neste exemplo, está o nome pesquisado, de que estado exerce as atividades, alguma descrição sobre a pessoa e logo abaixo um link, que se refere à página pessoal dele. Como este: Ao clicar no endereço do link, você será direcionado para uma nova página, onde será possível encontrar mais dados referentes à esta pessoa. Esta é a página pessoal do profissional que estamos usando como exemplo:

12 Nesta tela, podemos verificar os principais dados adicionados por aquele profissional do perfil que está visitando. No canto à esquerda há cinco botões: apresentação, artigos, notícias, contato e restrito. Conforme são incluídos conteúdo, estes botões vão sendo criados na área de apresentação do profissional. Botão Apresentação: é a página inicial do perfil do profissional. Contém as principais informações sobre aquela pessoa. Botão Artigos: onde estão armazenados por data de emissão, todos os artigos publicados por aquele profissional. Clicando em cima do enunciado, o sistema direciona para uma janela com informações mais aprofundadas, como o autor do artigo, especificação da área do assunto, o cargo na empresa, imagens, quando tiver e ainda, comentários feito por outros colegas. Botão Notícia: mostra as últimas notícias separadas pela data da publicação, adicionadas pelo profissional, na sua página pessoal. Clicando em cima do enunciado, o sistema direciona para uma janela com a notícia na íntegra para que seja lida.

13 Botão Contato: escreva uma mensagem direta para o colega do perfil que está visitando. Desta forma, e possível entrar em contato com quem quiser. Preencha os campos em branco, como nome, , assunto e mensagem. Não se esqueça de digitar o código de segurança para que o envio ocorra. E clique no botão Enviar Comunicação para que a mensagem seja enviada. Os outros botões (Links e Casos) podem aparecer na tela inicial, conforme conteúdo referente às estes for incluído na página pessoal.

14 Botão Restrito: para acessar as informações contidas em restrito, somente o responsável pelo perfil pode entrar. Nesta nova janela, o profissional indica o que vai aparecer de conteúdo na sua página, atualizar seus dados, ver as comunicações enviadas e recebidas do público externo e da comunidade, criar links para conteúdo web publicar comentários dos colegas em seus artigos, um espaço da comunidade com o catálogo dos profissionais do CRC.

15 Ao clicar em Restrito, abre a janela abaixo: Informe seus dados para fazer o login profissional, que você já vai ter recebido do setor responsável e clique em Conectar Profissional, para entrar. Ao ingressar, você é direcionado para uma tela de abertura com diversos links, em uma barra de menu, para você criar ou modificar os dados do seu perfil. Vamos verificar cada um deles.

16 Início: é a página inicial ao abrir a tela do restrito. Nela constam as informações sobre o profissional. No primeiro acesso, é preciso criar o histórico profissional, descrevendo em uma caixa de texto, um pouco sobre as atividades do seu currículo.

17 Ainda nesta página você sabe quantas pessoas da comunidade e quando, estas visitaram o seu perfil. Se tiver interesse em ver o perfil do visitante, clique direto no nome do profissional, que você será direcionado para a página dele. Nesta tela ficam armazenadas todas as informações cadastradas no site e no perfil pessoal. Estes perfis vêm com campos em branco e outros preenchidos previamente, mas que podem ser alterados pelo profissional. Começando pelo perfil pessoal, a primeira 4.1 Perfil histórico de todas, clicando no botão Consulta dos Acessos. situação que podemos observar é a quantidade de acessos feita pelo profissional. Você pode consultar as cinco últimas, que ficam dispostas na tela, quanto o

18 Logo abaixo aparece a Identificação do Usuário. O sistema permite que alguns campos sejam alterados, e outros não, como é o caso do Login e Nome, previamente autenticados e, por isso, sem possibilidade de edição. Para modificar algum outro campo, clique no botão Alterar Identificação. Na página da alteração, inclua pelo menos os quadros em branco que contém o asterisco em vermelho, identificando ser obrigatório preenchimento. Em seguida, salve. Ao retornar para a página do perfil, o próximo item dentro de Identificação do Usuário e que pode ser acrescentado, é a foto pessoal. Fique atento, pois aparecerá nas consultas no Portal e na comunidade, toda vez que você for procurado. Leia com atenção as instruções que aparecem sobre a foto. A escolha de inserção da foto é opção de cada um. Para incluir ou alterar a imagem, siga Para Alterar a Foto, siga os passos abaixo.

19 E o último campo sobre identificação, é a senha de acesso ao espaço restrito. O sistema permite a troca, se você desejar. Clique em Alterar Senha e preencha o que estiver com asterisco em vermelho, é obrigatório, e salve.

20 Passamos para o próximo quadro do perfil pessoal, as Configurações. Esta é uma opção de permitir quando o usuário estiver online e off-line para a Comunidade Catálogo dos Profissionais do CRC. Assim, quando estiver visível, o estará identificado On ao lado do seu nome. E oculta quando estiver conectado, ou seja, não fica disponível para os outros. Isto serve também para os alertas por . Você pode escolher se quer ou não receber avisos, entre avisos de comunicação, newsletter e dicas. Para alterar a visibilidade e/ou os alteras, clique nos botões correspondentes. Ainda dentro do perfil profissional, encontramos a parte da Identificação Profissional, que consiste em divulgar o registro, descrição e histórico do profissional do perfil. Aqui é possível alterar a relação da área de atuação, se precisar, e escrever uma apresentação simples e o histórico profissional. Lembre-se de salvar todas as modificações feitas.

21 Estes itens que mostramos são os encontrados no Perfil Pessoal, dentro do Perfil do profissional. Vejamos agora, o cadastro do Perfil do Site, dentro de Perfil, em restrito. O primeiro item mostrado é o de visibilidade pública no site, ou seja, você pode permitir ou não que as outras pessoas entrem no seu endereço e visualize o perfil. Aberto, então significa estar visível aos outros profissionais, com seus dados e registros possíveis a todos. E Manutenção, que significa que a sua página pessoal não aparecerá publicamente, e ficará disponível apenas para usuários. No final, não deixe de salvar as alterações.

22 Seguindo, o próximo quadro mostra o modelo do layout da página do profissional. O sistema já traz uma opção, porém pode ser alterado para outro modelo ou ainda, configurar um modelo próprio. Por fim, no perfil do site, há a opção de alterar a identificação, ou seja, informações pessoais que ficam disponíveis publicamente. Os únicos campos obrigatórios para serem preenchidos são a denominação, ou o nome como quer ser enxergado, e a cidade em que está situada. Também é possível excluir todos os dados do site para refazer.

23 Dentro da configuração do perfil, artigos é um espaço para publicar arquivos criados pelo profissional. Ao clicar no botão para incluir um novo artigo, identifique a área em que atua e então, o portal abre uma tela para você escrever o título, um 4.2 Artigos apenas para o dono do perfil. Salve o artigo. resumo explicando do que se trata e o texto em si do artigo. Também, escolha se este material vai ser disponibilizado para a comunidade CRC, ou reservado

24 Com o artigo incluído, aparecerá na tela dos artigos. Clique no título para abrir uma descrição completa do artigo, onde ficam armazenados comentários de outros profissionais, ou do público externo, identificação do artigo, como data, quando houve alteração, a visibilidade, que pode ser trocada, a quantidade de visitas, quem olhou foi que leu, e ainda a área de atuação que o artigo está vinculado. Você também pode alterar o texto, no botão Alterar Texto do Artigo e adicionar uma imagem sobre o assunto, se quiser.

25 Escolha acrescentar um caso que você participou ou pesquisou, no seu perfil. Clique no botão correspondente para incluir e vincule a sua área 4.3 Caso de atuação para abrir a tela de descrição do texto sobre o caso. Assim como Artigos, os campos de preenchimento são os mesmos (título, sinopse e texto), não se esquecendo de deixar visível ou não esta publicação.

26 Com o caso incluído, aparecerá na tela dos casos. Clique no título para abrir uma descrição completa do caso, onde ficam armazenados comentários de outros profissionais, ou do público externo, identificação do caso, como data, quando houve alteração, a visibilidade, que pode ser trocada, a quantidade de visitas, quem olhou foi que leu, e ainda a área de atuação que o caso está vinculado. Você também pode alterar o texto, no botão Alterar Texto do Artigo e adicionar uma imagem sobre o assunto, se quiser.

27 Para escrever uma nova notícia ou dica, clique no botão correspondente. A data que aparece é a marcada no computador, por 4.4 Notícia isso, é um campo pronto, ou seja, que não pode ser editado. O portal só permite que sejam incluídas notícias do dia. Descreva o título e o conteúdo do que deseja postar. Se for um texto que tem indicação de um link na Internet, ou que pode também ter mais assunto sobre, digite o endereço do site no campo Mais Informações. Indique ainda se este assunto deverá ser aberto na mesma ou uma nova janela e ainda, se estará visível ou não para a comunidade dos profissionais do CRC. E salve.

28 Em links, indique sites sobre diversos assuntos e de interesse seu e para os outros profissionais. 4.5 Links Para incluir, clique no botão correspondente, e preencha, pelo menos, os campos obrigatórios (endereço, abertura e visibilidade do link e sequência de listagem). O campo descrição fica a critério de o profissional querer fazer algum comentário sobre o link que está inserindo.

29 Para visualizar todos os links incluídos, a tela dos links, lista os endereços, obedecendo a quantidade determinada pelo profissional da ordem de quantos mostrar. O link ficará disponível para clicar e direcionar para o endereço. Além disso, quem incluiu, também pode editar alguma informação, caso necessite, clicando na imagem da mão com o lápis, à direita do link do site.

30 Em comunicações, estão todas as mensagens recebidas e enviadas pelo e para o profissional, dono do perfil. Estas podem vir tanto de 4.6 Comunicações pessoas da comunidade dos CRCs, quanto do público externo. Começando pela aba das comunicações Recebidas, conforme você vai recebendo, elas vão sendo mostradas na tabela que indica a data, hora, assunto e remetente de quem enviou. O envelope fechado indica que a mensagem não foi lida e o envelope aberto, o comunicado foi lido. Ainda nesta tela, verifique que pode haver uma imagem de um globo com uma lupa ou um círculo vermelho. Para diferenciar o primeiro identifica que uma pessoa externa da comunidade encaminhou e pode ser respondida para ela. A segunda diz respeito à comunidade dos profissionais do CRC e que alguma pessoa desde meio, mandou a mensagem. Para visualizar o conteúdo, clique em cima da mensagem. Uma nova tela irá abrir com o conteúdo da mensagem. Você pode excluir, caso não queira mantê-la ou responder direto desta página, clicando no botão Responder.

31 Nesta janela, escreva a mensagem que deseja encaminhar à pessoa que te mandou o comunicado, escolha manter uma cópia, ou não e clique em Enviar Resposta. O cadastrado irá receber a mensagem que você enviar. Dentro das recebidas, também tem o botão Nova Comunicação, para criar uma mensagem para alguém. Ao clicar, escolha se será para um profissional da comunidade dos contabilistas. Assim que selecionar o tipo, uma nova tela para pesquisar o profissional para o qual deseja enviar a mensagem, se abre. Preencha todos ou alguns dos os campos de atuação, palavrachave, UF, cidade, nome e quando da visitação para procurar o profissional da comunidade.

32 Ao clicar no botão de pesquisa uma tela se abre acima da de procura e você pode ver se essa pessoa está ON, ou seja, visível para a comunidade e ainda, na marcação em verde, indicando que você já visitou o perfil do profissional, ou em azul, que indica que este profissional já visitou o seu perfil. Para enviar a mensagem, a tela do perfil do profissional abre você pode, então, clicar no botão enviar comunicação. Agora você já pode escrever o comunicado para o colega da comunidade. Dados como De e Para já vem preenchido. Indique o assunto, escreva a mensagem, indique se deseja receber cópia, digite os valores do código de segurança e clique no botão Enviar Comunicação.

33 Agora passamos para as comunicações Enviadas. Conforme você vai enviando comunicações, vão aparecendo em uma tabela que indica a data, hora, assunto e destinatário. O envelope fechado indica que a mensagem não foi lida e o envelope aberto, o comunicado foi lido. Ainda nesta tela, verifique que pode haver uma imagem de um globo com uma lupa ou um círculo vermelho. Para diferenciar o primeiro identifica que uma pessoa externa da comunidade encaminhou e pode ser respondida para ela. A segunda diz respeito à comunidade dos profissionais do CRC e que alguma pessoa desde meio, mandou a mensagem. Para visualizar o conteúdo, clique em cima do comunicado. Uma nova tela irá abrir com o conteúdo da mensagem. Você pode excluir, caso não queira mantê-la ou clicar no nome do profissional para quem a comunicação foi encaminhada e escrever uma nova.

34 Dentro das comunicações enviadas, também tem o botão Nova Comunicação, para criar uma mensagem para alguém. Ao clicar, escolha se será para um profissional da comunidade dos Contadores. Assim que selecionar o tipo, uma nova tela para pesquisar o profissional para o qual deseja enviar a mensagem, se abre. Preencha todos ou alguns dos os campos de atuação, palavrachave, UF, cidade, nome e quando da visitação para procurar o profissional da comunidade. Ao clicar no botão de pesquisa uma tela se abre acima da de procura e você pode ver se essa pessoa está ON, ou seja, visível para a comunidade e ainda, na marcação em verde, indicando que você já visitou o perfil do profissional, ou em azul, que indica que este profissional já visitou o seu perfil.

35 Para enviar a mensagem, a tela do perfil do profissional abre você pode, então, clicar no botão enviar comunicação. Agora você já pode escrever o comunicado para o colega da comunidade. Dados como De e Para já vem preenchido. Indique o assunto, escreva a mensagem, indique se deseja receber cópia, digite os valores do código de segurança e clique no botão Enviar Comunicação. Diz respeito a todas as informações, comunicações, notícias, dicas, casos, artigos e contatos da comunidade dos profissionais do CRC. O sistema mostra um catálogo com estes dados referentes a este grupo e que todos podem visualizar, sendo membros. Clique em um dos links (Caso, Comunidade, Notícias e 4.7 Comunidade Artigos), para ser direcionado e verificar o que deseja sobre os profissionais da comunidade. Comunidade

36 Artigos Casos

37 Notícias Ao finalizar todas as atividades, clique em para retornar à página inicial. Por fim, mostramos neste manual, todas as opções de edição no perfil do profissional, como acessar e as funcionalidades do Portal do Contador Parceiro.

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como:

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como: Manual do Aluno É com muita satisfação que apresentamos o Reunir Unopar. Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa que tem por objetivo principal ser um espaço colaborativo de construção do conhecimento

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Alunos

Manual do Ambiente Moodle para Alunos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Alunos Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0 Atribuição de

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO]

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Site fácil... 4 4. Acessando o sistema de gestão de conteúdo (SGC)... 5 5. Páginas

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@)

Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@) PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL NO CEARÁ Núcleo Seccional da ESMAFE - 5ª Região no Ceará Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@) AMBIENTAÇÃO NA PLATAFORMA 1. Cadastro 2. Preenchimento

Leia mais

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal Manual de uso do RM Portal Acessando o portal 1º) Deve-se abrir um browser de internet (Utilizar o Internet Explorer para uma melhor visualização do portal). Após o browser aberto, deve-se digitar o endereço

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW GUIA RÁPIDO DE USO

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW GUIA RÁPIDO DE USO BEM-VINDO AO dhl PROVIEW GUIA RÁPIDO DE USO O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite a visibilidade dos envios e

Leia mais

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento.

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Tutorial Folha Express Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Índice Apresentação Pág. 2 Passo 1 Pág. 3 Disponibilização da Folha de Pagamento Passo 2 Pág. 5 Exportação de clientes e Folha de

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Manual do Plone (novo portal do IFCE)

Manual do Plone (novo portal do IFCE) Manual do Plone (novo portal do IFCE) Dezembro/2015 Índice Como criar submenus... 3 Como criar banner rotativo... 4 Como remover um banner... 5 Como criar uma notícia... 6 Como inserir imagem na notícia...

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

Utilização do Webmail da UFS

Utilização do Webmail da UFS Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Utilização do Webmail da UFS Procedimento Com o intuito de facilitar a execução dos passos, este tutorial

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos O objetivo do módulo de Gerenciamento de Projetos é ajudar a empresa a gerenciar com mais eficiência os seus projetos. Controle dos prazos, das tarefas, dos eventos, da quantidade

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno Guia Rápido de Utilização Ambiente Virtual de Aprendizagem Perfil Aluno 2015 APRESENTAÇÃO O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) open source¹. Esta Plataforma tornouse popular e hoje é utilizada

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 1.0 1 >> 1º Passo: Para acessar o SalicWeb Para inscrever a sua iniciativa cultural nos editais do Ministério da Cultura acesse o Sistema SalicWeb no endereço

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Tutorial Ouvidoria Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Como acessar a Ouvidoria? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online. Versão Chamamento Público

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online. Versão Chamamento Público MANUAL PARA INSCRIÇÃO online Versão Chamamento Público 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever-se

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância CURSOS DE GRADUAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA 2º semestre letivo / 2012 Sumário 1. Objetivo... 04 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem... 04

Leia mais

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz 15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL GETEC 01 2/13 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para utilizar o Webmail da Secretaria de

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Primeiro Acesso a Plataforma MOODLE. Autor: NUTEIA Data de Criação: 03 / 02 / 2008. Atualizado em: 16 / 03 / 2012. 1ª Etapa 01

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula :

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula : Como Criar uma Aula? Para criar uma sugestão de aula é necessário que você já tenha se cadastrado no Portal do Professor. Para se cadastrar clique em Inscreva-se, localizado na primeira página do Portal.

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

Gerenciamento de Contatos

Gerenciamento de Contatos Gerenciamento de Contatos O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar todos os contatos da empresa. Além dos dados mais importantes, o módulo permite cadastrar anotações e relacionar as tarefas e eventos

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário Portal Ypadê Montes Claros, 16 de Julho de 2011 Revisão 3 Sumário 1. Apresentação do portal e escopo deste documento... 2 2. Acessando o Portal Ypadê...

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Manual da Administração do site Abrasel 2.0

Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Caro usuário, Você está recebendo o manual que lhe dará acesso ao administrador do site 2.0 onde será possível fazer as seguintes alterações: Inserir notícias

Leia mais

SUMÁRIO DESCRIÇÃO DO PROGRAMA. 1 Link do Sistema 3. 2 Primeiro acesso 3. 3 Para entrar no Sistema 5. 4 Para registrar uma demanda 6

SUMÁRIO DESCRIÇÃO DO PROGRAMA. 1 Link do Sistema 3. 2 Primeiro acesso 3. 3 Para entrar no Sistema 5. 4 Para registrar uma demanda 6 TUTORIAL SUMÁRIO DESCRIÇÃO DO PROGRAMA PÁG DO DEMANDANTE 1 Link do Sistema 3 2 Primeiro acesso 3 3 Para entrar no Sistema 5 4 Para registrar uma demanda 6 5 Acompanhamento da demanda 9 2 TUTORIAL DESCRIÇÃO

Leia mais

TUTORIAL AUTODESK 360 COLABORAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS

TUTORIAL AUTODESK 360 COLABORAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS TUTORIAL AUTODESK 360 COLABORAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS Autodesk 360 é a nuvem da Autodesk, podendo ser acessada pela sua conta da Autodesk Education Community (estudantes) ou Autodesk Academic Resource

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SITE Instruções para associados

MANUAL DE ACESSO AO SITE Instruções para associados MANUAL DE ACESSO AO SITE Instruções para associados 03/09/2014 Sindicamp SUPORTE SINDICAMP http://www.sindicamp.org.br 1 SUMÁRIO 1-) SENHA MASTER... 3 2-)CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS... 4 3-) INFORMAÇÕES PARA

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

Manual WebAdmin News

Manual WebAdmin News Manual WebAdmin News 20/12/2008 Login: Com a integração das páginas de notícias ao site atual da empresa, você consegue publicar notícias e artigos com a cara da sua empresa, sem precisar conhecer os detalhes

Leia mais

Guia Prático de Acesso

Guia Prático de Acesso Guia Prático de Acesso 1. Como acessar o novo e-volution? O acesso ao novo e-volution é feito através do endereço novo.evolution.com.br. Identifique abaixo as possíveis formas de acesso: 1.1 Se você já

Leia mais

Manual do Usuário Network

Manual do Usuário Network Manual do Usuário Network Aluno Apresentação Apresentamos o manual de uso do site FGV Management Network. Espaço virtual criado com o objetivo de promover a integração, cooperação e convivência entre alunos,

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

www.portalfuturum.com.br

www.portalfuturum.com.br www.portalfuturum.com.br GEOGRAFIA Solos GUIA RÁPIDO DO AMBIENTE DE FORMAÇÃO DO PORTAL FUTURUM Prezado(a) cursista, Bem-vindo(a) ao Ambiente de Formação do Portal Futurum (AFPF)!!! A proposta deste material

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

Tutorial Web Mail. Acesso e Utilização. MPX Brasil Cuiabá/MT: Av. Mal Deodoro, 1522 B Centro Norte. Contato: (65) 3364-3132 cuiaba@mpxbrasil.com.

Tutorial Web Mail. Acesso e Utilização. MPX Brasil Cuiabá/MT: Av. Mal Deodoro, 1522 B Centro Norte. Contato: (65) 3364-3132 cuiaba@mpxbrasil.com. Tutorial Web Mail Acesso e Utilização Como acessar meu e-mail institucional? 1. Para acessar seu e-mail institucional, acesse primeiramente o site ao qual ele pertence, por exemplo o e-mail contato@alianca.to.gov.br

Leia mais

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment 1 Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem gratuito para gestão e desenvolvimento de cursos na modalidade

Leia mais

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br PESQUISAS NA WEB 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br No Laboratório do Paraná Digital o Google está configurado no sistema como buscador padrão. Para acessá-lo,

Leia mais

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia. Sumário Introdução... 1 Objetivos... 1 Instruções para utilização do Tutorial... 1 Metodologia... 2 Apresentação do Editor de Roteiro de Aprendizagem... 2 Inserir Roteiro de Aprendizagem... 3 Meus Roteiros...

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. ACESSO AO SISTEMA... 1 1.2. TELA INICIAL

Leia mais

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Carmen Mathias Agosto - 2009 I. CADASTRO 1. Acessar o site de treinamento (teste): http://moodle_course.unifra.br/ 2. Faça o login, clicando em acesso no lado direito superior da tela: 3. Coloque seu nome

Leia mais