Portal Contador Parceiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portal Contador Parceiro"

Transcrição

1 Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa

2 1. Portal Contador Parceiro Acesso ao Portal Profissionais Restrito Perfil Artigos Caso Notícia Link Comunicações Comunidade...37

3 O Portal do Contador Parceiro oferece à comunidade dos profissionais do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), uma ferramenta de comunicação virtual, em parceria com a Safeweb Segurança da Informação. Esta solução tem a pretensão de ser rápida e de fácil utilização, propondo um ambiente de colaboração e contribuição contínua para estes profissionais. O Portal propõe a interação entre os conselhos, buscando conhecer o perfil e o trabalho de outros profissionais. Faz-se importante mencionar que todo o conteúdo publicado no Portal é de inteira responsabilidade de cada profissional, pois este tem plena autonomia para a adesão e administração do seu conteúdo no Portal, assim como o gerenciamento das informações aqui disponibilizadas. A seguir, mostraremos todas as funções do Portal do Contador Parceiro, como o perfil dos profissionais, a inclusão de artigos, dicas, notícias, casos, a comunicação com colegas e mais.

4 O acesso ao Portal é feito através do site da Safeweb (www.safeweb.com.br), na opção Parceiros, no menu da tela principal. Ao clicar em Contabilista Parceiro, o site irá abrir informações sobre o Escritório Virtual, Contrato, Solicitação de Certificado, Sala de Vídeo Conferência, abas que trazem conteúdo sobre o espaço de comunicação virtual destinado aos Contadores, com Portal e Web conferências entre CRCs em locais distintos, solicitação de certificados.

5 identifica. Para acessar o Portal, esteja na aba Escritório Virtual e clique no link que Assim que entrar, você estará no Portal do Contador Parceiro. Na tela de abertura são mostradas as opções de navegação para o profissional: portal, profissionais, artigos, casos e notícias. Começando pela ordem em que aparecem na tela, estamos no Portal. Aqui podemos visualizar campos de buscas e notícias diárias. Você pode escolher nesta coluna, por qual categoria quer fazer a busca do colega ou material de leitura. Na pesquisa pelo colega, você tem a opção de pesquisar preenchendo todos os campos (UF, Atuação, Palavra Chave, Nome do Profissional) ou menos e clicar no botão Pesquisar. A pesquisa por profissionais pode ser realizada por mais de uma forma.

6 profissional: Pode ser filtrada pela Unidade Federativa, em que é preciso indicar de que estado está o A outra opção é através do campo Atuação, em que se deve identificar em que área, dentro da empresa, como autônomo, no ensino e em órgão público, o profissional a ser pesquisado atua. Também é possível fazer uma busca por uma palavra chave, sendo que pode ser escolhida a forma da pesquisa, como mostra na figura abaixo: E ainda, se pode pesquisar diretamente pelo nome do profissional, o qual se procura: Como mencionamos anteriormente, a escolha da pesquisa é livre, pode indicar todos os campos, ou apenas um, por exemplo, e pesquisar. Em seguida, temos as Últimas Notícias, que atualiza em tempo real, quando algum profissional incluiu alguma notícia no seu perfil. Como podemos visualizar na imagem abaixo, o título e a data da publicação identificam a notícia. Conforme vão sendo publicadas, a tela vai atualizando. Para ver todas, clique no ícone + notícias... e encontre todas. Seguindo a ordem da página inicial do Portal, temos a aba Profissionais, onde é possível pesquisar diretamente por um profissional da Contabilidade.

7 Assim, como descrevemos anteriormente, a pesquisa aqui, segue a mesma lógica. Identifique um ou mais campos e pesquise pelo colega. Continuando, estamos agora em Artigos. Nesta página, pesquise pelos artigos publicados de profissionais da Contabilidade, na sua página pessoal. Lembrando que a publicação de conteúdo é de responsabilidade de cada usuário.

8 Digite a palavra que contenha no artigo que você deseja buscar, e clique no botão Pesquisar para o sistema trazer um retorno do que encontrar. Continuando nesta primeira tela, temos Casos, que direciona para uma tela de busca de casos publicados pelos profissionais habilitados pelo CRC. Lembrando que o conteúdo incluído é de responsabilidade de cada um. Digite a palavra que contenha no caso que você deseja buscar, e clique no botão Pesquisar para o sistema trazer um retorno do que encontrar.

9 Para finalizar esta primeira tela, temos Notícias. Assim como na tela incial do Portal, esta carrega as publicações das notícias, de responsabilidade individual, de todos os profissionais com CRC. Para buscar, digite uma palavra que contenha na notícia, ou ainda, faça uma busca avançada, digitando o nome do profissional que desejas encontrar. Clique em Pesquisar, para começar a procura.

10 Cada profissional tem direito à uma página pessoal, onde gerencia e inclui todos os documentos, informações, casos, artigos, mensagens e outros procedimentos que desejar. O sistema é amplo e permite que você tenha total liberdade para criar seu perfil e compartilhar com os CRCs de outros estados. É importante salientar que qualquer material adicionado é de inteira responsabilidade do usuário, respeitando os colegas e dando veracidade aos fatos aqui expostos. Para visualizar a página pessoal de um colega de um mesmo ou outro CRC, a pesquisa é realizada na página inicial, como mostramos anteriormente. Ao aparecer o nome da pessoa que procura, clique em cima para abrir algumas informações, como ilustra a imagem a seguir.

11 Conforme o profissional configurou as informações do seu perfil, aparece na tela de busca. Neste exemplo, está o nome pesquisado, de que estado exerce as atividades, alguma descrição sobre a pessoa e logo abaixo um link, que se refere à página pessoal dele. Como este: Ao clicar no endereço do link, você será direcionado para uma nova página, onde será possível encontrar mais dados referentes à esta pessoa. Esta é a página pessoal do profissional que estamos usando como exemplo:

12 Nesta tela, podemos verificar os principais dados adicionados por aquele profissional do perfil que está visitando. No canto à esquerda há cinco botões: apresentação, artigos, notícias, contato e restrito. Conforme são incluídos conteúdo, estes botões vão sendo criados na área de apresentação do profissional. Botão Apresentação: é a página inicial do perfil do profissional. Contém as principais informações sobre aquela pessoa. Botão Artigos: onde estão armazenados por data de emissão, todos os artigos publicados por aquele profissional. Clicando em cima do enunciado, o sistema direciona para uma janela com informações mais aprofundadas, como o autor do artigo, especificação da área do assunto, o cargo na empresa, imagens, quando tiver e ainda, comentários feito por outros colegas. Botão Notícia: mostra as últimas notícias separadas pela data da publicação, adicionadas pelo profissional, na sua página pessoal. Clicando em cima do enunciado, o sistema direciona para uma janela com a notícia na íntegra para que seja lida.

13 Botão Contato: escreva uma mensagem direta para o colega do perfil que está visitando. Desta forma, e possível entrar em contato com quem quiser. Preencha os campos em branco, como nome, , assunto e mensagem. Não se esqueça de digitar o código de segurança para que o envio ocorra. E clique no botão Enviar Comunicação para que a mensagem seja enviada. Os outros botões (Links e Casos) podem aparecer na tela inicial, conforme conteúdo referente às estes for incluído na página pessoal.

14 Botão Restrito: para acessar as informações contidas em restrito, somente o responsável pelo perfil pode entrar. Nesta nova janela, o profissional indica o que vai aparecer de conteúdo na sua página, atualizar seus dados, ver as comunicações enviadas e recebidas do público externo e da comunidade, criar links para conteúdo web publicar comentários dos colegas em seus artigos, um espaço da comunidade com o catálogo dos profissionais do CRC.

15 Ao clicar em Restrito, abre a janela abaixo: Informe seus dados para fazer o login profissional, que você já vai ter recebido do setor responsável e clique em Conectar Profissional, para entrar. Ao ingressar, você é direcionado para uma tela de abertura com diversos links, em uma barra de menu, para você criar ou modificar os dados do seu perfil. Vamos verificar cada um deles.

16 Início: é a página inicial ao abrir a tela do restrito. Nela constam as informações sobre o profissional. No primeiro acesso, é preciso criar o histórico profissional, descrevendo em uma caixa de texto, um pouco sobre as atividades do seu currículo.

17 Ainda nesta página você sabe quantas pessoas da comunidade e quando, estas visitaram o seu perfil. Se tiver interesse em ver o perfil do visitante, clique direto no nome do profissional, que você será direcionado para a página dele. Nesta tela ficam armazenadas todas as informações cadastradas no site e no perfil pessoal. Estes perfis vêm com campos em branco e outros preenchidos previamente, mas que podem ser alterados pelo profissional. Começando pelo perfil pessoal, a primeira 4.1 Perfil histórico de todas, clicando no botão Consulta dos Acessos. situação que podemos observar é a quantidade de acessos feita pelo profissional. Você pode consultar as cinco últimas, que ficam dispostas na tela, quanto o

18 Logo abaixo aparece a Identificação do Usuário. O sistema permite que alguns campos sejam alterados, e outros não, como é o caso do Login e Nome, previamente autenticados e, por isso, sem possibilidade de edição. Para modificar algum outro campo, clique no botão Alterar Identificação. Na página da alteração, inclua pelo menos os quadros em branco que contém o asterisco em vermelho, identificando ser obrigatório preenchimento. Em seguida, salve. Ao retornar para a página do perfil, o próximo item dentro de Identificação do Usuário e que pode ser acrescentado, é a foto pessoal. Fique atento, pois aparecerá nas consultas no Portal e na comunidade, toda vez que você for procurado. Leia com atenção as instruções que aparecem sobre a foto. A escolha de inserção da foto é opção de cada um. Para incluir ou alterar a imagem, siga Para Alterar a Foto, siga os passos abaixo.

19 E o último campo sobre identificação, é a senha de acesso ao espaço restrito. O sistema permite a troca, se você desejar. Clique em Alterar Senha e preencha o que estiver com asterisco em vermelho, é obrigatório, e salve.

20 Passamos para o próximo quadro do perfil pessoal, as Configurações. Esta é uma opção de permitir quando o usuário estiver online e off-line para a Comunidade Catálogo dos Profissionais do CRC. Assim, quando estiver visível, o estará identificado On ao lado do seu nome. E oculta quando estiver conectado, ou seja, não fica disponível para os outros. Isto serve também para os alertas por . Você pode escolher se quer ou não receber avisos, entre avisos de comunicação, newsletter e dicas. Para alterar a visibilidade e/ou os alteras, clique nos botões correspondentes. Ainda dentro do perfil profissional, encontramos a parte da Identificação Profissional, que consiste em divulgar o registro, descrição e histórico do profissional do perfil. Aqui é possível alterar a relação da área de atuação, se precisar, e escrever uma apresentação simples e o histórico profissional. Lembre-se de salvar todas as modificações feitas.

21 Estes itens que mostramos são os encontrados no Perfil Pessoal, dentro do Perfil do profissional. Vejamos agora, o cadastro do Perfil do Site, dentro de Perfil, em restrito. O primeiro item mostrado é o de visibilidade pública no site, ou seja, você pode permitir ou não que as outras pessoas entrem no seu endereço e visualize o perfil. Aberto, então significa estar visível aos outros profissionais, com seus dados e registros possíveis a todos. E Manutenção, que significa que a sua página pessoal não aparecerá publicamente, e ficará disponível apenas para usuários. No final, não deixe de salvar as alterações.

22 Seguindo, o próximo quadro mostra o modelo do layout da página do profissional. O sistema já traz uma opção, porém pode ser alterado para outro modelo ou ainda, configurar um modelo próprio. Por fim, no perfil do site, há a opção de alterar a identificação, ou seja, informações pessoais que ficam disponíveis publicamente. Os únicos campos obrigatórios para serem preenchidos são a denominação, ou o nome como quer ser enxergado, e a cidade em que está situada. Também é possível excluir todos os dados do site para refazer.

23 Dentro da configuração do perfil, artigos é um espaço para publicar arquivos criados pelo profissional. Ao clicar no botão para incluir um novo artigo, identifique a área em que atua e então, o portal abre uma tela para você escrever o título, um 4.2 Artigos apenas para o dono do perfil. Salve o artigo. resumo explicando do que se trata e o texto em si do artigo. Também, escolha se este material vai ser disponibilizado para a comunidade CRC, ou reservado

24 Com o artigo incluído, aparecerá na tela dos artigos. Clique no título para abrir uma descrição completa do artigo, onde ficam armazenados comentários de outros profissionais, ou do público externo, identificação do artigo, como data, quando houve alteração, a visibilidade, que pode ser trocada, a quantidade de visitas, quem olhou foi que leu, e ainda a área de atuação que o artigo está vinculado. Você também pode alterar o texto, no botão Alterar Texto do Artigo e adicionar uma imagem sobre o assunto, se quiser.

25 Escolha acrescentar um caso que você participou ou pesquisou, no seu perfil. Clique no botão correspondente para incluir e vincule a sua área 4.3 Caso de atuação para abrir a tela de descrição do texto sobre o caso. Assim como Artigos, os campos de preenchimento são os mesmos (título, sinopse e texto), não se esquecendo de deixar visível ou não esta publicação.

26 Com o caso incluído, aparecerá na tela dos casos. Clique no título para abrir uma descrição completa do caso, onde ficam armazenados comentários de outros profissionais, ou do público externo, identificação do caso, como data, quando houve alteração, a visibilidade, que pode ser trocada, a quantidade de visitas, quem olhou foi que leu, e ainda a área de atuação que o caso está vinculado. Você também pode alterar o texto, no botão Alterar Texto do Artigo e adicionar uma imagem sobre o assunto, se quiser.

27 Para escrever uma nova notícia ou dica, clique no botão correspondente. A data que aparece é a marcada no computador, por 4.4 Notícia isso, é um campo pronto, ou seja, que não pode ser editado. O portal só permite que sejam incluídas notícias do dia. Descreva o título e o conteúdo do que deseja postar. Se for um texto que tem indicação de um link na Internet, ou que pode também ter mais assunto sobre, digite o endereço do site no campo Mais Informações. Indique ainda se este assunto deverá ser aberto na mesma ou uma nova janela e ainda, se estará visível ou não para a comunidade dos profissionais do CRC. E salve.

28 Em links, indique sites sobre diversos assuntos e de interesse seu e para os outros profissionais. 4.5 Links Para incluir, clique no botão correspondente, e preencha, pelo menos, os campos obrigatórios (endereço, abertura e visibilidade do link e sequência de listagem). O campo descrição fica a critério de o profissional querer fazer algum comentário sobre o link que está inserindo.

29 Para visualizar todos os links incluídos, a tela dos links, lista os endereços, obedecendo a quantidade determinada pelo profissional da ordem de quantos mostrar. O link ficará disponível para clicar e direcionar para o endereço. Além disso, quem incluiu, também pode editar alguma informação, caso necessite, clicando na imagem da mão com o lápis, à direita do link do site.

30 Em comunicações, estão todas as mensagens recebidas e enviadas pelo e para o profissional, dono do perfil. Estas podem vir tanto de 4.6 Comunicações pessoas da comunidade dos CRCs, quanto do público externo. Começando pela aba das comunicações Recebidas, conforme você vai recebendo, elas vão sendo mostradas na tabela que indica a data, hora, assunto e remetente de quem enviou. O envelope fechado indica que a mensagem não foi lida e o envelope aberto, o comunicado foi lido. Ainda nesta tela, verifique que pode haver uma imagem de um globo com uma lupa ou um círculo vermelho. Para diferenciar o primeiro identifica que uma pessoa externa da comunidade encaminhou e pode ser respondida para ela. A segunda diz respeito à comunidade dos profissionais do CRC e que alguma pessoa desde meio, mandou a mensagem. Para visualizar o conteúdo, clique em cima da mensagem. Uma nova tela irá abrir com o conteúdo da mensagem. Você pode excluir, caso não queira mantê-la ou responder direto desta página, clicando no botão Responder.

31 Nesta janela, escreva a mensagem que deseja encaminhar à pessoa que te mandou o comunicado, escolha manter uma cópia, ou não e clique em Enviar Resposta. O cadastrado irá receber a mensagem que você enviar. Dentro das recebidas, também tem o botão Nova Comunicação, para criar uma mensagem para alguém. Ao clicar, escolha se será para um profissional da comunidade dos contabilistas. Assim que selecionar o tipo, uma nova tela para pesquisar o profissional para o qual deseja enviar a mensagem, se abre. Preencha todos ou alguns dos os campos de atuação, palavrachave, UF, cidade, nome e quando da visitação para procurar o profissional da comunidade.

32 Ao clicar no botão de pesquisa uma tela se abre acima da de procura e você pode ver se essa pessoa está ON, ou seja, visível para a comunidade e ainda, na marcação em verde, indicando que você já visitou o perfil do profissional, ou em azul, que indica que este profissional já visitou o seu perfil. Para enviar a mensagem, a tela do perfil do profissional abre você pode, então, clicar no botão enviar comunicação. Agora você já pode escrever o comunicado para o colega da comunidade. Dados como De e Para já vem preenchido. Indique o assunto, escreva a mensagem, indique se deseja receber cópia, digite os valores do código de segurança e clique no botão Enviar Comunicação.

33 Agora passamos para as comunicações Enviadas. Conforme você vai enviando comunicações, vão aparecendo em uma tabela que indica a data, hora, assunto e destinatário. O envelope fechado indica que a mensagem não foi lida e o envelope aberto, o comunicado foi lido. Ainda nesta tela, verifique que pode haver uma imagem de um globo com uma lupa ou um círculo vermelho. Para diferenciar o primeiro identifica que uma pessoa externa da comunidade encaminhou e pode ser respondida para ela. A segunda diz respeito à comunidade dos profissionais do CRC e que alguma pessoa desde meio, mandou a mensagem. Para visualizar o conteúdo, clique em cima do comunicado. Uma nova tela irá abrir com o conteúdo da mensagem. Você pode excluir, caso não queira mantê-la ou clicar no nome do profissional para quem a comunicação foi encaminhada e escrever uma nova.

34 Dentro das comunicações enviadas, também tem o botão Nova Comunicação, para criar uma mensagem para alguém. Ao clicar, escolha se será para um profissional da comunidade dos Contadores. Assim que selecionar o tipo, uma nova tela para pesquisar o profissional para o qual deseja enviar a mensagem, se abre. Preencha todos ou alguns dos os campos de atuação, palavrachave, UF, cidade, nome e quando da visitação para procurar o profissional da comunidade. Ao clicar no botão de pesquisa uma tela se abre acima da de procura e você pode ver se essa pessoa está ON, ou seja, visível para a comunidade e ainda, na marcação em verde, indicando que você já visitou o perfil do profissional, ou em azul, que indica que este profissional já visitou o seu perfil.

35 Para enviar a mensagem, a tela do perfil do profissional abre você pode, então, clicar no botão enviar comunicação. Agora você já pode escrever o comunicado para o colega da comunidade. Dados como De e Para já vem preenchido. Indique o assunto, escreva a mensagem, indique se deseja receber cópia, digite os valores do código de segurança e clique no botão Enviar Comunicação. Diz respeito a todas as informações, comunicações, notícias, dicas, casos, artigos e contatos da comunidade dos profissionais do CRC. O sistema mostra um catálogo com estes dados referentes a este grupo e que todos podem visualizar, sendo membros. Clique em um dos links (Caso, Comunidade, Notícias e 4.7 Comunidade Artigos), para ser direcionado e verificar o que deseja sobre os profissionais da comunidade. Comunidade

36 Artigos Casos

37 Notícias Ao finalizar todas as atividades, clique em para retornar à página inicial. Por fim, mostramos neste manual, todas as opções de edição no perfil do profissional, como acessar e as funcionalidades do Portal do Contador Parceiro.

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno Guia Rápido de Utilização Ambiente Virtual de Aprendizagem Perfil Aluno 2015 APRESENTAÇÃO O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) open source¹. Esta Plataforma tornouse popular e hoje é utilizada

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula :

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula : Como Criar uma Aula? Para criar uma sugestão de aula é necessário que você já tenha se cadastrado no Portal do Professor. Para se cadastrar clique em Inscreva-se, localizado na primeira página do Portal.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA TUTORES PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1. PRIMEIRO ACESSO À PLATAFORMA... 03 2. PLATAFORMA DO CURSO... 07 2.1 Barra de Navegação...

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico

e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico Página1 e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é MDF-e?... 03 2. Safeweb e-nota MDF-e... 04 3. Acesso e-nota

Leia mais

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como:

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como: Manual do Aluno É com muita satisfação que apresentamos o Reunir Unopar. Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa que tem por objetivo principal ser um espaço colaborativo de construção do conhecimento

Leia mais

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Página1 e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é Nota Fiscal de Serviço eletrônica

Leia mais

Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@)

Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@) PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL NO CEARÁ Núcleo Seccional da ESMAFE - 5ª Região no Ceará Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@) AMBIENTAÇÃO NA PLATAFORMA 1. Cadastro 2. Preenchimento

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD 1

MANUAL DO ALUNO EAD 1 MANUAL DO ALUNO EAD 1 2 1. CADASTRAMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Após navegar até o PORTAL DA SOLDASOFT (www.soldasoft.com.br), vá até o AMBIENTE DE APRENDIZAGEM (www.soldasoft.com.br/cursos).

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário Portal Ypadê Montes Claros, 16 de Julho de 2011 Revisão 3 Sumário 1. Apresentação do portal e escopo deste documento... 2 2. Acessando o Portal Ypadê...

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit Presskit Guia Rápido Release 2.0 Presskit 06/07/2009 Sumário 1 Login 2 Login e Senha...................................... 2 Esqueci minha senha.................................. 2 Fale Com o Suporte...................................

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES 1.3

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual

Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual Escritório de Gestão de Projetos em EAD Unisinos http://www.unisinos.br/ead 2 A partir de agora,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

Manual de uso do Gerente

Manual de uso do Gerente Manual de uso do Gerente Manual do Hypnobox: www.hypnobox.com.br/manual Índice Acessar o Hypnobox Endereço o www Login e Senha Tela Principal Perfil de acesso Editar Dados pessoais Fila de corretores Gerenciar

Leia mais

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor Introdução O SIAP, Sistema de Apoio ao Professor, é um programa que vai contribuir, de forma decisiva, com o cotidiano escolar de alunos, professores, gestores e funcionários administrativos. Com a implantação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Tutorial Ouvidoria Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Como acessar a Ouvidoria? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Alunos

Manual do Ambiente Moodle para Alunos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Alunos Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0 Atribuição de

Leia mais

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal Manual de uso do RM Portal Acessando o portal 1º) Deve-se abrir um browser de internet (Utilizar o Internet Explorer para uma melhor visualização do portal). Após o browser aberto, deve-se digitar o endereço

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

Manual do Aluno. NetAula. Manual produzido pela Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada 1

Manual do Aluno. NetAula. Manual produzido pela Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada 1 Manual do Aluno NetAula Manual produzido pela Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada 1 Manual do Aluno NetAula Caro aluno da EAD da ULBRA Para você ter acesso às salas das disciplinas ofertadas

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Primeiro Acesso a Plataforma MOODLE. Autor: NUTEIA Data de Criação: 03 / 02 / 2008. Atualizado em: 16 / 03 / 2012. 1ª Etapa 01

Leia mais

Documentação do site de imóveis e parcerias RIO ONLINE

Documentação do site de imóveis e parcerias RIO ONLINE Documentação do site de imóveis e parcerias RIO ONLINE Índice 1) Painel de Imóveis...3 1.1) Filtrar...3 1.2) Incluir Imóvel...3 1.3) Alterar Imóvel...4 1.3.1) Não publicar imóvel no site...4 1.4) Fotos

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA AGENDA

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos O objetivo do módulo de Gerenciamento de Projetos é ajudar a empresa a gerenciar com mais eficiência os seus projetos. Controle dos prazos, das tarefas, dos eventos, da quantidade

Leia mais

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento.

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Tutorial Folha Express Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Índice Apresentação Pág. 2 Passo 1 Pág. 3 Disponibilização da Folha de Pagamento Passo 2 Pág. 5 Exportação de clientes e Folha de

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA

Leia mais

Utilização do Webmail da UFS

Utilização do Webmail da UFS Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Utilização do Webmail da UFS Procedimento Com o intuito de facilitar a execução dos passos, este tutorial

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é:

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é: 1. CONCEITO Completo, prático e rápido. Diante do aumento da complexidade da tributação e do risco fiscal, pelos desafios de conhecimento e capacitação e pela velocidade para acompanhar mudanças na legislação,

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW GUIA RÁPIDO DE USO

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW GUIA RÁPIDO DE USO BEM-VINDO AO dhl PROVIEW GUIA RÁPIDO DE USO O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite a visibilidade dos envios e

Leia mais

MANUAL DO MOODLE VISÃO DO ALUNO

MANUAL DO MOODLE VISÃO DO ALUNO MANUAL DO MOODLE VISÃO DO ALUNO Desenvolvido por: Patricia Mariotto Mozzaquatro SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO....03 2 O AMBIENTE MOODLE......03 2.1 Quais as caixas de utilidade que posso adicionar?...04 2.1.1 Caixa

Leia mais

Manual do Debit Jurídico. Primeiros passos

Manual do Debit Jurídico. Primeiros passos Manual do Debit Jurídico Primeiros passos Índice Apresentação...2 Como acessar o produto...3 Tela Inicial...5 Como cadastrar o primeiro processo...5 Cliente...6 Advogado...6 Adverso...6 Dados do Processo...6

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Tutorial USERADM. Inserindo conteúdos no site

Tutorial USERADM. Inserindo conteúdos no site Tutorial USERADM Inserindo conteúdos no site Como acessar o Administrador de Conteúdos do site? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar o site da Prefeitura de Aliança-TO,

Leia mais

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet.

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet. Olá! Você está recebendo as informações iniciais para utilizar o GEM (Software para Gestão Educacional) para gerenciar suas unidades escolares. O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

Gerenciamento de Contatos

Gerenciamento de Contatos Gerenciamento de Contatos O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar todos os contatos da empresa. Além dos dados mais importantes, o módulo permite cadastrar anotações e relacionar as tarefas e eventos

Leia mais

Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Manual do Produto

Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Manual do Produto Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian Manual do Produto Índice Introdução - Assistente do Certificado Digital Serasa Experian 3 1. Verificação de Ambiente 4 2. Instalação

Leia mais

Treinamento Plone. Unirio

Treinamento Plone. Unirio Treinamento Plone Unirio Autenticando no Site Ao abrir o site Plone, no canto superior direito você verá a aba acessar. Clique nela. Autenticando no Site Autenticando no Site Ao clicá-la, abrirá uma janela

Leia mais

MANUAL DO ALUNO COSEMS - MG. www.cosemsmg-ead.org.br

MANUAL DO ALUNO COSEMS - MG. www.cosemsmg-ead.org.br MANUAL DO ALUNO COSEMS - MG 1 ÍNDICE 03 APRESENTAÇÃO. Dicas para estudar a distância. Funções do professor e do tutor 04 CADASTRO NO CURSO 05 ACESSO AO CURSO 07 FERRAMENTAS DE ESTUDO. Conteúdo: aulas virtuais.

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - NETAULA CURSOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PERFIL ALUNO

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - NETAULA CURSOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PERFIL ALUNO MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - NETAULA CURSOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PERFIL ALUNO MANUAL NETAULA PERFIL ALUNO Caro aluno da EAD da ULBRA Para você ter acesso às salas das disciplinas ofertadas

Leia mais

Guia Prático de Acesso

Guia Prático de Acesso Guia Prático de Acesso 1. Como acessar o novo e-volution? O acesso ao novo e-volution é feito através do endereço novo.evolution.com.br. Identifique abaixo as possíveis formas de acesso: 1.1 Se você já

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO]

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Site fácil... 4 4. Acessando o sistema de gestão de conteúdo (SGC)... 5 5. Páginas

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno 1 MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno Acessando o sistema 1- Para acessar a Faculdade Interação Americana Virtual digite o seguinte endereço: http://ead.fia.edu.br/

Leia mais

3 - Tela Principal. Itens importantes da página

3 - Tela Principal. Itens importantes da página SUMÁRIO 1 1 - Conceitos Gerais O CRQ é um sistema de controle de qualidade utilizado na etapa de recrutamento de estudos de natureza qualitativa. Ele é um banco de dados que tem como principal objetivo

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

manual Sistema de Gestão de Contribuições

manual Sistema de Gestão de Contribuições manual Sistema de Gestão de Contribuições Conteúdo 1. Login 4 2. Home 5 3. Informações básicas 3.1. Menus 6 3.2. Números e status 7 3.3. Ações 8 4. Ambientes da ferramenta 4.1. Sindicato 13 4.2. Empresas

Leia mais

e-nota E Módulo de Entrega da Nota

e-nota E Módulo de Entrega da Nota Página1 e-nota E Módulo de Entrega da Nota Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota E... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota E... 05 4. Gerenciamento

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria

Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria 1 Sumário Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria... 1 1 Sumário... 1 2 Lista de Figuras... 5 3 A Janela principal...

Leia mais

Manual WebAdmin News

Manual WebAdmin News Manual WebAdmin News 20/12/2008 Login: Com a integração das páginas de notícias ao site atual da empresa, você consegue publicar notícias e artigos com a cara da sua empresa, sem precisar conhecer os detalhes

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

SISTEMA COOL 2.0V. (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO

SISTEMA COOL 2.0V. (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA COOL 2.0V (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE Pré-requisitos para utilização do sistema....2 Parte I Navegador...2 Parte II Instalação do Interpretador de PDF...2 Parte III

Leia mais

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS Neste documento você encontrará um conjunto de orientações de como navegar na plataforma do MBA Gestão Empreendedora. Siga as instruções com atenção e salve este

Leia mais

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS 1 SUMÁRIO Funcionamento dos Cursos... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 07 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 09 Edição do Perfil... 12 Acessando as Atividades... 14 Iniciando o Semestre...

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas GerNFe 1.0 Manual do usuário Página 1/13 GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas O programa GerNFe 1.0 tem como objetivo armazenar em local seguro e de maneira prática para pesquisa,

Leia mais

Manual do Usuário Network

Manual do Usuário Network Manual do Usuário Network Aluno Apresentação Apresentamos o manual de uso do site FGV Management Network. Espaço virtual criado com o objetivo de promover a integração, cooperação e convivência entre alunos,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2014 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE

Leia mais

Cadastro NOVO Bilhete Único - SPTRANS

Cadastro NOVO Bilhete Único - SPTRANS ÍNDICE 1. Objetivo...02 2. Cadastramento para emissão do NOVO Bilhete Único...3/10 3. Sessão Expirada...11/13 4. Etapas do Cadastro...14/16 5. Finalização do Cadastro...17/18 6. Pesquisa de Satisfação...19/19

Leia mais