Compostagem de Lamas e outros Resíduos!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Compostagem de Lamas e outros Resíduos!"

Transcrição

1 Compostagem de Lamas e outros Resíduos! Idílio Neto! Engº Agrónomo, Consultor! Seminário Fim do Estatuto de Resíduos. Novos Critérios para a Produção de Composto Proveniente de Lamas de ETAR e da Fração Biodegradável dos Resíduos Urbanos!! Ordem dos Engenheiros, 29 de outubro de 2013!

2 Compostagem! Conceito! Processo de decomposição aeróbia de materiais orgânicos;! Intervenção de Microrganismos em ambiente controlado;! Transforma a matéria orgânica em Húmus! Evolução! Prática antiga utilizada por várias civilizações! Novo impulso após a Revolução industrial e a concentração demográfica!

3 Evolução do processo de Compostagem! Grandes volumes de materiais biodegradáveis! Urbano! Indústria! RSU!! 30 40%! Fração orgânica! Biodegradável!! Agro-Indústria! Pecuária! Pesca! Aquacultura! Preservar recursos! Redução riscos! saúde pública + ambiente!

4 Potencial de uso dos Corretivos Orgânicos! Solos em Portugal Continental! Pequenas ilhas de solos com excelente aptidão agrícola! Carta de solos de Portugal! 66% com Baixa qualidade! Solos ácidos com ph abaixo dos valores desejáveis para as principais culturas! Baixo nível de Matéria Orgânica! Cenário idêntico nos países da bacia mediterrânica!!!elevados riscos de erosão e degradação dos solos.!

5 Materiais utilizáveis na Compostagem! Doc. base: Especificações técnicas sobre qualidade e utilizações do composto ! Resíduos da agricultura, horticultura, aquacultura, silvicultura, caça e pesca! Resíduos da Agro-indústria na preparação e processamento:! carne, peixe e outros produtos alimentares de origem animal! frutos, legumes, cereais, óleos alimentares, cacau, café, chá e tabaco; resíduos da produção de conservas; resíduos da produção de levedura e extracto de levedura, e da preparação e fermentação de melaços! açúcar! lacticínios! panificação, pastelaria e confeitaria! bebidas alcoólicas e não alcoólicas (excluindo café, chá e cacau)! Resíduos do processamento de madeira e fabrico de painéis e mobiliário! Resíduos da produção e da transformação de pasta para papel, papel e cartão! Resíduos da indústria do couro e produtos de couro!

6 Materiais utilizáveis na Compostagem! Doc. base: Especificações técnicas sobre qualidade e utilizações do composto ! Resíduos da indústria têxtil! Resíduos do tratamento anaeróbio de resíduos! Resíduos de estações de tratamento de águas residuais não anteriormente especificados! Frações recolhidas selectivamente (excepto 15 01)! Papel e cartão (desde que não viável a sua reciclagem)! Resíduos biodegradáveis de cozinhas e cantinas! Resíduos de jardins e parques (incluindo cemitérios)! Resíduos biodegradáveis! Outros resíduos urbanos e equiparados! Misturas de resíduos urbanos e equiparados! Resíduos de mercados!

7 Centro de Compostagem!

8 Centro de Compostagem!

9 Indicadores de estrutura do Centro! m2 impermeabilizados com geotextil e tela pvc de 1,5 mm;! Áreas de trabalho:! Zona de recepção de materiais! Sólidos! Líquidos/pastosos!

10 Indicadores de estrutura do Centro! Zona de crivagem! Zona de processamento,!!cobertura com m2 e restante descoberta!

11 Indicadores de estrutura do Centro! Zona de armazenamento (maturação)! m3! Lagoas de recepção de lixiviado! m3! Balanço de produção/consumo de lixiviado é fortemente negativo se compostagem efetuada em áreas cobertas! Não existem escorrências significativas nas áreas de compostagem cobertas! Lixiviado decorre quase exclusivamente da pluviosidade!

12 Modo de produção! Pilhas com reviramento mecânico!

13 Modo de produção! Princípios utilizados na preparação do Mix de materiais! Atividade Microbiana! bactérias, actinomicetas e fungos! Relação C/N 25 a 30! C/N < 20!libertação Amónia! problema de Odores! C/N > 30!rendimento/tempo! Vários autores relacionam ainda esta relação C/N com a disponibilidade de carbono!

14 Modo de produção! O sistema de gestão do Mix de materiais deve assegurar! Condições de Oxigenação! Relação C/N adequada! Controle! Composição química! C;N;P;K;Ca;Mg.! ph (5,0-8,0)! Tamanho das partículas! % de Humidade (50-60%)! Densidade do material / compactação! Sistema de arejamento!

15 Materiais orgânicos predominantes! Materiais estruturantes! Disponibilidade de Carbono orgânico! Biomassa florestal (eucalipto, pinho, ramagens e matos);! Produtos Biodegradáveis (podas e folhagens)! Materiais ricos em Azoto e humidade! Efluentes Pecuários (cavalos, coelhos e aves de engorda)! Lamas de ETAR urbana bio digeridas! Lamas de Pasta e Papel! Materiais Impróprios (hortícolas, frutas e outros);! Produtos Biodegradáveis (relva, flores)!

16 Modo de produção! Fases do processo de compostagem! Fase activa termófila! Maturação!!! - Redução progressiva da temperatura!!!!!!!!!!!síntese de húmus!!!!!estabilização da população microbiana!

17 Caracterização do Correctivo orgânico! Estudo do efeito da aplicação ao solo de um composto produzido no Centro de Compostagem da Empresa I.NETO, nas características do solo e das culturas efectuado pela Escola Superior Agrária de Coimbra!! Conclui:!! O composto prohúmus tem características fertilizantes contribuindo para o aumento da matéria orgânica do solo e de nutrientes a curto e médio prazo. Não tem características poluentes mas será de dar atenção à sua aplicação e efeitos a longo prazo, nomeadamente, valor de ph, condutividade eléctrica e contribuição para o aumento de metais pesados no solo.!

18 Caracterização do Correctivo orgânico!

19 Caracterização do Correctivo orgânico! Matérias Quantidades Composição Doses Recomendadas! Primas! média! Máximas!

20 Programa de monitorização do Correctivo orgânico! Ao nível do processo de produção! Nas pilhas! Controle da temperatura! ph, sólidos solúveis.! Programa de controle analítico de acordo com a Norma de 2008! Agronómicos! Metais pesados! Compostos orgânicos! Furanos e dioxinas! Microbiológicos! Grau de maturação! Materiais Inertes antropogénicos! Granulometria! Programa especifico para compostagem com SPOA (subprodutos de origem animal)- estrumes e conteúdos gástricos! Linha de produção diferenciada! Controle microbiológico de fina malha, com amostras de lote com n=5.!

21 Programa de monitorização do Correctivo orgânico! Qualidade do Produto! Ensaios de campo! Protocolo com a Escola Superior Agrária de Santarém! Culturas!! Azevém anual -!Alface -!Couve repolho e coração!

22 Algumas notas para reflexão! Situação actual dos Compostados! Composto maturado! Custos de processamento!» Preço médio na Europa! Euros/tonelada! Custo de transporte!» Limita a distribuição a km!» Custos de 5-6 euros/tonelada! Composto fresco!» Valor médio na Europa! 3 a 10 euros/tonelada! P.e. na Alemanha e em Portugal é oferecido à agricultura!

23 Algumas notas para reflexão! Grau de maturação do composto! Composto maturado!» Custos de produção!» Valor de mercado!! Composto fresco!» Melhoria da fertilidade dos solos!» Baixo preço!» Culturas de baixa MB/ha!

24 Algumas notas para reflexão! Enquadramento dos Substratos! Mistura de materiais orgânicos! Base em Compostados resultantes do armazenamento prolongado! Com tratamento mecânico! Adição de elementos inorgânicos! Adição de turfa! Empresas! Recebem os mesmos materiais dos Centros de compostagem! p.e. Lamas de ETAR, efluentes pecuários, cinzas etc.! Algumas fábricas sem condições de armazenamento das matérias primas, sem impermeabilização e recolha de lixiviados!

25 Algumas notas para reflexão! Misturas de resíduos para valorização na agricultura! Mistura de materiais orgânicos e inorgânicos! Diversos resíduos em misturas que incluem! Lamas de ETAR urbana e industrial! Cinzas de caldeira de biomassa! Etc.! Enquadramento! Licenciamento pelo Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de Junho! Isentos de cumprimento das normas especificas do Composto!

26 Algumas notas para reflexão! Utilização de Lamas no processo de Compostagem! Condição base! Composição química compatível com a qualidade do produto final! Vantagens! Equilíbrio do processo de compostagem na relação C/N;! Introdução de humidade no processo;! Produção de composto a um preço compatível com o mercado.!

27 Algumas notas para reflexão! Destinos potenciais! Outros destinos para as Lamas de ETAR urbanas e industriais! Valorização agrícola directa! Problemas! Sistema administrativo complexo e impraticável! Riscos do processo face a operadores não qualificados! Produção de energia! Problemas! Disponibilidade do mercado para suportar os custos;! Preço de encaminhamento das Lamas praticado em Portugal é, em média, ½ do valor mais frequente na Europa;! Difícil viabilidade económica dos projectos.!

28 Compostagem de Lamas e outros Resíduos! Idílio Neto! Engº Agrónomo, Consultor! Seminário Fim do Estatuto de Resíduos. Novos Critérios para a Produção de Composto Proveniente de Lamas de ETAR e da Fração Biodegradável dos Resíduos Urbanos!! Ordem dos Engenheiros, 29 de outubro de 2013!

Alvará de Licença para a Realização de Operação de Gestão de Resíduos N.º 00029/2012 emitido pela CCDR-LVT.

Alvará de Licença para a Realização de Operação de Gestão de Resíduos N.º 00029/2012 emitido pela CCDR-LVT. Alvará de Licença para a Realização de Operação de Gestão de Resíduos N.º 00029/2012 emitido pela CCDR-LVT. Código LER Designação 01 - Resíduos da prospeção e exploração de minas e pedreiras, bem como

Leia mais

ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU

ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU (1) Derivada da Instrução Normativa 13/2012 do IBAMA (Lista Brasileira de Resíduos Sólidos) 02 Resíduos

Leia mais

ANEXOS DECISÃO DELEGADA (UE) /... DA COMISSÃO

ANEXOS DECISÃO DELEGADA (UE) /... DA COMISSÃO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 3.5.2019 C(2019) 3211 final ANNEXES 1 to 4 ANEXOS da DECISÃO DELEGADA (UE) /... DA COMISSÃO que complementa a Diretiva 2008/98/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS GESTÃO E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS

CENTRO DE ESTUDOS GESTÃO E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS CENTRO DE ESTUDOS GESTÃO E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS CENTRO DE ESTUDOS GESTÃO E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS ÍNDICE 01 02 03 04 Serviços Valorização Agrícola Compostagem Tecnologia Inovadora 01.SERVIÇOS ACONDICIONAMENTO

Leia mais

O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS. LUSOFLORA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 23 Fevereiro

O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS. LUSOFLORA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 23 Fevereiro O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS 23 Fevereiro Aumento da população Alterações climáticas Aumento da produção https://www.jornaldobaixoguadiana.pt Aumento do Consumo alimentos

Leia mais

menu NISAM20 04 menu inic ial próxima

menu NISAM20 04 menu inic ial próxima menu NISAM20 04 menu inic ial Compostagem: desaf ios e tendências Mario Sergio Rodrigues próxima Compostagem: desafios e tendências Mario Sergio Rodrigues Engº Agrônomo, PhD mario.florestal@uol.com.br

Leia mais

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa Herdade da Bemposta Apartado 26 7830-909 Serpa Tel.: 284 540 440 Fax: 284 540 449 www.epdrs.pt escola@epdrs.pt União Europeia Fundo Social Europeu

Leia mais

DECISÃO DA COMISSÃO. de 15 de Dezembro de 2006

DECISÃO DA COMISSÃO. de 15 de Dezembro de 2006 6.2.2007 PT Jornal Oficial da União Europeia L 32/137 DECISÃO DA COMISSÃO de 15 de Dezembro de 2006 que estabelece os critérios ecológicos revistos e os respectivos requisitos de avaliação e verificação

Leia mais

Lista de Resíduos Admitidos (LRA) - Aterro Sanitário do Barlavento -

Lista de Resíduos Admitidos (LRA) - Aterro Sanitário do Barlavento - Página 1 de 8 01 RESÍDUOS DA PROSPEÇÃO E EXPLORAÇÃO DE MINAS E PEDREIRAS, BEM COMO DE TRATAMENTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DAS MATÉRIAS EXTRAÍDAS. 01 04 Resíduos da transformação física e química de minérios

Leia mais

ESTAÇÃO DE COMPOSTAGEM

ESTAÇÃO DE COMPOSTAGEM ESCOLA PROFISSIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE SERPA ESTAÇÃO DE COMPOSTAGEM Tratamento e Valorização Integrada de Resíduos Orgânicos por COMPOSTAGEM Objetivos do projeto: Controlar de forma integral e

Leia mais

COMPOSTAGEM DE VERDES

COMPOSTAGEM DE VERDES COMPOSTAGEM DE VERDES A EXPERIÊNCIA DA ALGAR Miguel Nunes COMPOSTAGEM DE VERDES. A EXPERIÊNCIA DA ALGAR 1. ALGAR : Sistema de Gestão Integrada de RU 2. Compostagem de Resíduos Verdes 2.1. Porquê? 2.2.

Leia mais

3º. A excepcionalidade prevista no 1º deste artigo não se aplica aos resíduos orgânicos industriais.

3º. A excepcionalidade prevista no 1º deste artigo não se aplica aos resíduos orgânicos industriais. RESOLUÇÃO CONAMA Nº 481, de 03/10/2017 Estabelece critérios e procedimentos para garantir o controle e a qualidade ambiental do processo de compostagem de resíduos orgânicos, e dá outras providências.

Leia mais

COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS DE ANIMAIS. Karolina Von Zuben Augusto Zootecnista Dra em Engenharia Agrícola B.I.T.A. Busca Inteligente em Tecnologia Animal

COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS DE ANIMAIS. Karolina Von Zuben Augusto Zootecnista Dra em Engenharia Agrícola B.I.T.A. Busca Inteligente em Tecnologia Animal COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS DE ANIMAIS Karolina Von Zuben Augusto Zootecnista Dra em Engenharia Agrícola B.I.T.A. Busca Inteligente em Tecnologia Animal III Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos

Leia mais

Aproveitamento energético de combustíveis derivados de resíduos via co-gasificação térmica

Aproveitamento energético de combustíveis derivados de resíduos via co-gasificação térmica Aproveitamento energético de combustíveis derivados de resíduos via co-gasificação térmica Autores: Octávio Alves, Paulo Brito, Margarida Gonçalves, Eliseu Monteiro Novembro de 2015 1. Objetivos Identificar

Leia mais

Balanço da Recolha Selectiva de Resíduos Orgânicos na LIPOR. LIPOR Susana Lopes

Balanço da Recolha Selectiva de Resíduos Orgânicos na LIPOR. LIPOR Susana Lopes Balanço da Recolha Selectiva de Resíduos Orgânicos na LIPOR LIPOR Susana Lopes Seminário Optimização da Logística de Recolha Selectiva de Resíduos, 25 Maio de 2006 LIPOR Informação geral 8 municípios Área:

Leia mais

Resumo. Este estudo tem quatro grandes linhas de investigação: - optimização do processo de TMBV;

Resumo. Este estudo tem quatro grandes linhas de investigação: - optimização do processo de TMBV; Aplicação da ao Tratamento Mecânico e Biológico dos Resíduos Sólidos Urbanos com vista à Reciclagem de Embalagens de Plástico, de Vidro e de Metais Índice Resumo...2 1. Introdução...3 2. Objectivos...5

Leia mais

Teramb, Empresa Municipal de Gestão e Valorização Ambiental, EEM

Teramb, Empresa Municipal de Gestão e Valorização Ambiental, EEM Governo dos Açores Direção Regional do Ambiente Operador de Gestão de Resíduos Teramb, Empresa Municipal de Gestão e Valorização Ambiental, EEM NIF 509620515 E-Mail teramb@gmail.com Instalação Aterro Intermunicipal

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS. Joana Carneiro Ferreira Vila Real, 2 de setembro de 2016

GESTÃO DE RESÍDUOS. Joana Carneiro Ferreira Vila Real, 2 de setembro de 2016 GESTÃO DE RESÍDUOS Joana Carneiro Ferreira Vila Real, 2 de setembro de 2016 1. Legislação aplicável Decreto-lei nº 178/2006 de 5 de setembro, alterado e republicado pelo Decreto-lei nº 73/2011 de 17 de

Leia mais

COMPOSTAGEM DE VERDES A EXPERIÊNCIA DA ALGAR

COMPOSTAGEM DE VERDES A EXPERIÊNCIA DA ALGAR COMPOSTAGEM DE VERDES A EXPERIÊNCIA DA ALGAR 19 de Maio de 2006 COMPOSTAGEM DE VERDES: A EXPERIÊNCIA DA ALGAR 1. ALGAR : sistema de gestão integrada de RSU 2. Compostagem de Resíduos Verdes Processo Qualidade

Leia mais

EoW para o Composto Avanços e Recuos

EoW para o Composto Avanços e Recuos EoW para o Composto Avanços e Recuos Ana Silveira Seminário ADPA/Ordem dos Engenheiros, 29 Out 2013 Em Portugal, hoje Composto é todo o resultado da compostagem de RU e de Lamas Recolha Selectiva Recolha

Leia mais

Lista (Não Exaustiva) de Resíduos Admissíveis e Não Admissíveis para Valorização e Tratamento

Lista (Não Exaustiva) de Resíduos Admissíveis e Não Admissíveis para Valorização e Tratamento 1. OBJETIVO: Esta Lista tem como objetivo referenciar, não exaustivamente e de forma genérica, a tipologia de resíduos admissíveis e não admissíveis para valorização e tratamento nas instalações. 2. ÂMBITO:

Leia mais

A aplicação do composto Ferti Trás-os-Montes nas culturas dominantes na região

A aplicação do composto Ferti Trás-os-Montes nas culturas dominantes na região A aplicação do composto Ferti Trás-os-Montes nas culturas dominantes na região Manuel Ângelo Rodrigues Centro de Investigação de Montanha, ESA, Instituto Politécnico de Bragança Matéria orgânica Conjunto

Leia mais

Actividade Prática nº 3 O Guião da Compostagem

Actividade Prática nº 3 O Guião da Compostagem Actividade Prática nº 3 O Guião da Compostagem Página 1 de 7 O que é a compostagem? A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas,

Leia mais

A CENTRAL DE VALORIZAÇÃO ORGÂNICA DA ALGAR

A CENTRAL DE VALORIZAÇÃO ORGÂNICA DA ALGAR Workshop Valorização Energética de Resíduos Verdes Herbáceos Hugo Costa Loulé A CENTRAL DE VALORIZAÇÃO ORGÂNICA DA ALGAR DIGESTÃO ANAERÓBIA DE RESIDUOS URBANOS IEE/12/046/SI2,645700 2013-2016 2 Estrutura

Leia mais

COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS DE FÁBRICA DE CELULOSE E PAPEL

COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS DE FÁBRICA DE CELULOSE E PAPEL COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS DE FÁBRICA DE CELULOSE E PAPEL Votorantim Celulose e Papel S.A. Ana Gabriela Monnerat C. Bassa Iraê Amaral Guerrini Celina F. do Valle Lenine Corradini Compostagem O que é? É um

Leia mais

Nordeste Activo - Emp. Mun. de Act. Desportivas, Recreativas e Turísticas, Águas e Resíduos, E.E.M.

Nordeste Activo - Emp. Mun. de Act. Desportivas, Recreativas e Turísticas, Águas e Resíduos, E.E.M. Governo dos Açores Direção Regional do Ambiente Operador de Gestão de Resíduos Nordeste Activo - Emp. Mun. de Act. Desportivas, Recreativas e Turísticas, Águas e Resíduos, E.E.M. NIF 512088357 E-Mail nordesteactivo@mail.telepac.pt

Leia mais

CHORUME DE ATERRO NÃO É ESGOTO PRECISA DE TRATAMENTO ADEQUADO

CHORUME DE ATERRO NÃO É ESGOTO PRECISA DE TRATAMENTO ADEQUADO CHORUME DE ATERRO NÃO É ESGOTO PRECISA DE TRATAMENTO ADEQUADO ambientelegal.com.br/chorume-de-aterro-nao-e-esgoto-precisa-de-tratamento-adequado/ Co-tratamento de chorume dos aterros sanitários em estações

Leia mais

O Composto Ferti Trás-os-Montes. Margarida Arrobas CIMO-ESA-IPB

O Composto Ferti Trás-os-Montes. Margarida Arrobas CIMO-ESA-IPB O Composto Ferti Trás-os-Montes Margarida Arrobas CIMO-ESA-IPB 1 2 3 4 Origem dos resíduos Tipo de resíduos que chega à UTMB Processo de compostagem Composto Ferti Tras-os-Montes 1. Origem dos resíduos

Leia mais

COMPOFÉRTIL, L.da. a olhar pelo futuro. a olhar pelo futuro UNIDADE DE ARMAZENAGEM E COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS BIODEGRADÁVEIS APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

COMPOFÉRTIL, L.da. a olhar pelo futuro. a olhar pelo futuro UNIDADE DE ARMAZENAGEM E COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS BIODEGRADÁVEIS APRESENTAÇÃO DA EMPRESA COMPOFÉRTIL, L.da a olhar pelo futuro UNIDADE DE ARMAZENAGEM E COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS BIODEGRADÁVEIS APRESENTAÇÃO DA EMPRESA Março de 2008 Página 1 de 21 Índice 1. Descrição da empresa Compofértil......

Leia mais

MEMÓRIA DESCRITIVA PLANO DE GESTÃO EFLUENTES PECUÁRIOS 1. ESTRUTURAS DE RECEÇÃO E ARMAZENAMENTO DOS EFLUENTES PECUÁRIOS PRODUZIDOS

MEMÓRIA DESCRITIVA PLANO DE GESTÃO EFLUENTES PECUÁRIOS 1. ESTRUTURAS DE RECEÇÃO E ARMAZENAMENTO DOS EFLUENTES PECUÁRIOS PRODUZIDOS MEMÓRIA DESCRITIVA PLANO DE GESTÃO EFLUENTES PECUÁRIOS O Plano de Gestão de Efluentes Pecuários (PGEP) integra este pedido de licenciamento, tendo o mesmo sido elaborado numa ferramenta de trabalho disponibilizada

Leia mais

Susana Sequeira Simão

Susana Sequeira Simão Susana Sequeira Simão Dissertação apresentada à Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, para a obtenção do grau de Mestre em Energia e Bioenergia Orientador: Doutor Pedro Abelha

Leia mais

Tabela 10 Equipamento e respectivas características para cada operação. Fase / Operação Equipamento Características

Tabela 10 Equipamento e respectivas características para cada operação. Fase / Operação Equipamento Características A escolha do equipamento deverá ser criteriosa, uma vez que existem várias escolhas no mercado e ir de encontro às necessidades das explorações seja em termos de produção de resíduos, seja indirectamente

Leia mais

Para lá do que a vista alcança, está o engenho.

Para lá do que a vista alcança, está o engenho. Para lá do que a vista alcança, está o engenho. Entidade gestora do aterro de resíduos industriais não perigosos (RNP) de Lustosa, a RIMA detém um percurso de sustentabilidade ambiental nas dimensões da

Leia mais

TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) COMPOSTAGEM. Profa. Margarita María Dueñas Orozco

TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) COMPOSTAGEM. Profa. Margarita María Dueñas Orozco TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) COMPOSTAGEM Profa. Margarita María Dueñas Orozco margarita.unir@gmail.com TRATAMENTO Série de procedimentos destinados a reduzir a quantidade ou o potencial

Leia mais

AS PRINCIPAIS OPERAÇÕES DE VALORIZAÇÃO DE LAMAS EM PORTUGAL

AS PRINCIPAIS OPERAÇÕES DE VALORIZAÇÃO DE LAMAS EM PORTUGAL AS PRINCIPAIS OPERAÇÕES DE VALORIZAÇÃO DE LAMAS EM PORTUGAL Seminário: Fim do Estatuto de Resíduos. Novos Critérios para a Produção de Composto Proveniente de Lamas de ETAR e da Fracção Biodegradável dos

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais. Sessão 1 Solos e fertilização dos solos

Eco new farmers. Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais. Sessão 1 Solos e fertilização dos solos Eco new farmers Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais Sessão 1 Solos e fertilização dos solos Módulo 2 Solos e Nutrientes Vegetais Sessão 1 - Solos e fertilização dos solos www.econewfarmers.eu 1. Introdução

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV446 Tratamento Biológico de Resíduos Sólidos Orgânicos

Programa Analítico de Disciplina CIV446 Tratamento Biológico de Resíduos Sólidos Orgânicos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 1 Carga horária semanal 0

Leia mais

Uilização agrícola e compostagem de lamas de origem têxtil

Uilização agrícola e compostagem de lamas de origem têxtil Sociedade Têxtil Manuel Rodrigues Tavares, SA Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior Agrária Uilização agrícola e compostagem de lamas de origem têxtil Programa de Incentivos à Modernização

Leia mais

Resumo Não Técnico CAS Barrocas S.A. Licença Ambiental da suinicultura da Herdade da Figueirinha

Resumo Não Técnico CAS Barrocas S.A. Licença Ambiental da suinicultura da Herdade da Figueirinha CAS Barrocas S.A. Setembro 2016 Enquadramento A Suinicultura da Herdade da Figueirinha encontra-se em funcionamento desde 2014 e dispõe de título de exploração válido até 16 de janeiro de 2021 para 1980

Leia mais

O QUE É A COMPOSTAGEM?

O QUE É A COMPOSTAGEM? COMPOSTAGEM DOMÉSTICA O QUE É A COMPOSTAGEM TIPOS DE COMPOSTAGEM PORQUÊ COMPOSTAR COMPOSTO QUE BENEFÍCIOS COMPOSTO ONDE UTILIZAR MATERIAIS ORGÂNICOS MATERIAIS A COMPOSTAR PILHA DE COMPOSTAGEM COMPOSTORES

Leia mais

Planejamento e Gestão de RSU COMPOSTAGEM

Planejamento e Gestão de RSU COMPOSTAGEM Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia - ESA Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária Planejamento e Gestão de RSU COMPOSTAGEM 22/6/2016 1 Tratamento dos RSU Conceituação: Ações

Leia mais

TEÓRICA 16 E.T.A.R.s DOCENTES: Prof. Helena Galvão (responsável componente teórico) Prof. Margarida Reis (componente prático)

TEÓRICA 16 E.T.A.R.s DOCENTES: Prof. Helena Galvão (responsável componente teórico) Prof. Margarida Reis (componente prático) TEÓRICA 16 E.T.A.R.s DOCENTES: Prof. Helena Galvão (responsável componente teórico) Prof. Margarida Reis (componente prático) E.T.A.R.s Estações de Tratamento de Águas Residuais Efluentes municipais transportam

Leia mais

FERTILIDADE E MANEJO DE SOLOS. Prof. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal

FERTILIDADE E MANEJO DE SOLOS. Prof. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal FERTILIDADE E MANEJO DE SOLOS Prof. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal CONTEÚDO Conceito e origem da matéria orgânica Composição e frações da matéria orgânica Funções da matéria orgânica no solo

Leia mais

AGRICULTURA GERAL. Conceito COMPOSTAGEM COMPOSTAGEM POMBAL PB. Prof. Dr. Francisco Hevilásio F. Pereira (UAGRA/CCTA/UFCG)

AGRICULTURA GERAL. Conceito COMPOSTAGEM COMPOSTAGEM POMBAL PB. Prof. Dr. Francisco Hevilásio F. Pereira (UAGRA/CCTA/UFCG) AGRICULTURA GERAL COMPOSTAGEM POMBAL PB COMPOSTAGEM Conceito 1) Processo de transformação de materiais orgânicos grosseiros (palhas, estercos, etc.) em composto orgânico prontamente utilizáveis na agricultura

Leia mais

A compostagem como estratégia de gestão de resíduos verdes e de resíduos hortícolas

A compostagem como estratégia de gestão de resíduos verdes e de resíduos hortícolas A compostagem como estratégia de gestão de resíduos verdes e de resíduos hortícolas Esposende o concelho Distrito Braga N.º de freguesias - 15 Área - Cerca de 96 Km 2 População - Cerca de 34.000 hab. Orla

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE DOCENTE: Dr. José Ribamar Silva Conceituação: D MATÉRIA ORGÂNICA. Todo material de origem vegetal ou animal que se encontre no solo independentemente de seu estado de decomposição.

Leia mais

RISCOS DA APLICAÇÃO DE LAMAS DE DEPURAÇÃO/COMPOSTO NOS SOLOS ARDIDOS

RISCOS DA APLICAÇÃO DE LAMAS DE DEPURAÇÃO/COMPOSTO NOS SOLOS ARDIDOS I Seminário da Rede Incêndios-Solo I Simpósio Ibero-Afro-Americano de Riscos Riscos, Incêndios Florestais e Território 4, 5 e 6 de Novembro de 2015 Universidade do Algarve Campus da Penha Faro, Portugal

Leia mais

BioCH4. Seminário Técnico

BioCH4. Seminário Técnico BioCH4. Seminário Técnico Isabel Cabrita, Luís Silva, Isabel Paula M arques Santino Di Berardino & Francisco Gírio LNEG, Alfragide, 2 de julho 2015 POTENCIAL DE PRODUÇÃO NACIONAL EM BIOMETANO áreas tradicionais

Leia mais

A ESTRATÉGIA NACIONAL PARA OS RESÍDUOS BIODEGRADÁVEIS. Francisco Silva. Seminário RECOLHA SELECTIVA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COM SACOS BIODEGRADÁVEIS

A ESTRATÉGIA NACIONAL PARA OS RESÍDUOS BIODEGRADÁVEIS. Francisco Silva. Seminário RECOLHA SELECTIVA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COM SACOS BIODEGRADÁVEIS Seminário RECOLHA SELECTIVA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COM SACOS BIODEGRADÁVEIS Baguim do Monte, 20 de Maio de 2010 A ESTRATÉGIA NACIONAL PARA OS RESÍDUOS BIODEGRADÁVEIS Francisco Silva Chefe da Divisão de

Leia mais

Ensaio de aceleração de compostagem de resíduos de podas de árvores urbanas através da adição de RINENBAC.

Ensaio de aceleração de compostagem de resíduos de podas de árvores urbanas através da adição de RINENBAC. Ensaio de aceleração de compostagem de resíduos de podas de árvores urbanas através da adição de RINENBAC. INFORMAÇÕES: Definições e Descrições do processo de compostagem: A compostagem é considerada um

Leia mais

Gestão Efluentes Pecuários (GEP)

Gestão Efluentes Pecuários (GEP) Gestão Efluentes Pecuários (GEP) Poluição Difusa desafios para o futuro IPQ Caparica; 29 Maio 2013 H. Sales Henriques D.G. Agricultura e Desenvolvimento Rural De onde vêm? Dec.-lei 214/2008 Cria Regime

Leia mais

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso!

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Os restos de comida, as folhas do jardim ou as plantas secas do quintal ganham vida nova através de um processo

Leia mais

APRESENTAÇÃO: FERTILIZANTE TERRAPLANT

APRESENTAÇÃO: FERTILIZANTE TERRAPLANT APRESENTAÇÃO: FERTILIZANTE TERRAPLANT DESCRIÇÃO DO PRODUTO Fertilizante proveniente de cama de aviário; Fonte de macro e micro nutrientes; Fonte excepcional de matéria orgânica. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Para

Leia mais

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO O SOLO 2 SOLO ARGILOSO 3 CARACTERÍSTICAS DE UM SOLO ARGILOSO São solos com teores de argila superiores a 35%. Possuem baixa permeabilidade e alta capacidade de retenção de

Leia mais

Intervenção da Engª de Minas na Reciclagem de Resíduos Sólidos

Intervenção da Engª de Minas na Reciclagem de Resíduos Sólidos Intervenção da Engª de Minas na Reciclagem de Resíduos Sólidos Caracterização e composição dos resíduos sólidos Métodos de reciclagem e processos de separação dos materiais M. Teresa Carvalho Etapas principais

Leia mais

Conclusões do Workshop

Conclusões do Workshop Conclusões do Workshop O Composto FERTI TRÁS-OS-MONTES (Corretivo Orgânico) A sua composição e possíveis aplicações. Data: 17 de março de 2017 Local: Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico (UTMB).

Leia mais

Marina Andrada Maria Pesquisadora em Tecnologia, DSc

Marina Andrada Maria Pesquisadora em Tecnologia, DSc Marina Andrada Maria Pesquisadora em Tecnologia, DSc Posicionamento Soluções integradas em medições ambientais, tecnologias sustentáveis aplicadas a processos e recuperação ambiental Desmitificando o uso

Leia mais

Compostagem Caseira e Desperdício Alimentar

Compostagem Caseira e Desperdício Alimentar Compostagem Caseira e Desperdício Alimentar Lipor Associação Municípios desde 1982 Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto Gestão, Tratamento e Valorização dos Resíduos Urbanos

Leia mais

Exemplar Não Controlado

Exemplar Não Controlado 12 01 05 Aparas de matérias plásticas. Data: 07/12/2012 Pág. n.º 2/7 15 RESÍDUOS DE EMBALAGENS; ABSORVENTES, PANOS DE LIMPEZA, MATERIAIS FILTRANTES E VESTUÁRIO DE PROTEP ROTEÇÃO NÃO ANTERIORMENTE ESPECIFICADOS

Leia mais

Sessão Pública Apresentação da Agenda Regional para a Energia. Resíduos do Nordeste, EIM

Sessão Pública Apresentação da Agenda Regional para a Energia. Resíduos do Nordeste, EIM Sessão Pública Apresentação da Agenda Regional para a Energia Resíduos do Nordeste, EIM 17.03.2010 Resíduos do Nordeste, EIM A actividade da empresa engloba a recolha e deposição de resíduos indiferenciados

Leia mais

Tratamento de resíduos

Tratamento de resíduos Tratamento de resíduos Resíduo: Um resíduo é qualquer substância ou objecto de que o ser humano pretende desfazer-se por não lhe reconhecer utilidade. Prioridades a seguir no tratamento de resíduos sólidos:

Leia mais

Joana Sabino Chefe da Divisão de Resíduos Sectoriais. GESTÃO DE RESÍDUOS VERDES Enquadramento na política de resíduos

Joana Sabino Chefe da Divisão de Resíduos Sectoriais. GESTÃO DE RESÍDUOS VERDES Enquadramento na política de resíduos Joana Sabino Chefe da Divisão de Resíduos Sectoriais GESTÃO DE RESÍDUOS VERDES Enquadramento na política de resíduos APA A APA foi criada em 2012, em resultado da fusão de 9 organismos distintos. É um

Leia mais

Reciclagem de Resíduos de Indústria de Celulose

Reciclagem de Resíduos de Indústria de Celulose Reciclagem de Resíduos de Indústria de Celulose Parceria Vida/CMPC Vida Desenvolvimento Ecológico Ltda. Eng.Agr. João Ribeiro Teixeira Parceria Vida/CMPC 30 anos de compromisso com a reciclagem Vida Desenvolvimento

Leia mais

Aplicação de Lamas de ETAR na Agricultura

Aplicação de Lamas de ETAR na Agricultura Aplicação de Lamas de ETAR na Agricultura As lamas de ETAR após o processo de digestão anaeróbia têm 60% de azoto sob a forma amoniacal e 40% na forma orgânica; Para a lama digerida a taxa de mineralização

Leia mais

Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul

Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul Biogás em ETEs Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul Gás Natural no Rio Grande do Sul A Sulgás é a empresa responsável pela comercialização e distribuição de Gás Natural no Estado do Rio Grande

Leia mais

Da Recolha Selectiva de RUBs ao Nutrimais a Experiência da LIPOR

Da Recolha Selectiva de RUBs ao Nutrimais a Experiência da LIPOR Conferência Gestão e Comunicação na Área dos Resíduos Centro de Congressos do Estoril 22 Setembro 2009 Da Recolha Selectiva de RUBs ao Nutrimais a Experiência da LIPOR Susana Lopes Departamento Novos Projectos

Leia mais

1 Introdução Enquadramento do projecto Actividades do segundo semestre... 1

1 Introdução Enquadramento do projecto Actividades do segundo semestre... 1 Índice Índice Identificação do Projecto Agradecimentos i ii iii 1 Introdução... 1 1.1 Enquadramento do projecto... 1 1.2 Actividades do segundo semestre... 1 2 Objectivos... 2 2.1 Objectivos gerais...

Leia mais

A compostagem é um processo de decomposição de matéria. orgânica, na presença de oxigénio, feita através de micro

A compostagem é um processo de decomposição de matéria. orgânica, na presença de oxigénio, feita através de micro A compostagem é um processo de decomposição de matéria orgânica, na presença de oxigénio, feita através de micro organismos (fungos e bactérias). Esta decomposição é feita num compostor, (recipiente apropriado

Leia mais

VII Encontro Técnico de Alto Nível COMPOSTAGEM Contexto Nacional e Internacional. Engº Agrº Carlos A. P. Mendes Diretor - INPAS 28/08/14

VII Encontro Técnico de Alto Nível COMPOSTAGEM Contexto Nacional e Internacional. Engº Agrº Carlos A. P. Mendes Diretor - INPAS 28/08/14 VII Encontro Técnico de Alto Nível COMPOSTAGEM Contexto Nacional e Internacional Engº Agrº Carlos A. P. Mendes Diretor - INPAS 28/08/14 Compostagem - Conceito Segundo Kiehl, 2012 Processo controlado de

Leia mais

A Digestão Anaeróbia em ETAR / Conceitos. Leonor Amaral

A Digestão Anaeróbia em ETAR / Conceitos. Leonor Amaral A Digestão Anaeróbia em ETAR / Conceitos Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos Palavra chave Resultados Anaerobic digestion 1.090.000 Biogas 13.300.000

Leia mais

REGISTRO E LICENÇA PARA USO DE LODO DE ESGOTO

REGISTRO E LICENÇA PARA USO DE LODO DE ESGOTO REGISTRO E LICENÇA PARA USO DE LODO DE ESGOTO Seminário Internacional - Uso de lodo de esgoto em solos: contribuições para a regulamentação no Brasil Belo Horizonte Maio 2018 EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E SEGURANÇA

Leia mais

Compostagem doméstica

Compostagem doméstica Compostagem doméstica Na Natureza tudo se transforma 1 2 3 Este guia vai ser-lhe útil! Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo e sentir-se bem por isso! Os restos de comida, as

Leia mais

Corretivos Adubos e Adubações. Prof. ELOIR MISSIO

Corretivos Adubos e Adubações. Prof. ELOIR MISSIO Corretivos Adubos e Adubações Prof. ELOIR MISSIO ADUBAÇÃO ORGÂNICA Fertilidade dos solos e manejo da adubação de culturas. Carlos A. Bissani; Clesio Gianello; Marino J. Tedesco; Flávio A. O. Camargo. Porto

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais Departamento de Solos Disciplina de Biologia do Solo VERMICOMPOSTAGEM 26/05/2009

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais Departamento de Solos Disciplina de Biologia do Solo VERMICOMPOSTAGEM 26/05/2009 Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais Departamento de Solos Disciplina de Biologia do Solo VERMICOMPOSTAGEM 26/05/2009 Minhocultura e Vermicompostagem Minhocultura e Vermicompostagem

Leia mais

FERTILIZANTES UTILIZÁVEIS EM AGRICULTURA BIOLÓGICA

FERTILIZANTES UTILIZÁVEIS EM AGRICULTURA BIOLÓGICA FICHA INFORMATIVA N º 04 1 FERTILIZANTES UTILIZÁVEIS EM AGRICULTURA BIOLÓGICA 1 PRINCÍPIOS GERAIS A produção biológica, tal como definida no Reg. (CE) n º 834 / 2007, modificado, deve basear se na utilização

Leia mais

Geração de Renda a Partir dos Dejetos da Pecuária

Geração de Renda a Partir dos Dejetos da Pecuária Geração de Renda a Partir dos Dejetos da Pecuária Biofertilizante, Biogás e Energia Elétrica Fabiano Coser MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Tratamento dos Dejetos Aproveitamento Econômico

Leia mais

Ana Valentim Gapa-Profrutos 17 de Novembro de 2011

Ana Valentim Gapa-Profrutos 17 de Novembro de 2011 Ana Valentim Gapa-Profrutos 17 de Novembro de 2011 Resíduos sólidos urbanos O município de Ponta Delgada produz: 25.000 toneladas de resíduos sólidos urbanos. 36% são materiais compostaveis Apenas 6 %

Leia mais

A LONTRINHA RECICLADORA apresenta GUIA DA COMPOSTAGEM

A LONTRINHA RECICLADORA apresenta GUIA DA COMPOSTAGEM A LONTRINHA RECICLADORA apresenta GUIA DA COMPOSTAGEM INTRODUÇÃO A recolha selectiva e a reciclagem dos resíduos que produzimos em casa tem vindo a aumentar e a banalizar-se. Conseguimos assim reduzir

Leia mais

Estratégias para a Gestão dos Resíduos Orgânicos no Brasil

Estratégias para a Gestão dos Resíduos Orgânicos no Brasil Estratégias para a Gestão dos Resíduos Orgânicos no Brasil Mariana Alvarenga do Nascimento Analista Ambiental Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Ministério do Meio Ambiente São Paulo, 12

Leia mais

Processos Biológicos para a Remoção de Poluentes

Processos Biológicos para a Remoção de Poluentes Processos Biológicos para a Remoção de Poluentes Tecnologia em Gestão Ambiental Gestão e Tratamento de Efluentes Prof: Thiago Edwiges 2 INTRODUÇÃO Tratamento Secundário Ocorrem processos biológicos de

Leia mais

WORKSHOP GESTÃO DE RESÍDUOS VITIVINÍCOLAS

WORKSHOP GESTÃO DE RESÍDUOS VITIVINÍCOLAS WORKSHOP GESTÃO DE RESÍDUOS VITIVINÍCOLS Reutilização de águas residuais na rega de culturas agrícolas e valorização agrícola de lamas lda Brás Divisão de mbiente e Infraestruturas da Direção Regional

Leia mais

População, Recursos e Ambiente

População, Recursos e Ambiente Instituto Superior Técnico População, Recursos e Ambiente Prof. Henrique Miguel Pereira Exame - 2 a Época 1 de Fevereiro de 2006 Duração: 2h15m A primeira parte do exame consiste em perguntas de escolha

Leia mais

USO AGRÍCOLA DE LODO DE ESGOTO: DE RESÍDUO A FERTILIZANTE

USO AGRÍCOLA DE LODO DE ESGOTO: DE RESÍDUO A FERTILIZANTE Seminário Internacional Uso de Lodo de Esgotos Belo Horizonte MG USO AGRÍCOLA DE LODO DE ESGOTO: DE RESÍDUO A FERTILIZANTE Eng. Agro. Milton C. Pucci Responsável Técnico Perito Ambiental PUCCI AMBIENTAL

Leia mais

FERTILIZANTES ORGÂNICOS E SEU EMPREGO

FERTILIZANTES ORGÂNICOS E SEU EMPREGO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ Departamento de Ciência do Solo LSO-810 Adubos e Adubação FERTILIZANTES ORGÂNICOS E SEU EMPREGO Prof. Dr. Rafael Otto Piracicaba/SP

Leia mais

Plano de Gestão de. Resíduos Sólidos Urbanos

Plano de Gestão de. Resíduos Sólidos Urbanos Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos I. INTRODUÇÃO Até meados do século passado, o lixo doméstico, praticamente, não constituía problema. A maioria dos materiais utilizados continha componentes

Leia mais

SEGREGAÇÃO NA ORIGEM. Reciclável. Orgânico. Rejeito. Embalagens plásticas; Vidro, Papéis limpos; Latinha...

SEGREGAÇÃO NA ORIGEM. Reciclável. Orgânico. Rejeito. Embalagens plásticas; Vidro, Papéis limpos; Latinha... LIXO OU RESÍDUO? SEGREGAÇÃO NA ORIGEM Reciclável Orgânico Rejeito Embalagens plásticas; Vidro, Papéis limpos; Latinha... Restos de alimentos; Cascas de frutas; Grama e poda; Cinzas de carvão e lenha...

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM UTILIZANDO PODAS VERDES E RESÍDUOS DO SANEAMENTO

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM UTILIZANDO PODAS VERDES E RESÍDUOS DO SANEAMENTO AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM UTILIZANDO PODAS VERDES E RESÍDUOS DO SANEAMENTO ANDREOLI, C.V.; BACKES, S.A.; CHERUBINI, C. Avaliação do processo de compostagem utilizando podas verdes e resíduos

Leia mais

CARTILHA DE TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA A GESTÃO DA ÁGUA NA SUINOCULTURA

CARTILHA DE TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA A GESTÃO DA ÁGUA NA SUINOCULTURA CARTILHA DE TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA A GESTÃO DA ÁGUA NA SUINOCULTURA Tecnologias Sociais para a apresentar A suinocultura é uma atividade importante para todos nós. Porém, apresenta problemas ambientais,

Leia mais

AMBIENTAL DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE RIBA DE AVE

AMBIENTAL DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE RIBA DE AVE SUMÁRIO Hoje em dia, as organizações enfrentam o enorme desafio para controlar, organizar e manipular um dos seus mais importantes assets: O Conhecimento. Diáriamente é gerada uma enorme quantidade de

Leia mais

Qualidade dos Compostos Existentes no Mercado

Qualidade dos Compostos Existentes no Mercado Qualidade dos Compostos Existentes no Mercado Cristina Cunha-Queda Professora Auxiliar Evento A qualidade dos correctivos agrícolas orgânicos comercializados em Portugal: Interesse para o solo e para as

Leia mais

Ecoparque da Ilha de São Miguel

Ecoparque da Ilha de São Miguel Ecoparque da Ilha de São Miguel Distância ao Continente = 1.500 Km Ligações marítimas = frequência semanal com duração de dois dias + 2 dias de operações portuárias Dispersão por 600 Km (mais do que

Leia mais

Documento de Apoio ao Preenchimento MIRR Versão 2 fevereiro de 2017

Documento de Apoio ao Preenchimento MIRR Versão 2 fevereiro de 2017 Nota: a azul encontram-se identificadas as alterações efetuadas ao documento face à versão anterior Estabelecimentos que procedem ao tratamento de lamas de depuração (de ETAR domésticas e/ou urbanas, de

Leia mais

Compostagem - Curso Prático e Teórico

Compostagem - Curso Prático e Teórico ISSN 1517-5146 Compostagem - Curso Prático e Teórico 48 Esta Circular Técnica abrange de forma direta, simples e clara, aspectos fundamentais para a prática da compostagem de resíduos orgânicos. Reforça-se

Leia mais

Introdução. Outros TBM. Orgânicos Rejeitados. Reciclagem. Emprego. Produtos. Conclusão. Introdução. Porta-a-porta Outros TBM

Introdução. Outros TBM. Orgânicos Rejeitados. Reciclagem. Emprego. Produtos. Conclusão. Introdução. Porta-a-porta Outros TBM : solução de reciclagem e tratamento para RSU pedrocarteiro@quercus.pt 144 836 (população máxima) http://residuos.quercus.pt A SPV simplificou a informação para o consumidor. 1 2 Fonte: SPV Dados reciclagem

Leia mais

Fluxos de Energia e de Materiais nos Ecossistemas

Fluxos de Energia e de Materiais nos Ecossistemas Fluxos de Energia e de Materiais nos Ecossistemas Uma vez que o fluxo de materiais é um fluxo cíclico nos ecossistemas, é possível analisar estes fluxos usando as técnicas de balanço de materiais: [Taxa

Leia mais

Métodos de disposição final de resíduos sólidos no solo. Disposição final AVALIAÇÃO. Impactos ambientais. Lixão. Aterro Sanitário DOMICILIAR

Métodos de disposição final de resíduos sólidos no solo. Disposição final AVALIAÇÃO. Impactos ambientais. Lixão. Aterro Sanitário DOMICILIAR Disposição final DOMICILIAR Aterro Sanitário Métodos de disposição final de resíduos sólidos no solo Enquadramento das instalações de destinação final de RSD PODA E CAPINA Solos agrícolas IQR AVALIAÇÃO

Leia mais

ENERGIAS RENOVAVEIS. Biocombustiveis - biomassa sólida; - biocombustíveis gasosos; - biocombustíveis líquidos Energia Solar ENERGIA EÓLICA

ENERGIAS RENOVAVEIS. Biocombustiveis - biomassa sólida; - biocombustíveis gasosos; - biocombustíveis líquidos Energia Solar ENERGIA EÓLICA ENERGIAS RENOVAVEIS Biocombustiveis - biomassa sólida; - biocombustíveis gasosos; - biocombustíveis líquidos Energia Solar ENERGIA EÓLICA 1 1. Biomassa sólida Tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura

Leia mais

Emissões da Agricultura em Portugal e a sua Redução

Emissões da Agricultura em Portugal e a sua Redução Emissões da Agricultura em Portugal e a sua Redução Paulo Canaveira Instituto Superior Técnico / Universidade de Lisboa Simpósio Alterações Climáticas e Agricultura 26 de Abril de 2019 Inventário Nacional

Leia mais

Naturlink. Gestão e valorização de lamas de ETAR

Naturlink. Gestão e valorização de lamas de ETAR Naturlink Gestão e valorização de lamas de ETAR Rita Teixeira d Azevedo As lamas de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) são geradas em quantidades significativas e constituem geralmente um

Leia mais