IMPORTÂNCIA SÓCIO-ECONÔMICA DO BENEFICIAMENTO DO UMBU PARA OS MUNICÍPIOS DE CANUDOS, UAUÁ E CURAÇÁ.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMPORTÂNCIA SÓCIO-ECONÔMICA DO BENEFICIAMENTO DO UMBU PARA OS MUNICÍPIOS DE CANUDOS, UAUÁ E CURAÇÁ."

Transcrição

1 IMPORTÂNCIA SÓCIO-ECONÔMICA DO BENEFICIAMENTO DO UMBU PARA OS MUNICÍPIOS DE CANUDOS, UAUÁ E CURAÇÁ. Elisabete de Oliveira Costa Santos Ângelo custódio Neri de Oliveira Avenida das Nações, 04 Bairro Castelo Branco Juazeiro BA irpaa@irpaa.org.br RESUMO O umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Cam.) é uma planta nativa da região Nordeste do Brasil, especificamente do semi-árido e constitui no período das safras, na principal atividade econômica de muitas comunidades rurais de vários municípios da região Norte da Bahia. A maior parte do umbu colhido na região Norte da Bahia é vendido in natura nas feiras livres e para as agroindústrias de polpa a preços que não rende muito para asfamílias, ficando o lucro para os intermediários e indústrias. O trabalho com o beneficiamento do umbu está sendo desenvolvido principalmente, nos municípios de Canudos, Uauá e Curaçá, atingindo um total de 45 comunidades. Tendo como finalidade: melhorar a alimentação, proporcionar uma nova opção de renda às famílias das comunidades rurais desta região; valorizar os produtos regionais, despertar para a preservação dos umbuzeiros, incentivar para a organização das comunidades e eliminar os atravessadores. Palavras chaves: beneficiamento, organização, preservação, Comercialização.

2 INTRODUÇÃO O umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Cam.) é uma planta nativa da região Semi-Árida do Nordeste brasileiro, tem preferência por regiões que chove entre 400 e 800 milímetros por ano, por isso nos oferece grande possibilidade de cultivá-lo, até em grande escala. Adapta-se bem ao calor, aos solos fracos, ao regime de chuvas irregulares e produz muito bem mesmo em anos com pouca chuva. Possui grande produção de frutos com alto valor comercial, podendo ser uma planta frutífera de muita importância econômica para o Nordeste. O umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Cam.) apresenta uma maneira inteligente de viver e lidar com a irregularidade das chuvas da região Semi-árida, ele fecha os estomatos durante as horas mais quentes do dia e solta todas as folhas no período de estiagem, assim perde pouquíssima água por transpiração. Durante o período de estiagem vive da água e dos alimentos (substâncias nutritivas) que armazenou em suas batatas, durante a época chuvosa. Mas quando as chuvas se aproximam ele reveste rapidamente de flores e logo em seguida aparece também as folhas. Os frutos começam a aparecer logo nas primeiras chuvas. Enquanto as pessoas lutam para produzir a qualquer custo o milho, o feijão, as fruteiras irrigadas. A natureza nos oferece por outro lado frutas como o umbu que todos os anos produz, independente da irregularidade da chuva e sem precisar ser irrigado. Assim alimentam as pessoas e os animais sem nenhum custo. Mas com toda essa importância do umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Cam.) ainda não é dado o devido valor no sentido da preservação e do aproveitamento da produção. IMPORTÂNCIA SOCIAL E ECONÔMICA Os primeiros moradores do sertão - os índios, utilizavam suas batatas para curar doenças e alimentar-se dos saborosos frutos. As batatas muitas vezes são utilizadas pelos vaqueiros do sertão para matar a sede nas suas jornadas na caatinga. Estas possuem propriedades medicinais, muito usadas na medicina caseira para o tratamento de diarréias e no controle de verminose. È rica em sais minerais e vitaminas, principalmente em vitamina C. As batatas são usadas em várias regiões para a fabricação de doces. Embora é preciso lembrar que a colheita dessas batatas sem controle pode diminuir a resistência da planta à seca ou mesmo causar a sua morte.

3 Em muitas regiões, no período da colheita, o umbu tem se tornado na principal atividade econômica, chegando a produzir entre 28 e 32 mil frutos por pé, algo em torno de 350 quilos safra/ano. Os umbus são colhidos e vendidos em feiras livres e para as agroindústrias de beneficiamento de polpas. Na verdade o umbu tem oferecido uma grande oportunidade para as famílias do sertão, no sentido de ter uma renda garantida todos os anos no período da safra, além de oferecer alimento de excelente qualidade para a população do campo e da cidade, já que o umbu é vendido em muitas cidades do Nordeste na forma in natura e através de polpa. O umbuzeiro também dá aos sertanejos/as uma grande lição de convivência com o clima quenteseco, já que todos os anos ou chova ou faça sol o umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Cam.) produz saborosos frutos que alimentam animais nativos, animais domésticos, os seres humanos e constitui numa fonte de renda considerável para essa população. Devido essa versatilidade que o escritor Euclides da Cunha chamou o umbuzeiro de Árvore Sagrada do Sertão. Estima-se que os negócios com umbu giram em torno de 6 milhões de reais por ano na colheita, beneficiamento e comercialização do fruto. Na região de Juazeiro, há uma expectativa em relação ao crescimento na economia das famílias que vem trabalhando o beneficiamento do umbu, já os produtos adquirem maior valor comercial, oferecendo às famílias uma renda maior. Ha possibilidade de vender estes produtos às prefeituras para serem utilizados como merenda escolar e também para os supermercados. O objetivo desse trabalho é oferecer às famílias da região semi-árida uma possibilidade de renda, independente das variações climáticas, já que o umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Cam.) produz todos os anos; valorizar as plantas nativas da região, inclusive com a idéia de tornar o umbuzeiro uma cultura para o semi-árido; despertar nas pessoas a necessidade de preservação das plantas nativas com a agregação de valores aos produtos. METODOLOGIA O trabalho está sendo desenvolvido desde o ano de 2000, principalmente, em três municípios da região norte da Bahia: Curaçá, Uauá e Canudos. Atualmente está sendo trabalhado com 45 comunidades. As comunidades estão organizando grupos com mulheres, homens e jovens para produzir doce, geléia, polpa e suco. Depois serem comercializados para prefeituras, em feiras e supermercados. Também está sendo trabalhado a idéia de organizar e ampliar a comercialização.

4 As famílias foram capacitadas através de cursos realizados nas próprias comunidades, encontros realizados a nível regional e visitas a grupos com mais experiências. Também nas comunidades existem os multiplicadores e multiplicadoras, esses são grupos de pessoas que repassam esses conhecimentos entre outras comunidades. Desta forma as famílias planejam e desenvolveram atividades práticas, em conjunto, para beneficiar e comercializar a produção. RESULTADOS E DISCUSSÕES Há muito tempo que a atividade de vender umbu in natura em feiras livres e nas rodovias é uma prática de grande parte da população de muitos municípios do Semi-Árido. Para muitas pessoas esta era a única forma de comercializar esse valioso produto. A partir de 2000 iniciou nos três municípios supra citados, o trabalho de agregação de valores, através do beneficiamento do umbu. O primeiro curso aconteceu no ano de 2000 para um grupo de mulheres do município de Uauá. Neste curso além das informações sobre a Convivência com o Semi-Árido, também foram feitas práticas sobre o beneficiamento do umbu. A partir desse curso começou nas comunidades um grande movimento pelo aproveitamento do umbu como fonte de renda, como melhoria da alimentação e preservação da planta. O beneficiamento do umbu já faz parte do trabalho do dia-adia das famílias na época da safra. No início da safra 2001, havia apenas 25 comunidades envolvidas. Hoje são em torno de 45 comunidades nos municípios de Curaçá, Uauá e Canudos, mais algumas comunidades no município de Casa Nova, que estão se organizando para trabalhar o beneficiamento do umbu, nesta safra de 2001/2002. Todo esse trabalho está sendo positivo no sentido de valorizar a cultura do semi-árido, ao invés das tradicionais festas do milho e da primavera pode promover a festa do umbu. Também tem sido de fundamental importância o trabalho de valorização do umbu a partir das escolas, onde se estuda sobre a planta, os frutos, o beneficiamento, o consumo e a utilização na merenda escolar. Apesar da importância sócio-econômica e para o ecossistema da caatinga, o umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Cam.) vem sofrendo uma diminuição a cada dia em função do desmatamento e queimadas praticados pelos agricultores e coletores de mel silvestre.

5 Para estimular a preservação e a reposição dos umbuzeiros, o Irpaa vem incentivando as comunidades para fazer plantios na caatinga, nas roças e nos fundos de pasto, por ser uma cultura adaptada e apropriada para o sertão. Para esse trabalho contamos com a colaboração da Embrapa Semi-árido que tem nos fornecido mudas. Para onde vai o umbu produzido no nordeste A maior parte da produção perde embaixo dos pés, uma parte a criação come, outra é consumida pelas pessoas, uma outra é vendido in-natura e apenas uma pequena parte é beneficiado. Caminho da comercialização do umbu in-natura : Produtor Atravessador I Atravessador II Despolpador Distribuidora Supermercado Consumidor Lanchonete Obs: Um saco de umbu com 60 kg que é vendido pelo produtor por R$ 5,00. Volta ao consumidor custando R$ 1,00 um copo de suco preço médio. Com o beneficiamento é possível eliminar os agentes intermediários, podendo fazer a comercialização direta: Produtor Consumidor. O beneficiamento do umbu como fonte de renda Com o beneficiamento é possível garantir um melhor preço na comercialização do produto; facilitar e ampliar a comercialização; reduzir a perda da produção; incentivar para melhorar a produção; despertar para a necessidade de preservação e cultivo de plantas regionais; como forma de organização das comunidades e proporcionar momentos para a capacitação dos trabalhadores e trabalhadoras.

6 Beneficiamento A maior importância do umbu está ainda numa face oculta, isto é, no beneficiamento. E uma vez explorada de forma mais organizada implicará na melhoria da renda das pessoas que vivem no meio rural onde o umbu produz em abundância. Há muito tempo às pesquisas mostram o grande potencial econômico do umbuzeiro. O problema ainda é que a maioria da população nunca teve acesso a elas, por isso é ainda pouco aproveitado. O beneficiamento do umbu sempre tem ocorrido no meio rural, porém de uma forma bem rudimentar. As pessoas utilizam as batatas para a fabricação de doces e a fruta para a fabricação de vinagres, marmeladas, doces e a tradicional umbuzada. Uma proposta de beneficiamento do umbu deve ser levada para as comunidades rurais de maneira que melhore a forma de trabalhar com o umbu. O beneficiamento precisa ser trabalhado de forma planejada, com vista ao lançamento dos produtos no mercado local e nacional. O que está sendo feito com o umbu Na região ainda é restrita a variedade de produtos processados a partir do umbu. Ficando concentrada na produção de suco extraído com uma máquina (extrator de suco), umbu em calda, geléia e polpa para o fabrico de doce. O que se pode fazer com o umbu Segundo pesquisas, do fruto do umbuzeiro pode ser obtidos 48 subprodutos, entre eles: a umbuzada, suco, sorvetes, doce, geléia, passas, umbu em calda, marmelada, cachaça, umbuzeitona, picles e outros. A maioria destes produtos ainda não faz parte da prática dos produtores/as que trabalham o beneficiamento. Fabricação de suco a vapor A fabricação de sucos a vapor é uma técnica ainda pouco conhecida na região Semi-Árida, mas se bem utilizada pode ajudar as pessoas a agregar valor às frutas. Essa técnica veio para facilitar o trabalho principalmente das pessoas que moram na zona rural onde não possuem energia elétrica e que não dispõem de estruturas para armazenamento das frutas por um período maior. A máquina ou extrator de sucos, pode ser utilizado para extrair o suco de várias frutas,

7 entre elas: umbu, manga, acerola, uva, banana, caju, etc, as quais passam por um processo de cozimento e o suco é extraído com as mesmas características da fruta. Esse suco se trabalhado obedecendo algumas práticas de higiene, pode ser naturalmente guardado em garrafas de vidro e armazenado em temperatura ambiente por um longo período. À medida que o suco é extraído deve ser logo engarrafado em recipientes de vidro esterilizados e fechados com tampas metálicas, em máquina própria para fechamento. Em seguida são colocados em posição invertida (de boca para baixo) até esfriar totalmente. Esse procedimento é quem assegura a conservação do produto à temperatura ambiente, sem riscos de deterioração durante o período de armazenamento. A polpa que sobra na panela, depois de extrair todo o suco, é utilizada para fabricação de doce. Comercialização Conforme planejada a comercialização da produção será feita, principalmente, para as prefeituras dos municípios vizinhos para utilização na merenda das escolas municipais, estaduais, creches e hospitais. A comercialização também acontecerá nas feiras livres dos municípios, em alguns supermercados locais, nas próprias comunidades, em eventos (tendo como objetivo também de divulgar o produto) e em pontos estratégicos das grandes cidades: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro. Tabela 1: agregação de valores Rendimento de 01 saco de umbu de 60 quilos PRODUTO PREÇO UNITÁRIO R$ TOTAL R$ 40 garrafas de suco de umbu, 500ml cada 1,50 60,00 50 potes de doce, 250 gr cada 2,00 100,00 Total bruto 160,00 INGRED./MATERIAIS COMPRADOS 2,5 kg de açúcar 0,70 1,75 40 garrafas vazias de 500 ml com tampa 0,26 10,40 50 potes de plástico de 250 gr com tampa 0,18 9,00 90 rótulos 0,05 4,50 Total despesas 25,65 TOTAL LÍQUIDO 134,35 Obs: as pessoas da zona rural vendiam os umbus em sacos para as fábricas de polpa em Feira de Santana e Sergipe: 01 saco de umbu com 60 quilos era vendido a R$5,00 - preço médio.

8 Conforme tabela1, o mesmo saco de umbu, se beneficiado, rende ao produtor/a R$ 134,35 (cento trinta e quatro e trinta e cinco centavos). CONCLUSÃO Hoje se percebe que através do beneficiamento as famílias conseguem ter uma renda satisfatória com a produção de umbu, são estimuladas a preservar e fazer plantio do umbuzeiro como uma fruteira adaptada às condições edafoclimática do Semi-Árido, é priorizada a produção comunitária e há um incentivo para a organização em torno da produção. Nos municípios onde as famílias vem trabalhando com o umbu, estas conseguem uma fonte de renda segura, pois o umbuzeiro produz todos os anos, independente da quantidade de chuva. Com isso há maior possibilidade da família permanecer no campo, pois tem uma renda fixa, justamente numa época em que a roça não produziu ainda. A satisfação das famílias que vem trabalhando, demonstra o sucesso desta atividade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANJOS, José Barbosa. Extrator de suco a vapor Comunicado técnico da Embrapa Semiárido nº 85, dez./99, pág Petrolina PE CAMPOS, Clarismar de Oliveira. Industrilização caseira do umbu Uma perspectiva para o semi-árido. Salvador: Epaba, MENDES, Benedito Vasconcelos. Plantas e animais para o Nordeste. Rio de Janeiro: Globo, MENDES, Benedito Vasconcelos. Desenvolver o semi-árido, dando prioridade ao social e ao ecológico Umbuzeiro importante fruteira do semi-árido. Coleção Mossoroense, série C volume DLXIV, SEAGRI. Cultura do umbuzeiro. Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária. Governo do Estado da Bahia.

SUCO DE UMBU (Spondias tuberosa Arruda): UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO SEMI- ÁRIDO INTRODUÇÃO

SUCO DE UMBU (Spondias tuberosa Arruda): UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO SEMI- ÁRIDO INTRODUÇÃO SUCO DE UMBU (Spondias tuberosa Arruda): UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO SEMI- ÁRIDO José Barbosa dos Anjos 1, Nilton de Brito Cavalcanti 2, Elisabete Oliveira Costa 3 1 Engº Agrônomo

Leia mais

CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) EM TEMPERATURA AMBIENTE

CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) EM TEMPERATURA AMBIENTE CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) EM TEMPERATURA AMBIENTE Nilton de Brito Cavalcanti, José Barbosa dos Anjos, Geraldo Milanez Resende, Luiza Teixeira de Lima Brito.

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda)

ALTERNATIVA PARA CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) ALTERNATIVA PARA CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) Nilton de Brito Cavalcanti 1 José Barbosa dos Anjos 1 Geraldo Milanez Resende 1 Luiza Teixeira de Lima Brito 1 RESUMO

Leia mais

História de Desafios e Conquistas. Jussara Dantas Gerente Comercial

História de Desafios e Conquistas. Jussara Dantas Gerente Comercial BAHIA - BRASIL História de Desafios e Conquistas Jussara Dantas Gerente Comercial Quantos somos? O quadro social COOPERCUC conta com 104 produtores cooperados 300 famílias estão envolvidas no projeto Missão

Leia mais

PROCESSAMENTO DE PICLES COM XILOPÓDIO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) INTRODUÇÃO

PROCESSAMENTO DE PICLES COM XILOPÓDIO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) INTRODUÇÃO PROCESSAMENTO DE PICLES COM XILOPÓDIO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) Nilton de Brito Cavalcanti, Carlos Antônio Fernandes Santos, José Barbosa dos Anjos, Geraldo Milanez Resende, Luiza Teixeira

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 23 de maio de 2019.

Clipping de notícias. Recife, 23 de maio de 2019. Clipping de notícias Recife, 23 de maio de 2019. PE ganha floresta bio-econômica de umbu na Serra do Giz em Afogados da Ingazeira 22 mai, 2019 Mais de 700 mudas de spondias tuberosa, popularmente conhecida

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FLORÍSTICA E DO UMBUZEIRO PARA O SEMIÁRIDO. Claudia Lima de Melo (UFCG); Maria José Batista da Silva (UFCG)

A IMPORTÂNCIA DA FLORÍSTICA E DO UMBUZEIRO PARA O SEMIÁRIDO. Claudia Lima de Melo (UFCG); Maria José Batista da Silva (UFCG) A IMPORTÂNCIA DA FLORÍSTICA E DO UMBUZEIRO PARA O SEMIÁRIDO Claudia Lima de Melo (UFCG); Maria José Batista da Silva (UFCG) Resumo: Este trabalho registra uma das ações desenvolvidas pelo subprojeto do

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 22 de maio de 2019.

Clipping de notícias. Recife, 22 de maio de 2019. Clipping de notícias Recife, 22 de maio de 2019. Recife, 22 de maio de 2019. Pernambuco poderá ter arranjo produtivo bioeconômico a partir do umbu Publicado 21 de maio de 2019 Por Zulene Alves Mais de

Leia mais

18 Comercialização e Agregração de Valor

18 Comercialização e Agregração de Valor 18 Comercialização e Agregração de Valor Sérgio Agostinho Cenci Daniel Trento do Nascimento André Luis Bonnet Alvarenga 314 Quais os possíveis canais de comercialização do maracujá? Os principais canais

Leia mais

11/03/2013 DADOS DA DISCIPLINA. Benefícios do consumo regular de f&h. ImportâncIa das f&h DEFINIÇÃO - FRUTAS ALGUNS PROBLEMAS. Carga horária: 80h

11/03/2013 DADOS DA DISCIPLINA. Benefícios do consumo regular de f&h. ImportâncIa das f&h DEFINIÇÃO - FRUTAS ALGUNS PROBLEMAS. Carga horária: 80h INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA RS DADOS DA DISCIPLINA Curso: Técnico em AgroindúsTriA Disciplina: Tecnologia de FruTas e HorTaliças Tema: INTRODUÇÃO AO

Leia mais

1. 3. Plantas frutíferas

1. 3. Plantas frutíferas 1. 3. Plantas frutíferas Saulo de Tarso Aidar, Francisco Pinheiro de Araújo, Clívia Danúbia Pinho da Casto e Ana Cécilia Poloni Rybka As plantas frutíferas nativas são há muito tempo valorizadas pelo conhecimento

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 25 de março de 2019.

Clipping de notícias. Recife, 25 de março de 2019. Clipping de notícias Recife, 25 de março de 2019. Recife, 25 de março de 2019. Associações se fortalecem no semiárido FOTOS: ROBERTO ARRAIS/DIVULGAÇÃO Carnaíba, a 394 quilômetros do Recife, desenvolve

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PLANTAS MATRIZES DE UMBUZEIRO EM CONDIÇÕES IRRIGADAS PARA FORNECIMENTO DE PROPÁGULOS VEGETATIVOS

AVALIAÇÃO DE PLANTAS MATRIZES DE UMBUZEIRO EM CONDIÇÕES IRRIGADAS PARA FORNECIMENTO DE PROPÁGULOS VEGETATIVOS AVALIAÇÃO DE PLANTAS MATRIZES DE UMBUZEIRO EM CONDIÇÕES IRRIGADAS PARA FORNECIMENTO DE PROPÁGULOS VEGETATIVOS Francisco Pinheiro de Araújo Carlos Antonio F.Santos Everaldo Rocha Porto Embrapa Semi-Árido

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou à Unidade 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

Cajuína. Fernando Antônio Pinto de Abreu Raimundo Marcelino da Silva Neto

Cajuína. Fernando Antônio Pinto de Abreu Raimundo Marcelino da Silva Neto Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Cajuína Fernando Antônio Pinto de Abreu Raimundo Marcelino da Silva Neto Embrapa

Leia mais

ABC. Caupi. da Agricultura Familiar. O feijão do Sertão

ABC. Caupi. da Agricultura Familiar. O feijão do Sertão ABC da Agricultura Familiar Caupi O feijão do Sertão Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Informação Tecnológica Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Caupi O feijão do Sertão

Leia mais

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS AGRICULTURA: HISTÓRICO Os primeiros camponeses (habitantes do campo) foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos

Leia mais

AS FABRIQUETAS DE DOCE DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) 1 - INTRODUÇÃO

AS FABRIQUETAS DE DOCE DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) 1 - INTRODUÇÃO AS FABRIQUETAS DE DOCE DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) NILTON DE BRITO CAVALCANTI 1 GERALDO MILANEZ RESENDE 2 RESUMO O objetivo deste estudo foi identificar as fabriquetas de processamento

Leia mais

Aproveitando restos de culturas, palhadas e outros materiais

Aproveitando restos de culturas, palhadas e outros materiais ABC da Pequena Agricultura Alimentação das criações na seca 4 Aproveitando restos de culturas, palhadas e outros materiais BIBLIOTECA Aproveitando restos de 2004 FL - 15648 1111111 IIIII IIIII 1111111111IIII

Leia mais

IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arr. Cam.): CULTIVO APROPRIADO PARA O SEMI-ÁRIDO

IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arr. Cam.): CULTIVO APROPRIADO PARA O SEMI-ÁRIDO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arr. Cam.): CULTIVO APROPRIADO PARA O SEMI-ÁRIDO Nilton de Brito Cavalcanti, Geraldo Milanez Resende, Luiza Teixeira de Lima Brito. Pesquisadores da Embrapa Semi-Árido. C.

Leia mais

A FALTA DE CHUVAS E AS DIFICULDADES PARA OS PEQUENOS AGRICULTORES DO SEMI-ÁRIDO ALIMENTAREM OS ANIMAIS NA SECA

A FALTA DE CHUVAS E AS DIFICULDADES PARA OS PEQUENOS AGRICULTORES DO SEMI-ÁRIDO ALIMENTAREM OS ANIMAIS NA SECA A FALTA DE CHUVAS E AS DIFICULDADES PARA OS PEQUENOS AGRICULTORES DO SEMI-ÁRIDO ALIMENTAREM OS ANIMAIS NA SECA Nilton de Brito Cavalcanti, Geraldo Milanez de Resende, Luiza Teixeira de Lima Brito. Embrapa

Leia mais

Movimento dos Pequenos Agricultores MPA. Apresentação - Embrapa. Movimento dos Pequenos Agricultores. Brasilia, 18 de Dezembro 2013 MENSAGEM

Movimento dos Pequenos Agricultores MPA. Apresentação - Embrapa. Movimento dos Pequenos Agricultores. Brasilia, 18 de Dezembro 2013 MENSAGEM Movimento dos Pequenos Agricultores MPA Apresentação - Embrapa Movimento dos Pequenos Agricultores Brasilia, 18 de Dezembro 2013 MENSAGEM SISTEMA CAMPONÊS DE PRODUÇÃO: Sustentabilidade da Agricultura Camponesa

Leia mais

PALESTRA PARA O V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO

PALESTRA PARA O V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO PALESTRA PARA O V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO TÍTULO: Sistema COEP de Produção de Algodão para Agricultura Familiar José Mendes de Araújo MSc Extensão Rural INTRODUÇÃO O cultivo do algodão é uma atividade

Leia mais

Economia Rural: Agricultura

Economia Rural: Agricultura Economia Rural: Agricultura Desenvolvimento da Agricultura Período Neolítico surgimento da agricultura Crescente Fértil: uma das primeiras áreas agrícolas do mundo Primeiros cultivos ocorreram onde as

Leia mais

A SAFRA DO IMBUZEIRO EM COMUNIDADES DE PEQUENOS AGRICULTORES DA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DA BAHIA

A SAFRA DO IMBUZEIRO EM COMUNIDADES DE PEQUENOS AGRICULTORES DA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DA BAHIA A SAFRA DO IMBUZEIRO EM COMUNIDADES DE PEQUENOS AGRICULTORES DA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DA BAHIA Nilton de Brito Cavalcanti 1 Geraldo Milanez Resende 1 RESUMO Entre as fruteiras nativas que ocorrem na região

Leia mais

Fruticultura. A Cultura do Umbu. Nome Cultura do Umbu Produto Informação Tecnológica Data Janeiro Preço - Linha Fruticultura Resenha

Fruticultura. A Cultura do Umbu. Nome Cultura do Umbu Produto Informação Tecnológica Data Janeiro Preço - Linha Fruticultura Resenha 1 de 6 10/16/aaaa 11:30 Fruticultura A Cultura do Umbu Nome Cultura do Umbu Produto Informação Tecnológica Data Janeiro -2001 Preço - Linha Fruticultura Resenha Informações resumidas sobre a Cultura do

Leia mais

SABERES DA TERRA. Resumo Palavras-chave: Orientações educativas; meio ambiente; agricultura familiar;

SABERES DA TERRA. Resumo Palavras-chave: Orientações educativas; meio ambiente; agricultura familiar; SABERES DA TERRA Olinson Coutinho Miranda 1 (IFBaiano), Danilo N. Da Silva 2 (IFBaiano), Fernando N. da Silva 3 (IFBaiano). Resumo Palavras-chave: Orientações educativas; meio ambiente; agricultura familiar;

Leia mais

POTENCIALIDADES DA CAATINGA

POTENCIALIDADES DA CAATINGA POTENCIALIDADES DA CAATINGA João Luiz da Silva* A caatinga ocupa uma área de mais de 800.000km², atingindo todos os estados do Nordeste incluindo também parte do norte de Minas Gerais. A vegetação da caatinga

Leia mais

Custos de Formalização e Valor Agregado em Sistemas

Custos de Formalização e Valor Agregado em Sistemas Custos de Formalização e Valor Agregado em Sistemas Agroindustriais Familiares de Base Ecológica (SAFEs) Região Metropolitana dsocial.com.br Equipe: Andréia Lourenço (UFRGS) Bolsista NEA; Mestre em Gerenciamento

Leia mais

A Agricultura Ecológica no Litoral Norte do RS e Sul de SC hoje: Conquistas e Possibilidades

A Agricultura Ecológica no Litoral Norte do RS e Sul de SC hoje: Conquistas e Possibilidades A Agricultura Ecológica no Litoral Norte do RS e Sul de SC hoje: Conquistas e Possibilidades 9ª Feira da Biodiversidade, 2ª Feira da Economia Solidária 2º Encontro Regional da Agricultura Ecológica Três

Leia mais

Conheça um pouco mais sobre a nossa empresa

Conheça um pouco mais sobre a nossa empresa Conheça um pouco mais sobre a nossa empresa Fundada em 2002, a Polpa de Fruta Graciosa é a indústria de alimentos que mais cresce na região da Costa do Dendê. Situada no município de Ituberá-Ba, atuamos

Leia mais

NORDESTE. by Your User Name

NORDESTE. by Your User Name NORDESTE by Your User Name Clima Semiárido Baixas médias de pluviosidade anual, com altas temperaturas. Clima semiárido A existência desse clima se deve a dois fatores: 1. A barreira orográfica

Leia mais

Desenvolvimento de Plantas de Imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) na Região Semi-Árida do Nordeste

Desenvolvimento de Plantas de Imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) na Região Semi-Árida do Nordeste Desenvolvimento de Plantas de Imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) na Região Semi-Árida do Nordeste Development of Imbu trees (Spondias tuberosa Arruda) in the Semi-Arid Region of Northeast Brazil CAVALCANTI,

Leia mais

1ª AULA - Continuação

1ª AULA - Continuação SUMÁRIO MATÉRIAS-PRIMAS 1ª AULA - Continuação - Origem das matérias-primas - Tipos de matérias-primas - Aproveitamento de matérias-primas - Directrizes gerais para a obtenção de melhor matéria-prima -

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 15 de dezembro 2017.

Clipping de notícias. Recife, 15 de dezembro 2017. Clipping de notícias Recife, 15 de dezembro 2017. Inaugurada Iluminação Natalina de Iguaracy 15 de dezembro de 2017 / Deixe um comentário O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, inaugurou na noite de

Leia mais

A COLHEITA DE FRUTOS DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) PELOS AGRICULTORES DA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DO NORDESTE BRASILEIRO INTRODUÇÃO

A COLHEITA DE FRUTOS DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) PELOS AGRICULTORES DA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DO NORDESTE BRASILEIRO INTRODUÇÃO A COLHEITA DE FRUTOS DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) PELOS AGRICULTORES DA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DO NORDESTE BRASILEIRO Nilton de Brito Cavalcanti 1 Geraldo Milanez Resende 1 RESUMO O imbuzeiro (Spondias

Leia mais

Professora do DGTA/CCHSA/UFPB, Campus III, Bananeiras-PB (Orientadora). PROBEX E- mail: 2

Professora do DGTA/CCHSA/UFPB, Campus III, Bananeiras-PB (Orientadora). PROBEX E- mail: 2 INFLUÊNCIA DA PÓS-COLHEITA NA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS DA FRUTICULTURA EM MICRORREGIÕES DA PARAÍBA, E SUA IMPORTÂNCIA NA RENDA FAMILIAR DOS COOPERADOS DA COAPRODES SOUSA 1, Solange SILVA 2, Ridevaldo Bernardo

Leia mais

Conservação Pós-Colheita de Umbu sob Diferentes Temperaturas de Armazenamento

Conservação Pós-Colheita de Umbu sob Diferentes Temperaturas de Armazenamento 211 Conservação Pós-Colheita de Umbu sob Diferentes Temperaturas de Postharvest Conservation of Spondias tuberosa Fruits Under Different Storage Temperatures Rosejane Pereira da Silva 1 ; Maria Auxiliadora

Leia mais

O produtor pergunta, a Embrapa responde

O produtor pergunta, a Embrapa responde Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semiárido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O produtor pergunta, a Embrapa responde Elder Manoel de Moura Rocha Marcos Antônio Drumond

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 21 de junho de 2017.

Clipping de notícias. Recife, 21 de junho de 2017. Clipping de notícias Recife, 21 de junho de 2017. 21/06/2017 SEMAS apresenta novos Módulos de Manejo Sustentável para Combate à Desertificação em Serra Talhada e Triunfo 20 de junho de 2017, às 12h18min

Leia mais

JORNADA NACIONAL DE LUTA DO MCP EM DEFESA DA AGRICULTURA CAMPONESA PELA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

JORNADA NACIONAL DE LUTA DO MCP EM DEFESA DA AGRICULTURA CAMPONESA PELA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS JORNADA NACIONAL DE LUTA DO MCP EM DEFESA DA AGRICULTURA CAMPONESA PELA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS O Movimento Camponês Popular (MCP) a partir da organização coletiva das famílias camponesas, pautado

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semiárido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 2ª edição revista e ampliada

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semiárido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 2ª edição revista e ampliada Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semiárido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA da goiaba 2ª edição revista e ampliada Brasília, DF 2010 Coleção Plantar, 66

Leia mais

16. Aspectos do crescimento, desenvolvimento e manejo cultural do imbuzeiro

16. Aspectos do crescimento, desenvolvimento e manejo cultural do imbuzeiro 16. Aspectos do crescimento, desenvolvimento e manejo cultural do imbuzeiro o imbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Câm.) é uma fruteira nativa da reglao semi-árida do Nordeste brasileiro de grande importância

Leia mais

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA PRIMEIROS CAMPONESES Os primeiros camponeses foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos da natureza, sem qualquer controle

Leia mais

Geléia de Cupuaçu. Joana Maria Leite de Souza Fabiana Silva Reis Felícia Maria Nogueira Leite Dorila Silva de Oliveira Mota Gonzaga

Geléia de Cupuaçu. Joana Maria Leite de Souza Fabiana Silva Reis Felícia Maria Nogueira Leite Dorila Silva de Oliveira Mota Gonzaga Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Acre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Geléia de Cupuaçu Joana Maria Leite de Souza Fabiana Silva Reis Felícia Maria Nogueira Leite

Leia mais

IPA 74 anos semeando conhecimento

IPA 74 anos semeando conhecimento EDUCAÇÃO AMBIENTAL Regional/Município: Caruaru/Caruaru Comunidade: Murici e Região Equipe Responsável: Anísio S. de Oliveira Junior, Dilza Batista de Albuquerque, Fábio César, Hilda Maria Brito e José

Leia mais

Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos

Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos Escritório Regional da Bahia Rua do Cabral, 15 - Nazaré CEP 40.055.010 Salvador Bahia Telefone: (71) 3242-7880 Fax: (71) 3326-9840 E-mail: erba@dieese.org.br Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos

Leia mais

Tabela 1. Dados comparativos da safra anterior em relação à atual.

Tabela 1. Dados comparativos da safra anterior em relação à atual. 11º Levantamento da Safra Baiana de Grãos De acordo com o décimo primeiro levantamento (realizado entre os dias 24 a 28 de julho de 2017), estima-se que nessa safra sejam colhidas 8.032,3 mil toneladas

Leia mais

Palavras chave: bagaço seco, fração fibrosa, teste sensorial

Palavras chave: bagaço seco, fração fibrosa, teste sensorial Elaboração de doce contendo o resíduo seco do pedúnculo do caju (Anacardium occidentale L.) e comparação avaliativa com o doce tradicional através de análise sensorial por aceitação e intenção de compra

Leia mais

Agroextrativismo: potencial socioeconômico e conservação da biodiversidade

Agroextrativismo: potencial socioeconômico e conservação da biodiversidade Agroextrativismo: potencial socioeconômico e conservação da biodiversidade Aldicir Scariot Projeto Bem Diverso Embrapa Cenargen Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial Campinas 21 22 de

Leia mais

Barra de Cereal de Caju

Barra de Cereal de Caju Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Barra de Cereal de Caju Antônio Calixto Lima Arthur Cláudio Rodrigues de Souza

Leia mais

ABC. da Agricultura Familiar. Umbuzeiro Valorize o que é seu

ABC. da Agricultura Familiar. Umbuzeiro Valorize o que é seu ABC da Agricultura Familiar Umbuzeiro Valorize o que é seu Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Informação Tecnológica Embrapa Semi-Árido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Leia mais

Avaliação dos Atributos Sensoriais de Umbuzada (Spondias tuberosa Arruda Câmara)

Avaliação dos Atributos Sensoriais de Umbuzada (Spondias tuberosa Arruda Câmara) Avaliação dos Atributos Sensoriais de Umbuzada (Spondias tuberosa Arruda Câmara) Fernanda Fernandes Pinheiro da Costa 1, Nataly Roberta Bezerra Santana 2, Joabis Nobre Martins 3, Luciana Façanha Marques

Leia mais

O CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL. Carlos Eduardo Cruz Tavares (1)

O CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL. Carlos Eduardo Cruz Tavares (1) SEÇÃO II Artigos de Política Agrícola O CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL Carlos Eduardo Cruz Tavares (1) Alguns meses atrás, a imprensa divulgou que o Governo Federal havia definido, como meta

Leia mais

COMPARATIVO DE LUCRATIVIDADE ENTRE O PLANTIO DE MILHO SEQUEIRO/SOJA E O ARRENDAMENTO DA ÁREA

COMPARATIVO DE LUCRATIVIDADE ENTRE O PLANTIO DE MILHO SEQUEIRO/SOJA E O ARRENDAMENTO DA ÁREA COMPARATIVO DE LUCRATIVIDADE ENTRE O PLANTIO DE MILHO SEQUEIRO/SOJA E O ARRENDAMENTO DA ÁREA Mariana S. de Proença 1, Leonel J. Ribeiro 2, Maria C. Ferrari 3, Flavia C. Cavalini 4 1 Graduanda em Agronegócio,

Leia mais

Experiência de Assessoria Técnica e Extensão Rural para a Convivência com o Semiárido.

Experiência de Assessoria Técnica e Extensão Rural para a Convivência com o Semiárido. Experiência de Assessoria Técnica e Extensão Rural para a Convivência com o Semiárido. Experience of technical assistance and rural extension service for living harmoniously with semiarid climate conditions.

Leia mais

Boletim 02/17 Unidade de Gestão Estratégica - Sebrae/PE

Boletim 02/17 Unidade de Gestão Estratégica - Sebrae/PE Estudos & Pesquisas W Boletim 02/17 Unidade de Gestão Estratégica - Sebrae/PE A fruticultura irrigada do Vale do Submédio do São Francisco e a modernização agrícola do Sertão Ana Cláudia Arruda* A fruticultura

Leia mais

Elaboração e aceitabilidade do doce cristalizado da folha do umbuzeiro (Spondias tuberosa)

Elaboração e aceitabilidade do doce cristalizado da folha do umbuzeiro (Spondias tuberosa) Elaboração e aceitabilidade do doce cristalizado da folha do umbuzeiro (Spondias tuberosa) Izaias Rodrigues Conceição (2), Roberta Verônica dos Santos Carvalho Mesquita (1), Jason Ribeiro do Nascimento

Leia mais

PRODUTIVIDADE DAS COLMEIAS DE

PRODUTIVIDADE DAS COLMEIAS DE PRODUTIVIDADE DAS COLMEIAS DE Apis mellifera L. EM MUNICÍPIOS DO SERTÃO PARAÍBANO. Anderson Bruno Anacleto de Andrade¹; Rosilene Agra da Silva²; Wellinghton Alves Guedes 1 ; Isidro Patricio de Almeida

Leia mais

DO VALE DO AÇU DO VALE DO AÇU. Joacir Rufino de Aquino

DO VALE DO AÇU DO VALE DO AÇU. Joacir Rufino de Aquino II FÓRUM SOCIAL E SUSTENTÁVEL DO VALE DO AÇU EVOLUÇÃO E DESAFIOS DA AGROPECUÁRIA DO VALE DO AÇU Joacir Rufino de Aquino Economista. Mestre em Economia Rural e Regional. Professor Adjunto IV do Curso de

Leia mais

IMBUZEIRO : ALTERNATIVA DE RENDA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

IMBUZEIRO : ALTERNATIVA DE RENDA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR ~-;.;...,. " IMBUZEIRO : ALTERNATIVA DE RENDA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR Nilton DE BRITO CA VALCANTI Administração de Empresa, MSc., EMBRAPA-CPATSA Geraldo MILANEZ RESENDE Eng...Q.Agrônomo, MSc., EMBRAPA-CPATSA

Leia mais

Mesa Redonda Desafios da captação de água de chuva no Semi-Árido brasileiro

Mesa Redonda Desafios da captação de água de chuva no Semi-Árido brasileiro Mesa Redonda Desafios da captação de água de chuva no Semi-Árido brasileiro Luiza Teixeira de Lima Brito Embrapa Semi-Árido Campina Grande-PB, 05 a 07 de maio de 2009 Nordeste Brasileiro Grande diversidade

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DA MANGA 2 a edição revisada e ampliada Embrapa Informação

Leia mais

Irrigação Suplementar de Salvação na Produção de Frutíferas em Barragem Subterrânea

Irrigação Suplementar de Salvação na Produção de Frutíferas em Barragem Subterrânea Irrigação Suplementar de Salvação na Produção de Frutíferas em Barragem Subterrânea Salvation Supplementary Irrigation in the Production of Fruit in Underground Dam Mercia Luciana de Souza Santos 1 ; Roseli

Leia mais

Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura

Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura CURSO Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura Este curso tem 20 horas 2015. SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Central. Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada

Leia mais

Programação SemiáridoShow 2017

Programação SemiáridoShow 2017 Programação SemiáridoShow 2017 Bioma Caatinga, Recursos Hídricos e Tecnologias: Perspectivas Socioambientais www.embrapa.br/semiaridoshow Terça-feira - 7 de novembro 9h Vila da Economia Solidária Solenidade

Leia mais

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL FATORES QUE INFLUENCIAM NA CONFIGURAÇÃO SOCIOESPACIAL E NA SUSTENTABILIDADE DO MEIO RURAL Aspectos físicos e ambientais Condições socioeconômicas Capitalização e a

Leia mais

Processamento de Castanha de Caju

Processamento de Castanha de Caju Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Processamento de Castanha de Caju Francisco Fábio de Assis Paiva Raimundo

Leia mais

ENTENDENDO O CARDÁPIO. Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE)

ENTENDENDO O CARDÁPIO. Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) ENTENDENDO O CARDÁPIO Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) O que é um cardápio? CARDÁPIO DO PNAE É a relação das preparações de alimentos a serem oferecidas em uma refeição.

Leia mais

VIABILIDADE ECONÔMICA DA CULTURA DA MAMONA NO MUNICÍPIO DE ITAETÊ, CHAPADA DIAMANTINA-BA

VIABILIDADE ECONÔMICA DA CULTURA DA MAMONA NO MUNICÍPIO DE ITAETÊ, CHAPADA DIAMANTINA-BA Página 397 VIABILIDADE ECONÔMICA DA CULTURA DA MAMONA NO MUNICÍPIO DE ITAETÊ, CHAPADA DIAMANTINA-BA Edson Fernandes Araújo Macedo ¹; Julio Cezar Vasconcelos ²; Genebaldo Antonio Figueredo Alves ³ ¹ SEAGRI/EBDA/INCRA,

Leia mais

CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Profa. Dra. Cristiane de Conti Medina Departamento de Agronomia

CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Profa. Dra. Cristiane de Conti Medina Departamento de Agronomia CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Profa. Dra. Cristiane de Conti Medina Departamento de Agronomia medina@uel.br AGRICULTURA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PRODUÇÃO DE ENERGIA A GRANDE REVOLUÇÃO ESTÁ

Leia mais

Agricultura Familiar e Quintais Agroflorestais em São Félix do Xingu-PA

Agricultura Familiar e Quintais Agroflorestais em São Félix do Xingu-PA Agricultura Familiar e Quintais Agroflorestais em São Félix do Xingu-PA Por Daniel Braga 1 A agricultura familiar e seus de meios de vida vêm sendo estudados pela tese de doutorado do engenheiro florestal

Leia mais

Cadeia Produtiva do Açaí Juçara no Litoral Norte do RS. Surgimento da Coopernativa

Cadeia Produtiva do Açaí Juçara no Litoral Norte do RS. Surgimento da Coopernativa Cadeia Produtiva do Açaí Juçara no Litoral Norte do RS. Surgimento da Coopernativa Cristiano Motter Técnico equipe Centro Ecológico Sócio da Coopernativa Fragilidade do monocultivo da banana Danos por

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS

ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS Índice Apresentação Introdução Eficiência na cozinha Material de Construção A

Leia mais

SISTEMA DE PLANTIO E PRODUTIVIDADE DA MAMONEIRA CULTIVADA EM ÁREA DE SEQUEIRO NO MUNICÍPIO DE CASA NOVA-BA

SISTEMA DE PLANTIO E PRODUTIVIDADE DA MAMONEIRA CULTIVADA EM ÁREA DE SEQUEIRO NO MUNICÍPIO DE CASA NOVA-BA SISTEMA DE PLANTIO E PRODUTIVIDADE DA MAMONEIRA CULTIVADA EM ÁREA DE SEQUEIRO NO MUNICÍPIO DE CASA NOVA-BA Marcos Antonio Drumond 1, José Barbosa dos Anjos 2 e Luiz Balbino Morgado 3 Embrapa Semi-Árido

Leia mais

Polpa de Fruta Congelada

Polpa de Fruta Congelada Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria de Alimentos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Polpa de Fruta Congelada Virgínia Martins da Matta Murillo Freire Junior

Leia mais

Algodão em Pluma. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Algodão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Algodão em Pluma. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Algodão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Algodão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Algodão em Pluma Odilon Reny Ribeiro Ferreira da Silva Valdinei Sofiatti Waltemilton Vieira

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria de Alimentos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria de Alimentos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria de Alimentos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Licor de Frutas Edmar das Mercês Penha Embrapa Informação Tecnológica

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR : Olericultura e Plantas Medicinais Curso: Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia Série/Período: 2015.2 Carga Horária:

Leia mais

FORMAS DE CONTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE BARREIROS NA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DA BAHIA

FORMAS DE CONTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE BARREIROS NA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DA BAHIA FORMAS DE CONTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE BARREIROS NA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DA BAHIA Nilton de Brito Cavalcanti, Geraldo Milanez Resende, Pesquisadores da Embrapa Semi-Árido. Cx. Postal, 23. CEP-56.300-970. Petrolina,

Leia mais

TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NO SERTÃO DO NORDESTE EM PERIODO DE SECA. Resumo

TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NO SERTÃO DO NORDESTE EM PERIODO DE SECA. Resumo CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA PARA SUSTENTABILIDADE DE ÁREAS RURAIS E URBANAS TECNOLOGIAS E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA TERESINA, PI, DE 11 A 14 DE JULHO DE 2005 TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA PARA

Leia mais

Prof. Vital Pedro da Silva Paz

Prof. Vital Pedro da Silva Paz Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Ciência Agrárias, Ambientais e Biológicas Núcleo de Engenharia de Água e Solo Disciplina: CCA 039 - Irrigação e Drenagem Prof. Vital Pedro da Silva

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 23 de dezembro de 2016.

Clipping de notícias. Recife, 23 de dezembro de 2016. Clipping de notícias Recife, 23 de dezembro de 2016. Recife,23 de dezembro 2016. 23/12/2016 Lago de Sobradinho atinge novamente 10% de sua capacidade O volume de água no Lago de Sobradinho, no norte da

Leia mais

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO Arroz: A cultura segue evoluindo de maneira satisfatória sem maiores percalços em que pese a forte estiagem na Campanha e no Sul do Estado. Até o momento não há informações de

Leia mais

Nos últimos 20 anos, a produção brasileira dos principais grãos de

Nos últimos 20 anos, a produção brasileira dos principais grãos de AGRICULTURA Clima prejudica a safra gaúcha 2001/2002 Maria Helena Antunes de Sampaio* Nos últimos 20 anos, a produção brasileira dos principais grãos de verão arroz, feijão, milho e soja cresceu 94,4%

Leia mais

Bolsista, Embrapa Semiárido, Petrolina-PE, 2

Bolsista, Embrapa Semiárido, Petrolina-PE,   2 INFLUÊNCIA DA ÉPOCA DE COLHEITA DO PORTA-ENXERTO E DA VARIEDADE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE SUCOS DE UVAS ELABORADOS NO NORDESTE DO BRASIL GILDEILZA GOMES SILVA 1 ; JULIANE BARRETO DE OLIVEIRA

Leia mais

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM JUAZEIRO-BA

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM JUAZEIRO-BA COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM JUAZEIRO-BA Marcos Antônio Drumond 1, José Barbosa dos Anjos 1, Luiz Balbino Morgado 1, Máira Milani 2 e José Monteiro Soares

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 20 de janeiro de 2017.

Clipping de notícias. Recife, 20 de janeiro de 2017. Clipping de notícias Recife, 20 de janeiro de 2017. Recife, 20 de janeiro de 2017. Recife, 20 de janeiro de 2017. 20/01/2017 Agricultores se reúnem com representantes do Mapa e discutem modelo de assistência

Leia mais

Cesta básica: preços aumentam em 16 capitais

Cesta básica: preços aumentam em 16 capitais 1 São Paulo, 04 de abril de 2014. NOTA À IMPRENSA Cesta básica: preços aumentam em 16 capitais Em março, os preços dos gêneros alimentícios essenciais subiram em 16 das 18 capitais onde o DIEESE - Departamento

Leia mais

Custo da cesta básica aumenta em 17 capitais

Custo da cesta básica aumenta em 17 capitais 1 São Paulo, 12 de março de 2019 NOTA À IMPRENSA Custo da cesta básica aumenta em 17 capitais Em fevereiro de 2019, o custo do conjunto de alimentos essenciais subiu em quase todas as capitais, exceto

Leia mais

ÁGUA FONTE DE VIDA E EXISTÊNCIA: O USO DAS CISTERNAS COMO FONTE ALTERNATIVA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA, NO DISTRITO DE MORORÓ, BARRA DE SANTANA-PB.

ÁGUA FONTE DE VIDA E EXISTÊNCIA: O USO DAS CISTERNAS COMO FONTE ALTERNATIVA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA, NO DISTRITO DE MORORÓ, BARRA DE SANTANA-PB. ÁGUA FONTE DE VIDA E EXISTÊNCIA: O USO DAS CISTERNAS COMO FONTE ALTERNATIVA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA, NO DISTRITO DE MORORÓ, BARRA DE SANTANA-PB. FREITAS, Vanessa da Silva. Universidade Estadual da Paraíba-

Leia mais

The construction of a Vegetal Products Processing Agroindustry project for the metropolitan region of Porto Alegre - RS settled families

The construction of a Vegetal Products Processing Agroindustry project for the metropolitan region of Porto Alegre - RS settled families Construção de um projeto de Agroindústria de Processamento de Produtos de Origem Vegetal para as famílias assentadas da Região Metropolitana de Porto Alegre - RS The construction of a Vegetal Products

Leia mais

Bem vindos! Oficina de elaboração de projetos e divulgação do 25º Edital de seleção do PPP- ECOS / Fundo Amazônia

Bem vindos! Oficina de elaboração de projetos e divulgação do 25º Edital de seleção do PPP- ECOS / Fundo Amazônia Bem vindos! Oficina de elaboração de projetos e divulgação do 25º Edital de seleção do PPP- ECOS / Fundo Amazônia Apresentação dos participantes Nome Município Organização Expectativa Organização já executou

Leia mais

Introdução 31/03/2017 INTRODUÇÃO A IRRIGAÇÃO E DRENAGEM: HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA. Centro Universitário do Triângulo.

Introdução 31/03/2017 INTRODUÇÃO A IRRIGAÇÃO E DRENAGEM: HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA. Centro Universitário do Triângulo. Centro Universitário do Triângulo INTRODUÇÃO A IRRIGAÇÃO E DRENAGEM: HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA Disciplina: Irrigação e Drenagem Curso: Engenharia Agronômica - 6º período Professor: João Eduardo Ribeiro da

Leia mais

Organização do Território

Organização do Território Organização do Território 1. No século XXI, a participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste no PIB brasileiro vem aumentando paulatinamente, o que indica que a região passa por um ciclo de crescimento

Leia mais

Cesta básica de Porto Alegre registra aumento de 4,35% em outubro de 2013

Cesta básica de Porto Alegre registra aumento de 4,35% em outubro de 2013 1 NOTA À IMPRENSA PORTO ALEGRE, 07 DE NOVEMBRO DE 2013. Cesta básica de Porto Alegre registra aumento de 4,35% em outubro de 2013 Em outubro de 2013, a Cesta Básica de Porto Alegre registrou aumento de

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICOS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS DOS PRODUTORES FAMILIARES DA COMUNIDADE DE CAXEIRO, EM JUAREZ TÁVORA, PB

INDICADORES ECONÔMICOS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS DOS PRODUTORES FAMILIARES DA COMUNIDADE DE CAXEIRO, EM JUAREZ TÁVORA, PB INDICADORES ECONÔMICOS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS DOS PRODUTORES FAMILIARES DA COMUNIDADE DE CAXEIRO, EM JUAREZ TÁVORA, PB Maria Auxiliadora Lemos Barros 1, Robério Ferreira dos Santos 2, Paulo de Tarso Firmino

Leia mais

COOPERATIVISMO NO SEMIÁRIDO NORDESTINO: A EXPERIÊNCIA DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA FAMILIAR DE CANUDOS, UAUÁ E CURAÇÁ - COOPERCUC

COOPERATIVISMO NO SEMIÁRIDO NORDESTINO: A EXPERIÊNCIA DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA FAMILIAR DE CANUDOS, UAUÁ E CURAÇÁ - COOPERCUC COOPERATIVISMO NO SEMIÁRIDO NORDESTINO: A EXPERIÊNCIA DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA FAMILIAR DE CANUDOS, UAUÁ E CURAÇÁ - COOPERCUC Território Sertão do São Francisco, Bahia (BA), Brasil Abril de 2013 Produção

Leia mais