Clipping de notícias. Recife, 21 de junho de 2017.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Clipping de notícias. Recife, 21 de junho de 2017."

Transcrição

1 Clipping de notícias Recife, 21 de junho de 2017.

2

3

4

5 21/06/2017

6

7

8 SEMAS apresenta novos Módulos de Manejo Sustentável para Combate à Desertificação em Serra Talhada e Triunfo 20 de junho de 2017, às 12h18min Meio Ambiente, Agricultura O Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, realiza nesta quarta-feira (21/06), a apresentação de novos Módulos de Manejo Sustentável, em Serra Talhada e Triunfo. Os projetos, que promovem simultaneamente atividades econômicas, inclusão social e conservação ambiental, foram desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS) em parceria com o Fundo Nacional de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente. As ações estão sendo implantadas em 12 municípios, escolhidos pela proximidade das zonas de amortecimento de novas Unidades de Conservação do bioma Caatinga, que estão sendo criadas pela Semas e CPRH, e visam promover atividades econômicas sustentáveis para cerca de 400 famílias. A implantação dos módulos de manejo contempla ações distribuídas em cinco eixos: segurança hídrica (construção de poços e sistemas simplificados de abastecimento de água), segurança alimentar (criação de 12 unidades produtivas), segurança energética (construção de 338 fogões ecológicos, que reduzem consumo de lenha), saneamento básico (construção de 328 banheiros com fossa e sumidouro) e capacitações para agricultores, professores e gestores públicos dos municípios, de acordo com o arranjo produtivo escolhido por cada comunidade.

9 O projeto foi premiado em 2014 com o Prêmio Dryland Champions, concedido pela United Nations Convention to Combat Desertification (UNCCD) da ONU, por meio do Ministério do Meio Ambiente, por combater a degradação do solo e a desertificação no semiárido. A programação em Serra Talhada e Triunfo faz parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente e do Dia Mundial de Combate à Desertificação, comemorado no dia 17 de junho, e está alinhado com os objetivos do Comitê de Inovação e Incentivo à Economia de Baixo Carbono (CIIEBC), instituído pelo Governador Paulo Câmara para estimular a atração de negócios inovadores e sustentáveis para o Estado. Em Serra Talhada, o projeto vem transformando a realidade na comunidade de Lajinha. As 30 famílias beneficiadas no projeto já estão usufruindo dos banheiros; dos fogões ecológicos (que utiliza uma câmara de combustão que distribui e aproveita melhor o calor, necessitando de pouca lenha para atender o processo de cozimento dos alimentos) e do Projeto Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS), com a plantação e venda de verduras, frutas e legumes orgânicos. Em Triunfo, a Unidade de Beneficiamento de Frutas já está trazendo renda para os moradores da Comunidade de Carro Quebrado, com a venda de polpas de frutas da região. Na programação haverá degustação de sucos preparados pela comunidade. O Gerente de Programa do Semiárido, Caatinga e Combate à Desertificação da Semas, Sérgio Mendonça, afirma que as comunidades beneficiadas são grandes aliados na preservação do meio ambiente da região. Acredito que essas intervenções no Bioma Caatinga provocam uma transformação socioeconômico-ambiental, quebrando paradigmas na percepção de vida dos agricultores beneficiados, disse Sérgio Mendonça. Pernambuco possui mais de 80% do seu território no clima Semiárido. Dos 184 municípios, 122 estão em áreas que vem sofrendo degradação ambiental progressivamente. A Caatinga é um Bioma único do Nordeste do Brasil, ocupando aproximadamente 11% do território nacional. Rico em biodiversidade, abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 de abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos da Caatinga para sobreviver (dados do Ministério do Meio Ambiente). Serviço: Apresentação do Projeto de Implantação de Módulos de Manejo Sustentável da Agrobiodiversidade para o Combate à Desertificação no Semiárido Pernambucano em Serra Talhada e Triunfo. Data: 21 de junho de 2017 Local: Comunidade da Lajinha, em Serra Talhada Horário: 8h às 12h. Data: 21 de junho de 2017 Local: Comunidade de Carro Quebrado, em Triunfo Horário: 14:30h às 16:30h.

10 Primeira suspensão da captação de água no Rio São Francisco acontece hoje 21/06/2017 às 6:40 por Carlos Britto faça um comentário As captações de água estarão suspensas no Rio São Francisco a partir de hoje (21). A medida, que institui o Dia do Rio, tem o objetivo de preservar os estoques de água nos reservatórios da bacia do Velho Chico. A decisão partiu de uma articulação entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Agência Nacional de Águas (ANA), os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, bem como usuários de água.

11 A medida suspende as captações realizadas em corpos d água superficiais perenes de domínio da União todas as quartas-feiras. A medida inclui retiradas para todos os usos, inclusive perímetros de irrigação, mas exclui as captações para abastecimento humano e dessedentação animal. Com a adoção da medida, a ANA espera economizar 40 m³ de água, o que evitaria a utilização do volume morto dos reservatórios de Sobradinho e de Xingó. A suspensão vale até 30 de novembro deste ano, quando está previsto o fim do período seco