BASF Sociedade de Previdência Complementar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BASF Sociedade de Previdência Complementar"

Transcrição

1 BASF Sociedade de Previdência Complementar QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE APOSENTADORIA BASF CNPB: Julho de 2016

2 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 2 de 137 Conteúdo 1. DO OBJETO GLOSSÁRIO Da Elegibilidade ao Plano Da Mudança do Vínculo Empregatício Das Disposições Financeiras Das Contribuições Dos Benefícios Dos Institutos Legais Obrigatórios Da Data do Cálculo, da Forma e do Pagamento dos Benefícios Das Alterações e da Liquidação do Plano Das Disposições Gerais Das Disposições Transitórias relativas ao Plano de Aposentadoria BASF Das Disposições Transitórias relativas à Incorporação do Plano de Aposentadoria PREVI CIBA na Data da Primeira Alteração do Plano de Das Disposições relativas ao Plano de Aposentadoria PREVI CIBA Conteúdo 1. DO OBJETO GLOSSÁRIO Da Elegibilidade ao Plano Da Mudança do Vínculo Empregatício Das Disposições Financeiras Das Contribuições Dos Benefícios Dos Institutos Legais Obrigatórios Da Data do Cálculo, da Forma e do Pagamento dos Benefícios Da Alteração e da Liquidação do Plano, Redução ou Interrupção de Contribuições e Retirada de Patrocínio Das Disposições Gerais Das Disposições Transitórias relativas ao Plano de Aposentadoria BASF Das Disposições Transitórias relativas à Incorporação do Plano de Aposentadoria PREVI CIBA em 20/10/ Das Disposições relativas ao Plano de Aposentadoria PREVI CIBA

3 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 3 de DO OBJETO 1. DO OBJETO 1.1 Este documento, doravante designado Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF, estabelece os direitos e as obrigações das Patrocinadoras, dos Participantes, dos Beneficiários e da Entidade em relação ao Plano de Aposentadoria BASF, nos termos nele previstos e observado o disposto no item 1.3 subsequente. 1.2 Os dispositivos deste Regulamento são complementares aos do Estatuto da Entidade. 1.3 O Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF, aprovado pelo Conselho Deliberativo em 19/04/2010, incorpora e substitui em todos os seus termos, a partir da Data da Primeira Alteração do Plano de 2010, o Regulamento do Plano de Aposentadoria PREVI CIBA, (CNPB nº ), aprovado pela Portaria nº 2.700, originalmente administrado 1.1 Este documento, doravante designado Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF, estabelece os direitos e as obrigações das Patrocinadoras, dos Participantes, dos Beneficiários e da Entidade em relação ao Plano de Aposentadoria BASF, nos termos nele previstos e observado o disposto no item 1.2 deste Regulamento. Revogado 1.2 O Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF, aprovado pelo Conselho Deliberativo em 19/04/2010, incorpora e substitui em todos os seus termos, a partir de 21/10/2010, data da primeira alteração do Plano de 2010, o Regulamento do Plano de Aposentadoria PREVI CIBA, originalmente administrado pela PREVI CIBA Sociedade de Ajustes de remissão e redacional. Revogado em razão do entendimento da Previc, em processos similares, de que a menção a outros instrumentos institucionais não deve constar no regulamento. Exclusão dos dados do Plano de Aposentadoria PREVI CIBA que foi incorporado pelo Plano de Aposentadoria BASF.

4 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 4 de 137 pela PREVI CIBA Sociedade de Previdência Privada, aplicando-se, em consequência, aos Participantes Ativos, Vinculados, Autopatrocinados e Assistidos, bem como aos Beneficiários em gozo de benefício, que, na Data da Primeira Alteração do Plano de 2010, se encontravam em tal condição no Plano de Aposentadoria PREVI CIBA, serão observadas as disposições especiais e transitórias contidas nos Capítulos 14 e 15. Previdência Privada, aplicando-se, em consequência, aos Participantes Ativos, Vinculados, Autopatrocinados e Assistidos, bem como aos Beneficiários em gozo de benefício, que em 21/10/2010 se encontravam em tal condição no Plano de Aposentadoria PREVI CIBA, serão observadas as disposições especiais e transitórias contidas nos Capítulos 14 e 15.

5 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 5 de GLOSSÁRIO 2. GLOSSÁRIO 2.3 "Beneficiário": significará, em caso de falecimento de Participante, seu cônjuge ou Companheiro e seus filhos, incluindo o enteado, assim reconhecido pela Previdência Social, e o adotado legalmente, menores de 18 (dezoito) anos de idade, sendo estendido até o mês em que completar os 24 (vinte e quatro) anos de idade, se frequentando, curso reconhecido pelo Conselho Federal de Educação. Não haverá limite de idade para filho total e permanentemente inválido A habilitação de Beneficiário configurar-se-á no momento do falecimento do Participante Ativo ou Assistido, pelo cumprimento dos requisitos estabelecidos no item Uma vez habilitado como tal, o Beneficiário fará jus ao recebimento integral da parcela da Pensão por Morte a ele atribuível, até que complete as seguintes condições: 2.3 "Beneficiário": significará, em caso de falecimento de Participante, o marido ou a esposa, ou o Companheiro ou a Companheira, e seus filhos, incluindo o enteado, até o mês em que completar os 24 (vinte e quatro) anos de idade. Não haverá limite de idade para filho total e permanentemente inválido A habilitação de Beneficiário ocorrerá no momento do falecimento do Participante, este último observado o disposto nos itens e 10.2, e pelo cumprimento dos requisitos estabelecidos no item 2.3 deste Regulamento Uma vez habilitado como tal, o Beneficiário fará jus ao recebimento integral da parcela da Pensão por Morte a ele atribuível, até que complete as seguintes condições: Ajustado para prever que filho ou enteado será beneficiário até 24 anos de idade, independentemente de cursar ensino superior. Aprimoramento redacional e inclusão de remissões para observar o procedimento de inclusão de beneficiário de participante assistido. Aprimoramento redacional e inclusão do esgotamento do saldo de conta como forma de cessação do benefício.

6 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 6 de 137 a) no caso de parcela paga na forma de Renda Financeira, até o momento que completar a Maioridade, quando receberá, automaticamente, o saldo remanescente do respectivo quinhão na forma de pagamento único; b) no caso de parcela do benefício de Pensão por Morte paga na forma de Renda Vitalícia, esta ficará extinta no caso de falecimento do Beneficiário ou do atingimento do limite de idade previsto no item 2.3 ou da recuperação, no caso de filho inválido. 2.6 "Companheiro": significará a pessoa que mantenha união estável com o Participante, desde que essa condição seja reconhecida pela Previdência Social. 2.7 "Conta Coletiva": significará a conta mantida pela Entidade, constituída por duas sub-contas denominadas Conta Administrativa e Conta Geral. Na Conta Administrativa serão alocadas as contribuições destinadas ao custeio administrativo, sendo debitados os a) no caso de Renda Financeira, até o atingimento do limite de idade previsto no item 2.3, quando receberá, automaticamente, o saldo remanescente do respectivo quinhão na forma de pagamento único ou até o esgotamento do saldo, o que primeiro ocorrer; b) no caso de Renda Vitalícia, esta ficará extinta no caso de falecimento do Beneficiário ou do atingimento do limite de idade previsto no item 2.3 ou da recuperação, no caso de filho inválido. 2.6 "Companheiro(a)": significará a pessoa que mantenha união estável com o Participante, desde que essa condição seja reconhecida pela Entidade. 2.7 "Conta Geral": significará a conta mantida pela Entidade, constituída pelas Contribuições Coletivas e Gerais efetuadas por Patrocinadora, sendo debitados os valores pagos a título de Saldo de Conta Projetada. Ajuste redacional e previsão da análise da condição de companheiro(a) pela entidade. Desmembramento da conta coletiva e do fundo de reversão, cuja previsão já consta no item 6.7 do texto regulamentar proposto.

7 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 7 de 137 valores pagos a título de despesas administrativas. Na Conta Geral serão alocadas as Contribuições Coletivas, efetuadas por Patrocinadora e outros valores não alocados à Conta Total do Participante, sendo debitados os valores pagos a título de Saldo de Conta Projetada e outros não debitados à Conta Total do Participante. 2.8 "Conta de Participante": significará a parcela da Conta Total do Participante, nos registros da Entidade, onde serão creditadas as contribuições do Participante Ativo e Participante Autopatrocinado, incluindo o Retorno dos Investimentos "Data do Cálculo": conforme definido no item deste Regulamento. 2.8 "Conta de Participante": significará a parcela da Conta Total do Participante, nos registros da Entidade, onde serão creditadas as contribuições dos Participantes, incluindo o Retorno dos Investimentos "Data do Cálculo": conforme definido no item 10.1 deste Regulamento. Ajuste redacional. Ajuste de remissão "Data da Adaptação do Plano": significará a data 15/03/2006, que é a data de aprovação da alteração deste Regulamento, pela autoridade competente, em sua versão adaptada à Lei Complementar nº 109/01 e à Resolução CGPC nº 06/03. Revogado Revogado para aprimoramento do texto regulamentar com a inclusão da data da aprovação das alterações efetuadas anteriormente no Plano nos respectivos textos.

8 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 8 de Data da Primeira Alteração do Plano de 2010 : significará a data da publicação da aprovação, pela autoridade governamental competente, da alteração regulamentar que, dentre outras alterações, resultou na exclusão do Benefício Mínimo, na alteração das formas de pagamento dos benefícios, bem como na incorporação do Plano de Aposentadoria PREVI CIBA. Revogado Revogado para aprimoramento do texto regulamentar com a inclusão da data da aprovação das alterações efetuadas anteriormente no Plano nos respectivos textos "Data Efetiva do Plano": significará o dia 31 de dezembro de 1986, ou com respeito a uma nova Patrocinadora, a data efetiva subsequente em que ela assinar o convênio de adesão a este Plano "Entidade": significará a BASF Sociedade de Previdência Complementar "Fundo": significará o ativo do Plano administrado pela Entidade, que será investido, conforme previsto no Capítulo 7 deste Regulamento, de acordo com os critérios fixados pelo Conselho Deliberativo "Data Efetiva do Plano": significará o dia 31 de dezembro de 1986, ou com respeito a uma nova Patrocinadora, a data efetiva subsequente em que ela assinar o convênio de adesão a este Plano "Entidade": significará a BASF Sociedade de Previdência Complementar "Fundo": significará o ativo do Plano administrado pela Entidade, que será investido, conforme previsto no Capítulo 7 deste Regulamento, de acordo com os critérios fixados pelo Conselho Deliberativo, observada a legislação vigente. Renumerado. Renumerado. Aprimoramento redacional.

9 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 9 de 137 Inexistente 2.24 "Grupo 1": significará os Participantes que tenham ingressado neste Plano até o dia anterior ao da aprovação pelo órgão público competente, das alterações efetuadas neste Regulamento, e que optem pela manutenção das regras vigentes na referida data, conforme dispõe o item deste Regulamento. Inexistente 2.25 "Grupo 2": significará os Participantes que tenham ingressado neste Plano até o dia anterior ao da aprovação pelo órgão público competente, das alterações efetuadas neste Regulamento, e que optem pelas novas regras, vigentes a partir da data da citada aprovação, conforme dispõe o item 13.14, e os Participantes que ingressarem neste Plano a partir da data da aprovação mencionada. Inclusão de grupo para tratar da garantia dos atuais participantes que optarem pela manutenção das regras atuais do plano. Inclusão de grupo para tratar da garantia dos atuais participantes que optarem pelas novas regras do plano e da aplicação das novas regras aos novos participantes "Incapacidade": significará a perda total da capacidade de um Participante desempenhar todas as suas atividades laborais, bem como qualquer trabalho remunerado. A Incapacidade deverá 2.26 "Incapacidade": significará a perda total da capacidade de um Participante desempenhar todas as suas atividades laborais, bem como qualquer trabalho remunerado. A Incapacidade deverá Renumerado.

10 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 10 de 137 ser atestada por um clínico reconhecido pela Entidade "Índice de Reajuste": significará a variação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ou, no caso de sua extinção, alteração ou inadequação outro índice equivalente ou similar que venha a ser definido pelo Conselho Deliberativo, observada a legislação vigente Maioridade : significará o atingimento de 18 (dezoito) anos de idade, ou 24 (vinte e quatro) anos de idade, se frequentando curso reconhecido pelo Conselho Federal de Educação. O conceito de Maioridade não será aplicável ao filho total e permanentemente inválido "Participante": conforme definido no Capítulo 3 deste Regulamento "Patrocinadora": significará toda pessoa jurídica que aderir a este Plano. ser atestada por um clínico reconhecido pela Entidade "Índice de Reajuste": significará a variação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ou, no caso de sua extinção, alteração ou inadequação outro índice equivalente ou similar que venha a ser definido pelo Conselho Deliberativo, observada a legislação vigente. Revogado 2.28 "Participante": conforme definido no Capítulo 3 deste Regulamento "Patrocinadora": significará toda pessoa jurídica que aderir a este Plano. Renumerado. Revogado eis que o filho ou enteado será beneficiário até 24 anos de idade, independentemente de cursar ensino superior. Renumerado. Renumerado.

11 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 11 de Perfis de Investimentos : significará as opções de investimentos que, conforme disposto neste Regulamento, poderão ser disponibilizadas pela Entidade aos Participantes do Plano Plano de Aposentadoria BASF ou "Plano de Aposentadoria" ou "Plano": significará o Plano de Aposentadoria BASF, conforme descrito no presente Regulamento, com as alterações que lhe forem introduzidas "Plano de Aposentadoria PREVI CIBA": significará o plano de benefícios inscrito no CNPB sob nº anteriormente administrado PREVI CIBA Sociedade de Previdência Privada Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF ou "Regulamento do Plano de Aposentadoria" ou "Regulamento do Plano" ou "Regulamento": significará este documento, que define as disposições do Plano de Aposentadoria BASF a ser 2.30 "Perfis de Investimentos": significará as opções de investimentos que, conforme disposto neste Regulamento, poderão ser disponibilizadas pela Entidade aos Participantes do Plano "Plano de Aposentadoria BASF" ou "Plano de Aposentadoria" ou "Plano": significará o Plano de Aposentadoria BASF, conforme descrito no presente Regulamento, com as alterações que lhe forem introduzidas "Plano de Aposentadoria PREVI CIBA": significará o plano de benefícios anteriormente administrado PREVI CIBA Sociedade de Previdência Privada, conforme Capítulo 15 deste Regulamento "Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF" ou "Regulamento do Plano de Aposentadoria" ou "Regulamento do Plano" ou "Regulamento": significará este documento, que define as disposições do Plano de Aposentadoria BASF a ser Renumerado. Renumerado. Exclusão dos dados do Plano de Aposentadoria PREVI CIBA que foi incorporado pelo Plano de Aposentadoria BASF e inclusão de remissão. Renumerado.

12 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 12 de 137 administrado pela Entidade, com as alterações que lhe forem introduzidas. administrado pela Entidade, com as alterações que lhe forem introduzidas. Inexistente 2.34 "Renda Composta": significará o benefício pago em renda mensal, parte em Renda Vitalícia e parte em Renda Financeira, aos Participantes e Beneficiários do Grupo 1, conforme as regras estabelecidas nos Capítulos 10 e 13 neste Regulamento. Inclusão de conceito para tornar o texto regulamentar mais claro "Renda Financeira": significará a parcela do benefício paga por uma das formas previstas no item deste Regulamento "Renda Vitalícia": significará a parcela do benefício paga na forma de renda vitalícia Atuarialmente Equivalente ao saldo de Conta de Patrocinadora, na Data do Cálculo "Renda Financeira": significará o benefício pago em renda mensal por prazo determinado ou correspondente a um percentual do saldo de conta aos Participantes e Beneficiários do Grupo 2, conforme as regras estabelecidas nos Capítulos 10 e 13 neste Regulamento "Renda Vitalícia": significará o benefício pago em renda mensal na forma de Renda Vitalícia Atuarialmente Equivalente aos Participantes e Beneficiários do Grupo 1, conforme as regras estabelecidas nos Capítulos 10 e 13 neste Regulamento. Aprimoramento redacional e inclusão de remissões. Alteração do desenho do Plano com garantia de concessão de renda vitalícia nas condições previstas no Regulamento e inclusão de remissões.

13 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 13 de "Retorno dos Investimentos": significará o retorno total do Fundo do Plano, ou aquele obtido pelo respectivo Perfil de Investimentos escolhida pelo Participante, caso aplicável, calculado mensalmente, incluindo quaisquer rendimentos auferidos através de juros, dividendos, aluguéis, ganhos e perdas de capital, realizados ou não, e quaisquer outros tipos de rendimentos, deduzidas quaisquer exigibilidades e custos decorrentes da administração do Fundo Salário Aplicável : significará o salário nominal pago por Patrocinadora a Participante, acrescido de prêmio de vendas e adicional de função. Para os casos de conselheiros e diretores de Patrocinadora significará, também, os honorários e pró-labores recebidos "Saldo de Conta Projetada": corresponderá a 150% (cento e cinquenta por cento) do valor da Contribuição Básica efetuada pelo Participante, ou da Contribuição Geral efetuada pela Patrocinadora, conforme o caso, no mês imediatamente anterior ao de sua morte ou Incapacidade, 2.37 "Retorno dos Investimentos": significará a taxa de retorno total do Fundo do Plano, ou aquele obtido pelo respectivo Perfil de Investimentos escolhido pelo Participante, caso aplicável, apurado mensalmente, incluindo quaisquer rendimentos auferidos através de juros, dividendos, aluguéis, ganhos e perdas de capital, realizados ou não, e quaisquer outros tipos de rendimentos, deduzidas quaisquer exigibilidades e custos decorrentes da administração do Fundo "Salário Aplicável": significará o salário nominal pago por Patrocinadora a Participante, acrescido de prêmio de vendas. Para os casos de conselheiros e diretores de Patrocinadora significará, também, os honorários e pró-labores recebidos "Saldo de Conta Projetada": corresponderá a 150% (cento e cinquenta por cento) do valor da Contribuição Básica efetuada pelo Participante, ou da Contribuição Geral efetuada pela Patrocinadora, conforme o caso, no mês imediatamente anterior ao de seu falecimento ou Aprimoramento redacional. Exclusão da rubrica adicional de função. Substituição de morte por falecimento para padronização do texto regulamentar e previsão de que a projeção somente será devida ao participante que optar pela manutenção das

14 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 14 de 137 vezes o número de meses de tempo de serviço projetado entre a data de sua morte ou incapacidade e a data em que completaria 55 (cinquenta e cinco) anos de idade "Término do Vínculo Empregatício": significará a perda da condição de Colaborador com todas as Patrocinadoras. Para fins de Término do Vínculo Empregatício, será considerada a data da rescisão do contrato de trabalho, não computado eventual período correspondente a aviso-prévio indenizado "Unidade Salarial BASF (USB)": a partir de 01 de novembro de 2008, o valor da USB é R$ 140,52 (cento e quarenta reais e cinquenta e dois centavos). Esse valor será reajustado anualmente, de acordo com o índice de reajuste salarial concedido em caráter geral pela Patrocinadora Principal, excepcionando-se as parcelas referentes à produtividade, ou com maior frequência, conforme determinado pelo Conselho Incapacidade, vezes o número de meses de tempo de serviço projetado entre a data de seu falecimento ou Incapacidade e a data em que completaria 55 (cinquenta e cinco) anos de idade. A projeção será devida exclusivamente aos Participantes do Grupo "Término do Vínculo Empregatício": significará a perda da condição de Colaborador com todas as Patrocinadoras. Para fins de Término do Vínculo Empregatício, será considerada a data da rescisão do contrato de trabalho, não computado eventual período correspondente a aviso-prévio indenizado "Unidade Salarial BASF (USB)": a partir de 01 de novembro de 2015, o valor da USB é R$ 190,51 (cento e noventa reais e cinquenta e um centavos). Esse valor será reajustado anualmente, de acordo com o índice de reajuste salarial concedido em caráter geral pela BASF S/A, excepcionando-se as parcelas referentes à produtividade, ou com maior frequência, conforme determinado pelo Conselho regras vigentes até a aprovação da PREVIC (grupo 1). Renumerado. Padronização do texto. Atualização do valor da USB para melhor informação e controle dos participantes.

15 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 15 de 137 Deliberativo, sendo que, se configurada essa hipótese, as antecipações concedidas deverão ser compensadas por ocasião do reajuste anual. O Conselho Deliberativo poderá determinar outro índice de reajuste, sujeito ao parecer favorável do Atuário, à aprovação das Patrocinadoras e da autoridade competente "Vinculação ao Plano": conforme definido no Capítulo 4 deste Regulamento. Deliberativo, sendo que, se configurada essa hipótese, as antecipações concedidas deverão ser compensadas por ocasião do reajuste anual. O Conselho Deliberativo poderá determinar outro índice de reajuste, sujeito ao parecer favorável do Atuário, à aprovação das Patrocinadoras e do órgão público competente "Vinculação ao Plano": conforme definido no Capítulo 4 deste Regulamento. Renumerado.

16 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 16 de Da Elegibilidade ao Plano 3. Da Elegibilidade ao Plano 3.2 Para tornar-se Participante Ativo, o Colaborador elegível deverá requerer sua inscrição e preencher os formulários exigidos pela Entidade, onde nomeará os seus Beneficiários Indicados e, se for o caso, autorizará os descontos que serão efetuados no seu Salário Aplicável e creditados à Entidade como sua contribuição para o Plano. 3.2 Para tornar-se Participante Ativo o Colaborador deverá requerer sua inscrição e preencher os formulários exigidos pela Entidade onde autorizará os descontos que serão efetuados no seu Salário Aplicável e creditados à Entidade como sua contribuição para o Plano. Exclusão para melhor compreensão do texto e tendo em vista a existência de formulário próprio. Inexistente Os Participantes que ingressarem neste Plano a partir da data da aprovação pelo órgão público competente das alterações efetuadas neste Regulamento serão automaticamente enquadrados no Grupo 2. Inexistente Os Participantes que ingressarem neste Plano até o dia anterior ao da aprovação pelo órgão público competente, das alterações efetuadas neste Regulamento, deverão efetuar a opção pelo Grupo 1 ou 2, nos termos do item deste Regulamento. Previsão do grupo dos participantes que ingressarem a partir da data da aprovação das alterações efetuadas pela PREVIC. Fundamento legal: art. 17 da LC 109/2001. Previsão da opção dos atuais participantes pelas regras vigente ou pelas novas regras. Fundamento legal: art. 17 da LC 109/2001.

17 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 17 de O Colaborador que já detinha tal condição na Data de Adaptação do Plano é Participante Ativo do Plano, a menos que tenha se manifestado contrariamente O Colaborador que optou por não participar deste Plano poderá, posteriormente, requerer sua inscrição neste Plano, passando a Vinculação ao Plano a ser calculado a partir da data de sua inscrição, perdendo, irreversivelmente, o tempo anterior a esta data de inscrição. 3.4 Serão Participantes Vinculados deste Plano os ex-colaboradores de Patrocinadora que optarem pelo Benefício Proporcional Diferido previsto neste Regulamento. 3.7 Serão Participantes Autopatrocinados os ex-colaboradores da Patrocinadora que optarem em permanecer vinculados a este Plano efetuando contribuições, conforme o previsto neste Regulamento. Revogado Revogado 3.4 Serão Participantes Vinculados deste Plano os ex-colaboradores de Patrocinadora que optarem ou tiverem presumida a opção pelo Benefício Proporcional Diferido previsto neste Regulamento. 3.7 Serão Participantes Autopatrocinados os ex-colaboradores da Patrocinadora que optarem pelo Autopatrocínio, permanecendo vinculados a este Plano efetuando contribuições, conforme o previsto neste Regulamento. Simplificação do texto. Revogado em razão de sua inaplicabilidade eis que o plano utiliza o conceito de tempo de vinculação. Inclusão da presunção pelo instituto do benefício proporcional diferido. Fundamento legal: art. 33 da Resolução CGPC nº 6/2003. Inclusão do instituto. Fundamento legal: art. 33 da Resolução CGPC nº 6/2003.

18 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 18 de O restabelecimento da qualidade de Participante do colaborador reintegrado à respectiva Patrocinadora, administrativamente ou em decorrência de sentença judicial, dar-se-á nas condições estabelecidas nesta Seção. 3.8 O restabelecimento da qualidade de Participante do Plano de Aposentadoria BASF em decorrência de sentença judicial proferida nos autos de processo movido contra a Entidade implicará automaticamente no pagamento das contribuições devidas e não pagas pela respectiva Patrocinadora e pelo Participante, conforme dispuser a decisão judicial. Ajustado para simplificar o texto regulamentar. Inexistente Havendo omissão da decisão quanto às contribuições devidas ao Plano de Aposentadoria BASF, a Entidade informará a Patrocinadora e ao Participante o valor das contribuições referente ao período decorrido desde o Término do Vínculo Empregatício até a data da reintegração, devidamente atualizado pelo índice de Reajuste. O valor informado deverá ser recolhido à Entidade no mês imediatamente subsequente ao da informação pela Entidade e registrado neste mês nas contas previstas nos itens 2.8 e 2.9 deste Regulamento. Previsão de procedimento para simplificação do texto regulamentar.

19 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 19 de Efetivado o restabelecimento da qualidade de Participante, serão assegurados a este todos os direitos e obrigações previstos neste Regulamento. Revogado Revogado para simplificar o texto regulamentar. Inexistente 3.9 As decisões judiciais proferidas contra a Patrocinadora somente surtirão efeito em relação ao Plano de Aposentadoria BASF se forem recolhidas à Entidade as contribuições apuradas conforme disposto no item 3.8 deste Regulamento. Simplificação do texto regulamentar. 3.9 Ocorrendo o restabelecimento da qualidade de Participante e sendo a Patrocinadora responsável pelo pagamento total da remuneração no período decorrido desde a data da demissão até a data da reintegração, o restabelecimento da qualidade de Participante dar-se-á mediante o pagamento das Contribuições devidas e não pagas durante esse período, quando for o caso, pelo Participante e pela Patrocinadora, no prazo de até 90 (noventa) dias a contar da data da reintegração, quando esta for administrativa ou judicial. Revogado Revogado para simplificar o texto regulamentar.

20 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 20 de As Contribuições de que trata o item 3.9 serão atualizadas monetariamente pelo Índice de Reajuste, desde a data em que seriam devidas até a data do efetivo pagamento à Entidade. Revogado Revogado para simplificar o texto regulamentar No caso de o Participante, por ocasião do seu desligamento, ter recebido, na forma de parcela única, benefício previsto neste Regulamento ou o Resgate de Contribuições ou ter portado ou transferido os recursos deste Plano para outro plano de benefícios de entidade de previdência complementar ou de companhia seguradora, este deverá devolvê-lo à Entidade, em parcela única, com a atualização e juros previstos no subitem considerando para este efeito o período decorrido desde a data do recebimento pelo Participante ou da transferência dos recursos portados até a data da efetiva devolução à Entidade No caso de o Participante, por ocasião do seu desligamento, ter recebido, na forma de parcela única, benefício previsto neste Regulamento ou o Resgate de contribuições ou ter portado ou transferido os recursos deste Plano para outro plano de benefícios de entidade de previdência complementar ou de companhia seguradora, será assegurado o direito de reingressar neste Plano, não sendo permitida a devolução desses recursos pelo Participante ao Plano. Revogada a possibilidade de devolução de valores à entidade tendo em vista a dificuldade administrativa de tal procedimento Na hipótese de ocorrer a reintegração de Participante, sem a obrigatoriedade de a Patrocinadora efetuar o pagamento da remuneração relativa ao período decorrido desde a data da demissão até a data da reintegração, o Revogado Revogado para simplificar o texto regulamentar.

21 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 21 de 137 restabelecimento da qualidade de Participante estará condicionado ao pagamento pelo Participante das Contribuições devidas e não pagas, no prazo de até 90 (noventa) dias a contar da data da reintegração, quando esta for administrativa ou judicial, devidamente atualizado na forma do subitem deste Regulamento No caso de o Participante, por ocasião do seu desligamento, ter recebido, na forma de parcela única, benefício previsto neste Regulamento ou o Resgate de Contribuições ou ter portado ou transferido os recursos deste Plano para outro plano de benefícios de entidade de previdência complementar ou de companhia seguradora, este deverá integralizá-lo à Entidade, em moeda corrente, por meio de parcela única, devidamente atualizado na forma do subitem deste Regulamento O restabelecimento da qualidade de Participante em decorrência de determinação judicial proferida nos autos de processo movido contra a Entidade implicará automaticamente no pagamento das Contribuições Revogado Revogado para simplificar o texto regulamentar. Revogado Revogado para simplificar o texto regulamentar.

22 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 22 de 137 devidas e não pagas pela respectiva Patrocinadora e pelo Participante O Participante que manteve a condição de autopatrocinado na forma do disposto neste Regulamento ou que optou ou teve presumida a opção pelo instituto do benefício proporcional diferido e que for reintegrado à Patrocinadora em decorrência de processo administrativo ou decisão judicial será enquadrado, no que couber, no disposto nos itens 3.9 e 3.10 deste Regulamento Se a reintegração deferida em liminar, prevista nesta Seção, não se tornar definitiva, em decorrência de sentença judicial já transitada em julgado, deverão ser adotadas as seguintes providências: Revogado Revogado para simplificar o texto regulamentar. Revogado Revogado para simplificar o texto regulamentar. I manutenção da qualidade de Participante em gozo de Benefício por este Plano para o reintegrado na forma do item 3.12, na hipótese de já estar recebendo benefício deste Plano em data anterior ao trânsito em julgado da sentença, bem como a manutenção da

23 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 23 de 137 Pensão por Morte se já concedida a seus Beneficiários; II manutenção da qualidade de Participante com retorno automático à condição de autopatrocinado no caso daquele mencionado no item 3.12, que já detinha essa situação antes da reintegração provisória, exceção feita ao disposto no inciso I deste item; III cancelamento da reintegração processada na forma dos itens 3.9, 3.10 e 3.11, com a devolução pela Entidade dos valores mencionados nos referidos itens a quem efetuou o pagamento indevidamente, atualizados monetariamente com base no Índice de Reajuste, no período decorrido desde a data do recebimento até a data do efetivo pagamento O ex-participante reintegrado, abrangido pelo disposto no inciso III do item 3.13, fica obrigado a devolver à Entidade, em parcela única, os valores eventualmente recebidos pelo mesmo, Revogado Revogado para simplificar o texto regulamentar.

24 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 24 de 137 no prazo de até 30 (trinta) dias a contar da data da ciência do fato, devidamente atualizados pelo Índice de Reajuste, no período decorrido desde a data do recebimento até a data do efetivo pagamento O Participante em gozo de qualquer benefício previsto neste Plano que for reintegrado à Patrocinadora estará sujeito, no que couber, ao disposto nesta Seção. Revogado Revogado para simplificar o texto regulamentar.

25 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 25 de Da Mudança do Vínculo Empregatício 5. Da Mudança do Vínculo Empregatício 5.2 De comum acordo entre o Participante e a Entidade, o Participante transferido de uma Patrocinadora para outra empresa do mesmo grupo econômico da Patrocinadora Principal, no Brasil ou no exterior, mas que não seja Patrocinadora do Plano, poderá optar entre: a) continuar inscrito no plano por meio do Autopatrocínio, contribuindo para o Plano na base do seu Salário Aplicável; b) optar pelo Benefício Proporcional Diferido, sendo que nesta hipótese estará exonerado da cobrança da contribuição para custeio administrativo do Plano, ou pela Portabilidade, se aplicável; c) cancelar sua participação no Plano, optando pelo Resgate. 5.2 De comum acordo entre o Participante e a Entidade, o Participante transferido de uma Patrocinadora para outra empresa do mesmo grupo econômico da BASF S/A, no Brasil ou no exterior, mas que não seja patrocinadora do Plano, poderá optar entre: a) continuar inscrito no Plano por meio do Autopatrocínio, contribuindo para o Plano com base no seu Salário Aplicável; b)... c) cancelar sua participação no Plano, optando pelo Resgate, cujo pagamento ocorrerá somente após o Término do Vínculo Empregatício. Exclusão da menção à patrocinadora principal em observância a manifestação da Previc em processos semelhantes de que não deve haver distinção entre as patrocinadoras e aprimoramento redacional para deixar claro que o pagamento do resgate somente ocorrerá após o término do vínculo empregatício. Fundamento legal: art. 1º, Resolução CGPC nº 12, de 27/5/2004.

26 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 26 de Das Disposições Financeiras 6. Das Disposições Financeiras 6.2 As despesas de administração do Plano serão custeadas na forma deste Regulamento e das disposições legais vigentes. 6.3 Os benefícios previstos neste Regulamento serão suportados pelo ativo do Plano. Os compromissos da Patrocinadora estarão, a qualquer tempo, limitados às contribuições já efetuadas e às devidas e não pagas, nos termos deste Regulamento, observada a legislação pertinente As contribuições mensais de Participante Ativo, devidas à Entidade por força deste Plano, serão efetuadas através de descontos regulares na folha de pagamento, de acordo com as normas fixadas pela Entidade. As Patrocinadoras repassarão essas contribuições à Entidade até o 10º (décimo) dia útil após o término do mês de competência, sendo lançados os respectivos créditos na Conta Total do 6.2 As despesas de administração deste Plano serão custeadas de acordo com o disposto neste Regulamento e com as fontes de custeio estabelecidas no Regulamento do Plano de Gestão Administrativa e previstas no plano de custeio anual. 6.3 Os benefícios previstos neste Regulamento serão suportados pelo patrimônio de cobertura do Plano. Os compromissos da Patrocinadora estarão, a qualquer tempo, limitados às contribuições já efetuadas e às devidas e não pagas, nos termos deste Regulamento, observada a legislação pertinente. 6.6 Ressalvada disposição em contrário prevista neste Regulamento, a não observância do prazo para recolhimento e repasse de contribuições previsto nos itens 7.5.3, , e , alínea c sujeitará a Patrocinadora inadimplente ou o Participante, quando for o caso, a aplicação dos seguintes Previsão de custeio das despesas administrativas do plano. Fundamento legal: Art. 4º, inciso VIII da Resolução CGPC nº 8, de19/2/2004. Adaptação de nomenclatura ao disposto na legislação vigente. Fundamento legal: Resolução CNPC nº 8/2011. Matéria transferida do Capítulo 7 para aprimoramento da estrutura. Aprimoramento redacional para deixar claro que os juros são aplicados sobre o valor atualizado e a multa

27 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 27 de 137 Participante no último dia do mês de competência. A não observância do prazo para repasse de contribuições previsto neste item sujeitará a Patrocinadora inadimplente às seguintes penalidades que integrarão a rentabilidade da quota: a) atualização de acordo com a variação da quota do Fundo no período; b) multa de 2% (dois por cento) sobre o valor devido e não pago; c) juros de 1% (um por cento) ao mês ou sua equivalência diária aplicável sobre o valor devido e não pago. ônus que integrarão a rentabilidade da quota: a) atualização de acordo com a variação da quota do Fundo no período; b) juros de 1% (um por cento) ao mês ou sua equivalência diária aplicável sobre o valor devido já atualizado e não pago; c) multa de 2% (dois por cento) sobre o valor devido e não pago. sobre o valor total devido. Inexistente O valor da penalidade imposta no item 6.6 não poderá exceder o valor da obrigação principal na forma da lei. Inclusão em observância ao disposto no art. 412 da Lei nº / A parcela do saldo da Conta Total do Participante que não for destinada ao pagamento de benefícios, na forma prevista por este Regulamento, em decorrência do Término do Vínculo Empregatício do Participante Ativo que 6.7 A parcela do saldo da Conta Total do Participante que não for destinada ao pagamento de benefícios e institutos, na forma prevista por este Regulamento, em decorrência do Término do Vínculo Empregatício do Inclusão dos institutos e substituição da conta coletiva por conta geral.

28 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 28 de 137 não tenha atingido as condições de elegibilidade a qualquer benefício do Plano e que tenha optado pela Portabilidade ou pelo Resgate de suas contribuições, conforme previsto neste Regulamento, será utilizada para a constituição de um Fundo de Reversão que poderá ser utilizado para compensação de contribuições futuras de Patrocinadora ou para cobertura da Conta Coletiva, ou outra destinação, observada a legislação vigente, desde que prevista no plano de custeio anual, baseado em parecer atuarial, devidamente aprovado pelo Conselho Deliberativo. Participante Ativo que não tenha atingido as condições de elegibilidade a qualquer benefício do Plano e que tenha optado pela Portabilidade ou pelo Resgate de suas contribuições, conforme previsto neste Regulamento, será utilizada para a constituição de um Fundo de Reversão que poderá ser utilizado para compensação de contribuições futuras de Patrocinadora ou para cobertura da Conta Geral, ou outra destinação, observada a legislação vigente, desde que prevista no plano de custeio anual, baseado em parecer atuarial, devidamente aprovado pelo Conselho Deliberativo.

29 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 29 de Das Contribuições 7. Das Contribuições Inexistente Periodicamente, e mediante deliberação do Conselho Deliberativo, baseado em critérios uniformes e aplicáveis a todos os Participantes Ativos do Plano, e amplamente divulgada aos Participantes Ativos, o limite de 35 (trinta e cinco) USB a que se refere o item poderá ser reduzido O Participante Ativo efetuando Contribuições Básicas poderá efetuar Contribuições Suplementares destinadas a cobertura de serviço passado, correspondente ao valor da Contribuição Básica multiplicada pelo tempo de serviço prestado a Patrocinadora, contado a partir de sua data de admissão em Patrocinadora até a data em que efetivamente começou a contribuir para o Plano, dividido pelo tempo de serviço contado a partir da data em que efetivamente começou a contribuir para o Plano, até Seção I Das disposições aplicáveis aos Participantes do Grupo 1 Revogado A Contribuição Suplementar do Participante Ativo e Autopatrocinado que estiver efetuando Contribuição Básica para o Plano é facultativa, mensal e destinada a cobertura de serviço passado. Aprimoramento estrutural. Revogado em razão de sua inaplicabilidade. Desmembramento do item para aprimoramento estrutural, sendo a parte final transferida para o item proposto.

30 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 30 de 137 a data em que completar 60 (sessenta) anos de idade O Participante Ativo efetuando Contribuições Básicas poderá efetuar Contribuições Suplementares destinadas a cobertura de serviço passado, correspondente ao valor da Contribuição Básica multiplicada pelo tempo de serviço prestado a Patrocinadora, contado a partir de sua data de admissão em Patrocinadora até a data em que efetivamente começou a contribuir para o Plano, dividido pelo tempo de serviço contado a partir da data em que efetivamente começou a contribuir para o Plano, até a data em que completar 60 (sessenta) anos de idade Não será permitido ao Participante Ativo efetuar Contribuições Básicas e Suplementares a partir do mês subsequente em que se tornar elegível ao benefício de Aposentadoria Normal, sendo-lhe, entretanto, permitida a realização de Contribuição Adicional O Participante Ativo poderá suspender suas contribuições ao Plano. Configurada esta hipótese o A Contribuição Suplementar corresponderá ao valor da Contribuição Básica multiplicada pelo tempo de serviço prestado a Patrocinadora, contado a partir de sua data de admissão em Patrocinadora até a data em que efetivamente começou a contribuir para o Plano, dividido pelo tempo de serviço contado a partir da data em que efetivamente começou a contribuir para o Plano, até a data em que completar 60 (sessenta) anos de idade. Revogado O Participante Ativo poderá suspender o desconto de suas contribuições ao Plano, podendo reiniciá-lo a qualquer Desmembramento do item para aprimoramento estrutural. Revogado. Não haverá limite de idade para os participantes recolherem contribuições ao plano. Aprimoramento redacional.

31 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 31 de 137 Participante poderá reiniciar suas contribuições a qualquer tempo, mediante solicitação à Entidade, mantendo-se na condição de Participante Ativo, com os direitos a esta inerentes No caso de morte ou Incapacidade de Participante Ativo com contribuições suspensas ao Plano, o Saldo de Conta Projetada será calculado exclusivamente sobre a Contribuição Geral No caso de morte ou Incapacidade de Participante Ativo com contribuições suspensas ao Plano, o Saldo de Conta Projetada será calculado exclusivamente sobre a Contribuição Geral A Patrocinadora efetuará Contribuição Normal equivalente a 50% (cinquenta tempo, mediante solicitação à Entidade. Neste caso, o Participante não perderá a sua condição perante o Plano No caso de falecimento ou Incapacidade de Participante Ativo com contribuições suspensas, o benefício de Incapacidade ou de Pensão por Morte, conforme o caso, previstos nos itens 8.2 e 8.4, será calculado exclusivamente com base no saldo da Conta Total do Participante existente na Data do Cálculo, observado o disposto no item deste Regulamento No caso de falecimento ou Incapacidade de Participante Ativo que suspender o desconto de suas contribuições ao Plano, o Saldo de Conta Projetada será calculado exclusivamente sobre a Contribuição Geral A Contribuição Normal de Patrocinadora corresponderá a 50% (cinquenta por cento) da Contribuição Aprimoramento redacional para esclarecer ao participante quais os benefícios serão devidos e sobre que saldos os referidos benefícios serão calculados. Aprimoramento redacional. Aprimoramento redacional.

32 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 32 de 137 por cento) da Contribuição Básica efetuada pelo Participante Ativo A Patrocinadora, a seu exclusivo critério, pautando-se em regras uniformes e não discriminatórias, poderá efetuar uma Contribuição Complementar, mensal, correspondente a um valor por ela estabelecido periodicamente, de até o máximo de 100% (cem por cento) das Contribuições Básicas efetuadas pelos Participantes Ativos A Patrocinadora efetuará Contribuição Geral de 0,5% (meio por cento) do Salário Aplicável do Participante Ativo não contribuinte, assim entendido aquele que não realiza contribuições ao Plano, incluindo a hipótese de suspensão prevista no item A Patrocinadora efetuará, ainda, contribuição para cobertura de despesas administrativas operacionais, bem como Contribuição Coletiva, de valor calculado Básica efetuada pelo Participante Ativo A Contribuição Complementar poderá ser efetuada pela Patrocinadora mensalmente, a seu exclusivo critério, pautando-se em regras uniformes e não discriminatórias, e corresponderá a um valor por ela estabelecido periodicamente de até o máximo de 100% (cem por cento) das Contribuições Básicas efetuadas pelos Participantes Ativos A Contribuição Geral de Patrocinadora será efetuada em relação ao Participante Ativo que não efetuar Contribuição Básica para o Plano em razão das regras estabelecidas no item e corresponderá a 0,5% (meio por cento) do Salário Aplicável do Participante Ativo, inclusive na hipótese de suspensão prevista no item deste Regulamento A Contribuição Coletiva de Patrocinadora, destinada à cobertura do Saldo de Conta Projetada, terá seu valor apurado Aprimoramento redacional. Substituição do conceito de não contribuinte e aprimoramento redacional. Desmembramento do item vigente para tratar separadamente as

33 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 33 de 137 Atuarialmente, para o financiamento do Saldo de Conta Projetada. atuarialmente e constará no plano de custeio. contribuições patrocinadora. de Inexistente Seção II Das disposições aplicáveis aos Participantes do Grupo 2 Aprimoramento estrutural. Inexistente 7.3 Contribuições dos Participantes Previsão das contribuições de participante na nova regra. Inexistente A Contribuição Básica de Participante Ativo ou Autopatrocinado corresponderá a: a) 0% (zero por cento) até 2% (dois por cento) para o Participante com Salário Aplicável até 23 (vinte e três) USB; Previsão da nova forma de apuração da contribuição básica. Fundamento legal: Art. 17 da LC nº 109/01. b) 0% (zero por cento) até 4% (quatro por cento) para o Participante com Salário Aplicável até 46 (quarenta e seis) USB; c) 0% (zero por cento) até 6% (seis por cento) para o Participante com Salário Aplicável até 69 (sessenta e nove) USB;

34 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 34 de 137 d) 0% (zero por cento) até 7% (sete por cento) para o Participante com Salário Aplicável até 92 (noventa e dois) USB; e e) 0% (zero por cento) até 8% (oito por cento) para o Participante com Salário Aplicável superior a 92 (noventa e dois) USB. Inexistente A aplicação do percentual da Contribuição Básica sobre o Salário Aplicável será automática pelo máximo previsto no item do Regulamento. A opção pela não aplicação automática do percentual máximo deverá ser efetuada pelo Participante, em formulário específico da Entidade, que deverá escolher o percentual da Contribuição Básica, obedecidos os limites previstos. Inexistente Os Participantes Ativo e Autopatrocinado poderão alterar o percentual de Contribuição Básica a qualquer momento, desde que obedecidos os limites previstos nas alíneas do item 7.3.1, vigorando a Previsão da presunção pela entidade do percentual de contribuição na hipótese de não haver opção do participante. Fundamento legal: Art. 17 da LC nº 109/01. Previsão da possibilidade de alteração de percentual da contribuição no momento da opção pelo autopatrocínio.

35 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Página 35 de 137 partir do mês de competência subsequente ao da opção. Inexistente O Participante que não alterar o percentual terá mantido o percentual definido na última opção realizada. Previsão procedimento entidade. de da Inexistente O Participante Autopatrocinado poderá optar por alterar o percentual da Contribuição Básica na data da opção pelo instituto do autopatrocínio, sendo retroativa às contribuições devidas desde a referida data. Inexistente A opção pelo percentual a ser exercida pelo Participante Ativo ou Autopatrocinado é restrita unicamente a centésimos de percentual. Previsão do procedimento de definição de percentual da contribuição. Previsão do procedimento de definição de percentual da contribuição. Inexistente 7.4 Contribuições das Patrocinadoras Previsão da contribuição de patrocinadora na nova regra. Inexistente A Contribuição Normal de Patrocinadora corresponderá a 100% (cem por cento) da Previsão da nova forma de apuração da contribuição normal.

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano de Aposentadoria MSD Prev

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano de Aposentadoria MSD Prev Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano de Aposentadoria MSD Prev MSD Prev Sociedade de Previdência Privada CNPB:19.980.047-83 CNPJ:02.726.871/0001-12 Anexo I Ata de Reunião Extraordinária

Leia mais

Alterações no Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF

Alterações no Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Alterações no Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF A Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, órgão que regulamenta e fiscaliza os fundos de pensão no Brasil, aprovou em 13 de

Leia mais

GLOSSÁRIO ATUARIAL 2

GLOSSÁRIO ATUARIAL 2 2 GLOSSÁRIO Criamos um glossário para que você entenda determinados termos técnicos muito utlizados no dia a dia da Previ-Ericsson. As expressões, palavras, abreviações ou siglas abaixo terão o significado

Leia mais

MSD Prev - Sociedade de Previdência Privada. Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria MSD Prev

MSD Prev - Sociedade de Previdência Privada. Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria MSD Prev MSD Prev - Sociedade de Previdência Privada Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria MSD Prev CNPB nº 1998.0047-83 16 de junho de 2014 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria

Leia mais

1. Do Objeto Glossário Da Elegibilidade ao Plano Das Disposições Financeiras Das Contribuições...

1. Do Objeto Glossário Da Elegibilidade ao Plano Das Disposições Financeiras Das Contribuições... ÍNDICE REGULAMENTO 1. Do Objeto... 5 2. Glossário... 5 3. Da Elegibilidade ao Plano... 10 4. Do Tempo de Vinculação ao Plano... 13 5. Da Mudança do Vínculo Empregatício... 14 6. Das Disposições Financeiras...

Leia mais

BASF Sociedade de Previdência Complementar. Regulamento do Plano CNPB Nº de Aposentadoria BASF

BASF Sociedade de Previdência Complementar. Regulamento do Plano CNPB Nº de Aposentadoria BASF BASF Sociedade de Previdência Complementar CNPB Nº 1986.0008-18 Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Aprovado pelo Conselho Deliberativo em 06/12/2016 Aprovado pela Portaria nº 111 de 08/02/2017

Leia mais

Itaú Fundo Multipatrocinado

Itaú Fundo Multipatrocinado Quadro Comparativo das Alterações efetuadas no Regulamento do Plano de Benefícios Schneider (CNPB n 2006.0040-11) Itaú Fundo Multipatrocinado Página 1 do quadro comparativo das alterações efetuadas no

Leia mais

BASF Sociedade de Previdência Complementar. Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF

BASF Sociedade de Previdência Complementar. Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF BASF Sociedade de Previdência Complementar Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF CNPB Nº 1986.0008-18 Julho, 2016 Conteúdo 1. Do Objeto... 1 2. Glossário... 2 3. Da Elegibilidade ao Plano... 8 4.

Leia mais

REDAÇÃO ATUAL REDAÇÃO PROPOSTA IMPACTOS

REDAÇÃO ATUAL REDAÇÃO PROPOSTA IMPACTOS XIII XIV "Índice de Reajuste": significa o índice geral de aumentos salariais concedidos pela Patrocinadora 3M do Brasil Ltda., desconsiderados os aumentos reais. O Conselho Deliberativo poderá determinar

Leia mais

UBB PREV Previdência Complementar

UBB PREV Previdência Complementar UBB PREV Previdência Complementar 23 de março 2011 Quadro Comparativo das Alterações Propostas para o Regulamento do Plano de Previdência Unibanco (Futuro Inteligente Aprovadas na ata de Reunião Extraordinária

Leia mais

Sociedade Previdenciária DuPont do Brasil Quadro Comparativo de Alterações Propostas ao Regulamento do Plano DUPREV CD CNPB nº: 2005.

Sociedade Previdenciária DuPont do Brasil Quadro Comparativo de Alterações Propostas ao Regulamento do Plano DUPREV CD CNPB nº: 2005. 27/05/2019 Sociedade Previdenciária DuPont do Brasil Quadro Comparativo de Alterações Propostas ao Regulamento do Plano DUPREV CD CNPB nº: 2005.0009-65 Regulamento do Plano DUPREV CD Regulamento do Plano

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO DAS ALTERAÇÕES PROPOSTAS AO REGULAMENTO DO PLANO DE APOSENTADORIA SUPLEMENTAR PREVI-ERICSSON. (CNPB nº 1991.

QUADRO COMPARATIVO DAS ALTERAÇÕES PROPOSTAS AO REGULAMENTO DO PLANO DE APOSENTADORIA SUPLEMENTAR PREVI-ERICSSON. (CNPB nº 1991. QUADRO COMPARATIVO DAS ALTERAÇÕES PROPOSTAS AO REGULAMENTO DO PLANO DE APOSENTADORIA SUPLEMENTAR PREVI-ERICSSON (CNPB nº 1991.0022-38) Capítulo I Do Objeto (...) 1.2 A partir da data da publicação da Portaria

Leia mais

ABBprev Sociedade de Previdência Privada. Alterações Propostas Regulamento do Plano de Previdência da ABBprev Quadro Comparativo

ABBprev Sociedade de Previdência Privada. Alterações Propostas Regulamento do Plano de Previdência da ABBprev Quadro Comparativo ABBprev Sociedade de Previdência Privada CNPJ 03.407.728/0001-20 Alterações Propostas Regulamento do Plano de Previdência da ABBprev Quadro Comparativo CNPB 1999.0022-29 Ajustes procedidos conforme Nota

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações Propostas do Regulamento do Plano de Benefícios

Quadro Comparativo das Alterações Propostas do Regulamento do Plano de Benefícios Quadro Comparativo das Alterações Propostas do Regulamento do Plano de Benefícios 1 Capítulo I Do Objeto 1.1 O presente Regulamento do Plano de Benefícios Bunge tem por finalidade complementar e disciplinar

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano II de Aposentadoria da

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano II de Aposentadoria da Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano II de Aposentadoria da Fundação Baneste de Seguridade Social - BANESES Anexo I Ata de Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo de

Leia mais

UnileverPrev Sociedade de Previdência Privada

UnileverPrev Sociedade de Previdência Privada Quadro Comparativo das Alterações Propostas no Regulamento do Programa de Assistência Médica para Aposentados UnileverPrev UnileverPrev Sociedade de Previdência Privada Quadro Comparativo das alterações

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações Propostas para o Regulamento do Plano II de Aposentadoria (CNPB n )

Quadro Comparativo das Alterações Propostas para o Regulamento do Plano II de Aposentadoria (CNPB n ) Quadro Comparativo das Alterações Propostas para o Regulamento do Plano II de Aposentadoria (CNPB n 1998.0012-29) Fundação Banestes de Seguridade Social - BANESES B.2 Das Definições B.2 Das Definições

Leia mais

FUNDAÇÃO NESTLÉ DE PREVIDÊNCIA PRIVADA QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO BÁSICO

FUNDAÇÃO NESTLÉ DE PREVIDÊNCIA PRIVADA QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO BÁSICO FUNDAÇÃO NESTLÉ DE PREVIDÊNCIA PRIVADA QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO BÁSICO CNPB nº 1993.0011-74 03 de janeiro de 2019 CAPÍTULO VI - DAS RECEITAS E DO PATRIMÔNIO DO PLANO Artigo 17 - As contribuições

Leia mais

ASSUNTO ANTES DAS ALTERAÇÕES APÓS AS ALTERAÇÕES Definições Serviço Contínuo

ASSUNTO ANTES DAS ALTERAÇÕES APÓS AS ALTERAÇÕES Definições Serviço Contínuo Alterações no Regulamento do Plano de A Apresentamos abaixo as alterações realizadas no Plano de A, aprovadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, por meio da Portaria nº

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações Propostas no Regulamento do Programa de Assistência Médica para Aposentados UnileverPrev

Quadro Comparativo das Alterações Propostas no Regulamento do Programa de Assistência Médica para Aposentados UnileverPrev Quadro Comparativo das Alterações Propostas no Regulamento do Programa de Assistência Médica para Aposentados UnileverPrev UnileverPrev Sociedade de Previdência Privada Quadro Comparativo das alterações

Leia mais

Mais Vida Previdência - Entidade de Previdência Complementar. Regulamento do Plano de Aposentadoria Mais Vida Previdência

Mais Vida Previdência - Entidade de Previdência Complementar. Regulamento do Plano de Aposentadoria Mais Vida Previdência Mais Vida - Entidade de Regulamento do Plano de Aposentadoria Mais Vida Aprovado pela Portaria SPC nº 1069, de 07/05/07, publicada no Diário Oficial da União de 08/05/07 Mais Vida - Entidade de Conteúdo

Leia mais

Página 1 do quadro comparativo das alterações efetuadas no Regulamento do Plano de Previdência Complementar UnileverPrev

Página 1 do quadro comparativo das alterações efetuadas no Regulamento do Plano de Previdência Complementar UnileverPrev Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Previdência Complementar UnileverPrev (CNPB n 2002.0024-11), administrado pela UnileverPrev Sociedade de Previdência Privada. Página 1 do quadro

Leia mais

São Bernardo Previdência Privada

São Bernardo Previdência Privada Regulamento do Plano de Previdência Complementar CNPB: 1980.0007-19 Conteúdo 1. Do Objeto... 1 2. Das Definições... 2 3. Da Elegibilidade ao Plano... 8 4. Do Tempo de Serviço... 10 5. Da Mudança do Vínculo

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano II de Aposentadoria da Fundação Banestes de Seguridade Social BANESES

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano II de Aposentadoria da Fundação Banestes de Seguridade Social BANESES Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano II de Aposentadoria da Fundação Banestes de Seguridade Social BANESES B.2.40 "Término do Vínculo Empregatício": significará a perda da condição

Leia mais

Anexo à Ata da Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo, realizada em 26/05/2017

Anexo à Ata da Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo, realizada em 26/05/2017 Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Previdência Complementar UnileverPrev (CNPB n 2002.0024-11), administrado pela UnileverPrev Sociedade de Previdência Privada. Anexo à Ata da

Leia mais

Previplan - Sociedade de Previdência Privada

Previplan - Sociedade de Previdência Privada Regulamento do Plano de Aposentadoria Previplan Quadro Comparativo de Alterações Propostas Quadro Comparativo Alterações Propostas ANEXO I Ata de Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo de 06.09.2017

Leia mais

REDAÇÃO ATUAL REDAÇÃO PROPOSTA IMPACTOS

REDAÇÃO ATUAL REDAÇÃO PROPOSTA IMPACTOS 2.3 "Beneficiário": significará o cônjuge do Participante ou Companheiro dependente e seus filhos, incluindo o enteado e o adotado legalmente, menores de 21 (vinte e um) anos de idade incompletos, sendo

Leia mais

Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social REFER QUADRO COMPARATIVO. Redação Atual Nova Redação Justificativa

Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social REFER QUADRO COMPARATIVO. Redação Atual Nova Redação Justificativa Capítulo I Do Objeto Capítulo I Do Objeto Sem alteração de item e texto. Art.1 º - Este documento, doravante designado Regulamento do Plano de Contribuição Variável da Patrocinadora CTS, estabelece os

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações Propostas para o Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar Itaú Unibanco

Quadro Comparativo das Alterações Propostas para o Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar Itaú Unibanco Quadro Comparativo das Alterações Propostas para o Regulamento do Plano Capítulo 1 - Do Objeto 1.1 - Este documento, doravante designado Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar Citibank, ou simplesmente

Leia mais

Regulamento do Plano de Aposentadoria MBPrev Quadro Comparativo Alterações Propostas

Regulamento do Plano de Aposentadoria MBPrev Quadro Comparativo Alterações Propostas Regulamento do Plano de Aposentadoria MBPrev Quadro Comparativo Alterações Propostas Do Objeto 1.1 - Este documento, doravante designado Regulamento do Plano de Aposentadoria MBPrev, estabelece os direitos

Leia mais

FUNEPP Propostas de redação para as alterações aos Regulamentos Planos Fundamental, PAP, PAP II e PAN

FUNEPP Propostas de redação para as alterações aos Regulamentos Planos Fundamental, PAP, PAP II e PAN FUNEPP Propostas de redação para as alterações aos Regulamentos Planos Fundamental, PAP, PAP II e PAN PLANO FUNDAMENTAL Artigo 5º Para receber os benefícios previstos neste Regulamento, o Beneficiário

Leia mais

CONSELHO DELIBERATIVO APROVA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO REGULAMENTAR DO PLANO DE BENEFICIOS FBPREV II

CONSELHO DELIBERATIVO APROVA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO REGULAMENTAR DO PLANO DE BENEFICIOS FBPREV II CONSELHO DELIBERATIVO APROVA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO REGULAMENTAR DO PLANO DE BENEFICIOS FBPREV II Em sua 482º reunião (Extraordinária), realizada em 04/08/2016, o Conselho Deliberativo da Fundação Banrisul

Leia mais

Previplan - Sociedade de Previdência Privada. Regulamento do Plano de Aposentadoria Previplan Quadro Comparativo de Alterações Propostas

Previplan - Sociedade de Previdência Privada. Regulamento do Plano de Aposentadoria Previplan Quadro Comparativo de Alterações Propostas Previplan - Sociedade de Previdência Privada Regulamento do Plano de Aposentadoria Previplan Quadro Comparativo de Alterações Propostas Anexo I Ata de Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo de

Leia mais

27 de junho de 2007 Adaptação à Resolução CGPC nº 19/2006 Aprovado por meio da Portaria nº 1.430, de , publicada no D.O.U.

27 de junho de 2007 Adaptação à Resolução CGPC nº 19/2006 Aprovado por meio da Portaria nº 1.430, de , publicada no D.O.U. REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS SCHNEIDER 27 de junho de 2007 Adaptação à Resolução CGPC nº 19/2006 Aprovado por meio da Portaria nº 1.430, de 16.08.2007, publicada no D.O.U. de 20/8/2007 1 REGULAMENTO

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS A CNPB de janeiro de 2018

QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS A CNPB de janeiro de 2018 QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS A CNPB 1997.0013-65 10 de janeiro de 2018 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Benefícios A 1 CAPÍTULO I DO OBJETO CAPÍTULO I DO OBJETO

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS A CNPB de março de 2018

QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS A CNPB de março de 2018 QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS A CNPB 1997.0013-65 9 de março de 2018 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Benefícios A 1 CAPÍTULO I DO OBJETO 1.1 O presente Regulamento

Leia mais

Previ-Siemens - Sociedade de Previdência Privada Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar da Previ- Siemens CNPB:

Previ-Siemens - Sociedade de Previdência Privada Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar da Previ- Siemens CNPB: - Sociedade de Previdência Privada Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar da Previ- Siemens CNPB: 19.890.003-47 - Sociedade de Previdência Privada Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar

Leia mais

Previ-Siemens - Sociedade de Previdência Privada Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar da Previ-Siemens CNPB: 1989.

Previ-Siemens - Sociedade de Previdência Privada Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar da Previ-Siemens CNPB: 1989. Previ-Siemens - Sociedade de Previdência Privada Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar da Previ-Siemens CNPB: 1989.0003-47 Conteúdo B.1 Do Objeto... 2 B.2 Glossário... 3 B.3 Da Elegibilidade

Leia mais

REGRAS BÁSICAS - PLANO DE BENEFÍCIOS FAF CNPB Nº

REGRAS BÁSICAS - PLANO DE BENEFÍCIOS FAF CNPB Nº 1 - BENEFÍCIOS OFERECIDOS O Plano de Benefícios FAF oferece os seguintes benefícios aos seus participantes, ou aos dependentes de participantes falecidos: I - quanto aos participantes: - suplementação

Leia mais

Regulamento do Plano de Aposentadoria MBPREV

Regulamento do Plano de Aposentadoria MBPREV Regulamento do Plano de Aposentadoria MBPREV Mercedes Benz Previdência Complementar Conteúdo 1. Do Objeto... 1 2. Glossário... 2 3. Da Elegibilidade ao Plano... 9 4. Do Tempo de Serviço... 12 5. Da Mudança

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS SCHNEIDER. (CNPB n )

REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS SCHNEIDER. (CNPB n ) REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS SCHNEIDER (CNPB n 2006.0040-11) 1 REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS SCHNEIDER 1. DO OBJETO 1.1 O presente Regulamento do Plano de Benefícios, doravante denominado Regulamento,

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar da PREVI-SIEMENS

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar da PREVI-SIEMENS Capítulo B.1. Do Objeto Capítulo B.1. Do Objeto Item B.1.2.1 Item B.1.2.1 A partir de 1º. de janeiro de 2009 serão vedadas inscrições de novos Participantes neste Plano, caracterizando-se como plano em

Leia mais

Conteúdo. Capítulo A.1 - Do Objeto...3. Capítulo A.2 - Glossário...3. Capítulo A.3 - Dos Participantes...9

Conteúdo. Capítulo A.1 - Do Objeto...3. Capítulo A.2 - Glossário...3. Capítulo A.3 - Dos Participantes...9 Conteúdo Capítulo A.1 - Do Objeto...3 Capítulo A.2 - Glossário...3 Capítulo A.3 - Dos Participantes...9 Capítulo A.4 - Do Tempo de Serviço e da Mudança do Vínculo Empregatício... 11 Capítulo A.5 - Das

Leia mais

PLANO D REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT

PLANO D REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT PLANO D REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT PLANO D REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT 2 REGULAMENTO - PLANO

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Básico da PREVI-SIEMENS

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Básico da PREVI-SIEMENS Capítulo A.7. Dos Institutos Legais Obrigatórios A.7.1 - No caso de Término do Vínculo Empregatício, o Participante Ativo que não for elegível ao Benefício de Aposentadoria Normal previsto neste Regulamento

Leia mais

Regulamento do Plano de Previdência Tokio Marine. Itaú Fundo Multipatrocinado

Regulamento do Plano de Previdência Tokio Marine. Itaú Fundo Multipatrocinado Regulamento do Plano de Previdência Tokio Marine Conteúdo 1. Do Objeto...1 2. Glossário...2 3. Da Elegibilidade ao Plano...11 4. Do Tempo de Serviço Contínuo e Mudança do Vínculo Empregatício...13 5. Das

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DO PLANO CBSPREV NAMISA E NOTAS EXPLICATIVAS

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DO PLANO CBSPREV NAMISA E NOTAS EXPLICATIVAS PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DO PLANO CBSPREV NAMISA E NOTAS EXPLICATIVAS Apreciação e deliberação na 304.ª Reunião do Conselho Deliberativo, de 04/11/2016 1/12 PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS JBT

REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS JBT ITAÚ FUNDO MULTIPATROCINADO QUADRO COMPARATIVO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS JBT CNPB nº 2012.0014-83 03 de Outubro de 2014 (As redações alteradas e incluídas estão em negrito) 2 CAPÍTULO I DO OBJETO

Leia mais

Capítulo A.1 Do Objeto Capítulo A.2 Glossário Capítulo A.3 Dos Participantes... 9

Capítulo A.1 Do Objeto Capítulo A.2 Glossário Capítulo A.3 Dos Participantes... 9 Capítulo A.1 Do Objeto... 3 Capítulo A.2 Glossário... 3 Capítulo A.3 Dos Participantes... 9 Capítulo A.4 Do Tempo de Serviço e da Mudança do Vínculo Empregatício... 10 Capítulo A.5 Das Disposições Financeiras...

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar da PREVI-SIEMENS

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar da PREVI-SIEMENS Capítulo B.8. Dos Institutos Legais Obrigatórios B.8.1 - No caso de Término do Vínculo Empregatício, o Participante Ativo que não for elegível ao Benefício de Aposentadoria Suplementar previsto neste Regulamento

Leia mais

Fundambras Sociedade de Previdência Privada

Fundambras Sociedade de Previdência Privada 1. Do Objetivo Regulamento do Plano de Empréstimo 9ª Alteração Vigência: a partir de 01.02.2019 O presente Regulamento tem por objetivo disciplinar as condições para concessão, manutenção, amortização

Leia mais

Itau Fundo Multipatrocinado

Itau Fundo Multipatrocinado Regulamento do Plano de Aposentadoria McPrev CNPB: 19.930.022-19 Conteúdo 1. Do Objeto...1 2. Glossário...2 3. Da Elegibilidade ao Plano...7 4. Do Tempo de Serviço...9 5. Da Mudança do Vínculo Empregatício...12

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO DAS ALTERAÇÕES PROPOSTAS AO REGULAMENTO DO PLANO DE APOSENTADORIA PREVI-ERICSSON

QUADRO COMPARATIVO DAS ALTERAÇÕES PROPOSTAS AO REGULAMENTO DO PLANO DE APOSENTADORIA PREVI-ERICSSON QUADRO COMPARATIVO DAS ALTERAÇÕES PROPOSTAS AO REGULAMENTO DO PLANO DE APOSENTADORIA PREVI-ERICSSON Capítulo I Do Objeto (...) Capítulo I Do Objeto (...) 1.3 A partir da data da publicação da Portaria

Leia mais

PREVI- SIEMENS Sociedade de Previdência Privada Regulamento do Plano de Aposentadoria de Contribuição Definida Plano CD. Quadro Comparativo

PREVI- SIEMENS Sociedade de Previdência Privada Regulamento do Plano de Aposentadoria de Contribuição Definida Plano CD. Quadro Comparativo PREVI- SIEMENS Sociedade de Previdência Privada Regulamento do Plano de Aposentadoria de Contribuição Definida Plano CD Quadro Comparativo Redação atual Redação proposta Justificativa 1.1 Este documento,

Leia mais

2º Semestre de

2º Semestre de 1 2 2º Semestre de 2010 Informações sobre a nova estrutura do Plano de Benefícios PreviSenac 3 Introdução: Este folheto é destinado aos participantes do Plano de Benefícios PreviSenac que, até a data da

Leia mais

RaizPrev Entidade de Previdência Privada QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE APOSENTADORIA RAIZ

RaizPrev Entidade de Previdência Privada QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE APOSENTADORIA RAIZ QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE APOSENTADORIA RAIZ CNPB nº 2011.0006-29 28 de agosto de 2018 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria Raiz 1 CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO Art.

Leia mais

Itaú Fundo Multipatrocinado Regulamento do Plano de Aposentadoria da Anbima CNPB:

Itaú Fundo Multipatrocinado Regulamento do Plano de Aposentadoria da Anbima CNPB: Itaú Fundo Multipatrocinado Regulamento do Plano de Aposentadoria da Anbima CNPB: 1995.0007-11 Indice 1. Do objeto... 3 2. Das Definições... 3 3. Da Elegibilidade ao Plano... 7 4. Do Tempo de Serviço...

Leia mais

Regulamento. Plano de Aposentadoria GEBSA-PREV

Regulamento. Plano de Aposentadoria GEBSA-PREV Regulamento Plano de Aposentadoria 2 Índice 1 Do Objeto...4 2 Das Definições...4 3 Da Elegibilidade ao Plano...7 4 Do Tempo de Serviço...8 5 Da Mudança do Vínculo Empregatício...10 6 Das Contribuições...10

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS D CNPB de março de 2018

QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS D CNPB de março de 2018 QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS D CNPB 2002.0001-74 9 de março de 2018 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano D 1 CAPÍTULO I DO OBJETO 1.1 O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações Propostas do Regulamento do Plano de Aposentadoria MBPREV da

Quadro Comparativo das Alterações Propostas do Regulamento do Plano de Aposentadoria MBPREV da Quadro Comparativo das Alterações Propostas do Regulamento do Plano de Aposentadoria MBPREV da Mercedes-Benz - Previdência Complementar Página 1 1.2 Item excluído. 1.2 Os dispositivos deste Regulamento

Leia mais

PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES

PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES Manual do Participante do Plano EDSERJ Prev Manual do participante EDSERJ PREV Plano de BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO de serviços DO BNDES - rj PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS D CNPB de janeiro de 2018

QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS D CNPB de janeiro de 2018 QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS D CNPB 2002.0001-74 10 de janeiro de 2018 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano D 1 CAPÍTULO I DO OBJETO CAPÍTULO I DO OBJETO 1.1 O presente

Leia mais

GEBSA-PREV - Sociedade de Previdência Privada. Regulamento do Plano de Aposentadoria da GEBSA- PREV

GEBSA-PREV - Sociedade de Previdência Privada. Regulamento do Plano de Aposentadoria da GEBSA- PREV GEBSA-PREV - Sociedade de Previdência Privada Regulamento do Plano de Aposentadoria da GEBSA- PREV Aprovado pelo Conselho Deliberativo na reunião datada de 12/06/2006 Aprovado pela Portaria nº 804 de 20/11/06,

Leia mais

FUNDAÇÃO ITAÚ UNIBANCO Plano Itaubank

FUNDAÇÃO ITAÚ UNIBANCO Plano Itaubank FUNDAÇÃO ITAÚ UNIBANCO Plano Itaubank 23 de setembro de 2015 Quadro Comparativo das alterações propostas para o Regulamento do Plano Itaubank, administrado pela Fundação Itaú Unibanco, aprovado na Reunião

Leia mais

Itaú Fundo Multipatrocinado. Regulamento do Plano Prev-Mosaic 2

Itaú Fundo Multipatrocinado. Regulamento do Plano Prev-Mosaic 2 Itaú Fundo Multipatrocinado Regulamento do Plano Prev-Mosaic 2 Aprovado pela Portaria n.º 651, de 18/11/2011, publicada no Diário Oficial da União, de 21/11/2011 CNPB nº 2011.0022-65 Conteúdo 1. Do Objeto...2

Leia mais

PLANO MILÊNIO NOVAS REGRAS DE APOSENTADORIA E OUTRAS ALTERAÇÕES

PLANO MILÊNIO NOVAS REGRAS DE APOSENTADORIA E OUTRAS ALTERAÇÕES PLANO MILÊNIO NOVAS REGRAS DE APOSENTADORIA E OUTRAS ALTERAÇÕES INFORMATIVO N.º 165-13/07/2010 http://www.cbsprev.com.br Central de Atendimento 08000-268181 Caro(a) Participante, Para a melhor compreensão

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações Propostas no Regulamento do Plano de Aposentadoria Básico (CNPB nº )

Quadro Comparativo das Alterações Propostas no Regulamento do Plano de Aposentadoria Básico (CNPB nº ) Quadro Comparativo das Alterações Propostas no Regulamento do Plano de Aposentadoria Básico (CNPB nº 1980.0017-74) Fundambras - Sociedade de Previdência Privada Quadro Comparativo das alterações propostas

Leia mais

FUNDAÇÃO ITAÚ UNIBANCO Plano de Contribuição Variável Itaucard

FUNDAÇÃO ITAÚ UNIBANCO Plano de Contribuição Variável Itaucard REGULAMENTO PLANO DE CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL ITAUCARD FUNDAÇÃO ITAÚ UNIBANCO Plano de Contribuição Variável Itaucard 02 de junho 2017 Quadro Comparativo das alterações propostas para Unificação dos Planos

Leia mais

REGULAMENTO PLANO CD 17 DE FEVEREIRO DE 2016 PREVIBAYER SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

REGULAMENTO PLANO CD 17 DE FEVEREIRO DE 2016 PREVIBAYER SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA REGULAMENTO PLANO CD 17 DE FEVEREIRO DE 2016 PREVIBAYER SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA REGULAMENTO PLANO CD ÍNDICE 17 DE FEVEREIRO DE 2016 OFÍCIO Nº 223/CGTR/DITEC/PREVIC, DE 26/1/2016 2 CAPÍTULO PÁGINA

Leia mais

Regulamento. Alterações no. do Plano de Benefícios D

Regulamento. Alterações no. do Plano de Benefícios D Alterações no Regulamento do Plano de D Apresentamos abaixo as alterações realizadas no Plano de D, aprovadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, por meio da Portaria nº

Leia mais

REGULAMENTO 17 DE FEVEREIRO DE Previbayer - Sociedade de Previdência Privada

REGULAMENTO 17 DE FEVEREIRO DE Previbayer - Sociedade de Previdência Privada REGULAMENTO 17 DE FEVEREIRO DE 2016 Previbayer - Sociedade de Previdência Privada ÍNDICE CAPÍTULO PÁGINA I. Do Objeto... 03 2. Das Definições... 03 3. Dos Destinatários do Plano... 06 4. Do Serviço Contínuo...

Leia mais

CONTEÚDO. Capítulo B.1 - Do Objeto...3. Capítulo B.2 - Glossário...3. Capítulo B.3 - Dos Participantes...8

CONTEÚDO. Capítulo B.1 - Do Objeto...3. Capítulo B.2 - Glossário...3. Capítulo B.3 - Dos Participantes...8 CONTEÚDO Capítulo B.1 - Do Objeto...3 Capítulo B.2 - Glossário...3 Capítulo B.3 - Dos Participantes...8 Capítulo B.4 - Do Tempo de Serviço e da Mudança do Vínculo Empregatício...10 Capítulo B.5 - Das Disposições

Leia mais

Plano Petros 2 - Premissas da sua estruturação

Plano Petros 2 - Premissas da sua estruturação Plano Petros 2 - Premissas da sua estruturação PLANO PETROS 2 PREMISSAS DA SUA ESTRUTURAÇÃO O PLANO PETROS-2 será estruturado na modalidade de Contribuição Variável, nos termos da legislação aplicável

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento Unificado do Plano de Aposentadoria da Patrocinadora Xerox Comércio e Indústria Ltda

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento Unificado do Plano de Aposentadoria da Patrocinadora Xerox Comércio e Indústria Ltda Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento Unificado do Plano de Aposentadoria da Patrocinadora Xerox Comércio e Indústria Ltda São Rafael Sociedade de Previdência Privada 1 Regulamento 1.2

Leia mais

Regulamento Unificado do Plano de Aposentadoria da Patrocinadora Xerox Comércio e Indústria Ltda. São Rafael Sociedade de Previdência Privada

Regulamento Unificado do Plano de Aposentadoria da Patrocinadora Xerox Comércio e Indústria Ltda. São Rafael Sociedade de Previdência Privada Regulamento Unificado do Plano de Aposentadoria da Patrocinadora São Rafael Sociedade de Previdência Privada CNPB: 1987.0017-29 Conteúdo 1. Do Objeto...1 2. Glossário...2 3. Dos Participantes...11 4. Do

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações Propostas para o Regulamento do Plano de Aposentadoria da Patrocinadora XCI

Quadro Comparativo das Alterações Propostas para o Regulamento do Plano de Aposentadoria da Patrocinadora XCI Quadro Comparativo das Alterações Propostas para o Regulamento do Plano de Aposentadoria da Patrocinadora XCI São Rafael Sociedade de Previdência Privada Página 1 2.53 - Salário Aplicável : significará,

Leia mais

Regulamento do Plano de Aposentadoria

Regulamento do Plano de Aposentadoria Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar Previ-Ericsson Aprovado pela Portaria PREVIC nº 594, de 11/11/2014, publicada no DOU de 12/11/2014 Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar Previ-Ericsson

Leia mais

Regulamento do Plano de Aposentadoria

Regulamento do Plano de Aposentadoria Regulamento do Plano de Aposentadoria Previ-Ericsson Plano de Aposentadoria Previ-Ericsson CNPB: 1991.0021-65 Aprovado pela Portaria PREVIC nº 593, de 11/11/2014, publicada no DOU de 12/11/2014 2 Regulamento

Leia mais

SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA. Estatuto e Regulamento do Plano de Benefícios

SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA. Estatuto e Regulamento do Plano de Benefícios SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA Estatuto e Regulamento do Plano de Benefícios SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA Estatuto e Regulamento do Plano de Benefícios Sociedade Civil constituída por ato lavrado

Leia mais

Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social - REFER

Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social - REFER REGULAMENTO APROVADO PELA PORTARIA SPC Nº 2.264, DE 27 DE MAIO DE 2008 - PUBLICADA NO DOU DE 28.05.2008 CISÃO CBTU - CTS Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social - REFER Regulamento do Plano de Contribuição

Leia mais

Regulamento do Plano de Aposentadoria da Alstom

Regulamento do Plano de Aposentadoria da Alstom Regulamento do Plano de Aposentadoria da Alstom Itaú Fundo Multipatrocinado CNPB: Nº 2006. 0011-83 Conteúdo 1. Do Objeto... 1 2. Glossário... 2 3. Da Elegibilidade ao Plano... 8 4. Do Tempo de Serviço...

Leia mais

FUNDAÇÃO ITAÚ UNIBANCO Plano de Contribuição Variável Itaucard

FUNDAÇÃO ITAÚ UNIBANCO Plano de Contribuição Variável Itaucard REGULAMENTO PLANO DE CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL ITAUCARD FUNDAÇÃO ITAÚ UNIBANCO Plano de Contribuição Variável Itaucard 02 de junho 2017 Quadro Comparativo das alterações propostas para Unificação dos Planos

Leia mais

FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS PLANO D

FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS PLANO D FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS PLANO D Regulamento do Plano D Aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC/MPS, conforme

Leia mais

Futura II Entidade de Previdência Complementar QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE APOSENTADORIA FUTURA II

Futura II Entidade de Previdência Complementar QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE APOSENTADORIA FUTURA II QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE APOSENTADORIA FUTURA II CNPB nº 2011.0009-47 27 de setembro de 2018 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Aposentadoria Futura II 1 CAPÍTULO II DAS

Leia mais

Alterações de Regulamento

Alterações de Regulamento Alterações de Regulamento Aprovação das alterações no Regulamento do Plano MSD Prev Como mais uma etapa do processo de harmonização do benefício de aposentadoria oferecido pelas empresas do grupo MSD no

Leia mais

Regulamento do Plano de Empréstimo. 6ª Alteração Vigência: a partir de

Regulamento do Plano de Empréstimo. 6ª Alteração Vigência: a partir de Regulamento do Plano de Empréstimo 6ª Alteração Vigência: a partir de 01.05.2009 1. Dos Objetivos Estabelecer os direitos e obrigações da Fundambras e dos seus Participantes na concessão de empréstimos

Leia mais

Regulamento do Plano de Aposentadoria Sanofi-Aventis

Regulamento do Plano de Aposentadoria Sanofi-Aventis Regulamento do Plano de Aposentadoria Sanofi-Aventis 1 2 Regulamento do Plano de Aposentadoria Sanofi-Aventis Capítulo Página 1 Do Objeto 5 2 Glossário 5 3 Da Elegibilidade ao Plano 9 4 Do Tempo de Serviço

Leia mais

Previ-Siemens - Sociedade de Previdência Privada

Previ-Siemens - Sociedade de Previdência Privada Regulamento do Plano de Aposentadoria de Contribuição Definida Plano CD da Previ- Siemens CNPB: 2008.0037-11 Regulamento do Plano de Aposentadoria de Contribuição Definida Conteúdo 1. Do Objeto... 1 2.

Leia mais

Regulamento do Plano de Aposentadoria Mauá Prev

Regulamento do Plano de Aposentadoria Mauá Prev Regulamento do Plano de Aposentadoria Mauá Prev Mauá Prev - Sociedade de Previdência Privada CNPB: 1991.0024-83 Conteúdo 1. Do Objeto... 1 2. Glossário... 2 3. Da Elegibilidade Ao Plano... 9 4. Do Tempo

Leia mais

SYNGENTA PREVI SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS SYNGENTA

SYNGENTA PREVI SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS SYNGENTA SYNGENTA PREVI SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS SYNGENTA CNPB: 2006.0009-11 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Benefícios Syngenta 1

Leia mais

Cartilha Explicativa do Plano de Benefícios Prever

Cartilha Explicativa do Plano de Benefícios Prever Fundação Assistencial e Previdenciária da Extensão Rural no Rio Grande do Sul Cartilha Explicativa do Plano de Benefícios Prever Cota Resgate Elegibilidade Institutos Você sabe o significado destes termos?

Leia mais

Regulamento do Plano de Empréstimo. 8ª Alteração Vigência: a partir de

Regulamento do Plano de Empréstimo. 8ª Alteração Vigência: a partir de Regulamento do Plano de Empréstimo 8ª Alteração Vigência: a partir de 01.01.2017 1. Dos Objetivos Estabelecer os direitos e obrigações da Fundambras e dos seus Participantes na concessão de empréstimos

Leia mais

Fundação Itaú Unibanco

Fundação Itaú Unibanco Fundação Itaú Unibanco Regulamento do Plano de Aposentadoria ItauBank SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PORTARIA Nº 658, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2015 O DIRETOR DE ANÁLISE TÉCNICA, no uso

Leia mais

REGULAMENTO PLANO PREVIND SESI/RS

REGULAMENTO PLANO PREVIND SESI/RS REGULAMENTO PLANO PREVIND SESI/RS CNPB Nº 19.900.013-19 Texto Atual Texto Proposto Justificativa São partes no presente instrumento: Fundo SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA DO RIO GRANDE DO SUL -

Leia mais

uturo previden Regulamento do Plano de Contribuição Definida

uturo previden Regulamento do Plano de Contribuição Definida uturo previden Regulamento do Plano de Contribuição Definida I DA INTRODUÇÃO... 3 II DAS DEFINIÇÕES... 5 III DOS DESTINATÁRIOS DO PLANO... 8 IV DO SERVIÇO CREDITADO E DO TEMPO DE VINCULAÇÃO AO PLANO...

Leia mais

FUNDAÇÃO ITAÚ UNIBANCO Plano de Benefício Definido Itaucard

FUNDAÇÃO ITAÚ UNIBANCO Plano de Benefício Definido Itaucard REGULAMENTO PLANO DE BENEFÍCIO DEFINIDO ITAUCARD FUNDAÇÃO ITAÚ UNIBANCO Plano de Benefício Definido Itaucard 02 de junho 207 Quadro Comparativo das alterações propostas para Unificação dos Planos Itaú

Leia mais