SÓCRATES E O MÉTODO MAIÊUTICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SÓCRATES E O MÉTODO MAIÊUTICO"

Transcrição

1 SÓCRATES E O MÉTODO MAIÊUTICO TADA, Elton V. S.(eltontada@yahoo.com.br)- Cesumar i CAZAVECHIA, William R. (wrcazavechia@yahoo.com.br) - Cesumar ii Resumo Sócrates, antigo filósofo grego, mesmo sem nada escrever, nos deixou um interessante legado filosófico. Mediante a pesquisa bibliográfica e leitura de textos da obra platônica (Teeteto) procuramos estabelecer o que Sócrates chamou de Maiêutica. Podemos datar a vida de Sócrates de 470 a.c. à 399 a.c., período no qual se deram diversas mudanças no seu modo de pensar e a construção de sua filosofia. Será no final de sua vida que focaremos nosso trabalho. Visto sem novas perspectivas de pensamento afirmativo, Sócrates mostra sua nova fase, que tem como finalidade o parir do saber, a maiêutica, ou a arte da velha parteira. Sócrates narra a Teeteto que as velhas parteiras que um dia engendraram, foram ativas na sua juventude e capazes de parir. Quando velhas, a única coisa que a mulher pode fazer é ajudar outras que, estando ainda jovens, podem engendrar. Sócrates se considera um parteiro, no entanto, não alguém que fizesse o parto do corpo, mas sim da alma. Podemos perceber nesse momento, que Sócrates cria um método de ensino, o qual se dá de forma a buscar retirar da própria pessoa que está aprendendo, a resposta para seus questionamentos. Dessa forma, o antigo filósofo não ensina como fruto de exaustiva pesquisa e trabalho. Antes, ele mesmo não transmite conhecimento, e sim gera o mesmo. Sócrates não se posiciona diante seus discípulos como o detentor do conhecimento, mas como um facilitador que proporcionava a eles alcançar o conhecimento que, segundo ele, já estava no seu interior. Portanto, vemos na maiêutica socrática um método de ensino no qual o educador não é visto como a fonte a ser bebida pelo aluno, pelo contrário, ele é aquele que ajuda o aluno a gerar sua autonomia enquanto homem, cidadão e discente. Palavras-chaves: Sócrates Maiêutica Método Pedagógico

2 2443 Introdução Através dessa pesquisa, objetivamos entender a maiêutica socrática como exemplo de educação e de relacionamento entre educador e aluno. Ao fazermos isso, não estamos, desprevenidamente, lendo a filosofia socrática de modo descontextualizada, pois sabemos qual era seu contexto histórico e como se configurava esse processo pedagógico narrado nesse trabalho. Sócrates, já no final de sua vida, chega a conclusão que ele não deve ser mais que facilitador, um intermediário, que ajuda com que as idéias concernentes aos aluno venham à tona. Ele valoriza o aluno e sua capacidade, no entanto, não o faz por conhecer o potencial de seus seguidores, antes, por respeitar a dignidade e capacidade do ser humano. Entretanto, há muito que se cuidar nesse processo, que não é de modo algum simples, e que será melhor detalhado posteriormente. Para entendermos a maiêutica socrática, ou seja, o método de ensino que Sócrates se utilizava, é estritamente necessário que saibamos um pouco sobre sua história, para que não façamos, de modo precipitado, uma leitura incorreta do mesmo. Além disso, a teoria maiêutica de Sócrates é como que um resultado das diversas experiências que ele viveu, e, por isso, se torna essencial conhecermos sua vida. De fato, Sócrates passa por diversas mudanças em sua vida, desde sua juventude até sua morte, e o desenvolvimento de suas idéias se dá de modo contínuo, e muito ligado com fatos da vida do filósofo, como encontros e desencontros, que geram a diferenciação e desenvolvimento das teorias que o tornaram respeitado. A vida de Sócrates Podemos datar a vida de Sócrates de 470 a.c. a 399 a.c., período conhecido como o século de ouro na cidade de Atenas (VICENTINO, 2001, p.57), fato tal que faz muito sentido com relação a como se deu a vida desse grande filósofo. Podemos compreender nesse momento de democracia ateniense, a base para a dialética socrática, pois, justamente nesse período deu-se a valorização do diálogo, da opinião do outro, ou seja, foi justamente nesse período que surgiram os grandes oradores e a exaltação da retórica, o que fez com que Sócrates e sua dialética estivessem bem localizados (CHAUÍ, 2002, p.136 ss.).

3 2444 Sócrates teve berço pobre, e assim se manteve durante toda sua vida, nunca aceitou dinheiro de seus seguidores e admiradores e era extremamente simples quanto ao viver e vestir. Andava pelas ruas de Atenas descalço, tanto no frio quanto no calor (BENOIT, 2006, p.21). Sócrates teve três filhos, a saber, Lamprocles, Menexeno e Sofronisco. Inicialmente foi casado com a indócil Xantipa, mas posteriormente foi casado também com Mirto, e isso se comprova no diálogo Fédon no qual ele se despede de suas mulheres (gunaikas) (CHAUÍ, 2002, p.178). Segundo Benoit (2006, p.22) Sócrates foi um cidadão exemplar, mesmo com suas severas queixas quanto às leis que regiam a democracia ateniense. Como prova disso, podemos citar sua brilhante participação nas campanhas bélicas atenienses, nas quais ele ficou muito conhecido por sua destreza e lealdade. De fato, para nós é de complicado teor a análise de Sócrates pela ausência de obras de sua autoria, Sócrates nada escreveu. Quanto a isso, devemos a três personagens, inicialmente, a validade do estudo de Sócrates, a saber, Aristófanes, Xenofonte e Platão. Aristófanes era escritor de comédia, e representou Sócrates na sua obra as nuvens que data de 423 a.c., e trata, comicamente, de Sócrates como um falso sábio seguido por muitos. Como logo se percebe, o teor da narração de Aristófanes é semelhante às acusações daqueles que julgavam a Sócrates em 399 a.c.. Por isso, considerar Sócrates pela visão de Aristófanes é como conhecer sua história através daqueles que o condenaram à morte. Através de Xenofonte podemos conhecer um Sócrates totalmente diferente. Primeiramente Xenofonte foi discípulo e admirador de Sócrates e não escrevia nem com intenções filosóficas, como fez platão, nem com intenções sarcásticas, como fez Aristófanes. Antes se resguardava a contar histórias sobre Sócrates, e ressaltava a integridade de sua vida como cidadão e sua moral exemplar. Xenofonte narra isso em vários de seus trabalhos, e o faz de maneira simples, sem entrar em pormenores quanto às teorias Socráticas. De Xenofonte podemos extrair um Sócrates histórico e bom, com boas ações e bons ideais. Todavia, Xenofonte não acompanhou os últimos dias de Sócrates e por isso fica uma lacuna importante em sua obra (CHAUÍ, 2002, p.183). Finalmente podemos ver como foi a visão platônica de Sócrates. Platão, sem dúvidas, foi o maior apologéta de Sócrates. Platão considerava Sócrates como sendo o homem mais justo que ele conhecera. Ele escreveu muito sobre Sócrates. Dos 29 diálogos de Platão 27 falam de Sócrates e em quase todos ele é o personagem condutor da discussão. Portanto, é a partir de Platão que chegaremos ao nosso conceito de Sócrates, pois é nele que podemos ver os relatos mais fiéis sobre o antigo filósofo (BENOIT, 2006, p. 32).

4 2445 Para iniciarmos nossa análise do Sócrates platônico devemos entender que, apesar da preponderância dos escritos platônicos tais obras foram recheadas com informações sensíveis, com ocasiões e fatos, portanto devemos seguir as palavras que de fato constroem os diálogos e não a tradição posterior de suas interpretações. Inicialmente, segundo o diálogo Fédon, Sócrates possuía um grande interesse em investigar a causa (aitia) iii, e assim se aproximava muito do fisiólogos iv. No entanto, entrou em crise ao saber que quanto mais estudava tais assuntos mais aumentavam suas dúvidas e as teorias da fisiologia não o satisfazia. Nesse período lhe chegou ao conhecimento a teoria de Anaxágoras, cujo, a inteligência ou o espírito (nous) teria sido o ordenador e causa de todas as coisas. A princípio, Sócrates se entusiasmou com tal teoria, no entanto, logo começou a ir contra a mesma, pois dizia que não podia ser um espírito exterior a causa de tudo. Depois dessa decepção e ainda muito jovem Sócrates inicia sua formulação da tese do mundo das idéias. No entanto, algo acontece que influi em toda sua vida futura, pois sempre se lembraria de tal feito. Por ocasião de visita à Atenas, Parmênides de Eléia e seu discípulo Zenão conhecem Sócrates, e o jovem de aproximadamente 20 anos apresenta aos experientes filósofos sua teoria. Nesse momento eles começam a interrogá-lo sobre diversas coisas, sobretudo sobre a impossibilidade da unificação da idéia do ser, o que iria contra a tese do mundo das idéias. No final do diálogo, Parmênides encurrala Sócrates que se reconhece incapaz de explicar todos os conceitos relacionados ao mundo das idéias (Parmênides, 131b-131e, in Diálogos). Depois de tão chocante experiência Sócrates não podia fazer nada além de silenciar, pois estava convencido que nada, de fato, sabia. Portanto, a partir daí surge um período no qual Sócrates vive sua aporia, durante dez anos não participa de diálogos e permanece em silêncio. Somente mais tarde durante a narração da Apologia por Platão é que se torna conhecido o que aconteceu nesse período. Chega a Sócrates a notícia de que um velho amigo, Querofonte, havia perguntado a Pythia (Pu[tia, sacerdotisa que falava pelos deuses), se havia algum homem mais sábio do que Sócrates e que sua resposta havia sido negativa. A partir de então aumentou para Sócrates a sua confusão, pois ele não entendia qual era o sentido da palavra da profetiza. Somente após longa reflexão conseguiu entender o que significavam aquelas palavras. O que acontecia era que nenhum outro homem sabia verdadeiramente de algo, no entanto se julgavam sábios, enquanto isso,sócrates, ao menos, tinha a convicção de que nada sabia, o que o tornava o homem mais sábio de todos. Desse modo, as revelações délficas tiraram Sócrates do porão silencioso que Parmênides havia o condenado.

5 2446 Com a descoberta do saber que não se sabe, Sócrates recomeça a falar, no entanto paulatinamente. O seu contato com a sacerdotisa Diotima vem ajudar no amadurecimento da seu discurso. Só a partir desse encontro Sócrates entende o conteúdo afirmativo do saber que não se sabe. Diotima fala a Sócrates revelações de Eros (o amor), e lhe ensina as coisas do amor. Mais do que isso, Diotima lhe diz que Eros, assim como o saber que não se sabe é um intermediário. Eros se apresenta como um intermediário entre o mundo divino e o mundo dos mortais. Assim, podemos entender que o saber que não se sabe é um intermediário entre o mundo tangível e o mundo das idéias, o que fez com que Sócrates tivesse nova vontade de dialogar e mostrar sua teoria do mundo das idéias. Nesse período, Sócrates tinha cerca de 36 anos e, na tentativa de vencer dentro de si o fantasma do velho Parmênides, recomeça a revelar seu saber. A partir de agora os diálogos de Sócrates não são mais como antes, quando ele se apresentava como um menino em busca de razões e causas. Agora Sócrates já sabe o que sabe e caminha na direção da disseminação dessa idéia e na busca de belos corpos. Iniciam-se os diálogos com os Sofistas e com os Jovens que o admiram por sua sabedoria e muitas vezes se apaixonam por ele (JERPHAGNON, 1992, p.23). Os sofistas ficaram desconcertados diante de tão complexa construção socrática e muito se contradiziam na tentativa de refutá-lo. Sócrates, que era considerado por muitos um sofista, foi de encontro aos mesmos criticando a superficialidade de sua retórica sem conteúdo, e com isso ganhou muitos inimigos (REALE, 1990, p.101). Só que para Sócrates destruir o pensamento daqueles que se diziam sábios e colocá-los contradições ele também abriu mão de seu conteúdo positivo, pois seus diálogos tinham intenção apenas de confrontar os sofistas. Essa fase também é marcada pela sedução de Sócrates. Ele procura corpos belos, os seduz e ensina os jovens algo sobre a sedução como no diálogo Lysis, que é como um manual de sedução (BENOIT, 2006, p.45). Um bom exemplo de jovem belo seduzido por Sócrates é Alcebíades, filho da aristocracia ateniense muito corajoso e talentoso. No diálogo com Alcebíades, que mais tarde se destacou na história grega, Sócrates introduz um novo elemento no seu discurso, a saber, o conhece-te a si mesmo (O primeiro Alcebíades, 132d-133c, in Diálogos). Sócrates julga necessário a busca pelo auto-conhecimento pois, a partir dessa busca o indivíduo culminará no conhecer sobre o que é de fato o ser em si do homem. Por isso, podemos

6 2447 chegar à compreensão de alma de Sócrates, que seria o homem fora de seus atributos acidentais e sua hombridade material. Mais adiante, após delongada analogia, Sócrates conclui que uma alma deve estar em contato com outra alma para que possa se conhecer, pois é necessário algo externo a si próprio para que reflita aquilo que é de fato o seu ser. Nesse momento podemos perceber um grande salto na filosofia socrática, pois há a inserção de um saber afirmativo em sua temática, e não apenas o saber que não se sabe. Podemos comprovar isso nos próximos diálogos de Sócrates como Górgias, provavelmente em 427 a.c., em podemos, nitidamente, notar um novo Sócrates, um Sócrates que não se importa mais apenas com a negação do saber externo a ele, agora ele compartilha de um saber afirmativo que lhe dá subsídios para diálogos que desconstroem uma idéia mas tratam de afirmar outra. Como outra conseqüência desse momento conheceremos um Sócrates intolerante com seus interlocutores, pois ele considera que tudo que não possui um um saber de si mesmo não tem razão de ser. Além disso, ele vai além, dizendo que a retórica é uma empeiria (empeiria), algo sem rigor, que não pode ser considerado nem episteme (episte/me) nem mesmo uma arte tékne (te[kne), na verdade ele considera a retórica como sendo uma adulação (kolakei?a). Agora nos resta uma dúvida. Não irá Sócrates criticar a política que era tão influenciada pela sofística e pela retórica? Podemos entender que era cedo ainda para um dever-ser político. Surge para Sócrates outro grande problema quando ele tenta buscar as verdades além do próprio saber-desi, e para tal explicação ele recorre a saberes míticos. Diz ele, que a alma é imortal e que o homem pode se recordar de fatos e saberes de outra vida, o que faz com que a verdade não se destrua e acabe no nada da morte. Essa é a teoria da reminiscência, que apesar do seu caráter mítico faz sentido no contexto (CHAUÍ, 2002, p. 195). Ainda outra questão faz-nos refletir muito sobre a ascensão do saber socrático. Poderiam outros homens participar desse saber? Com essa questão surgi uma nova crise para Sócrates que se sente sem testemunhas para o seu saber e tenta refletir sobre quais tem sido as conseqüências do mesmo. A alegoria da caverna narrada no diálogo A República vem de encontro com essa fase e nos leva a entendermos que Sócrates propõe ao filósofo uma ação participativa na elaboração de sua dialética objetivando a libertação daqueles que ainda não tiveram a compreensão do mundo das idéias. Pois, assim como narra o mito, aquele que teve o conhecimento de algo exterior deve proporcionar a quem não teve a oportunidade de conhece-lo por via dialética, o que é, a princípio

7 2448 uma trabalhosa investida, mas que tende a ser boa e aproveitável. Após tão bela reflexão Sócrates chega a propor um modelo de cidade padrão, que seria íntegra em moral e grandiosa em beleza e saber (Platão, A República in Pensadores). No entanto, ainda no livro A República podemos ver Glauco suplicando a Sócrates que lhe diga o que é de fato sua Idéia de Bem, e isso nos leva a entender uma nova frustração da parte de Sócrates que não consegue, ainda que com muito esforço, conceber tal idéia. Novamente, verificamos que apesar de toda evolução do pensamento socrático, ele volta a uma indeterminação. E essa indeterminação o acompanhará Sócrates em seus últimos dias. A Maiêutica Visto sem novas perspectivas de pensamento afirmativo, Sócrates mostra sua nova fase, que tem como finalidade o parir do saber, a maiêutica, ou a arte da velha parteira. Sobre a maiêutica, a arte de parir o saber, podemos ver a bela narração que Sócrates faz ao jovem Teeteto no famoso diálogo narrado por Platão, que é conhecido pelo nome do rapaz. Logo no começo do diálogo Teeteto Sócrates dá sua definição de maiêutica, e faz isso porque afirma que algo dentro da alma do jovem Teeteto está querendo vir à luz. Nesse momento Teeteto faz um gracejo, e diz a Sócrates que só pode dizer algo sobre aquilo que sente, afirmando assim não sentir nada em sua alma que pareça querer nascer. Sócrates começa então a explicar o que afirmava ele estar acontecendo com o jovem Teeteto. Segundo Sócrates, assim como sua mãe fora uma famosa parteira ele também praticava semelhante arte. A diferença principal que Sócrates expõe é que, sua mãe praticava o parir do corpo, ao passo que ele, o da alma. Não que ele queria dizer que havia um nascer constante de novas almas a partir de outras, longe disso, para o filósofo, os frutos da alma são o saber, e é isso que ele pretende fazer, ajudar jovens a parir o saber que sai de sua alma, pois, segundo Sócrates é na alma que reside todo o saber pertinente ao ser humano (REALE, 1990, p.99). Além disso, cabe dizer que, já tangendo o conceito do mundo das idéias socrático, podemos ver que, para ele, o saber que há no ser humano já existe em sua alma desde antes do seu nascimento, já lhe é certo e completo. Com isso, o parir do saber não é mais do que o relembrar, trazer a tona aquilo que já pertence ao indivíduo desde de sua vida extra corporal, ou seja, o saber já é pertencente ao homem, ele apenas vem a memória através da maiêutica (JERPHAGNOM, 1992, p.23). De modo

8 2449 nenhum, podemos afirmar Sócrates como sendo um místico, o que ele faz é colocar o homem em seu devido lugar. O homem não é Deus, e nem mesmo a medida de todas as coisas. Ou seja, segundo seu modo de pensar, o homem era apenas uma parte do todo, e era subordinado ao Deus que era a inteligência ordenadora (REALE, 1990, p. 92). Entretanto, voltando ao tema principal da maiêutica, reflitamos sobre o diálogo Teeteto. Para que o Jovem entendesse o que ele queria dizer, Sócrates explanou sobre a arte das parteiras. Sobre as parteiras, Sócrates disse que cabe às mulheres que um dia conceberam, e que, todavia hoje não mais possuem tal capacidade a arte de parir. Segundo ele, isso se dá sobre ordenança da deusa Ártemis, que ainda no momento de seu parto ajudou sua mãe a parir seu irmão, Apolo. Ártemis, que nunca havia parido, era quem concedia às mulheres a capacidade de executar a arte de parteira. Todavia, como o ser humano é muito fraco, segundo Sócrates nos narra, somente as mulheres que já haviam um dia parido poderiam ajudar no parto de outra, pois é necessário que quem esteja realizando o parto saiba mais sobre isso, ou melhor, seja mais experiente do que a grávida. Já nesse aspecto, podemos ver os primeiros pontos da analogia socrática, pois, o que ele quer dizer, é que, quem ajuda no parir do saber deve ter mais experiência do que quem está parindo, ou seja, é necessário que já tenha superado esta fase, para que, com certeza daquilo que já fez possa ajudar quem ainda está em tal atividade (BENOIT, 2006, p.75). As semelhanças entre a arte da velha parteira e do parir do saber não acabam por aí. Um próximo ponto importante da analogia Sócrates apresenta através de uma pergunta que possui resposta negativa de Teeteto. Sócrates pergunta se o rapaz sabe que as parteiras são famosas por serem também casamenteiras. Diante da ignorância do rapaz ele o ensina que são, e ainda acresce dizendo que o que elas se orgulham mais de fazer é arranjar o casório do que cortar o cordão umbilical. Isso se dá porque, segundo nos mostra o antigo filósofo, há apenas uma arte encarregada do plantar, cuidar e colher os frutos. Não há duas artes nas quais cabe a uma plantar e a outra colher. Por isso, Sócrates afirma que, se uma parteira colhe o fruto, que é a criança, se sente muito mais orgulhosa de tê-lo plantado. Isso também se compara com a alma e o saber. Se pode-se dizer que, através da maiêutica o filósofo colhia o fruto da alma de alguém, que era o saber de algo, quanto mais se sentiria ele honrado por ser responsável pela arte completa, ou seja, por ter também plantado a semente na alma fértil. Esse é, segundo o filósofo, uma das partes essenciais da arte que ele tenta explicar ao jovem, pois, com a experiência de quem já pariu pode se ter melhores possibilidades de procriação a partir de um casamento bem feito.

9 2450 Todavia, após todas as semelhanças, Sócrates aponta uma diferença notável entre a parteira e ele. Essa diferença faz com que ele afirme que a arte que ele exerce é em muito superior a da parteira. Nas palavras do próprio filósofo (Teeteto VII p.8 in Diálogos): Eis aí a função das parteiras; muito inferior à minha. Em verdade não acontece às mulheres parirem algumas vezes falsos filhos e outras vezes verdadeiros, de difícil distinção...porém, a grande superioridade da minha arte consiste na arte de conhecer de pronto se o que a alma dos jovens está na iminência de conceber é alguma quimera e falsidade ou fruto legítimo e verdadeiro. Essa diferença consiste no seguinte: a parteira não precisa distinguir se o fruto do parto é realmente uma criança, ou se é alguma outra coisa. Pelo contrário, o filósofo, tem que saber separar os conhecimentos verdadeiros dos falsos, daqueles que não são mais do que um engano. Sobre isso, Sócrates afirma que, muitas vezes jovens se frustraram com ele, diante do parir do seu saber ouve a desilusão e a repreensão do parteiro, que dizia que aquilo não passava de uma falsidade, uma ilusão, e não era verdadeiramente o fruto esperado da alma. Nesse saber separar entre o que é ou não o verdadeiro fruto da alma que Sócrates conclui estar à parte mais árdua do trabalho de sua arte, e por isso, ele afirma ser ela superior a arte de sua mãe. Diante dessa grande dificuldade da arte de parir o saber, logo afirma-se que, quem nunca engendrou, não pode também ajudar no parte de outras pessoas, pois, há muitas dificuldades e não poucos detalhes a serem vistos ante um parto, e por isso, segundo Sócrates um ser humano que nunca engendrou é ignorante demais para ajudar e presidir outros partos. Agora, outro saliente detalhe nos resta, que não pode ser de modo algum aqui omitido. Por que Sócrates afirma que apenas quem não pari mais tem a capacidade de presidir outros partos? Pelo simples fato de que: somente quem não engendra mais tem suas idéias fixas. Ou seja, enquanto você está na atividade de engendrar, ora você pode pensar algo e depois defini-lo de modo diferente, pois cada novo parto gera uma nova experiência e reflexão. Por isso, somente quem já encerrou suas atividades férteis é que pode ajudar outros em suas atividades, pois somente eles já terminaram sua experiência e já sabem o que fazer em determinada situação. Não que sua idéia seja completa e perfeita, todavia o seu conceito é terminado, e não permite que haja contradições em momentos cruciais do parto. Ou seja, as atitudes do homem que vive em sociedade devem ser ponderadas, e, especialmente nesse caso, é necessário a cautela de alguém que saiba muito para presidir o parto (JERPHAGNOM, 1992, p.24). A partir dessas breves diretrizes já traçadas, podemos entender como se deu o método de ensino socrático. Contextualizando-o, seria como que, o professor não tivesse papel maior do que o

10 2451 de ajudar o aluno na concepção do saber. Isso não pelo fato de ser o próprio professor o pai daquele saber, mas antes, por ele possuir a arte de casamenteiro, ou sejas, de dar as coordenadas corretas para que houvesse a concepção de algum saber. Mesmo não sendo o professor pai daquele saber ele exerce grande responsabilidade sobre o mesmo, pois foi ele quem o acompanhou desde a concepção até o parto. Além disso, o momento exato do parto do saber é importantíssimo, ao passo que, somente alguém muito bem qualificado pode exercê-lo. Por isso, ninguém ainda esteja em atividade reprodutiva, ou seja, ninguém que ainda esteja incerto sobre o que é de fato um parto, pode auxiliar o mesmo, de modo que, quem nunca construiu um saber dessa forma também não pode auxiliar outras pessoas. Não é suficiente o saber que se transmite nesse caso. É necessário que quem ajuda outra pessoa no engendrar do saber tenha vivido aquela experiência, pois, segundo Sócrates, o ser humano é fraco demais para fazer algo que não tenha vivido. Além do mais, para discernir aquilo que é de fato um saber positivo, e aquilo que não é mais do que falsidade, é necessária grande experiência, e é justamente nisso que deve consistir o papel elementar do educar ao modelo socrático. É evidente que essa relação Parteiro versus Partuinte não se dá apenas na relação Mestre versus Aluno. Todavia, Sócrates narra a Teeteto como se dá a maiêutica num caso bem definido: Teeteto está prestes a formular seu conceito de conhecimento. Devemos lembrar que Sócrates trabalhava com definições de essências, e esse é o momento específico do parir (MARÍAS, 1987, p.62). Exatamente por isso, essa relação assemelha-se mais com a relação mestre versus aluno do que com qualquer outro tipo de relação. Considerações finais A educação, refletida sob o olhar da maiêutica, faz-nos pensar principalmente sobre o real papel do educador. Não que desconsideremos a teoria do saber que Sócrates ensina ao jovem Teeteto, antes, julgamos mais interessante para esse trabalho entender o método utilizado para tanto. Sabemos que o ato de educar não pode se dar de maneira desnorteada, pelo contrário, deve obedecer a métodos que o auxiliem. Desse modo, o filósofo grego já nos legal tal contribuição há mais de vinte séculos.

11 2452 Portanto, vemos na maiêutica socrática um método de ensino no qual o educador não é visto como a fonte a ser bebida pelo aluno, pelo contrário, ele é aquele que ajuda o aluno a gerar sua autonomia enquanto homem, cidadão e discente. Derradeiramente podemos entender que as narrativas de Platão nos levam ao conhecimento de Sócrates, de sua história e de como se deu a construção de sua filosofia. Após a sua morte foram muito que lhe deram atenção e analisaram cuidadosamente sua filosofia, tanto para construí-la quanto para criticá-la. Aquilo que de fato Sócrates foi pode ser muito discutido. Talvez há quem ainda o considere um sofista. O que é certo é que a cada desconstrução através da dialética negativa podemos lembrar da bela filosofia Socrática e de sua morte como conseqüência da mesma, assim poderemos criticá-lo ou admirá-lo, mas sem dúvidas a história sempre será justa em lembrar de tão grandiosa personagem. Referências bibliográficas: CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filosofia. 2.ed. São Paulo: Companhia das letras, 2002 JERPHAGNON, Lucien. História das grandes filosofias.1.ed. São Paulo: Martins Fontes, MARIÁS, Julián. História da filosofia. 8.ed. Porto: Souza & Almeida, PLATÃO. Diálogos; seleção de texto de José Américo Motta Pessanha 5. ed. São Paulo: Nova cultural, (Os Pensadores) REALE, Geovane. História da filosofia antiga. São Paulo: Paulus, 1990 VERNANT, Jean Pierre. Mito e Pensamento entre os gregos. 2.ed. São Paulo: Paz e terra. VICENTINO, C.; DORIGO, G. História geral e do Brasil 1 ed. São Paulo: Scipione, i Acadêmico do segundo ano do curso de teologia do Cesumar e realiza pesquisa pelo programa de iniciação científica (ICC). ii Acadêmico do terceiro ano do curso de teologia no Cesumar e realiza pesquisa pelo programa de bolsa para iniciação científica (PROBIC) iii De acordo com Chauí (2002, p.493), causa pode ser entendida em quatro sentidos. A saber, o jurídico: ser causa é responder por alguma coisa ; sentido lógico: a razão ou explicação de alguma conseqüência ou de uma conclusão ; sentido físico: a origem a um efeito ; e, sentido ético/político: motivo pelo qual uma ação é realizada. iv Referimos-nos fisiólogos aos filósofos que pertenceram ao período chamado naturalista, caracterizado, pelo problema da physis, ou seja, pelo problema cosmo-ontológico (jônicos, pitagóricos, eleátas, pluralistas) (REALE, 1990, p.35).

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA Fábio de Araújo Aluno do Curso de Filosofia Universidade Mackenzie Introdução No decorrer da história da filosofia, muitos pensadores falaram e escreveram há cerca do tempo,

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

3ª Filosofia Antiga (Pensadores antigos)

3ª Filosofia Antiga (Pensadores antigos) 3ª Filosofia Antiga (Pensadores antigos) Questão (1) - A filosofia se constitui, a partir das concepções de Sócrates, Platão e Aristóteles, como o pensamento que investiga: a) A questão da dívida externa.

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 12/5/2010 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho SOUSA, Pedro H. 1 Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Formação Acadêmica, Empreendedorismo. Introdução: O mercado de trabalho

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Sócrates: uma filosofia voltada para consciência crítica. Professor Danilo Borges Colégio Cenecista Dr. José Ferreira 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Sócrates: uma filosofia voltada para consciência crítica. Professor Danilo Borges Colégio Cenecista Dr. José Ferreira 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Sócrates: uma filosofia voltada para consciência crítica Professor Danilo Borges Colégio Cenecista Dr. José Ferreira 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Sócrates 469 399 a.c. Divisor de águas na filosofia grega

Leia mais

Dia_Logos. café teatral

Dia_Logos. café teatral café Café Teatral Para esta seção do Caderno de Registro Macu, a coordenadora do Café Teatral, Marcia Azevedo fala sobre as motivações filosóficas que marcam esses encontros. Partindo da etimologia da

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO PROLEILOES.COM DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO SAIBA COMO PROCEDER COM UM IMÓVEL OCUPADO ARREMATADO EM LEILÃO INTRODUÇÃO Boa parte dos imóveis que vão a leilão público estão ocupados, ou seja,

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES SÓCRATES 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES SÓCRATES 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES RESOLUÇÕES DE QUESTÕES SÓCRATES 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES 1. (Unicamp 2013) A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveu no século V a.c., encontra o seu ponto de partida

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Questão (1) - Questão (2) - A origem da palavra FILOSOFIA é: Questão (3) -

Questão (1) - Questão (2) - A origem da palavra FILOSOFIA é: Questão (3) - EXERCICÍOS DE FILOSOFIA I O QUE É FILOSOFIA, ETIMOLOGIA, ONDE SURGIU, QUANDO, PARA QUE SERVE.( 1º ASSUNTO ) Questão (1) - Analise os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA em relação ao significado

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

Filosofia na Antiguidade Clássica Sócrates, Platão e Aristóteles. Profa. Ms. Luciana Codognoto

Filosofia na Antiguidade Clássica Sócrates, Platão e Aristóteles. Profa. Ms. Luciana Codognoto Filosofia na Antiguidade Clássica Sócrates, Platão e Aristóteles Profa. Ms. Luciana Codognoto Períodos da Filosofia Grega 1- Período pré-socrático: (VII e VI a.c): início do processo de desligamento entre

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 Por David Batty Lição 203 Primeira Edição Nome do Aluno Data do Início_ Data do Fim 2 Projeto 203 Teus Pensamentos Os Teus Pensamentos Lição 203 David Batty 1ª Edição Brasil

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Cipriano Carlos Luckesi 1 Artigo publicado na Revista ABC EDUCATIO nº 46, junho de 2005, páginas 28 e 29. Recentemente, tenho acompanhado crianças que saíram de

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

QUE ESCOLA QUEREMOS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS?

QUE ESCOLA QUEREMOS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS? SEMINÁRIO DE PESQUISA OBJETIVO DEBATER E PROBLEMATIZAR QUESTÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INAFANTIL, BEM COMO ESTABELECER DIÁLOGO COM TEÓRICOS DA PEDAGOGIA, DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DAS

Leia mais

Coaching como ferramenta de desenvolvimento da liderança nas organizações

Coaching como ferramenta de desenvolvimento da liderança nas organizações Coaching como ferramenta de desenvolvimento da liderança nas organizações Pessoas e organizações Página 18 Agentes da mudança nas organizações Página 20 Ferramentas de gestão, desenvolvimento pessoal e

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor Em seu diálogo A República, Platão descreve na célebre Alegoria da Caverna a situação de homens aprisionados desde a infância no fundo de uma caverna e de tal

Leia mais

PLATÃO. Consta-se que antes de ter sido discípulo de Sócrates, seguiu as lições de Crátilo.

PLATÃO. Consta-se que antes de ter sido discípulo de Sócrates, seguiu as lições de Crátilo. PLATÃO Platão, jovem aristocrata de Atenas foi familiar de Alcibíades e de Crítias tinha como nome verdadeiro Arístocles. O cognome deverá ter-se ficado a dever à envergadura dos seus ombros ou então à

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Página 1 de 5 1 O número concreto Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Como surgiu o número? Alguma vez você parou para pensar nisso? Certamente você

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Músicos, Ministros de Cura e Libertação

Músicos, Ministros de Cura e Libertação Músicos, Ministros de Cura e Libertação João Paulo Rodrigues Ferreira Introdução Caros irmãos e irmãs; escrevo para vocês não somente para passar instruções, mas também partilhar um pouco da minha experiência

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS Gn 5 1 Esta é a lista dos descendentes de Adão. Quando criou os seres humanos, Deus os fez parecidos com ele. 2 Deus os criou homem e mulher, e os abençoou, e lhes deu o nome de

Leia mais

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B DEPOIMENTOS A experiência que tive ao visitar o Centro Islâmico de Campinas foi diferente e única. É fascinante conhecer novas culturas e outras religiões, poder ver e falar com outro povo e sentir o que

Leia mais

Preciso anunciar mais...

Preciso anunciar mais... Na maioria dos projetos que participamos, temos certeza de que quando o empreendedor inicia um trabalho de CRM, ele busca sempre é por uma vantagem competitiva: uma equipe de vendas mais eficiente, processos

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

TÓPICO DE EXEMPLO TOMADA DE DECISÃO NÃO É O QUE VOCÊ IMAGINA TÓPICOS

TÓPICO DE EXEMPLO TOMADA DE DECISÃO NÃO É O QUE VOCÊ IMAGINA TÓPICOS TÓPICOS TOMADA DE DECISÃO NÃO É O QUE VOCÊ IMAGINA Tópico Tomada de Decisão não é o que Você Imagina CoachingOurselves International Inc., 2011 0800 703 3444 coachingourselves.com.br twitter.com/coaching_br

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

O Jogo dos Espíritos

O Jogo dos Espíritos Atenção: Este livro não é recomendado para pessoas de mente fraca ou menores de 18 anos. Use-o por sua própria conta e risco. O Jogo dos Espíritos Este é um jogo de narrativa compartilhada (também chamado

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis)

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (Este

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum?

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum? A Busca Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas em livros e filmes podemos encontrar uma trama em comum? Alguém, no passado, deixouse

Leia mais

BROCANELLI, Cláudio Roberto. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENHA

BROCANELLI, Cláudio Roberto. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENHA 1 BROCANELLI, Cláudio Roberto. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENHA Francieli Nunes da Rosa 1 No livro Matthew Lipman: educação para o pensar

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Empreendedorismo social

Empreendedorismo social Empreendedorismo social Piedade Lalanda Grupo Parlamentar do Partido Socialista Se há conceito e vocábulo que passou a fazer parte do discurso político é o termo empreendedor ou empreendedorismo. Apesar

Leia mais

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 CAPÍTULO6 BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 Aspectos de gênero O Programa Bolsa Família privilegia como titulares as mulheres-mães (ou provedoras de cuidados), público que aflui às políticas de assistência

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Como fazer seu blog se destacar dos outros

Como fazer seu blog se destacar dos outros Como fazer seu blog se destacar dos outros Fama. Tráfego. Reconhecimento. Muito dinheiro no bolso. Esses itens certamente estão presentes na lista de desejos de quase todos os blogueiros. Afinal, ninguém

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar Movimento da Lua Eixo(s) temático(s) Terra e Universo Tema Sistema Solar Conteúdos Movimentos da Terra e da Lua / movimento aparente dos corpos celestes / referencial Usos / objetivos Ampliação e avaliação

Leia mais

PLATÃO E SOCRÁTES: LEITURAS PARADOXAIS

PLATÃO E SOCRÁTES: LEITURAS PARADOXAIS PLATÃO E SOCRÁTES: LEITURAS PARADOXAIS Alan Rafael Valente (G-CCHE-UENP/CJ) Douglas Felipe Bianconi (G-CCHE-UENP/CJ) Gabriel Arcanjo Brianese (G-CCHE-UENP/CJ) Samantha Cristina Macedo Périco (G-CCHE-UENP/CJ)

Leia mais

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social instituto fonte... Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social e a arte de neles intervir. Buscamos potencializar a atuação de iniciativas sociais,

Leia mais

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes > Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inicialmente, tinha como objetivo avaliar o desempenho

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

MAUS 2015 JUVENTUDE MARCADA PRA VIVER

MAUS 2015 JUVENTUDE MARCADA PRA VIVER Comprovante de Inscrição da Grande Coleta 2015 Realização: Rua Yamada,nº17, Bairro:Bengui, Belém-Pará www.movimentodeemaus.org de GRANDE Coleta EMAUS 2015 A notícia é : JUVENTUDE MARCADA PRA VIVER Guia

Leia mais