Formação de utentes do CR/BE da Escola Básica Adriano Correia de Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Formação de utentes do CR/BE da Escola Básica Adriano Correia de Oliveira"

Transcrição

1 Formação de utentes do CR/BE da Escola Básica Adriano Correia de Oliveira 2º Ciclo 5º Ano 2012/2013 Professora Amélia Macedo

2 Centro de Recursos/Biblioteca Escolar Para um arco íris de saberes

3 Calendarização das sessões de formação do 5º Ano, 2012/2013 5ºA 2ª 14 de janeiro- Das às 9.45H (ET- Professor Carlos Gomes) 5ºB 4ªF 16 janeiro Das às H (ET- Professor Carlos Gomes) 5ºC 2ªF 14 janeiro Das às 11.35H (ET Profª Manuela Ortiz) 5ºD 4ªF 16 janeiro Das às 11.35H (ET Profª Luísa Fernandes) Nota: Os alunos deverão trazer para o CR/BE um caderno e um lápis/esferográfica, para poderem escrever. Solicita-se pontualidade, no sentido de se poder cumprir as tarefas de formação e auscultação de opinião (aplicação de questionários). Agradeço a vossa atenção e peço desculpa por qualquer transtorno mas há que cumprir o PAA. Avintes 7 de Janeiro 2013 Professora Amélia Macedo

4 Saberes úteis na vida e para a vida Saberes que se aprendem e se descobrem desde que se entra no pré-escolar, no 1º ciclo e nos 2º e 3º ciclos. Saberes que se reforçam pela utilização das diferentes bibliotecas.

5 Saberes «escondidos», que estão disponíveis de forma organizada, em todas as bibliotecas e, por isso, também no CR/BE. Aprende, de seguida, esta «organização»

6 Classificação Decimal Universal CDU

7 CONVITE AOS ALUNOS E ÀS ALUNAS DO 2º CICLO 5º Ano Meninos e meninas, estejam com muita atenção pois, já de seguida, vão realizar um Caça ao Tesouro, no CR/BE! Querem, claro, não é?!!!! Detetive Jeremias Apolinário Estratégia de ação e de exploração da CDU 6 Grupos de trabalho, organizados por ordem numérica

8 0 - GENERALIDADES 1. FILOSOFIA. PSICOLOGIA 2. RELIGIÃO 3. CIÊNCIAS 4. INFORMÁTICA 5. CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS 6. CIÊNCIAS APLICADAS ORGANIZAÇÃO CDU 7. ARTE. MÚSICA. JOGOS. DESPORTOS. ESPETÁCULOS 8. LÍNGUÍSTICA. LITERATURA 9. GEOGRAFIA. BIOGRAFIAS. HISTÓRIA

9 «CAÇA AO TESOURO» - tempo útil de «caçada» 15 minutos certos o Cada grupo vai explorar duas ou mais unidades CDU, a partir de um guião de exploração. o Como exploradores não podem fazer barulho. o Uma chamada de atenção, com cartão vermelho, significa expulsão do Jogo.

10 Instruções do Caça ao Tesouro 1 Grupo 1 1. Dirigir-se à estante 0. Generalidades, retirar um dicionário de português/português e procurar o significado de seis palavras relacionadas com futebol, registando a informação, no caderno diário; colocar o dicionário na estante. 2. Recolher na mesma estante, um dicionário de português/inglês e copiar a correspondência entre o modo de dizer em português e o modo de dizer em inglês, três das palavras escolhidas em Deslocar-se à estante onde se encontram livros de desporto, recolher um desses livros e trazê-lo para a mesa. Procurar, os tapetes dos ratos dos pc e descobrir o modo como se indica a referência bibliográfica de um livro, registando-a no caderno diário; 4. Procurar na caixa das bandas desenhadas, na zona de leitura informal, um livro em BD, sobre os Jogos Olímpicos. 5. Verificar o trabalho realizado e preparar para fazer a autocorreção e informação de resultados, em grande grupo, na Zona Informal de Leitura.

11 Instruções do Caça ao Tesouro 2 Grupo 2 1. Dirigir-se à estante 0. Generalidades, retirar um dicionário de português/português e procurar o significado da palavra «glaciar», registando a informação, no caderno diário; colocar o dicionário na estante. 2. Dirigir-se à estante 5. CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS e encontrar o livro «Os Glaciares», da coleção Planeta Terra, editado pela RESOMNIA Editores. Descobrir quem é o seu autor. 3. Explorando o mesmo livro, na página anterior à «folha de rosto» retirar informações sobre a «capa», registando no caderno diário. 4. Dirige-te ao PC «António Mota», acessa a WEB, procura imagens de um icebergue e desenha-o, no caderno. 5. Reabre o livro, procura o ÍNDICE, e deteta o número de capítulos que compõem este livro, confirmando este número, através de consulta das páginas seguintes. 6. Verificar o trabalho realizado e preparar para fazer a autocorreção e informação de resultados, em grande grupo, na Zona Informal de Leitura.

12 Instruções do Caça ao Tesouro 3 Grupo 3 1. Dirigir à estante 6. CIÊNCIAS APLICADAS, procura o livro Vitaminas e Minerais. Para uma Vida saudável, cuja autora é Karen Sullivan. Transportar para a mesa de trabalho em grupo e, na contracapa, descobrir o ISBN (o código de identificação universal do livro). 2. Ainda na contracapa, detetar as quatro orientações genéricas do livro, registando-as no caderno diário. Consultar o Índice Remissivo (no final da obra) e deteta em que páginas se encontram informações sobre a água. 3. Consultar a página 89 e retirar informação sobre o número de copos de água engarrafada que se devem beber, todos os dias. 4. Consulta o Índice e verifica o que existe entre o Prefácio e o Índice Remissivo. 5. Descobrir a diferença entre o índice e o índice remissivo.

13 Instruções do Caça ao Tesouro 4 Grupo 4 1. Consultar, no cavalete da entrada, a cor de identificação das obras relacionadas com GEOGRAFIA. BIOGRAFIAS. HISTÓRIA. Dirigir-se à(s) respetiva(s) estante(s) e concluir a razão pela qual existe na CDU9, o Fundo Local de Avintes, Gaia e Porto. 2. Na estante reservada ao Fundo Local, encontrar a obra Costa Gomes, Joaquim (2000). Três Escultores de Valia. António Fernandes de Sá. Henrique Moreira. Manuel Pereira da Silva. Confraria da Broa de Avintes. Encontrar no Índice a referência à data de nascimento e de falecimento de Henrique Moreira e a página, a partir da qual, se encontra informação sobre o escultor. (p:43). Arrumar o livro. 3. Procurar, na p.47,a escola que o escultor frequentou, em Avintes. 4. Dirigir à estante 0- Generalidades, trazer para a mesa o Dicionário de Biografias e consultar outra informação sobre Henrique Moreira (procurar: Moreira, Henrique). Não há «entrada» /informação sobre Henrique Moreira. Arrumar o livro 5. Dirigir ao computador António Torrado, acessar a WEB e recolher duas informações sobre Henrique Moreira. 6. Procurar no «rato» junto ao computador, a explicação de, na identificação dos autores, se colocar primeiro o apelido e depois o nome próprio.

14 Instruções do Caça ao Tesouro 5 Grupo 5 1. Consultar, no cavalete da entrada, a cor de identificação das obras relacionadas com GEOGRAFIA. BIOGRAFIAS. HISTÓRIA. Dirigir-se à estante onde se encontram os livros de História de Portugal. Encontrar a obra História Alegre de Portugal, editado pela Bertrand Editora (procurar informações na capa). Levar o livro para a mesa de trabalho. 2. Identificar o autor (Manuel Pinheiro Chagas) e o ilustrador (Artur Correia). 3. Procurar, na contracapa da obra, informação sobre a biografia de Manuel Pinheiro Chagas (homem de letras e distinto político do século XIX). 4. No prefácio de autoria do editor, procurar informação relativa à identificação dos ouvintes da «história divertida» contada pelo narrador João Agualva. ( A tia Margarida, o Francisco Artilheiro, o velho Bartolomeu, o Manuel da Idanha, o Zé Caneira) 5. Lendo a banda desenhada, na Introdução, descobrir quando é que as histórias eram contadas. (À noite). Arrumar o livro. 6. Dirigir-se para o computador Sophia de Mello Breyner Andresen e, na WEB, informa-te sobre se Manuel Pinheiro Chagas foi jornalista. (sim, foi.)

15 Instruções do Caça ao Tesouro 6 Grupo 6 1. Dirigir ao cavalete de entrada e procurar informação sobre as obras que se encontram na estante; 2. Procurar o local onde, numa das estantes 8, bem escondidos, se encontram entre os livros de Sophia de Mello Breyner Andresen. Retirar um exemplar de A Menina do Mar, editado pela Figueirinhas. Levá-lo para a mesa de trabalho. 3. Na obra, identificar o autor das Ilustrações (Luís Noronha da Costa) e a edição (ex: 40ª edição). Explicar a importância de indicar o nº da edição, quando se acessa uma obra. 4. Deslocar-se à estante 0.Generalidades, procurar um Dicionário de Biografias e retirar duas informações sobre a autora de A Menina do Mar. 5. Acessar a web, num computador disponível e encontrar um poema sobre o Mar, da autoria de Sophia de M. B. Andresen. Copiar para o caderno. 6. Criar uma frase mágica (tipo slogan) para incentivar as crianças e os jovens a lerem muito e a requisitarem muitos livros de Leitura Domiciliária. Registar no caderno, para dizer à turma.

16 SOLUÇÕES Grupo 1 Caça ao Tesouro 1 1. Dirigir-se à estante 0. Generalidades, retirar um dicionário de português/português e procurar o significado de seis palavras relacionadas com futebol, registando a informação, no caderno diário; colocar o dicionário na estante. Palavras relacionadas com futebol: baliza; árbitro; campeonato; jogador; árbitro; 2. Recolher na mesma estante, um dicionário de português/inglês e copiar a correspondência entre o modo de dizer em português e o modo de dizer em inglês, três das palavras escolhidas em 1. De seguida, dirigir-se a um computador, acessar o CR/BE de Avintes e realizar o mesmo exercício utilizando o TRADUKA. 3. Deslocar-se à estante onde se encontram livros de desporto, recolher um desses livros e trazê-lo para a mesa. Procurar, os tapetes dos ratos dos pc e descobrir o modo como se indica a referência bibliográfica de um livro, registando-a no caderno diário:(apelido do autor, nome do autor (data de edição da obra). Nome da obra. Local de edição. Editora) 4. Procurar na caixa das bandas desenhadas, na zona de leitura informal, um livro em BD, sobre os Jogos Olímpicos, folhear para apresentar à turma. 5. Verificar o trabalho realizado e preparar para fazer a autocorreção e informação de resultados, em grande grupo, na Zona Informal de Leitura, criando uma frase que explique os sentimentos que tiveram ao realizar a «caçada».

17 Grupo 2 Caça ao Tesouro 2 1. Dirigir-se à estante 0. Generalidades (DICIONÁRIOS e ) «glaciar» : 2. Dirigir-se à estante 5. CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS e encontrar o livro «Os Glaciares», da coleção Planeta Terra, editado pela RESOMNIA Editores. O seu autor é Ronald H. Bailey (BAILEY, Ronald H.). 3. Explorando o mesmo livro, na página anterior à «folha de rosto» retiram-se algumas informações sobre a «capa»: «O glaciar Tumbling desce, numa magnífica cascata gelada, pelas encostas escarpadas do monte Robson, de 3600 metros de altitude, situado na Colúmbia britânica. Um entre os milhares de glaciares das Montanhas Rochosas canadianas, este glaciar forma periodicamente icebergues no lago.» (DEVEMOS SEMPRE CITAR O TEXTO TRANSCRITO E INDICAR O SEU AUTOR). 4. Dirige-te ao PC «António Mota», acessa a WEB, procura imagens de um icebergue e desenha-o, no caderno. (A INFORMAÇÃO PODE PROCURAR-SE NOS LIVROS E NA WEB) 5. O ÍNDICE indica que 5 capítulos compõem este livro. Obviamente, quando se folheia o livro existem estes cinco capítulos. (NOS TRABALHOS DE PESQUISA QUE SE REALIZAM, TAMBÉM DEVEMOS CRIAR UM ÍNDICE COM OS CAPÍTULOS DO TRABALHO)

18 Grupo 3 Caça ao Tesouro 3 1. O ISBN (o código de identificação universal do livro) ISBN Conselhos para uma dieta equilibrada; Uma lista abrangente de vitaminas, minerais, aminoácidos, produtos das abelhas e outros elementos; Sugestões de suplementos para melhorar o sistema imunitário, prevenir e tratar o cancro e reduzir o stress; Indicações especiais para idosos, crianças e bebés. 3. Índice Remissivo (no final da obra) e deteta em que páginas se encontram informações sobre a água. (PP: 14, 127, 119, 95, 130, 103, 97, 125, 127, 129, 89, 127) 4. Consultar a página 89 e retirar informação sobre o número de copos de água engarrafada que se devem beber, todos os dias. (6) 5. Consultando o Índice, verifica-se que o que existe entre o Prefácio e o Índice Remissivo são os capítulos do livro. 6. Descobrir a diferença entre o índice e o índice remissivo: no índice lista-se a informação geral; no índice remissivo há informação pormenorizada, por páginas

19 Grupo 3 Caça ao Tesouro 4 1. Consultar, no cavalete da entrada, a cor de identificação das obras relacionadas com GEOGRAFIA. BIOGRAFIAS. HISTÓRIA. Dirigir-se à(s) respetiva(s) estante(s) e concluir a razão pela qual existe na CDU9, o Fundo Local de Avintes, Gaia e Porto ( existem obras relacionadas com a geografia e a história locais bem como obras biográficas sobre pessoas que viveram nestes espaços) 2. Na estante reservada ao Fundo Local, encontrar a obra Costa Gomes, Joaquim (2000). Três Escultores de Valia. António Fernandes de Sá. Henrique Moreira. Manuel Pereira da Silva. Confraria da Broa de Avintes. Encontrar no Índice a referência à data de nascimento e de falecimento de Henrique Moreira ( ) e à página em que, a partir da qual, se encontra informação sobre o escultor. (p:43). 3. Procurar, na p.47,a escola que o escultor frequentou, em Avintes. (Cabanões) 4. Dirigir à estante 0- Generalidades, trazer para a mesa o Dicionário de Biografias e consultar outra informação sobre Henrique Moreira (procurar: Moreira, Henrique). Não há «entrada» /informação sobre Henrique Moreira. 5. Dirigir ao computador António Torrado, acessar a WEB e recolher duas informações sobre Henrique Moreira (esculpiu em bronze «Meninos» e «Ternura») 6. Procurar no «rato» junto ao computador, a explicação de, na identificação dos autores, se colocar primeiro o apelido e depois o nome próprio. (É a regra em uso)

20 Grupo 5 Caça ao Tesouro 5 1. Consultar, no cavalete da entrada, a cor de identificação das obras relacionadas com GEOGRAFIA. BIOGRAFIAS. HISTÓRIA. Dirigir-se à estante onde se encontram os livros de História de Portugal. Encontrar a obra História Alegre de Portugal, editado pela Bertrand Editora (procurar informações na capa). Levar o livro para a mesa de trabalho. 2. Identificar o autor (Manuel Pinheiro Chagas) e o ilustrador (Artur Correia). 3. Procurar, na contracapa da obra, informação sobre a biografia de Manuel Pinheiro Chagas (homem de letras e distinto político do século XIX). 4. No prefácio de autoria do editor, procurar informação relativa à identificação dos ouvintes da «história divertida» contada pelo narrador João Agualva: a tia Margarida, o Francisco Artilheiro, o velho Bartolomeu, o Manuel da Idanha, o Zé Caneira. 5. Lendo a banda desenhada, na Introdução, descobrir quando é que as histórias eram contadas. (À noite). Arrumar o livro. 6. Dirigir-se para o computador Sophia de Mello Breyner Andresen e, na WEB, informa-te sobre se Manuel Pinheiro Chagas foi jornalista. (sim, foi.)

21 Grupo 6 Caça ao Tesouro 6 1. Dirigir ao cavalete de entrada e procurar informação sobre as obras que se encontram na estante 8. (LÍNGUÍSTICA. LITERATURA); 2. Procurar o local onde, numa das estantes 8, bem escondidos, se encontram entre os livros de Sophia de Mello Breyner Andresen. Retirar um exemplar de A Menina do Mar, editado pela Figueirinhas. Levá-lo para a mesa de trabalho. 3. Na obra, identificar o autor das Ilustrações (Luís Noronha da Costa) e a edição (ex: 40ª edição). Explicar a importância de indicar o nº da edição, quando se acessa uma obra. (Se pretendermos ler uma página específica, de edição para edição, o nº da página pode estar alterado; muitas edições significam muitos leitor@s) 4. Deslocar-se à estante 0.Generalidades, procurar um Dicionário de Biografias e retirar duas informações sobre a autora de A Menina do Mar (ex: viveu no Porto; escreveu várias obras ex: A Fada Oriana, A Noite de Natal; A Terra e o Mar, O Cavaleiro da Dinamarca, ) 5. Acessar a web, num computador disponível e encontrar um poema sobre o Mar, da autoria de Sophia de M. B. Andresen. Copiar para o caderno. 6. Criar uma frase mágica (tipo slogan) para incentivar as crianças e os jovens a lerem muito e a requisitarem muitos livros de Leitura Domiciliária. Registar no caderno, para dizer à turma.

22 Calendário das «formações de utentes - 1ª visita guiada ao CRBE Caça ao Tesouro

23

Como pesquisar nos livros? Aprender com a BE

Como pesquisar nos livros? Aprender com a BE Como pesquisar nos livros? Aprender com a BE Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva Como encontrar um livro na BE? (a partir das estantes) 1º devemos pensar qual será a classe (ou as classes) da CDU

Leia mais

Como funciona a nossa Biblioteca

Como funciona a nossa Biblioteca Como funciona a nossa Biblioteca como funciona a nossa BIBLIOTECA NÃO É ASSIM TÃO DIFÍCIL CONVIVER EM HARMONIA! O que podemos e devemos fazer?!... direitos Usufruir de todos os serviços prestados pela

Leia mais

Biblioteca Escolar ESMAX. Formação de Utilizador 2011/2012

Biblioteca Escolar ESMAX. Formação de Utilizador 2011/2012 Biblioteca Escolar ESMAX Formação de Utilizador 2011/2012 BE: Espaço educativo Consulta e produção de documentos Diferentes suportes Livre acesso Espaço próprio Equipamento específico Fundo documental

Leia mais

Literacia da Informação (conceitos) englobando todos os comportamentos relativos ao processo de informação

Literacia da Informação (conceitos) englobando todos os comportamentos relativos ao processo de informação Formação de Utilizadores BECRE E. B. I. de Salir 2008/2009 http://www.youtube.com/watch?v=5bg6p1knzua Literacia da Informação (conceitos) englobando todos os comportamentos relativos ao processo de informação

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Língua Portuguesa 5º ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Língua Portuguesa 5º ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Língua Portuguesa 5º ano Ano letivo 2012 2013 1º PERIODO Compreensão do texto oral Aspetos paratextuais (obra, autor, título, subtítulo, capa, contracapa,

Leia mais

A Menina do Mar. Sophia de Mello Breyner Andresen. Professora: Natalina Quintas

A Menina do Mar. Sophia de Mello Breyner Andresen. Professora: Natalina Quintas A Menina do Mar Sophia de Mello Breyner Andresen Professora: Natalina Quintas Sophia de Mello Breyner Andresen Biografia Sophia de Mello Breyner Andresen (Porto, 6 de Novembro de 1919 Lisboa, 2 de Julho

Leia mais

Biblioteca Escolar André Soares. Formação de Utilizador Outubro 2010

Biblioteca Escolar André Soares. Formação de Utilizador Outubro 2010 Biblioteca Escolar André Soares Formação de Utilizador Outubro 2010 Serviços da biblioteca Empréstimo de documentos: livros, CDs, Vídeos e DVDs Apoio a pesquisas Apoio à realização de trabalhos ou TPCs

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Encontrar informação Bibliotecas ensino básico 1.º ciclo L i t e r a c i a s n a e s c o l a : f o r m a r o s p a r c e i r o s d a b i b l i o t e c a sumário A biblioteca

Leia mais

Como Fazer? Que preciso? COMO DESCOBRIR UM LIVRO SOBRE UM ASSUNTO. - Podes procurar uns livros sobre um assunto de diversas maneiras:

Como Fazer? Que preciso? COMO DESCOBRIR UM LIVRO SOBRE UM ASSUNTO. - Podes procurar uns livros sobre um assunto de diversas maneiras: COMO DESCOBRIR UM LIVRO SOBRE UM ASSUNTO Na biblioteca há muitos livros. Para não te perderes e conseguires encontrar o que precisas sobre um assunto, deves saber como estão arrumados e como podes fazer

Leia mais

Escola Básica D. Miguel de Almeida

Escola Básica D. Miguel de Almeida BIBLIOTECA ESCOLAR Escola Básica D. Miguel de Almeida Abrantes Outubro 2015 A equipa da tua biblioteca Rosa Gonçalves Assistente operacional Alexandra Santos Professora Bibliotecária Helena Barracas Assistente

Leia mais

DICAS DE PESQUISA.

DICAS DE PESQUISA. DICAS DE PESQUISA O que deves saber antes de iniciar uma pesquisa: COTA COTA da REDE É a indicação do local (estantes, prateleira, nº sequencial) onde os documentos se encontram. Para obter a informação

Leia mais

Para fazeres um trabalho de pesquisa, há 6 etapas a percorrer:

Para fazeres um trabalho de pesquisa, há 6 etapas a percorrer: ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO Aluno(s) Professor Disciplina Realização do trabalho Início Fim Apresentação do trabalho Data Tempo Entrega do trabalho Data Público-alvo Turma/Ano Para fazeres um trabalho de

Leia mais

AGENDA DA BE. Projeto Educacional Sinergia de Saberes FEVEREIRO 2019

AGENDA DA BE. Projeto Educacional Sinergia de Saberes FEVEREIRO 2019 AGENDA DA BE Projeto Educacional Sinergia de Saberes FEVEREIRO 2019 Conheça a agenda da BE No mês de fevereiro, o mês mais curto do ano, serão várias as temáticas tratadas na agenda da BE. A BE inicia,

Leia mais

Planificação da Disciplina de Português 5.º Ano - Ano Letivo 2013/2014 Manual Escolar: P5. Domínios

Planificação da Disciplina de Português 5.º Ano - Ano Letivo 2013/2014 Manual Escolar: P5. Domínios Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra Escola Básica D. Domingos Jardo Planificação da Disciplina de Português 5.º Ano - Ano Letivo 2013/2014 Manual Escolar: P5 Domínios Compreensão do Oral:. Escutar

Leia mais

Celebrar a Língua Portuguesa

Celebrar a Língua Portuguesa Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama Escola Secundária Sebastião da Gama BIBLIOTECA ESCOLAR Sebastião da Gama https://www.facebook.com/#!/biblioteca.essg http://sitiodabibliotecaessg.blogspot.pt/ Celebrar

Leia mais

Escola Secundária Frei Heitor Pinto Escola Básica 2/3 de Tortosendo Escola Básica N.º 2 de Paul EB1 Montes Hermínios EB1 Largo da Feira

Escola Secundária Frei Heitor Pinto Escola Básica 2/3 de Tortosendo Escola Básica N.º 2 de Paul EB1 Montes Hermínios EB1 Largo da Feira Escola Secundária Frei Heitor Pinto Escola Básica 2/3 de Tortosendo Escola Básica N.º 2 de Paul EB1 Montes Hermínios EB1 Largo da Feira Ano letivo: 2015/2017 1 Artigo 1º Definição da Biblioteca Escolar

Leia mais

Preâmbulo. Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objetivos

Preâmbulo. Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objetivos REGULAMENTO INTERNO Preâmbulo A Biblioteca Escolar (BE) é uma estrutura educativa integrada na rede de bibliotecas escolares desde o ano letivo 2003 2004, essencial, no apoio, a todo o processo de ensino

Leia mais

Literacia da Informação

Literacia da Informação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ST.ANTÓNIO ESCOLA BÁSICA DE 2º/3º CICLO E SECUNDÁRIA DE ST. ANTÓNIO Sessão de formação sobre Literacia da Informação É fácil encontrar Informação na Internet Motores de busca

Leia mais

Matemática. BioMat. Professora Maria Bernardete Esteves. Turmas B e C_5.º ano

Matemática. BioMat. Professora Maria Bernardete Esteves. Turmas B e C_5.º ano Matemática BioMat Professora Maria Bernardete Esteves Turmas B e C_5.º ano Prefácio Este documento enquadra-se na Semana da Leitura 2012/2013, promovida pelo CR/BE da Escola Básica Adriano Correia de Oliveira,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO 2011/2012

REGIMENTO INTERNO 2011/2012 1 Biblioteca escolar do agrupamento de escolas Mosteiro e Cávado 1. Definição A Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos (BE) é uma estrutura educativa essencial a todo o processo de ensino -

Leia mais

PLANO NACIONAL DE LEITURA

PLANO NACIONAL DE LEITURA PLANO NACIONAL DE LEITURA Objectivos: Desenvolver competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como a criação de hábitos de leitura nos alunos ; Incutir o gosto de ler ; Criar leitores autónomos;

Leia mais

LeYa Leituras Projeto de Leitura

LeYa Leituras Projeto de Leitura LeYa Leituras Projeto de Leitura Nome do livro: O meu primeiro livro Autor: Pedro Reisinho Currículo do autor: Jovem escritor português, editor da Gailivro em Portugal. Editou os best Sellers da saga Twilight,

Leia mais

Escola Secundária de Caldas das Taipas

Escola Secundária de Caldas das Taipas GRUPO 1 ZONA 1 Zona de exposições Analise os cartazes aí expostos e preencha o quadro abaixo: O que pode fazer na BE O que não pode fazer na BE 1 ZONA 2 Zona de Acolhimento 1) Imagine que está no balcão

Leia mais

Instruções de Uso da Biblioteca

Instruções de Uso da Biblioteca Instruções de Uso da Biblioteca Rebeca Araújo Mendes INSTRUÇÕES DE USO DA BIBLIOTECA Bibliotecária responsável Rebeca Araújo Mendes Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira 17h às 21h45. APRESENTAÇÃO

Leia mais

C Í R C U L O S AEFGA D E L E I T U R A. Ano/Turma. Projeto Os Sentidos da Leitura

C Í R C U L O S AEFGA D E L E I T U R A. Ano/Turma. Projeto Os Sentidos da Leitura C Í R C U L O S AEFGA D E L E I T U R A Projeto Os Sentidos da Leitura Ano/Turma AEFGA Projeto Os Sentidos da Leitura Círculos de Leitura A ideia subjacente aos CL é organizar a aula de modo a ter pequenos

Leia mais

Biblioteca Municipal de Carregal do Sal Guia do Utilizador

Biblioteca Municipal de Carregal do Sal Guia do Utilizador Biblioteca Municipal de Carregal do Sal Guia do Utilizador 1 Objectivos Espaços Serviços Arrumação dos documentos Horário 2 ...se a Biblioteca é, um modelo do Universo, tentemos transformá-lo num Universo

Leia mais

2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO

2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO Escolas João de Araújo Correia EB 2.3PESO DA RÉGUA Disciplina de Português 5º Ano Ano Letivo 2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO UNIDADE 0 UM, DOIS, TRÊS COMEÇAR! UNIDADE

Leia mais

É escolher um tema, clarificá-lo nos seus diversos aspectos, e tomar uma posição sobre o assunto. Não é necessariamente inventar algo.

É escolher um tema, clarificá-lo nos seus diversos aspectos, e tomar uma posição sobre o assunto. Não é necessariamente inventar algo. Elaborar um trabalho de pesquisa 1 É escolher um tema, clarificá-lo nos seus diversos aspectos, e tomar uma posição sobre o assunto. Não é necessariamente inventar algo. 2 1º - ESCOLHER o tema 2º - PROCURAR

Leia mais

Eva Alves Marlene Rodrigues Patrícia Castanheira (EBS Mouzinho da Silveira) Professores. Sucesso alunos Pais/ Família

Eva Alves Marlene Rodrigues Patrícia Castanheira (EBS Mouzinho da Silveira) Professores. Sucesso alunos Pais/ Família Eva Alves Marlene Rodrigues Patrícia Castanheira (EBS Mouzinho da Silveira) Professores Sucesso alunos Pais/ Família Espaço de pesquisa de informação e de desenvolvimento de projetos Espaço de aprendizagem

Leia mais

DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA/CONTEÚDOS

DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA/CONTEÚDOS Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 5º Ano Ano letivo 2015 2016 1º Período DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA/CONTEÚDOS ORALIDADE Apresentação oral (jogos de apresentação, personagens, livros,

Leia mais

TRABALHO DE PESQUISA PASSO A PASSO

TRABALHO DE PESQUISA PASSO A PASSO 3011 Ano Letivo 20-2016 TRABALHO DE PESQUISA PASSO A PASSO Uma ajuda a alunos e professores para o tratamento da informação 5º, 6º, 7º e 8º e 9º Anos de escolaridade Amélia Macedo & Bernardete Esteves

Leia mais

Relatório - março 2017

Relatório - março 2017 N.º Total Utilizadores ZONA A Leitura / Tpc ZONA B Tv /Filmes Relatório - março 2017 ZONA C Jogos/Revistas utilizadores / Zonas ZONA D Tic s 3369 1512 1076 211 900 826 809 421 480 833 5º 6º 7º 8º 9º Leitura

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DO ISBN PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DO ISBN PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DO ISBN PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS 1 TÍTULO Preencher com o título e subtítulo (se houver) da obra a ser editada. Ex: Catálogo de editores 2006 Manual

Leia mais

A NOVELA DA PANELA UM DRAMA QUASE COMPLETO, QUASE TOTALMENTE ESCRITO E DESENHADO POR

A NOVELA DA PANELA UM DRAMA QUASE COMPLETO, QUASE TOTALMENTE ESCRITO E DESENHADO POR TEXTO E ILUSTRAÇÕES ANGELA LAGO A NOVELA DA PANELA UM DRAMA QUASE COMPLETO, QUASE TOTALMENTE ESCRITO E DESENHADO POR ANGELA LAGO SUGESTÕES PARA O PROFESSOR ELABORAÇÃO: ANA PAULA TORRES LAROCA NEUZA SANCHEZ

Leia mais

GUIA do UTILIZADOR ISCAC BIBLIOTECA

GUIA do UTILIZADOR ISCAC BIBLIOTECA GUIA do UTILIZADOR ISCAC BIBLIOTECA Horário: Segunda a sexta 09.00 h. às 23.00 h. Agosto 09.00 h. às 17.30 h. Quinta Agrícola - Bencanta 3040-316 Coimbra Catálogo +351 239 802 000, ext. 111 Gabinete Técnico

Leia mais

Este guia tem a finalidade de orientar o usuário quanto ao uso do acervo, aos serviços prestados e regulamento da biblioteca.

Este guia tem a finalidade de orientar o usuário quanto ao uso do acervo, aos serviços prestados e regulamento da biblioteca. GUIA DO USUÁRIO Este guia tem a finalidade de orientar o usuário quanto ao uso do acervo, aos serviços prestados e regulamento da biblioteca. CLASSIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DOS LIVROS NAS ESTANTES O acervo

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO

NORMAS DE FUNCIONAMENTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MANUEL TEIXEIRA GOMES PORTIMÃO NORMAS DE FUNCIONAMENTO Ponto 1. Utilizadores a) Todos os alunos do agrupamento com matrícula válida; b) Docentes em exercício de funções no agrupamento;

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. CAPÍTULO I Natureza e missão

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. CAPÍTULO I Natureza e missão REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I Natureza e missão Art.º 1.º Natureza A Biblioteca é um serviço de apoio pedagógico à ESTC e à comunidade (art.º 46.º alínea c), dos estatutos publicados no D.R., 2ª

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA COMBA DÃO. Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA COMBA DÃO. Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA COMBA DÃO / Centro de Recursos Educativos Preparar os alunos do Pré-Escolar e 1ºCEB, para conviver com os livros e leitura, para a prática da pesquisa escolar, para a descodificação

Leia mais

Semanas da Leitura AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOINHOS DA ARROJA. EB2/3 Moinhos da Arroja EB1/JI Manuel Coco. EB1/JI Porto Pinheiro JI Dr.

Semanas da Leitura AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOINHOS DA ARROJA. EB2/3 Moinhos da Arroja EB1/JI Manuel Coco. EB1/JI Porto Pinheiro JI Dr. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOINHOS DA ARROJA EB2/3 Moinhos da Arroja EB1/JI Manuel Coco EB1/JI Porto Pinheiro JI Dr. João Santos Semanas da Leitura Um Mar de Leituras! Plano de Atividades da Semana da Leitura

Leia mais

LITERACIA DA INFORMAÇÃO. Formação de utilizadores

LITERACIA DA INFORMAÇÃO. Formação de utilizadores Escola EB 2,3 de Vila Caiz BE/CRE LITERACIA DA INFORMAÇÃO Formação de utilizadores 3.º Período A Literacia da Informação define-se como a capacidade de saber quando há necessidade de obter informação,

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2017-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL vocálicos / Identificação de palavras com encontros vocálicos em texto / Elaboração de frases orais com as palavras destacadas no texto / Ditado

Leia mais

Departamento de Português Ano 2014-2015 LIVROS DE LEITURA RECOMENDADOS

Departamento de Português Ano 2014-2015 LIVROS DE LEITURA RECOMENDADOS Departamento de Português Ano 2014-2015 LIVROS DE LEITURA RECOMENDADOS Notas: O Departamento considera que alguns títulos recomendados noutros anos devem continuar na lista e vai acrescentando outros novos

Leia mais

Questionário aos alunos

Questionário aos alunos Questionário aos alunos Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. 1. Identificação Masculino: 52:

Leia mais

Questionário aos alunos

Questionário aos alunos Questionário aos alunos Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. 1. Identificação Masculino: 36:

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Encontrar informação Livro ensino básico 1.º ciclo L i t e r a c i a s n a e s c o l a : f o r m a r o s p a r c e i r o s d a b i b l i o t e c a sumário Encontrar informação

Leia mais

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DECIMAL UNIVERSAL - CDU

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DECIMAL UNIVERSAL - CDU SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DECIMAL UNIVERSAL - CDU OBJETIVOS Auxiliar os usuários na utilização da biblioteca, a partir da compreensão de como ela está organizada, bem como dos produtos e serviços que oferece.

Leia mais

O que é... A Pesquisa ACDU. Os Dossiers temáticos. Para que serve a biblioteca?

O que é... A Pesquisa ACDU. Os Dossiers temáticos. Para que serve a biblioteca? O que é... A biblioteca A Pesquisa ACDU Os Dossiers temáticos Para que serve a biblioteca? Caso 1. Pica-te uma abelha, transpiras mais do que o normal, queres saber a diferença entre as gorduras e os açucares

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS 2014 / 2015 5.º ANO MANUAL: DIÁLOGOS 5 Observações: Uma vez que cada unidade é constituída por uma grande variedade de textos, o(a) professor(a) deverá selecionar

Leia mais

Regimento da Biblioteca Escolar

Regimento da Biblioteca Escolar Regimento da Biblioteca Escolar ARTIGO 1 Organização funcional do espaço Os espaços que constituem a BE do Fernando Caldeira são os seguintes: 1. Zona de atendimento 2. Zona de leitura informal 3. Zona

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES REGULARES DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PENICHE COM AS ESCOLAS DO CONCELHO - ANO LETIVO 2013/14 HORA DO CONTO

PLANO DE ATIVIDADES REGULARES DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PENICHE COM AS ESCOLAS DO CONCELHO - ANO LETIVO 2013/14 HORA DO CONTO As marcações para as atividades a seguir descritas deverão ser feitas para a Biblioteca Municipal de Peniche através do telefone 262 780 122. Apesar de haver um calendário com datas pré-marcadas para as

Leia mais

COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULO BIBLIOTECA JUVENIL MAPA DE LOCALIZAÇÃO DAS ESTANTES

COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULO BIBLIOTECA JUVENIL MAPA DE LOCALIZAÇÃO DAS ESTANTES COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULO BIBLIOTECA JUVENIL MAPA DE LOCALIZAÇÃO DAS ESTANTES VER MAPA E S T A N T E 5 E S T A N T E 4 B E S T A N T E 4 A E S T A N T E 3 B E S T A N T E 3 A E S T A N T E 2 B E S T

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR /CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR /CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR /CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS 1. Definição A Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos (BE) é uma estrutura educativa essencial a todo o processo de ensino

Leia mais

Ano Letivo de 2015/2016 Planificação Anual 1º PERÍODO PORTUGUÊS 5º Ano. Unidade 0 Um, dois, três Começar! Unidade 1 Histórias deste mundo

Ano Letivo de 2015/2016 Planificação Anual 1º PERÍODO PORTUGUÊS 5º Ano. Unidade 0 Um, dois, três Começar! Unidade 1 Histórias deste mundo Ano Letivo de 2015/2016 Planificação Anual 1º PERÍODO PORTUGUÊS 5º Ano Metas de Aprendizagem Unidades / Textos Domínios / Conteúdos Avaliação (modalidades e instrumentos) O5-3.6; LE5-13.5; LE5-19.5 EL5-20.5;

Leia mais

Biblioteca Escolar. Agrupamento de Escolas de Gualtar. da E.B. de Gualtar

Biblioteca Escolar. Agrupamento de Escolas de Gualtar. da E.B. de Gualtar Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas de Gualtar da E.B. de Gualtar 1. Objetivos da Biblioteca Preparar os alunos para a utilização e frequência de Bibliotecas. Proporcionar aos utilizadores um espaço

Leia mais

Plano anual de actividades das Bibliotecas Escolares e PNL

Plano anual de actividades das Bibliotecas Escolares e PNL Plano anual de actividades das Escolares e PNL 2010-2011 Agrupamento de Escolas de Arraiolos Plano Anual de Actividades das Escolares e PNL- 2010-2011 Tema da actividade Viver melhor na Terra com as leituras

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 2 º Ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 2 º Ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 2 º Ano Ano letivo 2015 2016 1º PERÍODO CONTEÚDOS - COMPREENSÃO DO ORAL manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais mobilizar conhecimentos

Leia mais

Conteúdo Fundamental I

Conteúdo Fundamental I E 8 Conteúdo Fundamental I ESPELHO DE CLASSE ICHA2 Data: 14/08/18 Turma: ano I Ens. Fund. I Matutino Tempo Disc./Prof. Conteúdo(s) do dia Dever (es) de- casa História Lendas do folclore brasileiro Pesquisa

Leia mais

Clube dos Monitores da BE-A

Clube dos Monitores da BE-A Clube dos Monitores da BE-A Regimento Interno Regimento do grupo de Alunos-monitores Pretende-se: Estreitar laços de estima e partilha dos alunos para com a BE-A; Criar incentivos à frequência; Envolver

Leia mais

BIBLIOTECAS ESCOLARES PLANIFICAÇÃO DE ATIVIDADES 2014 / 2015

BIBLIOTECAS ESCOLARES PLANIFICAÇÃO DE ATIVIDADES 2014 / 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO ESCOLA EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO BIBLIOTECAS ESCOLARES PLANIFICAÇÃO DE ATIVIDADES / 2015 PROJETO EDUCATIVO Lacunas ao nível da articulação entre ciclos,

Leia mais

Questionário aos alunos

Questionário aos alunos Questionário aos alunos Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. 1. Identificação Masculino: 38:

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 5ºano

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 5ºano DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 5ºano 1º PERÍODO UNIDADES /TEXTOS UNIDADE 0 Um, dois, três Começar! UNIDADE 1 Histórias deste mundo UNIDADE 2 Histórias do maravilhoso A Fada

Leia mais

Semana Cultural. No dia 6, dia de Santa Doroteia e Dia do Colégio, viveremos em festa um dia diferente. Porque:

Semana Cultural. No dia 6, dia de Santa Doroteia e Dia do Colégio, viveremos em festa um dia diferente. Porque: Semana Cultural Entre os dias 5 e 9 de fevereiro tem lugar a nossa Semana Cultural. Com um conjunto de atividades multiculturais, pretende-se dar sentido ao tema deste ano: Escutar para Escolher. Chamados

Leia mais

Semana(s) da Leitura. Coimbra

Semana(s) da Leitura. Coimbra Coimbra FASE ESCOLA Concurso Há poesia na Escola Tema Elos de Leitura seleção de um poema para a fase concelhia do Concurso 1º prémio: Maria Carolina Filipe, 3º B Participação em parceria com as respetivas

Leia mais

TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 10 a 12 de fevereiro DISCIPLINA CONTEÚDO DATA. TRAZER O LIVRO E O CADERNO EM TODAS AS AULAS. ESTUDAR A TABUADA DO 2 ao 9.

TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 10 a 12 de fevereiro DISCIPLINA CONTEÚDO DATA. TRAZER O LIVRO E O CADERNO EM TODAS AS AULAS. ESTUDAR A TABUADA DO 2 ao 9. TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 10 a 12 de fevereiro Ciências Trazer jaleco para irmos ao laboratório Matemática pg 15 ( exercício 1), pg 17( exercícios 5 e 6). TRAZER O LIVRO E O CADERNO EM TODAS AS AULAS.

Leia mais

Atividades a desenvolver:

Atividades a desenvolver: Atividades a desenvolver: ~ Sessões de leitura Teatro Dramatizações Declamações Momentos de leitura com Enc. Educação Mural da leitura Hora do conto Jogos de leitura Estendal da poesia Saramago e outros

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 7º ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 7º ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 7º ano Ano letivo 2012 2013 1º PERIODO Descritores temáticos e hipertexto Paratexto; epígrafe Prefácio; posfácio Bibliografia; biografia; biobibliografia

Leia mais

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade 1º Período 1/13 Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Ano Lectivo

Leia mais

Como é que se faz um trabalho? Vamos à biblioteca consultar o guião!

Como é que se faz um trabalho? Vamos à biblioteca consultar o guião! Guia para a elaboração de um trabalho escrito Índice Estrutura do trabalho Partes essenciais de um trabalho escrito: A Capa Folha de rosto Índice Introdução Desenvolvimento Conclusão Como apresentar uma

Leia mais

BIBLIOTECA DA FLUP JOÃO LEITE FLUP, 2018

BIBLIOTECA DA FLUP JOÃO LEITE FLUP, 2018 BIBLIOTECA DA FLUP JOÃO LEITE FLUP, 2018 INFORMAÇÕES GERAIS Equipa : 20 funcionários 6 pisos + hall de entrada + zona de trabalho (acesso fácil) Leitores: comunidade FLUP, comunidade UP, externos devidamente

Leia mais

Direção de Serviços da Região do Algarve Agrupamento de Escolas de Silves Sul 2013/2014. Semana da leitura

Direção de Serviços da Região do Algarve Agrupamento de Escolas de Silves Sul 2013/2014. Semana da leitura Semana da leitura Calendarização: 10 a 14 de março de 2014 Dia Local Hora Atividade Promotores Convidados Destinatários Mat. 10 Agrupamento 10h00 Todos a ler Departamento de Português 10 EB2,3 de Armação

Leia mais

Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas D. João II. Guião de Pesquisa

Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas D. João II. Guião de Pesquisa Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas D. João II Guião de Pesquisa Identificação: Escola: Área Curricular: Ano: Turma: Aluno: Composição do Grupo: Data: Vem aprender a realizar um Projecto de

Leia mais

CATÁLOGO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

CATÁLOGO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Sumário 1. ACESSO AO CATÁLOGO KOHA... 1 2. PESQUISA SIMPLES... 4 Truncatura... 8 Refinar a pesquisa... 10 Registo detalhado... 11 Cota Localização...

Leia mais

Relatório - fevereiro 2017

Relatório - fevereiro 2017 N.º Total Utilizadores ZONA A Leitura / Tpc ZONA B Tv /Filmes Relatório - fevereiro 2017 ZONA C Jogos/Revistas utilizadores / Zonas ZONA D Tic s 2105 812 546 39 873 642 652 303 66 442 5º 6º 7º 8º 9º Leitura

Leia mais

A estrutura dos conteúdos curriculares

A estrutura dos conteúdos curriculares A estrutura dos conteúdos curriculares conteúdos da Escola Virtual 4.º ano abrangem todo o programa curricular e estão distribuídos em cinco temas, sendo cada um deles constituído por um conjunto de unidades

Leia mais

Ano letivo 2017/2018. Palavras em Linha. Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972

Ano letivo 2017/2018. Palavras em Linha. Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972 Ano letivo 2017/2018 Palavras em Linha Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972 2 COMPOSIÇÃO DO PROJETO PARA O PROFESSOR 1 2 3 4 2 Abertura de sequência Manual do professor

Leia mais

Plano Anual de Atividades Biblioteca Escolar da Cruz da Areia

Plano Anual de Atividades Biblioteca Escolar da Cruz da Areia Plano de Atividades 2015-2016 Biblioteca Escolar da Cruz da Areia Nome da atividade Calendarização Dinamizadores Descrição da atividade Objetivos Público Alvo Dar a conhecer a BE Atividades de formação

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL Oralização de frases / LÍNGUA PORTUGUESA: 76 a 78 da Gramática / CIÊNCIAS: Estudo sobre Um bom cardápio através de conversa e observação de imagens/

Leia mais

MARATONA DE LEITURA. 2º e 3º CICLOS. Calendarização AT2 2ªfase. Execução

MARATONA DE LEITURA. 2º e 3º CICLOS. Calendarização AT2 2ªfase. Execução MARATONA DE LEITURA 2º e 3º CICLOS Calendarização AT2 2ªfase Execução À comunidade leitora em geral e à comunidade educadora, em particular Neste documento e de acordo com a planificação consultável em

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019 Plano Anual de Atividades da Biblioteca 2018/2019 As atividades delineadas neste Este Plano visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Neste sentido, as atividades

Leia mais

Índice. Ano Lectivo

Índice. Ano Lectivo Ano Lectivo 2016-17 2º Período Visite-nos aqui: http://www.pastoraldosciganos.pt/site/ Índice Dia de Reis 2 Carnaval 3 Quaresma 4 Páscoa 4 Dia do Pai 5 Primavera 5 Obras no Bairro 6 8 de Abril 6 Reunião

Leia mais

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DECIMAL UNIVERSAL - CDU

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DECIMAL UNIVERSAL - CDU SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DECIMAL UNIVERSAL - CDU OBJETIVOS Auxiliar os usuários na utilização da biblioteca, a partir da compreensão de como ela está organizada, bem como dos produtos e serviços que oferece.

Leia mais

Rota de Aprendizagem PORTUGUÊS 5º ano Grupo de Português

Rota de Aprendizagem PORTUGUÊS 5º ano Grupo de Português Rota de Aprendizagem PORTUGUÊS 5º ano Grupo de Português 2017-18 * Em anexo encontram-se Lista de Obras e Textos para Iniciação à Educação literária; e Metas Curriculares (2º Ciclo - 5º Ano): Domínios

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTALEGRE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTALEGRE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTALEGRE Biblioteca Escolar Centro de Recursos Educativos A Biblioteca Escolar no processo de ensino-aprendizagem- Apresentação de um trabalho escrito Equipa da BE Eduardo Santos

Leia mais

TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 22 a 26 de fevereiro DISCIPLINA CONTEÚDO DATA. Estudar para Prova P1 Páginas 06 a 13 e 18 a 31 24/02

TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 22 a 26 de fevereiro DISCIPLINA CONTEÚDO DATA. Estudar para Prova P1 Páginas 06 a 13 e 18 a 31 24/02 TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 22 a 26 de fevereiro Ciências Estudar para Prova P1 Páginas 06 a 13 e 18 a 31 Matemática Exercícios no caderno e livro pgs 33 e 34 ( cálculos no caderno). Estudar a TABUADA DO

Leia mais

Jogo do Dicionário Vivo

Jogo do Dicionário Vivo Jogo do Dicionário Vivo Objectivos: Conhecer alguns elementos paratextuais do livro; Conhecer o sistema de livre acesso e de empréstimo domiciliário nas bibliotecas (escolar, itinerante e municipal); Desenvolver

Leia mais

REGULAMENTO DA LUDOBIBLIOTECA DA EB1 LI AREIA GUINCHO

REGULAMENTO DA LUDOBIBLIOTECA DA EB1 LI AREIA GUINCHO Ludobiblioteca Escolar e Comunitária da EB1 JI Areia Guincho Setembro REGULAMENTO DA LUDOBIBLIOTECA DA EB1 LI AREIA GUINCHO Artigo 1.º DEFINIÇÃO A Ludobiblioteca de EB1 de Areia-Guincho é uma biblioteca

Leia mais

REGRAS PARA FAZER REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAR. Biblioteca da ESMA Coordenadora: Catarina Azevedo

REGRAS PARA FAZER REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAR. Biblioteca da ESMA Coordenadora: Catarina Azevedo REGRAS PARA FAZER REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAR 2012-2013 Coordenadora: Catarina Azevedo Índice 1. DEFINIÇÕES... 3 1.1. O QUE É UMA CITAÇÃO?... 3 1.2. O QUE É UMA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA?... 3 1.3.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ESGUEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ESGUEIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ESGUEIRA ESCOLA BÁSICA DE ESGUEIRA SEMANA DA LEITURA De 17 a 21 de março de 2014 1- Introdução Ler é uma festa! Entre 17 e 21 de março de 2014, comemora-se a Semana da Leitura.

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 5. º Ano Ano letivo

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 5. º Ano Ano letivo Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 5. º Ano Ano letivo-2015-2016 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 13 13 13 2.º período 10 10 10 11 11 3.º período

Leia mais

Utilizadores Abril. ZONA C Jogos/Revistas. Leitura Domiciliária total Desde 14-9 a unidades. Total Abril

Utilizadores Abril. ZONA C Jogos/Revistas. Leitura Domiciliária total Desde 14-9 a unidades. Total Abril Relatório abril 2016 2015-2016 N.º Total Utilizadores ZONA A Leitura / Tpc ZONA B Tv /Filmes Utilizadores Abril ZONA C Jogos/Revistas ZONA D Tic s 3268 1346 1232 273 870 1347 615 179 534 607 5º 6º 7º 8º

Leia mais

Anne Frank. e escrever. com. Informe-nos! Manual para professores e guias/responsáveis da exposição. (Livro de exercícios 1)

Anne Frank. e escrever. com. Informe-nos! Manual para professores e guias/responsáveis da exposição. (Livro de exercícios 1) Informe-nos! Gostaríamos de saber que poemas os seus estudantes escreveram. Pode partilhá-los connosco publicando um deles na página do Facebook da nne Frank House: escreva o seu nome, país, e a frase

Leia mais

SEMANA DO AGRUPAMENTO - 6 a 10 de maio de 2013 EXPOSIÇÕES DINAMIZADOR ATIVIDADE DIA HORA LOCAL DURAÇÃO PÚBLICO RECURSOS OBSERVAÇÕES

SEMANA DO AGRUPAMENTO - 6 a 10 de maio de 2013 EXPOSIÇÕES DINAMIZADOR ATIVIDADE DIA HORA LOCAL DURAÇÃO PÚBLICO RECURSOS OBSERVAÇÕES SEMANA DO AGRUPAMENTO - 6 a 10 de maio de 2013 EXPOSIÇÕES Grupo de Matemática Grupos de Informática e Físico-Química (Curso TGEI 11º ano) EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO: Tema O MAR EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: Tema:

Leia mais

Relatório de Tarefas do Ensino Fundamental II

Relatório de Tarefas do Ensino Fundamental II Turma: 162 Data: 23/11/2012 Data: 22/11/2012 Data: 21/11/2012 Data: 20/11/2012 Matemática Página 271 ex. 8, Página 272 ex. 1,2,3, página 273 exercícios 6 e 7 Data: 19/11/2012 Ciências Apostila 9/10 páginas

Leia mais

MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS CONTEÚDOS PROCEDIMENTOS Nº DE BLOCOS

MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS CONTEÚDOS PROCEDIMENTOS Nº DE BLOCOS Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 2º Ciclo Planificação Anual 2015-2016 Português 5º ano MATRIZ DE CONTEÚDOS E

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17 Disciplina: Português 7.º Ano Unidade temática e Conteúdos Domínios Objetivos N.º de Aulas previstas por período Unidade 0 Diagnose Unidade 1 Textos não literários

Leia mais

FESTA DA LEITURA / PROGRAMA DA SEMANA DA LEITURA 2015

FESTA DA LEITURA / PROGRAMA DA SEMANA DA LEITURA 2015 Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, Lousada Biblioteca Escolar FESTA DA LEITURA / PROGRAMA DA SEMANA DA LEITURA 2015 ESCOLA 16 março 17 março 18 março 19 março 20 março Outras Datas/Atividades EBS

Leia mais

DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UEFS

DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UEFS TREINAMENTO PARA NOVOS USUÁRIOS DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UEFS 2019.1 Sistema Integrado de Bibliotecas da UEFS Sejam Bem-Vindos! Sistema Integrado de Bibliotecas da UEFS Função: Organizar e disseminar

Leia mais