GUIA PRÁTICO SAIBA COMO INSTALAR O METATRADER 5

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA PRÁTICO SAIBA COMO INSTALAR O METATRADER 5"

Transcrição

1 GUIA PRÁTICO SAIBA COMO INSTALAR O METATRADER 5

2 GUIA PRÁTICO PARA instalação Do metatrader 5 O procedimento de instalação é o mesmo para as contas Demo e Real (PRD). A diferença é que cada uma possui seus próprios servidores e logins/senhas de acesso. A - Instalação do Ambiente Real: 1. Aderir pelo portal 2. Baixar o instalador 3. Executar o instalador mt5setup.exe 4. Caso o Windows apresente o aviso de segurança pedindo a confirmação da execução, permitir clicando em Executar

3 5. É apresentada a mensagem de boas-vindas e o link para o contrato de licença. Após leitura prosseguir clicando em avançar> 6. Escolher opções de instalação e prosseguir clicando em avançar>

4 7. Aguardar os arquivos serem baixados da Internet (Metaquotes Content Delivery Network - CDN). É necessário acesso à Internet. Caso existam restrições de segurança em sua rede, a instalação pode solicitar configurações de proxy. Neste caso, contate o administrador de redes. Este passo pode demorar dependendo das condições de seu link Internet. 8. Aguarde a execução de todos os passos abaixo:

5 9. Após a instalação, executar o terminal. Se tiver marcado o checkbox para executar o programa após a instalação, desconsiderar este passo. 10. Ao entrar no terminal, será solicitado informar o servidor onde deseja conectar.

6 11. Clicar no + para adicionar um novo servidor e informar mt5.xpi.com.br: Com o novo servidor selecionado, clicar em avançar> 13. Será apresentada uma janela para informar/criar a conta. O usuário deve escolher Usar uma conta de negociação existente, informar um dos logins/senhas criados no momento da adesão ao produto pelo portal e recebidos por , e clicar Concluir. OBS.1: Ao aderir pelo portal, será criado 1 login para operações reais.

7 OBS.2: A XP não permite a criação de contas por solicitação do terminal. Os clientes devem aderir pelo portal e utilizar seu código de negociação como login/nome de usuário. Assim, as opções Nova conta demo e Nova conta real não irão funcionar. 14. O terminal efetuará o login no servidor. No texto da janela principal do terminal serão exibidos o login e o nome do servidor: XPMT5-PRD.

8 15. A conta cadastrada aparecerá na janela Navegador, no item Contas. OBS.: Contas reais são mostradas com um ícone amarelo. 16. Na janela Caixa de Ferramentas > aba Diário é possível verificar se o login foi executado com sucesso ou se houve alguma mensagem de erro.

9 A.1 - Instalação da(s) Conta(s) Demo (com o Ambiente Real já instalado): 17. Para cadastrar as Contas Demo, clicar com o botão direito sobre o servidor (janela Navegador > item Contas) e escolher a opção Login to Trade Account. 18. Digitar o outro Login/Senha, marcar o servidor demo.mt5.xpi.com.br:443 e clicar OK.

10 19. A nova Conta Demo aparecerá no Navegador. OBS: Contas Demo são mostradas com um ícone verde. 20. A janela principal do terminal mostra o novo login, a identificação do servidor e a indicação de que a conta utilizada é Demo. 21. O terminal só opera com uma conta por vez. Para alternar de contas, basta efetuar um duplo clique sobre a conta desejada, na janela Navegador, e confirmar a janela de Logon (idem à do item 18) que aparecerá já com os dados preenchidos. OBS.: É importante que o usuário sempre verifique através do texto da janela principal do terminal se está utilizando sua Conta Real ou sua Conta Demo.

11 B - Instalação da CONTA DEMO (caso não possua a ferramenta instalada): 1. Aderir pelo portal 2. Baixar o instalador 3. Executar o instalador mt5setup.exe 4. Caso o Windows apresente o aviso de segurança pedindo a confirmação da execução, permitir clicando em Executar 5. É apresentada a mensagem de boas-vindas e o link para o contrato de licença. Após leitura prosseguir clicando em avançar>

12 6. Escolher opções de instalação e prosseguir clicando em avançar> 7. Aguardar os arquivos serem baixados da Internet (Metaquotes Content Delivery Network - CDN). É necessário acesso à Internet. Caso existam restrições de segurança em sua rede, a instalação pode solicitar configurações de proxy. Neste caso, contate o administrador de redes. Este passo pode demorar dependendo das condições de seu link Internet.

13 8. Aguarde a execução de todos os passos abaixo: 9. Após a instalação, executar o terminal. Se tiver marcado o checkbox para executar o programa após a instalação, desconsiderar este passo. 10. Ao entrar no terminal, será solicitado informar o servidor onde deseja conectar.

14 11. Clicar no + para adicionar um novo servidor e informar demo.mt5.xpi.com.br: Com o novo servidor selecionado, clicar em avançar>

15 13. Será apresentada uma janela para informar/criar a conta. O usuário deve escolher Usar uma conta de negociação existente, informar um dos logins/senhas criados no momento da adesão ao produto pelo portal e recebidos por , e clicar Concluir. OBS.1: Ao aderir pelo portal, são criados 5 logins para operações em modo Demo, iguais a 9000, 8000, 7000, 6000 e Ex.: cliente 3000 >> login demo = , , , e OBS.2: A XP não permite a criação de contas por solicitação do terminal, os clientes devem aderir pelo portal e utilizar seu código de negociação como login/nome de usuário. Assim, as opções Nova Conta Demo e Nova Conta Real não irão funcionar. 14. O terminal efetuará o login no servidor. No texto da janela principal do terminal serão exibidos o login e o nome do servidor: demo.mt5.xpi.com.br:443.

16 15. A conta cadastrada aparecerá na janela Navegador, no item Contas. OBS.: Contas Demo são mostradas com um ícone verde. 16. Na janela Caixa de Ferramentas > aba Diário é possível verificar se o login foi executado com sucesso ou se houve alguma mensagem de erro.

17 B.1 - Instalação do Ambiente Real (com a Conta Demo já instalada): 17. Para cadastrar a conta do Ambiente Real, clicar com o botão direito sobre o servidor (janela Navegador > item Contas) e escolher a opção Login to Trade Account. 18. Digitar o outro Login/Senha, marcar o servidor demo.mt5.xpi.com.br:443 e clicar OK.

18 19. A nova Conta Demo aparecerá no Navegador. OBS: Contas Demo são mostradas com um ícone verde. 20. A janela principal do terminal mostra o novo login, a identificação do servidor e a indicação de que a conta utilizada é Demo. 21. O terminal só opera com uma conta por vez. Para alternar de contas, basta efetuar um duplo clique sobre a conta desejada na janela Navegador e confirmar a janela de Logon (idem à do item 18) que aparecerá já com os dados preenchidos. OBS.: É importante que o usuário sempre verifique através do texto da janela principal do terminal se está utilizando sua conta real ou sua conta demo.

19 C - Instalação do APLICATIVO METATRADER 5 PARA MOBILE: C.1 - Baixar na Apple Store ios 1. Ao acessar o aplicativo, clicar em Login with existing account. 2. Inserir na tela de busca o nome XP, procurar pelo servidor (Conta Real: XPMT5 PRD e Conta Demo: XPMT5 DEMO) e clicar em buscar.

20 3. Após a escolha do servidor, preencher com o respectivo login/senha (Conta Real ou Conta Demo). C.2 - Baixar na Google Store Android: 1. Ao acessar o aplicativo, clicar em Login to existing account.

21 2. Inserir na tela de busca o nome XP, procurar pelo servidor (Conta Real: XPMT5 PRD e Conta Demo: XPMT5 DEMO) e clicar em buscar. 3. Após a escolha do servidor, preencher com o respectivo login/senha (Conta Real ou Conta Demo).

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

MANUAL Pedidos On-Line

MANUAL Pedidos On-Line MANUAL Pedidos On-Line ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 O QUE É PEDIDOS ON-LINE... 3 QUEM PODE UTILIZAR... 3 COMO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA ACESSO... 4 ACESSANDO O PEDIDOS ON-LINE... 5 COMO REGISTRAR UM PEDIDO... 7

Leia mais

Sobre a nova minha UFOP

Sobre a nova minha UFOP Sobre a nova minha UFOP A minha UFOP está com um novo visual. Foi criada uma nova interface, mais bonita, ágil e intuitiva para facilitar a utilização de nossos usuários. Esse tutorial visa mostrar as

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC O primeiro passo para fazer a instalação do Millennium Basic é fazer o download dos programas executáveis para a máquina do usuário. Acesse o portal de conteúdo

Leia mais

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar Instalação Baixar o arquivo oast.exe De um duplo clique com o mouse no arquivo oast.exe para instalar. Dependendo da versão do Windows utilizada, será feita a pergunta se você deseja executar o programa?

Leia mais

Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00

Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00 Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00 Desenvolvido por Maggiore em 11/2016 Sumário 1 Download do instalador do sistema... 3 2 Instalação do sistema... 6 3 Desinstalação do Firebird... 10 4 Configuração

Leia mais

Guia de Uso. Certisign MobileID Desktop

Guia de Uso. Certisign MobileID Desktop Certisign Certificadora Digital Certisign 2016 2/33 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. PRÉ - REQUISITOS... 3 4. AMBIENTES HOMOLOGADOS... 3 5. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO MOBILEID DESKTOP...

Leia mais

Manual de Utilização do Portal SAR

Manual de Utilização do Portal SAR Manual do Usuário Manual de Utilização do Portal SAR SAR Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Instalação do Serviço de Aplicações Remotas (SAR)... 4 Acesso Remoto Verificação da Versão do

Leia mais

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2012. Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Por favor, leia este documento atentamente. Em alguns casos, o certificado digital não está

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Procedimento de Configuração para uso do PROJUDI

Procedimento de Configuração para uso do PROJUDI Manual do Usuário Procedimento de Configuração para uso do PROJUDI Usuários Externos Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Objetivo... 3 2. Configuração... 4 Mozilla... 6 Bloqueador de PopUps... 7 Java... 8 Adobe

Leia mais

Guia de Uso. Certisign MobileID - Apple IOS

Guia de Uso. Certisign MobileID - Apple IOS Certisign Certificadora Digital Certisign 2016 2/67 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. REQUISITOS... 3 4. SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL PARA O MOBILEID... 4 5. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

Leia mais

Guia de Uso. Certisign MobileID - Google Android

Guia de Uso. Certisign MobileID - Google Android Certisign Certificadora Digital Certisign 2016 2/53 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. REQUISITOS... 3 4. SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL PARA O MOBILEID... 4 5. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

Leia mais

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento Guia de Instalação II Instalação e Administração do Fluig Título do documento fluig.com 0800 882 9191 Av. Braz Leme 1717, Casa Verde 02511-000 São Paulo - Brasil 1 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivo

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE USO DO SISTEMA GED

MANUAL BÁSICO DE USO DO SISTEMA GED ÍNDICE MANUAL BÁSICO DE USO DO SISTEMA GED ACESSO PESQUISA 1. ACESSANDO 2. TELA INICIAL 3. ALTERANDO SUA SENHA 4. TELA DE PESQUISA 5. RESULTADOS DA PESQUISA 6. DOCUMENTO 7. AJUDA // NO FINAL DESTE MANUAL

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

Manual de Configuração dos Clientes de .

Manual de Configuração dos Clientes de  . Universidade Federal da Paraíba Superintendência de Tecnologia da Informação Campus Universitário I, João Pessoa Paraíba CEP.: 58051-900 +55 83 3209-8650 Manual de Configuração dos Clientes de e-mail.

Leia mais

USANDO CLIENT OWNCLOUD

USANDO CLIENT OWNCLOUD 1 USANDO CLIENT OWNCLOUD Como sincronizar a nuvem da UTFPR Sincronizando sua conta institucional e usando de forma offline Sumário 1 Introdução... 1 2 Instalando owncloud Client... 2 2.1 Fazendo download

Leia mais

Manual de Instalação/Configuração:

Manual de Instalação/Configuração: 1/19 Manual de Instalação/Configuração: CERTIINSTALLER / TOKEN GD BURTI Índice 2/19 Objetivo... 3 Ambientes... 3 Pré-Requisitos... 3 Inicio da instalação... 4 Como instalar o GD Burti no seu computador

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO CADPREV ENTE-LOCAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Regimes de Previdência no Serviço Público ÍNDICE Para a PRIMEIRA INSTALAÇÃO do CADPREV ENTE-LOCAL é necessário seguir as seguintes

Leia mais

DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS- DBV

DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS- DBV DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS- DBV SUMÁRIO 1. CADASTRO INICIAL... 1 2. ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1. Preenchimento de Novo Formulário... 4 2.1.1. Declaração de Dependentes... 5 2.1.2

Leia mais

Manual de Instalação/Configuração:

Manual de Instalação/Configuração: 1/12 Manual de Instalação/Configuração: CERTIINSTALLER / TOKEN GD BURTI Índice 2/12 Objetivo... 3 Ambientes... 3 Pré-Requisitos... 3 Inicio da instalação... 3 Como instalar o GD Burti no seu computador

Leia mais

Procedimentos para download e instalação no Ubuntu 8.04

Procedimentos para download e instalação no Ubuntu 8.04 1. Procedimentos para download e instalação no Ubuntu 8.04 Para realizar a instalação dos programas do imposto de renda deve seguir os seguintes passos: Clicar no menu do SERPRO -> Acessórios e selecionar

Leia mais

Como instalar um gerador de PDF

Como instalar um gerador de PDF Como instalar um gerador de PDF Entre no site www.tinypdf.com/plug-ins.html, conforme imagem abaixo: Clique em FREE DOWNLOAD e a imagem ficará conforme abaixo: Clique em Download Now (586KB) aguarde o

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Usar um iphone para controlar a câmera durante a captura remota (PowerShot SX530 HS)

Usar um iphone para controlar a câmera durante a captura remota (PowerShot SX530 HS) Usar um iphone para controlar a câmera durante a captura remota (PowerShot SX530 HS) Você pode verificar a tela de captura e controlar a câmera remotamente usando seu smartphone. IMPORTANTE Na explicação

Leia mais

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS  S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS E-MAILS CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: Jânio Oliveira Olá, neste vídeo-tutorial vamos aprender a baixar,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PRODUTIVIDADE - SAP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.2 Este manual tem por objetivo

Leia mais

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc.

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc. Avisos legais É proibida a reprodução total ou parcial deste guia sem a devida autorização. As informações deste guia estão sujeitas a modificações sem aviso prévio. Não nos responsabilizamos por quaisquer

Leia mais

CONSULTAS E EXAMES. Executante Consultas

CONSULTAS E EXAMES. Executante Consultas CONSULTAS E EXAMES Executante Consultas SUMÁRIO 1. EXECUTANTE CONSULTAS... 3 2. TELA DE ACESSO AO SISTEMA... 3 3. REGISTRO DE ATENDIMENTO... 5 4. SOLICITAÇÃO DE RETORNO E/OU ENCAMINHAMENTO... 6 Dezembro/2015

Leia mais

Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais

Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais Manual do Usuário Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais PROJUDI Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Requisitos Básicos... 3 2. Atualizar Versão do Java... 3 Verificar e Atualizar a Versão do Java...

Leia mais

MANUAL APLICATIVO SF ODONTO

MANUAL APLICATIVO SF ODONTO MANUAL APLICATIVO SF ODONTO Este Manual tem por finalidade orientar o Prestador a utilizar o Aplicativo SF ODONTO de Envio de Imagens e Confirmação de Atendimento PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O APLICATIVO:

Leia mais

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther.

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther. Requisitos básicos do sistema - Windows 98, Millenium, XP ou 2000. - Pentium III 500 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600

Leia mais

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo. Manual para instalação e configuração do Terminal Server no Windows Server 2003. Terminal Server. O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

Leia mais

GESP-EMPRESA COM CERTIFICADO DIGITAL A1

GESP-EMPRESA COM CERTIFICADO DIGITAL A1 1 GUIA DE ACESSO GESP-EMPRESA COM CERTIFICADO DIGITAL A1 (VERSÃO JAVA WEB START) A partir da versão 13 do GESP Empresa, a tecnologia de assinatura digital para acesso ao sistema e outorga de procurador

Leia mais

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Portal de Sistemas Integrados Manual do Usuário Versão: 1.0 Página: 1/33 Índice 1. Apresentação... 3 2. Descrição do Sistema... 3 3. Orientações Gerais ao Usuário...4 3.1. Senhas de Acesso... 4 4. Funcionalidades

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE ATENÇÃO: 1. Sempre utilize a última versão do NET Framework (*) no computador. 2. Desabilite o Antivírus - ANEXO I 3. Desabilite o Firewall - ANEXO II Segue no final deste

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

Quer se Cadastrar na Petrobras?

Quer se Cadastrar na Petrobras? MT-611-00009-10 Última Atualização 07/01/2015 Quer se Cadastrar na Petrobras? Como dar início ao processo de cadastramento na Petrobras: Para dar início ao processo de cadastramento na Petrobras, é necessário

Leia mais

Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO. Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos.

Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO. Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos. Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos. Passo 1: Para a empresa que ainda não tem cadastro no Indea você deve acessar

Leia mais

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez MAXIFY ib4010 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando um cabo USB 1 Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez MAXIFY

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

Parametrização do Banco de Dados PROGRESS Base de Dados Origem

Parametrização do Banco de Dados PROGRESS Base de Dados Origem A conversão dos dados do TMS 4.01 para o SIGAGFE Gestão de Frete Embarcador utiliza uma conexão de dados ODBC. Parametrização do Banco de Dados PROGRESS Base de Dados Origem 1. Configurar a base de dados

Leia mais

Manual de Utilização do Citsmart Mobile

Manual de Utilização do Citsmart Mobile 16/08/2013 Manual de Utilização do Citsmart Mobile Fornece orientações necessárias para utilização da aplicação Citsmart Mobile. Versão 1.0 15/05/2014 Visão Resumida Data Criação 15/05/2014 Versão Documento

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG7510 Sistema Operacional Windows 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG7510 Sistema Operacional Windows

Leia mais

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Sistema Acadêmico Gestão de Usuários - Visão Coordenador

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Sistema Acadêmico Gestão de Usuários - Visão Coordenador / Versão.0 Pearson Sistemas do Brasil Pág./ 2/ Índice Analítico. Introdução... 4 2. Acessando o Programa de Gestão de Usuários... 5 3. Preenchimento de Dados... 7 3. Aba Dados Pessoais... 9 3.2 Aba Documentos...

Leia mais

Sistema Hospitalar - Prescrição Eletrônica v4.0

Sistema Hospitalar - Prescrição Eletrônica v4.0 Sistema Hospitalar - Prescrição Eletrônica v4.0 Manual do Usuário - Médico Versão 0.0 Histórico da Revisão DATA VERSÃO DESCRIÇÃO AUTOR 23/0/202 0.00 Criação do manual Silvio Zequinão 25/02/204 0.0 Revisão

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO GERÊNCIA DE APLICATIVOS

MANUAL DO USUÁRIO GERÊNCIA DE APLICATIVOS MANUAL DO USUÁRIO GERÊNCIA DE APLICATIVOS ÍNDICE Introdução Acessando a plataforma Monitorando dispositivos Gerenciando aplicativos Opções de segurança Recursos avançados desenvolvedor Contato 03 04 05

Leia mais

Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de

Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de Mapa-Temático Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de como gerar Mapas-Temáticos. Como exemplo abaixo, ensinar o usuário a gerar um mapa-temático dos

Leia mais

(ANEXO 2 B.I. nº 92/2015) INSCRIÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DE CLASSE E AULAS - ANO LETIVO 2016 CATEGORIA P, N e F Agosto/2015

(ANEXO 2 B.I. nº 92/2015) INSCRIÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DE CLASSE E AULAS - ANO LETIVO 2016 CATEGORIA P, N e F Agosto/2015 (ANEXO 2 B.I. nº 92/2015) INSCRIÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DE CLASSE E AULAS - ANO LETIVO 2016 CATEGORIA P, N e F Agosto/2015 1. Para confirmar sua inscrição, acessar o Portal GDAE, informando Usuário e Senha.

Leia mais

Conferência Municipal / Intermunicipal

Conferência Municipal / Intermunicipal Conferência Municipal / Intermunicipal Sistema de Conferência - Eventos - 1 - 1. Sumário 1. Sumário... 3 2. Configurações Recomendadas... 4 3. Objetivos... 5 4. Solicitar Acesso... 6 5. Menu de Acesso...

Leia mais

Guia de Configurações do Wi-Fi

Guia de Configurações do Wi-Fi Guia de Configurações do Wi-Fi Conexões Wi-Fi com a Impressora Como conectar a um computador por meio de um roteador Wi-Fi Como conectar diretamente a um computador Como conectar a um dispositivo inteligente

Leia mais

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Cargos

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Cargos C A R T I L H A - Recursos Humanos Cargos Elaborada por: DIRPD Diretoria de Processamento de Dados Universidade Federal de Uberlândia Maio/2009 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para auxiliar os

Leia mais

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona?

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? Tela Inicial do IOL http://iol.marista.edu.br/aplicativos/iol/administracao/login/default.asp Esta é a tela inicial do IOL, para acessar o Controle de Processos

Leia mais

Para baixar o Novo NFeG é bem simples. Basta acessar o link abaixo e realizar o download.

Para baixar o Novo NFeG é bem simples. Basta acessar o link abaixo e realizar o download. Bem vindos ao Nota Fiscal Gratuita. Este é um projeto resultante da fusão entre várias empresas no Brasil, que juntas estão disponibilizando um novo e exclusivo Emissor de Documentos Fiscais para todas

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 Versão 4.0 Ambiente de Homologação 07/06/2016 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES... 3 3 SISTEMA...

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

Manual do Usuário - Novo SCDP Universidade Federal de Alagoas

Manual do Usuário - Novo SCDP Universidade Federal de Alagoas Manual do Usuário - Novo SCDP Universidade Federal de Alagoas 1 Janeiro de 2014 1. Acesso... 02 1.1 Usuários Novos. 03 1.2 Token. 05 2. Solicitação de Viagem. 08 2.1. Cadastrar. 08 2.2 Reserva de Passagem...

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS TABLET EDUCACIONAL

ORIENTAÇÕES BÁSICAS TABLET EDUCACIONAL ORIENTAÇÕES BÁSICAS TABLET EDUCACIONAL APRESENTAÇÃO Prezado(a), O Tablet Educacional disponibilizado pelo MEC e pela SEE-SP visa dar aos professores de Ensino Médio condições de acesso às novas tecnologias

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência Sumário ORIENTAÇÕES GERAIS... 3 O que são Pessoas Obrigadas... 4 O que é o SISCOAF... 4 Quem deve

Leia mais

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Aplicativo Xerox App Gallery Guia de Utilização Rápida 702P03997 Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Use o Aplicativo Xerox App Gallery para localizar

Leia mais

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Veículos

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Veículos 1 [PÚBLICA] Manual Operacional Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet Produto: Veículos ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Objetivo do Manual... 3 1.2. Público Alvo... 3 1.3. Conteúdo do Manual... 3 2.

Leia mais

SUMÁRIO. Como entrar no Portal de Serviços 02. Solicitar Autenticação do Livro 03. Editar solicitação 14. Assinar Solicitação 15

SUMÁRIO. Como entrar no Portal de Serviços 02. Solicitar Autenticação do Livro 03. Editar solicitação 14. Assinar Solicitação 15 Pré-Requisitos para utilização do Livro Digital: Java e Mozilla Firefox Atualizados; Certificado Digital e-cpf A3, previamente instalado e configurado no computador; Arquivo no formato PDF/A, com o tamanho

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA APPLIANCE VIRTUAL GRAVITYZONE

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA APPLIANCE VIRTUAL GRAVITYZONE MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA APPLIANCE VIRTUAL GRAVITYZONE Para instalar e configurar a Appliance Virtual: 1. Importe a imagem da Appliance Virtual GravityZone em seu ambiente virtualizado. 2.

Leia mais

A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows

A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows Sumário Introdução 3 Requisitos para emissão do certificado digital A1 ICP-Brasil 4 Acessando o Certificado Digital pelo Internet Explorer 5 Acessando o Certificado

Leia mais

Orientações ao Administrador Regional

Orientações ao Administrador Regional Orientações ao Administrador Regional Antes de iniciarmos a Formação do Administrador Regional é importante lembrarmos que o mesmo deverá ser cadastrado por um Administrador Geral (SEDUC). Para realizar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Tutorial: Como Acessar Remotamente a Estação de Trabalho do STF. windows

Tutorial: Como Acessar Remotamente a Estação de Trabalho do STF. windows Tutorial: Como Acessar Remotamente a Estação de Trabalho do STF windows SUMÁRIO 1. Verificando a permissão de acesso remoto no computador do STF... 3 2. Instalação do aplicativo necessário... 5 2.1. Aplicativo

Leia mais

Certificado Digital A1/S1 e A3/S3. Instalação das Cadeias de Certificação

Certificado Digital A1/S1 e A3/S3. Instalação das Cadeias de Certificação Instalação das Cadeias de Certificação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (todos os modelos) Para que

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FREEPDF XP. A impressora FreePDF XP é um sistema com licença de uso GLP (Software Livre) e que está disponível para Download no site

Leia mais

NITGEN iaccess GUIA RÁPIDO DE USUÁRIO. www.fingertech.com.br - Fingertech Imp. e Com. de Produtos Tecnológicos LTDA.

NITGEN iaccess GUIA RÁPIDO DE USUÁRIO. www.fingertech.com.br - Fingertech Imp. e Com. de Produtos Tecnológicos LTDA. NITGEN iaccess GUIA RÁPIDO DE USUÁRIO 1 Sumário 1. Descrição do Software... 3 1.1 Visão Geral do Software... 3 1.2 Principais Características... 3 1.3 Especificação mínima e recomendada... 3 2. Instalação

Leia mais

SISTEMA DE BILHETAGEM AUTOMÁTICA MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA - SÃO LUÍS

SISTEMA DE BILHETAGEM AUTOMÁTICA MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA - SÃO LUÍS SISTEMA DE BILHETAGEM AUTOMÁTICA MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA - SÃO LUÍS Revisão 06 / Abril de 2015 Índice I n t r o d u ç ã o.................................................................................................

Leia mais

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial:

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial: CSV Central Sorológica de Vitória 18/08/2009 1.0 1 de 36 1 Instalando o Emulador de Terminais Accuterm IE Faça a instalação do Plugin. Para baixar o Plugin clique no botão lado esquerdo do site http://www.csves.com.br.

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR

MANUAL DO FORNECEDOR MANUAL DO FORNECEDOR PORTAL DE FORNECEDORES DA BRASIL TELECOM - VISÃO COTAÇÃO Este documento visa esclarecer o procedimento de acesso do fornecedor ao Portal da Brasil Telecom Visão Cotação Acesso ao Portal

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR JANEIRO DE 2017 Versão 6.0 Dezembro/2016_Janeiro/2017 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES 4 3 SISTEMA 5 3.1 TELA INICIAL DO ADMINISTRADOR

Leia mais

Linux Para esta configuração foi utilizado o Linux Ubuntu 12.04 mas o comando é o mesmo para todas as distribuições de Linux. Descompacte o arquivo patch_panel_evolution.gz na pasta home.informação. Digitar

Leia mais

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários Versão 1.0 Manual Como adicionar conteúdo web simples 1. ACESSANDO A ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDOS 1.1 Com o usuário autenticado,

Leia mais

Download Bentley topograph Products from

Download Bentley topograph Products from Download Bentley topograph Products from WWW.BENTLEY.COM Applies To Product(s): Bentley topograph, Version(s): V8i Environment: N/A Area: Instalação, Download Subarea: Original Author: Bentley Technical

Leia mais

Cadastro de Informações Gerenciais (CIG)

Cadastro de Informações Gerenciais (CIG) GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Cadastro de Informações Gerenciais (CIG) SUMÁRIO 1- Qual o objetivo deste documento?

Leia mais

Inclusão de Validação Biométrica

Inclusão de Validação Biométrica Inclusão de Validação Biométrica Ambiente : Planos de Saúde Data da publicação : 12/11/08 Data da revisão : 12/11/08 Versões : Protheus 8.11 Países : Brasil Sistemas operacionais : Windows Bancos de dados

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do Sistema

Manual de Instalação e Configuração do Sistema Manual de Instalação e Configuração do Sistema Portal Transparência Para instalação do sistema Portal Transparência, são necessários os seguintes aplicativos: Instalador Apache Tomcat 7.0.53; webeloconfig.war

Leia mais

Manual de Integração ao Atendimento Online

Manual de Integração ao Atendimento Online Manual de Integração ao Atendimento Online Chapecó, 2015 Sumário Atendimento Online... 3 Cadastro... 4 Recuperação de Senha... 5 Central de Relacionamento... 6 Suporte via Chat... 7 Conclusão e Avaliação

Leia mais

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD. Manual do Usuário

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD. Manual do Usuário Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD Manual do Usuário SISEMAnet Sistema Integrado de Meio Ambiente Módulo 1 Portal Submódulo Portal de Segurança Módulo Externo Versão

Leia mais

TUTORIAL BB COBRANÇA. 02. Como baixar o arquivo de configuração

TUTORIAL BB COBRANÇA. 02. Como baixar o arquivo de configuração TUTORIAL BB COBRANÇA O BB disponibiliza gratuitamente o aplicativo BB Cobrança, com ele você pode registrar seus boletos e controlar seus recebimentos de forma fácil e rápida. 01. Como Baixar o Aplicativo

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Jacques Antonio de Miranda Vice-Reitor Pro Tempore David Dutkievicz Pró-Reitor de Tecnologia da Informação de Comunicação Fábio Ossamu Hasegawa Coordenador de

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso Superintendência do Sistema Administrativo Fazendário Superintendência Adjunta de Gerenciamento de Tecnologia da Informação Manual do Usuário Sistema de Notas

Leia mais

Manual de Configuração. Rede Wireless. Configuração. Windows. (8,7, Vista e XP)

Manual de Configuração. Rede Wireless. Configuração. Windows. (8,7, Vista e XP) Manual de Configuração Rede Wireless Configuração Windows (8,7, Vista e XP) Índice Instalação do Windows Vista e 7... 01 Instalação do Windows XP... 10 Instalação do Windows 8... 18 INSTALAÇÃO WINDOWS

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

Manual do Usuário. Liberando o aplicativo Easy TM no Website PRO. Fazendo o download do aplicativo Easy TM. Telas do aplicativo

Manual do Usuário. Liberando o aplicativo Easy TM no Website PRO. Fazendo o download do aplicativo Easy TM. Telas do aplicativo Manual do Usuário Liberando o aplicativo Easy TM no Website PRO Fazendo o download do aplicativo Easy TM Telas do aplicativo Ultima atualização: 25/05/16 Liberando o uso do aplicativo Easy TM no Website

Leia mais

PORTAL SOLICITAÇÃO DE EXAMES 1ª EDIÇÃO

PORTAL SOLICITAÇÃO DE EXAMES 1ª EDIÇÃO PORTAL SOLICITAÇÃO DE EXAMES 1ª EDIÇÃO Sumário Objetivo... 3 Cadastro Portal Unimed Curitiba... 4 Acesso ao Portal de Solicitação SP/SADT... 6 1.Login Acesso... 9 2.Identificação... 9 2.1 Identificações:

Leia mais

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração Módulo Certificador 29/11/2016 Página 2/9 1. Avisos importantes 1. 32 ou 64 bits? O ProdCert foi desenvolvido para sistemas operacionais Windows 32-bits, mas pode ser instalado e executado em Windows 64-bits

Leia mais

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO -PASSO 1: Acessar ao site ATENÇÃO: navegador da internet a ser utilizado para acessar ao SPA: Explorer -PASSO 2:

Leia mais

Texto. Cadastro da Procuradoria. 1 de 20

Texto. Cadastro da Procuradoria. 1 de 20 Cadastro da Procuradoria 1 de 20 Atividades Propostas a) Acessar a funcionalidade através do menu de opções para cadastrar as Procuradorias; b) Cadastrar uma Procuradoria; c) Verificar como alterar uma

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais