A NEGAÇÃO DO CORPO NEGRO: representações sobre o corpo no ensino da educação física

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A NEGAÇÃO DO CORPO NEGRO: representações sobre o corpo no ensino da educação física"

Transcrição

1 158 RESENHA A NEGAÇÃO DO CORPO NEGRO: representações sobre o corpo no ensino da educação física Anália de Jesus Moreira 1 Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Universidade Federal da Bahia. Dissertação de mestrado de autoria de Ivanilde Guedes de Mattos (Ivy Mattos) ORIENTADORA: Profª Drª Delcele Mascarenhas Queiroz LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade Estadual da Bahia-UNEB ANO DE DEPOSITO: 2007 O trabalho de Ivanilde Guedes Mattos (Yvi Mattos) nos proporciona uma nova situação frente à historicidade da Educação Física por instigar novos olhares sobre as representações do corpo negro no ensino da Educação Física. Nessa resenha analisamos a forma contundente com que a autora trata da questão da corporeidade negra na escola, focalizando o percurso estatutário da Educação Física, destacadamente as fases eugenistas, esportivistas e militares, confrontando estas identificações com a corporeidade da maior diáspora da América Latina, a cidade do Salvador que detém cerca de 80 por cento de negros em sua população total. O caminho que Ivy Mattos descreve em depoimentos de alunos e professores de escolas básicas em nossa cidade, nos impele a enveredar sobre as possibilidades e contradições encontradas no cotidiano da Educação Física, formulando assim, novas questões sobre o que a escola fez a faz com o corpo, num plano ideológico, filosófico e cultural. 1 Professora Assistente do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física (UCSAL), especialista em Metodologia da Educação Física e Desporto Escolar (UNEB), mestra e doutoranda em Educação e Práxis Pedagógica (UFBA). Componente dos seguintes grupos de pesquisa. ENTRELACE/UFRB e HCEL/UFBA.

2 159 A construção dos pressupostos do trabalho resenhado se firma em novos pensamentos que primam pela descolonização epistêmica e histórica. Dessa forma, autores como Homi Bhabha e Stuart Hall salientam a defesa da autora por uma epistemologia diversa e um tratamento não subalternizado dos saberes afrobrasileiros, indicando rupturas e novos paradigmas na área da educação física. A dissertação de Ivy Mattos problematiza elementos teóricos que prezam por uma epistemologia diversa na produção do conhecimento e um debate em torno da subalternidade dos conhecimentos afrobrasileiros, priorizando leituras como de Stuart Hall, Homi Bhabha e Kapenguelê Munanga. Desta forma autora estabelece um diálogo rico entre os temas emergentes sobre a categoria identidade e o aporte especifico da sua área de atuação, destacando leituras de alguns dos principais teóricos da Educação Física no Brasil como Valter Bracht, João Paulo Subirá Medina e Mauro Betti. Ao escolher a cultura e identidades como categorias básicas, Ivy Mattos, se lançou na aventura de descrever a historicidade da Educação Física no Brasil, fazendo um recorte na corporeidade negra, suas realidades e contradições na escola. Assim, a autora manifesta preocupação com as ligações entre estereótipos racistas e negação da cultura corporal negra no ambiente escolar. Esse caminho traçado por Ivy Mattos nos inspira a compreender o panorama de desigualdades sociais em Salvador, cidade com maioria de afrodescendentes na América Latina e suas relações com a sistematização de saberes e culturas afrobrasileiras na escola. Para tornar dialógica a abordagem, a autora mergulha nas explicações históricas sobre a negação do corpo negro, suas representações e construções, desde o corpo escravizado, vindo da África até os dias de resistência cultural e comunitária. Ivanilde Guedes Mattos, pesquisou os seguintes colégios: Roberto Santos, Colégio Tales de Azevedo, Colégio Teixeira de Freitas, Colégio, Angelita Moreno, Colégio Eraldo Tinoco e Colégio Central. O mapeamento foi feito obedecendo ao critério de densidade discente negra nas escolas, priorizando questões sobre percepções e identificações corporais presentes nas relações individuais e coletivas do grupo. Foram interrogados estudantes na faixa etária entre 12 e 18 anos e professores de educação física.

3 160 A coleta de dados feita pela autora e a descrição deles brilhantemente amparados nas falas e subjetividades nos revelam distâncias não ingênuas entre escola e práticas sociais. Ao estabelecer ligações entre culturas hegemônicas e espaços de resistência na escola, Ivy Mattos nos presenteia com argumentos contundentes sobre corpo negro e Educação Física, aspectos não presentes na historiografia especifica de área. Nos mostra ainda como as representações do corpo na escola ajudaram a difundir práticas racistas, de negação gestual e estética ainda associadas ao escravismo e as imagens de marginalização do negro na sociedade. Nas falas dos professores, percebemos o cuidadoso argumento dos entrevistados em não incitar a quebra de normalidade e cordialidade escolar, mesmo que, em várias falas, questões de marginalização e estética estabeleçam ligações com a rotina escolar. Nas falas selecionadas por Yvy Mattos também foram demonstradas preocupações com os impactos midiáticos no corpo negro jovem na perspectiva de corpo perfeito e suas implicações com fatores identitários e as idéias de boa aparência. Ao concluir seu trabalho, Ivanilde Guedes matos faz alguns apontamentos que consideramos relevantes para novas produções daqui por diante: 1 ) Os processos históricos acumulam marcas que até hoje são visíveis no corpo negro, esteja ele onde estiver, na escola e na sociedade. Marcas que precisam ser desconstruídas e ao mesmo tempo problematizadas para que não continuem sendo normalizadas na pedagogia. 2) A idéia de corpo hegemônico (eurocêntrico) permanece firme nas abordagens e práticas da Educação Física escolar que incorpora termos como malhar em vez de exercitar. Sendo que esta abordagem desfavorece a dimensão de corpo-cultura, dotado de significados e representações. 3. A autora nos convida a refletir sobre que contribuições a Educação Física pode oferecer para uma identificação corporal positiva dos estudantes negros e como isso poder contribuir para o reconhecimento e combate a atitudes racistas dentro e fora da escola. 4. A dissertação resenhada pode ser considerada um dos primeiros trabalhos a abordar a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira e africana nas escolas básicas, embora o foco da pesquisa não tenha sido este, deixando a entender que a Lei

4 /2003 foi contemplada no trabalho muito mais por repercussões no ambiente escolar do que por decisão de foco da pesquisa. Louvamos então, o destaque dado pela autora a um assunto que emergiu do campo. 5. A pesquisa revela-se iluminante quando faz abordagens no jogo cultural a partir do teoriza Homi Bhabha (entre lugar da cultura e negociação). A autora deixa a entender que encontrou os alunos neste entre-lugar para caracterizar as questões da estereotipia e da dominação. 6. Outro ponto de forte impacto na pesquisa é a fala dos professores quando o assunto é racismo. A delicadeza da temática se estabeleceu numa relativação de respostas, comprovando a inquietação da autora com a normalidade escolar, um reflexo da não visibilidade do racismo como prática social no Brasil e o tabu que o tema provoca na escola. 7. Embora a escola seja considerada espaço restrito por muitos teóricos, a pesquisa de Ivy Mattos nos mostra que não é a toa que nas últimas décadas, o espaço escolar venha sendo alvo de teses e dissertações. O motivo elementar é que estamos na produção do conhecimento e nos debates acadêmicos reconhecendo a escola também como local de cultura, dominação e hierarquias, (poder), portanto como espaço de resistência, conforme propõe objetivamente a Lei / A partir das considerações destacamos a contribuição do trabalho de Ivanilde Guedes Matos no sentido de assumirmos a escola como local onde se problematizam diferenças, buscando a promoção de políticas que transformem e reorientem concepções de sociedades mais igualitárias. 9. Por contemplar nosso objetivo dissertativo: (rumos e desafios propostos pela Lei /2003 ou /08, para o ensino da Educação Física em Salvador, terminamos esta resenha com um trecho da obra escolhida: A contribuição da História e da Cultura Afro Brasileira não pode ser uma intervenção determinada pelo calendário folclórico, a implementação da Lei surge como uma importante ação que atinge o currículo como um todo, atuando em todos os ciclos da educação básica, independente dos meses de maio (libertação dos escravos); de agosto (folclore) e novembro (consciência negra). (MATTOS, 2007.p. 167).

5 162 Aproveitamos este caminho deixado pelo trabalho de Ivy Mattos para validar novas tentativas de compreensão de corpo na escola a partir de suas representações étnicorraciais. Nosso sentimento é de esperança para que a condição despolitizada, subalterna e desprivilegiada da cultura corporal possa ganhar outras visibilidades. Isto será possível se atentarmos para as funções sociais da área e a importância de corpo enquanto significados e representações na construção e reconstrução das identidades e identificações. Dessa forma, atentarmos também para a problematização das ambivalências que produzem significados, mas também edificam negativismos culturais e identitários. Referência MATTOS, Ivanilde Guedes de. A negação do corpo negro: representações sobre o corpo no ensino da educação física, Salvador, BA. UNEB, (Dissertação de mestrado)

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO INICIAL E INTERVENÇÃO NA ESCOLA BÁSICA

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO INICIAL E INTERVENÇÃO NA ESCOLA BÁSICA 1 HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO INICIAL E INTERVENÇÃO NA ESCOLA BÁSICA Heldina Pereira Pinto Fagundes (UNEB) 1 RESUMO Este trabalho tem como objetivo realizar

Leia mais

Apresentação Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local

Apresentação Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa de Pós-Graduação Departamento de Ciências Humanas Campus v Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local Apresentação Programa

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS REFERENTE AO SEMESTRE LINHA DE PESQUISA I

EMENTAS DAS DISCIPLINAS REFERENTE AO SEMESTRE LINHA DE PESQUISA I Disciplina: EPC006 Educação e Pluralidade Cultural LINHA DE PESQUISA I Serão abordados temas como cultura, raça e etnia, o corpo, culturas puras e hibridismo, multiculturalismo e cultura pos-colonial,

Leia mais

AFROCÊNICA- UM MERGULHO PEDAGÓGICO NO UNIVERSO AFRICANO

AFROCÊNICA- UM MERGULHO PEDAGÓGICO NO UNIVERSO AFRICANO AFROCÊNICA- UM MERGULHO PEDAGÓGICO NO UNIVERSO AFRICANO Autor (1); Mayra Alves de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) mayartes@gmail.com Ao longo de anos, minha prática docente consistiu

Leia mais

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CURRÍCULO, EDUCAÇÃO DAS FORMAÇÃO DE BÁSICA

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CURRÍCULO, EDUCAÇÃO DAS FORMAÇÃO DE BÁSICA CURRÍCULO, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Profa Dra Ana Beatriz Sousa Gomes Universidade Federal do Piauí (BRASIL), absgomes@ufpi.edu.br O presente

Leia mais

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS Gisele Arruda UNIPAR/NRE 1 Sirlei Pereira Martins NRE 2 Lucília Gouveia NRE 3 Caroline Baldessar Dalmolin UFFS 4 Resumo: Este estudo procura compreender as

Leia mais

EMENTAS GRUPOS DE TRABALHO (GTs)

EMENTAS GRUPOS DE TRABALHO (GTs) EMENTAS GRUPOS DE TRABALHO (GTs) 1- CONFLITOS, DIREITOS HUMANOS E RAÇA Coordenação Dhanyane Alves Castro (IFBAIANO Teixeira de Freitas) dhanyane@ifbaiano.com.br Herbert Toledo Martins (CPF/PPGES/UFSB)

Leia mais

Resumo. Palavras Chave: Diretrizes Curriculares. História e Cultura Africana. Afrobrasilidade. Relações Etnicorraciais. Educação Básica.

Resumo. Palavras Chave: Diretrizes Curriculares. História e Cultura Africana. Afrobrasilidade. Relações Etnicorraciais. Educação Básica. DEZ ANOS DA IMPLEMENTAÇÃO/RESIGNIFICAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFROBRASILIERA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ESTEIO/RS Wagner dos Santos Chagas

Leia mais

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS *

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS * HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS * SANTOS, Ana Carolina Bezerra dos 1 ; SILVA, Bruna Yara Moreira da 2 ; COSTA, Carla Siéldi Souza da 3 ; MARQUES,

Leia mais

Palavras-chave: Projeto Comunitário; Igualdade Racial; Escola; Cinema

Palavras-chave: Projeto Comunitário; Igualdade Racial; Escola; Cinema UM OLHAR CONSCIENTE A PARTIR DO CINEMA NEGRO Adriano Rodrigues 1 Daniele Adriane Batista Gouveia 2 Cristina Gomes Tonial 3 Resumo Este artigo é o resultado de um projeto comunitário de extensão, intitulado

Leia mais

TÍTULO: O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS REPRESENTAÇÕES DO DISCENTE DE EJA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA ORAL

TÍTULO: O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS REPRESENTAÇÕES DO DISCENTE DE EJA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA ORAL TÍTULO: O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS REPRESENTAÇÕES DO DISCENTE DE EJA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA ORAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO: DIÁLOGOS ÉTNICOS CULTURAIS: OS POVOS FORMADORES NO CONTEXTO LOCAL

INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO: DIÁLOGOS ÉTNICOS CULTURAIS: OS POVOS FORMADORES NO CONTEXTO LOCAL INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO: DIÁLOGOS ÉTNICOS CULTURAIS: OS POVOS FORMADORES NO CONTEXTO LOCAL INGRID DE ARAÚJO GOMES¹ A forma com que a história

Leia mais

ST 2- História, memória e política na produção audiovisual Profa. Dra. Angela Aparecida Teles (História ICH-PO/UFU)

ST 2- História, memória e política na produção audiovisual Profa. Dra. Angela Aparecida Teles (História ICH-PO/UFU) SIMPÓSIOS TEMÁTICOS ST 1- História e historiografia: América hispânica, EUA e Brasil Prof. Dr. Giliard Prado (História ICH-PO/UFU) E-mail: Este simpósio temático pretende reunir trabalhos

Leia mais

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI /2003 EM TRÊS CONTEXTOS DIFERENTES VITÓRIA DA CONQUISTA - BA, PORTO SEGURO-BA E SÃO CARLOS-SP

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI /2003 EM TRÊS CONTEXTOS DIFERENTES VITÓRIA DA CONQUISTA - BA, PORTO SEGURO-BA E SÃO CARLOS-SP ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 EM TRÊS CONTEXTOS DIFERENTES VITÓRIA DA CONQUISTA - BA, PORTO SEGURO-BA E SÃO CARLOS-SP Leonardo Lacerda Campos 1 Gabriela Guarnieri de Campos Tebet 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

Cidadania e Educação das Relações étnico-raciais.

Cidadania e Educação das Relações étnico-raciais. Cidadania e Educação das Relações étnico-raciais. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Mensagem de veto Altera a Lei n o 9.394,

Leia mais

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DA LEI /03 EM UMA ESCOLA DE APODI/RN

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DA LEI /03 EM UMA ESCOLA DE APODI/RN HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DA LEI 10.639/03 EM UMA ESCOLA DE APODI/RN Rusiane da Silva Torres 1 ; Antonio Caubí Marcolino Torres 2 ; Maria Rosineide Torres Marcolino 3

Leia mais

Educação básica, educação superior e inclusão escolar: pesquisas, experiências e reflexões. Niterói: Intertexto, (Educação e vida nacional n.

Educação básica, educação superior e inclusão escolar: pesquisas, experiências e reflexões. Niterói: Intertexto, (Educação e vida nacional n. Educação básica, educação superior e inclusão escolar: pesquisas, experiências e reflexões. Niterói: Intertexto, 2012. (Educação e vida nacional n. 6) Resenha O livro Educação básica, educação superior

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO Semestre 2014.2 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS Edu 311 RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOL CURSO DEPARTAMENTO ÁREA PEDAGOGIA DEDU POLÍTICA CARGA HORÁRIA T 60 P 00 E 00 PROFESSOR(A)

Leia mais

ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NO CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NO CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NO CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS Weiller César Almeida de Oliveira 1, Dayana Santos 2, Elizângela Marcelina de Araújo 3, Mayra Oliveira Silva

Leia mais

EDITAL Nº 02/ Apresentação. 2. Público Alvo

EDITAL Nº 02/ Apresentação. 2. Público Alvo EDITAL Nº 02/2014 Regulamenta o Processo Seletivo Simplificado de alunos e alunas para cursar disciplinas optativas do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Leia mais

Letras Língua Portuguesa

Letras Língua Portuguesa Letras Língua Portuguesa 1 SEMESTRE TEMÁTICA: LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTO LE0002, 60h Ementa: Estuda os processos semânticos e analisa a relação do significado com o contexto, considerando

Leia mais

Ensaio sobre os sujeitos das cotas socioeconômicas e étnicoraciais no IFBA/ Campus Salvador 1. Antonia do Socorro Freitas Chaves 2

Ensaio sobre os sujeitos das cotas socioeconômicas e étnicoraciais no IFBA/ Campus Salvador 1. Antonia do Socorro Freitas Chaves 2 Ensaio sobre os sujeitos das cotas socioeconômicas e étnicoraciais no IFBA/ Campus Salvador 1 Antonia do Socorro Freitas Chaves 2 Introdução Este ensaio é o compartilhamento de reflexões durante a escolha

Leia mais

Licenciatura em Pedagogia. 1º Período

Licenciatura em Pedagogia. 1º Período Licenciatura em Pedagogia 1º Período SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO FORMAÇÃO BÁSICA Estuda a Sociologia como ciência e a Educação como tema da Sociologia. Compreensão dos paradigmas a partir dos contextos histórico-sociais

Leia mais

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação das relações étnico-raciais. Educação.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação das relações étnico-raciais. Educação. A PRODUÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS GTS 18 E 21 DA ANPED (2009 2013): CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA Bruna Rocha Ferraz UnB Maria Clarisse Vieira UnB Resumo

Leia mais

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Apresentação CAMPUS IGUATEMI Inscrições em Breve Turma 07 -->Previsão de Início: Agosto *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar

Leia mais

Sankofa discute descolonização do currículo

Sankofa discute descolonização do currículo Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Sankofa discute descolonização do currículo Julia Neves - EPSJV/Fiocruz 23/10/2017 14h58 - Atualizado em 23/10/2017

Leia mais

Pedagogia. 1º Período Formação de Pedagogos (as): Educação e Abordagens Socioculturais

Pedagogia. 1º Período Formação de Pedagogos (as): Educação e Abordagens Socioculturais Pedagogia 1º Período Formação de Pedagogos (as): Educação e Abordagens Socioculturais Pesquisa e Prática Pedagógica PPP I 60 h Trabalha a pesquisa como processo de construção do conhecimento científico.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DA CULTURA AFRICANA E AFRO- BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TIMOM-MA

A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DA CULTURA AFRICANA E AFRO- BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TIMOM-MA A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DA CULTURA AFRICANA E AFRO- BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TIMOM-MA Maria do Perpétuo Socorro Lima Viana E-mail: socorroviana_@hotmail.com

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Sociologia e Educação ED0001/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Sociologia e Educação ED0001/ 60h Pedagogia 1º Semestre Sociologia e Educação ED0001/ 60h Ementa: A Sociologia como ciência e a Educação como tema da Sociologia. Compreensão dos paradigmas a partir dos contextos histórico-sociais que as

Leia mais

Letras Língua Portuguesa

Letras Língua Portuguesa Letras Língua Portuguesa 1º Semestre Significação e Contexto LE0002/ 60h Ementa: Estuda os processos semânticos e analisa a relação do significado com o contexto, considerando as abordagens da semântica,

Leia mais

Pedagogia. 1 Semestre. Sociologia e Educação 60h

Pedagogia. 1 Semestre. Sociologia e Educação 60h Pedagogia 1 Semestre Sociologia e Educação 60h Ementa: A Sociologia como ciência e a Educação como tema da Sociologia. Compreensão dos paradigmas a partir dos contextos histórico-sociais que as suscitaram:

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Pesquisa e Prática Pedagógica PPP I 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Pesquisa e Prática Pedagógica PPP I 60h Pedagogia 1º Semestre Pesquisa e Prática Pedagógica PPP I 60h Ementa: Aborda a pesquisa como processo de construção do conhecimento científico. Práticas de leitura e produção de texto. Formas de sistematização

Leia mais

SABERES ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) 1º Período Formação de Pedagogos (as): Educação e Abordagens Socioculturais.

SABERES ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) 1º Período Formação de Pedagogos (as): Educação e Abordagens Socioculturais. EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES Núcleo de Formação Básica SABERES ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) 1º Período Formação de Pedagogos (as): Educação e Abordagens Socioculturais. Pesquisa

Leia mais

AS ABORDAGENS ÉTNICO-RACIAS NA EJA JUVENIL: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE JOVENS NEGROS EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA

AS ABORDAGENS ÉTNICO-RACIAS NA EJA JUVENIL: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE JOVENS NEGROS EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA AS ABORDAGENS ÉTNICO-RACIAS NA EJA JUVENIL: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE JOVENS NEGROS EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA Thiana do Eirado Sena de Souza Benedito G. Eugenio Universidade Estadual do Sudoeste da

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h Pedagogia 1º Semestre Filosofia e Educação ED0003/ 60h Ementa: Fundamentação teórica dos conceitos básicos de Filosofia. Distinção entre Ciências e Filosofia. O estudo e a análise da aplicação sistemática

Leia mais

O Ensino de História Africana e Afro-brasileira: desafios e perspectivas a partir do olhar de professores da Rede Municipal de São Paulo.

O Ensino de História Africana e Afro-brasileira: desafios e perspectivas a partir do olhar de professores da Rede Municipal de São Paulo. O Ensino de História Africana e Afro-brasileira: desafios e perspectivas a partir do olhar de professores da Rede Municipal de São Paulo. A proposta desta apresentação é uma reflexão inicial sobre a questão

Leia mais

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA APRESENTAÇÃO Apresentar os resultados do XVII ENDIPE tem para nós o significado especial de dever cumprido. É a alegria de fazermos parte desta história, de estarmos juntos nesta caminhada de mais uma

Leia mais

RELAÇOES RACIAIS NOS CURRICULOS DA PEDAGOGIA

RELAÇOES RACIAIS NOS CURRICULOS DA PEDAGOGIA RELAÇOES RACIAIS NOS CURRICULOS DA PEDAGOGIA Janaína de Azevedo Corenza Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro janaina.corenza@ifrj.edu.br INTRODUÇÃO A Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que

Leia mais

UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL: APRENDENDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS LUCINHA ALVAREZ TEIA/FAE/UFMG

UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL: APRENDENDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS LUCINHA ALVAREZ TEIA/FAE/UFMG UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL: APRENDENDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS LUCINHA ALVAREZ TEIA/FAE/UFMG A EDUCAÇÃO COMO PROJETO EDUCAÇÃO COLONIZADORA (EDUCAÇÃO BANCÁRIA) EM DISPUTA

Leia mais

Maria Iza Pinto de Amorim Leite

Maria Iza Pinto de Amorim Leite EDITORIAL As carências, a ineficácia e a baixa qualidade da escola pública brasileira constituem uma realidade que vem sendo analisada, tanto no meio acadêmico quanto no âmbito governamental. Que a escola

Leia mais

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016 Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Obrigatórias Ementas 2016 Disciplina: Divulgação científica: história, conceitos e modelos O objetivo da disciplina é fazer uma introdução

Leia mais

APLICAÇÃO DA LEI Nº /03 NO 4 e 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLA MUNICIPAIS E DUAS ESTADUAIS DE BELÉM-PA 1

APLICAÇÃO DA LEI Nº /03 NO 4 e 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLA MUNICIPAIS E DUAS ESTADUAIS DE BELÉM-PA 1 APLICAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 NO 4 e 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLA MUNICIPAIS E DUAS ESTADUAIS DE BELÉM-PA 1 Jéssica Regina Mariano 2 ; Juliany de Seixas Cardoso²; Maria Célia Virgolino Borges

Leia mais

O TEATRO DO OPRIMIDO PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA NOS GINÁSIOS CARIOCAS

O TEATRO DO OPRIMIDO PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA NOS GINÁSIOS CARIOCAS O TEATRO DO OPRIMIDO PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA NOS GINÁSIOS CARIOCAS Lindomar da Silva Araujo Lindomar da Silva Araujo Mestrado Profissional Linha de Pesquisa PCE/PPGEAC

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Reforma o Currículo do Programa de Pósgraduação em Educação Mestrado e Doutorado, e dá outras providências. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Fotografia básica digital

Fotografia básica digital Fotografia básica digital Prof. Peterson Azevedo Curso de Introdução à Fotografia Referencial Fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração Henri Cartier-Bresson 1. APRESENTAÇÃO Com

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL DOS EDUCANDOS: APRENDENDO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL DOS EDUCANDOS: APRENDENDO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL DOS EDUCANDOS: APRENDENDO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. LAÍS REIS RIBEIRO. (Mestranda em Educação e Contemporaneidade

Leia mais

Título da Iniciativa: Informafricativo, imprensa negra e liberdade de imprensa. Instituição. EMEF Oziel Alves Pereira. Nome(s): Wilson Queiroz

Título da Iniciativa: Informafricativo, imprensa negra e liberdade de imprensa. Instituição. EMEF Oziel Alves Pereira. Nome(s): Wilson Queiroz Título da Iniciativa: Informafricativo, imprensa negra e liberdade de imprensa Instituição EMEF Oziel Alves Pereira Nome(s): Wilson Queiroz Correio eletrónico: wilsonq10639@gmail.com Morada Rua Elza Penteado

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: História - Licenciatura Campus: Cabo Frio SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Licenciatura em História tem por missão a formação profissional do Licenciando para o exercício do magistério

Leia mais

A REPRESENÇÃO DOS NEGROS NOS LIVROS DIDÁTICOS DA EJA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E A ESCOLA

A REPRESENÇÃO DOS NEGROS NOS LIVROS DIDÁTICOS DA EJA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E A ESCOLA A REPRESENÇÃO DOS NEGROS NOS LIVROS DIDÁTICOS DA EJA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E A ESCOLA Ana Claudia Dias Ivazaki UEPB anaivazaki@gmail.com.br Valdecy Margarida da Silva UEPB valmargarida@yahoo.com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Educação e Relações Étnico-Raciais JP0053 PROFESSOR: Ms. Claudemir Madeira I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária:30 h II EMENTA Tratar os conceitos de etnia, raça, racialização,

Leia mais

SABERES DA COMUNIDADE NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS REFLEXÕES

SABERES DA COMUNIDADE NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS REFLEXÕES SABERES DA COMUNIDADE NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS REFLEXÕES Greice Keli dos Santos 1 *, Valéria Campos Cavalcante 2, Anderson Silva Santos 3, Emerson Farias Araújo Santos 4. 1*. Estudante do Curso

Leia mais

O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E A VALORIZAÇÃO DAS RELIGIÕES DE RAÍZES AFRICANAS *

O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E A VALORIZAÇÃO DAS RELIGIÕES DE RAÍZES AFRICANAS * O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E A VALORIZAÇÃO DAS RELIGIÕES DE RAÍZES AFRICANAS * Anamélia Soares Nóbrega ** Resumo O presente artigo busca analisar a interligação entre o estudo da História

Leia mais

Diversidade e inclusão nos encontros formativos entre África, Brasil e Timor Leste: o caminho e o caminhar da Unilab

Diversidade e inclusão nos encontros formativos entre África, Brasil e Timor Leste: o caminho e o caminhar da Unilab Diversidade e inclusão nos encontros formativos entre África, Brasil e Timor Leste: o caminho e o caminhar da Unilab Profa. Dra. Elisangela André da Silva Costa elisangelaandre@unilab.edu.br Objetivo Refletir

Leia mais

RESUMO. PALAVRAS CHAVES: Corpo; Cultura; Patrimônio.

RESUMO. PALAVRAS CHAVES: Corpo; Cultura; Patrimônio. A PEDAGOGIA DOS CORPOS E CULTURAS NO TERREIRO DE CANDOMBLÉ CAXUTÉ, V 1 ALENÇA-BA: TRÂNSITOS, ANCESTRALIDADES, VALORIZAÇÃO DE PATRIMÔNIO E IDENTIDADES. Anália de Jesus Moreira/CFP/UFRB Maria Cecília de

Leia mais

Introdução aos estudos culturais africanos e indígenas na Educação Básica do Brasil: descolonização curricular e formação docente

Introdução aos estudos culturais africanos e indígenas na Educação Básica do Brasil: descolonização curricular e formação docente Introdução aos estudos culturais africanos e indígenas na Educação Básica do Brasil: descolonização curricular e formação docente Maria Lucia Morrone Marina Ranieri Cesana OBJETIVO Analisar a formação

Leia mais

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS Negritude Discriminação Racial 40 Negritude Entidades, instituições em favor do negro 35 Negritude Discriminação Racial Denúncias 9 Negritude Discriminação Racial Denúncias condenações realizadas 7 Cultura

Leia mais

A LEI /03 E UMA PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO ATRAVÉS DA LITERATURA

A LEI /03 E UMA PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO ATRAVÉS DA LITERATURA A LEI 10.639/03 E UMA PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO ATRAVÉS DA LITERATURA Gisele Ferreira da Silva 1 - INTRODUÇÃO Diante da complexidade de nossa história e sociedade, medidas e políticas afirmativas tornaram-se

Leia mais

ITINERÁRIOS DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS

ITINERÁRIOS DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS Re s e n h a ITINERÁRIOS DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS por Sandra Márcia Campos Pereira 1 CRUSOÉ, N. M. de C.; NUNES, C. P; SANTOS, J. J. dos (Org.). Itinerários de Pesquisa:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU346 DISCIPLINA: METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA:

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO RESUMO

ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO RESUMO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO RESUMO A Educação Física escolar tem um papel fundamental no processo educativo

Leia mais

Diante do exposto, as considerações da Banca Examinadora sobre os argumentos da candidata Valkiria Rufino dos Santos são as seguintes:

Diante do exposto, as considerações da Banca Examinadora sobre os argumentos da candidata Valkiria Rufino dos Santos são as seguintes: 1 ASSUNTO: PARECER SOBRE INTERPOSIÇÃO DE RECURSO À 2ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PS 2017 Edital 005/2016 INTERESSADA: VALKIRIA RUFINO DOS SANTOS Inscrição nº 134

Leia mais

Relações Étnico-Raciais no Brasil. Professor Guilherme Paiva

Relações Étnico-Raciais no Brasil. Professor Guilherme Paiva Relações Étnico-Raciais no Brasil Professor Guilherme Paiva Unidade 1: Entender as relações étnico-raciais no Brasil através das legislações atuais Questões iniciais: a invisibilidade do negro e do índio

Leia mais

Formação para educação das relações étnico raciais: contribuições da Educação a Distância.

Formação para educação das relações étnico raciais: contribuições da Educação a Distância. Resumo Formação para educação das relações étnico raciais: contribuições da Educação a Distância. Miriã Fonseca de Jesus 1 Esta proposta de trabalho se constitui em uma intenção de pesquisa aplicada, em

Leia mais

CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA NA ESCOLA: AÇÕES DO PIBID LETRAS

CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA NA ESCOLA: AÇÕES DO PIBID LETRAS ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA NA ESCOLA:

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 01. EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIA Educação e comunicação como práticas culturais. Mídias como expressão simbólica das diferenças culturais. A tecnologia como cultura e potencializadora

Leia mais

Para uma nova cultura política dos direitos humanos

Para uma nova cultura política dos direitos humanos Resenha Para uma nova cultura política dos direitos humanos Ludmila Cerqueira Correia 1 Resenha: ESCRIVÃO FILHO, Antonio Escrivão Filho; SOUSA JUNIOR, José Geraldo de. Para um debate teórico-conceitual

Leia mais

DESAFIOS E AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI /03 NA CONSTRUÇÃO DO (PPP) DA ESCOLA: FIRMO SANTINO DA SILVA.

DESAFIOS E AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI /03 NA CONSTRUÇÃO DO (PPP) DA ESCOLA: FIRMO SANTINO DA SILVA. DESAFIOS E AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NA CONSTRUÇÃO DO (PPP) DA ESCOLA: FIRMO SANTINO DA SILVA. INTRODUÇÃO Monyke do Nascimento Crispiniano 1 Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) monykemnc@gmail.com

Leia mais

PEDAGOGIA. 1º Semestre. Antropologia e Educação 60h

PEDAGOGIA. 1º Semestre. Antropologia e Educação 60h PEDAGOGIA 1º Semestre Antropologia e Educação 60h Ementa: O estudo da antropologia entendido como estudo da cultura, das relações dos grupos humanos (intra e extragrupos) e da apropriação do espaço pelos

Leia mais

Universidade Federal do Maranhão (UFMA;) Rosangela Coêlho Costa (2)

Universidade Federal do Maranhão (UFMA;)   Rosangela Coêlho Costa (2) FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: um estudo numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão 1 Ana Paula Bacelar de Lira (1) Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO TAE 2019

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO TAE 2019 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação Edital nº 14/2018, de 20 de dezembro de 2018 A Comissão Organizadora

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CEB/CEE/AL Nº82/2010

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CEB/CEE/AL Nº82/2010 CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CEB/CEE/AL Nº82/2010 EMENTA: Estabelece Normas complementares para a Educação das Relações Étnico-raciais e a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Projeto: Por uma música popular social brasileira: o samba e a ditadura militar brasileira Orientação: Prof.ª Dr.ª Cilene M. Pereira Descrição: Este

Leia mais

Práticas Pedagógicas e de Gestão Premiadas

Práticas Pedagógicas e de Gestão Premiadas Práticas Pedagógicas e de Gestão Premiadas CATEGORIA PROFESSOR/A Valquíria, Maria Fernanda, Sônia e Josivaldo são educadores/as de cidades bem diferentes do Brasil. Juiz de Fora/MG, Araraquara/SP, Ribeirão

Leia mais

O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso Docência universitária: o professor universitário e sua formação

O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso Docência universitária: o professor universitário e sua formação EDITORIAL Para esta vigésima segunda edição da Revista Práxis Educacional consideramos pertinente apresentar ao leitor um conjunto de artigos que tomassem a Didática como campo de estudos e de reflexões

Leia mais

R A. T o d o d i a é d i a de: P R O J E T O ESCOLA ESTADUAL MINAS GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM

R A. T o d o d i a é d i a de: P R O J E T O ESCOLA ESTADUAL MINAS GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM ESCOLA ESTADUAL MINAS GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM P R O J E T O T o d o d i a é d i a de: C O N S C I Ê N C I A N E G R A Professor Cristian Vicente Rodrigues Alunos Bolsistas

Leia mais

PARA QUEM A ESCOLA GAGUEJA?

PARA QUEM A ESCOLA GAGUEJA? Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai - IDEAU Vol. 5 Nº 12 - Julho - Dezembro 2010 Semestral Artigo: PARA QUEM A ESCOLA GAGUEJA? Autora: Daniela Medeiros 1 1 Licenciada em Educação Especial;

Leia mais

CURRÍCULOS DOS CURSOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUÇÃO EM ESTADO E SOCIEDADE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO CURRÍCULO DO MESTRADO

CURRÍCULOS DOS CURSOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUÇÃO EM ESTADO E SOCIEDADE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO CURRÍCULO DO MESTRADO CURRÍCULOS DOS CURSOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUÇÃO EM ESTADO E SOCIEDADE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO CURRÍCULO DO MESTRADO Para integralização do Currículo do Mestrado e obtenção do título de Mestre

Leia mais

CÍRCULOS DE DIÁLOGOS - COMUNICAÇÃO ORAL APROVADOS

CÍRCULOS DE DIÁLOGOS - COMUNICAÇÃO ORAL APROVADOS CÍRCULOS DE DIÁLOGOS - COMUNICAÇÃO ORAL APROVADOS 1. Educação de Jovens e Adultos 1. (Re) pensar a Educação de Jovens e Adultos do/no campo na atualidade e, tempos (escuros) de avanço neoliberal. 2. A

Leia mais

ESCRITAS VOL. 7 n.1 (2015) ISSN p

ESCRITAS VOL. 7 n.1 (2015) ISSN p Resenha da obra: ASANTE, Molefe Kate. Afrocentricidade. Philadelphia: Editora Afrocentricity Internacional, 2014. Márcio Paim Livro composto de 193 páginas, incluindo o glossário, está dividido em quatro

Leia mais

Letras Língua Portuguesa

Letras Língua Portuguesa Letras Língua Portuguesa 1º Semestre Estudos Filosóficos 45h Ementa: Reflete sobre o desenvolvimento das correntes filosóficas no Ocidente, enfatizando a influência da Filosofia clássica na constituição

Leia mais

UNIVERSIDADE, ESCOLA E CIDADANIA: Oficinas Didáticas nas Escolas Públicas de Toledo

UNIVERSIDADE, ESCOLA E CIDADANIA: Oficinas Didáticas nas Escolas Públicas de Toledo UNIVERSIDADE, ESCOLA E CIDADANIA: Oficinas Didáticas nas Escolas Públicas de Toledo Profª Mª Célia Machado Benvenho Profª Drª Nelsi Kistemacher Welter Coordenadoras do PIBID Filosofia UNIOESTE / Toledo

Leia mais

TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS FRENTE À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI /2008

TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS FRENTE À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI /2008 TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS FRENTE À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/2008 Dilan Kuntzler Magnus 1 Iara Tatina Bonin 2 Resumo Este artigo surge como parte integrante da pesquisa Temática

Leia mais

III COLÓQUIO DE HUMANIDADES: OLHARES SOBRE A EFLCH E SEU PROJETO PEDAGÓGICO

III COLÓQUIO DE HUMANIDADES: OLHARES SOBRE A EFLCH E SEU PROJETO PEDAGÓGICO III COLÓQUIO DE HUMANIDADES: OLHARES SOBRE A EFLCH E SEU PROJETO PEDAGÓGICO Prof. Dr. Daniel Arias Vazquez Profa. Dra. Marineide de Oliveira Gomes (Direção Acadêmica) APRESENTAÇÃO I Processo de revisão

Leia mais

Principais Livros e Capítulos Publicados em Docentes:

Principais Livros e Capítulos Publicados em Docentes: Principais Livros e Capítulos Publicados em 2011. Docentes: Paulo Santos Silva Âncoras de tradição: luta política, intelectuais e construção do discurso histórico na Bahia (1930-1949). EDUFBA ISBN 85-232-0218-8

Leia mais

PROJETO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS, CULTURAIS E INDÍGENAS FASAR/NOVO HORIZONTE - SP

PROJETO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS, CULTURAIS E INDÍGENAS FASAR/NOVO HORIZONTE - SP 1 PROJETO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS, CULTURAIS E INDÍGENAS FASAR/NOVO HORIZONTE - SP Apresentação Nossas concepções em termos de Política de Educação das Relações Étnico- Raciais

Leia mais

PONTOS DO CONCURSO EDITAL 10/2015. Aspectos Biológicos da Educação, Ensino de Ciências Naturais e Educação Ambiental

PONTOS DO CONCURSO EDITAL 10/2015. Aspectos Biológicos da Educação, Ensino de Ciências Naturais e Educação Ambiental SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL 10/2015 PONTOS DO

Leia mais

A EDUCAÇAO SUPERIOR E A FORMAÇAO DO PENSAMENTO CRITICO

A EDUCAÇAO SUPERIOR E A FORMAÇAO DO PENSAMENTO CRITICO A EDUCAÇAO SUPERIOR E A FORMAÇAO DO PENSAMENTO CRITICO Alzira Sant Ana Azevedo 1 Darcisio Muraro 2 Resumo Este estudo pretende fazer uma reflexão sobre o papel da educação superior na formação do indivíduo

Leia mais

A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA Paulo Damasceno do Amaral Neto; Débora Alfaia da Cunha Bolsista

Leia mais

O ensino de Sociologia e a temática Afro-Brasileira: aproximações. Estevão Marcos Armada Firmino SEE/SP

O ensino de Sociologia e a temática Afro-Brasileira: aproximações. Estevão Marcos Armada Firmino SEE/SP O ensino de Sociologia e a temática Afro-Brasileira: aproximações. Estevão Marcos Armada Firmino SEE/SP estevão.armada@yahoo.com.br 1. Introdução De acordo com a Lei Federal n 11.645/08, torna-se obrigatório

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 010/2017 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE Maria Luiza de Souza e Souza 1 Joana Paulin Romanowski. Formação e profissionalização docente. Curitiba: Ibpex, 2007. 196p. Uma boa proposta para provocar a problemática

Leia mais

A implementação da lei /03 na Educação de Jovens e Adultos: análise de um material didático.

A implementação da lei /03 na Educação de Jovens e Adultos: análise de um material didático. 1 A implementação da lei 10.639/03 na Educação de Jovens e Adultos: análise de um material didático. Rosimara Silva Correia Profª. Drª Roseli Rodrigues de Mello Mestrado Educação Escolar: Teorias e Práticas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL COM PERSONAGENS NEGROS: CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DAS CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL COM PERSONAGENS NEGROS: CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DAS CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL COM PERSONAGENS NEGROS: CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DAS CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Fabiane Cristina Costa coelho Sousa Ilana Fernandes da Silva

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS.

FORMAÇÃO CONTINUADA EM CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS. FORMAÇÃO CONTINUADA EM CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS. Nadjane Gonçalves de Oliveira * nadjaneoliveira@gmail.com RESUMO Por se tratar de uma relevante prática educativa, a formação de professores

Leia mais

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico.

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico. 1ª Série 6EDU081 DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A O planejamento de ensino como requisito essencial na organização do trabalho docente. Planejamento: Tipos, elementos constitutivos e planos

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA: PODER, IDENTIDADE E DIFERENÇA

EDUCAÇÃO FÍSICA: PODER, IDENTIDADE E DIFERENÇA EDUCAÇÃO FÍSICA: PODER, IDENTIDADE E DIFERENÇA Mário Luiz Ferrari Nunes Grupo de pesquisa em Educação Física Escolar FEUSP (CNPq) Resumo O atual debate sobre identidade e a diferença está associado ao

Leia mais

TÍTULO: 11 ANOS DA LEI 10639/2003 E O ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO

TÍTULO: 11 ANOS DA LEI 10639/2003 E O ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO TÍTULO: 11 ANOS DA LEI 10639/2003 E O ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES AUTOR(ES):

Leia mais