EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA"

Transcrição

1 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Projeto: Por uma música popular social brasileira: o samba e a ditadura militar brasileira Orientação: Prof.ª Dr.ª Cilene M. Pereira Descrição: Este projeto propõe um estudo das letras de sambas compostos no período de 1964, início da ditadura militar no Brasil, até o ano de 1985, momento de abertura democrática, observando como compositores, inseridos em uma tradição musical contestatória advinda da cultura afrodescendente (e entendendo o samba como lugar de projeção de vozes sociais excluídas e marginais), tratavam de temas da realidade histórico-social-política brasileira. Num primeiro momento, far-se-á um levantamento de compositores e canções do período citado a fim de estabelecer um corpus de pesquisa, tendo como referenciais iniciais dicionários e enciclopédias da música popular brasileira. Em seguida, examinar-se-ão os temas encontrados nos sambas, dando destaque para os que constituem lugar de problematização da realidade brasileira no período ditatorial e buscando entender o posicionamento ideológico e social de seus compositores. - interessado(a) nos temas: música popular brasileira; história do samba; ditadura militar brasileira; - graduando(a) do curso de Letras EaD e/ou dos cursos de psicologia, música, pedagogia e serviço social (que estejam, no mínimo, no 4º período). prof.cilene.pereira@unincor.edu.br até 16 de setembro de As entrevistas serão Projeto: O negro no cinema: a luta pelos direitos civis Orientação: Prof.ª Dr.ª Maria Elisa Rodrigues Moreira Descrição: Este projeto propõe uma reflexão sobre as maneiras pelos quais o cinema aborda a luta pelos direitos civis da população negra, representando tanto a organização dessa população para garantir esses direitos quanto as diversas formas pelas quais eles foram e continuam a ser infringidos ao longo da história. Os filmes com essa temática serão organizados em torno de três principais eixos, relacionados a contextos históricos, geográficos e culturais específicos: 1) Brasil; 2) Estados Unidos; 3) África do Sul. Num primeiro momento, serão identificados alguns filmes que se adequem a cada um desses eixos, de modo a se compor um quadro geral do assunto que subsidie a seleção do corpus de análise. Após a escolha do(s) filme(s) a ser(em) pesquisado(s), com o subsídio de leituras de caráter teórico e crítico será feita a análise da maneira pela qual esses filmes tratam a questão dos direitos civis dos negros.

2 - interessado(a) nos seguintes temas: direito civis; questões étnicas; racismo; movimentos populares; organização política e social da população; preconceito. - graduando(a) do curso de Letras EaD e/ou dos cursos de Psicologia, Direito, Pedagogia e Serviço Social (que estejam, no mínimo, no 4º período). maria.elisa@unincor.edu.br até 16 de setembro de As entrevistas serão Projeto: (Des)dobramento de vozes: a imagem, o discurso e a argumentação orientando ações e sentidos Orientação: Prof.ª Dr.ª Maria Alzira Leite Descrição: Este projeto propõe análises dos dizeres e/ou discursos, em diferentes gêneros, nas esferas: publicitária, jurídica e/ou midiática. Considerando as inúmeras situações de comunicação e as orientações argumentativas, o fio condutor do projeto vislumbra uma perspectiva ligada à apreciação dos atos de fala, do seu efeito e, concomitamente, da sua produção de sentido. Nessa linha, o ponto central, aqui, está em abrir um espaço de problematização e discussão dos modos de enunciar, considerando a materialidade linguageira, a ação retórica presente nos diálogos orais e/ou escritos, recorrente, inclusive, em situações de trabalho. As diretrizes para o alicerce da pesquisa perpassam pelo levantamento de gêneros visando à produção de corpus. E, ainda, por uma seleção teórico-metodológica que contemple os modos de organização dos discursos, em diálogo com teorias cujo foco privilegia abordagens linguístico-multimodal e interativa. - interessado(a) em: discursos publicitários, políticos, jurídicos, argumentativos, educacionais; gêneros propaganda, publicidade, documentário, filme; discursos em situações de trabalho (clínica da atividade). - graduando(a) do curso de Letras EaD e/ou dos cursos de administração, ciências contábeis, direito, enfermagem, odontologia pedagogia, psicologia, serviço social, odontologia (que estejam, no mínimo, no 4º período). prof.maria.leite@unincor.edu.br até 16 de setembro de As entrevistas serão Projeto: O ativismo político sobre gênero e sexualidade nos letramentos digitais Orientadora: Prof.ª Dr.ª Thayse Figueira Guimarães

3 Descrição: O surgimento das novas mídias e tecnologias de comunicação e de circulação da informação produzem mudanças em quase todas as esferas de comunicação humana na atualidade. Essas mudanças são visíveis no cotidiano de uma sociedade e no seu fazer político. Em face disso, este projeto tem como finalidade investigar e discutir o ativismo político sobre gênero e sexualidade na atualidade brasileira, considerando o modo como o mesmo tem se manifestado pelas mídias digitais. Serão focalizadas páginas de grupos ou comunidades on-line que realizem algum um tipo de ativismo político sobre de gênero e sexualidade. Os dados serão gerados a partir da inserção ativa nesses grupos. Argumenta-se que tais espaços se tornaram, na contemporaneidade, lugares de ativismo político e de construção de significados transgressores sobre a vida pública e privada, por meio dos quais micropolíticas de identidades são construídas. - interessado(a) nos temas: interações virtuais, grupos de afinidades, ativismo político e identidade de gênero e sexualidade; - graduando(a) do curso de Letras EaD e/ou dos cursos de psicologia, serviço social e pedagogia (que estejam, no mínimo, no 4º período). Inscrição: enviar currículo vitae ou lattes e carta de intenção para o thayse.guimaraes@unincor.edu.br até 16 de setembro de As entrevistas serão Projeto: A presença do desqualificado na obra de Chico Buarque de Holanda Orientação: Prof. Dr. Luciano Marcos Dias Cavalcanti Descrição: A música popular é, reconhecidamente, uma das expressões mais altas da cultura brasileira. Ela assumiu no cenário cultural brasileiro o desafio de dominar e expressar a vasta e complexa realidade cultural de nosso país. Um de seus compositores mais significativos é Chico Buarque de Holanda. Em sua obra podemos notar uma grande variedade de temas e formas: o político, o lírico, o mundo feminino, o carnaval, a infância, a cidade, etc.. Podemos dizer que uma das temáticas centrais do compositor é a representação do cidadão simples, da pessoa humilde, desqualificada e esquecida pela maior parte da sociedade brasileira. Nesse sentido, este projeto propõe um estudo das letras musicais de Chico Buarque, no sentido de evidenciar, por meio da análise de suas canções, como o compositor trabalha o humilde e o desqualificado em sua obra. - interessado(a) nos temas: Chico Buarque; Música popular Brasileira; Desqualificado; - graduando(a) do curso de Letras EaD e/ou dos cursos de psicologia, música, pedagogia e serviço social (que estejam, no mínimo, no 4º período).

4 até 16 de setembro de As entrevistas serão Projeto: As relações de gênero nas obras de literatura infanto-juvenil Orientação: Prof.ª Dr.ª Terezinha Richartz Descrição: O presente projeto compreende a literatura como mais um artefato capaz de introjetar valores patriarcais muitas vezes de forma imperceptível, através das entrelinhas, legitimando a supremacia do homem. De forma paradoxal, ao mesmo tempo em que reforça o patriarcado, a literatura pode desconstruir o discurso sobre os papéis masculino e feminino, apontando para relações mais igualitárias. Assim, o objetivo deste projeto é analisar como as relações de gênero e patriarcado são apresentadas na literatura infanto-juvenil. Num primeiro momento, far-se-á um levantamento de obras de literatura infanto-juvenil para selecionar a obra a ser analisada. Em seguida, examinar-se-á a obra selecionada a partir dos conceitos de gênero e patriarcado. - interessado(a) nos temas: machismo; relações de gênero; patriarcado; literatura infanto-juvenil; - graduando(a) do curso de Letras, pedagogia, psicologia, música, serviço social (que estejam, no mínimo, no 4º período). terezinha@unincor.edu.br até 16 de setembro de As entrevistas serão Projeto: Discurso e história: as manifestações sociais nos domínios da linguagem Orientação: Prof. Dr. Renan Mazzola Descrição: Este projeto de pesquisa propõe análises dos dizeres e/ou discursos sobre os protestos ou manifestações sociais que tiveram início em junho de 2013 com o aumento do valor da passagem de transporte público em todo o Brasil e que, de alguma forma, estendem-se até os dias de hoje e influenciam os acontecimentos políticos recentes. Para este fim, serão contemplados gêneros variados de circulação dos discursos, como cartazes empunhados por manifestantes, abordagem da mídia brasileira sobre o assunto, capas de jornais impressos, entrevistas, charges, fontes alternativas de informação, como a Mídia Ninja, etc. Este projeto visa a compreensão do funcionamento do discurso político atual, e, para tanto, parte dos pressupostos da Análise do Discurso e da Retórica contemporânea. Esses dois mirantes do discurso, de um lado, e das formas de argumentação, de outro nos fornecem ferramentas diversas para a análise de variados aspectos do discurso político no contexto brasileiro.

5 - interessado(a) em: discursos políticos, midiáticos, argumentativos; formas de enunciação. - graduando(a) do curso de Letras EaD e/ou dos cursos de direito, pedagogia, psicologia, serviço social (que estejam, no mínimo, no 4º período). mazzola.renan@gmail.com até 16 de setembro de As entrevistas serão

EDITAL DO PROGRAMA DE MESTRADO EM LETRAS PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FCTE PERIODO: MARÇO DE 2019 A FEVEREIRO DE 2020

EDITAL DO PROGRAMA DE MESTRADO EM LETRAS PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FCTE PERIODO: MARÇO DE 2019 A FEVEREIRO DE 2020 EDITAL DO PROGRAMA DE MESTRADO EM LETRAS PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FCTE PERIODO: MARÇO DE 2019 A FEVEREIRO DE 2020 Projeto: Da música popular brasileira à poesia Orientação: Prof.

Leia mais

ST 2- História, memória e política na produção audiovisual Profa. Dra. Angela Aparecida Teles (História ICH-PO/UFU)

ST 2- História, memória e política na produção audiovisual Profa. Dra. Angela Aparecida Teles (História ICH-PO/UFU) SIMPÓSIOS TEMÁTICOS ST 1- História e historiografia: América hispânica, EUA e Brasil Prof. Dr. Giliard Prado (História ICH-PO/UFU) E-mail: Este simpósio temático pretende reunir trabalhos

Leia mais

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino Grade Curricular - Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino SEMESTRE 1 CCA0218 Língua Portuguesa - Redação e Expressão Oral I 4 0 4 CCA0258 Fundamentos de Sociologia Geral

Leia mais

O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Edilva Bandeira 1 Maria Celinei de Sousa Hernandes 2 RESUMO As atividades de leitura e escrita devem ser desenvolvidas com textos completos

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Estudo do objeto da Comunicação Social e suas contribuições interdisciplinares para constituição de uma teoria da comunicação.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017

FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017 FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017 A Coordenação de Pesquisa da Faculdade Sumaré torna público o presente Edital para abertura

Leia mais

Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Esta linha de pesquisa objetiva o exame dos processos de construção do conhecimento docente do professor de línguas, com ênfase no papel da linguagem

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 010/2017 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA - CAMPUS REPÚBLICA

CURSO DE PEDAGOGIA - CAMPUS REPÚBLICA FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS UNIDADE: REPÚBLICA ORGANIZADORES: Dr. Marcos Correa Me. Jair Bueno de Araújo Dr. Rodrigo Leite da Silva I COLÓQUIO TEM COMO TEMA QUEM TEM MEDO DO CURRÍCULO: DISCUSSÕES E PRÁTICAS

Leia mais

O LETRAMENTO DIGITAL E/OU MULTILETRAMENTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

O LETRAMENTO DIGITAL E/OU MULTILETRAMENTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA O LETRAMENTO DIGITAL E/OU MULTILETRAMENTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Telma Patricia Nunes Chagas Almeida - UERN telmauern@gmail.com Jesiane Maria de Sena Araújo - UERN jesianearaujo@uol.com.br

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 02/2017

FACULDADE DE TECNOLOGIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 02/2017 FACULDADE DE TECNOLOGIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 02/2017 A Coordenação de Pesquisa da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL PLANO DE ENSINO 2012-1 DISCIPLINA: Antropologia PROFESSOR: Ms. Clóvis Da Rolt I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h II EMENTA A partir de uma perspectiva histórico-evolutiva, a disciplina

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR E EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

CURSO DE PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR E EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS: CURSO DE PEDAGOGIA AUTORIZAÇÃO: Portaria Ministerial (MEC) nº 769/2000 RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 2626/2004 renovado pelo Decreto Estadual 795/2016 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 3 anos / Máximo:

Leia mais

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico.

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico. 1ª Série 6EDU081 DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A O planejamento de ensino como requisito essencial na organização do trabalho docente. Planejamento: Tipos, elementos constitutivos e planos

Leia mais

ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NO CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NO CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NO CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS Weiller César Almeida de Oliveira 1, Dayana Santos 2, Elizângela Marcelina de Araújo 3, Mayra Oliveira Silva

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO CHAMADA DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PRÓ-CIÊNCIA

EDITAL DE INSCRIÇÃO CHAMADA DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PRÓ-CIÊNCIA EDITAL DE INSCRIÇÃO CHAMADA DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PRÓ-CIÊNCIA A Coordenação Institucional de Iniciação Científica do Centro Universitário FECAP torna público

Leia mais

Artefatos culturais e educação...

Artefatos culturais e educação... Artefatos culturais e educação... USO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROFª. JOICE ARAÚJO ESPERANÇA Vídeos: artefatos culturais? Vídeos Filmes Desenhos animados documentários Propagandas Telenovelas

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO INICIAL E INTERVENÇÃO NA ESCOLA BÁSICA

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO INICIAL E INTERVENÇÃO NA ESCOLA BÁSICA 1 HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO INICIAL E INTERVENÇÃO NA ESCOLA BÁSICA Heldina Pereira Pinto Fagundes (UNEB) 1 RESUMO Este trabalho tem como objetivo realizar

Leia mais

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Sujeitos da educação: escola e identidade social. Ementa: Processos identitários e categorias de pertencimento social: classe, gênero, etnia

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO CHAMADA DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PRÓ-CIÊNCIA

EDITAL DE INSCRIÇÃO CHAMADA DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PRÓ-CIÊNCIA EDITAL DE INSCRIÇÃO CHAMADA DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PRÓ-CIÊNCIA A Coordenação Institucional de Iniciação Científica do Centro Universitário FECAP torna público

Leia mais

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016 Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Obrigatórias Ementas 2016 Disciplina: Divulgação científica: história, conceitos e modelos O objetivo da disciplina é fazer uma introdução

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2015

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2015 1 CURSO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE I... 4 02 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO... 4 03 PROFISSIONALIDADE DOCENTE... 4 04 RESPONSABILIDADE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 006/2017 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 006/2017 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 006/2017 CONSEPE Aprova ajuste curricular nos cursos de licenciatura e de bacharelado em História do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, da Fundação Universidade do Estado de

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Site: Contato:

Site:  Contato: III Fórum Internacional de Pedagogia FIPED Universidade Estadual do Ceará - UECE Campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central FECLESC. Quixadá - Ceará Brasil 10, 11,12 e 13 de Novembro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Olhares Antropológicos em Educação Código JP0004 PROFESSOR: Clóvis Da Rolt I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II EMENTA Análise

Leia mais

CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS DOS CONCEITOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE EM MATERIALIDADES LEGISLATIVAS. José Ricardo de Souza Rebouças Bulhões 1 INTRODUÇÃO

CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS DOS CONCEITOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE EM MATERIALIDADES LEGISLATIVAS. José Ricardo de Souza Rebouças Bulhões 1 INTRODUÇÃO CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS DOS CONCEITOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE EM MATERIALIDADES LEGISLATIVAS José Ricardo de Souza Rebouças Bulhões 1 INTRODUÇÃO O presente resumo apresenta os resultados parciais de pesquisa

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA LÍNGUA INGLESA Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Universidade Aberta do Brasil Coordenação do Curso: Profa. Dra. Eliane Segati

Leia mais

Prof. Ademar Celedônio Diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação.

Prof. Ademar Celedônio Diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação. Prof. Ademar Celedônio Diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação. BNCC: é a hora da tecnologia?! Como o modelo educacional deve se adaptar ao mundo real? Antes, o conhecimento

Leia mais

Especialização em Ensino de Química

Especialização em Ensino de Química Especialização em Ensino de Química Introdução aos Estudos a Distância 30 Políticas Educacionais e a Prática Docente 30 Educação Inclusiva 30 Epistemologia e o Ambiente de Ensino 30 Avaliação da Aprendizagem

Leia mais

COMPONENTES CURRICULARES COMPLEMENTARES: CH Teórica 60. CH Prática

COMPONENTES CURRICULARES COMPLEMENTARES: CH Teórica 60. CH Prática COMPONENTES CURRICULARES COMPLEMENTARES: Teórica Prática EAD Pré-requisitos 1. Aquisição do Português por Lusofalantes 2. Discurso e Educação Ambiental 3. Drama em Língua a 4. Drama em Língua Inglesa 5.

Leia mais

EDITAL Nº36 / PRPGPE

EDITAL Nº36 / PRPGPE EDITAL Nº36 /2016 - PRPGPE A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão PRPGPE do Centro Universitário Franciscano torna público que estarão abertas, a partir de 07 de dezembro de 2016, as inscrições

Leia mais

Português - 8º Ano Ano letivo 2014/2015 (Para)Textos 8

Português - 8º Ano Ano letivo 2014/2015 (Para)Textos 8 Português - 8º Ano Ano letivo 2014/2015 (Para)Textos 8 Plano anual De acordo com a informação disponibilizada pelo Ministério da Educação e Cultura, «conjuntamente com os atuais Programas de cada disciplina,

Leia mais

Ementas curso de Pedagogia matriz

Ementas curso de Pedagogia matriz Ementas curso de Pedagogia matriz 100031 DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL Leitura e compreensão dos diversos gêneros textuais, abordando a escrita do parágrafo, da paráfrase e de textos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA Matriz Curricular do Curso de Pedagogia 2014-2017 * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Texto -------- Fundamentos Históricos Filosóficos da Educação -------- Fundamentos Socioeconômicos da Educação --------

Leia mais

EDITAL Nº 009/2017-PPGL

EDITAL Nº 009/2017-PPGL UNIOESTE - CAMPUS DE CASCAVEL CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM LINGUAGEM E SOCIEDADE, NÍVEL DE MESTRADO E DOUTORADO EDITAL Nº 009/2017-PPGL

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Resumos para apresentação em pôster

Resumos para apresentação em pôster Lista dos trabalhos s do Eixo III - Ciências Humanas e Sociais Todos os trabalhos aprovados somente será apresentado no evento se todos os autores do trabalho estiverem com suas inscrições pagas até dia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA 1) ASSESSORIA E CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO O mapeamento do campo de atuação em assessoria e consultoria em comunicação, baseado na

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS - IRATI (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS - IRATI (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS - IRATI (Currículo iniciado em 2015) ANÁLISE DO DISCURSO 68 h/a 1753/I Vertentes da Análise do Discurso. Discurso e efeito de sentido. Condições de

Leia mais

CHAMADA INTERNA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

CHAMADA INTERNA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CHAMADA INTERNA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FaE/CBH) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS

Leia mais

Primeiro Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura Espaço de Brincar. Propostas de Diretrizes e Ações Eixo Memória e Patrimônio

Primeiro Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura Espaço de Brincar. Propostas de Diretrizes e Ações Eixo Memória e Patrimônio Primeiro Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura Espaço de Brincar Propostas de Diretrizes e Ações Eixo Memória e Patrimônio (137 pontinhos) DIRETRIZ MEMÓRIA E PATRIMÔNIO M.I. IMPLANTAR E IMPLEMENTAR

Leia mais

Especialização em Ensino de Química

Especialização em Ensino de Química Especialização em Ensino de Química Disciplinas C. H. Introdução aos Estudos a Distância 30 Políticas Educacionais e a Prática Docente 30 Educação Inclusiva 30 Epistemologia e o Ambiente de Ensino 30 Avaliação

Leia mais

II ENCONTRO DE LETRAS DO LITORAL NORTE DA PARAÍBA Letras em diálogo: língua, literatura e cultura 24 a 26 de abril/2019 1ª CIRCULAR

II ENCONTRO DE LETRAS DO LITORAL NORTE DA PARAÍBA Letras em diálogo: língua, literatura e cultura 24 a 26 de abril/2019 1ª CIRCULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA II ENCONTRO DE LETRAS DO LITORAL NORTE DA PARAÍBA Letras em diálogo: língua, literatura

Leia mais

EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES

EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES Ementas dos Conteúdos Básicos Profissionais Filosofia da Educação I - 04 créditos - 60 horas Conceito de Filosofia e Filosofia da Educação. Filosofia, conhecimento,

Leia mais

Vagas Remanescentes para o curso Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira

Vagas Remanescentes para o curso Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira 72 118 2447 4 4 Ciências Sociais 2447 Antropologia I Noturno 3a feira 72 118 2447 0 0 Ciências Sociais 6547 Sociologia I Vespertino 4a feira 72

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. (E) Carga horária obrigatória de escolha: 60 (ON) Carga horária optativa de ênfase: 60

MATRIZ CURRICULAR. (E) Carga horária obrigatória de escolha: 60 (ON) Carga horária optativa de ênfase: 60 Curso: CINEMA E Titulação: LICENCIADO Habilitação: - Enfâse: - Linha de Formação: - Currículo: 57.02.003 Versão: 1 Turno: Noturno (OB) Carga horária obrigatória: 2280 (O) Carga horária optativa: 300 (E)

Leia mais

RELIGIOSA NA SOCIEDADE MODERNA E CONTEMPORÂNEA

RELIGIOSA NA SOCIEDADE MODERNA E CONTEMPORÂNEA 1 CT 1 HISTÓRIA E MEMÓRIA DE PEDAGOGIAS, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO RELIGIOSA NA SOCIEDADE MODERNA E CONTEMPORÂNEA 27/09/2017 Vespertino 14h às 18h 09 Sala 01 28/09/2017 Matutino 8h às 12h 09 Sala

Leia mais

APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS

APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS 221 de 297 APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS Carla da Silva Lima (UESB) RESUMO Inscrito no campo teórico da Análise do Discurso francesa, o objetivo deste trabalho é defender

Leia mais

CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola

CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola Resumo A série Caminhos da Escola nos apresenta neste episódio Arte na Escola, uma coletânea de matérias gravadas a partir de experiências em escolas de formação técnica

Leia mais

Adriano Negreiros. Piada Pronta A R E V I S T A Q U E N Ã O E S C O N D E

Adriano Negreiros. Piada Pronta A R E V I S T A Q U E N Ã O E S C O N D E Adriano Negreiros Piada Pronta A R E V I S T A Q U E N Ã O E S C O N D E O R I S O 1ª Edição 2018 Capa Adriano Negreiros da Silva Pesquisa Iconográfica e Imagens Adriano Negreiros da Silva Texto Adriano

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 0993/I C/H 68 Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de ensino:

Leia mais

TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS FRENTE À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI /2008

TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS FRENTE À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI /2008 TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS FRENTE À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/2008 Dilan Kuntzler Magnus 1 Iara Tatina Bonin 2 Resumo Este artigo surge como parte integrante da pesquisa Temática

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790 Altera os anexos da Resolução CEPEC nº 698, que fixa o currículo pleno do curso de graduação em Pedagogia Licenciatura Plena

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais torna público o presente

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Núcleo de Apoio Pedagógico

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Núcleo de Apoio Pedagógico REMATRÍCULA 2 SEMESTRE 2018 Tabela de vagas remanescentes do 1 período de rematrícula, disponíveis para o 2º período de rematrícula (27/07 a 29/07/2018). Atenção: Disciplinas que não possuem mais vagas

Leia mais

I CONGRESSO INTERNACIONAL ONLINE DE ESTUDOS SOBRE CULTURAS

I CONGRESSO INTERNACIONAL ONLINE DE ESTUDOS SOBRE CULTURAS I CONGRESSO INTERNACIONAL ONLINE DE ESTUDOS SOBRE CULTURAS A cultura do ser e o ser da cultura: contextos, formas de produção e desenvolvimento social na América Latina Centro Latino-Americano de Estudos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 8ºano Ano Letivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 8ºano Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 8ºano Ano Letivo 2016/2017 Domínios/Conteúdos Objetivos,,, PNL e BE/CRE (5 tempos) s Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar,

Leia mais

F A C U L D A D E C Á S P E R L Í B E R O

F A C U L D A D E C Á S P E R L Í B E R O CENTRO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA CIP PROCESSO SELETIVO PARA PESQUISA DISCENTE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2018 Edital O Diretor da Faculdade Cásper Líbero, no uso de suas atribuições, publica o presente edital

Leia mais

EDITAL Nº 02/ Apresentação. 2. Público Alvo

EDITAL Nº 02/ Apresentação. 2. Público Alvo EDITAL Nº 02/2014 Regulamenta o Processo Seletivo Simplificado de alunos e alunas para cursar disciplinas optativas do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Componentes Curriculares Comuns dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC

Componentes Curriculares Comuns dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC Componentes Curriculares Comuns dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC Componente Curricular Alfabetização e Letramento I Alfabetização e Letramento II Antropologia Didática I Didática II Diversidade,

Leia mais

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. a) Pesquisas com resultados parciais ou finais (dissertações e teses);

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. a) Pesquisas com resultados parciais ou finais (dissertações e teses); X Jogo do Livro Infantil e Juvenil: Qual Literatura? 6 a 8 de novembro de 2013 Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Orientações para submissão de trabalhos 1) Comunicações Na categoria

Leia mais

NORMAS PARA INSCRIÇÃO

NORMAS PARA INSCRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS - PERÍODO 2015.1 Período de Inscrição: 23 e 24/02/2015

Leia mais

GEPLIS GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUAGEM E IDENTIDADES SOCIAIS

GEPLIS GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUAGEM E IDENTIDADES SOCIAIS 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

ERRATA 001/2017 A) QUADRO DE OFERTA DE VAGAS PARA O MESTRADO. Corpo Projetos de Pesquisa Temas para orientação Vagas docente

ERRATA 001/2017 A) QUADRO DE OFERTA DE VAGAS PARA O MESTRADO. Corpo Projetos de Pesquisa Temas para orientação Vagas docente ERRATA 0/27 EDITAL PPGEL/ILEEL/UFU nº0/27, de 16 de janeiro de 27 O Coordenador do, Prof. Dr. Cleudemar Alves Fernandes, retifica o Edital nº 0/27 de Seleção para Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos

Leia mais

1 o Semestre. LETRAS Descrições das disciplinas. Fundamentos para os Estudos Linguísticos. Estudos Literários: Poesia

1 o Semestre. LETRAS Descrições das disciplinas. Fundamentos para os Estudos Linguísticos. Estudos Literários: Poesia Fundamentos para os Estudos Linguísticos Estudos Literários: Poesia 1 o Semestre Introdução ao estudo científico da linguagem. A constituição histórica e a delimitação epistemológica da Linguística Contemporânea.

Leia mais

Ementário das disciplinas

Ementário das disciplinas Ementário das disciplinas 100 h/a - Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos Ementa: Estudo das problemáticas de alfabetização de adultos na realidade brasileira. Da alfabetização de jovens e adultos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EDITAL 11/2012 PPGCSA Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 10/2019

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 10/2019 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 10/2019 PROCESSO SELETIVO PARA FINS DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL 1 Abertura O Pró-Reitor de Pesquisa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 129, DE 10 DE AGOSTO DE 2011 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - CEPE, tendo em vista a decisão tomada em sua 300ª Reunião Ordinária, realizada em 10 de agosto de 2011, e

Leia mais

Colégio Estadual Protásio Alves ENTRE UM CONTO E A MINHA VIDA : UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COM UM CLÁSSICO DA LITERATURA BRASILEIRA

Colégio Estadual Protásio Alves ENTRE UM CONTO E A MINHA VIDA : UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COM UM CLÁSSICO DA LITERATURA BRASILEIRA Colégio Estadual Protásio Alves ENTRE UM CONTO E A MINHA VIDA : UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COM UM CLÁSSICO DA LITERATURA BRASILEIRA Justificativa A função dos conteúdos de Língua Portuguesa

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ Roteiro de Estudos da 3ª Unidade ª Série B AMAR DE VERDADE

CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ Roteiro de Estudos da 3ª Unidade ª Série B AMAR DE VERDADE CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ Roteiro de Estudos da 3ª Unidade 2016 8ª Série B 1 AMAR DE VERDADE Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas

Leia mais

II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia

II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia 24 a 27 de Julho de 2012 Instituto de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo (SP) 1ª Circular e Chamada de Trabalhos O II Simpósio Nacional de Educação

Leia mais

EDITAL PPGEduc Nº 005/2017

EDITAL PPGEduc Nº 005/2017 EDITAL PPGEduc Nº 005/2017 Seleção de candidatos(as) ao processo de credenciamento e recredenciamento de docentes para o Programa de Pós- Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Leia mais

Período Gênero textual Expectativa

Período Gênero textual Expectativa DISCIPLINA: Produção de texto ANO DE REFERÊNCIA: 2016 PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 6ºano Período Gênero textual Expectativa P35 Compreender o papel do conflito gerador no desencadeamento dos episódios narrados.

Leia mais

REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAMMA

REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAMMA REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAMMA Faculdade Metropolitana de Maringá, v.1, n.1-2016 Disponível em revista.famma.br A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por

Leia mais

F A C U L D A D E C Á S P E R L Í B E R O

F A C U L D A D E C Á S P E R L Í B E R O CENTRO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA CIP PROCESSO SELETIVO PARA PESQUISA DISCENTE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019 Edital O Diretor da Faculdade Cásper Líbero, no uso de suas atribuições, publica o presente edital

Leia mais

FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 02/2017

FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 02/2017 FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 02/2017 A Coordenação de Pesquisa da Faculdade Carlos Drummond de Andrade

Leia mais

EDITAL Nº 72/ GR/UEMA

EDITAL Nº 72/ GR/UEMA EDITAL Nº 72/2016 - GR/UEMA A Universidade Estadual do Maranhão, torna público, para conhecimento dos interessados, que, no período de 02/06/2016 a 22/07/2016, estarão abertas as inscrições para Concursos

Leia mais

MEMÓRIA DISCURSIVA DO FEMININO NA PUBLICIDADE DE LINGERIES

MEMÓRIA DISCURSIVA DO FEMININO NA PUBLICIDADE DE LINGERIES 247 de 297 MEMÓRIA DISCURSIVA DO FEMININO NA PUBLICIDADE DE LINGERIES Daiane Rodrigues de Oliveira Maria da Conceição Fonseca-Silva *** Edvania Gomes da Silva **** RESUMO Neste trabalho, analisamos o papel

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DA PERSONAGEM FÉLIX: DA NOVELA PARA AS PÁGINAS DO FACEBOOK

TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DA PERSONAGEM FÉLIX: DA NOVELA PARA AS PÁGINAS DO FACEBOOK TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DA PERSONAGEM FÉLIX: DA NOVELA PARA AS PÁGINAS DO FACEBOOK CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: LETRAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

TÍTULO: O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS REPRESENTAÇÕES DO DISCENTE DE EJA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA ORAL

TÍTULO: O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS REPRESENTAÇÕES DO DISCENTE DE EJA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA ORAL TÍTULO: O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS REPRESENTAÇÕES DO DISCENTE DE EJA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA ORAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 104/2008-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 104/2008-CEPE RESOLUÇÃO Nº 104/2008-CEPE Aprova alteração do Projeto Político Pedagógico do Programa de Pós- Gradação stricto sensu em Letras nível de Mestrado. Considerando o contido no Processo CR nº 22844/2007, de

Leia mais

CONCURSO PARA A PREFEITURA DE PETRÓPOLIS PROFESSOR: LEONARDO MALGERI

CONCURSO PARA A PREFEITURA DE PETRÓPOLIS PROFESSOR: LEONARDO MALGERI CONCURSO PARA A PREFEITURA DE PETRÓPOLIS - 2015 PROFESSOR: LEONARDO MALGERI 1 - O PENSAMENTO E A LINGUAGEM - A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO - A LEITURA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS DOS DIFERENTES GÊNEROS DISCURSIVOS

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 10/2019

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 10/2019 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 10/2019 PROCESSO SELETIVO PARA FINS DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL 1 Abertura O Pró-Reitor de Pesquisa

Leia mais

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROGRAMA GERAL DE DISCIPLINA - PGD

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROGRAMA GERAL DE DISCIPLINA - PGD UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN CAMPUS AVANÇADO PROFª. MARIA ELISA DE A. MAIA - CAMEAM DEPARTAMENTO DE LETRAS DL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS PPGL Curso de Mestrado Acadêmico

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS EDITAL MONITORIA VOLUNTÁRIA/205-2 EDITAL Nº 0/205/CECH A Comissão de Monitoria do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de Sergipe comunica que estão abertas, no período

Leia mais

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 06/2016

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 06/2016 DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 06/2016 APRESENTA AS NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA XIII JORNADA ACADÊMICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA I- DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

Livros didáticos de língua portuguesa para o ensino básico

Livros didáticos de língua portuguesa para o ensino básico Livros didáticos de língua portuguesa para o ensino básico Maria Inês Batista Campos maricamp@usp.br 24/09/2013 Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC Ilhéus-Bahia Objetivos Compreender o livro didático

Leia mais

Instrumento. COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, Mariângela Maia de Oliveira *

Instrumento. COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, Mariângela Maia de Oliveira * Resenha Instrumento COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. Mariângela Maia de Oliveira * Tomando por base os novos conceitos subjacentes ao processo de

Leia mais