Introdução à Indexação LILACS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução à Indexação LILACS"

Transcrição

1 Introdução à Indexação LILACS Objetivo: Aplicar os procedimentos de indexação na literatura técnicocientífica em saúde usando a metodologia LILACS Conteúdo desta aula Origem da Indexação LILACS Importância da Indexação Processo de indexação Conceitos básicos Estrutura e características Princípios Na LILACS Um pouco mais sobre o DeCS Descritores em Ciências da Saúde

2 Origem da Indexação LILACS A indexação LILACS está baseada nos princípios do sistema de indexação da NLM (National Library of Medicine) utilizado para a indexação de artigos biomédicos para o MEDLINE. Considerando as características especiais da literatura Latino-Americana e também para contemplar a indexação de outros tipos de literatura a BIREME/OPS/OMS fez as adaptações e inclusões necessárias no processo de indexação para atender o contexto das publicações Latino- Americanas.

3 No processo de indexação LILACS são utilizados: Descritores (Primários e Secundários), Pré-codificados (limites), Qualificadores (aspectos) e Tipo de Publicação (TP). Mais adiante vamos trabalhar conceitualmente cada um deles...

4 O processo de indexação na LILACS Para iniciar a indexação na LILACS é essencial ter em mãos o kit de indexação LILACS DeCS Server (disponível no programa LILDBI-Web), Manual de Indexação de Documentos para a Base de Dados LILACS, Dicionários médicos, pesquisa por definições de termos médicos, Pesquisa na base de dados MEDLINE para ver como os assuntos similares já foram indexados (pesquisa por palavras do título).

5 Importância do Processo de Indexação O indexador não pode esquecer que indexar faz parte do tratamento da informação e o retorno desta ação é: alto grau de consistência e especificidade na recuperação de informações contidas nos documentos LILACS; recuperação do documento mais relevante possível no assunto pesquisado; refinamento da pesquisa por meio da lógica booleana ou inclusão de novos termos e descritores; aumento da abrangência da pesquisa por meio da explosão de categorias; categorização da recuperação da informação com o uso clusters e por fim, Diminuição do tempo despendido pelo profissional de saúde ou pesquisador na recuperação da informação necessária ao seu desempenho profissional.

6 Importância do Processo de Indexação Se deixarmos de atribuir um ou mais descritores/termos no momento da indexação, as consequências serão sentidas no resultado da busca, trazendo prejuízo tanto para o usuário quanto para visibilidade do documento. E se atribuirmos descritores/ termos que não condizem com o documento, as consequências, mais uma vez, afetará o usuário que perderá tempo com documentos inúteis que não refletem sua pesquisa.

7 Importância do Processo de Indexação Portanto, é de suma importância o papel do indexador na precisão e qualidade da indexação. Sem indexação, a busca pela informação nas bases de dados seria limitada à pesquisa livre no título e resumo e nem sempre o resultado encontrado representaria fielmente o conteúdo.

8 Processo de Indexação - Conceitos básicos Entender os conceitos, estrutura e características do sistema de indexação são fundamentais para o bom aprendizado. Vamos nos familiarizar com alguns conceitos que serão usados e aplicados no decorrer desta Unidade.

9 Processo de Indexação - Conceitos básicos Indexação Processo pelo qual é descrito o conteúdo de um documento mediante aplicação de descritores, depois da leitura técnica e análise do texto. Descritores Termos extraídos de um vocabulário controlado, no caso da LILACS é o DeCS, que expressam conceitos da área de Ciências da Saúde. Qualificadores Termos que definem aspectos de um assunto qualificando o descritor adotado. Os qualificadores estão sempre associados a descritores, especificando o máximo possível um determinado assunto. Ex: Dengue/epidemiologia.

10 Processo de Indexação - Conceitos básicos Tipos de Publicação Termos usados para descrever o formato ou desenho do estudo (mais que o conteúdo) do documento. A exemplo dos pré-codificados, aparecem em uma tabela no campo [71] e também com acesso ao DeCS. Ex: CARTA, EDITORIAL, RELATO DE CASO, REVISÃO, etc. Descritores pré-codificados São termos que caracterizam os sujeitos ou objetos de pesquisa. Dividem-se em: tipo, gênero, grupos etários e período histórico. No programa de indexação LILDBI- Web os pré-codificados aparecem em uma tabela campo [76] com possibilidade de consulta ao DeCS. Na recuperação na LILACS, eles aparecem como limites. Ex: HUMANO, ANIMAIS, CRIANÇA, etc.

11 Processo de Indexação - Conceitos básicos Um bom entendimento destes conceitos de indexação é essencial para a prática do indexador. As práticas e políticas de indexação dependem do indexador para serem seguidas e aplicadas consistentemente.

12 Processo de Indexação Estrutura e características A estrutura do sistema de indexação é coordenado, o que significa que o conteúdo dos trabalhos é expresso pela combinação ou junção de descritores. Essa coordenação acontece de duas formas: indexação com descritores pré-coordenados e pós-coordenados. Descritores Pré-coordenados são termos compostos criados para facilitar a representação de um assunto, por exemplo: uma doença, um processo fisiológico ou um serviço de saúde. O Descritor foi formado com a junção de um ou mais Descritores para formar um único conceito. A pós-coordenação é a seleção de vários Descritores (termo simples ou pré-coordenado) do DeCS para representar um determinado assunto.

13 Exemplo de Descritor Pós-coordenado Documento: Planejamento arquitetônico de unidades de terapia intensiva em hospitais psiquiátricos. Se pesquisarmos os descritores, teremos: HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS + UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA + ARQUITETURA HOSPITALAR Exemplos de Descritores Pré-coordenados CIRROSE HEPÁTICA ALCOÓLICA - formado por CIRROSE + FÍGADO + ALCOOLISMO CÂNCER DE MAMA (NEOPLASIAS DA MAMA) - formado por CÂNCER + MAMAS (órgão) PROCESSOS FISIOLÓGICOS DO SANGUE - formado por PROCESSOS FISIOLÓGICOS + SANGUE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE - formado por AVALIAÇÃO + SERVIÇOS DE SAÚDE

14 Primeiro passo na seleção de um Descritor... 1 Verificar se há um termo Pré-coordenado no DeCS que seja apropriado para o assunto que se quer representar. Ao pesquisar no DeCS, evite usar plural, pois o termo pode estar no singular! No exemplo anterior, um indexador iniciante, poderia pensar em combinar os descritores: CIRROSE (doença) + FÍGADO (órgão) + ALCOOLISMO (doença) Mas se indexarmos dessa forma, essa indexação vai aparecer na LILACS com esses três descritores e quando o usuário fizer uma busca sobre a doença Cirrose Hepática Alcoólica, não recuperará esse artigo, a menos que faça pesquisa por título, mas nem sempre o título é representativo. Quando não encontrar no DeCS um termo pronto para usar na sua indexação (Descritor Pré-coordenado), a segunda opção é fazer a Pós-coordenação, escolhendo dois ou mais Descritores ou combinando o descritor com um qualificador para representar o conteúdo do documento mais fielmente possível.

15 O uso da coordenação dos Descritores é um ponto muito importante para uma boa indexação. A maioria dos Descritores possuem notas de indexação e elas devem ser o guia do indexador principalmente no que diz respeito às coordenações.

16 Princípios do processo de indexação Especificidade Atingir o maior grau de especificidade possível. Se um documento trata especificamente de LEUCÓCITOS não deverá ser indexado com um Descritor geral como SANGUE ou CÉLULAS SANGUÍNEAS. Se outro documento intitulado "Parasiticidas em ginecologia" discorre sobre o tratamento de vaginite por tricomonas com metronidazol, os Descritores serão VAGINITE POR TRICHOMONAS, METRONIDAZOL e ANTITRICOMONAS, e não ANTIPROTOZOÁRIOS e GINECOLOGIA. Concordância Seguir fielmente o conteúdo do DeCS e as diretrizes dadas pelas referências cruzadas. Deve-se seguir, também, a hierarquia dos Descritores e as regras que orientam o seu uso. Coerência Aplicar consistentemente as regras de indexação. Os Descritores deverão ser usados sempre da mesma forma. Assim, o usuário poderá confiar que localizará os mesmos conceitos no mesmo lugar com um índice de previsibilidade razoável.

17 Princípios do processo de indexação Imparcialidade Não predizer qual dos aspectos de um trabalho pode ser de interesse para este ou aquele usuário. Deve abster-se de emitir avaliações ou opiniões pessoais enfocando todos os assuntos em todos os seus aspectos, de forma imparcial e sem preconceitos. O documento em mãos é a maior autoridade sobre ele mesmo. Um indexador diligente é a segunda maior autoridade. Multiplicidade Atribuir a cada documento tantos Descritores quantos forem necessários para descrevê-lo em todos seus aspectos. A isto denomina-se indexação múltipla. Fidelidade Escolher Descritores que reproduzem fielmente o conteúdo do documento. Assim, o usuário encontrará facilmente o documento de seu interesse pois o Descritor selecionado o conduziu até a informação relevante que procurava. Bom Senso Omitir dados irrelevantes e não pertinentes, sem sacrificar a imparcialidade, especificidade, multiplicidade ou veracidade. Deve servir-se da sua familiaridade com o assunto, o tipo de periódico no qual está publicado o artigo, sua qualidade, política editorial e qualquer outro aspecto do seu conhecimento ou experiência. Deve ser objetivo para julgar a parte substancial do texto digna de recuperação, abstendo-se de avaliar o trabalho do autor.

18 Princípios do processo de indexação Dentre os princípios que guiam o processo de indexação, a especificidade é um dos mais importantes, pois proporciona precisão e profundidade na representação dos assuntos discutidos no texto.

19 Princípios do processo de indexação Para entender melhor veja um exemplo concreto da aplicação destes princípios na prática da indexação. Suponhamos que um documento tenha como título: "O infarto do miocárdio é uma das doenças cardiovasculares que causa mais preocupação nas pessoas". Para saber qual é o termo mais específico, vamos analisar a hierarquia.

20 Princípios do processo de indexação Infarto do Miocárdio é mais específico que Doenças Cardiovasculares, então pelo título apresentado, a indexação correta seria apenas por Infarto do Miocárdio. Doenças cardiovasculares foi só uma referência e só seria indexada se estivesse falando de várias outras doenças dessa hierarquia. Como vimos, a análise da hierarquia é de grande utilidade no momento da seleção de um Descritor. Para que o uso desse recurso torne-se hábito na indexação, é preciso praticar sempre; portanto, vamos trabalhar bem essa questão ao longo do curso.

21 Indexando na LILACS Os bibliotecários da Rede LILACS fazem a indexação por meio da atribuição de termos selecionados do DeCS, vocabulário desenvolvido a partir do Medical Subject Headings (MeSH), que permite o uso de terminologia comum para pesquisa em três idiomas (português, espanhol e inglês), proporcionando um meio consistente e único para a recuperação da informação, independente do idioma.

22 Veja o descritor DeCS da categoria de doenças: Os descritores oficiais autorizados e sinônimos Links para as categorias do descritor este descritor aparece em 4 diferentes árvores hierárquicas Nota de indexação Outros descritores relacionados com o descritor mostrado

23 O DeCS é organizado em uma estrutura hierárquica e, ao indexar, podemos utilizar os descritores/ termos gerais ou mais específicos. O sinal "+" ao lado do descritor indica a existência de termos mais específicos, veja a imagem:

24 Ao definirmos os descritores autorizados que usaremos na indexação devemos escolher quais serão Descritores Primários e quais serão Secundários Ops! O que é descritor primário? São os descritores que representam o ponto principal do artigo. Na NLM esses descritores são sinalizados com o asterisco e indicação da abreviatura IM Index Medicus. O que é descritor secundário? São termos que limitam, descrevem ou qualificam um Descritor Primário, ou pontos significantes discutidos pelo autor mas que não são necessariamente o ponto principal do artigo. Na NLM esses descritores são identificados pela abreviatura NIM Non Index Medicus.

25 Para melhor entendimento do que é Primário e Secundário, vamos tomar como exemplo o termo "CINÉTICA" que aparece em um documento com o título: "Cinética do Lactato Desidrogenase" Esse termo é complemento do Lactato Desidrogenase. Como saber? Através da leitura da nota de indexação do Descritor CINÉTICA que explica "quase nunca primário".

26 O DeCS possui outros descritores que normalmente são indexados como secundários, como: Doença Crônica, Doença Aguda, Síndrome, etc. Vejamos um exemplo de um documento como o seguinte título: Prevalência de doenças crônicas na América Latina e Caribe O assunto doença crônica deverá ser indexado como primário. Como saber? Através da leitura da nota de indexação do Descritor DOENÇA CRÔNICA onde consta "primário somente GER, que significa que só pode ser primário quando o assunto for discutido de uma maneira geral sem mencionar um tipo de doença crônica específica.

27 Abaixo segue quadro com os termos que normalmente são Primários e os que são Secundários. Isso facilitará o entendimento para a indexação.

28 Há um limite de Descritores por campo? Sim, o número máximo recomendado para Descritores Primários são 6 Descritores. Já como Secundários, o limite no LILDBI-Web são 20 Descritores Secundários, mas devemos limitar apenas aos discutidos e não os meramente mencionados. Quando ocorrerem muitos Descritores, verificar se há mais de três na mesma hierarquia e indexar pelo Descritor imediatamente superior.

29 Todos os tipos de documentos são indexados com a mesma profundidade/exaustividade? Não! Possuem indexação mais superficial: Livros/Monográficos; Documentos Não-convencionais; Teses. Descritores primários são retirados do título e objetivo e descritores secundários do título dos capítulos. No caso das revistas: Artigos Introdutórios, Editoriais, Biografias, Artigos de Revisão, Estudos de Casos e Artigos históricos também são indexados de forma superficial. Artigos originais, ensaios clínicos são indexados exaustivamente.

30 Vejamos o exemplo de um artigo após as etapas de indexação Descritores Primários, os demais são Secundários Resultado de pesquisa pelo iah

31 Resultado de pesquisa na LILACS Esse exemplo tem dois descritores Primários e dois Secundários. O Descritor Secundário: DOENÇA AGUDA complementa o descritor primário INFARTO CEREBRAL, pois não existe no DeCS o termo "Infarto Agudo Cerebral". Já o descritor SÍNDROME não precisa ser indexado como secundário, pois foi encontrado o termo pré-coordenado SÍNDROME HIPEREOSINOFILICA. Então é muito importante, antes de fazer tal coordenação, verificar se o DeCS possui termo précoordenado para aquela doença.

32 O Descritor DOENÇA CRÔNICA é outro exemplo que geralmente é indexado como secundário (veja nota de indexação). Esse descritor pode ser indexado como primário quando estiver sendo tratado de uma forma geral. Exemplo: "Mortalidade em pacientes portadores de doenças crônicas no Brasil nos últimos 10 anos". A indexação seria: HUMANO (pré-codificado) DOENÇA CRÔNICA / mortalidade (Descritor Primário) BRASIL / epidemiologia (Descritor Secundário)

33 Sempre ler as notas de indexação! No caso de um documento com o título "infarto agudo do miocárdio", não é necessário indexar DOENÇA AGUDA como Secundário, pois a nota de indexação do descritor Infarto do Miocárdio dá a seguinte orientação:

34 Um pouco mais sobre o DeCS De onde surgiu os DeCS/MeSH? O DeCS/MeSH é um vocabulário controlado, mundialmente utilizado para representar o assunto de todos os documentos das principais bases de dados em saúde, é uma versão ampliada do MeSH trilíngue, que originalmente é em inglês O DeCS contém mais de 30 mil termos das 16 categorias do MeSH, e mais 4 categorias próprias: saúde pública, homeopatia, ciências e saúde e vigilância sanitária.

35 Vamos praticar! Exercício: Introdução a Indexação

36 Como pesquisar descritores DeCS na LILACS Este vídeo mostra o passo-a-passo da pesquisa dos descritores e qualificadores através de pesquisa na LILACS

LILDBI WEB. Indexação

LILDBI WEB. Indexação Curso Metodologia LILACS LILDBI WEB Indexação Maria Anália da Conceição Sueli Mitiko Yano Suga Unidade LILACS BIREME/OPS/OMS analia@bireme.br (11)5576-9828 Definição Indexação: Processo pelo qual é descrito

Leia mais

Começando a indexar. Objetivo: Aplicar os conhecimentos conceituais e práticos ao processo de indexação. Conteúdo desta aula

Começando a indexar. Objetivo: Aplicar os conhecimentos conceituais e práticos ao processo de indexação. Conteúdo desta aula Começando a indexar Objetivo: Aplicar os conhecimentos conceituais e práticos ao processo de indexação Conteúdo desta aula Definição de leitura técnica Etapas da leitura técnica Uso do DeCS Definição do

Leia mais

DeCS - Descritores em Ciências da Saúde

DeCS - Descritores em Ciências da Saúde DeCS - Descritores em Ciências da Saúde 5a. Reunião de Coordenação Regional da BVS 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde BIREME/OPAS/OMS, Área GIC da OPAS São Paulo, 14 de Setembro de

Leia mais

Curso Metodologia LILACS. LILDBI WEB - Indexação

Curso Metodologia LILACS. LILDBI WEB - Indexação Curso Metodologia LILACS LILDBI WEB - Indexação OBJETIVO DA INDEXAÇÃO LILACS O objetivo da indexação LILACS é propiciar um alto grau de consistência e ampla recuperação das informações contidas nos documentos

Leia mais

A Arte de Pesquisar: estratégias de busca e fontes de informação (BIREME, Portal Capes, etc.)

A Arte de Pesquisar: estratégias de busca e fontes de informação (BIREME, Portal Capes, etc.) A Arte de Pesquisar: estratégias de busca e fontes de informação (BIREME, Portal Capes, etc.) Luciana Danielli de Araujo http://www.facebook.com/bvsfiocruz Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2017. Instituto

Leia mais

Tipos de Publicação. Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS.

Tipos de Publicação. Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS. Tipos de Publicação Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS. Conteúdo desta aula Definição e importância Tipos de publicação na LILACS Como identificar os Tipos

Leia mais

Vocabulário estruturado: DeCS. Descritores em Ciências da Saúde. Facilitador: Arão Nogueira de Araújo

Vocabulário estruturado: DeCS. Descritores em Ciências da Saúde. Facilitador: Arão Nogueira de Araújo Vocabulário estruturado: DeCS Descritores em Ciências da Saúde Facilitador: Arão Nogueira de Araújo Salvador 2018 Sumário Importância do uso de descritores 3 Palavra-chave X descritor 4 Informações sobre

Leia mais

A Arte de Pesquisar I: estratégias de busca e fontes de informação

A Arte de Pesquisar I: estratégias de busca e fontes de informação A Arte de Pesquisar I: estratégias de busca e fontes de informação Luciana Danielli de Araujo http://www.facebook.com/bvsfiocruz Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2018. Instituto de Comunicação e Informação

Leia mais

Bem Vindos!

Bem Vindos! Bem Vindos! 2015 PESQUISA EM BASES DE DADOS Roteiro de Acesso Roteiro de Acesso às Plataformas de Pesquisa caminho para pesquisa nas bases de dados disponíveis à Comunidade Acadêmica da Universidade. Passando

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012 B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E SD DA Universidade Federal do Paraná - UFPR Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS 2ª. Versão 2012 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um

Leia mais

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Literacia da informação é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico necessárias para acessar, avaliar,

Leia mais

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes.

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Metodologia LILACS Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Conteúdo desta aula Definição de Metodologia LILACS Normas, manuais, guias Aplicativos e ferramentas Importância de aplicar

Leia mais

Pré-codificados. Objetivo: Conhecer e aplicar os Pré-codificados na Indexação. Conteúdo desta aula

Pré-codificados. Objetivo: Conhecer e aplicar os Pré-codificados na Indexação. Conteúdo desta aula Pré-codificados Objetivo: Conhecer e aplicar os Pré-codificados na Indexação Conteúdo desta aula O que são Pré-codificados? Pré-codificados na LILACS Regras Gerais O que são Pré-codificados? São descritores

Leia mais

Qualificadores. Objetivo: Conhecer os Qualificadores e aplicá-los na indexação LILACS

Qualificadores. Objetivo: Conhecer os Qualificadores e aplicá-los na indexação LILACS Qualificadores Objetivo: Conhecer os Qualificadores e aplicá-los na indexação LILACS Conteúdo desta aula Introdução Seleção Hierarquia Coordenação Sinônimos Descritores e qualificadores Idênticos Casos

Leia mais

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca AULA 3 Busca em bases de dados e estratégia de busca Objetivo Identificar aspetos gerais da busca em bases de dados e das estratégias de busca em fontes informacionais Conteúdos programáticos 1. Introdução

Leia mais

Luciana Danielli BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde. convênio OPAS/MS/MEC 1967

Luciana Danielli BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde. convênio OPAS/MS/MEC 1967 Acesso às Fontes de Informação em Saúde através da Web - Portal da BIREME Luciana Danielli ldanielli@icict.fiocruz.br BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde BIREME

Leia mais

DeCS Descritores em Ciências da Saúde

DeCS Descritores em Ciências da Saúde DeCS Descritores em Ciências da Saúde Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Sobre o DeCS Vocabulário controlado com termos da área da saúde. Chamamos de vocabulário

Leia mais

Indexação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Indexação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Indexação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 Penso, logo existo. Brincadeira feita por Fernando Modesto MODESTIKUS, Bibliotecário Grego René Descartes

Leia mais

A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública

A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública da USP Biblioteca Virtual em Saúde Pública 27

Leia mais

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA 1 1 PROBLEMA DE PESQUISA O risco de eclampsia em mulheres grávidas com pressão arterial alta.

Leia mais

Bases de dados na literatura médica. Fernando M. Aarestrup, MD, PhD

Bases de dados na literatura médica. Fernando M. Aarestrup, MD, PhD Bases de dados na literatura médica Fernando M. Aarestrup, MD, PhD Index medicus Medline pubmed Descritores cabeçalhos oficiais MeSH SciELO - Scientific Electronic Library Online LILACS Fernando M. Aarestrup,

Leia mais

Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon

Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais 10/09/2015 Renan Hiagon Objetivo Geral Capacitar profissionais e estudantes para atender a demanda por competência informacional na área

Leia mais

www.bvs.br www.bireme.br Como e onde buscar informação e evidências para tomada de decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde - BVS

www.bvs.br www.bireme.br Como e onde buscar informação e evidências para tomada de decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde - BVS www.bvs.br www.bireme.br Como e onde buscar informação e evidências para tomada de decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde - BVS Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS Maio 2009 Contexto Evidências Experiência

Leia mais

Elaboração de Estratégia de Busca. Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação UNESP - Campus de Botucatu

Elaboração de Estratégia de Busca. Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação UNESP - Campus de Botucatu Elaboração de Estratégia de Busca Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação UNESP - Campus de Botucatu É uma técnica ou conjunto de regras que possibilita o encontro entre: Uma pergunta formulada Informação

Leia mais

GARDOC-2013 Instituto Politécnico de Setúbal

GARDOC-2013 Instituto Politécnico de Setúbal A PUBMED é a versão pública e gratuita da MEDLINE criada e mantida pela National Library of Medicine dos EUA PORQUE SE DEVE USAR A PUBMED? A PUBMED é o sistema mais importante de pesquisa de informação

Leia mais

Contribuição da Rede Brasileira para a BVS

Contribuição da Rede Brasileira para a BVS XV Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Rede BVS Brasil Contribuição da Rede Brasileira para a BVS Belo Horizonte, 17 e 18 novembro 2014 Verônica Abdala abdalave@paho.org Produção

Leia mais

Acesso a Informação e evidência para subsidiar desições em saúde

Acesso a Informação e evidência para subsidiar desições em saúde Acesso a Informação e evidência para subsidiar desições em saúde Andreia C. F. do Carmo carmo@unifesp.br Notícia do New York Times de 17 maio 2017 Google, Not the Government, Is Building the Future As

Leia mais

Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa)

Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa) 1 JUNHO na Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa) Promoção: BVS- Economia da

Leia mais

ACESSO AS BASES DE DADOS TUTORIAL

ACESSO AS BASES DE DADOS TUTORIAL ACESSO AS BASES DE DADOS TUTORIAL CONCEITUAÇÃO Base de Dados: Conjunto de dados interrelacionados, organizados de forma a permitir a recuperação da informação armazenada. Banco de Dados: Conjunto de Bases

Leia mais

Criação de novos registros bibliográficos no FI-Admin

Criação de novos registros bibliográficos no FI-Admin 1 JUNHO na Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Criação de novos registros bibliográficos no FI-Admin Promoção: BVS- Economia da Saúde (ECOS) BIREME/OPAS/OMS São Paulo, 20 junho 2018 Lais

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E Tutorial de Pesquisa Bibliográfica Lilia Maria Bitar Neves lilia@ufpr.br 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um determinado tema, processado

Leia mais

Grupo de Estudos do Portal de Periódicos da Capes. Análise realizada em junho de 2013 pela bibliotecária Dirce Maria Santin / Biblioteca ICBS / UFRGS

Grupo de Estudos do Portal de Periódicos da Capes. Análise realizada em junho de 2013 pela bibliotecária Dirce Maria Santin / Biblioteca ICBS / UFRGS Grupo de Estudos do Portal de Periódicos da Capes Análise realizada em junho de 2013 pela bibliotecária Dirce Maria Santin / Biblioteca ICBS / UFRGS Informações gerais Tipo de base: referencial com resumos;

Leia mais

Elaboração de Estratégia de Busca: RSs (Revisões Sistemáticas) Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação UNESP - Campus de Botucatu

Elaboração de Estratégia de Busca: RSs (Revisões Sistemáticas) Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação UNESP - Campus de Botucatu Elaboração de Estratégia de Busca: RSs (Revisões Sistemáticas) Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação UNESP - Campus de Botucatu É uma técnica ou conjunto de regras que possibilita o encontro entre:

Leia mais

EMBASE. RESPOSTAS BIOMÉDICAS.

EMBASE.  RESPOSTAS BIOMÉDICAS. EMBASE RESPOSTAS BIOMÉDICAS www.embase.com www.americalatina.elsevier.com/brasil http://embase.com/info/ 1 Agenda O que é EMBASE? Tipos e opções de busca EMBASE Indexação EMTREE Thesaurus Lista de fontes

Leia mais

pesquisa de informação científica 2. o processo de pesquisa

pesquisa de informação científica 2. o processo de pesquisa 2.1. Definir claramente a necessidade de informação 2.1. Definir claramente a necessidade de informação Questões a definir: Qual o objectivo da pesquisa? Qual o nível de exaustividade? Qual o tipo de documento

Leia mais

Os rumos da comunicação científica na área da saúde

Os rumos da comunicação científica na área da saúde Os rumos da comunicação científica na área da saúde Entrevista Carmen Verônica Mendes Abdala é bibliotecária e trabalha na BIREME desde 1991. Atualmente é responsável pela área de serviços e fontes de

Leia mais

Pós-Graduação Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul. Summário

Pós-Graduação Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul. Summário 1 Pós-Graduação Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul Summário 1 Apresentação Física das Dissertações e Teses 2 1.1 Tamanho do Papel 2 2 Fonte 2 3 Numeração Progressiva 3 4 Espaçamento, Parágrafos

Leia mais

Curso de Metodologia Científica para Residentes. Luiz Watanabe e Ana Márcia Gaudard

Curso de Metodologia Científica para Residentes. Luiz Watanabe e Ana Márcia Gaudard Curso de Metodologia Científica para Residentes e Preceptores da SES/DF - 2008 Luiz Watanabe e Ana Márcia Gaudard PRÁTICA CLÍNICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS COMO DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA? EXPLOSÃO

Leia mais

A QUESTÃO DAS PALAVRAS- CHAVE E A PROPOSTA DO USO DE VOCABULÁRIO CONTROLADO PARA AS REVISTAS CIENTÍFICAS DA UNESP

A QUESTÃO DAS PALAVRAS- CHAVE E A PROPOSTA DO USO DE VOCABULÁRIO CONTROLADO PARA AS REVISTAS CIENTÍFICAS DA UNESP I Encontro de Editores de Revistas Científicas da Unesp A QUESTÃO DAS PALAVRAS- CHAVE E A PROPOSTA DO USO DE VOCABULÁRIO CONTROLADO PARA AS REVISTAS CIENTÍFICAS DA UNESP Fábio Sampaio Rosas Rosane Rodrigues

Leia mais

Introdução à comunicação científica em saúde. Bases de dados e índices bibliográficos internacionais e nacionais

Introdução à comunicação científica em saúde. Bases de dados e índices bibliográficos internacionais e nacionais Introdução à comunicação científica em saúde. Bases de dados e índices bibliográficos internacionais e nacionais Seminário eportuguêse Como melhorar o acesso à informação científica e técnica em saúde

Leia mais

Adequação da indexação de ensaios clínicos em periódicos de cardiologia na base de dados LILACS: resultados preliminares.

Adequação da indexação de ensaios clínicos em periódicos de cardiologia na base de dados LILACS: resultados preliminares. Adequação da indexação de ensaios clínicos em periódicos de cardiologia na base de dados LILACS: resultados preliminares. Maria Anália da Conceição 1 ; Sueli MitikoYano Suga 2; Maria Eduarda S. Puga; 3

Leia mais

CINAHL. Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016

CINAHL. Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 CINAHL Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Sobre a CINAHL Base de dados internacional de informação científica em Enfermagem e

Leia mais

Como e onde buscar informação e evidência científica para as decisões em saúde

Como e onde buscar informação e evidência científica para as decisões em saúde Como e onde buscar informação e evidência científica para as decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde BVS BVS Brasil BVS Saúde Pública BVS Atenção Primária à Saúde (Telessaúde) Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS

Leia mais

O tesauro pode ser pesquisado no menu da Jurisprudência pelo link Vocabulário Jurídico.

O tesauro pode ser pesquisado no menu da Jurisprudência pelo link Vocabulário Jurídico. Perguntas Frequentes Jurisprudência - Tesauro Jurídico 1. O que é o Tesauro Jurídico? Segundo o dicionário Aurélio, Tesauro é um 'vocabulário controlado e dinâmico de descritores relacionados semântica

Leia mais

Indexadores: o que são e qual sua importância? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Rejane Raffo Klaes

Indexadores: o que são e qual sua importância? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Rejane Raffo Klaes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA REITORIA DE PESQUISA IV Fórum F de Editores de Periódicos Científicos da UFRGS Indexadores: o que são e qual sua importância? Rejane Raffo Klaes Bibliotecária,

Leia mais

USO DA INTERNET PARA BUSCA DE LITERATURA CIENTÍFICA Principais sites, Bases de Dados e Periódicos on-line

USO DA INTERNET PARA BUSCA DE LITERATURA CIENTÍFICA Principais sites, Bases de Dados e Periódicos on-line USO DA INTERNET PARA BUSCA DE LITERATURA CIENTÍFICA Principais sites, Bases de Dados e Periódicos on-line 1. Antes da realização das buscas é importante determinar quais são as palavras-chave ou descritores

Leia mais

Linguagens Documentárias. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília

Linguagens Documentárias. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Linguagens Documentárias Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Contexto Organização da Informação...... procura criar métodos e instrumentos para elaborar

Leia mais

ACESSO AS BASES DE DADOS. Tutorial. Sistema Integrado de Bibliotecas Pe. Inocente Radrizzani Centro Universitário São Camilo

ACESSO AS BASES DE DADOS. Tutorial. Sistema Integrado de Bibliotecas Pe. Inocente Radrizzani Centro Universitário São Camilo ACESSO AS BASES DE DADOS Tutorial Sistema Integrado de Bibliotecas Pe. Inocente Radrizzani Centro Universitário São Camilo Conceituação Base de Dados: Conjunto de dados interrelacionados, organizados de

Leia mais

Preparo dos arquivos para cooperação com LILACS

Preparo dos arquivos para cooperação com LILACS Preparo dos arquivos para cooperação com LILACS Objetivo: Aplicar procedimentos para gerar arquivos para envio à LILACS e cópias de segurança Conteúdo desta aula Acesso aos registros para envio à LILACS

Leia mais

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP Guia para acesso ao banco de dados bibliográficos: Fator de impacto de periódicos e qualis Parte XII 2 DIVISÃO TÉCNICA

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS Anexo 2 BIREME/OPAS/OMS Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS O núcleo principal da produção científico

Leia mais

PubMed. Tutorial de utilização. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016

PubMed. Tutorial de utilização. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 PubMed Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Sobre a PubMed Base da dados científica que abrange as áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. Desenvolvida

Leia mais

Tutorial de Descrição Bibliográfica Teses Psi versão preliminar

Tutorial de Descrição Bibliográfica Teses Psi versão preliminar REDE BRASILEIRA DE BIBLIOTECAS DA ÁREA DE PSICOLOGIA Tutorial de Descrição Bibliográfica Teses Psi versão preliminar (Anexo do Manual de Descrição Bibliográfica Série Periódica LILACS e INDEX Psi Periódicos)

Leia mais

Instruções redatoriais e a indexação em publicação periódica

Instruções redatoriais e a indexação em publicação periódica Instruções redatoriais e a indexação em publicação periódica Patrícia Rosas 1 INTRODUÇÃO A pesquisa científica obtém e fornece novas informações resultados a outros cientistas que pesquisam o mesmo assunto

Leia mais

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 Anexo 2 Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico

Leia mais

LILACS. Objetivo: Compreender os principais conceitos relacionados a LILACS, sua governança, coordenação, fluxo de trabalho e importância.

LILACS. Objetivo: Compreender os principais conceitos relacionados a LILACS, sua governança, coordenação, fluxo de trabalho e importância. LILACS Objetivo: Compreender os principais conceitos relacionados a LILACS, sua governança, coordenação, fluxo de trabalho e importância. Conteúdo desta aula Definição, importância e características da

Leia mais

Segunda Opinião Formativa.

Segunda Opinião Formativa. Segunda Opinião Formativa http://aps.bvs.br Maio, 2018 Antecedentes 2017-18 2014 2015 Nota Técnica Nº 50 MS - diretrizes para oferta de atividades de telessaúde Revisão dos Termos de Referência e Fluxo

Leia mais

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP Guia para acesso às bases de dados bibliográficos: Scopus Parte VII 2 DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS

Leia mais

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP Guia para acesso às bases de dados bibliográficos: Livros eletrônicos Parte VIII 2 DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO

Leia mais

Sumário. 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação. 2. Fluxos da busca e recuperação da informação

Sumário. 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação. 2. Fluxos da busca e recuperação da informação Sumário 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação 1. Conhecimento sobre temas pesquisados 2. Padronização da Linguagem 3. Tesauros 4. Critérios de Confiabilidade da Informação Online 5. Bom Senso

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS À SAÚDE NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de pesquisa: Políticas e práticas em enfermagem e saúde Responsável

Leia mais

Tutorial de Pesquisa

Tutorial de Pesquisa Coordenação de Gestão de Pessoas Diretoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas Escola Municipal de Saúde Núcleo de Documentação Tutorial de Pesquisa BVS SMS SP Secretaria Municipal de Saúde de São

Leia mais

Introdução à busca de artigos científicos

Introdução à busca de artigos científicos Introdução à busca de artigos científicos Núcleo de Apoio Interdisciplinar Pedagógico NAIPE Setembro 2009 Fontes de evidência Fontes primárias Bases de dados bibliográficas eletrônicas. Exemplos: Pubmed/MEDLINE,

Leia mais

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP Guia para acesso às bases de dados bibliográficos: Portal da pesquisa Parte II 2 DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO

Leia mais

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano).

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano). ESTRUTURA DO PROJETO DE TCC O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica) folha de aprovação

Leia mais

Criação de registros com status LILACS- Express no FI-Admin

Criação de registros com status LILACS- Express no FI-Admin 1 JUNHO na Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Criação de registros com status LILACS- Express no FI-Admin Promoção: BVS- Economia da Saúde (ECOS) BIREME/OPAS/OMS São Paulo, 27 junho 2018

Leia mais

medicamentos para uso na prática

medicamentos para uso na prática Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF0436 Fontes de informação sobre medicamentos para uso na prática clínica Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar Pós-doutoranda na Universidade

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

Curso de Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde. A Arte de Pesquisar. Luciana Danielli Claudete Fernandes de Queiroz

Curso de Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde. A Arte de Pesquisar. Luciana Danielli Claudete Fernandes de Queiroz Curso de Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde A Arte de Pesquisar Luciana Danielli Claudete Fernandes de Queiroz Bibliotecárias Fundação Oswaldo Cruz CTIC/ICICT Setembro/2017 A Arte de

Leia mais

Evolução do Controle Bibliográfico na BIREME

Evolução do Controle Bibliográfico na BIREME Evolução do Controle Bibliográfico na BIREME Objetivo: Conhecer o histórico do controle bibliográfico realizado pela BIREME por meio do desenvolvimento de metodologias que foram aplicadas ao IMLA e LILACS.

Leia mais

Sumário 1 APRESENTAÇÃO DO TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E PESQUISA COMO PESQUISAR? DICAS DE PESQUISA... 09

Sumário 1 APRESENTAÇÃO DO TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E PESQUISA COMO PESQUISAR? DICAS DE PESQUISA... 09 Sumário 1 APRESENTAÇÃO DO TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E PESQUISA... 3 2 COMO PESQUISAR?... 6 2.1 ÁREA DE PESQUISA DO PORTAL... 6 3 DICAS DE PESQUISA... 09 4 PESQUISA EM BASES DE DADOS ESPECÍFICA... 10 4.1 FORMULÁRIO

Leia mais

Comunicação científica - onde publicar? Quais as melhores revistas? Disciplina SCS-5703 Metodologia e Divulgação do Artigo Científico

Comunicação científica - onde publicar? Quais as melhores revistas? Disciplina SCS-5703 Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Comunicação científica - onde publicar? Quais as melhores revistas? Disciplina SCS-5703 Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Vamos abordar Fluxo da informação científica Critérios para identificação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO - ICHI - INDEXAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO - ICHI - INDEXAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO - ICHI - INDEXAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA Magali Aquino INDEXAÇÃO Processo que consiste em enumerar os

Leia mais

Planejamento da Elaboração de Índice

Planejamento da Elaboração de Índice UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Carla Viganigo Rangel de Castilhos Carolina Patrícia

Leia mais

Sistemas de Organização do Conhecimento

Sistemas de Organização do Conhecimento Sistemas de Organização do Conhecimento P R O F A. L I L L I A N A L V A R E S F A C U L D A D E D E C I Ê N C I A D A I N F O R M A Ç Ã O U N I V E R S I D A D E D E B R A S Í L I A Há concordância dos

Leia mais

Orientações de resposta ATIVIDADES FORMATIVAS 3

Orientações de resposta ATIVIDADES FORMATIVAS 3 Orientações de resposta ATIVIDADES FORMATIVAS 3 1 ORIENTAÇÕES DE RESPOSTA DAS ATIVIDADES FORMATIVAS De notar que, além da capacidade de refletir sobre os conteúdos estudados, é um fator importante para

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

TÍTULO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA (ILAACH) ANTROPOLOGIA DIVERSIDADE CULTURAL LATINO-AMERICANA TÍTULO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER NOME COMPLETO

Leia mais

RELATO SOBRE A PBCIB E SEUS 11 ANOS DE PUBLICAÇÃO

RELATO SOBRE A PBCIB E SEUS 11 ANOS DE PUBLICAÇÃO RELATO SOBRE A PBCIB E SEUS 11 ANOS DE PUBLICAÇÃO Pablo Matias Bandeira Mestre em Ciência da Informação (UFPB) Arquivista do Sistema Correio de Comunicação Editor Adjunto da PBCIB Este trabalho apresenta

Leia mais

BVS ENFERMAGEM INFORMES PARA INDEXAÇÃO NA BASE DE DADOS DE ENFERMAGEM - BDENF. Informe Técnico Nº 2: Publicações Periódicas

BVS ENFERMAGEM INFORMES PARA INDEXAÇÃO NA BASE DE DADOS DE ENFERMAGEM - BDENF. Informe Técnico Nº 2: Publicações Periódicas BVS ENFERMAGEM INFORMES PARA INDEXAÇÃO NA BASE DE DADOS DE ENFERMAGEM - BDENF Informe Técnico Nº 2: Publicações Periódicas A BDENF Base de dados em Enfermagem foi criada em 1986 com o objetivo de coletar

Leia mais

Seminário Library Connect em Portugal Porto, 24 de Abril de 2007

Seminário Library Connect em Portugal Porto, 24 de Abril de 2007 Seminário Library Connect em Portugal Porto, 24 de Abril de 2007 Eduardo Ramos Gerente de Desenvolvimento de Contas parao SuldaEuropa& Israel e.ramossilva@elsevier.com Agenda Embase.com O que é? Conteúdo

Leia mais

A INDEXAÇÃO NO PROCESSO DE DESCRIÇÃO DOCUMENTAL

A INDEXAÇÃO NO PROCESSO DE DESCRIÇÃO DOCUMENTAL CADERNO DE APOIO 1 A INDEXAÇÃO NO PROCESSO DE DESCRIÇÃO DOCUMENTAL 1 ÍNDICE: 0. Introdução pág. 3 1. Importância da indexação face à sociedade da informação pág. 3 2. Objetivos da indexação pág. 4 3. Análise

Leia mais

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM0121 Informação Bibliográfica em Saúde Pública 2014 A pesquisa e sua comunicação Pesquisa Novo

Leia mais

Padrões em Informática Biomédica

Padrões em Informática Biomédica Jade Lopes Nicole Grechi Padrões em Informática Biomédica CI242 Tópicos de Pesquisa em Informática Profª Drª Carmem S. Hara Standards: Padrões NORMA, CONVENÇÃO OU CONDIÇÃO conjunto de regras que especificam

Leia mais

Indexação de periódicos científicos em bases de dados

Indexação de periódicos científicos em bases de dados Indexação de periódicos científicos em bases de dados Fabiana Montanari Lapido Unidade SciELO Oficina para Editores Científicos (SES-SP) São Paulo, 2 de dezembro de 2009 Tópicos Introdução Bases de dados

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde BVS-EPS

Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde BVS-EPS Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde BVS-EPS Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz GUIA DE SELEÇÃO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO PARA A BVS-EPS - 1 ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE

Leia mais

Márcia Bassit Vice-Ministra da Saúde do Brasil

Márcia Bassit Vice-Ministra da Saúde do Brasil Renovação do compromisso brasileiro de cooperação com a OPAS para a manutenção e desenvolvimento da BIREME como centro especializado em informação científica em saúde Márcia Bassit Vice-Ministra da Saúde

Leia mais

Orientações sobre o Processo de Busca

Orientações sobre o Processo de Busca Orientações sobre o Processo de Busca Apostila elaborada pela Equipe da Seção de Referência: Daniele Masterson, Débora Nascentes, Érika Ponciano, Márcia Barcelos e Roberta Galdencio. Diagramação: Cíntia

Leia mais

Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870

Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870 CAPACITAÇÃO PARA USO DE RECURSOS INFORMACIONAIS / SiBi /UFPR CURSO DE ENFERMAGEM Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870 jguedes@ufpr.br PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DE USUÁRIOS - SiBi/ UFPR

Leia mais

Seleção de Documentos para LILACS

Seleção de Documentos para LILACS Seleção de Documentos para LILACS Objetivo: Conhecer os conceitos e os critérios de seleção de documentos para LILACS Conteúdos desta aula Apresentação O que incluir na LILACS Seleção de Documentos Escopo

Leia mais

I Encontro de Editores de Revistas Científicas da Área de Psicologia

I Encontro de Editores de Revistas Científicas da Área de Psicologia O processo de indexação de periódicos científicos: indexadores nacionais, internacionais e seus critérios Maria Imaculada Cardoso Sampaio Agosto de 2004 isampaio@usp.br Importância em publicar Onde publicar

Leia mais

ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE BUSCA. Conceito Dicas de Pesquisa Uso dos Operadores Booleanos

ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE BUSCA. Conceito Dicas de Pesquisa Uso dos Operadores Booleanos ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE BUSCA Conceito Dicas de Pesquisa Uso dos Operadores Booleanos PESQUISA PASSO A PASSO Quando vamos fazer uma pesquisa é necessário saber: - O QUE PESQUISAR? - COMO PESQUISAR?

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL Passo Fundo 2015 APRESENTAÇÃO De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT,

Leia mais

Indexação automática. CBD/ECA Indexação: teoria e prática

Indexação automática. CBD/ECA Indexação: teoria e prática Indexação automática CBD/ECA Indexação: teoria e prática Indexação documentária Identificar pela análise dos documentos, os seus assuntos extrair os conceitos que indicam o seu conteúdo traduzir os conceitos

Leia mais

Saúde Baseada em Evidências APS Baseada em Evidências Odontologia Baseada em Evidências Decisões Baseadas em Evidências

Saúde Baseada em Evidências APS Baseada em Evidências Odontologia Baseada em Evidências Decisões Baseadas em Evidências Saúde Baseada em Evidências APS Baseada em Evidências Odontologia Baseada em Evidências Decisões Baseadas em Evidências Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS São Paulo 14 novembro 2008 Medicina (Saúde) Baseada

Leia mais

Projeto cultura e extensão. Bolsa aprender com cultura e extensão. Unidade: FO. Título. Biblioteca Virtual em Saúde Odontologia Brasil

Projeto cultura e extensão. Bolsa aprender com cultura e extensão. Unidade: FO. Título. Biblioteca Virtual em Saúde Odontologia Brasil Projeto cultura e extensão Bolsa aprender com cultura e extensão Unidade: FO Título Biblioteca Virtual em Saúde Odontologia Brasil Objetivo e descrição sumária A história da Biblioteca Virtual em Saúde

Leia mais

A literatura em saúde pública: validade dos documentos e os sistemas de informação. Angela Maria Belloni Cuenca

A literatura em saúde pública: validade dos documentos e os sistemas de informação. Angela Maria Belloni Cuenca A literatura em saúde pública: validade dos documentos e os sistemas de informação Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM 0121 Informação Bibliográfica em Saúde Pública - 1o.sem. 2016 1 Entre

Leia mais

Fontes de Informação em Psicologia

Fontes de Informação em Psicologia WORKSHOP USO DE EVIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA Fontes de Informação em Psicologia Maria Imaculada Cardoso Sampaio isampaio@usp.br 07 de abril de de 2011 WORKSHOP USO DE EVIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA Vamos falar de:

Leia mais

15º - AUDHOSP ANO 2016

15º - AUDHOSP ANO 2016 15º - AUDHOSP ANO 2016 CID 11 DEBORAH PIMENTA FERREIRA Médica Equipe Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação SMS/SP Set/2016 Breve introdução à CID A CID (Classificação Estatística Internacional

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Levantamento Bibliográfico LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Procedimentos para localização e busca metódica dos documentos referentes ao tema Textos Livros Artigos

Leia mais