Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon"

Transcrição

1 Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais 10/09/2015 Renan Hiagon

2 Objetivo Geral Capacitar profissionais e estudantes para atender a demanda por competência informacional na área da saúde, explorando os recursos de informação das múltiplas bases de dados disponíveis na Internet.

3 Objetivos Específicos 1) Conhecer os conceitos básicos da pesquisa bibliográfica; 2) Identificar as etapas da busca em bases de dados; 3) Aprender a distinguir a linguagem natural da linguagem controlada; 4) Identificar as principais fontes de informação em saúde; 5) Saber acessar, eleger criticamente e manejar bases de dados em saúde; 6) Conhecer as formas de localizar e recuperar o texto completo dos documentos.

4 Base de dados São sistemas que podem armazenar grandes quantidades de informação de uma forma estruturada de modo que possam ser consultados rapidamente. base de dados é uma coleção de registros onde cada registro representa um item bibliográfico: artigos de periódicos; teses, dissertações livros patentes anais de congresso, etc... o registro de uma base de dados é composto por CAMPOS ou METADADOS, tais como: autor(es) + afiliação; título original + título traduzido; fonte (título da revista); palavras do resumo (quando disponível); data de publicação; palavras chaves livres ou controladas (descritores), etc...

5 Tipos de base de dados Base de Dados Bibliográficas Base de Dados com resumos Base de Dados com texto completo

6 Requisitos importantes na busca e recuperação da informação 1. definir claramente o objetivo e tema da pesquisa; 2. conhecer e manipular as fontes de informação (bases de dados, bibliotecas virtuais, etc.); 3. dominar técnicas de busca e recuperação de informação; 4. traduzir da linguagens natural para a especializada e ter conhecimento de instrumentos terminológicos; 5. ter capacidade de desenvolver estratégias de busca.

7 1 ETAPA Escolha e defina o tema da pesquisa - formular a expressão de busca O primeiro passo para o sucesso da pesquisa, é definir o tema de interesse e fazer uso de palavras-chave ou descritores que identificam o assunto. Selecione as palavras-chaves e/ou descritores do vocabulário controlado (se a base de dados possuir). É importante conhecer as ferramentas de busca e o vocabulário controlado utilizado por cada base de dados selecionada, como p. ex., DeCS para Lilacs; MeSH para Medline. Inclua sinônimos e variações das palavras (plural/singular) quando necessário.

8 2º ETAPA Elaborar a expressão de busca (estratégia de busca) e aplicar a estratégia de busca em cada fonte bibliográfica (base de dados) - adequando a expressão de busca aos recursos de pesquisa.

9 3º ETAPA Importar os resultados para um gerenciador de referências bibliográficas BVS Pubmed Scielo END NOTE Scopus Web of Science

10 Técnicas de Buscas Observar padrões de busca eletrônica Pesquisa básica caixa simples de pesquisa, onde se pode digitar qualquer palavra para a busca EX.

11 Pesquisa básica a caixa de pesquisa simples ou básica aparece em quase todas as fontes de informação (bases de dados, bibliotecas virtuais, etc. assim como na grande maioria dos sites; pode-se digitar qualquer palavra na caixa de pesquisa e buscar sem conhecer os mecanismos de indexação de campos do sistema de busca; em geral, é suficiente para obter resultados usando termos mais precisos (sobrenome de um autor, palavras incomuns no título); para resultados mais específicos, pode-se recorrer à pesquisa avançada.

12 Pesquisa avançada Pesquisas compostas usando: campos da base de dados (autor, afiliação, título, título da revista, data de publicação, etc.) operadores booleanos (and, or, not) máscaras de truncamento Ex.:

13 Pesquisa avançada - operadores booleanos e máscaras de truncagem

14 AND / E Intersecção - usado para relacionar as palavras. Exemplo: Abdome AND Ultrassonografia Serão recuperados documentos que têm as duas palavras ocorrendo simultaneamente no(s) campo(s) para onde a pesquisa estiver sendo direcionada. Abdome AND Ultrassonografia = 2767

15 OR / OU União - usado para somar palavras/termos/nomes. Exemplo: Abdome OR Ultrassonografia Serão recuperados documentos que têm uma e/ou outra das palavras no(s) campo(s) para onde a pesquisa estiver sendo direcionada. Observe que é eliminada a duplicidade de artigos que contêm as duas palavras. Abdome OR Ultrassonografia = =

16 AND NOT / E NÃO Exclusão - usado para excluir palavras/termos. Exemplo: Abdome AND NOT Ultrassonografia Serão recuperados documentos que incluem a primeira palavra, excluindo documentos que contenham a segunda palavra no(s) campo(s) para onde a pesquisa estiver sendo direcionada. (representado pela área listada na figura) Abdome AND NOT Ultrassonografia =

17 Máscaras de truncagem Truncamento (representado por $ ou *) encontrará todas as formas do termo a partir do truncamento. Ex.: epidemi$ - epidemi* Recupera epidemia, epidemiologia, epidemiologico, epidemiologicos, epidemiology, epidemiologista... brasil$ - brasil* Recupera brasileiro, brasileira, brasileiros, brasileiras... homeopat$ - homeopat* Recupera homeopatia, homeopático, homeopata... exerc$ - exerc* Recupera exercício, exercícios, exercitando, exercitado... * - Bases de Dados Internacionais $ - Fontes de Informação - BIREME

18 (parênteses) Se vocês utilizarem mais de um operador de pesquisa, talvez precisem usar parênteses para delimitar a ação de cada operador. Ex.: para recuperar registros sobre pobreza relacionados com dengue ou malaria. pobreza AND (dengue OR malaria) Sem o uso dos parênteses, o sistema recuperaria registros sobre pobreza e dengue, mais os registros sobre malaria.

19 aspas Aspas para buscar frases/textos exatos Ex.:. qualidade de vida, vigilância sanitária, abuso sexual,...

20 Exemplo de formulação de expressão de busca Terremoto no Haiti: assistência aos feridos Terremotos AND Haiti AND (atenção OR assistência OR serviço$ OR cuidado$)

21 Exemplo de formulação de expressão de busca Quais são as ações de prevenção para redução da mortalidade infantil? (preven$ OR controle OR promoção OR educa$ OR programa$ OR campanha$) AND mortalidade infantil

22 Simular pesquisa nas bases DECS EXPRESSÃO DE BUSCA BVS PUBMED Periódicos capes JCR Qualis

23 DECS DeCS é a sigla de Descritores em Ciências da Saúde, e MeSH a sigla de Medical Subjects Headings. O DeCS é uma tradução ampliada dos descritores MeSH, para português e espanhol. Utilize o DeCS para pesquisar os descritores de assunto e compor sua estratégia de pesquisa.

24 BVS BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE BVS é uma coleção descentralizada e dinâmica de fontes de informação* objetivo - o acesso ao conhecimento científico atualizado em saúde. opera como uma rede de produtos e serviços na Internet, de maneira a atender às necessidades de informação em saúde de autoridades, administradores, investigadores, professores, estudantes, profissionais e público em geral.

25 PUBMED MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) A MedLine é o maior componente do PubMed e principal base de dados da National Library of Medicine (NLM). Contém mais de 17 milhões de referências de aproximadamente periódicos biomédicos publicados nos Estados Unidos e em mais 80 países. Cobre o período de 1948 até o presente. A maioria dos registros é proveniente de fontes na língua inglesa (cerca de 90%) e todos os resumos estão em inglês.

26 Periódicos Capes O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 37 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes.

27 Podem acessar gratuitamente o Portal de Periódicos as instituições que se enquadram em um dos seguintes critérios: Instituições federais de ensino superior; Instituições de pesquisa, com pelo menos um programa de pósgraduação, que tenha obtido nota 4 ou superior na avaliação da CAPES; Instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais, com pelo menos um programa de pós-graduação, que tenha obtido nota 4 ou superior na avaliação da CAPES; Instituições privadas de ensino superior, com pelo menos um doutorado, que tenha obtido nota 5 ou superior na avaliação da CAPES; Instituições com programas de pós-graduação recomendados pela CAPES, e que atendam aos critérios de excelência definidos pelo Ministério da Educação, acessam parcialmente o conteúdo assinado pelo Portal de Periódicos.

28 JCR - Journal Citation Report Verificar o Fator de impacto da revista, se ela é reconhecida na comunidade acadêmica de sua especialidade. Total de citações apresenta o número total de vezes em que o periódico foi citado por todos os periódicos indexados pelo ISI - Institute for Scientific Information Fator de impacto do periódico é a média entre o número de artigos citados publicados nos dois anos anteriores ao ano corrente e o número total de artigos publicados nesses mesmos anos Home&SID=1F4IxREaO67Xg5mY4kn

29 Qualis Como a produção intelectual do programa na área Medicina II é avaliada essencialmente por meio de artigos completos em periódicos científicos, o Qualis Periódicos é o referencial de análise da qualidade das publicações.

30 O Qualis Periódicos está dividido em 8 estratos: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Para ser incluído nos quatro estratos superiores, o periódicos deve ter fator de impacto medido pelo ISI - Institute for Scientific Information. A1: Periódicos com Fator de Impacto igual ou superior a 3,8 (Base ISI) A2: Periódicos com Fator de Impacto menor que 3,8 e igual ou superior a 2,36 (Base ISI) B1: Periódicos com Fator de Impacto menor que 2,36 e igual ou superior a 1,1 (Base ISI) B2: Periódicos com Fator de Impacto menor que 1,1 e igual ou superior a 0,11 (Base ISI) B3: Periódicos indexados no Medline, PubMed, versão online de revistas com FI e periódicos ISI com FI<0,11. B4: Periódicos indexados na base SCIELO B5: Periódicos indexados nas bases LILACS, Latindex, Exerta Medica C: Periódicos não indexados nas bases de dados acima.

31 ATIVIDADE 1- Defina o tema da sua pesquisa. 2- Pesquise no DeCS os descritores. 3- Formular a expressão de busca (Utilize operadores booleanos) 4- Aplicar a estratégia de busca em uma fonte bibliográfica. (BVS; PUBMED;SCIELO) 5- Salvar o resultado.

32

Luciana Danielli BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde. convênio OPAS/MS/MEC 1967

Luciana Danielli BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde. convênio OPAS/MS/MEC 1967 Acesso às Fontes de Informação em Saúde através da Web - Portal da BIREME Luciana Danielli ldanielli@icict.fiocruz.br BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde BIREME

Leia mais

Bem Vindos!

Bem Vindos! Bem Vindos! 2015 PESQUISA EM BASES DE DADOS Roteiro de Acesso Roteiro de Acesso às Plataformas de Pesquisa caminho para pesquisa nas bases de dados disponíveis à Comunidade Acadêmica da Universidade. Passando

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012 B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E SD DA Universidade Federal do Paraná - UFPR Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS 2ª. Versão 2012 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um

Leia mais

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Literacia da informação é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico necessárias para acessar, avaliar,

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Levantamento Bibliográfico LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Procedimentos para localização e busca metódica dos documentos referentes ao tema Textos Livros Artigos

Leia mais

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA 1 1 PROBLEMA DE PESQUISA O risco de eclampsia em mulheres grávidas com pressão arterial alta.

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ. Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes

DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ. Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos da Capes? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 37.000

Leia mais

pesquisa de informação científica 2. o processo de pesquisa

pesquisa de informação científica 2. o processo de pesquisa 2.1. Definir claramente a necessidade de informação 2.1. Definir claramente a necessidade de informação Questões a definir: Qual o objectivo da pesquisa? Qual o nível de exaustividade? Qual o tipo de documento

Leia mais

Grupo de Estudos do Portal de Periódicos da Capes. Análise realizada em junho de 2013 pela bibliotecária Dirce Maria Santin / Biblioteca ICBS / UFRGS

Grupo de Estudos do Portal de Periódicos da Capes. Análise realizada em junho de 2013 pela bibliotecária Dirce Maria Santin / Biblioteca ICBS / UFRGS Grupo de Estudos do Portal de Periódicos da Capes Análise realizada em junho de 2013 pela bibliotecária Dirce Maria Santin / Biblioteca ICBS / UFRGS Informações gerais Tipo de base: referencial com resumos;

Leia mais

Tutorial de Pesquisa

Tutorial de Pesquisa Coordenação de Gestão de Pessoas Diretoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas Escola Municipal de Saúde Núcleo de Documentação Tutorial de Pesquisa BVS SMS SP Secretaria Municipal de Saúde de São

Leia mais

Fontes de produção científica

Fontes de produção científica Fontes de produção científica Patrícia Ruiz Spyere PATRÍCIA RUIZ SPYERE Levantamento bibliográfico PATRÍCIA RUIZ SPYERE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Procedimentos para localização e busca metódica dos documentos

Leia mais

Seleção de fontes de informação científica. Biblioteca da Universidade de Aveiro 2013

Seleção de fontes de informação científica. Biblioteca da Universidade de Aveiro 2013 Biblioteca da Universidade de Aveiro 2013 Objetivos gerais da formação Identificar as ferramentas de pesquisa disponíveis via Web e conhecer as suas funcionalidades, vantagens e desvantagens, de modo a

Leia mais

Indexação de periódicos científicos em bases de dados

Indexação de periódicos científicos em bases de dados Indexação de periódicos científicos em bases de dados Fabiana Montanari Lapido Unidade SciELO Oficina para Editores Científicos (SES-SP) São Paulo, 2 de dezembro de 2009 Tópicos Introdução Bases de dados

Leia mais

Sumário 1 APRESENTAÇÃO DO TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E PESQUISA COMO PESQUISAR? DICAS DE PESQUISA... 09

Sumário 1 APRESENTAÇÃO DO TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E PESQUISA COMO PESQUISAR? DICAS DE PESQUISA... 09 Sumário 1 APRESENTAÇÃO DO TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E PESQUISA... 3 2 COMO PESQUISAR?... 6 2.1 ÁREA DE PESQUISA DO PORTAL... 6 3 DICAS DE PESQUISA... 09 4 PESQUISA EM BASES DE DADOS ESPECÍFICA... 10 4.1 FORMULÁRIO

Leia mais

CINAHL. Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016

CINAHL. Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 CINAHL Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Sobre a CINAHL Base de dados internacional de informação científica em Enfermagem e

Leia mais

A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública

A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública da USP Biblioteca Virtual em Saúde Pública 27

Leia mais

17/08/2010 O Portal de Periódicos da Capes e a Web of Science

17/08/2010 O Portal de Periódicos da Capes e a Web of Science OP Portal Capes e a 17/08/2010 O Portal de Periódicos da Capes e a 1 Alguns dados... http://www.periodicos.capes.gov.br O Portal de periódicos foi criado pela CAPES em 2000, permitindo acesso online a

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E Tutorial de Pesquisa Bibliográfica Lilia Maria Bitar Neves lilia@ufpr.br 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um determinado tema, processado

Leia mais

Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica

Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica Semana da Economia - 2010 Palestra: As fontes de Informação em meio eletrônico disponíveis

Leia mais

Introdução à busca de artigos científicos

Introdução à busca de artigos científicos Introdução à busca de artigos científicos Núcleo de Apoio Interdisciplinar Pedagógico NAIPE Setembro 2009 Fontes de evidência Fontes primárias Bases de dados bibliográficas eletrônicas. Exemplos: Pubmed/MEDLINE,

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS Anexo 2 BIREME/OPAS/OMS Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS O núcleo principal da produção científico

Leia mais

Comunicação científica - onde publicar? Quais as melhores revistas? Disciplina SCS-5703 Metodologia e Divulgação do Artigo Científico

Comunicação científica - onde publicar? Quais as melhores revistas? Disciplina SCS-5703 Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Comunicação científica - onde publicar? Quais as melhores revistas? Disciplina SCS-5703 Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Vamos abordar Fluxo da informação científica Critérios para identificação

Leia mais

BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES

BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES 1 Conteúdo Portal Periódicos CAPES Fator de Impacto FI Índice H Portal de Periódicos da CAPES 2 Portal de Periódicos

Leia mais

Base de Dados LILACS

Base de Dados LILACS O que é a base de dados LILACS: Base de Dados LILACS A base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde) é produzida BIREME, que a define como um índice bibliográfico da literatura

Leia mais

ACESSO AS BASES DE DADOS. Tutorial. Sistema Integrado de Bibliotecas Pe. Inocente Radrizzani Centro Universitário São Camilo

ACESSO AS BASES DE DADOS. Tutorial. Sistema Integrado de Bibliotecas Pe. Inocente Radrizzani Centro Universitário São Camilo ACESSO AS BASES DE DADOS Tutorial Sistema Integrado de Bibliotecas Pe. Inocente Radrizzani Centro Universitário São Camilo Conceituação Base de Dados: Conjunto de dados interrelacionados, organizados de

Leia mais

Pesquisar Online. A Era da Informação 13/05/2010. Pesquisar na Web. Que Informação é Esta? Estratégias de pesquisa.

Pesquisar Online. A Era da Informação 13/05/2010. Pesquisar na Web. Que Informação é Esta? Estratégias de pesquisa. A Era da Informação Universidade do Minho Passado: tínhamos falta de informação Pesquisar Online transmissão oral da Informação Escrita representação da Informação Hoje: temos excesso de informação processamento

Leia mais

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 Anexo 2 Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico

Leia mais

SCOPUS ACRESCENTE VALOR À SUA PESQUISA

SCOPUS ACRESCENTE VALOR À SUA PESQUISA SCOPUS ACRESCENTE VALOR À SUA PESQUISA Presented By Date Elsevier Latin America South www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil O que é o Scopus? Scopus é a maior base de dados de resumos

Leia mais

pesquisa de informação científica 1. fontes de informação

pesquisa de informação científica 1. fontes de informação 1.1. Tipologia 1.1. Tipologia Podemos identificar três tipos de informação de carácter científico: Informação primária artigos científicos, teses, relatórios Informação secundária livros e artigos de revisão

Leia mais

www.bvs.br www.bireme.br Como e onde buscar informação e evidências para tomada de decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde - BVS

www.bvs.br www.bireme.br Como e onde buscar informação e evidências para tomada de decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde - BVS www.bvs.br www.bireme.br Como e onde buscar informação e evidências para tomada de decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde - BVS Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS Maio 2009 Contexto Evidências Experiência

Leia mais

Química e áreas relacionadas. Química Física Biologia Engenharia Medicina Agricultura Alimentos

Química e áreas relacionadas. Química Física Biologia Engenharia Medicina Agricultura Alimentos Química e áreas relacionadas Química Física Biologia Engenharia Medicina Agricultura Alimentos Materiais Microbiologia Farmácia Têxtil Tecnologia Nuclear Geologia... e outras tantas. O que é SciFinder?

Leia mais

Pesquisar é realizar uma investigação com a finalidade de descobrir fatos relacionados a um assunto, a um tema. Segundo Gil, (2010), pesquisa é um

Pesquisar é realizar uma investigação com a finalidade de descobrir fatos relacionados a um assunto, a um tema. Segundo Gil, (2010), pesquisa é um Qualidade da pesquisa na internet Pesquisar é realizar uma investigação com a finalidade de descobrir fatos relacionados a um assunto, a um tema. Segundo Gil, (2010), pesquisa é um procedimento racional

Leia mais

SciELO Scientific Eletronic Library Online GUIA DE ATUALIZAÇÃO DE PÁGINAS INFORMATIVAS

SciELO Scientific Eletronic Library Online GUIA DE ATUALIZAÇÃO DE PÁGINAS INFORMATIVAS SciELO Scientific Eletronic Library Online GUIA DE ATUALIZAÇÃO DE PÁGINAS INFORMATIVAS São Paulo Janeiro / 2016 APRESENTAÇÃO Este guia tem a função de auxiliar os editores no envio de solicitação de atualização

Leia mais

NORMA N o 001/PGFAR/2011 de 02 de Junho de 2011.

NORMA N o 001/PGFAR/2011 de 02 de Junho de 2011. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA NORMA N o 001/PGFAR/2011 de 02 de Junho de 2011. Dispõe sobre critérios específicos para o credenciamento

Leia mais

BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO

BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO FACULDADE IETEC Biblioteca BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO Belo Horizonte 2016 A Biblioteca está localizada no térreo da Faculdade Ietec Funciona de segunda à sexta-feira, das 11h45 às 15h e de 16h às 20h45

Leia mais

Introdução à comunicação científica em saúde. Bases de dados e índices bibliográficos internacionais e nacionais

Introdução à comunicação científica em saúde. Bases de dados e índices bibliográficos internacionais e nacionais Introdução à comunicação científica em saúde. Bases de dados e índices bibliográficos internacionais e nacionais Seminário eportuguêse Como melhorar o acesso à informação científica e técnica em saúde

Leia mais

As citações, os índices de citações & outras histórias

As citações, os índices de citações & outras histórias As citações, os índices de citações & outras histórias Letícia Strehl Biblioteca Central UFRGS A importância dos índices de citações a partir da minha experiência como: Bibliotecária Usuária Pesquisadora

Leia mais

Bem Vindos aos Treinamentos da Biblioteca Martinho Lutero Campus Torres

Bem Vindos aos Treinamentos da Biblioteca Martinho Lutero Campus Torres Bem Vindos aos Treinamentos da Biblioteca Martinho Lutero Campus Torres 2016 PESQUISA EM BASES DE DADOS, GOOGLE E GOOGLE ACADÊMICO Roteiro de Acesso ROTEIRO DE ACESSO ROTEIRO DE ACESSO DeCS Linguagem adequada

Leia mais

PESQUISA INTEGRADA SISTEMA DE PESQUISA INTEGRADA EBSCO DISCOVERY SERVICE MANUAL DO UTILIZADOR

PESQUISA INTEGRADA SISTEMA DE PESQUISA INTEGRADA EBSCO DISCOVERY SERVICE MANUAL DO UTILIZADOR PESQUISA INTEGRADA SISTEMA DE PESQUISA INTEGRADA EBSCO DISCOVERY SERVICE MANUAL DO UTILIZADOR Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador SBIDM Outubro sbidm- difusao@ua.pt 1 Sumário Num único ponto

Leia mais

DeCS Descritores em Ciências da Saúde

DeCS Descritores em Ciências da Saúde DeCS Descritores em Ciências da Saúde Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Sobre o DeCS Vocabulário controlado com termos da área da saúde. Chamamos de vocabulário

Leia mais

Procedimentos para indexação dos periódicos científicos

Procedimentos para indexação dos periódicos científicos Procedimentos para indexação dos periódicos científicos Regina C. Figueiredo Castro BIREME/OPAS/OMS castrore@bireme.ops-oms.org X Encontro Nacional de Editores Científicos da ABEC Mini-curso São Pedro,

Leia mais

Produção científica em saúde coletiva: perfil dos periódicos e o processo de avaliação pela Capes. Aluísio J D Barros

Produção científica em saúde coletiva: perfil dos periódicos e o processo de avaliação pela Capes. Aluísio J D Barros Produção científica em saúde coletiva: perfil dos periódicos e o processo de avaliação pela Capes Aluísio J D Barros Centro de Pesquisas Epidemiológicas, UFPel Representante da Área de Saúde Coletiva,

Leia mais

Índices de Citação 1

Índices de Citação 1 Índices de Citação 1 Referências Bibliográficas e Citações. Origem dos Índices e Desenvolvimento. Funções dos Índices de Citação. Histórico e atuação do Institute for Scientific Information - ISI Novas

Leia mais

Como fazer um levantamento bibliográfico na internet?

Como fazer um levantamento bibliográfico na internet? Como fazer um levantamento bibliográfico na internet? Material de Apoio ao TCC UFMA/SUS Pesquisa na Internet A Web oferece recursos de busca sobre tópicos atuais que seriam difíceis encontrar em bibliotecas

Leia mais

Adriana Rodrigues Gerente de Desenvolvimento de Contas Elsevier América Latina

Adriana Rodrigues Gerente de Desenvolvimento de Contas Elsevier América Latina Adriana Rodrigues Gerente de Desenvolvimento de Contas Elsevier América Latina am.rodrigues@elsevier.com O que é ScienceDirect? ScienceDirect contém um pouco mais de 25% de toda a informação em texto completo

Leia mais

PARTE 2 COMO E ONDE PUBLICAR

PARTE 2 COMO E ONDE PUBLICAR PARTE 2 COMO E ONDE PUBLICAR * Avaliação da produção * A escolha da revista * O que é avaliado pelas revistas * Razões para rejeição dos artigos * Como fazer uma revisão Produção científica avaliada por

Leia mais

A base de dados JCR é A base de dados é atualizada anualmente (normalmente em meados do ano civil) e trata os dados do ano anterior.

A base de dados JCR é A base de dados é atualizada anualmente (normalmente em meados do ano civil) e trata os dados do ano anterior. 1 - JCR O JCR (Journal Citation Reports) é um recurso para a avaliação e comparação de publicações, recolhendo dados referentes a cerca de 8.000 publicações científicas a nível mundial. O JCR permite conhecer

Leia mais

Campus Itaperuna. Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu Universidade Iguaçu Curso de Graduação em Direito. Relatório de Periódico

Campus Itaperuna. Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu Universidade Iguaçu Curso de Graduação em Direito. Relatório de Periódico Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu Universidade Iguaçu Curso de Graduação em Direito Campus Itaperuna Relatório de Periódico Formulário Eletrônico Requisitos Legais 1 Maio/2015 RELAÇÃO DOS PERIÓDICOS

Leia mais

Curso de Metodologia Científica para Residentes. Luiz Watanabe e Ana Márcia Gaudard

Curso de Metodologia Científica para Residentes. Luiz Watanabe e Ana Márcia Gaudard Curso de Metodologia Científica para Residentes e Preceptores da SES/DF - 2008 Luiz Watanabe e Ana Márcia Gaudard PRÁTICA CLÍNICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS COMO DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA? EXPLOSÃO

Leia mais

Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870

Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870 CAPACITAÇÃO PARA USO DE RECURSOS INFORMACIONAIS / SiBi /UFPR CICLO BÁSICO ÁREA BIOMÉDICA Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870 jguedes@ufpr.br PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DE USUÁRIOS - SiBi/

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica FACULDADE DE ENGENHARIA Metodologia Científica Profa. Aline Sarmento Procópio Dep. Engenharia Sanitária e Ambiental 1 A ciência não é a principal atividade humana, mas é uma das importantes formas de interferir

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Endereço: R. Basílio da Gama, S/N - Canela - Salvador / Bahia CEP 40.110.907 Telefone: (071) 3283-7700 /7701 e-mail: enufba@ufba.br

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DOS METADADOS. USE O NAVEGADOR << GOOGLE CHROME ou MOZILLA FIREFOX >>

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DOS METADADOS. USE O NAVEGADOR << GOOGLE CHROME ou MOZILLA FIREFOX >> 1 INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DOS METADADOS USE O NAVEGADOR > 1- O autor responsável pela submissão ao acessar novamente a Reuol com login e senha encontrará o

Leia mais

Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção

Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Universidade Estadual de Maringá Maringá, 15 de maio de 2008 Fabiana Montanari Lapido

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Sistemas BIBLIOTECA DIGITAL. Glossário

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Sistemas BIBLIOTECA DIGITAL. Glossário SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Tecnologia da Informação BIBLIOTECA DIGITAL GLOSSÁRIO Acervo bibliográfico Acervo comum Ajuda Área Argumento de pesquisa Assunto Autor Campos descritivos Cesta de

Leia mais

Revista Norte Nordeste de Cardiologia NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Revista Norte Nordeste de Cardiologia NORMAS PARA PUBLICAÇÃO Revista Norte Nordeste de Cardiologia NORMAS PARA PUBLICAÇÃO 1.A Revista Norte Nordeste de Cardiologia (RNNC) segue em linhas gerais as recomendações editoriais dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Leia mais

Apresentando-se bem com o Currículo Lattes. Eduardo Graziosi Silva Bibliotecário da EESC/USP

Apresentando-se bem com o Currículo Lattes. Eduardo Graziosi Silva Bibliotecário da EESC/USP Apresentando-se bem com o Currículo Lattes Eduardo Graziosi Silva Bibliotecário da EESC/USP Agenda Histórico da Plataforma Lattes Currículo Lattes: criação e preenchimento Perguntas? Currículo Lattes:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Câmpus São Borja

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Câmpus São Borja MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Câmpus São Borja Treinamento para acesso e uso do Portal de periódicos da Capes Biblioteca Apparício

Leia mais

A produção científica como caminho para inserção da Acupuntura na academia

A produção científica como caminho para inserção da Acupuntura na academia A produção científica como caminho para inserção da Acupuntura na academia Carolina de Alvarenga Sales Instituto de Psicologia e Acupuntura Espaço Consciência Consistência e eficácia de uma prática estão

Leia mais

Revista de Saúde Pública: história e desempenho na base JCR

Revista de Saúde Pública: história e desempenho na base JCR Revista de Saúde Pública: história e desempenho na base JCR Seminário sobre o desempenho dos periódicos brasileiros no JCR 2009 Setembro 2010 ANTECEDENTES Em 2010, a Revista de Saúde Pública, iniciada

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AOS SERVIÇOS CAFÉ Versão 3.0

MANUAL DE ACESSO AOS SERVIÇOS CAFÉ Versão 3.0 Diretoria Adjunta de Administração Versão 3.0 Adelcival de Sousa Cunha Endy de Almeida Costa João Marcelo Rondina Rildo Delpino São José do Rio Preto 2016 Cunha, Adelcival de Sousa Manual de acesso aos

Leia mais

BASE DE DADOS PUBMED MEDLINE

BASE DE DADOS PUBMED MEDLINE BASE DE DADOS PUBMED MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED é uma base de dados de acesso público, criada e mantida pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicine's NLM)

Leia mais

MANUAL PARA PESQUISAS EM BASE DE DADOS 2013

MANUAL PARA PESQUISAS EM BASE DE DADOS 2013 MANUAL PARA PESQUISAS EM BASE DE DADOS 2013 CÉLIA ROMANO MARIANO BIBLIOTECONOMISTA 2013 1 APRESENTAÇÃO Manter-se atualizado nas evidências relevantes em uma área de atuação é um desafio para qualquer profissional

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Levantamento Bibliográfico LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Procedimentos para localização e busca metódica dos documentos referentes ao tema Textos Livros Artigos

Leia mais

Biblioteca de Coimbra Tutorial de Pesquisa Bibliográfica

Biblioteca de Coimbra Tutorial de Pesquisa Bibliográfica Biblioteca de Coimbra Tutorial de Pesquisa Bibliográfica Organizadores: Lilia Maria Bitar Neves, Douglas Alex Jankoski, Marcelo Schnaider, Josefina Guedes 015 Universidade Federal do Paraná Sistema de

Leia mais

PUBMED MEDLINE BASE DE DADOS. PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE

PUBMED MEDLINE BASE DE DADOS.  PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE PUBMED - MEDLINE BASE DE DADOS PUBMED MEDLINE PUBMED é uma base de dados de acesso público, criada e mantida pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicine's NLM) Abrange as áreas

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO MODELO DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Nome e Sobrenome do autor 1 - Nome e SIGLA DA INSTITUIÇÃO Nome e Sobrenome do autor 2 - Nome e SIGLA DA INSTITUIÇÃO Nome e Sobrenome do autor 3 - Nome e SIGLA

Leia mais

1. Planejar 2. Executar 3. Divulgar 2.1 Apresentação de exemplo

1. Planejar 2. Executar 3. Divulgar 2.1 Apresentação de exemplo Pesquisa em Saúde 1. Planejar Idéia brilhante Plano de intenção Revisão da literatura Testes de instrumentos e procedimentos Projeto de pesquisa 2. Executar Pesquisa piloto Coleta de dados Armazenamento

Leia mais

Tutorial

Tutorial Tutorial A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. É a 1ª iniciativa de acesso aberto na América

Leia mais

CURSO SOBRE ACESSO ÀS BIBLIOTECAS ON-LINE DA MEDLINE/PubMed

CURSO SOBRE ACESSO ÀS BIBLIOTECAS ON-LINE DA MEDLINE/PubMed TUTORIAL PARA ACESSO BIBLIOTECA ON-LINE da MEDLINE/PUBMED CURSO SOBRE ACESSO ÀS BIBLIOTECAS ON-LINE DA MEDLINE/PubMed Este tutorial faz parte do curso de extensão da UNIFESP sobre acesso on-line às publicações

Leia mais

Pesquisa por palavras:

Pesquisa por palavras: PubMed PubMed é um serviço da U. S. National Library of Medicine (NLM). Inclui cerca de 21 milhões de citações de artigos de periódicos. O maior componente é a Base de dados MEDLINE que indexa cerca de

Leia mais

Scopus e Web of Science

Scopus e Web of Science Scopus e Web of Science Objetivos de aprendizagem: No final desta sessão os formandos deverão ser capazes de: 1. Explicar o que é uma base bibliográfica e indicar que tipo de dados aí são disponibilizados;

Leia mais

PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO ACADÊMICO

PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO ACADÊMICO PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO ACADÊMICO Os projetos de cursos novos serão julgados pela Comissão de Avaliação da área de Educação com base nos dados obtidos pela aplicação dos critérios

Leia mais

SIBI/PUCPR Biblioteca Virtual

SIBI/PUCPR Biblioteca Virtual SIBI/PUCPR Biblioteca Virtual Objetivo Este tutorial tem a finalidade de passar orientações objetivas e diretas sobre o uso das ferramentas básicas disponíveis nesta base de dados. Maiores informações

Leia mais

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações Bases de dados que selecionam e reúnem revistas por área do conhecimento Indexação fornecem informações dos artigos Critérios de seleção de revistas científicas para submissão de artigos http://goo.gl/bcwd1a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E ODONTOLOGIA PREVENTIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E ODONTOLOGIA PREVENTIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E ODONTOLOGIA PREVENTIVA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL nº, de de setembro de 12, publicado

Leia mais

Divulgação Institucional do Journal of Aerospace Technology and Management (JATM)

Divulgação Institucional do Journal of Aerospace Technology and Management (JATM) Divulgação Institucional do Journal of Aerospace Technology and Management (JATM) III Workshop sobre Efeitos da Radiação Ionizantes em Componentes Eletrônicos e Fotônicos de uso Aeroespacial Apresentação:

Leia mais

bases de dados de artigos científicos bases de dados de artigos científicos

bases de dados de artigos científicos bases de dados de artigos científicos pesquisa de revistas / artigos científicos o que é? A «Web of Science» é a designação comum que é dada a um conjunto de de referências compiladas pelo ISI (Institute for Scientific Information), também

Leia mais

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP Guia para acesso às bases de dados bibliográficos: Scielo Parte VI 2 DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS

Leia mais

Revisões Sistemáticas na Biblioteca Virtual em Saúde. Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS abdalave@paho.org

Revisões Sistemáticas na Biblioteca Virtual em Saúde. Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS abdalave@paho.org Revisões Sistemáticas na Biblioteca Virtual em Saúde Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS abdalave@paho.org Que evidência utilizar? Depende do tipo de pergunta (necessidade) que se quer responder e o tempo

Leia mais

Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa - Reitoria

Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa - Reitoria Sumário: Apresentação... 1 Definição... 3 Recursos... 3 Pesquisa Rápida no Ulisses... 4 Fig. 1 Pesquisa Rápida, Simples... 5 Fig.2 Pesquisa Rápida, Avançada... 6 Fig.3 Resultados da pesquisa rápida...

Leia mais

Serviços de Informação em Saúde

Serviços de Informação em Saúde Serviços de Informação em Saúde Luciana Danielli de Araujo CTIC Seção de Informação ICICT FIOCRUZ 17 outubro de 2016 COMUTAÇÃO Serviço de acessibilidade que permite a uma biblioteca ou usuário a obtenção,

Leia mais

INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE

INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE INVESTIGADORES INTEGRADOS DOUTORADOS (IID) 1. PRODUÇÃO CIENTÍFICA Critérios mínimos Cada investigador integrado deve cumprir, por triénio, três

Leia mais

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA Informatização A Biblioteca ESPM SP utiliza o sistema de gerenciamento da informação Pergamum que facilita a descrição, o armazenamento e a recuperação da informação. As expressões

Leia mais

Sumário. 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação. 2. Fluxos da busca e recuperação da informação

Sumário. 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação. 2. Fluxos da busca e recuperação da informação Sumário 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação 1. Conhecimento sobre temas pesquisados 2. Padronização da Linguagem 3. Tesauros 4. Critérios de Confiabilidade da Informação Online 5. Bom Senso

Leia mais

Links através das logomarcas

Links através das logomarcas BASES DE DADOS DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS (Acesso livre) Links através das logomarcas African Journals Online - (AJOL) é uma ampla e preeminente coleção de revistas do mundo; de revisão por pares e de

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme

Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido pelo seu nome original Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), é um centro

Leia mais

BIREME / OPAS / OMS. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde

BIREME / OPAS / OMS. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde BIREME / OPAS / OMS Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Acesso às fontes de informação da Biblioteca Virtual em Saúde Versão 2 São Paulo - Março 2008 Copyright Março

Leia mais

TUTORIAL MINHAS CITAÇÕES (GOOGLE ACADÊMICO) Biblioteca FEAUSP 02/2013

TUTORIAL MINHAS CITAÇÕES (GOOGLE ACADÊMICO) Biblioteca FEAUSP 02/2013 TUTORIAL MINHAS CITAÇÕES (GOOGLE ACADÊMICO) Biblioteca FEAUSP 02/2013 Tutorial Minhas Citações (Google Acadêmico) O Google Acadêmico é uma ferramenta de busca que possibilita a pesquisa em artigos revisados

Leia mais

os periódicos brasileiros na comunicação da pesquisa nacional

os periódicos brasileiros na comunicação da pesquisa nacional os periódicos brasileiros na comunicação da pesquisa nacional Abel L. Packer SciELO, Coordenação Operacional Consultor em Informação e Comunicação em Ciência Fundação da Universidade Federal de São Paulo

Leia mais

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP Guia para acesso às bases de dados bibliográficos: BVS -Bireme Parte IV 2 DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA OFICINA DE GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS- ENDNOTE WEB

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA OFICINA DE GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS- ENDNOTE WEB UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA OFICINA DE GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS- ENDNOTE WEB Rio Claro- SP 2010 ENDNOTE WEB É um serviço, desenvolvido pela empresa Thomson Reuters,

Leia mais

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005 http://www.bvs.br/ 19 de janeiro de 2005 Introdução Este documento descreve o projeto para continuidade do programa de desenvolvimento de um conjunto de dissertações e teses na área de saúde pública através

Leia mais

Medicina Baseada em Evidências Ferramenta de Apoio à Tomada de Decisões Terapêuticas

Medicina Baseada em Evidências Ferramenta de Apoio à Tomada de Decisões Terapêuticas O que é? Material Didático Segundo David Sacket é o uso consciente, explícito e judicioso da melhor evidência disponível para a tomada de decisão sobre o cuidado de pacientes individuais Desta forma integra

Leia mais

http://www.bvs.br Biblioteca Virtual em Saúde Acesso às fontes de informação Serviços Cooperativos de Informação BIREME/OPAS/OMS online@bireme.

http://www.bvs.br Biblioteca Virtual em Saúde Acesso às fontes de informação Serviços Cooperativos de Informação BIREME/OPAS/OMS online@bireme. http://www.bvs.br Acesso às fontes de informação Serviços Cooperativos de Informação online@bireme.br A BVS como fonte para tomada de decisão em saúde Apresentação e organização Navegação e recursos de

Leia mais

CHAMADA REVISTA LITERATURA EM DEBATE

CHAMADA REVISTA LITERATURA EM DEBATE CHAMADA REVISTA LITERATURA EM DEBATE v. 8, n. 14 Está aberta a chamada para publicação na revista Literatura em Debate, do Curso de Mestrado em Letras Literatura Comparada - da Universidade Regional Integrada

Leia mais

Dicas Acadêmicas. Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Normas ABNT

Dicas Acadêmicas. Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Normas ABNT Dicas Acadêmicas Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Normas ABNT ABNT Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo

Leia mais

Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2015/CAPES)

Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2015/CAPES) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD

Leia mais

Seção de Acesso a Bases de Dados. Estratégias de busca e recuperação de informação online para Profissionais de Informação

Seção de Acesso a Bases de Dados. Estratégias de busca e recuperação de informação online para Profissionais de Informação Seção de Acesso a Bases de Dados Estratégias de busca e recuperação de informação online para Profissionais de Informação Sumário 1. Instrumentos de Busca 2. Bom atendimento ao usuário 3. Conhecimento

Leia mais

NOVIDADES APRESENTADAS PELOS EDITORES

NOVIDADES APRESENTADAS PELOS EDITORES INFORME Abril 2012 NOVIDADES APRESENTADAS PELOS EDITORES O editor Mary Ann Liebert decidiu inovar para o ano de 2012 disponibilizando uma nova Plataforma de Busca para todos os seus usuários. Usando as

Leia mais