LILACS. Objetivo: Compreender os principais conceitos relacionados a LILACS, sua governança, coordenação, fluxo de trabalho e importância.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LILACS. Objetivo: Compreender os principais conceitos relacionados a LILACS, sua governança, coordenação, fluxo de trabalho e importância."

Transcrição

1 LILACS Objetivo: Compreender os principais conceitos relacionados a LILACS, sua governança, coordenação, fluxo de trabalho e importância. Conteúdo desta aula Definição, importância e características da LILACS Histórico da LILACS Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Governança da LILACS: Rede LILACS; Coordenação da Rede LILACS Contribuição da Rede LILACS Ciclo de produção da LILACS

2 O que é LILACS? LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde) é um índice bibliográfico da produção científica e técnica em Ciências da Saúde publicada na América Latina e Caribe (AL&C). A LILACS objetiva o controle bibliográfico, ampliação da cobertura da indexação de revistas e também visibilidade e acesso à literatura científica ainda não divulgada na América Latina e Caribe. É parte da coleção da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e pode ser considerada um bem público. Surgiu para suprir a baixa representatividade das revistas da AL&C em bases de dados internacionais; No contexto da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), a LILACS é a principal fonte de informação e sua metodologia é aplicada na produção de diversas fontes de informação de âmbito sub-regional, nacional e temático; É considerada uma fonte de informação secundária porque possui registros referenciais das fontes primárias sistematizadas em índices, bases de dados e diretórios.

3 Portal LILACS

4 Importância da LILACS Como índice bibliográfico nacional, subregional e internacional, está presente em todas as BVS e representa a região da América Latina e Caribe em portais de produção científica globais como Global Health Library, Observatório Regional de Saúde da OPAS, Rede Ibero Americana de Indicadores de Ciência y Tecnologia (RICYT), EVIPNet - Evidence-Informed Policy Network, entre outras. Tem sido utilizada como indicador de: Produção científica de pesquisadores e instituições; Qualidade para periódicos avaliados pela Capes por meio do Qualis; Qualidade das revistas latino americanas nas grandes bases bibliográficas mundiais porque aumenta o número, impacto e representatividade das mesmas. Na escalada de uma revista por indexação em bases internacionais, a LILACS é uma das primeiras bases almejada, por ter critérios mais abrangentes e por visar o controle bibliográfico. (Fonte da imagem: TARDELLI, 2004)

5 Características da LILACS Inclui vários tipos de documentos como, artigos de revistas, teses, livros, documentos oficiais e literatura cinzenta (documentos não convencionais) e informação fatual e estatísticas de organizações internacionais relativas à região como a OPAS. Tipo de Literatura Revistas; (82%) Teses; (5%) Monografias; (12%) Interface disponível em três idiomas: português, espanhol e inglês. Distribuição dos Registros por Idioma Não convencionais; (1%) LILACS oferece diferentes pontos de acesso a informação (índices), permite o uso de estratégias de pesquisa complexas, e adota o vocabulário controlado DeCS (Descritores em Ciências da Saúde). Inglês; (12%) Português; (43%) Espanhol; (45%)

6 Acesso Responsável Colaboração Escopo Conteúdo Vocabulário Controlado (Portal LILACS) (Biblioteca Virtual em Saúde) BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Rede de bibliotecas da área de Ciências da Saúde da AL&C Literatura cientifica e técnica em ciências da saúde, com foco em saúde pública, publicada nos países da AL&C e OPAS de 1982 até hoje Artigos de periódicos, livros, capítulos, teses em saúde pública, documentos governamentais, relatórios técnicos, literatura cinzenta DeCS acrônimo de Descritores em Ciências da Saúde. Vocabulário trilíngue (português, espanhol e inglês) baseado no MeSH - Medical Subject Headings Interface de Busca Interface iahx padrão agrupa resultado de pesquisa em "clusters" Interface iah via formulário e índices.

7 Histórico 1967 Criação da BIREME A BIREME era responsável pela disseminação seletiva de informação e pesquisa bibliográfica em bases de dados nos países da AL&C. Na instituição, eram realizadas atividades como a indexação da produção científica e oferecidos os serviços de acesso a documentos e comutação bibliográfica (empréstimo entre bibliotecas) Criação do Index Medicus Latino-Americano (IMLA) Publicação de obra impressa que compreendia 250 publicações, com índices de autor e assunto baseado no MeSH, com o objetivo de concentrar a melhor produção latino americana na área da saúde Criação da LILACS Baseada no MEDLINE da National Library of Medicine e no modelo de sistema bibliográfico em rede DOCPAL desenvolvido pelo Centro Latino-Americano de Demografia (CELADE) da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (ECLAC).Foi incorporado ao modelo o sistema ISIS de gestão de bases de dados bibliográficas, então desenvolvido e mantido pela UNESCO e pelo IDRC Criação da categoria Saúde Pública O DeCS foi criado ao final da década de 1970 como uma tradução e adaptação do MeSH Medical Subject Headings. Com o apoio do IDRC foi a criada e desenvolvida a categoria terminológica de Saúde Pública.

8 Histórico 1987 Lançamento do CD-Rom Gravação e distribuição da base de dados LILACS em CD-ROM, com atualizações trimestrais. O projeto viabilizava material para 26 países na AL&C. A última edição do CD Rom foi a 47ª edição em setembro de DBAC Descrição Bibliográfica Assistido por Computador e DCAC Descrição de Conteúdo Assistido por Computador Desenhado em formato UNISIST/CEPAL, operava em MICROISIS com planilhas de entrada de dados, formato de apresentação e tabela de inversão de campos e indexação com uso do DeCS. Distribuído com interface no idioma português, espanhol e inglês LILACS disponível para pesquisa via internet Interface para Windows programada em Visual Basic e Delphi e biblioteca ISIS DLL (Dinamic Link Library) (conjunto de funções em ISIS para programar para Windows) LILDBI - LILACS Descrição Bibliográfica e Indexação Desenvolvido em CISIS, possibilitava separação de dados do formulário de entrada por tipo de literatura; codificação automática dos campos 5 e 6; checagem de consistência de dados para campos obrigatórios e essenciais, entre outros

9 Histórico 1998 Criação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Lançada em março de 1998, com a Declaração de San José Rumo à Biblioteca Virtual em Saúde, aprovada durante o 4º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS4). LILACS E MEDLINE figuram como as principais fontes de informação da BVS 2001 Lançamento do LILDBI-Web Software desenvolvido com interface Web, descentralização da alimentação da base, aumento do controle de qualidade dos dados e facilidade de customização a qualquer tipo de base bibliográfica Lançamento do site de Metodologia LILACS Site informativo sobre a Metodologia LILACS no qual eram publicados guias e manuais sob o item Componentes da Metodologia, lista de Centros Cooperantes, Estatísticas de contribuição e Critérios para Seleção de Periódicos Lançamento do LILACS-Express Iniciativa de caráter cooperativo que visa diminuir o intervalo de tempo entre a publicação da revista e seu registro na LILACS pelo envio dos metadados dos artigos publicados no ScieLO assim que o fascículo fosse concluído.

10 Histórico 2006 Atualização da Metodologia LILACS e LILDBI-Web 1.6 Compatibilização com o formato MARC Machine-Readable Cataloguing e lançamento do LILDBI-Web 1.6 com assistentes de preenchimento, controles de qualidade e novos campos de dados e índices de pesquisa. Inclusão de novos tipos de registros tais como: vídeo e áudio Implantação do Sistema LILACS-Express editor Continuidade da iniciativa LILACS-Express na qual o editor do periódico inclui metadados básicos dos fascículos lançados bem como o texto completo ou seu link para todos os artigos registrados Publicação de informação sobre acesso aberto nos Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Os editores tem o compromisso de disponibilizar e manter o texto completo de cada artigo em acesso aberto em site próprio e/ou enviando o arquivo para o Repositório LILACS, e participar do processo LILACS-Express Instituição do Comitê Nacional de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil com caráter de mandatos. Em 2009 o Comitê foi constituído com o objetivo de avaliar e assegurar a qualidade da coleção LILACS. Antes o processo era feito por comitês ad hoc

11 Histórico 2010 Curso de Metodologia LILACS a distância O curso EaD com tutoria, produzido com três módulos, sendo eles introdução a LILACS, Descrição bibliográfica e Indexação. O material educativo foi desenvolvido usando HTML, empacotamento SCORM e plataforma Moodle Lançamento do Portal LILACS Portal de pesquisa na LILACS com temas de pesquisa préestabelecidos via estratégia de busca e resultado de pesquisa subdividido em clusters temáticos Sistema LILACS Submission Lançado no CRICS9 de Washington para o gerenciamento da contribuição recebida dos Centros Cooperantes com vistas à inclusão, gestão de fluxo LILACS-Express e coleta de dados via OAI- PMH Curso de Metodologia LILACS a distância segunda versão Lançamento da segunda versão do curso de Metodologia LILACS à distância e tradução do curso para inglês e espanhol.

12 Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde A LILACS integra o Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde que é composto pelo conjunto de bases de dados publicadas na região. Objetivo do Sistema: cooperar com o desenvolvimento da pesquisa, educação e atenção em saúde na América Latina e Caribe, colocando ao alcance da comunidade de profissionais da saúde informação científica e técnica produzida nacional e internacionalmente. Bases nacionais: - BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia), - BDENF (Base de dados de Enfermagem), - IndexPSI (Base de dados de Psicologia), Bases regionais : - CidSaúde - Literatura sobre Cidades/Municípios Saudáveis - DESASTRES - Acervo do Centro de Documentação de Desastres; - HISA - História da Saúde Pública na América Latina e Caribe; - LEYES - Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe; - MEDCARIB - bases nacionais dos países da Região, entre outras; - REPIDISCA - Literatura em Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente. Essas e outras bases de dados formam a rede de conteúdo da BVS e poderão ser pesquisadas via Portal de Pesquisa da BVS através de filtros de pesquisas.

13 Bases do Sistema AL&C Fontes de Informação em Saúde Literatura em Saúde na AL&C Base Temática Repidisca Base Nacional LILACS Base Temática Repositório Base Nacional MedCarib Base Nacional Repositório Base Nacional Dentro do contexto da BVS, a LILACS é parte de uma rede de conteúdos que tem por valores: QualidadeTrabalho DescentralizadoÍndice RegionalCritérios de Seleção Interoperabilidade HarvestingIntegraçãoNetworkingPesquisa Integrada

14 Governança da LILACS Rede Centros Cooperantes do Sistema Editores Nacional Temática Sub-regional (Caribe) Regional (BIREME) Coordenação LILACS Metodologia Base de dados LILACS Critérios de Seleção Guias, manuais, tutoriais Terminologia Bases de dados de títulos e outras bases de dados auxiliares Tecnologia LILDBI Web, LILACS-Express LILACS Submission

15 Rede LILACS A Rede LILACS conta com cerca de 900 Centros Cooperantes. Para obter informações sobre os participantes da rede, acesse o Diretório da Rede BVS. É recomendável que os responsáveis pelos Centros da Rede LILACS estejam sempre atentos à atualização de seus dados neste diretório, uma vez que essa é a nossa fonte de contatos com a rede.

16 Coordenação da Rede LILACS Centro Coordenador Centro Cooperante LILACS Coordenador Regional Estrutura: Sob coordenação de um Centro Coordenador LILACS ou Coordenador da BVS em âmbito nacional ou subregional ou temático. Cada país ou região possui um Coordenador LILACS. Acesse a lista de Centros Coordenadores e Centros Especializados.

17 Papel do Centro Coordenador Regional (BIREME) Gestão da metodologia Desenvolver e atualizar a metodologia LILACS para o desenvolvimento da LILACS; Desenvolver e atualizar os guias, tutoriais e notas técnicas sobre a LILACS e sua metodologia; Desenvolver e atualizar a base de títulos de periódicos LILACS (SeCS); Desenvolver e atualizar a base DeCS Descritores em Ciências da Saúde em 3 idiomas (português, inglês e espanhol); Definir, atualizar e promover os Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS (Regional); Promover o acesso aberto e a visibilidade do conhecimento em Ciências da Saúde gerado na região;. Gestão da rede Prover formação de capacidades locais sobre a Metodologia LILACS, por meio de capacitações e desenvolvimento de recursos educacionais abertos; Desenvolver e atualizar o Diretório de Centros Cooperantes; Fornecer suporte metodológico e tecnológico. Gestão da Base de dados LILACS Publicar semanalmente a versão atualizada da LILACS; Monitorar a qualidade da colaboração da rede; Prover interoperabilidade de metadados da LILACS e outros sistemas instâncias da BVS, bases de dados, etc.; Prover acesso aos documentos ingressados na rede, por meio do SCAD; Promover os serviços e produtos da rede em congressos, cursos, reuniões de associações profissionais, artigos em publicações especializadas etc. por meio de apresentações, folhetos, cartazes de divulgação, etc...

18 Papel dos Centros Coordenadores (sub-regional, nacional ou temático) Gestão da metodologia Definir, atualizar e promover os Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS no nível subregional, nacional ou temático; Realizar o processo de seleção de periódicos no nível sub-regional, nacional ou temático; Constituir o Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos para garantir a qualidade científica; Definir o fluxo de cooperação entre a rede no âmbito sub-regional, nacional ou temática com a LILACS; Contribuir com a atualização da metodologia e tecnologia LILACS. Gestão da rede Coordenar, operar e promover o controle bibliográfico da literatura científica e técnica publicada localmente; Promover, coordenar e/ou incentivar a criação de uma infraestrutura nacional de serviços de informação, com o apoio da direção das instituições participantes. Prover formação de capacidades locais sobre a Metodologia LILACS, por meio de capacitações e desenvolvimento de recursos educacionais abertos; Prover suporte metodológico e tecnológico; Identificar e estabelecer convênios com bibliotecas e centros de informação para integrar a rede de centros cooperantes e distribuir responsabilidades à rede; Atualizar o Diretório de Centros Cooperantes; Promover o intercâmbio de experiências e comunicação dentro na rede; Alimentar o catálogo de revistas científicas com informações das coleções.

19 Gestão da Base de dados Monitorar a qualidade da colaboração da rede; Cooperar para estabelecer mecanismos de interoperabilidade para atualização da base de dados; Atualizar regularmente a LILACS e suas bases de dados. Assegurar atualização periódica dos aplicativos utilizados para o processo de descrição e indexação, bem como tabelas de títulos abreviados de revistas LILACS e descritores DeCS; Promover o acesso aberto e a visibilidade ao conhecimento em Ciências da Saúde gerado no país; Fornecer fotocópias dos documentos ingressados na rede, por meio do SCAD; Promover os serviços e produtos da rede em congressos, cursos, reuniões de associações profissionais, artigos em publicações especializadas etc. por meio de apresentações, folhetos, cartazes de divulgação, etc..

20 Aspectos importantes aos Centros Coordenadores ao definir o Fluxo de Cooperação de seus Centros Cooperantes com a LILACS Necessidade de publicação de uma base de dados local (institucional, temática ou nacional); Necessidade de sistema de gestão do acervo institucional; Definição e compatibilidade de critérios de seleção da base de dados local com os critérios LILACS; Recursos humanos (técnicos, bibliotecários e analistas de sistemas); Infraestrutura tecnológica (estações de trabalho, servidores web); Políticas institucionais quanto à segurança de dados, direitos autorais, etc.; Padrões de metadados adotados na instituição. Essa verificação trará respostas quanto a decisões sobre: Documentos passíveis de envio à LILACS; Instalação local ou em rede do LILDBI-Web; Necessidade de capacitação de colaboradores e provisão de suporte técnico; Colaboração centralizada ou descentralizada; Compatibilidade de padrões de metadados e possibilidade de intercambio de dados.

21 Papel do Centro Cooperante Controle Bibliográfico Selecionar, reunir, organizar, disseminar e manter atualizada a fonte de informação LILACS e sua base local (caso possua). Acesso a informação Promover o intercâmbio de publicações entre os integrantes da rede, visando a atualização e ampla cobertura temática das coleções nas bibliotecas; Promover o uso da LILACS por meio atividades de pesquisa para usuários finais; Assegurar o acesso ao texto completo dos documentos registrados na LILACS localizados em sua biblioteca. Rede Compartilhar experiências com os membros da rede; Contribuir para o treinamento de pessoal de outras bibliotecas da Rede quanto à utilização da metodologia LILACS para processamento bibliográfico; Gestão da base de dados e da metodologia Atualizar periodicamente os aplicativos utilizados para o processo de descrição e indexação com a sua versão mais atualizada e atualizar tabelas de títulos abreviados de revistas LILACS e descritores DeCS. Contribuir com a atualização da metodologia e tecnologia LILACS.

22 Papel do Centro de Documentação da Representação da OPAS/OMS no país Os centros de documentação da OPAS/OMS no país tem a missão de auxiliar o Centro Coordenador LILACS tanto no âmbito político, estratégico como técnico; Nos casos em que não há um Centro Coordenador LILACS, a representação da OPAS pode desempenhar essa função enquanto outro Coordenador não for instituído; Também desempenham funções de Centro Cooperante com o envio de registros de seu acervo, bem como cooperam com o repositório institucional da OMS com a produção de sua representação; Além do Centro de Documentação da Representação, outros Centros de Documentação tomam parte da rede como os Centros de Documentação de Centros de Referência da OPAS (Ex. Panaftosa).

23 Papel da Coordenação da BVS Toda BVS desenvolve em sua matriz de responsabilidade o item Literatura Científica. Conforme o escopo de atuação da BVS, sua coordenação pode desempenhar função de Centro Coordenador LILACS ou Centro Cooperante LILACS. Proyectos Institución A Página Nacional Coordinación/organización * Metodología * Preparación de textos * Literatura Científica Institución B Institución C Critérios de seleção de documentos da BVS Institución Base de datos X * Portal de revistas * Textos completos * Revistas Científicas * Monografías Directorios * Eventos * Cursos * Instituciones * Proyectos * Fuentes de apoyo a la toma * seleção LILACS de decisión Links referenciados (LIS) * Noticias * Capacitación de usuarios * Marketing * Instituc n A coordenação da BVS irá angariar e definir CC que irão cooperar com o item Literatura Científica. Caso a BVS tenha uma base de dados, esses CC enviarão registros para essa base e para LILACS, se assim julgarem conveniente. Critérios de * Coordinación y/o Secretaría Ejecutiva Participación

24 Contribuição da Rede LILACS Dados de agosto 2014 Revistas LILACS indexadas por país: 892 Centros Cooperantes de 27 países 185 CC LILACS da rede brasileira 878 Revistas Indexadas De 19 países 344 Revistas Brasileiras 89 Revistas LILACS & MEDLINE 271 Revistas LILACS & SciELO

25 Evolução dos documentos com textos completos na LILACS registros bibliográficos texto completo (39.9%) Fonte: CAN 2º sem. 2014

26 Ciclo de produção da LILACS O ciclo interno de produção da LILACS é formado por 5 fases além de três processos complementares que geram entradas relacionadas a indexação de artigos para revistas MEDLINE, inclusão de novos Centros Cooperantes e seleção de revistas LILACS. Vamos ver com mais detalhes?

27 Ciclo de produção da LILACS 1. Registro da produção científica na LILACS Processo NLM Monitoramento de inclusão de revistas da AL&C em MEDLINE e indexação temática desses títulos pela Unidade LILACS Inclusão de Centros Cooperantes na Rede Prospecção, monitoramento e avaliação institucional Avaliação das revistas Processo de seleção de revistas para inclusão e avaliação da coleção. Inclui suporte aos Centros Coordenadores quanto a critérios e processos de avaliação próprios de suas redes Processo de coleta, descrição e envio de registros para LILACS. Será abordado em detalhes a seguir 2. Publicação da base Processamento de dados e geração de índices e publicação online da LILACS realizado semanalmente 3. Assistência técnica e metodológica Suporte técnico e metodológico realizado via canais de comunicação da LILACS e cursos de capacitação presenciais e a distância 4. Promoção e divulgação da metodologia Publicação de notícias nos canais de comunicação da LILACS e BIREME e divulgação da LILACS em stands em eventos 5. Avaliação e melhorias Processo sistemático de avaliação durante capacitações e processos internos

28 Visão geral do fluxo de cooperação com a LILACS A cooperação com a LILACS ocorre via Centros Coordenadores, que são responsáveis pela publicação de bases de dados. Os Centros Cooperantes podem produzir sua base institucional e colaborar com outras bases além da LILACS. LILACS Bases SubRegionais Ex. MEDCARIBE Bases Temáticas Regionais Ex. Index PSI Bases Nacionais Ex. Barbados Bases Temáticas Nacionais Ex. BDENF Bases Nacionais Ex. LIPECS Bases Institucionais Ex. West Indies University Bases Institucionais Bases Institucionais

29 Etapas do Registro da produção científica na LILACS Essa é a principal atividade de cooperação por parte da rede. Abaixo as principais atividades de cada ator desse processo: Centros Cooperantes Identificação e Seleção da Literatura Descrição Bibliográfica e Indexação Exportação de registros 4 Envio de registros em arquivo ISO* Coordenadores Nacionais e/ou BIREME* 5 Controle de Qualidade 6 Envio de registros em arquivo ISO LILACS Importação de Registros* Controle de Qualidade Atualização e Publicação *Para a LILACS ou Centro Coordenador, conforme fluxo estabelecido.

30 Vamos praticar um pouco? Exercício 1: Quiz LILACS

31 Ver mais Portal LILACS Portal da Metodologia LILACS Diretório da Rede BVS

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes.

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Metodologia LILACS Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Conteúdo desta aula Definição de Metodologia LILACS Normas, manuais, guias Aplicativos e ferramentas Importância de aplicar

Leia mais

Controle da Produção Científica, Técnica e Fatual em Saúde: Fluxos de gestão de fontes de informação da BVS

Controle da Produção Científica, Técnica e Fatual em Saúde: Fluxos de gestão de fontes de informação da BVS Controle da Produção Científica, Técnica e Fatual em Saúde: Fluxos de gestão de fontes de informação da BVS Sueli Mitiko Yano Suga Supervisora Fontes de informação Referenciais BIREME/OPAS/OMS Objetivos

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS Anexo 2 BIREME/OPAS/OMS Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS O núcleo principal da produção científico

Leia mais

Evolução do Controle Bibliográfico na BIREME

Evolução do Controle Bibliográfico na BIREME Evolução do Controle Bibliográfico na BIREME Objetivo: Conhecer o histórico do controle bibliográfico realizado pela BIREME por meio do desenvolvimento de metodologias que foram aplicadas ao IMLA e LILACS.

Leia mais

Prioridades e ações estratégicas para a BVS Brasil (maio/2014)

Prioridades e ações estratégicas para a BVS Brasil (maio/2014) Prioridades e ações estratégicas para a BVS Brasil 2014-2016 (maio/2014) I- Introdução 1. As prioridades e ações estratégicas estão orientadas ao fortalecimento e desenvolvimento sustentável da Biblioteca

Leia mais

Luciana Danielli BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde. convênio OPAS/MS/MEC 1967

Luciana Danielli BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde. convênio OPAS/MS/MEC 1967 Acesso às Fontes de Informação em Saúde através da Web - Portal da BIREME Luciana Danielli ldanielli@icict.fiocruz.br BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde BIREME

Leia mais

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 Anexo 2 Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico

Leia mais

Prioridades e ações estratégicas para a BVS Brasil

Prioridades e ações estratégicas para a BVS Brasil XV Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Rede BVS Brasil Prioridades e ações estratégicas para a BVS Brasil 2014-2016 Belo Horizonte, 17 e 18 novembro 2014 Verônica Abdala abdalave@paho.org

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde - Violência e Saúde Projeto em Desenvolvimento. Rio de Janeiro 2013

Biblioteca Virtual em Saúde - Violência e Saúde Projeto em Desenvolvimento. Rio de Janeiro 2013 1 Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação, Informação, Científica e Tecnológica em Saúde Escola Nacional de Saúde Pública Centro Latino-Americano de Violência e Saúde Jorge Carelli

Leia mais

Bem Vindos!

Bem Vindos! Bem Vindos! 2015 PESQUISA EM BASES DE DADOS Roteiro de Acesso Roteiro de Acesso às Plataformas de Pesquisa caminho para pesquisa nas bases de dados disponíveis à Comunidade Acadêmica da Universidade. Passando

Leia mais

Projeto de Fortalecimento da BVS Homeopatia Brasil

Projeto de Fortalecimento da BVS Homeopatia Brasil Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Organização Pan-Americana da Saúde Organização Mundial da Saúde Prop. de Projeto: BIR-108/10-1.2 Projeto de Fortalecimento da BVS

Leia mais

Preparo dos arquivos para cooperação com LILACS

Preparo dos arquivos para cooperação com LILACS Preparo dos arquivos para cooperação com LILACS Objetivo: Aplicar procedimentos para gerar arquivos para envio à LILACS e cópias de segurança Conteúdo desta aula Acesso aos registros para envio à LILACS

Leia mais

Fiocruz Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde

Fiocruz Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde Fiocruz Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde Ana Maranhão Coordenadora do Arca Repositório Institucional Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Leia mais

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005 http://www.bvs.br/ 19 de janeiro de 2005 Introdução Este documento descreve o projeto para continuidade do programa de desenvolvimento de um conjunto de dissertações e teses na área de saúde pública através

Leia mais

Metodologia SciELO. Odila Duru BIREME/OPAS/OMS. I Encontro de Editores de Revistas Científicas na Área de Psicologia São Paulo, 30 de agosto de 2004

Metodologia SciELO. Odila Duru BIREME/OPAS/OMS. I Encontro de Editores de Revistas Científicas na Área de Psicologia São Paulo, 30 de agosto de 2004 Metodologia SciELO Odila Duru BIREME/OPAS/OMS I Encontro de Editores de Revistas Científicas na Área de Psicologia São Paulo, 30 de agosto de 2004 Novas Perspectivas da Comunicação Científica Peer Review

Leia mais

BVS REDE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

BVS REDE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO BVS REDE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO (Projeto Gestão de Informação Técnico-Científica na SES-SP) http://ses.sp.bvs.br MARCOS HISTÓRICOS Dra. Sueli Saes Lilian Schiavon Coordenação da BVS RIC São Paulo

Leia mais

Seleção de Documentos para LILACS

Seleção de Documentos para LILACS Seleção de Documentos para LILACS Objetivo: Conhecer os conceitos e os critérios de seleção de documentos para LILACS Conteúdos desta aula Apresentação O que incluir na LILACS Seleção de Documentos Escopo

Leia mais

Os rumos da comunicação científica na área da saúde

Os rumos da comunicação científica na área da saúde Os rumos da comunicação científica na área da saúde Entrevista Carmen Verônica Mendes Abdala é bibliotecária e trabalha na BIREME desde 1991. Atualmente é responsável pela área de serviços e fontes de

Leia mais

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM0121 Informação Bibliográfica em Saúde Pública 2014 A pesquisa e sua comunicação Pesquisa Novo

Leia mais

BVS ENFERMAGEM INFORMES PARA INDEXAÇÃO NA BASE DE DADOS DE ENFERMAGEM - BDENF. Informe Técnico Nº 2: Publicações Periódicas

BVS ENFERMAGEM INFORMES PARA INDEXAÇÃO NA BASE DE DADOS DE ENFERMAGEM - BDENF. Informe Técnico Nº 2: Publicações Periódicas BVS ENFERMAGEM INFORMES PARA INDEXAÇÃO NA BASE DE DADOS DE ENFERMAGEM - BDENF Informe Técnico Nº 2: Publicações Periódicas A BDENF Base de dados em Enfermagem foi criada em 1986 com o objetivo de coletar

Leia mais

Rede Interagencial de Informação para a Saúde na Biblioteca Virtual em Saúde

Rede Interagencial de Informação para a Saúde na Biblioteca Virtual em Saúde BIREME/OPAS/OMS Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Organização Pan-Americana da Saúde Organização Mundial da Saúde Projeto Rede Interagencial de Informação para a Saúde

Leia mais

PANALIMENTOS/OPAS/OMS Organização Pan-Americana da Saúde Organização Mundial da Saúde

PANALIMENTOS/OPAS/OMS Organização Pan-Americana da Saúde Organização Mundial da Saúde PANALIMENTOS/OPAS/OMS Organização Pan-Americana da Saúde Organização Mundial da Saúde BIBLIOTECA VIRTUAL EM INOCUIDADE DE ALIMENTOS (BVS - FOS) Projeto Rio de Janeiro Fev/2007 SUMÁRIO 1. Sumário Executivo......3

Leia mais

Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades:

Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades: Biblioteca UMC Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades: reunir, organizar e facilitar o acesso a todo o material institucional destinado ao

Leia mais

Informe da XVI Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Rede BVS Brasil

Informe da XVI Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Rede BVS Brasil Informe da XVI Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Rede BVS Brasil Introdução A XVI Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde aconteceu no dia 15 de outubro

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Levantamento Bibliográfico LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Procedimentos para localização e busca metódica dos documentos referentes ao tema Textos Livros Artigos

Leia mais

Introdução à comunicação científica em saúde. Bases de dados e índices bibliográficos internacionais e nacionais

Introdução à comunicação científica em saúde. Bases de dados e índices bibliográficos internacionais e nacionais Introdução à comunicação científica em saúde. Bases de dados e índices bibliográficos internacionais e nacionais Seminário eportuguêse Como melhorar o acesso à informação científica e técnica em saúde

Leia mais

Guia da BVS Apresentação do Guia da BVS 2005

Guia da BVS Apresentação do Guia da BVS 2005 Guia da BVS 2005 Apresentação do Guia da BVS 2005 A BVS integra o programa de cooperação técnica da OPAS e está orientada a desenvolver a capacidade dos países na produção, organização, indexação, publicação,

Leia mais

ANEXO I. DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD:

ANEXO I. DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD: ANEXO I DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD: DISCIPLINAS Ambientes, Serviços e Sistemas Informacionais Análise de Imagens (30h) Análise da Informação (30h) Bases Teóricas da Administração de Ambientes

Leia mais

Bases de dados na literatura médica. Fernando M. Aarestrup, MD, PhD

Bases de dados na literatura médica. Fernando M. Aarestrup, MD, PhD Bases de dados na literatura médica Fernando M. Aarestrup, MD, PhD Index medicus Medline pubmed Descritores cabeçalhos oficiais MeSH SciELO - Scientific Electronic Library Online LILACS Fernando M. Aarestrup,

Leia mais

Biblioteca Digital: a experiência da USP

Biblioteca Digital: a experiência da USP Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento Técnico - SIBi/DT Comunicações em Eventos - SIBi/DT 2012-05 Biblioteca Digital: a experiência da USP Congresso Internacional

Leia mais

Grupo de Estudos do Portal de Periódicos da Capes. Análise realizada em junho de 2013 pela bibliotecária Dirce Maria Santin / Biblioteca ICBS / UFRGS

Grupo de Estudos do Portal de Periódicos da Capes. Análise realizada em junho de 2013 pela bibliotecária Dirce Maria Santin / Biblioteca ICBS / UFRGS Grupo de Estudos do Portal de Periódicos da Capes Análise realizada em junho de 2013 pela bibliotecária Dirce Maria Santin / Biblioteca ICBS / UFRGS Informações gerais Tipo de base: referencial com resumos;

Leia mais

Fontes de Acesso Livre

Fontes de Acesso Livre Biblioteca Virtual Fontes de Acesso Livre NACIONAIS http://books.scielo.org/ Scielo Livros: oferece acesso gratuito e texto completo de publicações de caráter acadêmico. Neste portal são encontrados livros

Leia mais

Instituto de Psicologia Biblioteca Dante Moreira Leite Seção Biblioteca Virtual Balanço 2014 BVS-PSI

Instituto de Psicologia Biblioteca Dante Moreira Leite Seção Biblioteca Virtual Balanço 2014 BVS-PSI Instituto de Psicologia Biblioteca Dante Moreira Leite Seção Biblioteca Virtual Balanço 2014 BVS-PSI Dezembro/2014 Carla Teresa Angelina Sandra Equipe Ana Rita Roseni Laerton Nilza 83 países acessaram

Leia mais

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela M Belloni Cuenca

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela M Belloni Cuenca A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM 121 Informação Bibliográfica 2015 A pesquisa e sua comunicação Pesquisa Novo Conhecimento Opinião

Leia mais

DeCS - Descritores em Ciências da Saúde

DeCS - Descritores em Ciências da Saúde DeCS - Descritores em Ciências da Saúde 5a. Reunião de Coordenação Regional da BVS 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde BIREME/OPAS/OMS, Área GIC da OPAS São Paulo, 14 de Setembro de

Leia mais

A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública

A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública da USP Biblioteca Virtual em Saúde Pública 27

Leia mais

BVS Bioética e Diplomacia em Saúde: uma biblioteca inovadora

BVS Bioética e Diplomacia em Saúde: uma biblioteca inovadora BVS Bioética e Diplomacia em Saúde: uma biblioteca inovadora Autores: Neilia Barros Ferreira de Almeida Alejandra Carrillo Roa José Paranaguá de Santana BVS Bioética e Diplomacia em Saúde Criada em 28

Leia mais

Comunicação científica via SciELO: presente e perspectivas futuras

Comunicação científica via SciELO: presente e perspectivas futuras Comunicação científica via SciELO: presente e perspectivas futuras Fabiana Montanari Lapido Projeto SciELO FAPESP, CNPq, BIREME, FapUNIFESP XVI ENCEP Joinville, 19 de Maio 2010 Apresentação Introdução

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO BIOMÉDICA. DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SBiB/ICB/USP

REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO BIOMÉDICA. DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SBiB/ICB/USP REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO BIOMÉDICA Regimento SBiB/ICB/USP DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SBiB/ICB/USP CAPÍTULO 1 DAS ATRIBUIÇÕES Art. 1º

Leia mais

BIREME / OPAS / OMS. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Metodologias da BVS

BIREME / OPAS / OMS. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Metodologias da BVS BIREME / OPAS / OMS Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Metodologias da BVS Guia 2001 para o desenvolvimento da Versão preliminar São Paulo - 2001 Copyright 2001 - BIREME

Leia mais

Modelo SciELO de Publicação Eletrônica

Modelo SciELO de Publicação Eletrônica Modelo SciELO de Publicação Eletrônica São Paulo, 24 de Junho de 2008 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Solange Santos Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS Scientific Electronic Library Online Biblioteca

Leia mais

Serviços de Informação em Saúde

Serviços de Informação em Saúde Serviços de Informação em Saúde Luciana Danielli de Araujo CTIC Seção de Informação ICICT FIOCRUZ 17 outubro de 2016 COMUTAÇÃO Serviço de acessibilidade que permite a uma biblioteca ou usuário a obtenção,

Leia mais

A literatura em saúde pública: validade dos documentos e os sistemas de informação. Angela Maria Belloni Cuenca

A literatura em saúde pública: validade dos documentos e os sistemas de informação. Angela Maria Belloni Cuenca A literatura em saúde pública: validade dos documentos e os sistemas de informação Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM 0121 Informação Bibliográfica em Saúde Pública - 1o.sem. 2016 1 Entre

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012 B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E SD DA Universidade Federal do Paraná - UFPR Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS 2ª. Versão 2012 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um

Leia mais

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Literacia da informação é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico necessárias para acessar, avaliar,

Leia mais

Indexação de periódicos científicos em bases de dados

Indexação de periódicos científicos em bases de dados Indexação de periódicos científicos em bases de dados Fabiana Montanari Lapido Unidade SciELO Oficina para Editores Científicos (SES-SP) São Paulo, 2 de dezembro de 2009 Tópicos Introdução Bases de dados

Leia mais

Habilidades e qualificações do bibliotecário em ciências da saúde: informe técnico

Habilidades e qualificações do bibliotecário em ciências da saúde: informe técnico Habilidades e qualificações do bibliotecário em ciências da saúde: informe técnico Grupo de Bibliotecários em Ciências da Saúde A área da Biblioteconomia foi, e continua sendo, uma das mais impactadas

Leia mais

Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon

Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais 10/09/2015 Renan Hiagon Objetivo Geral Capacitar profissionais e estudantes para atender a demanda por competência informacional na área

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DA COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECAS

RELATÓRIO ANUAL DA COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECAS RELATÓRIO ANUAL DA - 2011 Informatização do Sistema As atividades de processamento técnico nas Unidades e o serviço de empréstimo on-line foram bastante prejudicados por problemas de rede no período compreendido

Leia mais

RELATÓRIO BVS HOMEOPATIA BRASIL JULHO 2012 Tarefas Realizadas

RELATÓRIO BVS HOMEOPATIA BRASIL JULHO 2012 Tarefas Realizadas RELATÓRIO BVS HOMEOPATIA BRASIL JULHO 2012 Tarefas Realizadas Com o objetivo de manter e garantir a qualidade da Rede BVS, o grupo gestor da BIREME - Monitoramento de Instâncias e Projetos BVS/PFI, responsável

Leia mais

I Encontro de Editores de Revistas Científicas da Área de Psicologia

I Encontro de Editores de Revistas Científicas da Área de Psicologia O processo de indexação de periódicos científicos: indexadores nacionais, internacionais e seus critérios Maria Imaculada Cardoso Sampaio Agosto de 2004 isampaio@usp.br Importância em publicar Onde publicar

Leia mais

Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção

Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Universidade Estadual de Maringá Maringá, 15 de maio de 2008 Fabiana Montanari Lapido

Leia mais

Indicadores de produção científica na USP

Indicadores de produção científica na USP Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento Técnico - SIBi/DT Comunicações em Eventos - SIBi/DT 2012-11-21 Indicadores de produção científica na USP Seminário Produção Científica Sistema

Leia mais

XIII Encontro Mineiro de Homeopatia. 04 à 06 de Setembro de 2009

XIII Encontro Mineiro de Homeopatia. 04 à 06 de Setembro de 2009 XIII Encontro Mineiro de Homeopatia 04 à 06 de Setembro de 2009 Pesquisa em Bases de Dados sobre Homeopatia Acesso às Fontes Disponíveis na BVS Biblioteca Virtual em Saúde Rosângela Brambilla - Bibliotecária

Leia mais

Anexo 3. Quadro de Indicadores Eixos Estratégicos

Anexo 3. Quadro de Indicadores Eixos Estratégicos Anexo 3 Quadro de Indicadores 3.1. Eixos Estratégicos Legenda das Metas PDU PDU + Plano de Ação Excluídas Concluídas Eixo Estratégico Objetivo Específico Meta Descrição da Meta Un. Peso 2011 2012 2013

Leia mais

A Fiocruz e o Acesso à Informação Científica no campo da Saúde: Política de Acesso Aberto ao Conhecimento

A Fiocruz e o Acesso à Informação Científica no campo da Saúde: Política de Acesso Aberto ao Conhecimento A Fiocruz e o Acesso à Informação Científica no campo da Saúde: Política de Acesso Aberto ao Conhecimento Luciana Danielli http://www.facebook.com/bvsfiocruz Rio de Janeiro, 05 de setembro de 2016. Instituto

Leia mais

BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO

BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO FACULDADE IETEC Biblioteca BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO Belo Horizonte 2016 A Biblioteca está localizada no térreo da Faculdade Ietec Funciona de segunda à sexta-feira, das 11h45 às 15h e de 16h às 20h45

Leia mais

Fontes de produção científica

Fontes de produção científica Fontes de produção científica Patrícia Ruiz Spyere PATRÍCIA RUIZ SPYERE Levantamento bibliográfico PATRÍCIA RUIZ SPYERE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Procedimentos para localização e busca metódica dos documentos

Leia mais

BIBLIOTECA DO CÂMPUS EXPERIMENTAL DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA DA UNESP: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

BIBLIOTECA DO CÂMPUS EXPERIMENTAL DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA DA UNESP: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES BIBLIOTECA DO CÂMPUS EXPERIMENTAL DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA DA UNESP: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - 2016 SÃO JOÃO DA BOA VISTA 2016 Biblioteca do Câmpus Experimental de São João da Boa Vista da Unesp: plano

Leia mais

Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica

Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica Semana da Economia - 2010 Palestra: As fontes de Informação em meio eletrônico disponíveis

Leia mais

A QUESTÃO DAS PALAVRAS- CHAVE E A PROPOSTA DO USO DE VOCABULÁRIO CONTROLADO PARA AS REVISTAS CIENTÍFICAS DA UNESP

A QUESTÃO DAS PALAVRAS- CHAVE E A PROPOSTA DO USO DE VOCABULÁRIO CONTROLADO PARA AS REVISTAS CIENTÍFICAS DA UNESP I Encontro de Editores de Revistas Científicas da Unesp A QUESTÃO DAS PALAVRAS- CHAVE E A PROPOSTA DO USO DE VOCABULÁRIO CONTROLADO PARA AS REVISTAS CIENTÍFICAS DA UNESP Fábio Sampaio Rosas Rosane Rodrigues

Leia mais

ACESSO AS BASES DE DADOS TUTORIAL

ACESSO AS BASES DE DADOS TUTORIAL ACESSO AS BASES DE DADOS TUTORIAL CONCEITUAÇÃO Base de Dados: Conjunto de dados interrelacionados, organizados de forma a permitir a recuperação da informação armazenada. Banco de Dados: Conjunto de Bases

Leia mais

BVS Ministério da Saúde Modelo BVS Interoperabilidade e Web 2.0

BVS Ministério da Saúde Modelo BVS Interoperabilidade e Web 2.0 BVS Ministério da Saúde Modelo BVS Interoperabilidade e Web 2.0 Márcia Helena G. Rollemberg Coordenadora-Geral de Documentação e Informação Brasília, 12 de agosto de 2009 Plataforma Web 2.0 Rede de comunicação

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação 1 Publicização dos resultados no sítio

Leia mais

Curso de Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde. A Arte de Pesquisar. Luciana Danielli Claudete Fernandes de Queiroz

Curso de Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde. A Arte de Pesquisar. Luciana Danielli Claudete Fernandes de Queiroz Curso de Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde A Arte de Pesquisar Luciana Danielli Claudete Fernandes de Queiroz Bibliotecárias Fundação Oswaldo Cruz CTIC/ICICT Setembro/2017 A Arte de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI/CPPGEC

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI/CPPGEC CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI/CPPGEC Aprova a Política do Repositório Digital da Universidade Federal da Fronteira Sul. A Câmara

Leia mais

Embrapa e Gestão de Dados de Pesquisa

Embrapa e Gestão de Dados de Pesquisa I Seminário SUPORTE À PESQUISA E GESTÃO DE DADOS CIENTÍFICOS 18 e 19 de setembro Universidade Federal de Santa Catarina Embrapa e Gestão de Dados de Pesquisa Marcos C. Visoli Embrapa Florianópolis, 18

Leia mais

Biblioteca Virtual Integralidade em Saúde.

Biblioteca Virtual Integralidade em Saúde. Biblioteca Virtual Integralidade em Saúde http://www.bvsintegralidade.icict.fiocruz.br/php/index.php Sandra Infurna Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS / UERJ) Rio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL. Manual para elaboração das referencias do PPP dos cursos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL. Manual para elaboração das referencias do PPP dos cursos UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL Manual para elaboração das referencias do PPP dos cursos Maceió, agosto de 2016 1 GESTÃO UFAL (2016 2019) Reitora Professora Dra.

Leia mais

Descrição bibliográfica

Descrição bibliográfica Descrição bibliográfica Objetivo: Conhecer as instruções gerais de descrição bibliográfica para todos os tipos de documentos e aplicar o conhecimento adquirido para descrição bibliográfica de monográficos

Leia mais

A EXPERIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA

A EXPERIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA A EXPERIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA BVS EM MOÇAMBIQUE Por: Alfredo José Ponto Focal do eportuguese em Moçambique Localização Está localizado na costa oriental da África Austral. Limites: Norte: pela Zâmbia,

Leia mais

- ENFERMAGEM. Antecedentes. A BVS Enfermagem vem sendo discutida desde Basea-se em dois pilares: BDENF SURENF

- ENFERMAGEM. Antecedentes. A BVS Enfermagem vem sendo discutida desde Basea-se em dois pilares: BDENF SURENF Antecedentes Antecedentes A BVS Enfermagem vem sendo discutida desde 2000. Basea-se em dois pilares: BDENF SURENF Antecedentes BDENF - Base de Dados em Enfermagem Foi criada em 1990, por meio do PRODEN

Leia mais

Um novo olhar, um novo fazer:

Um novo olhar, um novo fazer: Um novo olhar, um novo fazer: Proposta de uma nova Arquitetura de Informação para o Portal da Rede BVS HPCS e Revisão Crítica de seu conteúdo informacional Casa de Oswaldo Cruz Biblioteca Virtual em Saúde

Leia mais

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Política de Seleção e Atualização do Acervo A Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília adota os procedimentos descritos a seguir

Leia mais

Abreviaturas de Periódicos

Abreviaturas de Periódicos Abreviaturas de Periódicos Luciana Pizzani Rosemary Cristina da Silva A abreviatura de periódicos tem a finalidade de simplificar as referências constantes de bibliografias, citações e legendas bibliográficas.

Leia mais

MEDIATECA. Plano de Atividades 2012/2013. Introdução

MEDIATECA. Plano de Atividades 2012/2013. Introdução , Santiago do Cacém pág. 1/6 Introdução A Mediateca estrutura-se como um setor essencial do desenvolvimento do currículo escolar e as suas atividades deverão estar integradas nas restantes atividades da

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM DIREITO (CAED-Jus) EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES 2018

CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM DIREITO (CAED-Jus) EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES 2018 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM DIREITO (CAED-Jus) EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES 2018 I) O CAED-Jus O Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) é iniciativa de uma rede

Leia mais

Procedimentos para indexação dos periódicos científicos

Procedimentos para indexação dos periódicos científicos Procedimentos para indexação dos periódicos científicos Regina C. Figueiredo Castro BIREME/OPAS/OMS castrore@bireme.ops-oms.org X Encontro Nacional de Editores Científicos da ABEC Mini-curso São Pedro,

Leia mais

Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil e Regional Rede de Psicologia

Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil e Regional Rede de Psicologia Reunião sobre Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil Avaliação Nacional e Redes Temáticas 28 de abril de 2011 Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil e Regional Rede de Psicologia

Leia mais

TEMA ESTRATÉGICO: GESTÃO UNIVERSITÁRIA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TEMA ESTRATÉGICO: GESTÃO UNIVERSITÁRIA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TEMA ESTRATÉGICO: GESTÃO UNIVERSITÁRIA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Objetivo 1: Aprimorar a adoção de soluções de TI nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, auxiliando na consecução

Leia mais

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA 1 1 PROBLEMA DE PESQUISA O risco de eclampsia em mulheres grávidas com pressão arterial alta.

Leia mais

POLÍTICA INFORMACIONAL DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

POLÍTICA INFORMACIONAL DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ POLÍTICA INFORMACIONAL DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ 1 O Repositório Institucional da UNIFEI é um conjunto de serviços oferecidos pela Biblioteca Mauá para a gestão e

Leia mais

Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP

Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP 2016 AGENDA O que são bases de dados? Estratégia de buscas; Traçando o perfil; Perfil de interesse; Modos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EXTERNO

PROCESSO SELETIVO EXTERNO ANEXO I EDITAL N /26, DE 19 DE MAIO DE 26 UNIDADE TERESINA CÓDIGO CARGO (PROFISSIONAL) A- Assessor Técnico III Coordenador/Supervisor Pedagógico Saúde A-02 Assessor Técnico III Planejamento PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA Biblioteca FAMED/HCPA RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014 Porto Alegre Março/20 2 SUMÁRIO 1 DADOS GERAIS... 03 1.1 Identificação... 03 1.2 Horário

Leia mais

III Reunião do Comitê Executivo. BVS Prevenção e Controle de Câncer

III Reunião do Comitê Executivo. BVS Prevenção e Controle de Câncer III Reunião do Comitê Executivo BVS Prevenção e Controle de Câncer Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2015 Letícia Casado Rodrigo Feijó Secretaria Executiva BVS Prevenção e Controle de Câncer Divulgação

Leia mais

Sobre o Currículo Lattes

Sobre o Currículo Lattes Sobre o Currículo Lattes Acesse o Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br Acesse o Currículo Lattes na página inicial da Plataforma Lattes, no menu Acesso direto. Cadastro no Currículo Lattes Nas páginas

Leia mais

Campus Itaperuna. Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu Universidade Iguaçu Curso de Graduação em Direito. Relatório de Periódico

Campus Itaperuna. Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu Universidade Iguaçu Curso de Graduação em Direito. Relatório de Periódico Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu Universidade Iguaçu Curso de Graduação em Direito Campus Itaperuna Relatório de Periódico Formulário Eletrônico Requisitos Legais 1 Maio/2015 RELAÇÃO DOS PERIÓDICOS

Leia mais

USO DA INTERNET PARA BUSCA DE LITERATURA CIENTÍFICA Principais sites, Bases de Dados e Periódicos on-line

USO DA INTERNET PARA BUSCA DE LITERATURA CIENTÍFICA Principais sites, Bases de Dados e Periódicos on-line USO DA INTERNET PARA BUSCA DE LITERATURA CIENTÍFICA Principais sites, Bases de Dados e Periódicos on-line 1. Antes da realização das buscas é importante determinar quais são as palavras-chave ou descritores

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Fonte de Informação Experiências Exitosas de Gestão Estratégica e Participativa nas instâncias do SUS

TERMO DE REFERÊNCIA. Fonte de Informação Experiências Exitosas de Gestão Estratégica e Participativa nas instâncias do SUS TERMO DE REFERÊNCIA Fonte de Informação Eperiências Eitosas de Gestão Estratégica e Participativa nas instâncias do SUS 1. Nome do Projeto - conteto: Biblioteca Virtual em Saúde Pública, biênio 2006/2007

Leia mais

RECURSOS DE INFORMAÇÃO DA INTERNET NA BVS

RECURSOS DE INFORMAÇÃO DA INTERNET NA BVS RECURSOS DE INFORMAÇÃO DA INTERNET NA BVS LIS Localizador de Informação em Saúde O Localizador de Informação em Saúde (LIS) é o portal, ou o catálogo, de fontes de informação disponível na Internet, selecionadas

Leia mais

A rede social da sua empresa. Apresentação Geral

A rede social da sua empresa. Apresentação Geral A rede social da sua empresa Apresentação Geral BENEFÍCIOS TENDÊNCIA OU REALIDADE? 40% das grandes empresas terão uma RSC até 2015. Redes Sociais Corporativas são componentes-chave na tomada de decisão

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES

PLANO DE ATIVIDADES Domínio A Currículo, literacias e aprendizagem Desenvolver atividades curriculares com os docentes de História e Português trabalhando de forma transversal as literacias da informação e dos média constantes

Leia mais

AULA 2: Fontes de Informação

AULA 2: Fontes de Informação Disciplina METODOLOGIA CIENTÍFICA (farmacêutica) AULA 2: Fontes de Informação Profa. Dra. Nilce Nazareno da Fonte o que são? Fontes de informação para que servem? quando eu vou precisar disso? - fornecem

Leia mais

Tutorial de Pesquisa

Tutorial de Pesquisa Coordenação de Gestão de Pessoas Diretoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas Escola Municipal de Saúde Núcleo de Documentação Tutorial de Pesquisa BVS SMS SP Secretaria Municipal de Saúde de São

Leia mais

A BIBLIOTECA VIRTUAL DA ULAPSI EM PROL DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA NA AMÉRICA LATINA

A BIBLIOTECA VIRTUAL DA ULAPSI EM PROL DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA NA AMÉRICA LATINA III Reunião de Coordenação da BVS Brasil XI Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde A BIBLIOTECA VIRTUAL DA ULAPSI EM PROL DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA NA AMÉRICA LATINA Maria Imaculada

Leia mais

Soluções para universidades corporativas

Soluções para universidades corporativas Soluções para universidades corporativas Módulos Funcionalidades EDITOR E-LEARNING TREINAMENTO PRESENCIAL VÍDEOS BASE DE CONHECIMENTO FÓRUM VISÃO EMPRESA VISÃO ALUNO VIDEOCONFERÊNCIA CHAT WEBINAR SCORM

Leia mais

Programa de capacitação no modelo da Biblioteca Virtual em Saúde no âmbito do projeto eportuguêse

Programa de capacitação no modelo da Biblioteca Virtual em Saúde no âmbito do projeto eportuguêse BIREME OPAS OMS, Área IKM OPAS Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde O r g a n iz a çã o Pa n Americana d a S a ú d e Or g an i z a ç ão Mu n d i a l d a S a ú d e Rua

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais