OS IMPACTOS DO TRABALHO NOTURNO NA VIDA DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OS IMPACTOS DO TRABALHO NOTURNO NA VIDA DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM"

Transcrição

1 OS IMPACTOS DO TRABALHO NOTURNO NA VIDA DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM Jemyma Jandiroba Ferreira Letícia Bião Santos RESUMO Na enfermagem uma das formas de organizar o trabalho foi implantar o trabalho noturno com o intuito de prestar um cuidado ininterrupto. Sabe-se que este pode ser um causador de desconforto e problemas na saúde, pois pode acarretar mudanças no ritmo biológico. O estudo teve como objetivo identificar os impactos do trabalho noturno na vida do trabalhador de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, com análise qualitativa dos dados. Percebeu-se a existência de impactos psicofisiológicos e sociais na vida do trabalhador de enfermagem que trabalha no turno noturno, sendo a qualidade de sono prejudicada o principal impacto relatado em todos os trabalhos selecionados. Nota-se que os impactos causados em trabalhadores deste turno são inevitáveis, porém acreditamos que é possível amenizá-los, e para isso é essencial a criação de políticas regulamentadoras e adoção de medidas de proteção à saúde física e psíquica do trabalhador. Palavras-chave: Trabalho noturno. Enfermagem. Bacharel em Enfermagem. jemymasud@gmail.com Bacharelem Enfermagem. leti.biao@gmail.com Artigo apresentado a Atualiza Cursos como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Enfermagem do Trabalho, sob orientação da Professora Msc. Sandra Portela. Salvador, 2014

2 2 1 INTRODUÇÃO Essa pesquisa versará sobre os impactos do trabalho noturno na saúde do trabalhador e para isso é preciso saber que as formas de organização do tempo e do trabalho vêm se transformando para satisfazer às necessidades dos diferentes grupos que formam a sociedade. Frente a essa realidade, se organizou turnos de trabalho como forma de otimização do tempo e valorização da força de trabalho (MAGALHÃES et al., 2007). Trabalhar é um ato imprescindível para as pessoas, pois se refere à própria sobrevivência e ao condicionamento social do indivíduo (GIRONDI; GELBCKE, 2011, p.191). Dessa forma, percebe-se que o trabalho não é apenas uma forma de ganhar a vida, mas também uma maneira de inserção social. Por sua vez, o trabalho noturno é aquele realizado durante um período de, no mínimo, sete horas consecutivas, entre meia-noite e cinco horas da manhã, e trabalhador noturno, é o assalariado que executa um número de horas de trabalho à noite fixado pela legislação de cada país (VEIGA et al., 2013). Surgiu o interesse em estudar esse tema, pois significativa parcela dos trabalhadores de enfermagem exercem suas atividades laborais no período da noite devido a necessidade da oferta de serviços 24 horas por dia, além das admissões desses profissionais sem questioná-los quanto ao processo vigília-sono, já que isso pode levar a implicações na assistência ao cliente e na vida e saúde do trabalhador. Na enfermagem uma das formas de organizar o trabalho foi implantar o trabalho noturno com o intuito de prestar um cuidado ininterrupto. Por isso esses profissionais trabalham em turno de 12 horas, diurno ou noturno, seguido de 36 horas de descanso (SILVA et al., 2011). Sendo assim esses trabalhadores sofrem um desgaste psicofisiológico maior do que aqueles que trabalham durante o dia, pois trabalham no momento em que suas funções orgânicas encontram-se diminuídas (LISBOA et al., 2006, p.394)

3 3 Sabe-se que o trabalho noturno pode ser um agente causador de desconforto e problemas na saúde, já que pode acarretar mudanças no ritmo biológico, alterando o padrão de sono e vigília (MAGALHÃES et al., 2007). Essa particularidade requer atenção dos profissionais que têm responsabilidade de dimensionar os recursos humanos em relação às atividades de enfermagem (SILVA et al., 2011, p.271). Diante das experiências, nota-se a existência de impactos do trabalho na vida do trabalhador noturno. Nesse sentido esse estudo buscou responder a seguinte pergunta: Quais os impactos do trabalho noturno na vida do trabalhador de enfermagem? Frente a isso, o estudo teve como objetivo identificar os impactos do trabalho noturno na vida do trabalhador de enfermagem. Busca-se trazer contribuições para o ensino, pois ampliará a discussão entre docentes e discentes de graduação e pós-graduação assim como mostrará aos coordenadores de cursos de enfermagem a importância em debater as estratégias que amenizem os agravos à saúde do trabalhador; para a pesquisa, já que levará as reflexões sobre a temática no campo da saúde do trabalhador; para os profissionais de enfermagem, permitindo um novo olhar sobre essa problemática e sensibilizandoos a adotar medidas preventivas na relação trabalho/saúde; para a assistência, o profissional poderá organizar o seu trabalho quando souber lidar com essas alterações e assim evitar acidentes e prestar uma assistência segura e de qualidade. 2 METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, com análise qualitativa dos dados, sobre os impactos do trabalho noturno na vida do trabalhador de enfermagem. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida a partir de material presente em dissertações e artigos científicos confiáveis que diziam respeito ao assunto que se pretendia abordar. Este tipo de pesquisa, no entanto, não se refere a uma mera repetição do que foi publicado até o momento, visto que possibilita olhar sob outra perspectiva o mesmo assunto, gerando novas conclusões e demandas (MARCONI;LAKATO, 2002).

4 4 Considerando esta pesquisa de natureza exploratória, foi motivada por um acontecimento prévio que gerou interesse na investigação e procede-se a partir da identificação e descrição do objeto e dos fatores que se relacionam com o mesmo, averiguando suas origens, fundamentando as hipóteses e estabelecendo relações entre as variáveis (GIL, 1999, POLIT et al. 2004). A coleta de dados foi realizada considerando o objetivo do estudo e amparada na hipótese de que, os trabalhadores de enfermagem por exercerem suas atividades em um turno oposto ao seu ritmo circadiano podem desenvolver alterações psicofisiológicas. Após a escolha da temática a ser abordada, a fase exploratória iniciou-se com uma pesquisa aleatória sobre os impactos do trabalho noturno na vida do trabalhador de enfermagem, que possibilitou uma maior familiaridade com o tema, bem como lançar indicativos de uma fundamentação teórico-ideológica. Isso contribuiu para ampliar as perspectivas sobre o assunto e para melhor delimitar o objetivo da pesquisa. Em seguida, buscou-se artigos de revistas indexadas e dissertações nas bases de dados das bibliotecas virtuais Lilacs e BIREME (Biblioteca Regional de Medicina), utilizando como descritores: trabalho noturno e enfermagem, onde foram encontrados 81 artigos e 3 dissertações, desses foram utilizados 11 artigos e 1 dissertação. Inicialmente foram selecionados os trabalhos com textos na íntegra em português, publicados de 2003 à 2013, com títulos ou resumos que indicavam uma aproximação com o tema deste estudo e que foram considerados pertinentes após uma leitura flutuante. Como proposto por Minayo (1999) para a coleta de dados foi realizada uma leitura sistemática, interpretativa e criteriosa de todos os textos selecionados, na íntegra. A fim de catalogar os dados e informações obtidos, foram realizados fichamentos bibliográficos, por título e por assunto. A análise de dados foi realizada a partir de leituras e reflexões, articulando o referencial teórico aos dados encontrados, tendo como eixo norteador o objeto de pesquisa.

5 5 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES Diante dos dados apresentados percebe-se a existência de impactos psicofisiológicos e sociais na vida do trabalhador de enfermagem que trabalha no turno noturno, sendo a qualidade de sono prejudicada o principal impacto relatado em todos os trabalhos selecionados. Girondi e Gelbcke (2011) ressaltam que, uma das necessidades humanas básicas mais importantes é o sono, e o não-atendimento a essa necessidade, principalmente após a jornada de trabalho noturno. Silva et al (2011) complementa ao dizer que o sono perdido, muitas vezes, não consegue ser recompensado e quando persistente e cumulativo, pode desencadear a diminuição da capacidade mental e o cansaço físico. Martino (2008) assegura que, os trabalhadores que atuam no turno noturno enfrentam alterações orgânicas e físicas em decorrência da realização da atividade em um momento em que o organismo se prepara para o descanso. E Veiga et al (2013) diz que o trabalho noturno implica na privação do sono e na consequente desestruturação dos ritmos biológicos que podem afetar a saúde do trabalhador, tanto nos aspectos físico e psíquicos, quanto nos aspectos familiares, sociais e interpessoais. Por isso alguns dos impactos encontrados também foram: fadiga, cansaço, insônia, diminuição da concentração, irritabilidade. Destacados também no estudo de Medeiros et al (2009) quando observam que a privação do sono pode gerar fadiga, diminuição do nível de alerta, irritabilidade, dentre outros sintomas. Maynardes et al (2009) confirmam esses dados ao relatar que os trabalhadores conseguem dormir pela manhã após a atividade noturna em média 2 a 4 horas, o que ratifica que o trabalhador retorna ao trabalho em situação de fadiga, com seu nível de atenção e rendimento físico diminuídos.

6 6 Trabalhadores com restrição do sono encontram-se com um nível elevado de fadiga, podendo ocasionar acidentes de trabalho, como pôde ser visto nos estudos. Oliveira (2005) afirma que à medida que a pessoa fica privada do sono, maior será o número de erros ou possibilidade de se está envolvida num acidente, já que esta condição pode impedir que um trabalhador faça seu trabalho de modo seguro e eficaz. Ademais, o trabalho noturno pode causar alterações na saúde psíquica do trabalhador, o que muitas vezes dificulta estabelecer um nexo causal com a atividade laboral. Diante disso, evidenciou-se os seguintes impactos: estresse e depressão. Essas alterações acometem também a saúde física desse trabalhador, o qual passa a desenvolver distúrbios gastrointestinais. E como forma de escape, os trabalhadores adquirem maus hábitos alimentares, o que ocasiona ganho ponderal que poderá ter como consequência o desenvolvimento de diabetes mellitus. De acordo com Versa et al. (2012), as características dos setores críticos e da atuação noturna geram distúrbios físicos e psíquicos, tais como alterações hormonais e gástricas. E também afirma que o estresse decorrente do trabalho noturno pode trazer prejuízos à qualidade de vida do trabalhador e para o seu desempenho profissional, resultando em redução na eficácia e na eficiência das atividades desempenhadas. Silva et al (2011), encontraram em seu estudo que o ganho ponderal e o mal-estar gástrico estão relacionados com os maus hábitos alimentares e ao lanche coletivo utilizado como estratégia para inibir o sono. Rodrigues e Canani (2008), complementam que o trabalho em turnos é um fator de risco para o início de diabetes mellitus. Para Oliveira (2005), os hábitos alimentares estão relacionados com o lado psíquico, pois muitas vezes o profissional encontra-se tão cansado que quer dormir e não tem ânimo para se alimentar adequadamente, principalmente quando é o próprio profissional que precisa preparar sua alimentação, corroborando com os demais autores.

7 7 Atrelado a isso um destaque deve ser dado a dupla jornada de trabalho da maioria desses trabalhadores noturnos, pois foi visto nesses estudos que ela tem como principais impactos a falta de tempo para o lazer, o isolamento e o convívio familiar e social prejudicado. Contudo em um dos estudos o trabalho noturno foi visto como uma forma de ter maior tempo disponível para o convívio familiar. Percebe-se isso quando Silva et al. (2011) afirma que esses trabalhadores de enfermagem ao desempenharem atividades no período noturno têm a disponibilidade do turno diurno para a realização de outras atividades como ter outro emprego, estudar, realizar atividades do lar, cuidar dos filhos e estar com a família. 4 CONCLUSÃO Após revisão dos artigos selecionados, constatamos que o trabalho noturno na enfermagem é essencial para continuidade do cuidado, que deve ser ininterrupto. Identificamos que os impactos, tanto positivos quanto negativos, dependem da percepção individual de cada trabalhador, pois há pessoas que se adaptam melhor ao turno noturno, enquanto outras são diurnas e não conseguem desenvolver suas atividades no turno oposto. Dessa forma, os impactos causados em trabalhadores deste turno são inevitáveis, pois o desordenamento do ritmo circadiano exige uma adaptação do trabalhador, uma vez que esse experimenta uma inversão do ciclo sono-vigília. Sendo assim, requer uma atenção maior dos trabalhadores responsáveis por dimensionar os recursos humanos, como psicólogos, médicos e enfermeiros, quanto às atividades de enfermagem. Acreditamos que é possível amenizar os impactos, porém para tanto é essencial a criação de políticas regulamentadoras do serviço noturno em enfermagem e a fiscalização através dos órgãos de classe. Ademais, as instituições devem utilizar meios para sensibilizar o trabalhador sobre esses fatos, e adotar medidas de proteção à saúde física e psíquica, levando em consideração a vida pessoal do profissional, pois o trabalho não deve se tornar um empecilho para o mesmo.

8 8 THE IMPACT OF NIGHT WORK IN THE LIFE OF THE WORKER OF NURSING ABSTRACT In nursing one of the ways to organize the work was to deploy the night work in order to provide uninterrupted care. It is known that this can be a cause of discomfort and health problems, because it can cause changes in the biological rhythm. The study aimed to identify the impacts of night work in the life of the worker of nursing. It is a bibliographical research, exploratory, qualitative analysis of data. It was noticed the existence of Psychophysiological and social impacts in the lives of nursing worker who works the night shift, impaired sleep quality being the main impact reported in all the selected works. Note that the impacts of this shift workers are inevitable, but we believe that it is possible to mitigate them, and for that it is essential the creation of regulatory policies and adoption of protective measures for the physical and mental health of the employee. Keywords: night job. Nursing.

9 9 REFERÊNCIAS GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, GIRONDI, J.B.R.; GELBCKE, F.L. Percepção do enfermeiro sobre os efeitos do trabalho noturno em sua vida. Revista Enfermagem em Foco. Florianópolis (SC), 2(3): LISBOA, M.T.L.; OLIVEIRA, M.M.; REIS, L.D. O trabalho noturno e a prática de enfermagem: uma percepção dos estudantes de enfermagem. Escola Anna Nery. v.10, n.3, p , MAGALHÃES, A.M.M. et al. Perfil dos profissionais de enfermagem do turno noturno do hospital de Clínicas de Porto Alegre. Revista HCPA & Faculdade Medicina Universidade Federal Rio Grande do Sul. v.27, n.2, p.16-20, MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M.. Técnicas de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas; MARTINO, M.M.F. Arquitetura do sono diurno e ciclo vigília-sono em enfermeiros nos turnos de trabalho. Rev Esc Enferm USP. Campinas, v.43, n.1, p.149-9, MAYNARDES, D.C.D; SARQUIS, L.M.M; KIRCHHOF, A.L.C. Trabalho noturno e morbidades de trabalhadores de enfermagem. Cogitare enferm. Curitiba, v.14, n.4, p.703-8, Out-Dez, MEDEIROS, S.M. et al. Possibilidades e limites da recuperação do sono de trabalhadores noturnos de enfermagem. Revista Gaúcha Enfermagem. v.30, n.1, p.92-8, mar., MENDES, S.S.; MARTINO, M.M.F. Trabalho em turnos: estado geral de saúde relacionado ao sono em trabalhadores de enfermagem. Revista Escola Enfermagem USP.v.46, n.6, p , MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6 ed. Rio de Janeiro: Abrasco, NEVES, M.J.A.O. et al. Influência do trabalho noturno na qualidade de vida do enfermeiro. Rev. Enferm. UERJ. Rio de Janeiro, v.18, n.1, p.42-47, jan-mar, OLIVEIRA, M.M. Alterações psicofisiológicas dos trabalhadores de enfermagem no serviço noturno Dissertação(Mestrado) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Polit DF; Beck CT; Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Porto Alegre: Artmed, 2004.

10 10 RODRIGUES, T.C., CANANI, L.H.S. A influência do turno de trabalho em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Revista Associação Médica Brasileira. v.54, n.2, p , SILVA, C.A.R., MARTINO, M.M.F. Aspectos do ciclo vigília-sono e estados emocionais em enfermeiros dos diferentes turnos de trabalho. Revista Ciência Médica. v.18, n.1, p , SILVA, R.M. et al. Trabalho noturno e a repercussão na saúde dos enfermeiros. Revista Esc Ana Nery. Santa Maria, v.15, n.2, p , abr-jun, VEIGA, K.C.G.; FERNANDES, J.D.; PAIVA, M.S. Análise fatorial de correspondência das representações sociais sobre o trabalho noturno da enfermeira. Rev. Bras. de Enferm. Brasilia, v.66, n.1,p.18-24, jan-fev, VERSA, G.L.G.S. et al. Estresse ocupacional: avaliação de enfermeiros intensivistas que atuam no período noturno. Revista Gaúcha Enfermagem. v.33, n.2, p , 2012.

11 11 APÊNDICE A - Quadro 1: identificação dos impactos do trabalho noturno Título Autor Ano Objetivo Método Impactos Alterações psicofisiológicas dos trabalhadores de enfermagem no serviço noturno. OLIVEIRA, M.M Identificar as alterações psicofisiológicas nos trabalhadores de enfermagem do serviço noturno que atuam em um CTI. Dissertação de mestrado, estudo de caso. Déficit ou perturbação do sono, fadiga, diminuição da concentração, estresse e obesidade. Inadequação alimentar, necessidade de cumprir, interfere no lazer, no relacionamento familiar, no aprendizado, maior risco para a ocorrência de acidentes. O trabalho noturno e a prática de enfermagem: uma percepção dos estudantes de enfermagem. LISBOA, M.T.L.; OLIVEIRA, M.M.; REIS, L.D Identificar a percepção do acadêmico de enfermagem sobre o trabalho noturno e analisá-la em relação a influência desse plantão na saúde do trabalhador de enfermagem. Estudo quantitativo Cansaço, distúrbios de sono, falta de tempo para o lazer, perigo de acidentes. Perfil dos profissionais de enfermagem do turno noturno do hospital de clínicas de Porto Alegre. MAGALHÃE S, A.M.M.; MARTINS, C.M.S; FALK, M.L.R.; FORTES, C.V.; NUNES, V.B Identificar as características dos profissionais de enfermagem do turno noturno e os fatores motivadores e estressores relacionados a esses trabalhadores. Estudo quantitativo. Maior tempo disponível para convívio familiar, assistência com melhor qualidade, facilidade de horários. Qualidade do sono prejudicada, insônia, ansiedade, irritabilidade, mudanças no estado emocional, distúrbios gastrointestinais, constipação.

12 12 Aspectos do ciclo vigíliasono e estados emocionais em enfermeiros dos diferentes turnos de trabalho. SILVA, C.A.R.; MARTINO, M.M.F Descrever o ciclo vigíliasono de enfermeiros em função de seus turnos de trabalho; Identificar alterações no padrão de sono e sés estados emocionais. Estudo quantitativo e qualitativo. Fragmentação do sono, dupla jornada de trabalho, desgaste. Possibilidades e limites da recuperação do sono de trabalhadores noturnos de enfermagem. MEDEIROS, S.M.; MACÊDO, M.L.A.F.; OLIVEIRA, J.S.A.; RIBEIRO, L.M Investigar as possibilidades/limites da recuperação do sono das trabalhadoras de nível médio de enfermagem que desenvolvem suas atividades laborais no turno noturno no setor de prontosocorro em um hospital público, em Natal, Rio Grande do Norte. Estudo qualitativo Qualidade do sono afetada, estresse, depressão, enxaqueca, irritação, mau humor, acidentes de trabalho. Trabalho noturno e morbidades de trabalhadores de enfermagem. MAYNARDE S, D.C.D; SARQUIS, L.M.M; KIRCHHOF, A.L.C Identificar os principais agravos à saúde dos trabalhadores de enfermagem do período noturno. Estudo quantitativo e qualitativo Qualidade do sono afetada, cansaço, fadiga, perda de energia. Arquitetura do sono diurno e ciclo vigília-sono em enfermeiros nos turnos de trabalho. MARTINO, M.M.F Verificar a arquitetura do sono após o trabalho noturno e as características do ciclo vigília-sono em enfermeiras de diferentes turnos. Estudo qualitativo Qualidade do sono afetada.

13 13 Influência do trabalho noturno na qualidade de vida do enfermeiro. NEVES, M.J.A.O.; BRANQUINH O, N.C.S.S.; PARANAGU Á, T.T.B.; BARBOSA, M.A.; SIQUEIRA, K.M Investigar a influência do trabalho noturno na qualidade de vida do enfermeiro. Estudo qualitativo Alterações no padrão de sono, mudança de humor, capacidade de concentração diminuída, cansaço, insônia, irritabilidade, estresse, desânimo, falta de lazer, convívio familiar e social prejudicado. Trabalho noturno e a repercussão na saúde dos enfermeiros. SILVA, R.M.; BECK, C.L.C.; MAGNAGO, T.S.B.S.; CARMAGNA NI, M.I.S.; TAVARES, J.P.; PRESTES, F.C Apresentar e discutir as alterações na saúde percebidas por enfermeiros do período noturno. Estudo qualitativo Má qualidade sono/repouso, cansaço, desgaste, ganho ponderal, mal estar gástrico, isolamento, dificuldade de participação em acontecimentos sociais. Percepção do enfermeiro sobre os efeitos do trabalho noturno em sua vida. GIRONDI, J.B.R.; GELBCKE, F.L Identificar as percepções dos enfermeiros acerca dos efeitos do trabalho noturno sobre sua saúde e vida social. Estudo qualitativo Qualidade do sono prejudicada, dupla jornada de trabalho, isolamento dos outros setores, atividades de educação em saúde restritas, cansaço físico e mental. Análise fatorial de correspondência das representações sociais sobre o trabalho noturno da enfermeira. VEIGA, K.C.G.; FERNANDE S, J.D.; PAIVA, M.S Apreender as Representações Sociais de enfermeiras sobre o trabalho noturno. Estudo quantitativo e qualitativo. Estresse, privação do sono, dupla jornada.

14 14

IMPLICAÇÕES DO SERVIÇO NOTURNO NOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM HOSPITALAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

IMPLICAÇÕES DO SERVIÇO NOTURNO NOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM HOSPITALAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA 236 IMPLICAÇÕES DO SERVIÇO NOTURNO NOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM HOSPITALAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Claudemir Santos de Jesus 1 Daniele Veras Alves de Souza 2 Edvânia Santos Soares 3 Hugo Alexandre

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA DE TRABALHADORES NOTURNOS DA ENFERMAGEM DO HOSPITAL DE SÃO LOURENÇO-MG

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA DE TRABALHADORES NOTURNOS DA ENFERMAGEM DO HOSPITAL DE SÃO LOURENÇO-MG AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA DE TRABALHADORES NOTURNOS DA ENFERMAGEM DO HOSPITAL DE SÃO LOURENÇO-MG Edivânia de Souza Silva¹, Lenise Aparecida Policarpo¹, Ricardo

Leia mais

O TRABALHO NOTURNO E O SONO DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

O TRABALHO NOTURNO E O SONO DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS O TRABALHO NOTURNO E O SONO DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Tatiane Paula de Oliveira 1, Adriana Leonidas de Oliveira (orientadora) 2 1 Universidade de Taubaté/ Departamento

Leia mais

IMPLICAÇÕES DO TRABALHO NOTURNO NA SAÚDE E DESEMPENHO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

IMPLICAÇÕES DO TRABALHO NOTURNO NA SAÚDE E DESEMPENHO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA IMPLICAÇÕES DO TRABALHO NOTURNO NA SAÚDE E DESEMPENHO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA THE IMPLICATIONS OF NIGHT WORK ON THE DEVELOPMENT AND HEALTH OF NURSING

Leia mais

Artigo de Revisão Atenção à Saúde

Artigo de Revisão Atenção à Saúde REFLEXO DO SERVIÇO NOTURNO FRENTE ÀS CONDIÇÕES DE TRABALHO, SAÚDE, VIDA SOCIAL E FAMILIAR DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Front night service reflex to working conditions, health, social and family life

Leia mais

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA João Victor da Silva Rodrigues 1, Julliany Larissa Correia Santos², Cláudia Fabiane Gomes Gonçalves³,

Leia mais

Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente a qualidade de vida das pessoas

Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente a qualidade de vida das pessoas Ruídos urbanos são a causa de estresse, depressão, insônia, hipertensão entre outros danos à saúde hu Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente

Leia mais

Tracey Loscar, uma paramédica do Alasca, trabalha em turnos de 24 horas. E faz quatro plantões por semana há 17 anos.

Tracey Loscar, uma paramédica do Alasca, trabalha em turnos de 24 horas. E faz quatro plantões por semana há 17 anos. Tracey Loscar, uma paramédica do Alasca, trabalha em turnos de 24 horas. E faz quatro plantões por semana há 17 anos. "A gente brinca que, no primeiro dia, você está pronto para dominar o mundo. E lá pelo

Leia mais

SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES. Luiz Antonio Nogueira Martins

SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES. Luiz Antonio Nogueira Martins SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES Luiz Antonio Nogueira Martins PRIVAÇÃO DO SONO teste de atenção sustentada - 14 R1 detecção de arritmias em ECG resultados: aumento do número de erros 7,3 minutos a

Leia mais

TRABALHO NOTURNO: INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM. Night Work: Influence in Quality Nursing Professional Life

TRABALHO NOTURNO: INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM. Night Work: Influence in Quality Nursing Professional Life TRABALHO NOTURNO: INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Night Work: Influence in Quality Nursing Professional Life Maria Eliza Giordani da LUZ 1 Narciso Vieira SOARES 2 RESUMO Objetivo:

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PREMATURO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PREMATURO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PREMATURO RESUMO OLIVEIRA, Rita Daiane 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 Objetivo: Conhecer a assistência do enfermeiro ao neonato prematuro. Método: Revisão bibliográfica

Leia mais

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no Estresse O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no contexto profissional quanto na vida pessoal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial sofre

Leia mais

Ritmos Biológicos Trabalho Noturno e em Turnos

Ritmos Biológicos Trabalho Noturno e em Turnos Ritmos Biológicos Trabalho Noturno e em Turnos Luciane L Gomes Gonçalves Abril de 2010 Ritmo Circadiano Fases: Ergotrópica (perfomance) Trofotrópica (recuperação) Trabalho noturno: Problema fisiológico

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: SINDROME DE BURNOUT NA ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

Leia mais

International Council of Nurses (2011). CIPE, Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, Versão2. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.

International Council of Nurses (2011). CIPE, Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, Versão2. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros. International Council of Nurses (2011). CIPE, Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, Versão2. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros. Lei n. º 102/2009 de 10 de Setembro (2009). Regime jurídico

Leia mais

O SONO NA ADOLESCÊNCIA QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

O SONO NA ADOLESCÊNCIA QUAL A SUA IMPORTÂNCIA? O SONO NA ADOLESCÊNCIA QUAL A SUA IMPORTÂNCIA? Dra. Júlia Machado Dra. Marisa Rodrigo Clínica do Sono Porto, 27 de Maio de 2011 O que é o sono? Repouso físico e mental Comportamento periódico Factor de

Leia mais

Egressos de Enfermagem: uma revisão sistemática da literatura Palavras-Chave: INTRODUÇÃO

Egressos de Enfermagem: uma revisão sistemática da literatura Palavras-Chave: INTRODUÇÃO Egressos de : uma revisão sistemática da literatura Nayla Cecília da Silva Silvestre BRANQUINHO I ; Ana Lúcia Queiroz BEZERRA II Universidade Federal de Goiás - Faculdade de I E-mail: naylacecilia@gmail.com

Leia mais

CHAMA O SAMU: QUEM PRECISA SOU EU. Edilzia Souza Guedes (1) Augusto Catarino Bardosa (2) Robson Edney Mariano (3)

CHAMA O SAMU: QUEM PRECISA SOU EU. Edilzia Souza Guedes (1) Augusto Catarino Bardosa (2) Robson Edney Mariano (3) CHAMA O SAMU: QUEM PRECISA SOU EU Edilzia Souza Guedes (1) Augusto Catarino Bardosa (2) Robson Edney Mariano (3) (1) Universidade Potiguar (UNP); edilziaguedes@hotmail.com (2) Universidade Potiguar (UNP);

Leia mais

Frida Marina Fischer

Frida Marina Fischer Seminário sobre trabalho em turnos: apresentação e debates sobre escalas de trabalho Frida Marina Fischer Faculdade de Saúde Pública da USP Departamento Saúde Ambiental e-mail: fischer.frida@gmail.com

Leia mais

A REALIDADE DO FAMILIAR QUE EXERCE A AÇÃO DO CUIDAR EM IDOSOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS

A REALIDADE DO FAMILIAR QUE EXERCE A AÇÃO DO CUIDAR EM IDOSOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS A REALIDADE DO FAMILIAR QUE EXERCE A AÇÃO DO CUIDAR EM IDOSOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS Ádylla Maria Alves de Carvalho (1); Markeynya Maria Gonçalves Vilar (2); Naianna Souza de Menezes (3); Flávia Gomes

Leia mais

Os efeitos nocivos do trabalho noturno na enfermagem: Uma revisão integrativa

Os efeitos nocivos do trabalho noturno na enfermagem: Uma revisão integrativa UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO ENFERMAGEM HERLA HANY DA SILVA CAVALCANTI Os efeitos nocivos do trabalho noturno na

Leia mais

TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM

TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO AUTOR(ES): MICHELE MONTEIRO

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NO NÍVEL DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NO NÍVEL DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NO NÍVEL DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA Byanca Eugênia Duarte Silva Faculdade Santa Maria - byanca_psi@outlook.com Bruna Eugênia Duarte Silva Faculdade Santa Maria - bruninhaeugenia@hotmail.com

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Ostomia. Cuidados de enfermagem. Imagem corporal. Emocional.

PALAVRAS-CHAVE: Ostomia. Cuidados de enfermagem. Imagem corporal. Emocional. O IMPACTO DA OSTOMIA EM PACIENTES E SEUS FAMILIARES Keila Ornelas 1 Daiana Ribeiro 1 Zenilda Arantes 1 Tatieny Martins 2 Núbia Marinho 3 RESUMO: As alterações dos hábitos intestinais preocupam cada vez

Leia mais

FATORES ASSOCIADOS AO ESTRESSE DO ENFERMEIRO INTENSIVISTA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

FATORES ASSOCIADOS AO ESTRESSE DO ENFERMEIRO INTENSIVISTA: UMA REVISÃO DA LITERATURA FATORES ASSOCIADOS AO ESTRESSE DO ENFERMEIRO INTENSIVISTA: UMA REVISÃO DA LITERATURA Martha Maria Macedo Bezerra Rachel de Sá Barreto Luna Callou Cruz 2 Elisabeth Alves Silva 3 Resumo O estresse é um dos

Leia mais

A FISIOTERAPIA DO TRABALHO NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ESTRESSE EM UM SETOR ADMINISTRATIVO

A FISIOTERAPIA DO TRABALHO NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ESTRESSE EM UM SETOR ADMINISTRATIVO A FISIOTERAPIA DO TRABALHO NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ESTRESSE EM UM SETOR ADMINISTRATIVO Favato, A. C.; Bernini, G.; Andolfato, K. R. Resumo: O estresse no ambiente de trabalho (EAT) pode ter consequências

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ENFERMEIROS E SEUS PRINCIPAIS DILEMAS NO AMBIENTE LABORAL

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ENFERMEIROS E SEUS PRINCIPAIS DILEMAS NO AMBIENTE LABORAL QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ENFERMEIROS E SEUS PRINCIPAIS DILEMAS NO AMBIENTE LABORAL Maria Elizabeth da Costa Felipe Santiago¹ ¹Enfermeira pela Universidade Potiguar UNP elizabeth55_@hotmail.com Considerando

Leia mais

04/07/2014. *Certificação em Medicina do Sono pela Associação Brasileira de Sono e Associação Médica Brasileira (AMB) por Notório Saber

04/07/2014. *Certificação em Medicina do Sono pela Associação Brasileira de Sono e Associação Médica Brasileira (AMB) por Notório Saber Sérgio Barros Vieira Certificação em Medicina do Sono pela Associação Brasileira de Sono e Associação Médica Brasileira (AMB) por Notório Saber Coordenador Médico do Programa de Medicina do Sono do Grupo

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA DE FAMILIARES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: uma revisão de literatura

QUALIDADE DE VIDA DE FAMILIARES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: uma revisão de literatura QUALIDADE DE VIDA DE FAMILIARES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: uma revisão de literatura Aminne Oliveira da Silva Bastos 1 ; Kátia Santana Freitas 2 1. Graduanda em Enfermagem, Bolsista de iniciação

Leia mais

Trabalho noturno: repercussões na saúde do profissional de enfermagem

Trabalho noturno: repercussões na saúde do profissional de enfermagem Trabalho noturno: repercussões na saúde do profissional de enfermagem Night work: effects on health professional nursing Dina Luciana Batista Andrade 1, Lidiane Alves Silva 2, Marli Batista Magalhães 3,

Leia mais

Se você sofre com os sintomas da endometriose, pode estar fazendo isso.

Se você sofre com os sintomas da endometriose, pode estar fazendo isso. Se você sofre com os sintomas da endometriose, pode estar fazendo isso. Trabalhar doente, no ambiente corporativo, tem nome. Designa-se presenteísmo quando o funcionário não desempenha suas funções nas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Revista ISSN

Revista ISSN 157 O ESTRESSE DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NO SERVIÇO NOTURNO Claudemir Santos de Jesus 1 Marinalva Ferreira do Patrocínio 2 RESUMO: O estudo em tela tem como objeto: as implicações à saúde do enfermeiro

Leia mais

EXPERIÊNCIA DA FISIOTERAPIA NO ÂMBITO DA SAÚDE MENTAL NA ESPECIFICIDADE DE UM CAPS AD NO RIO GRANDE DO SUL

EXPERIÊNCIA DA FISIOTERAPIA NO ÂMBITO DA SAÚDE MENTAL NA ESPECIFICIDADE DE UM CAPS AD NO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ICB ESPECIALIZAÇÃO EM ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA - CENPRE EXPERIÊNCIA DA FISIOTERAPIA NO ÂMBITO DA SAÚDE

Leia mais

Descritores: trabalho noturno; ciclo circadiano; trabalho em turnos; enfermagem do trabalho

Descritores: trabalho noturno; ciclo circadiano; trabalho em turnos; enfermagem do trabalho Alterações biopsicossociais relacionadas ao trabalho noturno 1 Biopsychosocial change advice related to night work Consejos cambios biopsicosociales relacionados con el trabajo nocturno Santos Claudenir

Leia mais

A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica

A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica Igor Michel Ramos dos Santos Graduando em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas iigor_ramos@hotmail.com

Leia mais

O IMPACTO DO TURNO LABORAL NA VIDA DO TRABALHADOR THE IMPACT OF SHIFT WORK IN THE LIFE OF THE WORKER

O IMPACTO DO TURNO LABORAL NA VIDA DO TRABALHADOR THE IMPACT OF SHIFT WORK IN THE LIFE OF THE WORKER O IMPACTO DO TURNO LABORAL NA VIDA DO TRABALHADOR THE IMPACT OF SHIFT WORK IN THE LIFE OF THE WORKER EL IMPACTO DEL CAMBIO DE TRABAJO EN LA VIDA DEL TRABAJADOR Camila Pondé Rabinovitz¹ Gabriela Almeida

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem VIVÊNCIA DO CUIDADOR FAMILIAR DE HOMEM COM TRAQUEOSTOMIA DEVIDO AO CÂNCER

I Workshop dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem VIVÊNCIA DO CUIDADOR FAMILIAR DE HOMEM COM TRAQUEOSTOMIA DEVIDO AO CÂNCER VIVÊNCIA DO CUIDADOR FAMILIAR DE HOMEM COM TRAQUEOSTOMIA DEVIDO AO CÂNCER Linha de pesquisa: O Processo de Cuidar em Enfermagem DÁZIO, E. M. R. Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL ROBERTA CASTRO CAMPOS BORBA O ESTRESSE OCUPACIONAL EM UM CAPS

Leia mais

ALUNOS DA MODALIDADE EJA: A DUPLA JORNADA E SUA CONDIÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA PARA OS ESTUDOS

ALUNOS DA MODALIDADE EJA: A DUPLA JORNADA E SUA CONDIÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA PARA OS ESTUDOS ALUNOS DA MODALIDADE EJA: A DUPLA JORNADA E SUA CONDIÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA PARA OS ESTUDOS INTRODUÇÃO Franklin Vieira de Sá Universidade Federal do Piauí frankkkfalcon@hotmail.com A dupla rotina dos

Leia mais

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA EM PROFISSINAIS DE ENFERMAGEM CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA EM PROFISSINAIS DE ENFERMAGEM CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA 16 TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA EM PROFISSINAIS DE ENFERMAGEM CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU AUTOR(ES): CINTHIA BABICHE

Leia mais

RISCOS DE ADOECIMENTO NO TRABALHO: estudo entre profissionais de uma instituição federal de educação

RISCOS DE ADOECIMENTO NO TRABALHO: estudo entre profissionais de uma instituição federal de educação RISCOS DE ADOECIMENTO NO TRABALHO: estudo entre profissionais de uma instituição federal de educação Heidi. J. FERREIRA 1 ; Alex R. CARVALHO 2 ; Fernanda M. TAVARES 3 ; Nádia N. ALMEIDA 4 RESUMO Diante

Leia mais

HABILITAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO ASSOCIADA À AUTONOMIA PROFISSIONAL

HABILITAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO ASSOCIADA À AUTONOMIA PROFISSIONAL 1 HABILITAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO ASSOCIADA À AUTONOMIA PROFISSIONAL Mariclen da Silva Pereira Acadêmica do curso de Enfermagem, ULBRA Cachoeira do Sul, RS mariclenpereira@hotmail.com Laísa Schuh Orientadora,

Leia mais

Maria Dionísia do Amaral Dias

Maria Dionísia do Amaral Dias Maria Dionísia do Amaral Dias OBJETIVO Compreender as relações entre condições de vida e de trabalho e o surgimento, a frequência ou a gravidade dos transtornos mentais. Modelo proposto pelo Ministério

Leia mais

O APRENDIZADO DO CUIDADO HUMANO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ENFERMEIROS. SOUZA, Juliana Caldas de¹; MUNARI, Denize Bouttelet ².

O APRENDIZADO DO CUIDADO HUMANO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ENFERMEIROS. SOUZA, Juliana Caldas de¹; MUNARI, Denize Bouttelet ². O APRENDIZADO DO CUIDADO HUMANO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ENFERMEIROS SOUZA, Juliana Caldas de¹; MUNARI, Denize Bouttelet ². Palavras chaves: Ensino, Enfermagem, Humanização e Cuidado.

Leia mais

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens.

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Sérgio Bassalo Paludeto 1, Fábio Oliveira Teixeira 2 1. Graduado em Tecnologia da Informação. Universidade de Franca UNIFRAN, Franca (SP), Brasil. 2. Professor

Leia mais

A jornada de trabalho tem a ver com a saúde de quem trabalha? Profa.Associada Claudia R C Moreno Faculdade de Saúde Pública 2018

A jornada de trabalho tem a ver com a saúde de quem trabalha? Profa.Associada Claudia R C Moreno Faculdade de Saúde Pública 2018 A jornada de trabalho tem a ver com a saúde de quem trabalha? Profa.Associada Claudia R C Moreno Faculdade de Saúde Pública 2018 Sumário Jornada de trabalho no mundo e no Brasil Duração da jornada de trabalho

Leia mais

Influências do trabalho noturno no sono dos trabalhadores de enfermagem: revisão integrativa

Influências do trabalho noturno no sono dos trabalhadores de enfermagem: revisão integrativa REVISÃO INTEGRATIVA 97 Influências do trabalho noturno no sono dos trabalhadores de enfermagem: revisão integrativa Influences of night shifts in sleeping of nursing workers: integrative review Bruna Karen

Leia mais

Cartilha do Sono. Associação Brasileira do Sono.

Cartilha do Sono. Associação Brasileira do Sono. Cartilha do Sono Associação Brasileira do Sono. RESPEITE SEU SONO E SIGA SEU RITMO Porque devemos respeitar o sono e seguir o nosso ritmo? O QUE É CRONOTIPO Cada pessoa prefere realizar suas atividades

Leia mais

CULTURA DE SEGURANÇA: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE ENSINO

CULTURA DE SEGURANÇA: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE ENSINO Área temática: Linha Gerencial 02 Políticas públicas e gestão dos serviços de saúde. Sublinha de pesquisa: Gestão e organização do processo de trabalho em saúde e enfermagem. Modalidade de apresentação:

Leia mais

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO DA PESSOA IDOSA NA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO DA PESSOA IDOSA NA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO DA PESSOA IDOSA NA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Débora França de Melo 1 ; Laysse Nunes Sampaio²; Alba Regina Cartaxo Sampaio Thomé³; Vivian Marcella dos Santos Silva

Leia mais

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5.

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5. A INSERÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA AO IDOSO EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM ÂMBITO NACIONAL Zaqueu

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado PELA MANHÃ VOCÊ SE SENTE ASSIM? E NO TRABALHO, VOCÊ SE SENTE ASSIM? SUA VIDA ESTA ASSIM? OU TUDO ESTA ASSIM? ESTRESSE Ocorre diante de uma situação (real ou imaginária)

Leia mais

Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos

Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos Caros estudantes, Apresentamos a seguir um roteiro que tem o objetivo de ajudá-los a se preparar para a elaboração, apresentação e discussão

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL

SÍNDROME DE BURNOUT SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL BETYNA SALDANHA CORBAL Perita Médica Previdenciária DPSSO/SPPS/MTPS dpsso@previdencia.gov.br 1 Termo Burnout: derivado do verbo inglês to burn out: queimar por completo

Leia mais

Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos

Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos Caros estudantes, Apresentamos a seguir um roteiro que tem o objetivo de ajudá-los a se preparar para a elaboração, apresentação e discussão

Leia mais

(11)

(11) Olá, me chamo ALINE LISBOA FARIAS - C.R.P: 06/120305 sou psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Sócia proprietária do LYSIS CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA. Atuo realizando atendimentos

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AO PROCESSO MORTE E MORRER CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

TÍTULO: INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: LIMITAÇÕES DO ENFERMEIRO

TÍTULO: INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: LIMITAÇÕES DO ENFERMEIRO TÍTULO: INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: LIMITAÇÕES DO ENFERMEIRO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO

Leia mais

OS ESTRESSORES NO TRABALHO DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA¹

OS ESTRESSORES NO TRABALHO DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA¹ 662 OS ESTRESSORES NO TRABALHO DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA¹ Lucas Gil Alcon², Vinicius Custódio Apolinário², Larissa Luiza Fonseca Ferreira³, Natália Oliveira Silva³, Alessandra Santos

Leia mais

O ESTRESSE OCUPACIONAL ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

O ESTRESSE OCUPACIONAL ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA O ESTRESSE OCUPACIONAL ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Autor: Rafael de Carvalho Lopes*. faellopes10@hotmail.com Co-autor: Jordano Watson Ferreira da Silva* Co-Autor:

Leia mais

PAPEL DA NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UMA REVISÃO NA LITERATURA

PAPEL DA NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UMA REVISÃO NA LITERATURA PAPEL DA NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UMA REVISÃO NA LITERATURA João Paulo da Silva Lima¹; Carla Kilenny Tavares dos Santos²; Luana Suely Albuquerque de Lima³. INTRODUÇÃO Centro Universitário Tiradentes

Leia mais

O CUIDADO HUMANIZADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

O CUIDADO HUMANIZADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. O CUIDADO HUMANIZADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Silva, MA* *Enfermeiro. Resinte do Programa Residência em Saú da criança e do Adolescente do Hospital Pequeno Príncipe. Curitiba-PR

Leia mais

DESAFIOS DA ROTINA DIÁRIA: A VISÃO DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTOMIA INTESTINAL

DESAFIOS DA ROTINA DIÁRIA: A VISÃO DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTOMIA INTESTINAL DESAFIOS DA ROTINA DIÁRIA: A VISÃO DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTOMIA INTESTINAL Dayse Carvalho do Nascimento Enfermeira, Mestre, Estomaterapeuta, coordenadora da Comissão de Curativos HUPE/UERJ, tutora

Leia mais

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO Condições de Trabalho e o Consumo de Substâncias Psicoativas no Trabalho O trabalho e as condições em que este se desenvolve, constituem um

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem HELEN DE OLIVEIRA DE LIMA

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem HELEN DE OLIVEIRA DE LIMA 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem HELEN DE OLIVEIRA DE LIMA ALTERAÇÕES GASTROINTESTINAIS EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM EM TURNOS Porto Alegre 2012 2 HELEN DE OLIVEIRA DE

Leia mais

RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE PLANO DE ENSINO Semestre:

RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE PLANO DE ENSINO Semestre: RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE PLANO DE ENSINO Semestre: 2014-2 Disciplina: Módulo 6 RMP 110006 - Metodologia da e Produção Científica Professores Responsáveis: Bertoncello (NFR) (Coornadora

Leia mais

DESAFIOS DA DOCÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO OS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO, ALTA FLORESTA - MT

DESAFIOS DA DOCÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO OS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO, ALTA FLORESTA - MT 1 DESAFIOS DA DOCÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO OS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO, ALTA FLORESTA - MT RESUMO Tássia Fernanda da Silva Ensinar é uma atividade considerada altamente

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios.

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios. DESAFIOS E SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM EMERGÊNCIA Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Ângela Karina da Costa Silva 1 Elisângelo

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS: revisão integrativa da literatura. científica

QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS: revisão integrativa da literatura. científica QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS: revisão integrativa da literatura 1 Introdução científica Jéssica Alves Gomes, Universidade Federal do Piauí/UFPI, e-mail: j.a.g7@hotmail.com Ana Paula Santos Moura e Silva,

Leia mais

COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO A PACIENTES USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: REVISÃO DE LITERATURA

COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO A PACIENTES USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: REVISÃO DE LITERATURA COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO A PACIENTES USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: REVISÃO DE LITERATURA POLISZCZUK, ANGELA BEATRIZ 1 ; DOMINGUES, LILIAN FERREIRA 2 RESUMO Objetivo: Relatar a atuação

Leia mais

FORMAS DE AVALIAÇÃO DOS TRANSTORNOS DE ADAPTAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

FORMAS DE AVALIAÇÃO DOS TRANSTORNOS DE ADAPTAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA FORMAS DE AVALIAÇÃO DOS TRANSTORNOS DE ADAPTAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA O Processo de Cuidar em Enfermagem RIBEIRO, C.R.G Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG Carla

Leia mais

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2 CARACTERIZAÇÃO DA PRODUCÃO CIENTÍFICA ACERCA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM FOCO NA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula

Leia mais

QUALIDADE DO SONO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUE ATUAM EM HOSPITAL PRIVADO NO PERÍODO NOTURNO

QUALIDADE DO SONO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUE ATUAM EM HOSPITAL PRIVADO NO PERÍODO NOTURNO QUALIDADE DO SONO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUE ATUAM EM HOSPITAL PRIVADO NO PERÍODO NOTURNO RESUMO Lívia Mara Gomes Pinheiro* Naelson do Carmo Souza** Priscilia Gomes de Oliveira*** A assistência

Leia mais

RISCOS OCUPACIONAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

RISCOS OCUPACIONAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA RISCOS OCUPACIONAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA GILVÂNYA MAGNA DANTAS PEIXOTO ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONÇA SUÊNIA SILVA DE MESQUITA XAVIER RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA

Leia mais

A ENFERMAGEM E A SAÚDE DO TRABALHADOR: A EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO EDUCATIVO

A ENFERMAGEM E A SAÚDE DO TRABALHADOR: A EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO EDUCATIVO A ENFERMAGEM E A SAÚDE DO TRABALHADOR: A EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO EDUCATIVO Aldenôra Laísa Paiva de Carvalho 1 Cinthia Rafaela Santos Assis 1 Flaviane de Freitas Palma 1 Josiane Ribeiro Garbazza 2 Natalia

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR O ABSENTEÍSMO NA ENFERMAGEM 1. INTRODUÇÃO

ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR O ABSENTEÍSMO NA ENFERMAGEM 1. INTRODUÇÃO ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR O ABSENTEÍSMO NA ENFERMAGEM BARBOZA, Michele Cristiane Natchtigall 1 ; SEVERO, Danusa Fernandes 2 ; CUNHA, Andréa d Oliveira Dias 3 ; SIQUEIRA, Hedi Crecencia Heckler 4. 1 Fundação

Leia mais

TÍTULO: OS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR

TÍTULO: OS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR TÍTULO: OS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem

Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem Rosane Barreto Cardoso 1, Henrique Tomaz do Amaral Silva 2 1. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde, Universidade Federal

Leia mais

UFPB PRG X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

UFPB PRG X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CCSDEMCAMT0 O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA ENFERMAGEM EM CLÍNICA I: OPINIÃO DOS DISCENTES Danielle Alves Figueiredo (1) Lecidâmia Cristina Leite Damascena () Jacira

Leia mais

TÍTULO: ADOLESCENTE DEPENDENTES DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS: ACOLHIMENTO DA ENFERMAGEM

TÍTULO: ADOLESCENTE DEPENDENTES DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS: ACOLHIMENTO DA ENFERMAGEM TÍTULO: ADOLESCENTE DEPENDENTES DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS: ACOLHIMENTO DA ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO

Leia mais

RIASE REVISTA IBERO-AMERICANA DE SAÚDE E ENVELHECIMENTO REVISTA IBERO-AMERICANA DE SALUD Y ENVEJECIMIENTO

RIASE REVISTA IBERO-AMERICANA DE SAÚDE E ENVELHECIMENTO REVISTA IBERO-AMERICANA DE SALUD Y ENVEJECIMIENTO RIASE REVISTA IBERO-AMERICANA DE SAÚDE E ENVELHECIMENTO REVISTA IBERO-AMERICANA DE SALUD Y ENVEJECIMIENTO Os Agravos do Distúrbio do Sono em Profissionais de Enfermagem The Disturbance of Sleep Disorders

Leia mais

A ACTIMETRIA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DE SONO

A ACTIMETRIA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DE SONO A ACTIMETRIA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DE SONO Bruno Gonçalves, Érico Felden, Elaine C Marqueze e Claudia RC Moreno Departamento de Cronobiologia Associação

Leia mais

RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE PLANO DE ENSINO Semestre: alunos

RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE PLANO DE ENSINO Semestre: alunos RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE PLANO DE ENSINO Semestre: 2016-2 35 alunos Disciplina: Módulo 6 RMP 110006 - Metodologia da e Produção Científica Professores Responsáveis: Bertoncello (NFR)

Leia mais

1 O EDITORIAL INTRODUÇÃO EDITORIAL ÍNDICE COMBATA O ESTRESSE

1 O EDITORIAL INTRODUÇÃO EDITORIAL ÍNDICE COMBATA O ESTRESSE EDITORIAL EDITORIAL INTRODUÇÃO COMBATA O ESTRESSE 1 O trabalhador precisa ficar atento ao estresse. Portanto, quanto mais cedo identifica-lo melhor. Nesta cartilha você vai saber quais são os sintomas

Leia mais

Registro de Enfermagem: as principais falhas cometidas pela equipe. Resumo

Registro de Enfermagem: as principais falhas cometidas pela equipe. Resumo Registro de Enfermagem: as principais falhas cometidas pela equipe Sigelberto VIDAL DE CASTRO 1, Yeda Maria ANTUNES DE SIQUEIRA 2 Resumo O objetivo deste estudo foi analisar a comunicação escrita da equipe

Leia mais

Cartilha do Sono. Associação Brasileira do Sono.

Cartilha do Sono. Associação Brasileira do Sono. Cartilha do Sono Associação Brasileira do Sono www.absono.com.br www.semanadosono2017.com.br A necessidade de sono varia de pessoa para pessoa: Todos já ouvimos em algum lugar que é necessário dormir 8

Leia mais

O ESTRESSE VIVENCIADO PELA ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)

O ESTRESSE VIVENCIADO PELA ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) O ESTRESSE VIVENCIADO PELA ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) A ocorrência de estresse na vida moderna é um fato marcante e presente, tanto na vida profissional, como na vida pessoal. O estresse

Leia mais

TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

A VIOLÊNCIA SEXUAL COMO ACIDENTE DE TRAJETO. ANÁLISE A PARTIR DE CASOS ATENDIDOS E NOTIFICADOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR EM 2016

A VIOLÊNCIA SEXUAL COMO ACIDENTE DE TRAJETO. ANÁLISE A PARTIR DE CASOS ATENDIDOS E NOTIFICADOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR EM 2016 A VIOLÊNCIA SEXUAL COMO ACIDENTE DE TRAJETO. ANÁLISE A PARTIR DE CASOS ATENDIDOS E NOTIFICADOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR EM 2016 HELEN F. M. ZANCANARO BRUNO L. DA SILVA MARCELO B. DA SILVA RODRIGO

Leia mais

EFEITOS DA DANÇATERAPIA NO ESTRESSE DE IDOSOS DURANTE O PERÍODO DA INTERVENÇÃO.

EFEITOS DA DANÇATERAPIA NO ESTRESSE DE IDOSOS DURANTE O PERÍODO DA INTERVENÇÃO. EFEITOS DA DANÇATERAPIA NO ESTRESSE DE IDOSOS DURANTE O PERÍODO DA INTERVENÇÃO. Enifer Rayane Gonçalves Ramos 1,2, Priscila Silva Rocha 1,3 1 Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Ciências

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NOS ACIDENTES COM MATERIAIS BIOLÓGICOS

A UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NOS ACIDENTES COM MATERIAIS BIOLÓGICOS A UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NOS ACIDENTES COM MATERIAIS BIOLÓGICOS Juliana de Morais Calheiros ju.morais@outlook.com.br Ana Simone Silva do Nascimento aannasimone.2007@hotmail.com

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIX Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES: UMA NOVA REALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA DE SÃO DOMINGOS DO PRATA, MINAS GERAIS.

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES: UMA NOVA REALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA DE SÃO DOMINGOS DO PRATA, MINAS GERAIS. CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES: UMA NOVA REALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA DE SÃO DOMINGOS DO

Leia mais

A ENFERMAGEM NO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A VISIBILIDADE DA PROFISSÃO 1

A ENFERMAGEM NO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A VISIBILIDADE DA PROFISSÃO 1 A ENFERMAGEM NO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A VISIBILIDADE DA PROFISSÃO 1 NASCIMENTO, Letícia 2 ; NEVES, Eliane Tatsch 3 ; PIESZAK, Greice Machado 4 ; POTRICH, Tassiana

Leia mais

Jamille Guedes Monteiro Evangelista

Jamille Guedes Monteiro Evangelista CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES NO HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI EM JUAZEIRO DO NORTE-CE. Jamille

Leia mais

Subprojeto de Iniciação Científica

Subprojeto de Iniciação Científica Subprojeto de Iniciação Científica Edital: Título do Subprojeto: Candidato a Orientador: Candidato a Bolsista: Edital PIBIC 2014/2015 Avaliação da relação entre a capacidade para o trabalho e o nível de

Leia mais

A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES NO CORPO DA MULHER DURANTE O CLIMATÉRIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES NO CORPO DA MULHER DURANTE O CLIMATÉRIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES NO CORPO DA MULHER DURANTE O CLIMATÉRIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Tiago Lima Lacerda de Medeiros. Universidade Potiguar UnP. E-mail: tiagolacerdamedeiros@hotmail.com

Leia mais