Para facilitar o entendimento das rotinas escritas em assembly, apresentadas em aula, estudar as seguintes instruções da linguagem assembly:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para facilitar o entendimento das rotinas escritas em assembly, apresentadas em aula, estudar as seguintes instruções da linguagem assembly:"

Transcrição

1 FATEC-SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. 1 Para facilitar o entendimento das rotinas escritas em assembly, apresentadas em aula, estudar as seguintes instruções da linguagem assembly: ADD SUB MOV MUL INC DEC CMP JMP (Instrução JUMP e suas variações condicionais: JE, JZ, JAE, JNZ ) LOOP XOR OR AND SHL SHR OFFSET POP PUSH CLI STI CLD STD CALL INT RET IRET

2 FATEC-SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG.2 ARQUITETURA DA CPU 8086 DA INTEL ESTE MICROPROCESSADOR POSSUI DOIS CHIP, QUE TRABALHAM ASSÍNCRONAMENTE.: PROCESSADORES NO MESMO ESQUEMA DO PROCESSADOR:

3 FATEC - SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. 3 A BIU: BIU - UNID. DE INTERFACE DE BARRAMENTO ( BUS INTERFACE UNIT) EU - UNIDADE DE EXECUÇÃO PROPORCIONA A COMUNICAÇÃO COM O AMBIENTE EXTERIOR À CPU, ATRAVÉS DE 16 LINHAS DE DADOS BIDIRECIONAIS E DE 20 LINHAS DE ENDEREÇAMENTO, FUNÇÕES : - BUSCA DA INSTRUÇÃO - ARRANJO SEQÜENCIAL DAS INSTRUÇÕES NO REG. DE FILA - BUSCA E ARMAZENAMENTO DOS OPERANDOS - REALOCAÇÃO DE ENDEREÇOS - CONTROLE DO BARRAMENTO PARA ISSO POSSUI UM CONJUNTO DE REGISTRADORES DE SEGMENTOS, DE COMUNICAÇÃO INTERNA, INDICADOR DE INSTRUÇÕES (IP), REGISTRO DE FILA, SOMADOR DE ENDEREÇOS E LÓGICA DE CONTROLE DE BARRAMENTO. QUANDO OCIOSA A BIU REALIZA PRÉ-BUSCA DE INSTRUÇÕES NA MEMÓRIA, ARMAZENANDO-AS NO REGISTRO DE FILA. A EU: REALIZA A EXECUÇÃO DAS INSTRUÇÕES PROPRIAMENTE DITA. FUNÇÕES : - BUSCA DAS INSTRUÇÕES NO REG. DE FILA DA BIU - DECODIFICAÇÃO DA INSTRUÇÃO - GERA ENDEREÇOS DE OPERANDOS À BIU - REQUISITA LEITURA OU GRAVAÇÃO NA MEMÓRIA/PERIF. - PROCESSA A OPERAÇÃO ESPECIFICADA PELA INSTRUÇÃO - ALTERA OS SINALIZADORES DE ESTADO, CONFORME O RESULTADO DA INSTRUÇÃO. PARA REALIZAR ESSAS FUNÇÕES, É COMPOSTA POR: ULA, REGISTRADOR DE FLAGS DE ESTADO E CONTROLE (SINALIZADORES), OITO REGISTRADORES GERAIS, REGISTRADORES TEMPORÁRIOS E LÓGICA DE CONTROLE DE FILA.

4 FATEC SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG.4 OS REGISTRADORES DO 8086 POSSUI 14 REGISTRADORES, COM 16 BITS CADA, DIVIDIDOS EM 4 GRUPOS : 1 - REGISTRADORES GERAIS 2 - REGISTRADORES DE SEGMENTO 3 - REGISTRADORES PONTEIROS E ÍNDICES 4 - REGISTRADORES PONTEIROS DE INSTRUÇÕES E DE ESTADO 1) REGISTRADORES GERAIS: SÃO OS REGISTRADORES AX, BX, CX e DX QUE PODEM SER USADOS COMO 2 REGISTRADORES DE 8 BITS CADA. AX AH AL BX BH BL CX CH CL DX DH DL bits EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO: AX : ACUMULADOR (OPERAÇÕES ARITMÉTICAS), CONTER CÓDIGO DE SERVIÇOS. BX : BASE DO ENDEREÇO DE MATRIZ CX : CONTADOR (LOOPING) DX: DADOS, RESTO DE DIVISÃO, DESLOCAMENTOS NO SEGTO. DE DADOS, ENDER. PORTA DE SAÍDA.

5 FATEC SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG.5 2) REGISTRADORES DE SEGMENTO : UM PROGRAMA EM SISTEMAS QUE UTILIZAM O PROCESSADOR 8086 PODE ALOCAR ATÉ 4 BLOCOS DE MEMÓRIA, CHAMADOS SEGMENTOS, CUJOS ENDEREÇOS INICIAIS SÃO ARMAZENADOS NOS REGISTRADORES DE SEGMENTO CORRESPONDENTES: CS, DS, ES, e SS. 2.1) SEGMENTO DE CÓDIGO UTILIZADO PARA ARMAZENAR AS INSTRUÇÕES DO PROGRAMA. ESTE SEGMENTO TEM SEU ENDEREÇO INICIAL NO REGISTRADOR CS. DESLOCAMENTOS DENTRO DO SEGMENTO DE CÓDIGO SÃO ARMAZENADOS NO REGISTRADOR IP (INSTRUCTION POINTER), CUJO VALOR É AUTOMATICAMENTE MODIFICADO PELO SISTEMA. 2.2) SEGMENTO DE DADOS UTILIZADO PARA ARMAZENAR OS DADOS UTILIZADOS PELO PROGRAMA. SEU ENDEREÇO INICIAL É ARMAZENADO NO REGISTRADOR DS. DESLOCAMENTOS NO SEGMENTO DE DADOS SÃO AR MAZENADOS NOS REGISTRADORES SI (SOURCE INDEX) E DI (DESTINATION INDEX), OU OUTROS. 2.3) SEGMENTO EXTRA É UTILIZADO COMO SEGMENTO EXTRA DE DADOS. SEU ENDEREÇO INICIAL É ARMAZENADO NO REGISTRADOR ES. DESLOCAMENTOS ARMAZENADOS EM DI. 2.4) SEGMENTO DE PILHA UTILIZADO PARA PERMITIR QUE UM PROGRAMA EM EXECUÇÃO CHAME OUTRO PROGRAMA E RETOME A EXECUÇÃO NO PONTO EM QUE PAROU, QUANDO RECEBER NOVAMENTE O CONTROLE. OS DADOS NO SEGMENTO DE PILHA SÃO ACESSADOS PELA TÉCNICA L.I.F.O. O ENDEREÇO INICIAL DO SEGMENTO DE PILHA É ARMAZENADO NO REGISTRADOR SS. DESLOCAMENTOS NO SEGMENTO DE PILHA SÃO ARMAZENADOS EM SP (STACK POINTER) E BP (BASE POINTER). O VALOR DE SP É AUTOMATICAMENTE MODIFICADO PELO SISTEMA QUANDO SE INSERE OU RETIRA DADOS DA PILHA.

6 FATEC SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG.6 EXERCÍCIOS: 1. SOLICITE OS SERVIÇOS ABAIXO DO SISTEMA OPERACIONAL, ATRAVÉS DA INTERRUPÇÃO 21h. A) SERVIÇO 2B : "SET DATE". AH = 2Bh CX = ANO (ENTRE 1980 E 2099) DH = MÊS (ENTRE 01 E 12) DL = DIA (ENTRE 01 E 31) B) SERVIÇO 02 (CHARACTER OUTPUT) AH = 02 DL = CARACTER A EXIBIR (8 BITS) C) SERVIÇO 09 (DISPLAY STRING) AH = 09 DS:DX = BASE:DESLOC. DO INÍCIO DO STRING (TERMINA C/ $) D) SERVÇO 39h (CREATE SUB-DIRECTORY) AH = 39h DS:DX = BASE:DESLOC. DO PATH/NOME DO SUB-DIRETÓRIO (TERMINA C/ 00h) E) SERVIÇO 3Ah (DELETE SUB-DIRECTORY) AH = 3 Ah DS:DX = BASE:DESLOC. DO PATH/NOME DO SUB-DIRETÓRIO (TERMINA Cl 00h) 2. EXECUTE O MANIPULADOR DA INT 10h (BIOS), SERVIÇO 0B E SUB-FUNÇÃO 00 (DETERMINA A COR DA BORDA DO VÍDEO) AH = 0Bh BH = 00 BL = CÓDIGO DA COR

7 FATEC SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. 7 ESQUEMA DE UM PROGRAMA NA MEMÓRIA ENDEREÇAMENTO PADRÃO USADO PELO S. O. PARA PROGRAMAS EXE, CARREGADOS NA MEMÓRIA PARA EXECUÇÃO: SE NÃO HOUVER O SEGMENTO DE PILHA, O VALOR DE SS É IGUAL AO DE CS E SP É ZERO. O POSICIONAMENTO (ENDEREÇOS) DOS REGISTRADORES DS E ES ABAIXO DECORREM DE INSTRUÇÕES NO PRÓPRIO PROGRAMA, QUE INDICAM O PONTO DO PROGRAMA QUE DEVEM ENDEREÇAR.

8 FATEC SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG.8 COMO O TAMANHO DOS REGISTRADORES É 16 BITS E O TAMANHO DO BARRAMENTO DE ENDEREÇOS (ENDEREÇO FÍSICO) É 20 BITS, UM PROGRAMA SEMPRE É CARREGADO EM ENDEREÇO DE PARÁGRAFO, POSSIBILITANDO TRUNCAR O DÍGITO (4 BITS) MAIS À DIREITA, E RECUPERÁ- LO NO MOMENTO DA FORMAÇÃO DO ENDEREÇO FÍSICO. OS SEGMENTOS NÃO SÃO NECESSARIAMENTE SEPARADOS, PODENDO OCORRER SOBREPOSIÇÃO. OS ENDEREÇOS CONTIDOS NOS REGISTRADORES DE SEGMENTO, SÃO A CRESCIDOS DE 4 BITS PARA TORNAR O ENDEREÇO FÍSICO RESULTANTE COM 20 BITS, O QUE PERMITE ENDEREÇAR UM TOTAL DE 1MB DE MEMÓRIA RAM. O ENDEREÇO FÍSICO DE MEMÓRIA APONTADO PELA CPU É FORMADO A PARTIR DO ENDEREÇO LÓGICO ( VALORES DOS REGISTRADORES DE SEGMENTO (BASE) E DOS REGISTRADORES PONTEIROS/ÍNDICES (DESLOCAMENTO) ASSOCIADOS AO SEGMENTO. ENDEREÇO FÍSICO = BASE * 10H + DESLOCAMENTO. base desloc ENDEREÇO LÓGICO(l 6 BITS): 7000 : 0123 ENDEREÇO FÍSICO : O TAMANHO MÁXIMO DE UM SEGMENTO, UTILIZANDO REGISTRADORES DE DESLOCAMENTO DE 16 BITS, É 64 KB. 3) REGISTRADORES PONTEIROS E ÍNDICES OS PONTEIROS SP e BP SÃO UTILIZADOS PARA ARMAZENAR DESLOCAMENTOS NO SEGMENTO DE PILHA E OS REGISTRADORES ÍNDICES SI e DI PARA ARMAZENAR DESLOCAMENTOS NOS SEGMENTOS DE DADOS. SP - (STACK POINTER) PONTEIRO DE PILHA, APONTA PARA A POSIÇÃO DO TOPO DA PILHA, SENDO SEU VALOR AUTOMATICAMENTE MODIFICADO QUANDO INSERIMOS (PUSH) OU RETIRAMOS (POP) DADOS DA PILHA. BP - (BASE POINTER) PONTEIRO BASE, UTILIZADO PARA ACESSO DIRETO A ALGUMA POSIÇÃO DA PILHA (PASSAGEM DE PARÂMETROS ENTRE PROGRAMAS)

9 FATEC - SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. EXEMPLO DE FUNCIONAMENTO DA PILHA A) CONFIGURAÇÃO INICIAL DA PILHA B) CONFIGURAÇÃO APÓS COLOCAR O VALOR A01F NA PILHA (PUSH)

10 FATEC-SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. 10 C) CONFIGURAÇÃO APÓS "RETIRADA" DE A01F DA PILHA CRESCIMENTO DA PILHA. SE A PILHA OCUPAR UM SEGMENTO DE MEMÓRIA, QUAIS VALORES DE SP INDICAM PILHA CHEIA E VAZIA? OBSERVE QUE OS VALORES NUMÉRICOS SÃO ARMAZENADOS COM AS POSIÇÕES MAIS SIGNIFICATIVAS DO NÚMERO NOS ENDEREÇOS MAIORES E AS MENOS SIGNIFICATIVAS NOS ENDEREÇOS MENORES. SI - UTILIZADO COMO "ÍNDICE FONTE" QUE CONTÉM O DESLOCAMENTO DO OPERANDO FONTE NO SEGMENTO DE DADOS. DI - UTILIZADO COMO "ÍNDICE DE DESTINO" QUE CONTÉM O DESLOCAMENTO DO OPERANDO DESTINO NO SEGMENTO DE DADOS.

11 FATEC - SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. 11 4) REGISTRADORES PONTEIRO DE INSTRUÇÃO (IP) E DE ESTADO (FLAGS) IP - INSTRUCTION POINTER, UTILIZADO PARA CONTER O DESLOCAMENTO, NO SEGMENTO DE CÓDIGO, DA PRÓXIMA INSTRUÇÃO A SER EXECUTADA. REGISTRADOR DE FLAGS : REGISTRADOR DE 16 BITS, NOVE DOS QUAIS SÃO USADOS PARA INDICAR VÁRIAS CONDIÇÕES DURANTE A EXECUÇÃO DE UM PROGRAMA. OS BITS 0,2,4, 6,7 e 11 SÃO USADOS COMO FLAGS DE ESTADO QUE DENOTAM RESULTADOS DE OPERAÇÕES NO PROGRAMA. OS BITS 8 A 10 CONTÉM FLAGS DE CONTROLE E OS BITS 1,3,5 e 12 A 15 NÃO SÃO USADOS o D I T S Z A P c T = TRAP: MODO PASSO A PASSO I = INTERRUPT-ENABLE : DESABILITA INTERRUPÇÕES MASCARÁVEIS. D = DIREÇÃO: 0: INCREMENTA SI/DI; 1: DECREMENTA SI/DI Z = ZERO: 1 SE OS OPERANDOS FOREM IGUAIS, 0 SE FOREM DIFERENTES C = CARRY: 1 SE RESULT. > 16 BITS OU NÚMERO NEGATIVO NA SUBTRAÇÃO NA COMPAR: 2 a > I o., ZERO SE 2 o. <= I o. A= AUXILIAR: IGUAL CARRY, PARA 8 BITS. P= PARIDADE: 1 SE RESULT. DE OPERAÇÃO GERAR QTDE PAR DE BITS. S=SINAL: 1 SE RESULTADO FOR NEGATIVO, 0 SE POSITIVO. O=OVERFLOW: ESTOURO.

12 FATEC-SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. 12 POSIÇÕES DE MEMÓRIA RESERVADAS AO PROCESSADOR. PARA O FUNCIONAMENTO DOS PROCESSADORES DA FAMÍLIA 8086 ALGUMAS POSIÇÕES DE MEMÓRIA SÃO RESERVADAS PARA USO ESPECÍFICO DA CPU. OS ENDEREÇOS DE FFFFO H ATÉ FFFFF H (ROM) SÃO RESERVADOS PARA CONTER UM 'JUMP' PARA A ROTINA DE 'INITIAL PROGRAM LOADING' (BOOT), QUE É EXECUTADA SEMPRE QUE O SISTEMA É LIGADO (POWER ON) OU FOR PRESSIONADA A TECLA 'RESET'. OS ENDEREÇOS H ATÉ 003FF H (TABELA DE VETORES DE INTERRUPÇÕES - TVI) SÃO RESERVADOS AO ATENDIMENTO DAS 256 POSSÍVEIS INTERRUPÇÕES DIRECIONADAS AO PROCESSADOR, NUMERADAS DE 00H a FFH. A TABELA DE VETORES DE INTERRUPÇÕES É DIVIDIDA EM 256 ENTRADAS DE 4 BYTES CADA: 2 BYTES PARA A BASE E 2 BYTES PARA O DESLOCAMENTO A PARTIR DA BASE ESSES 2 VALORES FORMAM O ENDEREÇO LÓGICO DO MANIPULADOR DA INTERRUPÇÃO NA MEMÓRIA

13 FATEC - SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. 13 INTERRUPÇÕES: O TRABALHO EXECUTADO PELO NÚCLEO DE UM S. O. MULTIUSUÁRIO PODE SER REPRESENTADO EM UNIDADES FUNCIONAIS : INTERPRETADOR DE INTERRUPÇÕES : RECEBE O CONTROLE QUANDO UMA INTERRUPÇÃO (GERADA PELA CHAMADA AO SISTEMA - SYSTEM CALL) INDICA A SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS AO SISTEMA OPERACIONAL. APÓS EXECUTAR A TAREFA SOLICITADA O CONTROLE RETORNA AO PROGRAMA QUE ESTAVA EM EXECUÇÃO, ANTES DA SOLICITAÇÃO DE NTERRUPÇÃO. INTERRUPÇÃO: É UM SINAL ENVIADO PARA A UCP, INDICANDO QUE ALGUMA TAREFA DEVE SER EXECUTADA, PODENDO SER GERADA POR HARDWARE OU POR SOFTWARE. AS INTERRUPÇÕES POR HARDWARE SÃO CLASSIFICADAS EM: INTERNAS - DIRECIONADAS DIRETAMENTE À UCP EXTERNAS - GERADAS POR CONTROLADORAS DE PERIFÉRICOS E CANALIZADAS À UCP PELO PIC MASCARÁVEIS - PODEM SER DESABILITADAS NÃO MASC. GERADAS POR EVENTOS GRAVES (PARIDADE, FALTA DE ENERGIA) AS INTERRUPÇÕES POR SOFTWARE ESTÃO CONTIDAS NO CÓDIGO DO PROGRAMA QUE AS GERA.

14 FATEC SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. 14 EX: INT 21 (DOS / WIN) A ROTINA (MANIPULADOR DE INTERRUPÇÃO - INTERRUPT HANDLER) A SER ATIVADA É IDENTIFICADA A PARTIR DO NÚMERO DA INTERRUPÇÃO, QUE NOS PCs SÃO NUMERADAS DE 00h A FFh (256 INTERRUPÇÕES). NA MAIORIA DOS SISTEMAS MODERNOS, O DESVIO PARA A ROTINA MANIPULADORA DA INTERRUPÇÃO É FEITO A PARTIR DE UMA TABELA DE VETORES DE INTERRUPÇÕES QUE CONTÉM O ENDEREÇO LÓGICO DE MEMÓRIA ONDE SE ENCONTRA O MANIPULADOR. NESSE CASO, O NÚMERO DA ÍNTERRUPÇÃO SERVE COMO ÍNDICE PARA LOCALIZAR A ENTRADA DA TABELA QUE CONTÉM O ENDEREÇO DO MANIPULADOR. MANIPULADORES DE INTERRUPÇÕES: OS MANIPULADORES DE INTERRUPÇÕES SÃO ROTINAS PERTENCENTES AO BIOS (ROM), AO SISTEMA OPERACIONAL (RAM), OU DESENVOLVIDAS PELOS USUÁRIOS (RAM). TEM COMO CARACTERÍSTICAS: DEVOLVER OS REGISTRADORES COM OS MESMOS VALORES QUE RECEBEU; EM AMBIENTE MONOTAREFA NÃO DEVE CHAMAR O SISTEMA OPERACIONAL, DEVENDO INTERAGIR DIRETAMENTE COM O BIOS; COLOCAR O ENDEREÇO LÓGICO DE MEMÓRIA, ONDE FOI CARREGADO, NA TVI; TEMTNAR COM A INSTRUÇÃO IRET; RESERVAR A QTDE DE RAM QUE NECESSITA EM NÚMEROS DE PARÁGRAFOS. A INTERAÇÃO COM O HARDWARE, PARA UM APLICATIVO QUALQUER. PODE SER REPRESENTADA COMO ABAIXO:

15 FATEC-SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. 15 PROCESSO DE TRATAMENTO: QUANDO RECEBE UMA INTERRUPÇÃO A CPU : 1) DESABILITA O SISTEMA DE INTERRUPÇÕES 2) SALVA O CONTEÚDO DOS REGISTRADORES CS, IP e FLAGS NA PILHA. 3) CALCULA A POSIÇÃO DA ENTRADA NA TVI, QUE CONTÉM O ENDEREÇO DO MANIPULADOR DA INT (O NR. DA INT MULTIPLICADO POR 4, APONTA PARA O PRIMEIRO BYTE DA ENTRADA NA TVI) 4) CARREGA CS E IP COM O ENDEREÇO DO MANIPULADOR. 5) DESVIA PARA O ENDEREÇO DO MANIPULADOR. 6) QUANDO RETOMA O CONTROLE NOVAMENTE, RESTAURA OS VALORES SALVOS NA PILHA E RETOMA O TRABALHO INTERROMPIDO. EXERCÍCIOS: 1) UTILIZANDO O COMANDO G= DO DEBUG ACIONE O MANIPULADOR DA INT 19h. 2) ALTERE A TABELA DE VETORES DE INTERRUPÇÕES PARA: A) EXECUTAR O MANIPULADOR DA INT. 19h QUANDO FOR PRESSIONADA A TECLA "PRINT SCREEN" (INT 05h). B) EXECUTAR O ENDEREÇO DE RESET (FFFFOh) QUANDO FOR PRESSIONADA A TECLA "PRINT SCREEN" (INT 05h).

16 FATEC - SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES DA INTEL 8086 (JUN/78) REGISTRADORES BARRA DE DADOS BARRA DE ENDEREÇOS 16 BITS 16 BITS 20 BITS 8088 (FEV/79) REGISTRADORES BARRA DE DADOS BARRA DE ENDEREÇOS 16 BITS 8 BITS = 20 BITS E (MAR/82) MESMA ARQUITETURA DOS ANTERIORES NOVAS INSTRUÇÕES (FEV/82) REGISTRADORES = 16 BITS BARRA DE DADOS = 16 BITS BARRA DE ENDEREÇOS = 24 BITS MODO REAL E MODO PROTEGIDO DX (OUT/85) REGISTRADORES = 32 BITS BARRA DE DADOS = 32 BITS BARRA DE ENDEREÇOS = 32 BITS MODO REAL E MODO PROTEGIDO SX (JUN/88) REGISTRADORES = 32 BITS BARRA DE DADOS = 16 BITS BARRA DE ENDEREÇOS = 32 BITS MODO REAL E MODO PROTEGIDO DX(ABR/89) REGISTRADORES = 32 BITS BARRA DE DADOS = 32 BITS BARRA DE ENDEREÇOS = 32 BITS CACHE DE MEMÓRIA EMBUTIDO NO PROCESSADOR

17 FATEC SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. 17 CO-ROCESSADOR ARITMÉTICO SX (ABR/89) EXCLUI O CO-PROCESSADOR ARITMÉTICO PENTIUM (1992) REGISTRADORES BARRA DE DADOS BARRA DE ENDEREÇOS = 32 BITS = 64 BITS = 32 BITS MODO REAL X MODO PROTEGIDO MODO REAL : NESSE MODO DE ENDEREÇAMENTO, O ENDEREÇO REAL RESULTA DIRETAMENTE OS VALORES CONTIDOS NOS REGISTRADORES. MODO PROTEGIDO: O VALOR CONTIDO NO REGISTRADOR DE SEGMENTO (ENDEREÇO BASE) APONTA PARA UMA TABELA, CONTROLADA PELO HARDWARE OU S. O., QUE CONTÉM A BASE QUE FORMARÁ, JUNTAMENTE COM O VALOR DE DESLOCAMENTO, O ENDEREÇO FÍSICO. Ex.:

18 FATEC - SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. 18 PROGRAMA DEBUG: Principais comandos : D = Dump : lista posições de memória Ex.: 1) D 100:0 lista 128 bytes de memória, iniciando em 100:0 2) D CS:0 L B lista "b" bytes de memória, iniciando em CS:0 E = Enter : insere valores Hexa, nas posições de memória especificadas. Ex.: E 10:A EB 90 Insere EB90 na memória, iniciando em!0:a G= = Go : Executa a partir do endereço especificado. Ex.: G=43:20 Executa o conteúdo da posição 43:20 L = Load : carrega arquivos ou setores físicos do disco para a memória. Ex.: 1) L 100 Carrega arquivo especificado pelo comando N no deslocamento ) L Carrega, no deslocamento 0 do segmento apontado por DS, da unidade b: (1), iniciando no setor 5, 7 setores. N = Name : Nomeia arquivo (posterior carga) Ex.: N arquivo.txt Aponta para arqxiivo.txt R = Register : Apresenta o conteúdo dos registradores. Ex.: 1) R Mostra o conteúdo dos registradores. 2) R CS Mostra conteúdo de CS e aguarda modificação. U = Unassemble : Desmonta programa executável Ex.: 1) U 100 Lista as instruções (32 bytes), partindo de CS:100 2) U IdemdeCS:100 a CS:110 3) U100L9 Idem 9 bytes a partir de CS:100 W= Write : grava arquivo ou setores físicos no disco. Ex.: 1) W Grava arq. nomeado, coloca tamanho em BX:CX 2) W Grava 7 setores (iniciando no 5) para o drive b:, do endereço CS:80

No. de bits. O primeiro IBM PC foi construído com o 8088 (versão de 8 bits do 8086).

No. de bits. O primeiro IBM PC foi construído com o 8088 (versão de 8 bits do 8086). Cap2.1 2. Arquitetura do microprocessador 8086 2.1 A família Intel iapx86 (ou 80X86) Processador Co-proc. Ano de introdução No. de bits No. de transistores Velocidade (MHz) 4004-1971 4 2.205-8008 - 1972

Leia mais

Arquitetura do 8086/8088

Arquitetura do 8086/8088 Arquitetura do 8086/8088 Walter Fetter Lages w.fetter@ieee.org Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Copyright (c) Walter Fetter Lages p.1 Introdução

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo Organização de Computadoresres Dr. Jorge Luiz e Silva Cap 3 Estrutura da Unidade de Processamento 8086/8088 14 Registradores.PC Contador de programa.sp Ponteiro de Pilha.SP Índice

Leia mais

Organização de Computadores 1

Organização de Computadores 1 Organização de Computadores 1 3.1 CPU: Unidade de Processamento Central Prof. Luiz Gustavo A. Martins Arquitetura de von Newmann Unidade de Processamento Central (CPU): Memória Principal Unidade de Processamento

Leia mais

CPU. CPU Unidade Central de Processamento. Função: leitura, escrita e processamento de dados

CPU. CPU Unidade Central de Processamento. Função: leitura, escrita e processamento de dados CPU CPU Unidade Central de Processamento Função: leitura, escrita e processamento de dados Constituída por: dispositivos que gerem a entrada (leitura) e saída (escrita) de dados; registos (memórias auxiliares)

Leia mais

Sistemas de Microprocessadores I Lista de exercícios (questões de provas de semestre anteriores)

Sistemas de Microprocessadores I Lista de exercícios (questões de provas de semestre anteriores) Sistemas de Microprocessadores I Lista de exercícios (questões de provas de semestre anteriores) 1 - Fazendo uma comparação entre a arquitetura proposta por Von Neumann e a arquitetura de um microcomputador

Leia mais

2º Estudo Dirigido CAP 3

2º Estudo Dirigido CAP 3 2º Estudo Dirigido CAP 3 1. Cite três exemplos de aspecto na definição e implementação de uma arquitetura que são influenciados pelas características do conjunto de instruções? R.: Operações lógicas e

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Conhecer o processador Compreender os registradores

Leia mais

EEL Microprocessadores

EEL Microprocessadores EEL7030 - Microprocessadores 8086 Primeiro (1980) da família do Pentium (80x86). Componente com arquitetura similar (8088) utilizado no primeiro IBM PC. Cada descendente executa código dos antepassados

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA Prof. Msc. Tiago Alves de Oliveira Objetivos Conhecer o processador Compreender os registradores

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-2 Objetivos Conhecer o processador Compreender os registradores

Leia mais

Registradores. Os processadores possuem espaços específicos onde são guardados valores, os chamados registradores.

Registradores. Os processadores possuem espaços específicos onde são guardados valores, os chamados registradores. Os processadores possuem espaços específicos onde são guardados valores, os chamados registradores. Esses espaços são parecidos com variáveis de uma linguagem de programação de alto nível, onde se guarda

Leia mais

José Augusto Fabri. Assembly Básico

José Augusto Fabri. Assembly Básico José Augusto Fabri Assembly Básico Aritmética em Modo Hexadecimal Operações da adição e subtração em hexadecimal (comando H) Número negativos: Que número representa o FFFF? Aritmética em Modo Hexadecimal

Leia mais

ULA (ALU) - UNIDADE DE ARITMÉTICA E LÓGICA

ULA (ALU) - UNIDADE DE ARITMÉTICA E LÓGICA FATEC SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. 1 II) ELEMENTOS DE HARDWARE: DIAGRAMA DE BLOCOS DE UM COMPUTADOR 1) CPU - UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Revisão Volnys Bernal. Agenda. Revisão: Arquitetura de Computadores. Sobre esta apresentação

Arquitetura de Computadores. Revisão Volnys Bernal. Agenda. Revisão: Arquitetura de Computadores. Sobre esta apresentação 1998-2010 - Volnys Bernal 1 1998-2010 - Volnys Bernal 2 Agenda Revisão: Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Arquitetura Geral Espaço de Endereçamento Processador e s Laboratório

Leia mais

Organização Funcional

Organização Funcional Organização Funcional Modelo de Arquitectura de Von Neuman 26 Organização Funcional Modelo de Arquitectura de Von Neuman CPU Unidade Central de processamento (central process unit) Onde tudo se passa ;

Leia mais

Capítulo 1 1. UNIDADE DE INTERFACE DE BARRAMENTO

Capítulo 1 1. UNIDADE DE INTERFACE DE BARRAMENTO Capítulo 1 8086 O 8086 possui dois microprocessadores no mesmo chip, que se denominam respectivamente Unidade de Execução e Unidade de Interface de Barramento. Cada um possui os seus próprios registos

Leia mais

EXEMPLO DE ARQUITETURAS REAIS INTEL 8086 AULA 07 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade

EXEMPLO DE ARQUITETURAS REAIS INTEL 8086 AULA 07 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade EXEMPLO DE ARQUITETURAS REAIS INTEL 8086 AULA 07 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade O conteúdo deste documento é baseado no livro Princípios Básicos de Arquitetura e Organização de Computadores

Leia mais

Solução Lista de Exercícios Processadores

Solução Lista de Exercícios Processadores Solução Lista de Exercícios Processadores Questão 1 A ULA é o dispositivo da CPU que executa operações tais como : Adição Subtração Multiplicação Divisão Incremento Decremento Operação lógica AND Operação

Leia mais

Arquitetura de Computadores Conceitos Fundamentais. Graduação em Engenharia Elétrica - UFPR Prof. Carlos Marcelo Pedroso 2016

Arquitetura de Computadores Conceitos Fundamentais. Graduação em Engenharia Elétrica - UFPR Prof. Carlos Marcelo Pedroso 2016 Arquitetura de Computadores Conceitos Fundamentais Graduação em Engenharia Elétrica - UFPR Prof. Carlos Marcelo Pedroso 2016 Um Computador Muito Simples CPU UC ULA A B PC IR FLAGS SP CS DS SS... 0A 09

Leia mais

Estrutura Básica de um Computador

Estrutura Básica de um Computador SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Estrutura Básica de um Computador Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INTRODUÇÃO n Organização Æ implementação do hardware, componentes, construção

Leia mais

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10 01/11/2017 TURMA: 0040- A HORÁRIO: 4N PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM 1/43 Objetivos da Aula Conhecer conceitos de processadores

Leia mais

7. A pilha e subrotinas

7. A pilha e subrotinas Cap7.1 7. A pilha e subrotinas 7.1 Organização da Pilha (stack) Stack: estrutura de dados de uma dimensão organizada em algum trecho (segmento) da Memória; o primeiro item adicionado é o último a ser removido

Leia mais

Microprocessadores I ELE Conjunto de Instruções do Microprocessador 8085 Aula 9 - PILHA E SUBROTINAS -

Microprocessadores I ELE Conjunto de Instruções do Microprocessador 8085 Aula 9 - PILHA E SUBROTINAS - Microprocessadores I ELE 1078 Conjunto de Instruções do Microprocessador 8085 Aula 9 - PILHA E SUBROTINAS - 9.1 - Grupos de Instruções As instruções no 8085 são distribuídas em 5 grupos: 1. Grupo de transferência

Leia mais

Aula 10 Processadores de Propósito Geral

Aula 10 Processadores de Propósito Geral Aula 10 Processadores de Propósito Geral Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm 1 O que fazer com essa apresentação 2 O que é um microprocessador? Máquina

Leia mais

Nível do Conjunto de Instruções Prof. Edson Pedro Ferlin

Nível do Conjunto de Instruções Prof. Edson Pedro Ferlin 1 Definições Nível ISA (Instruction Set Architecture). Está posicionado entre o nível da microarquitetura e o nível do sistema operacional. É a interface entre o software e o hardware. Nesse nível está

Leia mais

2. A influência do tamanho da palavra

2. A influência do tamanho da palavra 1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos etc.) e de controle, durante a execução de

Leia mais

Nível da Arquitetura do Conjunto das Instruções

Nível da Arquitetura do Conjunto das Instruções Fluxo Seqüencial de Controle e Desvios (1) Nível da Arquitetura do Conjunto das Instruções (Aula 13) Fluxo de Controle Roberta Lima Gomes - LPRM/DI/UFES Sistemas de Programação I Eng. Elétrica 2007/2 Fluxo

Leia mais

Tópicos: 1 - Modos de endereçamento do Pilha e instruções de Pilha. 3 - Instruções que usam pilha: - instrução CALL - instrução RET

Tópicos: 1 - Modos de endereçamento do Pilha e instruções de Pilha. 3 - Instruções que usam pilha: - instrução CALL - instrução RET Tópicos: 1 - Modos de endereçamento do 8051 2 - Pilha e instruções de Pilha 3 - Instruções que usam pilha: - instrução CALL - instrução RET 4 - Interrupção 1 - Modos de Endereçamento do 8051 Os modos de

Leia mais

Microprocessadores I ELE Aula 7 Conjunto de Instruções do Microprocessador 8085 Desvios

Microprocessadores I ELE Aula 7 Conjunto de Instruções do Microprocessador 8085 Desvios Microprocessadores I ELE 1078 Aula 7 Conjunto de Instruções do Microprocessador 8085 Desvios Grupos de Instruções do 8085 As instruções no 8085 são distribuídas em 5 grupos: 1. Grupo de transferência da

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação MATA49 Programação de software básico Arquitetura Intel

Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação MATA49 Programação de software básico Arquitetura Intel Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação MATA49 Programação de software básico Arquitetura Intel Processadores 8086 Registradores: 16 bits 1978 Data bus:

Leia mais

ULA. Combina uma variedade de operações lógicas e matemáticas dentro de uma única unidade.

ULA. Combina uma variedade de operações lógicas e matemáticas dentro de uma única unidade. PROCESSADOR ULA Combina uma variedade de operações lógicas e matemáticas dentro de uma única unidade. ULA Uma ULA típica pode realizar as operações artiméticas: - adição; - subtração; E lógicas: - comparação

Leia mais

SEL-614 MICROPROCESSADORES E APLICAÇÕES. Adilson Gonzaga

SEL-614 MICROPROCESSADORES E APLICAÇÕES. Adilson Gonzaga SEL-614 MICROPROCESSADORES E APLICAÇÕES Prof: Adilson Gonzaga HISTÓRICO Microprocessador Circuito integrado ( chip ) capaz de executar instruções. 1971 Intel Corporation lançou no mercado o microprocessador

Leia mais

2. A influência do tamanho da palavra

2. A influência do tamanho da palavra PROCESSAMENTO 1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos etc.) e de controle, durante

Leia mais

SEL 0415 INTROD. À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

SEL 0415 INTROD. À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES SEL 0415 Aula 11 Microcontrolador 8051 Parte 3 SEL 0415 INTROD. À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Marcelo A. C. Vieira SEL 415 INTERRUPÇÃO Estrutura de Interrupção do 8051 n 5 Fontes [ 2 Externas

Leia mais

Sistemas de Computação

Sistemas de Computação Sistemas de Computação Introdução a programação Assembly Haroldo Gambini Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 5 de novembro de 2009 Haroldo Gambini Santos Sistemas de Computação 1/30 Assembly

Leia mais

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA REVISÃO DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Arquitetura X Organização Arquitetura - Atributos de um Sistema Computacional como visto pelo programador, isto é a estrutura

Leia mais

A linguagem ASSEMBLY

A linguagem ASSEMBLY A linguagem ASSEMBLY Assembly é uma linguagem de baixo nível, chamada freqüentemente de linguagem de montagem É uma linguagem considerada difícil, principalmente porque o programador precisa conhecer a

Leia mais

Os 3 principais tipos de Instruções (INSTRUTION SET) dos up são:

Os 3 principais tipos de Instruções (INSTRUTION SET) dos up são: Linguagem Assembly Os 3 principais tipos de Instruções (INSTRUTION SET) dos up são: INSTRUÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE DADOS - Movem dados entre Registradores, Registradores e Memória e Valores Fixos para

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES O PROCESSADOR E SEUS COMPONENTES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES O PROCESSADOR E SEUS COMPONENTES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES O PROCESSADOR E SEUS COMPONENTES Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 Lembretes Recordar a organização interna da CPU Conhecer os registradores de controle Apresentar o ciclo de

Leia mais

Sistemas de Computação para Controle e Automação CIC132. Assembly. Assembly. Notas. Décima quarta aula: Introdução a programação Assembly

Sistemas de Computação para Controle e Automação CIC132. Assembly. Assembly. Notas. Décima quarta aula: Introdução a programação Assembly Sistemas de Computação para Controle e Automação CIC132 Décima quarta aula: Introdução a programação Assembly Haroldo Gambini Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 5 de novembro de 2009 Haroldo

Leia mais

Laboratório de Sistemas Processadores e Periféricos Lista de comandos de Assembly

Laboratório de Sistemas Processadores e Periféricos Lista de comandos de Assembly Laboratório de Sistemas Processadores e Periféricos Lista de comandos de Assembly Gustavo G. Parma Lista dos comandos assembly que serão utilizados ao longo das práticas. 1 Comandos 1. ADD destino, fonte

Leia mais

Prof. Adilson Gonzaga

Prof. Adilson Gonzaga Microprocessadores são Máquinas de Estado Seqüenciais Síncronas que operam mediante a execução de uma seqüência de códigos binários armazenados em memória. Prof. Adilson Gonzaga 1 As ordens ou comandos

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Ciclo de Busca e Execução

Arquitetura de Computadores. Ciclo de Busca e Execução Arquitetura de Computadores Ciclo de Busca e Execução Ciclo de Busca e Execução Início Buscar a próxima instrução Interpretar a instrução Executar a instrução Término Funções realizadas pela UCP Funções

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO 6: PROCESSADORES. Prof. Juliana Santiago Teixeira

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO 6: PROCESSADORES. Prof. Juliana Santiago Teixeira ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO 6: PROCESSADORES Prof. Juliana Santiago Teixeira julianasteixeira@hotmail.com INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável

Leia mais

PCS-2529 Introdução aos Processadores. Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca

PCS-2529 Introdução aos Processadores. Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca PCS-2529 Introdução aos Processadores Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca 1 2 Existem 4 esquemas diferentes de E/S possíveis, cada um se aplicando em uma determinada situação. E/S Programada. E/S Acionada

Leia mais

Linguagem de Montagem e Assembly. André Luiz da Costa Carvalho

Linguagem de Montagem e Assembly. André Luiz da Costa Carvalho Linguagem de Montagem e Assembly André Luiz da Costa Carvalho Linguagem de Montagem Todo programa para ser executado precisar ser convertido de linguagem fonte (alto nível) para um programa equivalente

Leia mais

Data types. In C: char. short. int/long. double/long long AC 2017/2018. Pedro Serra / Sérgio Ferreira

Data types. In C: char. short. int/long. double/long long AC 2017/2018. Pedro Serra / Sérgio Ferreira x86 Data types In C: char short int/long double/long long 2 O stack O stack cresce em direção a endereços de memória menores Instruções fundamentais: push, pop 0xFF90 0xA331 0xFF8E 0xFF8C 0xFF8A 0x4712

Leia mais

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR Prof. Filippo Valiante Filho http://prof.valiante.info Estrutura do Computador Computador CPU (Central Processing Unit) Sistema de Armazenamento (Memórias) Sistema

Leia mais

Periféricos e Interfaces Ano lectivo 2003/2004 Docente: Ana Paula Costa. Aula Teórica 3

Periféricos e Interfaces Ano lectivo 2003/2004 Docente: Ana Paula Costa. Aula Teórica 3 Aula Teórica 3 Sumário: Descrição das arquitecturas 8086, 80286, 80386, 80486 e família Pentium. Leitura Recomendada: Capítulos 2, 3, 4, 5, 8, 10, 12, 13 e 14 - Hans-Peter Messmer, The Indispensable PC

Leia mais

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição Capítulo 10 Conjuntos de instruções: Características e funções slide 1 O que é um conjunto de instruções? A coleção completa de instruções

Leia mais

Microcontrolador 8051

Microcontrolador 8051 Microcontrolador 8051 Inicialmente fabricado pela INTEL, atualmente fabricado por várias empresas; Possui uma grande variedade de dispositivos, com diversas características, porém compatíveis em software;

Leia mais

2 - Processadores. CEFET-RS Curso de Eletrônica. Organização de Computadores. Profs. Roberta Nobre & Sandro Silva

2 - Processadores. CEFET-RS Curso de Eletrônica. Organização de Computadores. Profs. Roberta Nobre & Sandro Silva CEFET-RS Curso de Eletrônica 2 - Processadores Profs. Roberta Nobre & Sandro Silva robertacnobre@gmail.com e sandro@cefetrs.tche.br Microprocessador 8086 FX ULA AH AL BH BL CH CL DH DL BP SI DI SP (AX)

Leia mais

Aula 4 Conjunto de Instruções do Microprocessador 8085 Grupo Aritmético

Aula 4 Conjunto de Instruções do Microprocessador 8085 Grupo Aritmético Microprocessadores I Aula 4 Conjunto de Instruções do Microprocessador 8085 Grupo Aritmético 4.1 - Grupos de Instruções As instruções no 8085 são distribuídas em 5 grupos: 1. Grupo de transferência da

Leia mais

Disciplina: Arquitetura de Computadores

Disciplina: Arquitetura de Computadores Disciplina: Arquitetura de Computadores Estrutura e Funcionamento da CPU Prof a. Carla Katarina de Monteiro Marques UERN Introdução Responsável por: Processamento e execução de programas armazenados na

Leia mais

MÓDULO. Conjunto de Instruções do 8086/88 Aritméticas, lógicas, deslocamento e rotação M 02

MÓDULO. Conjunto de Instruções do 8086/88 Aritméticas, lógicas, deslocamento e rotação M 02 MÓDULO M 02 Conjunto de Instruções do 8086/88 Aritméticas, lógicas, deslocamento e rotação OBJETIVOS Compreender o significado dos bits de estado no registrador de flags do 8086/88; Conhecer as representações

Leia mais

Professor: Dr. Rogério Rodrigues de Vargas.

Professor: Dr. Rogério Rodrigues de Vargas. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Bacharelado em Ciência da Computação Software Básico Linguagem de Programação Assembly: Uma introdução no Linux/i386 (AT&T)

Leia mais

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Prof. Evandro L. L. Rodrigues Tópicos do curso Conceitos básicos - Aplicações e utilizações dos microcontroladores

Leia mais

Prof. Leonardo Augusto Casillo

Prof. Leonardo Augusto Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Aula 2 Estrutura de um processador Prof. Leonardo Augusto Casillo Arquitetura de Von Neumann: Conceito de programa armazenado; Dados

Leia mais

Organização de Computadores

Organização de Computadores Organização de Computadores Aula 25 Conjunto de Instruções: Características e Funções Rodrigo Hausen 10 de novembro de 2011 http://cuco.pro.br/ach2034 1/92 Apresentação 1. Bases Teóricas 2. Organização

Leia mais

Organização de Memórias

Organização de Memórias Intel 8051 O Intel 8051 é um microcontrolador de 8 bits que pertence a família MCS-51 da Intel e foi lançado em 1977. É tido como o microcontrolador mais popular do mundo, pois é muito versátil e possui

Leia mais

Processador. Processador

Processador. Processador Departamento de Ciência da Computação - UFF Processador Processador Prof. Prof.Marcos MarcosGuerine Guerine mguerine@ic.uff.br mguerine@ic.uff.br 1 Processador Organização básica de um computador: 2 Processador

Leia mais

Arquitectura de Computadores

Arquitectura de Computadores Arquitectura de Computadores Exemplos de Microprogramação (12.3); Família Intel x86 José Monteiro Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Departamento de Engenharia Informática (DEI) Instituto

Leia mais

Microprocessadores CPU. Unidade de Controle. Prof. Henrique

Microprocessadores CPU. Unidade de Controle. Prof. Henrique Microprocessadores CPU Unidade de Controle Prof. Henrique Roteiro Registradores; Unidade de Controle Níveis de Complexidade Introdução Um sistema microprocessado conta com diversos dispositivos para um

Leia mais

OTermo Assembly significa montagem, ou seja, linguagem

OTermo Assembly significa montagem, ou seja, linguagem Linguagem Assembly Roteiro N o 01 Fundação Universidade Federal de Rondônia, Núcleo de Ciência e Tecnologia, Departamento de Engenharia - DEE Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - Disciplina de

Leia mais

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Apresentação do curso Critério de avaliação Média final = 0.8 * MP + 0.2 * ME onde MP = (P1 + P2) / 2 e ME = Notas

Leia mais

Memória. Função: armazenamento de dados e instruções h FFFF FFFE h FFFF FFFF h byte.

Memória. Função: armazenamento de dados e instruções h FFFF FFFE h FFFF FFFF h byte. Memória Função: armazenamento de dados e instruções Estrutura Lógica: Endereço Conteúdo 0000 0000 h 1010 0010 0256 0A20 h 1101 1100 0D63 52E2 h 0011 1111 0D63 52E3 h 0110 1001 FFFF FFFE h 0111 0101 FFFF

Leia mais

Controladores do IBM-PC. Gustavo G. Parma

Controladores do IBM-PC. Gustavo G. Parma Controladores do IBM-PC Gustavo G. Parma IBM-PC baseado em ISA Sistema de interrupção do x86 Duas entradas de solicitação de interrupção NMI: Non-maskable interruption Erro de paridade da RAM Channel Check

Leia mais

Revisão: Modo Real, pt 2 Interrupções

Revisão: Modo Real, pt 2 Interrupções Revisão: Modo Real, pt 2 Interrupções Interrupção Evento (interno ou externo) que faz o processador parar o programa em execução para tratar a interrupção Ex: ler o teclado, comunicação com os dispositivos

Leia mais

A arquitectura IA32. A arquitectura de um processador é caracterizada pelo conjunto de atributos que são visíveis ao programador.

A arquitectura IA32. A arquitectura de um processador é caracterizada pelo conjunto de atributos que são visíveis ao programador. A arquitectura IA32 A arquitectura de um processador é caracterizada pelo conjunto de atributos que são visíveis ao programador. Tamanho da palavra Número de registos visíveis Número de operandos Endereçamento

Leia mais

SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Conceitos Básicos Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INTRODUÇÃO n Organização Æ implementação do hardware, componentes, construção dos dispositivos

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Linguagem de Montagem e Linguagem de Máquina Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Conceitos básicos Linguagem/código

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) Curso de Engenharia Mecatrônica Disciplina: Microprocessadores e Microcontroladores (MM) LISTA III

UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) Curso de Engenharia Mecatrônica Disciplina: Microprocessadores e Microcontroladores (MM) LISTA III UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) Curso de Engenharia Mecatrônica Disciplina: Microprocessadores e Microcontroladores (MM) LISTA III Orientações: Esta lista de Exercícios deve ser entregue juntamente com a

Leia mais

Microcontrolador 8051:

Microcontrolador 8051: Microcontrolador 8051: Fonte: CORRADI 2009 O Microcontrolador 8051: Começou a ser produzido no início da década de 80, pela Intel; Hoje é fabricado por várias empresas e com muitas variações; Atualmente,

Leia mais

Sistemas de Computação. Seção Notas. Endereçamento de Memória. Notas. Oitava Aula. Haroldo Gambini Santos. 3 de setembro de 2009.

Sistemas de Computação. Seção Notas. Endereçamento de Memória. Notas. Oitava Aula. Haroldo Gambini Santos. 3 de setembro de 2009. Sistemas de Computação Oitava Aula Haroldo Gambini Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 3 de setembro de 2009 Haroldo Gambini Santos Sistemas de Computação 1/12 Seção 1 Endereçamento de Memória

Leia mais

Sistemas Operacionais I

Sistemas Operacionais I UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade I Fundamentos de Hardware e de Software 11/02/2014 Prof. Valeria M. Bastos 1 ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE Introdução Introdução Conceituação de SO Fundamentos de

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Conjunto de Instruções Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Material do prof. Sílvio Fernandes - UFERSA

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Arquitetura e Organização de Computadores Conjunto de Instruções Prof. Sílvio Fernandes

Leia mais

Elementos Físicos do SC e a Classificação de Arquiteturas

Elementos Físicos do SC e a Classificação de Arquiteturas Elementos Físicos do SC e a Classificação de Arquiteturas IFBA Instituto Federal de Educ. Ciencia e Tec Bahia Curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas Arquitetura de Computadores 9 e 10/40 Prof.

Leia mais

Sistemas Operacionais I

Sistemas Operacionais I UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade I de Hardware e de Software 19/2/2007 Prof. Antonio Carlos Gay Thomé Prof. Aux. Simone Markenson Pech 1 ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE Introdução Introdução Conceituação

Leia mais

Introdução à Informática Engenharia Agrícola

Introdução à Informática Engenharia Agrícola Conceitos Básicos Introdução à Informática Engenharia Agrícola Sumário Computador Processamento de dados Hardware Software Sistemas Arquivos Modalidades de Computadores Arquitetura Básica. Uma referência

Leia mais

Processamento e Linguagem de Máquina. O processador Programação Assembler (Linguagem de Máquina)

Processamento e Linguagem de Máquina. O processador Programação Assembler (Linguagem de Máquina) Processamento e Linguagem de Máquina O processador Programação Assembler (Linguagem de Máquina) O PROCESSADOR Literatura Tanenbaum e Stallings Abordagens similares mas divergentes Foco maior em funcionamento

Leia mais

AJProença, Sistemas de Computação, UMinho, 2017/18 1. Componentes (físicos) a analisar: a unidade de processamento / o processador:

AJProença, Sistemas de Computação, UMinho, 2017/18 1. Componentes (físicos) a analisar: a unidade de processamento / o processador: Introdução aos Sistemas de Computação (4) Estrutura do tema ISC 1. Representação de informação num computador 2. Organização e estrutura interna dum computador 3. Execução de programas num computador 4.

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Estrutura e Função do Processador Material adaptado, atualizado e traduzido de: STALLINGS, William. Arquitetura e Organização de Computadores. 5ª edição Organização

Leia mais

x86 arquitetura e instruções básicas

x86 arquitetura e instruções básicas x86 arquitetura e instruções básicas 1 Família x86 Data CPU Palavra Endereço (bits) 1978 8086, 8088 1982 80186, 80188 1985 80386 1989 80486 1993 Pentium, Pentium MMX 1995 Pentium Pro 1997 Pentium II/III,

Leia mais

ELETRÔNICA DIGITAL II. AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR

ELETRÔNICA DIGITAL II. AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR ELETRÔNICA DIGITAL II AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR acjunior@facthus.edu.br 1º SEMESTRE 2009 CONTEÚDO PROGRAMADO: 1 O que é um computador digital? 2 Como funcionam os computadores 3 O agente

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura Básicas

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Unidade Central de Processamento (CPU) Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Baseado nos slides do capítulo

Leia mais

Interrupção. Prof. Adilson Gonzaga

Interrupção. Prof. Adilson Gonzaga Interrupção Prof. Adilson Gonzaga Estrutura de Programação Assembly Programa Principal Chamada de Sub-rotina1 Programa Principal Chamada de Sub-rotina2 Sub-rotina1 Subrotina2 Programa Principal Chamada

Leia mais

Histórico de desenvolvimento de computadores Prof. Luís Caldas Aula 02 Processador de uso geral

Histórico de desenvolvimento de computadores Prof. Luís Caldas Aula 02 Processador de uso geral Processador de uso geral 1. Introdução: Um sistema digital completo é constituído de uma unidade controle e o bloco operacional. Na figura a seguir alguns elementos externos necessários para completar

Leia mais

Nível da Arquitetura do Conjunto de Instruções. Ronaldo de Freitas Zampolo

Nível da Arquitetura do Conjunto de Instruções. Ronaldo de Freitas Zampolo Nível da Arquitetura do Conjunto de Instruções Ronaldo de Freitas Zampolo Tópicos Introdução Visão geral do nível ISA Tipos de dados Formatos de instruções Endereçamento Tipos de instruções Fluxo de controle

Leia mais

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição. Capítulo 12 Estrutura e função do processador

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição. Capítulo 12 Estrutura e função do processador William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição Capítulo 12 Estrutura e função do processador slide 1 Estrutura da CPU CPU precisa: Buscar instruções. Interpretar instruções. Obter

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo Organização de Computadores Dr. Jorge Luiz e Silva Cap 8 Subrotinas e Parâmetros Seqüência de instruções repetitivas. Na chamada existe o DESVIO para a rotina No retorno existe

Leia mais

Símbolos e abreviaturas utilizadas na descrição das instruções

Símbolos e abreviaturas utilizadas na descrição das instruções Símbolos e abreviaturas utilizadas na descrição das instruções acumulador registo A addr endereço de 16 bits data quantidade de 8 bits data 16 quantidade de 16 bits byte 2 segundo byte da instrução byte

Leia mais

Microprocessadores. Família x86 - Programação do i8086

Microprocessadores. Família x86 - Programação do i8086 Família x86 - António M. Gonçalves Pinheiro Departamento de Física Covilhã - Portugal pinheiro@ubi.pt Estudo Genérico de Microprocessador Microprocessadores i8086 1. Modelo de Programação; 2. Espaço de

Leia mais

Programação de Microcontroladores II

Programação de Microcontroladores II Programação de Microcontroladores II L.M.S. e P.S.C. / 2001 (revisão) E.T.M./2003 (revisão) E.T.M./2011 (revisão) E.T.M./2012 (revisão) RESUMO Nesta experiência, dando continuidade à experiência anterior,

Leia mais

Organização e Projeto de Computadores

Organização e Projeto de Computadores Organização e Projeto de Computadores 1 Processamento no Computador Operações principais: leitura de instrução do programa leitura de dados processamento: execução da instrução escrita de resultado entrada/saída

Leia mais

II Componentes de um computador

II Componentes de um computador 1ª. Aula Introdução 0 Arquitetura x Organização I Os diferentes enfoques II Componentes de um computador 2 ARQUITETURA VISÍVEL P/ O PROGRAMADOR Exemplos: Conjuntos de instruções Largura em bits dos dados

Leia mais

Unidade Central de Processamento 2. Registradores

Unidade Central de Processamento 2. Registradores Unidade Central de Processamento 2 Registradores Conceitos Fundamentais Arquitetura da CPU Unidade de Controle Registradores Barramento interno Unidade lógica e Aritmética Registradores Conjunto de unidades

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo Organização de Computadores Dr. Jorge Luiz e Silva Cap 4 Generalizar Problema - G1 Fazer um programa que calcule o complemento para dois de uma posição de memória e coloque o

Leia mais