Organização de Memórias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Organização de Memórias"

Transcrição

1 Intel 8051 O Intel 8051 é um microcontrolador de 8 bits que pertence a família MCS-51 da Intel e foi lançado em É tido como o microcontrolador mais popular do mundo, pois é muito versátil e possui algumas centenas de fabricantes espalhados pelo mundo. É um microcontrolador CISC (Complex Instruction Set Computer), logo oferece um vasto conjunto de instruções, portanto pode ser usado tanto para uma simples tarefas como para tarefas mais complexas.

2 Características 3 Portas de I/O bidirecionais endereçáveis por bit. 1 Canal serial UART com interrupção e 3 modos de operação. 2 Timers/Contadores de 8/16 bit com 4 modos de operação cada um. 5 Entradas de interrupção com arquitetura nesting bytes de memória RAM interna, sendo apenas 128 bytes de uso geral. 8 Kbytes de memória PROM interna (desabilitáveis). Até 64Kbytes de memória RAM externa (não compartilhada). Até 64Kbytes de memória ROM externa (não compartilhada). Pino de saída de oscilador de meia onda (1/4 do clock). Clock de 1 a 12Mhz. 4 bancos de registradores. Arquitetura CISC.

3 Organização de Memórias A memória reservada para armazenar o programa a ser executado pela CPU no 8051 pode ocupar até 64 KB. O microcontrolador pode ou não utilizar a ROM interna; *Se utilizar, mapeará os primeiros 4kb do endereço (0000H 0FFFH). *Caso a ROM interna não for utilizada, então toda a memória será externa.

4 Organização de Memórias

5 Registradores Em geral, os microcontroladores possuem um maior numero de registradores que os microprocessadores.

6 Registradores Principais registradores: Registrador A: é um acumulador, responsável pelas principais operações, sobretudo as logicas e aritméticas. Registrador B: é uma registrador de uso geral. Registradores R0 até R7: também são registradores de uso geral. Registradores DH e DL: também são registradores de uso geral, mas podem ser utilizados com um registrador de 16 bits, chamado DPTR. Registrador PC: contem o endereço da próxima instrução a ser executada. Registrador SP: aponta para o topo da pilha. Registrador PSW: seus bits contém todos os flags do 8051, além de 2 bits exclusivos para a seleção do banco de registradores para determinadas operações (ex.: acesso aos registradores).

7 Registradores Existe um conjunto de registadores especiais,que têm funções específicas dentro do microcontrolador. São eles:

8 Registradores TH1, TH0, TL1, TL0 (Timer High e Timer Low): são registradores de 8 bits cada que, em conjunto (high e low), formam os registradores de contagem para cada Timer (TIMER0 e TIMER1). TCON (Timer Control Register): controla as atividades dos TIMERS. TMOD (Timer Mode Register): permite a programação dos modos de atuação de cada TIMER PCON (Power Control Register): Altera a forma de funcionamento do microcontrolador com relação ao consumo de potência quando há falta de energia, por exemplo. SCON (Serial Port Control Register): Junto com o SBUF controla todas as atividades do periférico seria. SBUF (Serial Buffer): Registrador que armazena dados recebidos da serial ou que serão transmitidos pela mesma.

9 Registradores IE (Interrupt Enable): habilita qual fonte de interrupção será utilizada. IP (Interrupt Priority): define a prioridade de cada interrupção. O acesso a memoria interna é composta pelos bancos de registradores, que possibilita o endereçamento à memória pelo nome de cada registrador, além de endereçamento pela posição de memória.

10 Clock A operação de clock do 8051 pode ser feita de duas maneiras: interna ou externamente. A utilização do clock externo é útil quando o 8051 está ligado a outros componentes que já possuam clock. No caso de utilização de clock interno, uma simples configuração envolvento dois capacitores e um cristal na freqüência desejada farão o trabalho.

11 Interrupções O 8051 pode ter sua execução interrompida de 5 maneiras: Duas de entradas externas (INT0 e INT1). Duas pelos temporizadores/contadores (Timer 0 e Timer 1). Uma pelo canal de comunicação serial.

12 Interrupções Os endereços de desvio das interrupções são fixos e dados pela tabela a seguir:

13 Interrupções O fato de uma interrupção estar ativa não impede que outra seja ativada ao mesmo tempo. Uma interrupção de alta prioridade interrompera uma de baixa prioridade caso ela esteja sendo executada. Apos o termino da tarefa de alta prioridade, ele voltara a executar a de baixa prioridade ou voltara a execução normal do programa. Uma interrupção de nível baixo poderá ser interrompida por outra de nível alto, mas não por outra de nível baixo. Uma interrupção de nível alto não poderá ser interrompida por qualquer outra fonte de interrupção.

14 Interrupções Se houverem duas interrupções de mesma prioridade o processamento será de acordo com a figura a seguir:

15 Interrupções Quando o 8051 atende uma interrupção o SP recebe o valor do PC. Os outros registradores não terão seus conteúdos salvos. Caso haja necessidade disso, a rotina de interrupção deverá tratar. O 8051 possui 2 registros de 8 bits cada um, que servem para controle e configuração de interrupções. São eles: IE (Interrupt Enable) que tem por finalidade indicar qual das interrupções será ou não habilitada. IP (Interrupt Priority) nele é estabelecido o nível de prioridade das interrupções.

16 Timers O 8051 possui dois timer/contadores de 16 bits. Quando esta trabalhando na função de timer, o registrador de contagem é adicionado a todos os ciclos de máquina. Dessa maneira, pode-se chamá-lo de contador de ciclos de máquina. Como um ciclo possui 12 períodos de clock, a contagem é feita 1/12 da frequência do cristal. Quando ele se encontra na função de contador, o registrador é adicionado como resposta a uma mudança de 1 para 0 em seu pino de entrada externa correspondente (T0 ou T1). Essa operação leva 2 ciclos de máquina para ser executada, 24 períodos de clock do oscilador, ou seja, a contagem é feita 1/24 da frequência do oscilador.

17 Canal Serial A interface serial do 8051 conta com dois registradores de dados, uma deles é usado na transmissão e o outro na recepção. O conjunto de instruções, contudo, referencia ambos pelo nome SBUF. A distinção entre eles é feita de acordo com a natureza da operação, escrita ou leitura. O controle do canal serial é feito pelo registrador SCON e pelo bit SMOD do registrador PCON.

18 Canal Serial Os bits SM0 e SM1 do registrador SCON selecionam o modo de funcionamento, de acordo com a tabela a seguir:

19 Canal Serial REN (Reception Enable) habilita a recepção. Quando esta em 1, o primeiro start bit em RxD implica recepção de um dado em SBUF. TI é o bit de requisição de interrupção da transmissão. É setado pelo hardware após a transmissão do oitavo bit de dados quando no modo 0, e no inicio da transmissão do stop bit nos outros modos. RI é o bit de requisição de interrupção na recepção.é setado pelo hardware no momento da recepção do oitavo bit de dados no modo 0, ou durante a recepção de um stop bit nos outros modos. TI e RI devem ser reinicializados pelas rotinas de tratamento das respectivas interrupções de modo a habilitar novas interrupções.

20 Algoritmos Multiplicação O seguinte algoritmo utiliza a instrução MUL. Como essa apenas multiplica o conteúdo do registrador B como o acumulador A, considerando ambos UNSIGNED, o tratamento de sinais dos operandos faz-se necessário. O resultado de 16 bits é armazenado pela instrução MUL em B e A; sendo o resultado tratado de acordo com os sinais dos operandos logo em seguida e, finalmente, armazenados em R0 e R1.

21 Algoritmos ; Algoritmo da Multiplicação utilizando instrução MUL ; Rotina que multiplica os valores de R2 e R3, armazenando a resposta em R0+R1 ; Neste caso, multiplicamos -3 (FDhex, ou 253dec) * 7 ; O resultado armazenado em R0+R1 é FFEBhex (-21dec, em complemento de 2)

22 Algoritmos ; Setando variáveis... MOV R0,#0H ; Resposta MSBits MOV R1,#0H ; Resposta LSBits MOV R2,#253 ; Multiplicador MOV R3,#7 ; Multiplicando MOV R4,#0 ; Informação dos sinais MOV A,R2 MOV R5,A ; Temporário Multiplicador MOV A,R3 MOV R6,A ; Temporário Multiplicando

23 Algoritmos ; Verificação dos sinais dos operandos MOV A,#80H ; Máscara do MSBit do registrador ANL A,R5 ; Verifica o sinal de R2 (pré-armazenado em R5) CJNE A,#80H,NaoNegativo1 INC R4 MOV A,R5 ; R2 é negativo, portanto retira-se seu sinal DEC A ; DEC e CPL convertem o número de complemento de 2 CPL A ; para notação normal MOV R5,A ; R5 é re-setado com o valor em módulo de R2

24 Algoritmos NaoNegativo1: ; R2 não é negativo, verificar R3 MOV A,#80H ; Máscara do MSBit do registrador ANL A,R6 ; Verifica o sinal de R3 (pré-armazenado em R6) CJNE A,#80H,Mult INC R4 MOV A,R6 ; R2 é negativo, portanto retira-se seu sinal DEC A ; DEC e CPL convertem o número de complemento de 2 CPL A ; para notação normal MOV R6,A ; R6 é re-setado com o valor em módulo de R3

25 Algoritmos ; Realizando a multiplicação. A instrução MUL multiplica A * B (endereço 0F0H) Mult: MOV A,R6 ; Setando Multiplicando MOV 0F0H,A MOV A,R5 ; Setando Multiplicador MUL AB ; Multiplicando os operandos (Resultado = MSBits em B, LSBits em A) MOV R1,A ; Alocando os resultados MOV A,0F0H MOV R0,A

26 Algoritmos ; Tratando os sinais MOV A,R4 CJNE A,#1H,Fim ; Se houver 0 ou 2 operandos negativos, resposta é positiva ; Caso contrário, Fazer o complemento de 2 MOV A,R1 ; Complemento de 2 dos 8 LSBits da resposta CPL A ADD A,#1H; Como há uma adição, se ouver carry ele deverá ser tratado MOV R1,A

27 Algoritmos MOV A,R0 ; Complemento de 2 dos 8 MSBits da resposta CPL A ADDC A,#0H ; ADDC soma o bit de carry se este estiver ativo. MOV R0,A Fim: ; A resposta encontra-se em R0 (8 MSBits) e R1 (8 LSBits) ; No caso de resposta negativa, está estará em complemento de 2 END

28 Algoritmos Salvamento de Contexto Quando uma instrução PUSH é chamada, ela incrementa o SP em 1 antes de executar a operação, portanto armazenar SP com um PUSH é, na realidade, armazenar SP+1

29 Algoritmos PUSH 081h ;SP (o valor correto de SP é SP-1) PUSH 0h ;R0 PUSH 1h ;R1 PUSH 2h ;R2 PUSH 3h ;R3 PUSH 4h ;R4 PUSH 5h ;R5 PUSH 6h ;R6 PUSH 7h ;R7 PUSH 080h ;P0 PUSH 082h ;DPL PUSH 083h ;DPH PUSH 087h ;PCON PUSH 088h ;TCON PUSH 089h ;TMOD PUSH 08ah ;TL0

30 Algoritmos PUSH 08bh ;TL1 PUSH 08ch ;TH0 PUSH 08dh ;TH1 PUSH 090h ;P1 PUSH 098h ;SCON PUSH 099h ;SBUF PUSH 0a0h ;P2 PUSH 0a8h ;IE PUSH 0b0h ;P3 PUSH 0b8h ;IP PUSH 0d0h ;PSW (nenhum flag é acionado quando se executa PUSH's) PUSH 0e0h ;A PUSH 0f0h ;B END

SEMINÁRIO ASSEMBLY: Arquitetura 8051

SEMINÁRIO ASSEMBLY: Arquitetura 8051 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA Curso de Ciências da Computação SEMINÁRIO ASSEMBLY: Arquitetura 8051 Fernando Takeshi Sato Diego Schmitt

Leia mais

Microcontrolador 8051

Microcontrolador 8051 Microcontrolador 8051 Inicialmente fabricado pela INTEL, atualmente fabricado por várias empresas; Possui uma grande variedade de dispositivos, com diversas características, porém compatíveis em software;

Leia mais

Microcontrolador 8051:

Microcontrolador 8051: Microcontrolador 8051: Fonte: CORRADI 2009 O Microcontrolador 8051: Começou a ser produzido no início da década de 80, pela Intel; Hoje é fabricado por várias empresas e com muitas variações; Atualmente,

Leia mais

MICROCONTROLADOR 8051

MICROCONTROLADOR 8051 MICROCONTROLADOR 8051 Notas de Aula (v.2014) Prof. André R. Hirakawa Prof. Paulo S. Cugnasca Prof. Carlos E. Cugnasca ARQUITETURA 8051 APLICAÇÕES MAIS FREQUENTES SISTEMAS COMPACTOS: MEMÓRIAS ROM / RAM

Leia mais

Microprocessadores. Organização de Memória

Microprocessadores. Organização de Memória Microprocessadores Organização de Memória Prof. Clayrton Henrique rev. 01 fev. 2016 Roteiro Introdução; RAM Interna; Parte de Dados; Parte de SFR; Registradores; Assembly; Referências... 2 Introdução RAM

Leia mais

Família 8051 (introdução) 2011/1

Família 8051 (introdução) 2011/1 Família 8051 (introdução) 2011/1 Refresh Microprocessador vs. microcontrolador. Periféricos built-in. Single-chip computer 2 Objetivos Histórico Modelos da família original Principais características Diagrama

Leia mais

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 2

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 2 SEL 0415 Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 2 SEL 0415 INTROD À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof Dr Marcelo A C Vieira SEL 415 Mapeamento das memórias internas Memória de dados interna (RAM) n 8051

Leia mais

Microcontroladores 8051

Microcontroladores 8051 Microcontroladores 8051 1. Microcontroladores Microcontrolador é o nome dado ao componente que incorpora em um só "chip" todos os elementos necessários a um microcomputador. Deve ter : CPU, Memória e Interfaces

Leia mais

8051 Estudo de Caso. Prof. Carlos E. Capovilla - CECS/UFABC 1

8051 Estudo de Caso. Prof. Carlos E. Capovilla - CECS/UFABC 1 8051 Estudo de Caso Prof. Carlos E. Capovilla - CECS/UFABC 1 8051 - Características O 8051 é membro da família MCS-51, e constitui o núcleo de todos os dispositivos MCS-51. Diversos fabricantes produzem

Leia mais

Temporização da CPU SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I. Ciclos de Máquina. Ciclos de Máquina. Temporização Interrupções Rotinas de Atraso

Temporização da CPU SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I. Ciclos de Máquina. Ciclos de Máquina. Temporização Interrupções Rotinas de Atraso SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Temporização da CPU Todos os Microcontroladores da família MCS-51 têm um oscilador interno. Para uso deste oscilador deve-se conectar um cristal entre os pinos

Leia mais

Notas de Aula Prof. André R. Hirakawa Prof. Paulo S. Cugnasca Prof. Carlos E. Cugnasca

Notas de Aula Prof. André R. Hirakawa Prof. Paulo S. Cugnasca Prof. Carlos E. Cugnasca Notas de Aula Prof. André R. Hirakawa Prof. Paulo S. Cugnasca Prof. Carlos E. Cugnasca SISTEMAS COMPACTOS: MEMÓRIAS ROM/RAM INTERNAS E/S INTERNOS: 1 CANAL SERIAL (CONSOME P3.0 E P3.1) 2 TIMERS/CONTADORES

Leia mais

29/03/2017. Temporização da CPU SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I. Ciclos de Máquina. Ciclos de Máquina

29/03/2017. Temporização da CPU SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I. Ciclos de Máquina. Ciclos de Máquina SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Temporização da CPU Todos os Microcontroladores da família MCS-5 têm um oscilador interno. Para uso deste oscilador deve-se conectar um cristal entre os pinos

Leia mais

O microcontrolador Quatro partes importantes

O microcontrolador Quatro partes importantes SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I A escolha do microprocessador mais adequado depende basicamente da aplicação, e deve se levar em conta os seguintes critérios: Técnicos: Velocidade, capacidade

Leia mais

Memória de Dados Interna. Memória de Dados Interna

Memória de Dados Interna. Memória de Dados Interna Memória de Dados Interna Memória de Dados Interna - faixa de endereço endereçável diretamente: 00 a 7F hexadecimal. - faixa de endereço endereçável indiretamente: 00 a FF hexadecimal. - espaço endereçável

Leia mais

CAPÍTULO II FAMÍLIA MCS-51

CAPÍTULO II FAMÍLIA MCS-51 CAPÍTULO II 2.1. INTRODUÇÃO Este curso abordará somente a família MCS-51. Ela não é tão antiga e limitada como a MCS-48 nem tão cara como a MCS-96. Por isso mesmo é atualmente a família de controladores

Leia mais

Prof. Adilson Gonzaga

Prof. Adilson Gonzaga Prof. Adilson Gonzaga Temporização da CPU Todos os Microcontroladores da família MCS-51 têm um oscilador interno. Para uso deste oscilador deve-se conectar um cristal entre os pinos Xtal1 e Xtal2 da CPU.

Leia mais

Prof. Adilson Gonzaga

Prof. Adilson Gonzaga Prof. Adilson Gonzaga Memória de Dados Interna (RAM Interna) O endereçamento é feito com 8 bits Chips com 128 bytes de RAM não possuem a área I (Apenas Endereçamento Indireto) Memória de Dados Interna

Leia mais

Interrupção. Prof. Adilson Gonzaga

Interrupção. Prof. Adilson Gonzaga Interrupção Prof. Adilson Gonzaga Estrutura de Programação Assembly Programa Principal Chamada de Sub-rotina1 Programa Principal Chamada de Sub-rotina2 Sub-rotina1 Subrotina2 Programa Principal Chamada

Leia mais

SEL 0415 INTROD. À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

SEL 0415 INTROD. À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES SEL 0415 Aula 11 Microcontrolador 8051 Parte 3 SEL 0415 INTROD. À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Marcelo A. C. Vieira SEL 415 INTERRUPÇÃO Estrutura de Interrupção do 8051 n 5 Fontes [ 2 Externas

Leia mais

14/3/2016. A escolha do microprocessador mais adequado depende basicamente da aplicação, e deve se levar em conta os seguintes critérios:

14/3/2016. A escolha do microprocessador mais adequado depende basicamente da aplicação, e deve se levar em conta os seguintes critérios: SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Prof. Evandro L. L. Rodrigues A escolha do microprocessador mais adequado depende basicamente da aplicação, e deve se levar em conta os seguintes critérios: Técnicos:

Leia mais

SEL 337 Aplicação de Microprocessadores II

SEL 337 Aplicação de Microprocessadores II SEL 337 SEL 337 Aplicação de Microprocessadores II Prof. Dr. Marcelo A. C. Vieira SEL 337 DIREÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DADOS TRANSM Fluxo de Dados RECEP SIMPLEX TRANSM RECEP Fluxo de Dados TRANSM RECEP

Leia mais

UTFPR Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Técnico em Eletrônica Microcontroladores 1 - Prof. Cion nov/2010 (atualizado em jul 2015)

UTFPR Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Técnico em Eletrônica Microcontroladores 1 - Prof. Cion nov/2010 (atualizado em jul 2015) UTFPR Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Técnico em Eletrônica Microcontroladores 1 - Prof. Cion nov/2010 (atualizado em jul 2015) Interrupção e Contadores/Temporizadores Este texto apresenta uma

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) Curso de Engenharia Mecatrônica Disciplina: Microprocessadores e Microcontroladores (MM) LISTA III

UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) Curso de Engenharia Mecatrônica Disciplina: Microprocessadores e Microcontroladores (MM) LISTA III UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) Curso de Engenharia Mecatrônica Disciplina: Microprocessadores e Microcontroladores (MM) LISTA III Orientações: Esta lista de Exercícios deve ser entregue juntamente com a

Leia mais

Aula 8 Microcontrolador 8051

Aula 8 Microcontrolador 8051 SEL 0415 Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP SEL 0415 Introdução à Organização de Computadores Aula 8 Microcontrolador 8051 Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Autores: Prof. Dr. Marcelo

Leia mais

Aula 8 Microcontrolador 8051

Aula 8 Microcontrolador 8051 SEL 0415 Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP SEL 0415 Introdução à Organização de Computadores Aula 8 Microcontrolador 8051 Profa Luiza Maria Romeiro Codá Autores: Prof Dr Marcelo

Leia mais

Comunicação Serial II. Prof. Clayrton Henrique Microprocessadores Aula 31 Rev.03

Comunicação Serial II. Prof. Clayrton Henrique Microprocessadores Aula 31 Rev.03 Comunicação Serial II Prof. Clayrton Henrique Microprocessadores Aula 31 Rev.03 Roteiro Registradores Especiais Configuração: Modo 0 Modo 1 Modo 2 Modo 3 Exemplos Referências SCON.7: SM1 SCON.6: SM0 Modo

Leia mais

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 Resposta Esperada

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 Resposta Esperada MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 Aluno: Matrícula: 1. Na figura a seguir 8 Leds são conectados à porta P1 e 8 à porta P2. Valor: 2,5 Faça um programa em assembly do 8051 em que as interrupções

Leia mais

Temporização Interrupções. Prof: Evandro L. L. Rodrigues. Rotinas de Atraso

Temporização Interrupções. Prof: Evandro L. L. Rodrigues. Rotinas de Atraso Temporização Interrupções Prof: Evandro L. L. Rodrigues Rotinas de Atraso Temporização da CPU Todos os Microcontroladores da família MCS-51 têm um oscilador interno. Para uso deste oscilador deve-se conectar

Leia mais

SEL-433 Aplicação de Microprocessadores I. Prof: Adilson Gonzaga

SEL-433 Aplicação de Microprocessadores I. Prof: Adilson Gonzaga SEL-433 Aplicação de Microprocessadores I Prof: Adilson Gonzaga HISTÓRICO Microprocessador Circuito integrado ( chip ) capaz de executar instruções. 1971 Intel Corporation lançou no mercado o microprocessador

Leia mais

Interface Serial. Prof. Adilson Gonzaga

Interface Serial. Prof. Adilson Gonzaga Interface Serial Prof. Adilson Gonzaga Comunicação de Dados em Microprocessadores. Comunicação Paralela Tipos de Comunicação FONTE DADOS READY STROBE GND DESTINO Distância < 30 metros Amplificação complexa

Leia mais

SEL-614 MICROPROCESSADORES E APLICAÇÕES. Adilson Gonzaga

SEL-614 MICROPROCESSADORES E APLICAÇÕES. Adilson Gonzaga SEL-614 MICROPROCESSADORES E APLICAÇÕES Prof: Adilson Gonzaga HISTÓRICO Microprocessador Circuito integrado ( chip ) capaz de executar instruções. 1971 Intel Corporation lançou no mercado o microprocessador

Leia mais

Microprocessadores. Movimentação de Dados

Microprocessadores. Movimentação de Dados Aula 19 Microprocessadores Movimentação de Dados Rev. 02 / 2016 Prof. Henrique Roteiro Introdução Aula 19 Movimentação RAM Interna Movimentação RAM Externa Movimentação ROM Problemas de Movimentação Referências

Leia mais

2.4 Temporização da CPU

2.4 Temporização da CPU 2.4 Temporização da CPU Todos os Microcontroladores da família MCS-51 têm um oscilador interno. Para uso deste devese conectar um cristal entre os pinos Xtal1 e Xtal2. Pode-se também utilizar um oscilador

Leia mais

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 SEL 0415 INTROD. À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Marcelo A. C. Vieira SEL 0415 Microcontroladores Grupo de Sistemas Digitais n Microcontrolador é o nome

Leia mais

Interrupções do Interrupções Gabriel Kovalhuk. UTFPR DAELN - Tecnologia em Mecatrônica Industrial

Interrupções do Interrupções Gabriel Kovalhuk. UTFPR DAELN - Tecnologia em Mecatrônica Industrial Interrupções do 8051 Interrupções Interrupções do 8051 Evento aleatório à sequência normal do programa; Quando ocorre o evento, o programa é desviado para a função de atendimento da interrupção; O endereço

Leia mais

Interrupções 8051 Porta Serial

Interrupções 8051 Porta Serial Interrupções 8051 Porta Serial Disciplina de Microcontroladores Prof. Ronnier Prof. Rubão Finalidade Introduzir ao aluno a ideia de que se possa interromper o programa, de forma temporária, e desta vez

Leia mais

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 (Tema: Microcontrolador 8051) Resposta Esperada

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 (Tema: Microcontrolador 8051) Resposta Esperada MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 (Tema: Microcontrolador 8051) Resposta Esperada 1. Tema: programação geral do microcontrolador 8051. Valor: 2,5 A Tabela 1 mostra um programa, em linguagem

Leia mais

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 UMA SOLUCAO POSSÍVEL

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 UMA SOLUCAO POSSÍVEL MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 UMA SOLUCAO POSSÍVEL Aluno: Matrícula: 1. Escreva as instruções necessárias para atender a cada uma das configurações solicitadas. Valor: 2,0 (a) Interrupção

Leia mais

7. PROGRAMANDO O MICROCONTROLADOR. Microcontroladores - Prof: Demantova

7. PROGRAMANDO O MICROCONTROLADOR. Microcontroladores - Prof: Demantova 7. PROGRAMANDO O MICROCONTROLADOR 1 7. PROGRAMANDO O MICROCONTROLADOR: Hardware parte física do circuito eletrônico CPU onde está localizado o microcontrolador. Dentro do microcontrolador existe um conjunto

Leia mais

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Universidade Federal de Goiás Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Experimento 5: Comunicação Serial Alunos: Matrícula: Prof. Dr.

Leia mais

Estrutura Básica de um Computador

Estrutura Básica de um Computador SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Estrutura Básica de um Computador Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INTRODUÇÃO n Organização Æ implementação do hardware, componentes, construção

Leia mais

9/3/2009. Aula 4. Engenharia de Sistemas Embarcados. Cenário: Sistema de Controle de LEDs

9/3/2009. Aula 4. Engenharia de Sistemas Embarcados. Cenário: Sistema de Controle de LEDs Cenário: Sistema de Controle de LEDs Sistema Embarcado Aula 4 Sistema Engenharia de Sistemas Embarcados Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura de um microcontrolador 851 Engenharia de Sistemas Embarcados

Leia mais

17/04/2017. Comunicação Serial. Comunicação Serial. Comunicação de Dados em Microprocessadores. . Comunicação Paralela. Comunicação Serial

17/04/2017. Comunicação Serial. Comunicação Serial. Comunicação de Dados em Microprocessadores. . Comunicação Paralela. Comunicação Serial DESLOCAMENTO DESLOCAMENTO 1/0/01 SEL- APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Comunicação de Dados em Microprocessadores. Comunicação Paralela Tipos de Comunicação FONTE DADOS READY STROBE DESTINO Distância

Leia mais

Aula 4. Engenharia de Sistemas Embarcados. Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura de um microcontrolador 8051

Aula 4. Engenharia de Sistemas Embarcados. Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura de um microcontrolador 8051 Aula 4 Engenharia de Sistemas Embarcados Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura de um microcontrolador 8051 Cenário: Sistema de Controle de LEDs Sistema Embarcado Sistema Engenharia de Sistemas Embarcados

Leia mais

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Universidade Federal de Goiás Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Experimento 6: Comunicação Serial Alunos: Matrícula: Prof. Dr.

Leia mais

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR Prof. Filippo Valiante Filho http://prof.valiante.info Estrutura do Computador Computador CPU (Central Processing Unit) Sistema de Armazenamento (Memórias) Sistema

Leia mais

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES. Prova 1 Resposta Esperada

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES. Prova 1 Resposta Esperada MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES Prova 1 Resposta Esperada 1. Tema: Conceitos Gerais Valor: 1,0 Os microcontroladores da família 8051 possuem arquitetura CISC, e os microcontroladores da família

Leia mais

Microcontroladores. Interface Serial e RTC. Prof. Guilherme Peron Prof. Heitor S. Lopes Prof. Ronnier Rohrich Prof. Rubão

Microcontroladores. Interface Serial e RTC. Prof. Guilherme Peron Prof. Heitor S. Lopes Prof. Ronnier Rohrich Prof. Rubão Microcontroladores Interface Serial e RTC Prof. Guilherme Peron Prof. Heitor S. Lopes Prof. Ronnier Rohrich Prof. Rubão Conceitos Paridade Bit acrescentado ao dado, destinado à detecção de erro. A paridade

Leia mais

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Universidade Federal de Goiás Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Experimento 5: Comunicação Serial Alunos: Matrícula: Prof. Dr.

Leia mais

Disc.: Sistemas Microprocessados Curso Técnico em Eletrônica

Disc.: Sistemas Microprocessados Curso Técnico em Eletrônica Disc.: Sistemas Microprocessados Curso Técnico em Eletrônica Prof. Paulo Demantova Sistemas Microprocessados - Prof: Demantova 1 1. Objetivo da Disciplina: Apresentar características e conceitos de um

Leia mais

Assembly Sintaxe do Assembly. Instruções que afectam Flags. Aplicações de Microprocessadores 2006/2007

Assembly Sintaxe do Assembly. Instruções que afectam Flags. Aplicações de Microprocessadores 2006/2007 Assembly 8051 Aplicações de Microprocessadores 2006/2007 Sintaxe do Assembly [Label] Op-code [Operando] [Comentário] tabela: movc a,@a+dptr ; vai à tabela buscar o seu correspondente ASCII 2 2 Instruções

Leia mais

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Universidade Federal de Goiás Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Experimento 2: Interrupções Externas e Relés Alunos: Matrícula:

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE MEMÓRIA NO 8051: Microcontroladores - Prof: Demantova 1

ORGANIZAÇÃO DE MEMÓRIA NO 8051: Microcontroladores - Prof: Demantova 1 ORGANIZAÇÃO DE MEMÓRIA NO 8051: 1 8. ORGANIZAÇÃO DE MEMÓRIA NO 8051: 00H 0000H BANCOS DE REGISTROS 00H 7FH 80H RAM INTERNA REGISTROS ESPECIAIS REGISTROS ENDEREÇÁVEIS POR BIT RAM DE USO GERAL 1FH 20H 2FH

Leia mais

Sistemas Embarcados:

Sistemas Embarcados: Sistemas Embarcados Microcontroladores Prof. Protásio Laboratório de Microengenharia/DEE/CEAR/UFPB Fundamentos de microcontroladores Bit (Binary digit) Zero lógico (Ø) e Um lógico (1) 0V e 5V ou 3,3V Byte

Leia mais

COMUNICAÇÃO SERIAL. Prof. Clayrton Henrique Microprocessadores Aula 30 Rev.02

COMUNICAÇÃO SERIAL. Prof. Clayrton Henrique Microprocessadores Aula 30 Rev.02 COMUNICAÇÃO SERIAL Prof. Clayrton Henrique Microprocessadores Aula 30 Rev.02 Roteiro Introdução EIA RS232 UART Arquitetura Registradores Especiais Configuração Exemplo Referências Introdução Serial É o

Leia mais

Microcontroladores. Interrupções no Prof. Guilherme Peron Prof. Heitor S. Lopes Prof. Ronnier Rohrich Prof. Rubão

Microcontroladores. Interrupções no Prof. Guilherme Peron Prof. Heitor S. Lopes Prof. Ronnier Rohrich Prof. Rubão Microcontroladores no 8051 Prof. Guilherme Peron Prof. Heitor S. Lopes Prof. Ronnier Rohrich Prof. Rubão O que é interrupção? Interrupção 2 Definição Qualquer evento interno ou externo que obriga o microcontrolador

Leia mais

programáveis por software

programáveis por software Temporizadores e Contadores (Timer/Counter) O 85 possui 2 T/C internos de 6 Bits programáveis e com capacidade de operação independente da CPU. Contadores crescentes (up-counter) que geram sinal de interrupção

Leia mais

EPUSP PCS2355 Laboratório Digital MICROPROCESSADORES

EPUSP PCS2355 Laboratório Digital MICROPROCESSADORES MICROPROCESSADORES M.M. / 2001 (revisão) L.M.S. e P.S.C. / 2001 (revisão) E.T.M./2004 (revisão) E.T.M./2005 (revisão) Resumo Nesta experiência serão estudados os conceitos básicos de microprocessadores

Leia mais

EEC2104 Microprocessadores

EEC2104 Microprocessadores EEC24 Microprocessadores Edição 25/26 Interface série Interfaces série em geral... Hardware para comunicação série (um bit de cada vez) Universal Assincronous Receiver Transmitter Universal Syncronous

Leia mais

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES. PROVA 1 - Solução da Versão 1

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES. PROVA 1 - Solução da Versão 1 MICROPROCESSDORES E MICROCONTROLDORES PROV 1 - Solução da Versão 1 (o final são apresentadas as soluções da questão 4 das versões 2 e 3) 1. Na comparação entre as arquiteturas CISC e RISC, faça comentários

Leia mais

MICROCONTROLADOR 8051

MICROCONTROLADOR 8051 MICROCONTROLADOR 8051 NOTA IMPORTANTE: Esta documentação está em processo de revisão. Estamos trabalhando duro para assegurar que todas as informações contidas neste documento estejam corretas. Não nos

Leia mais

Temporizadores e Contadores

Temporizadores e Contadores Temporizadores e Contadores Temporizadores e Contadores (Timer/Counter) O 8051 possui 2 T/C internos de 16 Bits programáveis e com capacidade de operação independente da CPU. Contadores crescentes (up-counter)

Leia mais

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 UMA SOLUÇÃO POSSÍVEL. Obs.: Todas as questões têm valor 2,0. Boa prova e Feliz Natal e Ano Novo!!!!

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 UMA SOLUÇÃO POSSÍVEL. Obs.: Todas as questões têm valor 2,0. Boa prova e Feliz Natal e Ano Novo!!!! MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 Aluno: Matrícula: UMA SOLUÇÃO POSSÍVEL Obs.: Todas as questões têm valor 2,0. Boa prova e Feliz Natal e Ano Novo!!!! 1. Escreva um pequeno, em assembly do

Leia mais

Comunicação Serial. Comunicação Serial

Comunicação Serial. Comunicação Serial RECEPÇÃO TRANSMISSÃO D7 D6 D5 D4 D3 D2 D1 D0 DESLOCAMENTO DESLOCAMENTO D7 D6 D5 D4 D3 D2 D1 D0 D0 D0 D7 D6 D5 D4 D3 D2 D1 D1 D0 D1 D7 D6 D5 D4 D3 D2 D2 D0 D1 D2 D7 D6 D5 D4 D3 D3 D0 D1 D2 D3 D7 D6 D5 D4

Leia mais

Microprocessadores TIMER/COUNTER I

Microprocessadores TIMER/COUNTER I Microprocessadores TIMER/COUNTER I Prof. Clayrton Henrique rev. 01 mar. 2016 Roteiro Introdução; Características; Modos de Operação; Modo 0 Modo 1 Modo 2 Modo 3 Exemplos; Referências... 2 Introdução Apresentação

Leia mais

Acetatos de apoio às aulas teóricas

Acetatos de apoio às aulas teóricas Microprocessadores e Aplicações Acetatos de apoio às aulas teóricas Ana Cristina Lopes Dep. Engenharia Electrotécnica http://orion.ipt.pt anacris@ipt.pt Ana Cristina Lopes, 22 de Novembro de 2004 Microprocessadores

Leia mais

Sistemas Microprocessados. sato<at>utfpr<dot>edu<dot>br

Sistemas Microprocessados. sato<at>utfpr<dot>edu<dot>br Sistemas Microprocessados satoutfpredubr http://pessoal.utfpr.edu.br/sato/ Assembly do 805 satoutfpredubr Sobre o material Essas transparências foram baseadas em materiais elaborados

Leia mais

Programação de Microprocessadores. Programação de Microprocessadores SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

Programação de Microprocessadores. Programação de Microprocessadores SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Programação de Microprocessadores Microprocessadores são Máquinas de Estado Seqüenciais Síncronas que operam mediante a execução de uma seqüência de códigos binários

Leia mais

As 5 partes fundamentais. Linguagem de Programação Pinagem Características Elétricas Ambiente de Desenvolvimento Integrado - IDE

As 5 partes fundamentais. Linguagem de Programação Pinagem Características Elétricas Ambiente de Desenvolvimento Integrado - IDE SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Como conhecer/estudar um Microprocessador/Microcontrolador As 5 partes fundamentais Programação de Microprocessadores Prof: Evandro L. L. Rodrigues Arquitetura

Leia mais

Temporizadores e Contadores (Timer/Counter)

Temporizadores e Contadores (Timer/Counter) SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I O 8051 possui 2 (ou 3) T/C internos de 16 Bits programáveis e com capacidade de operação independente da CPU. Contadores crescentes (up-counter) que geram sinal

Leia mais

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Universidade Federal de Goiás Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Experimento 2: Interrupções Externas e Relés Alunos: Matrícula:

Leia mais

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Universidade Federal de Goiás Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Experimento 3: Temporizadores e Display LCD Alunos: Matrícula:

Leia mais

Microprocessadores I. Aula 6 Arquitetura do Microprocessador Pinagem e Diagrama de Temporização

Microprocessadores I. Aula 6 Arquitetura do Microprocessador Pinagem e Diagrama de Temporização Microprocessadores I Aula 6 Arquitetura do Microprocessador 8085 - Pinagem e Diagrama de Temporização 1 O 8085 contém em seu CI circuitos para executar operações de cálculos e comunicação com periféricos.

Leia mais

DIAGRAMA DE BLOCOS DE UM MICROCONTROLADOR

DIAGRAMA DE BLOCOS DE UM MICROCONTROLADOR DIAGRAMA DE BLOCOS DE UM MICROCONTROLADOR BARRAMENTO [BUS] DE ENDEREÇOS UNIDAD CENTRAL DE PROCESO C.P.U INTERFACE SERIE UNIDADE DE CONTROLE U.L.A REGITRADORES TIMERS ROM RAM PORTAS E/S [I/O] BUS DE DADOS

Leia mais

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Universidade Federal de Goiás Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Experimento 3: Temporizadores e Display LCD Alunos: Matrícula:

Leia mais

Arquitetura do Disciplina de Microcontroladores. Prof. Ronnier Prof. Rubão

Arquitetura do Disciplina de Microcontroladores. Prof. Ronnier Prof. Rubão Arquitetura do 8051 Disciplina de Microcontroladores Prof. Ronnier Prof. Rubão Objetivo fim Entender as noções básicas de microprocessadores, microcontroladores e sistemas embarcados Estudar a arquitetura

Leia mais

Prof. Adilson Gonzaga

Prof. Adilson Gonzaga Exemplo de Projeto com Microcontrolador MCS-51 Prof. Adilson Gonzaga Definições Iniciais: Microcontrolador Tamanho da Memória de Programa Interna define o tamanho da Memória de Programa Externa a ser utilizada.

Leia mais

PRÁTICAS. Microcontroladores: (LT36D) Prof: DaLuz. Práticas - 2º sem Microcontroladores LT36D - 26/04/ :56 1/16

PRÁTICAS. Microcontroladores: (LT36D) Prof: DaLuz. Práticas - 2º sem Microcontroladores LT36D -  26/04/ :56 1/16 PRÁTICAS Microcontroladores: (LT36D) Prof: DaLuz 1/16 Laboratório 01: - Laboratórios Instrução / diretiva (ORG e END), exemplos: ORG 0000h posiciona o código na linha 0000h da EPROM ORG 0100h posiciona

Leia mais

22/3/2010. Aula 5. Engenharia de Sistemas Embarcados. O ambiente de Execução. Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura e Ambiente de Desenvolvimento

22/3/2010. Aula 5. Engenharia de Sistemas Embarcados. O ambiente de Execução. Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura e Ambiente de Desenvolvimento O ambiente de Execução Aula 5 Como o sistema utiliza a memória Como o processador gerencia a pilha O que acontece na inicialização do sistema Como interrupções e exceções são tratadas Engenharia de Sistemas

Leia mais

Microcontroladores. Contadores e Temporizadores. Prof. Guilherme Peron Prof. Heitor S. Lopes Prof. Ronnier Rohrich Prof. Rubão

Microcontroladores. Contadores e Temporizadores. Prof. Guilherme Peron Prof. Heitor S. Lopes Prof. Ronnier Rohrich Prof. Rubão Microcontroladores Contadores e Temporizadores Prof. Guilherme Peron Prof. Heitor S. Lopes Prof. Ronnier Rohrich Prof. Rubão Introdução Como fazer um temporizador? 2 maneiras 2 Introdução Como fazer um

Leia mais

Interrupções por hardware

Interrupções por hardware Interrupções Existem interrupções por software e por hardware, embora as que nos interessem mais neste contexto sejam as interrupções por hardware As interrupções por software são instruções que causam

Leia mais

07/06/2015. Outras características importantes em Microprocessadores/Microcontroladores SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

07/06/2015. Outras características importantes em Microprocessadores/Microcontroladores SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Redução de Potência de Operação As versões CHMOS (89C51, 89S52, etc ) da família MCS-51 possuem dois modos de controle de redução de potência de operação do chip.

Leia mais

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Universidade Federal de Goiás Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Experimento 3: Temporizadores e Display LCD Alunos: Matrícula:

Leia mais

MSP430 - Arquitertura

MSP430 - Arquitertura Curso Técnico de Nível Médio Integrado Eletrônica - 8o Período Disciplina de Microcontroladores 2 (EL08D) Professor Gabriel Kovalhuk Email: kovalhuk@utfpr.edu.br Página pessoal: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kovalhuk

Leia mais

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 - Uma Solução Possível

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 - Uma Solução Possível Parte 3 Parte 1 Parte 2 Goiânia, 5 de junho de 2014. MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 - Uma Solução Possível 1. Suponha um sistema com um conjunto de 8 LEDs conectados à porta P1 e duas

Leia mais

No. de bits. O primeiro IBM PC foi construído com o 8088 (versão de 8 bits do 8086).

No. de bits. O primeiro IBM PC foi construído com o 8088 (versão de 8 bits do 8086). Cap2.1 2. Arquitetura do microprocessador 8086 2.1 A família Intel iapx86 (ou 80X86) Processador Co-proc. Ano de introdução No. de bits No. de transistores Velocidade (MHz) 4004-1971 4 2.205-8008 - 1972

Leia mais

Aula 5. Engenharia de Sistemas Embarcados. Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura e Ambiente de Desenvolvimento

Aula 5. Engenharia de Sistemas Embarcados. Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura e Ambiente de Desenvolvimento Aula 5 Engenharia de Sistemas Embarcados Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura e Ambiente de Desenvolvimento O ambiente de Execução Como o sistema utiliza a memória Como o processador gerencia a pilha

Leia mais

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 - RESPOSTA ESPERADA

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 - RESPOSTA ESPERADA MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES PROVA 2 - RESPOSTA ESPERADA 1. Escreva as instruções para as configurações pedidas. Valor: 2,0 a) Habilita as interrupções externas zero e um e a interrupção do

Leia mais

EPAC Microcontroladores Organização do curso 30/8/2007

EPAC Microcontroladores Organização do curso 30/8/2007 EPAC 2007 Microcontroladores 8051 Thiago B. Ló Guilherme Galante Organização do curso 1. Parte I Introdução Visão Geral da família 8051 O circuito básico Atividades Práticas 2. Parte II Interrupções Contadores

Leia mais

Ex.: Rotinas de tempo

Ex.: Rotinas de tempo Ex.: Rotinas de tempo ORG 0000h PADRAO EQU 11111110b PORTA EQU P1 VBASE EQU 0800h mov r0,# PADRAO inicio: mov PORTA,r0 ;***********TEMPO DE 1S ************ mov dptr,#vbase ; Tt= 2T espera1: mov r1,#0f2h

Leia mais

16/3/2009. Aula 6. Engenharia de Sistemas Embarcados

16/3/2009. Aula 6. Engenharia de Sistemas Embarcados Interrupção Aula 6 Engenharia de Sistemas Embarcados Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura e Ambiente de Desenvolvimento É um evento externo ou interno que obriga o microprocessador a suspender suas

Leia mais

Aula 6. Engenharia de Sistemas Embarcados. Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura e Ambiente de Desenvolvimento

Aula 6. Engenharia de Sistemas Embarcados. Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura e Ambiente de Desenvolvimento Aula 6 Engenharia de Sistemas Embarcados Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura e Ambiente de Desenvolvimento Interrupção É um evento externo ou interno que obriga o microprocessador a suspender suas

Leia mais

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Prof. Evandro L. L. Rodrigues Tópicos do curso Conceitos básicos - Aplicações e utilizações dos microcontroladores

Leia mais

Lista de Exercícios 2

Lista de Exercícios 2 Conceitos envolvidos: a) Contadores e Temporizadores b) Interface serial RS232 c) Interrupções Lista de Exercícios 2 1. Fazer um contador hexadecimal que coloque o valor de contagem na porta P1 em intervalos

Leia mais

2. A influência do tamanho da palavra

2. A influência do tamanho da palavra PROCESSAMENTO 1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos etc.) e de controle, durante

Leia mais

Processador. Processador

Processador. Processador Departamento de Ciência da Computação - UFF Processador Processador Prof. Prof.Marcos MarcosGuerine Guerine mguerine@ic.uff.br mguerine@ic.uff.br 1 Processador Organização básica de um computador: 2 Processador

Leia mais

CONJUNTO DE INSTRUÇÕES

CONJUNTO DE INSTRUÇÕES CONJUNTO DE INSTRUÇÕES Rn - Registrador R0 R7 do banco de registradores selecionado. direto - 8-bits de endereço da posição da RAM de dados Podem ser referentes tanto à RAM interna (0 7F) como ao espaço

Leia mais

Microprocessadores e Microcontroladores. Professor Lucas Araujo do Nascimento

Microprocessadores e Microcontroladores. Professor Lucas Araujo do Nascimento Microprocessadores e Microcontroladores Professor Lucas Araujo do Nascimento REVISÃO Microprocessadores e Microcontroladores Microprocessadores e Microcontroladores COMPUTADOR Microprocessadores e Microcontroladores

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica. ELE Microprocessadores II. Prof. Carlos Antonio Alves Sala 59 Fone

Departamento de Engenharia Elétrica. ELE Microprocessadores II. Prof. Carlos Antonio Alves Sala 59 Fone Departamento de Engenharia Elétrica ELE 1084 - Microprocessadores II Prof. Carlos Antonio Alves Sala 59 Fone 3743-1224 caa@dee.feis.unesp.br 1 ELE 1084 Microprocessadores II P R O G R A M A D E E N S I

Leia mais